Palhacinhos da Vila

06/05/2010 at 12:20 200 comentários

Não há momento mais adequado para compartilhar com os amigos este relato do que hoje, quando o Grêmio tem ali na frente um mata-mata contra o Santos depois de uma classificação com as calças na mão. Trata-se de um texto do Febre de Bola (Ed. Rocco, 2000), de Nick Hornby, talvez o único sujeito fora do Impedimento capaz de reproduzir com qualidade e competência os sentimentos desse ser maldito que é o torcedor de futebol. Nessas nem tão breves, mas brilhantes linhas está o porquê de eu (embora também um pouco aterrorizado com a possibilidade de um vexame, confesso) desejar esse confronto tão somente para ver uns gambitos habilidosos sucumbindo às caneladas, embora eu saiba perfeitamente o quanto isso faz de mim uma pessoa mesquinha e irracional.

“Palhaços

Arsenal x Stoke City (13/9/1980)

Quantos jogos iguais a esse vimos, entre a despedida de Brady e a chegada de George Graham? O time de fora é um figurante esforçado e sem ambições; seu técnico (Ron Saunders, ou Gordon Lee, ou Graham Turner ou, nesse caso, Alan Durban) almeja um empate em Highbury, e escala cinco zagueiros, quatro volantes que costumavam jogar como zagueiros e um centroavante perdido sozinho lá na frente, tentando aproveitar os chutões dados para a frente pelo goleiro. Sem Liam (e depois dessa temporada, sem Frank Stapleton), o Arsenal não tinha inteligência nem imaginação para superar os adversários, e às vezes ganhávamos (com dois gols nascidos de córneres no primeiro pau, digamos, ou de um tiro de longa distância desviado a um pênalti), às vezes empatávamos (zero a zero) ou às vezes perdíamos por 1 a 0 devido a um gol de contra-ataque, mas em todo caso, isso na verdade não tinha importância. O Arsenal não era bom o suficiente, nem de longe, para ganhar o campeonato, e ainda assim tinha competência demais para ser rebaixado; semana após semana, ano após ano, aparecíamos sabendo perfeitamente que o que presenciaríamos nos deprimiria profundamente.

Esse jogo contra o Stoke foi exatamente assim – um primeiro tempo sem gols, e aí, em meio a um descontentamento crescente, dois gols tardios (ironicamente, dada a altura imponente dos volantes do Stoke, marcados de cabeça pelos dois menores jogadores em campo, Sansom e Hollins). Ninguém, nem uma pessoa como eu, teria sido capaz de se lembrar do jogo se não fosse pela coletiva de imprensa após a partida, quando Alan Durban se irritou com a hostilidade dos jornalistas em relação a seu time e suas táticas. “Se vocês querem se divertir”, rosnou ele, “vão assistir a palhaços de circo.”

A frase tornou-se uma das citações futebolísticas mais famosas da década. Os jornais de primeira linha, principalmente, adoraram-na por resumir sem esforço a cultura futebolística moderna: era a prova conclusiva de que o esporte estava decadente, que todo mundo só se importava com os resultados, que o espírito amador morrera, que chapéus já não eram lançados para o alto. Dava até para entender a tese deles. Por que o futebol deveria ser diferente de todos os outros ramos da indústria de lazer? Você não encontra muitos produtores de Hollywood e empresários teatrais do West End debochando do desejo de se divertir por parte do público; portanto, por que os técnicos de futebol deveriam fazer isso?

Ao longo dos últimos anos, porém, comecei a acreditar que Alan Durban tinha razão. Não era função dele oferecer espetáculo. A função dele era cuidar dos interesses dos torcedores do Stoke City, coisa que significa evitar as derrotas fora de casa, manter um time esforçado na Primeira Divisão e talvez ganhar alguns jogos da taça para aliviar o desânimo. Os torcedores do Stoke teriam saído satisfeitos com um empate em zero a zero, assim como os torcedores do Arsenal se satisfazem com empates em zero a zero em Tottenham, Liverpool ou Manchester; em casa, esperamos derrotar quase todo mundo, e não interessa como isso seja feito.

Esse compromisso com os resultados significa, inevitavelmente, que os torcedores e os jornalistas tendem a ver os jogos de maneiras profundamente diferentes. Em 1969 vi George Best jogar, e marcar, pelo Manchester United em Highbury. Tal experiência deveria ter sido profunda, como ver Nijinsky dançar ou Maria Callas cantar, e embora às vezes eu realmente fale sobre isso dessa maneira, para torcedores mais jovens ou para aqueles que não viram Best jogar por outras razões, meu relato afetuoso é, em sua essência, falso: detestei aquela tarde. Toda vez que ele pegava a bola eu me assustava, e desejava na hora, como suponho que deseje hoje em dia, que ele estivesse contundido. E também já vi Law e Charlton, Hoddle e Ardiles, Dalglish e Ruh, Hurst e Peters, e a mesma coisa aconteceu: não me diverti com nada que esses jogadores já fizeram em Highbury (embora tenha ocasionalmente sentido admiração relutante por coisas que fizeram contra outros times). A falta cobrada por Gazza contra o Arsenal na semifinal da taça da Liga em Wembley foi simplesmente espantosa, um dos gols mais notáveis que já vi… mas do fundo do coração preferia não tê-lo visto, e que ele não o tivesse marcado. Na realidade, eu passara todo o mês anterior rezando para que Gascoigne não fosse escalado, coisa que enfatiza a característica única do futebol: quem compraria um ingresso caro para o teatro na esperança de que o astro da peça passasse mal?

Os torcedores neutros adoraram a gloriosa teatralidade daquele momento de Gascoigne, é claro, mas havia muito poucos torcedores neutros no estádio. Havia torcedores do Arsenal, que ficaram tão horrorizados quanto eu, e os torcedores do Tottenham, que ficaram igualmente entusiasmados com o segundo gol, um leve toque de Gary Lineker a dois metros de distância depois de uma confusão na ária – na realidade, ficaram ainda mais ensandecidos aí, porque com 2 a 0 após dez minutos o Arsenal estava morto e enterrado. De modo que onde está a relação entre o torcedor e o espetáculo, se o torcedor tem uma relação tão problemática com os maiores momentos do jogo?

Essa relação existe, mas está longe de ser simples e direta. O Tottenham, em geral considerado um time de futebol superior, não tem tantos torcedores quanto o Arsenal, por exemplo; e os times que têm reputação de futebol-espetáculo não atraem filas que dão a volta no quarteirão. O jeito com que nossos times jogam é irrelevante para a maioria de nós, da mesma forma que ganhar taças e campeonatos é irrelevante. Poucos de nós escolheram nossos clubes, eles foram simplesmente apresentados a nós; e , sendo assim, quando eles são rebaixados da Segunda Divisão para a Terceira, vendem os melhores jogadores, compram jogadores que você sabe que não podem jogar ou lançam um chuveirinho setecentas vezes em direção a um centroavante de três metros de altura, simplesmente praguejamos, vamos para casa, ficamos agoniados por uma quinzena e depois voltamos para sofrer tudo isso de novo mais uma vez.

De minha parte, sou torcedor do Arsenal primeiro e torcedor de futebol segundo (e sim, mais uma vez, já conheço todas as piadas). Nunca poderei vibrar com um gol do Gazza, e há inúmeros outros momentos semelhantes. Mas sei o que é futebol-espetáculo, e adorei as relativamente poucas ocasiões em que o Arsenal conseguiu apresentá-lo; e também gosto que outros times, que não estejam competindo com o Arsenal, joguem com brilho e coragem. Como todo mundo, já lamentei em alto e bom som as deficiências do futebol inglês, e a feiúra permanentemente deprimente do futebol que a seleção nacional joga, mas na verdade, nem lá no fundo, isso é papo de botequim e nada mais. Reclamar de futebol chato é um pouco como reclamar do final triste do Rei Lear: é não entender o principal, de alguma forma. E foi isso que Alan Durban compreendeu: que o futebol é um universo alternativo, tão sério e estressante quanto o trabalho, com as mesmas preocupações, esperanças, decepções e euforias ocasionais. Vou ao futebol por um monte de razões, mas não vou para me divertir, e quando olho em torno num sábado e vejo aqueles rostos tristes e apavorados, vejo que outros sentem a mesma coisa. Para o torcedor apaixonado, o futebol-espetáculo existe da mesma forma que aquelas árvores que tombam no meio da selva: você presume que é algo que acontece, mas não tem como apreciar a coisa. Os jornalistas esportivos e os técnicos de botequim são os índios da Amazônia que sabem muito mais do que nós sabemos – mas sob outro aspecto sabem muito, muito menos.”

Abraço,
Caue Fonseca.

Anúncios

Entry filed under: Colunas, Literatura.

Quando a fila não anda O parto de bigorna fica para outra

200 Comentários Add your own

  • 1. douglasceconello  |  06/05/2010 às 12:26

    E o melhor é que o VIDENTE Caue mandou esse texto ha uns dez dias. Não publicamos antes por pura sem-vergonhice.

  • 2. Vinícius  |  06/05/2010 às 12:35

    Santista desde sempre, mas com família vinda dos Pampas, sempre tive apreço por Inter e Grêmio, mais por aquele do que por este.

    Quem nunca quis que o adversário talentoso pisasse de mal jeito no primeiro minuto do embate, ou que um cusco desalmado arrebentasse com o joelho do cara num treino?

    Como santista, que passou 15 anos pra ver o seu time alcançar a glória de 2002, quero mais é que os guris brilhem no Olímpico, e que os guris reduzam esse meio campo tricolor à migalhas.

    Mas não os culpo por desejarem que o Paulo Gansidane Henrique sofra um acidente de percurso…

  • 3. Sancho  |  06/05/2010 às 12:41

    Muricy conhece Durban!

  • 4. Álisson  |  06/05/2010 às 12:45

    Que coisa linda….

    Acho que isso resume tudo. É legal ver um time jogando bonito, desde que seja o Inter. Se qualquer outro jogar bonito é pura boilice e eu quero mais que se arrebentem.

    No mais, só não torço contra o Santos nessa semi porque é contra o Grêmio. Mas na final contra o Atlético GOooo eu vou torcer muito contra.

  • 5. Marcelo Benvenutti  |  06/05/2010 às 13:00

    O Arsenal é o San Lorenzo da Inglaterra. Não farei piadas com PlayStation Tion Tion!!! Peraí … ahahahahahahahahahahahah!!!
    Tá. Parei de rir.

  • 6. Luís Felipe  |  06/05/2010 às 13:03

    O ataque do Santos é maravilhoso, ok.

    A defesa é ruim.

    A defesa do Grêmio é boa.

    O ataque é bom.

    Logo, o Grêmio tem mais time.

  • 7. Bruno Lorenz  |  06/05/2010 às 13:03

    Futebol é um negócio desgraçado pra caralho. E no fundo, no fundo, torcedores são todos mulheres de brigadianos.

  • 8. Bruno Lorenz  |  06/05/2010 às 13:06

    LF já zicando 😦

    E acho que Santos passa. SE FOSSE O GRÊMIO DE 95, PELO MENOS, ganharíamos de 3×1, mas né. Fazer o que, né.

  • 9. Guilherme  |  06/05/2010 às 13:08

    Eu já acho que jogar bonito é coisa pro time dos outros. O Grêmio tem que jogar do jeito dele. Gosto de assistir o Santos jogar, mas só porque não é o Grêmio.

    Aliás, eu não consigo gostar do atual time gremista. Algo não tá batendo bem, essa faceirice toda, esses jogadores meio mercenários, técnico crente, sei lá.

    Sei que tô sem nenhum tesão pra torcer por esse time.

  • 10. fino  |  06/05/2010 às 13:15

    #8 e #9

    bah meu

    bando de badernista voces dois hein

  • 11. douglasceconello  |  06/05/2010 às 13:15

    Só tem uma coisa, RAPEIZE: esse Grêmio também joga BONITO. Se tem uma coisa que não se pode afirmar é que é futebol FORÇA.
    É o Grêmio menos quebrador de bola dos últimos dez anos.

  • 12. Ducker  |  06/05/2010 às 13:17

    Grêmio na final.

  • 13. Gustavo  |  06/05/2010 às 13:19

    Já eu estou gostando cada vez mais do futebol apresentado pelo Grêmio. E, sinceramente, não me importaria nem um pouco que ele fosse um time ofensivo, de técnica apurada, com direito até a jogadas de efeito. Se isso for aliado a um sistema defensivo seguro, temos o melhor dos times.

    #6: não concordo que a defesa do Grêmio possa ser considerada boa. Pelo menos não ainda. Então, nesse aspecto, acredito que os dois times se pareçam.

  • 14. Luciano  |  06/05/2010 às 13:20

    Já tinha cantado a pedra:
    Grêmio X Dragão – A Revanche!

    Creio que essa semifinal será marcada por flagrantes atos de PEDOFILIA.

  • 15. Rudi  |  06/05/2010 às 13:21

    independente do mando dos campos… o grêmio vencerá em casa por 7×6 e perderá fora por 6×5…

  • 16. fino  |  06/05/2010 às 13:21

    calma douglas, ainda não estamos em 2011.

  • 17. Gustavo  |  06/05/2010 às 13:21

    #11: ouçam SUE ELLEN: ele diz a verdade.

  • 18. fino  |  06/05/2010 às 13:29

    o 3-5-2 do pastorinho jogava mais lindo que esse time de agora.

  • 19. Carlos  |  06/05/2010 às 13:31

    Discordo do LF.

    A defesa do grêmio tá mal…o meio campo tá mal, tá mal.

    Ontem, no primeiro tempo, o fluminense teve todo espaço do mundo pra jogar no meio…varias vezes dava pra ver 4-5 do grêmio no ataque, perdiam a bola….e deuzolivre…buracão no meio campo…se o flu tivesse um time decente (é um time lamentável) poderia haver problema.
    Além disso o Edilson na lateral é uma temeridade do cacete. Q o silas coloque o mario na lateral e vamo q vamo.

    ACHO q não vai dar, sério. Tô indo de sangue doce pra essa decisão pq acho q vamos ser eliminados. Mas sei lá.

  • 20. fino  |  06/05/2010 às 13:35

    só vi agora

    que troço sensacional isso

  • 21. Lorenz  |  06/05/2010 às 13:37

    6.
    A defesa do Grêmio é boa.

    Pô, peraê.

    A defesa do Grêmio é boa, sim. Mas é LERDA. Com os Pimpolhos da Vila fazendo um dois, vai ser uma avenida 😦

  • 22. Guilherme  |  06/05/2010 às 13:39

    .11

    Foi o que eu falei ali no 9. Esse time do Grêmio é faceirissimo. Nada ver com o Grêmio que a gente tá acostumado a torcer.

    Se a defesa do Santos é ruim, a do Grêmio também é.

  • 23. rodrigo  |  06/05/2010 às 13:40

    No imaginário vira-lata tricolor, Santos x Grêmio deveria ser o confronto de duas escolas: a habilidade contra a marcação, as dancinhas contra os emocionados socos no peito, as chuteiras coloridas contra as pretas.

    A realidade não nos mostra nada disso.

    O time do Grêmio, em atitudes e comportamento, é simplesmente a versão genérica do Santos. O Grêmio queria ser o Santos, e se não é mais parecido, é por falta de qualidade, e não por falta de vergonha na cara.

    Vejamos:

    Taticamente, o Grêmio joga ofensivamente, com dois meias agressivos, dois atacantes, e dois laterais que sobem.

    Jonas e Douglas dançam de forma a deixar a puta mais sem vergonha da tia carmem com as bochechas vermelhas.

    74,6% do time do Grêmio usa chuteiras multicoloridas, sendo que muitos usam uma LILÁS com meigos detalhes em ROSA.

    Sobre atitudes de moleque fora de campo, não preciso comentar nada além da invasão da coletiva do Silas, por jogadores só de sunga, bem abraçadinhos.

    Sem falar que o segundo volante do Grêmio não é exatamente um exemplar de virilidade, tá sempre com aquele sorrisinho entregador no canto da boca.

    Enfim, não é por acaso que o Globo Esporte fez a chamada pro jogo hoje de uma sala de aula de Ballet, com várias menininhas vestindo rosa e com gel no cabelo.

    Essa é a imagem de Santos x Grêmio

  • 24. Carlos  |  06/05/2010 às 13:40

    #20

    HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!

    Acabei de vomitar o almoço no teclado de tanto rir…

  • 25. fino  |  06/05/2010 às 13:42

    salva nu pen drive mano!

    sfdlçlçasfdasdfkasfdkasfdklçasfd

  • 26. Frank  |  06/05/2010 às 13:43

    O que vier é lucro… a imprensa do Eixo já dá o Santos como campeão há um tempo, então se o Grêmio for eliminado, já era o esperado pela “grande mídia”… Se passarmos, o que também duvido, tem que tomar cuidado pro FEITO não subir à cabeça dos jogadores e perdermos dos baianos ou dos goianos na final…

    E Copa do Brasil sempre tem que ter uma zebra… acho que nesse confronto da semifinal, esse papel é NOSSO…

  • 27. Caue Fonseca  |  06/05/2010 às 13:47

    By the way. A classificação com as calças na mão foi contra o Avaí. Assim que o Fluminense começou a negociar com Muricy Ramalho, simplesmente ignorei o time como adversário…

  • 28. Lorenz  |  06/05/2010 às 13:48

    23.

    Tudo verdade. Só o Grêmio usa chuteiras coloridas.

    Dá pra reconhecer os jogadores do Grêmio só pelas chuteiras, já que TODOS os jogadores de outros times usam chuteiras PRETAS.
    NENHUMA colorida.

    Grêmio quer aparecer e não sabe como.

  • 29. Godo  |  06/05/2010 às 13:49

    Espetacular.

  • 30. Matheus von muhlen  |  06/05/2010 às 13:51

    ah tá!!

    Agora a PIGMENTACAO DAS CHUTEIRAS definem a qualidade do futebol de um time.

    Argumentação Fail!

  • 31. Gabriel R.  |  06/05/2010 às 13:53

    O futebol do Santos é muito mais EFETIVO do que um futebol de firulas. Criou-se essa idéia por causa da mídia, das dancinhas e tudo mais. Se fosse firula os dois primeiros gols do santos não seriam passes de Neymar e Robinho pro André e Neymar só empurrar para a rede. Seria uma tentativa de encobrir o goleiro, dar uma drible a mais, uma passe de calcanhar(abraço Alecsandro). Para mim o time do santos está se mostrando bastante efetivo com uma movimentação intensa que faz a maioria dos gols com um jogador quase dentro da goleira só pra empurrar pra rede. Sobre a defesa, não acho tão ruim assim prum time que joga com um volante fixo que aparece toda hora dentro a area adversaria.

  • 32. Branco  |  06/05/2010 às 13:55

    Discordo totalmente do texto. Jogar bem é muito importante para a maioria dos torcedores.

    O Inter do ano passado é um exemplo. Passou o Brasileirão inteiro entre os 4 primeiros e brigando pelo título. Apesar disso, enfrentou uma crise atrás da outra, demitiu o técnico, o estádio não lotou nunca…Não consigo pensar em outra explicação pra isso que não seja o futebol deplorável apresentado pelo time.

  • 33. Lorenz  |  06/05/2010 às 13:56

    Grêmio perdeu, não adianta.

    Perdemos o Grenal no Olímpico por culpa da COR das chuteiras também.

    Só achei estranho que o autor do gol que deu a vitória ao Inter também usa chuteira LILÁS e LARANJA.

  • 34. Guilherme  |  06/05/2010 às 13:58

    Mas jogar bem não tem nada a ver com firulas.

    Jogar bem é vencer e convencer. Cada um no seu estilo. O futebol do Santos é alegre porque os caras da frente tem MUITA habilidade e atrás é uma peneira.

    O Inter ano passado ganhava, mas não jogava BEM. O Corinthians, em compensação, ontem jogou muita bola, mas não levou.

  • 35. Rudi  |  06/05/2010 às 13:59

    o lilás e laranja é uma padronização da nike pros novos modelos de chuteira deles… pro torcedor identificar de longe quando um atleta usar uma chuteira nike, iremos ver demais esse modelo na copa…

    (sim, eu tb acho ridículo)

  • 36. alemao  |  06/05/2010 às 14:00

    técnico evagélico + jogadores mercenários = perfeição.

    Nesse caso tão todos pela mesma. Só perde pra dupla dinho e goiano. Dinho batia, goiano pedia desculpa.

  • 37. Roger  |  06/05/2010 às 14:03

    #20
    Putaquepariu!
    Odeio muito neguinho que põe videos e eu não posso ver aqui na senzala!

    Pelo menos diz aê do que se trata e ameniza minha curiosidade…

  • 38. fino  |  06/05/2010 às 14:04

    Esse lance de se ficar reparando na cor da chuteira e, pior fazer disso algo crucial, é tão imbecil que nem dá vontade de comentar…

    Não tem coisa mais gay do que precisar ficar o tempo inteiro se “reafirmando” como machão: se fulano não usa cueca samba canção é puto. Se passa gel no cabelo é puto. Se toma iogurte é puto. Se não bebe cerveja é puto. Se não usa chuteira preta é puto.

    porra, existe psicologo pra isso

  • 39. Rudi  |  06/05/2010 às 14:05

    fulano vai no psicólogo? é puto

    (abrasss finote, é só zoeira hahaha)

  • 40. Lorenz  |  06/05/2010 às 14:08

    Esperando pelo sorteio pra ver onde será o primeiro jogo.

    Me chamaram pra ir no Olímpico contra o Santos.

    Medo.

  • 41. rodrigo  |  06/05/2010 às 14:08

    #28

    Lorenz, se tu tá com dificuldades de interpretação, lê o que escrevi de novo. Tá bem claro.

  • 42. Jabba  |  06/05/2010 às 14:10

    #23
    Tens razão em muitas coisas, em especial que esse time do Grêmio anda muito enfeitado e não é tudo isso para começar de frescura.
    Mas a tua análise do time me leva a crer que ou tu é colorado ou não vai a campo. O time do Grêmio é bem menos ofensivo que o do Santos, os laterais por exemplo tem uma enorme dificuldade em chegar no ataque (ou porque são ruim de chorar ou porque são zagueiros jogando de lateral). E o segundo meia do Grêmio (Hugo ou Leandro ou Maílson) marca mais que os volantes do Santos.
    Acho que o Santos tem mais qualidade, é melhor como time, mas nem sempre o melhor vence (ainda bem).

  • 43. FERN  |  06/05/2010 às 14:11

    EU SOU AINDA “PIOR” Q VCS, Ñ GOSTO DE VER NADIE JOGANDO ESTA BOLITA LAMENTÁVEL CHAMADE DE ESPETÁCULO, apesar de saber que cada CLUB deve jogar conforme MANDA sua HISTÓRIA e o santos é um dos que são mas coerentes com isso, TODO bom time do santos é PALHACENTO…

    ñ entendi Caue, (introdução)???

    embora eu saiba perfeitamente o quanto isso faz de mim uma pessoa mesquinha e irracional.

  • 44. Roger  |  06/05/2010 às 14:12

    Agora surgiu uma aí que a FIFA proibiu jogadores que vão a copa de jogar pelos clubes depois do dia 16/05.

    Ou seja: DUNGA, CONVOCA GANSO, NEYMAR E ROBINHO, E PELAMOR DE DEUS, NÃO LEVA O VICTOR QUE O DONI É MTO MELHOR! aksdjfgakçjh

  • 45. dante  |  06/05/2010 às 14:14

    meio de puto esse comentário do fino. aposfiaopdsfuoipdsauf

  • 46. Lorenz  |  06/05/2010 às 14:16

    Tá bem claro que tu é colorado 😛

    Enfim, sei que cor de chuteira não influencia em nada, que a dancinha do Jonas não é uma boa coisa e que seremos eliminados.

  • 47. FERN  |  06/05/2010 às 14:16

    #23, aonde assino????

  • 48. rodrigo  |  06/05/2010 às 14:17

    #42

    captasse melhor o que eu quis escrever.

    o ponto central da minha argumentação é que não será um jogo que confronta duas escolas bem diferentes, como (suponho) gostariam os soy-de-gremio-queremos-a-côôôpa

    de resto, fica claro no texto que há uns elementos de humor através do exagero. achei que fosse desnecessário explicar.

  • 49. FERN  |  06/05/2010 às 14:17

    #42, melhor ainda, EVOLUÇÃO.

  • 50. Guilherme  |  06/05/2010 às 14:18

    .42

    O segundo meia do Grêmio não marca nada! São atacantes de origem! Correm feito loucos mas não desarmam niguém. Douglas joga com a mão na cintura se tá sem a bola. Os laterais do Grêmio não apoiam pq são ruins e o segundo volante é pra la de ofensivo.

    A faceirice dos dois é igual.

  • 51. Milton Ribeiro  |  06/05/2010 às 14:18

    Jogador cai morto em campo – e leva amarelo por simulação:

    http://tinyurl.com/36yud2p

  • 52. Lorenz  |  06/05/2010 às 14:20

    hasgkjh cara, a maioria desses soy-de-gremio tu encontra no orkut, onde os caras gostam de textos como aquele do

    SANTOS 2010 X GRÊMIO 95

    Ninguém aqui tá dizendo que o Grêmio é time que só sabe bater e que não sabe jogar futebol.

  • 53. fino  |  06/05/2010 às 14:20

    e só falar em puto que o dante vem correndo

    huaaaaaaaaaaaa

  • 54. FERN  |  06/05/2010 às 14:21

    sEGURAMENTE O sANCHO VIRÁ COM ALGUMA TESE JURIDICA PRA DEFENDER ATUAL FASE DO GRÊMIO BY SILAS…

    hsuaauauhusudhusahdusdushduahusdudusudhudhudh

    e Suellen, o fino ta corretíssimo, o time do tite jogou um football ainda mas LUSTROSO…

  • 55. Lorenz  |  06/05/2010 às 14:21

    Opa.

    Primeiro jogo no Olímpico.

  • 56. FERN  |  06/05/2010 às 14:24

    vero tb q era mas pegador o time do tite 2001, o q ñ contradiz nada, só demonstra que era melhor em todos os sentidos…

    LOGO: 2001 MELHOR 2010, apesar das mesmas (se vier a copa br) conquistas…

  • 57. Lorenz  |  06/05/2010 às 14:30

    Bah, perdi.

    Era fake a fonte do 55.

  • 58. Lorenz  |  06/05/2010 às 14:33

    Era fake mas não era auisgjausj

    Vai ser em casa mesmo…

  • 59. Carlos  |  06/05/2010 às 14:35

    Bah, mas ae é pra fuder.

    Discutir cor de chuteira, cueca e o cacete.

    Vãosifudê.

    A propósito…tá ficando frio…e frio lembra mocotó, já vou comprar meu baldinho pro fim de semana. Como todos sabem, mocotó é o terceiro segredo de fátima.

  • 60. Roger  |  06/05/2010 às 14:37

    “Como todos sabem, mocotó é o terceiro segredo de fátima.”

    O Impedimento é mesmo sensacional.

    Carlos, eu não sei.

    Perdi.

  • 61. Jabba  |  06/05/2010 às 14:42

    50.
    Guilherme, nos três últimos jogos o Hugo jogou de segundo meia e marcou muito, ontem muitas vezes ele estava atrás do Rocambole (câncer desgraçado, tava rezando para ele tomar o vermelho no fim do jogo ontem).
    Antes dele o titular era o Mailson, que também ajuda muito na marcação (não vou discutar a qualidadade dele, por motivos óbvios).
    Enquanto isso no Santos o Marquinhos (meia) tá jogando de volante. E quando tu olha os jogos do Santos, seguido tem 7 jogadores dentro da área adversária, isso pra mim é ser ofensivo.
    Não acho o Grêmio desse ano mais ou menos ofensivo que o do ano passado, a única diferença é que tem mais qualidade com Hugo, Douglas e Borges do que com a lêndia do Tcheco, Souza e Maxi Lopez (e com isso até o Jonas tá jogando melhor).

  • 62. dante  |  06/05/2010 às 14:43

    sim, fino, é por isso que sou teu amigo.

    :*

    TE FODE SEU ESGOTO aspdojkasoipfdjasopifu9as

  • 63. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 14:43

    Não me interessa esse papo de escolas de futebol e o caramba…

    eu acho q vamos cair, mas estarei la torcendo

    eu só quero uma coisa, somente uma, nesse embate

    PELAMOR DE DEUS, DÁ UM CARRINHO NO ROBINHO! MAS UM CARRINHO! Que seja igual ao banner da impedcopa, mas com o manto tricolor… depois pode tomar uma sacola de gol

  • 64. dante  |  06/05/2010 às 14:44

    mas

    MÃS

    ontem os laterais do grêmio apoiaram muito, especialmente o josé newton.

    o outro eu nem sei quem é alksçjfa90sf

  • 65. Roger  |  06/05/2010 às 14:46

    mais uma piadinha sobre o curíntia:

    O São Paulo eliminou os Universitários de Lima e ontem o Flamengo eliminou os Analfabetos de Itaquera!

  • 66. la gata fernandez  |  06/05/2010 às 14:50

    esse guilherme é uma besta, ele consegue ser mais burro do que o wianey e o zini pires juntos

  • 67. fino  |  06/05/2010 às 14:57

    essa do segundo jogo fora complicou…

    vai ser uma pressão muito violenta na vila, acho que não guenta.

  • 68. Bruno L.  |  06/05/2010 às 15:00

    Torcendo muito pelo segundo jogo no Olímpico.
    Mesmo perdendo por 2 ou 3 gols de diferença (Vila lazarenta do diabo), o time vem pra cá com gás pra pra virar e mais vontade de vencer.
    Enfim, dá-lhe Willian Magrão e volta Tcheco CAPITÃO AMÉRICA (not).

  • 69. Bruno L.  |  06/05/2010 às 15:00

    Já foi definido o primeiro no Olímpico?

  • 70. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 15:04

    sim, primeiro aki… segundo lá

  • 71. Germano  |  06/05/2010 às 15:07

    Dunga, chama o Neymar e o Ganso!

  • 72. Flávio  |  06/05/2010 às 15:09

    Curioso que hoje o Arsenal é o time do futebol-espetáculo na Inglaterra.

  • 73. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 15:09

    Já comprei minha camiseta!

    NEYMAR NA SELEÇA JÁ!

    GANSO >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> KAKÁ

    VAMO DUNGA VAMOOOOOOOOOOOO

  • 74. Carlos  |  06/05/2010 às 15:15

    Prefiro o primeiro aqui.

    Se tomasse 3 lá chegava morto aqui. Agora pelo menos vamos ter um estádio lotado e uma pauleira pra cima dessa gurizadinha moicana de merda.

  • 75. Germano  |  06/05/2010 às 15:18

    73. Santos na seleção! Foda-se a copa do mundo!

  • 76. Lorenz  |  06/05/2010 às 15:18

    63.

    Tipo o do Adilson no jogo contra o Cruzeiro, ano passado?

    aiojsgioaj 😀

  • 78. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 15:19

    Agora temos uma situação engraçada…

    Se a mídia paulista forçar mais a barra para convocação… ferra o santos…

    Se agora falar que nao eh pra convocar… cai a máscara

    heaheaheheheah

  • 79. Germano  |  06/05/2010 às 15:20

    É fato que a FIFA não permitirá que jogadores que jogarão a Copa do Mundo joguem após o dia 16 por seus clubes? Isso é DE-MOOOOISSSSSS

  • 80. FERN  |  06/05/2010 às 15:20

    MELHOR 1ª de local, aun mas se Borges e Jonas estiverem AFIADOS…

  • 81. Flávio  |  06/05/2010 às 15:21

    O Neymar não tá fora do primeiro jogo por suspensão?

  • 82. Flávio  |  06/05/2010 às 15:22

    Essa resolução da Fifa só atinge dois jogadores: Robinho e Victor. Acho que o Grêmio perde mais que o Santos…

  • 83. Lorenz  |  06/05/2010 às 15:24

    Bah, jogaremos sem o Victor na Vila.

    Eles só vão perder o Robinho, que não faz grande diferença.

  • 84. Gerhardt  |  06/05/2010 às 15:25

    se lascar um 2 a 0 aqui, sem deixar eles fazerem malabarismo desse lado do campo, o ZERO deles vai desestabilizar o Brasil pré copa e o hexa estará ameaçado pela campanha vil que povoará a mente da mídia nacional, totalmente cagada com os toscos do sul, novamente eles.

  • 85. Germano  |  06/05/2010 às 15:27

    84. huaeoheouaheohaouehaoueh

  • 86. Junior  |  06/05/2010 às 15:30

    Nick Hornby é muito bom, recomendo muito a leitura de “Febre de Bola”. Esse texto, obviamente carrega no humor. Acho muito chato quando algumas pessoas discutem de modo SÉRIO como um time deve jogar para ser campeão. A seleção de 70 jogava futebol arte porque só podia jogar assim. A seleção de 94 jogava um futebol pragmático porque só podia jogar assim. E cada uma ganhou do seu jeito. Vale a mesma coisa para a música, os Ramones eram ótimos na sua “ruindade”, enquanto os Beatles eram geniais porquem tinham capacidade para isso. E ambas as bandas mudaram a história da música, cada uma a seu jeito.

  • 87. Léo  |  06/05/2010 às 15:30

    defesa do gremio > defesa do santos
    meio do santos > meio do gremio (ou se forçar mto, igual)
    ataque do santos >>>> ataque do gremio

    santos tem mais time

    ah, e dorival > silas

  • 88. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 15:33

    Perder robinho eh reforço… precisamos cravar sem neymar…

  • 89. rômulo  |  06/05/2010 às 15:37

    bá, texto muito, muito bom.
    embora pessoalmente creia q o futebol me venha antes…

  • 90. Sancho  |  06/05/2010 às 15:37

    Re 54

    Se nos basearmos na melhor interpretação do que consta no artigo 345, §4º, inciso II, alínea “a” da Lei Fundamental Básica de Introdução ao Código de Ética Boleiro-Jornalística, Lei 23.512, de 31 de maio de 1987, mesmo que aparentemente contrária a Jurisprudência consolidada tanto do STJD quanto do STJ, do STF, do TST, do TSM, da Corte Européia de Direitos Humanos, do Tribunal de Haia e da FIFA, é proibido criticar qualquer MENUDO do Morumbi pela prática de futebol ALEGRE, mesmo como treinador e/ou dirigente, seja profissional ou amador, tento no Brasil quanto no Exterior, seja por competições oficiais ou partidas amistosas, sob pena de ser considerado em crime de discriminação -considerado hediondo a partir da entrada em vigor da Lei 29.876, de 29 de agosto de 2006, que reformou o Código Penal pela aceitação dos termos do “Tratado Internacional de Combate às Discriminações Sexuais, Raciais, Étnicas, Religiosas, Nacionais, Esportivas, Profissionais entre Outras Menos Cotadas Mas de Igual Importância” da ONU à legislação pátria- duplamente qualificada, no caso de a religião praticada pela vítima ser de domínio público, principalmente se o time em que ela atua tiver atingido plenamente os resultados pretendidos na temporada.

  • 91. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 15:39

    O sancho eh muito mestre

    haehaehehe

  • 92. Guilherme  |  06/05/2010 às 15:41

    .61

    Eu sei que o Hugo correu bastante, mas marcar é pra quem tem caractristica pra isso. O Flu ataccou pra caramba mesmo com o Hugo correndo pra cercar.

  • 93. almilano  |  06/05/2010 às 15:41

    Gremio ta com sorte de campeao. Enfrentou Flu sem Fred nos dois jogos e sem o Conca em um.

    Neymar suspenso no primeiro jogo.

    Agora, esquecam isso. O Santos vai fazer ao menos 2 gols aqui. Eh a media minima deles por jogo, podem olhar.

    E o Santos nao eh toda essa faceirice nao, tem um meio de campo razoavel, essa eh a verdadeira final.

    Secarei muito. Tomara que tenha chuva de dancinhas huehuehueheuheuheuheuehueh

  • 94. Kleiton  |  06/05/2010 às 15:43

    E se por acaso, no jogo de volta já não tivermos mais chance de classificar, coloca Ferdinando e Rock’n’beck para entrarem de forma CRIMINOSA em Neymar e Ganso – fratura exposta pra cima.

    É bom pra todo mundo: o Grêmio se livra dessas duas NABAS, suspensos por uns 10 meses cada, e o Atlético-VAI fatura a Copa do Brasil.

    “E pro Santos?” perguntarão os politicamente corretos.

    O Santos que se foda.

  • 95. Gerhardt  |  06/05/2010 às 15:46

    Essa conversada mole povoava o imaginário tupiniquim nos idos de 2007.

    Pior vai ser o reforço da secação mórbida e solitária após a aula de hoje.

  • 96. Lorenz  |  06/05/2010 às 15:52

    95.

    Tomara que tenha chuva de dancinhas do JONAS.

    auihgiuahg

  • 97. Renato K.  |  06/05/2010 às 15:53

    Fernandão é Tricolor !!!
    Agora vai (vai?).

  • 98. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 15:55

    vai pra banha

  • 99. almilano  |  06/05/2010 às 15:55

    E vamo parar com esse papo de que jogar bonito e frescura.

    Porra, a selecao de 70 jogava pra cacete!

    Que ranço isso. Agora quando um time qualquer – Barça por exemplo – joga bonito afu e ganha 6 campeonatos na temporada, acham ruim? Querem ver os caras perderem e “quebrados” por pseudos-jogadores pelo “puro prazer de quebrar alguem que joga mais”?

    Ah para. Acho legal essa flauta toda entra Santos x Gremio, e biriri e bororo. Gremista tem que torcer e muito mesmo, porque essa sera a final veradeira.

    So vamo parar com esse papo de “quebrar a gurizada”. Eles jogam bonito mas com efetividade. Olha o passe do Ganso no jogo contra o Santo Andre, de letra pro Neymar fazer o gol.

    Pedradas abaixo.

    E os comments do Impedimento tao uma merda, nao sei o que houve!!

  • 100. almilano  |  06/05/2010 às 15:56

    Ops, os comments que eu digo eh a janela onde a gente escreve, mudou tudo aqui, nao consigo mais acentuar e demora pra entrar cada comentario meu…

  • 101. Ducker  |  06/05/2010 às 15:56

    1º jogo no Olímpico sem o Neymar é uma boa. Eles perdem força ofensiva para fazer gol fora de casa.

    Dunga maldito, leva o Ganso e o pirralhinho pra copa!

  • 102. Renato K.  |  06/05/2010 às 15:57

    Almilano tá certo. Sou contra frescuras como o Robinho vive fazendo, mas drible e jogada bonita EM DIREÇÃO AO GOL é tudo de bom.
    Pena que não tem disso no meu time faz uns novecentos e quarenta e três anos, asdgsdfgsfg

  • 103. Guilherme  |  06/05/2010 às 15:58

    E só pra resgistrar o PITI do Luxemburgo.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Atletico_MG/0,,MUL1588772-9859,00-LUXA+DISPARA+CONTRA+ROBINHO+E+FELIPE+E+DIZ+MINHA+HISTORIA+NO+SANTOS+ACABOU.html

    Quando eu penso que eu não poderia ter menos respeito pelo cara, ele surpreende…

  • 104. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 16:00

    O almilano nao entendeu o espirito do texto…

    Não se trata de efetividade e etc… se trata de “com meu time não porra”

    Obvio que o santos ta jogando demais e que são efetivos… e que tambem estão porrando (com o aval incorreto do juiz preciso adicionar), MAS contra o gremio são peladeiros folgados que merecem a morte….

    Com exceção ao Robinho, este tenho certeza que a facção colorada iria gostar de ver levando um carrinho mesmo sendo tricolor. Do guiñazu então viraria o wallpaper do TWITTER

    haehaehaehaehaehae

  • 105. Ducker  |  06/05/2010 às 16:01

    #99
    “Querem ver os caras perderem e “quebrados” por pseudos-jogadores pelo “puro prazer de quebrar alguem que joga mais”?”

    ahan!

  • 106. Mário  |  06/05/2010 às 16:02

    Ótimo texto. Semana passada o Nando Gross dizia:

    “O torcedor do Grêmio não fica contente pelo Fred não vir a Porto Alegre. O torcedor queria ver esse grande jogador em campo”.

    Piça pra ti, careca. O torcedor do Grêmio quer é que o Grêmio ganhe – e ponto.

  • 107. almilano  |  06/05/2010 às 16:03

    #104,

    Toda regra tem excecao. No Robinho pode ashdiusahdsaiuhdiudh

    #99 ok campeao, vai la.

  • 108. Kleiton  |  06/05/2010 às 16:09

    #99
    Cara, eu concordo contigo – os guris são bons de bola, ofensivos, objetivos na maior parte das vezes, e tão jogando um futebol que é realmente bonito de ver.

    Mas faço minhas as palavras do Hornby: “Os torcedores neutros adoraram a gloriosa teatralidade daquele momento de Gascoigne, é claro, mas havia muito poucos torcedores neutros no estádio.”

    Eu não sou a favor de sair dando porrada nos moleques – no #94 eu tava só de onda.

    Mas que dá uma raiva quando um negócio desses acontece contra o teu time…

  • 109. rômulo  |  06/05/2010 às 16:09

    ô almilano, vai aprender a escrever direito, porra
    flajsdkgjkjdskjg

  • 110. Renato K.  |  06/05/2010 às 16:10

    Eu sei que já deu no saco, mas eu achei essa aqui demais:

    “O Corinthians tinha um sonho. Aí veio o Ronaldo e… COMEU. “

  • 111. Flávio  |  06/05/2010 às 16:16

    Bah… O Robinho nem firulas e pedaladas tenta mais. Aceitou sem drama a condição de coadjuvante. Virou, na melhor das hipóteses, um jogador “tático”.

  • 112. rômulo  |  06/05/2010 às 16:22

    #111
    se ele fez mesmo isso – e me parece q fez – , melhor pra ele.

  • 113. Germano  |  06/05/2010 às 16:26

    Robinho-do-pé-amarelo?
    Pff!

  • 115. Flávio  |  06/05/2010 às 16:27

    Sei não. O Robinho das pedaladas de 2002-2004 era melhor que o atual. Na Copa, com Kaká e Luís Fabiano sem as condições físicas ideais, precisaremos de um Robinho protagonista e não coadjuvante.

  • 116. Gerhardt  |  06/05/2010 às 16:30

    Quando o cara se joga como uma moça, dando mostra primeiramente de desonestidade, ele merece um capítulo manejado do surrealismo guasca.

    Na boa, não vejo melhor contra-veneno para eles do que Adilson Magrão Neuton e Mario cercando com todas as forças, com toda a velocidade, encoxando na medida certa, dando bitoquinhas nos garrões.
    Antecipação velocidade e muita, mas muita atenção nas investidas furiosas do talento imaculado AINDA.

    Será foda, mas será memorável se acontecer.

    Afora q temos o senhor da área, o tal Rodrigo é cascudo.

  • 117. Germano  |  06/05/2010 às 16:31

    Copa? Que Copa? Agora só me interessa a do Brasil!

  • 118. Guilherme  |  06/05/2010 às 16:33

    .115

    Eu acho o Robinho um EXCELENTE protagonista. Coincidencia ou não, todos os times que ele é titular jogam bem e são campeões. Inclusive o Real Madri.

    E Kaka e Luis Fabiano vao estar em condicoes. Brasil vai ganhar a copa. Confie em mim. 😉

  • 119. Germano  |  06/05/2010 às 16:34

    Mas a Copa já é do Brasil e o jogo já é quarta!!! DÁ-LHE ÔOOO!!!

  • 120. Guilherme  |  06/05/2010 às 16:36

    OPS excelente COADJUVANTE.

  • 121. Flávio  |  06/05/2010 às 16:36

    #118
    Tem gente que diz que ele e o Kaká estão se poupando agora para chegar voando na Copa. A conferir.

  • 122. almilano  |  06/05/2010 às 16:40

    #109 huehueheue valeu cara. Trairage eh mato!!!

    porra de comments. Parece ser algo relacionado ao google chrome que eu nem tenho instalado!!!

  • 123. Guilherme  |  06/05/2010 às 16:44

    E só pra xingar o SILAS um pouco mais.

    Já perceberam que o 1T do Grêmio é sempre tomando ruim, e no segundo tempo o Grêmio domina?

    Agora, votem se vocês acham que o Silas faz milagre no intervalo, ou é obra do Paulo Paixão?

  • 124. Franciel  |  06/05/2010 às 16:50

    Em verdade vos digo: Nenhum, repetindo, nenhum time de Pindorama está jogando mais feio do que o brioso Esporte Clube Vitória.

    Portanto…

    http://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/…/va-matar-o-demonho

  • 125. FERN  |  06/05/2010 às 16:52

    por falar em copa, tem alguien de Rivera que esta tentando organizar uma COPA HUGO DE LEÓN 30/06/10 entre Grêmio e Nacional!!!

  • 126. Jader Anderson  |  06/05/2010 às 16:55

    “Eles bateram em minha puta de itinga. E em verdade vos digo: em puta minha só quem bate sou eu.”

    hehhaehaehheaheaheaheaheahehahah

  • 127. Lol  |  06/05/2010 às 17:10

    O que eu gosto do Impedimento é que isso aqui é uma família. Nunca me sinto só quando entro aqui. Sempre as mesmas pessoas, discutindo sobre o que há de mais apurado nas discussões de mesa de bar sobre o futebol.

    Obrigado Impedimento!

  • 128. Caue Fonseca  |  06/05/2010 às 17:16

    O grande lance do texto é a sacada de que o principal para o torcedor, sempre, é o seu time ganhar. Futebol é só o meio de se chegar a isso. Aliás os jogos que eu guardo com mais carinho foram os que o Grêmio venceu (ou perdeu e classificou) absolutamente com o cu na mão.

    O que eu já tive foi uma vontade de vencer sempre os melhores times e com os melhores jogadores. Mas o Riquelme meio que me tirou isso. Hoje, teria rezado para pegar o Cucuta na final e, não funcionasse, teria dado um tiro de sniper no fiadaputa.

  • 129. Gerhardt  |  06/05/2010 às 17:18

    #123. Guilherme, cá com meu teclado sujo, acho que a maior virtude do Silas é ser bom de palestra, e obvio, gerenciamento de personalidades.

    Jogador de futebol é um bixo esquisito. Na boa, achei q o Hugo de reserva ia começar a minar o vestiário e o Silas segurou bem, ao q parece.

    As lesões creio q ajudaram a deixar o grupo coeso e digamos, com uma quase LIGA, pois souzinha não ia ficar na reserva nem a pau e isso deu chance ao laboratorio de Silas, pois todos acabaram vendo q o time é composto de 15, 16 caras e não 11. Idem as outras lesões.

    pode parecer balela e demagogia, mas na prática o Silas teve conjunção astral e competencia.
    Sem contar q deve ter sido barra em alguns momentos aguentar o xarope do meira.

  • 130. Caue Fonseca  |  06/05/2010 às 17:18

    #4 “É legal ver um time jogando bonito, desde que seja o Inter.”

    É esse o espírto

  • 131. Kleiton  |  06/05/2010 às 17:20

    #126
    Franciel bebendo da fonte de Moreira da Silva.

    Na Subida do Morro:
    Na subida do morro me contaram
    Que você bateu na minha nêga
    Isso não é direito
    Bater numa mulher
    Que não é sua

    O resto aqui.

  • 132. Vinicius Araujo  |  06/05/2010 às 17:28

    Acho importante pro futebol atual essa forma santista de jogar.. é um estilo solto e um tanto escrachado que há tempos não víamos por aqui, e que faz parte da nossa história..

    e muito mais do que firulas, eles têm mostrado efetividade na frente.. isso é notório.. a zaga é fraca, e prejudicada pela falência de marcação dos meias e atacantes..

    Porém, como gremista, quero ganhar deles jogando feio ou jogando bonito.. sinceramente não gostaria de ver ninguém dando porrada nos caras.. temos condições de ganhar na bola.. temos bons marcadores, que nem perto chegam de serem brucutus..
    Não é um Grêmio que precise se superar pra ganhar.. mas nem por isso vamos deixar de comemorar menos! O Grêmio pode ganhar na qualidade.. na postura em campo!

  • 133. Guilherme  |  06/05/2010 às 17:30

    .129

    O mérito de manter o grupo ele tem sim. Concordo.

    Mas é SÓ.

    Tem muita gente por aí achando que ele muda o time no intervalo, o que é MENTIRA. O Grêmio só tem mais perna do que os outros.

  • 134. Lopo  |  06/05/2010 às 17:36

    #129 Grupo do Grêmio parece bem mais focado que ultimamente. Os medalhões tão realmente com gana de jogar, basta ver o que o Douglas está correndo (pros parâmetros dele mesmo) e o jeito que o Hugo comemorou o gol ontem, além de ja mostrar vontade e correr muito nos dois últimos Gre-nadas.
    Acho que o único desmérito do Silas é manter Edilson na lateral direita, porque de resto as lesões e os Deuses do futebol ajudaram a montar o grupo do Grêmio!!!

  • 135. Roger  |  06/05/2010 às 17:44

    #133

    Tbém acho que o preparo físico do Grêmio esta se sobressaindo, mas essa tese de que é SÓ isso é muito simplista.
    Então demite o Silas, não contrata ninguem pro lugar dele, deixa só o Paixão.

  • 136. col  |  06/05/2010 às 17:50

    Pensei que fosse moralmente proibido citar qualquer referencia ao futebol europeu.

  • 137. Guilherme  |  06/05/2010 às 18:31

    É exatamente a minha tese!

    Se não precisasse de alguém pra administrar o grupo (no que o Silas é bom), não precisaria do Silas.

    O time é escalado e montado à bangu. É só olhar no campo. Técnico tem que ter mais do que o respeito dos comandados.

  • 138. rafael botafoguense  |  06/05/2010 às 18:33

    ih alá

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1589217-9861,00-BOTAFOGO+LANCARA+NOVA+CAMISA+EM+BARCO+NA+BAIA+DE+GUANABARA.html

    o patrão eike já vai se engraçando com o fogão hhahah …não se espantem se ronaldinho,deco e VALDERRAMA brotarem na rua general joão severiano da fonseca.

    fogão = patrão

  • 139. Guilherme  |  06/05/2010 às 18:37

    De novo, em TODOS os jogos o Grêmio faz um primeirto tempo ruim e um segundo tempo bom.

    Não é coincidência.

    Se o Silas fosse tão bom de vestiário, o time jogariam bem no primeiro tempo, pelo menos às vezes.

  • 140. rafael botafoguense  |  06/05/2010 às 18:55

    só sei que sábado os palhacinhos serão estripados ao vivo. Loco enxada,herrera cutelo,fahel tesoura de jardineiro e fábio ferreira pernas de facas ginsu farão o trabalho. O engenhão jorrará em sangue,tripas,huevos,corazon e qualquer clichê copero y peleador.

    DALE!

    no pfc mais próximo.

  • 141. FERN  |  06/05/2010 às 19:35

    NOOOOOSSA!!! que racistas estes mascotes do colorado…

  • 142. Eduardo  |  06/05/2010 às 19:56

    dia desses comentei que o Marquinhos tava jogando de volante (pois havia lido/escutado em algum lugar) e fui publicamente chamado de ignorante… como NÃO acompanho o Santos, não sei… ele é MEIA ESQUERDA mas ESTÁ ou NÃO ESTÁ jogando de volante… se estiver, repetiremos 2007….

  • 143. Eduardo  |  06/05/2010 às 20:02

    o ano passado o Victor já ficou fora do jogo contra o Cruzeiro, ou estou enganado?
    essa seleção que vá praputaquepariu!!!

  • 144. Frank  |  06/05/2010 às 21:29

    Nossa, não se fazem mais campeões argentinos como antigamente…

    O que é esse Garfield, heinhô Batista?? FRACO até não mais poder…

  • 145. Frank  |  06/05/2010 às 21:34

    Não tem nem graça secar assim…

    Prefiro gastar minhas energias ANTI-UMIDADE torcendo para os Pinchas…

  • 146. Álisson  |  06/05/2010 às 21:42

    CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA GREMISTAGI!

  • 147. col  |  06/05/2010 às 21:44

    MODE ORKUT ON

    Chupa gazelada!!!!!!!

    mode off

    hauhushaushasuhasuas

  • 148. Lucian  |  06/05/2010 às 21:46

    Não foi dessa vez gremistagi…

  • 149. Álisson  |  06/05/2010 às 21:48

    CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA WIANEY

  • 150. Álisson  |  06/05/2010 às 21:50

    Hoje eu me dou o direito de ser orkutiano e o cacete. Esse grito tá entalado na garganta desde domingo.

  • 151. Serramalte Extra  |  06/05/2010 às 22:02

    144, não! Fracos eram os times do ano passado! Em 2010 só tem timaço na Libertadores .

  • 152. Carlos  |  06/05/2010 às 22:04

    Prevejo a morte colorada e gremista a partir da semana q vem.

  • 153. Gustavo S.  |  06/05/2010 às 22:15

    Licença, licença… Cheguei no impedimento via um blog que já não lembro mais qual tem mais ou menos um mês e esse é meu primeiro comentário, motivado pelo confronto entre meu Santos – fazendo dancinha e falando EH NÓIS, TAMO JUNTO – x Grêmio.

    Sobre o texto, será que existe alguém que pise num estádio com outro pensamento? Alguém sai dizendo “Mas que merda, fomos campeões ganhando de 1×0 e jogando mal, MAS QUE MERDA!”? Alguém aí acha que eu agradeci aos céus por estar na Vila Belmiro ano passado presenciando aquele gol do Ronaldo?

    Amigos, quando surgiu aquele drible antes da cavadinha no Fábio Costa eu desejei que a rótula do gordo explodisse espalhando pedaços de osso do gonzaga ao boqueirão.

    E não creio que vocês tenham acompanhado a final do Paulista desse ano, mas o Santos mostrou bem mais que firulas e dancinha, foi na raça, com 8 e com um gênio que pelo que li de alguns (quem falou em soy de Grêmio aí?), se fosse argentino estaria sendo idolatrado por uma banda que aqui freqüenta (que já percebi não ser maioria também) e a torcida comemorou e empurrou como se fosse jogo de libertadores.

    Finalmente, fico contente de ter encontrado um lugar onde veem futebol de um jeito bem diferente da maioria, sem a escrota pasteurização de argumentos que se encontra por aí.

    Informo que, apenas por amor ao debate estarei aqui nas próximas semanas defendendo as dancinhas e firulas funkeiras em contraponto à gente que vai pilchado pra arquibancada.

    ÉH NÓIS, TAMO JUNTO.

    ps. Gostaria muito de participar da ImpedCopa se estivesse por aí na data, comemoraria muitos gols com coreografias exóticas.

  • 154. Sancho  |  06/05/2010 às 22:15

    Em Libertadores, seca-se a partir das quartas. Aprendam!

  • 155. Sancho  |  06/05/2010 às 22:16

    Re 152

    É o mais provável dos cenários…

  • 156. Carlos  |  06/05/2010 às 22:18

    Bah, sancho…discordo amavelmente…
    Libertadores se seca a partir do sorteio…

    adsksakdaskçdçkasdkçasdçkl

  • 157. Sancho  |  06/05/2010 às 22:20

    Re 156

    Mas aí é gostar muito de sofrer. A exceção é cair fora antes…

  • 158. Carlos  |  06/05/2010 às 22:24

    Secar é a arte de sofrer.

  • 160. Lucian  |  06/05/2010 às 22:29

    #159
    Tá na hora do Rospide perder o cabaço e treinar algum time do interior.

  • 161. Lucas Cavalheiro  |  06/05/2010 às 22:31

    AH CARALHO!

    QUE NOITE! QUE JOGO!

  • 162. Sancho  |  06/05/2010 às 22:32

    Re 158

    Já sofro o suficiente torcendo…

  • 163. João Arruda  |  06/05/2010 às 22:32

    Falou tudo, santista. O blog é muito bom, mas o que tem de pagador de pau de argentino.

  • 164. rafael botafoguense  |  06/05/2010 às 23:02

    to vendo ceará X psv

    1a1.

    jogo underground do caralho.

  • 165. rafael botafoguense  |  06/05/2010 às 23:05

    #154 nem. obtive êxito em 2007 e 2008 secando o flamerda nas oitavas…ambas com requinte de crueldade.

  • 166. Flávio  |  06/05/2010 às 23:46

    Grande Porto Alegre caótica em dia de jogo. Inferno para chegar ao Gigante. Entrada no estádio com 20 minutos de bola rolando.
    Mas valeu a pena!

  • 167. Sancho  |  07/05/2010 às 00:09

    Árbitro e assistente ambos agiram bem. Saiu o gol da U (44’ST), e o bandeira não correu para o meio porque havia dois 2 chilenos em posição de impedimento. O juiz vai lá, conversa com o colega e decide que eles não participaram da jogada (e não participaram mesmo). Gol legal. Aí, a confusão atingiu níveis surreais. Até o momento não se sabe se o árbitro encerrou ou não a partida…

  • 168. Sancho  |  07/05/2010 às 00:09

    Me refiro a U de Chile e Alianza.

  • 169. Prestes  |  07/05/2010 às 00:17

    Essa Libertadores tá com muita cara de Libertadores.

    Ainda teve os paraguaios fazendo golo da classificação aos 44.

    Fora o Corinthians eliminado nas oitavas, muito cara de Libertadores, hugsadhusdahudsauhdsahusd

  • 170. Carlos  |  07/05/2010 às 00:20

    Andrezinho de novo não jogou bosta nenhuma

    (aguante irritando Prestes mode on!!!)

    çlakdsakçdkçasçdksakçdsakç

  • 171. Lucas Cavalheiro  |  07/05/2010 às 00:22

    #170

    Mais uma assistência na conta dele.

  • 172. FERN  |  07/05/2010 às 00:22

    S E N S A C I O N A L ! ! ! la u – alinaza, 1-1 ate os 85, -1-2 ate os 90, 2-2, confusão por mas 15 min. e por fim passa La U para enfrentar Flamengo…

  • 173. FERN  |  07/05/2010 às 00:24

    Prestes quien pasó de libertad-once?????

    o fox tem o péssimo habito de IGNORAR outra partida no mesmo horário…

  • 174. Flávio  |  07/05/2010 às 00:28

    Libertad virou no final e se classificou.

  • 175. Flávio  |  07/05/2010 às 00:29

    http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/2010/noticias/0,,OI4418766-EI14513,00-Libertad+consegue+virada+heroica+no+fim+e+elimina+Once+Caldas.html

  • 176. FERN  |  07/05/2010 às 00:37

    2-1 AGÓNICO…

  • 177. Carlos  |  07/05/2010 às 00:48

    Assistência foi o d’alessandro, meu caro.

  • 178. Lucas Cavalheiro  |  07/05/2010 às 00:52

    #177

    Concordo que foi um BAITA passe do D’Ale, mas, pela DEFINIÇÃO de assistência, foi do Andrezinho.

  • 179. Matheus von muhlen  |  07/05/2010 às 01:11

    LIBER EN FUEGO!!!

  • 180. Eduardo  |  07/05/2010 às 01:33

    tem torcedor que é engraçado…
    há 2 dias falavam que o GRÊMIO estava só citando o inter depois de ganhar um campeonato EM CIMA DO inter….

    depois de um jogo de libertadores, onde o GRÊMIO nem está participando, tem boneco citando …… o GRÊMIO…. hehhe

    nada como um dia depois do outro para morder a lingua…

    PS. antes que os mais exaltados me critiquem, NÃO estou generalizando… . apenas citando como o torcedor da dupla, em geral, é muito parecido hehehe

    quanto ao jogo, não há dúvida que os jogadores colorados tiveram uma aula particular de espanhol para esse jogo… 🙂

    aliás, 2 semanas interessantes para a dupla… nenhum é favorito….

  • 181. Topolski  |  07/05/2010 às 02:36

    Era muito óbvia a classificação colorada. Ainda mais com o esquema cagalhão que o Banfield anunciou uma semana antes.

    Quanto ao Grêmio, ainda falta compactação no meio e tem pouca pressão no campo adversário. Mas, parece, o time ta se definindo para um rumo interessante. Obvio que sem o Edilson.

    Se jogarmos com a vontade que está apresentando, com a defesa ligada (que ainda apresenta erros de posicionamento fortes) e tirarem o lexotan do Douglas os jogos vão ser de igualdade. Vai contar a efetividade dos ataques.

    A defesa do Santos é fraca, mas o Ganso é craque. O negócio é apertar o cara que larga a bola pra ele e fazer o Santos dar chutão. Pq se perder no corpo pro André, Neymar, Robinho e cia, larga o fussball.

    2×0 no Olímpico e a fatura ta fechada!

  • 182. Topolski  |  07/05/2010 às 02:37

    ah, e que fim de jogo entre La U e Alianza!

    e o mais massa era que os Alianzistas reclamaavam, mas não sabiam do que.

    Chupa Alianza, La Crema humilha!

  • 183. matheus  |  07/05/2010 às 02:44

    #152

    tamo contigo, carlos

    vamo lá pro 0 a 0 amistoso que é melhor

    menos perigoso

  • 184. matheus  |  07/05/2010 às 02:53

    muito boa participação do banfield na libertadores, por sinal

  • 185. marlon  |  07/05/2010 às 05:05

    Carlos discípulo de CHE, de hoje em diante. “no creo en las BRUJITAS, pero que las hay , las hay”.

    AGUANTE COLORADO CARAJO BAMOS A SER GOLES ANDRECIÑO PELEADOR D’ALESSANDRO TATUAJES DE MARICÓN EMO PERO APILANTE EL BOLUDO WALTER EL HOMBRE-GRASA DEJENSE DE JODER HASTA ALESANDRO LA MARMOTA CON BARBA DE CHIVO HIZO GOLES AGUANTE WANDA NARA SIGUES DEJANDO MI VARA UN HIERRO CALIENTE AGUANTE RAFAEL BUETAFUEGO PASARÁS LA RECUPERACIÓN CHE DALE DALE INTER ESTUDIANTES NO ME TOQUES LAS PELOTAS AGUANTE FOSSATI BAMOS A CARBURAR PPORROS

  • 186. Eduardo  |  07/05/2010 às 07:41

    Marlon visivelmente alterado pela combinacao BOTELLON de “Estrella dan”, aceite extra virgen de oliva e sidra asturiana .

  • 187. marlon  |  07/05/2010 às 08:18

    bá, Eduardo BIDUZÃO. mas não era Estrella Damm, eram PINTAS DE HEINEKEN.

  • 188. guihoch  |  07/05/2010 às 09:08

    181 (2)

    2×0 e a fatura tá FECHADA

  • 189. rafael botafoguense  |  07/05/2010 às 09:18

    hahahahaahaa olha o marlon

    recuperação aonde,NÃO ACREDITE NO DANTE!

    HSUAHSAUSHAUSA

  • 190. Germano  |  07/05/2010 às 11:14

    Quem apita Grêmio x Santos??

  • 191. Logan  |  07/05/2010 às 13:10

    O cara que escreveu esse texto é, ou foi em outra vida, um torcedor do Vitória não teria como traduzir o que sentimos hoje com relação a nosso clube, perfeito.
    Aliás, acredito que esse texto resume basicamente como se sente um torcedor de futebol de verdade em relação ao seu clube e ao esporte.

  • 192. Prestes  |  07/05/2010 às 13:47

    Muito bom esse texto!

    Obrigado, Cauê!!!

  • 193. Gabriel AT  |  07/05/2010 às 14:15

    Li esse livro há cerca de 11 ou 12 anos e virei um simpatizante do Arsenal. A imensa maioria dos livros sobre futebol são chatos; Hornby foca no aspecto que é realmente legal, que é o ato de torcer, e fez um excelente trabalho.

    Há um filme inglês que é uma adaptação do livro, mas parece que faz um paralelo de um romance com a vida de um torcedor (literalmente, não no sentido figurado). Há também um filme americano em que transformam futebol em beisebol e transformam paixão de torcedor em… filme americano. Lixo.

    Mas o livro é sensacional, já li mais de 3 vezes e recomendo.

  • 194. Bruno  |  07/05/2010 às 18:49

    Não tem nada a dizer que o Hornby já não tenha dito aí. Febre de Bola devia ser livro de cabeceira de qualquer um que queira fingir entender o mínimo que for sobre o universo do futebol.

    E podem esperar pra ver o Rochemback parar o Ganso… Por, tipo, uns seis meses, heheh =P

  • 195. Eduardo  |  07/05/2010 às 19:33

    falando em Livro…. recomendei o livro chileno “El Fantasista” e, por ironia do destino, terminei o livro em minha mais recente viagem a trabalho, marquei passagens interessantes e ESQUECI do DESGRAÇADO no avião…
    Comiuniquei a American e, se encontrarem, empresto para quem quiser… só precisa pagar as despesas postais… 🙂

  • 196. Eduardo  |  07/05/2010 às 19:34

    ops… comuniquei a American…

  • 197. FERN  |  08/05/2010 às 00:18

    puta azar eduardo…

  • 198. Frank  |  08/05/2010 às 13:23

    #181, 188

    Vocês estão otimistas hein… não levarmos gol desses palhacinhos vai ser difícil…

    Acho que 2 x 1 tá de bom tamanho, e temos que torcer muito para ver se fazemos um golzinho lá na Vila… aí o bicho pega…

  • 199. Frank  |  08/05/2010 às 13:24

    Prefiro ir de sangue doce pra esse jogo…
    Qualquer resultado no qual o Santos não ganhe já parece ser lucro, pelo que andam dizendo aí pela imprensa…

    O negócio é quebrar o pescoço do Ganso… o resto é menos difícil…

  • 200. Frank  |  08/05/2010 às 13:25

    Ah, e AGUANTE PINCHAS, lógico…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: