Dignidade

09/04/2010 at 07:48 252 comentários

Nessas horas é importante exercitar o desapego: olhe para o umbigo e pense o que significa o jogo de ontem para você, e o que significa para o torcedor do Pelotas. Com certeza, não há comparação.

Afinal, estamos falando de um clube com torcida apaixonada, lá nos confins da Série D, recém saído da Segundona, que até o ano passado tinha 27 sócios e começou a arrecadar gente com um carro de som – ao estilo daqueles “pamonha, pamonha” ou “traga a vasilha” – com um jingle horroroso dizendo algo como “O Pelotas vai subir”. E subiu. O site oficial do clube não informa quantos são os sócios agora. César Dias, gerente de marketing, informou no ano passado que passavam de  uma centena, pelo menos.

Vocês cansaram de ver essa história do clube pequeno vergando o grande em sua casa, depois que o grande mostrou um tanto de arrogância achando que o jogo estava ganho. Não é mais novidade. A questão toda é que o Pelotas não é assim tão pequeno, e repete em domínios tricolores o que já fora mostrado no Beira-Rio e na Boca do Lobo. O Lobão sabe morder. Se ratear, tira pedaço.

Os torcedores do Pelotas sonharam alto quando o campeonato começou. Poderia vir o Denílson, pentacampeão do mundo – se escondeu da direção e assinou com um obscuro time grego, que não deve ter 27 sócios. A meia cancha era promissora, mas Jé achou que ninguém pagaria seu salário e se mandou para Porto Alegre. Ontem, deve ter assistido pela TV, com uma ponta de inveja. Convenceram Alex Dias, flertando com o INSS, para assumir a centroavância. Ao lado de Sotilli, o maior de todos. Tiago Duarte, inicialmente no banco – o mesmo que ontem foi herói, convertendo dois penais. Ontem, foi titular.

Apreensivos ficaram os mesmos torcedores com o cenário que se desenhou no campeonato. Maus resultados em horas decisivas tiraram o áureo-cerúleo da disputa da Fernando Carvalho: o clima era de fim de festa generalizado. A luta era por uma FGF decente, com sorte uma Série D. Aí, o jogo no Beira-Rio, o empate heróico em 2-2, com falta cobrada por Gavião. Isso deu um alento enorme. “Esse empate vale DVD”, disse um funcionário do clube para mim. Talvez, um prólogo do que estava em curso.

Com o Pelotas, não renasce apenas um grande clube do Interior: renasce também o sentido e a razão de ser daqueles que apóiam e levam adiante os Estaduais – e eu não sou um deles, confesso. Seria lindo ver a Boca do Lobo lotada decidindo contra o São José um campeonato gaúcho de verdade, sem times enfadonhos da primeira divisão, mas é lindo também ver um time do Interior cometendo o crime. Como no choro de Chicão, quando enfiou um pombo sem asa no ângulo de Muriel. O mesmo Chicão que chorou anteontem de novo, ao ver acabar o campeonato depois da eliminação do Inter estar tão perto. Os gritos no vestiário do São José, depois do 3 a 0. As chamas profundas dos áureo-cerúleos na arquibancada do Olímpico ontem à noite.

Racional que sou, sigo defendendo os Estaduais apenas para clubes do seu tamanho.

Emocional que sou, não escondo nunca o meu sorriso ao ver quem mais quer conquistar o que pode.

O Pelotas poderá não ser campeão. Infelizmente, nem sempre a dignidade vence.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Gauchão.

O homem que sempre esteve lá Ceni dança el tango de Durvalón

252 Comentários Add your own

  • 1. Rudi  |  09/04/2010 às 07:57

    BONITO de se ver

    Parabéns Lobo

  • 2. Neumann  |  09/04/2010 às 08:07

    Excelente texto. Um dia, longe ainda, quero ver o Aimoré receber umas linhas assim…

    L F Neumann

  • 3. arbo  |  09/04/2010 às 08:26

    baita texto. parabéns aos lobos.
    [e era PREMONIÇÃO]

  • 4. Gabriel R.  |  09/04/2010 às 08:32

    Tiago Duarte com paradinha… é rede!

  • 5. Gabriel R.  |  09/04/2010 às 08:33

    #3 Pior romulo, tu é a mãe dinah do impedimento…

  • 6. Sancho  |  09/04/2010 às 08:40

    Ontem, o grande foi o Pelotas. O Grêmio só jogou até onde o Pelotas deixou jogar.

    Seria lindo ver a Boca do Lobo lotada decidindo contra o São José um campeonato gaúcho de verdade…

    Também acho. Mas, para isso, teriam que vencer a Dupla. Campeonato Gaúcho de verdade tem Grêmio e Internacional. Os Estaduais servem para que os grandes imponham sua grandeza. Tem que mostrar que é grande no campo; não, ignorando os pequenos. Como grandeza é um conceito de proporcionalidade, só se é grande porque há os pequenos.

    E sempre há pequenos. Faz um campeonato só com grandes, e alguns se apequenarão.

  • 7. guihoch  |  09/04/2010 às 08:40

    apanhamo que nem cachorro de rua ontem, realmente aquela sequencia não me enganava, silas não é pro imortal mais do que assistente, mas ainda da tempo de ganhar a CB, afinal o santos é ilusão, repito ROSPIDE DJÁ. POR MENOS QUE A TAÇA FK O roth foi embora demoro pra esse i tambem.

  • 8. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 08:41

    Lembrei da porra da premonição ontem.

    Mae dinah[2]

  • 9. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 08:43

    Time lazarento, tomou chinelada na hora certa.

    Tomara que entrem mais ligados contra o avaí…. a gangorra é foda…

  • 10. Gabriel R.  |  09/04/2010 às 08:45

    Na final do estadual o vitor e o douglas não jogam a primeira partida? Ou zera tudo?

  • 11. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 08:48

    onde estava MI2ê ontem? Alguém faz o “Porra, Grêmio” no tumblr

  • 12. LOBO MAU  |  09/04/2010 às 09:06

    jantei uma gazela ontem

  • 13. Mário Quintana  |  09/04/2010 às 09:17

    Vocês sabem que com um cafezinho, a melhor coisa é quindim e cigarro.

    O Grêmio não tinha chance ontem!

  • 14. Lula  |  09/04/2010 às 09:18

    Perder a invencibilidade depois de 51 jogos?

    Uma boa ideia!

  • 15. Juliana de Brito  |  09/04/2010 às 09:19

    Ontem, Douglas me lembrou da existência daquele ex-atleta: Tcheco.

    Quero uma faixa de cabelo igual a do Sotilli.

  • 16. almilano  |  09/04/2010 às 09:28

    Bah ainda não acreditei nesse resultado. Eu achei que o Grêmio ia treinar e que o Jonas ia se consagrar nas dancinhas dele.

    Zebraça no Olímpico.

  • 17. Sancho  |  09/04/2010 às 09:29

    LOBÃO
    Escrito por Schroder as 1:13 AM

    Me Chama de louco mas a Voz da Razão confirma Essa Noite foi uma Cena de Cinema. Depois da Vitória do Azul e Amarelo muita gente ficou Chorando no Campo. Esse Mundo em que eu Vivo tras a cada Noite e Dia uma surpresa, uma Revanche, uma Glória!

    A Vida é Docê, mas Cuidado! As vezes O Homem Baila ou em um Universo Paralelo, num Rio de Delirio, sonha em ser imortal. O Docê da Vida, a Vida Louca Vida é que a Queda é a resposta para a pergunta Pra onde Você Vai?

    Ah Tão Perto, Tão Longe, mas Essa Noite Não.

    Se você tá pensando “Não tô entendendo”, Boa Noite Cinderella!

    http://bolavermelho.blogspot.com/

  • 18. Eduardo  |  09/04/2010 às 09:33

    curioso é que todos os jogos foram decididos nos penaltis…
    só não deixaram o GRÊMIO bater

    mas o pelotas mereceu…
    falar que foi só culpa do juiz é bobagem…
    a pior é que estou de cabeça inchada…
    não sei se do jogo ou da minha cerveja feita em casa…

  • 19. Jean Mello  |  09/04/2010 às 09:34

    O Grêmio entrou em campo com uma soberba, que não lembro da última vez que vi na Azenha.
    Agora pôr a culpa no juíz (aquele ladrão filho duma puta) é de se esperar, mas não de se aceitar.
    Porém, neste jogo medíocre de ontem, nimguém mereceu a vitória…o Grêmio menos, é verdade, mas o Pelotas não jogou NADA para merecer a vitória. Mas como futebol é tudo, menos merecimento,parabéns ao Pelotas… e se continuarem jogando essa bolinha cagada, ano que vem vocês caem…

  • 20. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 09:38

    Bah cara, o juiz pra variar fez tudo pra estragar o jogo….

    So lamento a nao marcacao do penalti no jonas… achava mais justo ser eliminado nos penais… mas o gremio pagou o pato por entrar dormindo…

    E o plano de queimação dos nego veio continua a andar…

  • 21. Sancho  |  09/04/2010 às 09:38

    Grito da torcida “La Doce”:

    – Lobo Mau! Lobo Mau! F*deu com o Imortal!

  • 22. Jean Mello  |  09/04/2010 às 09:39

    *niNguém

    a pressa e a ressaca moral fazem isso.

  • 23. Sancho  |  09/04/2010 às 09:43

    Re 19

    O Pelotas jogou o que quis jogar. O jogo deles era aquele. Entregou a bola e a responsabilidade para o Grêmio, e ficou especulando. Mesmo perdendo de 1-0, eles mantiveram a postura. Se tomassem o segundo, o jogo acabaria; com 1-0 contra, eles ainda estavam no jogo.

    O Pelotas definiu a altura da barra, e o Grêmio não conseguiu passar por cima…

  • 24. almilano  |  09/04/2010 às 09:43

    #19

    Contra o Inter, o Pelotas chutou duas vezes ao gol: resultado? 2 a 2.

    Essa sorte uma hora acaba.

    #21

    Sério isso Sancho? haha os cara são loco!

  • 25. Sancho  |  09/04/2010 às 09:45

    Re 24

    O pior é que era verdade…

  • 26. catarina cristo  |  09/04/2010 às 09:47

    Comecei lendo “Afinal, estamos falando de um clube com torcida apaixonada, lá nos confins da Série D (…)” e pensei oxe, é o Santinha?

    Quando veio a parte dos 27 sócios, vi o ABISMO que nos separa.

    OK, PAREI.

    Sério, agora.

    Com todo meu respeito e toda deferência que lhe cabe, Luiz Felipe, essa história de “estadual é uma merda” é coisa de torcedor de time campeão do mundo, pra quem agora só interessa outro campeonato do mundo.

    Mas faz as contas de quantos times do Brasil são campeões do mundo e quantos ainda podem brigar por isso. Poucos, né?

    Vamo alargar o funil.

    Quantos times (de verdade) têm chance de levar o brasileiro? E de ficar nas vagas da Libertadores? Um pouquinho mais, mas tbm são poucos, né?

    Pra todos os outros, temos os estaduais.

    Tu acha que seria mesmo bom só jogar a Libertadores e o Brasileiro?

    E se teu time não ficasse na Libertadores?

    Quem fica na Libertadores já não deixa de jogar a Copa do Brasil?

    Na boa, acho que criar uma casta de times que não joga estaduais é supervalorizar uma situação transitória (poder disputar um Mundial).

    Já pensou nos desacertos disso?

    Por exemplo, os rubro-negros pernambucanos o ano passado não tinham jogado o Estadual, pq tavam na Libertadores?

    Apois, o Estadual foi o unico titulo que eles ganharam no ano passado. E tenho certeza que eles fazem questão de contar esse titulo.

    Enfim, se fosse mesa de bar, dava cinco da manhã e o assunto não encerrava, né?

    Abraço!

  • 27. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 09:47

    Tem mais é que comemorar mesmo!!

    Lembrou o gremio que futebol é jogo a jogo…

  • 28. catarina cristo  |  09/04/2010 às 09:50

    antes de começar a polêmica, olha onde o grêmio quer se curar da ressaca da derrota:

    http://jc.uol.com.br/canal/esportes/futebol/noticia/2010/04/08/jogadores-do-santa-despertam-interesse-do-gremio-218794.php

    XÔ GAVIÃO.

    DEIXA TERMINAR O CAMPEONATO!

    Sei que é inevitável. Mas que dá desgosto, dá.

    E ó:

    http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/09/esportes3_0.asp

    Minhas preces foram atendidas!

    O Nordestão vai voltar. E no meio da Copa!

    Muito melhor ver Santa Cruz e Bahia do que Brasil e Portugal.

    HOHOHOHOHO

    Pense como tou alegre com a notícia!

  • 29. Gabriel R.  |  09/04/2010 às 09:52

    Bah, sério o que é esse Wianey: depois do jogo do inter o problema era a “idade” do time, o goleiro e até a “educação em excesso” por parte do treinador… Dai o gremio toma no cú e ele vem com esse papinho de qualidade do time do pelotas…

  • 30. fino  |  09/04/2010 às 09:53

    Ontem deu tudo errado, saí de casa com um pressentimento ruim que se confirmou no decorrer do jogo…

    Bonita festa dos cerca de 200 torcedores do lobo… bem nessas, para aqueles que estavam lá comemorando isso não tem preço…
    já fora do estádio e de cabeça inchada ainda dava pra ouvir

    “ÊÊÊliminado!!! ÊÊÊliminado!!!!”

    “Au Au Au, pau no cu da capital!”!

  • 31. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 09:57

    O WC é totalmente louco…

    Bem como tu disse #29… ontem o problema do inter eram as entrevistas polidas!!!!

    Depois jogador manda midia tomar no cu é eh “grosso ai meu deussss”

  • 32. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 09:59

    O Grêmio é que nem feijão…

    Só faz na pressão…

    Assim que tiramos a pressão do time, e a imprensa ajudou com as estatisticas mágicas… tomou…

    delhe vaia nesses vadios

  • 33. Guilherme  |  09/04/2010 às 10:05

    Aconteceu com o Grêmio ontem o que acontece em todos os jogos. O meio de campo é um buraco, o time é desorganizado e todo o jogo o adversário chega livre na cara do Vitor inúmeras vezes.

    Ontem ele não salvou e o Grêmio perdeu.

    E isso vai acontecer todas as vezes que o time jogar contra um time rasoavelmente qualificado e o Vitor não estiver em dia Santo.

  • 35. almilano  |  09/04/2010 às 10:10

    Bah vi os gols agora.

    O Vitor ficou reclamando da “paradinha” do cara do Pelotas ou foi impressão minha?

  • 36. Junior  |  09/04/2010 às 10:10

    Catarina, os estaduais de HOJE (não nego que tiveram um valor histórico muito importante) são péssimos para grandes, médios e pequenos clubes. Falando especificamente do Pelotas, um clube tradicional e com torcida, é muito pouco que as únicas glórias do clube sejam vitórias esporádicas contra a Dupla Gre-Nal. O Pelotas tem potencial para ser um clube de série B (assim como o Brasil). No entanto, joga por 4 meses um campeonato deficitário, que não enche o estádio nem mais quando os clubes da capital vão ao Interior e que dá UMA vaga à série D, há clubes que queriam jogar a série D para tentar subir de nível, mas o próprio Gauchão limita isso. Os campeonatos estaduais deveriam valer como etapas regionalizadas das competições nacionais, com a participação dos chamados “grandes” somente na reta final.
    E no caso do teu Santa Cruz, a Copa do Nordeste foi muito mais rentável e interessante tecnicamente do que qualquer estadual nordestino disputado após o seu encerramento. A Copa do Nordeste (se efetivamente voltar) vai ser ótima não só para os clubes do Nordeste, mas para o futebol brasileiro, porque fortalecerá os clubes nordestinos. É terrível para o futebol ver Grêmio Prudente e cia ocupando o lugar que deveria ser de Santa Cruz, Bahia, etc.
    Não defendo o fim dos estaduais, mas uma reformulação completa. Do jeito que está, o desinteresse será cada vez maior. Não sei como é aí em Pernambuco, mas aqui, fora o Gre-Nal e a final da Taça F. Carvalho, não houve jogo com ao menos 25 mil pagantes.

  • 37. Germano  |  09/04/2010 às 10:14

    Só eu vejo a normalidade da derrota de ontem? O Grêmio perdeu porque insistiu numa tática que não deu certo e contou com um dia ruim do apitador. E só.
    O Silas não virou pior técnico por causa disso. O Douglas não teve a “máscara removida” por ter tido uma noite infeliz. O Victor não é menos goleiro agora por ter feito a falta do primeiro pênalti e a direção não é pior do que antes do início do jogo…
    Aliás, a leitura do técnico Silas ao final da partida me alivia. Foi uma derrota pra ser analisada e o grande problema está em não se ter a verdadeira leitura da coisa toda. O Silas apontou os problemas no jogo e, embora tenha citado os erros do péssimo árbitro, não se ateve a isso.
    Acontecerá que o Grêmio como time aprenderá com essa partida de ontem para jogar a Copa do Brasil, pois é nosso caminho para a Liber2010!

  • 38. Allan Garcia  |  09/04/2010 às 10:15

    Sei bem como os gremistas estão se sentindo. Estava no Beira-Rio no maldito 2×2 contra o Pelotas. Time matreiro da porra, esse.

    Aliás, na hora de premiarem os melhores do Gauchão, independente de quem seja o campeão, o prêmio de melhor técnico tem que ser obrigatoriamente do Gilmar Iser ou do Beto Almeida. Ambos conseguiram as maiores façanhas contra a dupla.

  • 39. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 10:19

    #38

    Concordo, serão futuros técnicos da dupla também…

    #37

    Concordo também, não estou cornetando o projeto todo apenas o jogo de ontem aonde faltou poder de reação contra o pelotas…

    O gremio fez tudo certo, golzinho no fim do primeiro tempo… era pra voltar e fazer o segundo até os 20 do segundo e tava pelada a coruja… quando ficou notável q o bergson nao ia render mais deveria entrar o MI2E que comeu o pelotas LÁ.

    No mais era só isso…

  • 40. Germano  |  09/04/2010 às 10:23

    Falou certo Jader: projeto.
    O projeto Grêmio 2010, a meu ver, está encaminhado. Vamos ver o rendimento na Copa do BR.

    O que me preocupa mesmo não é direção, técnico ou MI2UÊ na seleção 2014, o que me preocupa é ter o Douglas como nosso único armador pronto pra jogar. Quem entra no lugar dele em um jogo ruim? E todo jogador, craque ou peladeiro, tem dias ruins…

  • 41. Cassol  |  09/04/2010 às 10:25

    Pra mim, um jogo como o de ontem, além do JOGÃO que foi Caxias e Ypiranga, justificam todos os estaduais do Brasil.

  • 42. Sancho  |  09/04/2010 às 10:26

    Júnior,

    O produto é bom, tradicional e tem inúmeras vantagens (como listou a Catarina); mas é muito mal vendido.

    Essa idéia de que a única competição que vale é o mundial, e depois os torneios são valorizados conforme o escalonamento -primeiro, a Libertadores; depois, o Brasileiro; e, por fim, a Copa do Brasil- é que mata os Estaduais, pois o que está fora desse sisteminha é irrelevante; como a Sul-Americana, a Recopa, o Gaúcho…

    Essa idéia é um câncer no futebol brasileiro.

  • 43. Guto  |  09/04/2010 às 10:27

    É inexplicável M2E não estar nem no banco.

    Aliás, até é: deu lugar aos nabas Hugo e Leandro, que entraram e afundaram ainda mais o nível da partida do Grêmio, que já estava ruim.

  • 44. Guilherme  |  09/04/2010 às 10:27

    .37

    A derrota vem sendo anunciada desde o começo da temporada. O time é desorganizado e aberto.

    A nossa sorte é o Victor e o Mário garantindo tudo lá atrás, além da ruindade dos atacantes adversários.

    Foi só o Victor não salvar, ou o atacante adversário não errar, que o Grêmio perdeu.

  • 45. Sancho  |  09/04/2010 às 10:28

    Re 38

    Quando demitiram o Roth, minha preferência era pelo Beto Almeida.

  • 46. Germano  |  09/04/2010 às 10:28

    Guto, eu não gosto do futebol do Hugo e o Leandro ainda está para mostrar alguma coisa, mas vamos concordar que eles entraram na fogueira, tabelando com o resto do time que estava afoito… daí nem Messi joga.

  • 47. Sancho  |  09/04/2010 às 10:29

    Re 43

    Lesão? Eu não a lista de convocados para ontem. Ele estava na relação?

  • 48. Guilherme  |  09/04/2010 às 10:29

    .43

    Maior exemplo do porque de se demitir imediatamente essa besta do Silas. Voltaram os medalhões, acabou o time. O Mithyue por sinal é o que melhor pode substituir o Douglas (como já fez e bem).

  • 49. Sancho  |  09/04/2010 às 10:31

    Re 46

    O Hugo voltou diferente. Cadê aquele jogador veloz, explosivo, direto que passou por aqui da outra vez? Ontem, não há sequer a desculpa de estar fora de posição.

  • 50. Germano  |  09/04/2010 às 10:32

    Re 49

    Eu diria que o Hugo voltou normal… o Hugo diferente é aquele que tu citou.

  • 51. Rossi  |  09/04/2010 às 10:36

    Quero ser CAlunista do Impedimento. Com quem devo falar?

  • 52. Sancho  |  09/04/2010 às 10:37

    Re 51

    Manda um e-mail p’r’eles e vê se te aprovam. Pelo nome, os teus textos serão um cano! Tiro para todo lado…

  • 53. Phoenix  |  09/04/2010 às 10:38

    #39
    Era pro Jonas 100 ter matado o jogo no segundo tempo.
    Mas aí falou mais alto a MALDIÇÃO DO IMPEDIMENTO!

  • 54. Germano  |  09/04/2010 às 10:40

    Re 48

    Calma lá, Guilherme. Não consigo ver no Silas uma besta. É um técnico convicto no trabalho que está fazendo. Se escalou mal, paciência, mas demissão assim é demais. Aliás, é isso que impede uma boa campanha do Grêmio…

    Peçam a cabeça de quem exige escalação de jogador por contrato e para venda, não do cara mais lúcido da casamata.

  • 55. Guilherme  |  09/04/2010 às 10:43

    Registre-se que o Silas tirou Maylson e Bergson pra pôr Leandro e Hugo. E que deixou Mithyue fora do banco.

  • 56. Germano  |  09/04/2010 às 10:44

    E eu teria feito o mesmo.

  • 57. catarina cristo  |  09/04/2010 às 10:45

    Cassol disse tudo ali no #41.

    E, sobre o #36:

    Junior, a gente tem que lembrar que o Brasil é GIGANTE e que a régua de um estadual ou dos estaduais de uma região não servem pra medir os outros estaduais.

    Quem te disse que o Pernambucano é deficitário?

    A média de público é muito boa, tanto na capital quando no Interior (tou caçando o arquivo do público e renda pra tu ver).

    E apesar dos rubro negros serem líderes isolados, os outros jogos continuam disputados. Só o Santa Cruz puxa a média lá pra cima, né?

    Não tenho certeza, mas duvido que o Baiano e o Cearense estejam de estádios vazios. (Franciel pode me ajudar nisso)

    Aqui em PE, pelo menos, geram público, renda nos jogos, publicidade só de empresas pernambucanas e direito de TV tbm (a globo tem passado os jogos dos estadual de quarta e domingo. TV aberta, não tem PPV do Pernambucano).

    Não dá pra criar uma regra única, passar a régua e dizer “estaduais são deficitários, mal vendidos, só valem pela tradição”.

    Se aí precisa mudar o modelo pra atrair mais público? Pelo jeito, sim. Mas o fato de estar dando errado pra vcs não significa que não valha pra gente.

    Abs!

  • 58. Alexandre N.  |  09/04/2010 às 10:46

    Catarina, o problema maior não é a existência dos estaduais e sim a forma como eles são planejados/conduzidos. Levando em consideração os estaduais do eixo sul – sudeste, todos eles são extremamente deficitários. Por isso, acaba gerando esse desinteresse por parte dos torcedores.

    E de acordo com o que você disse outras vezes, suponho que a Copa do Nordeste sempre foi muito mais rentável para os clubes do nordeste do que os próprios estaduais. E quando eu digo em rentabilidade, não me refiro só a parte financeira da coisa, mas também a preparação técnica dos times. É mais ou menos assim, ou eu me enganei?

  • 59. Guilherme  |  09/04/2010 às 10:46

    .54

    Todo mundo sabe que não é oportunismo. Eu venho batendo na mesma tecla há horas.

    O Silas não é treinador. Não sabe o que tá fazendo. Acertou a escalação do time na sorte, nem sabe porque, e agora vai esculhambar porque não tem noção.

    Mas o mais grave é que o Grêmio apresentou ontem os mesmo problemas que tem tido desde o início da temporada.

    É um time totalmente desorganizado na marcação. Eu só assisti alguns treinos, mas em nenhum eu vi o Silas arrumar posicionamento defensivo. Poderia ser coincidência, mas a esculhambação do time nos jogos mostra que não.

  • 60. Guilherme  |  09/04/2010 às 10:53

    .56

    Retirar os jogadores que fizeram a jogada do gol? O Maylson que mais arrematava?

    Preferir Hugo e Leandro que até hoje nunca jogaram nada e estão fora de forma, ao Mithyue que já provou que tem condições de ser até titular?

    Deixar em campo o Douglas que não jogava nada? Tirar um centroavante pra por um meia atacante quando precisava ganhar?

    Nada faz sentido. O sentido ali é um só: tirar os guris pra não deixar os altos salários no banco.

  • 61. Sancho  |  09/04/2010 às 10:53

    Re 58

    Não é mais rentável para quem fica de fora!

  • 62. Germano  |  09/04/2010 às 10:55

    Re 59

    Só acho que não é atoa que o Grêmio obteve 100% na primeira fase da TFK. Alguma coisa foi trabalhada e organizada, não é possível.
    Ontem o Grêmio esteve melhor que o Pelotas, mas não conseguiu criar boas chances e marcar. Quando Jonas errou aquele cabeceio sozinho, temi o pior.
    Mas era visível, o Pelotas ia sair jogando e – pá – bola no pé do Maylson de novo. Tiro de meta, Pelotas vai tentar pela esquerda e – pá – Edílson rouba a bola e larga pro Douglas no meio.

    Não é o fim do mundo, só desse número da RBS de 51 jogos invictos, no qual eu baixo o zíper, puxo meu pingolim e mijo em cima!

  • 63. Schröder  |  09/04/2010 às 10:55

    #17

    Para fins de CRÉDITO, não sou o Schröder do precioso texto escrito em http://bolavermelho.blogspot.com/

  • 64. Alexandre N.  |  09/04/2010 às 10:57

    #61

    Você tem certeza de que entendeu o que eu quis dizer?

  • 65. KIKO  |  09/04/2010 às 10:57

  • 66. Guilherme  |  09/04/2010 às 11:01

    .62

    Mas não dá pra olhar para os resultados no gauchão, tem que olhar para o campo.

    Todo time to interior, no Olímpico ou em casa, entra tocando na área do Grêmio. O Vitor faz um milagre ou um jogador deles erra um gol histórico no mínimo, por jogo.

    O Grêmio ganha porque tem os melhores jogadores (esse time dos guris, e não os dos reservas do são paulo que estavam machucados), e não porque tem organização.

  • 67. Germano  |  09/04/2010 às 11:02

    Re 60

    Não é simples assim… esses jogadores começaram acertadamente o jogo e fizeram a jogada do gol. A substituição é normal, não é sinal de arrependimento do técnico! Pelo que vi, o Maylson errou um lance pouco antes da substituição, e isso me pareceu devido ao cansaço (e ele correu o campo todo, nada mais natural). Quando é chamado pra sair, ele sai cansado mesmo.

    O Douglas estava mal, mas quem ali no banco o substituiria? Talvez fosse uma chance para o MI2UÊ, mas não estava no banco. E quem sabe se não tem empresário e $$ fazendo algum medalhão sentar no lugar dele no banco? Aliás, essa eleição do C13 vai ser na base do $$ também. E futebol virou isso. $$!

    O que eu acho é que tem que se ter cabeça fria pra analisar antes de sair pedindo demissão.

    Abs.

  • 68. Rudi  |  09/04/2010 às 11:02

    AOS COLEGAS IMPEDIMENTISTAS

    estarei neste DOMINGO em porto alegre para prestar uma prova

    gostaria de contar com a presença de todos em um possível IMPEDIPORRE ao final da tarde deste dia tão aprazível

    quem se pilhar, por favor me mande 1,5 para rudifo arroba gmail ponto com

    grato

  • 69. Germano  |  09/04/2010 às 11:03

    Re 68

    Vais fazer a prova do TRF então? Estarei lá tb! 🙂

  • 70. Rudi  |  09/04/2010 às 11:05

    exato, minha prova é na cidade baixa

  • 71. dante  |  09/04/2010 às 11:05

    #65:

    HAHAHAHAHAHJAHDKAJSDHKJASHDKJAS

  • 72. Guilherme  |  09/04/2010 às 11:06

    .67

    Mas não é questão de achar porque perdeu uma que tem que sair. O Silas não deveria nem ter sido contratado!

    Hoje ele só confirmou, e os jogadores não o salvaram, que ele não pode ser técnico.

    E ainda mais se ele tem conluio com empresário pra botar jogador pra jogar. Aí é cadeia.

  • 73. Anônimo  |  09/04/2010 às 11:06

    #65:

    HAHAHAHAHJAHDKAJSDHKJASHDKJAS

  • 74. Sancho  |  09/04/2010 às 11:07

    O time de ontem estava bem escalado. É esse aí, mesmo. Os jogadores estavam todos em suas devidas posições e, se mantiveram nela durante a partida: o lateral subia, o volante cubria; o Jonas caia para as pontas, Maylson ou Douglas se aproximavam; Ferdinando mais centralizado à frente da zaga, e o Magrão mais solto; quando o Doril atacou, junto com o Edílson, o Magrão foi para a lateral, e o Ferdinando cobriu a zaga. Tudo certinho. Mas…

    F. Santos estava na posição dele, mas não marcou ninguém, nem acertou jogada alguma.

    O Jonas estava se divertindo, num rachão.

    O Bergson resolveu se esconder atrás dos zagueiros.

    Douglas e Maylson estavam brigados, entre si e com eles próprios.

    Douglas, além de não acertar uma jogada que fosse, e de cobrar TODOS OS ESCANTEIOS no primeiro poste, sem sucesso, ainda foi justamente expulso num lance besta.

    O primeiro pênalti começou num erro da dupla de zaga. O desespero do Victor -injutificável- veio em decorrência.

    Com a bola, foi um festival de toquinho de primeira, calcanhar, afunilamentos, tentativas de dribles, invertidas bizarras de bola. Não se trocava três passes sem devolver a bola ao Pelotas.

    Na boa. Óbvio que o Silas tem culpa, mas ontem, deve-se diluí-la em todo mundo. É muito simples responsabilizar o treinador.

  • 75. Rodrigo Cardia  |  09/04/2010 às 11:09

    Eu já lembrei do número de dias que o Grêmio passou invicto no Olímpico: 572.

    De qualquer forma, parabéns ao Pelotas pela vitória. Que não foi “graças ao juiz”. No pênalti mais contestado, o do Mário Fernandes, ele mesmo reconheceu que foi pênalti.

  • 76. almilano  |  09/04/2010 às 11:13

    Não sou adepto daqueles que falam em “imprensa azul, vermelha, etc.”

    Mas eu gostaria de lembrar qual foi a notícia da ZH quando perdemos pro NH em casa com os reservas. Me “alembro” de algo como “fiasco em casa”.

    E o Grêmio ontem com os titulares perde o jogo e a ZH na capa trata da derrota como algo “normal”. Tipo: o Grêmio perdeu como quem vai na venda comprar chiclé.

    Pronto, falei… pedradas abaixo

  • 77. Guilherme  |  09/04/2010 às 11:18

    Sancho, o jogo do Grêmio ontem foi igualzinho ao do Noia e Votoraty (os outros times ajeitados que o Gremio enfrentou).

    A diferença é que os atacantes do outro time não perderam, e quem geralmente salva (Vitor e Mario) dessa vez falharam.

    Mas o Pelotas colocou o Grêmio na roda, como fez Noia e Votoraty.

    Imagina o que vão fazer Santos, Fluminense, Vasco…

  • 78. catarina cristo  |  09/04/2010 às 11:20

    # 58

    Tá enganado. A Copa do Nordeste nunca vingou. (entende “vingar”? Nunca pegou de verdade, não teve corpo e tal).

    Tivemos oito edições de 94 pra 2003, com ano sem realizar ali pelo meio e coisa e tal.

    Os estaduais de Pernambuco são rentáveis, não são deficitários. Têm público e publicidade e verba de TV. Tem rivalidade entre os times e o torcedor acompanha.

    A Copa do Nordeste sempre me pareceu um campeonato “inseguro”. Os times nunca começavam o ano com certeza de ter o campeonato, sempre podia ser que não rolasse. Teve problemas judiciais, inclusive (os times processando a CBF por causa do fim ABRUPTO do Nordestão).

    A preparação e a renda no começo da temporada vêm mesmo do Estadual aqui em PE. E acredito que seja assim no CE e na BA, que têm times grandes e tradicionais (me ajuda, Franssuel). Mesmo em estados menores, tem time ampliando arquibancada (lembram do post de Thalles, não?).

    Acho que o maior beneficio da copa do nordeste vai ser fomentar a rivalidade regional, encher o ano de jogo (o povo só quer mesmo poder ir pro estádio curtir. Vide a torcida do Santa Cruz) e dar aos times um campeonato que eles podem, de fato, VENCER. Dar aos times uma meta desafiadora, mas não impossível (já do efeito falei disso aqui também, né?)

    Abs!

  • 79. Guto  |  09/04/2010 às 11:27

    O Inter perdeu jogando mto menos que o NH, por isso o fiasco.

    Eu não achei que o Grêmio jogou menos que o Pelotas. Acho que o jogo foi horrível, e ganhou o time que queria mais.

    Sobre a discussão do Guilherme e do Germano:

    Uma coisa é indiscutível: o Silas acertou o time na cagada, na sorte, quando aconteceu lesão. FATO. E isso é preocupante.

    Porque não há NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, que justifique M2E não estar no banco e tirar o Bergson/Maylson para colocar 2 meias-atacantes. E pro caralho quem falar que Leandro é segundo atacante. Aqui no Grêmio não jogou assim, e ñ jogava antes de vir pra cá há um bom tempo.

    E de qlqr maneira, Bergson é centrovante.

    F. Santos e Edilson estavam nojentos. O Fabio estava sempre vencido, parecia a free way do seu lado do campo com o jogador do Pelotas dirigindo uma Ferrari sozinho. Fabio ñ defendeu nem atacou – e isso já aconteceu muitas outras vezes.

    Maylson cansado?Tem que colocar quem no lugar dele? Nessa situação, onde o que se precisava era criatividade, era alguém pra ir pra cima e tentar o drible, o cara não tem opção nenhuma no banco. E porque ele decidiu isso.

    Entretanto, ao menos o Magrão vai continuar no time, apesar de não ter jogado bem ontem, é o melhor 2 volante do clube. E o Silas sinalizou que Adilson disputa vaga com Ferdinando ontem na entrevista. Alemão, volta pra cancha! Ele pode até errar passes, mas ao menos ele passa e chega de surpresa na frente, o que o Ferdinando não faz.

    E peloamordedeus, volta Borges!!!!

  • 80. Carlos  |  09/04/2010 às 11:30

    Calma calma.

    Agora quer todo mundo mudar tudo. Não é por ae. Tem coisas q tem q mudar, outras não.

    E não vamos demonizar quem veio de fora (refugo do SP) nem endeusar os da base. Tem guri da base jogando q é MUITO ruim (Bergson, por ex.).

    Terra arrasada é foda.

  • 81. Carlos  |  09/04/2010 às 11:32

    E pra quem fala em imprensa vermelha, imprensa azul, ouça o programa da Band…

    O Claudinho Cabral acaba de dizer q no gol do grêmio o Bergson matou a bola com o braço…Ae é muita cara de pau…por essas e por outra q é TRAÇO na audiência.

  • 82. Gabriel R.  |  09/04/2010 às 11:33

    Concordo com o Sancho. Fez o que sempre faz, mas perdeu, isso acontece. Não tem que fazer terra arrasada. Com o inter foi assim, jogou uma sequencia de jogos, que teve azar em alguns e já se criou toda uma situação de time imprestavel, tecnico fraco… Ontem se o Jonas acerta a cabeçada estaria tudo traquilo, assim como se o bandeira nao desse o impedimento inexistente do damiao contra o nh na fernando carvalho…

    Perdeu, perdeu, entrou de salto alto e agora vai ter que jogar a final… a vida segue e o “futebo, é assim mesmo”(ROTH, Celso, 2009)

  • 83. almilano  |  09/04/2010 às 11:33

    #79

    Mas tu continua ouvindo

    uheuheuheuheheuheueuhe

  • 84. Carlos  |  09/04/2010 às 11:34

    Eu ouço exatamente por isso. Não entro nessa paranóia idiota.

    Grande merda q a ZH escreveu q o inter fez fiasco ou q o grêmio não fez.

    Quem tem q saber quem fez fiasco é o proprio torcedor. Não precisa um jornal me dizer se o q aconteceu é ou não fiasco.

  • 85. Guilherme  |  09/04/2010 às 11:36

    Acho que o que acontece com o Silas é o mesmo que rolava com o Roth. A torcida sabe que o cara não era técnico, mas daí os resultados começaram a aparecer e fica foda xingar na vitória, até porque tu quer que o teu time ganhe.

    Quando o time toma pau na hora decisiva e tu quer que o cara saia não é “terra arrasada”. É porque tudo aquilo que se dizia no começo começa a ser provado verdadeiro.

  • 86. Germano  |  09/04/2010 às 11:41

    Viúva do Autuori! Pronto, falei!

    hehehehe

  • 87. josias  |  09/04/2010 às 11:41

    estadual só deveria jogar times porcaria tipo santa cruz

    prefiro que time grande não jogue, é melhor não jogar e não perder esse cafézinho, do que se estressar com essas competições atrasadas

  • 88. josias  |  09/04/2010 às 11:41

    mas o bergson não jogou porra nenhuma no jogo, esse moleque só faz cara de choro

    ele tem que voltar imediatamente pro sub-20, e subirem o bruno renan logo

  • 89. Lucian Chaussard  |  09/04/2010 às 11:42

    O que vocês querem dizer com Silas não ser técnico? O cara tirou leite de pedra no Avaí e colocou o clube na melhor posição de sua história em 2 anos. Não tem como ser TÃO sortudo assim.

  • 90. almilano  |  09/04/2010 às 11:42

    #82

    Lê de novo lá. Eu COMEÇO dizendo que não sou adepto de imprensa azul/vermelha… mas estranhei sim o fato de darem um ar de “normalidade” para a derrota do Grêmio que tava há 20000 jogos invicto no Gauchão, em casa e era super favorito pra tudo. Só isso.

  • 91. Lucian Chaussard  |  09/04/2010 às 11:45

    Vocês só perderam um jogo da Fábio Koff. Ainda tem chance de ganhar o Gauchão e disputam Copa do Brasil. Tá com clima de terra arrasada sem precisar ter.

  • 92. Guilherme  |  09/04/2010 às 11:45

    .87

    No Avaí ele colocou um 361 bizarro, metendo atacante nas laterais. E essa várzea acabou “dando certo”. Se isso é currículo de treinador pra ti, eu não tem motivo pra treinador nenhum estudar futebol.

  • 93. Carlos  |  09/04/2010 às 11:46

    Eu li de novo…e de novo tu disse “estranhei o ar de normalidade”…

    Tu diz q não liga mas ao mesmo tempo fica nessas de “estranhei”…

    Mas deixa pra lá…

  • 94. Germano  |  09/04/2010 às 11:46

    Lucian tá certo. Resumiu tudo.

  • 95. Anônimo  |  09/04/2010 às 11:46

    Roubado!

  • 96. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 11:46

    A/C Almilano

    http://pikchur.com/PUk

  • 97. Mateus  |  09/04/2010 às 11:47

    @87
    Todos, e eu digo TODOS os técnicos por aí tem um trabalho desses, de por no currículo. Acontece. Tem times que encaixam e o cara faz uma mágica. Não quer dizer que sejam bons…

  • 98. Lucian Chaussard  |  09/04/2010 às 11:49

    A “várzea” colocou o Avaízinho já rebaixado desde a décima rodada do brasileirão em sexto lugar no final, na frente de muito medalhão, não preciso dizer quem. Futebol não é só esquema tático.

  • 99. josias  |  09/04/2010 às 11:51

    o roth colocou o grêmio em segundo no brasileiro em 2008, e isso não quer dizer que ele é um bom técnico, exceto no sentido folclórico, claro

    o silas é a mesma coisa (3-6-1 e balão pra frente), só que o elenco atual é melhor do que o de 2008

    a diferença que aqui ele sabe que ninguém iria aceitar balão pra frente mais, e dái ele veio com aqueles papos de “jogadores brilhantes”

    mas trás logo ferdinando, batoré e ozéia pra cá!
    não é como se ele pegasse o time com o trem andando já, muito pelo contrário…
    o time só tá ganhando jogos na qualidade individual, e isso que já passou mais de 20 jogos na temporada!! (metade do calendário argentino, por exemplo, pra os que não estão em comp. continentais)

  • 100. Guilherme  |  09/04/2010 às 11:57

    O Josias encerrou a discussão ali.

  • 101. almilano  |  09/04/2010 às 11:57

    #94

    hueheuheuhehuee

    #91

    Tá, desculpa aí, não falo mais.

    Nos vemos nas finais. Ou não.

    VOLTA MICHEL!!!! [ns]

  • 102. Lorenz  |  09/04/2010 às 12:05

    Feito! Já que Silas é igual ao Roth, estamos feitos.

    O Roth só ganhava jogo quando tinha a torcida vaiando o nome dele quando anunciavam…

    Agora vão começar a vaiar o Silas também, espero que funcione igual

  • 103. NONOVOX  |  09/04/2010 às 12:11

    Nem li os outros comentários.

    Mas vi que o GRÊMIO FOI muito prejudicado pelo BANDEIRA e pelo ÁRBITRO, sei que muitos vão dizeR que é choradeira de perdedor e tal, mas um juiz pode decidir a partida.

    FIQUEI mas magoado pela quebra do RECORD de 51 PARTIDAS.
    Acho que é RECORD MUNDIAL né?

  • 104. Luís Felipe  |  09/04/2010 às 12:16

    me desculpem, mas eu não consigo acreditar na ideia de que um cara que trabalha sete dias por semana com um time de futebol acerta a equipe “na sorte”, quando jogadores se lesionam, etc.

    para acreditar nisso eu tenho que acreditar na ideia prévia de que o cara é um completo imbecil que não entende absolutamente nada que acontece na sua frente.

    e isso, eu tenho certeza que 99% dos treinadores não são.

    um treinador pode ser teimoso, incompetente (treinar mal determinadas áreas do time por muito tempo), preguiçoso, ter falta de autoridade, problemas de relacionamento….mas não pode ser completamente imbecil.

    mesmo quando jogadores se lesionam e ele coloca outros, ele está com uma ideia que deve ser compreendida. Mesmo que aideia seja errada, ela deve ser entendida antes de ser criticada.

  • 105. Luís Felipe  |  09/04/2010 às 12:21

    Catarina,

    Para mim, era muito simples: escalonamento, pirâmide, séries Y, X, W, V, até chegar na A.

    O problema é o paradoxo Brasil de Pelotas, por exemplo.

    O Brasil é um time de Série C (uma série à frente do Zequinha) que foi penúltimo colocado na segundona gaúcha (pelo menos 14 equipes atrás do Zequinha na FGF).

    Não dá para simplesmente substituir, pois o Brasil está na C por méritos anteriores e por desgraças anteriores também.

    Enquanto esse paradoxo (que não é único; acontece com vários outros clubes, o Guarani joga a Série A e é da Série B do Paulistão, etc) não se resolve, é impossível acabar com os Estaduais.

  • 106. Milton Ribeiro  |  09/04/2010 às 12:22

    Grande notícia: http://www.photosight.ru/photos/2214046/?from_post

  • 108. Guilherme  |  09/04/2010 às 12:28

    LF,

    Mas é LÓGICO que existem treinadores completamente imbecis.

    Eles seguem por aí trabalhando porque sabem falar com boleiro, que é algo extremamente complicado.

    Mesmo não tendo noção alguma de estratégia e tática e jogo, como é bem claro no caso do Silas. Não precisa especular, é só olhar pro campo. Futebol não é tão difícil assim de entender.

  • 109. Luís Felipe  |  09/04/2010 às 12:33

    eu sou um ingênuo, admito.

    mas para mim, não existe o treinador completamente imbecil que não entende NADA DE NADA DE NADA DE NADA de futebol e qualquer torcedor com um pouco mais de observação faria melhor ou diferente.

    e isso inclui os piores treinadores que eu já vi no comando de um time. Se tu perguntar para quem os contratou, a explicação nunca passa por “não sabe treinar, não entende nada de futebol, não consegue ver um palmo na sua frente”. Há sempre motivos para as suas decisões erradas, muito além da simples idiotice.

  • 110. josias  |  09/04/2010 às 12:34

    “Eles seguem por aí trabalhando porque sabem falar com boleiro, que é algo extremamente complicado.”

    joel santana hehehe

  • 111. Ernesto  |  09/04/2010 às 12:59

    Só para constar, Gaviao, volante do Pelotas, havia dito que o cara ajeitou com o braço.

    E se o Cabral falou que foi mão, a quem defende a imparcialidade, me parece que não há nada demais. Foi uma opinião. Assim como a do Mombach, que diz que nao aposta um cafezinho no Inter.

  • 112. Guilherme  |  09/04/2010 às 13:01

    .107

    Ah, mas eu não tô dizendo que eu poderia saber melhor. Nem fudendo. O time seria mais desorganizado que o dele.

    Mas isso não significa que não seja relativamente fácil de perceber quando um time não marca legal.

    É visível que o Gremio tá ganhando pq a qualidade dos jogadores é muito superior. Quando o outro time foi um pouquinho mais organizado ou qualificado o time se apertou feio. E isso é na conta do técnico sim.

  • 113. Luís Felipe  |  09/04/2010 às 13:07

    não concordo.

    acho que quando isso acontece, metade é na conta dos jogadores, que se desconcentram e perdem a seriedade.

  • 114. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 13:07

    O que qualifica alguém para treinar um time de futebol? Fora casos raros, é uma pessoa q teve sempre contato com futebol. Todos, ou a maioria de nós, sempre tivemos contato com futebol. Mas essas pessoas MAIS, ou, contato PRÁTICO. Este contato diferenciado, pode produzir pontos de vista em outros níveis, superiores.
    Mas o fato é q só PODEM. Como em qq outra profissão o cara pode vir a saber bem menos q qq autodidata; pode muito bem ter aprendio NADA DE NADA DE NADA da mecânica do negócio, assim, num sentido mais AMPLO; pode, inclusive ter de fato aprendido TUDO DE TUDO e simplesmente não saber passar esse conhecimentO (o q é uma espécie de NADA DE NADA relativo).
    Mas não é o fato, como nunca foi em qq lugar, de saber nada q impedirá alguém de treinar/tentar treinar, até porque existem os teimosos, os persistentes, os ingênuos e os meramente GANANCIOSOS.
    Então não há, Luis Felipe – homem RECONHECIDA e interadamente ingênuo (como seriam melhores teus textos, em maioria já ótimos, sem essa postura inicial) -, não há, volto a dizer, como negar a existência dos imbecis da casamata.

    E dizer isso hoje não é dizer nada sobre o Silas. Não falei aqui do Silas. Ele me parece um cara com ideias, algumas das quais discordo, mas isto é definitivo: se temos 50 pessoas aqui, temos zero ideias idênticas. Pra mim, por ex., COMEÇAVA-SE a partida com Mi2ê. Pra mim, por ex., Hugo era terceiro reserva, em caso de negociação inviável. E haveria gente para discordar de mim. Ah, e muita…

  • 115. Guilherme  |  09/04/2010 às 13:12

    Não vejo os jogadores do Grêmio desinteressados. Vejo eles mal posicionados.

    E mesmo que fosse isso. Ele é pago pra botar boleiro correr. O time do Rospide no fim do ano passado marcava muito mais. E eram os mesmos jogadores praticamente.

  • 116. Germano  |  09/04/2010 às 13:16

    O time do Rospide era o time do Roth com vontade de mostrar futebol antes do novo técnico chegar. Fato.

  • 117. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 13:18

    #114

    Fatality

  • 118. Guilherme  |  09/04/2010 às 13:20

    .114

    E o time do Rospide pós Autuori?

    Não tinha motivação nenhuma. Só organização e escalação bem feitas.

  • 119. Eduardo  |  09/04/2010 às 13:21

    #73 o Pinga até hoje diz que o penalti contra o Fluminense na copa do Brasil de 92 NÃO existiu e tem colorado que jura de pé junto que aconteceu…

    o “toque” do jogador pode não representar o penalti…
    embora, como já falei… o pelotas foi melhor e mereceu ganhar…
    o fato do “penalti” é que não deixaram o GRÊMIO bater nenhum… se esse foi, o do Jonas também seria…

  • 120. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 13:25

    O gremio jogou bem no entrevero de treinadores simplesmete para mostrar que a culpa ERA de fato do cara demitido…

    E nao do souza troteando, tcheco soneca etc….

    Boleiro é uma raça triste guilherme, believe

  • 121. Carlos  |  09/04/2010 às 13:26

    Ah tá. O GAVIÃO falou.

    Então tá.

  • 122. Mateus  |  09/04/2010 às 13:27

    O fato de eu ver o time mal posicionado, saber que o lateral tá mal posicionado, que tem um buraco no meio de campo, não significa que eu saiba como arrumar isso. E o fato dele ter jogado futebol a vida inteira também não significa que ele saiba como posicionar o time em campo. Desde o começo da temporada se fala que o time do Silas é desorganizado, e não é de graça isso. A mecânica de jogo, na defesa, é claramente deficiente…

  • 123. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 13:28

    Foi o Mário Fernandes q falou q foi pênalti, Carlos (se tô entendendo a conversa). Ouvi ontem na rádio.

  • 124. Rudi  |  09/04/2010 às 13:28

    FALANDO SÉRIO

    alguém sabe se as federações oferecem curso de treinador, como funciona, que tipo de documento precisa pra treinar um time, etc?

    pensando SÉRIO em começar a brincar com isso

  • 125. Mateus  |  09/04/2010 às 13:29

    E outra, o Rospide mudou o posicionamento e alguns jogadores do time do ano passado, no fim do campeonato, e o time melhorou MUITO. Mostrou que entende do riscado…

  • 126. Gerhardt  |  09/04/2010 às 13:30

    O título do post é DIGNIDADE.
    Perfeito,
    pois é INDIGNO tirar Adilson e colocar Ferdinando na marra, já que no pé do ouvido e na surdina MEIRA E O PASPALHO mandaram o PASTOR REVIVAL manter magrão.

    Alguém mande o Bergson virar homem antes de querer ser centroavante do tricolor.
    O cara fraqueja e chora no campo após cada lance.

  • 127. Luís Felipe  |  09/04/2010 às 13:35

    #113

    desinteresse e falta de concentração são coisas diferentes.

  • 128. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 13:35

    O mario falou que tocou no cara… tocar nao eh fazer penal… mas isso é irrelevante… o penalti no jonas é que deveria ter sido marcado… só isso

  • 129. Phoenix  |  09/04/2010 às 13:36

    Complementando o #87
    Em 2009, o cara leva o Avaí à sua melhor classificação na história.
    Em 2010, ele quebra o recorde de partidas só com vitórias que já durava desde 1979.
    Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?
    Eu não estou defendendo o Silas. Acho ele um técnico mediano, mas que promissor. Tem potencial pra vir a ser um bom técnico. Mas discordo de algumas idéias dele (como, por exemplo, a necessidade de ter um autêntico 9 em campo, como o William ou o Bergson).
    Contudo, não podemos negar que ele vem tendo conquistas como técnico. Isso é FATO. Assim como é fato que foi conquistado contra times do Gauchão, do Mato Grosso e da 2ª Divisão Paulista. Mas se é assim, porque os outros técnicos também não conseguiram essa sequência de vitórias? Eles também jogaram com Chapadão, Sapucaiense, Atlético Goianense (então na série C) e não ganharam.
    Ontem, o time jogou mal e perdeu. Ponto. Isso, infelizmente, acontece, por mais que não queiramos e tentemos evitar. Teve culpa do técnico? Teve. Quanto tava 1 a 0, o Pelotas continuou se defendendo e especulando no contra-ataque. E o time continuou em cima, com pressa e nervosismo de definir logo as jogadas. Tanto que tomou gol de contra-ataque. E isso é falha do técnico: tomar gol de contra-ataque quando o placar é favorável. Mas isso não desmerece todo um trabalho que vem sendo feito, e que vem atingindo resultados.
    Que venham as críticas!

  • 130. Guilherme  |  09/04/2010 às 13:36

    Bah Jader, sério. Nenhum sentido.

    Foram NOTÓRIAS as mudanças táticas do Rospide em relação ao time do Autuori.

  • 131. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 13:37

    Esse Diogo Olivier da ZH se supera a cada manchetezinha. Tenho acompanhado, as manchetes. Mas desta vez abri o texto. Triste.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a2867098.xml

    Mas se tivéssemos uma imprensa esportiva, em geral, melhor? Provavelmente teríamos melhores torcedores, acredito…

    aguante, impedimento

  • 132. Carlos  |  09/04/2010 às 13:39

    Da manchete de mão do Nei num jogo dia desses o Ernesto não fala nada…q coisa..

  • 133. catarina cristo  |  09/04/2010 às 13:40

    #103

    LF, o paradoxo que tu fala é dos estaduais não contarem pra classificação do Brasileiro?

    Esse problema só se resolveria EXTINGUINDO os estaduais?

    Não sei se tu tá entendendo a minha motivação. Pro meu time, o estadual É importante. Pra mim, dá gosto torcer no estadual. Pros times do Nordeste, é o principal campeonato, via de regra (por isso também eu quis TANTO a Copa do Nordeste).

    Percebes?

  • 134. Carlos  |  09/04/2010 às 13:42

    O claudio cabral é um q disse, certa vez, q aquele jogo Grêmio X Olimpia, semi da libertadores…o juiz foi muito bem…q anulou um gol do grêmio com total exatidão, bla bla bla…Q o luis mario tinha atrapalhado o goleiro no lance e tal…mandei o VIDEO pra aquela merda de programinha esportivo…e ele CONTINUOU dizendo q o cara atrapalhou, mesmo passando 2km da bola…
    Dizer o q dum coloradaço desses?

  • 135. Carlos  |  09/04/2010 às 13:42

    Sendo o q juiz roubou tanto, mas tanto, q até os jogadores do olimpia sairam rindo…

  • 136. Guilherme  |  09/04/2010 às 13:42

    .129

    O que tem de errado com o texto?

  • 137. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 13:44

    bá, a AVE IMORTAL matou a pau no 127.

  • 138. Eduardo  |  09/04/2010 às 13:44

    #129 esse aí eu já larguei faz tempo… não leio nem as manchetes mais…

    aliás, da ZH, tão sobrando poucos… dos mais de 50 blogs de futebol, não passo de 3…

  • 139. catarina cristo  |  09/04/2010 às 13:48

    #122

    http://www.abtf.org.br/

    Qualquer coisa, te abraça com o capeta:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/10/01/ult59u132183.jhtm

    Qualquer coisa, vem fazer o curso no Recife:

    http://www.ibgm.org/servlets/treinador_2008/index.html

    🙂

  • 140. Luís Felipe  |  09/04/2010 às 13:49

    não, Catarina.

    é que esse paradoxo relativiza – e, por consequência, prejudica – o escalonamento, pois um time que está muito mal no âmbito estadual pode estar bem no âmbito nacional.

    enquanto isso não se resolver os estaduais não podem acabar. Então, mesmo que eu não goste, mesmo que tu goste, acho que eles vão acabar existindo por muito mais tempo.

  • 141. catarina cristo  |  09/04/2010 às 13:55

    Vamo fazer um negócio, pra resolver o problema de vcs?

    Vcs levam Élvis pra perder pênalti aí e me mandam Silas em troca.

    FORMÔ?

    Por deus, viu? Como vcs RECLAMAM.

    ALKSÇlksçalksçÂLskas

  • 142. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 13:55

    #134
    errado? quem sou eu? é incoerente, gratuito, sensacionalista (palavras gastas não deveriam ser compridas) E oportunista. um exemplo, pra eu não CEGAR com aquela maldição de texto.

    “Repare só: os dois jogadores que construíram o único gol do Grêmio, Bergson e Maylson, foram sacados pelo treinador.”
    WTF? Porra, q merda de frase, q quer ser lógica ainda por cima.
    Devo mesmo dizer o porquê? [

  • 143. Gabriel R.  |  09/04/2010 às 13:56

    Carlos e Ernesto: parem de ouvir rádio, por favor, isso da ulcera… Dia desses o cacalo tava dizendo que nao deveria ser marcado penalti no nei pois no jogo do gremio alguem botou a mão na bola e o juiz não deu penal, mas não faz nenhum sentido a relação do penal dum jogo com outro, nenhum sentido…

    Essa história de treinador e/ou jogador de futebol é tranquilo, qualquer um faz é muito fácil falar. É que nem o cara achar que pode ser jornalista por saber escrever, ou fotógrafo por ter uma máquina ou ator porno por ter uma PIÇA!

    É só pensar que 100% dos treinadores são orinudos do próprio futebol, ou foram jogadores, olheiros, sei lá… Mas não tem o cara que era advogado e do dia pra noite pensou: bah acho que vou virar treinador de futebol…

  • 144. Guilherme  |  09/04/2010 às 14:07

    .139

    Mas não tinha que ter tirado Maylson que era o único que tava tentando alguma coisa. E muito menos tirar um centroavante pra por um meia.

    Sem falar que os 2 que entraram estavam parados há milênios.

    Mithyuê FORA DO BANCO. É inadmissível.

    Aí jornalista não pode criticar?

    Tá tão clara a incompetência do Silas que todo mundo já se ligou:

    http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2010/04/09/para-que-serve-o-gauchao/?topo=2,1,1,,,2

  • 145. Eduardo  |  09/04/2010 às 14:08

    #140
    advogados não o fazem pois seriam confundidos com o Tite (com tanto lenga-lenga)…
    pronto, falei..
    que chovam as críticas

  • 146. catarina cristo  |  09/04/2010 às 14:11

    #137

    Bom, sabemos qual é o problema e eu até concordo que a relativização cria umas aberrações.

    Mas nem sei se essas aberrações são tão ruins. O Salgueiro tá na série C e o Santa na série D. O Santa tá em 3º no campeonato, vai pras semi-finais. O Salgueiro, em 9º, não vai pra lugar nenhum.

    Mas não chego a achar isso injusto. Não tem o regulamento? Não foi seguido à risca?

    Tenho mais medo de que bagunce tudo de novo do que de seguir o caminho das pedras, confesso.

  • 147. catarina cristo  |  09/04/2010 às 14:22

    Ainda o #137:

    E eu não gosto de apontar problemas sem dar soluções. A única solução para escalonar o Brasileiro é extinguir os Estaduais? Não dá pra adaptar os Estaduais?

  • 148. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 14:24

    O sanchotation vai te pegar eduardo hehehe

  • 149. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 14:26

    Bah,

    Citar DAVID COIMBRA como referencia esportiva….

  • 150. Guilherme  |  09/04/2010 às 14:31

    .146

    Aí é que tá. Não precisa ser referência esportiva. É só enxergar o que acontece.

    Não é tão difícil.

  • 151. Felipe (o canoense)  |  09/04/2010 às 14:32

    “É que nem o cara achar que pode ser jornalista por saber escrever, ou fotógrafo por ter uma máquina ou ator porno por ter uma PIÇA!”

    haajkhkajhkagajhaaa

  • 152. Roger  |  09/04/2010 às 14:33

    “Mas não tem o cara que era advogado e do dia pra noite pensou: bah acho que vou virar treinador de futebol”
    O Antônio Lopes era delegado da puliça e virou treinador. Não me pergunte como.

    # 122
    E Rudi, já pensei nisso também, muitas vezes, mas nunca consegui chegar a conclusão alguma.

    #104 e #105
    O Milton Ribeiro é o único que continua tentando manter o antigo espírito das sextas-feiras(tá certo esse plural Dante?) no Impedimento. Atitude LOUVÁVEL!

  • 153. Frank  |  09/04/2010 às 14:34

    Para mim, os Estaduais não deveriam acabar, muito pelo contrário…

    Os clubes pequenos, que revelam jogadores aos montes para os grandes clubes, necessitam dos estaduais… Seja no Nordeste, no Norte ou no Sudeste, os estaduais são extremamente necessários para manter esses clubes funcionando, com torcida e com a possibilidade de vencer títulos que são históricos para esses clubes…

    Porém, há outros clubes para os quais não faz a mínima diferença o estadual, a não ser para acirrar as rivalidades regionais. Que diferença faz um gauchão a mais na estante de Grêmio ou Inter? Ou mais um paulista para o São Paulo ou o Corinthians? Só para dizer por aí que ganharam um campeonato? Bah, por mim, TODOS aqueles que disputam competições mais importantes simultaneamente (como a Copa do Brasil ou a Liber) deveriam entrar com os times B, reservas ou que tais nos seus respectivos estaduais.

    Não é necessário não participar. O Grêmio também participa da copa FGF, mas quem (além do Sancho… hhaoiafshoah) se importa se ganhamos ou não essa copa? Para mim, o estadual, para certos clubes, não passa desse nível de importância… Já para outros, é o máximo. Imagina o que seria para o Pelotas ter a chance de entrar todo ano disputando VERDADEIRAMENTE o título de um campeonato, e não apenas com a perspectiva de servir de sparring para a dupla, ganhando esporadicamente e comemorando essas vitórias como se fossem títulos?

    Então, não defendo o fim dos estaduais, mas para certos clubes ele deveria ser visto com o grau de importância que deveriam possuir, ou seja, o de uma pré-temporada de acerto dos times…

  • 155. Tiago Medina  |  09/04/2010 às 14:48

    Realmente não há comparação.

    E muito bom, esse texto!

  • 156. catarina cristo  |  09/04/2010 às 14:56

    #150

    Ou sejam o problema pode estar nos times, não nos estaduais.

    Lembrando, gente: são só CINCO times brasileiros na Libertadores.

    A gente não pode querer acabar com os estaduais por causa de cinco times.

    Acho exagero.

    Acho mais fácil o grupo dos times que vão para a libertadores (sempre quatrou ou cinco) se organizar pra jogar seus campeonatos do que acabar com os campeonatos de VINTE E SEIS ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL.

    Deixa o povo jogar bola, minha gente, pelamordedeus.

  • 157. Francisco Luz  |  09/04/2010 às 14:59

    Roger e Rudi: existe um curso do sindicato dos jogadores, acho. O Eduardo Cecconi, do ClicRBS – que tem o ÚNICO blog decente por lá -, é formado nisso.

  • 158. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 15:00

    Guilherme, jornalista pode criticar. Mas se tu não acha aquele texto cheio de bobagens gratuitas e superficiais, então ou é pq tu pensa as mesmas bobagens (não acredito) ou pq tu não sabe diferenciar uma suposta crítica séria ao treinador de umas linhas totalmente NS

  • 159. Mateus  |  09/04/2010 às 15:00

    151
    Com um juiz não brasileiro, nenhum dos 3 lances (os dois marcados e o do Jonas) seria marcado. E pode escolher o país, qualquer um, só não ser brasileiro…

  • 160. Anônimo  |  09/04/2010 às 15:05

    infelizmente [?], o jogo aconteceu no brasil.

    mas, da próxima vez, contrataremos um juiz CHINÊS pra apitar o gauchão.

    oi.

  • 162. jo  |  09/04/2010 às 15:11

    #34

    Libertadores no Winning Eleven? sensacional!

  • 163. Guilherme  |  09/04/2010 às 15:13

    .155

    Eu achei que a crítica básica é de que o Silas tira os guris pra por os medalhões, o que é válida.

    Maylson, Magrao, Mithyue jogam muito mais bola do que Leandro, Rochemback e Hugo.

  • 164. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 15:14

    “1. Mário Fernandes deve ser ala, lateral. É erro prendê-lo no miolo da zaga. É um desperdício de talento. O jovem Simon anda pedindo passagem.”

    Zini

    “O Grêmio jogou muito pouco e Douglas, com Borges um dos jogadores diferenciados do time, afundou como ainda não havia acontecido.”

    WC

    ME MATA SENHOR, ME MATA AGORA!!!!!!!!

    BORGES ONDE???? MÁRIO LATERAL???? meu deusss!!!!!

  • 165. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 15:19

    #158
    bá, até hj resistira ao mais certo dos vícios. agora não sei.

  • 166. Felipe (o catarina)  |  09/04/2010 às 15:20

    AVAIZINHO????? Vá pra !%#¨@¨@%¨!%!¨!!%#¨!&#*(!))*#&#m, Lucian! aahajahahahj

    sobre estaduais, eu acho que a gente tem que decidir se eles são importantes ou não. Hoje eles são deficitários (aqui em SC é deficitário demais) e um estorvo no calendário. Pra mim, existem duas opções:

    1) Ou eles são disputados como se fossem os campeonatos nacionais da Zoropa, o ano todo, classificando pra Copa dos Campeões do Brasil, disputada como a Libertadores (essa ideia era do Sanchonete, não?);

    2) Ou eles são torneios classificatórios para as divisões inferiores (hoje Série D. Pra mim, deveria haver no máximo até a Série C), nos quais os times das séries maiores só entram nas fases finais.

    Eu, se fosse dono do futebol, faria o seguinte, tomando SC como exemplo:

    em 2009, 27 times disputaram as três divisões do estadual (imaginem a 3ª Divisão de SC!). Destes, apenas dois, Avaí e Figueirense, estão nas Séries A e B. Pois bem, os outros 25 disputariam a primeira fase do Estadual, enquanto Avaí e Figueira estariam ocupados enfrentando os maiores clubes do País nas duas únicas divisões rentáveis que podemos ter nesse Brasilzão.

    Os dois melhores times dessa primeira fase do estadual classificar-se-iam para pegar Avaí e Figueirense em jogos mata-mata pra decidir quem seria o campeão estadual, sendo que o melhor deles ganharia o direito de disputar uma vaga na Série B (Série C não existiria, muito menos a D) contra um camarada do Paraná e outro do Rio Grande do Sul. A minha Série B, aliás, teria 24 times em dois grupos regionalizados de 12, não essa loucura de 20 times em grupo único. Cairiam 5 e viriam 5, um de cada região, via estaduais.

  • 167. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 15:21

    Jader, me parece q ele quis dizer q o Borges tbm é diferenciado.
    Guilherme, belê.

  • 168. Jader Anderson  |  09/04/2010 às 15:29

    essa RBS tá que nem o chaves….

    ME DEIXA LOUCO…

    parei

  • 169. Ernesto  |  09/04/2010 às 15:33

    O Carlos tá loco, ontem mesmo citei aquele jogo do Nacional, a volta das oitavas da libertadores 2006.

    Tu que podia citar aqueles gols impedidos do Perea, contra o SP e Ipatinga, no Brasileiro de 2008.

    Se tu nao gosta do Cabral, o cara já disse ali, nao escuta. Escuta o Santana.

    Agora, o velho Cabral falou ontem, no intervalo, que tinha se equivocado, quando disse que foi com a mão. Não ouço esse programa que tu tá dizendo que ele voltou a afirmar irregularidade.

    Sobre a mão do Nei, eu tava no jogo, muito longe pra ver. Ninguém reclamou. Muito menos a gremistada falou aqui, sempre tão observadora com os erros alheios.

    Agora, falar que foram dois penaltis absurdos, quando até o zagueiro admite que cometeu, é pura insanidade.

    É que nem a historia do Simon. Ganharam mais da metade de grenais por ele apitados e dizem que ele é colorado. Vai entender.

  • 170. Thiago  |  09/04/2010 às 15:34

    Esse Grêmio é ridículo hein, pelo amor de deus… gremio, nada pode ser menor…

  • 171. Ernesto  |  09/04/2010 às 15:35

    E cadê esse lance do Nei ? Podia te perguntar daquele do Mario Fernandes, final da Taça Carvalho. Bola bate no braço dele também. Por que nao falaste nada, já que és o promotor da justiça e correção na arbitragem futebolística

  • 172. Bidese  |  09/04/2010 às 15:39

    Alguém sabe quanto sai o ingresso pra ver esse jogo no passo d’areia, domingo ?

    Bah, minha mãe é de Pelotaslá, meu avô tb, meu pai jogou no Lobão.

    Queríamos ir, mas nao sei onde comprar, se tem como ?

    É barbada arranjar estacionamento na volta do Zequinha ?

    Abração, impedimento sempre sensacional.

  • 173. Junior  |  09/04/2010 às 15:40

    Eu não acho que os Estaduais devam ser extintos, mas completamente reformulados. Falando do campeonato gaúcho, que é o que conheço, a primeira coisa é reduzir de 16 para no máximo, 10, 12 participantes. Eu penso que a primeira fase do campeonato gaúcho deveria ser uma etapa regional da Série D, com a dupla Gre-Nal entrando apenas para disputar um quadrangular com os dois melhores do interior, que seriam os representantes gaúchos na Série D (caso os dois melhores sejam times da série B ou C, as vagas iriam para o 3º e 4º colocados, e assim por diante). Essa primeira fase já valeria um título, poderia ser chamada de Taça Badico ou Taça Aládio, fghjkdfsd.
    E tanto a primeira como a segunda divisão deveriam ser regionalizadas, para diminuir custos e aproveitar o que melhor há no futebol gaúcho do interior, as rivalidades locais ou regionais. No “Impedimento carimba”, há um excelente texto sobre o clássico de Passo Fundo. Um jogo Pelotas x São Paulo-RG tem muito mais apelo ao torcedor que Pelotas x Santo Ângelo, sem falar obviamente nos clássicos entre clubes da mesma cidade.

  • 174. Junior  |  09/04/2010 às 15:49

    Escrevi o post #169 sem ler que o Felipe Catarina escreveu uma proposta parecida com a minha, fghjdsdrts.

    Bidese, tu conheces Poa? Estacionamento perto do Passo D’Areia não é muito fácil. Recomendo estacionar no Bourbon da Assis Brasil, ali perto, e ir a pé, já que o jogo será às quatro da tarde.

  • 175. Bidese  |  09/04/2010 às 15:54

    Junior, 170

    Cara, sou de Porto Alegre, mas moro no Bairro Independência. E meu coroa mora na Zona sul. Ou seja, nao tenho muita vivência na zona norte. Por isso to meio perdido em relação àquelas bandas.

  • 176. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 15:59

    A dica do Junior é ótima. Depois é só ir no google maps e ser feliz. Não perde esse jogo, cara. E depois conta aqui.

  • 177. lady gaga  |  09/04/2010 às 16:01

    roma-ma

  • 178. Bidese  |  09/04/2010 às 16:01

    Bom, beleza. Iremos. Vai ser um bom jogo mesmo. Dois times que estão com moral.

    Valeu gurizada.

  • 179. catarina cristo  |  09/04/2010 às 16:05

    #162 e #169

    Olha, vou dizer de novo, já disse aqui.

    Essa sensação de deficitário e de que precisa cortar custos é culpa da CBF, que controla a grana de um jeito injusto. E do Clube dos Treze que, enfim, está errado desde sua CONCEPÇÃO.

    Exemplo: O Santa cruz não recebe R$ 1 de direitos de transmissão de TV, que são negociados TV-CLUBE DOS 13, correto?

    Mas o time tá bem no estadual, o campeonato tá puxado e a globo nordeste está passando um jogo do Santa ou dos outros dois times do Recife TODA RODADA. E o Santa tá recebendo esses direitos de transmissão e aumentando a verba de publicidade pq as placas no campo agora aparecem na TV.

    O dinheiro da transmissão da série A pagava até a série Y, se não fossem esses FARISEUS.

    Futebol se paga e pode ser rentável além da Série A, sim, Felipe. O modelo é que tá concentrado demais.

    Abs!

  • 180. Bidese  |  09/04/2010 às 16:08

    uhuhuhuhuahuahauha.

    Que engraçado, acabei de ligar para o Zequinha, para perguntar dos ingressos. Atendeu um senhor com a voz do Noveletto. E depois de me dizer tudo, perguntou se eu iria para torcer para o São José, né ?

    Daí falei que ia com a família, e ele: “hahahahahah, tá certo, tá certo, tem que fazer uma média”.

    E ainda me disse onde era a entrada pra torcida adversária.

    Realmente, clube mais simpático da Capital

  • 181. Junior  |  09/04/2010 às 16:20

    “Exemplo: O Santa cruz não recebe R$ 1 de direitos de transmissão de TV, que são negociados TV-CLUBE DOS 13, correto?”

    Catarina, acho que é o LF quem entende mais disso no Impedimento, mas já li que todo participante da série A ou B recebe pelos direitos de transmissão, mas de acordo com uma faixa pré-estabelecida. O que eu sei com certeza é que Flamengo, SPFC, Corinthians, Vasco e Palmeiras recebem o maior valor. Depois, o Santos, em uma categoria exclusiva. Em seguida, Inter, Grêmio, Atlético, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense.

  • 182. Eduardo  |  09/04/2010 às 16:31

    #169
    velho… Santo Ângelo tem o melhor cobrador de laterais do estado. todo mundo quer ir ver.
    “La Bombonera Missioneira” tá sempre cheia, seja contra o Catanduvense ou contra o GRÊMIO… hehehe

    brincadeira… sou de lá e concordo com teu comentário , inclusive com a taça BADICO!!!

  • 183. Eduardo  |  09/04/2010 às 16:31

    “quer ir ver” lê-se “quer ir vê-lo” … é a cerveja caseira de ontem, combinado com a derrota em casa…

  • 185. rômulo arbo  |  09/04/2010 às 16:42

    ahuahuahua eu quase liguei, bidese, pois não encontrei infos no site

  • 186. Sancho  |  09/04/2010 às 16:42

    Antes da partida contra o Pelotas, todos no Olímpico diziam que faltavam três jogos. Pois, terminada a peleja, faltam dois.

    Nós é que entendemos errado!

  • 188. catarina cristo  |  09/04/2010 às 16:43

    # 177

    O Santa Cruz não recebe esse dinheiro não:

    e por aí vai.

    não é o mais atualizado, mas não muda muito. Onde vc lê ali “Rede Tribuna” nas fontes de receita, é a TV local qeu transmitia os jogos na época.

  • 189. Junior  |  09/04/2010 às 16:59

    Catarina, usei o “São Google” e descobri que todo time que participa da Série A recebe pela transmissão de seus jogos, embora o rateio seja completamente desigual. O clube que sobe da série B para a Série A recebe apenas 10% do valor dos clubes que mais recebem da TV. Na França, a divisão do valor é bem mais correta.
    http://www.jhareias.com/blog/2008/10/rateio-da-verba-de-tv-entre-os-clubes-de-futebol

  • 190. Bidese  |  09/04/2010 às 17:06

    181, Arbo

    20 reais. Para ambas torcidas.

    Entrada da adversária pela Rua são gonçalo.

  • 191. Roberto Cavalo  |  09/04/2010 às 18:25

    184

    Esse negócio do rateio das cotas tinha que acabar. sou a favor do modelo libertário “cada um negocia o seu”. Isso permitiria aos clubes negociar jogo a jogo com o canal de TV que bem entendesse e faturar mais em jogos decisivos e clássicos. Mas a Globo não ia deixar isso.

  • 192. Carlos  |  09/04/2010 às 18:35

    Ernesto é engraçadinho.

    Só vê os tais “erros” contra o colorado. Se ninguém falou (braçada do nei), não existe.

    O Grêmio ganhou mais grenais com o Simon. Grandes merdas. As vezes o time ganha mesmo contra o juiz. Ou vai esquecer da atrasada pro Clemer aquela vez? Ou das milhares de vezes q o simon fez gracinha e expulsou cara do grêmio.

    Tu escolhe o lado, meu chapa. Ou o inter é sempre roubado, sempre injustiçado, ou não. A banca paga e recebe.

  • 193. fino  |  09/04/2010 às 18:36

    Não existe a menor chance de isso que tu propõe dar certo, robert horse

  • 194. Sancho  |  09/04/2010 às 18:54

    re 187

    ATé pq as partidas são sempre contra alguém…

  • 195. Sancho  |  09/04/2010 às 18:55

    re 185

    Sou a favor de cotas idênticas.

  • 196. Felipe (o catarina)  |  09/04/2010 às 19:26

    não sei já linkaram isso. É pra ti, Catarina:

    http://colunas.globoesporte.com/futebolnordestino/2010/04/09/nordestao-de-volta/

    acho massa a ideia. Podiam fazer uma Copa Sul também, com os 3 primeiros do RS, 3 do PR e 2 de SC, bem rapidinha, só pra gente ver quem é o patrão da Südbrasilianischen BUNDESrepublik.

  • 197. Francisco Luz  |  09/04/2010 às 20:34

    Sou a favor do tal modelo francês: 50% dos direitos são divididos igualmente entre todos, e os outros 50% ficam repartidos assim: 30% indicam as campanhas – o primeiro do ano anterior ganha mais do que o segundo, que ganha mais do que o terceiro, etc… – e 20% com relação à audiência e tamanho de torcida.

  • 198. Sancho  |  09/04/2010 às 21:17

    Re 193

    Nesse caso, melhor seria fazer quem PERDE ganha mais. Um campeonato necessita buscar sempre o equilíbrio.

    O problema das audiências como referência é estarem dependente da grade de programação de quem transmite.

  • 199. Felipe (o catarina)  |  09/04/2010 às 21:32

    alguém mais entendido de basquete pode me corrigir, mas acho que na NBA rola uma divisão praticamente igualiária das cotas de TV, não importando se é o LA Lakers ou o Milwaukee Bucks. E tem aquele lance do draft, em que os times de pior campanha têm preferência na hora de escolher os melhores jogadores das universidades, visando justamente a manter o equilíbrio da parada toda.

  • 200. lobo  |  09/04/2010 às 22:07

    Para quem não lembra, em 1992 o Pelotas ganhou do grêmio no olímpico com gol do Luis Carlos Gaucho, o técnico era o Cassia.

  • 201. Serramalte Extra  |  09/04/2010 às 22:11

    Felipe tudo bem (não tenho idéia de como sejam as cotas da NBA), só que os times de lá costumam ter DONOS BILIONÁRIOS e não dependem praticamete só da grana da TV para serem competitivos…

  • 202. Frank  |  09/04/2010 às 23:08

    Essas discussões sobre divisão de cotas de TV são muito idealizadas… ainda mais quando sabemos que, se forem eleitos o Kleber Leite e o André Sanches no clube dos 13, a tendência é que esse modelo já bem concentrador se aprofunde ainda mais…

    Sobre os estaduais, uma ideia interessante, que poderia ser adotada de imediato nos principais estaduais do país, foi sugerida, se não me engano, pelo Sancho, uns tempos atrás: retomar a regionalização dentro dos estados, como foi em tempos idos no RS. No gaúcho, por exemplo, mata-matas de acordo com as regiões do estado (no mesmo modelo da Copa do Brasil), para decidir um campeão da região metropolitana de Porto Alegre e das demais regiões, que iriam definir, também em sistema de mata-mata, qual seria o campeão.

    Assim, se resgatariam as rivalidades regionais dentro de cada estado, e em no máximo 10 jogos se teria o campeão estadual, sem atrapalhar em demasia o restante da temporada.

  • 203. Frank  |  09/04/2010 às 23:09

    PS: 10 jogos para o campeão, obviamente, no mesmo esquema da copinha…

  • 204. Frank  |  09/04/2010 às 23:19

    Caso isso não seja viável (ou factível, ou não haja o mínimo interesse dos cartolas para mudar a situação que está aí, o que é o mais provável), continuo tendo a opinião de que a importância relativa dos estaduais, do jeito que estão hoje, não estimula certos clubes (como Grêmio ou Corinthians) a entrar neles para ganhar…

    Nesses casos, resultados negativos nos estaduais, que poderiam não significar NADA, agora podem originar pressões e cobranças DESNECESSÁRIAS sobre o trabalho das comissões técnicas, atrapalhando o planejamento para as competições que realmente interessam. Obviamente, não é o caso do Santa Cruz no pernambucano, do Avaí no catarinense ou do São José ou Pelotas no Gauchão, para ficar nesses exemplos, e para quem os estaduais são muito mais importantes… Para outros clubes, hoje eles são absolutamente dispensáveis…

  • 205. Sancho  |  10/04/2010 às 07:46

    re 200

    Frank,

    Você está pensando em dois planos e acaba caindo em contradição. Note que você IDEALIZA os Estaduais quando diz que não valem nada. Você gostaria que não valessem nada. Se isso fosse REAL, inexistiria qualquer cobrança por derrota. Contudo, é FATO que existem tais cobranças. Como elas contrariam a sua idelaização, elas passam a ser DESNECESSÁRIAS.

    Os Estaduais valem, mas o seu desejo é que eles NÃO DEVERIAM valer. De repente, o que mede os estaduais não são os fatos a eles ligados, mas o que o FRANK pensa deles. Fica difícil debater assim.

    O fato é que os estaduais não geram apenas crises em derrotas. O título estadual, para gremistas e corintianos, são suficientes para que se encha a Goethe e a Paulista. São suficientes para cobrir de flautas os rivais. Não é para isso que se disputam e acompanham os campeonatos?

    Dito isso, os Estaduais têm, sim, problemas. Mas daí a pensar que não valem nada, que deveriam ser extintos ou reduzidos a migalhas do calendário, vai uma distância enorme.

    Abraço.

  • 206. Dunga  |  10/04/2010 às 12:18

    os caras vencem com dois penaltys MANDRAKES e isso é dignidade?

  • 207. Rodrigo Lobo  |  10/04/2010 às 13:46

    Olha, eu assisti ao jogo, e achei que a arbitragem foi justa. Até o zagueiro do Grêmio admitiu o erro.

    E outra coisa, no primeiro jogo em Pelotas, o Grêmio ganhou com falhas ridículas de arbitragem, expulsão de jogador que nem encostou no adversário e penalty que só o juiz e a imprensa de POA enxergou.

    De todo modo, é incrível, quando ganham com juíz a favor é normal, quando o juíz não influencia no resultado, dizem que perdeu por causa do juíz.

    E o Pelotas não é tão pequeno quanto foi dito na matéria original.

  • 208. Junior  |  10/04/2010 às 16:47

    “O título estadual, para gremistas e corintianos, são suficientes para que se encha a Goethe e a Paulista”

    Nas duas últimas vezes em que o Inter foi campeão gaúcho, o movimento na Goethe foi fraquíssimo e imagino que o mesmo deve ter acontecido nas conquistas do Grêmio. Atualmente, o título gaúcho não satisfaz a maioria absoluta dos torcedores, “resiste” no máximo até o dia seguinte, vide o que aconteceu ano passado com o Inter.

  • 209. ANdré  |  10/04/2010 às 16:52

    Cara!! Tu é doente? Fumou uma plantação de maconha? De onde tu tirou que o Pelotas tinha 29 sócios?? Que fez campanha com carro de som?? Nunca vi tanta bobagem!!!!! Acho que tu tens que visitar a cidade de Pelotas e estudar um pouquinho que seja a história do futebol do RS!!!!! Tu não deve ser daqui do RS né? O Pelotas é um dos clubes de maior tradição e torcida do estado!! Sempre teve muitos sócios e sempre é campeão de rendas dos campeonatos que participa!!! Antes de passar vergonha e vir aqui postar bobagens como esta, te informa antes sobre que tu estas falando!!!

  • 210. Francisco Luz  |  10/04/2010 às 17:22

    Novo Hamburgo > Pelotas.

  • 211. Sancho  |  10/04/2010 às 18:27

    Re 203

    Apenas, deve-se registrar que o presidente Kroeff tratou da arbitragem de maneira absolutamente secundária na entrevista pós-jogo. Idem ao Silas. Todos reconheceram os méritos do Pelotas e os deméritos do Grêmio BEM ANTES de citar a arbitragem;

    Pelo que eu ouvi, as reclamações mais contundentes ao apitador saíram apenas da boca do Meira.

  • 212. Sancho  |  10/04/2010 às 18:28

    Re 205

    Em dia… Em dia…

    🙂

  • 213. Logan  |  10/04/2010 às 19:08

    Que nada rapaz, Pelotas rumo a Tóquio!!!!!!!!!!
    ou dubai, sei lá.

  • 214. gilson  |  10/04/2010 às 20:39

    Vai se foder o Fluminense, sem mais…

  • 215. Sancho  |  10/04/2010 às 20:50

    Mas nem com CINCO árbitros conseguiram ver a ilegalidade no 3º gol do Botafogo!

  • 216. Francisco Luz  |  10/04/2010 às 21:13

    CARBONERO LOCO CAMPEÓN DE URUGUAY

    AGUANTE MANYA

  • 217. Eduardo Galileu  |  10/04/2010 às 21:24

    http://blogdogalila.wordpress.com

    VISITEM

  • 218. Francisco Luz  |  10/04/2010 às 21:34

    yo fumo de la mejor , vos fumas pasto mojado de los cantegriles con oregano!

    Comentário de um torcedor do Peñarol para um bolso corneteiro no Ovación Digital. Certamente, o maior comentário já feito no mundo – depois do 17.

  • 219. Terror da Zona Norte  |  10/04/2010 às 21:43

    205:

    Cala a boca seu esgoto!

    Meu São José vai fuder o Lobão!

  • 220. Rodrigo Lobo  |  10/04/2010 às 21:50

    208

    Bobagem. O Pelotas tem hoje em dia mais de 3 mil sócios em dia. Claro, não é grande coisa pra quem está acostumado a falar de Inter, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Boca Juniors, etc, mas é um dos maiores quadros sociais do interior gaúcho senão o maior.

    Também, mesmo na segunda divisão gaúcha o Pelotas manteve a melhor média de público no Interior gaúcho, como foi citado anteriormente.

  • 221. rafael botafoguense  |  10/04/2010 às 23:11

    AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH PORRAAAAA.AAAAAAA.. CHORA GILSON hahahahaAHAHAHhaaha

    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO
    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO
    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO
    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO
    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO
    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO
    NAMORAL BOTAFOGO TE AMO MTO

    “o fluminense já está na final”

    CUCA BELUDO FAIL

    HAHAHAAHAHAHAHA

  • 222. Ernesto  |  10/04/2010 às 23:49

    O cara pauta um juiz como sendo colorado por uma atrasada de bola. Quando é sabido que nem todos tiros livres indiretos seriam gol. Ainda mais aquele, que foi na entrada da grande área.

    Eu nao escolho lado. O inter é roubado, e ganha roubado.

    Tu que nao escolheu lado, e só vem citar erros pró inter, e quando eu falo nos pró gremio, tu me acusa disso.

    DE novo, nao sei se tu nao leu, mas citei lá em algum comentario dessa porra, ou do outro post, o jogo contra o Nacional tão citado.

    Pq tu nao cita o grenal de 2000, ou os que eu disse sobre o Brasileiro de 2008.

    Falei do lance do Nei pq eu nao vii na TV. Vi no campo. Nao me pareceu. DA ARQUIBANCADA ME PARECEU BOLA NA MÃO, como aquele do Mario Fernadez, na final da taça carvalho.

    mas tá certo, vou escolher meu lado, pois o simon é colorado por nao ter dado uma atrasada de bola e sei lá quando ter expulsado jogadores do grêmio.

  • 223. Carlos  |  11/04/2010 às 01:11

    Tá ernesto…tá bom.

    Fica na tua alucinação e mantra “gremio baderneiro, imprensa azul, bla bla bla”…

  • 224. Carlos  |  11/04/2010 às 01:18

    Parabéns ao Peñarol.

    Sempre simpatizei, inclusive tenho algumas coisas deles (adesivo no carro, calção, chapéu)…

    Fui a 3 jogos deles no Centenário e, o inesquecivel pra mim, foi um 4×1 na LDU (o Peñarol perdeu de 3×0, se não me engano…e por um gol não se classificou pra de grupos na liber, não lembro o ano)…e o q marcou pra mim foi um véio q gritava sem parar, quase q chorando um “bamo peñarol, bamooooooooooo…”

    E fui a 2 Nacional x Peñarol…e nas duas tomamos ferro. (ou seja, sou um baita dum pé frio).

  • 225. josias  |  11/04/2010 às 03:10

    comentário 205

    é uma merda que volta e meia anda surgindo comentários dessa laia de orkut “anti-grenal” aqui

    que nem os últimos comentários de qualquer artigo das vexames do clube, nos últimos comentários é praticamente só os abobados da enchente…

  • 226. Frank  |  11/04/2010 às 11:45

    #201

    É duro debater com advogado hein…

    haoifadhidhoihf =D

    Na real cara, estamos discutindo opiniões nos comentários. Da mesma forma que eu, tem gente que acha que a importância dos estaduais é muito mais histórica do que atual, e por isso eles devem ser parcial ou totalmente reformulados (ou até extintos, opinião com a qual eu não concordo).

    E obviamente também tem muita gente que acha que é válido manter os estaduais da forma como eles estão agora, ou inclusive fortalecê-los. Respeito as opiniões de ambos os lados, apenas argumento que uma maneira mais factível de tratar essa questão dos estaduais seria assumir que sua importância pode ser relativizada frente a outros campeonatos, nada além do que minha própria manifestação de opinião.

  • 227. Phoenix  |  11/04/2010 às 12:27

    #197
    Concordo que os donos são bilionários na NBA, mas quanto mais rico, mais pão-duro. Muitos deles tratam dos times como um negócio, e querem saber de lucros e rendas.
    A exceção é o dono do Dallas Mavericks, que gasta rios de dinheiro com tudo o que se possa imaginar (até dá lanche de graça pra torcida se o time faz 100 pontos), mas justamente por isso ele virou um personagem.
    Dinheiro é importante lá, sim!

  • 228. Lorenz  |  11/04/2010 às 14:08

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1564181-9865,00-FOTO+O+NOVO+TERCEIRO+UNIFORME+DO+FLA.html

    Flamengo acha que imitando as cores do Pelotas vai conseguir ganhar do Grêmio no Olímpico

  • 229. Lobaço  |  11/04/2010 às 18:18

    Bá, muito show essa torcida do Pelotas no Passo da Areia. E o time, que raça!

    Aúúúúúúúúú´Dá-lhe Lobo!

  • 230. Lucas Cavalheiro  |  11/04/2010 às 18:23

    Mais um baita jogo no Gauchão 2010. Vai ser uma final interessante.

    Pelotas mereceu, Zequinha totalmente incompetente.

    E não sei se vocês notaram, mas o Pedro Carmona, o da caneta no D’Ale, deu duas La Bobas no jogo hahaha

  • 231. Ernesto  |  11/04/2010 às 18:38

    é, realmente falei em baderneiros, ok. Carlos Wins. No cansaço.

    No mais, lindo ver esse argel se fucks. Treinador de meia tigela, “joguei em times maiores que ele”, cujo time não conseguiu vencer com dois a mais, e ajuda do juiz.

    Grande atuação do Pelotas. Parábéns à resistência do futebol da metade sul

  • 232. Luís Felipe  |  11/04/2010 às 19:04

    #205

    ouvi da boca do diretor de marketing, e tá tudo gravado.

  • 233. Camilo  |  11/04/2010 às 19:07

    O 205 é torcedor do Brasil querendo gastar a imagem do arqui-rival, tentando se passar por um auriceleste truculento.

  • 234. Carlos  |  11/04/2010 às 20:36

    #227
    Tu SEMPRE fala em baderneiros, qdo te refere a torcida do grêmio.

  • 235. Sancho  |  11/04/2010 às 20:42

    Tchê, mas como não vibrar com o Pelotas!

    Devo ser o gremista mais anti-Gre-Nal do mundo! Saí do Olímpico, p*t* da cara, mas admirando o time, a torcida e a vitória do Pelotas.

    E, hoje, se superaram mais uma vez!

    Vão para a terceira vitória fora consecutiva?!

  • 236. Frank  |  11/04/2010 às 20:48

    TOMARA…

    Também estou começando a me bandear para a torcida anti-grenal…

    haudhausahi

  • 237. almilano  |  11/04/2010 às 20:57

    #231

    3a vitória não, porque empataram hoje.

    E achei muito bala o Beto Almeida falando após o jogo, ainda no gramado, e a torcida NÃO PARAVA DE CANTAR!!! Sensacional.

  • 238. Sancho  |  11/04/2010 às 21:04

    Re 232

    Anti-Gre-Nal, não o clássico (para mim, o jogo de futebol mais espetacular do planeta), mas a HEGEMONIZAÇÃO da Dupla no futebol gaúcho.

  • 239. Sancho  |  11/04/2010 às 21:05

    Re 233

    Vão para a terceira CLASSIFICAÇÃO fora consecutiva?!

  • 240. almilano  |  11/04/2010 às 21:08

    #235

    Ah bom, aí ok. Dei uma de SANCHO agora né? hahahahaha

  • 241. Sancho  |  11/04/2010 às 21:10

    Re 236

    Sempre um bom começo!

    🙂

  • 242. marlon  |  11/04/2010 às 21:39

    eu acho que vocês tão tudo FUMADO.

    (yo, bueno, só CHEIRANDO SUSHI).

    jogo do Inter: ver pela internet = falência total. Walter = novo Ronaldo [com MILENE].
    Barça e Real: jogo meio chato, na real. muita falta, juiz vesgo ou SUDACA [nunca dava falta, quando dava era invertida], Messi fez das suas umas 3 vezes, Cristiano Ronaldo baita bichinha que joga muito mas dá raiva de tnao fresco e inefectivo que é. [ontem tava na 3a ceva e berrei, “col cazzo, metrosessuale NO!” quando ele errou um gol feito].

    e rafael botafoguense = maior comentarista VIVO. dhjksoaldhjka

  • 243. Carlos, um tira da pesada  |  12/04/2010 às 00:36

    patrulhando opiniões alheias desde 1879

  • 244. Ernesto  |  12/04/2010 às 02:29

    Não fui eu o #239, só pra constar.

    E quem fala do gauchão como campeonato fraco, que só dá dupla gre-nal. Mais um ano em que o interior tá chegando.

    gauchao vale. E muito. É nossa terra. Nosso campeonato.

    Carlos, ainda sob visivel indignação, esquece que sempre repete o mantra da arrogancia, marketing, etc.

    Cada um com seus mantras e suas crenças.

  • 245. josias  |  12/04/2010 às 04:50

    muito ruim o jogo do pelotas e são josé pelo que eu vi nos trechos…

    essas equipes só jogam bem de noite!

    o grêmio também era assim, por isso sempre era favorito pra copa do brasil e libertadores, embora quase sempre faz vergonha no brasileirão…

  • 246. josias  |  12/04/2010 às 04:50

    mas o jogo do juventus da mooca da a3 que passou na rede vida que foi espetacular sim

  • 247. Sancho  |  12/04/2010 às 09:30

    Re 241

    O jogo em si NÃO foi ruim. Foi fechado, muito disputado no meio; o que é bem diferente. O Pelotas abriu a contagem bem cedo, e o time do São José sentiu o golpe.

    Um dos méritos do Lobo é que se defende MUITO bem.

  • 248. Diogo  |  12/04/2010 às 11:09

    Por essas e outras que relembro das intermináveis discussões sobre o formulismo. E se o Campeonato Gaúcho fosse balizado somente pela friesa dos pontos corridos?

    Que falta faz um mata-mata em certos campeonatos.

  • 249. Y  |  12/04/2010 às 11:46

    #242:

    2500 torcedores juventinos nesse jogo.

    juventus bota mais gente no estádio que SPFW.

  • 250. Y  |  12/04/2010 às 11:46

    #244:

    seria Celtic X Rangers no Brasil, com a diferença que escocês tem mais hombridade.

  • 251. Sancho  |  12/04/2010 às 12:27

    Re 244

    Mata-mata e formulismo são dois conceitos diferentes.

  • 252. FERN  |  12/04/2010 às 21:33

    Racional que sou, sigo defendendo os Estaduais apenas para clubes do seu tamanho.

    LF torço pra um time do MUNDO, logo quero um torneio mundial pra disputar…

    desde 1919, antes de qualquer outro ainda existente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: