Sob o signo de Dunga
25/11/2009 at 06:00 douglasceconello 53 comentários
Outros analistas maizomenos gabaritados já desfilaram aqui nesta tribuna impedimentística seus tratados, teorias e outras mumunhas sobre o que entendem ser o insustentável e leve enigma que assombra a nação em 2009: Por que diabos ninguém quer levantar o caneco deste impoluto Sarneyzão/2009?
Apesar de produzirem textos clássicos, cheios de manemolência e outras firulas, nenhum destes portentos das letras ludopédicas (matem na torácica e distribuam, fariseus) desenvolveu alguma tese que, ao menos, triscasse a verdade – esta menina traquina que salva e liberta.
E estes chutes dos referidos e inolvidáveis estudiosos foram diretos para o escanteio da história porque eles cometem um erro fundamental: Estão se debruçando (lá eles) sobre o que a contemporânea filosofia de botequim classificaria como um ‘falso problema’.
Definitivamente, não é verdade que ninguém queira segurar e levantar o obscuro objeto do desejo feito por Holoassy Lins de Albuquerque. A questão central é que há um fantasma que paira, ronda, enoja o Brasileirão – e que foi definido assim por Luis Fernando Verissimo: “Dunga não consegue entender a vida sem dificuldade”. Esta inexorável, inoxidável e premonitória sentença do filho de Érico, que traduz a epopéia do atual certame, foi feita no ano da graça de 1994. Portanto, 15 anos antes da chibança acontecer.
“Agora foi que eu vi merda subir de preço. Que diabos o referido anão tem a ver com este campeonato, além da baixa estatura?”, interrompe-me a pudica leitora. E eu, que não resisto aos questionamentos de mocinhas pudicas, respondo logo.
Seguinte é este.
Conforme é de conhecimento de todos aqueles que pescam no Google, o carrancudo Carlos Caetano Bledorn Verri fez campanhas sofríveis no Brasileirão envergando (quase escrevi envergonhando) a camisa do Internacional. Em 33 jogos, conquistou apenas 11 vitórias, empatou nove vezes e sofreu 13 derrotas e, neste instante estatístico, aquela mocinha pudica retorna.
“Mas, Sêo Françuel, o que é que o cu tem a ver com as calças se a calçola (dá-lhe, Thalles) está no meio?”.
Novamente, como sói, sucumbo ao pedido e explico.
Minha filha, a questão é que o tal do Dunga decidiu limpar sua biografia junto à coloradagi (Alô, Carlos). E, como detém o poder, mas não entende a vida sem dificuldade, em vez de reforçar a equipe gaúcha, ele partiu para a destruição dos concorrentes, com a seguinte e infalível estratégia: convocar um monte de zé ruelas para a Seleção, botando-os para vestir (e tremer com) a amarelinha.
E fez maldades inacreditáveis, começando contra o São Paulo.
Sabedor de que os bambis pulavam alegremente para conquistar o quarto título, apesar de praticar um futebol mais troncho do que cu de calango, Dunga decidiu minar o ponto forte da equipe: o sistema defensivo. E convocou Miranda para vestir a camisa 4, a mesma que havia sido do craque Luisinho há cerca de 30 anos. Ato contínuo, a melhor zaga do campeonato começou a levar gols até de Jobson e ficou mais furada do que tauba de tiro ao álvaro.
Outro bravo concorrente do Inter era o Atlético Mineiro, que possuía um ataque insinuante comandado por Tardelli. Solução? Bota a amarelinha nele. Feito e certo. O cidadão voltou a ser o reardeli de sempre e o Galo Mineiro cumpriu a sina de Sexy Hot: ficou na mão.
Porém, Dunga reservou a crueldade maior para o time que todos já davam como campeão, o Palmeiras. A referida agremiação, apesar de praticar o pebolismo apenas medianamente, tinha em Diego Souza uma válvula de escape.
Impiedoso, o anão entregou a 10 do menino Edson para o coitado. Resultado: A partir de então o palmeiras só tomou ferro.
E o caminho finalmente ficou aberto para o Internacional.
Eis minha teoria: O campeonato está assim todo enrolado e malamanhado porque encontra-se sob o signo de Dunga, aquele que não entende a vida sem dificuldade. E, por tudo isso, o Internacional finalmente será campeão.
Porém, se os fatos desmentirem minha tese, publique-se a versão e botem a culpa no técnico Carlos Caetano.
P.S Sei que alguns vão dizer que ele também tirou Sandro do Inter para colocar na seleção. Mas, convenhamos: Sandro não faz falta nem no meio de campo do meu baba lá em Itapuã.
Franciel Cruz
Entry filed under: Brasileiro.
1. Pato | 25/11/2009 às 06:12
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2728018.xml&template=3898.dwt&edition=13593§ion=1010
Será domingo a despedida de Tcheco do Grêmio. A confirmação é de Marcelo Rospide, que pretende ver o jogador homenageado pela torcida.
Sem comentários.
2. mkramer | 25/11/2009 às 07:22
Tu te esquece que a selecinha sub 20 tirou o giuliano, quando o time tava engrenando, e dai despencou.
O cara voltou e o tim e começou a jogar de novo.
quem é o técnico dessa selecinha? não faço nem idéia.
3. vicente v. | 25/11/2009 às 07:30
4. Wilson | 25/11/2009 às 07:36
Passado sim, mas não tão distante. Junho 09.
5. Guilherme | 25/11/2009 às 07:39
Pra não ter que o ouvir aqui a descabida frase daqui a seis meses
“Mas quem criticou a contratação de fulano no começo do ano?”
Eu vou dizer que EU o fiz, e não sozinho, mas acompanhado de vários gremistas sensatos, xinguei ferozmente as contratações de Herrera, Rockembach e as não contratações de Marcelinho e Gilberto.
E não coincidentemente, Herrera e Rockembach apenas confirmaram as nabas que SEMPRE foram e Paraúxo e Giba apavoram os gramados nacionais.
AGORA, essa direção que só pode ser adepta de GOLFE, ou assiste TÊNIS ao invés de futebol, quer contratar A PORRA DO DORIVAL JÚNIOR, um MOLENGA, que não tem a mínima condição de treinar um time como o Grêmio e vai sucumbir em 6 meses.
Tempo aliás que será suficiente pra outro time contratar o ROSPIDE, que conhece o Grêmio, tá invicto como treinador, privilegia a defesa e estuda muito bem todos os adversários (palavra dos jogadores do Grêmio).
Tcheco por sinal, que sei não é unanimidade, criticou várias vezes o time do Autuori (e hoje todo mundo vê que nesse sentido ele tinha razão), o classificou como um futuro Felipão ou Mano Menezes.
Se vocês assistiram os últimos jogos, viram o Grêmio marcador, jogando rápido, explorando e fixando o Douglas e dando uma cara gremista pro time.
Isso é pra ninguém vir aqui daqui a 6 meses dizer “Mas ninguém foi contra ao Dorival no ano passado….”
6. marlon | 25/11/2009 às 07:39
“Agora foi que eu vi merda subir de preço”
“um futebol mais troncho do que cu de calango”
bsdjbsbadjsjanvas
massa essas expressões. a teoria conspiratória, nem tanto. o NIlmar foi convocado antes – quando o NELSON NED podia ter chamado o, sei lá, Maxi Lopez, ou a WANDA NARA – e nós SI FODEMOS.
7. dante | 25/11/2009 às 08:06
nada disso importa, já que o final do texto afirma PEREMPTORIAMENTE que o internacional será campeão.
françuel extremamente lúcido, como sempre.
baixa mais uma cachaça de LOSNA pra nós, comandante! kjshdjkahsfjk
8. Mauro | 25/11/2009 às 08:27
Christian: “saibam que eu sou muito macho!”
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1165184-7824-EM+CHRISTIAN+DO+INTERNACIONAL+CAI+EM+PEGADINHA,00.html
9. Jader Anderson | 25/11/2009 às 08:27
Ah, graças a deus
estava ficando preucupado…
Mas como sempre, a maldição do impedimento fará o crime…
Valeu Franciel!
10. Junior | 25/11/2009 às 08:35
Primeira vez que o Franciel comete um erro grave na análise ludopédica:
“Sandro não faz falta nem no meio de campo do meu baba lá em Itapuã.”
O Sandro é o melhor jogador do Inter no campeonato e na minha opinião, o melhor volante do Sarneysão 2009. Quando ele joga mal, o sistema defensivo do Inter desanda. Uso como exemplo os jogos contra os times mineiros: contra o Cruzeiro, no Beira-Rio, ele foi muito mal, e a defesa foi péssima. Domingo, contra o Atlético, ele jogou uma ótima partida (para mim, foi o melhor em campo) e a defesa resistiu bem à pressão do Atlético.
11. Carlos | 25/11/2009 às 08:50
Ninguém se ligou que o Françuel largou a maldição do Impedimento na coloradagi…
alksdjsajdjasdjlsajsajldlj
E ainda por cima com uma macumbinha amiga das Bahias…
JÁ ERAS…
12. Carlos | 25/11/2009 às 08:51
#5
Concordo contigo, Guilherme. Esse Dorival Jr. ae é um bostão.
Mas não sei se o Rospide tem condiçã de pegar esse trem e no longo prazo ser a solução.
(ainda mais q o tchecheco “morto-vivo” recomendou ele…asdkaskdksaçdkçld)
13. Jader Anderson | 25/11/2009 às 09:01
Tanque,
E o Bahia que não me deixa mentir… esses vodoos são poderosos contra a coloradagi
hehehehehehe
BOBÔÔÔÔ O HOMEM GOL!
14. fino | 25/11/2009 às 09:01
ão ão ão
rospide felipão
15. Prestes | 25/11/2009 às 09:06
“Quando ele joga mal, o sistema defensivo do Inter desanda.”
Por esse teu argumento o Sandro joga mal quase sempre, Junior!
uhsauhashashuhuhashu
16. Prestes | 25/11/2009 às 09:07
Mas, sim, seo Françuel PECA ao analisar o Sandro.
Acho que ele deve ter se baseado pela partida contra o Vitória, na qual o guri foi o pior em campo.
17. fino | 25/11/2009 às 09:10
mas é um corneteiro esse prestes
jopsfda-0asdfi9sdofkmlçsdfm,.asd m.sdaf,
18. Cassol | 25/11/2009 às 09:12
Carlos,
há tempos eu venho defendendo isso. Não existe maldição do Impedimento, mas sim a Maldição do Françuel.
O cara chegou a fazer um blog chamado Vitória campeão 2008. Depois, disse que o Vitória ganharia a Sula. E olha só no que deu.
Agora com esse post aí, está tudo perdido.
19. Prestes | 25/11/2009 às 09:16
Concordo com o Cassol.
Cortem o CEPACOL do rapaz!!!
20. Schmidt | 25/11/2009 às 09:19
Lamento Franciel, mas como a gente dizia na minha tropa de escoteiros após cada lance de cuspe à distância: Fraco, fraquíssimo, fraco, fracão!
21. Jader Anderson | 25/11/2009 às 09:19
Guinãzu expulso aos 5 mins contra sport…
Sandro faz gol contra…. AGUANTE IMPEDCURSE
22. Guilherme | 25/11/2009 às 09:25
.12
Carlos, eu acho que vale a pena tentar. Os melhores treinadores do Grêmio sempre foram apostas gaúchas e tal.
Nem sempre dá certo, mas é melhor apostar no Rospide, que tem boas possibilidades, mesmo tendo dúvidas, do que contratar ao songa-monga do Dorival, que é CERTO que vai ser ruim.
23. fino | 25/11/2009 às 09:31
Sem dúvida é melhor pagar OITENTINHA pro Rospide e investir em um substituto pro defunto do que, sei lá, pagar 250 pro DORIVAL DJÚNIOR.
24. zobaran | 25/11/2009 às 09:35
Franciel,
Jobgol é Jobgênio!
25. marlon | 25/11/2009 às 09:36
#15
o Sandro não é termômetro infalível pra atuação da defesa – às vezes ele joga tri bem e o Indio tá de ressaca de CANHA ou o Boliva tá um furúnculo anêmico [ns], e aí a defesa fica mais arrombada que a Pamela Butt. MAS, quando ele joga bem E a defesa não tá toda cocô, o setor funciona feito moedor de cana bem azeitado.
[bah, preciso tomar uma cachaça hoje, hdfakoshdaop]
26. Guilherme | 25/11/2009 às 09:39
Exato! Mas essa direção não sabe o que fazer com dinheiro!
Eu acho que eles são esforçados e tal, mas falta alguém com cacoete do futebol.
E não sou só eu que tô dizendo que o time melhorou com o Rospide, do Roth e do Autuori.
Os jogadores também:
Adilson deu entrevista dizendo que o Rospide privilegia a marcação.
Douglas falou que o Rospide tá dando o suporte que ele precisa.
Rafael Marques falou que as palestras do Rospide são tão detalhadas que eles sabem decorado o outro time.
Tcheco saiu dizendo que o time tá com a cara do Grêmio.
27. Franciel Cruz | 25/11/2009 às 09:43
A verdade que salva e liber é uma só: O Impedimento sucumbiu à censura prévia.
No texto original eu dou nome aos bois. Ou melhor, ao “analista”. E ele se chama Cassol Porcina, “aquele que foi sem nunca ter ido”.
Volto já para responder as outras inquirições dos leitores – antes , porém, vou pedir ajuda aos universitários.
28. Cunegundes, o mulato frajola | 25/11/2009 às 09:55
o Dunga é um anão muito carismático, eu gosto da história da Branca de Neve, eu lembro que meu tio Orestes punha sempre a fita do filme pra gente ver quando a gente ia pra casa de praia dele, enquanto ele fazia carinho nas nossas costas, era um filme muito colorido e cheio de mulheres macias e saborosas, a Branca de Neve era uma mulata sensação com muito suingue e simpatia, eu lembro bem que no filme a Branca de Neve dava pra todos os anões, mas era o Dunga o favorito dela, por isso a CBD fez muito bem em contratá-lo para ser o técnico do time canalhinho, fiquei muito contente com a sua presença na nossa seileção, é muito importante ter pessoas gabaritadas como o anão Dunga, que obedece a regra do “L” à risca, acho muito válida a contribuição que ele dá ao progresso da nação, ao contrário do tio Orestes, que hoje mora no Paraguai e tem uma fábrica de cigarros lá, ele é um empresário que explodiu de sucesso e fama, mas não tem felicidade nem visão de vida, é uma pessoa pobre de espírito, roubou todo o dinheiro de painho vendendo números de rifa, pegou a gaita e foi pro Paraguai trabalhar como mula, atravessava a ponte da Amizade umas 50 vezes por dia carregando uma sacola de relógio G-Shock, chaveiro musical e caneta com cheiro de chiclete, ganhou um soldo e começou a produzir cigarro em casa, hoje ele trocou de nome, casou com um travesti e mora em Puerto Stroessner, se é que ele não morreu, ouvi dizer que tinha pego Ebola, quack.
29. Milton Ribeiro | 25/11/2009 às 10:07
Franciel, espero que tu estejas certo, mas é complicadíssimo. São Paulo, Flamengo, o próprio Inter, a arbitragem… Sei lá.
30. Carlos | 25/11/2009 às 10:17
Acharia arriscado colocar o Rospide…mas pensando bem, só temos gauchão no começo do ano…
Foda q a pressão nele ia ser fortissima…
Mas essa direção é comprovadamente estúpida…
31. Jader Anderson | 25/11/2009 às 10:20
Fugindo do texto… só queria perguntar que fim tomou a série dos “melhores meio campos ” tava muito boa.
32. Guilherme | 25/11/2009 às 10:21
Se fosse o Adilson pra vir, eu concordo até.
Mas o que é mais arriscado? Manter o Rospide ou trazer o Dorival?
Rospide só ganhou e empatou com o Grêmio até agora, e em vários jogos difíceis.
33. Jader Anderson | 25/11/2009 às 10:27
Olha…
Acho que é pouco tempo pra considerar o Rospide um técnico mesmo…
ninguem sabe como ele irá reagir a pressão…
É barbada brincar de CM quando o maximo que vão dizer eh q ele é o interino e ainda nao está pronto… mas quando a cobrança vier não sei nao
34. Gustavo | 25/11/2009 às 10:29
A experiência do Rospide treinando o principal do Grêmio é muito pequena, nem dá pra tomar como referência. Isso não significa que se poderia dar uma oportunidade.
Se é verdade que o Vasco paga (ou diz que paga) R$ 280 mil por mês pro Dorival Jr. na série B, é a prova cabal de que os CARTOLAS ESTÃO LOUCOS. Não há justificativa cabível.
Eu daria a oportunidade. Mas parece que já é certo que ele não fica. Até pela declaração dele de ontem.
Por outro lado, se o Tcheco tá avalizando o Rospide… MEDO, MUITO MEDO.
35. borba | 25/11/2009 às 10:36
Ma quá hômi, faz sentido.
36. Jader Anderson | 25/11/2009 às 10:40
O vidarte ventilou NELSINHO BAPTISTA!
O suicício é um dever
37. Matias Pinto | 25/11/2009 às 10:42
Ok! Mas quanto ao Imperador? Seria a excessão que confirma a regra?
38. marlon | 25/11/2009 às 10:46
AGUANTE NELSINHO
WOLLTA TCHECO
cara, impossível não dar gaitada com essas historietas do Cunegundes. cunegundes > nelson rodrigues + guihoch
e escreve “Puerto Stroessner” corretamente. i.e., ou é o Dante ou o Cassol.
39. Junior | 25/11/2009 às 10:58
“a Branca de Neve era uma mulata sensação com muito suingue e simpatia, eu lembro bem que no filme a Branca de Neve dava pra todos os anões,”
O Cunegundes é mestre. “Histórias que nossas babás não contavam” (ou algo assim) é o maior filme da história do cinema nacional, com a Adele Fátima simplesmente espetacular. Nesses momentos ter menos de 30 é péssimo, adoraria ter visto a Adele Fátima no auge.
Aguante Canal Brasil, usfhfjghdfd.
40. fino | 25/11/2009 às 11:05
esses dias o cunegundes fez referencias ao filme do ROCCO com tchecas, rocco é ídolo do dante, logo…
41. Cunegundes, o mulato frajola | 25/11/2009 às 11:09
Junior, era esse mesmo o filme que o tio Orestes punha pra eu ver, tinha o Costinha como príncipe, pra mim o Costinha é o maior comediante do Brasil, depois do Fernando Vanucci e do Alborghetti, tenho saudades dos tempos em que assistir TV era um passatempo pueril, quando a Band passava os filmes da Emmanuelle na Sexta Sexy, logo depois da Faixa Nobre do Esporte, aqueles sim eram bons tempos, quando o campeonato carioca era narrado pelo Januário de Oliveira e com comentários do Gerson, eu ficava ansioso esperando aparecer uma peitola no filme da Emmanuelle, e quando aparecia era uma alegria só, parecia dia de Cosme e Damião, ia correndo pro banheiro me deliciar, saudades dos tempos em que bater punheta era um ato de criatividade, hoje em dia é só entrar no orkut de alguma amiga gostosa e homenageá-la vendo as fotos de biquini, antigamente era tudo na base de imaginação, Playboy era artigo de luxo, punhetar era como meditar, é por isso que estes frescalhões de hoje fazem ioga, no meu tempo a gente punhetava e tudo ficava zen, melhor que nos livros do Dr. Lair Ribeiro e do Dalai Lama.
42. Franciel | 25/11/2009 às 12:01
Respostas á multidão aflita.
mkramer,
minha teoria resume-me a Dunga. Este negócio de sub-20 né comigo, não.
marlon, a convocação de nilmar foi só pra despistar. Ou como dizemos aqui na Bahia “pra tirar de tempo”.
Dante, lucidez é meu sobrenome. Fora Thalles.
Junior, meu velho, não coloque este peso todo nas costas de Sandro, não, que ele não aguenta.
Cassol, Jader e Carlos : não há maldição alguma.
43. Franciel | 25/11/2009 às 12:02
Schmidt,
orbigado pelos elogios, mas infelismente não poderei lhe responder. Este negócio de tropa de escoteiro quem entende é Thalles Gomes e Cassol.
44. dante | 25/11/2009 às 12:02
bá, por esse último comentário poderia ser EU mesmo.
mas não é.
AGUANTE MISTERINHO [ns]
45. Franciel | 25/11/2009 às 12:03
zobaran,
em verdade vos digo: Jobson é o Bujica do novo século.
46. rafael botafoguense | 25/11/2009 às 13:16
banido?
47. rafael botafoguense | 25/11/2009 às 13:18
não
48. rafael botafoguense | 25/11/2009 às 13:19
escrevi em capslock o comentário sumiu.
ai franciel calabocaseuesgotodefezes jobsonidoloporra
49. Francisco Luz | 25/11/2009 às 14:59
Cunegundes deve ser o CIENFUEGOS.
50. Logan | 25/11/2009 às 19:55
A Verdade que salva e liberta É UMA SÓ:
porra de sarneyzão rapaz, Football filosófico do monty phyton já!
E o lance do arquimedes foi impedimento mesmo, marx tava certo!
51. Logan | 25/11/2009 às 19:59
Franciel resolveu postar isso depois de minha PRMENITÓRIA previsão para esse dungão/2009:
https://impedimento.wordpress.com/2009/11/23/gato-por-lebre/
Está lá, no post #148, a verdade que salva e liberta, aquela que só platão teve a idéia de cogitar.
52. Diogo | 25/11/2009 às 20:13
Puta merda, baita texto, mas depois da genial “saudades dos tempos em que bater punheta era um ato de criatividade” nenhum outro comentário mais faz sentido.
53. Logan | 25/11/2009 às 20:19
e por acaso deixou de ser?
huaaa