Brilha muito, RUNALDO!

25/11/2009 at 16:15 58 comentários

Não fosse pela consulta que faço diariamente à coleção completa da Encyclopedia Britannica, o dia 25 de Novembro passaria batido. Mas essa não é uma data qualquer. Há 142 anos, o criador do Nobel da Paz patenteava sua nova invenção, a dinamite. Há 46 anos, o presidente Kennedy era enterrado nos Estados Unidos, três dias depois de levar uma bala nas fuças. Há 25 anos o CRB se sagrava Campeão Brasileiro e há um ano eu traçava a Camila Pitanga.

Tá, tudo bem, a parte da Encyclopedia Britannica é mentira.

Mas o grande fato histórico que abrilhanta esta data ocorreu em 1975, quando o Suriname declarou sua independência. E, convenhamos, um país que elege como presidente um cidadão chamado RUNALDO RONALDO merece nosso respeito.

Relegado pelos livros de geografia do ensino médio, perdido no meio das Guianas, o povo surinamês também tem seu valor, principalmente por gerar os melhores nomes de times de futebol das Américas e, quiçá, do mundo. Estão aí LEO VICTOR, YOUNG RHYTHM e ROBINHOOD que não me deixam mentir. Isso para não falar no THE BROTHERS.

Tanta imaginação é, sem sombra de dúvidas, herança histórica de séculos de colonização holandesa. Eu, Bruna Surfistinha e o Rafael do Polegar bem sabemos que a Holanda foi um dos primeiros países a legalizar a maconha e a prostituição. Não é à toa que também é conhecida por Países Baixos.

O futebol surinamês é organizado pela Bond, Surinaamse Voetbal Bond e seu selecionado disputa as Eliminatórias da CONCACAF, por motivos tão obscuros quanto o fato da Austrália disputar as Eliminatórias Asiáticas e a Espanha ser a primeira do Ranking Fifa sem nunca ter ganho uma Copa do Mundo.

Verdade que o Suriname nunca chegou muito longe nas eliminatórias. O que não impediu que muitos de seus filhos jogassem uma Copa do Mundo. É que, mui espertamente, a Holanda continua importando a nata dos jogadores da antiga colônia. E não é pouca coisa. Muito pelo contrário, tratam-se de alguns dos melhores jogadores que vestiram a laranjinha nas duas últimas décadas. Nomes do quilate de Ruud Gulit, Frank Rijkaard, Patrick Kluivert, Edgar Davids, Clarence Seedorf, só para ficar no mais badalados.

É por essas e outras que a seleção do Seu Ronaldu tá tão ruim das pernas que os caras me conseguem perder até a Suriname Independence Cup, organizada nesse mês e vencida pela vizinha Guiana.

Eles só não desistiram de vez do futebol porque pelo menos na PARBO BIER CUP os putos mandam bem. Para quem não sabe, a Parbo Bier é uma fábrica de cerveja do Suriname que organiza de dois em dois anos um Torneio de Futebol Internacional, juntando na mesma peleja selecionados e times da região. E como não é oficial, qualquer um pode jogar (praticamente, uma IMPEDCOPA). O Davids mesmo jogou esse ano pelo Suriname. Olha o dreadlock dando o pontapé inicial aqui.

Mesmo utilizando a tática mui difundida de EMBEBEDAR O ADVERSÁRIO, neste ano eles ainda conseguiram perder a final da Parbo Bier para a Guiana Francesa. O que não aconteceu em 2007, quando levaram o CANECO pra casa, literalmente.

E para finalizar essa excursão ao voetbal surinamês, informo que o campeão da última edição da Suriname Presidentes Cups, o torneio de clubes de lá que se encerrou em setembro passado, foi nada mais nada menos que o WALKING BOYZ, o time que NÃO PARA, NÃO PARA, NÃO PARA.

Depois desta piada infame, repitam comigo: Ik bem een lul!

Thalles Gomes

Entry filed under: Colunas, Pela América.

Nossa estratégia é o pega-ratão Nós fomos vocês ontem

58 Comentários Add your own

  • 1. Lol  |  25/11/2009 às 16:18

    fraco.

  • 2. dante  |  25/11/2009 às 16:23

    o texto não é fraco, lol, o público é que é exigente.

  • 3. douglasceconello  |  25/11/2009 às 16:26

    Bah, achei o texto muito GOSTOSO de ler.

    Aguante, Thalles OCLINHOS de CRÍTICO DE TEATRO.

    asauhahau

  • 4. Francisco Antero  |  25/11/2009 às 16:41

    Achei legal. É o tipo do país que eu esqueço que existe a maior parte do tempo. Mas lá também tem futebol, pelo jeito.

  • 5. Marco  |  25/11/2009 às 16:41

    Invada o Suriname, antes que Chavez o faça!

  • 6. Lucas Cavalheiro  |  25/11/2009 às 16:44

    Peraí: o Thalles tá na lista de e-mails?

    Se eu já tomei uma canseira (mentira) pra achar meia dúzia de nomes, imagina todas essas informações aí do Thallesgoto.

    Os caras conseguem fazer texto bom até com FUTEBOL DO SURINAME como pauta.

    É mol?

  • 7. Francisco Luz  |  25/11/2009 às 16:54

    É Suriname ou Bulgária que alguém (acho que a Lila) duvidava da existência?

    Bom texto, um dia vou ver um jogo por lá. Os caras têm uma camisa muito massa para a seleção.

  • 8. Franciel  |  25/11/2009 às 16:54

    Lol,
    na moral, não vi fraqueza nenhuma no texto de Thalles. Ao contrário.

    Ia até argumentar mais, porém encerro aqui porque relembrei que você se alimenta de polêmicas pueris.

  • 9. Lol  |  25/11/2009 às 17:01

    Franciel,

    Só manifestei minha opinião. Ela não precisa ser igual a sua. Gosto cada um tem o seu.

    Esse aí eu achei fraco, a da mulher da poltrona do ônibus achei bom.

    Parece um atentado contra a moral ir contra o pensamento majoritário. Você deve ser PETISTA.

  • 10. Maurício  |  25/11/2009 às 17:03

    como dizem agora os DJOVENS, achei DIGNO

  • 11. Lol  |  25/11/2009 às 17:08

    Os caras escrevem um texto aqui e os único comentários aceitáveis obrigatóriamente devem ser:

    a) MORRI
    b) Texto Genial
    c) Texto Genial [2]
    d) Gênio
    e) Fechem a internet; ou
    f) Minha vida nunca mais será a mesma depois do que eu li.

  • 12. dante  |  25/11/2009 às 17:14

    bom, lol, se tu tem o direito de não gostar do texto, as pessoas têm o direito de não gostar dos teus comentários.

    heh

  • 13. douglasceconello  |  25/11/2009 às 17:15

    Lol, para mim teu comentário não apenas é altamente aceitável como digno de RESPEITO.

    Só disse que, MODESTAMENTE, discordo do TEOR.

  • 14. Franciel  |  25/11/2009 às 17:16

    Putz, Lol, que merda. Como diria Jucelino Barbacena, você me achou aqui de novo.

    E pior: ainda descobriu minha identidade secreta de PETISTA, que eu tentava esconder a todo custo.

    Quanto a elogios e críticas, seguinte.

    Apesar dos primeiros ajudarem a elevar minha disgrama baixa-estima não resolvem os problemas de minha maltratada conta bancária.

    Já as críticas, quando sinceras, são muito mais produtivas, pois fazem com que tentemos escrever de forma menos malamanhada.

    Inclusive já tive textos criticados aqui por pessoas que considero e vi que eles estavam com razão. Dante, para ficar em um exemplo, já esculhambou alguns textos meus e con tinua sendo meu ídolo, especialmente por causa do comentário 17.

    Agora, ficar procurando birrinha com tudo, como é de seu feitio, francamente. Que necessidade de conflito é esta, rapaz? Você até parece que é PETISTA.

    E outra: só estou defendendo Thalles porque ele usa ´coulos (de xibungo, destque-se) e não tem condições de se defender sozinho.

  • 15. douglasceconello  |  25/11/2009 às 17:19

    Ah, e tem outra. É até meio REPETITIVO nós elogiarmos os textos, porque se está publicado significa que gostamos.

    Nosso critério é simples: se CURTIMOS, vai para o ar. E aqui nos referimos muito mais ao ESTILO e ao conteúdo do que ao posicionamento IDEOLÓGICO (ns).

    Se algúem escrever um texto MASSA me chamando de filho de uma capivara e de estuprador de cachorro com CLASSE e ALEGORIAS e EMBASAMENTO, vai para o ar.

  • 16. fino  |  25/11/2009 às 17:26

    opa, isso que eu chamo de ESTIMULO

    sfdji0sfdj90asfd-9asfd-ijasfdk-0asfdkoasfd

  • 17. Lol  |  25/11/2009 às 17:43

    Franciel,

    MORRI. Fechem a internet depois edssa sua defesa.

    Djênio.

  • 18. Frank  |  25/11/2009 às 17:44

    “Estão aí LEO VICTOR, YOUNG RHYTHM e ROBINHOOD que não me deixam mentir”…

    Essa eu não acreditei, ainda mais vindo das Alagoas…
    hauahbiasdfuh

    A capital do Suriname não é PARAMARIBOTIRRIMIRRUARO?

  • 19. arbo  |  25/11/2009 às 17:46

    viu, fino, e tu não mandou o texto do tcheco só por causa de uns palavroezinhos… dá até pra xingar o douglas…
    aliás, douglas, não confunda col com lol. a não ser q seja o mesmo ip…

  • 20. arbo  |  25/11/2009 às 17:47

    ah, e acho q às vezes pegam demais no pé do Lol tbm. mas é só minha OPINA…

  • 21. Frank  |  25/11/2009 às 17:50

    Eu acho SAUDÁVEL a cizânia…
    Quem gostou bem, quem não gostou também…
    Aposto que o Thallesgoto nem se estressa… aliás, quem usa aqueles óculos tem cara de que não se estressa NUNCA, a não ser em dia de SPFW…
    huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • 22. arbo  |  25/11/2009 às 17:55

    e, é claro, às vezes ele pega demais no pé da gurizada.
    o texto tá MUITO bom.

    “Bond, Surinaamse Voetbal Bond ”
    hehehe

  • 23. arbo  |  25/11/2009 às 17:56

    faltou dizer, thalles, o q tu sempre diz.
    “Ik ben een Neanderthaler”

  • 24. Lol  |  25/11/2009 às 17:58

    O Thales é que nem aquele irmão caçula magrinho, de oculos e asmático que joga no time dos irmãos mais velhos…ngm pode chegar perto dele. Antes do jogo os irmãos combinam com o outro time que é para pegar leve com ele que ele é CAFÉ-COM-LEITE.

    Falando sério, isso me lembrou de uma época em que tinhamos um time. Fomos jogar em uma chácara. Antes de começar a partida um jogador do time adversário nos chamou de canto e avisou que o filho do dono do lugar (um guri de uns 17 anos) fazia parte do time e que era para pegar bem de leve com ele pois o coitado sofria do coração e usava marca-passo. No primeiro tempo correu tudo bem.
    No segundo, no calor do momento, o pessoal esqueceu das recomendações e foi botinada pra tudo que é lado…lá pelas tantas o moleque levou um carrinho que o jogou barranco a baixo….o jogo até acabou depois daquela. E não teve o churrasco.

    O thalles não usa marcapasso. Logo, não vai ficar magoado.

  • 25. Frank  |  25/11/2009 às 18:03

    Lol = CUNEGUNDES?

    Já tava esperando o momento que alguém ia ENRABAR o moleque…
    haaijaoiasdfhjoasidfhasdfoihasdfhoi

  • 26. rafael botafoguense  |  25/11/2009 às 18:06

    hahahah o botafogo ganhou um torneio em cima desses times ai,só o young rhythm que não tava foi substituido pelo TRANSVAAL outro nome bacana.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Quadrangular_do_Suriname_de_1964

  • 27. Lol  |  25/11/2009 às 18:07

    A minhahistória ali é real. Quem me dera ser o Talentoso Cunegundes.

    Sou apenas um “paulista” petista e birrento.

  • 28. dante  |  25/11/2009 às 18:30

    “hahahah o botafogo ganhou um torneio em cima desses times ai”

    viram?

    parem de chamar o botafogo de LOSER.

    ele já foi até campeão no SURINAME.

    çlkflsdjgsdlçsd

  • 29. Cunegundes, o mulato frajola  |  25/11/2009 às 18:39

    O Suriname é uma terra encantada de onde brotam jogadores de futebol de dread no cabelo, é uma Jamaica rebaixada, uma explosão de alegria no meu coração, está entre os top 10 países fodões da face da terra, colocaria nesse bolo sem dúvida alguma a Hungria, com suas vacas leiteiras e loirinhas leiteiras peitudas e cheirosas, muito macias e safadas, outro dia fui na loja da CVC ver se tinha pacote para fazer turismo sexual na Hungria, fui insultado e expulso da loja, vou entrar com processo contra eles, o Dr. Botelho, advogado que fez os 4 divórcios de mainha, é bom nisso, ele vai me trazer uma boa indenização e aí eu vou poder ir para a Hungria dar uma pirocada nas loirinhas, quem sabe eu não faça uma suruba no leste europeu, e na copa de 2034 não apareça um crioulinho de dread lock na seleção hungara, e aí vão perguntar se ele é do Suriname, e eu vou dizer, “não seu burro você confundiu Holanda com Hungria, na Holanda a mulherada fuma pra dar, na Hungria a mulherada dá pra fumar!” e todos vão rir da minha piada sem sentido.

  • 30. vicente v.  |  25/11/2009 às 19:07

    esqueceu o quack.

  • 31. Junior  |  25/11/2009 às 19:31

    Só uma correção: o Kluivert é holandês nato, nasceu em Amsterdã. Já houve essa discussão no Impedimento e alguém (acho que foi o André K) postou esse link da wikipedia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrick_Kluivert

    Uma curiosidade sobre o Suriname é que o primeiro negro a ganhar uma medalha de ouro em Olimpíada foi justamente um nadador do Suriname.

  • 32. Cunegundes, o mulato frajola  |  25/11/2009 às 19:43

    Quack.
    Pessoal, tenho uma novidade, mainha está grávida, mas acho que é uma gravidez de risco, ela ligou as trompas em 1990, durante o Plano Collor, para conter a população lá de casa, os tempos eram bicudos, a gente juntava resto de sabonete para reaproveitar, mainha catava sobra de fim de feira pra gente comer, papel higiênico só quando tinha visita, e era aquele cor de rosa modelo Primavera, que lixava as hemorroidas, parecia que eu estava menstruado de tanto que sangrava, mas eu ficava segurando a cagada pro dia que vovó vinha nos visitar só pra limpar o loló com papel higiênico e não com jornal, era um luxo, até hoje mantenho esse costume de só cagar quando vem visita em casa, pra mostrar que eu sou uma pessoa simples que vive das minhas raízes, vou levar mainha no posto de saúde pra ver essa historia da gravidez e já volto

  • 33. Logan  |  25/11/2009 às 20:09

    pqp, quando eu achava que já bastava de maluco nesse blog aparece o cunegundes, hilário, SACRIFIQUEM-ME!!!

  • 34. Bruno Eduardo  |  25/11/2009 às 21:19

    SANTIAGO MORNING nas semi-finais do Clausura, com direito a gol aos 94 minutos do goleiro-reserva (técnico do Morning colocou ele em campo como atacante mesmo, já que ele cabeceava bem, mito)

  • 35. igor  |  25/11/2009 às 22:50

    mas e o fluminense ein

  • 36. gilson  |  25/11/2009 às 22:50

    AGUANTE NENSE!!!! A ESPERANÇA VIVE!!!

  • 37. juanca py  |  25/11/2009 às 22:57

    que mierda este flu…no fueron capaces de implantarle e los jugadores “el chip de la venganza”…time brasileiro em copa internacional ta igual a bruna surfistinha, so gosta de receber!…clarence seedorf e um dos melhores jogadores que ja vi no mundo, voces brazucas mooooorrrem por ter um igual a ele…UM JOGADOR IGUAL A ELE!…porque outros diferenteS e muito melhores tem de sobra(so pra que nao me venham xorando, porque no ultimo comentario que eu fiz me lloraron unos cuantos( pricipalmente el rafael botafoguinho CHORAO, so sabe chorar esse F.D.P.)..perdon por la errata de mi portugues rebuscado

  • 38. Cuca  |  25/11/2009 às 23:02

    Foi um trem, um avião??

    Alguém anotou a placa??

  • 39. gilson  |  25/11/2009 às 23:06

    Poxa Juanca, sobre o resultado nem tem o que falar. Eu pondero apenas a situação do Flu. O time não teve condições de correr no segundo tempo.
    E é a primeira derrota do time na competição. Contra o Cerro aí por pouco que não foi uma goleada tb.

    abraço

  • 40. Ernesto  |  25/11/2009 às 23:16

    Nã, Lol, petista eu sei que tu não é.

    Só paulista. Ou de alguma outra “nacionalidade” que gosta de dar o cú pra paulistada.

  • 41. André  |  25/11/2009 às 23:21

    Pirocada forte que levou o Flu, hein. A Alemanha nazista nos ensinou que não se deve lutar em duas frentes ao mesmo tempo, mas o Fluminense quis contrariar.
    A chave da vitória está em não fazer a campanha cretina do Eu Acredito.

  • 42. Prestes  |  25/11/2009 às 23:23

    “A chave da vitória está em não fazer a campanha cretina do Eu Acredito.”

    Nada a acrescentar.

  • 43. gilson  |  25/11/2009 às 23:27

    Que professores hein André?
    Não posso fazer nada, EU ACREDITO!!!

  • 44. Carlos  |  25/11/2009 às 23:37

    Alguem leva o LOL pra passear, dar uma banda, ir pra praia, pescar, tomar umas biras, no circo, parque de diversões, trem fantasma, tomar um sorvete, ir no Domino, procurar uma perva no GP guia, sei lá…

    Tá sempre estressado, carinha…isso faz mal pro coraçãozinho…

  • 45. Tiago Medina  |  26/11/2009 às 00:46

    Quer dizer que o Suriname existe mesmo?
    E tem até cerveja e futebol lá? Mulher também?

  • 46. gustavo  |  26/11/2009 às 01:24

    Resultado normal,Fluminense é pequeno e sem tradição sul americana.

  • 47. thalles  |  26/11/2009 às 08:47

    esse povo me ama

  • 48. thalles  |  26/11/2009 às 08:52

    #18

    Frank, todos os times que citei realmente existem. Até aquele CRB do primeiro parágrafo…

    #31

    Júnior, pelo que entendi, no Suriname a nacionalidade é definida pela paternidade. O pai do Kluivert era surinamês. Se ele quisesse, poderia jogar pelo time do Seu Runaldo

  • 49. Gustavo  |  26/11/2009 às 09:15

    Belo texto, Thalles. Mas não será suficiente para eu me interessar pelo futebol Surinamense.

  • 50. Jader Anderson  |  26/11/2009 às 09:58

    Só quero ver o lol na impedcopa…

    vou rir mto…

    heheahehehahheh

  • 51. catarina risto  |  26/11/2009 às 10:11

    Curti.

    Entra pra lista de um dos poucos textos de Thalles que eu não preciso ler escondida no trabalho.

    ‘magina se pegam aberta a página daquele das caçola aqui?

    (:

  • 52. Luís Felipe  |  26/11/2009 às 11:07

    25 de novembro não é também a batalha dos aflitos?

  • 53. rafael botafoguense  |  26/11/2009 às 11:07

    dante e juanca vão se foder!!!!

    quase cravo o resultado da ldu ahahahaha

  • 54. Renan Alfaia  |  26/11/2009 às 12:54

    Texto engraçado pá porra!
    Mas… como já ‘disseram’ por aí: gosto é que nem braço, tem gente que NÃO TEM.

  • 55. Anônimo  |  26/11/2009 às 13:08

    52. É hoje o aniversário disso…

  • 56. dante  |  26/11/2009 às 14:32

    “Júnior, pelo que entendi, no Suriname a nacionalidade é definida pela paternidade”

    é o que chamam de “jus sanguinis” [direito de sangue]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jus_sanguinis.

    no brasil, o que vigora é o “jus soli”, o “direito de solo”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jus_soli.

  • 57. Guillermo  |  27/11/2009 às 14:14

    Dank u wel!

  • 58. Felipe (o catarina)  |  28/11/2009 às 00:45

    Suriname deveria jogar as Eliminatórias sudamericanas, junto com a Guiana.

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

