A triunfal volta da Copa (finalmente, o futebol retorna às origens)

09/06/2010 at 06:00 72 comentários

Não vou mentir pra vocês. A verdade que salva e liberta é uma só: Nos últimos dias, por mais que eu me esforce, não consigo tirar a disgramada da copa de minha cabeça. Tento até me concentrar em coisas mais amenas, tipo os problemas sócio-econômico-políticos e culturais de Pindorama, porém meu obsessivo, obtuso, obscuro e aliterado objeto de desejo continua a martelar meus pensamentos imperfeitos. “Pode vibrar, torcida brasileira, vai começar a copa”.

Ô perseguição dos seiscentos demônhos!!!

Para que vocês tenham uma idéia (deixa o acento, revisor sacana) da minha angústia, num último e desesperado ato para fugir do tema, mudei de estação e busquei refúgio até na menina Scarlett – mas nécaras. Os maltratados neurônios só pensam na abertura da competição.

E o que mais intriga é que a partida inicial foi disputada por duas equipes que não me provocam quaisquer simpatias. Em verdade lhes confesso: Pra mim, tanto faz se o ABC brocou o América. Igualmente à filósofa Luka, tô nem aí.

Sim, meu compadre, por que o espanto? É óbvio que estou falando da mais importante competição dos 18 continentes, a briosa Copa do Nordeste – até porque, na minha humilde opinião, esta é a única competição que realmente importa nestes dias. Afinal, aquele torneizinho lá na África do Sul é igual a doce: só quem aprecia é mulher, formiga e viado. Além disso, ainda tem a grave a questão dos nomes. Ontem mesmo, aventurei-me a ver uns 15 minutos do jogo entre Brasil x Tanzânia e ouvi o narrador largar a seguinte. “Lá vem o time africano para o ataque com ‘me goze’. Olha o perigo”.

Antes que o perigo chegasse à zona do agrião, desliguei logo a TV. Mgosi? Deuzulivre.

Mas, derivo.

O que realmente importa pra a nação é que, depois de sete longos anos, a angustiante espera acabou. Finalmente, a gloriosa peleja está de volta para mostrar que o nordestino é, antes de tudo, um destemido que não se guia pelas imposições do calendário. Não foi à toa que a combativa Liga do Nordeste decidiu marcar 10 das 15 rodadas da competição exatamente no período da Copa do Mundo. E a valentia estende-se também ao horário. Numa prova inequívoca de que não temem o sol inclemente, os organizadores agendaram a estréia do meu Vitória contra o CRB do xibungo Thalles, pontualmente para 15h de amanhã. Mas as chibanças não param aí. Vale salientar ainda que este triunfal retorno da copa ocorre sob o signo de outra dança de rato – seja lá o que isso signifique.

Porém, como caldo de galinha e história não fazem mal a ninguém, conto-lhes sobre a referida dança. Seguinte. Esta briosa Copa (que começou em 1994, foi interrompida em 95/96, voltou em 1997 e se encerrou em 2002/2003) foi motivo de uma cizânia entre a Liga do Nordeste e a CBF. Esta, de forma democrática, como lhe é peculiar, decidiu dissolver a competição sem mais nem menos. A outra entidade, alegando prejuízos, esperneou.

Aliás, um parênteses. Tal fato mostra que o Nordeste não é mais o mesmo. Lembro-me que, em priscas eras, na aurora da minha vida que os anos não trazem mais, uma divergência desta em nossa região era resolvida facilmente na base da peixeira. Hoje, com o afrescalhamento imperando, recorre-se às barras da saia dos tribunais, solicitando uma indenização de trinta dinheiros. Pois bem. A briga na justiça se encerrou com a Liga aceitando retirar ação de 15 milhões e a CBF referendando a competição (boa porra).

Porém, como diria o sociólogo Peninha, “o que passou, passou, não importa. Ficou do outro lado da porta”. Assim, na verdade, toda esta prosopopéia é porque eu queria denunciar aqui nesta tribuna impedimestítica que os cartolas nordestinos cometeram um equívoco irreparável na divulgação da tabela. Qual seja. Eles informaram (?) que o jogo de  entre ABC x América seria disputado no Fraqueirão.

PUTAQUEPARIU OS ENGOLIDORES DA LETRA S.

Toda a Bahia e uma banda de Sergipe sabem que o nome do Estádio Potiguar se chama FraSqueirão, exatamente em homenagem à chilena Maria do Rosário Lamas Farache (1906-1949), filha do casal de palestinos Elias e Mercedes Lamas e amiga de J. Pinto Fernandes, que não tinha entrado nesta história.

Então, este é o fulcro do problema: Pau que nasce torto vira berimbau (ns).

Franciel Cruz

P.S.: No jogo de abertura, ABC e América empataram em 0x0, em um jogo movimentado e com ótimo público.

Anúncios

Entry filed under: Contribuições.

Até o dia em que se cansaram Entendendo o Dunguismo – parte I

72 Comentários Add your own

  • 1. thalles  |  09/06/2010 às 07:56

    prevejo um jogo difícil na estréia com o CRB metendo apenas uns 9×3 no bitória.

    final histórica contra o TREZE da Paraíba.

    Santa Cruz em quarto, em homenagem à divisão.

    no mais:

    ah, copa nordeste, que saudades de você….

  • 2. Marcio Melo  |  09/06/2010 às 08:16

    E o time que nosso querido Vitória vai colocar na copa do nordeste não é dos piores não, gostei e vamos pra cima do brioso CRB 🙂

  • 3. Carlos  |  09/06/2010 às 09:00

    Que beleza…ÓTIMA iniciativa do nordeste…

    E sobre a outra Copa…to achando q vai ser uma belissima merda. Tão ruim qto a de 90, por exemplo.

  • 4. Carlos  |  09/06/2010 às 09:27

    Uma historinha contada por meu tio, genro do meu tio avô falecido bageense, q está aqui em POA pra visitar a familia e tal…

    Jogava ele na década de 60 + ou – em Santa Maria…(jogou no guarany, sM, entre outros lugares…)….
    Jogaram em bagé…e foi chamada uma dupla de negrões batuqueiros…ele não curtia muito essa histórias, mas enfim…tá…dae a dupla fez um batuque fortissimo, coisa e tal…pimba…o time do tio vence o jogo em SM por 3×0…Bah, q beleza, todo mundo feliz, com os batuqueiros estamos garantidos, coisa e tal…

    Segundo jogo, Caxias…chegam no hotel, levam a “dupla” que, ao chegar na cidade, tarde da noite, sai do hotel com varios pacotes e velas e o escambau…dizendo q iam ao estádio “preparar” o jogo…tudo bem…Voltaram e disseram pro pessoal “tá garantido, amanhã vitória certa…”

    Pela manhã, uma chuvarada daquelas, impressionate…
    Jogam contra o Flamengo (acho q é o caxias atualmente, certo?) e pimba…tomam 2×0 na cola…

    Todo mundo no onibus, coisa e tal….e entra a “dupla”….dae a boleirada começa a intimar os negrões…”tá, e ae?” “q q houve” coisa e tal…

    Eis que um dos batuqueiros, calmamente, afirma:

    “moiô, faiô”

  • 5. Eduardo  |  09/06/2010 às 09:32

    “Pau que nasce torto, vira berimbau”… ainda bem que estava no fim do texto… só perdi o “PS”, que consegui ler depois que as lágrimas resultantes da gargalhada pararam de cair…

    que vença o melhor…

  • 6. Alexandre N.  |  09/06/2010 às 09:39

    Falta só a Catarina aparecer pra dar o depoimento dela sobre a volta do Nordestao…

  • 7. Carlos  |  09/06/2010 às 09:42

    tá passando na TV?

  • 8. gilson (formiga)  |  09/06/2010 às 10:06

    Demais mesmo essa Copa aí. tb quero saber onde que se pode assistir.

  • 9. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 10:17

    Sim, Carlos, tem transmissão ao vivo aqui, ò.

    http://esporteinterativo.terra.com.br/

    Hoje você poderá acompanhar outro clássico: Fotaleza x Santa Cruz.

    P.S. 1 Douglas, Luís, Cassol (cassol, não, que é um sacana), por favor, corrija, aê; A peleja entre o Brioso Bitória x galo será hoje.

    P.S. 2 Apesar do boicote da mídia imperialista, mas de 7 mil pessoas prestigiaram a labuta ontem, fora os milhões que se prostaram diante do computador.

    P.S 3 Destaque especial para a torcida do ‘Mais querido”. “Os ABCervejas”

  • 10. Cunegundes, o mulato frajola  |  09/06/2010 às 10:31

    Como diria o grande craque Mané de Pau Grande, a copa do mundo é tão mixuruca que nem tem segundo turno, viva a copa do Nordeste, torneio viril e másculo, quack

  • 11. Diogo  |  09/06/2010 às 10:50

    Que alívio!

    Pensei que o Franciel estivesse falando da Copa do Galvão.

  • 12. Carlos  |  09/06/2010 às 10:52

    não é sexta, é off topic, desculpae françuel!!!

    http://www.revistasgratis.ws/tag/playboy/lia-bbb-10-scans/25/2010/

  • 13. Ernesto  |  09/06/2010 às 11:04

    “Lembro-me que, em priscas eras, na aurora da minha vida que os anos não trazem mais, uma divergência desta em nossa região era resolvida facilmente na base da peixeira. Hoje, com o afrescalhamento imperando, recorre-se às barras da saia dos tribunais, solicitando uma indenização de trinta dinheiros.”

    Exatamente o que eu penso sobre tudo. Conciliação e civilização é o caralho. Voltemos para a idade da pedra polida. Selvageria, auêêêi

  • 14. Ernesto  |  09/06/2010 às 11:08

    O Inter já teve quatro técnicos em duas semanas, segundo a imprensa:

    Cuca, Felipão, Adilson e ontem era o Abel. Que ridiculo. O velho e bom estilo metralha, atira para todos os lados

  • 15. FERN  |  09/06/2010 às 11:28

    EU acho que bom mesmo seria FORTALECER

  • 16. Prestes  |  09/06/2010 às 11:32

    Genial!!

  • 17. FERN  |  09/06/2010 às 11:33

    … o Camp. Bahiano, Pernambucano e demais periféricos do que esta copa sem tradição ai, pero como o diz o próprio texto de Sir Frã Él é tempo de POS-MODERNIDADE e o o que manda agora é a conciliação e revisionismo… tal revolta deveria ser gerada em detrimento de todo o restante do calendário e sem aprovação de NADIE!!!

    mas… que dê certo???

  • 18. FERN  |  09/06/2010 às 11:36

    ops (again), Frã Sir Él!!! e tenho ditohoch

  • 19. Diogo  |  09/06/2010 às 11:59

    Isso me lembra comentários antigos que tivemos por aqui de como o nordestino torce muito para times de fora. Falou-se muito sobre poder aquisitivo e tal para formar um número fiel de torcedores que “sustentam” um clube.

    O senso comum é de que, tirando as capitais, o Nordeste é formado por miséria onde a corrida de jegues é o único esporte de massa. [NA TV, PÂNICO].

    Porra, mas o que são essas cidades então:

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1100571

    Vida longa a Copa Nordeste!

  • 20. FERN  |  09/06/2010 às 12:04

    off topic:

    http://colunas.globoesporte.com/minwer/2010/06/09/votacao-e-eleicoes/

    TUDO LAMENTÁVEL!!!
    PUMA O GRÊMIO NÃO É AFRICANO!!!
    MELHOR SERIA NENHUM, PERO COMO VAI TER QUE SER UM…
    QUE SEJA UM DOS DOIS LISTRADOS NA HORIZONTAL…
    NEM COM TRÊS!!! OPÇÕES DE UNIFORME A PUMA FAZ UM!!! COM DECÊNCIA…
    REPUTAMADRE QUE RETEPARIÓ!!!

  • 21. Alexandre N.  |  09/06/2010 às 12:36

    #20

    Pra você ver, a parte corneteira da torcida do Fluminense aidna quer que a Puma seja a fornecedora de material esportivo do clube…

  • 22. Renato K.  |  09/06/2010 às 13:02

    Carlos #4: melhor história.

    No mais, torcerei para o Santa Cruz (sim, França meu chapa, o Vitória já vai papar a do Brasil, não precisa da do Nordeste).

  • 23. gilson (formiga)  |  09/06/2010 às 15:11

    Verdade isso Alexandre? Nó, que povo sem noção. Ruim por ruim, a adidas é a menos pior de todas.

  • 24. catarina cristo  |  09/06/2010 às 15:27

    é nóis, bichão.

    hoje vou solitária pro pé do rádio, mas de coração quentinho porque, como já disse aqui mil vezes, só o que eu quero ver é meu time jogar bola e furar gol.

    hj tem clássico tricolor: fortaleza e santa cruz.

    amanhã eu conto como foi.

  • 25. catarina cristo  |  09/06/2010 às 15:40

    #22

    Quero agradecer a generosa torcida do sr K, mas devo lembrá-lo que torcer pelo santa cruz não é para os fracos de espírito, viu?

    Abraços!

  • 26. Rudi  |  09/06/2010 às 15:50

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/06/09/chelsea-anuncia-que-brasileiro-belletti-nao-renovara-contrato.jhtm

    certeza que é melhor que o nei e o bruno silva

    ABRE O OLHO CARVALHO

  • 27. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 16:19

    Aviso à praça. Os homens e as mulheres de bem podem sintonizar agora nesta emissora para ouvir a peleja entre Vitória x CRB.
    http://www.guiademidia.com.br/acessar-radio.htm?http://www.jornalam710.com.br

  • 28. Rômulo  |  09/06/2010 às 16:29

    boa a história, carlos

  • 29. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 16:38

    Como não poderia deixar de ser, o Vitória mais uma vez na vanguarda: acaba de tomar o primeiro gol da competição.

  • 30. Rômulo  |  09/06/2010 às 16:49

    hauhahauha q viagem essa rádio

  • 31. Rômulo  |  09/06/2010 às 16:52

    “abraço para vc q está nos ouvindo de porto alegre”
    outro!

  • 32. catarina cristo  |  09/06/2010 às 16:53

    Dizem que ao abrir o placar, o ponta de lança alagoano correu para as câmeras, dedicou o gol à luta do povo haitiano e mandou um beijo pra thalles.

  • 33. Rômulo  |  09/06/2010 às 17:01

    bá, ouvir de vez em qdo tudo bem, mas não dá pra ACOMPANHAR essa rádio. toca um esquema a cada 30s.

    45minutos, tá dando thalles. ui

  • 34. Rômulo  |  09/06/2010 às 17:02

    CRB 1 X 0 Bitória

  • 35. catarina cristo  |  09/06/2010 às 17:06

    pelo jeito vai ter uma mini-copa do nordeste dentro do impedimento, né? segure a peruca, seu franssuel, que domingo o santinha tá aí.

  • 36. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 17:07

    Independentemente do Vitóiria ter usado 15 jogadores reservas, o fato é que o CRB venceu com brio. Ou melhor, com o auxílio médico, já que segundo o comentarista, o Clube de Regatas Brasil estava “num momento psicológico melhor”.

    Jogaço, segundo os analistas: Média 8 para a peleja.

  • 37. Rômulo  |  09/06/2010 às 17:22

    um jogador do CRB, não me pergunte qual, falou ao fim da partida q eles estavam fisicamente desgastados, não me pergunte pq, e chamou a torcida, pois está “sentindo cheiro de título”. narinas abençoadas, imagino.

  • 38. catarina cristo  |  09/06/2010 às 17:38

    Franssuel, retribua minha gentileza. Vou descolar um link pra vc ouvir o jogo do santinha e a gente comentar aqui, visse?

    É de nove horas.

    Abraço!

  • 39. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 18:00

    Catarina,
    não precisa descolar linque, não. Vai ser transmitida ao vivo.
    http://esporteinterativo.terra.com.br/

    E não é gentileza nehuma. e verdade, acompanharei todos os jogos do Nordestão.

  • 40. catarina cristo  |  09/06/2010 às 18:07

    beleza. de todo jeito, vou ouvir no radio. Pq eu gosto #)

    façamos nossa cobertura ao vivo tbm 😉

  • 41. Marcos SL  |  09/06/2010 às 18:36

    Taí a verdadeira copa que interessa (como diria o Eduardo Menezes)! Êta Nordestão da porra!!!

  • 42. FERN  |  09/06/2010 às 18:38

    che, apesar de TUDO o impedimento AINDA é um lugar NOBRE, sério…

  • 43. Rômulo  |  09/06/2010 às 19:00

    belo texto, frança. li agora.

  • 44. Catarina  |  09/06/2010 às 21:07

    Santinha e Gipão em campo. Dois MAIS QUERIDOS pra alegrar meu coração.

  • 45. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 21:17

    Catarina,
    tá conseguindo ver ao vivo???

  • 46. Catarina  |  09/06/2010 às 21:19

    Treze 1 x 0 Sergipe.

    “Eu quero meu Sergipe de volta” o quanto antes…

    http://queromeusergipedevolta.blogspot.com/

  • 47. Catarina  |  09/06/2010 às 21:26

    Tô, franssuel. demorou, mas pegou.

    ó o link direto http://noticiasaovivo.terra.com.br/esportes/esporteinterativo/427-br/

  • 48. Catarina  |  09/06/2010 às 21:28

    O gipão empatou. amém.

  • 49. Catarina  |  09/06/2010 às 21:30

    GOL!

    AIAIAI SANTINHA!

  • 50. Catarina  |  09/06/2010 às 21:41

    gol do fortaleza.

  • 51. Catarina  |  09/06/2010 às 21:45

    Tricolor do Pici 1 x 1 Tricolor do Arruda

  • 52. Catarina  |  09/06/2010 às 22:15

    Greve de ônibus em Fortaleza e mesmo assim dá pra ouvir a torcida cantando.

    E ainda tem gente perguntando se essa Copa do Nordeste vale a pena.

  • 53. Catarina  |  09/06/2010 às 22:23

    Gô do Fortaleza. Porra, Santa Cruz.

  • 54. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 22:24

    Catarina,
    a porra da conexão aqui está horrível.
    Conectei mais cedo via justin Tv e agora nem isso.

  • 55. Catarina  |  09/06/2010 às 22:27

    pera, viu te dar o link do radio

  • 57. Catarina  |  09/06/2010 às 22:31

    http://www.clube.am/ouca-ao-vivo.html

  • 58. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 22:35

    http://pt.justin.tv/emerson1216

  • 59. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 22:36

    Gollllll

  • 60. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 22:36

    Sintonize neste canal que a porra dá sorte

  • 61. Catarina  |  09/06/2010 às 22:37

    UI, PAPAI! Gol do Santinha! 2 a 2!

  • 62. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 22:39

    Sururu na área. Agora , sim, começou o Nordestão.

  • 63. Catarina  |  09/06/2010 às 22:40

    A imagem tá uma bosta, nas se dá sorte, franssuel, é nóis!

  • 64. Catarina  |  09/06/2010 às 22:44

    O Gipão perdeu, 2×1 pro Treze. Bora, Santinha, fazer um gol!

  • 65. Catarina  |  09/06/2010 às 22:54

    Tricolor do Pici 2 x 2 Tricolor do Arruda

    1 pontinho e zero gols de saldo.

    Tá bom. BOM DE MELHORAR.

  • 66. Franciel Cruz  |  09/06/2010 às 22:55

    Trave maldita. Encerro a transmissão – não sem antes registrar que mais de seis mil pessoas prestigiaram a peleja.

    Até amanhã com Naútico x Ceará

  • 67. Catarina  |  09/06/2010 às 22:59

    A trave é a pior inimiga dos perna de pau do Santa Cruz.

    Tá bom deu ir dormir, isso sim.

  • 68. aloncio  |  09/06/2010 às 23:11

    franciel, o jahia levou chumbo grosso, ou melhor dobrado de virada

  • 69. Prestes  |  09/06/2010 às 23:12

    Jogaço!

    Não vi, mas não tem como não ter sido, pela narração da Catarina via Twitter!

  • 70. gilson  |  10/06/2010 às 09:06

    Meu, só tem clássico nessa porra!

  • 71. Hugo  |  10/06/2010 às 23:10

    Espero que isso arrecade alguma verba, pq os times do nordeste estão em estado lamentável. Com exceção do Vitória.

  • 72. thalles  |  11/06/2010 às 03:02

    “Dizem que ao abrir o placar, o ponta de lança alagoano correu para as câmeras, dedicou o gol à luta do povo haitiano e mandou um beijo pra thalles.”

    CHOREI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Já garantiu dois e tem um terceiro (CSA) com tudo na mão. E também o Confiança vivo, ainda que precisando de façanha. 8 hours ago
  • Nordeste pode ser a primeira região a subir mais que 2 times juntos em uma edição da C, desde que adotaram a fórmula atual (2012). 8 hours ago
  • O São Bento na B também seria notícia, é claro, mas do São Bento se espera menos do que um clube que é gigante em seu estado. 8 hours ago
  • Um eventual acesso do CSA seria um feito enorme: sem contar a bagunça da João Havelange, time não joga acima da terceira divisão desde 1992. 8 hours ago
  • Hoje subiram para a B 2018 o Sampaio e o Fortaleza. Outras vagas são definidas amanhã e segunda, mas São Bento e CSA têm ampla vantagem. 8 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: