Troféu Dendê 2010

22/01/2010 at 16:04 16 comentários

Tem-se a certeza de que o cidadão está ruim da cabeça ou doente do pé quando logo na esquina entre a segunda e a terceira linha ele cita e (pior) concede razão à Vedete de Santo Amaro. Mas, realmente, não há como contestar Caetano: “aqui tudo parece que ainda é construção e já é ruína”, especialmente em se tratando do ludopédio.

Puta que pariu Dona Canô!

Pois muito bem. É provável que a referida matriarca, que já caduca há séculos, nem se lembre, mas vocês, estudiosos do pebolismo, sabem que em janeiro do ano passado foi (re) inaugurado com pompas, honras e circunstâncias o Estádio Roberto Santos, conhecido na roda do crime como Pituacivisky, para não dar rima. Pois bem. O referido campo, senhoras e senhores, é o único na capital a sediar os jogos do Baianão/2010, já que a Fonte Nova não se livra da tragédia e o Barradão está passando por reformas.

Aí, vocês perguntam: e o que é que a ex-mulher de Paula Lavigne tem a ver com isso? E eu respondo. Seguinte é este, rebain de sacanas. Com menos de um ano de uso, o recém-construído Estádio está uma ruína, completamente inválido para a prática do futebol. Mais. Até mesmo os pilotos do antigo Paris-Dacar teriam certa dificuldade para atravessar aquelas esculhambadas quatro linhas. É lógico que isto não afetará em nada o certame, já que no Baianão não acontece nada que lembre ao longe o velho e bom ludopédio.

Mas, chega de prosopopéias. Vamos falar de jangada, que é pau que bóia.

Seguinte é este.

O brioso campeonato baiano começou no último domingo sob o signo do geriátrico desmantelo. Talvez para honrar o posto de 2º mais antigo do país, os dirigentes resolveram investir na terceira idade e preparar uma equipe forte para disputar o showball no próximo ano. As grandes novidades da dupla Ba x VI são os meninos Ramon (158 anos) e Edilson Capetinha, que disputou a Copa de 1962, no Chile. Afinal, quem vive no inferno tem mesmo é que se abraçar com o demônho.

Achando pouco, o Vitória está acertando o retorno de Uéslei, que foi campeão baiano antes da segunda guerra. Este, além da avançada idade, está um pouco mais gordo do que Ronaldo Albertini. Porém, ainda não se sabe se também aderiu aos, digamos assim, gostos exóticos.

E já que falamos em gostos exóticos, o Bahia, por sua vez, trouxe Renato Gaúcho. Dizem que o contrato é por uma temporada. Temporada de verão. Depois do carnaval, dizem as boas e más línguas, ele se pica.

Das equipes do interior, merecem destaque o Madre de Deus, que na primeira rodada não tinha elenco nem para compor o banco e o poderoso Camaçari, que até agora ainda não tem lugar para mandar suas partidas. Do restante, só o ECPP, de Vitória da Conquista, lutará para ocupar o posto de terceira força do futebol da província. Para isso, a referida agremiação conta com o apoio da torcida organizada Gaviões da Jurema, que antigamente gritava por outro time da cidade de Conquista, Serrano. Talvez seja o caso único de torcida organizada que muda de time. Eles têm ainda outra organizada chamada Kriptonita. Só que a mandiga falhou e na última quarta eles receberam um sapeca do Bahia de 3 x 0.

Ah, sim. Já ia me esquecendo, mas é óbvio que para abrilhantar tão emocionante competição não poderia existir uma fórmula melhor e mais simples. Assim, os 12 times foram divididos em duas chaves de seis, enfrentando-se em jogos de ida e volta. No final, classificam apenas quatro. De cada grupo. Na sequência, novamente dois grupos, com os gladiadores se matando também em jogos de ida e volta para garantir a vaga na semifinal. Depois, mata-mata para ver quem vai poder se lambuzar de acarajé.

Porém, amigos, na verdade, na verdade, nada disso importa, pois domingo teremos o primeiro Ba x VI do ano, a Mãe de Todas as Batalhas, e esqueceremos que o mudo é injusto e que existem presidentes de federação e de clubes que querem acabar com o futebol.

P.S. Quem quiser mais e melhores análises abalizadas sobre o Baianão, favor sintonizar nesta emissora aqui.

Franciel Cruz

Anúncios

Entry filed under: Colunas, Estaduais.

Dois veteranos, dez times e muita briga até maio Os dentes de Fernanda

16 Comentários Add your own

  • 1. izabel  |  22/01/2010 às 16:13

    o que é que a ex-mulher de Paula Lavigne tem a ver com isso?
    çaljfçlafçlajfçlajfaljfçlkaçlfakj

    saudades desses textos do franciel.
    só não é mais engraçado, porque é triste pra caramba ver o futebol baiano nessa decadência.
    lugar mais folclórico impossível, até torcida organizada muda de time…
    e como desgraça pouca é bobagem, ontem ainda li isto aqui:
    http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1349137

  • 2. rômulo arbo  |  22/01/2010 às 16:42

    hauhauhauhauha, to rindo oito palavras por linha

  • 3. rômulo arbo  |  22/01/2010 às 16:48

    mto bom, frança!

    ctrl v só num
    “conhecido na roda do crime como Pituacivisky, para não dar rima. “

  • 4. rafael botafoguense  |  22/01/2010 às 17:04

    OoOoOoOoOoOoo o FRaNciEL VoLtOooOooOoOoOo…

  • 5. Logan  |  22/01/2010 às 18:18

    Nada rapaz, domingo o índio mete umas flechadas e vamos ao TETRA!

  • 6. Logan  |  22/01/2010 às 18:35

    É TEEEETRRRAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    huuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    não podia faltar

  • 7. Marcelo  |  22/01/2010 às 18:52

    Ei, alguém pode me esclarecer quem detém os direitos do Baianão? É ainda a Itaporan ou é a TV Bahia(ex-TV ACM)?
    O irônico é que o Renato Gaúcho disse na época de jogador que a Bahia era terra de índio. Agora ele preferiu se retratar. Que voltas que a vida dá. Ah, falando em polêmica, o Márcio “botafoguense” Guedes, disse a seguinte pérola durante a trnamissão da Copinha(SPFC 2 x 0 Ju): quando a bandeirinha levantou a bandeira para indicar o impedimento do ataque São-Paulino, numa tremenda dor de cotovelo disse: é pelo menos melhor que a Ana Paula(Em pensei pra mim: o árbrito desse jogo é melhor q o Márcio Rezende). Pouco tempo depois, outro gol foi anulado. Mas na hora do replay(que foi muito rápido e não repetiram), dava pra ver q o jogador estava atrás da linha da bola. Pena q não repetiram. Se foi impedimento, só se fosse na jogada anterior. Do contrário, pode ter sido um erro crasso.

  • 8. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 18:57

    a volta de Franciel Cruz aos gramados da ImpedCorp deveria render sei lá, um feriado nacional.

  • 9. Francisco Luz  |  22/01/2010 às 20:16

    rafael botafoguense | 22/01/2010 at 17:04

    OoOoOoOoOoOoo o FRaNciEL VoLtOooOooOoOoOo… [2345678 tá na hora de molhar o biscoito]

    Finalmente. O “ex-mulher de Paula Lavigne” me fez lavar o monitor de chorar de rir.

  • 10. gilson  |  22/01/2010 às 22:04

    Caralho, esses estaduais valem demais só pela FAUNA.

  • 11. Rita  |  23/01/2010 às 08:14

    o que é que a ex-mulher de Paula Lavigne tem a ver com isso?
    çaljfçlafçlajfçlajfaljfçlkaçlfakj [2]

  • 12. Logan  |  23/01/2010 às 08:49

    Marcelo, é a record, mas a tv ACM, fez uma proposta pra tentar o Wagnerzão 2011. No caso, eu até prefiro a tv Edir Macedo, porque pelo menos não tem aquela estrutura totalmente pró-finado e contra o Vitória. Não sei se vocês já assistiram algum jogo do Vtória transmitido pela rede jahia mas é de dar raiva.

  • 13. Paulo Torres  |  23/01/2010 às 13:30

    Torcida organizada que mudou de time, tem também a Inferno Verde, do Uberlândia, que quando o UEC penava na segunda divisão estadual se bandeou quase por completo pros lados do time de basquete local, o Unitri – que jogava de azul e branco.

  • 14. Paulo Torres  |  23/01/2010 às 13:32

    Nesse Baianão vai rolar um TORNEIO DA MORTE pra definir quem cai pra segundona. Os dois piores de cada grupo da primeira fase, em quadrangular de turno e returno. Isso sim é um regulamento cheio de HOMBRIDADE.!

  • 15. col  |  23/01/2010 às 13:33

    Que espetaculo de texto. E que baderna eh essa Bahia.

  • 16. rafael botafoguense  |  23/01/2010 às 15:07

    #7 sempre que falam em márcio guedes eu lembro desse dia hahahaha,discussão maneira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: