Cinco meses perdidos

08/09/2010 at 06:00 9 comentários

Fábio Rochemback tem 29 anos ainda incompletos, veste a camisa 5 do Grêmio de vez em quando e no Engenhão, no sábado, usava a faixa de capitão. No Engenhão, o Grêmio conseguiu um empate contra um dos melhores times do campeonato, que o ajudou a deixar a infame zona de rebaixamento, lugar pelo qual a esquadra tricolor não imaginava passar quando faturou o Gauchão deste ano. Aos 29 anos, Rochemback está longe de ser o Roca consagrado no Sporting, melhor jogador da Liga Portuguesa de 2004 e outros quetais – assim como o Grêmio deste ano, esperava melhores dias na sua carreira aos 29.

Rochemback engordou, emagreceu de novo e perdeu em algum desses momentos os seus dois principais diferenciais: a força física e o chute potente. Vez em quando ainda marca algum de falta pelo Tricolor, mas isso era frequente há seis anos. Fábio não é um velho, mas precisa se reinventar se não quiser acabar a carreira nas divisões inferiores – seu biotipo e sua facilidade em engordar pesaram na perda do diferencial, ele precisa buscar outras formas de se sobressair. Ainda assim, usa a faixa de capitão em um Grêmio que carece de líderes e também de rumo, mas parece ter sinalizado que merece um destino menos ordinário que a Série B.

Grêmio e Botafogo são times que, em nomes e em capacidade técnica, se equivalem. Porém, a organização tática do campeão carioca está alguns passos na frente do campeão gaúcho – no sábado, por exemplo, o recém-chegado Gílson não fazia a menor ideia da função que deveria exercer em campo nos 30 minutos em que ficou. Portaluppi tenta encontrar um rumo para seu time e nisso, aposta em valores experientes que fazem bons treinos, como Rochemback, ou Souza, que em algum momento também vestiu a faixa de capitão. Foi premiado com dois gols de Jonas por apostar na ousadia de jogar com três (e depois quatro) atacantes no Engenhão, necessitando desesperadamente de um resultado.

Ainda que a reação tenha sido bonita, não se vê no Grêmio algo que possa garantir a despedida da zona da infâmia até o final do ano. Talvez um novo zagueiro, mais seguro e menos confuso; talvez Borges reencontrando o caminho do gol, que conhecia tão bem ali em março. Porém, o que o Grêmio parece precisar, especialmente, é de motivação para lembrar que pode muito mais do que consegue até agora – e não há opção melhor do que olhar para a base.

Em 29 de março, o Grêmio parecia seguir este caminho, mas muita coisa se perdeu nesses meses. Entre os avaianos e os medianos de personalidade depressiva, o Grêmio conquistou um título gaúcho e depois, afundou. O longo e interminável campeonato brasileiro não pareceu um objetivo motivador o suficiente para fazer Hugo, Douglas e Rochemback almoçarem e jantarem grama na intertemporada da Copa, entre um amistoso na Ressacada e outro. No segundo semestre, o Grêmio parecia cansado, desmotivado e perdido, o que comprometeu o trabalho de Silas e quase afundou a campanha inteira.

No Engenhão, Portaluppi lançou do banco Roberson, que é um jogador mediano com potencial. Com três atacantes, agrediu o Botafogo, chegou na frente e foi premiado com dois de Jonas – este sim, um líder técnico do time e do ataque. O que o Grêmio precisa para olhar de novo para os garotos de 20 anos e conseguir, com eles, os bons resultados e o lucro suficiente para manter folhas de R$ 3 mi por mês por mais alguns anos?

Certamente não precisa da segunda divisão de novo.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Brasileiro.

Liderança à deriva e merchan do bigode no Beira-Rio Tudo por uma Copa, com ou sem briga

9 Comentários Add your own

  • 1. Guilherme  |  08/09/2010 às 07:28

    Bah, assino embaixo completamente. O Roberson esse ja tinha sido o melhor do grêmio em um outro jogo que ele entrou. Não é craque, mas em 1 jogo e meio já fez mais do que o Leandro em meses. Mas vai voltar pro banco, onde também estão W. Magrão, Maylson, Saimon, Fernando, Neuton, Mithyue…

    Acho que se é pra se escalar o time pelo salário, então que se equipare o salário ao futebol apresentado.

  • 2. Cunegundes Analista  |  08/09/2010 às 10:39

    2010 = 2004
    quack

  • 3. Cunegundes Analista  |  08/09/2010 às 10:58

    esse time de franguinhos da espanha finalmente teve o que merece, quack

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2010/09/imprensa-argentina-provoca-espanha-por-favor-devolva-copa.html

  • 4. Titi  |  08/09/2010 às 11:14

    Mithyue esta no banco …. do Atletico-PR.

  • 5. almilano  |  08/09/2010 às 12:12

    A folha salarial do Grêmio, pelo que dizem, é de R$ 4,5 milhões.

    De resto, concordo contigo LF.

  • 6. @jeanzoio  |  08/09/2010 às 13:28

    O projeto no início do ano era de utilizar 7 guris da base no elenco.
    O Silas reduziu pra somente 5…
    Brabo é ver que os guris só paraceme ser uteis em momentos ruins!!

  • 7. douglasceconello  |  08/09/2010 às 14:55

    Enquanto isso, o Grêmio contrata GÍLSON.

    Isso nos autoriza a pensar que ninguém no Olímpico entende absolutamente nada de futebol.

  • 8. Diogo  |  08/09/2010 às 16:48

    Faltou mencionar as lesões.

    Quanto a contratação de Gilson, é notório que só sobraram as nabas da Série B, após encerramento da janela e o somatório dos jogos de atletas já atuantes no Brasileirão, impedidos de atuar em outras equipes.

    Sem contar o cofre, vazio igual estômago de faquir.

  • 9. rafael botafoguense  |  08/09/2010 às 18:42

    me lembro do tempo que o churrasqueiro ficava desesperado e o botafogo ia lá e metia 4. volta cuca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • O Strongest mais strongest de todos os tempos (?) 4 hours ago
  • Seja lá quem for Welbeck, certamente o Júnior Neymar do BARÉ-RR é melhor. twitter.com/CLamentaveis/s… 7 hours ago
  • Com essa grande virada, Chapecoense está na Sul-Americana. Em campo, seria 2ª colocada e tiraria o Nacional, mas com a treta aquela é 3ª. 7 hours ago
  • PUTA MERDA CHAPE NÃO ME FAZ UMA VIRADA ASSIM DEPOIS DE PERDER PONTOS NO TRIBUNAL ASSIM ARREBENTA O CORAÇÃO DA GENTE 7 hours ago
  • RT @Guelerme: @impedimento EU QUERO VER EMENDAS LAMENTÁVEIS NOS TRIBUNAIS MEU NÃO ZICA (ns) 8 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: