Paixão incendiária

01/05/2010 at 12:24 179 comentários

“Às arquibancadas, às arquibancadas
pelo triunfo do nosso Ferrão
Às barricadas, às barricadas
pelo triunfo da revolução!”

Em 2008, no Dia do Trabalhador, o Impedimento mostrou as origens operárias de diversos clubes da América do Sul. Origens que foram se perdendo na evolução do futebol . Hoje muitos destes clubes são dirigidos por membros da elite e abrigam torcedores das mais diversas classes sociais e ideologias.

Fundado em 1933 por trabalhadores da extinta Rede de Viação Cearense, o Ferroviário Atlético Clube, o popular Ferrão, de Fortaleza, não fugiu a esta regra durante muito tempo. Desde 2005, porém, seguidores fanáticos tentam reconstituir o elo entre passado, presente e, até, futuro. Um futuro socialista e revolucionário.

Neste ano, dois torcedores corais – o clube tem as mesmas cores que o Santa Cruz – um anarquista e outro socialista entraram para a torcida organizada mais tradicional do Ferroviário, a Falange Coral.

“Ao presenciarem a forma daquela torcida funcionar (igual às demais no Brasil), na qual imperam gritos e cantos homofóbicos, sexistas, de incitação à violência contra torcidas adversárias, isso os deixou com vontade de criar uma torcida diferente, onde esse tipo de coisa não existisse e, além disso, que fosse polítizada, adotando uma linha de esquerda”, conta Leonardo, 28 anos, um dos membros da nova torcida organizada que estrearia em 31 de julho de 2005, na partida contra o Serrano (PE), válida pela Série C do Brasileirão: a Resistência Coral.

Cheguei até eles, porque meu pai encontrou por acaso o bom site da Resistência Coral, onde se pode encontrar não só imagens da torcida e as letras dos cantos, mas ótimas indicações de texto, como “A História Radical do Futebol” ou “Violência Enraizada: as torcidas organizadas no contexto urbano brasileiro”. Em seu Manifesto ou no blog que mantêm há críticas consistentes contra a homofobia nos estádios, a violência entre as torcidas, a “mercantilização” e a corrupção no futebol e outros temas.

Entre os lemas da Resistência Coral estão “Nem guerra entre torcidas nem paz entre classes” e “Nada diminui nossa paixão incendiária, Ferroviário orgulho da classe operária”. Estas frases aparecem sempre acompanhadas pelo emblema da torcida, que é uma mão fazendo o gesto do Black Power com as cores do Ferroviário, o vermelho, o branco e o preto.

Leonardo conta que no início a Resistência Coral teve apoio de pessoas de esquerda que não costumavam acompanhar o Ferroviário. Desde o início, também ocorreu processo inverso. A torcida logo contou com a simpatia da maioria dos demais torcedores. Muitos até passaram a assistir os jogos junto com eles e se reivindicam como membros da torcida, mesmo sem participação maior, outros compram materiais e elogiam a iniciativa. “Eu já era torcedor do Ferroviário e militante de esquerda de longa data. Quando vi aquela torcida me aproximei e acabei me engajando”, relata.

O perfil do seguidor do Ferroviário se diversificou muito desde sua fundação operária, nem poderia ser diferente, já que o clube conta com mais de 100 mil torcedores. Segundo Leonardo, o que se mantém é uma marcante presença de torcedores de esquerda ideologicamente. No site do clube é possível perceber isso pelo orgulho que manifestam por Valdemar Caracas, fundador não só do Ferroviário, como do Partido Socialista Brasileiro, no Ceará.

O perfil da Resistência Coral também é diverso. Muitos fazem trabalhos intelectuais, como o próprio Leonardo, que é professor de Sociologia. “A maior parte é formada por estudantes universitários e por jovens que terminam o ensino médio e passam a fazer trabalhos ‘braçais’, digamos assim”.

Boa relação, a Resistência Coral também costuma ter com os dirigentes do Ferroviário, nunca abrindo mão de sua autonomia. Mas houve um momento de tensão, em que a torcida organizada teve sua grande participação política dentro do clube. Foi em 2009, quando a atuação do então presidente Paulo Wagner passou a desagradar os membros da Resistência. “Ele passou a empresariar jogadores, colocando interesses particulares acima dos interesses do clube. Estava colocando em prática uma política de mercantilização e sucateamento do clube”.

Em uma partida, a Resistência Coral teve problemas com a segurança do clube, que retirou-lhes de forma truculenta uma faixa que dizia “Fora Paulo Wagner”. Mesmo assim, o ex-presidente não suportou a pressão e deixou o cargo antes de completar o mandato. “Ele se tornou presidente de outro clube aqui do Ceará, o Horizonte. Para ver qual era a do cara…”

Talvez o presidente não tenha suportado a cancha dos membros da Resistência Coral, calejados em participar de manifestações – e não só individualmente. A própria torcida esteve representada no último 1º de maio, e é de se acreditar que hoje mesmo estejam nas ruas de Fortaleza com suas bandeiras e instrumentos.

Apesar disso, os membros da torcida ainda não pensam ocupar cargos políticos dentro do clube, porque se veriam em choque com seus ideais. “Quem sabe em um futuro distante, quando conseguirmos uma mudança mais profunda na sociedade. Aí o futebol seria diferente também, bem mais a nossa cara”.

Em nome dos ideais, a Resistência Coral defende também o uso da “violência revolucionária” para conseguir mudanças na sociedade, contida no lema “Nem guerra entre torcidas nem paz entre classes”. “Se a elite aceitasse pacificamente deixar de explorar o povo seria uma maravilha. O problema é que os detentores do poder defendem com todas as forças o atual estado de coisas, inclusive utilizando a violência”.

Mas parece que essa violência fica mesmo restrita ao plano das ideias, não só a julgar pelo boa-praça Leonardo, mas porque violência mesmo na vida dos membros da torcida só a de algum cassetete da polícia em alguma manifestação. A única vez que se defrontaram com uma briga foi quando uma torcida Fortaleza queria roubar suas faixas. “Estávamos em número muito reduzido, por isso achamos melhor correr e evitar o confronto”.

Evitaram confronto não só por isso, mas porque são totalmente contrários às brigas entre torcidas. A defesa de um novo jeito de torcer passa por cima inclusive da rivalidade regional. Entre suas “aliadas” estão uma torcida organizada do Fortaleza, também de esquerda, a Rebeleões, e uma do Ceará, a Brigada Alvinegra. Além desta, a Resistência Coral mantém uma rede de aliadas no Brasil e na Europa, como a Dissidenti, torcida anti-fascista da Lazio.

“Ultras Resistência Coral
Nasceu da luta social
Pra combater qualquer discriminação
No nosso futebol e em qualquer canto da nação
Não somos meros torcedores do Ferrão
Somos trabalhadores que engrandecem um país
Não admitindo qualquer forma de exclusão
Igual a que sofre o povão e o Ferrão
História bonita do nosso Ferroviário
Que surgiu da mão do operário
Tal qual a Resistência Coral
Na luta de classes somos revolucionários
A Ultras Resistência Coral
É hoje opção de nossas vidas
Nem paz entre as classes
Nem guerra entre as torcidas
A Ultras Resistência Coral
De esquerda, anti-racista, anti-capitalista
Nada diminui nossa paixão incendiária
Ferroviário orgulho da classe operária!”

Felipe Nascimento Prestes

Anúncios

Entry filed under: Clubes, Colunas.

Notas fúnebres no jornal Grêmio leva a taça, mas

179 Comentários Add your own

  • 1. VP  |  01/05/2010 às 12:38

    Eu, como torcedor do Fortaleza desde menino, quero empenhar aqui meu respeito e minha admiração pelo Ferrim, co-irmão de grande dignidade. Coisa que não posso dizer daquele time fedorento e idoso que polui o garboso certame alencarino e que neste próximo confronto será atropelado pelo Leão que assim, logrará seu primeiro tetracampeonato…:-)

  • 2. Sancho  |  01/05/2010 às 13:05

    ‘Nem guerra entre torcidas nem paz entre classes’. ‘Se a elite aceitasse pacificamente deixar de explorar o povo seria uma maravilha…’

    Eu eu morri zilhões de vezes!

  • 3. FERN  |  01/05/2010 às 13:16

    EU sou um apaixonado por qualquer club tradicional deste jogo.

    AGUANTE FERROVIÁRIO!!!

    o football deveria ser EXATAMENTE como era nos seus primeiros 50 anos…

    TODAS as mudanças apartir dai foram (afora La Copa & La Coup)LAMENTÁVEIS…

  • 4. Diogo  |  01/05/2010 às 13:18

    Quanta bobagem num hino só. Hlkjhldfsahlkhjkalkasl.

  • 5. rafael botafoguense  |  01/05/2010 às 14:08

    hhahahha que irado!

  • 6. catarina cristo  |  01/05/2010 às 14:29

    É por torcidas e clubes como esse que o futebol não se acaba por aqui, apesar dos pesares. Massa!

    E onde mais leríamos histórias como essa? Só no Impedimento mesmo. Valeu, Prestes!

    Aguante!

  • 7. Eduardo  |  01/05/2010 às 14:52

    não percam o video…. extraído do hino :
    “…o Ferrim foi e será o maior do “SIARÁ….”
    que espetáculo….

    quanto ao craque Pacoti, parece que veste uma camisa do GRÊMIO hehehe

  • 8. Mateus  |  01/05/2010 às 16:14

    Acho engraçado que, para protestar contra as organizadas, alguém crie uma organizada nos mesmos moldes, inclusive participando das tais “alianças” entre torcidas, tão condenadas.
    Sem contar na linha de pensamento mágico dos anos 60…
    Mas enfim…

  • 9. Prestes  |  01/05/2010 às 16:24

    Valeu, Catarina!

  • 10. pablo gomes  |  01/05/2010 às 16:54

    agora eu tb tenho um time no CE

    valeu a dica, catarina!

  • 11. Mardruck  |  01/05/2010 às 19:54

    Texto sensacional, mas os caras devem ser chatos pra caralho.

  • 12. Frank  |  01/05/2010 às 23:15

    Putz, eu gostei do texto, e da torcida também…

    Valeu CAMARADA Prestes…

    Bem, a coisa parece bem estilo Guerra Fria mesmo, principalmente na questão ideológica… mas como o capitalismo é uma merda completa, tá valendo mesmo assim…

    E o melhor é a condenação de qualquer tipo de discriminação nos cantos… é utópico, mas seria ótimo se nossas “desorganizadas” e barras bravas fossem assim também…

  • 13. Lucas Cavalheiro  |  02/05/2010 às 01:41

    Coluna Prestes.

  • 14. Sancho  |  02/05/2010 às 08:31

    Re 12

    É tão utópico que nem eles conseguiram. Afinal, eles descriminam aquela tal de elite que não desiste pacificamente de explorar…

  • 15. Nós Tragamos  |  02/05/2010 às 12:40

    Em meus 507 anos de vida jamais vi tanto salto alto em um Gre-Nal.

  • 16. Junior  |  02/05/2010 às 14:48

    Putz, eu gostei do texto, e da torcida também… (2)

    #14, eles não discriminam ninguém, apenas divergem deles.
    O curioso é que aquilo que o Danilo tu não consideras discriminação, inclusive faz um longo “arrazoado” para demonstrar isso e considera discriminação o que essa torcida do Ferroviário faz em relação a uma suposta elite.

  • 17. Jean Mello  |  02/05/2010 às 15:01

    A mão fechada não é símbolo do Black Power, e sim dos Panteras Negras.

  • 18. Eduardo  |  02/05/2010 às 15:39

    #15 passaste teus 507 anos em “estado de graça” ???
    há apenas uma semana esse salto estava atolando na beira do lago…
    e que dizer do GREnal do Pedro Junior? não viaja meu…

  • 19. Flávio  |  02/05/2010 às 18:05

    Retranquinha do Fossati coloca água no chopp gremista.
    Glaydson > Willian Magrão
    Taison > Dinho

  • 20. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:06

    grande GREnal. inter valorizou o título demonstrando que realmente queria ganhar…
    que venha 2011.

  • 21. Lucian  |  02/05/2010 às 18:07

    Que porcaria de campeonato é esse Paulistão. Santander devolve o resultado do Santos e mesmo assim nem pênaltis.

  • 22. Prestes  |  02/05/2010 às 18:08

    A freguesia tricolor aumenta ano a ano!

    Dessa vez com os reservas!

  • 23. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:08

    só consegiu escutar o jogo a partir dos 10m do segundo tempo….

    aliás, estou no Chile e antes do jogo presenciei um terremoto…

    situação incrível. não teve desmoronamento e nada, mas estou no 13ro andar e balançava muito…que phoda…

  • 24. Prestes  |  02/05/2010 às 18:09

    Em ano de crise, o Colorado ganha poucos Grenais a mais que o rival…

  • 25. Caco  |  02/05/2010 às 18:12

    Como é bonito ver o pessoal comemorando, depois ver o goleiro falhar, tomar bico no tornozelo, dedo na cara, pontapé do Taison peso pluma e ainda PERDER o segundo grenal do ano para o mistão do inter, com Glaydson, Bruno Silva e Kléber Pereira no time… magabilha…. chora Leandro, que teu povo te ama.

  • 26. Lucian  |  02/05/2010 às 18:12

    E o Inter continua morrendo no segundo tempo. Esse padrão tá começando a ficar sério.

  • 27. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:12

    será que o Leandro vai convidar o Walter e o Indio prá festa no seu apartamento?

  • 28. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 18:14

    #24, 25:

    Pera ai, mas cade a Taca por todos esses ACHIEVEMENTS UNLOCKED entao? 😀

  • 29. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:15

    #25
    pois é Caco… bonito mesmo foi ver a festa de vocês na semana passada…
    velho…. toma uma aspirina… desliga o rádio… terça feira ninguém fala mais nisso… concentra tua raiva na derrota da Libertadores…
    que venha 2011.

  • 30. matheus  |  02/05/2010 às 18:17

    PERDER QUE NEM HOMEM OU GANHAR QUE NEM MARICA?

  • 31. FERN  |  02/05/2010 às 18:18

    que merda esse Silas nem NÃO PERDER o jogo final ele consegue, alaputcha merda, caralho DT de merda, vai embora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÓN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ——————– ——————–
    ——————– ——————–
    —– —–
    —– —–
    ————- ——————–
    ————- ——————–
    —– —–
    —– —–
    ——————– ——————–
    ——————– ——————–

    DALE CAMPEÓN, DALE CAMPEÓN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 32. Caco  |  02/05/2010 às 18:19

    28… tá lá, na mão do Bulíva. Mas futebol não é só taça… vamos contra o Banfield com a moral elevada (ui), basta o Fumassati armar o time como hoje, esquecendo o Ney no hotel e botado esse Ronaldo aí pra jogar.

  • 33. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:19

    #25 Prestes claramento chateado ….
    PÔ Prestes… Inter vermelho socialista.. .compartilhando as faixas…
    poderiam começar a usar o novo SLOGAN
    inter VICE CAMPEÃO DE TUDO…

  • 34. matheus  |  02/05/2010 às 18:20

    #33

    gremio campeao gaúcho e HONROSO SEXTO LUGAR

    ou nem isso?

  • 35. Prestes  |  02/05/2010 às 18:21

    Ganhei do rival, no estádio inaugurado pelo Larry, com time misto, Eduardo!!!

  • 36. FERN  |  02/05/2010 às 18:22

    CARALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    —————— ——————
    —————— ——————
    —– —–
    —– —–
    —————— ——————-
    —————— ——————-
    —– —–
    —– —–
    ——————- ——————–
    ——————- ——————-

    PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 37. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:23

    #34 Matheus Nostradamus…
    e a posição do inter, que nem a taça levantou?

    velho…. NÃO É FLAUTA… isso aconteceu comigo nos últimos anos…. toma uma aspirina… desliga o rádio… terça feira ninguém fala mais nisso… concentra tua raiva na desclassificação da Libertadores…
    que venha o Gauchão 2011.

  • 38. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:25

    #34 Matheus Nostradamus…
    velho…. NÃO Ë FLAUTA … fiz isso nos últimos anos e passou… toma uma aspirina… desliga o rádio… terça feira ninguém fala mais nisso… concentra tua raiva na desclassificação da Libertadores…
    que venha o Gauchão 2011.

  • 39. Rodrigo  |  02/05/2010 às 18:26

    Mais uma vitória deles que nada vale…

  • 40. Ernesto  |  02/05/2010 às 18:26

    MElhor jogada do Taison – dar uma voadora mal dada no Jonas.

    E tem loco aqui que diz que o Marquinhos não joga mais que esse ciscador

  • 41. FERN  |  02/05/2010 às 18:27

    EU NÃO SEI FAZER 36 COM OS CARACTÉRES… LAMENTÁVEL!!!!!!!!

    CULPA DESSE TAL DE SILAS…

  • 42. matheus  |  02/05/2010 às 18:28

    to feliz com 1 a 0, olimpico meio medrado, meio cagado, mina do jornal do almoço no intervalo pagando vale e dizendo que o estádio tava calado, bica na cara do jonas bailarino e abbondanzieri não treme nem o cílio na hora da decisão.

  • 43. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:29

    #35 Prestes claramento chateado …. trazendo argumentos de livros amarelados…
    já disse outras vezes que NÃO quero gosto de perder o Gauchão… mas agora já passou.
    ganhou… terça feira já muda tudo… vamos prá CB e Libertadores…

  • 44. Caco  |  02/05/2010 às 18:30

    37 – constrangido eu tava quando perdi o clássico em casa, hoje eu vô pro buzinaço…

  • 45. Ernesto  |  02/05/2010 às 18:30

    Depois de hoje, RESTA IMPERIOSO esse Fossati vazar. Que doente, che.

    Boa gente, e tal. DEve ser uma boa charla sobre o futebol, mas deu.

    Bah, sempre com invenções lamentáveis

  • 46. Rodrigo  |  02/05/2010 às 18:31

    E o Inter que repita o resultado na quinta….

  • 47. matheus  |  02/05/2010 às 18:32

    ?

    era time reserva, cara. jogou bem

    a única merda foi o KLEBER PEREIRA

    bota eu que torço pro inter, ao menos

  • 48. FERN  |  02/05/2010 às 18:32

    BOM era o MANO que GANHAVA campeonato GAÚCHO sem VENCER jogo ALGUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VOT NO AL NEOPENTECOSTALISMO…

  • 49. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:33

    vocês podem achar que é flauta, mas o GRÊMIO só perdeu jogo que podia esse ano…. se isso não é orientação ao resultado, não sei o que o Paixão tá fazendo lá dentro…

    inter – primeira fase
    Pelotas – Já tava na final
    Avai – pelo regulamento, classificou
    inter – pelo regulamento, campeão.

    não me importo em perder grenais desse naipe…

  • 50. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 18:36

    CAMPANHA BOTA OS RESERVAS, FOSSATI PARA O JOGO DO BANFIELD!

  • 51. FERN  |  02/05/2010 às 18:39

    #49 CLÁSSICO, CLÁSSICO, como NÃO se IMPORTAR???

    ao menos o titulo, ao menos…

    rocambole PUTO!!!! fora!!!!! silas junto…

  • 52. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 18:42

    #51:

    Fern, se a gente nao deixar eles ganharem Grenais, que defesa eles vao ter pra discutir futebol? Tao carregando um BUFFER da decada de 40, os coitados…

  • 53. Gabriel R.  |  02/05/2010 às 18:42

    #49 Mas tem a manha esse grêmio hein! Muy copero e peleador mesmo!!!

    HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!

  • 54. FERN  |  02/05/2010 às 18:44

    boa guilherme…

    e NOSOTROS temos + vitórias em FINAIS…

    BIGFUCK!!!

  • 55. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:44

    faixa no peito FERN…
    se pensa muito em clássico quando não se tem chance de ganhar outras coisas…
    GRÊMIO e inter já passaram disso…
    são equipes que tem condições de conquistar LIbertadores sempre que disputam…
    sigo as palavras do meu velho…
    GREnal nos anos 50 eram mais disputados e (diz a lenda) até morriam em campo…
    hoje em dia, é consequência do teu dia seguinte no trabalho (ser ou não ser corneteado)…

  • 56. Caco  |  02/05/2010 às 18:44

    Taison injustamente expulso! Só foi mostrar pro Jonas como se dança chula na linha lateral.

  • 57. Ernesto  |  02/05/2010 às 18:45

    #47

    Que time reserva, che.

    Esses aí jogam muito mais que os titulares. Aquele uruguaio marca mais que esse Nei. Talvez tu possa considerar Andrezinho de fora.

    Agora, que falta fez Dalessandro. E falaram que o time é o mesmo de 2009. Mentira deslavada.

    Marquinhos, responsável direto pela calssificação à libertadores, gols importantes na reta final, nem no banco fica.

    Em compensação Kleber Pereira, Edu, esse Thiago Humberto – homem sem fibra. Esses tem chances e chances.

    Se deixar esse time aí, de repente com Glaydson na lateral – melhor por ali, nesse ano. E com Guinazu no meio, sem os medalhão ciscador – AleCONE, Dalessandro, Sorondo, Taison, Edu – poderia se ganhar do Banfield por dois. MAs nao vai ser assim.

    Mudança, já

  • 58. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:46

    #53
    Gabriel, não é questão de ser copero… é jogar pelos regulamentos…
    perder todos vão (vide Santos)… é só uma questão de QUANDO vão perder… 🙂

  • 59. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:48

    e só complementando meu #58
    onde chegou o Barcelona?

  • 60. Ernesto  |  02/05/2010 às 18:50

    #52

    Quando cair pra segundona, quem sabe, vai poder rolar uma discussão ?

  • 61. matheus  |  02/05/2010 às 18:51

    HAHAHAHAHAHAH VAMO ERNESTO

  • 62. Frank  |  02/05/2010 às 18:52

    O que importa é faixa no peito, bicho no bolso e taça no armário… é o que sempre importou…

    O resto é o resto… até o Santos, que metia de 10 em todo mundo, jogou com o regulamento embaixo do braço…

    E derrota que vale título não conta…

  • 63. Caco  |  02/05/2010 às 18:52

    52 – O argumento que os gremistas usam pra discutir futebol usa ombreiras e tenis conga.

  • 64. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 18:53

    #60:

    Ate esse titulo a gente tem e voces nao. 😛 Se bem que voces so nao tem por causa da mala preta pro Paysandu e por terem VENDIDO A ALMA do Librelato.

  • 65. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 18:54

    #63:

    Poise, argumento de terno e gravata da Corte do Rio me soa mais sofisticado mesmo.

  • 66. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:55

    “Deus só vai junto de quem tem coragem” [Silas, Paulo – 05/2010]
    hahaha
    Silas é definitivamente o nosso Pastor …

  • 67. FERN  |  02/05/2010 às 18:56

    #55 eduardo

    este pensamento mágico não se aplica, meu caro até a década de 50 grêmio e inter tb podiam ganhar TUDO que disputavam (Camp. Gaúcho) e hoje ainda podem, são grandes, e ainda maiores em CONFRONTO…

  • 68. matheus  |  02/05/2010 às 18:56

    cara, nesse ano do paysandu caiu o PALMEIRAS

    por que beneficiariam o inter? em detrimento de são paulo?

    é muita poesia no coração gremista

  • 69. Frank  |  02/05/2010 às 18:56

    Daqui a 10 anos, só vão lembrar que em 2010 o Grêmio foi o campeão estadual… e todo mundo sabe que o Gauchão só importa mesmo para quem perde…

    Em 2006, ganhamos com 2 empates… em 2008, o Banguzinho foi eliminado da Sula contra os titulares vermelhos com 2 empates… no final, o que importa é o título…

  • 70. André  |  02/05/2010 às 18:56

    Começou a chinelagem

  • 71. Eduardo  |  02/05/2010 às 18:59

    #67 Não discuto tua opinião FERN.,..
    só disse que não me importo de perder GREnal MAS SER CAMPEÃO!!!
    ruim é perder jogo que VALE, que decide!!!

    vale lembrar… o inter tentou ganhar… jogou bem e foi quase feliz…

  • 72. FERN  |  02/05/2010 às 19:00

    66# eduardo

    tu me antecipou, che que discurso… me manda este pra puta que pariu, caralho um tipo derrotado, pior nome dos 3 da lista que o duda falou que tinha, apesar de que o melhor acabou de ser vice…

    SILAS VAI PRO INFERNO!!!

  • 73. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:00

    #68:

    Mas MALA PRETA nao e beneficiar um time, e COMPRAR um time.

    HUAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAaaaaaaAAAAAAaaaaaAAAAAA(com CRESCENDO E DECRESCENDO)

  • 74. FERN  |  02/05/2010 às 19:03

    “NO COMANDO DOS TIMES ESTÃO EU E O JORGE, PERO NO COMANDO DE TUDO EST DEUS”

    che, pra onde vamos????????

  • 75. matheus  |  02/05/2010 às 19:03

    mas que mala preta?

    eu NUNCA ouvi falar dessa história, a não ser de (alguns) gremistas

    o palmeiras e o botafogo não chorariam isso então, tipo o coringa que falou que nós entregamos?

    e a mão parceira do fabio koff em 91 entao? 92, sei la qual foi o ano

    AH MAS O REGULAMENTO

    regulamento absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 76. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:04

    #75:

    Ue, vai ver o CAMPEAO DE TUDO tinha mais dinheiro pra pagar. Isso ou a ALMA DO LIBRELATO tava bem cotada.

  • 77. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:04

    #72 Fern…
    não vou discordar totalmente do Silas .. só dessa questão de religião … não gosto de misturar assuntos…
    o Silas conhece futebol. foi um excelente jogador com passagens em muitos grandes clubes de vários lugares do mundo. ele tem vivência e experiência…
    ainda tem muitos erros a cometer num time do tamanho do GRÊMIO, mas se perder jogos como está perdendo… o GRÊMIO vai levantar mais taças do que tu pensa…

  • 78. FERN  |  02/05/2010 às 19:06

    che acabo de ser campeón Gaúcho, e uds sabem o VALOR que dou a esta disputa, mas o Silas em TEORIA & PRÁTICA conseguiram me ABURRI!!!…

    FUI!!!…

    36

  • 79. matheus  |  02/05/2010 às 19:07

    é tão ilógico assim o inter ganhar de 2 a 0 do paysandu?

    o inter não vai cair, meu. não adianta.

    é um fiasco exclusivamente tricolor..

  • 80. FERN  |  02/05/2010 às 19:08

    #77 EDUARDO

    MANDA ELE PRA BOEDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 81. FERN  |  02/05/2010 às 19:09

    assim como ser 1983-1995 de La Copa…

  • 82. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:09

    #79:

    Nunca diga nunca, meu amigo. O problema e que se voces cairem, a gente arranca na frente. A gente pode cair e ainda vai continuar vendo o Inter la atras em titulos…

  • 83. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:10

    #80 … hauhauhauhauhauha
    vai comemorar meu… eu tô aqui no Chile, no meio de terremoto e preciso ficar no hotel mandando mensagem em blog de futebol!!! hehe

  • 84. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 19:10

    Com os reservas jogo passado esse time seria campeão. Mas a direção pensou com o fígado.
    Hoje o grêmio perder seria humilhante. Os foguetes são sinal de alívio.

  • 85. FERN  |  02/05/2010 às 19:11

    #83 eduardo

    EU estou na BAHIA, BAHIA, tu ainda esta mas perto!!!

  • 86. Caco  |  02/05/2010 às 19:13

    Gente, o mundo mudou em 2006, não há mais dogmas no futebol sulista, tudo pode acontecer, inclusive em 2010.
    Me perdoem pela flauta, nem comento muito aqui, mas hoje eu tô pra galhofa.

  • 87. Frank  |  02/05/2010 às 19:14

    #84

    Humilhante assim como foi na final de 95???

  • 88. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:14

    Bora Inter! Ganhar de 1×0 do Banfield pra perder duas competicoes com duas vitorias consecutivas!

  • 89. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:14

    #84 LF… concordo com a segunda parte… mas repito… novamente o GRÊMIO motivou para o que precisava… to vendo muito o estilo de times com PAULO PAIXÃO no DT.

  • 90. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:15

    #84:

    “Po, comeram minha mulher, mas pelo menos o cara brochou na segunda vez…”

  • 91. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:18

    #88
    campanha TITULARES contra o Banfield…
    vitória suada de 1×0 depois de penalti desperdiçado pelo TITULAR EDU aos 42 do segundo tempo ehehhe
    # 85
    Fern, então nunca vai com a camisa do GRÊMIO no Pelourinho… cometi esse erro. nunca ouvi tanto bahiano gremista… claro que eles queriam vender algo… heheheh

  • 92. Frank  |  02/05/2010 às 19:27

    Bacana mesmo foi o caixão que o Hugo levou…

    haohfsaohofdahoauhfhih

    Gauchão só vale pela corneta, e essa é nossa dessa vez…

  • 93. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:29

    #92:

    Que Taca Fernando Carvalho e Taca Fabio Koff, deveria ser TACA FLAUTISTA DE HAMELIN e TACA MILES DAVIS.

  • 94. Ernesto  |  02/05/2010 às 19:29

    Guilherme dias e sua memória seletiva.

    Esquece 2003 e o presidente do cricúma falando que o jogo não valia nada.

    Moral de cueca, meu bruxo. Reclamar de entregar jogo, e esquecer 2009. heheheeh.

    Mas tá certo, ganharam o que ano passado classificavam como cafézinho.

    Resta ao colorado se preparar para a Série A. Mandar uns chinelões embora

  • 95. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:31

    #92 pois é Frank.. isso é o que estou falando…
    terça feira, falaremos da CB e os co-irmãos falarão do Banfield…
    mas o cara vem aqui, chateado, falar que ganhou mais grenais, que jogaram com reservas, aplicar uma flauta descabida e desproporcional, etc…

    WHY? WHY? WHY? 🙂

    quero mesmo é GANHAR a CB e sorrir com o Banfield…

  • 96. Ernesto  |  02/05/2010 às 19:34

    hahahaha, o cara fala de flauta descabida depois de outro loco lembrar 2002 e ainda TRIPUDIAR na memória de um cara falecido.

    Larguei de mão

  • 97. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:36

    #96
    cada um fala por si, Ernesto..
    estás cobrando de mim, comentários de OUTROS torcedores…
    se leste algum comentário MEU tripudiando, então me avisa velho…

    falei desde o primeiro, que o inter valorizou.. vocês que vieram com esse papinho de PÍFFERO.

  • 98. Caco  |  02/05/2010 às 19:38

    Na verdade o barril de chopp ficou com os gremistas, mas que ele tá meio aguado, isso tá.

  • 99. Caco  |  02/05/2010 às 19:40

    Puta merda, abri o blog do WC agora… ele usou o mesmo trocadilho do chopp…. NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO, vou ali morrer e já volto

  • 100. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:41

    chopp aguado, pq? só os xiitas ficam brabos em perder assim…
    é só mais um entre os mais de 300 grenais.. ainda temos muitos pela frente…
    cada um se contenta com o que quiser… mas eu AFIRMO…
    não me importo perder GREnal e SER CAMPEÃO!!!!!

  • 101. vecchia  |  02/05/2010 às 19:42

    vcs viram os jogadores do gremio cantando “fernando carvalho, foi pedalado…”?

    tá, foi engraçado

  • 102. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:43

    #99 Caco lê WC ou WC lê impedimento… hehehe

  • 103. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:46

    #101 particularmente não acho isso legal.
    isso é coisa de torcedor.
    amanhã vão prá outro time e voltam pro inter, beijando escudo…
    puta mídia com a torcida…

  • 104. Flávio  |  02/05/2010 às 19:47

    Bah, vou cobrar os direitos autorais!

  • 105. Caco  |  02/05/2010 às 19:48

    #100 – tá, nenhum gremista soltou um “puta merda” quando tomou o gol, todos afirmaram preemptoriamente que tudo bem, temos o regulamento a nosso favor, afinal, se perdemos pro Pelotas, não tem problema em também perder pro Inter em casa, afinal, torcedores de futebol são pessoas sensatas e calculistas.

  • 106. vecchia  |  02/05/2010 às 19:48

    #131

    pois é, tb não acho legal, por isso que coloquei, mas admito que achei engraçado

  • 107. vecchia  |  02/05/2010 às 19:51

    #106

    “#103” eu quis colocar… hehehe não prevejo o futuro

  • 108. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:51

    #105 Puta merda todos soltaram…
    assim como todos colorados soltaram um “Vai dar”… “eu falei”.. “vamos conseguir”, etc…
    água no choop é se fizessem pressão durante 90 minutos… fizeram um grande primeiro tempo e um equilibrado segundo tempo. se o GRÊMIO empatasse não seria injustiça… posso estar enganado, mas vi o GRÊMIO ter mais chances de marcar o primeiro do que o inter fazer um segundo (que ainda levaria pros penaltis)…

  • 109. Frank  |  02/05/2010 às 19:52

    Tudo bem, tá 2 x 1 pra eles no ano…

    Mas em títulos tá 1 x 0 pra nós…

    Agora, em disputas diretas pelo título no gauchão, tá 18 x 17 pra nós…

  • 110. Caco  |  02/05/2010 às 19:52

    #102 – bah, fui ver quem a gaúcha tinha escolhido como craque da partida e me deparei com a PRIMEIRA FRASE do texto do WC usando o mesmo clichê. Concluindo: WC tá no mesmo nível que os comentaristas de Blog.

  • 111. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:52

    tudo bem Vechia.. quando chegar o 131 eu posto a mesma coisa hehehe

  • 112. Eduardo  |  02/05/2010 às 19:55

    e só prá lembrar

    WM campeão gaúcho…

    William Magrão >>>> todos jogadores do Gauchão

  • 113. Ernesto  |  02/05/2010 às 19:56

    é, quando eles tomam tapa na cara, da torcida, ficam reclamando que são profissionais.

    E no mais, Eduardo, tu cobrou do comentário de outra pessoa, falei para tu observares TODOS, entao.

    Mas to contigo, nao entro nessa de Píffero – time tá lixo mesmo, assim nao ganha quinta.

    E esse argumento de que perder não tem problema Inter ja usou, em duas sul-americanas. Falta coerenia em quem fala em chopp.

    O que estava em disputa era a taça.

    Além do mais, essa vitória so engana ainda mais. Faltou futebol, o Pato fez defesas milagrosas, no segundo tempo treinador substituiu mal e time nao chutou uma bola no gol.

  • 114. Guilherme Dias  |  02/05/2010 às 19:59

    Ernesto nao sabe brincar. 😀

  • 115. Anônimo  |  02/05/2010 às 20:00

    Defesas milagrosas = Bola batiam no peito dele e ele pegava firme, de vez em quando.

  • 116. Caco  |  02/05/2010 às 20:07

    Concordo que o time foi mal no segundo tempo, mas acho que tem a ver com a saída do Bruno Silva, que estava segurando as pontas para o Kléber atacar mais, quando entrou aquele careca (opaaa) o time se perdeu e o nosso melhor lateral tinha que ficar mais recuado.
    MAs uma coisa é o time do Inter, outra é o resultado do jogo que foi, sim, um nervo no chorizzo que o gremio comeu.

  • 117. Ernesto  |  02/05/2010 às 20:11

    É, aquela cabeçada, no primeiro tempo, bateu no peito dele mesmo.

    bah, olha os lance, maestro, depois fala.

    Não acho ele o maior goleiro do mundo. Mas hoje defendeu bem.

  • 118. Ernesto  |  02/05/2010 às 20:12

    Nervo em chorizzo nada. Enganou mais uma vez. Jogando igual ao segundo tempo, toma tufo de qualquer time.

    A zaga tá mal. Qualquer bola na área, pelo alto, é do atacante.

    O ataque é inoperante. Tem que reformular, tentar voltar pra libertadores ano que vem, com outra diretoria, novos ares, novo time.

  • 119. Lucas Cavalheiro  |  02/05/2010 às 20:32

    O Inter foi bem no primeiro tempo. O Silas não esperava o Inter no 3-5-2 (achava que vinha no 4-4-2, com Giuliano e Andrezinho), tanto que fez ajustes antes de começar o jogo, e Kléber deitou e rolou lá do lado esquerdo junto com o Giuliano, que fez um bom primeiro tempo.

    No intervalo, Silas mexeu certo e tirou o Leandro e colocou Hugo, e o Grêmio ganhou o meio campo. O contra-veneno do Fossati deveria ser tirar o Taison e colocar mais um no meio. Não sei o que ele pretendia tirando o Walter, inexplicável.

    E nada me tira da cabeça que falta preparo físico pra esse time do Inter.

    O William Magrão jogou? Confesso que não me lembro dele em campo…

    No mais:
    Sandro teve uma atuação excepcional. O zagueiro esse novo, apesar da falha num lance, chega junto e tem velocidade: gostei.

  • 120. Lucian  |  02/05/2010 às 20:39

    É em momentos como esse que eu me pergunto mais do que nunca. A diretoria se mata toda para conseguir a vaga na Libertadores ano passado. Vira o ano e faz esse espetáculo de planejamento, com um ataque falido e uma zaga aposentada. Agora estamos aí, caindo pelas tabelas. Pra que então?

  • 121. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 20:40

    Ronaldo Alves foi a melhor notícia do dia. Zagueiro seguro e rápido.

    O lance de jogar a final com os reservas não é só o aspecto físico, mas especialmente o psicológico. Lá pelas tantas os zagueiros do Grêmio estavam brigando entre si e o Olímpico era um túmulo de tão calado. Pq o time misto do Inter estava ganhando dentro de casa. Seria humilhante demais levar 2 em casa do time misto.

    O treinador colaborou, não deveria tirar o Walter para pôr o TH. Deveria tirar o Eller para pôr o TH, e depois o Walter pelo Edu. Aí teria mais chance.

    Essa final era para ser com reservas no Beira-Rio. Mas eu sei que a direção do Inter jamais teria colhões para fazer isso dentro de casa. Infelizmente. Fosse a do São Paulo…

  • 122. Lucas Cavalheiro  |  02/05/2010 às 20:55

    O Borges (Walter também) é um dos piores atacantes de serem marcados. Ele é baixo (ou seja, tem velocidade), mas é forte (ou seja, não cai em qualquer encontrão) e ainda por cima gira muito rápido. E ele sofreu pra levar vantagem no Ronaldo Alves.

  • 123. Lucas Cavalheiro  |  02/05/2010 às 20:55

    WordPress caindo toda hora aqui na hora de comentar. Mais alguém?

  • 124. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 20:58

    não me conformo com a bobagem de ter escalado time titular, cansado do jogo de quinta-feira, na semana passada.

    bastava o time misto pra ganhar esse campeonato. Mas paciência.

  • 125. Marcelo Costa  |  02/05/2010 às 21:01

    Borges e Jonas perdem gol demais. Era pra ter sido muito mais tranquilo, e falo com relação ao primeiro jogo também, com três bolas na trave e aquele lance do 9 gremista cara a cara com o goleiro de 235345 anos. Quantos cara a cara a dupla perdeu? Grêmio teve mais ou menos quatro vezes mais chances de gol nos dois jogos. Isso e o fato de ter jogado contra um retrancão… Deveria ter feito mais gols de diferença.

    E hoje o número de desfalques foi parecido. Se contar o Indio de um lado, tem de contar Souza, Lucio, Maylson, William, Fábio Santos, Mario Fernandes…

  • 126. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 21:04

    atenção times do campeonato italiano: o Victor tem um problema com bola de longe no canto esquerdo.

  • 127. Marcelo Costa  |  02/05/2010 às 21:04

    “Bastava o time misto pra ganhar” hahahahahahaha.
    Luis Felipe é o mesmo que é autor de textos aqui? Como entende de futebol! Concluiu que reservas são melhores que titulares. Vai ver o técnico do Inter ganha para fazer errado! O Inter em nenhum momento chegou perto de ganhar este campeonato, meu caro. Teve muito menos chances de gol e passou o segundo tempo inteiro dos dois jogos acuado, sem chutar a gol, mesmo precisando reverter o placar. Saiu muito no lucro devido aos problemas de finalização do Grêmio. Só.

  • 128. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 21:08

    Marcelo Costa:

    o time reserva, descansado, focado e concentrado, ganhou o jogo.

    o time titular, cansado, perdeu o jogo e comprometeu o campeonato.

    esse é um fato incontestável.

    o outro fato é que o Grêmio perdeu gols. Só que o Grêmio perdeu mais gols no Olímpico também porque a defesa do Inter estava mais eficiente. Veja, por exemplo, que não fez linha de impedimento em nenhum momento, como fez na partida passada.

    com o time misto e essa mesma proposta de jogo, o Inter seria campeão gaúcho. O Grêmio jogou muito mais pressionado hoje, tendo que ganhar do time misto diante de sua torcida, que na partida anterior, quando era uma batalha de iguais. Jogando pressionado e cansado, perdeu de uma equipe inferior.

    esse time que jogou ontem, mesmo inferior, não teria levado 2×0 em casa.

  • 129. Marcelo Costa  |  02/05/2010 às 21:09

    Luis Felipe, teu sonho é trabalhar na Pampa ou no Jornal do Comércio? Sugiro mais perspicácia nas análises.

  • 130. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 21:11

    contra os fatos, o deboche.

  • 131. Marcelo Costa  |  02/05/2010 às 21:11

    “esse time que jogou ontem, mesmo inferior, não teria levado 2×0 em casa.”

    > Teria. Porque é pior e estaria pressionado por jogar em casa e fazer resultado. Pra que botar Andrezinho e D’Alessandro, né? É tão melhor sem eles… Ora, eu leio cada coisa.

  • 132. Felipe (o catarina)  |  02/05/2010 às 21:12

    Avaí campeão porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    campeão, nadan, nbicampeãp!!!!!!!

    chupa, Bgayrense, série B do caralho!

    OLE OLE OELEO LE OLE
    SOU AVAIANO DE CORAÇAO
    SOU DO TIME MAIS VEZES CAMPEÃO!

    auahauahahhau! Parabens Gremio, Vtoria, Galo, Santo André campeão moral de SP (Santos time dxe biba do caralho). Agora gamosm que vamos pra SeriAe rumo a Libertadores!

    É bicampeão!

    Obns:: bebi pra caraçho. Pelo AVAìo tudo, porra! AB RAÇO, GALERA. Nos vemos só na seman aque vem, que nessa semana tô em Chapecó e não vou poder comentar aqui. Falou!

  • 133. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 21:12

    o que é melhor: o D’Alessandro que apanhou na quinta e jogou 45 minutos com alto nível ou um Giuliano jogando 90 minutos em alto nível?

  • 134. Marcelo Costa  |  02/05/2010 às 21:17

    Nesse caso até vai, porque Giuliano é muito bom, mas pra irmos adiante tu vai ter de me convencer que teria sido melhor escalar Gleidson do que Guiñazu e Kleber Pereira do que Walter… E daqui a pouco vou achar que em 1995 o Grêmio ganhou porque foi melhor jogar com Gelson no lugar do Dinho…

    O Inter só foi melhor no 1º tempo do segundo Gre-Nal porque o Sandro anulou o Douglas e porque o Kleber teve espaço para jogar (e porque é bom). Dois titulares. E o Giuliano, o terceiro nome, não é titular?

  • 135. Lucian  |  02/05/2010 às 21:21

    #132
    Tô ouvindo a carreata passando aqui pela Trindade.
    UH AVA-ÊÊ!

  • 136. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 21:22

    Glaydson jogou MUITO BEM hoje.

    Walter atuou até onde pôde. Jogou pouco, até. Taison (reserva) jogou mais.

    Em 1995, o Grêmio não foi campeão com gol do Gélson. Foi campeão com gol do Paulo Nunes – que era um dos poucos que tinha condições físicas de jogar. Time misto.

    Além do mais, toda a pressão foi pro Grêmio. Que perdeu gols, que teve zagueiro brigando com zagueiro, que teve goleiro de seleção falhando…tudo isso porque jogou muito mais pressionado do que na semana passada!

    Essa diretoria do Inter não aprendeu em 2007. Jogou duas decisões com time meia boca quando poderia jogar duas com time inteiro – misto no Grenal, titular na Libertadores.

  • 137. rafael botafoguense  |  02/05/2010 às 21:25

    BOTAFOGO CAMPEÃO PORRRRAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ahahaahhahahahah

    VEM PEIXINHO,DOMINGO O LOCO TE ESCULAXA!

  • 138. Caco  |  02/05/2010 às 21:26

    Hahhaha…ó lá o catarina bebaço… digitando com o nariz.

  • 139. Frank  |  02/05/2010 às 21:32

    Bem, agora que a taça já está no armário, temos que pensar nos campeonatos que realmente importam…

    Eu gostei do que vi hoje… se o Grêmio continuar com o regulamento embaixo do braço, como foi hoje e como foi contra o Avaí, pode ir longe na Copinha… primeiro o Flu, depois Galo (que parece estar melhor) ou Santos, que pariu uma capivara (e contou com a ajuda da bandeira) para perder do Santo André por apenas um gol de diferença… esses bailarinos não são tudo isso… o ataque é muito bom, mas a defesa é bem peneira… o Borges ali pode fazer um estrago…

    Já o Inter vai ter o jogo de quinta pra salvar o semestre… sei não, acho que em uma jogada aérea, o Banfield leva essa classificação para a Argentina…

  • 140. Luís Felipe  |  02/05/2010 às 21:34

    por outro lado, Frank, se o Fluminense chutar duas bolas de longe uma entra…

  • 141. Frank  |  02/05/2010 às 21:37

    0 x 1 ainda é nosso LF…

    Como foi hoje, pode ser na quinta também… SOFRIDO, sim, é foda, mas em 2007 o Grêmio foi longe na Liber desse jeito…

  • 142. Frank  |  02/05/2010 às 21:40

    Aliás, QUARTA, porque quinta é com vocês…

  • 143. Frank  |  02/05/2010 às 21:42

    Agora o Victor tá meio estranho mesmo… na quinta, saiu catando borboleta… hoje, falhou em Grenal novamente… será que já é insegurança pela presença (ou não) na convocação para a copa?

  • 144. Lucas Cavalheiro  |  02/05/2010 às 21:59

    Diga-se: Abbondanzieri foi muito bem hoje. Se ele não achar que é o PELÉ, vira ídolo. Ele tem sorte, diria até estrela: na decisão, ele aparece e, quando falha, a coisa se conserta por outros meios.

    E tu vê como são as coisas: chamavam de ruralito até uns tempos atrás, hoje tem foguetório, Goethe lotada, presidente falando “O Grêmio voltou”, essa coisa toda.

    Coisas do futebol.

  • 145. Carlos  |  02/05/2010 às 22:00

    Alguém mata esse Edilson, pelo amor de deus.

    O cara é MUITO RUIM. Muito.

    E não vou entrar na discussão reservas x titulares pq isso é são só supunhetações…

    O fato é q o grêmio jogou melhor 3/4 dos grenais….por isso foi campeão. Não é grande coisa, mas já é alguma coisa. Achar q os reservas ganhariam é um pouco de pretensão. Ainda mais vendo o time titular se arrastando como hoje…

    Mas aguante discussão! Aguante quarta contra o flu e aguante banfield.

    E um grande abraço ao meu amigo sancho, q me proporcionou ver esse jogo…E parabéns pra esposa dele, aniversariante de hoje!

  • 146. Eduardo  |  02/05/2010 às 22:07

    # não bastava o Prestes, LF claramente chateado também…
    trazendo possibilidades “SE jogasse com o time reserva”…

    ora Luis, concordo que o GRÊMIO jogou pressionado e contando com a possibilidade de que um gol do inter mudaria toda a vantagem, mas eu discordo de que “ganhou por acaso” como tuas linhas sugerem…
    creio que a vantagem do GRÊMIO foi aproveitar as chances no primeiro jogo (que deveria ter sido 3×0 – pois aquele lance do Borges sozinho NÃO se chuta prá fora) e jogar pelo placar no segundo…
    não foi questão de se arriscar do GRÊMIO… o time sabia que não podia levar DOIS gols… levou um… ficou nervoso, mas aos poucos foi controlando e estabilizou a partida… já o inter, foi pro tudo ou nada…. isso é o bonito do futebol… achar que o time reserva do inter ganharia os 2 jogos é muita paixão … futebol é bonito pois nos proporciona resultados inesperados como esse do Santos… o GRÊMIO perder hoje, DENTRO DO CONTEXTO, prá mim, tá bom demais… cria esse clima colorado pro Brasileiro… “é mas ganhamos 2 grenais e o GRÊMIO só um.. não vamos chegar em SEXTO.. seremos VICE”… tenha dó..papinho PIFFERO/PELAIPE de enganar torcedor da dupla.

  • 147. col  |  02/05/2010 às 22:13

    Expressinho colorado >>> Gremio > time “titular” colorado.

  • 148. vecchia  |  02/05/2010 às 22:17

    o PATO foi como sempre na carrera inteira, embaixo das traves, o posicionamento dele é PERFEITO, por isso a bola batia nele.

    quanto esse papo de reservas e titulares, não existe, nao dá pra pra ter noção nenhuma do que poderia acontecer, porque seriam situações diferentes. Talvez tivessem conseguido ganhar no beira rio e levado uma goleada hoje, ou não.

  • 149. col  |  02/05/2010 às 22:18

    # 148. Claro, foi soh sacanagem mesmo.

    Outra: sem o Guinazu o Inter foi mais organizado.

  • 150. Eduardo  |  02/05/2010 às 22:19

    e outra, essa história de time misto só se comenta quando perde (ou está em vias de…)
    Guiña tava suspenso… venha quem vier, é titular.
    Sorondo é uma ferida. foi um favor ao inter não jogar

    mas isso tudo é muito relativo….
    gauchão, ruralito, cafezinho, prendão, seja qual for o nome do campeonato, só é bom ganhar pq é sobre o inter… mas amanhã ninguém mais lembra… só os mais apaixonados… o resto é história e estatística.

    Gauchão, carnaval E BIG BROTHER tem todo ano… preparem-se…

  • 151. Anônimo  |  02/05/2010 às 22:19

    Melhor derrota.

    Se vencesse de novo, Grêmio viraria FAVORITO AO TÍTULO BRASILEIRO MEU DEUS TIME DE DEUSES.

    Como perdeu, fica uma pulga atrás da orelha e não se cria expectativa exagerada.

  • 152. vecchia  |  02/05/2010 às 22:21

    # 149

    bah também achei

  • 153. Frank  |  02/05/2010 às 22:26

    Aham Eduardo, mas perder o campeonato para o Grêmio dói para a coloradagi…

    É só ver o Taison em sua versão ELA ESTÁ DESCONTROLADA…

  • 154. Serramalte Extra  |  02/05/2010 às 22:29

    149. Não pode falar mal do guinazu aqui, dá chilique geral, tipo a bichice do prestes com o w. magrão…

  • 155. Frank  |  02/05/2010 às 22:32

    Do Prestes não, do Dante…

    Pronto, DEDUREI…

    haoihfaashjihjf

  • 156. Eduardo  |  02/05/2010 às 22:37

    vale perguntar, seguindo a lógica do “SE”:
    SEria o time titular ou reserva contra o Caxias?
    SEria o time titular ou reserva contra o SJ?

  • 157. Sancho  |  02/05/2010 às 22:38

    Re 16

    Júnior,

    Essa de não discriminar iguais é ótima!

    Sobre a tua acusação: a frase na faixa da torcida (basta ver a foto) é: “nem guerra entre torcidas, nem paz entre classes”. Não é que alguém no meio de uma briga chamou o outro de “playboyzinho, filhinho-de-papai”. Consegues entender a diferença? Numa, eu tenho certeza que há discriminação; noutra, há possibilidade. Eu não disse NADA mais do que isso.

    —GRÊMIO: CAMPEÃO GAÚCHO 2010—

  • 158. col  |  02/05/2010 às 22:38

    154: o problema nao eh do Guina, mas o tecnico que escala ele de segundo homem bagunca o time inteiro. O Guina tem que jogar mais adiantado, pois aih nao deixa buraco lah atras dado a sua porraloquice.

  • 159. Carlos  |  02/05/2010 às 22:39

    Vendo o compacto agora…

    Uma dica (quem sou eu pra dar dica) pro Lenadro Vuaden….apita as faltas que são faltas, meu filho…não é feio…qdo é falta, é falta…
    Uma porrada de falta (contra inter e grêmio, antes q me acusem de algo) q o cara simplesmente não deu…com o tal intuito de “deixar o jogo correr”…mas ae não dá…

  • 160. Gabriel R.  |  02/05/2010 às 22:40

    Eu achei que nos dois grenais, o inter foi melhor no primeiro tempo e o grêmio no segundo. Isso porque o Fossati acende o marlboro dele no intervalo ao inves de organizar o time. Sobre a bola que o Borges não fez entra pra mesma conta do cara do gremio que tirou a bola em cima da linha. E a melhor resposta pra “o gremio soube jogar pelo regulamento” foi ver o zagueiro e o adlson discutindo e se empurrando em campo, ali se notou o quanto o grêmio estava tranquilo no jogo…. E mais, acho que no segundo tempo desse segundo jogo não foi o Grêmio que soube administrar o jogo, mas sim o nosso tecnico imbecil que acabou com o nosso poder ofensivo.

    Ganhou o campeonato aquele time que mais se importou com ele, que jogou TODOS os jogos com o time titular e que precisava vencer alguma coisa pra não ver um dos maiores goleiros da sua história ir embora sem nenhum título na bagagem…

    Não sei se é um sentimento comum aos colorados mas eu TO CAGANDO pra esse titulo gaucho.

  • 161. Carlos  |  02/05/2010 às 22:43

    Bom, eu sou gremista e tb tô cagando pra esse título. Vai pro retrospecto mas não significa praticamente nada.

  • 162. Sancho  |  02/05/2010 às 22:45

    Gremista que assistiu o Gre-Nal sem saber que 1-0 para o Inter era vitória do Grêmio tem sérios problemas!

  • 163. Frank  |  02/05/2010 às 22:47

    # 160

    Então, essa derrota de hoje foi ótima… o Inter vai continuar se enganando e o FOSSATITE fica até afundar o time de vez…

    Huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…..

  • 164. Eduardo  |  02/05/2010 às 22:53

    #160
    a bola que o Edilson tirou perto da linha nem tinha força… o PATO fez uma defesa mais difícl hoje, a queima roupa, do Jonas… olha os lances do jogo depois do banho frio e reflita.
    acho que deves achar que tranquilo era o Taison… ora meu caro… partida de futebol tem emoção. até clássico de BOCHA vai ter discussão…mas o inter quase nem chutou a gol no segundo tempo… vitória prá aumentar o argumento do PIFFERO. se não quer enxergar, tudo bem velhinho… cada um fica feliz com o que enxerga.
    em relação ao segundo parágrafo – adiante… eu concordo com tudo … (substitua colorados por gremista)

    como disse antes… é só história e estatística…
    terça feira, estaremos falando da copinha e da Liber.

    já é!!!

  • 165. Eduardo  |  02/05/2010 às 22:58

    como diria o Mestre Shifu:
    “I’m not dying, you idiot, i mean, dragon master… i’m just in peace!!!”
    depois de um dia de terremotos e taça no armário, vou dormir…. EM PAZ !!!!

  • 166. Gabriel R.  |  02/05/2010 às 23:01

    #163

    Obvio que a vitória foi boa, melhor ganhar do Grêmio do que perder, isso me parece meio óbvio… Em nenhum momento eu disse achar que o time do inter tá bom ou qualquer coisa desse tipo. Como também concordo que quanto mais o Fossati ficar, mas o time afunda.
    É que, tirando o Carlos, o resto da gremistagem ta todo achando que o gremio perdeu hoje por ser copero e peleador e nao porque o inter soube ser superior em alguns momentos.

    Perto da comoçao que estava antes do jogo achei que seria sei lá 8×1 pro gremio o jogo de hoje, parecia tão fácil, mas não foi e o gremio perdeu e agora ficam com esse papo de “saber jogar pelo resultado”… vai carpi….

    #164

    Poisé, todos os lances do inter foram sem querer e os do grêmio castigo de deus não entrar… vai carpi[2]

  • 167. Lucas Cavalheiro  |  02/05/2010 às 23:10

    Da comunidade do Inter:

    [OFF] PARABÉNS – cantor da geral
    Quero parabenizar o torcedor da geral que sem encabulação perante aos milhares de telespectadores chamou a responsabilidade para si, pegou o microfone da RBS e cantou sozinho (às vezes acompanhado de 2 ou 3 backing vocal) as canções de “roda” da Geraldo.

    UAHEUAHEUAEHAUE. Pior que tava terrível, tinha alguém muito perto de um microfone e só se ouvia o magrão cantando.

  • 168. Eduardo  |  02/05/2010 às 23:14

    tá bom Gabriel… o inter é fodão, campeão de tudo. perdeu o primeiro jogo porque queria dar uma emoção ao campeonato.
    “inter ser superior em alguns momentos”… realmente, um time que chuta 2 bolas em gol realmente é muito superior…
    assim como o time que toma 3X1 e tá confiante na vitória, que dizer de um que GANHA de 2×0 FORA DE CASA… que mundo tu vive colega?
    ja disse mil vezes aqui velho…
    toma uma aspirina e vai dormir. amanhã será um dia difícil, mas terça tudo passou. e vamos estar todos aqui discutindo as vitórias/derrotas de outro campeonatos…
    gauchão 2010 passou … nõa esquenta a cabeça… é só estatística e história agora… guarda tua angústia prá quinta.
    quanto ao “vai carpi”” , não esquece que quem planta COLHE e nesse momento, só nós estamos colhendo alguns resultados…

  • 169. Caco  |  02/05/2010 às 23:22

    Porca miséria, mas não é que o Einhô Saraiva também usou o clichê do chopp no blog da tvcom… tô ansioso pela coluna do Hiltor de amanhã.

  • 170. Carlos  |  02/05/2010 às 23:35

    Bah, virou orkut essa merda.

    Fui dormir.

  • 171. Lorenz  |  02/05/2010 às 23:36

    No fantastico o Robinho cantando:
    -Vanderlei, pode esperar, a tua hora vai chegar.

    Cheiro de Sexta Feira Santa.

  • 172. Frank  |  02/05/2010 às 23:53

    #166

    Reconheço que o Inter foi melhor no primeiro tempo… o gol foi achado, mas o time marcou bem e não deu espaços pro Grêmio…

    Já no segundo tempo, o Inter precisava do resultado, mas quem mandou no jogo foi o Grêmio e só não fez gols por incompetência do ataque, ou por sorte dos colorados pelo fato de o Pato estar em um dia inspirado…

    Agora, claro que o Grêmio jogou com o relógio a favor… já chegaram ao cúmulo de dizer que o time misto levaria o gauchão nesses dois grenais… de que lado está a empáfia coloradagi??

  • 173. Adriano  |  03/05/2010 às 00:15

    quando o Inter EMPATOU com os reservas do Grêmio pela Sul-Americana esse blog falava em “perde a vergonha”, mesmo com o Inter classificado. O mínimo que eu espero é um “perde a vergonha” igual depois do Grêmio ter PERDIDO dos reservas do Inter.

  • 174. Diogo  |  03/05/2010 às 00:49

    FICA FOSSATI!

  • 175. Anônimo  |  03/05/2010 às 01:05

    A diferença é que na Sul Americana o Grêmio foi com os reservas MESMO, não com 4 ou 5 jogadores reservas.

  • 176. Anônimo  |  03/05/2010 às 01:06

    Colorado lembra até hoje do empate do Grêmio e da repercussão aqui no Impedimento.

    Provavelmente ele guardou num .txt e deixou na área de trabalho, à espera da batida perfeita.

  • 177. Ernesto  |  03/05/2010 às 13:08

    Hahhahhaha. Taison dando porrad no cara = “ela está descontrolada”.

    Goleiro que dá voadora pelas costas = ìdolo eterno.

    Fanatismo pouco é bobagem

  • 178. Anônimo  |  03/05/2010 às 13:30

    hahahahaa, mandou bem Ernesto

  • 179. Logan  |  04/05/2010 às 18:23

    Cala a boca rebanho! vão discutir grenal nos outros trilhões de posts desse assunto do blog!
    E belíssima essa torcida hein! Ah, queria ver uma resistência rubro-negra no barradão, seria foda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: