Entendendo o Dunguismo – parte I

09/06/2010 at 13:00 115 comentários

Estádio dos Trabalhadores de Pequim, 2008. Semifinal da Olimpíada. Argentina 3-0 Brasil. O Brasil entrou em campo com: Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes, Lucas, Diego e Anderson; Ronaldinho e Rafael Sobis. Entraram Jô no lugar de Diego e Alexandre Pato no lugar de Sobis. No jogo anterior, vitória de 2-0 sobre Camarões na prorrogação. Brasil: Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes, Lucas, Diego e Anderson; Ronaldinho e Sobis. Mesmo time.

A Seleção que teve dificuldades na Olimpíada e foi patrolada no último jogo tinha um 4-5-1, mas especialmente, tinha três meias muito ofensivos. Anderson e Ronaldinho foram atacantes na sua origem e jogaram de forma bem ofensiva naquele time; Diego sempre foi enganche por natureza.

Dunga escalou a Seleção Brasileira contra a Tanzânia no mesmo 4-5-1, trocando Hernanes e Lucas, dois volantes móveis e de boa finalização, por Gilberto Silva e Felipe Melo, bem mais defensivos. Elano é mais defensivo que Diego, que era meia pela direita. Kaká e Ronaldinho são idênticos, no que diz respeito a tarefas defensivas e ofensivas, e Robinho é menos marcador que Anderson. Luís Fabiano é bem mais completo que Rafael Sobis. Na prática, a Seleção Brasileira de Dunga dos “muitos volantes” não é diferente da Seleção Brasileira de Dunga dos “muitos meias” da Olimpíada de 2008. O esquema é o mesmo, as funções são semelhantes. Mudam as características dos jogadores. Esta Seleção é vencedora, aquela foi derrotada.

A primeira partida de Dunga pela Seleção foi no dia 16 de agosto de 2006, que todos vocês lembram por outro motivo. Na sua primeira partida já dava para ver a sua ideia de 2010 sendo formada. Vejamos a escalação: Gomes; Cicinho, Lúcio, Juan, Gilberto; Edmílson, Gilberto Silva, Elano e Daniel Carvalho; Robinho e Fred. Elano, Daniel Carvalho e Robinho formariam tranquilamente um trio de meias, com Daniel centralizado. Nessa partida, porém, aconteceu um 4-4-2 bem definido, com Daniel e Elano pelos lados e Robinho e Fred como atacantes.

De qualquer forma, o Dunga de 2006 e o Dunga de 2008 não demonstraram, em nenhum momento, o volantismo e o retranquismo dos quais o Dunga de 2010 é acusado pela imprensa festiva. O que leva a crer no seguinte: Dunga é o mesmo, em todos esses anos, e em 1994 também. O que mudaram foram coisas pontuais, a partir dos resultados.

Por exemplo: é perceptível que a partir de 2008, Dunga resolveu optar por laterais que sabiam melhor cumprir funções defensivas. O time de 2006 tinha Cicinho e Gilberto; o de 2008, Rafinha e Marcelo. Ambos laterais muito ofensivos. O time de 2010 tem Maicon e Michel Bastos. Embora Michel Bastos seja quase um meia na sua passagem pela França, ele ainda é mais defensivo que o Gilberto de 2006 e o Marcelo de 2008. É curioso observar que, a partir da Olimpíada de 2008, Maicon foi obtendo mais espaço como lateral direito e Elano, que inicialmente foi substituído por Diego em dois jogos, passou a ser considerado titular. Dois jogadores mais defensivos que seus pares escalados na Olimpíada de Pequim. Ainda que Daniel Alves seja superior tecnicamente, Maicon passou a ser importante na ideia que Dunga montou para um time da Copa do Mundo. Na cabeça de Dunga, o esquema funcionava, a mecânica funcionava, mas haviam ajustes pontuais de funções. Um meio campo repleto de jogadores majoritariamente ofensivos poderia naufragar, como contra a Argentina; era preciso acrescentar jogadores com mais funções defensivas. E, na falta de um lateral esquerdo mais preso, um volante mais preso. Mesmo Kléber – que tem melhor capacidade defensiva que Gilberto – foi escalado diversas vezes após a Olimpíada.

Para ajudar nas comparações, o time que venceu a Itália por 3×0 na Copa das Confederações de 2009 e logrou o título tinha: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e André Santos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Ramires, Kaká e Robinho; Luís Fabiano. Ramires no lugar de Elano e o mesmíssimo 4-5-1, agora bem mais perto do time de 2010, com todos os jogadores de funções defensivas nos seus lugares.

O que leva a crer que Dunga não optou pela montagem de um time por teimosia ou por convicção, mas especialmente por necessidade, devido à crise de talento diferenciado que vive o futebol brasileiro. Assunto que será desenvolvido no próximo texto.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Copa do Mundo.

A triunfal volta da Copa (finalmente, o futebol retorna às origens) Entendendo o Dunguismo – parte II

115 Comentários Add your own

  • 1. Prestes  |  09/06/2010 às 13:06

    O pensamento do Dunga é bastante simples: o que dá certo continua, o que não dá muda.

  • 2. Juliano Schroeder  |  09/06/2010 às 13:25

    Muito bom artigo Luis. Bem didático e verdadeiro ao meu ver. Eu só acho que o maior problema do time que foi convocado é a falta de opções para mudança do jogo. Nilmar faz a mesma função que Robinho, Grafite a mesma de Luis Fabiano. Os laterais são parecidos, e de meia, lugar do Kaká, não tem ninguém. Felipe Melo é um jogador fraco e o Gilberto Silva um ex-jogador. A defesa é muito boa, excetuando a lateral esquerda, em que, Michel Bastos, não aparece (defensivamente).

    Acho que a única opção de mudança de jogo que pode ser uma alternativa, é a escalação de Daniel Alves no meio. Mas é a única.

    O Brasil é um time previsível e que tá com a bolinha lá no alto sem muito motivo. Tanzânia, Zimbábwe não dizem nada. E tem ainda a Coréia do Norte na primeira fase pra dar uma iludida maior ainda.

    Não vejo bons momentos pra seleção. Ótima pra quem seca, como eu.

  • 3. Cunegundes, o mulato frajola  |  09/06/2010 às 13:28

    Não temos mais grandes meias no Brasil, saudades do Jacozinho e do Sérgio Manoel, eu convocaria o Perivaldo e o Nélio para completar a meia cancha, e colocaria super Ezio fodão no ataque ao lado de Mauricinho, esse seria meu time currador de jogadores de cabelo penteadinho com pomada, quack

  • 4. Lol  |  09/06/2010 às 13:30

    Não entendo quem seca a seleção.

  • 5. Flávio  |  09/06/2010 às 13:36

    Discordo de algumas coisas:
    – Em Pequim, Anderson, já segundo volante no Manchester United, fazia a função de Elano, meia-ponta pela direita. O ex-gremista há muito deixou de ser um meia ofensivo. Em três anos na Premier League, fez apenas um gol. Pode-se dizer que Alex Fergson estragou o guri.
    – Ronaldinho, em Pequim, estava na função de Robinho, meia-ponta-esquerda/2º atacante. Diego fazia a função de Kaká, meia centralizado.
    – Kaká e Ronaldinho são ambos meia ofensivos, mas o jogador do Real Madrid é mais obreiro que o Dentuço.
    – Em Pequim era seleção sub-23, Hernanes e Lucas nunca foram titulares na seleção principal, Gilberto Silva foi titular desde o início. Embora tenha chegado a testar Elano como segundo volante, Dunga quase jogou com dois volantes de contenção. Felipe Melo ganhou a posição de segundo volante titular justamente por ter uma saída de bola melhor que Josué e Mineiro. O problema é que depois da Copa das Confederações, ele nunca mais jogou bem, seja no clube, seja na Seleção.
    – Cicinho pouco jogou com Dunga, Maicon se firmou como titular logo no início. Michel Bastos, winger pela direita no Lyon, é mais ofensivo que Marcelo, sim. O Brasil tem um buraco pela esquerda. Só não sei se Gilberto, hoje enganche no Cruzeiro, dá conta.

    Restrições à parte, Dunga deu uma cara ao time e tem bons resultados. O Brasil tem limitações, mas as das outras seleções são ainda maiores. A primeira fase dirá se as mudanças que alguns estão pedindo (lateral-esquerda e meio-de-campo) são necessárias ou não.

  • 6. Prestes  |  09/06/2010 às 13:38

    Mudar na lateral agora, é difícil. Gilberto seria pior que Michel.

    Tem gente q quer colocar o Daniel Alves por ali.

    Pra mim, ele é o jogador ideal para entrar e acabar com o adversário no segundo tempo.

  • 7. Prestes  |  09/06/2010 às 13:40

    Sempre que um cara começa a surgir mto bem no segundo tempo querem botar o cara de titular.

    Eu entendo q se o time não tá mal sem ele, e o cara entra mto bem no segundo tempo, a função ideal para esse jogador é entrar no 2t. Ainda mais para um jogador com as características do Daniel Alves.

  • 8. Alexandre N.  |  09/06/2010 às 13:46

    #5

    Putz, você falou tudo o que eu ia dizer! rsrsrsrs…

  • 9. Flávio  |  09/06/2010 às 13:49

    A Seleção quase sempre troca um ou dois titulares no decorrer da competição. Dunga vai começar com o time que vem treinando e nem poderia ser diferente. Mas não consigo ver Felipe Melo, se seguir com a bolinha curta que vem jogando, como titular “imexível”.

  • 10. artur  |  09/06/2010 às 13:58

    #4

    idem

  • 11. Jader Anderson  |  09/06/2010 às 14:03

    #7

    Poisé prestes… penso o mesmo

    O reinaldo, centroavante do gremio em 2008 esmirilhava no ST.

    Daí queimaram o cara botando de titular.

  • 12. GG  |  09/06/2010 às 14:19

    Acendam velas, façam suas macumbas, simpatias, tudo que puderem pra que a seleção não precise de Gilberto jogando – isso se vcs torcerem pro Brasil, claro.

    Sou cruzeirense e não entendo como o Gilberto foi convocado. Como lateral, ele não jogou nenhuma partida desde que veio (na verdade, voltou…) pro Cruzeiro ano passado, exceto alguns minutos em finais de partida, em caso de alguma mudança. tática No geral ele joga com a camisa 10, o que me dá vontades loucas de, sei lá, sair metralhando motoqueiros na rua, ou rasgar o cu com a unha, pra ficar em algo mais fácil. Espero que o Dunga não o tenha convocado pensando em colocá-lo no meio campo eventualmente. Tem sido um jogador a menos em campo, sempre correndo da bola e escondendo atrás da zaga, sobrecarregando os volantes que tem sido muito mais criativos que ele.

    No mais, a seleção será campeã com um gol do Lúcio na final, de bicicleta, impedido, aos 49 do segundo tempo (o juiz teria apontado apenas 2 minutos de acréscimo) após empurrar o zagueiro, e a bola resvalará no braço de GOMES para se desviar do goleiro adversário.

  • 13. Juliano Schroeder  |  09/06/2010 às 14:22

    É fácil secar a seleção quando tu ve uma instituição como a CBF explorando a imagem dos jogadores, explorando países pobres com aparições mais do que meia-boca em amistosos ridículos cobrando milhões de dólares.

    Isso é algo que me pergunto: A CBF usa todo o dinheiro que ela ganha em quê? Paletós pro “grande” Ricardo Teixeira usar? A CBF não faz nada pelo futebol brasileiro.

    Soma isso um técnico estúpido que convoca 6 volantes, ex-jogadores e jogadores reservas pra uma copa do mundo e deixa de fora grandes talentos como Carlos Eduardo, Ganso e Victor, pronto. Taí um caldeirão bem bom pra secação.

    Sei que muita gente ficaria feliz com o Brasil campeão. Agora não consigo aguentar os figurões anciões e corruptos da CBF.

    Argentina FTW. Rumo ao Tri.

  • 14. dante  |  09/06/2010 às 14:27

    “Não entendo quem seca a seleção.”

    chamam de livre arbítrio.

  • 15. Julio Grondona  |  09/06/2010 às 14:28

    Un abrazo, Juliano!

  • 16. Prestes  |  09/06/2010 às 14:30

    A brincadeira aí em cima foi minha.

    Entendo qm não torce pra Seleção. Mas só aceito o argumento anti-CBF se o cara torce pro Flamenguinho do Campo da Tuca. Melhor, nem assim, até na várzea tem falcatrua.

  • 17. Jader Anderson  |  09/06/2010 às 14:33

    #13

    Como é que é meu amigo? Explorando a imagem dos jogadores?

    Cobrando milhoes?

    Mas perae… então vamos queimar o presidente da COCA COLA, da VIVO, da SEARA, e DE QUALQUER CERVEJA por que estes capitalistas porcos estão explorando a imagem da seleção e de seus jogadores.

    Quem explora países pobres são seus ditadores que pagam a seleção pra ir lá dar um showzinho… pão e circo. Só por que a seleção foi la pagar de palhaça, não a faz culpada.

    A seleção brasileira cobra suas aparições por uma série de fatores, sendo o mais relevante A MARCA. Por que se a CBF nao cobra é o mesmo que dar dinheiro pra qualquer um…

    Esses papinhos comunistas são de f…..

  • 18. Luís Felipe  |  09/06/2010 às 14:33

    Flávio:

    – acho que não se deve desprezar a experiência da Seleção sub-23. Dunga nunca escondeu que pretendia dali tirar uma base para a renovação da Seleção em 2010. Ele poderia ter convocado volantes mais defensivos, mas nunca fez essa opção. Resolveu retomar a história dos cabeças de área depois do que Di Maria fez com o meio campo brasileiro naquele jogo.

    – Anderson poderia ser segundo volante no Man Utd, mas na Olimpíada jogou bem perto da área. E entendo as discordâncias sobre a posição dos meias em campo, mas sinceramente, Anderson e Diego se bateram tanto naquela Olimpíada que nem adianta levar muito à frente essa discussão. Fato é que depois, foram privilegiados jogadores com maior noção tática.

  • 19. Juliano Schroeder  |  09/06/2010 às 14:35

    É Prestes, tu tem razão. Eu comentei hoje mesmo, ou o cara xinga todos ou torce e não dá bola.

    Mas a questão é que por mais falcatrua que tenha no Grêmio, por exemplo, nunca vou deixar de ver e torcer, é um sentimento, não é razão. Grêmio tá no sangue. A gente xinga os dirigente, faz gritaria, elege outros mas continua torcendo.

    Agora na CBF não vejo nenhuma perspectiva de mudança. Ela tá aí há anos explorando e não fazendo nada pelo futebol. Até quando o Felipão tava lá em 2002 não consegui torcer, mas também não sequei.

    Um abrazo Julio. Diego Milito gol do título!

  • 20. Cunegundes, o mulato frajola  |  09/06/2010 às 14:45

    BATE NA MINHA BUNDA E ME CHAMA DE SEBASTIÃO LAZZARONI. vou lhe ensinar como fazer uma suruba no banco de trás de um Fiat Uno

  • 21. Carlos  |  09/06/2010 às 14:51

    Acho q essa copa vai ser uma belissima merda.

    Pela primeirissima vez torcerei sem convicção nenhuma, pq essa seleção é, sem sobra de dúvida, a mais lamentável desde a desgraçada de 90, com o ilustre Sebastião Lazaroni.

  • 22. rafael botafoguense  |  09/06/2010 às 14:55

    quem seca a seleção é viado e da o cu

  • 23. Flávio  |  09/06/2010 às 14:56

    #18
    Lucas ainda jogou depois das Olimpíadas. Inclusive ano passado, mas não se firmou. Anderson também foi convocado depois de Pequim.
    E o Brasil tomou baile também quando jogou com volantes mais pegadores. Acho que a questão não é tanto tática, mas mais de quem aproveitou melhor as chances que recebeu.

  • 24. Junior  |  09/06/2010 às 14:57

    Se há crise de talento (não concordo com isso), aí que o técnico é mais necessário. A seleção do Dunga poderia ser melhor (ainda é A MELHOR), mas pelas escolhas do treinador, está muito próxima das seleções européias. Nunca foi tão fácil ganhar uma Copa, temo que a teimosia de Dunga perca a Copa de nivel técnico mais baixo desde 1990.

  • 25. Irmão gêmeo do Prestes  |  09/06/2010 às 15:00

    7. Prestes | 09/06/2010 at 13:40
    Sempre que um cara começa a surgir mto bem no segundo tempo querem botar o cara de titular.

    Eu entendo q se o time não tá mal sem ele, e o cara entra mto bem no segundo tempo, a função ideal para esse jogador é entrar no 2t. Ainda mais para um jogador com as características do Daniel Alves.

    Mas com o craque DEZinho é diferente, né Mano ? Porque o craque DEZ inho joga muito sempre. Todos os 90 minutos.

  • 26. dante  |  09/06/2010 às 15:08

    “temo que a teimosia de Dunga perca a Copa de nivel técnico mais baixo desde 1990.”

    cara, a copa NEM COMEÇOU e vocês já sabem até como vai ser o “nível técnico” dela?

    barbaridade.

  • 27. Sancho  |  09/06/2010 às 15:48

    Muito se fala dos problemas apresentados pela Seleção, especialmente quanto ao (baixo) rendimento de M. Bastos, G. Silva e F. Melo. Pelo teor das entrevistas da comissão técnica, esses problemas não foram despercebidos.

    Corretamente, Dunga manterá o time titular contra a Coréia do Norte (afinal, é preciso ver essa turma jogando a todos os cilindros); mas se não render, as mudanças começarão já durante essa partida. Se considerar o (breve) histórico do Dunga na Seleção, percebe-se que ele pode ser qualquer coisa menos averso a alterações: o time que começou a Copa América não foi o mesmo que acabou; e do primeiro [Brasil 4-3 Egito] para o segundo jogo das Copa das Confederações [Brasil 3-0 Estados Unidos], houve QUATRO mudanças.

    Mas, isso nenhum jornalista não-dunguista informa. Preferem fazer alarde sobre um “risco” do Dunga “morrer abraçado” com seus titulares.

    Pelo que já demonstrou o treinador, o risco disso ocorrer em caso de mal rendimento é próximo de zero.

  • 28. Leo Garcia  |  09/06/2010 às 15:49

    A Copa será muito afudê. Vuvuzuela neles!

    A Alemanha, que ninguém comenta, chegará pelo menos a semifinal.

    Brasil vai longe.

    A Espanha, grande favorita, não será campeã. Simplesmente porque o FAVORITO NUNCA GANHOU A COPA. Perderá nos penaltis para uma Dinamarca da vida ou de repente Argentina.

    O presidente da África do Sul se empolgou hoje com as 200 mil pessoas na rua e disse que eles chegarão até a final. Acho que ele anda vendo o INVICTUS demais. O problema é que futebol não é rugby e tomara que os BAFANA BAFANA consigam se classificar, o que já será um grande feito.

  • 29. Leonardo  |  09/06/2010 às 15:53

    Dunga queimou todos os jogadores que foram às olimpíadas, mas, na época, classificou como positiva a participação brasileira, valorizando o bronze conquistado. Não foi coerente.
    O ponto alto do time de Dunga é a zaga, que foi inventada por Parreira, 2006.
    O ponto fraco do Brasil é o meio de campo, fator de desequilíbrio em qualquer campeonato, em qualquer partida.
    Quem aposta no Brasil campeão, diz que nenhuma seleção presta, ou seja, o time de Dunga seria o melhor por exclusão, não por méritos.
    Por enquanto Dunga não merece grandes elogios, ainda mais quando lembramos suas 2 conquistas: título nos pênaltis na copa américa, com Doni quase abafando a cobrança; e uma final fraquíssima na copa das confederações contra os EUA.
    Buenas,
    felizes são os otimistas…

  • 30. Rômulo  |  09/06/2010 às 16:04

    falando em dunga, desculpe fugir UM POUCO do assunto, LF, mas, acho q foi a filha dele, só pode:

    https://exercitogremista.websiteseguro.com/home/index.php?area=camisa#

    a celeste acaba sendo a menos pior, depois a preta com riscos aleatórios verticais. 1, 2 e 5 avacalharam PRA VALER.
    um preta afudê era facinho de fazer…

  • 31. Diogo  |  09/06/2010 às 16:05

    “Não entendo quem seca a seleção.”

    Qual a graça torcer para o favorito? [Davi, guaraná com rolha a.C.]

  • 32. dante  |  09/06/2010 às 16:17

    “uma final fraquíssima na copa das confederações contra os EUA.”

    leonardo, desculpa, mas tu não viu esse jogo, né?

    começar perdendo de 2 x 0 e virar pra 2 x 3 não é bem o que eu chamo de “final fraquíssima”…

    só se eu não entendi o “fraquíssima”.

  • 33. Jader Anderson  |  09/06/2010 às 16:22

    “Não entendo quem seca a seleção.”

    Qual a graça torcer para o favorito? [Davi, guaraná com rolha a.C.]

    HAEHAEHEHAEHAEHAEHEHEHAE

    E concordo com o dante no 32…

    Vai ver o leonardo eh daqueles que tava xingando os jogadores do gremio quando viraram o jogo contra o santos.

  • 34. Leonardo  |  09/06/2010 às 16:23

    32
    talvez eu não tenha visto, mesmo. Não tenho nenhuma recordação desse jogo.

  • 36. Leonardo  |  09/06/2010 às 16:24

    32
    talvez eu não tenha visto, mesmo.
    Enfrentar EUA numa final só atrairia minha atenção se fosse no basquete.

  • 37. Leonardo  |  09/06/2010 às 16:25

    33

    ?

  • 38. Diogo  |  09/06/2010 às 16:26

    35.

    Cala a boca Pelé!

  • 39. Rômulo  |  09/06/2010 às 16:27

    estados unidos tem um bom time atualmente, cara. acertadinho, digo. no primeiro tempo o brasil não jogou nada, mas no segundo virou pq quis jogar bola. foi legal o jogo, perdeu [tu]

  • 40. Ernesto  |  09/06/2010 às 16:30

    Esse Leonardo é tão “sabedor” da campanha do Dunga frente à seleção, que confunde a final da copa américa com a semifinal.

    Meu bruxo, na final da copa américa, 3 a 0 na Argentina, com Messi, Riquelme, Tevez e toda a ladainha desses castelhano puto.

    Se a copa do mundo acabasse antes, queria ele no Inter. Baita treinador. Ordeiro, coerente.

    Hahahaha. A defesa do Parreira era CAfu e Roberto Carlos – aida pedido pela paulistada ordinária.

    Dunge efetivou Maicon e foi atrás de um lateral esquerdo. Achava aquele Andre Santos bom, mas não sei o que houve.

    Meio de campo é fraco ofensivamente, talvez. Mas tem Kaká, que em boa fase, desequilibra.

    EUA chegaram a final porque ganharam da tão falada e incensada Espanha. Que por sinal, era tão somente campeã da eurocopa

  • 41. Ernesto  |  09/06/2010 às 16:32

    MAs eu nao aposto na seleção brasileira. Primeiro porque não torço por ela e por ninguém. Minha pátria é o Inter. E já me incomodo demais com isso.

    Também porque se ganha todo mundo fica feliz. Ou seja, uma palhaçada.

    E torcer para europeu, argentino, paraguaio, nem a pau.

  • 42. Ernesto  |  09/06/2010 às 16:33

    Ah, e nao aposto no Brasil pois tudo pode acontecer. Kaká tomar uma bocha no primeiro jogo, por exemplo. Ou julio Cesar tomar um frango – algo normal, todo goleiro toma, DE VEZ EM QUANDO, não SEMPRE, como alguns campeões mundiais de clubes que andam por aí

  • 43. Ernesto  |  09/06/2010 às 16:37

    Dunga não queimou ninguém. Eles que se queimaram. E pelo menos foi uma limpa. Aquela queimada para ajeitar o terreno para a próxima colheita.

    Enganadores como Ronaldinho Gaúcho, Diego, Pato, Lucas, Rafinha (?), aquele Marcelo do Real Madrid, mostraram que não tem ESTIRPE para vestir a camisa da seleção. Não tem hombridade e coragem para jogar um jogo em campo neutro contra argentinos.

  • 44. Leonardo  |  09/06/2010 às 16:39

    Felizes são os otimistas.

  • 45. Prestes  |  09/06/2010 às 16:41

    27. Boa, Sancho. Concordo muito. Tem jornalista que cega diante do Dunga.

  • 46. Ernesto  |  09/06/2010 às 16:43

    Felizes os otimistas e com memória. E os que veêm os jogos, também, hehehehe.

  • 47. Prestes  |  09/06/2010 às 16:43

    Junior, eu tinha só cinco anos quando rolou a Copa de 90, mas a partir de 1994, disparadamente a pior Copa foi a de 2002, com um time medíocre da Alemanha na final e Turquia e Coreia na semi.

    Duvido q 2010 tenha pior nível técnico q 2002.

  • 48. Guto  |  09/06/2010 às 16:48

    lol

    o cara leva vários contra-argumentos e só sabe dizer “felizes são os otimistas”.

    a seleção não é ruim, e o Dunga ñ é burro. a defesa é ótima, o meio marca muito e o contra-ataque é mortal. Contra-ataque que é grande virtude do time, por isso, inclusive, que há 3 jogadores mais marcadores no meio e um jogador que conduz a bola com grande velocidade (Kaká), com outro jogador rápido e com habilidade mais pelo lado (Robinho) e um cara que sem brio coloca a bola pra dentro (L. Fabiano).

    Não é bonito, mas funciona, e funciona bem.

  • 49. Guto  |  09/06/2010 às 16:49

    É tão óbvio que a seleção aposta na retomada de bola e no rápido contra-ataque como principal jogada que não temos nenhum “armador camisa 10” no time ou mesmo no elenco.

  • 50. Prestes  |  09/06/2010 às 16:53

    25. O cara me critica mas sonha ser meu irmão gêmeo. Ato falho.

    Rapaz, no meu entender o Daniel Alves não é “jogador de segundo tempo”, tem bola pra jogar desde o início, mas por suas características e pelo q vem acontecendo nos jogos da seleção, vai contribuir muito entrando no segundo tempo.

    Não acho q todos os jogadores q entram bem no 2T têm q continuar entrando. Em muitos casos, eles merecem ser titulares.

    No caso do Andrezinho ele é bem melhor que seus concorrentes pela posição e joga bem desde o início. As atuações decisivas e desde o início do Andrézinho já calaram a boca de todos aqui q pensavam o contrário.

    Tem uns q insistem, ainda que no anonimato. Mas nessa eu acertei, meu velho. É incontestável.

    O cara numa fumaceira, diante do campeão da América, na Argentina, aos 43, tem a frieza de dar um toquezinho de chapa, por cima do zagueiro, e tem nego ainda contestando.

    Se fosse mesmo meu irmão entenderia bem mais de futebol.

  • 51. Leonardo  |  09/06/2010 às 16:56

    27
    nisso eu acredito.

  • 52. Carlos  |  09/06/2010 às 16:58

    Sorte tua, Prestes, q não conseguiu ver a copa de 90. PIOR COPA EVER.

  • 53. Prestes  |  09/06/2010 às 17:05

    Eu tenho boas lembranças da Copa de 90, Carlos.

    A melhor delas é um álbum da ELMA CHIPS.

    Também tenha lembranças MÁGICAS do Roger Milla, Lacatus, Skhuravy, Toto Schilacci, entre outros. Mas não me lembro dos jogos, preferia ficar correndo de um lado pro outro do q assistir, shduhadhasduhasduhasuhduh

  • 54. Ernesto  |  09/06/2010 às 17:06

    Ah, um detalhe importante das olimpíadas:

    Os jogadores pretendidos, com idade superior a 23 anos, nao foram liberados. Kaká, Robinho.

    Ronaldinho mesmo, só foi para as olimpíadas por ter colocado tal liberação como condição à sua ida ao Milan.

  • 55. Irmão gêmeo do Prestes  |  09/06/2010 às 17:08

    E ísso ai, mano. Eu admiro seu conhecimento. Quero ser igual a você. Como faço para ser bonzão assim ?

  • 56. Irmão gêmeo do Prestes  |  09/06/2010 às 17:09

    E irmãos gêmeos não necessariamente pensam igual, né não manão ?

  • 57. Prestes  |  09/06/2010 às 17:10

    Nasce de novo.

  • 58. Carlos  |  09/06/2010 às 17:12

    #53

    ” Roger Milla, Lacatus, Skhuravy, Toto Schilacci,”

    Pra tu ver como essa copa foi um lixo completo e irrestrito…

  • 59. Rômulo  |  09/06/2010 às 17:14

    álbum do elma chips é minha melhor lembrança tb. e q lembrança. melhor álbum da história. consigo lembrar até do GOSTO das figurinhas. ns

    e não sei pq, até a copa de 94, sei lá, poderia jurar q o PELÉ tinha jogado em 90. kasjdkajgkjgs sério. e sempre fui vidrado em jogo de futebol televisionado desde pequeno. aliás, NASCI vendo vitória do grêmio (em cima do blooming), em 83. tudo explicado.

  • 60. Rudi  |  09/06/2010 às 17:14

    nada disso se iguala em tosqueira a TRIFON IVANOV

  • 61. Carlos  |  09/06/2010 às 17:15

    Bah, eu sou véio mesmo….

    Tenho ainda o album da copa de 82, Ping Pong…comia mais ou menos 650 chicletes por dia…FODA

  • 62. Carlos  |  09/06/2010 às 17:18

    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=151382

    E agora, Prestes????

  • 63. Rudi  |  09/06/2010 às 17:21

    Carlos
    sei que não foi pra mim, mas já que sou colorado também respondo…
    acho andrézinho por sóbis mau negócio, sinceramente…
    d’ale por sóbis valeria TRANQUILAMENTE…

  • 64. Prestes  |  09/06/2010 às 17:21

    Burrice. Trocar um cara q joga anos nas Arábias por um que está em franca ascensão e é o jogador mais decisivo no elenco.

    Mas não me admira. A direção do Inter raramente acerta desde 2007.

  • 65. Prestes  |  09/06/2010 às 17:22

    Seria o ideal, Rudi. Mas parece q somos reféns de investidores. E pro Dalessandro sair só com uma grana q ninguém quer pagar por ele.

  • 66. Rômulo  |  09/06/2010 às 17:25

    Carlos, sei q não foi pra mim, mas já q sou gremista tbm respondo.
    baita negócio.

  • 67. Sancho  |  09/06/2010 às 17:32

    Re 30

    Arbo, tu vês… Eu achei a UM a única aceitável!

  • 68. Diogo  |  09/06/2010 às 17:37

    30.

    Parece que vão ser duas as escolhidas/comercializadas.

    Fico com a 3 e a 4.

  • 69. Carlos  |  09/06/2010 às 17:37

    Bom…mas vendendo D’ale (como o sonda QUER vender) + andrezinho…..sobra quem de meia????

  • 70. Rudi  |  09/06/2010 às 17:38

    Não carlos, d’ale NO LUGAR do andrézinho, só iria embora o argentino… pra mim seria o ideal (acho que o prestes fecha comigo nisso)

  • 71. Carlos  |  09/06/2010 às 17:39

    Rudi, o D’ale não é do inter, é do sonda….como q tu vai “vender” algo q não é teu?

  • 72. Rudi  |  09/06/2010 às 17:41

    oferece o sóbis pro sonda no lugar do d’ale e deixa o sóbis jogando aqui…
    mas se sair o 10zinho e o d’ale, daí realmente FUDEU
    giuliano e thiago humberto não seguram a bronca sozinhos

  • 73. Rudi  |  09/06/2010 às 17:42

    ou então aí o tinga jogaria de 3º do meio… junto com o giuliano…

  • 74. Jader Anderson  |  09/06/2010 às 17:52

    dai discordo…

    inter tem meio campistas para suprir ate o fim da libertadores caso saiam andrezinho e dalefarsa.

    giuliano e tinga, simples…

  • 75. Ernesto  |  09/06/2010 às 17:54

    Isso aí não pode ser verdade.

    Deve ser mais um dos chutes da imprensa. Até agora o Inter já foi treinado por 4 caras diferentes, não duvido que seja mais um migué.

    E quando eu dizia, que a direção errava, lá em 2007, hein. Bah, quanta pedrada recebi. Nada como um dia após o outro.

  • 76. Prestes  |  09/06/2010 às 17:54

    A ideia do Inter é ter o Tinga como meia mesmo. É, como Sóbis nem Tinga jogam a Liber poderia ser o time pra sequencia.

    Sandro, Guinazu, Tinga e Giuliano. Não é mau.

  • 77. Rudi  |  09/06/2010 às 17:58

    sobre o sóbis, uma dúvida
    a data de “janela de transferência” de 1 de agosto é válida apenas pra transferências envolvendo a europa ou pro mundo todo também? porque isso tornaria possível inscreve-lo…

  • 78. Sancho  |  09/06/2010 às 18:04

  • 79. Sancho  |  09/06/2010 às 18:05

    Mais tarde eu revelo o motivo do vídeo acima…

  • 80. Sancho  |  09/06/2010 às 18:05

    Mas, por favor, assistam-no por inteiro.

  • 81. Junior  |  09/06/2010 às 18:08

    Essa troca seria um dos melhores negócios da Era FC. Se não fosse pelo aspecto técnico (acho o Sóbis muito mais jogador que o Andrezinho, embora sejam de posições diferentes), pela idade já valeria, além do Sóbis valer muito mais em termos de mercado, já que foi convocado algumas vezes para a Seleção. Faria esse negócio sempre e se precisasse ainda daria alguma grana aos árabes pelo Sóbis.

    Dante, não há uma grande seleção atualmente, tanto que a Espanha é uma das favoritas, soma-se a isso esse monte de jogadores importantes lesionados ou à meia-boca (Ballack, Robben, Essien, Rooney, Fernando Torres, Pirlo, Kaká, Nani, Iniesta, etc) acho extremamente difícil que essa Copa tenha um bom nível técnico.
    Prestes, eu tinha 8 anos em 90, mas vi o DVD com os melhores jogos e afirmo que foi horrível, imagino os piores jogos. A Copa de 2002 só pela seleção brasileira com Gilberto Silva, Kleberson (os dois jogavam muito à época), Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho já foi muito melhor que toda a Copa de 90.

  • 82. Phoenix  |  09/06/2010 às 18:10

    # 30, 67 e 68.
    Apesar de muita gente ter caído de pau em cima das camisetas novas, eu gostei dos modelos. Fogem da mesmice.
    Fora o número 5.
    Compraria qualquer um dos outros 4.

  • 83. Prestes  |  09/06/2010 às 18:11

    Acredito, assisti a final de 90 na ESPN.

    Mas duvido q a de 10 seja pior q a de 02.

    Até pq os europeus voltaram a jogar q nem homens nos últimos anos, e pararam com aquelas retrancas desgracentas. Em 2006 foi foda tb, ninguém queria fazer gol.

  • 84. Prestes  |  09/06/2010 às 18:13

    Será q o Sóbis vale mesmo alguma coisa Junior?

    Tens acompanhado o Campeonato EMIRADIANO?

  • 85. Carlos  |  09/06/2010 às 18:25

    #78
    Bah, sancho, foi dificil assistir esse troço….

    Agora conta o pq da tortura…

  • 86. Diogo  |  09/06/2010 às 18:30

    78.

    Quem é essa, candidata a Guria de Uruguaiana?

  • 87. Junior  |  09/06/2010 às 18:36

    Quem joga bola e é jovem não “esquece” de jogar bola. Basta lembrar de um jogador pior que o Sóbis, o Maxi Lopes. E a troca seria de um jogador apenas bom, o Andrezinho, por um muito bom, o Sóbis. Melhores ou iguais ao Andrezinho há 3 no Beira-Rio: Tinga, Giuliano e D’Alessandro. Igual ou melhor ao Sóbis não há nenhum.

  • 88. Lol  |  09/06/2010 às 18:47

    Dante Ramon,

    O problema é que por aqui quem seca é só pra vir com aquele papo de que a seleção é a CBmáFia, blá blá blá…robinho, pedalda, bla bla bla…

    Considerando que a CBF ganha rios de dinheiro e não não vai fazer entrar um centavo no meu bolso…e se ela nao ganha nada, pra mim tbm tanto faz….

    to pouco me fudendo pra isso…

    entao que se foda….

    isso nao interfere na minha torcida….

    o mesmo vale pro meu time….que pode contratar um jogador de um milhao de nao sei oque….que gaste muito ou nada…desde que ganhe pra mim ta bom.

  • 89. Curío  |  09/06/2010 às 18:53

    Todo time que se preze tem que ter um jogador bandido, maldoso e quebrador. Felipe Mello faz esse papel na seleção, assim como Urubu fazia na Malhação 207.

  • 90. Flávio  |  09/06/2010 às 19:38

    Via Trivela

    “O técnico da seleção do Uruguai, Oscar Tabárez, divulgou nessa quarta-feira os 11 jogadores que começarão a partida contra a França, válida pela primeira rodada do grupo A. O time que vai a campo é: Fernando Muslera; Diego Lugano, Diego Godín e Mauricio Victorino; Maximiliano Pereira, Edigio Arévalo, Diego Pérez e Álvaro Pereira; Ignacio González; Diego Forlán e Luis Suárez”.

  • 91. Prestes  |  09/06/2010 às 20:00

    Só tem Diego no Uruguai.

  • 92. Prestes  |  09/06/2010 às 20:06

    Pela carência de atacantes até vale a aposta, Júnior, como tu disseste há meias no Beira-Rio e não há atacantes.

    O Sóbis pra mim é hoje uma aposta. Só pra ficar na tua opinião, o Daniel Carvalho parece ter desaprendido. Outro bom exemplo é o Gil, que surgiu ganhando tudo no Corinthians, e lá pelos 25 anos já era ex-jogador. Ou o próprio Taison.

    Pra mim um cara que fica dois anos nas arábias é um potencial jogador em decadência.

    Pelo menos acredito no profissionalismo do Sóbis.

    Mas te digo outra: já to por aqui de 2006.

  • 93. Francisco Luz  |  09/06/2010 às 20:16

    já to por aqui de 2006

    Prestes vem cunhando frases definitivas, ahjhdas. Mas é sério, concordo muito.

  • 94. Kléber  |  09/06/2010 às 20:19

    Para entender o DUNGUISMO, é preciso entender o LAZARONISMO primeiro.
    Para defender o Dunguismo, é preciso ser mestre em BABAQUISMO.

  • 95. Prestes  |  09/06/2010 às 20:25

    Fez-se LUZ!

    Vou pichar no Beira-Rio, cara: “Esqueçam 2006”

    Leio por aí q o Inter faz questão de contar com o Clemer, um preparador de goleiros com seis meses de experiência barraria qualquer treinador que quisesse trazer seu próprio preparador.

    É de bater a cabeça contra a parede.

  • 96. Junior  |  09/06/2010 às 20:26

    O Daniel Carvalho e o Gil trocaram a vida de jogador de futebol pela farra, não são parâmetros. O Taison é igual ao Claudio Pitbull, teve uma fase excelente e só. Nem na base ele foi destaque. Lembrei de outro jogador pior que o Sóbis e que estava perdido no mundo, mas voltou jogando bem, o Thiago Ribeiro, do Cruzeiro. Não considero o Sóbis uma aposta, mas se tivesse que apostar no Sóbis ou no Andrezinho para conquistar a Libertadores, apostava todas as fichas no Sóbis.

  • 97. Prestes  |  09/06/2010 às 20:42

    Eu não, cara.

    Achar q o Sóbis vai chegar aqui depois de dois anos na arábia e vai meter dois gols no Morumbi entortando o Fabão e o Lugano é muito pensamento mágico.

    Ele vai demorar no mínimo uns três meses pra começar a meter gol.

    Mas na real ele não vai jogar a Libertadores. Viria pra sequencia do Brasileiro. Aí pode ser ótimo reforço.

    Eu sinceramente aceitaria de bom grado trocar qualquer um dos três meias do Inter por um atacante do nível do Sóbis que conhecemos. Mas que fosse alguém q nunca ganhou títulos importantes pelo Inter.

  • 98. jo  |  09/06/2010 às 20:54

    É patético(ou seria ridículo?) ver gremistinhas míopes de inveja do dunga porque ,caso ele vença a copa , ninguém mais nos pagos vai lembrar do cover de zagueiro e treinador de kikboxer felipão que tinha um virado pra lua como pegar a turquia numa semifinal de copa pode provar.O MAIOR VENCEDOR DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL SERIA O COLORADO DUNGA CAMPEÃO MUNDIAL COMO JOGADOR E TREINADOR ASSIM COMO ZAGALO e isto justifica torcer contra o próprio país!!!

  • 99. Pato  |  09/06/2010 às 21:14

    Melhor motivo para torcer pela seleção na Copa:

    ENCHER A CARA DURANTE A SEMANA.

  • 100. Carlos  |  09/06/2010 às 21:20

    #98
    Patético é esse comentário.

  • 101. JB  |  09/06/2010 às 21:59

    Tá Sancho,
    agora para de rir da nossa cara e conta o porque deste esgoto do 78!

  • 102. Rudi  |  09/06/2010 às 22:35

    essa CRIATURA tava hoje a tarde no Trending Topics como assunto mais falado do twitter no brasil…

    nessas horas da vergonha de ser gaucho…

  • 103. Sancho  |  09/06/2010 às 22:43

    Sobre o vídeo, trata-se de um favor de irmão. É um trabalho-de-faculdade-meio-que-concurso do maninho, que necessita de bastantes visualizações. A escrotice é proposital. Afinal, é paródia da Lady Gaga…

    A regra é fazer um viral de internet sobre Porto Alegre.

  • 104. Sancho  |  09/06/2010 às 22:45

    Re 102

    Hahahahahahhahahahha!!!!!

    Dá-lhes, Petrônio!!!

    Golaço!

  • 105. Diogo  |  09/06/2010 às 22:55

    98.

    Bah, só pode ser um GREMISTA que escreveu isso, pra zoar os colorados.

    Ou o consoante inglês de pronúncia mineira.

  • 106. Diogo  |  09/06/2010 às 22:58

    103.

    Desconfiei.

    Se depender do número de visualizações, vai ganhar. Só não sei se isso é uma boa notícia para Porto Alegre.

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • 107. Ernesto  |  10/06/2010 às 00:09

    E o 3-5-2 deve ser LEI FUNDAMENTAL no Uruguai. Unica explicação plausível

  • 108. Rudi  |  10/06/2010 às 02:20

    como viral nota 10

    como qualidade de divulgacao ta danado…

  • 109. marlon  |  10/06/2010 às 05:13

    61,

    bá, eu também. comprava CAIXAS de ping-pong na distribuidora… mas só conheci UM cara que tivesse completado o álbum. lembro que o PITA até o fim era figurinha raríssima. tinha umas que eram bem raras, tu trocava por 25 figurinhas tuas, e na semana seguinte apareciam em TODOS os chicletes. (CARLOS, por exemplo). e passava dias APRIMORANDO minhas técnicas no BAFO. hfjasdhfak

    não tenho a menor ideia de como vai ser essa copa. TUDO PODE MUDAR (Blitz, 1981). só sei que vou ver vários jogos da SUECIA em pubs daqui – maior proporção de LOIRAS GOSTOSAS por metro quadrado.

    e, ahn, aqui passa algo parecido: tem vários catalães que ODEIAM a seleção espanhola, apesar de a base ser o Barça.

    concordo com o Prestes, 10zinho por Sóbis não era. melhor seria ir o D’Ale, já que vai ter que sair mesmo. a ver.

  • 110. marlon  |  10/06/2010 às 05:16

    * aparecia.

    aliás, acabei de me dar conta: só fui realmente BOM em três deportes: bafo, TACO, e MANGUEAR na Oswaldo pra comprar ceva. bfkjabfashdfalkhdfslk

  • 111. Guilherme  |  10/06/2010 às 05:47

    SENSACIONAL LF.

    Concordo com todas as vírgulas.

  • 112. Rudi  |  10/06/2010 às 10:04

    marlon, sinto te decepcionar, a suécia tá fora, vai ter que se contentar com a dinamáquina

  • 113. marlon  |  10/06/2010 às 10:41

    bá é mesmo, nem me dei conta.

    perdi.

  • 114. dante  |  10/06/2010 às 19:39

    perdi.

    AGUANTE ÁLBUM DO PING-PONG

    [JAMAIS vi a figurinha do PITA]

  • 115. janet goldstein  |  24/06/2010 às 12:20

    Dunguismo é facil de entender

    Dificil é entender decadas de globismo e folhismo

    sem falar no ” mono polismo ……”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: