Dois países e um destino

24/04/2008 at 21:30 57 comentários

O nome é Libertadores da América, mas bem que poderia se chamar Copa Brasil-Argentina. Entre os 11 representantes dos dois países na competição, seguem vivos cinco times de cada lado de Uruguaiana – apenas o Arsenal Sarandí deu adiós prematuramente. Dois colombianos, dois mexicanos, um equatoriano e um uruguaio tentam alcançar a praia em meio ao mar de argentinos e brasileiros, que fatalmente quedar-se-ão com a Copa nas mãos.

Apesar disso, há apenas um confronto entre Brasil e Argentina nas oitavas-de-final. E é justamente a disputa que chama mais atenção. Goleado na última partida da fase de grupos, o Cruzeiro teve de aceitar o fato de encontrar o Boca Juniors pelo caminho. “Eles não devem estar muito contentes em jogar conoso”, diz o ex-colorado Fabián Vargas, destaque do meio-campo boquense, ouvido pelo Olé nesta quarta.

A página do Cruzeiro lembra que as duas equipes já disputaram uma final de Libertadores, em 1977, justamente no primeiro título do Boca na competição. Os mineiros defendiam o título conquistado no ano anterior e a decisão foi para a terceira partida, em Montevidéu, terminando nas penalidades máximas. Ainda de acordo com o site do Cruzeiro, em 12 duelos entre as duas equipes, foram seis vitórias cruzeirenses, três empates e três vitórias do Boca.

Da mesma forma, o site oficial do clube argentino diz que o Boca Juniors enfrentará um “velho conhecido”: “Nossa equipe conquistou seu primeiro título continental justamente frente ao Cruzeiro, em 1977, em uma final dramática em me melhor de três partidas”, diz a nota principal.

Muito interessante também está a peleja na chave que conta com três times argentinos (River, San Lorenzo e Estudiantes), além da LDU. Vai ser bonito ver um possível arranca rabo entre River e Estudiantes, ainda que eu nutra simpatia pela Liga equatoriana.

Entre as 16 equipes que seguem na Libertadores, sete nunca experimentaram o sabor de levantar a Copa: Fluminense, Atlas, Lanús, América, Cúcuta, San Lorenzo e LDU. Eu, que no início da Libertadores disse que o Fluminense não iria a lugar nenhum e que o Cruzeiro seria o brasileiro mais longevo, me abstenho de qualquer prognóstico sobre as oitavas, que ficaram assim:  

Fluminense (1º) x Atl. Nacional (16º)
São Paulo (8º)  x Nacional (9º)

Flamengo (2º) x América (15º)
Cúcuta (7º) x Santos (10º)

Atlas (4º) x Lanús (13º)
Cruzeiro (5º) x Boca Jrs. (12º)

River (3º) x San Lorenzo (14º)
Estudiantes (6º) x LDU (11º)

As partidas de ida acontecem todas na quarta-feira que vem, dia 30. As partidas de volta ocorrem no dia 7 de maio. Os horários ainda não foram divulgados, mas é uma boa oportunidade para um minuto-a-minuto da redação do Impedimento, heinhô Batista?

Um abraço,
Daniel Cassol

Entry filed under: Libertadores.

A extensão da síncope Prêmio Negrinho do Pastoreio

57 Comentários Add your own

  • 1. FERN  |  24/04/2008 às 21:49

    Fluminense (1º) x Atl. Nacional (16º) A.N. 1×0, F. 3×1>>>>FLU
    São Paulo (8º) x Nacional (9º) N. 2×0, S.P. 1×0>>>>NAC

    Flamengo (2º) x América (15º) A. 2×1, F. 2×1?????
    Cúcuta (7º) x Santos (10º) S.1×0, C. 3×0>>>>CUC

    Atlas (4º) x Lanús (13º) L. 2×0, A. 2×1>>>>LAN
    Cruzeiro (5º) x Boca Jrs. (12º) B.J. 2×0, C. 2×1>>>>B.J.

    River (3º) x San Lorenzo (14º) S.L. 2×1, R.P. 2×1????
    Estudiantes (6º) x LDU (11º) L. 2×0, E. 2×0????

  • 2. Sanchotene  |  24/04/2008 às 22:14

    Chutometria:

    Fluminense x Nacional
    Flamengo x Cúcuta
    Atlas x Cruzeiro
    River x LDU

    Acho que sequer acerto metade…

  • 3. Flávio  |  24/04/2008 às 22:18

    Vale gelol? Meu palpite furado:
    Flu x SP
    Fla x Cúcuta
    Atlas x Boca
    River x Estudiantes

    Semifinais dos sonhos (da TV):
    Fla x Flu
    Boca x River

  • 4. FERN  |  24/04/2008 às 22:33

    ahhhh pra mim Nacional ja está nas semis

  • 5. Rudi  |  24/04/2008 às 23:04

    que saudade de uruguaiana…

  • 6. dani  |  24/04/2008 às 23:12

    Un abrazo desde Uruguay, Ojala nacional tenga suerte en la copa

  • 7. Alemão de Uruguaiana  |  24/04/2008 às 23:14

    Sempre a boa e velha Uruguaiana rendendo assuntos internacionais. É foda ser importante.

  • 8. douglasceconello  |  25/04/2008 às 00:21

    suahussah

    Bons jogos, sem dúvida. Nós gaúchos teremos o privilégio de assistir tudo de camarote. Nesta Libertadores, sou Estudiantes; depois, San Lorenzo; por último, pela suspensão da competição.

    Como vocês sabem, só tem graça clube brasileiro ganhar quando é o nosso time. rhshsh

  • 9. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 07:17

    o Cruzeiro é o único time brasileiro que já eliminou o Boca, numa Supercopa, não? não conto finais de libertadores (santos)

  • 10. Francisco Luz  |  25/04/2008 às 07:38

    O São Paulo, ano passado na Sul-Americana.

  • 11. juliano  |  25/04/2008 às 08:55

    eu ia comentar da Sul-Americana ano passado, como o Francisco bem lembrou.

  • 12. Paulo Torres  |  25/04/2008 às 09:21

    O Galo eliminou o Boca nas quartas da Copa Mercosur de 2000, 2×0 no Mineirão e um dramático 1×1 na Argentina.

  • 13. juliano  |  25/04/2008 às 09:23

    e o Grêmio já eliminou o Boca da 1a fase da Supercopa Libertadores 88.

  • 14. m  |  25/04/2008 às 09:41

    dois jogos contra o galo e um jogo contra o boca em duas semanas. nesses momentos o vivente fica puto por estar longe de bh.

    pelo menos aqui em brasílea todo mundo já conta o cruzeiro como carta fora do baralho. vai ser bonita a cara de tacho dos framenguistas daqui quando o marcelo moreno resolver a contenda no mineirão.

  • 15. Lila  |  25/04/2008 às 09:48

    Semifinais dos sonhos (da TV):
    Fla x Flu
    Boca x River

    Fla x Boca na final com chamas profundas do Rio a Baires. Não que eu ache que isso vá acontecer – embora seja a minha torcida insana e motivo de todas as minhas orações e promessas – mas, caras, se rolar acho que eu morro depois do segundo jogo.

    M., você quer que eu acredite no teu time ao invés do meu? É isso mesmo? Ah, vá, né?

  • 16. Marco  |  25/04/2008 às 10:03

    Se é pra torcer, vou junto com o Nacional!
    Espero que ele continue na Copa até o início do campeonato Brasileiro.

  • 17. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 10:05

    vocês estão todos certos, obrigado. Aliás, o Cruzeiro eliminou o Boca em 1996.

    meu palpite:
    Fluminense
    São Paulo
    Flamengo
    Cúcuta
    Atlas
    Cruzeiro
    San Lorenzo
    Estudiantes

  • 18. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 10:05

    o Nacional tem um puta azar. Nas últimas libertadores, sempre pegou ótimos times nas eliminatórias.

  • 19. juliano  |  25/04/2008 às 10:22

    concordo contigo, Luís Felipe.

    De 2002 pra cá o Nacional pegou o Grêmio em 2002, o Santos em 2003, o Inter em 2006 e o bom time do Cúcuta de 2007. Todos estes times foram pelo menos semi-finalistas.

    E de tropeço teve o Deportivo Táchira em 2004.

  • 20. Daniel  |  25/04/2008 às 10:24

    Aei que é meio polêmico o que vou sugerir, ainda mais sendo brasileiro e colorado. Mas defendo que se diminuam as vagas para Brasil e Argentina na Copa Libertadores. Cinco para cada país é um estupidez.

    Acho que quatro, sendo três diretas e outra na repescagem, já estaria ótimo. Alias, com uma repescagem por sorteio de verdade e não sorteio dirigido.

    Outra coisa. A Sulamericana precisa colocar alguma regra, talvez cpom pesadas multas, para que os mexicanos lev a competição a sério. No ano passado, por exemplo, o América poupou titulares nas quartas-de-final do torneio. Se não querem ser campeões, dê a vagas para o outros países.

  • 21. Carlos  |  25/04/2008 às 10:27

    “”Bons jogos, sem dúvida. Nós gaúchos teremos o privilégio de assistir tudo de camarote.””””

    Bah, suellen…permita discordar…preferiria ver isso tudo na arquibancada, de preferência com gremio e inter dentro…

    Q inveja…

    Um ultimo comentário nada a ver…mas aquele post do jogo do inter…ninguém disse…mas pra q botar a foto daquele mangolão de chapéu???? Se ao menos fosse uma mina, vá lá…

    Reunião de pauta urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 22. Carlos  |  25/04/2008 às 10:28

    Outra coisa…horario do jogo boca x cruzeiro – —- 17:10????

    EI COMNEBOL, VAI TOMAR NO CU!

  • 23. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 10:30

    Daniel: cada time tem as prioridades que quer. Não dá para punir o Juventude, por exemplo, por escalar reservas contra o Corinthians de Alagoas e desprezar a Copa do Brasil.

    Concordo com a diminuição das vagas. A grande questão é: para onde estas vagas iriam? Nem vou comentar aqui a idéia de trazer a Concacaf para dentro, por que isso gera uma tremenda gritaria…

  • 24. Cassiano  |  25/04/2008 às 10:33

    a libertadores desse ano me causa depressão… Meu time poderia estar lá mas não, se classificou como 1º ou 2º pra copa sulamericana…

    E se o cruzeiro ganhar do boca entao… ai eu ficarei no fundo do poço…

  • 25. Daniel  |  25/04/2008 às 10:40

    Luís Felipe: Então para que convidar os mexicanos se eles não levam a competição a sério?

    Só por que lá tem grana e traz retorno para a televisão?

    As vagas da redução de argentinos e brasileiros ficariam: Uma com a Colômbia, que sempre tem que colacar dois na repescagem. A outra iria para repescagem, e ficaria entre Uruguai, Chile, Equador e Paraguai.

  • 26. Zé Carlos  |  25/04/2008 às 11:04

    É, mas se (de novo) o time do SPFC não fosse beneficiado pela arbitragem, teríamos duelos de tricolores com a segunda partida no RJ. Mas é isso, para quem sempre achou que Inter, SPFC não tinham ajuda de arbitragem está bom… se fosse com outros times este site estaria em chamas

  • 27. Aurelius  |  25/04/2008 às 11:09

    Também aposto no Cruzeiro em cima do Boca!

  • 28. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 11:18

    Daniel, os brasileiros também não levam a competição a sério e também estão na Sul-Americana pela grana da TV. Salvo exceções, como o Atlético Paranaense e o Inter 04-05.

    Zé Carlos, corintiano?

  • 29. Daniel Cassol  |  25/04/2008 às 11:18

    Eu aposto muito no Cruzeiro, até porque preciso garantir a minha previsão feita no início da Liber.

  • 30. Diogo  |  25/04/2008 às 11:26

    Só um palpite: Boca 4×0 e tchau maria.

  • 31. Daniel  |  25/04/2008 às 11:33

    Luis Felipe: Que tu achou da sugestão ara distribuição de vagas?

    Sobre não leva sério, vale o mesmo critério para Sulamericana, com alguma multa ou algo do genêro. Alias, quem participa da Libertadores, não deve participar da Sulamericana.

    E podia ser como na Europa. Jogos da Sulamericana na quintas-feiras e Libertadores nas terças e quartas-feiras. Competições simulâneas, com rodadas completas.

  • 32. dante  |  25/04/2008 às 11:37

    “se fosse com outros times este site estaria em chamas”.

    nunca é com outros times.

    só o inter é ajudado pela arbitragem. desculpa, mas é que somos milionários e podemos pagar.

    abrazo, zé carlos!

  • 33. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 11:39

    competições simultâneas já é um problema na Europa. Muitos reclamam da falta de visibilidade da Copa UEFA. Acho que está ótimo no segundo semestre, da forma que está.

    achei bem interessante a tua idéia de distribuição das vagas.

  • 34. m  |  25/04/2008 às 11:43

    lila, foi mais um comentário sobre a predominância flamenguista no df do que qualquer outra coisa. sobre o seu time, o confronto cruzeiro x boca, ou a TAXA DE JUROS, acredite no que quiseres.

  • 35. Paulo Torres  |  25/04/2008 às 11:54

    Levando em conta o histórico recente deles na Libertadores, é bem capaz de o Cruzeiro eliminar o Boca e perder em seguida pra Atlas ou Lanús…

    Mas o grande jogo das quartas será mesmo Estudiantes x River/San Lorenzo.

  • 36. Lila  |  25/04/2008 às 12:04

    mas M., o povo do DF vai torcer pra quem? Legião? E um lugar que me espantou com a quantidade de Flamenguista foi BH. Nunca pensei mesmo…

    No mais, torço pelo Boca, por razões pessoais que vão além da regra “torço contra qualquer time brasileiro que não o meu”.

  • 37. J Petry  |  25/04/2008 às 12:41

    Então lá vai:
    Flu x SP
    Atlas x Boca
    River x Estudiantes
    Fla x Santos

    Só pra Conmebol ter que trocar o emparceiramento das semis.

  • 38. Flávio  |  25/04/2008 às 13:05

    “Nem vou comentar aqui a idéia de trazer a Concacaf para dentro, por que isso gera uma tremenda gritaria…”

    Pior que a idéia de anexar a Liga dos Campeões da CONCACAF à Libertadores é boa. A primeira fase poderia ser regionalizada, em função da distância entre os países das duas confederações. Nas oitavas, entre 10 e 12 vagas para os sul-americanos e de 4 a 6 para a Concacaf.

  • 39. Rômulo Arbo Menna  |  25/04/2008 às 13:43

    Fluminense x Nacional
    Flamengo x Cúcuta
    Atlas x Cruzeiro
    River x LDU

    igual ao Sancho, mas diferentemente dele acho que nosso único erro pode ser o Cúcuta se apequenar desta vez.

  • 40. Rômulo Arbo Menna  |  25/04/2008 às 13:45

    ei, mas peraí, bota meu Estudiantes ali no lugar da LDU!
    meu primeiro time nessa Liber, seguido do Nacional, seguido do Flu.

  • 41. Luís Felipe  |  25/04/2008 às 14:26

    me matem, me trucidem e me espanquem: eu gostaria que o Flamengo ganhasse.

  • 42. Francisco Luz  |  25/04/2008 às 14:43

    Eu, não. Torço para um tetra leonino ou, vá lá, decano – pelo ressurgimento do Uruguai.

  • 43. Lila  |  25/04/2008 às 14:50

    me matem, me trucidem e me espanquem: eu gostaria que o Flamengo ganhasse.

    Eu apóio. E defendo também. heheh

  • 44. Roger  |  25/04/2008 às 15:33

    Assino embaixo 1: “Como vocês sabem, só tem graça clube brasileiro ganhar quando é o nosso time. ” (sem risinhos depois porque é sério)

    Assino embaixo 2:”Só um palpite: Boca 4×0 e tchau maria.”

    Uma semi-final vai ser Boca X San Lorenzo, e o vencedor será o campeão.

    E podem me trucidar também por torcer pelos castelhanos mas é que, pra reforçar: Assino embaixo 3: “por razões pessoais que vão além da regra “torço contra qualquer time brasileiro que não o meu”.

  • 45. Lila  |  25/04/2008 às 15:44

    Mas a diferença de você para mim, por exemplo, Roger, é que meu time está na Liber. Tenho pra quem torcer e topu achando a Liber cheia de graça. ; )

    No momento em que o Flamengo for eliminado, soy xeneize desde que nací.

  • 46. Sanchotene  |  25/04/2008 às 15:56

    Uruguaiana é SEMPRE referência. Aliás, ao contrário do que acontece em Porto Alegre (vide 1989 e 2002), em Uruguaiana, os paraguaios SE RENDEM!

  • 47. izabel  |  25/04/2008 às 16:20

    ai, Lila, acho que, sem notar, você deu uma bela patada no Roger… hehehheh

    como meu time não tá na liber, aliás, disputará a digníssima série Bê, eu também tou torcendo pro Boca “por razões pessoais, etc, etc”. e também acharia lindo se o Flamengo ganhasse.

  • 48. Roger  |  25/04/2008 às 16:25

    “Mas a diferença de você para mim, por exemplo, Roger, é que meu time está na Liber. Tenho pra quem torcer e topu achando a Liber cheia de graça. ; )”

    Exato Lila. Consequentemente, tenho um time a mais pra secar.

    Não entendo bem o que é um campeonato “cheio de graça” mas é oportuno dizer que to achando essa Libertadores melhor que a de 2007. E ainda não vou ter a tristeza de perder uma final. Pensando bem, melhor ficar fora mesmo… sakdfjasdf

  • 49. Lila  |  25/04/2008 às 17:17

    Desculpe, Roger, se soou como patada. Não foi mesmo a intenção. E ‘cheia de graça’ seria o oposto de ‘sem graça’.

    E, no teu lugar, estaria fazendo a mesmíssima coisa. Como fiz ano passado quando o Flamengo foi eliminado: torci pelo Boca como se não houvesse amanhã e o resultado foi uma ressaca sensacional no dia seguinte da final. E quase choro quando conheci a Taça Libertadores.

    Péla, eu sei.

  • 50. Kaka'  |  25/04/2008 às 17:20

    Boca vai destruir. Flamengo vai ficar nessas, Cruzeiro, e Fluminense deve surpreender, Hohoho

    http://futebolistasroxas.wordpress.com

  • 51. Branco  |  25/04/2008 às 18:27

    Vou registrar o meu palpite também:

    Fluminense
    Nacional
    Flamengo
    Cúcuta
    Atlas
    Cruzeiro
    River
    LDU

    E torço pra LDU ficar com a taça, faz tempo que eles montam um bom time, já tão merecendo um título.

  • 52. mardruck  |  25/04/2008 às 18:29

    O que é bom é que poderei ver o Bolso em São Paulo, honrando a tradição que PENDURA desde o ano passado, ver times tricolores DEBAIXO do Trópico de Capricórnio jogando oitavas contra o SPFC.

  • 53. Prestes  |  25/04/2008 às 19:02

    Flu
    Nacional
    Atlas
    Cruzeiro
    Flamengo
    Cúcuta
    River
    Estudiantes

  • 54. Prestes  |  25/04/2008 às 19:03

    Semi-Final:(se inverter com dois brasileiros)

    Cruzeiro x Flamengo
    River x Nacional

  • 55. FERN  |  27/04/2008 às 16:13

    eu torço pra quem não tem titulo e não quero que de Nacional pois em breve quero alcançar ele

  • 56. Felipe catarina  |  27/04/2008 às 18:18

    “o Cruzeiro é o único time brasileiro que já eliminou o Boca, numa Supercopa, não?”

    além dos já citados, teve também o Santos, que ganhou a Libertadores contra o Boca na Bombonera.

  • 57. Sanchotene  |  27/04/2008 às 22:48

    Re 56:

    Uma penca de equipes brasileiras já eliminou o Boca – que só se tornou esse SUPERBOCA de 2001 para cá. Antes, colocá-los no bolso era tão comum quanto eliminar qualquer outro argentino…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: