Redescobrindo a grandeza

21/08/2010 at 10:00 13 comentários

O Palmeiras viveu uma noite histórica quinta. “Ah, largue mão, Cesarotti”, dirão os colorados, especialmente, ainda embriagados pela conquista de La Copa. “Grandes merdas”, poderão rebater os gremistas, ainda despeitados pela débâcle na mesma Sulamiranda, na semana passada. “Nem vou ler esta merda paulista”, concluirá outro, armado de seus sAdicionar novoentimentos relativos a 1932.


Mire-se no exemplo do bigode, Celsinho

Em verdade, porém, lhes digo: com uma pitada de gauchismo (não, eu jamais renunciaria à Libertadores de 1999) e outra de puro caipirismo paulista, o Palmeiras teve uma noite especial ao derrotar os Filhos de Franswell por 3 a 0 e avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com dois gols de TADEU e um de Marcos Assunção, aquele que se apoia nas muletas antes de cobrar uma falta.

Não é pelo simples placar – que, aliás, nem é tão simples assim, pois o Bitória tem um bom time e nem o incensado Santos conseguiu fazer 3 a 0 neles. É mais pela sensação de estar redescobrindo uma grandeza perdida há mais ou menos uma década, desde o tempo em que o mesmo senhor acima, com seus vastos bigodes, comandava nosso esquadrão.

De lá para cá, o Palmeiras continuou grande apenas pela própria história, demonstrando isso dentro de campo apenas em alguns lampejos, como o título paulista de 2008 e algumas atuações na Libertadores do ano passado. No más, o que se viu foi uma sucessão de vexames: derrotas inglórias nos momentos decisivos, campeonatos perdidos nas últimas rodadas, brigas até dentro de campo e um terrível sentimento de que estávamos virando uma nova Portuguesa – um time que um dia foi chamado de grande, mas hoje, quando tenta se intrometer entre eles, vira motivo de piada.

(Só um parêntese, para quem eventualmente disser que reclamo de barriga cheia: nessa mesma década, o São Paulo ganhou uma Libertadores, um Mundial e três brasileiros; o Corinthians ganhou duas Copas do Brasil e um Brasileiro; o Santos levou dois Brasileiros e uma Copa do Brasil; e os três ganharam mais de uma vez o “Paulistinha”.)


Alguém viu nossa grandeza por aí?

Ao acertar aquela bola no ângulo de Viáfara, Marcos Assunção ajudou a dar um pico na pequenez dos últimos anos. Sim, o time é fraco, e mesmo com os reforços de Kleber e Valdivia não deve ter fôlego para brigar no LULÃO-2010, mas bem que a conquista da Sulamiranda seria um alento para uma torcida vibrante, apaixonada e sofrida. Que assim seja.

Fernando Cesarotti

Anúncios

Entry filed under: Clubes, Sul-Americana.

A paixão de Rivo Bühler Júnior Por que não copiar as idéias boas de vez em quando, só para variar?

13 Comentários Add your own

  • 1. Felipe (o catarina)  |  21/08/2010 às 10:38

    apesar de avaiano da mais pura estirpe, tenho o Palmeiras no coração por causa do meu pai, que nasceu no interior de SC (Laguna) numa época em que ninguém torcia pra times catarinenses e é palmeirense roxo. Aliás, os 11 irmãos dele são palmeirenses, por influência do meu tio mais velho, que morou em SP e voltou com camisas e revistas do Verdão, influenciadno toda a família.

    O dia em que eu entendi o que era o futebol mesmo foi aos 9 anos, quando o Palmeiras ganhou aquele Paulista contra o Corinthians em 1993, depois de 17 anos na seca, e meu pai ligou pra um tio lá de Laguna chorando e gritando “é campeão! é campeão!”.

    hj o meu pai anda pra cima e pra baixo com camisa do Avaí, torce e discute com os figueirenses por minha causa, mas ainda é louco pelo Palmeiras. Nem imagino como ele vai ficar na final da Sula Miranda, que, todos sabem, será Avaí x Palmeiras. Quem viver, verá o duelo entre Tadeu e Vandinho.

  • 2. cassiano  |  21/08/2010 às 11:58

    O time pode não ser aquilo tudo, mas pra quem ja chegou na final da Libertadores, com Pena e Basilio no ataque, nada é impossivel.
    Se o verdão pegar uma vaga na Libertadores, com Felipão no banco, o ano que vem sera com fortes emoções……

    Felipão na entrevista após o jogo, foi perguntado sobre a parte que lhe cabia na participação da vitória, e ele respondeu que era a mesma que ele teve nas derrotas anteriores….

    calou o cara……….

  • 3. Anônimo  |  21/08/2010 às 12:14

    olha, a parte do NOVA PORTUGUESA cabe ao grêmio, ainda que aqui no rs não tenhamos um time do porte da LUSA…

  • 4. Anônimo  |  21/08/2010 às 16:14

    o palmeiras é um grande time. o vitória está sempre fadado a grandes derrotas…

    esporte clube bahia, desde 1931

  • 5. Guilherme  |  21/08/2010 às 16:54

    O grêmio não ter nem tentato trazer o Felipão de volta esse ano eu NUNCA vou perdoar.

    Mais uma das decisões trágicas do Duda Kroeff, esse filho de papai que afunda cada vez mais o grêmio, à medida em que se estende seu mandato.

  • 6. Eduardo  |  21/08/2010 às 16:58

    é anônimo (#3) , vai se lambuzando no mel que uma hora ele azeda.
    quer lançar flauta, te identifica, BABACA! Pelo menos uma discussão é gerada. Tu deve ter levado muito cascudo de gremista quando jovem para ter tanta MÁGOA.
    se tu lê os comentários aqui, frequentemente, sabe que a maioria da gremistagi já se manifestou sobre o título (merecido) do inter sem esse papinho de flauta BARATA. se quer fazê-la, pelo menos seja INTELIGENTE para tal. ou senão vai pro orkut , criança.
    GRÊMIO voltou da série B e foi prá FINAL da libertadores e ficou em segundo no brasileiro seguinte. não ganhou pois os outros times eram MUITO melhores… daí, a virar uma portuguesa, falta muito… tenha dó… vá chupar um prego prá ver se vira tachinha…

  • 7. Eduardo  |  21/08/2010 às 17:02

    Guilherme,
    tu é um cara tão coerente para falar do time em campo….
    qual é a crítica ao Duda por ser filhinho de papai ou playboy? esse teu argumento não faz o menor sentido.
    chamá-lo de administrador ruim ou péssimo, ou seja qual for o adjetivo queiras dar, seria muito mais coerente. Mas no que, o fato dele ser PLAYBOY ou RICO, faz dele um sujeito ruim? pode ser que eu não tenha entendido tua mensagem, mas realmente não vejo o menor sentido nessa tua crítica.

  • 8. Eduardo  |  21/08/2010 às 17:03

    quanto ao texto, acho um perigo o Palmeiras voltar 🙂 .
    texto bem escrito, sr verde. parabéns.

  • 9. savastano  |  21/08/2010 às 18:15

    Recuperando grandeza na segunda fase da Sulamericana? Acho que não, hein?

    Na minha opinião, o jogo serviu pra mostrar que o Palmeiras está diminuindo, sim. Com a torcida e os jogadores comemorando a classificação para as oitavas da Sulamericana como se estivessem levantando o troféu em Abu Dhabi.

    Naquele momento, o Palmeiras se apequenou mais um pouco.

  • 10. Guilherme  |  22/08/2010 às 05:11

    .7

    O fato de ser playboy é o ÚNICO motivo pra ele estar ali. Nunca mostrou competência ou aptidão pra estar ali, e só está onde está porque é filho do pai dele. É playboy não no sentido “rico” da palavra, mas no sentido de “flinhinho de papai”, o cara sem talento que sobe APENAS por que tem sobrenome é o pior time de gente que pode existir no planeta.

  • 11. rafael  |  22/08/2010 às 14:07

    Cesarotti, o Corinthians também foi campeão Mundial!!!

    Acho que o Palmeiras está em baixa, mas de nenhuma maneira pode ser comparado à Portuguesa, sequer ao Santos pré 2002. O próprio São Paulo também viveu uns anos amargos entre 94 e 2004.
    Tenho certeza que o porco ainda vai voltar a perder finais pro timão.

  • 12. javier cocker  |  23/08/2010 às 02:08

    é melhor subindo sendo duda kroeff do que sendo guilherme

  • 13. rômulo arbo  |  23/08/2010 às 18:05

    torço pelo felipon, césa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: