O baile sul-americano

21/06/2010 at 20:31 41 comentários

Dez jogos. Oito vitórias. A primeira fase está quase transformando a segunda em uma Copa América, segunda maior competição de Seleções do mundo. Agora não há mais dúvidas de onde surgiu o melhor futebol do mundo.

As únicas seleções que vencem com consistência e seguem convencendo nesta Copa do Mundo são as sul-americanas. O Paraguai consolidou a liderança, após uma vitória sobre a Eslováquia, deixando a portentosa Itália a ver navios. O Chile está praticamente classificado, enquanto uma Espanha tico-tico-no-fubá, que apareceu na África do Sul para jogar o VERDADEIRO FUTEBOL, na cabeça de alguns, tinha sérias dificuldades em apresentar objetividade contra HONDURAS. O Brasil, com xingamentos e grosserias, também está classificado. A Argentina passeia. O Uruguai patrolou os donos da casa, como é do seu melhor estilo, e encaminhou a classificação também.

Numa dessas poderíamos até mesmo incluir o MÉXICO, que estraga a Libertadores todo ano, mas emasculou a França e desencadeou uma crise sem precedentes. Honduras caiu, mas também já era querer demais. E nada os impedirá de afofar a Suíça por 3×0 e conseguir a vaga com uma vitória chilena.

Antes, era cedo para dizer. Agora não é mais. A América do Sul dá uma surra nesta Copa do Mundo. Nós já sabíamos.

É possível que algum desses caia na próxima fase. Em Copas, nem sempre ganha o melhor. O Chile, mesmo sendo mais time que a Espanha, pode muito bem ser surpreendido. O que importa, porém, é que a lição foi dada.

Ainda lembro quando li, em algum desses fóruns na web, um rapaz que morava em uma cidade grande dizendo que não ia no estádio porque o futebol era ruim e a lata de Coca-Cola era mais cara que uma garrafa de 2 litros, que ele poderia consumir em casa enquanto via Fulham x Wigan pelo campeonato inglês. A famosa lógica do consumo levada ao seu extremo – se é mais confortável, é melhor.

Perdeu a chance, essa pessoa, de aproveitar a delícia do barro sujo de uma rua que dava acesso a um campo de futebol qualquer e ver, por exemplo, o Michel Bastos nascendo em Pelotas. Um colega de trabalho morre de orgulho ao dizer que viu o Michel jogar pela primeira vez. Imagina quem viu Matías Fernández estraçalhando o Coquimbo. Valdívia contra o Curicó. Diego Forlán contra o Nueva Chicago, na sua época de Independiente. Óscar Cardozo no estádio minúsculo do 12 de Octubre.

Os sul-americanos não bailam na Copa por acaso. Bailam porque são criados a ferro e fogo em campos de barro, arquibancadas de madeira e bandeiras esfarrapadas tremulando ao som de bumbos dissonantes. Bailam porque essa essência do verdadeiro futebol, que é do drible sobre a trava de alumínio, do chapéu sobre o soco, é o que os endinheirados mais buscaram desde que as portas se abriram para a derrama. Desde que os times começaram a colocar seis, sete, oito estrangeiros latinos debaixo das suas camisas, fora os naturalizados. A Alemanha fazendo gol com Cacau. A Itália apelando para Camoranesi. Quantos europeus jogam na Argentina? Apenas um, Messi, criado no Barcelona devido à crise de 2002.

Tudo isso, porém, vocês já sabiam.

O que vocês não sabiam é que ainda que siga o baile, sempre haverá um comentarista para dizer que a Libertadores não vale nada, que o nosso campeonato nacional caiu de nível e que Nuremberg x Kaiserslautern é o maior jogo da semana.

Que siga o baile, no compasso do tamborim.

Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Copa do Mundo.

Domingo de goleada AO VIVO: Uruguai x México

41 Comentários Add your own

  • 1. Maurínho  |  21/06/2010 às 21:07

    Grande, muito grande!

  • 2. Eduardo  |  21/06/2010 às 21:07

    “Nuremberg x Kaiserslautern é o maior jogo da semana.” hahah. que trecho sensacional. essa é uma mega verdade.

    no mais, acho que a Espanha AMASSOU nos 2 jogos. no primeiro, tomou o gol de um time com uma defesa que faria Celso Roth e Claudio Duarte reverem seus conceitos sobre retrancas.

    aliás, imaginar que Honduras pudesse fazer algo é imaginar que vai chover almôndegas [Cloudy with a chance of meatball, livro infantil, recomendo para quem tem filha(o) menor de 5 anos]

    e dale Sudaca…

  • 3. Jean Mello  |  21/06/2010 às 21:28

    Foda!
    Só o falta, agora dar uma zica e ganhar a Holanda(que tem minha simpatia por motivos óbvios).

  • 4. Francisco Luz  |  21/06/2010 às 21:37

    O pior é ver alguns canalhas como o Júlio Baptista dizendo “é, parece que o futebol sul-americano subiu de nível”.

    Sim, jumento, subiu de nível o continente que tem metade dos títulos de Copa e três campeões em nove países que já jogaram um Mundial. A Europa, com suas Grécias e Ucrânias, é que sempre foi boa.

    Vão todos tomar no cu. Meu sonho de vida é ver uma semifinal entre Argentina x Paraguai e Uruguai x Chile.

  • 5. Pedro  |  21/06/2010 às 21:39

    Podem me chamar de louco, mas estou com uma impressão de que a França vai atropelar os Bafanas e combinado a uma vitória simples do Uruguai vão acabar passando (não acredito em jogo de cumpadres neste confronto por causa da Argentina). Enfim, espero errar amanhã, se bem que seria divertido ver como Domenech vai sobreviver se a França for mais longe. Golpe de estado na comissão técnica.

  • 6. FERN  |  21/06/2010 às 22:04

    1 2 3 e SOOOOOOOOOOYYYY SUDAAAAAAAAAAAAAACA!!! hehehehehhehehehehehehhehehehehhe

  • 7. Rodrigo Fatturi  |  21/06/2010 às 22:05

    É Luís, aqui jogamos FUTEBOL de verdade. Cuspimos na cara dos europeus, a assim faremos até o fim dessa Copa.

    Os africanos poderiam estar também à frente deles se seguissem a cartilha sulamericana, ao invés de colocar na casa-mata técnicos europeus.

    Abs

  • 8. Tiago  |  21/06/2010 às 22:06

    Fiz umas simulações é parece bem possível uma semifinal totalmente sul-americana. Se tudo correr nos conformes teremos nas oitavas:

    Uruguai x Coréia do Sul
    EUA x Sérvia

    Holando x Itália
    Brasil x Suiça

    Argentina x México
    Alemanha x Inglaterra

    Paraguai x Dinamarca
    Chile x Portugal

    A partir daí todos sul-americanos tem chances de seguir em frente. Imagina o tormento para os europeus. Depois dessa copa a FIFA teria que criar uma regra para que dois representantes do mesmo continente se cruzassem na semifinal hehehe.
    Acho que o mais difícil vai ser o Chile segurar a Espanha. Torçamos.

  • 9. FERN  |  21/06/2010 às 22:09

    America COMANDA!!!
    passaram la Celeste… pumas… cariocas… transandinos… yankees… guaranis… TODOS em primero!!! e os saltamuros em segundo, se passar Honduras dai fecha a COPA…

    mantra mode ON

    quero dois teams americanos na final da copa!!!

    mantra medo OFF

  • 10. gilson  |  21/06/2010 às 22:25

    1 – a nota triste disso tudo é ver esquadras como Eslovênia, Grécia e outras murrinhas enquanto o Equador fica de fora por jogar a eliminatória mais forte do planeta: SEXTA vaga djá, AGUANTE Sudamerica mi corazón.

    2 – pra esse fim (da briga com os europeus) é massa incluir os States no futebol das américas, a um porque estão dando baile nos europeus, a dois porque vai ser massa ver o Tio Sam subir no alabrado pra comemorar um GOLO – total dominação cultural sudaca.

  • 11. Felipe (o catarina)  |  21/06/2010 às 22:30

    “O pior é ver alguns canalhas como o Júlio Baptista dizendo “é, parece que o futebol sul-americano subiu de nível”.”

    um baita dum imbecil esse Júlio Baptista, então. Assim como uma outra criatura (acho que foi o Cicinho) que disse que achava que o Barça fosse golear o Inter em 2006. Um retardado completo, deslumbrado com a Zoropa.

    “Os africanos poderiam estar também à frente deles se seguissem a cartilha sulamericana, ao invés de colocar na casa-mata técnicos europeus.”

    comentei isso com meu pai no jogo de domingo. Um pouco de malandragem sul-americana e esses africanos iriam longe. Principalmente a Costa do Marfim, que sabe dar umas boas porradas, mas ainda falta aquela malícia catimbeira.

    acho pouco provável uma semfiinal toda sul-americana. Mas acho que Brasil e Argentina têm grande chance de título. Holanda, Alemanha e Espanha são os que podem nos roubar a taça, na minha opinión.

  • 12. FERN  |  21/06/2010 às 22:33

    gilson só se resolve isto com unificação do continente no Football, pois dai a FOFA teria de dar pelo menos umas… sei lá, 10 vagas para nosotros dai os cafeteros e os globocentristas teriam ainda mais chance… AGUANTE!!!

  • 13. Felipe (o catarina)  |  21/06/2010 às 22:33

    #10

    falando sério: eu vejo com muito mais simpatia a entrada dos ianques na Conmebol do que a dos mexicanos. Como eu disse antes, acho que eles são horríveis de bola, mas jogam com uma gana fudida e não têm medo de ninguém. Se fosse pra escolher um país da Concacaf pra entrar na Conmebol, escolheria eles.

  • 14. Prestes  |  21/06/2010 às 22:34

    BRAVO!

    O Chile ainda vai ter q suar. Vai ser um jogaço!

  • 15. col  |  21/06/2010 às 23:16

    Isso que eh programa esportivo: Univision Mexico.

  • 16. gilson  |  21/06/2010 às 23:19

    Ganhou meu voto Catarina.

  • 17. Diogo  |  21/06/2010 às 23:53

    Perfeito texto. Apoio até a morte os times sulamericanos.

    Só não gostei do “esnobismo” sobre o jogo Nuremberg x Kaiserslautern.

    SEI QUE VOCÊ NÃO TEVE ESSA INTENÇÃO, mas porra, um garoto alemão na sua inocência pode muito bem achar uma pelada da QUARTA divisão alemã o maior espetáculo da Terra, assim como eu pensava que o Grêmio era o maior time do mundo. [ O que de fato é, huaaaaaaaa].

    O campeonato alemão não é nem de longe o mais PROSTITUÍDO da Europa e mesmo assim tem a maior média de público, o que me leva a ter uma grande simpatia por esses fiéis torcedores.

    Assim como tenho por quem torce, sei lá, para times da terceira terceira divisão inglesa, série D do Brasileirão ou América -RJ.

  • 18. BIELSA  |  22/06/2010 às 00:01

    Foda.

  • 19. aloncio  |  22/06/2010 às 00:25

    viva a copa, mas é a do brasil, com o VITORIA campeão indo para o torneio futebolístico mais disputado do mundo.

  • 20. Mateus  |  22/06/2010 às 00:49

    A América do Sul sempre incomoda em copas. Em 2006, Equador passou para as oitavas, junto com Brasil e Argentina, o que significou apenas 1 eliminado na primeira fase.

    Em 2002, Argentina ficou na primeira fase, mas Brasil e Paraguai foram as oitavas.

    E em 98 tivemos 4 representantes nas oitavas, Brasil eliminando o Chile, Argentina a Inglaterra e aquele jogaço de França e Paraguai…

    Ou seja, nada disso é muita novidade….

  • 21. Wilson Farina  |  22/06/2010 às 00:58

    Baita texto! Seria muito foda semifinais só com sulamericanos, torceremos.

    E eu acompanho futebol europeu, exatamente pq tem um monte de sulamericano, os jogos entre os times grandes são bons e tal. Mas inclusive acho isso, que as seleções de lá só tem decaído, pq os times se acostumaram a ter jogador do mundo inteiro, nao formam mais bons jogadores naturais de lá. Depois tem que ficar nessa viadagem de naturalizar sulamericanos e africanos.

  • 22. wilson  |  22/06/2010 às 07:41

    Eu fiz a minha parte pra azucrinar “eles”. Aqui na Inglaterra, antes da Copa só se falava em Espanha – e, claro, Inglaterra. Mas a Espanha era o “time a ser batido”, segundo os ingleses. Pois eu encontrei um espanhol confiante que queria apostar comigo que eles iriam ganhar a Copa. Eu disse que não ia tomar o dinheiro dele assim tão fácil e sugeri outra aposta, mais ousada. “Dez libras que a Celeste vai MAIS LONGE que vocês”. Ele riu achando que eu tava de sacanagem. E ainda teve a cara-de-pau de perguntar: “mas quem o Uruguai tem de BOM/FAMOSO fora o Forlán?”

  • 23. Guilherme  |  22/06/2010 às 08:21

    Eu concordo muito, e xingo o futebol europeu há tempos.

    Jogadores como Lampard, Anelka, Bendtner, Gilardino, etc são simplesmente MUITO ruins, e ganham zilhões por mês no superestimado futebol europeu.

    A fase final da Champions League pode ser boa, mas todo o resto toma de relho dos campeoatos sulamericanos.

  • 24. Flávio  |  22/06/2010 às 09:23

    A arrancada sul-americana na Copa é muito boa, mas vamos com calma. Já quebramos dois tabus: o Uruguai não vencia por três gols de diferença desde 1954 e o Chile que não ganhava de ninguém desde 1962.
    Agora precisamos derrubar outras escritas:
    – classificar uma seleção, além de Brasil e Argentina, para as quartas-de-final, o que não ocorre desde o Peru em 78.
    – classificar uma seleção, além do Brasil, para as semifinais, o que não ocorre desde a Argentina em 90.

  • 25. Brauner  |  22/06/2010 às 09:58

    Eu não sou muito de comentar, mas leio sempre o IMPEDIMENTO, e esse assunto me interessa bastante, inclusive falo sobre isso na minha dissertação sobre a crônica e o futebol.

    Pois bem, eu acho que essa pagação de pau de europeu se deu graças à multiplicação dos canais esportivos nas televisões a cabo (ESPNs, SPORTVs), além, é claro, da geração PLAYSTATION.

    Se eles trasmitissem a série C, dá-lhe XAVANTE, e a série D, vamo subir LOBO, a coisa seria diferente, sdfsdsfsfdsdfs

  • 26. Carlos  |  22/06/2010 às 10:32

    http://www.corinthiansfa.com.br/home.php

    LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO
    LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO
    LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO

    Isso sim é vergonha. Vergonha total e completa.

  • 27. fino  |  22/06/2010 às 10:33

    Nem tanto ao céu nem tanto à terra… não é pq os campeonatos europeus são superestimeados que esses campeonatos (qualquer um de série B, C ou D) são uma marvilha…

    são uma bosta, uma várzea, um bando de clube falido que frita a merda pra comer torresmo… mas pra vocês quanto mais varzeano mais “futebol de verdade é”, mais romantico… mais cheiro da grama humida do sereno, do barro, da banda oriental. biririri…

    tá bom então né.

  • 28. fino  |  22/06/2010 às 10:41

    *umida

  • 29. Rudi  |  22/06/2010 às 10:44

    Mas assim… pega QUALQUER UM DE NÓS, faz um preparo físico adequado, a gente pega time titular num desses times médios da espanha e/ou portugal (onde a marcação é nitidamente mais frouxa, quem é atacante se refestela e quem é zagueiro dando umas porradas vira ídolo)
    na itália e alemanha a coisa é mais complicada, na inglaterra basta dar porrada também

    (vejam, estou falando de times MÉDIOS, algo como valladoilid, livorno, nacional da ilha da madeira, bolton e mainz, pra ficar com um exemplo de cada país)

  • 30. rafael  |  22/06/2010 às 10:48

    calma lá, gente. a eliminatória sul-americana agora é a mais forte do planeta? são 4 vagas e meia pra 10 times, sendo que ao menos dois deles (alternadamente, nesta edição foram Peru e Venezuela) nunca disputam a vaga. A Europa classifica porcarias também porque no sorteio de grupos às vezes caem times melhores juntos e outros grupos fracões. Fora que um time feio como a Irlanda é sempre um time de valor, com uma torcida insana, que sempre dá gosto de ver na copa.

    Então, calma, né. Que bom que o Uruguai tá saindo da zica, mas, calma.

  • 31. Cunegundes, o mulato frajola  |  22/06/2010 às 10:52

    é isso aí, os sulamericanos são fodas, o resto é resto, pra quem jogou na várzea de belford roxo, jogar no soquercite é morar num hotel 18 estrelas, e os europeus reclamam do gramado, do leitinho, do papel higiênico, vão todos sentar na corneta, bando de fresco fela da puta, painho já dizia, quer moleza, vai sentar numa pica broxa, bando de mariquinha, franguinhos, nunca terão a macheza dos sulamericanos, quack

  • 32. Alexandre N.  |  22/06/2010 às 10:55

    #30

    Concordo com você. As vezes, algumas pessoas exageram demais…

  • 33. Rudi  |  22/06/2010 às 10:58

    o foda é aguentar coisas assim…

    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2010/06/21/o-barcelona-ganharia-a-copa-do-mundo/

  • 34. Camilo CEO  |  22/06/2010 às 11:09

    SUDAMERICANO MEJOR EN TUDO

    AGUANTE SUDAMERICA QUERIDA AGUANTE BAMOS EN EL CULO DE LA GLOBALIZACION IMPERIALISTA VIVA CHAVEZ VIVA ZAPATA [ns] AGUANTE DUNGA ZANGADO HIJOS DE PUTA PERROS SUCIOS COLONIZADORES LA COPA EN SUS COLONS

  • 35. gilson  |  22/06/2010 às 11:13

    Mas a eliminatória da América do Sul é a mais difícil, veja o cortado de Argentina e Uruguai pra se classificar. Dos 10 que participam 8 têm chance de se classificar (e 9 já disputaram Copa).
    Por outro lado um time pereba como a Sérvia ganha um monte de jogo no seu grupo da Europa porque todas as chaves têm um monte de times ruins.

  • 36. Rômulo  |  22/06/2010 às 14:00

    #5: LOUCO

  • 37. Pedro  |  22/06/2010 às 14:17

    Se não fosse a expulsão ridiculamente injusta logo no início do primeiro tempo (não era nem para amarelo), sei não. O time africano é muito fraco e treinado por um boçal. Mas tinha que ser assim. Merecida a eleiminação da França (que também tem um time fraco e um técnico boçal). Sem Zidane eles no eczistem.

  • 38. Gabriel R.  |  22/06/2010 às 14:58

    Palmas pro Fino ali no 27. Concordo com tudo!!

  • 39. rafael botafoguense  |  22/06/2010 às 16:58

    É NÓIS PORRAAAAA SOLAMENTE FUTEBOL SULAMERICANO !!!!!!!!!!!!!!!! CHUPA EUROPA GAYZAL

  • 40. FERN  |  22/06/2010 às 19:19

    felipe #13, SUBSCREVO!!!

  • 41. harbis  |  24/06/2010 às 21:43

    “Bailam porque são criados a ferro e fogo em campos de barro, arquibancadas de madeira e bandeiras esfarrapadas tremulando ao som de bumbos dissonantes. Bailam porque essa essência do verdadeiro futebol, que é do drible sobre a trava de alumínio, do chapéu sobre o soco, é o que os endinheirados mais buscaram desde que as portas se abriram para a derrama.”

    acho difícil engolir essa lógica. não existe essa tal de virtude da pobreza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • RT @p14nt40: Com esse resultado, Inter com chances de terminar a rodada no G4. Seria apenas a 5ª rodada em 17. Na série B, importa estar al… 2 hours ago
  • RT @fsmcruz: @impedimento No caso do Vitória acho que isso não basta. Vai ter que misturar com caco de vidro, soda caustica e ácido muriáti… 3 hours ago
  • Vocês aí discutindo tática e o que está resolvendo as crises de Inter e São Paulo é claramente o SAL GROSSO. 3 hours ago
  • A defesa do arqueiro do Oeste foi tão gigantesca que poderia ser vista até no Leste. perdão 3 hours ago
  • Deve doer para alguém de Itápolis que torcia pro clube local ver esse OESTE FC BARUERI na camisa de um time quase centenário que SE MUDOU. 3 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: