A esperança no fio do bigode

02/08/2010 at 17:01 44 comentários

Imagine que seu time disputou cinco jogos no Brasileiro depois da Copa do Mundo, com uma vitória, três empates e uma derrota. Seis pontos em 15 possíveis, um aproveitamento de 40%, com cinco gols marcados em sete sofridos. Imagine que seu time está apenas três pontos acima da zona de rebaixamento, uma experiência já vivida anteriormente e, coincidência, também num ano pós-Copa. Imagine que seu time disputa um clássico contra o maior rival, que está na liderança; que seu time joga melhor que o adversário, sai perdendo mas consegue o empate e, quando todos pensam que vai conseguir a virada no segundo tempo, se contenta com um chocho 1 x 1. Esse time, você dirá, está à beira de uma crise, não?

Já vi que o bicho é feio

Pois é, não. Graças ao distinto senhor acima e seu farto e honesto BIGODE, a torcida do Palmeiras encara tudo o que foi descrito acima com ares de resignação e esperança. Ontem, após mais dois pontos jogados na lata do lixo em um clássico que era perfeitamente vencível, as reações virtuais dos palmeirenses se limitavam a queixas contra o árbitro Paulo Cesar de Oliveira, em mais uma atuação lastimável, e a brincadeiras PoliÂnICAS como afirmar “o time está melhorando”, “Felipão ainda não teve tempo de trabalhar”, “Valdivia ainda não chegou” e outras lorotas do gênero. Idem no estádio, pelas pessoas com quem eu conversei (de plantão, estava na frente da TV e não pude ir ao Pacaembu) e pelos comentários que eu ouvi. Já não se fazem mais Turmas do Amendoim como antigamente.

Bah, mas que saudades de Porto Alegre, não?

A verdade é que, nestes dez anos que se passaram entre a saída e a volta de Felipão, o torcedor palmeirense sofreu tanto e comemorou tão pouco que apenas a expectativa do que ele pode fazer já nos deixa animados. Junte-se a isso as voltas de Kleber e Valdivia, os dois símbolos de nosso único título no período, o Paulista de 2008 (desculpa, mas taça da Série B eu me recuso a contar), e pronto, a esperança está mais verde do que nunca.

E aí pouco importa a realidade. A realidade de que Valdivia só brilhou, e fugazmente, com a camisa do Palmeiras e olhe lá; de que Kleber é um atacante bom, mas longe de ser excelente, e com problemas de “explosão” que Felipão vai tentar sanar (e que já estão impregnados nas mentes dos árbitros, basta lembrar a expulsão contra o São Paulo, na Libertadores, ainda pelo Cruzeiro); e de que o próprio Felipão não faz um grande trabalho desde 2006, na Copa do Mundo, já que o serviço em Portugal na Euro-2008 já foi a toque de caixa, o Chelsea o mandou passear e o Uzbequistão está longe de figurar entre os mercados mais atraentes da bola.

A realidade, principalmente, de que o Palmeiras é o 11º colocado no Brasileirão, com 15 pontos, 11 a menos que o líder e só três acima da zona de rebaixamento. E que nada, a não ser a esperança do torcedor, leva a crer que a coisa poderá ir além de sonhar de longe com o maldito G-4 e não ficar perto demais da zona da degola.

Que San Gennaro nos ajude.

Primeira foto, de Vanessa Carvalho/Gazeta Press.
Segunda, de Djalma Vassão/Gazeta Press.

Fernando Cesarotti

Entry filed under: Brasileiro.

Méritos ao vencedor Comecem a vender camisas do Juan Aurich

44 Comentários Add your own

  • 1. Roger  |  02/08/2010 às 17:11

    Deixa o ôme trabaiá!

  • 2. Nativus  |  02/08/2010 às 17:14

    Deixa o menino jogar oiaia

  • 3. Gerhardt  |  02/08/2010 às 17:14

    Essa descrição toda é muito auspiciosa. Tira o bigode, a explosão e o meia prometido e substitui por SILAS, BERGSON e HUGO.
    Rá.

  • 4. Fábio Mendes  |  02/08/2010 às 17:17

    Hahahahahahhahahahahahahahha.

    “Deixa o ôme trabaiá” disse tudo!!

    Nem vou falar nada. Vou ficar com mais dor de cabeça do que eu fiquei ontem. E eu não consigo deixar de ser Poliana. É um defeito terrível que eu tenho.

  • 5. Allan Garcia  |  02/08/2010 às 17:17

    “…nosso único título no período, o Paulista de 2008 (desculpa, mas taça da Série B eu me recuso a contar)”

    Pô, Cesarotti! Não desvalorize um título desses! Isso aqui no RS, conquistado por um determinado time, virou DVD e até livro…

  • 6. catarina cristo  |  02/08/2010 às 17:20

    “desculpa, mas taça da Série B eu me recuso a contar”

    QUEM PODE, PODE. Quem não pode, SE SACODE.

  • 7. Guto  |  02/08/2010 às 17:30

    Melhor fazer DVD de um título, seja qual, for, do que fazer um DVD de MIMIMI, né, ô, Allan Garcia?

  • 8. Allan Garcia  |  02/08/2010 às 17:36

    # 7
    Uia… Tá nervosinho, Guto?

  • 9. Cunegundes, o mulato frajola  |  02/08/2010 às 17:42

    dvd bom é dvd que tem FODA no final com GOZADA na cara

  • 10. izabel  |  02/08/2010 às 17:55

    “um clássico que era perfeitamente vencível”
    isso eu não entendi desde o seu tuíter de ontem. perfeitamente vencível para nós dois, não é, cara pálida? afinal, clássico é clássico e vice versa. e todo corintiano tá com aquela sensação de que adilson ainda não conhece o time e fez as piores substituições possíveis (além de já ter saído com uma escalação meio torta).

    no mais, acho que rebaixamento não é risco pra vocês. valdivia e kleber vão dar muito trabalho pros adversários. fora lincoln, que deu mó trabalho ontem.
    e felipão quebrou as pernas do adilson quando jogou o marcio araujo pra esquerda, quando viu que não tínhamos ninguem jogando por lá. ou seja: vocês têm técnico.
    te anima, ô, porco! =]

  • 11. Raoni  |  02/08/2010 às 18:10

    Tudo isso pq foi chamado de goleirinho mão de alface:

    http://globoesporte.globo.com/platb/primeiramao/2010/08/02/twitcam-indiscreta-no-santos/comment-page-7/#comments

  • 12. Cunegundes, o mulato frajola  |  02/08/2010 às 18:32

    12

    FRANGUINHOOOOOS
    FRANGUINHOOOOOOS
    FRANGUINHOOOOS
    TIME DE FRANGUINHOOOOS

  • 13. Rafael Evangelista  |  02/08/2010 às 18:38

    cara, como o camarada fabio mendes eu tenho tendência a POLIANICES. mas acho q vc tá exagerando, principalmente se pensarmos na bagunça que estava o time. discordo da tal decadência do bigode, dá sim pra ver q temos técnico (vide #10) e não acho q rolou um contentamento com o empate. o caso é q não temos banco, vai botar quem pra mudar um jogo? o elenco não é só meio ruim, é MÍNIMO, acho q um dos menores entre todos os times

  • 14. arbo  |  02/08/2010 às 18:50

    torcerei pelo felipão.

  • 15. arbo  |  02/08/2010 às 18:52

    qto ao dvd. batalha dos aflitos ganhou título por aí hein, recentemente. campeão de quase tudo comemorou carnaval, mas essa é nossa. dmasdnmgnjughj

  • 16. Lol  |  02/08/2010 às 19:09

    12. “O que eu gasto com ração pros meus cachorros é mais do que seu salário no mês”.

    Mais um iludido….

  • 17. Lol  |  02/08/2010 às 19:12

    12.

    Zé, jogou onde? Madson, ganhou o que?

    hahahaha….nessa o Robinho mandou bem!!!

  • 18. Luís Felipe  |  02/08/2010 às 21:24

    mas QUE CORNETA, hein ô.

    o time do Palmeiras do início do ano era CASO DE POLÍCIA. Pelo menos a diretoria está buscando alguma coisa para beliscar uma Libertadores.

    com EDINHO na QUARTA ZAGA, não há Felipão que resolva. Pelo menos, estão tentando melhorar a squadra.

  • 19. Y  |  02/08/2010 às 21:45

    TOMAR NO CU cesaROTO

    nem li, só vim prá te xingar.

    hauhauhahahuahauha

    continue escrevendo sobre o Futebol Paulista, para revolta de alguns… hehehe. Mesmo que seja desse lixo chamado Pa*m*ir*s.

  • 20. Y  |  02/08/2010 às 21:46

    Palmeiras empatou roubado, diga-se.

    Pênalti do Armero CLARÍSSIMO. Só PC Oliveira, que é ladrão mesmo, não viu.

    Sim, eu sei que PC Oliveira prejudica a SEP, pois ele é SPLino, mas o penal no Armero foi bem claro, rapá.

  • 21. Y  |  02/08/2010 às 21:51

    #11

    auhhauhauhuahuhauhauhauhauhauhauhauhauhuhuahauh
    hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhuahuahuahuahua

    huhahauhahuahauhuaha

    vai fundo CUNEGA, olha que o bicho aceita… larga o Tio Orestes, porra.

    Passeio de Elba pro Pacaembu, que beleza. Tem CURINTIA X FRAMENGO na semana, essa é A hora de combinar um encontro.

  • 22. Y  |  02/08/2010 às 21:52

    Clássico da Pobreza, um Corinthians x Flamengo. Eu diria isso. Aliás, eu disse isso. Sim, eu disse isso.

  • 23. Y  |  02/08/2010 às 22:01

    #17

    falou mentira?

    Cesarotti está corneteiro pois sabe que o futuro do Palm*iras é NEGRO… a Wtorre enfiou em projeto que vai detonar uns 2145215624512 milhões do time… esperem e OUTONO.

    fico por aqui, chega de cretinagem, tô com pus de pronunciar esse clubeco SUJO.

    AWAY!!!

  • 24. matheus furtado  |  02/08/2010 às 23:22

    Y

    Fica difícil mesmo argumentar com alguém que PENSA que seu time foi roubado, enquanto você deve ter um pôster do zveiter e do edílson (aquele, o ladrão) na parede. Principalmente depois desse último Derby. Entretanto, decerto vossa senhoria será inapelável com a minha pessoa, Ó VILIPENDIOSO CAVALHEIRO DO APOCALIPSE.
    ——
    e dexa o ômi trabaia.

  • 25. Y  |  03/08/2010 às 00:13

    falou bem, pelo menos. my style.

    verdade, eu costumo ser INAPELÁVEL. mas ninguém o é completamente.

    até garry kasparov, capablanca, bobby fischer, niels bohr, Freud, Y, Jesus Cristo, Deus (farsante de marca maior), nessa ordem, já sofreram PERCALÇOS em algum momento da VIDA.

    sim, estou acima de deus. mas ele é FDP e me controla mesmo assim. por isso, às vezes, REQUIRO os serviços d’Ele.

    Deus = RICARDO TEIXEIRA DO UNIVERSO

  • 26. Y  |  03/08/2010 às 00:18

    agora vejo que foi um ERRO colocar o medíocre FREUD acima de mim. mediano, eu diria.

    morreu e não desvendou a mente feminina, coisa que eu, desvendei aos 16 anos (sem piadinhas).

    Freud é autor de coisas INTERESSANTES, no máximo, eu diria. Mas nada que me impressione. Sou mais Confúcio.

  • 27. Y  |  03/08/2010 às 00:23

    mas voltando ao futebol… eu não tenho um pôster de Zveiter nem de Márcio Rezende de Freitas. Mas os elogio, por vezes.

    eu só tenho uma foto no quarto… a minha própria.

    AWAY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    P.S.: vou começar a fazer uma seção “Pergunte ao Y”, para esclarecer desde futebol até parapsicologia e mecânica quântica, se Ceconello permitir.

  • 28. Sanchotene  |  03/08/2010 às 07:27

    Re 5

    Sobre DVD, é difícil superar este:

    http://www.livrariascuritiba.com.br/?system=dvd&action=carrinho&id=7892215182786&eid=AVDVDOES

    E tome quinta série…

  • 29. Jader Anderson  |  03/08/2010 às 10:05

    #29

    HADOOOUUUKEN!

    Boa sancho haehaehae

  • 30. Fernando Cesarotti  |  03/08/2010 às 10:17

    Rápidas respostas:

    Bel,
    Eu acho que realmente qualquer um poderia ter ganho o clássico, mas devido às condições do campeonato e à forma como o jogo acabou, eu acho que foram dois pontos perdidos. Sem desrespeitar o rival, claro.

    Catarina,
    desculpe se soou arrogante, não foi essa a intenção; tomara que o Santinha daqui a uns anos possa renegar a conquista da Série D que virá este ano (estamos na torcida)

    Rafa e Fábio,
    Vocês sabem que sou dos torcedores mais pacientes e tolerantes, mas tenho um pouco de medo desse marasmo de acreditar que “tá melhorando, tá melhorando, vai melhorar… epa, acabou o campeonato.”

  • 31. fino  |  03/08/2010 às 10:59

    gigantes do deserto, com steven seagal

  • 32. Roger  |  03/08/2010 às 12:23

    Tchê, podem me chamar de saudosista, ou de “viúva” do Felipão(gremista, ultimamente…) mas acho que ele tem tudo pra montar um time competitivo aí.
    Se tu acha Kleber e valdívia fracos, manda pra cá, dou Douglas e Jonas na troca e ainda leva o Rocambole de brinde!
    Esperar que o time brigue pelo título ainda esse ano, é o típico pensamento mágico que o torcedor brasileiro todo tem. Mas certamente não vai passar nem perto do rebaixamento, e pode até beliscar uma Libertadores. Exatamente o que tu falou Cesarotti, só que, no meu ponto de vista, é o máximo que qualquer treinador poderia conseguir pegando o bonde andando como foi dessa vez.

  • 33. Allan Garcia  |  03/08/2010 às 13:43

    Sanchotene e Jader,
    Queriam o quê? O Inter ganhou da Internazionale com Orozco e Marcão de titulares! Tinha mais é que virar DVD mesmo! Hehehe…

  • 34. Junior  |  03/08/2010 às 16:26

    E complementando a resposta do Allan (que foi muito boa, o maldito do Orozco só foi fazer gol quando não precisava, no jogo contra o Goiás, na última rodada de 2007), a diferença é que a ampla maioria dos colorados sabe que esse DVD é só “marquetingui”, enquanto boa parte dos gremista acredita que título de 2ª divisão é título importante. Eu soube há alguns dias que o “dia oficial dos gremistas”, estabelecido inclusive OFICIALMENTE na Assembléia Legislativa do RS não é o dia em que o Grêmio foi campeão mundial, mas o dia da famigerada “Batalha dos Aflitos”.
    Cada um com suas escolhas, rsrfsfgshg.
    E segue a 5ª série ….

  • 35. dante  |  03/08/2010 às 16:42

    “dia oficial dos gremistas”???

    que merda é essa? data oficial é a fundação do clube e deu.

    era só o que faltava.

  • 36. douglasceconello  |  03/08/2010 às 16:45

    Fica tranquilo, Cesarotti. Acho que o Palmeiras será COMPETITIVO ainda este ano.

  • 37. Junior  |  03/08/2010 às 16:55

    Dante, me confundi. Busquei na lixeira do e-mail o link. Na verdade, é o dia da “Garra Gremista”. De qualquer forma, eles preferem valorizar o título da 2ª divisão ao invés do título mundial. O link:
    http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=1073&language=0

  • 38. Sanchotene  |  03/08/2010 às 20:07

    re 35

    O título foi brinde. O acesso conquistado com 7×11 com clube quebrado sinalizou uma ressurreição. Não tem marketing. Foi tudo isso mesmo.

    Pergunta para QUALQUER gremista que ele te responde onde estava, o que estava fazendo e o que fez depois desse jogo. Ninguém esquece.

    Conto de novo. Era dia de show do Chick Correa no SESI. Todos os ingressos vendidos, o mais barato não saiu por menos de R$100,00. Quando ele entrou no palco, havia algo como a metade da capacidade ocupada. Ele disse que sabia o que havia acontecido à tarde, disse que entendia perfeitamente as ausências e que tocaria como se a casa estivesse cheia. Simplesmente, ESQUECERAM do show!

  • 39. Junior  |  03/08/2010 às 20:18

    Em qualquer título minamente importante, todo torcedor sabe onde estava, o que estava fazendo e como comemorou.
    Título de 2ª divisão é título de 2ª divisão (Machado, Cleber). Entre uma ótima transa com uma mulher feia e uma transa normal com a Juliana Paes (ou a mulher ideal de qualquer um), eu prefiro sempre a segunda alternativa. Mas como já escrevi, cada um com as suas escolhas.

  • 40. Junior  |  03/08/2010 às 20:21

    *minimamente

  • 41. Guilherme Dias  |  03/08/2010 às 20:42

    #40:

    Não, tu não entende e tá de quarta série por estar. NINGUÉM liga pra taça da segundona. A gente liga pra um time que tava na beira da falência ganhando SETE CONTRA ONZE, o que é foda até se tu for o Barcelona contra o 15 de Novembro. Pessoal comemora e lembra o MOMENTO, que é algo único. Até Libertadores se ganha mais de uma vez…opa, desculpa, tu não sabe o que é ganhar isso mais de uma vez.

  • 42. Sanchotene  |  03/08/2010 às 21:05

    Re 40

    Eu não lembro o que fiz depois dos títulos nacionais de 89, 94, 96, 97 e 2001 ou da Libertadores de 1995; ou dos Estaduais de 85, 86, 87, 88 (embora lembre o que fiz depois de perder o Gre-Nal do Século), 89, 90, 93, 95, 96, 99, 2001, 2006, 2007 e 2010; ou da Copa Sul de 99; ou da Recopa 95.

    Mas sei de DETALHES de 26 de novembro de 2005.

    Tchê, no fim a questão resume-se no seguinte: basta a descrição do fato em si. Para quem entende, não se precisa explicar; para quem não entende (ou não quer entender), não adianta…

  • 43. Junior  |  03/08/2010 às 21:51

    Um amigo meu GREMISTA resumiu perfeitamente, o que ele afirma é isso: o Paulo Odone em trocentos anos de Grêmio só ganhou gauchões. Ele é político e precisa de votos para se eleger, evidentemente utilizando o Grêmio como carro-chefe da sua plataforma política. Ele espertamente soube “capitalizar” o único feito de suas gestões acima do Mampituba. O Grêmio deveria ter subido tranquilamente como os outros times grandes, mas o Odone soube vender a sua incompetência como mérito, quando tudo que ocorreu naquele dia não justifica o demérito de precisar jogar a vida do Grêmio no último jogo do campeonato. E para uma geração pós 95, sedenta de títulos, esse ficou sendo o “grande jogo” do Grêmio.
    E a correção desse argumento do meu amigo GREMISTA é essa frase do Guilherme:
    “lembra o MOMENTO, que é algo único. Até Libertadores se ganha mais de uma vez”
    O marketing da gestão Odone te fez desvalorizar a Libertadores em prol da Batalha dos Aflitos. Brincadeira ou não, mostra que o Odone conseguiu o que queria.

  • 44. Topolski  |  04/08/2010 às 03:05

    Sinceramente, como ja dito antes, a questão toda foi o que passou na cabeça de todos os Gremistas.

    O Grêmio vai acabar!

    O resto é só questão de coincidencias. E não é só que me lembre do que eu fiz depois do jogo (show dos Stooges), eu me lembro de todos os momentos de agonia das 132h entre a marcação e a batida do penalti (e olha que eu estava ouvindo numa radio paulista, que só começou a passar a confusão após a volta olímpica do Santa).

    Parecia que eu tava, sei lá, vendo minha mãe morrendo, esvaindo-se em sangue enquanto esperava a samu chegar.

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • 6 meses e 1 dia após o acidente trágico na Colômbia, a Chapecoense acaba de assumir a liderança do Brasileirão pela primeira vez na história 6 hours ago
  • Chapecoense assumindo a liderança do Campeonato Brasileiro. 6 hours ago
  • 2017 e Luxemburgo ainda tem mercado na Série A. 8 hours ago
  • RT @murilobasso: Oito anos hoje. Só restam mais dois para Wianey nos provar que estávamos todos errados: wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2… 1 day ago
  • Boca em queda livre no Argentino. River, 5 pontos atrás e 2 jogos a menos, podia roubar a liderança. Aí empatou em casa hoje e estragou tudo 1 day ago

Feeds

web tracker

