Peru sobe rumo ao infinito da Copa

22/01/2010 at 06:00 47 comentários

Com a pior seleção da América do Sul e o pior jornal esportivo do mundo, o que esperar do Peru na Copa Libertadores? Por incrível que pareça, as equipes peruanas têm boas chances de classificação, desde que contem com alguma sorte e a bênção de Atahualpa.

O Universitario, por exemplo. Atual campeão do torneio descentralizado, foi eliminado com oito pontos e um grande azar na Libertadores de 2009 – perdeu a vaga por um gol de diferença, gol esse marcado pelo San Luís após o final do seu jogo. Agora, pega um grupo com Lanús, Blooming e o vencedor da chave 1 da pré-Liber, disputada entre o Deportivo Táchira e o decadente Libertad. Nada de assustador.

No grupo 3, no qual o Alianza Lima já tem vaga garantida, podem aparecer dois peruanos. A quarta vaga é reservada para o vencedor de JUAN AURICH X Estudiantes Tecos, time mexicano que ganhou essa vaga pela InterLiga após uma sensacional virada sobre o Puebla. Se o Aurich conseguir fazer o crime, os adversários peruanos pela vaga serão o Estudiantes e o Bolívar. Dificilmente algum deles será páreo para o tetracampeão da América, mas o Bolívar não mete medo.

Vamos a mais detalhes sobre os times:

Universitario


O time de Vargas Llosa é o atual campeão peruano, tendo conquistado sua 25ª taça em dezembro, e está muito motivado para a disputa da Libertadores. O site oficial destaca uma entrevista de Carlos “Negro” Galván – aquele mesmo, que foi vice-campeão brasileiro pelo Atlético Mineiro em 1999, ao lado de Cláudio Caçapa – na qual ele diz: “De la eliminación del año pasado aprendimos a no ser tan confiados. Este año saldremos con otra mentalidad. Pensar en ganar la Copa por ahora es un sueño y, que yo sepa, los sueños siguen siendo gratis.”

Como vocês podem ver, ano passado, a euforia tomava contra do Monumental de Nuñez – e este ano, a euforia é bem menor. Galván, que é capitão do time e está lá desde 2007, também dá de ombros para o “torneio local”. O principal objetivo agora é fazer boa figura na Copa. Para isso, a U contratou o centroavante uruguaio Píriz Alvez, que atuou por mais ou menos 340 clubes em sua carreira – incluindo Argentinos Juniors e Talleres, onde foi bem. O clube sonha com o uruguaio Nicolás Vigneri e…Martín Hidalgo, grande craque que ficou na história da dupla GreNal e que anda se oferecendo para as bandas cremas.

Destacaria também no Universitario as suas quatro principais provas de caráter:
1. Deve ser o único clube do mundo com a cor CREMA, uma coisa altamente publicitária e que decorre de camisas manchadas no jogo da fundação.
2. Em 2000, o brasileiro Eduardo Esídio, portador de HIV, foi o maior artilheiro da história do campeonato, com 37 gols.
3. ALEX ROSSI é considerado um dos jogadores históricos do clube, pela boa passagem que teve entre 1995 e 1997.
4. Um dos seus jogadores se chama JESÚS RABANAL.

Monumental de Lima


O belíssimo estádio que abriga a seleção peruana foi inaugurado em 2000 e é considerado o melhor e mais moderno do Peru. Cabem 80.093 pessoas na cancha, que além de sediar os jogos do Universitario, também serviu de palco para Santana, Charly García, a versão usurpadora dos Doors e RBD. Grandes artistas, todos.

Alianza Lima


Para driblar o histórico recente de más campanhas, o vice-campeão peruano conta com Gustavo Costas – cujo apelido é GARGANTA DE LATA – um dos treinadores com melhor passagem recente pelo clube, visto que ganhou três títulos nacionais. Também conta com jogadores muito experientes, tais como Juan José Jayo, capitão da equipe e de longa passagem pela Seleção Peruana; o zagueiro Leandro Fleitas; Mirko Ciurlizza, craque que tem uma estátua no estádio do Botafogo; e Johnnier Montaño, colombiano que ficou marcado por estrear no Campeonato Italiano com 15 (quinze) anos de idade.

O site do clube não é nada modesto. Ao anunciar que o time empatou com o Colón de Santa Fé (um dos argentinos que vai à Copa) o título usado foi “Este Alianza mete medo”. Por sua vez Montaño, que é o craque do time e cobiçado pelo futebol turco, é apresentado desta forma: “Su velocidad y despliegue dejo anonadados a los argentinos, quiénes se rendían ante su talento. En los minutos finales le cambió la cara al cuadro aliancista con sus pases y disparos potentes. El buen colocho está mostrando su mejor faceta en el ámbito internacional y ya se presenta como una carta interesante en la copa libertadores.”

Te mete.

Entre as baixas, a principal é o atacante Roberto Ovelar, que está com DENGUE e ficará pelo menos três semanas. Vejam vocês que as pretensões do Alianza são modestas – o clube pretende ficar apenas um mês na Copa, por isso descartou a continuidade de Ovelar. O centroavante também se operou do joelho e das HEMORRÓIDAS, segundo o Terra Peru.

Alejandro Villanueva


Dificilmente o Alianza não jogará nesse alçapão para 35 mil torcedores. Ao contrário do Monumental, que é mais aberto e permite maior dispersão de fumaça, som e etc, o estádio do Alianza é no estilo quadrado, com arquibancadas bem próximas do campo. O Villanueva é ligado ao Estádio Nacional do Peru por uma rua chamada ALAMEDA DO ESPORTE, com uma série de locais que têm a ver com a promoção do esporte.

Juan Aurich


O time de Daniel Cassol entrou na Libertadores por ser a equipe com maior pontuação em todos os campeonatos peruanos. A sua conquista deu a possibilidade de enfrentar um desses times mexicanos endinheirados sem identidade, que atende pelo nome de ESTUDIANTES TECOS – que foi fundado com o nome de TECOS UAG em 1971 e resolveu mudar de nome, de cores e de escudo após a passagem de VITÓRIO PÍFFERO por lá.

O Aurich já foi homenageado aqui no Impedimento neste post, que descreve com mais propriedade e alegria as origens do time do latifundiário. A equipe é considerada por um feito histórico – foi o primeiro time do interior a conquistar uma vaga na Libertadores.

Isso foi em 1969, quando participou de um dos fatos mais curiosos da história da Copa. Todas as quatro equipes (além do Aurich, Universidad Católica, Santiago Wanderers e Sporting Cristal) empataram em 4 pontos e tiveram que realizar uma nova chave. Nessa nova chave, cada equipe disputava um jogo como local e outro como visitante. O Aurich enfrentou os dois chilenos – que se classificaram – e perdeu as duas partidas.

O Ciclón do Norte nunca mais repetiu essa campanha, até o rebaixamento em 1983. Depois de uma tentativa malograda de fusão com o Deportivo Cañaña, o clube compra a vaga do Atlético Edarcha na Copa Perú, onde sai vitorioso em 1997, voltando à Série A. Em 2002, o clube é rebaixado novamente da primeira divisão e como João de Santo Cristo , vai para o inferno pela segunda vez. Em 2005, é refundado, ganha a vaga na primeira divisão e de lá não sai mais, pelo menos até agora.

Para a pré-Libertadores, o Juan Aurich tem como melhores notícias a manutenção de jogadores como William Chiroque, Sergio Ibarra e o goleiro Erick Delgado, que anda pegando uma das atrizes mais famosas do Peru, Nathaniel Sánchez. A principal contratação até agora é Reimond Manco, que estava no PSV e foi emprestado ao clube.

Estadio Elias Aguirre


O estádio do Juan Aurich foi inaugurado pequeno, em 1970, e ganhou corpo em 2004 quando da Copa América no país. Tem a torcida bem distante do campo e, assim como o Estádio Nacional, tem grama sintética, graças aos sérios problemas quanto ao crescimento da grama no solo peruano.

Para o Mundial Sub-17 de 2005, a Fifa pediu para que o governo da província de LAMBAYEQUE, dono do campo, colocasse uma BARREIRA para impedir que os fortes ventos chegassem ao campo. Os cobradores de falta reclamaram.

Se fosse para apostar

Valendo dinheiro, não daria para dizer que algum dos times pode ganhar a Copa. O Universitario tem boas chances de passar à segunda fase, pois seus adversários são no mínimo do mesmo nível – até mesmo pode garantir um primeiro lugar. Eu apostaria em uma queda nas quartas de final para La U, o que seria uma grande vitória.

Não acredito que o Juan Aurich vá passar pelo Tecos, mas o Alianza Lima pode pelear bem por uma vaga na segunda fase. Seus principais adversários são o Estudiantes e o seu genérico mexicano, que precisará de alguma inspiração para fazer frente na Libertadores.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: (Louco de) Especial La Copa 2010, Libertadores.

Em busca do queijo Dois veteranos, dez times e muita briga até maio

47 Comentários Add your own

  • 1. Lucas Cavalheiro  |  22/01/2010 às 06:53

    Bela pesquisa. E que grupo babinha pega o Estudiantes.

    Essa história de se classificar com X pontos me lembra do Inter 2007, que ficou de fora com DEZ pontos (e se classificaria em TODOS os outros grupos, alguns até em 1o lugar). Puta mundo injusto (BOTAFOGUENSE, Rafael, 2009).

  • 2. Cassol  |  22/01/2010 às 07:53

    Bah, eu nem sabia que o Juan Aurich estava na Libertadores.

    Levarei meu trapo no Pacaembu.

  • 3. dante  |  22/01/2010 às 08:24

    as CITAÇÕES do post são sensacionais.

  • 4. Francisco Luz  |  22/01/2010 às 08:33

    Tem um Monumental de NUÑEZ maroto no texto. Fora isso, está genial.

    Gosto muito do Universitario. E fica aqui a sugestão: a NetShoes tá com uma oferta de camisas, e tem uma deles lindona e sem patrocínios, do ano passado, por 60 contos. Pena que só tem tamanho G: http://www.netshoes.com.br/produto/index_ch.aspx?cc=66&sc=76&fc=0&pt=0&pc=2378&fonte=categoria_pag3_pos1&nome=Camisa+Umbro+Universit%u00e1rio+Home+s/n%u00b0

  • 5. fino  |  22/01/2010 às 09:01

    Na viagem que eu faria ao Peru, que tive que cancelar por causa da putona Gol linhas aéreas, estava nos planos ir num jogo do Universitario de Lima… esse estádio é muito do caralho, lembro que vi no ano passado Universitario 2 x 1 Libertad, de virada, pela Libertadores … muito em chamas a torcida…

    Tiburon na Colômbia e Universitario de Deportes no Peru

    http://WWW.TRINCHERANORTE.COM

  • 6. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 09:02

    eu vi essa oferta da NetShoes.

    mas desanimei quando vi o valor do frete + o número que eu queria colocar, 85.

  • 7. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 09:10

    Lucas, acho que no ano seguinte o Audax Italiano foi eliminado com ONZE pontos. Seria primeiro colocado em um ou dois grupos.

  • 8. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 09:26

    atenção: o Grêmio contratou um craque.

  • 9. Justiceiro???  |  22/01/2010 às 09:44

    o douglas ex-corinthians?

  • 10. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 09:48

    sim.

  • 11. Frank  |  22/01/2010 às 09:54

    “Não acredito que o Juan Aurich vá passar pelo Tecos”…

    LF, seu… seu… seu… ATEU (ns)…

    hahfpishhauhauf

  • 12. Rudi  |  22/01/2010 às 09:55

    dá um “Tecos” aí

  • 13. Frank  |  22/01/2010 às 09:57

    #10

    hauauhahafdhuafuhuhfuh[

    Bah, realmente essa foi muito engraçada…

    O pior é ver o CHORO do Duda Kroeff apelando para a torcida… patético…

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/01/22/direcao-e-comissao-tecnica-do-gremio-satisfeitas-com-contratacao-de-douglas.jhtm

  • 14. Alexandre N.  |  22/01/2010 às 09:58

    O que eu sei é que esta Libertadores vai ser a mais estranha de todas. Estranha por que só de pensar na possibilidade do Imperio do Mal sendo campeão mais uma vez assusta e muito. Fogo e enxofre cairão do céu caso isso aconteça…

  • 16. fino  |  22/01/2010 às 10:01

    link fail esse aí frank

  • 17. fino  |  22/01/2010 às 10:03

    putz, nao entendi frank… choro patético? pq? achei normal.

  • 18. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 10:03

    cara, pra mim, se Douglas não é craque ainda, tem todas as ferramentas pra ser. É habilidoso, inteligente e imprevisível. Pode descobrir que é craque no Grêmio, e aí, sai da frente.

  • 19. Alexandre N.  |  22/01/2010 às 10:05

    #13

    Frank, eu já ví coisa muito pior. Roberto Horcades, o presidente do Fluminense (e vocês gremistas e colorados reclamando dos presidentes dos seus clubes… querem esse aí pra vocês? Troco na boa!) chorando igual a uma moça solitária assistindo a um filme romântico devido a contratação do Fred, sendo que, na mesma entrevista, o boçal errou o nome do jogador três vezes.

  • 20. Frank  |  22/01/2010 às 10:09

    Fino,

    O cara parece que tá anunciando o MESSI, e não um jogador normal…

    LF,

    Nunca vi nada demais nesse cara, desde a época de Criciúma e São Caetano… para mim, não é melhor que o DANILO…

  • 21. Frank  |  22/01/2010 às 10:13

    #19

    PQP hein… pode ficar com esse aí pelo Rio mesmo… hhaiha

  • 22. fino  |  22/01/2010 às 10:15

    mas é normal jogar confete em jogador contratado, não vi esse exagero todo…

    também não achei ridículo quando o fernando carvalho chamou o wilson mathias de espetacular…

    sei lá, acho normal essa postura

  • 23. Frank  |  22/01/2010 às 10:30

    Pois é, mas é desse tipo de postura das direções em geral que eu não gosto…
    Vai ver é porque eu sou um SOCIALISTA (abraço, Carlos!)…

    hahfaoiafihfdoihs

  • 24. Alexandre N.  |  22/01/2010 às 10:34

    Ah, e a propósito. Segurem-se nas cadeiras, pois Robinho está insatisfeito com a reserva no Manchester City e quer voltar para o Brasil…

  • 25. Frank  |  22/01/2010 às 10:40

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/01/22/de-ferias-roth-admite-desconforto-com-kalil-e-se-diz-vitima-de-excesso-de-competencia.jhtm

    o Sexy diz que o Grêmio perdeu o PANETONÃO de 2008 por causa das eleições do clube…
    Mas é muita cara-de-pau… o cara não assume NUNCA as cagadas que faz…

    PS: Desculpa aí LF, estou divergindo totalmente do assunto do post…

  • 26. Zé Carlos  |  22/01/2010 às 10:49

    porra, poe time decente ai, peru o cacete

  • 27. Alexandre N.  |  22/01/2010 às 10:52

    E até agora, nenhuma piadinha sobre algum time do Peru engrossar contra os adversários na Libertadores… hehehehehehe…

  • 28. Rudi  |  22/01/2010 às 10:52

    “peru o cacete”

    MELHOR TROCADILHO EVER

  • 29. Rudi  |  22/01/2010 às 10:55

    Alexandre N., do jeito que o futebol peruano está, os times do Peru só engrossarão contra os adversários se fecharem um patrocínio forte, tipo… da Pfizer…

  • 30. augusto  |  22/01/2010 às 11:04

    único jogador europeu digno de admiração:

    “A Peixe Gattuso é a realização de um sonho de infância. O jogador revelou à imprensa que desejava ser pescador quando pequeno.

    – Esse era o meu objetivo, mas a vida foi tomando rumos diferentes, e acabei deixando isso de lado. Agora, finalmente consegui realizar o meu desejo, ainda que não se como pescador – disse Gattuso à imprensa.”

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1458673-9842,00-COM+A+PRESENCA+DE+RONALDINHO+GAUCHO+E+BECKHAM+GATTUSO+INAUGURA+PEIXARIA.html

    fora de campo, uma peixaria, dentro, um açougue.

  • 31. izabel.  |  22/01/2010 às 11:37

    massa o texto, LF.

    os estádios do universitário e do alianza lima são muito massa (visto de fora, nunca entrei).
    mas os peruanos me dão a impressão de que nunca vão muito longe no futebol. é o povo mais doce que eu já conheci, falta agressividade ali.

    fora de campo, uma peixaria, dentro, um açougue.
    açlfalfjçlajflajfçla

  • 32. LOGAN  |  22/01/2010 às 12:01

    TIME DO PERU MUITO RUIM SO FICA NA RABEIRA DA TABELA

    NA MORAL, VCS ENTENDEM MUITO POUCO DE FUTEBOL

    E UMA OBVIEDADE ATRAS DA OUTRA

    FORA QUE SAO COMPLETAMENTE PASSIONAIS, NAO ANALISAM COM IMPARCIALIDADE… O LOL QUE O DIGA (AQUELE ALI ENTENDE UM POUCO, MAS NAO TANTO QUANTO EU)

    O LUGAR DE VCS E NO BAR TOMANDO UMA CERVEJA… DEIXEM O FUTEBOL PARA QUEM ENTENDE

  • 33. LOGAN  |  22/01/2010 às 12:03

    POR FALAR NISSO, QUANDO SERA O PROXIMO CRIME???

    TIPO AZBOX JA E COISA DO PASSADO… QUERO SABER QUAL E O PROXIMO CRIME DE TRAVESSIA ILEGAL

    E O SUBORNO QUE VCS DAO PROS GUARDAS… CONTAM AQUI NA MAIOR MORAL… QUERO SABER MAIS CRIMES!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 34. GARDENAL  |  22/01/2010 às 12:30

    ei moleque, você não esqueceu de mim hoje?

  • 35. Alexandre N.  |  22/01/2010 às 13:43

    E ainda tenta queimar o filme dos outros… Pouco chato você, hein?

  • 36. SEIA  |  22/01/2010 às 13:53

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ALEXANDRE, UM INOCENTE

    SE EU QUISESSE QUEIMAR O FILME DALGUEM FARIA MUITO MELHOR QUE ISSO PODE APOSTAR

    NAO FOI POR ISSO, SEU INOCENTE, FOI PORQUE… BEM, VC NAO ENTENDERIA, MAS TEM RELACAO COM O BLOQUEIO CONTINENTAL QUE FIZERAM CONTRA MIM, TAL QUAL NAPOLEAO BLOQUEOU A INGLATERRA EM SEU DOMINIO

  • 37. Lucio  |  22/01/2010 às 13:56

    Mas nao foi o Joao de Sto Cristo que foi ao inferno?

  • 38. rafael botafoguense  |  22/01/2010 às 14:25

    acordei agora.

  • 39. rafael botafoguense  |  22/01/2010 às 14:43

    #4 pode cre,fodona essa camisa.

    #14 concordo muito!

  • 40. Junior  |  22/01/2010 às 14:54

    Acho o Douglas um Tcheco piorado. Na final da Copa do Brasil, no Beira-Rio, havia 21 malucos brigando, lutando pela bola e ele “flanando” pelo campo, pensando na morte da bezerra, como diria um avô de um amigo.

    O Alex Rossi é ÍDOLO ETERNO. Graças a ele, vi o Inter ser campeão pela primeira vez, no famigerdo Gauchão do antidoping, ushjfgfsd.

  • 41. col  |  22/01/2010 às 15:14

    ” pior jornal esportivo do mundo” huhauha

    Por que??

  • 42. rafael botafoguense  |  22/01/2010 às 15:18

    um jornal chamado BOCON num país chamado PERÚ.

    o cara que criou deve ser gay.

  • 43. Alexandre N.  |  22/01/2010 às 15:31

    #41 e #42

    Simplesmente surreal!

  • 44. rafael botafoguense  |  22/01/2010 às 15:39

    hahahahaua é a única explicação plausível.ou minha mente é polúida.

  • 45. pp dce  |  22/01/2010 às 17:42

    tem que linkar o post ali no especial, seus maconheiros vagabundos.

  • 46. Luís Felipe  |  22/01/2010 às 18:29

    cara, foi o JOÃO DE SANTO CRISTO que foi ao inferno, não o jeremias.

    preciso de uma REHAB.

    obrigado.

  • 47. cassiano  |  22/01/2010 às 21:23

    Achei algo que presta no bocon, confiram…….

    http://www.elbocon.com.pe/bocon/nota_galeria.php?txtSecci_id=98&txtSecci_parent=1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • KANNEMANN acaba de fazer seu PRIMEIRO GOL com a camisa do Grêmio. Tricolor vai metendo 3x0 no Atlético-PR no 1º tempo. 1 hour ago
  • E agora leva um golaço de Barrios. 1 hour ago
  • Na Copa do Brasil, Atlético Paranaense acaba de perder um tiro livre indireto na entrada da PEQUENA ÁREA do Grêmio. 1 hour ago
  • Final do Apertura chileno de 2006. Bravo jogava pelo Colo Colo. Acabaram campeões nos pênaltis (4x2) contra a Universidad de Chile. 2 hours ago
  • Já que o tema do dia é Claudio Bravo pegando pênaltis, lembrança daquela vez que ele defendeu uma cavadinha APÓS te… twitter.com/i/web/status/8… 2 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: