Engenho divino

11/05/2011 at 06:00 39 comentários

Já imaginou que saco deve ser a rotina de Deus? Dormir e acordar sabendo da vida de tudo e de todos, com um monte de gente chamado por ele toda hora e tendo que separar quem tá com manha de quem realmente precisa de atenção. Administrar a eternidade no céu e dar conta das presepadas do Diabo no inferno. Apesar dele ter inventado o livre arbítrio, ninguém liga, é todo mundo no pé dele. Deve ser um saco ser Deus.

Aí em dia de domingo, como qualquer, Deus acorda meio entediado. Logo de manhã cedo é aquela lamuriagem no pé do ouvido dele com missa, culto, tambor e o escambau. Eis que de tarde, pra desopilar, ele gosta de tirar uma ondinha. Procura uma criatura sem problema na vida mas que, por um motivo qualquer, esteja trincando de ansiedade. Geralmente, os problemas de sempre. “Não aguento mais aquele escritório.” “Será que ela vai dar pra mim?” “A gente precisa ganhar esse clássico ou o Santinha se acaba.”

Pois domingo eu tava assim, com medo do Santinha se acabar se perdesse o primeiro jogo da final do Pernambucano 2011, contra o Sport, na Ilha do Retiro. Vigiando o relógio no almoço de família e ainda me explicando.

– “Tá com pressa?”
– “É o jogo do Santa.”
– “Do Santos?”

Era um prenúncio furibundo mas eu, estóica, catei umas cervejas no fundo da geladeira da casa da sogra, surrupiei as castanhas abandonadas pelos bêbados e fugi pra casa. Cavouquei o guia de programação da TV, nada. Liguei para a atendente de sotaque cariuóca da TV por assinatura, disposta a pagar-pra-ver. Nada. Me restava o último refúgio dos torcedores exilados: a rádio via internet. Ligo o computador e… NADA. Deus riu. Minhas tripas deram um nó.

Pois estávamos de volta à briga, com a faca e o queijo na mão. Final do pernambucano depois de cinco anos, tendo vencido do Sport duas vezes só neste ano, prontos pra fazer a farra na casa dos festejos. E eu não ia poder ver.

Cinco anos esperando pra comemorar, comendo carne de pescoço, roendo o osso. E eu não ia poder ver. Já não bastava estar longe do Arruda. Aqui de Aracaju não ia poder ver. Nem ouvir. A tarde de Deus tava salva. A minha, perdida pra diversão dele.

Pelo celular, recebia informes interestaduais. “1×0. Bomba de Gilberto de fora da área!”. “Acabou o primeiro tempo, o juiz tá na doideira, sem marcar nada.” “LANDÚ FEZ O DELE, PORRA!”. “CABOU, CABOU. Agora, só no Arruda!”.

Pronto. Cinco anos de espera, metade da festa já foi embora e não foi pra mim. Deus deve ter achado boa minha cara de besta com uma cerveja na quente na mão, o celular na outra, o computador inútil no colo e o Cassino do Chacrinha na televisão. De quebra me lembrou que quem nasceu Cristo tá mais para a cruz que para a festa da ressurreição.

Vamos domingo pro jogo com a vantagem de perder por até um gol de diferença, vantagem que é sempre um perigo em se tratando de Santa Cruz. Nas ruas do Recife, sob os guarda-chuvas e embaixo das marquises, entre  uma troba d’água e outra, só se fala em 60 mil torcedores no Arruda. Se Deus arrumar outro passatempo, vou conseguir ouvir, de longe, a peleja do Santa Cruz contra o azar. O fato do adversário ser nosso maior rival é mais é um agrado dos céus. Pra domingo, Recife prepara um carnaval em maio. Aposto que pelo rádio via internet vai dar pra ouvir o céu se abrir. E se chover, vai ser só pros tricolores lavarem a alma. Eu, de longe, vou comemorar, mas não vou desfrutar.

E mesmo que Deus tenha se divertido às minhas custas no domingo, achei muito engenhosa a solução dele pra garantir minha sorte no amor.

Catarina Cristo

Entry filed under: Estaduais.

Casa estranha, a duas mil léguas da minha (Parte I) Vamos rir mais

39 Comentários Add your own

  • 1. Luís Felipe  |  11/05/2011 às 07:33

    quando o Santa Cruz voltar para a Série A, quero nada menos que um livro, Catarina.

  • 2. Marcio Melo  |  11/05/2011 às 08:21

    Estou torcendo pelo santinha por você Catarina, boa sorte com a subida pra Série C!

  • 3. Alexandre N.  |  11/05/2011 às 09:13

    Vai Santa!!!

    P.S.: Sim, isso soou extremanente gay… rs

  • 4. arbo  |  11/05/2011 às 09:26

    vaquinha prum azbox pra catarina djá

  • 5. Frank  |  11/05/2011 às 09:43

    Ri muito do primeiro parágrafo… muito divertido o texto todo…

    E agora é Santa (e Náutico) contra o Ixxpó!!

  • 6. Cícero  |  11/05/2011 às 09:46

    #4

    passa na Az daqui?

  • 7. Carlos  |  11/05/2011 às 10:02

    #4

    Eu faço a instalação!

  • 8. Carlos  |  11/05/2011 às 10:02

    Depende de qual az tu tem.

  • 9. Santi  |  11/05/2011 às 10:04

    Na torcida aqui.

  • 10. Roger  |  11/05/2011 às 10:47

    Catarina, devido ha um problema de LOGÍSTICA, que é muito extenso pra contar aqui, passei as duas horas do grenal de domingo, e mais uma hora e meia depois, na estrada, dirigindo, sozinho, SEM RÁDIO!

    Parei num posto quando tava 1 x 2 pra nós, depois noutro quando já tinha se acabado a peleia.

    Acho que ELE tava querendo me sacanear tbém, mas se for pra ser feito de palhaço, desde que o resultado seja o mesmo de domingo, pode redigir o contrato que eu assino na hora!

  • 11. Ana Claudia Carvalheira  |  11/05/2011 às 10:50

    Catarina, ri que só!! Imaginei a cena toda hora……bem como rubro negra que sou, tenho FÈ que domingo mude tudo!!!!
    Parabéns pelo texto
    bjs

  • 12. milton  |  11/05/2011 às 10:53

    Da proxima vez tenta o rojadirecta.es, ali passou uma vez veranopolis vs. novo hamburgo. Quem sabe passe a final do pernambucano ali nesse domingo.

  • 13. Paul  |  11/05/2011 às 11:10

    Dá-lhe Catarina.

  • 14. Mandioca  |  11/05/2011 às 11:15

    Desculpe comentar de outra coisa, mas:

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/914149-once-caldas-ameaca-greve-e-jogo-de-volta-corre-risco.shtml

    E são líderes do colombiano e tiraram o Cruzeiro. Ou seja, essa merda de não jogar direito porque não está recebendo, só aqui no Brasil mesmo.

  • 15. Sancho  |  11/05/2011 às 11:20

    Mas eu vi o clássico pelo PPV. Canal 126 da Sky!

  • 16. J Petry  |  11/05/2011 às 11:31

    É só pra quem é sócio do PFC, Sancho.

  • 17. Tehil  |  11/05/2011 às 11:32

    Catarina, amei o texto. Ri muito. Parece até que tu tava na minha frente, contando tudo. Saudades!!!! E vamos em frente. Pelo Santinha, tudo.

  • 18. Rudi  |  11/05/2011 às 11:33

    Uma solução mais urgente… no http://www.radios.com.br tem sites de mais de 30 mil rádios, separadas por país e no caso do brasil pro estados… e tem uma guia “futebol” que mostra os jogos e quais rádios vão transmitir via web…

  • 19. catarina cristo  |  11/05/2011 às 11:34

    #15 Eu liguei a TV, liguei pra moça e não consegui comprar, Sancho. Deus tava de onda, só pode.

  • 20. catarina cristo  |  11/05/2011 às 11:51

    #18 Rudi, minah internet tava fora do ar. Não tinha internet nenhuma 🙂

  • 21. Sancho  |  11/05/2011 às 11:51

    Re 19

    Já aconteceu comigo isso. Não sei se foi o teu caso, mas eles não vendem depois que começou a transmissão.

  • 22. Rudi  |  11/05/2011 às 11:54

    @20

    Aí é de lascar, passei por isso durante o Mazembazzo, no trabalho sem informação nenhuma, só vi o resultado no fim do jogo

    (pensando bem, melhor assim)

  • 23. Fernando Cesarotti  |  11/05/2011 às 11:54

    Fico feliz pela sorte da amiga, porque toda vez que eu fico assim, ILHADO, o Palmeiras perde – uma prova de que meu pensamento mágico é uma fiasqueira completa.
    Aguante Santa! Pela torcida, pela Catarina e contra a Coisa!

  • 24. Cesar Cardoso  |  11/05/2011 às 11:55

    #16: eu não sou sócio PFC e vi o jogo. Eles abriram o sinal. O que foi bom, sabe? Sport-Santinha foi BEM melhor que o chatíssimo Corinthians-Santos.

  • 25. catarina cristo  |  11/05/2011 às 12:00

    #21 Sancho, jogo avulso só tinha o do Santos, o do Atlético Mineiro e o da Chapecoense. Liguei antes do jogo começar, não tinha avulso pra vender. Não é assim que eu tenho que comprar?

    Se eu tiver fazendo alguma coisa errada diz, eu quero aprender!

  • 26. Frank  |  11/05/2011 às 12:06

    Na Batalha dos Aflitos, eu tava fazendo uma ETNOGRAFIA com extrativistas da Mata Atlântica em Maquiné, com um radinho de pilha na mão e no meio do mato na encosta da serra… tive que improvisar uma antena com um BAMBU para poder ouvir minimamente de cima de um morro…

    haoifdhoihhah

  • 27. catarina cristo  |  11/05/2011 às 12:19

    #24 Só falta essa. Só falta mesmo o jogo ter passado e eu não ter visto.

    HHAHSASJHASA

    Deus não brinca em serviço!

  • 28. Carol Falcão  |  11/05/2011 às 13:06

    Catarina, que massa esse texto. Sou rubro-negra, mas não tem como não reconhcer a grandeza do santinha. Parabéns pelo texto, a pegada tah jóia!

  • 29. Eduardo  |  11/05/2011 às 13:10

    #26 e eu estava voltando de Arequipa para Lima, abraçado na mochila e num ônibus caindo aos pedaços. fui saber só na noite seguinte, depois de 25 anúncios na globo internacional (o qual paguei mais caro pelo hostal bagaceira, para ter esse privilégio e poder assistir o jogo, e pelo atraso do ônibus, perdi totalmente a peleia) sobre o tal “momento” do Grêmio ou “o que tinha acontecido com o Grêmïo”,
    plagiando Carlos, em seus melhores momentos de amargura!! “Vaitomanocu Galvão”.

  • 30. Eduardo  |  11/05/2011 às 13:11

    mas obviamente, o texto está UM PRIMOR!!!! parabéns Catarina. Aguante Santinha

  • 31. Fernando Cesarotti  |  11/05/2011 às 13:21

    Eu acho que essa história de abrir geral, como nos jogos de Copa do Brasil, só rola pra quem tem Sky ou algum pacote bambam da Net, porque eu, pobre assinante até o canal 53, que não tenho nem ESPN, não consegui ver nada.

  • 32. Catarina Cristo  |  11/05/2011 às 14:06

    Melhor de tudo foi ver ex-colegas de trabalho (Ana Claudia e Tehil) e uma amiga da faculdade (Carol) por aqui! Um viva ao facebook!

  • 33. Roger  |  11/05/2011 às 14:42

    Ana Claudia é nome de gostosa!!
    Nunca falha… (ns)

  • 34. Rudi  |  11/05/2011 às 14:43

    #33

    Tá no desespero heinho camarada? hahaha

  • 35. Wilson Farina  |  11/05/2011 às 14:43

    Baita texto!

    Tenho um grande amigo aqui em São Paulo q é Santa Cruz fanatico (Ilsom, vocalista da Zefirina Bomba), então faz anos q tenho simpatia pelo time. Até pq o Sport me parece um time xarope, e o Nautico patético. Rumo ao titulo, rumo a volta pra Primeira Divisão!

    Mas é, aqui pra mim tbm passou o jogo. Mas eu tenho o Pfc, mas vale conferir, entre os canais 120 e 127, q domingo tavam passando finais dos estaduais.

  • 36. Sancho  |  11/05/2011 às 15:21

    Re 35

    No meu sogro (valeu, sogrão!):
    121 – goaino
    122 – mineiro
    123 – gaúcho
    124 – catarinense
    125 – baiano
    126 – pernambucano

    No primeiro tempo não vi jogo algum, de tanto que troquei de canal…

  • 37. Henrique [GFBPA]  |  11/05/2011 às 16:56

    Ana Claudia é nome de gostosa!!
    Nunca falha… [2]

  • 38. Carlos  |  11/05/2011 às 17:39

    Comprem azbox, meus caros….

    “sejem” felizes

  • 39. Mandioca  |  12/05/2011 às 09:49

    Que que é e que que faz esse azbox?

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Considerando o que o Paulinho jogava no Corinthians e o que ele joga agora, está claro que "evoluir na Europa" é uma farsa. Pior fase foi lá 10 hours ago
  • Lembram quando o Brasil nunca ia se recuperar do 7x1 e aquele era só o primeiro de muitos fiascos pois nem para a Rússia iria? 10 hours ago
  • Se der Hexa, vocês não podem esquecer do verdadeiro responsável pelo RENASCIMENTO da Seleção: o discurso do Galvão após o 0x0 com o Iraque. 10 hours ago
  • O Brasil ainda precisa levar algum outro susto antes da Copa do Mundo porque esse ENTUSIASMO TODO nunca dá certo. 10 hours ago
  • @impedimento Gols de Neymar contra sul-americanos: ARG: 3 BOL: 3 CHI: 1 COL: 3 EQU: 3 PAR: 1 PER: 1 URU: 1 VEN: 0 10 hours ago

Feeds

web tracker

