O grande golpe

15/10/2010 at 14:00 72 comentários

O que vai acontecer nos próximos meses era previsto e esperado: o Beira-Rio deverá ser excluído da Copa do Mundo de 2014 em favor da Arena Tricolor, ainda que o Estrelão seja a única opção viável e digna. No início de 2008 isso já era uma possibilidade, ainda que desconsiderada por quase todos. Desde lá a situação não melhorou muito: enquanto a Arena saiu das maquetes e passou a ter também tapumes, escavadeiras e uma bandeira gremista, o novo Beira-Rio não aumentou mais que meia dúzia de estacas para fazer uma cobertura – que sempre foi considerada inútil para os padrões da Fifa.

Os padrões da Fifa nunca foram muito altos, até o momento em que entraram no jogo algumas das empresas mais poderosas do Brasil e alguns dos lobistas mais competentes da mesma Pindorama. Não incluem coberturas suntuosas, gramados que saem do campo, nada que apareça nos filmes Vingador do Futuro e Blade Runner – são exigências muito mais básicas, que falam do tamanho do campo, da liberação do entorno para facilidade de acessos, vestiários unidos, uso de energia voltado para a sustentabilidade e coisas assim. O PDF tem 125 páginas – se algum de vocês ganhou na Mega-Sena e está interessado em colocar o Estrelão para concorrer à Copa, é uma boa leitura.

Pensando nesses padrões, o Beira-Rio está relativamente avançado na luta pelos padrões FIFA. No entanto, nos últimos meses, o jogo ficou pesado – a Fifa passou a exigir coisas como o rebaixamento do gramado, que é de altíssimo custo (e seria um enorme benefício para o estádio) ao lado de garantias bancárias que um clube falido jamais teria. Por absoluta coincidência e acaso, essas exigências vêm ao lado de uma magnânima proposta da Andrade Gutierrez para tocar as reformas do Beira-Rio sem custo para o clube – mas loteando camarotes, áreas VIP e metade da alma por pelo menos 15 anos. A proposta não parece ruim, embora a pílula seja bastante dourada por alguns colunistas. Ela aparece, entretanto, tarde demais para acordar o Internacional de um delírio.

Em 2008, o Inter pretendia reformar o Beira-Rio com recursos próprios, que não tirariam nada do futebol, colocariam uma cobertura espetacular, o estádio nos padrões da Fifa e ainda lucraria tudo com shoppings, lojas e camarotes. O Grêmio tinha o mesmo sonho quando lançou a Arena no final de 2006, mas foi acordado bem antes – com a saída da empresa holandesa TBZ, a OAS venceu o projeto da Odebrecht colocando cartas reais na mesa, ou seja: tocamos o projeto, mas queremos boa parte do lucro em troca. A Arena tricolor virou um terreno preparado para a terraplanagem em setembro deste ano enquanto a comissão Copa ’14 do Inter continuava sonhando em brancas nuvens com o almoço grátis que Friedman já disse não existir.

Quando tive a oportunidade de perguntar para Emídio Marques Ferreira, o líder do projeto Fifa no Beira-Rio, se a dificuldade de um clube em obter garantias bancárias não dificultaria o processo – e que, portanto, seria melhor fazer uma empresa nova, como fez o Grêmio, livre de dívidas – o engenheiro perguntou: “Tu é gremista ou colorado?”. Depois, emendou uma série de ladainhas sobre como o Grêmio ficaria devendo horrores para a OAS e o Inter não precisava disso. Tudo bem, é um engenheiro clubista, pensava eu – até ser alertado que Emídio era a pessoa que respondia sobre toda e qualquer coisa relacionada ao Beira-Rio 2014. Visita da Fifa? Emídio atende. Respostas à imprensa? Vai lá, Emídio. Lobistas? Construtoras? Bueller?

Percebendo o evidente despreparo, o Inter fez um movimento tardio: Vitório Píffero, ao deixar a presidência do Inter, assumirá (ou assumiria) a comissão Beira-Rio 2014 – afinal, precisava de alguém com alguma noção política ali dentro. O problema é que Píffero assumirá o cargo com a engrenagem já preparada e bem disposta a amassar as camisetas de “A Copa É Nossa” com os milhões das empreiteiras e as belíssimas garantias bancárias (oi, BNDES) que a Fifa foi convencida a exigir.

Quando a Copa de 2014 saiu do Morumbi para entrar em um estádio totalmente inexistente, que não tem nem tapumes nem sequer retroescavadeiras – só o beneplácito do Amigo do Rei, Andrés Sanchez – o Inter deveria ter descido das nuvens e se articulado para não sofrer o golpe. Agora, é contar os dias para engolir todas as camisetas “A Copa É Nossa” com queijo e ervilhas, pois não vai dar para perguntar em Zurique, na hora da guilhotina, se o secretário-geral Jerôme Valcke é gremista ou colorado.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Copa do Mundo.

3ª ImpedCopa: maminha, Rabetama e cerveja Bate forte o tambor

72 Comentários Add your own

  • 1. Volkart  |  15/10/2010 às 14:12

    Os ingressos na copa serão absurdos. Não irei, não iremos, será tudo para turista ver. Me parece que os dois projetos vão sangrar amplamente os dois clubes. Ou seja, bem na boa, eu, colorado, era muito afim de que essa história toda fosse esquecida. Coloque o projeto megalomaníaco do Beira Rio (mantenham áreas VIP, camarotes, etc, que são fonte de recurso) junto com Edu num grande saco de lixo e invistam no FUTEBOL. Por favor, dois atacantes. Podem demitir todos os avançados do colorado, manter o Marquinhos para urgências, e um parceiro pro Sóbis de gabarito (oi Fred – ou similar). “Ah, mas o dinheiro da reforma não tem a ver com o dinheiro do futebol” – tá bom, faz de conta que acredito.

  • 2. Roger  |  15/10/2010 às 14:18

    Jamais fui contra a construção da Arena do Grêmio somente por ranço ou pessimismo exagerado, daqueles que acha que tudo que pode, vai dar errado.
    Mas nessa questão dos estádios da dupla, sempre considerei a situação, e o posicionamento da diretoria do Inter melhor que a do Grêmio.
    Não tem como negar que o aterro esta em condições muito melhores que o Olímpico. Se é possivel para o Inter fazer uma reforma realmente efetiva, que melhore o conforto do torcedor e torne o estádio rentável para o clube, não consigo vislumbrar por que construir um estádio novo tendo que abrir mão de muitas receitas proporcionadas por ele durante 20 anos seja uma alternativa melhor.
    Esse papo de … a copa é nossa e biriri, é coisa de torcedor. Não faz a menor diferença pra mim se a copa for na Arena(se existir Arena) ou se for no aterro.
    E além disso, o Inter tem uma baita oportunidade de chegar poro pessoal da FIFA e dizer: vai catar coquinho no asfalto. Ou é do nosso jeito, ou coloca os jogos da copa no Zequinha!

  • 3. Junior  |  15/10/2010 às 14:26

    Roger, o torcedor colorado (pelo menos com quem já conversei) pensa exatamente isso, que a Copa seja na Arena, na Puc ou no Zequinha, mas que o Inter não se “entregue” para uma empreiteira ou contraia dívidas gigantescas para ter dois ou três jogos da Copa no Beira-Rio. O problema é que em tempos de “marketingui” e “futebol moderno” duvido que os dirigentes pensem como os torcedores. Tenho muito medo que a direção do Inter faça loucuras para garantir a Copa no Beira-Rio.

  • 4. Carlos  |  15/10/2010 às 14:52

    Bah, daqui a pouco estádio de futebol vai ser q nem shopping. Só vai ter bunda mole dentro.

    Deusolivre o q tão fazendo com o futebol. PQP.

  • 5. J C  |  15/10/2010 às 15:05

    “Tenho muito medo que a direção do Inter faça loucuras para garantir a Copa no Beira-Rio.”

    Fará. O peso político de uma perda dessas seria forte demais para o próximo presidente. E, com Carvalho fora, o futebol passará aos níveis anteriormente habituais, o que ajudará muito pouco.

    Além disso, bem, como dizê-lo? Corre por aí – mas acho que é mentira das grossas – que grandes negócios com empreiteiras jamais deixam um envolvido infeliz. Quando especulavam que Luigi e Afatato poderiam chegar a um acordo, eu ficava pensando que o extremo coloradismo e vontade férrea de doação de cada um deles pelo clube do coração não permitiria.

  • 6. Marcel Moreno (ex-TMdaC)  |  15/10/2010 às 15:07

    Olha… eu realmente creio que essa gestão do Inter não vai querer tomar esse golpe.

    E aí que mora o perigo…

    A Alemanha não cumpriu diversas das exigências da FIFA, a África do Sul idem.

    A merda é que pro Colorado vai ter o papinho “Não vai fazer? Ok… vai pra Arena…” e aí lá vão VP, FC e cia. fazendo de tudo pra não ter que engolir as camisetinhas arrogantes que fizeram.

    A FIFA fode o futebol constantemente… e tá louquinha pra fuder o Inter. Sem cuspe.

  • 7. Ernesto  |  15/10/2010 às 15:08

    Vem cá, me explica por que o rebaixamento do gramado é bom para o estádio ?

    A única coisa que tem que mudar no beira-rio é a arquibancada ficar mais perto do campo. Se for arqubancada de madeira, não tem problema.

    E como disse Volkart, invistam no futebol. Golpe seria tomar um tufo e entregar pra forasteiros por causa da copa. Ter ou não a copa é perfumaria.

  • 8. Marcel Moreno (ex-TMdaC)  |  15/10/2010 às 15:10

    Tchê loco!

    O nojo que tô dessa tal Copa do Mundo é algo! Nem acredito que quando foi anunciada eu até achei que seria uma boa…

    Foi a pior merda que podia ter acontecido!

    Falaram que os estádios seriam feitos pela iniciativa privada, mas o 3 clubes que se propuseram colocar o seu estádio só se fuderam até agora… CAP tá sempre recebendo críticas, o Morumbi foi pro saco e agora o Beira-Rio tá sendo posto a prova.

    Sem falar nesse novo estatuto do torcedor e a constante elitização do nosso futebol…

    PUTA QUE PARIU! NÓS DEVOLVAM A CORÉIA!!!

    Enfim… vou torcer fortemente pra uma coisa só nessa copa: PRA VIREM TODOS OS PIORES ELEMENTOS DO MUNDO FAZEREM DESSE PAÍS UMA ZONA PIOR AINDA!

    Hooligans
    Barra-bravas
    Esses malucões do leste europeu
    Homi bomba das arábias
    Punks de alvorada

    O pau comendo… quebrando por tudo!

    Que se foda essa merda toda! Quero cerveja no estádio e a macacada de volta pro Gigante… tem muito alemãozinho hoje em dia!
    Alemãozinho que vá pra essa Arena Shopping Center!

  • 9. Ernesto  |  15/10/2010 às 15:10

    Ultima pergunta: Voces conhecem algum amigo de voces, colorado, que comprou essa camiseta da “A copa do mundo é nossa”, do Inter ?

    Sinceramente, nunca vi ninguem portando tal traje, a não ser o próprio Pifío.

  • 10. Francisco Luz  |  15/10/2010 às 15:11

    Bom texto, Luís, apesar de eu discordar de algumas coisas:

    primeiro: o Beira-Rio está LONGE, mas MUITO longe de atender até mesmo os mínimos padrões Fifa – os de verdade, que são realmente úteis, e tratam de espaços de circulação para a torcida e um mínimo de conforto. Já disse um milhão de vezes que, para mim, o Beira-Rio deveria ser reformado da mesma forma que foi feita a renovação do estádio do Borussia Dortmund, erguido em 1972 e renovado de uma maneira nem um pouco luxuosa, mas totalmente funcional, e que serviu para receber até uma semifinal de Copa.

    segundo: para mim – e, pelo que vejo, para a maioria dos colorados -, receber a Copa é tanto faz como tanto fez. Fuder o time, o que existe de bom hoje no estádio (o gramado) apenas por uma corneta sem sentido não traz nada. O Inter ainda tem a opção de escolher como quer reformar o Beira-Rio, mas pelo jeito não vai exercer isso, por medo absoluto da Fifa.

    Espero que, se Píffero/Luigi/Carvalho/Affatato se mostrarem a favor de abrir as pernas para a Fifa e comprometer o futuro do clube, a oposição tenha uma posição totalmente contrária.

  • 11. Francisco Luz  |  15/10/2010 às 15:14

    Ah, e também acho o rebaixamento do gramado uma bobagem sem tamanho. Isso pode ser melhor resolvido – e de forma mais barata – reformando a arquibancada, arrumando os espaços de circulação, melhorando o lugar para as cadeiras, etc.

    O gramado do Beira-Rio é o que tem de melhor no Gigante, hoje.

  • 12. Ernesto  |  15/10/2010 às 15:17

    A questão no Inter é igual ao Brasil. Tem-se que eleger o menos pior.

    Ficar com as possíveis patacoadas de Pífio, CArvalho, seus amadorismos, ou abraçar essa “convergência”, que vem com esse papo de gestor profissional no futebol.

    O mesmo molde do Atletico-Mg, com o Maluf aquele, que já passou por tudo que é time.

  • 13. Roger  |  15/10/2010 às 15:17

    “PRA VIREM TODOS OS PIORES ELEMENTOS DO MUNDO FAZEREM DESSE PAÍS UMA ZONA PIOR AINDA!

    Hooligans
    Barra-bravas
    Esses malucões do leste europeu
    Homi bomba das arábias
    Punks de alvorada”

    Punks de Alvorada!!

    PUNKS DE ALVORADA!!!!!

    sdkajghçashg

    Putalamerda, me angasguei com o café quente nessa.

  • 14. Marcel Moreno (ex-TMdaC)  |  15/10/2010 às 15:22

    VOTEM EM MIM PRA PRESIDENTE DO INTER!

    VOU FAZER A REFORMULAÇÃO DO BEIRA-RIO!

    PADRÕES ANTI-FIFA!!!

    Volta da Coréia
    3 níveis de arquibancada em cada uma existente (tipo a popular da Bombonera… um degrauzinho pequeno e pronto!)
    Retirada de todas as cadeiras!
    (E então o Gigante comportaria 120 mil pessoas)
    Volta da cerveja (nem que pra isso a gente saia das competições oficiais)
    Ingresso barato!

    FODAM-SE OS TÍTULOS!
    FODA-SE A COPA!
    QUEREMOS A VOLTA DO CLUBE DO POVO!

  • 15. Marimas  |  15/10/2010 às 15:27

    Muito bom, LF.

  • 16. Ernesto  |  15/10/2010 às 15:28

    Se tu colocar a coréia ali, na boca da lateral do gramado, tem meu voto.

  • 17. Junior  |  15/10/2010 às 15:29

    Luz, essa história de padrão FIFA parece história para boi dormir. Já ouvi o PVC dizendo que o Marcanã atual já era melhor que o estádio de Marseille na Copa de 98, o de Leipzig na da Alemanha e o Ellis Park, na Copa da África. E sobre esse estádio de Dortmund que tu citaste, já ouvi o Mauricio Saraiva e o Nando Gross (verdade que ambos não fontes muito confiáveis) dizer que o Beira-Rio com pequenas reformas já seria muito melhor que o Estádio de Dortmund.

  • 18. Marcel Moreno (ex-TMdaC)  |  15/10/2010 às 15:30

    continuando…

    Cobertura de cu é rola… estacionamento é o meu pau de óculos!

    Vai ter um bicicletário! Esse é o grande lance!

    E chega de usarem o Gigantinho pra show do Luan Santana… vamos ter times de futebol de salão (futsal MEU PERU!) e basquete… volei não!

    E grande evento não vai ser show de sosia do Paulo Macarteney (todo mundo sabe que o original morreu)… grande evento é A CHEGADA DO PAPAI NOEL!

    Xuxa pelada no meio do Gigante! Isso que é vida!

    VOTEM EM MIM!

    É SÉRIO!

  • 19. Francisco Luz  |  15/10/2010 às 15:34

    Júnior, pode até ser que pra imprensa seja mesmo melhor – apesar de o Beira-Rio não ter estrutura alguma para a imprensa, hoje.

    O que eu falo é da questão de circulação: é bizarro que, para ir para trás do gol na superior, por exemplo, tu tenha que atravessar na frente de outros torcedores, ao invés de passar por baixo da arquibancada e só subir no teu setor. No Beira-Rio não se pode fazer isso porque eles CIMENTARAM um quarto da parte de trás da superior, sabe-se lá por que.

    Se tu olhar fotos do Volksparkstadion, tu vê que os caras têm espaço para circular dentro do estádio sem precisar passar pela frente das cadeiras e degraus, que sempre vai ser complicado. Até porque, se fosse difícil, eles não colocariam 78 mil pessoas por jogo de média.

    E eu nem vou falar sobre aquelas fileirinhas que foram feitas para tu deixar as cadeiras do Beira-Rio. Passa uma pessoa de cada vez por aquilo, e é tudo torto. Se dá uma merda – uma situação tipo a do jogo contra o Fluminense em 2005 -, tu fica literalmente embretado ali.

    Como está hoje, é melhor mesmo arrancar todas as cadeiras que têm e começar tudo do zero.

  • 20. Álisson  |  15/10/2010 às 16:32

    Entregar a alma para o capeta (= empreiteiras) por causa da Copa seria o fim da várzea. O gigante precisa de uma reforma, mas uma reforma que atenda as necessidade dos COLORADOS e não dessa bosta da FIFA.

    Essas empreiteiras são o que há de pior nesse país. Estão sempre fodendo com tudo. Desde eleições presidenciais, grandes obras de infraestrutura e agora até mesmo no nosso estádio. Em tudo eles querem meter o dedinho podre e ganancioso. Vão phoder e negociar com o Collor, seus abostados.

  • 21. spuldar  |  15/10/2010 às 16:47

    como diz um amigo meu, copa é coisa pra mulher, velho e criança. que a arena faça bom proveito.

  • 22. rodrigo avila  |  15/10/2010 às 16:56

    se o discurso do inter (queremos melhorias pro nosso clube independente da copa) até então foi verdadeiro, é muito simples resolver a questão.

    se a fifa exigir algo que não seja de interesse do inter, o clube simplesmente retira seu estádio do caderno da copa do mundo.

    toca-se a reforma, com as isenções fiscais já obtidas, com os recursos próprios, e foda-se a copa.

  • 23. Paulo Torres  |  15/10/2010 às 16:59

    Entrando na conversa do Luz e do Junior:
    O estadio de Dortmund, Westfallenstadion (Volksparkstadon é o de Hamburgo) tem problemas de circulação no acesso às arquibancadas. Na Copa de 2006, era o unico estadio onde era necessario caminhar pelas ruas para chegar ao portão de entrada – os outros tinham grandes áreas de circulação, entre o acesso geral (qualquer ingresso entra ali) e o acesso de cada setor (cada um entra já no portão mais próximo ao seu assento). E a sala de imprensa era num prédio a uns 500m de lá, como se fosse o Maracanãzinho.

    A cada Copa a FIFA aumenta as exigências. Para essa da África parece que rolou um grande “foda-se” com os estádios existentes de lá, e mesmo com alguns novos, cheios de pontos cegos. Olha esse post do Mauro Cesar da ESPN: http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/142532_EXIGENCIA+DA+FIFA+BALELA+VEJA+NO+MARACANA+UMA+OBRA+DESNECESSARIA (a foto do banco de reservas atrapalhando geral é minha).

  • 24. Guilherme  |  15/10/2010 às 17:08

    Não sou gremista nem colorado. Sou paulista e meu time é o Corinthians.

    Concordo plenamente com o texto. E acredito que a diretoria do Inter não pode embarcar na mesma barca furada que a diretoria do São Paulo embarcou na questão do Morumbi. A diretoria do Juvenal Juvêncio adotou a estratégia do “sim senhor” para tudo que a Fifa pediu. Três trilhões de camarotes? Sim senhor! Rebaixamento do gramado na profundidade da mina do CHile? Sim senhor! Cobertura para todas as pessoas dentro, fora, nas proximidades do estádio e para os 22 jogadores? Sim senhor!
    Ai quando foram ver a conta, dava para construir três estádios e o São Paulo jamais teria as tais garantias. Resultado: Um tal de Andrés Sanchez, que passava por ali, ouviu algo sobre um estádio e falou “Olhaaaaa que coincidenciaa..vocês estão precisando de um estádio e eu estou construindo um”.

    Na minha opinião, a diretoria do Inter deve se posicionar da seguinte forma: “Temos a nossa casa. Vamos reforma-la do nosso jeito para a nossa torcida. Se vocês quiserem mandar jogos da Copa aqui, ótimo, mas vai ser do nosso jeito” E mandá-los à merda.

    É muita bandidagem…e essa Copa será uma vergonha.

  • 25. Sancho  |  15/10/2010 às 17:11

    Acedito que o atual estado-de-coisas passa por determinadas questões, já mencionadas pelo LF acima:

    (a) há alguns problemas (ver o Beira-Rio 2014) que o Internacional não demostra ter garantia que os sanará;

    (b) há ação de gremistas pressionando uma mudança de estádio;

    (c) há lobby de empresas para faturar algum, e Porto Alegre é a sede com menor orçamento da Copa; e

    (d) o Comitê apontando o que seria “ideal”, mas que não é impeditivo para o estádio participar da Copa.

    Minha aposta é que se o Internacional fizer as reformas propostas no cronograma original (somente do estádio; nem considero as do entorno), o Beira-Rio será sede da Copa 2014.

  • 26. Logan  |  15/10/2010 às 17:19

    Sorte será do time que não tiver seu estádio “escolhido” pra sediar a Copa. Aqui na Bahia a obra incialmente orçada em 600 milhões, como o Estado vai pagar parcelado, foi pra 1,5 bi, vai entender essa matemática.

  • 27. Junior II  |  15/10/2010 às 17:22

    Não consigo entender o que os torcedores de Inter, Grêmio, São Paulo, Corinthians ou qualquer outro clube tem a comemorar pela copa ser disputada ou não no seu estádio, como já foi dito, DOIS ou TRÊS jogos…..

    Torcida tem que comemorar é gol, é título…

    Já me basta aquele deputado safado do PT de São Paulo, o Arlindo Chinaglia ou algo assim que queria exigir que se assistisse futebol sentado !!!

    Eu prefiro assistir futebol na Vila Belmiro do que no Morumbi, prefiro a Boca do Lobo do que Beira Rio ou Olímpico….futebol é bom em pé, e perto do campo !!!!

  • 28. Guilherme Mallet  |  15/10/2010 às 17:27

    Desde muito venho alertando sobre o assunto e o despreparo de algumas pessoas. Os caras que dizem “modernizar” o Beira-Rio, são os mesmos que exigem ARAME-FARPADO no Estádio.

    O Emídio Ferreira disse diversas vezes que a FIFA não avaliava “maquetes”, mesmo sabendo que diversos estádios da Copa de 2014 não passam de maquetes.

    Se alguém tivesse produzido camisetas nos anos 60 com os dizeres “boia cativa”, seria interessante saber se eram gremistas ou colorados.

    Mais informações, opiniões e críticas no meu Blog:
    beirario2014.blogspot.com

    Abraços.

  • 29. Lubeck  |  15/10/2010 às 17:37

    Gente, tem uma questão no caso da Arena que pouco se fala. A OAS é a construtora da família Magalhães (ACM, ACM filho, ACM Neto). Construtora criada para entrar em obras públicas levando tudo o que der. É com essa empresa que o Grêmio resolveu se unir para construir a Arena. Sou cético e pessimista, vamos sair perdendo, eles não viriam aqui pra entregar um estádio de mão beijada para o Grêmio.
    Isso vai ser igual a ISL.
    Sempre vi esse empenho das direções do Grêmio como uma baita chance de morder comissões polpudas às custas do clube ou do governo.

  • 30. Sancho  |  15/10/2010 às 17:38

    Quando tive a oportunidade de perguntar para Emídio Marques Ferreira, o líder do projeto Fifa no Beira-Rio, se a dificuldade de um clube em obter garantias bancárias não dificultaria o processo – e que, portanto, seria melhor fazer uma empresa nova, como fez o Grêmio, livre de dívidas – o engenheiro perguntou: “Tu é gremista ou colorado?”. Depois, emendou uma série de ladainhas sobre como o Grêmio ficaria devendo horrores para a OAS e o Inter não precisava disso.

    Mas, vem cá, como é me que colocam um Pelaipe para tocar o projeto de reforma?!

  • 31. MARCELO BENVENUTTI  |  15/10/2010 às 17:38

    Como colorado tenho que admitir o preconceito que existe com a Zona Norte. Já vi jornalista chamando o Humaitá de cafundó. Humaitá é uma BAITA LOCALIZAÇÃO. Perto do aeroporto, da rodoviária, de 3 estrdasa, todas as saídas e entradas da saída. Vai desenvolver um baiiro e uma zona morta da cidade. Quem fala em péssima localização da Arena gremista é um CRETINO e jornalista classe média preconceituoso que acha que tudo se resume ao paria de Belas ou ao Iguatemi. Vão todos tomarem em seus cus. Fora isso, o Píffero e turma que engulam a arrogância. Prefiro time e títulos a defender orgulhozinho babaca provinciano.

  • 32. Cássio  |  15/10/2010 às 17:56

    Por mim, podem deixar a Copa pra Arena, ou pro Passo d’Areia.
    Mas agora quero ver essa diretoria manter aquele discurso de “reforma do Beira Rio pra torcida, copa é consequencia” e ignorar as exigências não compatíveis da FIFA.

    E fico curioso pra saber se o Diogo Olivier ganhou algum (e quanto) pra fazer propaganda pra Andrade Gutierrez.

  • 33. Francisco Luz  |  15/10/2010 às 17:57

    Paulo Torres: valeu pela correção, sempre confundo WESTFALEN com VOLKSPARK. É muito NESCAU nessa vida.

    Sobre a circulação, não me referia tanto àquela antes de entrar no estádio, mas sim sobre a chegada ao seu lugar na arquibancada. Ao menos pelas fotos que eu vi, e pelo que eu falei com quem já teve a oportunidade de ir a Dortmund, neste caso a circulação funciona normalmente – e não da maneira absurda que é feita aqui.

  • 34. Gralha  |  15/10/2010 às 18:20

    Só uma coisa, falam que não querem entregar estádio, aliança com o capeta, etc… Mas e aí, quem paga a conta do Beira-Rio todo mês? Se eu pudesse passar o condomínio do meu prédio pro capeta todo mês, durante 20 anos… ADEUS ALMA, TE VEJO NO INFERNO

  • 35. Cunegundes, o Mulato Frajola  |  15/10/2010 às 18:34

    faz essa porra em qualquer lugar, ninguém liga pra essa merda de copa, vasilascá, o que vale é o fodebol do dia-a-dia, quack

  • 36. bryan robson  |  15/10/2010 às 19:37

    isso foi mandinga de ficarem usando aquela placa, agora vão ter que dar a alma pro capeta

  • 37. Frank  |  15/10/2010 às 19:44

    O Inter vai se fuder de verde e amarelo…

    Bem vindos ao clube, colorados!

  • 38. Cícero  |  15/10/2010 às 20:40

    O INTER É TÃO FODA QUE SE NEGA A REBAIXAR ATÉ O GRAMADO!

    abraço!

  • 39. Dr_Inter  |  15/10/2010 às 20:47

    Financiamento com o BNDS direto ao Inter é IMPOSSIVEL devido às exigências legais. Isso a direção executiva do Clube já declarou.

    O capital para a obra (150 milhões é a largada…), ainda não existem. A Direção Executiva do clube inclusive reduziu, em setembro último (aprovado no CD) o No de Camarotes e Suites, pois ‘cadeiras Vips e Premiun’ tem mais viabilidade comercial. A procura e uma pesquisa de mercado indicou isto, e assim passou a ser…

    Projetos arquitetônico, financeiro e de engenharia nunca foram apresentados no CD, nem aos Sócios, nem à Torcida, nem a ninguem.

    Há cerca de 2 meses (obras em andamento…) um estudo da Ernest Yuong foi contratado para nortear a viabilidade econômica do projeto. Já foi entregue. Passou então a nortear as coisas, pois o ‘GPS de celular’ em uso até então tinha sido extraviado…

    Perguntas:

    1-Reformar Estádio POR ACASO exige sigilo, qual contratar jogadores no mercado? Parece que protege interesses do clube…
    2-A construção do Beira-Rio seguiu esta lógica, ou seja, 3 a 6 cabeças valendo por 5 milhões ? FOI ASSIM QUE ERGUEMOS O BEIRA-RIO ???
    3-O racha na direção simultâneo A ESSE CENÁRIO E ESSA POSTURA DOS DOIS EX-COMPANHEIROS DIRIGENTES, NESSE MOMENTO HISTÓRICO, não seria sintomático???
    4-A quem no Inter REALMENTE interessa a tal ‘COPA FIFA’??? E, REALMENTE NO FINAL DAS CONTAS (apenas ‘figura de linguagem’, hem…). O que realmente LUCRA o Clube???
    5-Uma ‘parceria’ viria para salvar 4 jogos em 2014 (de gringos quaisquer) mas a que custo, por quanto tempo, AGRADANDO a quem, afinal???
    6-O único segmento do CD que vem se contrapondo a tudo isto (e que em seu plano de gestão contempla CONCRETAMENTE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA O PATRIMÔNIO COLORADO) – para o hj Beira-Rio, quiça amanhã ‘Gigante para Sempre’ (nome, alás, algo super-dimencionado em termos de duração…) tornar-se financeira rentavel e viável ABERTAMENTE não CONVERGIU/CONVERGE nos termos que a execução (sem projeto…) vem ocorrendo!
    7- MESMO COM ESTE CENÁRIO, COM 50% DO CAPITAL (PRÓPRIO) LEVANTADO (E COM AS ISENÇÕES FISCAIS ESTABELECIDAS e CONFIRMADAS SENDO USUFRUIDAS) E COM OU SEM COPA AINDA É POSSIVEL SALVAR ESSA LAVOURA E REALIZAR UMA COMPETENTE REFORMA E TER UM ÓTIMO ESTÁDIO PARA USO ATÉ, QUEM SABE, 2030
    (OU ATÉ O FIM DO MUNDO, AQUILO QUE VIER ANTES…)

    ISSO (7), SE:

    8-UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA FOR CONVOCADA NO CD, URGENTE!!! E PREFERENCIALMENTE EMANADA DOS SÓCIOS E TORCEDORES (VAMO, VAMO EX-TIM MAIA DA CORÉIA…) PARA ESCLARECER E CORRIGIR O RUMO DA COISA.
    AFINAL, NUNCA NADA FOI DEBATIDO, E COMO EXPOSTO ACIMA, APRESENTADO FORMALMENTE !!!

    P.S.: SE UM MOVIMENTO POLÍTICO, QUALQUER QUE SEJA, P. EXEMPLO AQUELE QUE JÁ DEMONSTROU SER O ÚNICO PREOCUPADO NO CD COM TUDO ISTO (MUITO PREPARADO E COMPETENTE PARA QUESTIONAR, INCLUSIVE, APESAR DE SER AINDA MENOS PERCEBIDOS MUITOS) TOMAR ESTA INICIATIVA, SERÁ TAXADO DE APROVEITADOR, GREMISTA E ELEITOREIRO PELO STATUS QUO.
    MAS TENHAM CERTEZA QUE SE NECESSÁRIO FOR SALTÁ NA JUGULAR DE QUEM QUER QUE SEJA, TÃO LOGO CONSTATE SER NECESSÁRIO PARA PRESERVAR A SEGURANÇA PLENA DO PATRIMÔNIO (E DO FUTURO) DO NOSSO S.C.INTERNACIONAL!!!

    Éééh…!

    INTERNAUTAS VERMELHOS…
    Parece que precisaremos novamente que um Gabiru, agora em Dezembro próximo ou até 2014, pra LEVANTARMOS O PESADO CANECÃO DA TAL FIFA…

  • 40. Cícero  |  15/10/2010 às 20:55

    Parando de brincadeira:

    http://www.correiodopovo.com.br/Opiniao/?Blog=Hiltor%20Mombach

    A Fifa apenas sugeriu o rebaixamento do gramado. Qianto as reformas, eu sinceramente acho uma grande palhaçada.

    O Beira-Rio não estara pronto em tempo hábil, sorriam gremistas, irão receber jogos da Nigéria x Japão.

  • 41. Cunegundez Rodriguez  |  15/10/2010 às 21:32

    Foda-se esse torneiozinho, pra mim os jogos da copa podiam ser em algum pais almofada como a alemanha ou a gringolandia, quack, fela da puta da fifa vem aqui e poe no nosso cu e a gente acha bacana ser internacional, porra, demoliram a geral do Maraca, vao foder com o beira rio, vao construir um estadio que parece uma espaconave na amazonia…porra, vaitomanatoba, tio orestes que eh pedreiro eh que ta feliz, eu to puto pq eu curtia mto ir na geral do maraca, sendo encoxado as vezes ate por 2 torcedores ao mesmo tempo, cheiro de suor e cerveja, bafo de cachaca e churrasquinho na nuca, no inverno era uma delicia, quentinho, confortavel e saboroso, quack

  • 42. Eduardo  |  15/10/2010 às 21:40

    todo mundo já ganhou as isenções fiscais que queriam. enquanto isso, pagamos impostos, pequenos empresários mantém suas empresas em dia com muito custo…
    de bafana bafana, passamos para AFANA AFANA (meu pai que me falou dessa, mas ele recebeu por email. então, que me desculpe o autor).
    nem quero essa copa na Arena. vão sujar o chão com …. BUDWEISER!!! ! argh!

  • 43. Eduardo  |  15/10/2010 às 21:41

    ops… todo mundo… que queria…
    preciso de uma ÁGUILA. a cerveja da colômbia.

  • 44. Luís Felipe  |  15/10/2010 às 21:43

    #7:

    O rebaixamento do gramado é bom para o estádio por duas razões:

    1. aumenta a capacidade
    2. facilita a visualização de quem estará no que é hoje a coréia.

  • 45. Punk de Alvorada  |  15/10/2010 às 21:57

    Vem na mão esses gringo tudo que pra nóis não tem ruim!

    ALVORADA TERRA SEM LEI!

    Pode vir croata, argentino, hooligão, a porra toda!

    Vai voa gringo… seja na Arena, Beira-Rio ou no Araribóia que a capital é o nosso parque de diversão!

  • 46. Sancho  |  15/10/2010 às 22:04

    Re 43

    O rebaixamanto não aumenta a capacidade. Continua exatamente a mesma, com a diferença que aqueles nas primeiras fileiras não têm a visibilidade reduzida pelos bancos de reservas e/ou placas de publicidade.

    O que o Inter poderia fazer é reduzir a capacidade do projeto, eliminando entre três e quatro lances de cadeiras no anel inferior.

  • 47. Luís Felipe  |  15/10/2010 às 22:42

    não, Sancho, claro que não. Mas o rebaixamento do gramado permite o rompimento do muro da coréia e a descida das arquibancadas até onde está o fosso – daí, o aumento da capacidade

  • 48. Ernesto  |  15/10/2010 às 23:49

    Bom, aí seria bonito, porque a torcida ficaria mais perto do campo. Mas não tanto, tambem. Sei lá. Investindo em time, podemos jogar até nos eucaliptos.

  • 49. Sancho  |  16/10/2010 às 00:35

    Re 46

    O projeto prevê uma alteração na inclinação do anel inferior, passando por sobre a coréia -por cima, mesmo- e chegando até o gramado.

    Vi uma foto do Beira-Rio com uns tapumes simulando a obra. Só não lembro onde…

  • 51. Garganta  |  16/10/2010 às 09:55

    Se rebaixar o gramado, o B.R. poderá sediar a Copa do Mundo… de Pólo Aquático.

    Será delicioso (ui) ver os colorados comerem com fritas as camisas da Copa do Mundo 2014 é nossa.

    E podem mandar as placas de publicidades para a Arena, precisamos de tapumes.

  • 52. Mateus  |  16/10/2010 às 13:58

    Olha, do que eu já li e olhei a respeito do caso Arena: O Grêmio vai entregar um estádio DEFICITÁRIO em troca de RECEITAS de um futuro estádio que não existe. Me parece um belo negócio. Como foi dito aí, é entregar o crediário pro capeta…

    E sempre chamam a diretoria gremista de amadora – e é mesmo – mas nesse caso foi muito mais profissional que a do inter.

    Quem vai frequentemente no Olímpico/Beira Rio sabe a dificuldade que é se locomover lá dentro. Existem, na social do Olímpico, 3 saídas para 30 mil pessoas, sendo duas a poucos metros uma da outra. Em jogos com 15 mil pessoas já é complicadíssimo entrar e sair, quando o estádio lota acontece como no Grêmio e Cruzeiro ano passado, ou como na final da libertadores – que eu cheguei as 7 horas e consegui entrar no estádio só perto das 10, com os times em campo.

    Há duas copas na social também, para as mesmas 30 mil pessoas, e chegar nelas é um inferno…

    E aí, vão cavar a estrutura do estádio pra melhorar a situação, fazer acessos? Não me parece muito viável….

    Além disso, sei de alguns problemas estruturais do olímpico também.

    Gostem ou não, e isso não tem nada a ver com exigências FIFA, a única maneira de transformar Olímpico e Beira Rio em estádios confortáveis é derrubando e construindo de novo…

  • 53. secreto  |  16/10/2010 às 13:58

    http://futebolnatorcida.wordpress.com/

  • 54. Sancho  |  16/10/2010 às 20:36

    Depois do clássico, começa o Mundial para o Colorado…

  • 55. Carlos  |  16/10/2010 às 20:38

    Renan no Mundial, por favor.

    POR FAVOR.

  • 56. Eduardo  |  16/10/2010 às 20:39

    Mateus #51,
    o problema de “entrada” no olímpico vem desde 1983 quando da final da LA. eu tinha 9 anos de idade e entrei as 5 horas da tarde no estádio, vindo do interior em caravana, não sem antes ficar umas 2 horas na fila.
    concordo em gênero, número e grau contigo. mas realmente acho que não vale nada ter a copa. só por propaganda mesmo, que aliás, não terá NENHUMA, pois a FIFA tira TUDO. tenha certeza que não será possível ver UM solo LOGO do GRÊMIO ali…

  • 57. Anônimo  |  17/10/2010 às 02:36

    Bueller? Bueller?? …. Ferris Bueller???

  • 59. Logan  |  17/10/2010 às 15:21

    PUNKS DE ALVORADA!!!!!!!

    UNI-VOS!!!!!!!!!

  • 60. fino  |  17/10/2010 às 17:46

    Paulão maior que De Leon

  • 61. William  |  17/10/2010 às 17:58

    Ora senhores será que vale realmente a pena todas estas discussões e “atenções” direcionadas ‘a gloriosa FIFA para termos 2 ou 3 jogos de copa do mundo em nosso estádio. Nosso inter vai além disso. Ao que parece a atual direção erra e acerta mas tem convicções e planos com projetos bem definidos e queiram ou não os mais céticos, modificaram a “cara” do inter, deixamos a muito tempo de sermos coadjuvantes nas competições tanto nacionais quanto internacionais e nos tornamos via de regra favoritos ‘as mais diversas conquistas. Penso que seja importante valorizar um jogo de copa do mundo no beira-rio mas desde que isto não torne o clube refém da iniciativa privada e, principalmente, não modifique a maneira de “pensar’ e os planos de nosso clube.

  • 62. bryan robson  |  17/10/2010 às 20:55

    duvido que algum jogo da próxima copa do mundo em porto seja seja tão bom quanto grêmio vs cruzeiro

    pelo menos espero que venham as turistas dinamarquesas pra cá rsrsrs

  • 63. bryan robson  |  17/10/2010 às 20:58

    eu concordo que o estádio tem que fazer o público entrar o mais rápido possivel, ainda mais com essa história de não venderem bira mais dentro dos estadios (embora na copa da africa, e em campeonatos na europa, eles vendem tranquilamente…)

    mas seguir padrão fifa 100% pra hospedar uma copa é palhaçada, sou gremista, mas a direção do inter não deveria rebaixar estrutura e outras palhaçadas só porque a fifa quer…

    alias, a arena o público vai ser bem perto do gramado né? espero que sim, mas infelizmente não vai ser tanto, por um motivo besta: a imprensa, tem que ter aqueles reporteres que nem olham o jogo, e só estão ali pra entrevistar jogadores no intervalo e no fim dos jogos (uma palhaçada isso, só no brasil pra acontecer isso, o jogador não pode nem comemorar um gol direito que já chega mil cameras atrapalhando)

  • 64. Diogo  |  17/10/2010 às 21:37

    Não li os comentários, mas o texto é dos mais lúcidos que já vi.

    O inter, pelas vitórias, está trilhando o caminho do Grêmio anos atrás: soberba da direção + cegueira da torcida=carta branca para os larápios.

    Esse Nosso Pasto é menor do que pensavámos.

  • 65. Felipe (o catarina)  |  17/10/2010 às 21:42

    seis empates em sete jogos da rodada no Conaprolão. O Peñarol não jogou e se deu bem.

  • 66. Anônimo  |  18/10/2010 às 02:58

    #63

    ? que campeonato sensacional

  • 67. Guto  |  18/10/2010 às 14:56

    LOL até poucos dias atrás, colorados não paravam de se gabar que a Copa ia ser no Beira-rio, e agora só vêm com esse papinho de “nem nos importamos mesmo”.

  • 68. Marimas  |  18/10/2010 às 17:11

    #67

    LOL³

  • 69. Antonio Mosqueteiro  |  19/10/2010 às 13:28

    Eu só sei uma coisa. O Inter tá indo pro segundo rebaixamento, agora com gramado e tudo. O primeiro foi aquele do Silas, por tentativa de calote. E o segundo agora, pelo que entendi, também é por falta de pagamento… para a Andrade Gutierres…

    Abração,
    Mosq

  • 70. Gremista  |  25/10/2010 às 17:35

    Aí ô Marcel Moreno! Vc é do tempo em que negrão não pode ser gremista e alemão não pode ser colorado. Deixa de ser babaca, cada um escolhe o time que quiser, independente de ser branco ou preto, assim que vai ao lugar que quiser, a estadio a shopping etc.. Não sei se vc é branco ou preto, pois para mim pouco importa, depois reclamam de racismo! E outra, quando vc falou que só ia ao Beira Rio a “macacada”, o Inter não passava de Coloradinho, só riscava na caixa, de Internacional só tinha o nome. E foi um branco, podia ser preto tambem, o Fernando Carvalho que tirou vcs desta Inhaca braba de só ver os titulos com o Grêmio. Então meu amigo, seja apenas colorado, sem olhar para a cor das pessoas!

  • 71. Gremista  |  25/10/2010 às 17:41

    Poucos sabem, mas uma das principais exigências da FIFA, o rebaixamento do gramado o Inter não pode cumprir, se baixar o gramado fica mais baixo que o nível do Rio Guaiba e se torna uma piscina de polo aquatico, não um campo de futebol! è por isso que eles estão tão relutantes! E mais, não querem ficar devendo para a Andrade Gutierrez porque na realidade não tem nada para oferecer como garantia, o time todo já é do Delcir Sonda!

  • 72. Cíntia Bittencourt  |  29/10/2010 às 13:25

    Muito boa notícia, não podia ser melhor!
    Penso no comércio perto da arena, moro lá perto e isso vai ser muito bom para nós, penso também em como meu namorado vai ter que usar de pano de chão sua camisa da copa de 2014 no beira-rio (hehehe), mas apesar de tudo mesmo este texto tendo bastante consistência, tenho medo de tomar essa informação com certa. Mas que seria muito bom seria!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • E o glorioso São Bento chegou à Série B nacional aos 104 anos de vida. 14 minutes ago
  • A corrida pelo título brasileiro é basicamente a lebre Corinthians tirando uma soneca enquanto 4 ou 5 tartarugas se aproximam lentamente. 21 minutes ago
  • No fim das contas, o Corinthians pode até despencar, mas o verdadeiro perseguidor é outro. 24 minutes ago
  • Já garantiu dois e tem um terceiro (CSA) com tudo na mão. E também o Confiança vivo, ainda que precisando de façanha. 22 hours ago
  • Nordeste pode ser a primeira região a subir mais que 2 times juntos em uma edição da C, desde que adotaram a fórmula atual (2012). 22 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: