O melhor é não esquecer
19/05/2010 at 06:00 douglasceconello 84 comentários
Antes de mais nada, é preciso que é difícil livrar-se das AMARRAS do passado. Muitas vezes encontramo-nos na condição resoluta de ESCRAVIDÃO, glorificando-o em cada RÉSTIA de memória digna de ser celebrada. Muito poucas passagens foram, de fato, brilhantes. Mas, filosofemos com a glória dos inúteis, o passar do tempo é um photoshop que alisa todas as rugas.
No futebol, as PINCELADAS do tempo são ainda mais edificantes, tranformam cada lance minimamente decente em um inigualável lampejo de gênio. Por isso os grandes jogos só alcançaram tal status dez anos depois. Os vultos não foram tão assombrosos assim em sua própria época. Apenas depois.
E é exatamente por isso que sou veementemente contra o retorno de Tinga ao Beira-Rio. Porque o Predador das classes pobres retorna para nos arrancar da redoma IRIDESCENTE do passado para nos arremessar em um presente sempre marcado pela desconfiança. Fui contra um possível retorno de Fernandão e nunca quis Gamarra de volta.
Bem poderia ser contra também por outros motivos. Ainda que seja o jogador inigualável que foi em 2006 – na verdade, metade daquilo já seria fenomenal -, o Internacional não precisa de um reforço para atuar na função de Tinga. Ultimamente, Muito ouvi que em 2006 Edinho jogava mais recuado para que o nosso rastaman saísse para o jogo como segundo volante. Brutal equívoco.
O melhor Inter daquele ano fulgurante teve Edinho e FABINHO nas primeiras funções. Tinga era meio-campista avançado, com total liberdade para chegar ao ataque. Hoje, jogaria como ANDREZINHO ou até mesmo D’Alessandro.
Mas chega de curvas. Fato é que Tinga faz parte de um passado GLAMOUROSO, repleto de lindas mulheres, salões iluminados e licores caríssimos. Bandeiras CARMESINS e fogos na noite. Mesas de mogno, lustres suntuosos e ENCOXADAS fugidias. Tinga está para a história do Inter assim como NANI VENÂNCIO está para a minha mão esquerda: uma doce lembrança.
E ambos devem ficar para sempre guardados na minha memória, para volta e meia aparecerem de forma fulminante quando já avança a madrugada e o sono se perdeu com o refestelo canino pelas ruas. Apensas para causar calafrios e trazer de volta uma beleza que certamente nunca será superada.
Desculpa, Tinga. Mas ainda é tempo de ir embora.
Saudações,
Douglas Ceconello.
1. marlon | 19/05/2010 às 06:42
“Tinga está para a história do Inter assim como NANI VENÂNCIO está para a minha mão esquerda: uma doce lembrança.”
bhjksdfgblhsdfgbldfs
Luciana Vendramini. e os gritos da minha mãe, “tá cagando PREGO, guri??? sai desse banheiro!” hbjkvhdbsjka
mas DESCONCORDO. sou fã do futebol MALOQUEIRO e SUTIL, então Tinga pra mim é baita retorno. [aliás, pegaria muito a NANI se ela deixasse e não cobrasse muito caro].
2. Phoenix | 19/05/2010 às 08:50
“…o passar do tempo é um fotoshop que alisa todas as rugas…”
“…Tinga está para a história do Inter assim como NANI VENÂNCIO está para a minha mão esquerda: uma doce lembrança…”
Pérolas!
Baita texto.
Mas se os colorados não quiserem, trocamos o Tinga pelo Rochenback!
3. Jader Anderson | 19/05/2010 às 09:01
Jamais, prefiro ver RONALDINHO GAUCHO fardando no gremio do que rever TINGA com a tricolor….
morra eternamente
4. pato | 19/05/2010 às 09:05
Não quero o tinga. Não quero o rockinbeck. No meu meio de campo jogariam a Nani e a Vendramini. Ambas são ETERNAS!
5. Sancho | 19/05/2010 às 09:06
Re 3
Eu coloco um em cada ombro e saio os carregando sozinho da Zona Sul até o Olímpico…
6. almilano | 19/05/2010 às 09:26
Bah nobre autor, aí tu endoidou. Tinga virá para o lugar de Sandro, e teremos Guiña e Tinga, Andrezinho (Giuliano) e D’Ale.
Sei que ele jogava na 3a função em 2006, é verdade, mas ele sabe jogar de 2o volante sem problemas.
E até onde me consta – posso estar enganado – ele jogou de 2o volante nesses 4 anos de Europa.
E eu gostei de ver o TInga no Inter não por pensamento mágico ou algo do tipo, mas porque ele ainda rende um bom caldo.
Falta só o Fernandão nesse time, e pelos mesmos motivos que eu fui a favor do Tinga: porque ele ainda rende um caldo, vide sua estreia contra o Cruzeiro.
O ruim é tu ter Alecsandro numa Liber.
7. Sancho | 19/05/2010 às 09:26
Compl. 5
Victor; Doril, Rodrigo e Marques; Adílson, Tinga, Hugo e Douglas; Jonas, Borges e Ronaldo.
E f*d*-se o futebol “de verdade”…
8. BCozer | 19/05/2010 às 09:42
“Tinga está para a história do Inter assim como NANI VENÂNCIO está para a minha mão esquerda: uma doce lembrança.”
CAVOQUEM essa frase nos muros do Beira-Rio.
“Por isso os grandes jogos só alcançaram tal status dez anos depois.”
Discordo de ti, Douglas. A Batalha dos Aflitos já se tornou épica no apito final do juiz. Por mais que os colorados fiquem se porque era série B e coisas do gênero, a grande prova da “epicidade” deste jogo é que sempre rende discussão e qualquer gremista que se preze lembra em detalhes como vivenciou aquels cento e tantos minutos e seus DESDOBRAMENTOS.
9. fino | 19/05/2010 às 09:42
não comentarei
10. zobaran | 19/05/2010 às 09:43
Tinga tá para o Inter campeão do mundo como Maicosuel está para Botafogo trivice do estadual.
11. Jader Anderson | 19/05/2010 às 09:52
Vasco vice campeao do DILMAO2010
12. Matheus von muhlen | 19/05/2010 às 09:55
#7
Marques??? Adilson??? 3-5-2???
Tudo provado que não funciona, quer me infartar nas escadas de cimento
#porrasancho
13. Jader Anderson | 19/05/2010 às 10:01
#porrasancho
haehaehehaehehaehaeheahaehaehehae
14. tiago | 19/05/2010 às 10:08
eu diria o mesmo pra uma possível volta de Renato Cajá.
o que temos na memória já basta.
15. Sancho | 19/05/2010 às 10:31
Re 12
Na verdade, o time está escalado em um puríssimo 3-3-1-3 locobielsista…
16. Alexandre N. | 19/05/2010 às 10:41
Bom, nem vou fazer uma lista com os últimos pernas de pau que passaram pelo Fluminense.
Mas só este me faz voltar a sentir todo o ódio do mundo: Ruy, o Cabeção.
17. Ducker | 19/05/2010 às 10:42
Quando os colorados souberem quanto ele vai ganhar, acho que vão compartilhar da opinião do Douglas.
18. Godo | 19/05/2010 às 10:44
NANI VENÂNCIO. Maior lembrança.
19. Gabriel | 19/05/2010 às 10:50
herege!
20. dante | 19/05/2010 às 10:54
#17: fazendo o gol da final, como em 2006, podem até dobrar o SOLDO que tá na boa.
21. guihoch | 19/05/2010 às 10:55
enquanto isso na sala da justiça
te cuida brasil, posso até imaginar o pensamento
22. Sancho | 19/05/2010 às 10:56
Falando em Libertadores, a impressão que se tem é que o primeiro time que voltar de Guadalajara com um resultado menor que ser goleado por 3, classifica…
23. guihoch | 19/05/2010 às 10:58
é impressão minha ou o cecco anda sem sono, se superando todo dia.
24. Bruno L. | 19/05/2010 às 11:00
Dentre os times das quartas, qual jogador poderia aí ser o SCHWARZENEGGER do Tinga? (ns)
25. Bruno L. | 19/05/2010 às 11:00
GUIHOCH OBRIGADO POR SUA RESPOSTAHOCH NO QUESTIONÁRIO
26. Diogo | 19/05/2010 às 11:04
Não elogiarei.
Huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
27. Prestes | 19/05/2010 às 11:05
6.
Em 2006, o Tinga era o QUARTO homem de meio-campo. O Alex era o terceiro.
E mais: Guinazu e Tinga de volante seria um queijo suíço, e um desperdício para a capacidade dos dois de ir e vir.
28. guihoch | 19/05/2010 às 11:06
@Bruno L, quantos pontos eu ganhei professor?
29. Diogo | 19/05/2010 às 11:09
Como segurar-se no metrô, sem cair:
[Orkut mode ON]
30. Prestes | 19/05/2010 às 11:10
No mais, que texto sensacional!
31. Jader Anderson | 19/05/2010 às 11:11
O problema todo é que sandro indo embora resta apenas gladyson pra primeira volancia… nem tinga nem guiñazu fazem essa posição
32. fino | 19/05/2010 às 11:15
Tinga tá ganhando um salário mínimo oras, afinal é o “Predador das classes pobres”…
33. guihoch | 19/05/2010 às 11:15
e ajá distração para o coração até a hora do meu imortal atropelar a gurizada da vila.
O JOGO TÁ UM FERVO
OS PIA DO GRÊMIO É CACHORRADA
AS SANTITAS CHEGAM LINDA
E JÁ SAI DESCABELADA
VOU TI MANDA UMA RECEITA
HU ACEITA
HU ACEITA
O BONDE DO GRÊMIO TA PASSANDO
PRA NÃO SER ATROPELADO RESPEITA
HU ACEITA
HU ACEITA
34. almilano | 19/05/2010 às 11:26
#31 Fino,
Tu disse que não ia comentar huehuehuheueheuheheueheh
#26 Prestes,
Na verdade verdadeira mesmo ele alternava com o Alex, e o Alex ainda alternava com o J. Wagner.
Mas enfim, Tinga, de 1o volante, de 2o, de 3o ou 4o homem de meio campo me serve e muito.
35. fino | 19/05/2010 às 11:28
porra.
perdi.
36. Raoni, o Cafuzo Sensível | 19/05/2010 às 11:29
Já morei na Restinga.
37. Guilherme | 19/05/2010 às 11:33
Bah, MUITO certo isso sobre a posição do Tinga. No Grêmio ele era o segundo do meio, mas era no 3-5-2, o que equivale a um terceiro homem. OU seja, meia e não volante.
Já querendo dar pitaco no Inter, não vejo nunca, em nenhuma hipótese um meio de campo formado por Tinga, Guinazu e dois meias. Tu acaba com o futebol dos dois.
MAS um primeiro volante estilo Edinho, com Tinga e Guinazu, um de cada lado, mais um meia técnico à frente é um PUTA meio de campo.
38. almilano | 19/05/2010 às 11:35
#36
Não mesmo, Guiña e Sandro funciona e muito bem. Que mania que temos aqui de achar que o meio só funciona com um “brucutu”.
Bem pelo contrário, com Sandro em 2006 teria sido mais fácil!!!!
Não, não sou contra o Edinho nem nada, sempre achei ele muito útil ao Inter, mas se podemos ter um cara ali que joga MAIS, pra que ter um que joga MENOS?
39. Guilherme | 19/05/2010 às 11:37
Mas não precisa ser brucutu, só precisa ser mais fixo na defesa. Pra dar liberdade pros dois saírem.
40. almilano | 19/05/2010 às 11:37
#38
Aí entra treinador, e não jogador. É só mandar ficar ué.
41. almilano | 19/05/2010 às 11:38
É que se fosse assim hoje teríamos MAYCON e mais um no meio…
42. Guilherme | 19/05/2010 às 11:39
No caso da primeira volância, se tu tiver que fixar um cara bem pra liberar os outros do meio, ou os laterais, geralmente escolhem um cara tosco porque é meio desperdício deixar um cara técnico só pra faezr cobertura.
43. Rudi | 19/05/2010 às 11:42
mas se o meio tiver 4 caras técnicos, segura o que marca melhor, tranquilão
na época de 3 meias nosso meio tinha falcão, batista e carpeggiani, por mais que o batista “caisse” por um lado e por outro, ele sabia marcar e era técnico
44. almilano | 19/05/2010 às 11:42
#41 DEsperdício nada. Desperdício é tu usar um brucutu em vez de um cara que saiba jogar, isso sim é desperdício.
É que aqui temos essa cultura. Coitado do Falcão se jogasse hoje em dia…
45. Diogo | 19/05/2010 às 11:45
O Tinga tá cada vez mais parecido com o Bob Marley. E o que isso acrescenta ao debate? Nada.
[Venha logo a noite, jesuis…]
46. Guilherme | 19/05/2010 às 11:45
.42
Claro, claro. Tem jogadores assim. Sandro, Rafael Carioca e Lucas são bons exemplos.
Mas NA FALTA de um cara assim, não acho que colocar um Adilson ou Edinho da vida ali seja nenhum crime. É a posição (fora zagueiro e goleiro) que o cara menos fica com a bola.
47. Guilherme | 19/05/2010 às 11:47
.43
Ninguém NUNCA escalou o Falcão de primeiro volante. E no São Paulo ele era MEIA.
48. Matheus von muhlen | 19/05/2010 às 11:47
#15
até curto um 3-4-3 insano, mas o primeiro que falar que fez isso aqui, infarta uns 120879870 jornalistas..
Mas como tu esquece do W.magrão?
#porrasancho
49. almilano | 19/05/2010 às 11:48
#45
Concordo Guilherme, mas o que acontece hoje em dia é que dizemos para todos que “não podemos jogar com dois volantes que saibam fazer algo mais do que espantar a bola e dar um ippon por jogo no adversário”…
A lógica é invertida.
50. Rudi | 19/05/2010 às 11:48
Guilherme, hoje o primeira função é o Sandro, que se não é nenhum primor, é bem mais técnico que o Edinho
Claro que o Edinho foi bem cumpridor por ali, mas alguns sufocos seriam menores se tivessemos um passe melhor, lançamentos e um desarme mais técnico…
Mas na falta disso, bota um marreteiro mesmo
51. almilano | 19/05/2010 às 11:49
Falcão nunca foi volante?
Tá bom então…
52. Guilherme | 19/05/2010 às 11:54
Mas pra jogar nas 3 primeiras funções do meio de campo tem que OBRIGATORIAMENTE saber marcar.
Não é simplesmente pegar atacante, colocar ali e achar que porque ele tá na POSIÇÃO que ele vai saber executar a FUNÇÃO.
Sem falar que precisa de uma capacidade física diferente pra defender e atacar. Como o Tinga, Guinazu, W.Magrão e Maylson (sem comparar qualidade).
53. Rudi | 19/05/2010 às 11:55
o que tem que combinar, e aí que o Carburante Fossati entra, é alternar as subidas entre Tinga e Guiñazu, um de cada vez
54. Guilherme | 19/05/2010 às 11:55
Nunca foi PRIMEIRO VOLANTE. Nunca jogou na posição do Edinho. Jogava na seleção na do Guinazu. São posições bem diferentes.
55. Fábio | 19/05/2010 às 12:05
Total non-sense.
Partindo desse teu argumento, Veron nunca poderia voltar para o Estudiantes…
O Fernandao vai ser campeao com o SP desta Libertadores, mas para o Inter ele n serve! Quem serve então? Edu, K.Pereira, Damião, Taison, Alecsandro…
56. Frederick Martins | 19/05/2010 às 12:06
Tinga ou Guiñazu na primeira função?
Tem gente esquecendo do meio-campo do Inter ano passado contra o União Rondonópolis.
57. douglasceconello | 19/05/2010 às 12:12
Mas, Fábio, o Verón não havia conquistado o que o Tinga conquistou no Inter.
Seria como se, sei lá, o LÚCIO voltasse hoje. Não há um passado tão ROBUSTO a ser preservado.
58. Sancho | 19/05/2010 às 12:18
Re 47
#15
até curto um 3-4-3 insano, mas o primeiro que falar que fez isso aqui, infarta uns 120879870 jornalistas..
Mas como tu esquece do W.magrão?
#porrasancho
Na verdade, infarta uns 120879870 corneteiros de alma castelhana…
Sobre o Magrão, não esqueci. A primeira função poderia ser até do Ferdinando. O importante ali era o esquema com Tinga e Ronaldo. O resto é acessório.
#porrasancho
59. Guilherme | 19/05/2010 às 12:36
57. Sancho | 19/05/2010 at 12:18
Na verdade, infarta uns 120879870 corneteiros de alma castelhana…
—–
Hahaha! Percebi que o comentário foi pra mim. Até admito a condição de corneteiro. Mas só do técnico e dos dirigentes. NUNCA de jogador.
Ao contrário da SOCIAL, vaiando o pobre daquele guri que jogou no ataque no domingo. O técnico escala um time todo rengo, o guri que tá só começando é obrigado a se virar numa gororoba tática contra a melhor defesa armada do país, e tem que enfrentar a própria torcida ainda por cima.
60. guihoch | 19/05/2010 às 12:43
sem tempo para traduzir
. Floods – but not the water kind
molasses flood
Molasses Flood
Usually when we hear “flood” we think “water,” and usually we are right to think this. However, there are at least two famous flood incidents that had nothing at all to do with water.
The London Beer Flood, October 1814 – nine people died after a 22-foot high, 130,000-gallon vat of porter burst at the Meux & Co. Brewery. The enormous volume of beer caused other vats to rupture as well, and more than 300,000 gallons of beer smashed its way through brick walls and blasted into the slums of St. Giles, a London parish. The sound of the explosion was reportedly heard up to five miles away. (BBC Article)
You can imagine the reaction of Londoners who weren’t immediately overwhelmed by a beer tsunami. Yes, exactly what you would have done – run outside with pots, pans, and anything else that can hold beer. Drink as much as possible, save the rest. (Technically speaking, only eight of the nine casualties were because of the actual flood. The ninth guy died from alcohol poisoning a few days later!)
The Boston Molasses Disaster, January 1919 – 21 people expired when a 50-foot high storage tank full of molasses exploded and unleashed a crazy wave of sticky death through Boston’s North End. (Bizarre Tragedies) The warm weather apparently helped build pressure inside the poorly-constructed tank, eventually causing an explosion. Several city blocks were flooded, and the wave was high and strong enough to lift a freaking train off the Elevated Railway tracks.
They say it still smells like molasses there on hot summer days.
tentando passar o tempo e quero morrer deste jeito se não ganharmos
61. FERN | 19/05/2010 às 12:47
Tinga está para a história do Inter assim como NANI VENÂNCIO está para a minha mão esquerda: uma doce lembrança.
apaguem os comentários… POR FAVOR!!!
62. FERN | 19/05/2010 às 12:49
ahh…
#porrasancho
63. Jean Mello | 19/05/2010 às 12:55
Explica isso pras trocentas pessoas que bradavam um – TINGA TEU POVO TE AMA!!! lá no inferninho….
64. guihoch | 19/05/2010 às 12:58
sem comentarios
65. Luís Felipe | 19/05/2010 às 13:25
Pato
Glaydson – Bolívar – Sorondo – Kléber
WM
Tinga – D’Alessandro – Guiñazú
Walter – Sorteio
66. dante | 19/05/2010 às 13:30
“WM”
“sorteio”
morri.
67. Phoenix | 19/05/2010 às 13:33
# 64
WM = William Magrão (>>>>>>> Wilson Mathias)
68. Sancho | 19/05/2010 às 13:43
Wellington Monteiro
69. Rudi | 19/05/2010 às 13:50
eu quero muito ter a certeza que o @lfds não estava falando do wilson mathias
70. Sancho | 19/05/2010 às 13:56
Walter Mercado
71. Francisco Luz | 19/05/2010 às 14:04
Concordo com o LF, esse seria o meu meio, também.
72. rômulo | 19/05/2010 às 14:05
o LF quer uma WoMan ali, qq. faz sentido.
discordo do texto, embora possa até atendê-lo.
mas esse MEDINHO de lendas serem destruídas não me ACOMETE. bááááááááááááá
hehe mas sério, nada será apagado. e não seria MESMO q o tinga viesse jogar uma bosta. o q não parece ser o caso mesmo. queria ele no grêmio ontem.
73. Luís Felipe | 19/05/2010 às 14:17
eu acho que o Glaydson é o melhor primeiro volante, mas ele também é o melhor lateral direito.
Como NEI não pode ser o primeiro volante e a escalação de DERLEI pede a escalação de PESSANHA, vai o WM mesmo.
74. Rudi | 19/05/2010 às 14:23
ok, faz sentido, exceto pelo “e a escalação de DERLEI pede a escalação de PESSANHA” essa eu juro que não entendi (tá, não acompanho muito o inter b
75. Prestes | 19/05/2010 às 14:49
Tinga e Guiñazu um de cada lado de um losango pode deixar o Inter um CANO (isso se o Tinga estiver bem).
76. Vitor Hugo | 19/05/2010 às 15:07
Gremista enrustido!
77. Luzardo | 19/05/2010 às 15:27
Sobre retornos, a menos que a volta seja absurdamente fiasquenta (oi, Daniel Carvalho), depois de um certo tempo o que fica é a lenda. Pegando emprestado alguns exemplos do Gremio, será que a história do Paulo Nunes no Grêmio ficou menor por causa da segunda passagem? Ou alguém realmente lembra que o Renato chegou a voltar?
78. Felipe Z. | 19/05/2010 às 16:00
Acho que a tendência do Tinga agora será seguir no Inter até as pernas não aguentarem mais e depois se aposentar ídolo e nos braços do povo.
Vejo nele humildade suficiente pra se daqui uns anos ele não tiver mais a força física aceitar banco e servindo de referência pra gurizada que tá chegando da base.
Ele tem carisma e experiência demais para agir de forma que seu passado continue intacto. Independente do que possa render em campo daqui sei lá, 10 anos.
79. Felipe Z. | 19/05/2010 às 16:02
Faltaram várias vírgulas ali no meu texto, mas é que acordei meio indígena hoje.
E meio com pressa também.
Fui.
80. Tiago Sozo Marcon | 19/05/2010 às 16:19
espetacularmente bem escrito! A parte da Nani Venâncio é hilária…quantas homenagens eu tb prestei a esta distinta dama…Mas como colorado, acho que a volta do Tinga é uma boa! O predador joga muito e precisamos qualificar o time!
saudações
81. Felipe Z. | 19/05/2010 às 16:43
Meia cancha com Predador e Cachorro Loco correndo e combatendo na mesma proporção mas não necessariamente na mesma ordem.
Acho a formação com losango ideal para os dois. Não consigo conceber que será deveras peculiar esta formação.
A não ser que Cecconello além de exímio manipulador das letras também tenha um elo vidente, Tinga fará bonito no Beira Hell.
82. Matheus Martins | 19/05/2010 às 17:28
Vocês estão reclamando do Alecsandro, olha ai o Robert na área..rs..isso sim é um verdadeiro enfarto!
83. Mateus | 19/05/2010 às 17:31
Eu sou gremista, mas se fosse eu o técnico prenderia o Guiñazu na defesa – se é que isso é possível – e liberaria mais o Tinga mesmo. Mais um 4 2 2 2 que um losango…
Tinga é um meia, não volante, e o Guiñazu ofensivamente só atrapalha…
Única vez que lembro do Tinga jogando de volante no Inter foi no grenal da final do gauchão, no primeiro jogo. E o Lucas passou por cima dele quando avançava, sendo o melhor em campo, enquanto o Tinga nem defendeu, nem atacou…
84. FERN | 19/05/2010 às 19:04
#82 mateus, NÃO! mateus, NÃO!!!
se EU fosse treinador do inter eu colocava era o time RESERVA!!!, isso SIM!!!
ushdauhduhsudhsudhsudhusahdushduashdushdushduahsudsha