Aprumando pro retoço

15/01/2011 at 05:00 22 comentários

Com a dupla gre-nal de olho em La Copa, seria um equívco pensar que o Gauchão 2011 será apenas pão com alho e lingüiça. Ao contrário, tudo indica que os times do interior virão com o apetite de um cunhado em direção a um suculento vazio.

Para começo de conversa, a FGF manteve o mesmo regulamento dos últimos dois anos – duas chaves, uma contra a outra no primeiro turno e confrontos dentro da mesma chave no segundo. Rara ocasião em que um gaúcho imitando carioca não soa ridículo. Não fosse a insistência de por o nome do patrocinador no campeonato, a Federação teria superado seu estigma de Câmara de Vereadores, quando retirou os nomes de Koff e Carvalho dos turnos, rebatizando de “Piratini” e “Farroupilha”. E se for para atiçar, sugiro que o campeão do primeiro turno seja agraciado com o Troféu AJAX e do segundo com o MAZEMBE.

Como todo regulamento que se preze, este também tem lá a sua esquizofrenia: se a dupla gre-nal não chegar ás finais, o campeonato gaúcho carimba duas vagas para a Copa do Brasil. Porém, se Grêmio e Inter decidirem o campeonato, a vaga para a Copa do Brasil fica para o vencedor da Copa FGF do ANO PASSADO – na verdade, o vice Cerâmica, já que o Inter B foi campeão. Aliás, o que explica o Ypiranga, campeão da FGF 2009, na Copa do Brasil deste ano. Se a dupla gre-nal entrar na Libertadores 2012, aí uma das vagas da Copa do Brasil fica para o Cerâmica e a outra para o campeão do interior do gauchão. Além da anomalia temporal, a injustiça está em valorizar tanto a Copinha, onde vários times da primeira divisão não participam.

Para um campeonato perfeito, faltou ainda a cláusula que rebaixa automaticamente Porto Alegre e o Canoas (ex-Universidade, ex-ULBRA – nenhuma dignidade). Simplesmente por serem o que são. Ou melhor, por não serem. O time de brinquedo do Assis protagonizou alguns dos jogos mais chatos que assisti no ano passado, além de não demonstrarem o menor constrangimento em levar não mais do que SEIS pessoas na torcida. Vale acompanhar só para solucionar o dilema: Marcelo Rospide, agora no Porto Alegre, é mesmo um bom técnico ou foi favorecido pela comparação com Celso Roth?

Supostamente, Caxias e Juventude, últimos campeões vindos do interior, teriam alguma vantagem no entrevero. Outro engano. Apesar de ter o competente Beto Almeida na casamata, o Juventude segue em vergonhosa decadência, principalmente se considerarmos que a grande contratação para o campeonato foi Anderson Pico. Na concorrência local, o Caxias tentou demonstrar que também sabia perder a honradez e trouxe o lateral Patrício.

De forma que, mais uma vez, o melhor time da serra será o Veranópolis. O VEC, junto com o Santa Cruz – que vai contar com o experiente Alê Menezes – e o Inter-SM fazem parte do pelotão dos “pobres, porém honrados”. Montam times dentro das suas possibilidades, causam boas surpresas e protagonizam derbys pegados. Infelizmente, o fôlego não costuma durar até o fim do campeonato e, lamentavelmente, acho que também não é daqui que sairá o próximo campeão.

Neste mesmo quesito, estão São José e Cruzeiro. Tradicionais e simpáticos, últimos times de bairro da cidade, acompanhá-los nos estádios será uma excelente alternativa para a família portoalegrense aos finais de semana. Mas não menosprezem. O Cruzeiro investiu pesado com as contratações vindas do Ceará, da Finlândia, Bósnia e Suécia (ns) e desconfio que será a grande novidade deste ano.

Resta, então, o óbvio. Na minha humilde opinião, Pelotas e Novo Hamburgo estão entre os mais credenciados para atravessar a coxilha, chegar na Osvaldo Aranha e pegar de jeito a Chinoca. O Pelotas vai contar novamente com o Sandro Sotilli, que dispensa apresentações, e trouxe de volta o técnico Gilmar Dal Pozzo, com quem foram campeões da FGF em 2008.

Por fim, como diz o poeta sepeense, “mulher feia a gente pega no fim do baile para os amigos não verem”. Mesmo que façam beicinho e cara de desprezo, jogando com os times reservas na maior parte do campeonato, na hora da picanha é que a dupla gre-nal aparecerá com a desculpa de que só quer uma lasquinha. Mas, atenção, este tipo de empáfia costuma ser punida no Gauchão. Logo, também não será nenhuma surpresa que apenas um dos dois chegue na disputa final. Enfim, um rico de um fandango.

Texto enviado por Miguel Stedile

Anúncios

Entry filed under: Estaduais.

Meninos, mlks, lendas O inalienável direito de delirar

22 Comentários Add your own

  • 1. marcelo benvenutti  |  15/01/2011 às 05:04

    aposto no noia e inter campeão de porto alegre

  • 2. Felipe (o catarina)  |  15/01/2011 às 08:38

    Gilmar Dal Pozzo! O goleiro que teve a maior atuação em todos os clássicos Avaí x Figueirense que já vi. Não sabia que ele era treinador. Toda sorte pra ele, fez um bom papel aqui no Leão como goleiro. Torcerei pelo Pelotas no Gauchão.

    Em 2005, no Scarpelli, o Figueirense tinha uma “máquina” (tinha vencido os primeiros jogos do estadual por 7×1, 5×1 e 4×0) e nós vínhamos capengando (tínhamos perdido em casa pro glorioso Atlético Hermann Aichinger). Nos dias antes do clássico, os alvinegros que ligavam pras rádios apostavam em placares de 5×0 pra cima.

    Deu 1×1 e o Gilmar (tinha 36 anos na época, se não me engano) fez, por baixo, umas 498 defesas impossíveis. Foi algo inacreditável. No fim do jogo, deram a estatística na rádio e o Figueirense tinha chutado 26 bolas a gol e o Avaí, duas, algo assim. Não sei suava pelo calor dos infernos que fazia naquela noite ou de nervoso pelos trocentos “quase gols” deles.

    Valeu também pelo nosso gol. O Samuel, um atacante sergipano que jogou aqui, deu um “come” no Clebão (ex-Palmeiras) e deixou ele sentado antes de fazer o gol, bem pertinho de onde eu tava na arquibancada. Apesar das vacas magras daquela época (era o sétimo ano sem título), é um dos jogos inesquecíveis.

  • 3. Luís Felipe  |  15/01/2011 às 09:02

    Gilmar era muito bom goleiro.

    Defendeu um pênalti do Ronaldinho na final Caxias x Grêmio em 2000.

  • 4. Anônimo  |  15/01/2011 às 10:38

    A essa altura do campeonato, eu já deveria entender o Renato. Ele convocou 21 jogadores. Desses, sobrarão 3. Vejamos se acerto o time e o banco.

    XI: Grohe; Gabriel, Paulão, R. Marques e Gílson; Rochembach, Adílson, Vílson e Douglas; Jonas e Viçosa.

    Suplentes: Matheus; Doril e Collaço; Magro e Roberson; Bergson e Clementino.

    Sobram: Neuton, Pessalli e Mithyuê.

    Se ele optar por um banco mais agressivo, o que não acredito, Magro sobra. Entraria Pessalli ou Mithyuê

    Sanchotene

  • 5. Junior II  |  15/01/2011 às 11:19

    Vai começar !!! Espero que o Pelotas honre sua tradição e faça uma campanha no mínimo tão boa como a do ano passado !!

    #2 Felipe, bem vindo a nossa torcida, ano passado também torci muito para o Avai no brasileiro, principalmente no melhor jogo do campeonato, Avai / Caio 3×2 Santos.
    O centroavante que você citou, o Samuel, na verdade é cearense, e jogou no Pelotas na Sul Minas em 2002 e se não me engano no estadual de 2004.

  • 6. guihoch  |  15/01/2011 às 12:12

    o sancho é sagaz com sua analizes futebolistica-psicologicas, um verdadeiro freud do futebol.

    que moral

    TD

  • 7. guihoch  |  15/01/2011 às 12:13

    A QUESTÃO E’QUANTAS O MESTRE VAI GUARDAR HOJE, 3?

  • 8. guihoch  |  15/01/2011 às 12:17

    amanha é dia de assar um granito. esse latão da bavaria ta valendo a pena hein cara, ta boazinha a tal da bavaria.

  • 9. Allan Garcia  |  15/01/2011 às 12:41

    Guihoch,
    Quando a ocasião permitir, experimenta a Bavária Premium… Há 2 anos eu comprei pela primeira vez, e foi uma grata surpresa. Pra quem gosta de cerveja puro malte, é uma excelente opção.

  • 10. Alexsander  |  15/01/2011 às 16:15

    O estadual está tão diminuído com o pouco interesse da dupla que a estréia do Inter B será no ESTRELÃO®. Resta saber se os times colocarão em campo panelinhas ou puxadores.

  • 11. Serramalte Extra  |  15/01/2011 às 16:40

    Porra… mas será que quando selecionam alguém para ser juiz de futebol eles pegam os que acertam MENOS?

  • 12. Junior II  |  15/01/2011 às 17:01

    #10, não entendo porque a dupla de POA joga o estadual se não está interessada !!!
    Abram mão da disputa !!!!!

    Para mim não vão fazer falta nenhuma.

  • 13. Anônimo  |  15/01/2011 às 19:16

    lajeadense de mi vida

  • 14. Sanchotene  |  15/01/2011 às 19:16

    Escreverei melhor na terça-feira, mas é bom avisar no Olímpico que, com 2-0 a favor, NÃO TEM JOGO GANHO AINDA!

    Acendeu a luz amarela, já na estréia…

    Sanchotene

  • 15. Gerhardt  |  16/01/2011 às 00:53

    Só vi os lances e narração digitada no clicrbs.

    Nisso vi GROHE falhar no primeiro gol dos caras.
    As desculpas de todos nunca são válidas para goleiros.

    Parece oportunismo, mas esse goleiro é daquela safra q todos falam “É BOM”, mas sempre são reservas, fazem alguns milagres, mas engolem cada golzinho estranho q no fim, faz com que nunca sejam emprestados quando deveriam.

    E dão uma zica q bá.

  • 16. Rafael  |  16/01/2011 às 03:28

    Tchê, na boa, o Grêmio não forçou nada, mas esse time do Lajeadense por ruim não passa. Incomodará, acho.

  • 17. Diogo Terra  |  16/01/2011 às 12:53

    É bem por aí, Gerhardt. Olha o caso do Victor: até tem uma que outra falhazinha, mas de vez em quando pega pênalti do Neymarra, de vez em quando pega uma cabeçada no canto… Pra cada erro, ele faz umas dez defesas de garantir o bicho.

  • 18. Eduardo  |  16/01/2011 às 14:21

    fui no jogo. o time só jogou 30 minutos. o segundo gol já foi no momento em que o Jonas resolveu correr um pouquinho.
    pelo gauçhão, resultado ruim.
    por começo de temporada, foi ok.
    para dar conjunto e ritmo de jogo pro time, foi ótimo. Jonas, Douglas, Rocka e Rafa Marques caminharam todo o segundo tempo.
    Adilson foi um monstro prá ROUBAR a bola e um Hamster para passar.
    Grohe falhou, como sempre falha. Não é um péssimo goleiro, mas é muito “pé frio”, nunca tá no tempo certo da bola. é tão bracinho curto quanto o Renan…
    Quanto à contratação, que acharam do VPacheco? Não o acho fraco, mas tá longe de brigar por titularidade… só se for prá mudar um estilo de jogo do time… não?
    buenas.. fim de férias em POA… volto prá casa e espero que o GRÊMIO passe pelo Liverpool. Pelo menos terei uma razão de assinar a Fox Sports… 🙂
    saludos a todos e feliz 2011.

    ps: off topic. Assisti ao show do Nando Reis pela TVCOM no Planeta de Floripa ontem… tinha um gordinho com uma camisa amarela escrita: “EU VENCI A ANOREXIA”… sensacional. o Ronaldo podia usar uma dessas … heheh e

  • 19. Eduardo  |  16/01/2011 às 14:22

    ops… gauçhão, lê-se gauchão…

  • 20. Titi  |  16/01/2011 às 15:49

    Hora de mudar o goleiro reserva do Olimpico.

  • 21. neco muller  |  16/01/2011 às 23:03

    Aqui em sta Maria a peleia foi boa oTime do presidente da fgf Sr Multisom fez dois no primeiro tempo e achou que tava ganha a peleja, mas o espirito guerreiro desceu das arquibancadas e se espelhando nos eternos Donga, Valdo e Nei, os atuais André da boa terra,Tthiago Correa e Dinei, valorizaram a tradição local e empurraram para uma quase vitória em 2×2. Zequinha vai ficar no chove não molha que nem os outros anos. E no encarnado da Boca do Monte pode acontecer de tudo classificação brigar para não cair . vamos espera os proximos matches.

  • 22. matheus  |  17/01/2011 às 01:20

    sport club internacional. 60 mil jogadores e só o nei é bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • O Strongest mais strongest de todos os tempos (?) 4 hours ago
  • Seja lá quem for Welbeck, certamente o Júnior Neymar do BARÉ-RR é melhor. twitter.com/CLamentaveis/s… 7 hours ago
  • Com essa grande virada, Chapecoense está na Sul-Americana. Em campo, seria 2ª colocada e tiraria o Nacional, mas com a treta aquela é 3ª. 7 hours ago
  • PUTA MERDA CHAPE NÃO ME FAZ UMA VIRADA ASSIM DEPOIS DE PERDER PONTOS NO TRIBUNAL ASSIM ARREBENTA O CORAÇÃO DA GENTE 7 hours ago
  • RT @Guelerme: @impedimento EU QUERO VER EMENDAS LAMENTÁVEIS NOS TRIBUNAIS MEU NÃO ZICA (ns) 8 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: