Retrospectiva 2010: Menos por amor, mais por obrigação

01/01/2011 at 13:00 67 comentários

Publicado originalmente em 13 de setembro de 2010

Isso não é um time, é uma causa. Por isso estou aqui, mesmo sem querer. Porque vocês tinham que ouvir a história da minha boca. Porque se comecei a falar de Santa Cruz no Impedimento, não posso parar de fazê-lo só porque me convém. Porque eu tenho que dar conta das merdas que invento. E também porque se eu não contar pra vocês porque o Santa Cruz perdeu de 2×0 do Guarany de Sobral e foi desclassificado da Série D, quem é que vai contar, né, gente? O Globo Esporte? A ESPN? Não, né? Então vamo.

A verdade é que um fim de semana que começou na fila do TRE, pisando no rabo do gato e tomando uma multa no trânsito não podia terminar bem. E um mata-mata que começou com o Santa Cruz vencendo o primeiro jogo por 4×3 e tendo levado dois gols contra do MESMO ZAGUEIRO, muito menos.

É, amigo. O primeiro jogo da segunda fase da Série D, no domingo 05/09, foi no Arruda, diante de CINQUENTA E UM MIL torcedores. E o Santa começou levando dois gols. Contra. Em vinte minutos. E do MESMO ZAGUEIRO (Leandro Cardoso, guarde esse nome pra colocar na boca do sapo).

Ainda assim, nos 15 minutos finais do primeiro tempo, o time achou espaço pra marcar, empatar AND virar a partida. A etapa complementar serviu pro Santa aumentar e o Guarany encostar de novo, só pra dar emoção. O jogo terminou 4×3 e o Santa foi pra Sobral com a vantagem do empate.

Tinha jogador já fazendo as contas da classificação para a quarta fase, já que nessa, além dos cinco vencedores dos mata-mata da terceira fase, passam mais três por critérios técnicos (saldo de gols e outras mumunhas). Lembrando que ainda estávamos na segunda fase da competição, a um empate da classificação.

Pois que hoje, em Sobral, quem sonhava já duas fases adiante não deu conta nem desta. Ouvi pelo rádio, sofrendo na mão dos locutores que pareciam mais preocupados com o tempo seco e as próprias gargantas do que com a miséria que se dava nas quatro linhas. Série D é assim, meu amigo. Imagem do jogo é LUXO. Um patrocinador do Santa até financiou a aparelhagem para a transmissão via internet, mas a infraestrutura disponível no interior do Ceará não suportava o serviço. Bem vindo ao Brasil.

Ontem o Guarany fez dois, sem a colaboração dos zagueiros do Santa, e segue adiante no baile da periferia do futebol. Nada heróico, nada épico, nada apoteótico. Só um jogo da quarta divisão, diante de quatro mil pagantes, com o time mais equilibrado se mantendo na competição. O Santa SE DISTRAIU há três anos, caiu nessa arapuca que é a Série D e agora não tem fôlego pra sair.

A quarta divisão é uma solução friamente calculada e CALCULISTA: foi o jeito que a CBF arrumou pra deixar a Série C mais RENTÁVEL, ao manejar menos times. É também um jeito simples e eficiente de aumentar o funil e facilitar a vida dela, confederação: menos times relevantes, mais dinheiro concentrado. Se os times das série C e D forem acabando, o serviço dela fica mais fácil. Taí o Motoclube pra confirmar minhas suspeitas. E o Remo, também fora da Série D, pra reforçar meu temor. A sapecada do Santa no Botafogo na Copa do Brasil prova como as CASTAS do brasileirão podem ser injustas.

Há tempos, em alto e bom som, já disse aqui qual é a única solução que vejo. Continuar no esquema exige um esforço hercúleo e milhões de reais para continuar sendo tratado como time de segunda classe (quando e SE conseguirmos chegar à Série B) enquanto, dentro de casa, podemos ser reis.

Essa conversa já tá enjoada porque nada muda enquanto a gente faz tudo igual. O Santa vai ter que resolver sua crise existencial. Ou veste a carapuça de time da Série D (tão aí dois anos pífios que não me deixam mentir) ou rompe com o esquemão e cria a própria Série A pra jogar. Com cinquenta e um mil torcedores, em cima do muro é que não dá mais para ficar.

Catarina Cristo

Anúncios

Entry filed under: Clubes, Contribuições, Série D.

Retrospectiva 2010: Visto do fundo do poço, o céu é uma moeda Retrospectiva 2010: O buldogue, o coringa, o mito

67 Comentários Add your own

  • 1. Leo Garcia  |  13/09/2010 às 12:10

    MELHOR VIRADA DE MESA DA HISTÓRIA:

    Toca o Santa Cruz na Série A e manda o Grêmio PRUDENTE pra D.

  • 2. FERN  |  13/09/2010 às 12:13

    Liga do Equador, já!!!

    todo o restante é sem duvida MUITO TRISTE…

  • 3. Diogo  |  13/09/2010 às 12:50

    MELHOR VIRADA DE MESA DA HISTÓRIA:

    Toca o Santa Cruz na Série A e manda o Grêmio PRUDENTE pra D.[2]

  • 4. Sancho  |  13/09/2010 às 12:51

    A quarta divisão é uma solução friamente calculada e CALCULISTA: foi o jeito que a CBF arrumou pra deixar a Série C mais RENTÁVEL, ao manejar menos times. É também um jeito simples e eficiente de aumentar o funil e facilitar a vida dela, confederação: menos times relevantes, mais dinheiro oncentrado. Se os times das série C e D forem acabando, o
    serviço dela fica mais fácil.

    É o que chamo de kfourismo

  • 5. Tiago Marcon  |  13/09/2010 às 13:20

    baita texto. CBF FDP

  • 6. arbo  |  13/09/2010 às 13:33

    fiquei triste.

    hj um gaúcho – Ju, Caixas ou Brasil Xavante – cai pra d.

    Rospide tá treinando o Prudente. Acho q foi a estreia no findi.

  • 7. Vamo Ganhá Porcô!  |  13/09/2010 às 13:50

    Pobre Santa! Mas de que adianta colocar no tapetão o Santa na série A ? Não aguentaria e cairia tudo de novo.

    Tem que olhar com cautela para os dirigentes que estão na equipe, mais atrapalhando do que ajudando e sendo levados no papo pela Máfia CBF.

    Força Santa, um gigante deve estar sempre no alto!

  • 8. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 13:52

    “um gigante deve estar sempre no alto.”

    (renato portaluvas, fazendo propaganda do viagra)

  • 9. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 14:04

    e o santa cruz, como legítimo representante dos curradores da terra de painho, tem que estar na série A, eu faria uma série A com mais clubes, há muitos times brocadores de fora, e uns times almofadinhas dentro, não dá pra respeitar muito um campeonato assim, se eu fosse presidente da confederação de fodebol, eu incluiria com vaga cativa na série A os seguintes times curradores (LISTA DE TIMES CURRADORES DO CUNEGUNDES, QUACK):

    Frumengo
    Fruminense
    Brocafogo
    Vasco (se o Romário voltar a jogar)
    Belford Roxo
    Volta Redonda
    América
    Entrerriense
    Olaria
    Madureira
    Bangu
    Friburguense
    Cabofriense
    Americano
    Barreira
    Canto do Rio
    Portuguesa da Ilha
    Angra dos Reis
    São Cristóvão
    Duque de Caxias
    Resende
    Boa Vista
    Seleção Brasileira de Futebol de Areia

    quack

  • 10. Franciel Cruz  |  13/09/2010 às 14:53

    Putaquepariu a tragèdia!!!

    Por conta de uns compromissos etílicos, fiquei compeltamente fora do ar neste final de semana. E, como sói, entro no IMpedimento para saber das boas-novas e leio uma disgrama desta (não o texto, mas a queda do santinha).

    Catarina, sinceramente, nem sei o que dizer. Talvez a derrubada da diretoria, por melhor que ela sehja, e a tomada do poder pelos torcedores seja um caminho.

  • 11. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 15:15

    temos um currador como o santa cruz fora e o time de franguinhos do santos cacarejando na série a, eu nunca mais vou ver o fodebol, o mundo não é justo, é como painho dizia, o mundo é um anão com um pau de 25 cm preso numa jaula, quack

  • 12. Felipe (o Canoense)  |  13/09/2010 às 15:20

    “…o mundo é um anão com um pau de 25 cm preso numa jaula”

    sdjslkjdsaidosaudoisjalkjslkjslkhsjh

  • 13. Sancho  |  13/09/2010 às 15:38

    Remo, Mixto, Santa Cruz, CSA e Treze: todos eliminados.

    Os 10 classificados são: Vila Aurora (MT), América (AM), Guarany (CE), Sampaio Corrêa (MA), Araguaína (TO), Brasília (DF), Uberaba (MG), Madureira (RJ), Joinville (SC) e Operário (SC).

    Passam 8. Ninguém tem a b*st@ da Classificação Geral para saber quem está em vantagem para ser um dos 3 Lucky Losers

  • 14. Rudi  |  13/09/2010 às 15:41

    Sancho, pelo que eu entendi os 3 lucky losers são os perdedores dessa fase de 10 aí, e não da anterior de 20…
    e eu IMAGINO que vai ser as 3 menores derrotas apenas nessa fase…
    mas formulismos de campeonato brasileiro são difíceis de entender mesmo

  • 15. douglasceconello  |  13/09/2010 às 15:42

    É uma situação CALAMITOSA, Catarina.

    Não tem uns MECENAS aí pra colocar uma grana no SANTINHA e bancar um projeto que faça o time ao menos voltar para a Segunda Divisão?

  • 16. Logan  |  13/09/2010 às 15:50

    Não é possível que não tenha um (ou uns) empresário(s) aí em Pernambuco que não possam ajudar o Santa Cruz, ou então é muito descaso mesmo.

    “é como painho dizia, o mundo é um anão com um pau de 25 cm preso numa jaula, quack” Filósofo!

  • 17. Sancho  |  13/09/2010 às 15:50

    Re 12

    Rudi, é isso mesmo. Dos cinco que perderem, só dois sobram.

    Não é problema achar a classificação geral dos eliminados (que estão, mesmo eliminados); essa é fácil. Eu me referia a dos classificados, que é a que interessa agora nesta fase.

  • 18. Anônimo  |  13/09/2010 às 15:51

    Força Santa!!!!Teu lugar não é na Série D,mas a culpa é dos dirigentes que deixaram isso acontecer…e é um trabalho custoso trazer o santa de volta à Série A…torcedor tricolor tenha paciência que o Santa voltará a ser grande…

  • 19. Sancho  |  13/09/2010 às 15:52

    Compl. 15

    É a soma das 3 fases que determina os lucky losers.

  • 20. Junior  |  13/09/2010 às 15:52

    Sinceramente, não sei o que escrever, Catarina. Apenas que é comovente o amor da torcida pelo Santa Cruz. A maioria absoluta das torcidas já teria abandonado o Clube. Vocês não, resistem, contra tudo e contra todos.

    *Uma dúvida, como é o sistema eleitoral do Santa Cruz. Sócios podem se canditar e formar uma chapa? Pergunto isso porque na última eleição do Inter, um grupo de sócios “sem parentes importantes” (Belchior, 1910) formou uma chapa e conseguiu entrar para o Conselho Deliberativo do Internacional.

  • 21. catarina cristo  |  13/09/2010 às 15:53

    Douglas, acho que chegou um momento em que dinheiro só não resolve.

    Tem que reinventar esse clube. A começar por categoria de base, acredito, já que jogador que tem coordenação motora não topa jogar a Série D.

    (Exceção aqui para Léo, grande volante e Tuti, goleirinho CUMPRIDOR)

  • 22. Sancho  |  13/09/2010 às 15:54

    http://www.blablagol.com.br/calendario-farroupilha-10627

  • 23. Felipe (o catarina)  |  13/09/2010 às 16:07

    “Os 10 classificados são: Vila Aurora (MT), América (AM), Guarany (CE), Sampaio Corrêa (MA), Araguaína (TO), Brasília (DF), Uberaba (MG), Madureira (RJ), Joinville (SC) e Operário (SC).”

    O Operário é de Ponta Grossa (ui!), no Paraná.

    “É o que chamo de kfourismo…”

    Não entendi essa do kfourismo. Já vi até ele criticar essa história de gente de um estado torcer pra time de outro estado, que os times menores deviam ser valorizados e deviam valorizar os jogadores locais, etc.. Mas não sou leitor tão assíduo dele.

    e, porra, que fase essa minha. Até como torcedor do Santinha eu tô azarado. Acaba logo, ano!

  • 24. Sancho  |  13/09/2010 às 16:12

    Re 21

    Bah! Eu também coloquei Joinville (PR) e só corrigi esse.

    Problema do Kfouri não são as intensões, mas seu total despreendimento da realidade. Ele prega um modelo concentrador voltado aos grandes clubes, cujo resultado é o descrito pela Catarina, mas lamenta dizendo que deveriam salvar os pequenos, etc.

  • 25. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 16:13

    e o pior de tudo é que a cbf continua com essa idéia capitalistica de fazer um brasileiro com 20 clubes e 8 meses quando nosso país tem 1 zilhão de clubes de fodebol que jogam miseros campeonatos estaduais de 2 meses de duração e depois passam o resto do ano ou comendo o pão que o diabo amassou na série d ou coçando a jiromba, fico puto com isso, dentre esses times temos curradores como o santa cruz, como se quer que o santa volte a ficar ereto se não se dá oportunidade dele jogar grandes campeonatos contra outros curradores e faturar uns caraminguas a mais, só o campeonato pernambucano e essa porra de série d molenga não dá, tem que ter um campeonato mundial dos times mais curradores, e com um quadrangular final jogado em moça bonita com a narração do januário de oliveira, aí sim o brasil será um país grande e peludo, igual o toni ramos, talvez a gente também coma a mariana ximenes e suas peitolinhas com mamilos rosados, eu ficaria de mastro de fora e vocês? quack

  • 26. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 16:28

    BATE NA MINHA BUNDA E ME CHAMA DE TOTÓ

  • 27. catarina cristo  |  13/09/2010 às 16:30

    #18

    Junior, os sócios a mais de um ano, em dia e maiores de 18 anos podem votar na Assembléia Geral, que elege o Conselho Deliberativo.

    De acordo com o estatuto (http://www.coralnet.com.br/downloads/estatuto_santa_cruz_2007.pdf), sócios na mesma condição podem fazer parte do Conselho Deliberativo, desde que eleitos na Assembléia Geral até o limite de 500 conselheiros (não sei qnts conselheiros o Santa tem hoje). Sócios beneméritos (que são 100, vitalícios e indicados pelo presidente) também têm vaga no conselho.

    E o conselho é quem, a cada dois anos, elege o presidente, que pra se candidatar, só precisa:

    ARTIGO 76 – Os candidatos aos cargos da Presidência e Vice-Presidência do Clube devem reunir os seguintes requisitos:
    I – serem brasileiros natos ou naturalizados;
    II – maiores de idade;
    III – ter idoneidade moral e cívica, capacidade intelectual e desportiva para o perfeito desempenho de sua missão.

    Comparado ao Vitória do nosso amigo Frãssuel, até que o Santa é democrático. Mas isso não foi solução para os problemas. Pelo menos não ainda.

  • 28. Junior  |  13/09/2010 às 16:31

    Sancho, aí eu discordo totalmente. O Santa Cruz e o Remo não são “pequenos”, tem torcidas gigantescas (e obviamente muito mais consumidores, para o chamado “futebol moderno”). O problema desses clubes é a má gestão. O Figueirense e o Avaí possuem torcidas bem menores e estão muito melhor.
    E sobre o Kfouri, é justamente o oposto do que tu escreveste. Ele é um defensor das Copas Regionais (Copa do Nordeste, Sul-Minas, Rio-São Paulo) em detrimento dos estaduais. E a última Copa do Nordeste em que os times jogaram a valer foi um sucesso de público (não a desse ano). Já li vários presidentes de clubes nordestinos lamentando o fim da Copa do Nordeste. Uma Copa do Nordeste seria muito mais rentável que o estadual da Bahia, Pernambuco, Ceará, etc.

  • 29. catarina cristo  |  13/09/2010 às 16:35

    #23 Caro Mulato, assino embaixo (menos na parte que fala de mariana ximenes pra frente)

  • 30. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 16:42

    catarina, obrigado pelo apoio, uma pena que você não concorda com a parte da mariana ximenes, mas apoiando a volta dos jogos em moça bonita com os comentários do januário de oliveira já tá bom

    não se pode ter tudo nessa vida, painho já dizia, “um cu é sempre um cu, não importa se é raspado ou peludo”, nunca entendi muito essa frase, tio orestes tentou explicar, mas não entendi e fiquei com dores, quack

  • 31. Felipe (o catarina)  |  13/09/2010 às 16:42

    #22

    entendi

    #23

    Cunegundes, a Série A dá muito mais grana pra clubes nanicos como o Avaí hoje do que dava quando era naqueles formatos malucos dos anos 1970 e 1980. Se perguntar pra qualquer dirigente do Leão, ele vai dizer que prefere jogar 8 meses de Série A do que 4 meses de estadual, pq a primeira opção dá muita grana – para os nossos padrões – e a segunda só existe por causa da tradição, pois é prejuízo certo.

    também acho Série D uma putaria – por mim, acabaria na Série B e todos os clubes teriam calendário o ano todo -, mas não entendo porque a culpa da decadência do Santa seria da CBF. Clubes infinitamente menores em tudo (torcida, estrutura, poder econômico, cidade, etc.), como ASA de Arapiraca e Icasa chegaram à Série B este ano, então por que o Santa não pode? E vale lembrar que o Santinha disputou a Série A no não tão longínquo ano de 2006, quando a série A era essa mesma elitezinha de 20 clubes.

    “campeonato mundial dos times mais curradores, e com um quadrangular final jogado em moça bonita com a narração do januário de oliveira”

    ahahahaha, fenomenal. A final seria Santa Cruz x Nueva Chicago da Argentina, sem dúvida. Olha o que os caras fizeram em um jogo fora de casa (Independiente em Avellaneda) em que já estavam REBAIXADOS:

  • 32. catarina cristo  |  13/09/2010 às 16:47

    Felipe, não tou dizendo que a derrocada do Santa foi causada pela CBF. De jeito nenhum!

    Tou dizendo que o esquema da Série D é escroto e o Santa Cruz se ABESTALHOU. Caiu nele e, desorganizado qeu só fila de procissão, não consegue sair.

    Foi isso que eu quis dizer.

    A CBF quer dinheiro, todo mundo sabe, todo clube sabe e tem que saber MANEJAR com isso. Não tou dizendo que ela é boazinha, mas não é culpa dela não.

    Abraço!

  • 33. Felipe (o catarina)  |  13/09/2010 às 16:57

    não sei que zebra deu ali nos links dos vídeos, mas recomendo assistir o do primeiro link, que é o menor (40s) e mais CATIVANTE. Confesso que chorei quando vi pela primeira vez. Mais emocionante que o final de Jamaica Abaixo de Zero.

    #30

    minha amiga-xará, então desculpe pela má interpretação de texto deste energúmeno que lhe escreve. E sério, estou de corazón partido não só pelo provável rebaixamento do meu time à Série B, mas porque a torcida mais fanática do Brasil não consegue ver seu time passar da QUARTONA enquanto times sem torcida, sem tradição, sem ALMA desfilam pelos gramados das divisões superiores (Prudente, Duque de Caxias, São Caetano e assemelhados).

    tá tudo errado no futebol brasileiro.

  • 34. catarina cristo  |  13/09/2010 às 16:58

    E se eu, num rasgo de amor ao clube, decidisse hoje me associar ao Santa Cruz: http://twitpic.com/2o5cle

    ISSO é ser torcedor do Santa Cruz

    :~

  • 35. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 17:03

    o avai faz parte da lista de curradores, o ponto é que não se pode deixar 20 clubes numa boa e outros 80 milhões correndo atrás de uns cruzados, jogando campeonatos de segunda categoria, temos que entender que o brasil é grande e não é igual aquela frangolândia da espanha, aqui temos pelo menos uns 80 clubes curradores, e tem que se dar espaço pra todos eles, não adianta elitizar o esporte do povo, tem que repartir a verba com todo mundo, e um campeonato maior poderia dar mais dinheiro, eu sou a favor de tudo maior, por isso vou me candidatar a deputado e baixar uma lei que autorize implante de silicone e aumento peniano no sus, explosão de peitos, suor e bunda, quack

  • 36. Felipe (o catarina)  |  13/09/2010 às 17:11

    bom, tem aquela alternativa que acho muito massa da “Liga dos Campeões do Brasil”, que o Sancho (foi?) sugeriu. Aí teríamos estaduais o ano todo, como se fossem campeonatos nacionais, e a Liga dos Campeões como se fosse a “Libertadores do Brasil”, disputada nos meios de semana. Seria bala. Calendário para todos o ano inteiro, campeonato brasileiro com mata-matas e finais.

  • 37. Sancho  |  13/09/2010 às 17:17

    Re 29

    O problema é que na Série A só cabem 20. Os grandes clubes também estão ganhando mais. Dividir dinheiro entre 20 é mais fácil que entre 40, 60, 80, 96…

    Re 26

    Se são pequenos ou grandes, depende. Não nos esqueçamos que não existe grandeza em si, mas em comparação com outra coisa. Esses clubes são grandes estaduais, mas não estão no mesmo patamar dos 12 grandes nacionais. Sem os estaduais, o parâmetro de grandeza muda. E, mesmo sem intenção, o resultado é a apequenação dos grandes regionais.

    O modelo do Juca é um Brasileiro em turno-e-returno de ano inteiro que, de fato, seria um Rio-São Paulo com agregados. E seguindo em divisões até onde der o dinheiro. Alguma diferença com o que se tem hoje?

    As copas regionais seriam disputadas como prêmio de consolação à patota que sobrou…

  • 38. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 17:18

    felipe catarina, aí ia ser de arrebentar a boca da boceta, como diria o costinha, booom, é prêmio pra todo lado, quack quack, curti, quack quack

  • 39. Jader Anderson  |  13/09/2010 às 17:29

    Olha, é triste isso mesmo.

    Ver como esse clube, que é de massa… tá nesse buraco e sem previsão para sair.

    Tenho memória do santa cruz ainda de 2005, concidentemente foi o primeiro jogo que assisti no olímpico. Não dei muita bola na época mas o impedimento me fez mudar bastante essa ótica, comecei a reconhecer esses times grandes que nos são injustamente escondidos.

  • 40. Junior  |  13/09/2010 às 17:48

    Sancho, os estaduais como são disputados HOJE não auxiliam nenhum clube, nem grande ou pequeno (talvez o Paulistão seja lucrativo, não conheço os números). Seria muito melhor o Santa Cruz disputar um campeonato o ano inteiro, mesmo que seja a Série D, do que acabar o ano em setembro, como ocorreu domingo. Os estaduais estão acabando com (e não salvando) os clubes considerados “menores”. Os campeonatos estaduais são extremamente deficitários, é a caravana da miséria. Se esses clubes não disputarem um campeonato nacional ou regional que dure o ano todo, vão praticamente acabar, infelizmente. Um exemplo prático é o RS, um estado “supostamente” rico, onde além da Dupla Gre-Nal, apenas DOIS times (entre Caxias, Juventude e Brasil) terão alguma atividade importante durante o resto do ano. Os outros times só disputam a Copa da Federação e alguns clubes nem isso.

  • 41. Felipe (o catarina)  |  13/09/2010 às 17:54

    Copa dos Campeões

    4 vagas: SP, RJ

    3 vagas: RS, MG, PR, PE, BA

    2 vagas: GO, SC, PA, CE

    1 vaga: demais 16 estados

    1 vaga: atual campeão

    48 times. 16 pré-classificados e 32 disputam fase preliminar, passando mais 16 pra fase grupos. A partir daí, é Libertadores. Semifinalistas classificados para a Libertadores da América. Quadrifinalistas eliminados com vaga na Sul-Americana

    Copa Braziu

    16 times eliminados na fase preliminar da Copa dos Campeões mais:

    4 vagas: SP, RJ, MG, RS
    3 vagas: os restantes
    2 vagas: MS, RO, RR, TO, AP

    totalizando 96 times. 32 pré-classificados e 64 na primeira fase, passando 32, somados aos 32 pré-classificados, fazem mata-mata até o final. Campeão classificado para a Libertadores (5ª vaga). Demais semifinalistas na Copa Sul-Americana

    eu ainda criaria uma Copa (sei lá, Copa Mané Garrincha, Copa Paulinho McLaren, etc.) que reuniria todos os campeões das 2as divisões estaduais e que classificaria o campeão como 8ª vaga do BR na Sul-Americana. Seria bala haver a possibilidade de o Imbituba ou o Operário de Ponta Grossa jogarem a Sul-Americana.

    alguém aí tem o e-mail do diretor de Competições da CBF? ahdhhkdhjkskh

  • 42. catarina cristo  |  13/09/2010 às 17:57

    # 38 Junior,

    o Pernambucano não é deficitário, até onde eu sei. Nenhum time reclama, a federação não atrasa os repasses, o Governo do Estado tem um bem sucedido programa de troca de notas fiscais por ingressos e é sempre casa cheia. Além de ser um campeonato disputado porque é, basicamente, o título que Náutico, Sport e Santa Cruz têm condições de ganhar. O Brasileiro é sempre uma icognita, então os times apostam alto no estadual.

  • 43. Sanchotene  |  13/09/2010 às 17:58

    Re 38

    Júnior, é claro que os estaduais como são HOJE, são ridículos. Mas, também é fato que não há condição HOJE de se ter uma série C com 20 clubes de ano inteiro. A pergunta é, o que fazer, então?

    Atualmente, se pensa nos grandes primeiros e depois se vê a necessidade de quem sobra, quando deveria ser o contrário…

  • 44. catarina cristo  |  13/09/2010 às 18:00

    # 37 “Não dei muita bola na época mas o impedimento me fez mudar bastante essa ótica, comecei a reconhecer esses times grandes que nos são injustamente escondidos.”

    Jader, ganhei o dia com essa. Fez o sofrimento de escrever pra contar tanta miséria ter sido útil.

    Obrigada e um abraço!

  • 45. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 18:05

    o impedimenta senta que é de menta devia organizar um golpe para derrubar o ricardo peixeira da prezidência da cbd e colocar impedimentistas em seu lugar, aposto que teriamos campeonatos mais fodegosos e o lamentável frangoloide do neymar não seria nosso ídolo, eu votaria em dé aranha para técnico da seleção, quack

  • 47. Marcelo  |  13/09/2010 às 19:04

    Carta testamento de Y:

    Art.67, par.6: “EU, YXXX XXXXXXX XXXXXX XXXXX XX XXXXXXX XXXXXX, DELEGO, AB INITIO, MARCELO CALDATTI, CASADO, BRASILEIRO NATO, 29 ANOS, NASCIDO EM xx DE NOVEMBRO DE XXXX, EMPRESÁRIO, COMO HERDADOR-MOR DE TODO O LEGADO YULIANO NO BLOG “IMPEDIMENTO”, BEM COMO LEGÍTIMO HERDEIRO, E CONTINUADOR DA ATIVIDADE MORALIZADORA E DEFENSOR DA VERDADE NO REFERIDO BLOG, DENTRE TODA A VERVE YULIANA E CONTEÚDO DE MEUS ARRAZOADOS, COMO OUTORGADO DONATÁRIO À MARCELO CALDATTI, PESSOA FÍSICA, REPRESENTADO NOS ATOS POR ELE MESMO, E FINALMENTE, COMO INTERVENIENTE, O WORDPRESS, AQUI REPRESENTADO POR SEBASTIEN SCHMIEG.

    (…)

    TODO O LEGADO ESCRIBAL DEVERÁ DESTINADO SER À MARCELO, ANTE O COMPROMISSO DE CONTINUAR A ATIVIDADE VERDADEIRA E DIGNA NO BLOG SUPRACITADO, TENDO COMO BENEFÍCIO, TODA A POSSE, DOMÍNIO, DIREITO E AÇÃO QUE EXERCI NO BLOG REFERIDO

    (…)

    Aos párias que o ofenderam:

    DIANTE DO EXPOSTO, PRESENTES INDÍCIOS SUFICIENTES DE CRIME PERJÚRIA E CRIME CONTRA A HONRA, PORQUE A OFENSA AQUI APURADA TENTA CONTRA A ORDEM DA HUMANIDADE E O SISTEMA CAPITALISTA NACIONAL, CONFORME SE INFERE DOS ARTIGOS XX, INCISOS II, V, VII E 2O, INCISO III, DA LEI FEDERAL X.XXX/XX, DELIBERA-SE, RELATADA A INVESTIGAÇÃO:

    A)SUBMETÊ-LA AO CRIVO DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, COM SUGESTÃO DE REMESSA DOS AUTOS, NA VIA ORIGINAL, AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, A QUEM COMPETE PROSSEGUIR ATUANDO NAS ETAPAS SUPERVENIENTES, MANTENDO-SE, NO GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL, CÓPIA INTEGRAL DO PROCEDIMENTO E DE SEUS APENSOS E,

    B)REMETER CÓPIA INTEGRAL DO PROCEDIMENTO, INCLUSIVE COM OS CONTRATOS RELATADOS, PARA CONHECIMENTO E PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS EVENTUALMENTE CABÍVEIS NO ÂMBITO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

    eu, Asdrúbal Teixeira Neto, escrevente juramentado que a escrevi. Eu, João Paulo Fernandes Paiva, a subscrevi.

    Nada mais em relação à prévia solicitação, contendo a referida mais de 40 páginas eu, escrevente, digitei e conferi; enquanto, EU, TABELIÃO SUBSCREVI.

    Creio que Y, agora ressucitado e muito ocupado, resolvendo trâmites nas esferas jurídicas em busca da renovação de seus documentos e pedido de anulação de sua morte nos quadros do Serviço de Verficação de Óbitos, terá de reescrever seu testamento, graças a Deus, eu nunca duvidei que ele pudesse ressucitar, ainda assim o esperava ver post mortem, como espírita que sou.

    Felizes dos homens que puderam ser iluminados pelas palavras d’Ele, Y; agora um semi-Deus cuja palavra, em nenhuma hipótese, poderá ser contrariada.

  • 48. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 19:12

    esse charuto tá te pondo doido pai véio, quack

  • 49. Marcelo  |  13/09/2010 às 19:12

    Para rafael botafoguense:

    Não pense que Y, o eterno, esqueceu-lhe. A ti caberia, em caso de falecimento do referido Deus, todo o legado blogal de nossa casa, onde tu, como colaborador que és, abrilhanta-nos com tua presença.

  • 50. Marcelo  |  13/09/2010 às 19:26

    Ora, Cunegundes, por favor, deixe-se de troças…

    Nunca estive tão são… o próprio Y já mo disse, que jamais sentiu-se tão terreno quanto atualmente. A felicidade que é tê-lo de volta no Planeta, é irreprochavelmente perfeita.

    Ele até agora pode abrir mão, como faz, da mortificação corporal, que sempre executava como forma de libertar-se e elevar o espírito, visto que com sua experiência, alçou a perfeição, sempre com a presença de uma mulher, conhecida de nós aqui no blog, tão corintiana quanto ele (não revelo o nome), uma dominadora de mão cheia e adepta do feminismo e sado-masoquismo. Daí nota-se uma ponta de decepção dela na recuperação de Y, o homem de uma letra.

    Mas hoje Y abandonou tais práticas… isso só é necessário para os homens imperfeitos, caso meu e seu, mas não de Y.

    Espero que não dê merda eu escrever isso aqui…

    AQUI FINDO

  • 51. Y  |  13/09/2010 às 19:57

    MARCELO, IMUNDO, ESPERO QUE ESTE SEJA UM FAKE SEU.

    TU EM NENHUM MOMENTO, COMO ESPÍRITA QUE ÉS, E CONSEQUENTEMENTE DESCONHECEDOR DAS PRÁTICAS DE MORTIFICAÇÃO CORPORAL, MUITO MENOS CONFUNDI-LOS COM ORGIAS JAMAIS EXECUTADAS COM IZABEL, LEITORA DESTE BLOG, E NÃO-MERECEDORA DE MINHA ATENÇÃO, DEVIDO SEUS ATAQUES À MINHA PESSOA, ENFIM, DESPREZÍVEL SER QUE JAMAIS MERECERIA MINHA ATENÇÃO MUITO MENOS MINHA SUBMISSÃO… MAS ENTENDO QUE TENHA COLOCADO COM INTUITO DE PROVOCÁ-LA E EXPLANAR SEUS DESEJOS MAIS INTIMOS, COMO PECADORES QUE SÃO

    NÃO ACREDITO QUE TAIS ÁCIDAS PALAVRAS TENHAM SAÍDO DE SEU TECLADO, FARSANTE. NOSSA AMIZADE ESTÁ EM DECLÍNIO, E NÃO SÓ ACABADA ESTÁ DEVIDO SUA JUSTA ADMIRAÇÃO À MINHA PESSOA, IRREPROCHÁVEL, COMO TU MESMO DISSESTE.

  • 52. FERN  |  13/09/2010 às 20:26

    o tempo passa as pessoas demoram, mais enfim descobrem que o torneio brasileiro JAMAIS deveria ter existido…

  • 53. larissita  |  13/09/2010 às 20:56

    soy muy hogareña

  • 54. Cunegundes Narrador  |  13/09/2010 às 21:12

    quero comer larissa riquelme agora, quack

  • 55. Marcio Melo  |  13/09/2010 às 21:36

    Eu tenho tanta pena do Santinha que já admito até um tapetão para jogar vocês quanto nada na série c.

  • 56. Francisco Luz  |  13/09/2010 às 22:03

    41: Sancho, por que tu acha que uma Série C com 20 clubes em turno e returno não cabe?

    É muito, mas muito simples de fazer isso: é só a CBF se dispor a cobrir os custos de viagens e hospedagens destes clubes, e pronto. Mas, como é muito simples, nunca será feito.

  • 57. Sanchotene  |  13/09/2010 às 23:11

    Re 53

    O que significa que ela não se paga…

  • 58. Paulo Torres  |  13/09/2010 às 23:40

    Utilidade pública: a classificação dos dez classificados da QUARTONA:

    Uberaba 17p, 5v, saldo +13
    Joinville 17p, 5v, saldo +7
    Operário-PR 16p, 5v, saldo +2
    Madureira 14p, 4v, saldo -1
    Vila Aurora-MT 13p, 3v, saldo +3
    Sampaio Corrêa 13p, 3v, saldo +9
    Guarany de Sobral 12p, 3v, saldo +7
    América-AM 12p, 3v, saldo +2
    Brasília 12p, 3v, saldo +2
    Araguaína 11p, 2v, saldo +1

    Ou seja, Uberaba, Joinville e Operário já estão classificados, mesmo que percam os dois jogos da terceira fase. Um dos confrontos é justamente JEC x Operário, não deve ser uma peleja das mais emocionantes.

  • 59. Guilherme  |  14/09/2010 às 06:10

    O que eu não entendo nessa coisa toda é essa pressão por se Europeizar.

    Não vejo o modelo europeu como sendo positivo. Especialmente o inglês, que é o mais capitalista sanguinario, e o pior de todos em termos de competitividade. Sem falar que a Inglaterra não produz jogadores e o Brasil não tem o potencial de grana que justifique clubes-empresas, acionistas e essa merda toda.

    Pra mim o que acaba acontecendo a cada vez que se proxima do modelo europeu, é ficar cada vez mais dependente dele.

  • 60. catarina cristo  |  14/09/2010 às 07:19

    #56

    Guilherme, concordo com você. A vontade de se “europeizar” faz sentido pros clubes grandes, que ganham dinheiro com isso e pra CBF, idem.

    Mas as torcidas quererem, a torcida do SANTA CRUZ querer (e tem que fale nisso), chega a ser patético.

    A minha proposta lá da Liga Nordestina independente é radical e exagerada, mas é também minha vontade de que o “País do Futebol” consiga uma SOLUÇÂO PERSONALIZADA onde todo mundo que gosta de futebol possa torcer por um time que esteja na briga.

  • 61. Alexsander  |  15/09/2010 às 10:01

    Acho que as Séries A e B estão bem do jeito que estão. Pontos corridos, rentáveis, com times de bom nível. Os problemas, hoje, estão nas séries C e D que ainda são muito curtas e cheias de formulismos. De fato, não há condições financeiras de fazer pontos corridos nelas porque o Brasil é muito grande, mas outras soluções são possíveis.

    Por isso eu sugiro a regionalização das divisões inferiores. Imaginem o Brasil dividido em, digamos, 4 grandes regiões futebolísticas: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste — imaginem as “conferências” dos EUA. A Série C promoveria 4 campeonatos independentes (de pontos corridos, se quiserem — haveria liberdade quanto ao regulamento) onde o campeão de cada um seria promovido. Em cada uma das regiões da Série C o campeão seria promovido à B e os N últimos de cada conferência seriam rebaixados à D. Este número N seria definido em cada região, provavelmente algo entre 2 e 6. A Série C do Nordeste poderia ser uma reedição da Copa Nordeste, por exemplo — naturalmente, sem os times das Séries A e B por causa do calendário.

    A Série D, por sua vez, poderia ser mais regionalizada ainda. Numa região como a Sul, com poucos estados, a Série C poderia rebaixar, digamos, 6 times. Cada estado faria sua Série D como quisesse, até mesmo um “pontos corridos” pra jogar o ano todo, onde os 2 primeiros são promovidos para a Série C. Assim haveria interesse o ano todo… e poderia haver até Séries E, F, etc nos estados onde há mais divisões.

    No Nordeste a Série D poderia ser em grupos, juntando vários estados, ou mesmo uma “2ª divisão da Copa Nordeste”. No Norte, onde há poucos times, a Série D poderia envolver todos os estados ou mesmo ser uma Copa com duração de um mês num único estado, para facilitar a logística. O importante é haver autonomia para que as particularidades regionais possam ser respeitadas.

  • 62. Sancho  |  15/09/2010 às 10:40

    Apenas por curiosidade, se os Lucky Losers fossem aplicados nesta fase, Mixto, CSA, Treze, Santa Cruz, Remo e Fluminense/BA estariam entre os classificados. E a CBF poderia muito bem aplicar esse critério e eliminar as fases semifinal e final. Depois de definidas as vagas, o campeonato acaba…

    Eis como ficariam as chaves:

    Chave A
    5. Vila Aurora (MT)
    10. Araguaína (TO)

    8. América (AM)
    9. Brasília (DF)

    Chave B
    6. Sampaio Corrêa (MA)
    15. Remo (PA) (LL)

    7. Guarany (CE)
    11. Mixto (MT) (LL)

    Chave C
    1. Uberaba (MG)
    16. Fluminense (BA) (LL)

    4. Madureira (RJ)
    12. CSA (AL) (LL)

    Chave D
    2. Joinville (SC)
    14. Santa Cruz (PE) (LL)

    3. Operário (PR)
    13. Treze (PB) (LL)

    Critérios:

    (a) as equipes que se cruzariam caso não houvesse o ingresso dos Lucky Losers devem ficar na mesma chave (V. Aurora/América, Guarany/Sampaio, Brasília/Araguaína, Uberaba/Madureira, Joinville/Operário);

    (b) os Lucky Losers não podem ficar na mesma chave daquelas equipes que os venceram na fase anterior (V. Aurora/Remo, América/Mixto, Guarany/Santa Cruz, Sampaio/CSA, Araguaína/Treze, Brasília/Fluminense);

    (c) nenhuma chave pode ter mais de 2 Lucky Losers;

    (d) deve-se respeitar ao máximo proximidade geográfica;

    (e) deve-se favorecer critérios técnicos.

  • 63. Sancho  |  15/09/2010 às 10:45

    (d) deve-se respeitar ao máximo proximidade geográfica, mas duas equipes de um mesmo estado não podem ficar na mesma chave (V. Aurora/Mixto);

  • 64. Felipe (o catarina)  |  15/09/2010 às 11:53

    alternativa:

    Série A – 20 times, um grupo

    Série B – 24 times, 2 grupos (Norte e Sul)

    Série C – 32 times, 4 grupos (Norte, Nordeste, Centro e Sul)

    daí pra baixo, é estadual e os campeões estaduais disputam vagas na Série C.

  • 65. J Petry  |  15/09/2010 às 12:39

    Apoio qualquer das alternativas descritas no 61 e no 64.

  • 66. Sanchotene  |  15/09/2010 às 13:32

    minha sugestão está em:

    cruzeiro.org/blog/calendario-brasileiro-a-inglesa

  • 67. Sanchotene  |  15/09/2010 às 13:32

    http://cruzeiro.org/blog/calendario-brasileiro-a-inglesa/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Mazzola fez o 1º e o 3º gols brasileiros na estreia de 1958, nos 3x0 sobre a Áustria. O outro foi de Nilton Santos. youtube.com/watch?v=-4cOwI… 3 minutes ago
  • Num tempo em que sair do Brasil equivalia a morrer para a Seleção, Mazzola acabou jogando a Copa de 1962 pela ITÁLIA. (na época, podia) 4 minutes ago
  • Mazzola, que era do Palmeiras, iria para o Milan depois daquilo. Em 1963, se tornaria um dos primeiros brasileiros a ser campeão da Europa. 5 minutes ago
  • Hoje é aniversário de 79 anos de José Altafini, o Mazzola, autor do 1º gol da campanha do 1º título mundial do Brasil, em 1958. 6 minutes ago
  • RT @ophilsantos: @impedimento Técnico não resolve tudo sozinho, e tomamos um Red Bull estragado, que só dá uma asa. MAS AGORA A GENTE CHE… 36 minutes ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: