A Argentina, como você sabe, é logo ali

14/07/2010 at 06:00 51 comentários

Ano que vem tem Copa América, na Argentina – as atuações dos sul-americanos na Copa do Mundo indicam que pode ser um dos melhores torneios de todos os tempos. Isso depende de vários fatores, entre eles, os craques das maiores seleções não decidirem tirar férias em julho do ano que vem. Sabendo dos riscos, dá para projetar como serão as seleções candidatas em 2011, com base na Copa e no que aconteceu depois das eliminações das outras seleções sul-americanas. Nesta primeira parte, vamos projetar o futuro das seleções que estiveram na Copa.


Brasil
A tendência é que a Copa América de 2011 seja o primeiro grande passo da RENOVAÇÃO TOTAL que Rico Terra pediu para o escrete canarinho não pagar vale na Copa ’14. Assim, craques que foram para a geladeira, ou para a quadra do Salgueiro (foto acima) durante a Copa deverão ter mais uma chance de ESCREVER SEU FUTURO, como Ronaldinho, Alexandre Pato, Diego, Anderson e Adriano. Fora aqueles que são acusados de concretar a ex-amante e tomar um trago depois, ninguém pode ser descartado (Felipe Melo está aí para provar).

Se o plano de Rico Terra se concretizar, é bem provável que a Seleção de 2011 seja um misto de guris e renegados por Dunga, acrescidos de Kaká, Robinho, Luís Fabiano, Júlio César, Maicon, Elano, Lúcio e Juan. Dos oito citados, alguns podem pedir férias e abrir o caminho para mais guris. Paulo Henrique Ganso é favorito a aparecer entre os chamados, assim como a revelação deste campeonato brasileiro e do próximo campeonato paulista. Eu apostaria em um Quadrado Mágico com Ronaldinho, Pato e Ganso, que deverá encantar e golear os fregueses de sempre e, com sorte, ganhar o título.


Argentina
Lionel Messi seria o meu favorito a pedir férias na Copa América…se o seu país natal não sediasse a mesma. Como ele terá que provar para os seus compatriotas de que pode jogar pela albiceleste o mesmo que joga pelo Barcelona, a tendência é que ele seja um jogador espetacular no torneio, o que tem tudo para facilitar as coisas para a Argentina.

Devido ao desastre defensivo da equipe de Maradona, é provável que o próximo treinador adote soluções diferentes na defesa, resgatando bons jogadores esquecidos (Cambiasso, Garay e Gabi Milito, p.ex) e promovendo boas promessas do futebol local. O ataque funcionou, mas as fracas atuações de Di María podem obrigar uma revisão nessa posição – Javier Pastore é favorito para assumir a titularidade.

Deverá apresentar um time mais forte que o atual, pelo tempo sem um título carimbado pela Fifa (eu consideraria as duas olimpíadas, mas muita gente não considera) e pela necessidade de obrigar seu torcedor a voltar a crer na seleção.


Paraguai
Por jogar de forma parecida há muito tempo, mesmo sem um meia-atacante decente, a tendência do Paraguai é mudar bastante até 2014. As ótimas atuações do time de Gerardo Martino, entretanto, devem evidenciar um Paraguai muito semelhante ao da Copa da África, somado ao talento ofensivo de Salvador Cabañas, se este conseguir se recuperar bem. Alguns jogadores já deram o que tinham que dar pela Seleção, como Roque Santa Cruz, que fez uma copa medíocre. É possível que Morel Rodríguez, que atuou muito bem, permaneça para jogar mais este torneio.

Um aspecto interessante é que na Copa América, o Paraguai terá mais liberdade para exercer a marcação por pressão na intermediária adversária que quase levou o time às semifinais – não tivesse pego uma equipe que aproveita muito bem os espaços no meio campo, a Espanha. Com um pouco mais de talento no meio-campo, o faro de gol de Cabañas e o talento de Larissa Riquelme, é uma das seleções candidatas ao título.

Chile
Marcelo Bielsa tem dois grandes adversários para enfrentar até 2011: a irresponsabilidade dos seus melhores jogadores e a incapacidade dos defensores de lidar bem com a bola aérea. A grande vantagem é que o time-base do Chile é um dos mais jovens entre as seleções sul-americanas, com poucos atletas para deixar a seleção em breve. Matías Fernández, que brilhou demais no Colo-Colo e nunca correspondeu depois de 2008, terá mais uma chance para apresentar todo o futebol que conhece na Argentina.

Existe, porém, a possibilidade de que Bielsa não fique para o ano que vem, podendo voltar ao selecionado argentino. Isso provocaria um problema sério em uma equipe acostumada à sua filosofia, que teria que aprender novamente a jogar para se defender – a menos que o outro treineiro seja Juan Ramón Carrasco. No aspecto disciplinar, as punições duras aos ótimos jogadores da equipe – como Valdívia – ajudaram o time chileno a mostrar bom comportamento fora de campo durante a Copa. Se isso se repetir, o trabalho seguirá pelas eliminatórias sem sobressaltos.

Uruguai
Com a moral lá no alto devido à atuação muito acima do esperado nesta Copa, o Uruguai terá que lidar com o seu papel de favorito na Copa América 2011 – papel que não exercia desde 1995. O primeiro passo é convencer Diego Forlán de que as férias não serão necessárias, o que é um passo e tanto para uma boa campanha. O segundo problema é ter a humildade necessária para, mesmo sendo a quarta melhor seleção do mundo, tentar corrigir defeitos crônicos, como a falta de meias e de laterais confiáveis.

A juventude é uma arma em muitas das posições, mas nem em todas. A Copa América deverá ser a última competição de Loco Abreu pela Celeste, e o centroavante reserva imediato, Cavani, não conseguiu corresponder ainda – nem mesmo como meia esquerda. É possível que apareçam novidades, como Abel Hernández. Nicolás Lodeiro terá mais uma chance de demonstrar que pode ser o meia inteligente que foi no Nacional – Nacho González, o outro meia, dificilmente terá a mesma chance. Ao lado de Diego Pérez, Arévalo Ríos terá que lutar contra a depressão, pois vai jogar no malogrado Cagliari. E ainda há o gol – Muslera, mesmo sendo o mais confiável dos últimos 10 anos, foi muito inseguro em alguns momentos.

Provavelmente a renovada auto-estima dos uruguaios provocará milhares de viagens de buquebus para ver a Celeste jogar. Dá para apostar em um time consistente, desde que os defeitos da Copa – eles existiram, e não foram poucos – sejam bem observados e corrigidos, acima da soberba.

Durante a semana, projeções das seleções que viram a Copa de casa – Peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Equador –  e os centroamericanos que poderão aparecer.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Copa América.

“Perigossísimo tiro libre…vamo Forlán” O retorno após a hecatombe

51 Comentários Add your own

  • 1. Flávio  |  14/07/2010 às 08:47

    A tendência é que o Brasil passe por um processo de renovação semelhante ao do pós-Copa de 90, até porque a média de idade da SeleDunga era alta. Alguns jogadores que estiveram na África do Sul, como Ramires, Thiago Silva e Nilmar, certamente continuarão sendo convocados. E em um ano dificilmente aparecerá um goleiro melhor que Júlio César ou um lateral-direito superior a Maicon.
    No resto das posições, muda tudo. Kaká, Robinho, Luís Fabiano, Ronaldinho (?) e Adriano (?) só voltarão a ser chamados se os novatos fracassarem na Copa América.
    Um possível time base: Júlio César (Diego Alves); Maicon (Rafinha, Jonathan), Thiago Silva (Breno), Miranda (David Luiz) e Marcelo (André Santos); Denílson (Sandro), Hernanes (Ramires, Lucas, Elias, Anderson), Ramires (Philippe Coutinho, Giuliano) e Ganso (Carlos Eduardo); Pato (Fred) e Neymar (Nilmar).

  • 2. Jean Mello  |  14/07/2010 às 09:15

    Concordo com a tua seleção #1, perfeita.
    Mas quero ver a Celeste campeã.

  • 3. Japa  |  14/07/2010 às 09:17

    ‘guris e renegados por Dunga’ é redundância.

    O problema não é jogador. Dunga não teria sido campeão com nenhum grupo de jogadores. Nem adianta reclamar nomes…

    #1
    Qualquer time que se monte vai ficar bom desde que haja um bom técnico para trabalhar. Não adianta nada convocar caras bons e botar um Leonardo ou Jorginho da vida pra treinar.
    Aí é melhor fazer como o Dunga. Convocar os evangélicos e adotar o esquema do São Luís de Ijuí.

  • 4. Flávio  |  14/07/2010 às 09:22

    Depois do Dunga, é brabo que a CBF aposte novamente num técnico novato, como o Leonardo. Ainda mais que a Copa será aqui. Acho que não foge de Felipão, Mano ou Muricy.

  • 5. Felipe (o catarina)  |  14/07/2010 às 09:23

    Uruguai tem defeitos? Onde? Foi o melhor time da Copa e só não foi campeão pq fomos roubados! (defensor abobado, bitolado e lunático do futebol sul-americano mode on)

    acho que pra 2011 ainda tá OK, mas pra 2014 o Paraguai vai sofrer um pouco, já que teve uma seleção “velha” na Copa. E vai ter que revelar bons atacantes, porque esses da Copa eram piadas.

    Uruguai até que vai ter uma base legal, pois 11 jogadores de 2010 terão menos de 30 anos em 2014, incluindo Suárez, Lodeiro e esse Cavani, que dizem que joga alguma coisa (ainda não vi). Forlán vai estar em fim de carreira, com 35. Quem sabe não vira um novo “El Príncipe”, fazendo a meiúca?

    quanto ao Brasil, acho que a renovação vai ser mais radical ainda, LF. Acho que Maicon, Lúcio e Juan, p.ex., não devem ser mais chamados, pela idade. Não se assustem se – e aí depende do técnico – aparecer DENTINHO jogando com a amarelinha em breve.

  • 6. Felipe (o catarina)  |  14/07/2010 às 09:26

    #4

    fiquem de olho em Falcão. O Teixeira andou lembrando dele, falando que foi demitido pq tinha muita pressão por resultado, mas que hoje seria diferente, etc.

  • 7. Flávio  |  14/07/2010 às 09:36

    Pois é. O Falcão lançou na Seleção alguns ótimos jogadores (Mauro Silva, Cafu, Leonardo, Márcio Santos, Dener, César Sampaio)… Por outro lado, “revelou” Gil Baiano, Márcio Bittencourt, Careca Bianchesi, Rinaldo…

  • 8. Arruda  |  14/07/2010 às 09:44

    As seleções que participarão como convidadas serão Japão e México (pelo menos é o que consta nesse monolito de confiança que é a wikipedia).

  • 9. Eduardo  |  14/07/2010 às 10:25

    aos que acompanham com mais frequência as categorias de base dos outros países, há “novos” talentos aparecendo? Além do Lodeiro?

    acho que o Maylson pode surpreender no Brasil, se fizer um bom brasileiro desse ano. Por mais que surjam críticas, ele tem sido um jogador “de esquema” que TODOS os treinadores (menos o Silas) gostam… lembrando que ele defendeu categorias de base também. Também creio que deva aparecer esse franguinho do Vasco que já tá vendido ( esqueci o nome…. Felipe Coutinho, pode ser?) .

  • 10. Prestes  |  14/07/2010 às 10:26

    Boa análise. Pra mim, o Cavani fez ótima Copa, apesar de em alguns momento ser flagrante sua juventude.

  • 11. Y  |  14/07/2010 às 10:27

    o dia que LODEIRO for craque, eu faço um filho e boto prá jogar bola, assim, NOMÁ.

  • 12. Y  |  14/07/2010 às 10:30

    #5:

    desnecessária afirmação. Além de ser fraco, Dentinho nem sequer é empresariado com o mano do Mano, Carlos Leite. Se não me engano ele é SONDÍSTICO, dentre outras coisas.

  • 13. Flávio  |  14/07/2010 às 10:33

    R9
    Philippe Coutinho foi para a Internazionale. Joga na mesma posição do Sneijder… Ou seja, o guri tem boas chances de despontar para o anonimato.

  • 14. Y  |  14/07/2010 às 10:35

    jogar na Internazionale até Caio Ribeiro…

  • 15. Eduardo  |  14/07/2010 às 10:38

    #11 alguém falou que ele é craque? creio que o texto (e eu também ) mencionou como novo TALENTO, assim como o BALALO certa vez foi.
    o Bruno, do Grêmio, era tido como o novo Ronaldinho… O TINGA era craque e, pelo que sei, não jogou NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, no Botafogo… depois até na seleção parou… é a vida.

  • 16. Y  |  14/07/2010 às 10:43

    eu sei q vc não falou, eu só SUPUS uma CRAQUEZA dele… foguete molhado. é que muitos acham isso só pq apareceu numa listinha de “50 craques” que vira-e-mexe publicam aí (sobretudo em língua espanhola)… e aquele CANALES?

  • 17. Anônimo  |  14/07/2010 às 10:52

    A tendência é crer que o Brasil está f…, mas como essa era a sensação na Venezuela, esperarei o anúncio do treinador e o começo do trabalho.

    Sanchotene

    P.S.: Não podemos nos esquecer dos convidados México e Japão.

  • 18. Felipe (o catarina)  |  14/07/2010 às 11:00

    #12

    lembrei dele depois de ler isso: http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-copa-do-mundo-2010,2958219,INFOGRAFICO-as-apostas-do-Brasil-para-2014.html

    e citei Dentinho como exemplo de jogador mediano que poderá aparecer na Seleção, como já apareceram coisas piores (Jô, Bobô, Afonso Alves e outras tranqueiras) por conta dessa “renovação”.

  • 19. Flávio  |  14/07/2010 às 11:18

    Todo técnico da Seleção tem sua cota de bondes, o novo não será uma exceção.
    Para ficar na dupla Gre-Nal, já tivemos César Prates e Sérgio Manoel convocados….
    De outros estados: Victor “Beckenbauer”, Vivinho, Leomar, Afonso Alves…

  • 20. Rudi  |  14/07/2010 às 11:20

    Até porque um dos trabalhos de um selecionador (e não treinador) é – nos momentos menos importantes – FAZER TESTES

    e se pegar 100 leitores do impedimento COM CERTEZA sairiam 100 convocações diferentes…

  • 21. Alexandre N.  |  14/07/2010 às 11:27

    Essa última seleção sub-20 revelou alguns bons jogadores. É torcer pra que apareçam mais alguns.

  • 22. Alexandre N.  |  14/07/2010 às 11:31

    #20

    Tens toda razão, Rudi…

  • 24. Álisson  |  14/07/2010 às 11:44

    Que barrigada da Zero hoje, dizendo que a justiça iria antecipar a janela…

  • 25. Alexandre N.  |  14/07/2010 às 11:49

    #24

    Não foi só o Zero Hora não…

  • 27. Guilherme  |  14/07/2010 às 12:03

    PORRA

    http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/07/03/643463.html

  • 28. FERN  |  14/07/2010 às 12:27

    CARAGLIO!!! guilherme, chico lang??? pelo amor do diabo…

  • 29. Marcelo Benvenutti  |  14/07/2010 às 12:41

    Eu li em algum que o Loco pode sair do Chile pra treinar o Japão. Será?

  • 30. Junior II  |  14/07/2010 às 13:50

    O técnico da Seleção Brasileira tem que ser o Joel Santana, a escalação que sugiro é:

    Felipe (Santos), Léo Moura (Flamengo), Bolivar (Inter), Rafael Marques (Grêmio) e Juan (Flamengo); Felipe Melo (Juventus), Fábio Rochemback (Grêmio), Cléber Santana (São Paulo) e Lúcio Flávio (Botafogo); Alecsandro (Inter) e William (Grêmio ou Ponte Preta).

    Em tempo, eu “seco” a Seleção Brasileira!

  • 31. Rudi  |  14/07/2010 às 14:09

    off total

    BRASILIENSE (acreditem) fez a melhor terceira camisa de todos os tempos

    http://www.clicrbs.com.br/esportes/sc/noticias/,2970830,Brasiliense-lanca-uniforme-rock-n-roll.html

  • 32. rafael botafoguense  |  14/07/2010 às 14:11

    brasiliense é o st.pauli brazuca. e tinga no botafogo era pior que a morte.

  • 33. rafael botafoguense  |  14/07/2010 às 14:13

    Lúcio Flávio (Botafogo);

    SÉRIO ??????????????? AHAHAHAAHAH

    POE O MAIC AEEEEEEEEEEE. E TIRA O TCHECO ALVINEGRO

  • 34. Alexandre N.  |  14/07/2010 às 14:15

    #30

    Acho que deu pra reparar… rs

  • 35. dante  |  14/07/2010 às 14:21

    esse chico lang é um retardado.

  • 36. dante  |  14/07/2010 às 14:22

    #31:

    camisa mais HORROROSA do futebol mundial.

    sem falar que avacalharam com as caveiras do misfits.

    lixo.

  • 37. Alexandre N.  |  14/07/2010 às 14:28

    #33

    RB, deixa de ser chato, cara! O Lúcio Flávio ganhou na corrida do CESINHA! hehehehehehe…

  • 38. Henrique  |  14/07/2010 às 16:10

    Uma meia dúzia de anos atras, cogitaram convidar a Espanha (na época uma seleção cagona convicta) para participar da Copa América, queria ver se teriam coragem agora uhashuahusuhas

  • 39. Eduardo  |  14/07/2010 às 16:47

    #32 pois é RB, prá ver como são as coisas….
    em outros tempos, Hererra e Loco fazendo dupla de ataque no GRÊMIO levaria ao DELÍRIO a torcida……. colorada.

    essa é a merda (ou o fato legal) do futebol. Amoroso no Grêmio foi pior do que um desastre. Daniel Carvalho, na segunda passagem pelo inter, mostrou que só veio pois tinha saudade da costela (picanha é produto de exportação e se acha em outras bandas).
    minha esperança atual é que o Tinga volte a ser o do Botafogo, o Sóbis do início de carreira, o Renan não faz diferença e o ROTH….. bom, que esse seja o MESMO DE SEMPRE!!!

  • 40. Leo Garcia  |  14/07/2010 às 19:02

    Porque DIABOS o Japão vai jogar a Copa América outra vez?
    Um motivo. Me deem um único motivo plausível.

  • 41. FERN  |  14/07/2010 às 19:12

    che garcia, Copa Suruba Banka….

  • 42. Felipe (o catarina)  |  14/07/2010 às 19:15

    #40

    começou com a Copa TOYOTA Libertadores, depois veio a Copa NISSAN Sul-Americana e agora tem essa Copa SURUGA BANK.

    Com a Conmebol é assim: pagou, levou.

  • 43. Eduardo  |  14/07/2010 às 20:54

    GRÊMIO perdendo em casa…
    SP perdendo no Morumbi!!!!
    Só falta o Roth fazer uma mágica e depois de 325 anos vencer o jogo do inter lá em Campinas…

    VOLTA COPA DO MUNDO.
    VOLTA COPA DO MUNDO.
    VOLTA COPA DO MUNDO.
    NÃO ME IMPORTO QUE CORÉIA DO NORTE e AUSTRÁLIA FAÇAM A FINAL!!!!

  • 44. Felipe (o catarina)  |  14/07/2010 às 21:43

    AVAÍ 2×1 São Paulo

    EU JÁ SABIA!!! ahahahahahaha

    pqp, achei que a gente ia levar uns 5×0, no mínimo. ahahahah

  • 45. Matheus von muhlen  |  14/07/2010 às 21:57

    To avisando desde a CB, o Silas tá vivendo de reza, pq tatica não tem…

  • 46. fino  |  14/07/2010 às 22:14

    Silas cara de cadela!

    Vaza sua taipa!

    Não dá mais!

  • 47. Juan  |  14/07/2010 às 22:16

    LODEIRO > (KAKA+TUBO DE OXIGENIO)x1235

  • 48. Gabriel R.  |  15/07/2010 às 00:02

    Esse nei é uma pereba, ele distoa do resto tao ruim. Puta merda!

  • 49. Logan  |  15/07/2010 às 08:36

    Meteram a Mão no meu Vitória!

    #sefuderessecampeonatodemerda

  • 50. Marcos SL  |  16/07/2010 às 19:33

    #47

    Concordo e assino embaixo…

  • 51. Rodrigo  |  27/07/2010 às 11:40

    Belíssimo post! Mas acho que Mano deve colocar mais os guris pra jogar em 2011… já que ele tem de preparar para Olímpiadas no outro ano, então acho que só Maicon, Júlio César, Ramires Robinho e Kaká voltam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: