Dia da Marmota

28/06/2010 at 17:38 53 comentários

Confesso que estava sentindo um cheiro de crime nessa partida. A confiança brasileira era gigantesca, o Chile é freguês de caderno e o Brasil está apresentando um futebol que, se não é bonito, é consistente. Ao fim do jogo, a confiança brasileira seguiu gigantesca e o Chile seguiu sendo um freguês de caderno: levou os três gols que costuma levar sempre contra o Brasil. Um de cabeça, os outros dois de contra-ataque.

O Brasil de Dunga tem uma estratégia correta e quase infalível: não corre riscos e só ataca na hora boa. A hora boa, no caso, é na bola parada ou na extrema velocidade de um contra-ataque alemão. Nos outros jogos, faltou a velocidade: hoje, não. Os dois gols marcados pelo Brasil aconteceram em ataques de resolução muito rápida, especialmente o primeiro, no qual Kaká deu apenas um toque na bola e desarmou toda a defesa chilena ao lançar Luís Fabiano.

O primeiro gol, porém, foi um daqueles clássicos gols entre Brasil e Chile: escanteio, chilenos precisando de escada para alcançar a bola, dezoito jogadores de amarelo completamente livres para cabecear a qualquer momento, qualquer hora. Os comentários dos chilenos no Charlatecnica.cl, desconsolados, mostravam a clara tristeza de, na hora H, não contar com dois dos meias mais talentosos da história recente do Chile por opção do treinador. Matías Fernández e Jorge Valdívia, de atuações pouco brilhantes, banqueavam para os pouco inspirados Alexis Sánchez e Mark González, o mais odiado para o lado de lá dos Andes.

Acima da criatividade, que faltou contra Portugal, a Seleção mostrou clara objetividade. Parecia um time alemão dos anos 90: sabia exatamente o que queria, e quando. É essa a principal força da seleção “dunguista”, e talvez o seu principal trunfo nessa Copa. Ainda que falte o talento diferenciado que tantas outras seleções tiveram, essa Seleção é extremamente competitiva, e concentrada.

Isso poderá fazer a diferença contra uma Holanda que mostrou sérios problemas de concentração no jogo contra  a Eslováquia. Enfrentava um time ruim, a Holanda, e marcou um gol cedo: logo depois, jogou com absoluto enfado, e só não levou gols porque o centroavante eslovaco, Vittek, teve uma das piores atuações da história das Copas. Ainda que Sneijder seja um talento raro e Arjen Robben seja um atacante que o Brasil não tem, a equipe laranja é menos competitiva que o Brasil.

Lástima que um sul-americano tenha de cair, mas acontece. Ao Chile, resta lamber as feridas e esperar pelo nascimento de zagueiros mais altos.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Copa do Mundo.

AO VIVO: Brasil x Chile AO VIVO: Paraguai x Japão

53 Comentários Add your own

  • 1. rodrigo avila  |  28/06/2010 às 17:40

    Pop Estimada do BRA (IBGE): 193.140.102.

    Pop Estimada do RS 10.917.682.

    Robinho diz que seleção quer fazer 180 milhões felizes.

    Tirem suas conclusões

  • 2. Jean Mello  |  28/06/2010 às 17:43

    Não acreditava que o Chile pudesse fazer frente a seleção do dunga…nem a holanda apresentou futebol pra isso…
    vai ficar pra minha Celeste Olímpica eliminar os selecionados do anão!!!

  • 3. Lucas Cavalheiro  |  28/06/2010 às 18:08

    El Burrito Bielsa

    Dar o contra-ataque ao Brasil é suicídio. Totalmente FATAL.

    Por isso, e por conhecer a zaga argentina, que estou me coçando a palpitar vitóra alemã contra os hermanos.

  • 4. pitu  |  28/06/2010 às 18:23

    #1 AHUHAUAHUHUAHUAHUA

  • 5. alemao  |  28/06/2010 às 18:31

    semis só com sulamericanos seria muito afú. Mas sei lá, não consigo ver esse jogo totalmente harmônico do BR. Acho q o kaká ta numa depressão sem tamanho…os laterais nao aparecem…do bastos já não esperava nada, mas o maicon não apoia mais desde o 1o jogo. O Daniel Alves é jogador de 2o tempo…e o pior de tudo: quem buscava jogo e fazia uma correria era o inominável, embora hj tb tenha ido mal. O resultado tem saído, mas o dunguismo não empolga. Por exemplo, se sairmos perdendo? quem muda o jogo? não vejo ninguém com essa característica…alguem q dê mais ânimo, correria…mas enfim, seguimos ganhando e é o q importa

  • 6. Ernesto  |  28/06/2010 às 18:56

    O problema da corneta anti dunga é que ficam muito no se.

    “se sairmos perdendo, se tomar um gol, qual plano b”.

    “Se o Julio CEsar nao defende aquela bola contra Portugal”. ” Se jogar assim contra outro adversário…” etc etc.

    Fato é fato. Chamam o Brasil de retranqueiro, mas quando vem um time que quer jogo, Brasil goleia.

    Aí, ficam reclamando de dois jogos, onde os dois adversarios estavam querendo só defender.

    E sobre falta de talento, não havia alguém melhor a ser convocado. não há ninguém com 100% de certeza para estar nessa seleção. Qualquer jogador citado, sofreria alguma ressalva.

    E diferentemente do Galvão, o que importa é a vitória, e tão somente. Jogar bonito, e convecer, vem depois.

  • 7. Eduardo  |  28/06/2010 às 19:08

    Ernesto 2014. 100% do que penso sobre o Brasil… mas ainda assim… torço pro Uruguai…

  • 8. Eduardo  |  28/06/2010 às 19:16

    aliás, 99% pois acho o PH Ganso um diferencial que o Brasil não tem, enquanto o Ernesto o acha mais um Bruno/Chiquinho/Magno ou outras “estrelas” que somem para sempre depois de um semestre competitivo….

  • 9. FERN  |  28/06/2010 às 19:22

    wue semifinal teremos senhores, para a copa e a áfrica, Uruguay-brasil o maior clássico sudamericano, daí sai o grande campeão de 2010!!!

    e como manda a tradição, aliás todos sabem que a TRADIÇÃO TRAJA CELESTE…

    aguante La Celeste carajo!!!!
    arriba Uruguay nomá!!!

  • 10. FERN  |  28/06/2010 às 19:23

    ops, para ABALAR a copa e a áfrica…

  • 11. Guilherme  |  28/06/2010 às 19:23

    Pois é, eu tava torcendo pro Brasil pegar a Espanha nas oitavas, porque achei que o Chile poderia ganhar de Portugal. E o Brasil certo que ganha da Espanha.

    Mas o Bielsa é louco mesmo de atacar o Brasil. Pedir pra tomar…

  • 12. Guilherme  |  28/06/2010 às 19:25

    Essa história do “não tem ninguém pra mudar o jogo” virou jargão de quem tenta, se mata, e não consegue achar defeito no time pra criticar o Dunga.

  • 13. Guilherme  |  28/06/2010 às 19:27

    “O Ganso é um diferencial que o Brasil não tem”

    Imagina se o Brasil tivesse um diferencial, ganharia todos o jogos de MIL à zero.

  • 14. Eduardo  |  28/06/2010 às 19:34

    prá mudar o jogo Guilherme….
    se o Kaka vai mal, bota quem??? o Julio Batista? ou tentará o Josué faça esse papel ???

  • 15. Carlos  |  28/06/2010 às 19:42

    Tá chato ver jogo do Brasil.

    É um time q não inspira confiança nenhuma, mas qdo começa o jogo, é de uma eficiência filadaputa.

    Acho q vamos ganhar de novo essa xonga. TOMARA q contra a Argentina.

    Infelizmente podemos ter um Brasil x Uruguai…

  • 16. Eduardo  |  28/06/2010 às 19:54

    Só prá esclarecer, pois lendo o comentários “solo” não se tem o contexto…. eu acho que o Brazil tem grandes jogadores – Luis Fabiano, Nilmar, Kaká, Lucio, etc… – na lista dos 23 (se pensássemos um-a-um, talvez só argentina tenha mais jogadores “consagrados”). porém, é um time que não me parece ter VARIAÇÃO NENHUMA. se o Kaká nõa joga contra a holanda, seria uma dor similar ao jogo visto contra portugal (embora os portugas não tentassem jogar aquele dia)… ele é o cara DIFERENTE… ele DEIXOU o Luis Fabiano na CARA do GOLEIRO para fazer 2 gols nessa copa. dois passes precisos. Quem mais poderá fazer isso nesse grupo? NÃO acho que exista outro. Talvez o triatleta, como fez com o Elano no primeiro jogo (considerando que Portugal fez 7 e os elefantes 3 nos pobres coreanos, não sei se vale a referência)…
    contra times que atacam, contra ataque rápido com o triatleta e o LF é correr pro abraço. mas se os caras se fecham um pouco (como a Celeste se fecharia), só com outro gol do Juan ou do Lucio, vindo dum escanteio…

  • 17. Camilo  |  28/06/2010 às 20:56

    melhor comentário no site sugerido na matéria:

    “LLORAN PK SON UNOS TRAVESTIS
    RIEN PK LA BANANA (?) ES SU PASION
    BRAZUCA MARICON, CHUPA EL PICHULON
    PORQUE LA ROJA LINDA VA A SALIR..CAAAAAAAAAAAAAAMPEOOOOOOON!!!!!!!!!!!!!!
    (?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)(?)”

  • 18. Phoenix  |  28/06/2010 às 21:01

    Uruguai x Brasil e Paraguai x Argentina
    Eu AINDA acredito!

  • 19. rodrigo avila  |  28/06/2010 às 21:09

    Os diferenciados do Brasil historicamente estiveram do meio pra frente. Nessa seleção é ao contrário. Isso não é culpa do Dunga, é a safra. Dada essa realidade, a melhor coisa que se pode fazer é armar o time pra jogar na força e no contragolpe.

    A opinião média das pessoas reflete um histórico do que é o futebol brasileiro e não o que é o futebol brasileiro dessa safra. Tanto que a grande reclamação é a não convocação de um projeto de jogador, o que chega a ser um fiasco.

    Nossos 4 atacantes jogam no Santos, Sevilla, Villareal e Wolfsburg.

    Alguém já parou pra pensar nisso?

    Os gênios estão gordos e o projeto de gênio descobriu a noite de Milão. Isso não é culpa do Dunga.

    Não há nenhum brasileiro estufando as redes e arrebatando multidões no Barcelona, Madrid, Milan, Inter, Manchester, Chelsea etc.

    A seleção argentina, por exemplo, conta com atacantes do Barcelona, do Real, da Inter, sem falar no Tevez que saiu do Manchester United pq quis.

    Nossos fenômenos vestem as camisas 1, 3 e 4. Isso é difícil do brasileiro médio aceitar.

    Mas em termos práticos, isso pode nos dar a copa, assim como tantos atacantes já nos deram.

  • 20. Celso  |  28/06/2010 às 22:16

    Rodrigo, acima, foi perfeito. A safra de atacantes é a pior dos últimos 20 anos. Incluindo os não-convocados.

    Lúcio vai ser o melhor jogador da Copa. E Kaká virou homem. Hoje tomou mais um cartão e mandou o juiz fortão tomar no cu. Já tá pronto pra jogar a primeira fase da Libertadores.

  • 21. col  |  28/06/2010 às 23:12

    Nao fosse a escalacao daquele cujo nome nao citamos, diria que esse time teria 102% de chances de ser campeao, tocando 3X0 ao natural na Argentina ou 2 X 1 na Espanha na final.

    Mas aquele moleque nao merece ser campeao mundial, e acho que os deuses do futebol nao vao perdoar.

    Dito isso, chances sao de 63.14159265% no momento.

  • 22. dante  |  28/06/2010 às 23:28

    acredito FRIAMENTE que o brasil perde pra holanda.

  • 23. Pedro  |  28/06/2010 às 23:35

    Brasil tem a melhor defesa do mundo e se não fosse a presença de Michel Bastos teria uma das melhores das últimas décadas. Pensei numa seleção da Copa e só dá brasileiro na defesa. Meio ofensiva, mas é que tá difícil encontrar bons volantes.

    J. César; Maicon, Lúcio, Juan e Lahm (posição original); Xavi, Schweinsteiger, Ozil e Messi; Tévez e Forlan

  • 24. Lucas Cavalheiro  |  29/06/2010 às 00:18

    #16

    Todo time tem seus “SE”s. Sai o Messi, quem realmente faz o diferencial no time argentino? Tevez e Higuain estão para Robinho e Luis Fabiano, pra mim: excelentes jogadores que não são craques.

    #23

    BAH. Só trocaria Tévez e Ozil por Robben e Vila. Mas é um CANO essa seleção da copa.

    Ainda teria Suárez, Luís Fabiano, Higuain pedindo passagem…

  • 25. Lucas Cavalheiro  |  29/06/2010 às 00:20

    E a cada jogo tenho diminuído o meu RANÇO com o INOMINÁVEL: tem jogado bem, fez o seu golzinho hoje. Pouquíssima firula (perto do que já fez).

  • 26. Ernesto  |  29/06/2010 às 00:35

    O que o Rodrigo falou é fato. Sempre achei isso, pois nao acompanho a seleção. Mas sempre a lenga lenga, desde a Copa América.

    Claro, Dunga comprou brigas desnecessárias – Afonso Alves, Doni, etc – mas tem resultados.

    E essa copa tá demonstrando o quanto é foda torcer pro Brasil. quando se tem um motivo – no caso, uma imprensa e a paulistada e cariocada, mineiros, no geral, corneteando o treinador gratuitamente – queria ver a vendetta. Mas aí, se ganha, como hoje, eles já ficam deslumbrados. Se joga contra times retrancados, a culpa É EXCLUSIVA DO TREINADOR. Dai é complicado. Muito oportunismo

  • 27. Ernesto  |  29/06/2010 às 00:36

    *sempre achei isso – que o Brasil tem que jogar pra frente, etc.

    Depois de começar a ver, ano passado, observa-se que a postura é outra. Devido às circunstâncias

  • 28. col  |  29/06/2010 às 00:41

    Pelo menos alguns jornalistas do centro estao comecando a apreciar um bom sistema defensivo, chamam Lucio de mostro/craque, que a defesa do Brasil eh algo de outro mundo etc.

    Assim caminha a humanidade. [ns]

  • 29. fino  |  29/06/2010 às 00:57

    Epa, epa, epa!!!

    Inominável só existe um!!!

    Mais respeito com o mortão hein

  • 30. Prestes  |  29/06/2010 às 01:06

    Se bobear esse Ozil é o melhor jogador da Copa até aqui.

  • 31. Francisco Luz  |  29/06/2010 às 03:14

    Ozil para mim é a surpresa. O melhor jogador vem sendo o Forlán, que tem comandado sua seleção de uma maneira que nem Kaká, Messi ou qualquer outro estão fazendo até agora.

  • 32. gerson  |  29/06/2010 às 03:19

    O brasil de hj é mais polivalente que aquela amarração de 94. Quem viu os jogos daquela Copa sabe o quanto era sofrido ver aquela trava jogar. Hoje, pelo menos, há um contra-ataque poderoso.

  • 33. Frank  |  29/06/2010 às 04:41

    Outra diferença para aquela equipe de 94 é que aquele ataque era muito mais RESPEITÁVEL… Romário matador e Bebeto em grande fase faziam estragos em qualquer defesa do mundo… Esse ataque poderoso hoje o Brasil não tem, mas há um conjunto melhor nessa copa atual do que naquela…

  • 34. Guilherme  |  29/06/2010 às 05:25

    Eduardo, não existe ninguém NO MUNDO capaz de fazer o que o Kaká faz.

    Não interessa QUEM vocês possam querer no banco da seleção. Vai ser uma BURRICE completa tirar o Kaká em qualquer forma, pra colocá-lo.

    E sério, reclamar do BANCO DE RESERVAS da seleção em um torneio de 7 jogos é muita pobreza de espírito.

  • 35. Flávio  |  29/06/2010 às 08:40

    R34
    O Kaká não vai perder a posição, ele pode simplesmente se lesionar ou ser suspenso, como ocorreu na 1ª fase. Foi substituído por Júlio Baptista… Fiasco total.
    O time titular do Brasil é fortíssimo, mas nosso banco tem lacunas. Não chega a ser um grande problema, já que as outras seleções favoritas também têm suas limitações.
    Quanto à imprensa, eu não vejo toda essa má vontade. A bronca maior foi por causa do comportamento belicoso de Dunga nas entrevistas, não por causa do futebol da Seleção. Os críticos intransigentes são uma minoria. E, mesmo discordando deles, todos têm direito à opinião.
    A maior parte da imprensa séria (PVC, Kfouri, Tostão, Placar) reconhece os méritos da Seleção. Até a Veja, para os petistas-dunguistas o maior ícone da mídia-má-feia-e-bobona, saiu em defesa de Dunga, inclusive apoiando a não convocação de Ganso e Neymar.

  • 36. Mauro  |  29/06/2010 às 09:19

    Sexta acaba a festinha.

  • 37. Phoenix  |  29/06/2010 às 09:53

    # 23
    Na questão dos volantes, eu tirava o Xavi e botava o Diego Perez.
    Não é melhor que o Xavi, mas vem jogando melhor a Copa.
    E eu botava o Luís Fabiano no gol. Foi o que melhor jogou com as mãos até aqui…

  • 38. Godo  |  29/06/2010 às 09:57

    Não gosto do Dunga (nunca gostei e isso é decerto um problema meu, se é que é problema) mas acho BABACA a crítica FILOSÓFICA-FUTEBOLÍSTICA do tal “ganhou de 5, mas jogou feio”.

    Ganhar de 3 não é bonito?

    Enfim, não existe ainda maior favorito nessa Copa que não seja o Brasil, que AINDA nem precisou se esforçar muito pra garantir resultado.

  • 39. Godo  |  29/06/2010 às 09:58

    “PETISTAS-DUNGUISTAS”… onde vamos chegar?

    PQP.

  • 40. Francisco Antero  |  29/06/2010 às 10:11

    R 34
    Em um jogo que seja, o banco de reservas faz diferença e pode decidir, sim. Em 94, Mazinho, Branco e Márcio Santos eram reservas e tiveram que entrar por ineficiência absoluta, suspensão e lesão, respectivamente, dos titulares. Entraram e jogaram muito bem. Em 2002, vários reservas (praticamente todos da defesa e de meio) foram utilizados para mudar as partidas.

  • 41. Volkart  |  29/06/2010 às 10:17

    Alguém aí percebeu que ontem o Dunga colocou o Kleberson só para não encherem mais o saco dele? Porque a princípio ele era reserva do Melo, só que no amistoso o Dunga colocou o Ramires e contra Portugal colocou o Josué… daí já veio pergunta tirando o Dunga pra louco, que o Kleberson tava na África a passeio… não deu outra, acho muito bala esses desaforos indiretos de nosso treinador. DUNGA NELLES!!!

  • 42. Jader Anderson  |  29/06/2010 às 10:28

    #29

    hAEHHAEHAEHEAHAEHAE

    Honrem os falecidos haeheaheahae, boa

  • 43. Lol  |  29/06/2010 às 10:32

    Esse negócio de insistir que o time de 94 era grosso é equivocado.

    Taffarek, Jorginho (Cafu), Aldair, Márcio Santos, Leonardo (Branco), Mauro Silva, Dunga, Mazinho (Raí), Zinho, Bebeto, Romário.

    Contestável nesse time, talvez um ou dois.

    O time fazia uma marcação sob pressão absurda e ganhava todas no meio de campo. E como falar que o time não tinha um contra ataque eficiente? Olha os 2 gols contra a Holanda do Bebeto e Romário….nas 2 situações os brasileiros pegaram a defesa laranja de calças curtas.

    E para que insiste que o Dunga era um Brucutu, sugiro esse link:

    O cara éra um demonio no desarme e ainda tinha qualidade para iniciar a armação de todas as jogadas do time. Reparem que todas as bolas passavam por ele. Sem contar os lançamentos. Que volante hoje faz isso? O Guinazu?

  • 44. Lol  |  29/06/2010 às 10:33

    Substituam éra por era.

  • 45. Jader Anderson  |  29/06/2010 às 10:37

    Daí fomos supreendidos novamente…

  • 46. Jader Anderson  |  29/06/2010 às 10:39

    BATE NA MINHA BUNDA E ME CHAMA DE CORRIMÃO

    haehea

  • 47. Flávio  |  29/06/2010 às 10:44

    R39
    É que a polêmica “Globo x Dunga” invadiu a seara eleitoral e os petistas apoiaram o técnico, esquecendo seus comentários sobre a ditadura e a escravidão e que ele chamou Lula de FDP quando o presidente disse que o Messi era o melhor do mundo e que os argentinos tinham mais vontade que os brasileiros.

  • 48. Alexandre N.  |  29/06/2010 às 10:51

    #46

    Caceta, mas que bunda é essa, meu povo…

  • 49. gilson  |  29/06/2010 às 10:56

    #39 [2]

  • 50. Eduardo  |  29/06/2010 às 11:21

    vocês me convenceram… torço pra seleção do dunga até o jogo contra o Uruguay…

  • 51. Guto  |  29/06/2010 às 16:35

    Pedir Ganso ou é falta de informação, ou má fé.

    O guri fez uma cirurgia logo no começo da Copa ficando 1 mês agora sem treinar. Ou seja, durante a copa toda LOL

    e ele admitiu que a cirurgia estava marcada há 2 meses da copa: ele já sabia que ia fazer cirurgia pois estava fodido.

  • 52. Guto  |  29/06/2010 às 16:37

    #46 [2]

  • 53. Guto  |  29/06/2010 às 16:37

    geezzz, que bunda mais linda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Mazzola fez o 1º e o 3º gols brasileiros na estreia de 1958, nos 3x0 sobre a Áustria. O outro foi de Nilton Santos. youtube.com/watch?v=-4cOwI… 5 minutes ago
  • Num tempo em que sair do Brasil equivalia a morrer para a Seleção, Mazzola acabou jogando a Copa de 1962 pela ITÁLIA. (na época, podia) 6 minutes ago
  • Mazzola, que era do Palmeiras, iria para o Milan depois daquilo. Em 1963, se tornaria um dos primeiros brasileiros a ser campeão da Europa. 7 minutes ago
  • Hoje é aniversário de 79 anos de José Altafini, o Mazzola, autor do 1º gol da campanha do 1º título mundial do Brasil, em 1958. 8 minutes ago
  • RT @ophilsantos: @impedimento Técnico não resolve tudo sozinho, e tomamos um Red Bull estragado, que só dá uma asa. MAS AGORA A GENTE CHE… 38 minutes ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: