Sobre o nível técnico do campeonato

23/11/2009 at 11:46 99 comentários

Afinal, o campeonato brasileiro é de baixo ou de alto nível técnico? Para responder essa pergunta, nada melhor que usar critérios duvidosos, que vocês vão ler e vão correndo comentar para dizer que estão errados e que o autor dessa missiva é um animal de tetas.

O critério usado para essa breve análise é muito simples: as passagens dos titulares da Bola de Prata pelas seleções nacionais. Brasileira vale 5 pontos; mais que 20 jogos pela brasileira, 10 pontos. Argentina vale 4 pontos; mais que 20 jogos pela argentina, 8 pontos. Todas as demais seleções valem 3 pontos com 6 pontos com mais de 20 jogos.

A Seleção da Bola de Prata atualmente é:

Victor; Jonathan, Miranda, André Dias e Márcio Careca; Guiñazú, Maldonado, Petkovic e Marcelinho Paraíba (!); Adriano e Diego Tardelli.

Foram convocados para a Seleção neste ano Victor, Diego Tardelli, Adriano, Miranda e André Dias. André Dias e Victor nunca saíram do banco, ainda que o segundo tenha recebido várias convocações e seja presença quase certa na Copa. Diego Tardelli tem 4 participações e Miranda, 5. Somados a Marcelinho Paraíba (5, a última em 2001) dá para contar 25 pontos. Mais 3 pontos das participações de Petkovic pela Sérvia e 6 pontos das 40 de Maldonado pelo Chile, e 10 pontos dos 51 jogos com 29 gols de Adriano.

Essa Seleção da Bola de Prata, somada, tem 44 pontos.

Vamos comparar com as outras:

2008: Rogério Ceni (5); Vítor, André Dias, Miranda (5), Juan (5); Hernanes (5), Ramires(5), Tcheco e Wagner(5); Borges e Nilmar. Total: 30 pts.

2007: Rogério Ceni (5); Leo Moura, Breno, Thiago Silva e Kléber (5); Richarlyson, Hernanes, Thiago Neves e Valdívia (6); Acosta (6) e Leandro Amaral (5). Total: 27 pontos.

(esse é o momento que você diz ‘como assim, o Thiago Neves é menos jogador que o Acosta?’. Claro que não. Essa é uma distorção possível do critério. Nessa seleção, todos os jogadores tiveram passagens pela seleção depois de aparecer na Bola de Prata).

2006: Rogério Ceni (5); Ilsinho, Fabão, Índio, Kléber (5); Mineiro (5), Lucas, Wagner e Zé Roberto; Fernandão e Aloísio. Total: 15 pts. Lucas e Wagner vestiriam a camisa da Seleção depois. Fernandão só vestiu a amarela em 1 jogo, na qual a Seleção convocada era dos melhores do campeonato brasileiro.

2005: Fábio Costa (5); Cicinho (5), Lugano(6), Gamarra(6) e Jadílson; Mineiro(5), Marcelo Mattos, Juninho Paulista(10), Petkovic(6); Tévez(8) e Rafael Sobis. Total: 51 pts.

2004: Rogério Ceni (5); Paulo Baier, Lugano (6), Rodrigo e Léo(5); Mineiro (5), Magrão (5), Ricardinho (10) e Petkovic (6); Robinho (5*) e Washington (5). Total: 52 pontos. Robinho fizera mais de 20 partidas se incluída a seleção pré-olímpica, o que aumentaria para 57 pontos, mas a seleção pré-olímpica não foi incluída como critério antes.

2003: Rogério Ceni (5); Maurinho (5), Alex (5), Fabão e Léo (5); Renato(5), Maldonado (6), Marcelinho Carioca(5) e Alex(10); Luís Fabiano(5) e Grafite. Total: 51 pts.

E daí?
Bem, o que dá para ver é o seguinte. Na era dos pontos corridos, os primeiros anos foram aqueles em que mais jogadores se destacaram a ponto de jogar na Seleção. Há pelo menos um craque consagrado por ano, nesses anos: desde 2005, porém, um jogador com história na Seleção (como Adriano) não aparecia entre os melhores do campeonato.

Dá para ver também que 2007 foi o ano das grandes revelações, pois todos os melhores jogadores do campeonato passaram pela seleção posteriormente. Se esse critério for aceitável para medir nível técnico, 2009 tem um bom nível em relação aos anos anteriores, mas ainda pouco se comparado aos primeiros anos dos pontos corridos.

Vocês podem também fazer essa brincadeira com a era mata-mata, se também gostarem de uma procrastinação. Ou vocês podem achar que a Bola de Prata da Placar não é critério para porra nenhuma. Não vão perder totalmente a razão.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Entry filed under: Brasileiro.

Gato por lebre O anti-herói, o tesão e a pós-modernidade

99 Comentários Add your own

  • 1. MArco  |  23/11/2009 às 12:00

    Pq ninguém no impedimento comentou o Ultimate Fight do Olímpico?

  • 2. Alisson  |  23/11/2009 às 12:03

    A Bola de Prata da Placar não é critério para porra nenhuma.
    Fico com esse critério.

  • 3. rafael botafoguense  |  23/11/2009 às 12:03

    cara se o jefferson não ganhar todos os pêmios de melhor goleiro, o mundo fede,sujeito manda bem em todos os jogos,e o victor falha direto como disse o maluco do comentário 5 haahaha.

  • 4. Lol  |  23/11/2009 às 12:20

    A Bola de Sebo, prêmio para seleção da impedCopa terá os seguintes critérios:

    1) ter comentado em mais de 50 posts sucessivos = 5 pts
    2) Ter escrito um post com mais de 300 comentários = 7 pts
    3) ter escrito “alguma coisa EM CHAMAS” em mais de 15 comentários = 9 pts
    4) Ter escrito “perdi” por conta do JOGO todas as vezes que, de fato, perdeu = 3 pts
    5) Gols na impednua = 1 pt
    6) celebração a qualquer coisa que venha do Uruguai = 2 pts
    7) Ter reclamado da arbitragem em mais de 10 posts que falam sobre a rodada = 4 pts

  • 5. Lol  |  23/11/2009 às 12:24

    E LF, não precisa escrever com tanta mágoa nesse seu coração. Você é uma peça muito importante nesse taculeiro chamado impedimento.

  • 6. gilson  |  23/11/2009 às 12:31

    Mas esse lance de seleção ser critério é complicado, tem o fator esquema CBF nessa budega aí.

    Um pouco off-topic, mas nessa mesma linha: para provar (de novo) que está sendo um campeonato muitíssimo disputado, acho que a pontuação dos clubes nesse brasileirão deve ter um grau de agrupamento (menor desvio padrão ou coisa parecida) maior que o dos outros anos. Se comparado com os campeonatos europeus então…. Mas isso é uma tarefa para o homem, o mirto…

  • 7. Cunegundes, o mulato frajola  |  23/11/2009 às 12:31

    O mais justo prêmio da televisão nacional é o trofeu Imprensa, idealizado pelo Plácido Manaia Nunes e roubado pelo Senoura Abravanel, só um juri de categoria pode determinar o que é bom e o que é ruim, nós temos que ouvir os mais velhos, temos que formar um júri de pessoas gabaritadas para julgar quem foram os melhores do campeonato, podíamos juntar o Zagallo, o Parreira e o Evaristo de Macedo para julgar, aposto que eles votariam no RONALDO ANGELIM para melhor do campeonato, e seria justo porque eles tem autoridade, “notório saber futebolístico”, é isso que eu procuro para guiar minha vida.

  • 8. arbo  |  23/11/2009 às 12:39

    TCHECO tá na seleção do ano passado. ROGÉRIO CENI “foi” o melhor goleiro do ano passado. isso já invalida mta coisa.
    mas o pior de tudo é a relação com a seleção. a cada ano, as convocações para a seleção correspondem a critérios diferentes, e, sobretudo, está associada a predileção de um único treinador (q, ainda, pode mudar).

  • 9. arbo  |  23/11/2009 às 12:49

    à

  • 10. Jader Anderson  |  23/11/2009 às 12:59

    Arbo, por mais que eu odeie o mortão…

    Ano passado ele participou ativamente da arrancada e derrocada do gremio… a melhora do time em comparação ao roger secco foi drástica…

  • 11. Jader Anderson  |  23/11/2009 às 13:00

    E levantamento muito interessante LF… vindo de alguém que apoia o mata mata, um post assim mostra imparcialidade e atesta que o FUNKAO2009 tem o seu valor.

  • 12. gustavo  |  23/11/2009 às 13:07

    A Placar trocou victor pelo rogerio ceni em 2008.
    Placar de cu é rola!

  • 13. Lucas Cavalheiro  |  23/11/2009 às 13:20

    Apesar de haver margem pra N considerações, a tua análise é bastante válida.

    Há deformações como sempre, mas, no geral, tem capacidade pra mostrar o que se quer: esse campeonato tem bons jogadores sim.

  • 14. Gustavo Mano  |  23/11/2009 às 14:03

    Bons jogadores, certamente. E um que outro bom jogo.

    Mas eu sou viuvo das finais, então minha opinião é sempre tendenciosa.

  • 15. arbo  |  23/11/2009 às 14:03

    discordo, Jader.
    e ainda mais com a citação ao roger, q era só qualidade.

  • 16. Guilherme  |  23/11/2009 às 14:35

    Acho que o campeonato brasileiro tá de pior nível se compararmos com os dos anos passados.

    Nos anos 80 e 90 só Bebeto, Romário, Rivaldo, Ronaldo, Roberto Carlos e companhia iam pro exterior. Ainda sobravavam aqui Edmundo, Edilson, Rincón, etc, etc.

    Hoje qualquer perna de pau com alguma bola se manda pra qualquer canto do mundo. O Usbequistão tem mais bala na gulha do que o Brasil. Aí o que sobra aqui é velho caindo aos pedaços e guri de 18 anos.

    E ainda assim, assiste os gols da rodada do brasileiro e compara com os gols da rodade de qualquer lugar do mundo e ainda tem MUITA diferença.

  • 17. Guilherme  |  23/11/2009 às 14:38

    .8

    O Grêmio foi segundo ano passado, liderou grande parte, e o Tcheco era o único meia do time. Qual meia ano passado jogou mais do que ele no brasileirão?

    Sim, continuo defendendo o Tcheco aqui. Mano Menezes e Autuori, inclusive, concordam comigo em relação à isso.

    O resto é teimosia.

  • 18. Renato K.  |  23/11/2009 às 14:39

    Bah, BALD MARCIUS na seleção da Bola de Prata invalida qualquer análise – donde o autor dessa missiva é um animal de tetas, CQD.
    🙂

  • 19. fino  |  23/11/2009 às 14:45

    Quando as coisas (QUASE) dão certo aí pode colocar tudo na conta do mortão.

    Quando a gente emenda temporadas sem ganhar nada, aí não dá pra botar na conta dele.

    Orfãos do Tcheco, generation next.

  • 20. Guilherme  |  23/11/2009 às 14:48

    Acho que tanto fino como arbo sabem mais de futebol do que Autuori e Mano Menezes.

    Aceitem os fatos!

    Creditar anos de temporadas sem ganhar nada à uma certa aura perdedora do Tcheco é muita sandice pro meu gosto.

    Existem dezenas de razões lógicas e reais pra isso.

  • 21. fino  |  23/11/2009 às 14:52

    klasfdlkasdfklsdaflklçasdfklçasdfklçasfdklçasfdasdlç

    beleza, não vou mais discutir isso… já deve tá ficando chato.

    FATO

  • 22. Guilherme  |  23/11/2009 às 14:56

    Bah, pior.

    Mas qual a ideia agora? Colocar o Douglas de articulador? Contratar o Roger ou o que?

    O Souza não tem condição nenhuma de articular o time.

  • 23. Carlos  |  23/11/2009 às 14:57

    Continuem, por favor.

    Tcheco, não se vá.

    asdkasdçsçakdlsaklçdkçlsadçkl

  • 24. eugenio  |  23/11/2009 às 14:58

    Fiz um levantamento dos confrontos entre os cinco primeiros colocados e ficou assim:

    EQUIPE – MANDANTE – VISITANTE – TOTAL
    São Paulo – 8 + 5 = 13
    Flamengo – 9 + 8 = 17
    Inter – 8 + 4 = 12
    Palmeiras – 7 + 7 = 14
    Atlético – 4 + 6 = 10
    Cruzeiro – 4 + 9 = 13

    falta apenas o confronto Palmeiras x Atlético

  • 25. fino orkut  |  23/11/2009 às 15:00

    Eu queria o Ibson, seria o substituto ideal pro defunto.

    Mas não adianta sonhar.

    FATO

  • 26. Carlos  |  23/11/2009 às 15:04

    Eu nunca vi discutirem tanto sobre um jogador que:

    1) nunca ganhou nada de relevante;
    2) nunca foi pra seleção;
    3) nunca jogou em time decente da europa;
    4) nunca ganhou nada no grêmio;
    5) desestabilizava o time SEMPRE q

  • 27. Carlos  |  23/11/2009 às 15:05

    5) desestabilizava o time SEMPRE q a coisa apertava. (SEMPRE).
    6) jogava PRA CARALHO contra o Fluminense ou o Cerro Portenho (qdo tava 4×0 pró).
    7) Atrapalhava pracarai o vestiário (agora começam a surgir as historinhas e tal).
    8) Ridiculo q ficava fazendo pizza no Patrola.

    Vão tomar no cu defender esse câncer.

  • 28. Carlos  |  23/11/2009 às 15:06

    8 ) Ridiculo q ficava fazendo pizza no Patrola.

  • 29. Carlos  |  23/11/2009 às 15:07

    Fora que, veio um zagueiro argentino podre de bagaceiro e ainda come a mulher do cara…

    Loser ao extremo.

  • 30. Lucas Cavalheiro  |  23/11/2009 às 15:13

    A genialidade do Carlos é tipo a do Douglas, mas com os fatos ao contrário. Inter com chances de ser campeão e ele tá EM CHAMAS aheuaheuae

  • 31. dante  |  23/11/2009 às 15:15

    “Fora que, veio um zagueiro argentino podre de bagaceiro e ainda come a mulher do cara… Loser ao extremo.”

    CARLOS WINS

  • 32. arbo  |  23/11/2009 às 15:18

    #20.
    Era mais legal [mentira] qdo tu falava só por ti. agora tá chamando na AUTUORIdade alheia, fica feio assim.
    “Mas qual a ideia agora? Colocar o Douglas de articulador?”
    OH, E AGORA? O Q FAREMOS?

  • 33. Carlos  |  23/11/2009 às 15:20

    Bah, isso me deixa MESMO EM CHAMAS…

    Sou do tempo q ia no Olímpico e via 11 chinelões em campo…Bagaceiros ao extremo…

    Nildo
    Arilson
    Carlos Miguel
    Dinho
    Rivarola
    Adilson (chutador de placa)
    Fabinho

    E outros bagaceiros q eu não lembro…

    Ae tenho q aguentar cara fazendo carta aberta, defendendo um loser, patético, bom moço, chorão, pau no cu, fazedor de pizza no patrola…

    EU NÃO QUERO ESSES CARAS PRA GENRO, CARALHO…QUERO ELES DANDO BOTINADA E BATENDO NO PEITO NA HORA DO “VAMO VÊ”. SE PUDER FAZER ISSO JOGANDO BEM, DANDO TOQUINHO E HUMILHANDO, MELHOR.

    Por essas e por outras ficava louco tb qdo achavam o Sandro Goiano GÊNIO….Uma besta quadrada q, se cair de 4, não levanta mais.

  • 34. Guilherme  |  23/11/2009 às 15:23

    Os comentários 26, 27, 28, 29 e 32 são exatamente ao que eu me referia quando disse que argumentos que nada tem a ver com futebol e/ou não tem nenhuma base na realidade, não podem ser levados em conta.

  • 35. Guilherme  |  23/11/2009 às 15:24

    Adiciona o 33 também.

  • 36. Carlos  |  23/11/2009 às 15:25

    Tá Guilherme…vou dar uma de pastor da record…
    Darei uma chance pra argumentos pró mortão.

    -Fala q eu te escuto-

  • 37. arbo  |  23/11/2009 às 15:29

    “-Fala q eu te escuto-”

    furem-me os timpanos

  • 38. arbo  |  23/11/2009 às 15:30

    tím

  • 39. Prestes  |  23/11/2009 às 15:34

    “fazedor de pizza no patrola…”

    FUI PRO SACO

  • 40. Guilherme  |  23/11/2009 às 15:37

    Haha te fuder!

    Cara, na hora de pensar num jogador, não leva em conta o que te dizem e pensa um pouco. O Zinho sofria o mesmo problema. A torcida não entende muito bem o papel do meio campista.

    E chamar de AMARELO não dá, quando o cara jogou vários jogos decisivos de libertadores metendo gol, etc. Amarelão amarela sempre, não apenas de vez em quando.

    E o Grêmio não perde campeonatos por causa da aura do Tcheco.

    Perde por deixar o Riquelme livre, dar voadora ou fazer gol contra ridículos na bombonera. Ou por não ter ataque (teve um brasileirão que o Rômulo era o centroavante).

    No ano do Roth, tem o problema do Roth não saber ler jogo e o W. Magrão se machucar na finaleira.

    Esse ano o time não marcava às ganha, o que o Tcheco inclusive sempre foi contra, dizendo que jogar levezinho não é a cara do Grêmio, e não é mesmo.

    E todo time precisa de um articulador. Por isso o Mano tá atrás do tcheco à todo pano. E o Tcheco é o melhor articulador que o Grêmio pode comprar.

    Quem sabe o Douglas jogue ali? Ou vão trazer quem? Ter articulador no time é BÁSICO.

  • 41. Prestes  |  23/11/2009 às 15:42

    O Roth sabe ler o jogo.

    O problema é que sempre tenta PERDER, uhdfhusauhsauhsduhsdfuhsduhf

  • 42. Carlos  |  23/11/2009 às 15:49

    REspeitáveis teus comentários, mas é mais ou menos como tentar convencer um colorado a virar gremista e vice-versa…(aliás, de vice o tcheco entende…ãskdasldklasdksak …PAREI)

  • 43. arbo  |  23/11/2009 às 15:53

    “E o Tcheco é o melhor articulador que o Grêmio pode comprar.”

    OH CÉUS! OH MUNDO SUPERFATURADO!

    [não me peça seriedade. ex.: “cite um bom articulador mais barato q o tcheco”.]

  • 44. cisplastino  |  23/11/2009 às 16:00

    cite um bom articulador mais barato q o tcheco

  • 45. Carlos  |  23/11/2009 às 16:01

    Ae é q tá…tem q parar com esse coitadismo de carrefour…

    (é o q o gremio pode comprar)…

  • 46. fino  |  23/11/2009 às 16:02

    bah

    adilson trairão recusou o convite

    que se exploda o substituto do pity

    QUERO SABER QUEM VAI SER O CHEFE

    rospide? ,asdfkasfdjklçsdaf

  • 47. Anônimo  |  23/11/2009 às 16:04

    Cara, eu adoro isso.

    Colorados achando que o Inter já é campeão.

    O último tiro será na última rodada…

  • 48. Ismael  |  23/11/2009 às 16:06

    #47

    Bah, quem disse isso? Só copia/cola aí…

  • 49. rafael botafoguense  |  23/11/2009 às 16:08

    hahaha pelo q os gremistas falam o tcheco parece o lucifer flávio,aquele jogador lento de merda supervalorizado,derrotado cheio de discurssos,enfim um verdadeiro merda.

  • 50. Guilherme  |  23/11/2009 às 16:09

    .46

    Bah…

    Mas em sendo eu sou dese já a favor do Rospide!

    Sério.

  • 51. vicente v.  |  23/11/2009 às 16:11

    jçfadfndsfbndsljkçfhklbvskdljf

    legal alguém comparar o ZIDANILO do SPFW ao tcheco. tava lendo os comentários e tá igualzinho a época em que ele foi embora pro japão. nego também falou que ele articulava, nego também falou E AGORA? Ó CÉUS, Ó VIDA, Ó HIENA HARDY!!! e a maioria do coro era TCHAU E BENÇA! até a discussão sobre quem colocar no lugar, tão até citando a mesma pessoa, o souza (!!!)

    desde então o sp nunca mais teve articulador, melhor sorte pra vocês.

  • 52. Guilherme  |  23/11/2009 às 16:17

    Ô Vicente! Jorge Vágner joga muito.

    Só é meio mercenário, mas muito bom articulador.

  • 53. vicente v.  |  23/11/2009 às 16:25

    mas ele faz uma função BEM diferente da função do danilo, ele é meia pela esquerda, o danilo era muito mais centralizado, não voltava pra marcar e não corria de jeito nenhum. mas o jorge vágner é bom sim, sem dúvida.

  • 54. vicente v.  |  23/11/2009 às 16:27

    até o apelido do danilo era parecido com o do tcheco, ele era o MORTO MUITO LOUCO, quando você tava se matando de xingar o fiadasputa, ele metia uma bucha inacreditável. vide a semifinal contra o river.

  • 55. juanca py  |  23/11/2009 às 16:32

    Viendo desde afuera, el campeonato brasileño tiene solo 5 grandes qye te pelean cada campeonato, Sao Paulo, Gremio, Inter, Palmeiras y Flamengo…para mi el resto depende de la suerte que lleguen a tener en el torneo…Cerro paso facil, pero muy facil por Goias y Botafogo (equipos inexpresivos, para no decir Basura en cada campeonato) y por poco no elimina a fluminense(que si es un poco mas grande..En los torneos internacionales, los equipos brazucas se pasan rezando para que no les toque un equipo argentino…creo que gimnasia esgrima de jujuy es capaz de ganarle a sao paulo, pero Avai o barueri serian humillados por Boca, San Lorenzo, river, etc…o futebol brasilero e um futebol bonito, mas poco COMPETITIVO…

  • 56. Guilherme  |  23/11/2009 às 16:33

    O Jorge vágner pode jogar em outra parte do meio de campo, mas ainda sim é ele que faz a articulação. Parar a bola, virar o jogo, organizar jogadas, etc.

    E o Danilo era o sonho de consumo da diretoria pra subsituir o Tcheco, mas a torcida do Grêmio não tem a mínima paciência pra esse tipo de jogador.

  • 57. Francisco Luz  |  23/11/2009 às 16:43

    Anônimo | 23/11/2009 at 16:04

    Cara, eu adoro isso.

    Colorados achando que o Inter já é campeão.

    O último tiro será na última rodada…

    Eu queria saber onde este tipo de gente lê ou ouve este tipo de coisa. De verdade.

  • 58. Lourenço  |  23/11/2009 às 16:44

    O Inter jogou muito bem e tal.
    Mas um abraço para as viuvinhas do Celso Roth.

  • 59. Ismael  |  23/11/2009 às 16:48

    #55

    Juanca, acho que o que ainda falta (e muito) pros times brasileiros é tarimba. O jogo botafogo x cerro foi exemplo clássico disso. O cerro passou o jogo todo cozinhando o botafogo devagar pra matar o jogo no final. O Inter também, foi totalmente envolvido pela LDU na Recopa no melhor estilo pega-ratão… times brasileiros normalmente ficam nervosos quando precisam propor o jogo. É justamente esse o temor de enfrentar times argentinos, que podem ser limitados tecnicamente mas são muito disciplinados taticamente.

  • 60. Leonir  |  23/11/2009 às 16:50

    #40 “Por isso o Mano tá atrás do tcheco à todo pano”

    Eu diria por isso o mano ta atrás do Tcheco PÉ DE PANO – Porra o cara que joga só de meia não consegue ganhar divididas, o menos esse crédito ele tem.

  • 61. Leonir  |  23/11/2009 às 16:50

    *ao menos esse crédito ele tem.

  • 62. Lorenz  |  23/11/2009 às 16:51

    O comentário 47 fui eu.

    E acho que dei a entender que li isso no Impedimento, mas eu OUVI isso de amigos mesmo… tem uns colorodas que tão sempre o mundo da lua

  • 63. vicente v.  |  23/11/2009 às 16:52

    mas é aí que tá a coisa, QUE ARTICULAÇÃO???? o são paulo ganhou os últimos três campeonatos na base do, como diz ali no canto direito, PEGA RATÃO. é raro você ver um gol do são paulo que não parta de uma bola parada, um cruzamento ou alguma jogada pelo flanco. eu, particularmente, não lembro a última vez que um MEIA do sp pegou a bola no meio de campo, ergueu a cabeça e articulou alguma jogada de gol. o hernanes faz isso de vez em quando, mas não é o papel dele.

  • 64. Anônimo  |  23/11/2009 às 16:54

    Cara, eu adoro isso.
    Colorados achando que o Inter já é campeão.
    O último tiro será na última rodada…

  • 65. Francisco Antero  |  23/11/2009 às 16:58

    #55
    Juanca, você deve ter assistido só aos últimos dois anos de campeonato brasileiro. E, mesmo assim, é forçar a barra falar de Avaí e Barueri para descrever o brasileirão.
    Uma coisa está certa: tem muita gente que fica em uma babação de ovo e tremedeira bastante injustificadas quando falam em times argentinos.
    Mas, achar que é mérito para o Cerro quase ter eliminado o Fluminense da Sulamericana… aí complicou.

  • 66. Renato K.  |  23/11/2009 às 17:11

    Guilherme #40: “E todo time precisa de um articulador.”
    Eu ia elaborar um comentário todo fodão, mas o Vicente aí no #63 matou a charada … 🙂
    O resumo da ópera parece ser o seguinte: o Parreira realmente fez escola – o negócio hoje é ter posse de bola e se defender o jogo todo. Ganha quem toma menos gols, não quem faz mais (favor entender o sentido da frase e não me vir com lições de matemática elementar que eu já tô meio breaco 🙂 ).
    “O gol é só um detalhe”, ao que parece.

  • 67. vicente v.  |  23/11/2009 às 17:11

    não concordo com o (a???) juanca. os times brasileiros estão crescendo em competitividade, tanto que houveram duas finais de LA seguidas envolvendo times brasileiros, algo que nunca havia acontecido. e todo ano alguém chega na final, grêmio e cruzeiro perderam o título para times argentinos porque tinham times mais fracos mesmo. (na MINHA opnião)

  • 68. Renato K.  |  23/11/2009 às 17:20

    OT: recomendo muito o link para um texto do Mauricio Barros, postado no blog das meninas do Chuteira de Salto e Minissaia (e aê, Lila, tudo bem?):

    http://chuteiraeminissaia.blogspot.com/2009/11/descontraindo-um-pouco.html

    Se ainda não são regras da ImpedNua, deveriam ser (dando palpite onde não foi chamado mode on).

  • 69. Guilherme  |  23/11/2009 às 17:28

    .63

    Concordo plenamente Vicente. Tem razão. O Jorge Vágner não faz muito isso e desde o Muricy que o esquema do SP é bola pra área e defesa.

    .66

    Ou tu tem a posse de bola OU tu defende o jogo todo. Ter os dois ao mesmo tempo não faz nenhum sentido. E tudo bem que o SP joga desse jeito e ganha brasileirão, mas tu quer que o Grêmio jogue como eles? Eu fora. O Grêmio tem um estilo de jogo e sempre jogou com articulador. Desde o Mário Sérgio, Carlos Miguel, Zinho…

  • 70. Lorenz  |  23/11/2009 às 17:33

    Todo goleiro é um santo. Reclamar dele é um pecado.

    askljfklas, aaaah se fosse assim… tem vezes que tu tá levando o time nas costas e toma um gol numa bola que normalmente tu pegaria, aí vem os cara lá da frente que não tão fazendo nada reclamar de ti…

    Pior ainda é na areia, TODAS bolas são defensáveis, mas o quique da bola sempre nos avacalha… ou ajuda, dependendo da tua sorte, kjsagkla

  • 71. Lorenz  |  23/11/2009 às 17:35

    69.

    Cara, se o Grêmio jogar igual ao São Paulo e for campeão, eu não me importo… jogo até igual o NOVO HAMBURGO, se for preciso…

  • 72. rafael botafoguense  |  23/11/2009 às 17:36

    olha esse paraguaio anormal,botafogo inexpressivo?????? hahahaha tu não sabe porra nenhuma do futebol do brasil,a arbitragem ajuda mto vcs em competições sulamericanas,é assim desde sempre,já que são fracos e na bola apanham pros brasileiros e de quebra não aceitam perder são uns putos muambeiros,paraguai é vergonhoso.

  • 73. Renato K.  |  23/11/2009 às 17:38

    Guilherme, o SP tem muita posse de bola mas ataca pouco – ou com pouca profundidade (ui).
    Eu também não quero que o meu time jogue assim, mas fazer o quê? O glorioso JJ agora só pensa na Copa/2014 …
    Engraçado é que TODO ANO a gente ganha alguma coisa, e ainda reclama. Vai entender … É como já comentou alguém por aqui: O Atlético-MG tem uma torcida que não merece o time que tem, e o SP tem um time que não merece a torcida que tem …

  • 74. Guilherme  |  23/11/2009 às 17:39

    Mas o SP só é campeão de pontos corridos. Pra mim não serve.

    Sério.

  • 75. Renato K.  |  23/11/2009 às 17:39

    E o Rafael tá saidinho, hein? 😀

  • 76. Guilherme  |  23/11/2009 às 17:40

    E no 74 eu obviamente me refiro à era Muricy (que o Ricardo Gomes deu continuidade total).

  • 77. Renato K.  |  23/11/2009 às 17:40

    Porra, Guilherme. Sou obrigado a discordar. Só pra ficar nos títulos mais importantes, nós ganhamos 3 brasileiros, 3 Libertadores e 3 Mundiais em finais (fora a Copa Conmebol, Supercopa, etc.).
    Como assim, só ganha nos pontos corridos, Bial?

  • 78. Lorenz  |  23/11/2009 às 17:41

    Sei lá… cadum cadum…

    Esse texto do 68 eu já tinha lido, e diz exatamente o que acontece… pior coisa que tem é o cara confirmar que vai e não ir no jogo…

  • 79. Renato K.  |  23/11/2009 às 17:42

    Ok, respondi antes do seu #76 aparecer :-). Mesmo assim – não dá pra ganhar TODOS os campeonatos (vontade nem falta), mas também ser for escolher, prefiro ganhar o Brasileirão por pontos corridos do que o Camp. Paulista (que já foi sensacional, e hoje é inexpressivo – pelo menos quando não é meu time que ganha 🙂 ) no mata-mata …

  • 80. Guilherme  |  23/11/2009 às 17:42

    Sabia que alguém ia comentar. Olha o 76.

    O SP fez grandes times, com Paulo Autuori, Telê, etc. Esses ME SERVEM.

    Tô falando da era pós Muricy. Esse 352 tosco que ganha pontos corridos pq é pragmático, mas toma pau (inclusive do Grêmio) em mata-mata na lbertadores.

    Que é só o que importa.

  • 81. Renato K.  |  23/11/2009 às 18:26

    Bem, nós teremos a chance de tentar novamente em 2010, e vocês?

    HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA zuei 🙂

  • 82. Guilherme  |  23/11/2009 às 18:41

    .82

    E vão sem medo de pegar o Grêmio, hein? Boa sorte!

  • 83. Renato K.  |  23/11/2009 às 18:45

    Não adianta espernear, Guilherme – perdeu.

    sdfgsdfgsfdg

  • 84. igor  |  23/11/2009 às 18:45

    se tem um time que sabe ganhar do gremio é o inter. e o cruzeiro, em sua condição de aprendiz.

  • 85. Renato K.  |  23/11/2009 às 18:46

    Aliás, brincadeiras à parte, acho que o problema nem é o esquema – deve ser o Muricy mesmo, o rei do morre-morre, como já disse alguém com propriedade.

  • 86. Cunegundes, o mulato frajola  |  23/11/2009 às 18:53

    Gostaria de abrir um parenteses para falar sobre o Tcheco, este jogador do Grêmio, ele me lembra da Republica Tcheca, país glorioso cheio de gurias loirinhas muito macias e carnudas, eu queria ter nascido na República Tchecatcheca, teria feito muito sucesso lá com toda minha mulatez sensual, iria destruir Praga como fez o Rocco Sifredi, ah esse Tcheco é um jogador que é tosco, mas me traz lembranças maravilhosas daquelas férias na casa da tia Marinalva, eu e meu primo Gumercindo passamos muitas tardes nos masturbando vendo os filmes do Rocco na Tcheca, eu queria ganhar na raspadinha e torrar todo o meu dinheiro em prostitutas tchecas mas meu ordenado como auxiliar de escritório mal dá pra comprar um tíquete para o cine privê no centro, queria ganhar 10% do salário deste Tcheco para comer todas as tchecas que eu quissesse. quack.

  • 87. Diogo  |  23/11/2009 às 19:58

    Texto do CUNEGUNDES no Impedimento já!

  • 88. FERN  |  23/11/2009 às 20:52

    4. Lol | 23/11/2009 at 12:20
    A Bola de Sebo, prêmio para seleção da impedCopa terá os seguintes critérios:

    1) ter comentado em mais de 50 posts sucessivos = 5 pts
    2) Ter escrito um post com mais de 300 comentários = 7 pts
    3) ter escrito “alguma coisa EM CHAMAS” em mais de 15 comentários = 9 pts
    4) Ter escrito “perdi” por conta do JOGO todas as vezes que, de fato, perdeu = 3 pts
    5) Gols na impednua = 1 pt
    6) celebração a qualquer coisa que venha do Uruguai = 2 pts
    7) Ter reclamado da arbitragem em mais de 10 posts que falam sobre a rodada = 4 pts

    GANHARIA FÁCIL ESTE PRÊMIO…

  • 89. col  |  23/11/2009 às 21:00

    Los Angeles Galaxy vs Real Salt Lake, final da MLS ontem.

    http://www.youtube.com/
    watch?v=HWFKzPkHInQ&feature=player_embedded

  • 90. Lucas Cavalheiro  |  23/11/2009 às 21:19

    Diogo | 23/11/2009 at 19:58

    Texto do CUNEGUNDES no Impedimento já!

    Isso porque tu nunca viu as histórias do ALEX uaehauea

  • 91. Alexsander  |  23/11/2009 às 23:02

    A Bola de Prata da Placar não é critério para porra nenhuma. [2]

    Aliás, a Placar FOI uma boa revista até o final dos anos 80, talvez um pouco ainda no início dos anos 90. Eu lembro de ler exemplares antigos na biblioteca da PUC, era uma bela revista. Com o passar dos anos começou a puxar saco dos times “queridinhos” do eixo e virou um lixo. Acho que faz mais de 15 anos que não vi um exemplar que valesse a pena ler, se for a única opção no consultório do dentista eu jogo Guitar Hero no celular.

  • 92. Milton Ribeiro  |  24/11/2009 às 07:16

    Luís Felipe, esta é uma questão complicada. Obviamente, temos receio de que a fuga de jogadores para o exterior nos deixe com um bando de pernas-de-pau. Porém, aceitando o critério da Bola de Prata, diria que há muitos veteranos ali, o que aponta para um campeonato fraco.

  • 93. luís felipe  |  24/11/2009 às 07:42

    pois não sei, Milton. Se os veteranos estão em alto nível, para mim, isso não demonstra fraqueza. Um Adriano em grande nível vale mais do que um Borges, nesse critério.

  • 94. guihoch  |  24/11/2009 às 08:24

    É GREMISTAS, ACHO BOM ACHAREM OUTRAS COISAS PARA FAZER ANO QUE VEM, PREVEJO UM ANO TALVEZ PIOR QUE ESTE, E NEM COM REZA BRABA DARÁ PARA MUDAR OS RUMOS DESTA DIREÇÃO NADA, SIM ESTA DIREÇÃO NÃO É NEM BOA NEM RUIM, ELA É SIMPLESMENTE NADA.

  • 95. arbo  |  24/11/2009 às 09:16

    LF, Adriano é veterano com VINTE E SETE anos?

    em todo caso, acho mais válido analisar times do q particularmente jogadores, numa eventual tentativa de comparar campeonatos…

  • 96. Phoenix  |  24/11/2009 às 10:15

    Só pelo fato do Márcio Careca essa seleção é a mais fraca de todos os tempos!!!!!!

  • 97. Phoenix  |  24/11/2009 às 10:21

    Aliás, falando em Placar…
    Que fiasco a revista que está nas bancas!
    A Manchete: “O Preço do Título”.
    E na capa, uma foto do Diego Souza e do Vágner Love.

  • 98. Logan  |  24/11/2009 às 14:09

    Nada, Obina vai ser o proxímo campeão do UFC!!!
    tremei, incréus!
    e pela troca de porradas deveriam MUDAR A FÓRMULA do brasileirão e fazer uma final palmeiras x fluminense!

  • 99. Prestes  |  25/11/2009 às 09:18

    A Placar é rainha de fiascos como esse.

    Ano passado estamparam uma matéria como se o Abelão fosse ser o Sir Ferguson do Inter. Quando chegou na banca ele já tinha saído, uhsadhusaduhasuhasduhashuashuasashuas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: