Um espirro contra a ignorância

05/05/2009 at 07:00 124 comentários

Já era incômoda a reação moralista da comunidade mundial ao gesto do zagueiro Héctor Reynoso, do Chivas Guadalajara, que tossiu contra um adversário, simulando estar contaminado com o vírus da Gripe da Vúvia Porcina. Mas sempre pode piorar: a Conmebol anuncia agora que o jogador está “suspenso provisoriamente” da Copa Libertadores, mostrando o quanto pode ser lamentável a mistura de ignorância, moralismo e falta do que fazer.

Absurdo, vociferava a imprensa, enquanto eu pensava se só eu tinha achado sensacional a atitude de Reynoso.

Após o gesto e antes de pedir desculpas, o zagueiro disse que os jogadores do Everton teriam INTICADO (DUTRA, Olívio) com os jogadores mexicanos, acusando-os de serem portadores do vírus. Se isso for verdade, está plenamente justificada a atitude espirituosa de Reynoso.

A população mexicana vem pagando o porco, digo, o pato, enquanto os culpados seguem de lombo liso e os vivaldinos lucram com o alarme um tanto exagerado em escala mundial. O próprio presidente do México, Felipe Calderón, já andou reclamando da discriminação que os mexicanos estão vivendo, que seria “fruto da ignorância ou da desinformação”. O gesto de Reynoso pode ser visto como uma resposta, como diria a Heloísa Helena, a tudo isso que aí está.

Se não for, também não há motivo para o gritedo moralista que recorreu a imprensa dos quatro cantos da América Latina. Reynoso foi até espirituoso, ao disparar um ranho contra o adversário, quando bem poderia optar por um soco ou uma VOADEIRA. Só foi nojento, mas não machucou ninguém.

E nao me venha a Conmebol dizer que o fato é lamentável por causa do “risco de uma possível infecção da enfermidade AH1N1”. Todo mundo sabe que uma cusparada não transmite o vírus: basta que fiquemos longe dos porquinhos.

Um abraço,
Daniel Cassol

Entry filed under: Colunas, Pela América.

Não foi marketing: Sousa é o rei da Paraíba O zelador das esperanças avaianas

124 Comentários Add your own

  • 1. Francisco Luz  |  05/05/2009 às 07:43

    Absurdo, vociferava a imprensa, enquanto eu pensava se só eu tinha achado sensacional a atitude de Reynoso.

    Bem capaz. Ri duas horas quando vi o lance, e não acreditei em toda essa balbúrdia.

  • 2. Guilherme  |  05/05/2009 às 08:56

    Eu prefiro levar um soco na cara, a tomar ranho.

  • 3. Fabio  |  05/05/2009 às 09:01

    Se é por desinformação, interesses espúrios, falta de cultura que a boataria sobre a VIÚVA de ROQUE SANTEIRO está se propagando e prejudicando muitos, ainda mais os SOMBREIROS, é de se lamentar.

    Mas isso não impede de achar RIDÍCULA a atitude do cara em fazer isso. Vamos simular uma outra situação. Vamos a um antro de gente desinformada e deixamos lá no meio desse povo um bugio morto muito antes de conhecermos casos de febre amarela. Vão ser infectados? Não, mas basta para que se crie um ALARDE e todo mundo fique em doidivanas, com um medo ducaraí de ter contraído a peste.
    Pra mim, é muito afudê sacanear, tirar uma onda nesse mundo chato do politicamente correto, mas o pinta exagerou na dose e merece ser punido, sim.

    Outra imagem, um cara que corta o supercílio no meio do jogo, sai à caça de outros jogadores borrifando sangue na direção de outros atletas. O cara tem AIDS? Não se sabe. Os outros podem ser contaminados assim?? MUITO impossivelmente. Mas é uma coisa de mau gosto.

  • 4. Alex da Rosa  |  05/05/2009 às 09:04

    Putz, citar Carta Maior é confissão ideológica… do outro lado do espectro equivale a ser membro da TFP.

  • 5. joilson  |  05/05/2009 às 09:05

    sindrome de vira-lata destes mexicanos.

  • 6. dante  |  05/05/2009 às 09:09

    não achei NADA de genial na atitude do cara, e isso não tem nada a ver com a gripe suína, a aids ou um torcicolo [ns].

    não se pode ser ALARMISTA, mas há que se ter um mínimo de bom senso.

    sério, essa nojeira não tem cabimento nenhum, na boa. melhor se o cara tivesse dado uma RASTEIRA [a/c diego souza].

  • 7. arbo  |  05/05/2009 às 09:47

    já eu, apesar de – é claro – achar nojento, concordo com esse manifesto comunista do cassol na parte específica q defende o mexicano. SE foi discriminado, e é mto provável q tenha sido, deu uma boa resposta. Ele poderia ter dado várias respostas. Poderia ter rido da cara do outro, ter dado um soco no meio das fuça, ter falado uns palavrões. Só foi mais criativo e nojento – foi a resposta q ele escolheu, e acho bem feito para o “chileno”.

  • 8. dante  |  05/05/2009 às 09:52

    o problema reside no SE, porque este SE é uma ótima desculpa, convenhamos.

  • 9. arbo  |  05/05/2009 às 10:03

    bom, NO CALOR DA HORA (MOAH, Serginho) o mexicano não vai pensar “não vou agir assim, porque podem pegar isso aqui como desculpa pra tudo depois”. Creio q ele agiu bem, mas não discordo de um jogo de suspensão, por exemplo. Cada um no seu quadrado, para citar outra “música” sensacional desse meu Brazil.

  • 10. dante  |  05/05/2009 às 10:10

    não é isso.

    eu quis dizer que essa DESCULPINHA [“ah, fiz isso porque o pessoal bobo do everton FERIU MEU ORGULHO MEXICANO”] é muito “conveniente”, até porque ninguém registrou isso.

    parece aqueles GURIS CAGADOS: “mãe, foi ele quem começou”.

  • 11. alemao  |  05/05/2009 às 10:15

    Não concordo, daqui a pouco teremos guerra de ranho ao invés de socos e chutes? onde esse mundo vai parar? Numa guerra de ranho o robinho pode levar vantagem sobre o sandro goiano! Q voltem as rasteiras, socos e chutes!

  • 12. douglasceconello  |  05/05/2009 às 10:23

    Acho que uma dose de BANDITISMO é sempe bem-vinda. Ainda mais quando aliada ao HUMOR.

    Sem dúvida, Reynoso é um mestre na arte do IMPROVISO (ns).

  • 13. Sanchotene  |  05/05/2009 às 10:25

    Seguinte, não se justifica em nenhuma hipótese. Nem se “o se” existir. Aliás, no próprio México morreram centenas de pessoas por causa dessa doença. São eles as vítimas do ato do jogador do Chivas. Obviamente, o jogador chileno sequer se assustou com isso; fosse assim, sequer teria entrado em campo.

  • 14. Tiele  |  05/05/2009 às 10:29

    Nada a ver essa atitude. Nem há provas de que ele foi MAGOADO verbalmente. E ainda que fosse dito algo, longe dos olhos da arbitragem é outro caso.
    E eu nunca comento, mas desse post, eu discordo. OK!

  • 15. Lucas Cavalheiro  |  05/05/2009 às 10:29

    O que interessa é que, conhecendo a Conmebol, vai ficar elas por elas, o magrão vai levar um joguinho de gancho e eras isso.

  • 16. Battaglin  |  05/05/2009 às 10:29

    Vislumbre:

    É só uma questão de tempo para que ganhe corpo a teoria de que a tal gripe é uma criação americana para acabar com os mexicanos que deu errado e que a Igreja Católica tentou comprar para largar na África mas os ruralistas roubaram para matar o pessoal do MST.

    Sairá com INclusividade (porque o pessoal de esquerda não é exclusivo, é inclusivo, seu Carlos Alberto de Nóbrega…hahah….a mesma praça, o mesmo banco…lara la raia) na Carta Maior, no blogo do Idelber, no blog do Emir Sade, na coluna do Doutor Sócrates, do Tostão, no comentário da Soninha, daqui a 2 meses.

    Eu serei chamado de ingênuo e alienado quando rir.
    Mas só daqui a 2 meses.
    Não agora.
    (Ah, claro! A gripe também será apontada como mais uma demonstração da FALÊNCIA do capitalismo trans-alguma-coisa.)

    Um beijo.

  • 17. Sanchotene  |  05/05/2009 às 10:30

    Battaglin vence por nocaute…

  • 18. Gustavo  |  05/05/2009 às 10:42

    Bom, quem lê o Cassol há mais tempo sabe que ele nunca escondeu seu marxismo.

    A reação do mexicano gera controvérsias. Por um lado, eu acho que o cara respondeu de forma genial a uma provocação escrota que não é provada, mas ninguém duvida. Por outro, é um exemplo terrível em tempos de pânico causado por uma epidemia. Se fosse possível provar a acusação da provocação anterior, eu daria gancho também ao sujeito do Everton.

  • 19. fino  |  05/05/2009 às 10:52

    é muita teoria.

    se os xicanos foram discriminados durante o jogo (e acredito que tenham sido mesmo), a resposta do cara foi genial…

    o problema é que a gente nunca sabe o que esses caras falam ao pé do ouvido do adversário durante os NOVENTA MINUTOS.

    aí sempre sobra um soco, uma cotovelada e, agora, uma RANHADA pra virar manchete.

    só acho BIZARRO uma coisa: quando eu dizia em outro post que é DEVER MORAL do jogador agredir o adversário quando este abusa da provocação, tinha gente que me dizia “tem que dar a resposta na bola”. Aí agora defendem a pancadaria. Prova cabal de que OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (ns)

  • 20. dante  |  05/05/2009 às 10:56

    só não entendo essa DICOTOMIA DO BANDITISMO:

    provocação com ranho [no caso dos mexicanos] = bom

    provocação verbal [suposto caso do cara do everton] = mau

    alguém me explica por que a bandidagem de um “pode” e do outro “não pode”.

  • 21. izabel  |  05/05/2009 às 10:57

    AI QUE LINDO É O IMPEDIMENTO!!!
    Sério, tava esperando um post desse desde que saiu a punição.

    mais uma vez, acho que a vontade de aparecer, travestida na idéia de ‘preservar a ordem e o fair play’, tá acabando com o futebol.
    também achei muito engraçada a atitude do zagueiro.
    e já enchi o saco desse alarde da mídia com a gripe. fora as declarações da ONU, do governo mexicano, e de uma coluna do clovis rossi na folha de sexta, ainda não li nada de sensato sobre o assunto.

  • 22. Fabio - O outro  |  05/05/2009 às 11:02

    Apesar de não concordar com a totalidade do texto, o Cassol escreve bem pra cara…

    A atitude escrota do mexicano não se justifica, mesmo se tivesse ocorrido algum tipo de provocação por parte do chileno. Tem que ser punido. Ponto.

    Nem entrando no mérito ideológico da coisa, um moralista ou não, jamais gostaria de levar uma cusparada ou ranho na cara..

    Mas, por outro lado, a sacada do loco foi mto engraçada….

    Abraço.

  • 23. izabel  |  05/05/2009 às 11:07

    Sancho: centenas de morte por essa doença
    centenas, no caso, são 26, OK? (fonte: OMS, update de hoje)

    e essa colocação dos números corretos, ao meu ver, também serve pro bataglin, fazendo troça do que seria uma teoria da conspiração, mas que também não deve ter se atentado aos verdadeiros números dessa epidemia.

    dante, acho que a dicotomia não é ‘ranho’ = bom, ‘verbal’ = mau.
    a dicotomia é: provocação em campo = parte do jogo,
    mania de se meter em tudo por conta do fair play = péssimo.
    acho muito pior, tirado do seu próprio discurso, a idolatria pelo guinazu (ou, por parte dos gremistas, do sandro goiano). esses caras as vezes pegam pesado demais, o que pode acabar com a carreira de outros jogadores. (veja bem: eu falei ‘às vezes’ pegam pesado demais).

  • 24. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 11:11

    eu não sei o que falar da comparação “Carta Maior = TFP”

    não sabendo, calo-me.

    acho que há um exagero da Conmebol observando o que o time do Everton fez em campo. Alguém por acaso saiu correndo para o vestiário dizendo “ele me contaminou”? Foi para o hospital, alguma coisa assim? Não. Foi uma provocação barata, bizarra, engraçada, que não rendeu em coisa alguma.

    AGORA, o Sancho lembrou um fato importante. A provocação do Reynoso pode ser ofensiva aos próprios mexicanos. Sendo assim, acho que não caberia à Conmebol puni-lo – caberia À DIREÇÃO DO CHIVAS ter essa atitude. Ainda mais sendo o Chivas um clube tão patriota como é, só contrata mexicanos, canta o hino antes dos jogos, etc.

    A Conmebol poderia lamentar o fato, dizer que não se brinca com isso, mas uma punição disciplinar a meu ver é exagerada.

  • 25. JC  |  05/05/2009 às 11:11

    Ah, isso foi como aquelas brincadeiras de guri à JACKASS…no início tem graça, depois a gente calcula os riscos e pára de rir…

  • 26. fino  |  05/05/2009 às 11:17

    se eu fosse desses jogadores metidos a polemico, comemoraria todos meus gols em estádios adversários simulando uma urinada de cachorro na bandeirinha de escanteio… erguendo a pata e depois dando aquela patinada classica dos cães…

  • 27. Daniel Cassol  |  05/05/2009 às 11:17

    Massa a discussão, mas gostei mesmo dos comentários da Izabel, hsuhsushs.

    Sério, acato as discordâncias, só não participo mais da discussão porque isso demanda uma disciplina e uma capacidade de escrever rapidamente, que eu não tenho. Por isso rubrico o comentário 23 da Izabel.

    Alex, acho que comparação da Carta Maior com TFP é uma “esperteza” tua no debate e não faz muito sentido.

    Mais a mais, todo mundo tem suas opiniões, eu tenho as minhas, e não preciso confessar porque nunca as escondi.

  • 28. dante  |  05/05/2009 às 11:17

    izabel, o guiñazu é um jogador extremamente INVOCADO, mas não é violento [no sentido de não ser reconhecido por esse atributo]. na real, acho que a comparação com o sandro goiano não faz muito sentido. ambos são jogadores de “pegada”, mas são bem diferentes no APPROACH.

    o que eu tava dizendo sobre “verbal = mau” faz referência ao suposto comportamento do jogador do everton. porque, como tu mesma disse, “provocação em campo = parte do jogo”. e o cara do everton supostamente provocou o mexicano em campo.

    ESMIUÇANDO: quer dizer que largar um ranho pode, mas provocar o mexicano não pode?

    quem decide o que é bandidagem e o que não é?

  • 29. André K.  |  05/05/2009 às 11:21

    Izabel, por falar em jogador violento, por onde andam o Gilmar Fubá? o Bernardo? Zé Elias? O Ezequiel?

  • 30. Godo  |  05/05/2009 às 11:22

    É um lance parecido com os argentinos chamando os brasileiros de macaquitos e tals… de toda forma, acho bobagem exigir de jogador de futebol exemplos de bom-mocismo. O lance serviu pro SPFW subir nas tamancas e dizer que não viaja pro México nem com liquidação do inverno 2009 lá.

  • 31. izabel  |  05/05/2009 às 11:29

    dante, esmiuçando: tudo o que o juiz não apitar como falta, ou mostrar cartão amarelo ou vermelho, pode.

    andre k: sinceramente, não sei. acho que tão todos aposentados. joga aí no google que você consegue essas informações.

  • 32. Francisco Luz  |  05/05/2009 às 11:32

    Dante, não achei errado o cara do Everton provocar. Se foi pra deixar o goleiro transtornado, fez bem (mas, pelo jeito não funcionou).

    Achei que foi uma ótima resposta do mexicano a uma boa provocação do chileno, simples assim.

  • 33. alemao  |  05/05/2009 às 11:32

    Ah, sei lá, tb não acho correto aqueles pés de foice como o tosco do Domingos em cima do dentinho (parabéns, Izabel)…mas soco, não vejo problema, ninguem para de jogar por ter quebrado o nariz…tipo da cintura pra baixo não vale, ok?

  • 34. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 11:40

    “É um lance parecido com os argentinos chamando os brasileiros de macaquitos e tals”

    não, Godo, mas não mesmo.

    seria semelhante se um brasileiro imitasse um GORILA que fosse ATACAR um argentino, o que não faria sentido algum.

  • 35. Carlos  |  05/05/2009 às 11:41

    Ao invés de aproveitar o lance e punir todos os jogadores, times, etc do México pra todo o sempre no futebol sudamericano, vcs ficam defendendo o cara?

    Bons tempos q o impedimento queria que o méxico passasse longe da Libertadores…

  • 36. Lucas Cavalheiro  |  05/05/2009 às 11:44

    Nunca vi o Guiña ser desleal…

    Acho que a comparação PERFEITA é Edinho = Sandro Goiano 😀

  • 37. Gustavo  |  05/05/2009 às 11:49

    Dentro da DICOTOMIA mencionada pelo dante, acredito que o mexicano fica MENOS bandido por ter respondido a uma provocação. Se ele fosse o OFENSOR inicial, daí mereceria ser amarrado em praça pública e condenado a receber COSQUINHAS NOS PÉS por 6 horas.

  • 38. Carlos  |  05/05/2009 às 11:51

    “nunca vi o Guiña ser desleal”

    Pq todo torcedor perdoa os defeitos do seu ser amado?

    asçldksaldkasdkçlsadkaskdsaçlkdaksskç

  • 39. Lucas Cavalheiro  |  05/05/2009 às 11:54

    #38

    é vero.. bem que ele podia dar umas cotoveladas como todo bom argentino… Tá aí um defeito do Guina!

  • 40. fino  |  05/05/2009 às 11:57

    o guina até dá umas porradas…

    mas o que me impressiona é quando é ele que apanhal e não fica fazendo cera e nem revida…

    na boa, esse loco deve ser meio X-men assim, ossos de titânio, vai saber…

    teu post poetahoch, kd? lçsdafkladçsf

  • 41. Serramalte Extra  |  05/05/2009 às 11:58

    hm… que histeria. Tinha que expulsar e suspender o cara pela “ranhada”, gripado ou não, pedindo desculpas ou não. Já tou vendo o Kléber do Cruzeiro dando uma cusparada na cara dum e reclamando que o cara tinha chamado ele de doente, ou algo assim…

    Dei uma pesquisadinha e vi que 181 pessoas morreram de gripe NORMAL no Brasil em 2006. 1/1.000.000 da população, pouco mais que o dobro dos que morreram ATINGIDOS POR RAIOS! O México tem cento e poucos milhões de habitantes, só na região metropolitana da capital são 22 milhões. Teve 590 casos de gripe suína, com 25 mortes, desde fevereiro. Se não aumentar muito, não vai passar muito de um nível NORMAL de mortes por gripe.

    Sr. Leoz, não foda a Libertadores por causa disso.

  • 42. Francisco Luz  |  05/05/2009 às 12:00

    Mas aí é que tá, ele não LANÇOU UM RANHO no cara. Simplesmente tossiu e ASSOOU o nariz naquele esquema BANHO.

    Tipo, a ideia não foi SUJAR o magrito, só tocar o terror viral.

  • 43. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 12:01

    o problema, Serramalte, não é o número de mortes. O problema é que não descobriram vacina, cura ou remédio (pelo menos até onde eu me informei sobre).

  • 44. Serramalte Extra  |  05/05/2009 às 12:02

    se tivesse ranho na napa do cara, lançaria…

  • 45. Serramalte Extra  |  05/05/2009 às 12:04

    tá, LF… mas com o nível de alarme que o pessoal tá, lá no México qualquer nego que dá um ESPIRRO deve estar indo correndo pra um hospital, como portoalegrenses atrás de vacina da Febre Amarela

  • 46. izabel  |  05/05/2009 às 12:14

    lógico que o problema é morte, LF. se não fosse, seria uma gripe normal. o dado do serramalte mostra bem que os outros casos de gripe também matam, em proporções semelhantes.
    o alarde que a OMS tá fazendo, justificado, é o medo do surgimento de novas cepas, essas sim mais letais. e o artigo que o cassol postou (eu não conhecia) mostrando o risco de recombinação dos virus dentro das criações de porcos é bem interessante.
    e remédio tem sim, um antiviral que atua bem nesses casos.
    não há vacina, assim como não há vacina para boa parte de outros virus da gripe.

  • 47. Franciel  |  05/05/2009 às 12:15

    Bom. Seguinte é este. Não sou da Carta Maior nem da TFP, mas fecho com a seguinte teoria de um amigo, que largou esta. “Que porra de gripe de porco espinho, o quê, rapaz? Tudo isso aí é um complô destes viadinhos vegetarianos. Toda dia eles botam defeito e doença em um animal. Um dia é vaca louca, no outro é frango resfriado, agora isso”.

    Largou estas palavras da salvaçaõ e foi comer uma bisteca de porco.

    Quanto ao cara da foto aí, eu pensei que ele tava convidando o chileno para dar um teco numa da boa que ele havia trazido da Colômbia.

  • 48. Battaglin  |  05/05/2009 às 12:28

    Izabel:
    “e essa colocação dos números corretos, ao meu ver, também serve pro bataglin, fazendo troça do que seria uma teoria da conspiração”

    Eu: não, não serve.

    Um beijo.

  • 49. Daniel Cassol  |  05/05/2009 às 12:34

    Só pra dizer, este Mike Davis publica seus artigos no The Guardian.

  • 50. Battaglin  |  05/05/2009 às 12:35

    Ah, e já que os comentários deste post têm 35% de teor político, achei que seria o momento exato de mostrar um link.

    Sempre achei meio exagerada a história dos Mandarins na Construção do Grande Internacional dos ano 70, mas que sempre foi cultivada porque eles, os mandarins, têm bons amigos na imprensa (LFV) e/ou são eles próprios da imprensa (Hugo Amorin, Cabral, Ibsen comentarista).

    Agora eu descubro que o Bráulio, craque dos 60/70 sentou a lenha neles. E muito bem sentada.
    “RE: Como é que foi a polêmica com os mandarins, quando tu ficaste marcado como um símbolo de um futebol de pouca força física, enquanto Sérgio Galocha seria um símbolo de um novo futebol que estes preconizavam?

    Bráulio: Eu já era profissional e já era Craque do Ano por dois anos consecutivos. Essa mudança não houve no Internacional. A idéia dos mandarins era política. Esquerdistas e políticos. Então eles estavam usando o clube para a política – tanto que tem gente que hoje é vereador, deputado e outros rolos mais.” [e segue]

    A entrevista é algo velha, mas quem quiser:

    Atletas do Passado – Bráulio

  • 51. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 12:41

    ATENÇÃO TEÓRICOS DA CONSPIRAÇÃO:

    O San Luis vai jogar as DUAS partidas contra o Nacional em Montevidéu, segundo a rádio Gaúcha.

    Isso quer dizer que provavelmente o São Paulo vai jogar as duas contra o Chivas em São Paulo.

  • 52. Anônimo  |  05/05/2009 às 12:48

    então quer dizer que graças aos esquerdistas, o Inter teve a sua melhor fase da história?

    agora se justifica aquela bandeira comunista com o símbolo do Inter na popular. Pelo Internacional Socialista sempre!

  • 53. izabel  |  05/05/2009 às 12:48

    LF, li hoje num jornal daqui: o sfpc quer, se possível, as duas partidas no morumbi. outra alternativa, bem aceita pelo chivas, é utilizar o couto pereira. pelo jornal, o chivas e o coritiba firmaram uma parceria ano passado, e este último já ofereceu o estádio pro time do méxico. a diretoria do spfc também acha essa alternativa uma boa coisa. ou seja: times mexicanos largaram atrás nessas oitavas.
    (mas não vejo teoria alguma da conspiração. só não aceitaria, se fosse eles, jogar no morumbi as duas partidas).

  • 54. André K.  |  05/05/2009 às 12:51

    E tu acha certo isto, LF?

  • 55. fino  |  05/05/2009 às 12:51

    e como ficaria a divisão de ingressos??? maioria sao-paulina nos 2 jogos?

  • 56. Juca  |  05/05/2009 às 12:58

    Bah, jogar ranho é foda. Fosse eu teria PEDALADO o bagual.
    Galo Cinza mode=on

  • 57. Prestes  |  05/05/2009 às 13:02

    “Que porra de gripe de porco espinho, o quê, rapaz? Tudo isso aí é um complô destes viadinhos vegetarianos. Toda dia eles botam defeito e doença em um animal. Um dia é vaca louca, no outro é frango resfriado, agora isso”.

    FRANÇUEL WINS

  • 58. Prestes  |  05/05/2009 às 13:10

    Acho cusparada pior que soco. Não tenho nenhum argumento convincente, mas acho pior.

    Pode ter sido genial, criativo, etc. mas o cara das comissões disciplinares não está lá para julgar isso. O cara não vai dizer pro Diego Souza: “ah, tua rasteira não foi tão boa, não executaste bem…3 jogos de suspensão e aulas de reciclagem em capoeira”.

    Enfim, como já tinha dito naquele post sobre o Kleber, acho sensacional essas confusões, zoeiras e afins. Cabe aos jogadores fazerem essas merdas, mas os órgãos disciplinares têm que dar uma moderada. Cada um tem sua função.

    Ou então se extingue tudo e todo mundo sai dando cusparada em todo mundo e o jogo vira uma grande palhaçada. Em suma, não sou contra nada dentro do campo de jogo, mas acho que o cara depois tem que arcar com as consequencias. A televisão hoje filma tudo, o mundo inteiro vê. As federações não podem se omitir em certos lances. Mas que fique bem claro que sou a favor de penas brandas.

  • 59. Sanchotene  |  05/05/2009 às 13:22

    Re 23

    Eu sou assim, exagerado, Izabel…

    Tomou-se drásticas medidas de precaução, a doença foi logo reconhecida (já se sabe que é a mesma da gripe espanhola), e já há tratamentos disponíveis. Há um exemplo histórico do que NÃO fazer, e isso ajuda. Tudo isso contribuiu para o baixo número de óbitos e pela lenta expansão da doença.

  • 60. Sanchotene  |  05/05/2009 às 13:29

    Re 51

    O San Luís, pelo seu presidente, já disse que não aceita: “Salió la ministra de Uruguay diciendo que nos abren la puerta para jugar los dos partidos allá y pues digo: Muchas gracias, pero como no lo va a hacer si Nacional va a jugar los dos partidos de local“. Aliás, o Sr. Eduardo del Villar sugere que os mexicanos não disputem mais a Libertadores.

    Ver: http://msn.foxsports.com/fse/historia/futbol/tournaments/libertadores/9538488/Sugiere-San-Luis-retirarse-de-Santander-Libertadores

  • 61. Guilherme  |  05/05/2009 às 13:31

    Aí vem a discussão mais profunda do “fazer de tudo pra vencer”.

    O Vanderlei falou que em jogo vale tudo, isso não existe.

    O Grêmio nunca fez “de tudo” pra vencer. Pelo menos não como filosofia.

    Eu daria um gancho no Domingos e no Mancini naquele lance em que o Diego Souza foi o único macho e o único que se fudeu.

    Quem deveria ter sido expulso deveria ter sido o Materazzi não o Zidane.

    Isso porque uma vez eu jogava futsal e um filha da p*** meteu o dedo no meu c* pra me provocar e eu nunca me recuperei heh.

    Como vingança, eu lembro do Brasil e Argentina na Copa América do gol no final do Adriano. Os argentinos ficaram fazendo gracinha e tomaram.

  • 62. arbo  |  05/05/2009 às 13:37

    fino, 19: faltou nomear, pro pessoal poder responder.

    eu vou na linha da izabel e, agora, do prestes tbm (58). dentro do campo q se provoquem, q se respondam. e depois arquem com as conseqüências. simples.

  • 63. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 13:43

    #54

    Não, acho muito errado.

    Primeiro, acho que tudo tem que ser bem documentado. Tipo, o ministério da saúde do México enviar uma comunicação oficial á Conmebol dizendo que não pode realizar eventos esportivos para grande público, etc.

    Daí, o jogo teria de ser disputado em um lugar próximo. Nos Estados Unidos, na Guatemala, em Belize, em Cuba, em Honduras, em Curaçao (!). Um lugar que a viagem não fosse tão prejudicial aos mexicanos.

    O PROBLEMA é que, se o precedente fosse aberto (não será) para Nacional X San Luis, a Conmebol não teria como impedir o mesmo para SPFC X Chivas.

  • 64. Rudi  |  05/05/2009 às 13:44

    Galera… 26 mortes é o NÚMERO OFICIAL

    Estou trabalhando no MS faz cerca de um mês (depois de ter saído do banco do VEC), e digo pra vocês, se eu lhes falasse a verdade teria que matá-los… hehehe

  • 65. fino  |  05/05/2009 às 13:47

    pronto arbo

    O dia em que a Terra parou

    177 comentários pra tu ver quem disse o que.

    sdjklajksdajksdfajk

  • 66. izabel  |  05/05/2009 às 13:58

    arbo # 62: mas não dá pra concordar comigo e com o prestes!!! (eu acho) porque eu discordo muito dele. se o juiz não puniu a cusparada, pra mim tá total errado a federação vir com punição ‘moral’ pro zagueiro.

  • 67. arbo  |  05/05/2009 às 14:01

    já os li todos, fino. não encontrei contradição expressa. o trabalho seria teu…
    E, rudi, deixa A VERDADE às 18h da tarde num envelope posto na lixeira da esquina democrática. o mundo precisa saber. [corta para uma dona de casa preparando o café da manhã ALHEIA aos perigos iminentes]

  • 68. Rudi  |  05/05/2009 às 14:03

    arbo, não tenho os números exatos porque é tudo muito dinamico, mas posso te dizer que instalaram um “gabinete da crise” na sala ao lado da minha, e eu vejo o dia todo MÉDICOS INFECTOLOGISTAS CAGADOS DE MEDO
    conversando com um deles, me disse que a previsão pessimista (perfeitamente aplicável ao sistema único de saúde) é de alguma coisa em torno de 7 milhões de óbitos NO BRASIL

  • 69. Ernesto  |  05/05/2009 às 14:05

    Povo mexicano pagou o preço de abrigar trasnacionais so interessadas no lucro.

    Ah, mas no rio Grande isso aconteceu com o Brito, o menem dos pampas.

  • 70. arbo  |  05/05/2009 às 14:09

    Eu vou na linha, mas não escrevo com as todas as letras de vocês, Iza. Basicamente estou opinando sobre o comportamento DO JOGADOR. Acho q ele fez bem, supondo q se ofendeu e que é assim q acha q tem q lidar com ofensas E QUE estaria disposto a arcar com as conseqüências (tbm supostas) q o ato poderia ter (um cartão amarelo, uma expulsão, uma suspensão provisória, um contragolpe do argentino…).

    Qto à punição moral, nem quis entrar no mérito (me aborrece um pouco essas discussões). Em geral não concordo com punição a posteriori, mas tbm isso não é uma verdade absoluta para mim.

  • 71. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 14:11

    conversando com um deles, me disse que a previsão pessimista (perfeitamente aplicável ao sistema único de saúde) é de alguma coisa em torno de 7 milhões de óbitos NO BRASIL


    qual o próximo trem rumo ao EVEREST?

  • 72. Lucas Cavalheiro  |  05/05/2009 às 14:13

    “Vale tudo, só não vale dar o c*” (Gil, 2007)

  • 73. Francisco Luz  |  05/05/2009 às 14:16

    Ushuaia now, estou partindo.

    Porra, 7 milhões de mortos? Vou fazer um estoque de VICK PYRENA.

  • 74. Rudi  |  05/05/2009 às 14:16

    claro que tudo isso depende das barreiras sanitárias para o vírus entrar DE COM FORÇA aqui no brasil…
    pois uma vez inoculado, fudeu…
    temos uns 200 casos suspeitos mais ou menos, e um óbito suspeito em SP, mas ainda esperando autópsia
    no mundo todo vai depender da doença chegar na áfrica ou não, infelizmente as condições sanitárias e sociais lá são calamitosas ao extremo, o que poderia levar metade do continente a se extinguir
    mas a real é essa, a chance de tu morrer disso ou não vai depender do teu acesso aos tratamentos devidos – que existem mas ainda não estão públicos
    o brasil tem 160 leitos com “pressão negativa” que é como eles chamam o isolamento total que a pessoa precisa nesse caso, onde não tenha contato com absolutamente nenhuma bactéria e possa ter seu sistema imunológico desativado, pois não é a gripe que vai matar a pessoa, mas ela vai pegar tão forte no teu sistema imunológico, que ele vai reagir mais forte ainda e aí fudeu de vez…
    o que eu sei era isso…
    mas como eu falei antes… se eu contasse pra vocês tudo…

    hehehe

  • 75. Rudi  |  05/05/2009 às 14:20

    TROTE INFANTIL

    Acabei de ligar prum amigo aí de porto alegre, ao atender espirrei e disse “cara, acabei de te passar a gripe do porco”

    Lembro na época do Antrhax (sim, sou velho) mandava e-mail com um jotapégui de um pózinho pra pessoa…

    Cara, definitivamente meu senso de humor não é normal

  • 76. izabel  |  05/05/2009 às 14:24

    rudi #68: eu ia deixar quieto a primeira observação, encarando de uma forma bem humorada.
    mas esse segundo aí não posso deixar passar. a não ser que você coloque números claros e fonte.
    digo que são as 26 mortes confirmadas até este momento, nenhuma no brasil. e digo isso como médica e como funcionária de um serviço de vigilância em saúde daqui.

    arbo: tendi.

  • 77. Rudi  |  05/05/2009 às 14:24

    ah, françois lumièrè… vick pyrena não adianta porra nenhuma…

  • 78. Rudi  |  05/05/2009 às 14:27

    iza, minha sala fica ao lado do gabinete do beltrame, secretário de assistência a saúde, que tu deve saber que é a maior secretaria do ministério… esses dados são de infectologistas que se reunem umas 3 vezes por dia aqui, um deles inclusive conversou comigo ontem a respeito
    essa estimativa de mortes está baseada num relatório feito em 2006 para o combate a gripe do frango, considerando que essa originária do porco (mas não totalmente do porco) por ser uma mutação possui um poder de transmissão maior
    o MS tá investindo tudo nas barreiras pra não deixar o vírus chegar forte aqui no brasil, é consenso dos infectologistas que se ele chegar, não há como controlá-lo

  • 79. Rudi  |  05/05/2009 às 14:29

    essas informações dos casos suspeitos e desse óbito suspeito são repassadas pelos 52 hospitais referência no brasil, o Ms publicou no site uma lista dizendo quais são…
    como estou na assessoria de comunicação do ministério, sou um dos que recebem o contato dos hospitais informando esses casos, e fiz o contato com eles avisando-os do procedimento para referência e também fazendo um levantamento do material que eles possuiam, leitos de pressão negativa, equipamentos que deveriamos mandar… enfim… estou bastante perto do núcleo da coisa, e confesso que não gostaria de estar…

  • 80. Rudi  |  05/05/2009 às 14:33

    possuimos condições de produzir rapidamente remédio para 9 milhões de pessoas, o problema é o custo desse remédio, a logística ineficiente de transmissão das farmácias populares (deves saber bem disso) e a dificuldade de acesso a regiões bem periféricas mesmo em centros urbanos, onde provavelmente os casos serão maiores
    então internamente há o temos que esses remédios não cheguem a tempo caso essa gripe se espalhe forte mesmo

  • 81. Diogo  |  05/05/2009 às 14:40

    Bah.

    Não achei nada engraçado a atitude do zagueiro, achei deslealmente infantil e genial . Engraçado foi o Edmundo ser nocauteado por um argentino anos atrás.

    Animal fail.

  • 82. Gustavo  |  05/05/2009 às 14:47

    Vick Pyrena é Tylenol, só que menos de 500 mg.

  • 83. Ernesto  |  05/05/2009 às 14:48

    #50 e 52.

    A partir do momento que o Ibsen Pinheiro é considerado de esquerda, APOIADOR DO BRITO, O INOMINÁVEL, O MENEM GAUCHO, nota-se que:

    Braulio é praticamente um fascista. Nao a toa deve ter sido um extrema-direita também nos gramados.

    Ou,

    se o ibsen é de esquerda, o mundo está perdido, e o suícido é um dever.

  • 84. Rudi  |  05/05/2009 às 14:48

    Gustavo, e tylenol PARA ESSA GRIPE ESPECIALMENTE não adianta porra nenhuma do mesmo jeito…

  • 85. Rudi  |  05/05/2009 às 14:58

    pra descontrair e levar na brincadeira

    http://oversodoinverso.wordpress.com/2009/05/03/manual-de-sobrevivencia-da-gripe-suina-em-8-passos/

  • 86. Rudi  |  05/05/2009 às 15:21

    mas não entendo uma coisa, se brasil E uruguai aceitam receber mexicanos para jogar, porque não chivas manda o jogo no uruguai e san luis no brasil?

  • 87. Rudi  |  05/05/2009 às 15:23

    ainda sobre a gripe… isso aqui vai ser legal pra quem quiser se informar mais, acabei de enviar pro pessoal aqui

    Audiência Pública

    Acompanhe pela Rádio Web (http://www.webradiosaude.com.br/radioonline/) a audiência pública conjunta para discutir ações preventivas contra a gripe suína (H1N1) no País e mecanismos de controle e tratamento para eventuais contaminações, com a presença, pelo Ministério da Saúde, do secretário de Vigilância em Saúde Gérson Penna; o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Dirceu Raposo de Mello; o diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares da Silva; e – um representante do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O debate foi proposto pelos deputados Elcione Barbalho (PMDB-PA), Fernando Coruja (PPS-SC) e Cézar Silvestri (PPS-PR).

  • 88. GENERAL BENTO GONÇALVES  |  05/05/2009 às 15:24

    Se fossemos nós, os republicanos separatistas os vencedores, poderíamos tranquilamente fechar as fronteiras, ainda mais com esta possibilidade de clubes mexicanos jogarem no uruguai e em curitiba.

    pelo fim dos voos ao méxico, tanto ida quanto volta.

    AGUANTE

  • 89. Anti-Ernesto  |  05/05/2009 às 15:29

    Que cara morrinha!

  • 90. Junior  |  05/05/2009 às 15:32

    Eu também acho que o mexicano foi um idiota em fazer o que fez. Acho que dentro de campo vale quase tudo, mas existem alguns limites. Se realmente foi provocado, podia até dar um soco, provavelmente ao contar o motivo do soco, a própria diretoria do Chivas entenderia. Mas a atitude dele foi nojenta. Assino embaixo disso que o Prestes escreveu:

    “Acho cusparada pior que soco. Não tenho nenhum argumento convincente, mas acho pior.

    Pode ter sido genial, criativo, etc. mas o cara das comissões disciplinares não está lá para julgar isso. O cara não vai dizer pro Diego Souza: “ah, tua rasteira não foi tão boa, não executaste bem…3 jogos de suspensão e aulas de reciclagem em capoeira”.

    Enfim, como já tinha dito naquele post sobre o Kleber, acho sensacional essas confusões, zoeiras e afins. Cabe aos jogadores fazerem essas merdas, mas os órgãos disciplinares têm que dar uma moderada. Cada um tem sua função.”

  • 91. Rudi  |  05/05/2009 às 15:43

    Talvez eu tenha me expressado mal em uma coisa… esses 7 milhões é a possibilidade mais pessimista de todas, mas isso depende da onde a gripe desembarcar no brasil, com que frequencia e tudo mais…
    é possível que ela seja apenas uma marolinha
    mas o alto comando do ministério, ao menos internamente, tomou a decisão de trata-la como um maremoto, e tentar se prevenir como tal…
    também pelo medo de não ser possível fazer muita coisa depois que ela chegar

  • 92. Diogo  |  05/05/2009 às 15:44

    Analisemos então a frase do Prestes:

    “Acho cusparada pior que soco. Não tenho nenhum argumento convincente, mas acho pior”

    Exato. Conclui-se que o Reynoso pensa exatamente igual, senão teria preferido desferir um mata-cobra no desavisado.

    Repare que o adversário poderia ter revidado com um soco – o que é louvável, cuspe é pior – mas teria sido sumariamente expulso pelo árbitro [não acompanhei o lance].

    Ponto a favor do zagueiro – conseguiria expulsar um beligerante do lado oposto.

  • 93. Rudi  |  05/05/2009 às 15:46

    E iza… longe de mim discutir especificações médicas contigo, não tenho esse plano, mas apenas quis trazer aqui que a situação, embora ainda sob controle, pode ficar bem grave sim, e que essa gripe pode ser bastante séria, o que eu acho que não justificaria uma brincadeira a meu ver estúpida como a do cara do chivas
    torço demais para que essas previsões sejam furadas… mas são os números que o ministério – em seu comando – trabalha como possíveis
    claro que dentro disso vem todo o esforço para não causar pânico ao povo… inclusive o óbito que está em sp está sob analise ainda e nem foi divulgada a suspeita em função disso… infelizmente não tenho a informação de qual hospital foi tão na mão assim…
    mas enfim, não discordo nem questiono tua condição de médica e não quero aqui falar algo que não saiba dessa gripe, mas apenas estou falando do que vejo aqui… as pessoas de alto escalão muito alarmadas e tensas, e se eles estão assim, é porque devemos ficar também

  • 94. Fabio  |  05/05/2009 às 15:48

    Cecconello, tu tem algum parente chamado JOSÉ FREDDY??

    ele caça ou gosta de atirar, ao menos?

  • 95. Ernesto  |  05/05/2009 às 15:57

    tu deve ser anti-pt também. deve ter votado numa paulista, que nao é capaz de resolver esse problema da febre amarela.

    É um neoliberal o presidente do mexico.

    entao, vir com esse papo de que eles nao tem culpa.

    tem toda culpa sim.

    seria a mesma coisa se acotnecesse alguma anomalia que se descubrisse depois como causa algo relacionado a essas papeleiras que destroem o bioma em que se instalam, no caso aqui no rio Grande.

    a culpa ia ser dos gauchos, de todos, tanto os que votaram nos governantes de agora, como os que nao fizeram nada para derrubá-los.

    Fora yeda.

    ditadura nunca mais

  • 96. ernestinho, o metafísico  |  05/05/2009 às 16:00

    adoro quando a CULPA é de entes metafísicos:

    “os mexicanos”

    “os gaúchos”

    adoro isso

    como é bom ter 15 anos e ter todas as certezas do mundo

  • 97. Rudi  |  05/05/2009 às 16:01

    Ernesto, tu tocou num ponto curioso que eu gostaria de tirar uma dúvida
    Como tá essa história de febre amarela aí no sul? Pois lembro que no final de2007, início de 2008 ela estava “bombando” aqui em brasília, falaram em 14 mortes, mas depois sumiu do noticiário… o que anda acontecendo por aí?

  • 98. Ernesto  |  05/05/2009 às 16:07

    Nao sabia que tinha filho, com a idade que eu tenho.

    A febre amarela estava limitada a apenas uma região do estado.

    Contudo, com a omissão total das autoridades estimadas pelo “ernestinho” filhão, foram encontrados focos em Guaíba e mais várias cidades.

    Aí, a ilustre paulista que nos governa, através da secretaria de saúde, emite comunicado dizendo que quem mora na beira de rios ou lagos (há até hoje duvida se o guaíba é um ou outro) deve se vacinar.

    A prefeitura do extremamente preocuopado músico Fogaça emite nota dizendo que nao precisa da vacina, só quem for se dirigir a regiões de matas. Só que há vários morros em Porto Alegre.

    bom, resumindo, surto por pura ineficiência nas atitudes das autoridades do ernestinho.

  • 99. Junior  |  05/05/2009 às 16:07

    Rudi, recentemente a febre amarela chegou em Poa. A recomendação é para que as pessoas que moram na zona rural e em lugares próximos à vegetação fechada tomem a vacina.

  • 100. Rudi  |  05/05/2009 às 16:08

    bem, a recomendação aqui em brasília era vacina pra todos, estou com a minha em dia pelo menos… (ufa… rs)

  • 101. Carlos  |  05/05/2009 às 16:10

    Eu to tentando tomar essa joça de vacina já tem uns 3 dias…só q a fila da vacinação é uma bagunça…

    E, sinceramente, me preocupo com a instalação das papeleiras aqui no sul…apesar de ter um irmão que trabalha nisso e q me afirma q não vai rolar a tal desertificação do RS…

  • 102. Anônimo  |  05/05/2009 às 16:22

    Pô, Ernesto, tu tens 15 ANOS? Sério?

  • 103. Prestes  |  05/05/2009 às 16:24

    Ernesto, sobre o Ibsen, ele pertencia ao Partidão na época, mas só por vaidade penso eu.

    O resto dos mandarins não era de esquerda, que eu saiba.

    A ideia era que o Partidão tivesse membros infiltrados em esferas importantes da sociedade. O Ibsen quis arrumar confusão com o Bráulio justamente para aparecer na mídia. O Bráulio era o “Garoto de Ouro”, uma febre, muito badalado, e, segundo muitos, jogava tanto quanto o Falcão, em termos de técnica era um craque. Essa entrevista aí do Repórter Esportivo fui eu que fiz, com um colega. Percebi no Bráulio um cara que não aguenta muita pressão, por isso, creio eu, não foi um jogador de seleção, um grande craque.

    O que aconteceu foi que, de fato, os mandarins não colaboraram tanto para o crescimento do Internacional. Eram uns intelectuais sem nenhuma experiência com futebol. O Inter perdia todos os estaduais para o Grêmio, mas já estava formando uma base excelente, sendo duas vezes vice-campeão nacional, com Bráulio e tudo. Mas não tinha grana para comprar jogadores mais experientes pq investira tudo na construção do Beira-Rio. No final das contas, a batalha Bráulio x Mandarins foi vencida pelo Bráulio. O presidente Carlos Stechmann sabia que era melhor ter um grande jogador que uns dirigentes de meia pataca, e correu os mandarins do Inter.

    Só que os mandarins tinham muita influência na imprensa. E aí começaram a usar a imprensa para malhar o Bráulio, que ficou muito abalado, e acabou saindo do Internacional para ser campeão estadual pelo Coritiba, depois ganhar a última Taça Guanabara que o América conquistou, e ganhou um prêmio em 1974 de melhor jogador do ano no Brasil, que alguma empresa oferecia. Na época, a lei do passe era uma escravidão, então o Inter não emprestava o Bráulio para nenhum time grande, para não reforçar os rivais.

  • 104. Junior  |  05/05/2009 às 16:37

    Prestes, é bom ressaltar que houve um racha nos Mandarins, por exemplo, o Hugo Amorim era “braulista”, não concordava com os pensamentos do Ibsen, que era mais retranqueiro. Pelo que dizem os mais velhos, não é que o Bráulio não agüentasse pressão, é que havia uma campanha diária contra ele na imprensa, principalmente por parte do Cláudio Cabral e Ibsen Pinheiro. Isso influenciava a torcida (metade era braulista, metade era Sérgio Galocha). Ao primeiro passe errado do Bráulio, inúmeras vaias eram ouvidas. O L. F. Verissimo era um dos defensores do Bráulio. A prova que os Mandarins estavam errados é que o Bráulio fez um grande sucesso naquele que talvez tenha sido o último bom time do América. O José Trajano, da ESPN, é fã declarado do Bráulio. Uma curiosidade: quem jogava no meio campo do América, junto com o Bráulio, era o Ivo Wortmann (na época, apenas Ivo).

  • 105. Daniel Cassol  |  05/05/2009 às 16:43

    Afonsão, da Estância de Dom Afonso, era Mandarim e era do Partidão.

  • 106. Junior  |  05/05/2009 às 16:45

    Uma coisa que esqueci: os Mandarins fizeram duas contribuições para o Inter. A primeira é que eles perceberam que para o Inter derrubar a hegemonia do Grêmio, não bastava apenas vencer os Gre-Nais, como o Inter fazia com alguma freqüência, era preciso parar de desperdiçar pontos contra as equipes do Interior. A segunda e bem mais importante, foi segurar o Valdomiro, que era odiado pela torcida, vaiado ao tocar na bola. Mas os Mandarins viam nele o símbolo do jogador de futebol que eles queriam, com força e velocidade, mesmo que não fosse um virtuose em técnica.

  • 107. André K.  |  05/05/2009 às 16:48

    Só que os mandarins tinham muita influência na imprensa.
    Tinham?

  • 108. Prestes  |  05/05/2009 às 16:51

    Têm.

  • 109. Francisco Luz  |  05/05/2009 às 16:56

    Só não têm mais influencia no conselho do Inter.

  • 110. Junior  |  05/05/2009 às 17:02

    Luz, o Ibsen é um dos principais conselheiros do F. Carvalho(conselheiro no sentido de aconselhar, de dar opiniões, não estou me referindo à função política) . Ou seja, a influência mandarim persiste.
    O próprio F. Carvalho já disse que é um retranqueiro de carteirinha.

  • 111. André K.  |  05/05/2009 às 17:08

    outro dia o Reche falou que o Ibsen estava tendo problemas para estacionar o carro no beira-rio

  • 112. Francisco Luz  |  05/05/2009 às 17:14

    Sim, Junior, mas hoje em dia o Ibsen não apita mais nada. Ele só é consultado por educação, me parece – é só lembrar que ele foi VP em 2002 e depois ninguém cogitou sua permanência para o cargo.

    E nem me referia a ele, especificamente (que, como lembrou o André, teve até problemas para conseguir uma vaga no estacionamento perpétuo). O que chama a atenção é que hoje não estão mais no CD nem o Cabral, nem o Amorim e nem mesmo algum filho deles ou coisa que o valha.

  • 113. Junior  |  05/05/2009 às 17:28

    Não é por educação, o Carvalho e o Piffero ligam de suas salas para o Ibsen para pedir conselhos. O Hugo Amorim não é consultado, até porque ele tem uma filosofia de futebol ofensivista, bem diferente do Carvalho. O Amorim sempre foi um crítico ferrenho do Abel, por exemplo. E ele ainda é conselheiro. http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=1&setor=6&secao=18&subsecao=
    Se não me engano, ele é daquelas categorias de conselheiros com mais de 30 anos ininterruptos de Conselho.

  • 114. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 18:06

    O que aconteceu foi que, de fato, os mandarins não colaboraram tanto para o crescimento do Internacional. Eram uns intelectuais sem nenhuma experiência com futebol.

    como assim?

    então o Inter tornou-se hegemônico na década de 70, ao mesmo tempo que os mandarins começaram a controlar o clube, por acaso?

    é pura coincidência isso?

  • 115. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 18:07

    #111

    Sobre influência na imprensa: o Reche tem dado pau na direção do Inter em sua coluna no CP quase todo sábado.

  • 116. Luís Felipe  |  05/05/2009 às 18:08

    Hugo Amorim: escreveu uma coluna na Zero Hora, para contrapôr o Sant’ana, até 1993 (quando ocorreu uma reforma na redação com a idéia de tornar ZH um jornal influente no país)

  • 117. Prestes  |  05/05/2009 às 22:21

    Luis, os mandarins ficaram no Inter uns três, quatro anos. Antes disso, todo o trabalho de base que gerou Bráulio, Galocha, Claudiomiro, Valdomiro, Falcão já estava sendo feito, e o Beira-Rio já estava sendo construído.

    O Inter inclusive já havia sido vice-campeão nacional em 67. Os mandarins foram um mito criado por eles mesmos, que têm muito poder sobre as mentes e corações gaúchos.

    Quem entendia de futebol naquela porra era Abílio dos Reis e outros menos cotados.

  • 118. Roger  |  05/05/2009 às 23:12

    Nem perdi tempo lendo teus argumentos a favor desse imbecil.
    Se sou eu o jogador do Everton, além de gripado o filhadaputa ia pra casa sem dentes.

  • 119. Almir  |  05/05/2009 às 23:18

    Sensacional seria a mãe do Reynoso ficar gripada.

  • 120. Ernesto  |  05/05/2009 às 23:43

    Ser do partidão e depois apoiar o brito é o mesmo que essa manuela dondoca de agora, que é do PC do B, mas se aliou com Proença, Busatto, Berfran.

    Uns enrustidos.

    Pra mim é que nem a Porcina, citada no texto: PÃO PÃO, QUEIJO QUEIJO

  • 121. MARCOS  |  06/05/2009 às 09:51

    PUTOS GUEROS QUIEREN CHINGAR AL CHIVAS

    MAMEN VERGA, PENDEJOS

    AGUANTE CHIVAS, ELZN

  • 122. Luís Felipe  |  06/05/2009 às 13:44

    #117

    Nesses três ou quatro anos, o Inter retomou a hegemonia gaúcha e fez boas campanhas no campeonato brasileiro, construindo a base para o grande time das demais décadas.

  • 123. Junior  |  06/05/2009 às 14:28

    Luís, os Mandarins perderam a eleição de 1971, em que concorreram com o Aldo Dias Rosa para o Carlos Stechmann (que era apoiado pelo Hugo Amorim, pois já tinha ocorrido o racha entre os Mandarins originais). A base do Inter multi campeão foi a formada a partir desse ano, com a chegada do Dino Sani. O mérito dos Mandarins foi retomar a hegemonia regional, mas a base para as conquistas nacionais não foi obra deles.
    Por outro lado, o Prestes foi muito radical nesse ponto:
    “Quem entendia de futebol naquela porra era Abílio dos Reis e outros menos cotados.”
    Os Mandarins conheciam bastante futebol, pode-se gostar ou não do estilo de futebol defendido por eles, mas dizer que eles não entendiam de futebol é injusto. Como eu afirmei acima, os Mandarins seguraram o Valdomiro, apesar do ódio da torcida ao Valdomiro. Eles definiram que para contratar algum jogador, era preciso ao menos duas dessas características: velocidade, força e técnica.
    Os Mandarins se deram mal por dar valor excessivo às duas primeiras características e subestimar a técnica do Bráulio, que se tornou o símbolo do jogador que eles não queriam no Inter e o jogador símbolo de quem era contra os Mandarins. O Braúlio ganhou a eleição para o Stechmann (eleição vencida por apenas DOIS votos) ao fazer um golaço na véspera da eleição, se não me engano, contra o Cruzeiro.

  • 124. Prestes  |  06/05/2009 às 15:18

    Contra o Santos, com Pelé e tudo. Acho que foi em 72.

    O Figueroa já estava no clube e, segundo o Bráulio, “triturou o negrão”.

    Mas concordo contigo Junior, tiveram seus méritos, fui muito radical.

    Mas em suma: a base já vinha sendo montada desde 65 mais ou menos, na base, com o Abílio. E o Inter só não contratava grandes nomes pq a construção do Beira-Rio era dispendiosa. Quando construiu o Beira deixou de ter esse gasto e ainda passou a ganhar muito mais dinheiro com renda, além de ter uma estrutura bem melhor para trabalhar. Com isso, pode trazer nomes como Figueroa, Marinho, Dario, Flávio Minuano, Manga, para mesclar com a gurizada.

    Não houve mistério, “mudança de mentalidade”. Isso é mito.

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Feeds

web tracker