Top 10 humilhações do Botafogo

19/01/2009 at 12:51 109 comentários

Caro Matias Pinto,

Que negócio é esse de humilhações para “botafoguense nenhum botar defeito“? Infelicidades à parte, o seu comentário me instigou a escrever sobre as humilhações sofridas pelo meu Botafogo. No Glorioso, só a estrela é solitária. As vergonhas são tão numerosas quanto os ídolos do passado e presente – brincadeirinha, não existem ídolos do presente .

Pois bem, meu caro Matias, a minha pesquisa gloriosa-vexatória começa a partir do fim da queda de um tabu de 21 anos sem título. Nada mal, não é. Afinal, em 21 anos é possível imaginar que algumas situações chatas tenham acontecido. Bem, o empurrão gol do Maurício marcou não apenas o fim de um jejum, mas também o início de uma paixão que virou amor. Ali, me converti ao Botafoguismo. Para sempre.

Não me arrependo, mas confesso que por várias vezes nessas últimas duas décadas vivi situações constrangedoras. Só para relembrar algumas que estão fora da lista, por exemplo, vi in loco o Botafogo perder em pleno Maracanã para o eterno carrasco Friburguense com um gol do gélido gênio Nevada. E o que falar daquela derrota no Piauí que ouvi pelo rádio: Cori-Sabbá 1 x 0 Botafogo, pela Copa do Brasil – sempre ela. Teve ainda uma derrota de 6 a 0 para o Palmeiras no fatídico ano de 1999 e o chororô de 2008 contra o Flamengo pela Taça Guanabara. Ah, não me esqueceria também daquele pênalti do Willian, o craque, que foi meter uma Panenka na disputa de pênaltis contra o Fluminense pela Sul-Americana – sempre ela – e ganhou notoriedade internacional: a pior cobrança de pênalti da história (há controvérsias).

Matias, olha que ainda nem comecei a falar das Top 10.

10 – Botafogo 1 x 4 São Paulo (Rio-São Paulo, 2001)

Final é final. Não se deixa para comprar ingresso em cima da hora. Não se marca compromisso a partir de meio-dia. E não se toma goleadas, principalmente em casa. Algumas vezes o Botafogo parece insistir em não fazer o dever de casa. Essa foi uma delas. Vá lá, éramos mais fracos, tínhamos em Rodrigo Beckham e em um envelhecido Donizete, o Pantera Negra, nossas esperanças, mas 4 a 1 no Maraca é falta de vergonha. Ou melhor, a número 10 no ranking das vergonhas. Pode rir, Matias.

9 – Botafogo 0 x 1 América-RJ (Rio-São Paulo, 2002)

No ano seguinte a coisa parecia estar andando. O Botafogo começou realmente bem. Ficou em primeiro, abriu vantagem, brincou. Dodô marcava gol de tudo quanto é jeito, até que o encanto terminou. O Botafogo parou de ganhar, perdeu colocações e conseguiu o mais difícil: não se classificar para a fase seguinte. Desculpa, desculpa. O mais difícil mesmo foi perder para o cachorro morto Mequinha, último colocado do torneio, com um gol do matador Gil Bala. Em pleno Maracanã. Um feito.

080313194554_elenilsonsantos2
Foto do Gil Bala, já no Sergipe

8 – Botafogo 0 x 3 Vitória (Copa do Brasil, 1997)

Dessa vez não foi Maracanã. Foi pior . Em pleno Caio Martins, o Alçapão. Onde só os guerreiros alvinegros conhecem as trincheiras do campo. Onde só os goleiros alvinegros conhecem os truques dos refletores – menos o Vágner. Onde… onde o invencível Botafogo de 1997, que ganharia semanas mais tarde a Taça Guanabara com 100% de aproveitamento, perdeu para o Vitória por 3 a 0. E como nas fases iniciais da Copa do Brasil perder por dois gols de diferença dentro de casa elimina, o Botafogo teve que esquecer o discurso de “o caminha mais curto para a Libertadores”. Maldita Copa do Brasil.

7 – Americano 2 x 1 Botafogo (Estadual, 2005)

Nunca foi tão fácil conquistar a Taça Guanabara. O Botafogo passou para as semifinais ao lado de Americano, Volta Redonda e Cabofriense. Convenhamos, uma baba. Pois bem, a torcida compareceu ao Maracanã confiante em César Prates, Túlio, Juca, Ramon, Alex Alves e Caio. Tudo bem, não era para tanto. Na lateral esquerda um tal de Marquinhos errava toda e qualquer tentativa com a senhora bola. No primeiro tempo, o Americano fez 1 a 0. Ramon tentou, mas foi Alex Alves – que obviamente já havia perdido um gol – que empatou, de pênalti já no segundo tempo. Três minutos depois, e a menos de 10 do fim, o impedido Washigton – aquele mesmo do Palmeiras – deu números finais a partida. Vocês conhecem a tese de que quando o Botafogo enche o estádio é um péssimo presságio?

6 – Botafogo 0 x 4 Juventude (Brasileiro, 2002)

É verdade que não foi o último jogo da maldita campanha do rebaixamento – sorria, Matias, o derradeiro foi contra o São Paulo. Acontece que perder de 4 a 0 no Maracanã para o Juventude – logo o Juventude! – foi um péssimo sinal. O Botafogo entrou naquela noite com Carlos Germano; Almir, Cléberson, Nenzão e Rubens Júnior; Romeu, Galeano e Camacho; Lúcio Bala, Rodrigão e Ademílson. Leiam de novo. De novo. É um time tão ruim, mas tão ruim que nem vou me dar ao trabalho de colocar outras humilhações desse time, o mais humilhado da história do Botafogo.

010868744-ex00
Galeano não deixou saudades

5 – Vasco da Gama 7 x 0 Botafogo (Estadual, 2001)

O Vasco está na frente nesse subtítulo, mas não jogou em casa, em São Januário. Esse desastre aconteceu no Maracanã mesmo, mas eu não estava lá. Estava em Petrópolis aproveitando um feriado para ir com uns amigos do colégio na Feira Agropecuária de Itaipava, onde iam rolar uns shows do O Rappa e do Skank. Malditos. A culpa provavelmente é minha, afinal se vou para Petrópolis o Botafogo perde. Se vou para uma feira agropecuária em Petrópolis, então… Acontece que a zaga do Botafogo era Bruno e Váldson. Vocês devem estar pensando assim “nossa, Váldson”. Pois o Bruno era bem pior! Gols de Juninho Paulista (3), Romário (2), Pedrinho e Euller.

4 – River Plate 4 x 2 Botafogo (Sul-Americana, 2008 )

Esse jogo é tão famoso que todos devem estar se perguntando o porquê dele não ser o primeiro da lista ou Top 3. Até os 28 minutos do segundo tempo o Botafogo vencia por 2 a 1 os gallinas em pleno Monumental. No Engenhão, no jogo de ida, havíamos vencido por 1 a 0. Como o maior clichê do futebol diz, “tem coisas que só acontecem com o Botafogo”, mas, verdade seja dita, a culpa foi minha. Eu estava em uma aula – maldita – e cismei em assistir o jogo pela internet através de um desses canais de língua espanhola – o que obviamente dá azar. Foi a senha para a virada. Mesmo com um jogador a mais o Botafogo entregou a rapadura aos 47 do segundo tempo.

113_2857-28bot

3 – Botafogo 0 x 0 Juventude (Copa do Brasil, 1999)

Compreender os sinais é fundamental para qualquer torcedor de futebol. Cheguei ao Maracanã com o meu pai – bons tempos que ele ainda ia aos jogos – e logo encontramos um primo nosso. Até aí tudo bem. Acontece que o pai dele havia morrido na véspera. Tá aí o sinal! Não percebemos. Mas a culpa não foi minha, do meu pai, do nosso primo, nem do parente que faleceu. A culpa é daqueles torcedores que nunca vão ao Maracanã ou Caio Martins – agora também Engenhão – e carregam aquela carga negativa do jejum de 21 anos. Eles não tem paciência, não cantam e, enfim, são os culpados. Contraditoriamente, a torcida estava linda naquela ensolarada e depressiva tarde de domingo. E só precisávamos de um gol para levantar a taça.

04_mhg_juventude

2 – Flamengo 3 x 0 Botafogo (Brasileiro, 1992)

Mais uma vez eu estava em Petrópolis, mais precisamente em Itaipava, então pacato distrito da cidade imperial. Ouvi o jogo no rádio, enquanto a família recebia visitas avessas ao esporte bretão. Era um torcedor recém convertido ao Botafoguismo e naquele ano intensifiquei minha relação com a estrela solitária. O Botafogo, time da melhor campanha em todo o campeonato (e segundo melhor na primeira fase), pegava o Flamengo, o oitavo a se classificar para o mata-mata. A torcida era deles, é claro, mas nós tínhamos Márcio Santos, Valdeir e dois Carlos Alberto, o Dias e o Santos. O Flamengo tinha Gaúcho, que, no dia seguinte deste primeiro jogo da final, receberia churrasquinho na boquinha do então jogador do Botafogo Renato Gaúcho. Bá, Tchê! Quer humilhação maior? Sim, a próxima.

1 – Fluminense 7 x 1 Botafogo (Estadual, 1994)

Mais uma vez pelo radinho ouvi o jogo. Uma humilhação tão grande que ainda hoje vejo tricolores vestirem a camisa alusiva ao 7 a 1 feita por cima do logotipo da SevenUp. Mentira. Não vejo mais, devem ter ficado velhas, mas as vi durante anos. Tragicomicamente a Pepsi estamparia a marca do refri concorrente do Sprite na camisa do Botafogo no ano seguinte. Pois bem. É sempre humilhante ser goleado, ser goleado no Maracanã e ser goleado no Maracanã por um rival. Pior se for o Fluminense. Afinal, é o Fluminense! Mas pior ainda é que quem descontou para o Botafogo foi o Grizzo. O Grizzo! Haja humilhação.

No final desse vídeo o Montenegro mostra quem inventou o cultuado “Pede pra sair” do Capitão Nascimento.

Por essas e por outras, enquanto muitos lamentam essa época do ano meio parada, meio sem graça, meio sem futebol, eu fico, digamos, tranquilo. Tranquilidade essa que não dura até a segunda rodada do estadual, quando eu volto a cantar o mais honesto e apaixonado hit do Engenhão:  “momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de cantar e esse fogo no peito que nunca vai se apagar“.

Ah, Matias, pensa que esqueci de você. Lógico que não.

Bonus Round – São Paulo 6 x 1 Botafogo (Brasileiro, 1999)

Comentários da partida? Nenhum. Afinal, não valeu nada mesmo.

Contribuição enviada pelo destemido leitor Eduardo Zobaran.

Anúncios

Entry filed under: Clubes, Contribuições, top10.

Os ciganos vão para o céu Vinotinto e cerveja, uma combinação explosiva

109 Comentários Add your own

  • 1. Hugo Serelo  |  19/01/2009 às 13:06

    Essa do River Plate tinha que ser Top of Mind. Até eu que não sou botafoguense fiquei com raiva, imagina o torcedor. E o Dodô perdeu gol feito pra liquidar o jogo.

  • 2. Francisco Luz  |  19/01/2009 às 13:11

    Bah, esse foi o melhor top-10 de todos. Sorry, Franciel.

  • 3. Patrick  |  19/01/2009 às 13:19

    Bah, que DEPRÊ! shgash

  • 4. Prestes  |  19/01/2009 às 13:30

    Esse Renato Gaúcho é muito chinelo.

  • 5. Prestes  |  19/01/2009 às 13:35

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL961147-9869,00-PARA+BOLIVAR+COLORADO+TEM+MELHOR+ELENCO+DO+BRASIL+AO+LADO+DO+SAO+PAULO.html

    O Inter PRECISA parar com isso.

  • 6. douglasceconello  |  19/01/2009 às 13:35

    Cara, acho que este jogo contra o River deu um GRAVE IMPULSO ao pensamento de que há coisas que só acontecem com o Botafogo. Antes o time estava ali, na dele. Perdia, mas fazia boas campanhas. Estava prestes a conquistar um título. Mas aquele jogo foi um golpe de MACHADO atravessando a história recente da nobre esquadra alvinegra.

  • 7. Franciel  |  19/01/2009 às 13:41

    Xico Light,
    não precisar meter um sorry na história, não. Estamos de acordo que este é o melhor top-10.
    Agora, noves fora isso, em verdade vos digo: o time do referido pode ter sido muito humilhado, mas ele não SOFREU (copiraite Douglas, 2009) quase nada.
    Todo jogo ele estava em Petropólis.

    Como diria aquele EX (mais royalties para Douglas) com o pé na cozinha: assim não dá. Assim não pode.

  • 8. Álisson  |  19/01/2009 às 13:43

    Top 10 do Botafogo tem que fechar a série!

    Muito bom.

  • 9. Anderson Fraga  |  19/01/2009 às 13:45

    “Bah, esse foi o melhor top-10 de todos.”
    Concordo plenamente.

    Sem mais.

    Quero dizer, tem sim: puta que pariu hein?! usaiuhauiheuishaiushui

  • 10. Matias Pinto  |  19/01/2009 às 13:48

    O que um simples comentário pode fazer…

    Eu criei um monstro! No caso este Top 10, que deixaria qualquer torcedor do Atlético-MG morto de inveja.

  • 11. germano  |  19/01/2009 às 13:48

    falto as quartas do copa do brasil contra o galo , eu axo uma vergonha classifica daquele jeito.

  • 12. Prestes  |  19/01/2009 às 13:51

    Ninguém sabe ser humilhado coletivamente, como a torcida e o clube Botafogo.

    Mas pessoalmente nada vai superar o tiozão com cara de estivador que, ao lado da esposa, baixou as calças no Barradão e gritou:

    “Me comam, me comam! O cara que torce pra esse time só pode ser viado!”

    uiashdausihdusahdasudsahduhsaduhasdh

  • 13. germano  |  19/01/2009 às 13:53

    falta so o do galo pra fecha

  • 14. vigolo  |  19/01/2009 às 13:55

    “Carlos Germano; Almir, Cléberson, Nenzão e Rubens Júnior; Romeu, Galeano e Camacho; Lúcio Bala, Rodrigão e Ademílson”

    Nossa.

  • 15. Matias Pinto  |  19/01/2009 às 13:56

    Eu não vou dormir tranqüilo, enquanto um gamBá não fizer o seu Top 10…

  • 16. Renato K.  |  19/01/2009 às 14:00

    Não diria melhor, mas tão bom quanto o do Franciel. Não, minto – desculpa, Zobaran, a do Franciel é melhor mas só por causa do episódio citado pelo Prestes aí no #12.
    Faltam agora as humilhações do Santos, do Atlético-MG e claro, do Corintcha.

  • 17. Prestes  |  19/01/2009 às 14:03

    Será que a Lila tá fazendo o top 10 do FRAMENGO.

    Podia fazer um só de 2008, asidhushdushuhsduhashdu

  • 18. rodrigo  |  19/01/2009 às 14:07

    e o chororô do ano passado, não conta também?

  • 19. Paulo Torres  |  19/01/2009 às 14:11

    Tem candidato pra fazer o do Galo já? Se der tempo, hj à noite escreverei-o.

  • 20. Álisson  |  19/01/2009 às 14:14

    Tenho que pedir ao Franciel perdão por, ao ler as vergonhas do Vitória, não ter clicado naquele linque da Portuguesa.

    Aquilo foi uma das coisas engraçadas que eu já li. Quase fui despedido pelo acesso de riso.

  • 21. Luís Felipe  |  19/01/2009 às 14:18

    para colocar as 10 do Santos, é necessário primeiro achar um torcedor do Santos.

    genial o top 10. Assustador o time do Botafogo de ’02. Mas eu sempre lembro que esse Váldson trotou com a bola por 30 metros, no Beira-Rio, quando o Botafogo eliminou o Inter na Copa do Brasil de 2000.

    estava Váldson sendo marcado por MARCELO SANTOS, contratado por Miranda & Cia. para ser a solução para a lateral esquerda. De longe, o pior jogador que eu vi atuar com a camisa do Inter.

  • 22. Prestes  |  19/01/2009 às 14:24

    Esse Valdson pra mim era um dos que se salvava naquele time. Não era grande coisa, mas não achava ruim jogador.

    Esse jogo contra o River eu assisti, e os atacantes do Fogão não respeitaram os argentinos e nem a própria camisa. Chegaram diversas vezes na cara do gol e BRINCARAM literalmente. Seriedade passou longe.

  • 23. gilson  |  19/01/2009 às 14:24

    Que pena, só teve espaço pra um 7 x 1 na lista, os outros ficaram de fora…
    Baita lista hermano.

  • 24. gilson  |  19/01/2009 às 14:25

    Off topic: o River foi roubado ontem. Teve pênalti claríssimo no último SEGUNDO de jogo.

  • 25. Matias Pinto  |  19/01/2009 às 14:27

    Zobaran,

    Se serve de consolo a maior goleada já sofrida pelo meu Tricolor foi um 8 a 1 para o Botafogo no final dos anos 30.

  • 26. Prestes  |  19/01/2009 às 14:30

    O Colorado meteu o River no Efipan ontem: 3 a 2.

    Aprendendo a ganhar dos castelhanos desde cedo. Dá-lhe colorado!

    E esse Marquinhos, hein?

  • 27. Anônimo  |  19/01/2009 às 14:37

    Esse Marquinhos tem um baita de um assessor de imprensa. (o que não quer dizer nada se ele como jogador é bom ou ruim)

  • 28. Prestes  |  19/01/2009 às 14:39

    Eu assisti todos os jogos do Inter na Copa SP, não estou me baseando pela matéria de ZH.

    Pra idade dele é muito bom jogador. Surpreende também que os jogadores do Inter sub-18 já são todos muito fortes fisicamente.

  • 29. Luís Felipe  |  19/01/2009 às 14:39

    realmente, os pés dele são ótimos assessores de imprensa.

    eu gostei do que vi, mas a facilidade de driblar na base não é a mesma de driblar no profissional. Dá para testar no Gauchão.

  • 30. Prestes  |  19/01/2009 às 14:41

    “realmente, os pés dele são ótimos assessores de imprensa.”

    aushduahsdhasuhdasuhd

    melhor frase.

  • 31. Clô  |  19/01/2009 às 14:43

    só tem gato nesse time do Inter.

    entendam como quiserem

  • 32. Luís Felipe  |  19/01/2009 às 14:53

    Surpreende também que os jogadores do Inter sub-18 já são todos muito fortes fisicamente.

    gol do Carraveta e da sua equipe. O normal, há uns anos, era o Grêmio escolher os jogadores pelo potencial físico e o Inter, pelo potencial técnico. Justo pq o Inter tinha melhores olheiros e o Grêmio, melhores preparadores. Quando a dupla começou a trabalhar pela convergência nos dois aspectos, as categorias de base começaram a ser protagonistas no futebol brasileiro.

  • 33. Prestes  |  19/01/2009 às 14:57

    Esse Elton, volante, e o Daniel, lateral-direito, também me agradaram.

    O Juliano e o João Paulo me lembram demais o Rodrigo Paulista por isso não comentarei, uhuaauhauhauh

  • 34. fino  |  19/01/2009 às 15:08

    Lixo

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Corinthians/0,,MUL962320-9862,00-EFEITO+RONALDO+DEIXA+INGRESSO+DO+TIMAO+ATE+MAIS+CARO+NO+PAULISTAO.html

    Aí eu me pergunto se realmente vale a pena fazer a tal da Arena… ta certo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas o bolso que dói é sempre o do torcedor…

  • 35. Francisco Luz  |  19/01/2009 às 15:08

    O ataque do Inter eu acho meio lamentável e firuleiro demais. Agora, esse Marquinhos, ontem jogou muita bola. Aquele drible no primeiro gol foi genial, fez o que sempre imaginei que faria em toda a minha carreira de canhoto e nunca consegui.

  • 36. Alexsander  |  19/01/2009 às 15:11

    Eu nem sou santista mas tive NOJO do Botafogo naquela final ROUBADA do Brasileiro de 1995, contra o Santos. O juizão (era o Marcio Rezende de Freitas) anulou um gol LEGAL do Camanducaia e validou um gol do Túlio em completo IMPEDIMENTO (a/c INPI).

    Depois, DEZ ANOS depois, o mesmo juiz ladrão ROUBOU outro título, desta vez a favor do Corinthians contra o Internacional. Deve ser o único caso do MUNDO de um juiz de futebol que é BI-CAMPEÃO nacional.

  • 37. Prestes  |  19/01/2009 às 15:12

    A Traffic quer comprar o passe do Luiz Adriano junto ao Shaktar e repassar para o Palmeiras. Seria bom pra ele jogar uma Libertadores ao lado do Keirrison.

  • 38. Anônimo  |  19/01/2009 às 15:16

    e validou um gol ilegal do santos:
    http://br.youtube.com/watch?v=SS71e-2r6M4

  • 39. Junior  |  19/01/2009 às 15:26

    O Juliano e o João Paulo me lembram demais o Rodrigo Paulista por isso não comentarei, uhuaauhauhauh

    Pô, Prestes, até a gurizada tu já estás “queimando”, rrsrsrsrs.

  • 40. Prestes  |  19/01/2009 às 15:29

    uhadauhsduhasuhdsdsdhasdashd

  • 41. Hugo Serelo  |  19/01/2009 às 15:29

    Alexander,
    Em 95 o erro foi do bandeirinha e não do MRF. Convenhamos que foi um erro difícil de se ver. Tanto que só foi divulgado o impedimento no outro dia.
    O que houve em 2005 é outra história. Envolve CBF, STJD, Badeirantes, MSI… O MRF foi só a cereja do bolo da maior vergonha da história do futebol nacional. Hoje, o mesmo MRF é comentarista (assim como José Roberto All Right) da Globo Minas mas não esconde seu ódio contra o Cruzeiro que cultiva desde os tempos em que soprava latinha. Abraços. HS.

  • 42. joão carlos  |  19/01/2009 às 15:39

    o do vitória é melhor.

    IH, OLHA O BOTAFOGO PERDENDO DE NOVO..

    SDKLFJHLSKDAJKLHLSKGJA…

  • 43. Flávio  |  19/01/2009 às 15:52

    Faltou o 6×0 do Mengão na lista!

  • 44. Arbo  |  19/01/2009 às 15:55

    putz, bota depressão.

    esse guri do interzinho é bom hein. só vi os gols, o bastante para os assessores de imprensa me convencerem.

  • 45. Battaglin  |  19/01/2009 às 16:01

    Tirando talvez o Cruzeiro e o Grêmio, todos os times do Brasil podem dizer que a Copa do Brasil é “o caminho mais curto para a humilhação”, ou “um atalho para o vexame”.

    E o próprio Grêmio foi desclassificado em 2006 em casa para o XV de Campo Bom — o time que não tem fardamento de manga longa; e em 2008, também em casa, para o Atl. Goianiense.

    Copa do Brasil é tipo brigar com bêbado. E o Internacional é um dos favoritos ao Briga com Bêbado 2009.
    Como diz o aquele comentarista, oremos.

    =====

    Muito boa lista.
    Todas autênticas humilhações.

  • 46. fino  |  19/01/2009 às 16:07

    O Internacional vai ganhar 16 títulos esse ano…

  • 47. Yuri  |  19/01/2009 às 16:24

    ‘Acontece que a zaga do Botafogo era Bruno e Váldson. Vocês devem estar pensando assim “nossa, Váldson”. Pois o Bruno era bem pior! ‘

    Adivinhou EXATAMENTE o que eu pensei.

    Aliás, essa série deveria se chamar “Top 10 da década de 90” ou então “Top 10 da crise dos 30 anos” ou “Top 10 dos vintões solteiros”…puxa, só tem humilhação recente em quase todos os times!! Tudo bem que as coisas doem mais quando se vê, mas daí a ignorar a História já é exagero. Falem logo “Top 10 que eu vivi”, ficaria mais coerente.
    Fora isso, gosto da série e ela deveria continuar até o Top 10 do Pauferrense.

  • 48. Alexsander  |  19/01/2009 às 16:46

    Yuri do #47 tem razão.

    Um exemplo disso é a inexplicável ausência do Maracanazzo no Top 10 da Selenike. Sei que faz diferença sentir na pele a dor de ver o craque Zico errando um pênalti contra a França (México 1986), mas não dá pra ignorar o fiasco de 1950 que marcou gerações.

  • 49. Franciel  |  19/01/2009 às 16:53

    Bom. Quanto às objeções de Yuri Gagarin e Alexsander Popov, seguinte. Os dois primeiros top-10, do inter e grêmio, têm humilhações mais antigas do que o rascaunho da bíblia. No top do palmeiras, Fernando Cesarotti resolveu colocar as tragédias que tivessem a sua idade.

    No caso do Vitória, decidi que nenhuma tragédia poderia ser mais velha do que meu filho, que tem 17 anos.

  • 50. Tim Maia da Coréia  |  19/01/2009 às 16:58

    As humilhações são bastante pessoais. Marcam mais pra uns do que pra outros…
    Assim como as humilhações “não vivenciadas”… enfim, acho perfeito que esse critérios fique completamente a cargo do autor.

  • 51. Lila  |  19/01/2009 às 17:07

    Franciel, você tem um filho de 17 anos? E como ele é? Quando ele faz 18?

    ahahahahahhahaahahaaha

  • 52. Filho do Franciel  |  19/01/2009 às 17:09

    Quer conferir? Lhe espero para ver o sol se pôr na Baia de Todos os Santos nêga.

  • 53. Junior  |  19/01/2009 às 17:20

    A Lila é a versão feminina do Michael Jackson, adora uma criancinha, hghghgg.

  • 54. Lila  |  19/01/2009 às 17:25

    Acima de 18 não é mais criancinha, fica a dica.

  • 55. Franciel  |  19/01/2009 às 17:29

    Lila, ao contrário do pai, ele é lindo. Mas, parece que, assim como o pai, é besta e fiel (desculpe-me a redundância).

    P.S Encontrei Izabel aqui em Salvador e ela falou bem de você.

    Abraços.

  • 56. Franciel  |  19/01/2009 às 17:33

    Ah, sim, Lila, daqui a menos de 3 meses, o guri fica maior de idade.

  • 57. Lila  |  19/01/2009 às 17:35

    Ela falou bem de ti também, Franciel.

  • 58. ionio  |  19/01/2009 às 17:36

    ESqueceu os dois 6 x 0 do Flamengo. Mas a verdade é que o Bostafogo é um time humilhado durante toda a sua história.

  • 59. Prestes  |  19/01/2009 às 17:39

    O Botafogo é tão azarado, mas tão azarado, que quando montou um dos maiores times da história, tinha o Santos, do Pelé.

    usahdasuhdhasuhduhashudasuh

  • 60. Hugo Serelo  |  19/01/2009 às 17:47

    Battaglin,
    O Cruzeiro já foi eliminado pelo Brasiliense na CB 2007 e pelo poderoso Paulista de Jundiaí em 2006. Nem os tetra-campeões Cruzeiro e Grêmio estão livres de eventuais vexames nessa competição. Mas também não é como ser eliminado pelo Aza de Arapiraca no Palestra(Palmeiras em 2002) ou tomar de 3×0 do Brasiliense no Mineirão(Atlético-MG em 2002). Abraços. HS.

  • 61. opa  |  19/01/2009 às 21:43

    #6

    há controvérsias

    quando o botafogo começou a liderar o brasileirão 2007, eu já sabia
    mas essa do river foi muito emblemática mesmo. mais do que a eliminação na última copa do brasil, com o maldito ÚLTIMO e decisivo pênalti sendo desferido fatalmente À BARRA (elifoot rules), depois de todos os anteriores terem sido convertidos. “ao final, o botafogo”, pensei.

  • 62. opa II  |  19/01/2009 às 21:44

    #59

    que verdade. até me ri aqui.

  • 63. Gabriel Marcondes  |  20/01/2009 às 00:54

    êta botafogo… time listrado em preto-e-branco tem mais é que se…

    boa, muito boa a lista

  • 64. Diogo  |  20/01/2009 às 08:10

    Alguém tem que fazer o TOP 10 dos erros de arbitragens a favor de seus times.

    Será que aparecerá algum Flamenguista para fazer mea-culpa?

  • 65. Hugo Serelo  |  20/01/2009 às 09:05

    Diogo, vai ser uma lista boa. Tão grande quanto a do Vasco e a do Corínthians.

  • 66. Renato K.  |  20/01/2009 às 09:07

    Franciel: “Quanto às objeções de Yuri Gagarin e Alexsander Popov, seguinte.”
    Matem esse sujeito antes que ele me mate de rir.

  • 67. Franciel  |  20/01/2009 às 09:48

    Renato K.
    uma má notícia para você. Acabei de publicar um novo texto lá no brioso blog rubro-negro.

    Maestro, nossos comerciais, por favor. E em caixa alta, pra agradar Douglas.

    http://WWW.VITORIACAMPEAO2008.WORDPRESS.COM

  • 68. VP  |  20/01/2009 às 10:03

    Alguém já está responsável pelas top dez humilhações do meu Vasco da Gama?

    Se não, me disponho a fazê-las.
    Abs.
    MarcosVP
    http://escudinhos.blogspot.com
    http://pirao.wordpress.com

  • 69. Douglas  |  20/01/2009 às 10:09

    Sem querer ser chato, mas acho que essa lista tá meio “nova” demais. Faltou o jogo da vingança, do 6 x 0, contra o Flamengo em 1981.

    http://br.youtube.com/watch?v=T73uC6P-raU

  • 70. Zarko  |  20/01/2009 às 11:32

    a lista do vascão vai sair quentinha… já já….

  • 71. Michel  |  20/01/2009 às 11:43

    Faltou o jogo da volta: http://www.youtube.com/watch?v=Bw-Sc5Rl2us&feature=related

  • 72. Lila  |  20/01/2009 às 11:49

    Aproveitando o verão tropical, vou distribuir gelo pros cotovelos doloridos…

  • 73. Prestes  |  20/01/2009 às 13:42

    Cara, pelamordedeus, entrem nesse blog de escudinhos! É sensacional!

  • 74. Arbo  |  20/01/2009 às 13:52

    Lila, meu irmão acaba de aterrisar no Rio. Tem 21 e vai no Flamengo X Friburguense.

  • 75. Fernando Cesarotti  |  20/01/2009 às 14:03

    Prestes, ia dizer o mesmo. O VP quer matar a turma do coração.

  • 76. Prestes  |  20/01/2009 às 14:15

    Esse ano ninguém segura o Bragantino, com Sérgio Manoel e Paulinho Kobayashi!!!!!???

  • 77. Lila  |  20/01/2009 às 14:24

    Romulo, mas é gatinho? tá disponível?

    haahahahahhaah

  • 78. Parede  |  20/01/2009 às 14:33

    Desce Lila!

  • 79. Francisco Luz  |  20/01/2009 às 14:35

    Barbarica, sensacional mesmo o blog do VP.

  • 80. Lila  |  20/01/2009 às 14:53

    Por que a parede não aparece aqui quando o Carlos diz que pega a Edinancy? Ah é… Deixa pra lá…

  • 81. Francisco Luz  |  20/01/2009 às 15:27

    Vou passar minha conta bancária para o Marcos VP. Vou ser demitido, não consigo parar de ver o site dele.

    Sensacionais demais os escudinhos, cara. Parabéns.

  • 82. Prestes  |  20/01/2009 às 15:58

    Sensacional é tu descobrir que tem inúmeros blogs de escudinhos!

    ImpedCopa de Botão djá!

  • 83. Junior  |  20/01/2009 às 16:37

    O autor do #76 quer provocar demissões em massa devido aos risos que provoca em quem lê o seu post.

  • 84. Parede  |  20/01/2009 às 17:05

    brigaduuu

  • 85. gustavo  |  21/01/2009 às 02:05

    Sensacional,lembro de todas.Só acrescentaria a fatídica derrota frente ao Boavista(próximo adversário,bateu o medo agora hehe)
    em 2007,que acabou nos tirando do Carioca e classificando o Flamengo.E o pior:foi num sábado de Carnaval…

    PS:Mto bom msm esse site dos escudinhos

  • 86. Michel  |  21/01/2009 às 09:55

    Pra quem for fazer a do Flamengo, favor lembrar-se – no que eu estou ajudando agora – da derrota por 5 x1 para o BRAGANTINO, da derrota para a Portuguesa no Maracanã, quando o presidente rubro-negro prometeu devolver o dinheiro ao torcedor caso o time perdesse e da derrota por 4×1 para o Vasco no Brasileirão de 97, quando o Edmundo meteu três gols e se tornou o maior artilheiro de todos os tempos em uma só edição do campeonato.

  • 87. Daniel  |  28/01/2009 às 11:14

    EU TENHO A CAMISA DO SEVEN (UP) X 1 BOSTAFOGO!!!
    HAHAHAHAHA

  • 88. Camilo  |  19/02/2009 às 12:25

    Só pra constatar: hoje é 19/02/2008 e esse ainda é o melhor top 10

  • 89. Sergio  |  26/03/2009 às 13:29

    Coisa de foguetes!

    “momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de sentar e esse fogo no meu rabo que nunca vai se apagar“.

    Essa torcida não existe!!!!!

    2800 testemunhas, ontem no Vazião!!!!!!!!!!!

    Tava na beira do caos, tava na beira do mau. Numa piração total!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • 90. Daniel  |  26/03/2009 às 14:11

    Bostafogo, o maior time pequeno do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 91. rafael  |  25/04/2009 às 20:34

    pq eu fui ler isso antes da final do carioca pqp

  • 92. rafael  |  25/04/2009 às 20:35

    mas de qualquer forma depois que eu digeri esses vexames me senti mais alvinegro é impressionante isso

  • 93. Gustavo Lengler  |  05/05/2009 às 11:30

    Só para constar, o Flamengo se classificou em quarto lugar no campeonato de 92, e não em oitavo. O Botafogo tb não era o primeiro, mas sim o segundo. O Timaço daquele campeonato era o do Vasco, e não o do Botafogo. E lembremos: aquele time do Fla tinha Nélio em grande fase, Paulo Nunes, Junior, Zinho, Junior Baiano, Gottardo, São Gilmar no gol. Só o do Vasco era melhor. O vexame existiu pelo fato de ter sido um 3 a 0, mas as goleadas para o Flu por 7 a 1 são muito piores.

  • 94. dearchi  |  13/05/2009 às 19:20

    Nada contra o comentário do possível blogueiro flamenguista… mas tinha que ser… enfim, contra fatos não há argumentos! O Botafogo, com certeza, é o time da atualidade que mais sofre vexames… sem comentários para o carioca desse ano. Acharam que o Botafogo iria ganhar… eu também tive essa ilusão e achei que finalmente o deboche pelo chororô iria terminar… Mas como tem coisas que só acontecem com a gente… Mais uma vez fregueses do Flamengo, que depois desse tri-vice viramos vip. Não existe um jogador no time que saiba bater pênalti direito, prova disso foi o perdido no tempo regulamentar. Botafoguense sabe, não ganho nos 90 minutos… é melhor ir pra casa… porque o fim fatídico será nos pênaltis… e foi!

  • 95. .  |  18/05/2009 às 20:54

    PREZADOS.

    Tal como há uma seção dos “Dez maiores vexames” dos clubes, aqui no Impedimento, humildemente proponho mais uma lista. Menos gloriosa, mas não menos polêmica:

    OS CINCO MAIS IMPACTANTES ERROS DE ARBITRAGEM A FAVOR E OS CINCO MAIS IMPACTANTES ERROS DE ARBITRAGEM CONTRA CADA CLUBE.

    E aí, moderadores, topam?

    Abraços.

  • 96. .  |  18/05/2009 às 20:58

    PREZADOS.

    Tal como há uma seção dos “Dez maiores vexames” dos clubes, aqui no Impedimento, humildemente proponho mais uma lista. Menos gloriosa, mas não menos polêmica:

    OS CINCO MAIS IMPACTANTES ERROS DE ARBITRAGEM A FAVOR E OS CINCO MAIS IMPACTANTES ERROS DE ARBITRAGEM CONTRA CADA TIME.

    E aí, moderadores, topam?

    Abraços.

  • 97. Marcio Figueiredo  |  04/06/2009 às 20:42

    Soh pra consertar, flamengo em 1992 se classificou em quarto na primeira fase, mesmo essa posição conseguida na última rodada. 1º vasco, 2º botafogo, 3º bragantino, 4º Flamengo, 5º Santos, 6º são paulo, 7º corinthians e 8º cruzeiro

  • 98. zobaran  |  13/06/2009 às 11:51

    É verdade, Márcio Figueiredo. O Gustavo Lengler já tinha me corrigido ali em cima. O Flamengo foi quarto e não oitavo. A humilhação, no entanto, não foi menor por causa disso. Três a zero na primeira final para um time com pior desempenho na fase anterior e ainda com direito ao “craque” do time dando churrasquinho na boca do algoz é FOGO!

  • 99. sacamano  |  01/08/2009 às 23:09

    Só senti falta da entregada do Márcio Teodoro em 1995…

  • 100. rafael botafoguense  |  09/10/2009 às 15:46

    #91 meu primeiro comentário, *_*

  • 101. Luís Felipe  |  25/01/2010 às 08:48

    FAVOR ATUALIZAR

  • 102. Alex  |  02/03/2010 às 18:04

    ÉÉÉ! Tudo bem que a gente até já se vingou mas os famosos 6 x 0 pro Vasquinho tem que fazer parte desta lista.

  • 103. sarmento  |  30/04/2010 às 11:39

    que besteirol esses comentários de botafogo tri vice e de humilhações , se é pra recordar, vamos aos nº maior vitoria do Bota sbre o fra 9x 2, o fra foi 6 vezes vice do Botafogo e o Botafogo só foi 5 vezes vice do fra, o Botafogo foi tetra campeão carioca e o fra nunca, o fra foi o time mais vice do carioca com 38 vices campeonatos e o único tetra tri vice, isso é só pra começar pois tem o “jogo do senta” Botafogo 5x 3 fra, etc.

  • 104. Anônimo  |  15/07/2010 às 11:51

    esse time é uma merda !!!!!!!!!!!!

  • 105. Mauro Figueiredo  |  22/01/2011 às 10:33

    A MAIOR GOLEADA EM CLASSICOS NO FUTEBOL CARIOCA FOI SOFRIDA PELO BOTAFOGO .
    O AMERICA DERROTOU O BOTAFOGO NO CAMPEONATO CARIOCA POR AMERICA 11 X 2 BOTAFOGO , UMA IMPIEDOSA GOLEADA APÓS A PRIMEIRA PARTIDA JA VENCIDA PELO AMERICA POR 2 X1 TER SIDO ANULADA , O AMERICA SAPECOU UMA LAVAGEM HISTORICA NO BOTAFOGO NO SEGUNDO JOGO .. ESTA FOI A MAIOR GOLEADA DA HISTORIA ENTRE OS CLASSICOS DOS 5 GRANDES DO RIO DE JANEIRO , FLAMENGO, AMERICA, VASCO, FLUMINENSE E BOTAFOGO…

  • 106. Mauro Figueiredo  |  22/01/2011 às 10:41

    VALE LEMBRAR QUE O BOTAFOGO ERA A QUINTA MAIOR TORCIDA ATE 1962 ATRAS DA TORCIDA DO AMERICA QUE ERA A QUARTA MAIOR TORCIDA DO RIO ATÉ OS ANOS 60 QUANDO ENTÃO O BOTAFOGO COMEÇOU A DSEPONTAR E DESBANCOU O AMERICA PASSANDO A SER A QUARTA MAIOR TORCIDA O RIO DE JANEIRO SEMPRE TEVE 5 GRANDES , FALAMENGO , VASCO , FLUMINENSE, AMERICA E BOTAFOGO , QUANDO O BOTAFOGO FEZ SUPER TIMES E GANHAVA TUDO NOS ANOS 60 E O AMERICA DECLINOU , SENDO QUE ENTRE OS ANOS 20 E 30 O AMERICA CHEGOU A SER A TERCEIRA MAIOR TORCIDA DO RIO AS PRIMEIRA ERAM FLUMINENSE E FLAMENGO, DEPOIS O AMERICA , O VASCO ERA ENTÃO A 4 TORCIDA , O FUTEBOL MUDOU MUITO E VAI MUDAR MUITO AINDA QUEM SABE DAQUI A UNS 50 ANOS O FLAMENGO DEIXE DE SER A MAIOR TORCIDA PODENDO ATE O BOTAFOGO SER A PRIMEIRA, O FUTEBOL VIVE DE MOMENTOS O CORINTIANS ERA A QUARTA TORCIDA EM SP ATRAS DO PALMEISA, SANTOS E SÃO PAULO , HOJE É A MAIOR … O FUTEBOL VAI MUDANDO AO LONGO DOS ANOS , O IMPORTANTE É VIVER O MOMENTO … PERGUNTE AOS MAIS VELHOS E VAI VER COMO É VERDADE, OU MESMO PESQUISE NO WIKPEDIA…

  • 107. Gleyson  |  13/02/2011 às 00:19

    Real mente o botafogo e ruinho um concelho pros botafonguence virão pro flamengo po que o flamengo e ingual coração de mãe cabe sempre mais um

  • 108. Juliano  |  21/04/2016 às 02:49

    No caso do 7×1 do florminenc, ficou claro na entrevista do Montenegro que os jogadores entregaram o jogo…

  • 109. carlos alberto da costa pereira  |  14/09/2016 às 16:42

    O Flamengo estar sem estádio a 141 anos….eu disse 141 e ninguem acha um absurdo. Chupa Mulambada , 95% dos títulos do Flabosta foram tudo com trambique, reparem que não ganha mais porra nenhuma sem ajuda dos arbitros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Alguns dias após o Barcelona 5x0 Chapecoense, hoje veio a consagração: Real Madrid 0x2 Chapecoense. 2 hours ago
  • Semifinais da Série D, jogos de ida: Juazeirense-BA 3x1 Globo-RN (volta 27/8) Atlético-AC 0x0 Operário-PR (volta 28/8) 2 hours ago
  • Corinthians finalmente perde e o que o resto do G4 faz? O resto do G4 não ganha nem três pontos contando os três times juntos. 2 hours ago
  • O Palmeiras não ficou só na promessa de ajudar. twitter.com/IPEonline/stat… 2 hours ago
  • O consolo palmeirense é que o São Paulo entrou no Z4 após essa apresentação pífia. 2 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: