Obino sabia muito

11/05/2010 at 16:00 248 comentários

A convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo reparou uma injustiça histórica. Flávio Obino hoje foi consagrado como o presidente que mais entendeu de futebol nos últimos 10 anos, uma vez que dois jogadores contratados por ele vão para a África do Sul. Para efeito de comparação, não vai ninguém do time campeão da América e do Mundo de 2006, pelo Inter, nem dos times que foram vice na Libertadores de 2007 e no Brasileiro de 2008 pelo Grêmio.

Pressão é das Panelas Clock

BÍVER pra quem achou que Dunga não resistiria a pressão e por isso, convocaria um dos Meninos da Vila-Single Ladies-Seara-Dança de Boné. Primeiro que Dunga é o ser humano que mais foi pressionado nos quase 100 anos de história da Seleção Brasileira – volante de qualidade técnica questionável, foi eleito o principal culpado por uma derrota em Copa, levantou a Copa seguinte e jamais escondeu o recalque de todos aqueles que queriam ver sua cabeça numa bandeja nos últimos 20 anos.

Segundo: convocando ou não PH Ganso e Neymar, a pressão seria insuportável da mesma forma. Ao não convocar, corneta; se convocasse, seria corneta para colocá-los como titulares; se colocasse como titulares, corneta por não ser coerente; se desse tudo errado, corneta porque queimou os guris. Não havia saída nenhuma. Optou, Dunga, pela coerência e pelo confronto, como fez por toda a sua carreira.

Ganso tinha muito mais chances pelo fato de ser um jogador raro em uma posição carente. Não foi pela juventude. Em qualquer outra Seleção, isso não seria motivo para chiliques, mas vivemos numa enorme crise de talento. É inútil dizer que a perseguição é porque Dunga é Dunga. Isso potencializa o problema, mas todos os treinadores de Seleção Brasileira foram perseguidos.

Começando pela defesa

O time de Dunga não começa pela defesa por gosto. Começa porque, na defesa, estão os jogadores mais diferenciados da equipe brasileira.

Quais jogadores brasileiros figurariam, hoje, em uma Seleção Mundial? Falar em Neymar e Ganso é fanatismo. Júlio César é, provavelmente, o melhor goleiro do mundo. Lúcio, um dos melhores zagueiros. Kaká? Foi melhor do mundo, mas é coadjuvante no Real. Ronaldinho acabou. Pato preferiu a noite. Ronaldo é comentarista. Adriano preferiu a Cruzeiro.

Os melhores jogadores do Brasil estão na defesa. É evidente, portanto, que a Seleção tem que começar da defesa. É raro isso acontecer na Seleção Brasileira. Aconteceu em 1994, quando a canarinho foi campeã do mundo envergada por Aldair e Márcio Santos – que, na formação original, eram banco de Ricardo Gomes e Ricardo Rocha, ambos lesionados. E ainda havia Ronaldão, bi-campeão mundial. E Válber, melhor que todos eles, mas que preferiu o álcool. E Mauro Galvão, escondido na Suíça.

Para a zaga temos Lúcio, Juan, e mais uns sete. Miranda, o melhor zagueiro a atuar no Brasil nos últimos anos, assistirá a Copa de casa, assim como Alex, tremendo defensor canhoto ex-Santos. No ataque, as opções são tão poucas que Robinho é titular absoluto do time – seu irmão gêmeo, Denílson, só apareceu na Copa de 2002 para ser perseguido por turcos assustados. Grafite, um centroavante com muitas limitações, é o quarto da lista. Em inúmeras seleções, seria uma piada. Nesta, não há ninguém que seja incontestável.

Chiliques

É normal que a imprensa especializada dê pitis contra o treinador da Seleção. Sempre foi assim. O lance é manter o nível da sanidade mental. Não comprar a Revista ESPN, por exemplo, que estará insuportável. Deixar o canal 70 desligado por uns três dias. Assistir a Globo no mudo. Essas coisas.

É bem provável que esta Seleção não seja campeã do mundo. Infelizmente, dependemos muito dos jogadores que nasceram em determinada época e das escolhas que eles fazem, e esta é uma das piores épocas, no que diz respeito ao talento, da história recente do futebol brasileiro. É comparável com 1990. Curiosamente, em uma fase na qual os clubes demonstram organização e pujança econômica como nunca antes.

A questão é até que ponto podemos discernir isso de uma convocação. Ok, Michel Bastos, Felipe Melo e Grafite. Mas, no lugar deles, quem?

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Copa do Mundo.

2ª ImpedCopa: (de)formações e fórmula mágica da felicidade Picando o tigre de papel

248 Comentários Add your own

  • 1. Lorenz  |  11/05/2010 às 16:06

    Eu li Obina sabia muito e me assustei.

  • 2. Lol  |  11/05/2010 às 16:06

    Até hoje eu apoiei muito o Dunga. Mesmo nos momentos de depressão, quando ele me ligava as 3 da manhã, triste com o pessoal do impedimento que o chamava de burro a todo instante..

    Mas de fato, essa convocação está um lixo.

    Parece que ele escalou essa seleção de birra….só para mostrar para imprensa que ele nao vai atrás de ninguém.

    Até aí tudo bem. Só não esperava um time feito só de operários.

    Para mim não tem explicação:

    a) Levar DONI
    b) Levar Grafite;
    c) Levar Felipe Melo e Josué.
    d) Levar Michel Bastos.

    Acho que nessa seleção tinha espaço para levar o Dentuço (R. Gaúcho) no lugar dio Adriano, que é marginal e jogou no lixo sua convocação.

    Para mim, o Victor é o segundo melhor goleiro do Brasil, quase empatado com o Julio Cesar. Não poderia ter ficado de fora.

    E acho que dava pra levar o neymar sim…nem que fosse para sentir o clima para 2014.

  • 3. Francisco Luz  |  11/05/2010 às 16:08

    Marcelo, Hernanes ou Lucas e Diego Tardelli ou Kléber ou Sandro Sotilli.

  • 4. matheus  |  11/05/2010 às 16:08

    ignonímia, mas quem são os dois jogadores contratados pelo obino?

  • 5. artur  |  11/05/2010 às 16:10

    elano, gilberto silva, kokô e julio baptista é ruim pra vocês?

    não esqueçam que a copa tá cheia dos MATADOR DE WINNI ELEVE, tipo os luca toni, tal.

  • 6. Wansque  |  11/05/2010 às 16:14

    Só faltou o Dunga convocar o Luciano Ratinho pra ser reserva do Kaká.

  • 7. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 16:14

    Bah LF, curti o texto… mas minha memória nao entendeu o lance do obino não…

  • 8. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 16:17

    Critico no dunga apenas a inserção de DONI, e de josué que me parece um jogador BOSSAL. Botaria o marcelo do real madrid, que fez uma temporada decente, nao excelente mas decente.

    Felipe melo é o porrador da meia cancha, junto com o Gilberto silva.

    Obino contratou loco abreu?

  • 9. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 16:18

    Ou o alex falafina, amor do col

    heaheahaehaehehaehaehae

    Melhor que GILBERTO por ex…

  • 10. Roger  |  11/05/2010 às 16:18

    É que o Obino contratou o Michel Bastos e o Felipe Melo. Correto LF?

  • 11. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 16:20

    Luciano Huck, apresentador:
    “Se fosse para apostar no jogo: Selecao Brasileira X Selecao sub-20 + Gaucho + Adriano + Neymar + Ganso + Ronaldo. Em quem vc apostaria?”

    1000 reais na seleção brasileira… FATO!

  • 12. Prestes  |  11/05/2010 às 16:24

    Onde foi parar o texto?

  • 13. Lorenz  |  11/05/2010 às 16:24

    Michel Bastos, Felipe Melo e GRAFITE.

  • 14. Lorenz  |  11/05/2010 às 16:24

    Porra.

    Todos textos do Impedimento sumiram.

  • 15. Mateus  |  11/05/2010 às 16:31

    Pra quem não entendeu, Felipe Melo e Michel Bastos foram contratados por Flávio Obino no fatídico ano de 2005.

    Felipe Melo ocasionamente dormiu com menos que 10 latões de polar na cabeça durante o ano – umas duas vezes, A carreira dele só melhorou depois daqui porque foi onde ele conheceu a mulher dele. Aliás, nisso há que se concordar que foi muito esperto – vir buscar uma mulher em poa…

    Michel Bastos, que até chegou a fazer uns golzinhos de falta, foi dispensado por indisciplina por invadir os quartos da concentração mamado com um extintor de incêndio e fumacear todo mundo, inclusive dirigentes e membros da comissão técnica.

    É, aquele grêmio era uma várzea…

  • 16. Ramiro  |  11/05/2010 às 16:31

    Nilmar não disputou a libertadores 2006 pelo Inter?

  • 17. J Petry  |  11/05/2010 às 16:32

    #16: Não. Estava no Corinthians.

  • 18. matheus  |  11/05/2010 às 16:33

    #16

    Nilmar disputou a Libertadores 2006 pelo CORINTHIANS…

  • 19. Mateus  |  11/05/2010 às 16:34

    Grafite veio pro Grêmio antes do Obino, na gestão Guerreiro ainda…

  • 20. Juliano Schroeder  |  11/05/2010 às 16:36

    6 volantes. O Dunga convoca 6 volantes. Dois laterais que são meias. 1 meia que tá meia-boca. E o Carlos Eduardo que tá jogando de queimar as botina no alemão, fica fora.

    Convoca um goleiro quebrado e outro esquecido, e o melhor jogando no Brasil, deixa de fora.

    E ainda assim, um dos volantes nem volante é, é cantor: Grande Jozuezé de Camargo.

    Ramires, Gilberto Silva, Felipe Mello? O Sandro do inter joga mais que os três sem um dos pés.

    Infelizmente, com essa seleção, serei obrigado a secar.

  • 21. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 16:40

    #15 caraio… noticia bombastica…

  • 22. Mateus  |  11/05/2010 às 16:43

    4 dispensados pelo Grêmio na copa: Michel Bastos, Felipe Melo, Grafite e Maicon, mandado embora da base…

  • 23. dante  |  11/05/2010 às 16:46

    “Michel Bastos, que até chegou a fazer uns golzinhos de falta, foi dispensado por indisciplina por invadir os quartos da concentração mamado com um extintor de incêndio e fumacear todo mundo, inclusive dirigentes e membros da comissão técnica.”

    bá, essa eu não sabia.

    michel bastos pra CAPITÃO dessa parada aí, óbvio. uhuheuhuhr

  • 24. J Petry  |  11/05/2010 às 16:48

    #22: Dá pra incluir o Loco Abreu nessa lista, não?

  • 25. Ranieri  |  11/05/2010 às 16:49

    achei a maioria dos convocados com apreço defensivista demais, até pro dunga… mas enfim… veremos

  • 26. Mateus  |  11/05/2010 às 16:49

    Dante: essa é uma história que correu bastante… é aquela coisa, se é verdade ou não, difícil saber… a parte confirmada é que ele foi mandado mesmo por indisciplina no meio do campeonato… A outra parte é como a da poltrona 36: a história rodou, mas ninguém nunca confirmou…
    eheheh

  • 27. Mateus  |  11/05/2010 às 16:50

    Loco Abreu, bem lembrado…

    Putz, tem o Beausejour tb…

  • 28. Mateus  |  11/05/2010 às 16:51

    Ah, e onde eu escrevi 2005 ali, leia-se 2004…

  • 29. Cunegundes, o mulato frajola  |  11/05/2010 às 16:54

    a seleção brazolheira está cheia de franguinhos como Robinho, Nilmar e Kaká, a seleção não tem um macho, se num jogo da copa guanabara sair um quiprocó não temos alguém pra chegar chegando, falta um TEXAS RANGER pra chegar chutando tudo, já dizia o Sargento Linhares do 13º BPM de Belford Roxo, “um, dois, feijão com arroz, bate primeiro, pergunta depois”, essa copa vai ser uma embriaguez de fracasso e broxisse, já estou até vendo o Galvão Buenito se afogando num copo de uísque com cocaína, quack.

  • 30. Prestes  |  11/05/2010 às 17:05

    Belíssima análise, Luis!!!

  • 31. Franciel Cruz  |  11/05/2010 às 17:06

    Como diria a Vedete de Santo Amaro, esta tal de convocação não “é por demais forte simbolicamente para eu me abalar”. E ademais (recebam, incréus) sempre achei que este negócio de seleção é igual a doce: só quem aprecia é mulher, formiga e viado.
    Inobstante (matem na pleura e distribuam), retorno a esta impoluta tribuna para conceder razão ao filho de Érico Verissimo. Realmente, como o escritor já havia profetizado em 1994: “Dunga não consegue entender a vida sem dificuldade”.
    No mais, acho que deveria ter convocação todo dia só pra milton neves (caixa baixa, maestro) ser espinafrado em rede nacional.

    Aliás, hoje é um dia de júbilo. Vou agora ver o texto de Tahllesgoto, que já me ganhou no título, pois chamou a torcida do time de tinga do nome que merece: Bagay.

    Fui, mas voltarei, igual a Getúlio, o positivista, nos braços do povo.

  • 32. Juliano Schroeder  |  11/05/2010 às 17:06

    #29 Só um pouco. Estás cometendo uma tremenda injustiça. O Lúcio é o jogador mais bagual que há por essas bandas.

    Quase tão bagual quanto o Jonas.

  • 33. Prestes  |  11/05/2010 às 17:09

    31. VOLLLTA FRANÇUEL!!

  • 34. Eduardo  |  11/05/2010 às 17:10

    Futebol super-profissionalizado ficou chato pra caralho…

    Jogador agora tem que fazer plano de carreira, MBA e previdencia privada pra poder jogar na seleção…

    Antigamente era só jogar pra caraio

    Ficam inventando lenga lenga de coerencia, planejamento… (olha o coringao)

    Futebol pelo que sei ainda é JOGO, e pra ganhar jogo se faz APOSTAS.

    Pra mim a melhor aposta ainda é em quem *está* jogando pra caralho

    Mas o Dunga aposta diferente, acho que dá pra ganhar mesmo assim

  • 35. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:11

    #15

    Tais contratações citadas no texto foram em 2004, não 2005.

  • 36. Diogo  |  11/05/2010 às 17:14

    Estou enganado, ou o Dunga tirou o Victor de uma SEMIFINAL de Libertadores por nada?!

    Alguém responde aí, pra mim poder colocá-lo a lista das pessoas cuja morte irei celebrar: vide Zagallo.

  • 37. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:15

    #34

    Cara, ele há 3 anos tem resultados com esses 23 convocados.

    Ano passado, ganhou de algumas seleções que vai enfrentar nesse torneio, com esses 23.

    Não é MBA. É mera questão de apostar em quem joga bem. Esses na seleção jogaram bem.

    Esses da imprensa, e outras pessoas, que falam que futebo, é momento, com certeza pediriam Messi em qualquer seleção. Mas o que se vê dele na seleção argentina é nada. Nunca jogou o que joga no Barcelona.

    E dentre os que estão jogando, e os que ele chamou, só esse Ramires e aquele Josué, eu trocaria. De resto, os que ele chamou, foram eficazes

  • 38. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:16

    Tirou Nilmar e Kleber da final da Copa do Brasil tambem.

    E Kleber nao foi.

    De coloradismo nao pode ser acusado

  • 39. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:16

    * E Kleber nao foi convocado

  • 40. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:18

    Ah, aquele Alex, que joga na Turquia, ainda está lá. Esse acho o mais injustiçado. Jogava demais aquele loco. Deveria ter ido pelo menos a uma copa do mundo. Nem que fosse pra ficar no banco.

    Prêmio pra tanta categoria

  • 41. Ducker  |  11/05/2010 às 17:18

    #29 mestre!

  • 42. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:19

    Que cacete, maldito teclado.

    *Ah, aquele Alex, que joga na Turquia, ainda está lá ?

  • 43. Diogo  |  11/05/2010 às 17:22

    Mas também, fala a verdade, Copa do Mundo só vale pela putaria que rola.

  • 44. Matheus Martins  |  11/05/2010 às 17:23

    Entender o Neymar não ir se entende, o menino é da turma da oba oba e mala, agora o Ganso é craque diferenciado dessas coisas de Felipe Melo, Ramires, Josué, etc…vamos sentir falta dele quando um Drogba ou Simão abrir o placar contra o Brasil, e suas equipes ficarem com dez negos atrás da linha da bola, ai cade o toque diferente é vai sobrar para essa cambada de volantes…

  • 45. Roger  |  11/05/2010 às 17:25

    Dá-lhe Urugay!!

    Aguante e adelante!

  • 46. Gerhardt  |  11/05/2010 às 17:26

    Não foi o Falcão que quando assumiu fez uma seleção só com jogadores q jogavam no BR? acho q foi mas nao tenho certeza.

    Acho q o BR pode ser firme na Copa pelo sentimento, não pelo talento, mas pode.

    Agora, faz uma seleção nacional e faz um duelo. Acho q o time do Victor ganha de barbada.

  • 47. Diogo  |  11/05/2010 às 17:30

    Se os emoboys da vila forem craques mesmo, serão convocados em 2014. Não vejo porque antecipar as coisas.

    Nessa o Dunga acertou.

    Mas vai ser a seleção mais sem graça da história desse país, juntamente com a de 1994. O ano em que parei de torcer para a Seleção.

  • 48. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 17:31

    #34

    Meu caro, pesquise sobre um tal de Joao Havelange….. o real responsável pelo brasil ser multicampeao de copas….

    Planejamento é TUDO, e olha que era na epoca do fussball dinossauro

  • 49. Marimon  |  11/05/2010 às 17:33

    Curti o texto.

    mas sigo torcendo pra que o Dunga se foda, abraçado no Rico Terra, de PREFERENÇA.

  • 50. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 17:33

    #47

    94 foi o ano que eu comecei a torcer pela seleção… só sabia alguns nomes hehehehehe

    até hoje só me lembro da comemoração heheh

  • 51. Léo  |  11/05/2010 às 17:34

    alguem me explica o q o DONI está fazendo na seleção, se é banco na roma do JÚLIO SÉRGIO?

  • 52. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 17:37

    HAHAHUuahHUAHUhuahuUAHUahu

  • 53. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 17:43

    Segundo o dunga leo, é pelo doni ter peitado o roma e ter ido jogar a copa américa… o que depôs contra o vitor foi nao ter jogado na seleção tempo suficiente.

    No caso acho que o dunga foi injusto, pois o vitor demonstrou todas as caracteristicas que o mesmo citou como importante. Faltou apenas um jogo de titular, que ele mesmo nao colocou ano passado.

    Daí para defender sua coerencia “sem nenhum buraco”, acabou comentendo a injustiça, sendo justo. :S

  • 54. Gerhardt  |  11/05/2010 às 17:45

    #36. Eu preferia ter permanecido na ignorância desta lembrança. Isso derruba qualquer argumentação. Que comecem os impropérios após o prefixo COLORADO….

  • 55. Léo  |  11/05/2010 às 17:45

    essa “coerência” do dunga é q fode… coerência de cu é rola. Tem que levar os melhores.

  • 56. Ernesto  |  11/05/2010 às 17:46

    Até entendo que ele peca pela incoerência. Mas é para uma convocação de 3º goleiro.

    E essa historia de peitar os clubes conta muito para o Dunga.

    Se bem que o Robinho e Kaka se ausentaram das olimpiadas, e o Ronaldinho Gaucho se pilhou de ir.

    Não da pra entender mesmo.

  • 57. Ducker  |  11/05/2010 às 17:46

    Obino estava à frente de seu tempo, ninguém entende…

    huahuahauahua

  • 58. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 17:51

    Na real ernesto, as olimpiadas tinham dois objetivos bem claros para RT e dunga.

    1º – Ressucitar o presunto ronaldinho,
    2º – Preparar a piazada para 2010-2014

    O foco era pegar o time dos guris e utilizar o RG ao maximo de seu potencial.

    Treinou 2 meses com o paixão em poa e o escambau.

    Dai resolveu que era hora de festinha e o caralho… naufragou completamente.

    O segundo objetivo também não foi cumprido…

  • 59. Jader Anderson  |  11/05/2010 às 17:57

    Todo mundo se pilhou menos ele, pelo menos o que se mostrou em campo foi isso.

    Se ele tivesse explodido na olimpiada, mesmo nao ganhando ouro estaria indo agora pra copa com certeza.

    E o negocio do victor-doni… fazer o que neh, invictor deu azar 😦

  • 60. rômulo  |  11/05/2010 às 17:58

    júlio sérgio??????

  • 61. Roger  |  11/05/2010 às 18:07

    A CBF anunciou no final da tarde desta terça-feira os sete jogadores na lista de espera de Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul. São eles o zagueiro Alex (Chelsea), o lateral Marcelo (Real Madrid), o volante Sandro (Inter), os meias Ronaldinho (Milan) e Paulo Henrique Ganso (Santos), e os atacantes Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

  • 62. Lol  |  11/05/2010 às 18:08

    A CBF divulgou no final desta tarde a lista dos sete jogadores que complementam o total de 30 atletas exigidos pela Fifa para disputa da Copa do Mundo. Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e Ganso, do Santos, que não figuraram entre os 23 iniciais de Dunga, aparecem nesse grupo de reservas.

    Diego Tardelli (Atlético-MG)
    Ganso (Santos)
    Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
    Marcelo (Real Madrid-ESP)
    Alex (Chelsea-ING)
    Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
    Sandro (Internacional-RS)

  • 63. alemao  |  11/05/2010 às 18:09

    O q me irrita no anão é o seguinte:

    o doni (e seu mega empresário) vão para ser 3o reserva, correto?

    Há 99,9% de não jogar. correto?

    Qtas copas mais o doni iria? A princípio, mais nenhuma. Correto?

    Logo, de q vale essa tão falada experiência.

    Pq, já q não vai jogar, não se dá a vivência de uma copa para um goleiro q já provou q pode ser o possível substituto do Júlio Cesar?

  • 64. Diogo  |  11/05/2010 às 18:10

    53.

    Bah, então que convocasse o PATRÍCIO! De peitaço ele entende…

    Dunga calado é um anão, tentando explicar a convocação é um anão felando um jumento.

    Alô Dunga, filho da puta, talvez o Victor não jogou porque você não pôs ele em campo, filho de uma égua!

    Alguém avisa o Dunga aí que o Willian BATORÉ, o BILICA, o A. PICO e 99,99% dos perna-de-paus brasileiros COXARIAM até a avô no tanque para serem convocados.

    DONI HERÓI NACIONAL, PRESIDENTIU DO BRASIU, RAINHA DA FESTA DA UVA!!!

  • 65. alemao  |  11/05/2010 às 18:10

    no segundo ítem é 99,9% de CHANCE de não jogar

  • 66. alemao  |  11/05/2010 às 18:19

    Peitada por peitada, sou mais da pamela anderson.

  • 67. Lobo Joinville  |  11/05/2010 às 18:28

    Michel “LOBO” Bastos na seleção!!!
    O cara joga muito!!!

  • 68. vicente v.  |  11/05/2010 às 18:34

    “Ramires, Gilberto Silva, Felipe Mello? O Sandro do inter joga mais que os três sem um dos pés”

    AHN?

  • 69. cassiano  |  11/05/2010 às 18:35

    Doni, depois de rogerio ceni, o maior frangueiro na seleção nacional a assistir uma copa de perto…….

  • 70. Norteña  |  11/05/2010 às 18:37

    Galera.

    Onde tem se compra uma camisa da Celeste em Porto Alegre. Só vejo da argentina. Não torço para a Selenike nem atado.

  • 71. Sancho  |  11/05/2010 às 18:40

    A base é a seleção da Copa das Confederações. Dos 23, 18 jogadores estiveram na África do Sul no ano passado. Victor, Miranda, André Santos, Kléber e Pato foram substituídos, respectivamente, por Doni, Thiago Silva, Michel Bastos, Gilberto e Grafite.

    A verdade é que, no fim, se deve parar de deliberar e decidir. Como toda a decisão tem em si um pouco de arbitrariedade, não se pode demandar eternamente razões. Mas Dunga revelou algumas. Eis, para mim, os três principais porquês de hoje, e as respostas do treinador:

    *Por que Doni?

    Se eu soubesse disto, jamais duvidaria que Dunga fosse chamá-lo. A justificativa da convocação é que o Doni foi para a reserva por ter ido jogar pela Seleção. Não interessa se isso é verdade ou não, o fato é que Dunga se sentiu responsável. Como será o 3º goleiro, a chance maior é a de que Doni passe férias na África do Sul. É o consolo…

    *Por que Kléberson?

    Isso ninguém perguntou, mas é jogador de confiança de Dunga. Quem deve estar sem entender absolutamente é Alex Fergusson. Eu não levaria, mas eu não sou o treinador da Seleção.

    *Por que Grafite?

    Dunga deixou claro: Adriano se desconvocou. Esse é o fato. A vaga caiu no colo do Grafite, jogador que já havia sido testado. Dunga viu e, simplesmente, gostou mais dele. Outros sobraram porque só havia uma vaga.

    Há alguns “por que não”, tipo “Por que não Victor?”, mas para esses a resposta foi sempre a mesma: não jogaram. A pergunta seguinte seria: e por que não foram postos para jogar quando houve oportunidade? Mas essa não foi feita…

    Dos 23, eu só discordo, mesmo, de Doni e Kléberson. Tenho restrições com outros, mas deve-se aceitar que às vezes é só questão de opinião, mesmo.O meio-de-campo segue sendo o setor mais fraco do time. Dunga, em princípio, não corrigiu esse problema. Se precisar, Dunga espera que Júlio Batista, Michel Alves, Gilberto, Nilmar e/ou Grafite sejam capazes de mudar um jogo. Tenho sérias dúvidas disso…

    Agora é aguardar a Copa. Mesmo com defeitos (que teria com qualquer relação), é ainda a grande favorita ao título. Por mais críticas que se tenha, essa convocação foi feita pelo atual campeão da Copa América, da Copa das Confederações e das Eliminatórias, e do primeiro lugar no ranking da FIFA. Não é nada, não é nada, mas é o máximo que se poderia exigir dele em resultados…

  • 72. Cunegundes, o mulato frajola  |  11/05/2010 às 18:49

    o Paraguay ganhará esta copa, BATE NA MINHA BUNDA E ME CHAMA DE ALFREDO STROESSNER

  • 73. Sancho  |  11/05/2010 às 18:56

    Compl. 71

    Entenda-se DANIEL Alves, por favor…

  • 74. Serramalte Extra  |  11/05/2010 às 18:57

    bah, mas será que só eu achei a convocação totalmente PREVISÍVEL?
    (tanto que no Bolão da Copa da ESPN o único que eu errei foi o Gilberto)

    O Dunga entrou lá para acabar com a chinelagem e com a onda da imprensa.

    Não esqueçam, o time de 2006 foi o pior desde 1966 (não foi nem melhor que o de 1990, que pelo menos saiu jogando melhor que o vice campeão, perdeu no crime), e foi o único “unânime” na imprensa desde que eu me lembro. Era “bota ponta Telê” em 82 e 86 (só lembro de 86, mas diz que era igual na anterior), foi “Era Dunga” em 90 e 94, foi “leva Romário” em 98 e 02…

  • 75. Diogo  |  11/05/2010 às 19:16

    Uma pergunta?

    Quem diabos, o Dunga pensa que é para questionar o futebol de alguém pelo fato de ser inexperiente e/ou nunca ter entrado em campo pela Seleção?

    QUE CARALHO DE TIME ELE HAVIA TREINADO ANTES????

    Conte outra, marionete do Ricardo Teixeira.

  • 76. Sancho  |  11/05/2010 às 19:22

    Re 75

    Ele teve quatro anos para conseguir experiência…

  • 77. Norteña  |  11/05/2010 às 19:29

    Bah, a coloradage defendendo com unhas e dentes o Anão. Parecem o Wianey.

  • 78. Diogo  |  11/05/2010 às 19:37

    76.

    Sabia que iriam vir com essa resposta leviana.

    SE ELE TEVE É PORQUE ALGUÉM DEU, CARAJO!

    Pela lógica do Anão, ele nunca SE daria uma chance. MUITO COERENTE!

  • 79. Sancho  |  11/05/2010 às 19:40

    Re 78

    Na verdade, ele não se daria uma chance de aparecer HOJE e convocar 23 jogadores para a Copa do Mundo SEM NUNCA ter trabalhado ANTES. Percebe a diferença?

  • 80. Sancho  |  11/05/2010 às 19:42

    Compl. 79

    Aliás, durante os últimos 3 anos, Dunga convocou diversos jogadores que nunca haviam jogado pela Seleção antes…

  • 81. Diogo  |  11/05/2010 às 19:46

    79.

    NÃO.

    Tirar um goleiro de uma semifinal de Libertadores, SEM NUNCA ter trabalhado é que é legal!?

    Pela lógica de Dunga, fosse o inter a Seleção, e o Mundial de Clubes a Copa América: ele iria reconvocar ad eternun o Gabiru, pelos SERVIÇOS PRESTADOS.

    Nem o Píffero foi tão IMBECIL!

  • 82. Diogo  |  11/05/2010 às 19:49

    DUNGA QUEIMARÁ NO FOGO ETERNO JUNTO COM O ZAGALLO!

    Nada pode ser maior.

  • 83. FERN  |  11/05/2010 às 19:51

    #82 suhauhuashuashaushuahsuahsuashuas

    Gracias Dunga!!!
    apesar de 1994 e 1999 (entre outros) tu merece meu RESPEITO!!!

    Dunga querido Geral está contigo!!!

  • 84. Junior  |  11/05/2010 às 19:52

    ” Primeiro que Dunga é o ser humano que mais foi pressionado nos quase 100 anos de história da Seleção Brasileira – volante de qualidade técnica questionável…”

    Discordo de tudo acima. Primeiro, Parreira e Felipão foram um milhão de vezes mais pressionados que o Dunga. O Parreira foi “demitido” várias vezes pela imprensa durante as eliminatórias. A imprensa paulista fazia pressão diariamente para tirar o Dunga e o Taffarel, especialmente este, para que o Zetti fosse titular. A pressão para levar o Romário foi gigantesca, o Felipão quase apanhou na saída da CBF, certa vez. E segundo, o volante Dunga não tinha qualidade técnica questionável, era bom jogador, titular absoluto na seleção do treinador Dunga.

    Concordo com o #34, do Eduardo. Foi a pior convocação de seleção brasileira que eu já vi. Ruim e incoerente. O Grafite não pode nem passar perto de um estádio onde a seleção brasileira jogue. O Doni é pior ATÉ que o Lauro. O Ganso não foi convocado entre os 23 por inexperiência, mas a experiência do Grafite na seleção se resume à 27 MINUTOS de um amistoso contra o time misto da Irlanda. Se o Ganso é inexperiente para estar entre os 23, deveria ser inexperiente para estar entre os 30. Dos 7 suplentes, 5 são melhores que alguns que estão entre os 23:

    Sandro>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Josué
    R. Gaucho>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kleberson
    Ganso>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Julio Baptista
    Diego Tardelli>>>>>>>>>>>>>>>>>>Grafite
    C. Eduardo>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Robinho

  • 85. FERN  |  11/05/2010 às 19:53

    #31, Frã Sir Él=Mestre, pero como meu vô é Bahia:

    Chupa Frã Sir Él!!!

    usahushaushaushuahsuahsuahsuhsu

    #45, Roger:

    jura???

  • 86. Diogo  |  11/05/2010 às 19:57

    Aliás, pela lógica do Anão, o Ganso não deveria nem estar entre os 30.

    Tem neguinho aí que jogou bem mais até que os 27 minutos do Grafite, tendo a fila furada pelo Ganso.

    QUE QUE É ISSO DUNGA! CADÊ O COMPROMETIMENTO?

  • 87. Sancho  |  11/05/2010 às 19:58

    Re 81

    E, de repente, tudo se explica…

  • 88. Diogo  |  11/05/2010 às 19:59

    A propósito:

    Empresário do Doni >>>>>>>>>>>>> dante>>>>>>>>>William Magrão.

  • 89. Diogo  |  11/05/2010 às 20:01

    87.

    Demorou…

    O torcedor é passional e a bola pune [ Ramalho, Celso].

  • 90. Prestes  |  11/05/2010 às 20:03

    Júnior, acho que o Luis se referia à “Era Dunga”, que foi a maior sacanagem da história da imprensa esportiva brasileira (que eu conheça).

    Só o Barbosa deve ter sido mais humilhado.

    É muita sacanagem, uma equipe com dirigentes, comissão técnica, 23 jogadores, colocarem o nome de um jogador como “símbolo”, sem se importar com a verdade dos fatos e que se vai fuder a vida do jogador.

    O Dunga sofreu um massacre psicológico violento. O qual não se esqueceu ainda.

  • 91. Serramalte Extra  |  11/05/2010 às 20:04

    84: a “melhor” pra ti (na hora) deve ter sido a de 2006, né?

  • 92. Serramalte Extra  |  11/05/2010 às 20:06

    e experiência/inexperiência não é bem assim.

    Decidir um campeonato alemão, já tendo jogado Libertadores, etc, vale bem mais que decidir um Paulistão contra o Santo André, me desculpem…

  • 93. Sancho  |  11/05/2010 às 20:07

    Re 86

    Essa lista extra, dos sete, não serve para nada. Eles já surgem cortados. Se alguém se machucar, pode haver substituição até 24 horas antes da estréia do Brasil, e o substituto não precisa ser da lista preliminar (ver “26.6”). Por isso que não precisou ter goleiro nenhum nela. Dunga poderia ter posto todo mundo que a imprensa pediu, mas só podia sete…

  • 94. Sancho  |  11/05/2010 às 20:08

    Re 90

    Fará a volta olímpica no Soccer City mandando todos, justamente, à pqp… DE NOVO!

  • 95. Diogo  |  11/05/2010 às 20:10

    O Dunga é um verme!

    Huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • 96. Sancho  |  11/05/2010 às 20:14

    Maradona chamou 30:

    Goleiros (3) – Sergio Romero (PSV-HOL), Mariano Andujar (Catania-ITA), Diego Pozo (Colón)

    Defensores (9) – Nicolas Otamendi (Vélez Sarsfield), Martin Demichelis (Bayern de Munique-ALE), Walter Samuel (Inter de Milão-ITA), Gabriel Heinze (Olympique de Marselha-FRA), Clemente Rodríguez (Estudiantes), Nicolás Burdisso (Roma), Juan Manuel Insaurralde (Newell’s Old Boys), Fabricio Coloccini (Newcastle-ING) e Ariel Garcé (Colón).

    Meio-campistas (11) – Jonás Gutierrez (Newcastle-ING), Javier Mascherano (Liverpool-ING), Juan Sebástian Verón (Estudiantes), Ángel Di María (Benfica-POR), Mario Bolatti (Fiorentina-ITA), Javier Pastore (Palermo-ITA), Maxi Rodríguez (Liverpool-ING), Juan Mercier (Argentinos Juniors), Jose Sosa (Bayern de Munique-ALE), Sebastián Blanco (Lanús) e Jesús Dátolo (Olympiacos-GRE).

    Atacantes (7) – Lionel Messi (Barcelona-ESP), Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP), Carlos Tevez (Manchester United-ING), Diego Milito (Inter de Milão-ITA), Martín Palermo (Boca Juniors), Sergio Agüero (Atlético de Madri-ESP) e Ezequiel Lavezzi (Napoli-ITA).

    Quem serão os 7 a bailar?

  • 97. Diogo  |  11/05/2010 às 20:15

    O que me enoja é esse circo todo, se ao menos eu morasse na parte tropical desse país para me deleitar no patriotismo suado das morenas com shortinhos verdamarelo e bundas macias [alô, cunegundes].

    É só o que importa.

  • 98. Prestes  |  11/05/2010 às 20:21

    Maradona insiste em não chamar o Cambiasso.

    Lamentável.

  • 99. Prestes  |  11/05/2010 às 20:23

    Pelo menos chamou o Samuel e não chamou o Sebá, uhsduhsasuhdasuhdasduh

  • 100. Flávio  |  11/05/2010 às 20:24

    É o pior elenco que o Brasil manda a uma Copa do Mundo desde 1990. Entre os convocados, dois reservas da Roma e vários jogadores em má fase. Aliás, acho que somente o trio interista e Daniel Alves vivem grande momento em seus clubes. Mas Dunga foi fiel às suas escolhas. Não foi o primeiro, vide o grupo fechado de Lazaroni em 90 ou Telê em 86 morrendo com abraçado com os veteranos da copa passada Ainda assim, o Brasil é favorito, como sempre foi. Discordo de várias escolhas de Dunga, mas é inegável que ele montou um time forte, com uma ótima defesa e um contra-ataque mortal. O grande problema é o banco de reservas, com bons jogadores, mas nenhum capaz de mudar um jogo. O consolo é que as outras seleções têm limitações ainda maiores. E existe a tradição de um ou dois sempre serem cortados por lesão na fase de treinamento…

  • 101. Prestes  |  11/05/2010 às 20:25

    Não tem um lateral decente nesses 30 do Maradona, vai jogar com quatro zagueiros atrás.

  • 102. Flávio  |  11/05/2010 às 20:26

    Argentina forte do meio para a frente, mas na defesa só o Samuel se salva.

  • 103. Serramalte Extra  |  11/05/2010 às 20:30

    100, grupo fechado do lazaroni?? Cara, os jogadores só fizeram bico naquela copa, tiravam foto com as mão tapando os patrocinadores da seleção, etc!!

    e o elenco daquela copa era excelente:

    1 Taffarel • 2 Jorginho • 3 Ricardo Gomes • 4 Dunga • 5 Alemão • 6 Branco • 7 Bismarck • 8 Valdo • 9 Careca • 10 Silas • 11 Romário • 12 Acácio • 13 Mozer • 14 Aldair • 15 Müller • 16 Bebeto • 17 Renato Gaúcho • 18 Mazinho • 19 Ricardo Rocha • 20 Tita • 21 Mauro Galvão • 22 Zé Carlos

  • 104. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 20:31

    olha o time dos cara e olha o nosso… namoral,triste isso.

  • 105. Prestes  |  11/05/2010 às 20:34

    Esse time da Argentina tá um lixo também.

    Não tem nenhum lateral decente, só tem um volante razoável (Mascherano). De meia, bom mesmo só o Verón. E pelo visto ele vai botar o Verón de volante, aí ele não vai conseguir nem marcar nem atacar.

    Só o ataque é foda mesmo.

  • 106. Flávio  |  11/05/2010 às 20:37

    #103
    O próprio Lazaroni usou a expressão grupo fechado, mas no sentido de definido não necessariamente de unido. Levou os bruxos Tita e Bismarck (não que as opções fossem muito melhores: Neto e Geovani). O elenco era parecido com o de 90, mas com Romário lesionado, e jogadores como Careca, Alemão e Jorginho em má fase. Os alas não eram velozes e o meio-de-campo era amarrado e sem poder de fogo. Com um ataque pouco inspirado, deu no que deu.

  • 107. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 20:38

    “Só o ataque é foda mesmo.”

    então. já come o time do brasil inteiro com areia. só carinha fodão.só a zaga num vacilar,levam a copa tranquilo e tirando onda.

  • 108. Serramalte Extra  |  11/05/2010 às 20:40

    106 aí é o time, não o elenco… Bebeto e Renato jogavam muito mais que muller, e o brasil só perdeu pra argentina por problema no ataque. O time dominou completamente aquele jogo, a argentina teve UMA chance e fez..

  • 109. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 20:43

    lazaroni é um viado.a mando do eurico levou um monte de jogador do vasco( acácio, bismark, mazinho, bebeto e tita )pra copa só pro campeonato carioca ser suspenso e o vasco ter mais tempo pra enfrentar o botafogo na final,que tava mó bem naquele período.

  • 110. Prestes  |  11/05/2010 às 20:43

    Não te ilude, jovem Botafoguense.

    O Maradona tem conseguido fazer caras como Messi e Verón não jogarem nada.

  • 111. Flávio  |  11/05/2010 às 20:45

    #108
    Foi a melhor atuação do Brasil na Copa, mas o ataque não funcionou e quem chegava de trás não tinha poder de fogo. O Bebeto se lesionou num treino e o Renato só jogou 10 minutos…

  • 112. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 20:45

    então beleza,melhor pra nóis! hehe.

  • 113. Prestes  |  11/05/2010 às 20:46

    O Neto era MUITO melhor que o Bismarck. Aliás, era bem melhor que o Valdo também que acabou sendo titular.

    Mas sei lá, o Neto era muito locão, era capaz de se apresentar na Granja Comary às seis da matina, com duas putas, pesando 120 quilos, uhasdasuhdasuhuhasuhuhdhu

  • 114. Serramalte Extra  |  11/05/2010 às 20:46

    e acho que os piores elencos que eu vi o brasil levar pra copa foram os dois que ganharam, 94 (Ronaldão, Márcio Santos, Paulo Sérgio, Zetti) e 02 (Roque Jr, Polga, Belletti, Vampeta, Edílson, Luizão)

  • 115. Flávio  |  11/05/2010 às 20:47

    Prestes, a Argentina tem jogado num 4-4-2 à moda inglesa: Gutierrez e Di María como wingers, Mascherano e Verón por dentro. Na frente, Messi e Higuain.

  • 116. FERN  |  11/05/2010 às 20:47

    RB a questã ta respondido la no outro post…viu

  • 117. FERN  |  11/05/2010 às 20:49

    Gracias Dunga!!!
    apesar de 1994 e 1999 (entre outros) tu merece meu RESPEITO!!!

    Dunga querido Geral está contigo!!!

  • 118. Flávio  |  11/05/2010 às 20:51

    Em 90 tinha Acácio, Zé Carlos, Silas, Tita, Bismarck…
    O de 86 tinha Edivaldo, Elzo, Casagrande, Edson Abobrão. Mais grandes jogadores como Zico, Falcão, Sócrates, Júnior, Oscar e Leão que já haviam passado do auge.

  • 119. Prestes  |  11/05/2010 às 20:52

    Pra mim Gutierrez e Di Maria não têm condições para criar as jogadas do time.

    Gutierrez porque não joga nada, e o Di Maria porque é muito juvenil.

  • 120. Flávio  |  11/05/2010 às 20:54

    Sim, na criação tá o Verón.

  • 121. Prestes  |  11/05/2010 às 20:57

    Quem vai marcar?

    Di Maria com aqueles GAMBITO? Gutierrez podre de ruim?

  • 122. Frank  |  11/05/2010 às 20:58

    Porra, levar um goleiro que nem reserva na Roma é…

    Levar um reserva no FLAMENGO…

    O Dunga pode ter sido coerente, mas não foi de modo nenhum INTELIGENTE…

    Quero ver um Kleberson da vida tendo que entrar em uma partida decisiva, ou um Doni entrando numa fogueira…

    Também vou torcer para a Celeste FERN… é a única opção sensata a se fazer…

  • 123. Frank  |  11/05/2010 às 21:01

    Bem lembrado LF…

    Obino, um INJUSTIÇADO…

    ahoifadhasdofisfahd

  • 124. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 21:02

    torcerei mto pro uruguay,LOCO ABREU NÉ.mas num dá pra torcer contra o brasil…tipo,continua sendo a amarelinha histórica,independente dos putos que comandam.

  • 125. Flávio  |  11/05/2010 às 21:02

    #121
    É meio-de-campo em linha. Em tese, todos marcam.

  • 126. Sancho  |  11/05/2010 às 21:02

    O Kléberson, ao menos, não treme. Dunga quis jogadores de personalidade forte. Esse foi o PRIMEIRO critério. Não foi bola. Ao que parece, ele não sentiu isso no Victor, e não quis esperar a Copa para saber se Ganso e Neymar dão conta do recado…

  • 127. Mateus  |  11/05/2010 às 21:02

    Falar que o elenco de 2002 era fraco só pode ser brincadeira. Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho, desde 82 não tínhamos tanto craque junto, e dessa vez com um técnico…

    E quem fala que esse time da Argentina é muito bom anda jogando muito WE. Zaga fraca e meio de campo ainda pior. Tem o Messi, atual melhor jogador do mundo, e um bom companheiro pra ele – são várias boas opções. É muito pouco. Pode ganhar, claro, se o Messi estiver endiabrado. Mas o time é fraco…

  • 128. Sancho  |  11/05/2010 às 21:08

    Cícero Melo, ESPN, na segunda pergunta (!?) da coletiva:

    “Ainda bem que você não era técnico em 1958, porque correríamos o risco de não ver o Pelé.”

  • 129. rafael botafoguense  |  11/05/2010 às 21:08

    mas é melhor que o do brasil.

  • 130. Carlos  |  11/05/2010 às 21:14

    Melhor seleção de todas pós 70

    82.

    O resto é o resto e era isso.

    Eu vi aquela merda jogar, e jogava pra cacete.

    E essa seleção é a cara do dunga, uma bosta. Mas acho q até ganha.

  • 131. Flávio  |  11/05/2010 às 21:20

    Melhor foi o diálogo do Felipe Melo com o PVC:
    Felipe Melo se irritou quando PVC perguntou sobre a má fase dele na Juventus.
    Felipe Melo: “Você é jornalista?”
    PVC: “E você é jogador de Futebol?”

  • 132. Rafael  |  11/05/2010 às 21:22

    QUESTÃO DE ORDEM

    a regra da Fifa de que os convocados não jogam na apróxima quarta-feira (caso do robinho) também vale para os outros 7 convocados (caso do ganso)????????????????

    diz que sim…

  • 133. Flávio  |  11/05/2010 às 21:24

    Nem o Sandro jogaria!

  • 134. FERN  |  11/05/2010 às 21:25

    #122, Frank, ERRADO

    é exatamente isto que estou combatendo, a única opção sensata é torcer por aquela que manda teu sentimento e ao que me parece (13 que te parece?TTM) o teu e de quase todos os outros revoltados do: (ahh des de ñ sei quando ñ torço por ñ sei quem) – (mas dunga é burro, parreira era anta, felipão bosta…) que vejo por aí e por aquí… ehh a amarela…


    124. rafael botafoguense | 11/05/2010 at 21:02
    torcerei mto pro uruguay,LOCO ABREU NÉ.mas num dá pra torcer contra o brasil…tipo,continua sendo a amarelinha histórica,independente dos putos que comandam.

    PERFEITO!!!

  • 135. Sancho  |  11/05/2010 às 21:27

    Re 132

    Sim, mas não surtirá efeito porque a CBF liberou todo mundo.

  • 136. Lorenz  |  11/05/2010 às 21:27

    Essa regra da fifa deles não poderem jogar nem tem mais.

    Agora todo mundo pode jogar…

  • 137. Flávio  |  11/05/2010 às 21:29

    Mas seria injusto mesmo, já que os jogadores convocados de Bayern e Internazionale seriam liberados para a final da Liga dos Campeões.

  • 138. FERN  |  11/05/2010 às 21:43

    #124 Frank:

    falei isto:

    33. FERN | 11/05/2010 at 19:27
    artur tu me parece bem satisfeito com tua seleção, não é pra menos, parabéns ela é uma das melhores de todos os tempos…

    Eu tb estou plenamente satisfeito com a minha, que tb é uma das melhores de todos os tempos, e acostumado a bater qualquer dos 2 rivais que temos em qualquer lugar e por qualquer instância…

    e isto:

    116. FERN | 11/05/2010 at 14:30
    EU estarei aqui presente no dia em que REVESTIDO de toda sua GLORIA copeira o TEAM amarelo eliminar a então melhor da campanhafutbolespetaculo da 1ª fase nas 8ª da WC e constatarei o DERRETIMENTO de toda a nação IMPEDIMENTENSE que hoy emana ÓDIO ao COMANDANTE… shuashuahsuashuashuahsu

    em outros posts.

    pois ñ passa pela minha cabeça esta negação da dita seleção por seus torcedores, ainda mas se tratando de uma das fodasticas do FA, e que tem sido fodona em nosso tempo, ñ consigo entender tanta rejeição, SÉRIO, por isso q eu fico provocando, pois eu me emociono com GLORIAS das quais eu só presenciei U M A ! ! ! mesmo assim T O D A S elas tocam meu coração, me arrepiam desde o 1ª dia q vi a Celeste jogar e na minha cabecinha de 8 anos de idade associei o as cores ao meu Grêmio, por que é assim agente é arrebatado pelo time nunca o escolhemos, agora escrevendo penso aqui em 1924 1928 1930 1950 1980 1987 1995 glórias que EU GOZO com meus colegas hinchas da seleção brasileira, somos uma espécie de CURRADOR de rivais…. e percebem como a maioria delas estão velhas, e estou nem aí pra isso é como se tivesse vivido todas.

    É POR ISSO QUE NÃO ENTENDO TANTO ARREPENDIMENTO DE SER TORCEDOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA, aliás gostaria de um post falando sobre o tema que é muy comum em todos lugares, não acredito que não faça tão sentido assim ser torcedor do Flamengo e da SB, vasco flu, bota sp, cru, atlm, bah, spo, sant, gremio, inter e da SB. Suellen capricha!!!

  • 139. almilano  |  11/05/2010 às 22:51

    A melhor frase sobre o Doni veio do Twitter hoje, onde nosso amigo Chico Luz deu um RT no @Cebolinhabh:

    Esse empresário de Doni colocaria um dos 7 anões na NBA fácil fácil.

    sensacional!!!!

    Eu acho que em algumas peças ele poderia ter levado em consideraçao a TECNICA em vez da “parceria”.

    Levar o Doni por “fidelidade” eh sacanage.

    Jah que lembraram do Obino no post, eu perguntaria pro Dunga o mesmo que o Boaz, se nao me falha a memoria, perguntou pro Obino:

    “Presidente, e o FUTEBOL???”

    Se eh pra fazer time de “bruxos”, coloca o PAULO COELHO de treinador.

  • 140. almilano  |  11/05/2010 às 23:10

    Esse video eh muito bom, serio hasduhaidhasuduiadshaisduh

  • 141. Eduardo  |  11/05/2010 às 23:46

    Nao me surprenderei em escutar um “hey dunga, vtnc”, em alto e bom tom cada vez que o victor bater um tiro de meta pelos proximos 3 meses (em especial, contra o santos, obviamente reforcado pela torcida preto-e-branco)

  • 142. Leo Garcia  |  12/05/2010 às 00:14

    JOSUÉ + 10.

  • 143. Junior  |  12/05/2010 às 01:07

    “E essa seleção é a cara do dunga, uma bosta. Mas acho q até ganha.”

    O Carlos resumiu tudo. O Dunga tem tanta sorte que não há nenhuma boa seleção atualmente. A não ser que o Maradona vire um treinador de verdade, não aquele gordinho de abrigo na beira do campo.

  • 144. Ernesto  |  12/05/2010 às 01:41

    Comparar Neymar e Ganso com Pelé é brincadeira.

    E outra, só deram “show” mesmo, esse ano, contra Navraiense, Guarani e outros times menores. Na hora de pegar time grande, podem até ter jogado bem, mas nada demais.

  • 145. Guilherme  |  12/05/2010 às 03:51

    Eu já tenho certeza de que o Brasil vai ser campeão do mundo. A seleção tem a melhor defesa do mundo e o ataque, se não é Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo, é melhor do que qualquer outro ataque da copa, à exceção, talvez, dos amarelos da Espanha.

    É uma contradição, mas os times com talentos demais no ataque perderam a copa (depois de 70 claro). Times com alguns craques e time batalhador ganha.

    O time de 2002 tinha Kléberson, Gilberto Silva, Edmilson, Cafu, Roberto Carlos e Roque Júnior no time titular.

  • 146. Felipe (o catarina)  |  12/05/2010 às 08:36

    Maradona levando dezenas de jogadores do Lanús, Colón e Argentinos Juniors… se ele treinasse o Brasil, convocaria o Roberto do Avaí fácil fácil… hahaha

  • 147. Junior  |  12/05/2010 às 09:12

    #145, Gilberto Silva, Edmilson, Cafu, Roberto Carlos e Kleberson eram ótimos jogadores em 2002. Essa história de que time bom perde Copa e só ganha time ruim é lenda. O Gilberto Silva talvez fosse um dos melhores (talvez até o melhor) volantes do mundo naquela época. Tanto que fez muito sucesso no Arsenal depois da Copa. O ataque da Argentina é muito melhor que o nosso, qualquer um desses joga muito mais que o Robinho: Milito, Aguero, Messi, Tevez e Higuain.

    “Comparar Neymar e Ganso com Pelé é brincadeira.”
    O repórter comparou o Pelé de 1958, o adolescente que jogava o Campeonato Paulista, assim como o Ronaldo de 1994 e o Kaká de 2002 também estavam muito longe dos jogadores que viriam a ser alguns anos depois. Muita gente não sabe, mas o Pelé começou aquela Copa como reserva e por pouco não foi convocado. O Pelé naquela Copa (guardadas as proporções, obviamente) foi o R. Gaúcho de 2002, um jovem talentoso e COADJUVANTE. O eleito melhor jogador daquela Copa foi o DIDI.
    Tudo bem, agora virão inúmeros trocadilhos com os Trapalhões, ushjffgsfd.

  • 148. Anônimo  |  12/05/2010 às 09:24

    #147
    Pelé estreou (com gol) em 57 na Seleção, mesmo ano em que foi artilheiro do Paulistão. Em 58, era um jogador mais experiente do que Ganso e Neymar são hoje. Começou como reserva do Dida porque tomou uma cacetada num amistoso com o Corinthians e se lesionou. Quase foi cortado, mas o médico da Seleção garantiu que ele se recuperaria.
    Quanto aos atacantes argentinos, em seus clubes são melhores que o Robinho. Mas nos últimos anos o Robinho fez mais na Seleção brasileira do que eles na argentina.

  • 149. Matheus von muhlen  |  12/05/2010 às 09:24

    #147

    E o pelé já havia sido convocado e jogado pela seleção em 1957, omclusive marcando um gol na sua estréia contra a argentina.

  • 150. Anônimo  |  12/05/2010 às 09:34

    Pelé foi artilheiro do Paulista de 1957 (e 1958), e jogou pela Seleção nesse mesmo ano. Não tinha recém estourado nos profissionais, como é o caso de Ganso e Neymar.

    Smj, Pelé foi chamado de “Le Roi du Football” já na Copa de 58, após a vitória sobre a França na semifinal.

    Sanchotene

  • 151. Leonardo  |  12/05/2010 às 09:36

    Coerência em excesso é o que vai tirar o Brasil da copa nas 4as.
    Quando faltar qualidade no meio, o que fatalmente acontecerá, Júlio Baptista será a solução.
    Dunga se esconde atrás da coerência pra disfarçar sua insegurança por ocupar um cargo claramente acima de seus limites.
    Ele não sabe lidar com tantas variantes. Passou mais tempo preparando as desculpas à imprensa do que refletindo sobre as armadilhas de uma copa do mundo (e isso que ele tava lá em 90).
    Ter vencido copa américa, eliminatórias e confederações resultou na lista absurdamente coerente e desatualizada.

  • 152. Flávio  |  12/05/2010 às 09:54

    #151
    Concordo. O time titular é mais ou menos esse que Dunga vem escalando. Dá para questionar os volantes ou se Daniel Alves não é melhor opção que Elano, mas não o time-base.
    O problema é mesmo o banco.

  • 153. Junior  |  12/05/2010 às 09:55

    O Neymar eu não convocaria. Mas a não convocação do Ganso foi um absurdo. O Ganso joga na base da seleção há tempos. ELE tem mais experiência internacional do que o Pelé tinha em 1958. O Grafite tem só 27 minutos de experiência com o Dunga. O Ganso (ao contrário do Neymar) é titular do Santos desde o Brasileiro do ano passado. Mas isso não é o mais importante. Quem viu a atuação dele na final do Paulista sabe que ele é um jogador maduro, mais maduro que muitos dosconvocados do Dunga. Ele segurou o resultado sozinho, jogando como um veterano.

    Sanchotene, que revista escreveu isso do Pelé em 1958, eu nunca ouvi ou li nada parecido. E o que essa revista escreveu sobre o Didi, o melhor da Copa de foram unânime para a imprensa brasileira de então?

  • 154. Flávio  |  12/05/2010 às 09:55

    #150
    Mas o primeiro a chamar Pelé de Rei foi Nelson Rodrigues, antes mesmo da Copa da Suécia.

  • 155. Flávio  |  12/05/2010 às 09:57

    R#153
    Segundo várias fontes (nacionais e estrangeiras), o melhor em 58 foi Didi. O fato de ter jogado todas partidas pesou, Pelé e Garrincha só foram titulares a partir do 3º jogo.

  • 156. Junior  |  12/05/2010 às 09:58

    “Mas nos últimos anos o Robinho fez mais na Seleção brasileira do que eles na argentina.”

    O Robinho só se destacou nas fases preliminares da Copa América, em jogos fáceis da Eliminatória e em amistosos. Nos momentos decisivos, até o J. Baptista foi mais importante que ele. O comercial com os gols “mais importantes” dele reforça isso, só tem gol em amistoso, udgjhfgh.

  • 157. Sancho  |  12/05/2010 às 09:59

    Re 151

    Dunga convocou 5 meias: Kaká, J. Batista, Elano, D. Alves e Gilberto. Mas podem ser seis, se considerarem Ramires; sete, se considerarem Kléberson; oito, se considerarem o Michel Bastos; ou até nove, se considerarem Robinho. Podem não ser os meias de nossos sonhos, mas não é que não existam na lista.

    E nunca vi essa, quanto melhores os resultados, maiores são a prova de incompetência. Quando é para falar mal do Dunga, até o fato de ele ir bem serve de argumento contra. ‘Tá bem…

    A lista não está desatualizada. O fato de ela não ter os jogadores da “modinha” é resultado do trabalho realizado.
    Pode-se não gostar do Dunga, pode-se discordar da compreensão que ele tem de futebol, mas não se pode tirá-lo para otário, burro ou incompetente. Ele queria atletas com um determinado perfil para montar o grupo e escolheu por esses critérios.

    Ele tinha três anos para montar um time e montou um time. Só há UMA dúvida, na lateral-esquerda, reconhecidamente a PIOR posição da Seleção. No resto, todos sabemos de cor os titulares.

    Não existe UMA maneira correta de se fazer futebol…

  • 158. Flávio  |  12/05/2010 às 10:10

    Outros técnicos chegaram à Copa com bons resultados (Zagallo em 98, Parreira em 06) e foram igualmente criticados. Falar mal do técnico da Seleção é esporte nacional. Quase todo mundo reconhece o bom trabalho do Dunga, mas o questionamento a certos nomes e critérios é inevitável.

  • 159. Cunegundes, o mulato frajola  |  12/05/2010 às 10:11

    Estou nerrrvoso com o anão bucha, cuerência de cu é rola, o que vale é quem tá metendo bola na rede, e é por isso que a MAIOR injustiça foi a falta do Adriano Aspirador, um verdadeiro currador de zagueiros, e do Ronaldo Fodômero, esse fura até traveco, não tem pra ninguém, só com eles o Brasil poderia ser campeão da Taça Castor de Andrade 2010, também acho que falta um negão que fale grosso, o Julio Batosta tosta e não fala grosso, parece uma égua de corrida prenha, time que não tem um negão pra encoxar o adversário não chega a lugar nenhum, já dizia painho, nunca deixe colocarem só a cabecinha porque pinto não tem ombro, aposto que o Nilmar vai deixar os zagueiros da África do Norte da Serra colocarem a cabecinha nele e todo o país será fubecado de verde e roxo, a Dilma Roscoff não vai ser reeleita e eu vou perder o meu bolsa família e vou ter que fazer bico de faxineiro de boite pra pagar minhas dívidas com jogo do bicho e drogas e minha vida será uma embriaguez de fracasso, sangue, suor e bunda, de qualquer forma, vou poder realizar meu sonho de trabalhar numa boite com muitas mulheres macias para eu fornicar, nem que eu fique com as piores já tá bom, o que eu quero é dar um picotezinho de graça de vez em quando, é isso que um homem precisa para ser feliz, afiar o canivete uma vez por mês, mas bem afiado, é por isso que eu tenho muito a agradecer ao anão bucha Dunga que me proporcionará este prazer, são essas delícias que fazem a vida valer a pena, viva o anão DUNGA, PRESIDENTE DE BRASILIA!

  • 160. Sancho  |  12/05/2010 às 10:13

    Re 158

    Isso não seria problema. O problema é tratá-lo como um B*ST@ completo por não gostar do goleiro reserva. O Juca Kfouri, p.e., chamou a convocação de “desastrosa” por causa de TRÊS jogadores; três de um total de 23. É demais para mim…

  • 161. Flávio  |  12/05/2010 às 10:34

    #160
    Bah, Sancho… Mas aí já é dunguismo demais… Qualquer técnico que se apegasse a um goleiro porque ele defendeu um pênalti três anos atrás seria zoado.
    O Juca Kfouri mais elogia o Dunga do que critica. Aliás, ele, o PVC e o Tostão, que são os três comentaristas mais influentes do País, têm uma avaliação positiva – com eventuais ressalvas – do trabalho do Anão. Dunga não é unanimidade positiva, mas também não é negativa. Na SporTV (mais chapa branca que a ESPN, e também com mais acesso ao staff da Seleção), ele sempre foi bem tratado. A RBS, bairrista como só ela, é totalmente chapa branca. Ou seja, dizer que a imprensa toda está contra ele é exagero.
    Muitas críticas não passam de pegação de pé, mas também não dá para aceitar essa visão Brasil, Ame-o ou Deixe-o, tipo o Jorginho falando em Deus, pátria e família para rebater a imprensa.

  • 162. Jader Anderson  |  12/05/2010 às 10:35

    E começa a movimentação conspiranciosa da impedcopa…

  • 163. Anônimo  |  12/05/2010 às 11:03

    Re 161

    Doni e Kléberson, para mim, foram erros. Dunga convocou o primeiro, principalmente, por gratidão; o segundo, pelo caráter. Tenho restrições a outros nomes, mas que são plenamente aceitáveis. E reconheço que Dunga SABE o que está fazendo. Posso não concordar com o que ele faz, mas devo reconhecer que ele se propôs determinados objetivos e, do jeito dele, vem conquistando-os um por um.

    Ademais, por mais que se discorde de determinados valores do Dunga e do Jorginho, não se pode esquecer que ele estão sendo absolutamente sinceros. Eles acreditam que a Seleção é mais que um time, mas um símbolo do país. E vão para a Copa com esse espírito; com jogadores em que eles reconhecem esse espírito.

    Dunga e Jorginho montaram um grupo com jogadores em que eles confiam que não tremerão quando necessário e que querem MUITO vencer a Copa. Isso não pode ser ruim.

    No mais, para quem torceu para um Grêmio com OBINO (aquele que sabia muito!) na presidência, torcer pela Seleção com Dunga fica fácil demais.

  • 164. Flávio  |  12/05/2010 às 11:16

    Eu torcerei como sempre torci para a Seleção em copas do mundo, independentemente do técnico e dos jogadores.
    Dunga é um obcecado pela vitória e tem esse lado “zagalliano” de amor a amarelinha. Funciona como força motivacional e ajuda a focar o grupo.
    Mas o tom patrioteiro me incomoda, bem como o isolamento dos jogadores. Lembra a militarização da Seleção nas copas de 74 e 78.

  • 165. Leonardo  |  12/05/2010 às 11:20

    157
    Superficial.

  • 166. Defensor do futebol arte  |  12/05/2010 às 11:38

    o Ronaldão mesmo pesando 110 kilos (pra ser legal com ele), ainda poderia fazer a diferença, e o Adriano é menos pior q o Grafite…o mais triste de tudo, é q estávamos numa escassez de jogadores habilidosos, desde a revelação de Robinho no final de 2002, entretanto, já no ano passado surgiu Neymar, um piá de 17 anos, magrelo de merda e q tem muita ousadia nos dribles e não perde um gol, e este ano apareceu esse tal de Ganso, que conquistou o apoio de todos os comentaristas esportivos do país (q manjam de futebol muito mais q o Dunga) pq sem dúvida nenhuma é um craque, pois cria jogadas inteligentes e com rapidez, graças a ele o Santos está apresentando esse futebol de encher os olhos de qualquer brasileiro, mesmo com a defesa do time sendo uma merda…fodam-se as boas defesas, o povo gosta é de ver gol bonito e jogadas sensacionais, essa é a graça do futebol, por isso a seleção argentina foi aclamada na última copa mesmo depois de ser eliminada, alguém aí lembra de algum craque da seleção italiana q ganhou em 2006 nos pênaltis? Fábio Canavarro!?!? Fala sério, de que adianta termos o melhor goleiro e os melhores zagueiros do mundo, e dependermos de um único jogador de criação, q recém está voltando de uma lesão? Se o Kaká não jogar bem ou se contundir, não temos outra opção de jogador q tenha qualidade semelhante…o Dunga ainda não deve ter se dado conta disso…acredito q podemos ganhar a Copa, como surpreendentemente ganhamos a Copa América contra craques como Messi, Tevez e Riquelme, porém será da mesma forma: com uma marcação destrutiva no time adversário e somente jogadas de contra-ataque. O Dunga é um babaca, q não quis dar o braço a torcer, graças a ele, a seleção, nosso maior orgulho nacional, está indo nos representar de forma desacreditada, pois deixou para trás o futebol-arte que faz a alegria do nosso povo…

  • 167. dante  |  12/05/2010 às 11:50

    olha, me desculpa, DEFENSOR, mas isso aí é um monte de bobagem, a começar por “a seleção, nosso maior orgulho nacional”.

    e

    “alguém aí lembra de algum craque da seleção italiana q ganhou em 2006 nos pênaltis?”

    não são “craques”, mas: buffon. zambrotta. pirlo. luca toni. camoranesi. MATERAZZI. ponto final.

  • 168. Sancho  |  12/05/2010 às 12:15

    Buffon é ou era um CRACAÇO!

  • 169. Flávio  |  12/05/2010 às 12:55

    Buffon craque. E Pirlo era um baita volante-armador. Mas os outros citados são apenas esforçados.

  • 170. matheus furtado  |  12/05/2010 às 12:56

    é bem como o Flávio disse. Parece que querem criar um clima de amor ou ódio para com a seleção, e justificar isso pelo excesso de coerencia(existe isso?) do anão. O que não é justificável mesmo atende por Doni, Josué, Kléberson e Grafite, mas, convenhamos, o que é convocação da seleção sem nenhuma crítica. Sobre os meninos dançantes, eu levaria o Ganso; porém, levando ou não, se o desempenho da seleção for pífio(leia-se: não ser campeão do mundo) a imprensa vai cair em cima do Dunga do mesmo jeito, com Pato, Ganso ou PERDIGÃO. O mesmo valeria para o Gaúcho e o Adriano Inalador (Cunegundes ETERNO).

  • 171. Diogo  |  12/05/2010 às 13:07

    Eu quero mais é que caia o avião da Seleção, com o Ricardo Teixeira junto.

  • 172. Leonardo  |  12/05/2010 às 13:11

    Convocar Kléberson, Elanus, Felipe Merda e alegar que é fruto de um trabalho de 3 anos, mostra que o trabalho foi mal feito. Esses 3 não podem ser destaques num trabalho tão longo, a menos que o técnico tenha conceitos deturpados de futebol.
    Dunga convocou vários dungas, pois se considera o grande herói de 94 e quer repetir a “autoria” do “feito”.

    Ainda podemos utilizar os termos ‘convicção’ e ‘comprometimento’ em outros contextos ou o Dunga os esgotou na coletiva de ontem?

  • 173. FERN  |  12/05/2010 às 13:11

    #167 Dante WINS!!!

  • 174. FERN  |  12/05/2010 às 13:15

    e parem de criticar o dunga!!!

    Gracias Dunga!!!
    apesar de 1994 e 1999 (entre outros) tu merece meu RESPEITO!!!

    Dunga querido Geral está contigo!!!

    PORRA!!!

    usahsuahsuahsuhaushaushaushauhsuahsuahsuahsuahsuahsuh

  • 175. Junior  |  12/05/2010 às 13:41

    O Dunga pode vencer a Copa, é favorito inclusive, mas me incomoda demais um treinador da Seleção que fala apenas em comprometimento, seriedade, disciplina, etc., como se isso fosse virtude, isso é obrigação. É a mesma coisa que um político ter como plataforma eleitoral a honestidade. O Dunga não citou em nenhum momento a palavra TALENTO, o que é lamentável. A coletiva de ontem foi uma das mais ridículas que eu já vi, com o foco em Deus e Pátria, só faltou o militarismo, parecia uma palestra da TFP. A capa de hoje de O Globo foi perfeita, uma fina ironia, não sei se o Dunga entendeu.
    A manchete é “Pra Frente, Brasil”, com uma foto do Dunga embaixo da manchete, seguida por frases de “incentivo” como: Vamos amar o Brasil, etc.

  • 176. Defensor do futebol arte  |  12/05/2010 às 13:51

    Se todos os comentaristas do Brasil, que são pagos para analisar e estudar o futebol, absolutamente todos, criticaram a forma como a seleção foi convocada, então só o Dunga está certo?

    Quero crer que não.

  • 177. Diogo  |  12/05/2010 às 13:56

    Seleção Os Amigos de Dunga x Resto do Mundo.

    Vou torcer para a Coréia do Norte: DISCIPLINA é com eles.

  • 178. Álisson  |  12/05/2010 às 14:02

    Para quem não se lembra, Ganso jogou o mundial sub-20 no ano passado. Asseguro, sem nenhuma dúvida, que jogou menos que o GIULIANO na ocasião. Entendi o critério do Dunga. O cara fez um BRAZUCÃO meia boca no ano passado. Estourou no paulista e fez bons jogos contra times fracos e medianos na CB. Chamar o cara de craque é forçar a barra.

    E a resposta ao Milton Merchan Neves foi sensacional, valeu perder tempo vendo a coletiva.

  • 179. Gabriel R.  |  12/05/2010 às 14:03

    #140

    Demais o video!!!!

    Em 2006 a seleção dos sonhos com quadrado magico não fez nada na copa. Futebol tem que ser eficiente, não bonito. O spfw foi tri brasileiro com um futebol burocratico bragarai….

    Time do primeiro jogo e dunga pela seleção, amistoso contra a noruega em 2006 ainda

    Gomes, Cicinho (Maicon), Lúcio, Juan (Alex) e Gilberto;
    Gilberto Silva, Edmílson (Dudu Cearense), Elano (Júlio Baptista) e
    Daniel Carvalho (Vágner Love); Fred e Robinho.

  • 180. Gabriel R.  |  12/05/2010 às 14:09

    #176

    Falou bem, são pagos para entender de futebol MAS A MAIORIA NÃO ENTENDE NADA!! Os mais velhos vivem dum saudosismo dum futebol que nao existe mais e os mais novos preferem problematizar tudo pra produzir noticia do que estudar o esporte. Tanto é que aqueles que participam do noticiario esportivo e que jogaram bola fecharam com o dunga (caio, júnior, falcao)…

    E não dá pra usar a nossa imprensa como parametro, eles queriam levar ronaldo ano passado, o gaucho por 5 jogos esse ano, ganso e neymar…. O mesmo ganso e neymar que jogaram um brasileirao inteiro ano passado e nao fizeram nada demais…

  • 181. Junior  |  12/05/2010 às 14:17

    Seleção sub qualquer coisa só vale para a gurizada pegar experiência internacional. Como foi dito, o Ganso foi reserva do Giuliano, o Anderson (ex-Grêmio) foi reserva do Ramon (ex-Atlético-MG), o Romário foi cortado por indisciplina, entre outros. Já o Yan foi campeão mundial, no mesmo time do “saudoso” Bruno Carvalho, o João Guilherme (zagueiro do Inter) foi capitão e campeão de uma sub qualquer e nunca jogou nada no profissional. Repito, quem viu a final do Paulista percebeu que o Ganso é diferenciado, mais maduro aos 20 anos que a maioria dos “dunga boys”.
    A seleção de 2006 não perdeu porque os jogadores eram talentosos e habilidosos, perdeu porque era uma seleção velha e desmotivada, onde boa parte dos jogadores estavam acima do peso. O futebol tem que ser EFICIENTE, mas pode ser bonito, como o da seleção de 2002, do Cruzeiro de 2003, do Arsenal campeão inglês invicto, do Manchester Utd. campeão da Liga dos Campeões de 2007/2008, do Barcelona efetivamente campeão de tudo em 2009. O pragmatismo burocrático do SPFC não é a única maneira possível de vencer.

  • 182. Diogo  |  12/05/2010 às 14:29

    Pragmatismo burocrático é coisa de brasileiro corrido: esse campeonato ridículo que muitos acompanham só porque participam do Cartola FC e/ou do Bolão do Impedimento.

    Copa do Mundo é mata-mata.

  • 183. Junior  |  12/05/2010 às 14:36

    Negatvo, Diogo. Once Caldas venceu a Libertadores sendo um perfeito representante do pragmatismo burocrático, assim como a Grécia venceu a Eurocopa da mesma forma. Nenhuma fórmula impede algum estilo de futebol ser o vencedor.

  • 184. Mateus  |  12/05/2010 às 14:40

    @181
    Sugiro seguir a profissão de jornalista, já tá inventando fatos na cara dura pra provar a tua teoria. O Anderson não era banco de Ramon nenhum na seleção de base. A única que ele participou, sub-17, ele não só foi titular como eleito o melhor jogador do mundial…

  • 185. dante  |  12/05/2010 às 14:43

    “Se todos os comentaristas do Brasil, que são pagos para analisar e estudar o futebol, absolutamente todos, criticaram a forma como a seleção foi convocada, então só o Dunga está certo?”

    a própria pergunta já dá uma resposta: TODOS* criticaram porque “são pagos para analisar e estudar o futebol”. eles precisam produzir conteúdo, escrever colunas, dar entrevistas e etc.

    [*esse “todos” aí fica por tua conta, porque não foram todos, não. vide #180]

    não acho que o dunga esteja “certo” ou “errado” simplesmente porque não existe unanimidade em relação a isso.

    eu, sinceramente, achei as escolhas dele meio FUBANGAS, o que só comprova que eu, tu e o resto do mundo faríamos o mesmo, ou seja, teríamos a chance de se responsabilizar por isso, com nossos critérios e nossas escolhas pessoais.

    diz aí: se tu fosse fazer uma seleção, tu também não escolheria simplesmente os “melhores” [adjetivo totalmente SUBJETIVO]. muitas coisas que entram na questão [e que a gente nem faz ideia, porque não vive no meio] pesam [sei lá, vou chutar]: idade, o relacionamento fora do campo, a inteligência tática, o IDSBED [índice de se borrar em decisões], etc.

  • 186. Diogo  |  12/05/2010 às 14:44

    183.

    Só sei que o Dunga é um verme. E vai ganhar a Copa.

    O que é uma grande porcaria: depois que uma final de Copa do Mundo foi ganha nos penales, nada mais tem graça no futebol. Fora torcer pro Grêmio.

    Acabou minha infância ali, huaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • 187. Defensor do futebol arte  |  12/05/2010 às 14:45

    “O mesmo ganso e neymar que jogaram um brasileirao inteiro ano passado e nao fizeram nada demais…”

    Futebol, além de ser uma caixinha de surpresas, é MOMENTO.

    No momento eles estão com moral e jogando muito. É o que importa.

  • 188. Diogo  |  12/05/2010 às 14:49

    185.

    Espero comprovar nessa Copa do Brasil que Dunga não tenha levado Neymar e Ganso por causa do IDSBED elevado…

  • 189. dante  |  12/05/2010 às 14:56

    e agora me surgiu uma questão polêmica, que ninguém tocou [talvez por ser EXTREMAMENTE polêmcia, QUIÇÁ um TABU] mas que eu preciso dividir com os comentaristas do impedimento:

    CADÊ O WILLIAM MAGRÃO NA LISTA DO DUNGA?

    porra, até o sandro [colorado, verme, escroto etc.] foi chamado pra suplente!

    FORA DUNGA!

  • 190. Junior  |  12/05/2010 às 15:05

    Ninguém me contou, eu vi o Anderson no banco de uma sub qualquer coisa. Sei que essa seleção perdeu para o México.

  • 191. Rudi  |  12/05/2010 às 15:11

    um OFF total aqui

    como faço pra me inscrever no grupo que recebe as coisas das impedinuas? quero dar umas caneladas em minhas férias (vão ser depois da impedicopa, infelizmente)

  • 192. FERN  |  12/05/2010 às 15:15

    ohhh Defensor, teu nome é uma piada pronta… che, eu ja ouvi falarem Football, fussball, futbol, futebol, soccer, rugby, gridiron, menos isso ai do seu nome…

    deixa de ser idiota e papagaio de pirata cara, CRESCE.

  • 193. Mateus  |  12/05/2010 às 15:17

    189:
    A seleção que perdeu pro México foi a sub-17 do Anderson, na qual ele era o camisa 8, titular indiscutível e, mesmo com a perda do título, foi eleito o melhor jogador do torneio.

    Pelo menos diz que foi engano ou tenta discutir com alguém que não assiste…

  • 194. Anônimo  |  12/05/2010 às 15:24

    Anderson era titular da seleção sub-17, mas se lesionou logo no início da final e foi substituído, por isso as imagens dele no banco.
    Mas também acho que seleção de categoria de base não serve de parâmetro para a principal. Adriano (meia dos anos 90, jogou no Guarani e no São Paulo), Balalo, Gilmar Popoca, Bismarck, Pedro Verdum e Guina eram craques na sub-20, mas não confirmaram como profissionais.

  • 195. Serramalte Extra  |  12/05/2010 às 15:33

    189, cadê o guinazu na lista do maradona?

  • 196. Rudi  |  12/05/2010 às 15:34

    uma palavra sobre seleções de base servirem pra algo…

    MURILO

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Murilo_Luiz_Casagrande

  • 197. Álisson  |  12/05/2010 às 15:35

    Se as categórias de base não são aprendizado para a principal, Neymar e Ganso não tem nenhum experiência internacional, e só destruíram contra times medianos/fracos (inclusive SP, PAL e COR) Logo… não se sabe se teriam cancha pra jogar uma Copa do Mundo.

    Eu não defendo o Dunga. Acho que Ganso poderia ir, e que há erros pontuais nessa seleção. Mas os critérios são dele e devem se respeitados. A forma como alguns vermes se dirigiram ao cara na coletiva ontem, mereciam respostas ainda mais ríspidas do que as que foram dadas.

    O time titular da seleção vai bastante forte. O banco é que vai ser a merda.

  • 198. Leonardo  |  12/05/2010 às 15:44

    Dunga = Obino

  • 199. Flávio  |  12/05/2010 às 15:50

    R197
    A maioria acho isso: o time-base é mais ou menos esse mesmo, mas os reservas para o meio-de-campo deixam a desejar. Quanto à coletiva, Dunga foi zen nas repostas. Inclusive, nas perguntas mais maliciosas. Só não precisava enveredar para digressões nonsense sobre a escravidão e a ditadura (“eu não tava lá, então não sei se foi bom ou ruim”).
    Se bem que Felipão ganhou o penta após elogiar Pinochet. Vai ver que é uma superstição dos técnicos da Seleção falar bobagem sobre História…

  • 200. João Arruda  |  12/05/2010 às 15:51

    Dunga é fodão. É gaúcho, porra. É pena que o Rio Grande não possa disputar a Copa do Mundo com sua própria seleção. Ou então formar um combinado com a seleção argentina. Gaúchos e argentinos é que sacam de futebol. O resto não conhece porra nenhuma.

  • 201. dante  |  12/05/2010 às 15:53

    “189, cadê o guinazu na lista do maradona?”

    o guiñazu joga no inter, timeco, once caldas, blablabla.

    não é parâmetro para o greminho FODEROZÃO, né.

  • 202. Carlos  |  12/05/2010 às 15:54

    Bahn…Dante se perdeu-se na resposta…

    Serramalte wins!

  • 203. dante  |  12/05/2010 às 16:00

    ó, serramalte ganhou um DEFENSOR.

    covardia.

  • 204. Jader Anderson  |  12/05/2010 às 16:01

    Conflito emocional…

    Ataco um colorado, ou defendo um colega de time?

    MORRA DANTE haeheahaehae

  • 205. Carlos  |  12/05/2010 às 16:02

    Dante, vai tomar no cu!

    çakskdsaçkdkçsakçdçkas

  • 206. Defensor do futebol arte  |  12/05/2010 às 16:02

    FERN, piada pronta é aquela liga dos pampas que você criou na tua cabeça doente.

    Toda vez que quero rir, entro no teu blog.

  • 207. Ernesto  |  12/05/2010 às 16:03

    Seleção é:

    a) pegar os melhores
    b) escolher aqueles que se encaixam em determinada proposta, mas nem sempre os melhores

    ?

    Dunga escolheu a opção b. Vai com um modo de jogo que ganha. E ganha bem. Jogando bonito.

    4 gols no Egito. 3 na argentina, por 3 vezes (primeiro amistoso dele como técnico, em londres, 2006; Copa América 2007, eliminatorias, em 2009).

    4 gols no uruguai.

    3 na itália. 2 na itália em amistoso realizado em 2009.

    3 no Chile, Seis no chile – Copa America 2007.

    Vou até parar, mas falar em retranca, com essa seleção, é com certeza NÃO SE ATER AOS FATOS

  • 208. dante  |  12/05/2010 às 16:05

    bá, quando apela pra VIOLÊNCIA é porque esgotou os argumentos.

    e eu nunca comparei o guiñazu com o MASCHERANO.

  • 209. Ernesto  |  12/05/2010 às 16:05

    Os 3 gols na italia foram na Copa das Confederações.

    Os 3 no Chile foram nas eliminatorias.

    Em Portugal meteu 6.

  • 210. Jader Anderson  |  12/05/2010 às 16:06

    3 na copa das confederações tambem, ou ja tava incluso

  • 211. Ernesto  |  12/05/2010 às 16:08

    Escrevi mal.

    Ganhou de 3 nas eliminatórias, e de 6 na Copa America.

    E de 3 da Itália na Copa das Confederações. E dois na Itália, em amistoso

  • 212. Ernesto  |  12/05/2010 às 16:12

    O argumento de que não vai dar certo com retrancas adversárias pode ser justo.

    Vide Brasil x bolivia, Brasil x Venezuela, etc.

    Mas em uma copa impossível Portugal ficar 90 minutos sem querer jogo. Ou Costa do Marfim.

    E Julio Batista joga muito.

  • 213. Diogo  |  12/05/2010 às 16:13

    Opa, temos um estatístico na claque dunguista!

    Valeu Ernesto.

  • 214. Defensor do Defensor do futebol arte  |  12/05/2010 às 16:36

    Olha o que Robinho, Neymar e Ganso fazem com a bola naquele comercial da SEARA. Se aquilo não é arte, não sei o que é.

    Queremos isso.

  • 215. Carlos  |  12/05/2010 às 16:38

    #214
    Não sou 100% contra futebol arte…até pq minha seleção preferida é a de 82…não sou 100% carrinho, bla bla bla..nem tanto ao céu, nem tanto a terra…

    Mas futebol tb não é circo. Comparar uma propaganda de futebol (ridicula, por sinal) com futebol é pra fuder, né camaradinha…

  • 216. Carlos  |  12/05/2010 às 16:39

    ops…Comparar uma propaganda de SALSICHA….

  • 217. Jader Anderson  |  12/05/2010 às 16:44

    HAEHAEHEHEHAEHAEH

  • 218. dante  |  12/05/2010 às 16:46

    “Defensor do Defensor do futebol arte”

    lê bem, carlos.

    só pode ser um fake do prestes… asdlkj

  • 219. Defensor do Defensor do Defensor do FA  |  12/05/2010 às 16:47

    215.

    A salchicha é um nobre alimento de preferência nacional alemã, um povo marcadamente genial e disciplinado: a Terra das Invenções.

    O Dunga acaba de renegar a salchicha, agora só falta a chimia, o chope e a cuca.

    TRAIDOR DE IJUÍ !

  • 220. Carlos  |  12/05/2010 às 16:48

    Bah, sem saco pra ler, pior.

    Prestes, vai te fuder.

    Não sei ainda se vou nessa joça de jogo. Eu, como idoso, tomei a vacina da H1N1 anteontem e continuo todo fudido.
    Ademã, chove de 10 em 10 minutos nessa bosta de Porto Alegre. Devia chover FOGO aqui nessa merda duma vez.

    açlskdksaçkldçklsadçkasçkl

  • 221. Jader Anderson  |  12/05/2010 às 16:53

    haeheheahae

    Porra tanque… vamu lá po…

    To levando até meu irmão… gordinho é amuleto! heahaehaehae

  • 222. Jader Anderson  |  12/05/2010 às 16:57

    FUI PRO MATCH!

    ME AGUARDEM!

  • 223. dante  |  12/05/2010 às 17:02

    perde hoje pra não perder sábado, jader!

    HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaaaaaaaaa

  • 224. Prestes  |  12/05/2010 às 17:05

    PORRAA

    VAI TE FUDER, DANTE!

    SEMPRE DEFENDI A SELEDUNGA!!!

    NÃO SOU ESSE DEFENSOR!!!

  • 225. Leonardo  |  12/05/2010 às 17:08

    Seledunga < Costa do Marfim

  • 226. Prestes  |  12/05/2010 às 17:11

    Tava lendo aqui bem tranquilo e ia inclusive comentar o seguinte:

    O que é preciso entender é que a safra do Brasil NÃO É BOA em TALENTO, como gostam de dizer (palavrinha mau usada, afinal o Lúcio não tem talento??).

    O Ronaldão já passou, Rivaldo tb, Ronaldinho e Adriano tão acabados. E se apegar nestes guris do Santos para uma Copa é DESESPERO.

    Não há meias e atacantes incontestáveis, fora o Kaká que também não vai bem no novo clube. Essa é a realidade. Caras como Robinho, Nilmar e Luis Fabiano podem chegar a um patamar parecido com o do Bebeto, por exemplo, ganhando a Copa.

    Entendo que pessoas que regulam com a minha idade tenham dificuldades em enxergar nossa escassez. Afinal, a primeira Copa que eu acompanhei mesmo foi 1994 e de lá pra cá chegamos a três finais, e na outra Copa tínhamos um time com quatro estrelas do futebol mundial.

    Mas é isso. ENXERGUEM, NÃO HÁ ESSE TALENTO QUE VOCÊS QUEREM NO BRASIL. O Brasil não foi sempre a seleção do futebol mais bonito, nem poderá ser sempre.

  • 227. Prestes  |  12/05/2010 às 17:12

    * maL usada

  • 228. Defensor da Salsicha  |  12/05/2010 às 17:14

    Seara é um dos municípios com maior IDH de SC, que por sua vez tem um dos maiores IDH do Brasil.

    Seara é a sede da fabrica de salsicha Seara.

    Logo, se lá o desenvolvimento humento é alto. Eles sabem o que fazem, se eles acham que o Neymar e o Ganso devem ir para Copa, com certeza é pq vêem sucesso nisso.

    E salsicha é feita do porco,,

  • 229. Scooby  |  12/05/2010 às 17:15

    Eu tbm defendo o Salsicha!

    IABADABADUUUU

  • 230. Carlos  |  12/05/2010 às 17:17

    Senta na salsicha então, filhotinho.

    HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • 231. dante  |  12/05/2010 às 17:19

    bá, carlos venceu por IPPON.

  • 232. Alexandre N.  |  12/05/2010 às 17:20

    #226

    Prestes, o que anda prejudicando o Kaká lá no Real Madrid, além da lesão, é o esquema usado. O técnico quer que ele jogue numa posição parecida com a que o Cristiano Ronaldo jogava lá no Manchester United (meia bem aberto, que os ingleses chamam de winger). E essa nunca foi a praia do Kaká…

  • 233. Diogo  |  12/05/2010 às 17:24

    Seara fica num “buraco” entre Concórdia [SADIA] e Chapecó [AURORA].

    Para quem não sabe, a cidade é mais relevante cientificamente, por causa de um alemão caçador de borboletas:

    http://www.museufritzplaumann.ufsc.br/

  • 234. Defensor da Salsicha  |  12/05/2010 às 17:25

    Carlos,

    Sentarei a salsicha na esfiha da…de quem mesmo….esquece.

  • 235. FERN  |  12/05/2010 às 17:50

    nível???

  • 236. vicente v.  |  12/05/2010 às 18:06

    GOL DE LETRA DO FÓRLAN!!!!

  • 237. vicente v.  |  12/05/2010 às 18:08

    ops. nem foi de letra.

    dfghjkhgf

  • 238. fino  |  12/05/2010 às 18:19

    vao se fude

  • 239. Titi  |  12/05/2010 às 18:20

    LF,

    Miranda nao foi chamado pq estara suspenso na primeira rodada da Copa … so por isso.

    Com a expulsao ele acabou se desconvocando!

  • 240. Diogo  |  12/05/2010 às 18:30

    Robinho vai amarelar hoje, com medo de se lesionar antes da Copa.

    PS: SAI ZICA!

  • 241. Diogo  |  12/05/2010 às 18:36

    CAMPANHA URGENTE!

    Adilson: quebre o Robinho e detone com o esquema do Anãozinho!

  • 242. Felipe (o catarina)  |  12/05/2010 às 18:40

    tava vendo a lista do Paraguai. Com Barrios, sem Cabañas. Pena pro gordito.

  • 243. Lol  |  12/05/2010 às 18:54

    Esse Diogo deve sofrer de retardamento mental. Ou, o mais provável, é um adolescente, zero bala.

    Fala muita besteira.

  • 244. Junior  |  12/05/2010 às 19:03

    “ENXERGUEM, NÃO HÁ ESSE TALENTO QUE VOCÊS QUEREM NO BRASIL.”

    Isso até pode ser verdadeiro. No entanto, convocando os menos talentosos o Dunga só agrava o problema. Não são necessários 3 primeiros volantes: Josué, G. Silva e F. Mello (só com o Dunga ele é 2º volante, na Itália ele é 1º volante). Desses 3, um deveria sair.
    Kleberson, Ramires e Elano são jogadores praticamente iguais. Desses 3, um deveria sair. E a maior incoerência de todas, convocar o Grafite, que tem a “grande experiência” de 27 minutos com ele. Fred, Kleber, Tardelli e Pato são melhores jogadores que o Grafite. O Hernanes poderia entrar perfeitamente na vaga de um dos volantes e o Ganso na vaga de um desses “operários”. Felizmente, o Dunga não era o treinador do Inter em 2006, senão, jamis colocaria o Pato para jogar na estréia do Mundial, com apenas 70 minutos de experiência em um time profissional. Quatorze jogadores convocados nunca jogaram uma Copa do Mundo, podem tremer assim como o Ganso supostamente tremeria. O Pato e inúmeros outros jovens já demonstraram que jogador com qualidade não sente a pressão. No time titular está praticamente tudo certo, mas no banco eu trocaria mais uns 5 ou 6 jogadores.

  • 245. Diogo  |  12/05/2010 às 19:22

    243.

    Vai tomar no seu cu, amargo.

  • 246. matheus furtado  |  12/05/2010 às 19:50

    #244,
    O Felipe Mello, em sua contenda com o PVC, disse que parte de sua má adaptação na Juventus deve-se a ele jogar como 1º volante, e não 2º, como ele prefere.
    No mais, o que vale é o caneco no armário. Se o Dunga levar, toda essa celeuma em torno da convocação ou não de A ou B fica em segundo plano. Do contrario, o anão vai ser sempre lembrado como o teimoso, o conservador, retranqueiro e tal.

  • 247. Jader Anderson  |  13/05/2010 às 08:47

    #223

    MORRA DANTE haehaeheahe

  • 248. jo  |  14/05/2010 às 18:09

    ÓTIMA CONVOCAÇÃO DO DUNGA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • @igorbiscaia Só temos a confirmação que será em solo nacional, nos Estados Unidos do Brasil. 11 hours ago
  • @HenriqueKonig Quadrangular será disputado nos dois maiores estádios da cidade, São Januário e Laranjeiras. 11 hours ago
  • Temer discursará na abertura do quadrangular entre Brasil, União Soviética, Zaire e Iugoslávia, na capital do país, o Rio de Janeiro. 11 hours ago
  • RT @facury9: @impedimento (se o campoenato termina antes de começar ele seria campeão) 12 hours ago
  • Uma estatística realmente inútil? Se o Atlético-GO cair, será o 2º ano seguido que o LÍDER DA ORDEM ALFABÉTICA antes de começar é rebaixado. 12 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: