O melhor treinador do campeonato

19/10/2009 at 07:50 241 comentários

O melhor treinador do campeonato.

Que me perdoem os puristas, os reaças e o Demétrio Magnoli, mas é sempre muito massa ver que o melhor treinador do campeonato é desacreditado, criado no clube que lidera. A Andrade, responsável pela maior arrancada do Flamengo sem um Panamericano pelas costas, a saudação de todos aqueles que gostam de futebol.

Considerando que ao lado do verbete “treinador” nos mais novos dicionários está a descrição “ganha fortunas para escalar retrancas safadas”, é sempre uma dádiva ver que Andrade, no comando do Flamengo, olha para o Palmeiras no Parque Antártica e pensa: dane-se. Quando Petkovic pega a bola e faz a jogada mais bonita da partida, com toda a categoria dos seus 76 anos, há dois jogadores do Flamengo na área palestrina, afora o que lhe dá a bola e mais um esperando o rebote na entrada da área.

Há 9 rodadas a equipe de Andrade não sabe o que é perder. Nessa rodada em que foram desvirginados nas suas casas Palmeiras e São Paulo, loucos para entregar o título, e um terceiro time que não será comentado se recusa a vencer rebaixáveis, o Flamengo não desponta como candidato ao título pela lógica. O Flamengo é candidato ao título pela mais absoluta subjetividade: é um time que demonstra ímpeto e vontade de vencer. Com 2 a 0 à frente, seguia atacando o Palmeiras para ampliar a vantagem e não levar sufoco no final, para delírio dos rubronegros que gritavam na frente da minha casa. Atitude de campeão, sem dúvida. Para um time que nem no G4 está.

Quando Petkovic assinou com o Flamengo, isso foi motivo de piada nacional. Lógico: estamos acostumados a ver sistemas nos quais a produtividade, a excelência e todo esse modo empresarial de ser comandam o futebol. Um jogador que corre mais e dá um número maior de assistências, como Cleiton Xavier, será considerado infinitamente mais útil que Petkovic. Só que Andrade é de um outro tempo: no tempo em que ganhavam os times que tinham mais craques. Ao olhar para o sérvio, sua bengala, sua barba de Matuzalém e seu sorriso com dentes de ouro, Andrade não olhou com a cara feia das planilhas e a dureza das pranchetas: olhou para um craque. Craque, sabemos, não se desperdiça.

Não sei como estão as estatísticas de Petkovic no campeonato. Suponho que continuem piores do que as de Marlos ou Cleiton Xavier, que correm mais, produzem mais, acenderiam usinas elétricas com seus pés. É possível traduzir com números, porém, o tamanho da vitória do Flamengo em relação ao campeonato? Duvido. Esse foi o tipo de vitória que credencia uma equipe a almejar muito mais do que se planeja no campeonato. Essa foi uma decisão, daquelas dezenas que existem em pontos corridos e que os clubes favoritos ao título cansaram de desperdiçar.

É preciso ter um Andrade, ele mesmo um técnico improvável, para apostar no imprevisível. Em um campeonato lotado de falta de ambição e cavalos que passam encilhados, aí está Andrade, lembrando que o futebol também é feito do mais simples. O olho do craque, a vontade de vencer, a atitude que faz de uma partida decisão e faz de uma decisão conquista.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Brasileiro.

As tardes desperdiçadas Matem de vez minha esperança

241 Comentários Add your own

  • 1. João Deiró  |  19/10/2009 às 08:07

    Perfeito. Parabéns. SRN

  • 2. Francisco Luz  |  19/10/2009 às 08:12

    Nada mais a declarar. Que Galo ou o Mengo levem esse título.

    E que todo mundo comece a vencer e o Inter a perder. Cansei de ter esperança.

  • 3. Prestes  |  19/10/2009 às 08:13

    “Que Galo ou o Mengo levem esse título.” (2)

  • 4. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 08:15

    !

  • 5. vicente v.  |  19/10/2009 às 08:16

    petkovic no mandelão 2010 já!
    são até contemporâneos, veja só.

  • 6. dante  |  19/10/2009 às 08:16

    “é sempre muito massa ver que o melhor treinador do campeonato é desacreditado, criado no clube que lidera e negro.”

    o que o fato de ele ser NEGRO tem a ver com a história? o texto é ótimo, mas esse detalhe meio que estragou a ideia.

    ou eu não entendi a piada.

    petkovic é branco, aliás.

    e europeu.

  • 7. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 08:17

    Bah, o Pet tá de sacanagem….

    O primeiro gol foi como uma tacada de sinuca, mirada a laser, na força certa… mel dels.

  • 8. Rudi  |  19/10/2009 às 08:17

    impedicorp, arrumem o relogio pro horário de verão

  • 9. thalles  |  19/10/2009 às 08:24

    Texto preciso, Luis Felipe. Como sempre.

    Andrade pode ser o primeiro técnico negro campeão brasileiro?

    Sobre esse tema, vi dia desses na ESPN um documentário sobre a importância das universidades negras, seus jogadores e técnicos para o desenvolvimento do basquete norte-americano. Chama-se Black Magic. Recomendo.

    Aquele cabeludo com sorriso de xibungo atrá do Andrade é o Franciel?

  • 10. alisson  |  19/10/2009 às 08:26

    Que nojo desse time do Inter.

    Que qualquer um ganhe essa bosta.

  • 11. viejo divino donde vas?  |  19/10/2009 às 08:26

    Bem, se nem quem carrega LUZ em seu nome não enxerga o mínimo próton no fim DO tunel DO time DO treinador folguista, o que deixar para os criticos..

  • 12. Gabriel R.  |  19/10/2009 às 08:26

    O time do palmeiras ta em franca decadencia, empatou se cagando pro avai, perdeu tomando um laço pro nautico e ontem perdeu pro flamengo. O flamengo que nao perde ha 9 rodadas, mas que deve estar caindo na proxima rodada, ou nao outra ja. Perde mais umas 3 até o fim do campeonato.

    O silas fez o mesmo com o avai, foi louvado em tudo quanto é lugar e agora ta chuliando uma sulamericana…

    O inter, tá ridiculo, nao tem garra, vontade, saida de jogo, finalizacao, nao tem nada… to torcendo que segure a liber pelo menos, e troco AGORA o dalessandro pelo conca…

    Ahh, e concordo com o dante no 5.

  • 13. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:29

    dante, respondo com uma pergunta: quantos treinadores negros tu conhece?

  • 14. Rudi  |  19/10/2009 às 08:31

    Apenas os idiotas respondem uma pergunta cm outra pergunta (BARRIGA Y PESADO, Zenon ou GIRAFALES, Professor in, DEL OCHO, Chavo, 197X)

    (brincadeira, brincadeira)

  • 15. Bessa  |  19/10/2009 às 08:32

    Muito bom LF. O último parágrafo principalmente…

    O engraçado é que o futebol do Rio carace dessa “irresponsabilidade” benéfica. Me entendam: Adriano mata treinos quase toda a semana, e joga muito; o Andrade dá liberdade dentro e fora de campo para esses caras, e é justamente assim que eles jogam mais. Pode dar errado, claro, mas quando dá certo é bonito de se ver…

    Não consigo imaginar o Luxa ou o Muricy no Rio, é diferente…

  • 16. Gabriel R.  |  19/10/2009 às 08:33

    #12

    Lula Pereira
    Walmir Louruz
    Célio Silva (virou treinador)

  • 17. dante  |  19/10/2009 às 08:34

    #12:

    alma não tem cor.

  • 18. Rudi  |  19/10/2009 às 08:36

    dante anda ouvindo muito KARNAK

  • 19. Bessa  |  19/10/2009 às 08:36

    #12

    Frank Rijkaard.

  • 20. Carlos  |  19/10/2009 às 08:37

    #12

    didi

  • 21. dante  |  19/10/2009 às 08:38

    não me leve a mal, LF.

    é que a minha ideia a respeito de preconceito racial diz que quanto mais se bate nessa tecla, mais se aumenta o ESTIGMA. “o primeiro presidente negro dos EUA”. “a primeira mulher a governar o RS”. blablabla. E DAÍ?

    mas, claro, eu sou branco, etc.

    então digamos que eu não tenha conhecimento de causa; logo, prefiro encerrar esse assunto por aqui.

  • 22. Guilherme  |  19/10/2009 às 08:39

    Ótimo texto LF. Apoiado 100%.

    Enquanto isso a MULA do Meira dá declaração dizendo que jogadores como Marcelinho, Gilberto e Roger não servem por causa do alto INVESTIMENTO.

    Quanto foi gasto pra contratar a NABAdo Herrera mesmo?

  • 23. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:43

    cara, vou até tirar a menção a isso no texto, pq eu não abordo isso no restante e vai certamente gerar polêmicas desnecessárias.

    enfim, eu acho legal, bem legal. Não vou me aprofundar, a minha pergunta fica no ar e quem quiser, pense a respeito.

  • 24. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:45

    o que me entristece, mesmo, é ver que veste a camisa vermelha um camisa 10 que é da mesma turma do Petkovic, com mais saúde, só que nenhuma vontade e nenhuma cabeça no lugar.

    isso me chateia.

  • 25. Carlos  |  19/10/2009 às 08:46

    #21
    Eu ouvi isso.

    LAMENTÁVEL.

  • 26. Guilherme  |  19/10/2009 às 08:49

    .20

    É errada a ideia de que quando se bate na tecla do primeiro presidente negro, mais aumenta o preconceito.

    Pelo contrário.

    É um marco histórico. O fato de um negro americano (cujos familiares provavelmente foram levados aos EUA à força) está governando a maior potência mundial já é um doas maiores feitos desse século. Mesmo que o Obama falhe em tudo o que tentar.

    Mostra a nossa evolução como civilização nesse ponto e isso tem que ser comemorado sim.

  • 27. Flávio  |  19/10/2009 às 08:49

    #12
    Francisco Maturana
    Tigana
    Otto Glória (mulato)
    Luxemburgo, mulato (de alma branca)

  • 28. Carlos  |  19/10/2009 às 08:50

    Bah, LF…

    Vcs acham MESMO q o D’alessandro é craque? É um bom jogador, nada mais q isso.

    É a velha esperteza porteña de dar fama pra um jogador, q acaba ultrapassando sua real qualidade…

    Ae é aquela coisa…Sebastian “el fodon” Gutierreza…”El xerife” Sabella, “el carajon” fulano de tal…

    O D’alessandro foi sempre isso ae…um jogador irregular, mau carater e desagregador.
    Claro, ele pode chegar no grenal e destruir, por exemplo…mas mais adiante, vai jogar a bolinha curtinha q anda jogando…parece de saco cheio de tudo…

  • 29. thalles  |  19/10/2009 às 08:52

    Última vez que Flamengo foi campeão brasileiro foi com um ex-jogador negro no comando, Carlinhos em 1992.

    Luis Felipe, fico desapontado com o fato de você ter tirado “a menção a isso” do texto. Pelo que vi até agora, Impedimento é um local de discussões, debates e polêmicas. Você falou que o Andrade era negro. E só. Qual o problema nisso?

    Mas, enfim, o texto é seu e você faz com ele o que bem quiser.

  • 30. Bessa  |  19/10/2009 às 08:52

    #21

    É, mas lembro da maioria dos gremistas comemorando a contratação do Herrera, no inicio do ano, inclusive eu…

    Igualmente o Alex Mineiro, que havia feito um baita ano no Palmeiras, enquanto o Marcelinho teve uma passagem conturbada pelo Flamengo…

    É difícil prever quais desses jogadores experientes terão mais um ano no topo. Algum colorado tem dúvida de que se o Iarley ainda estivesse no Inter, não ganhavam ontem?

    Acho fácil criticar depois que deu errado. São escolhas, muitas dão certo, como o Victor por exemplo, outras dão errado…

  • 31. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:53

    Não é craque, Carlos.

    Capacidade pra ser craque ele tem. Não é pelos motivos que tu listou e pelos que eu listei.

    Ele demonstra que tem essa capacidade em jogos como o grenal dos 4 a 1, na chapuletada que ele e o Coudet deram no Corinthians em 2003, no San Lorenzo X River…se ele fizesse aquilo três vezes mais do que faz, seria craque.

    Não é. Infelizmente. É um desperdício.

    Aliás, eu não falo por um coletivo.

  • 32. Diogo F  |  19/10/2009 às 08:56

    Qual a credibilidade do palhaço?

    Qual a força argumentativa de vir dizer que o cara é o melhor treinador do campeonato faltando menos de 1/4 pro fim? Que tal escrever antes?

    O MURICY, suponho, com 3 títulos seguidos, não deve ser um dos melhores só pq o Palmeiras perdeu…

  • 33. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:56

    Thalles,

    Eu não sou de fazer isso, mas esse é um tema que me cansa por demais.

    Enfim, a foto dele tá aí e a história tá do lado. É só somar dois mais dois para ver que sim, é muito bom que a igualdade esteja chegando no banco. Quando chegar às vozes de comando mesmo, nem vou precisar mais dizer nada. Estamos perto.

  • 34. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 08:56

    #8

    Bah talles, eu peguei uma pequena parte desse documentario.

    Falava sobre os dois primeiros negros na NBA e toda a historia. Estava saindo pra faculdade e nao conseguia desgrudar da televisão, infelizmente perdi o resto…

    Bom que tu me disse o nome!

    Valeu!

  • 35. Rudi  |  19/10/2009 às 08:57

    Gulherme, ao mesmo tempo que isso é um marco, isso dá uma responsabilidade enorme a ele, se ele falhar em tudo, deve ser cobrado por isso também, e não todo mundo passar a mão na cabeça pela condição de primeiro presidente negro dele… há de se fazer essas menções porque eu realmente acho que isso pode ajudar contra o preconceito, mas também não dá pra ser complacente com tudo, ele tem um país enorme em sua responsabilidade e tem que fazer por merecer, como qualquer um deveria fazer…

  • 36. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:58

    Diogo,

    Agradeço o elogio. Palhaços fazem os outros rirem, o que é bem melhor do que fazer chorar.

    Para mim, o melhor treinador do Brasil é o Muricy. Só que o Andrade está fazendo o que ninguém está fazendo: o seu time jogar.

  • 37. Luís Felipe  |  19/10/2009 às 08:58

    e chega, vou tocar minha vida, bons sonhos

  • 38. Renan Alfaia  |  19/10/2009 às 09:00

    Por causa de um tio flamenguista, eu passei a odiar o Fla com todas as forças. Até que chegou o dia em que eu vi que isso era totalmente infundado. Ontem, eu torcia pelo Fla (num primeiro momento, por questão de tabela), pelo Adriano, pelo PET (mesmo ele tendo estuprado o meu São Paulo). Mas eu tava querendo ver mesmo era a vitória de um futebol leve, pra cima de um time com 52 volantes.

    É, acho que eu sou desses que gostam de futebol.

  • 39. Guilherme  |  19/10/2009 às 09:01

    .29

    Desculpa, mas o caso do Herrera é falta de noção de futebol. O cara tinha feito uma temporada medíocre no Grêmio, entrando no segundo tempo. E depois jogou bem na SEGUNDONA.

    O erro no Alex Mineiro é normal. O erro do Marcelinho Paraíba e Gilberto são RIDÍCULOS. Falta de noção. Burrice.

  • 40. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 09:02

    E bah, agora que voltamos a falar do sérvio.

    Eu acharia uma homenagem bem interessante uma convocação do velhaquinho pra seleça num amistoso.

    Vcs lembram um dos programas que entrevistaram ele para a globo e ele disse que nunca jogou pela sérvia na esperança de um dia vestir a canarinho?

  • 41. Guilherme  |  19/10/2009 às 09:03

    .34

    Isso é uma outra história Rudi. Concordo contigo.

    Mas o fato fica. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos é uma conquista em si.

    Agora cabem combrar as responsabilidades como governante e tal.

  • 42. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 09:05

    AH MEU!

    PARA!

    Chega de ficar querendo esse ou aquele fulano, so entram 11 em campo… e nego veio é dificil de banquear (vide iarley fernandao, theco e souza)

    Entao vcs escolhem, marcelinho ou gilberto ou tcheco ou souza ou paulo bayer… 1 só deles e deu.

    Herrera foi caca, foi, mas ele meteu gol na segundona e ajudou bastante na copa do brasil. Deveria ter sido contratado mais barato só isso…

  • 43. Pato  |  19/10/2009 às 09:05

    O que mais escuto ultimamente dos meus amigos colorados: “apenas o vitor pegaria time no inter”.
    Penso, BEM NA REAL, o mkt coloradoi é mesmo sensacional.
    Vitor, Rever, Mario Doril, Souza, Max e até o Jonas seriam titulares no Beira-Rio.
    Mas o pessoal continua achando que o colorado é o melhor elenco do campeonato.
    Aliás, que coisa CHINELA este troço, termine de uma vez.

  • 44. arbo  |  19/10/2009 às 09:07

    “Igualmente o Alex Mineiro, que havia feito um baita ano no Palmeiras”
    O Alex Mineiro não me enganou. já no palmeiras tava deixando MUITO a desejar, fazendo milhares de gols de pênalti.

    agora, o herrera sim. pensava q seria um bom banco. e seria se simplesmente jogasse como JOGARA no mesmo grêmio dois anos antes… mas ele PIOROU.

    mas é uma merda. paulo baier se ofereceu e nada…

  • 45. Rudi  |  19/10/2009 às 09:08

    conforme a wiki ele jogou pela antiga yuguslávia, que, como não existe mais, poderia jogar pela sérvia…

    “Seleção
    Petković fez partidas esporádicas pela então Iugoslávia entre 1995 e 1999. Sua transferência do poderoso Real Madrid para o Vitória e, antes disso, uma discussão com o então técnico Slobodan Santrač ainda em 1995 acabaram prejudicando-o, não sendo chamado para a Copa do Mundo de 1998. O desentendimento com o treinador já teria surgido em dezembro de 1994, na partida que marcou o retorno oficial da Seleção Iugoslava (banida em 1991 pela FIFA devido às guerras internas), curiosamente um amistoso contra o Brasil, em Porto Alegre. O técnico optou por deixá-lo no banco após Petković ter se destacado entre os titulares nos treinamentos, e este, por sua vez, recusou-se a entrar em campo quando o treinador o chamou, ao final da partida, para substituir um colega.[2] Não chamado ao mundial da França por Santrač, voltou à Seleção após o torneio, em novo amistoso contra o Brasil, em setembro, no Maranhão, quando Milan Živadinović já era o treinador – mesma partida que marcava a estréia de Vanderlei Luxemburgo como técnico da Seleção Brasileira. “Pet” embarcou para São Luís no mesmo vôo que levou os jogadores brasileiros.[22] Sua última partida fora em dezembro de 1999, quando já estava no Venezia, tendo atuado como capitão.[1]

    Decidido a jogar no futebol brasileiro (algo incomum para um jogador europeu), Petković perdeu visibilidade para os treinadores que se seguiam no comando da Iugoslávia, não sendo chamado por Vujadin Boškov para a Eurocopa 2000. Chegou certa vez a desabafar à Placar que, se tivesse permanecido no Venezia, clube segundo ele mesmo “dez vezes mais fraco que o Flamengo (sua equipe à época)”, continuaria a ser chamado.[1] Um suposto mau relacionamento com antigos dirigentes da Federação Iugoslava teria sido outra causa de seu afastamento.[2] Com o fim da Iugoslávia e o surgimento da Sérvia e Montenegro, o sérvio chegou a acalentar esperanças de poder jogar pela Seleção Brasileira, visto que a seleção que já defendera não existia mais, o que o tornaria livre para jogar por outra.[23″

  • 46. arbo  |  19/10/2009 às 09:10

    ah, uma nota: “jogasse como JOGARA no mesmo grêmio dois anos antes”
    não era muito, mas, ao meu ver, bom para um reserva.
    agora, na questão financeira, nem entro. é mta astronomia pra mim.

  • 47. Cassol  |  19/10/2009 às 09:10

    Muito bom o texto.

    Pai é quem cria, treinador é quem treina (ns).

    Tem técnicos no Brasil que são verdadeiras GRIFES, outros que se notabilizam por grandes ENTREVISTAS e outros que, simplesmente, TREINAM os times.

    Quem já teve a oportunidade de disputar qualquer tipo de campeonato de futebol sabe bem a diferença de um técnico que esbraveja ou divaga no vestiário e outro que diz “fulano, tem que marcar o 8 do time deles, que faz isso e isso. Tentem jogar em cima do lateral direito deles, que é fraco.” E etc e etc.

    Andrade parece ser um dos poucos que sabe montar um time, treiná-lo e fazê-lo jogar, ao lado de Muricy e, vejam só, CELSO ROTH (falo sério).

  • 48. Rudi  |  19/10/2009 às 09:10

    Pato, Vitor, Rever e Mário Doril ok… Souza acho que banquearia pro giuliano, os atacantes acho no mesmo nível…

    mas é apenas opinião

  • 49. Pato  |  19/10/2009 às 09:13

    #47
    O Max tem jogado mais que o irmão do Rick.
    E Jonas foi mais EFETIVO que o Taison no campeonato.
    E Souza, sei lá, ele é um BOSTA igual o argetino traíra.

  • 50. Pato  |  19/10/2009 às 09:15

    É “semana grenal” temos o dever de fazer polêmica.

  • 51. Guilherme  |  19/10/2009 às 09:16

    .45

    Pagar não sei quantos milhões pra um RESERVA??

    Não acho que isso seja BOM INVESTIMENTO. E esse é o argumento do Meira.

    Que não entende nada de futebol, por sinal.

  • 52. Carlos  |  19/10/2009 às 09:18

    Esse grenal só vai servir pra duas coisas:

    1) sepultar de vez o G4 do grêmio (ainda me irrita ouvir esse papinho, sempre a mesma coisa…ontem era “estamos a 5 pontos do G4, bla bla bla).

    2) dar sobrevida ao papinho do “inter ainda está na briga”.

    SE o inter pegar Liber, já tá ótimo. Se os outros times não estivessem rateando tanto, o inter já tinha caido pra sexto ou sétimo…

  • 53. Francisco Luz  |  19/10/2009 às 09:20

    O Maxi tem jogado mais do que o Alecsandro ONDE?

    O Alecsandro pode ser ruim e folgado, mas faz gol em todo jogo. Contestar ele é que nem um gremista contestar o Souza.

    Aguante comentário 5.

  • 54. Rudi  |  19/10/2009 às 09:20

    bah Carlos, na boa, acho que vocês são totalmente favoritos pro grenal

  • 55. Maurício  |  19/10/2009 às 09:23

    a zaga do inter está esperando o show da IVETE pra SAIR DO CHÃO.

    do jeito que tá, podiam fazer um show dos LOSER MANOS no final do ano:

    “eu que já não era assim, muito de ganhaaaaaaaaaaaar”

  • 56. Zobaran  |  19/10/2009 às 09:25

    Eu queria ver o Jairzinho na casamata do Botafogo. Apesar de ter quase certeza que isso iria dar em merda.

    É chato imaginar que você vai vaiar um ídolo do seu time. Ao mesmo tempo, é ótimo imaginar que você vai ver um ídolo do seu time nos dias de hoje.

    Sorte dos flamenguistas.

  • 57. Carlos  |  19/10/2009 às 09:25

    #53
    Mas como????

    A gente não ganha de ninguem fora de casa.

    E ontem a ruindade do jogo do grêmio foi constrangedora.

  • 58. Rudi  |  19/10/2009 às 09:27

    e a gente não ganha de ninguém nem em casa…

  • 59. Guilherme  |  19/10/2009 às 09:28

    Victor = melhor jogador do RS

    (até pq o Nilmar foi-se)

    E tá entre os três melhores do país certo. Leva o time do Grêmio nas costas.

  • 60. dante  |  19/10/2009 às 09:29

    “O Max tem jogado mais que o irmão do Rick.”

    no brasileirão,

    alecsandro = 16

    maxi lopez = 9

    mas ok.

  • 61. Sanchotene  |  19/10/2009 às 09:34

    Isiah Thomas (um mala, mas cracaço de basquete: ídolo!) estava coberto de razão quando respondeu uma pergunta sobre o que achava do aumento de treinadores negros na NBA:

    – Ficarei feliz no dia em que isso não seja levado em consideração.

    Cor da pele, caráter e competência não guardam relação…

  • 62. Guilherme  |  19/10/2009 às 09:38

    .60

    Então, esse cara falou que ele vai ficar feliz quando chegar o dia em que vão existir tantos negros treinadores, que isso vai parar de virar assunto.

    Ele não quis dizer que quando surgir um técnico negro, ninguém pode falar nada.

  • 63. Bessa  |  19/10/2009 às 09:42

    #54

    “a zaga do inter está esperando o show da IVETE pra SAIR DO CHÃO.”

    HUEHUEAHUEAHEAUHEAUE. MORRI.

  • 64. dante  |  19/10/2009 às 09:45

    eu gostaria de saber quantos técnicos de futebol JAPONESES existem no brasil.

    ou, sei lá, ÍNDIOS.

    porque eu acho uma discriminação contra os japoneses que eles não possam ser reconhecidos blablabla.

    ¬¬

  • 65. izabel.  |  19/10/2009 às 09:46

    #5 e #16: concordo plenamente.

    mas o LF gosta de desfilar suas mágoas de maneira (quase) subrreptícia. não vi sentido algum também nesta parte sem um Panamericano pelas costas. coisa mais pequena, meu deus.

  • 66. Sanchotene  |  19/10/2009 às 10:08

    Re 61

    Não. O sentido da frase foi que se houvessem só treinadores considerados negros, ou só considerados brancos, ou só considerados laranjas com bolinhas verdes, ou uma mistura de todos, em qualquer proporção, isso seria irrelevante…

  • 67. Rudi  |  19/10/2009 às 10:10

    AGUANTE TREINADORES LARANJAS COM BOLIN HAS VERDES!!! (Tite? Mário Sérgio?)

  • 68. dante  |  19/10/2009 às 10:14

    bá, tite é TOTALMENTE laranja com bolinhas verdes, não há dúvida.

    dsçlkjgsdlçfjg

  • 69. Rudi  |  19/10/2009 às 10:15

    pior que eu CHOREI DE RIR com essa tirada do Sancho

  • 70. Betynha  |  19/10/2009 às 10:23

    Texto super digno.
    Justiça seja feita a quem ainda acredita que o futebol é um esporte competitivo, mas que não precisa ser ruim de se ver.
    E ainda bem que a diretoria do Flamengo resolveu acreditar no Andrade. Nós agradecemos! =)

    Parabéns!

  • 71. thalles  |  19/10/2009 às 10:25

    #64

    “mas o LF gosta de desfilar suas mágoas de maneira (quase) subrreptícia”

    isso deve ser ironia, com certeza. eu que sou meio lerdo e devo tá vendo coisa onde não tem.

    pois qual serial a mágoa subrreptícia em escrever “É sempre muito massa ver que o melhor treinador do campeonato é desacreditado, criado no clube que lidera e negro”?

    Qual o incômodo em dizer que o Andrade é negro?

  • 72. Gustavo  |  19/10/2009 às 10:25

    Dante, tu tá levando em consideração somente o número de gols (que não é desimportante, logico). Mas o Maxi muitas vezes joga bem, sem marcar gols. Ontem foi um exemplo (numa partida em que o time jogou muito mal).

    O meu sogro, sócio colorado, ainda hoje tem vontade de esganar o mano do Ricky cada vez que o vê em campo.

    Sobre contratações: o cara que vai avaliar um jogador pra ser contratado, mesmo tendo um histórico recente razoavelmente bom, precisa levar aspectos do tipo “faz um monte de gols de pênalti”, como foi o caso do Alex Mineiro. Vejam o Jonas, hoje: tem 14 gols no CB, NENHUM de pênalti. O Herrera, idem: fez uma CARALHADA de gols pelo Corinthians, disputando a série B. Será que é critério?

    De todas as contratações que o Grêmio “deixou passar”, a que eu mais lamento é o Marcelinho Paraíba. Que BAITA jogador!

  • 73. Rudi  |  19/10/2009 às 10:29

    alecsandro não cobra penalti também (talvez tenha cobrado um ou dois qd o d’ale tava fora)…

    aliás

    acho que o inter é o time que menos teve penaltis a seu favor no CB, mas não tenho estatística pra isso…

    e todo time tem que ter um tosco que só meta a bola pra dentro…

  • 74. Gustavo  |  19/10/2009 às 10:30

    #70: thalles, acho que a Izabel tava defendendo a Lila na questão “sem um panamericano nas costas”, referência ao Flamengo ter jogado várias partidas postergadas (por causa do Pan do Rio em 2007) com uma equipe reforçada em relação à que possuía na época em que as partidas deveriam ter sido realizadas. O Flamengo estava na zona de rebaixamento na época e arrancou para o G4, sob a PRANCHETA de TIO JEJÃO.

    Eu já acho positivo o que aconteceu, pois assim foi possível assistir ao EPIC FAIL contra Salvador “OBESO” Cabañas.

  • 75. Gustavo  |  19/10/2009 às 10:32

    #72: Rudi, a parte onde eu falo das contratações obviamente nada tem a ver com o Alecsandro. Só comentei que eu tenho um exemplo na familia de alguém que não gosta do cara, mesmo tendo 16 gols no lombo. É um cara que joga mal mas mete pra DRENTO.

  • 76. izabel.  |  19/10/2009 às 10:32

    #71
    este ano, o souza (que joga no corinthians, ex flamengo), que não joga nada-nada-nada, respondeu a uma pergunta sobre a falta de gols “eu venho jogando bem, fazendo o que o treinador pede, FAZENDO BEM A PAREDE”. mesma coletiva, e o mano responde a um reporter que citou essa frase do souza: “mas eu não contratei nenhum PEDREIRO”.
    portanto, daqui de longe, sem torcer por ninguem de vocês, vale mais o argumento ‘número de gols’. sem dúvidas.

  • 77. JOÃO CARLOS  |  19/10/2009 às 10:33

    no mínimo 2 gols de penalti tem o jonas, contra o… flamengo?

  • 78. Rudi  |  19/10/2009 às 10:34

    Gustavo, eu imagino uma dupla de ataque com Alecsandro e WASON LIBARDO

  • 79. Gustavo  |  19/10/2009 às 10:36

    #75: iza, acho que o Souza corinthiano não é comparação ao Maxi, neste caso. Até porque o LOIRÃO tá com 9 gols no campeonato, que não é um número ruim.

    Ontem, o argentino deu um passe SENSACIONAL pro tosco do Renato Cajá, que errou VERGONHOSAMENTE. E foi dele o cruzamento pro segundo gol gremista.

  • 80. Bessa  |  19/10/2009 às 10:36

    O Maxi Lopes é um jogador razoável. Mas burro demais, porque ainda não se adaptou ao futebol brasileiro. Faz muitas faltas, reclama demais, toma muitos cartões… Que o futebol da

    Tomem como exmplo o Tevez, qua apanhava o tempo inteiro e jogava muito, foi o craque daquele Brasileiro, mesmo que manchado pelo Sveiter…

    O Alecssandro é melhor que ele, opinião minha. Só que quando é obrigado a sair da área, dá muitos “toquinhos”, inventa demais…

    E o Jonas fez gol de pênalti. Dois, no mesmo jogo (Grêmio 4 x 1 Flamengo).

  • 81. Bessa  |  19/10/2009 às 10:37

    Completando o 1° paragrafo…

    Que o futebol daqui é um saco por ser faltoso demais, isso é… Mas não há o que fazer, a não ser se adaptar…

  • 82. dante  |  19/10/2009 às 10:37

    eu entendi, gustavo.

    mas o número de gols supera qualquer argumento, ainda mais pra um centroavante.

  • 83. Cassol  |  19/10/2009 às 10:39

    “dá muitos “toquinhos”, inventa demais”

    Olha quem falando!

  • 84. alice  |  19/10/2009 às 10:39

    aeee MENGAOOO.. vamos levar essa.
    quem tem Pet e Imperador nao precisa de mais ngm!
    eu gosto do Andrade, ta fazendo um excelente trabalho.

  • 85. JOÃO CARLOS  |  19/10/2009 às 10:39

    mas e ae: um atacante que nao faz gols mas o time ganha ou um atacante que faz gols e o time não ganha?

  • 86. Mateus Borba  |  19/10/2009 às 10:40

    Leandrão fez dois golos ontem e virou o jogo do Tritória em cima do Náutico; fechem o futebol.

  • 87. JB  |  19/10/2009 às 10:41

    #71
    Jonas fez 2 de pênalti contra o Flamengo.

  • 88. JOÃO CARLOS  |  19/10/2009 às 10:43

    claro, foi o caso de ONTEM, não é exatamente a questão, pq o inter tá lá em 3 e o gremio em 8…

  • 89. Gustavo  |  19/10/2009 às 10:43

    #81: com certeza.

    Inclusive o seu Elias (o homem tem até nome de colorado) já começa a falar meio baixinho do Alecsandro agora… língua queimada, com certeza.

    Com relação aos pênaltis do Jonas, PERDI.

  • 90. JB  |  19/10/2009 às 10:45

    #88
    Não esquenta. Só lembro porque tava cagado de medo de ele errar.

  • 91. Bessa  |  19/10/2009 às 10:48

    Obrigado Cassol. ¬¬

    Infelizmente as semelhanças param por aí. Não ganho 100 mil por mês pelos toquinhos e dribles irritantes (Elvis)…

  • 92. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 11:00

    odeio esse andrade,o cara é botafoguense e juiz forano,vai lá e faz aquele gol da vingança de 81 no botafogo,só falta ganhar o titulo brasileiro pro flaids coisa que tem um tempasso que não acontece rsrsrs

  • 93. Diogo  |  19/10/2009 às 11:04

    Eu acho essa discussão de preconceito um saco. O melhor Trapalhão, disparado, era o Mussum, o que me fez dar muitas risadas quando criança e me tornar um adulto menos preconceituoso.

    Fosse, hoje, no tempo das cotas segregadoras, ele seria aporrinhado pela crítica por interpretar um bêbado, que isso estereotipa os negros e blá blá blá…

    Pois eu admiro muito o Andrade, até porque ele se parece com o Mussum.

  • 94. Sanchotene  |  19/10/2009 às 11:06

    Re 70

    Porque faz importante algo totalmente irrelevante e contingencial.

  • 95. Titi  |  19/10/2009 às 11:08

    Direcao do Gremio nao existe!

    Nao trouxeram o M. Paraiba pra trazer o Herrera.

    Em Curitiba o cara ganhou o jogo sozinho. Ontem ele mandou no jogo.

  • 96. Guilherme  |  19/10/2009 às 11:09

    .64 Sanchotene

    Não cara. Na NBA o Isiah Thomas é um dos 10 treinadores negros.

    O cara que contratou ele disse:

    “ I hired Isiah Thomas and nobody even made that statement, that he was the first black head coach here. And I thought that was a great non-statement. ”

    O que quer dizer que na NBA, já tem tanto técnico negro que ninguém deu bola pra isso, mesmo sendo o primeiro do Pacers.

    E é nisso que se quer chegar. Mas quando um técnico negro chegar no futebol americano, aí tem ser dito sim.

  • 97. Rodrigo  |  19/10/2009 às 11:10

    maravilhoso texto!

    e agora, deixou chegar, fudeu!
    vamo pra cima Mengão!
    ainda com o sonho do G4 e a meta da Libertadores…
    mas lá no fundo…não tem como não sonhar um pouquinho tambem com o hexa, hehehe

  • 98. Lol  |  19/10/2009 às 11:10

    Desde que que aportei por aqui, sou considerado recalcado, desagregador, chato, terrorista e outras coisas.

    Porém, lendo os pultimos comentários, percebo que todos compartilham do meu pensamento:

    1) Inter é sim uma enganação;
    2) diretoria colorada é sim amadora, porém, com um MKT profissional;
    3) Elenco do Inter é uma naba;
    4) Inter amarela na reta final de campeonato brasileiro.

    De tudo isso o pricipal é o MKT. Passeata de centenário, show de Ivete, 100 mil sócios, campeão de tudo, triplice coroa….Certamente teve gente faturando muito com isso.

    Segurar o Tite para em seguida contratar um Lunático como o Mário Sérgio mostra que nunca existiu planejamento no futebol. O planejamento bem feito por aquelas banda é o financeiro, o tributário, o publicitário….o futebol, podem ter certeza…não é prioridade.

    Hj o Inter poderia estar tranquilamente a 1 ponto do Palmeiras. Com o elenco “experiente” que tem, só não tá, pq ngm lá dentro dá a mínima pra isso. Só os torcedores.

    Permaneçam com seu carnê em dia. Ele dará direito a entrada free do show da ivete. É melhor que o clube do assinante ZH.

  • 99. Lol  |  19/10/2009 às 11:11

    “Mas quando um técnico negro chegar no futebol americano, aí tem ser dito sim.”

    Quando chegar no Hoquei no Gelo aí sim….

  • 100. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 11:12

    #85 mateus,leandrão é bola,não acredite nos colorados.

  • 101. Lila  |  19/10/2009 às 11:13

    Em 2007 não houve arrancada. Foi simplesmente colocar jogos em dia e aí poderia ter ganhado ou perdido. Povo curte chamar de arrancada, mas nem acho que tenha sido e nem fico ofendida.

    O que o Amdrade vem fazendo, sim, é arrancada. Ele pegou um time total desestimulado e zoado pelo Cuca e o resto vocês estão vendo: 9 jogos sem perder, apenas 4 gols contra.

    E o Wagner Love isolando penalidade. ❤

  • 102. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 11:15

    ”HEXA”….. HAUHUAHAUHUAHAUAHAUAHUHAUAAHUAHAUAUA

  • 103. Diogo  |  19/10/2009 às 11:15

    O Herrera foi quase unanimidade quando foi contratado, criticar a direção só agora é fácil. E o Paraíba não jogava muito no Flamengo, não, ou pelo menos ficava “escondido” no meio de um elenco mais qualificado.

  • 104. marcelo benvenutti  |  19/10/2009 às 11:17

    Sendo o futebol um esporte onde os negros se saem melhor que em outros, assim como no basquete ou nas corridas de velocidade no atletismo, a referência no texto tem tudo a ver.

    Japoneses não se saem bem no futebol, nem em fórmula um, basquete ou corridas de velocidade, portanto a citação a japoneses seria idiota.

    A citação a um treinador que está se dando bem ser negro tem tudo a ver com a realidade do futebol porque o preconceito é que o treinador tem que ser um branquelinho que frez cursinho de baba-ovo na Inglaterra e fala 776 línguas, inclusive a de lamber a cabeça do meu caralho.

    Dito isso, acredito que a contextualização está correta e não existe nenhum tipo de coitadismo ao afirmar: Um treinador negro treinando um grande clube está se dando bem num esporte dominado no Brasil predominantemente por negros ou descendentes de negros ou que mesmo sendo negros, Ronaldo Traveco e outros, negam suas origens.

    Subscrevo e Fuck Off geral pra galera,
    Marcelo “D’Alessandro” Benvenutti, o estúpido.

  • 105. guihoch  |  19/10/2009 às 11:18

    jonas muito efetivo, é melhor um atacante que faz um gol por jogo do que aquele que faz tres em um e depois fica dosi sem marcar, com um gol por jogo e um time razoavel da para ser campeão brasileiro, não concordam?, fora os gols esporadicos dos outros jogaodores obvio?

    e sim quem salvou este brasileiro para o gremio foi VICTOR e tambem JONAS.

  • 106. Guilherme  |  19/10/2009 às 11:18

    .102

    Eu não lembro do Herrera ser unanimidade. Não sei com quem tu conversou a respeito.

    Mas eu lembro de muita conversa sobre o risco que era contratar um jogador que só tinha dado certo na SEGUNDONA.

  • 107. Philippe  |  19/10/2009 às 11:19

    Parabéns pelo texto! SRN

  • 108. marcelo benvenutti  |  19/10/2009 às 11:21

    E pra não dizerem que sou um colorado de mau humor com o horário de verão, o FC e o Píffero, vou torcer para o Fortaleza:

  • 109. Lila  |  19/10/2009 às 11:25

    O caboclo torce pelo botafogo e acha que pode zoar alguém. Só no Impedimento.

  • 110. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 11:27

    posso zoar qualquer um.

  • 111. Gustavo  |  19/10/2009 às 11:32

    Unanimidade não foi, mas eu fui um que acreditou que o Herrera poderia se sair bem. Até pq eu achei a passagem dele pelo Grêmio em 2006 boa. Diferentemente da atual.

    O cara que aterrisa no time quase terminando a temporada (como foi o caso do Marcelinho Paraíba no Flamengo, ano passado), dificilmente se dá bem. Mas quando começa a temporada com o time, tende a melhorar. O cara joga bem em quase todas as partidas do Coritiba (mesmo as que o time perde), isso não pode ser coincidência.

  • 112. thalles  |  19/10/2009 às 11:33

    #93

    Não é “totalmente irrelevante”, Sancho.

    É uma informação sobre o Andrade. Ninguém estranhou ou questionou o dado anterior, de que ele é “criado no clube”. Ele é criado no clube e é negro. Isso são fatos. Ponto.

    O que você vai fazer com essa informação, depende da sua interpretação.

  • 113. Mateus Borba  |  19/10/2009 às 11:40

    rafael, eu tô falando pelo que eu vi, TAMBÉM.

    ele entrou em umas 4 partidas, e, caralho, QUE PORRA ESSE CARA VEIO FAZER AQUI?

    aí ontem o maluco tava inspiradíssimo. marcou 2 e deu uma assistência classuda pro 3°.

  • 114. Roger  |  19/10/2009 às 11:49

    Tchê, definitivamente, irrepreensível no Grêmio, só o Victor.
    O ser não é desse planeta…
    Não merece jogar num time tão mediocre.

  • 115. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 11:55

    #112 leandrão é assim,sempre faz umas paradas supreendentemente fodaralhas,por isso é gênio,sorte sua em tê-lo no seu time.

    tá no top5 atacantes do botafogo q eu vi,junto com dodô,alex alves,luizão e felipe.

  • 116. Diogo  |  19/10/2009 às 12:11

    103.

    Quando um dos melhores jogadores de golfe é preto e um dos maiores cantores de rap é branco, nada mais faz sentido nessa discussão tola. Mas já que tu citou um estereótipo estapafúrdio, que tal mudarmos o primeiro parágrafo:

    “Que me perdoem os politicamente corretos, os românticos e o Barack Obama, mas é sempre muito massa ver que a maior supresa do campeonato é desacreditado, criado no continente europeu e BRANCO.”

  • 117. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 12:21

    Bah, mencionar TIGER WOODS realmente… fechem a discussão de vez!

    Não estou sendo sarcástico, hehe

  • 118. Jader Anderson  |  19/10/2009 às 12:21

    Simplesmente o maio atleta da historia do golf… e o atleta mais bem pago talvez da historia.

  • 119. Cassol  |  19/10/2009 às 12:27

    Pros seguidores de Victor:

    http://blogdokayser.blogspot.com/2009/10/salvador.html

  • 120. Prestes  |  19/10/2009 às 12:32

    “Aquele cabeludo com sorriso de xibungo atrá do Andrade é o Franciel?”

    husdauhsaduhsaushadsdhusdhuhusdhusadhusadhu

    É CERTO.

  • 121. Rudi  |  19/10/2009 às 12:33

    tenho certeza que se o Victor fosse o goleiro ontem o grêmio tinha perdido…

    AGUANTE NÚMERO 5 LARANJA DE BOLINHAS VERDES

  • 122. Prestes  |  19/10/2009 às 12:35

    O Joel Santana ganhou em 2000 o Brasileiro, e é bem mestiço.

  • 123. arbo  |  19/10/2009 às 12:39

    aliás, esse pedido de perdão não deve estar ali ao acaso hein.

    e pedir perdão pq? pq para os puristas? de q gostariam os puristas? não de um treinador criado dentro do clube? enfim…

  • 124. dante  |  19/10/2009 às 12:40

    me desculpem por insistir no assunto, mas ainda não entendi onde vocês querem chegar com essa história do cara ser negro.

    um treinador que levanta taças, assim como a alma, não tem cor.

    ou ainda existe algum time [no brasil, atualmente] que não contrata negros?

  • 125. Godo  |  19/10/2009 às 13:01

    Antes de tudo, belíssimo texto, LF, eu não chegaria nem perto de escrever algo assim – qualquer flamenguista bem letrado (encaixe sua piadinha sobre flamenguistas analfas e banguelas e favelados aqui) certamente irá chegar às raias da comoção.

    Preciso confessar, Pet calou minha boca. Contratado nas coxas e no improviso, demorou a entrar no time bem – quase entregou um empate pro Vitória no 1º turno – mas aí o trabalho decerto duro que vem fazendo nos treinos apareceu. Pet corre 90 minutos. Ele roubou uma bola ontem no ataque alviverde quando já passavam de 30 minutos do segundo tempo, de carrinho, dominou, tabelou, saiu jogando.

    Amor à camisa, rapeize, é isso. Mais 3 ou 4 partidas nesse nível, Pet termina esse campeonato direto no Panteão urubu. Acho quase impossível sermos campeões, porque não acho que o Palmeiras vá entregar essa rapadura, mas ver o Pet jogando assim, o time entrosado e lutando, enche o coração de esperança e alegria.

  • 126. Godo  |  19/10/2009 às 13:04

    #122

    Arbos, os puristas são os defensores da raça ARIANA. ns

  • 127. arbo  |  19/10/2009 às 13:15

    Godo, é ARBO.
    – purista
    hehehe

    pois então, se eram os puristas da raça ariana (pra pegar tua onda non-sense) q estavam na pauta, a oração q EMPEZA o texto perde o sentido com a subtração do negro.

  • 128. fino  |  19/10/2009 às 13:23

    gostei da piada sobre a ivete e a zaga colorada.

    não vou falar na polêmica do andrade pq uma vez já me chamaram até de nazista aqui.

    vamos com tudo pro grenal, com a bixa velha no seu devido lugar: em casa de pantufa assistindo o pfc.

    também acho que o bessa exagera nos toquinhos. asfjasfdj

    agora o olimpico tem um TELÃO que não funfa, só dá pau e fica aparecendo janelinhas do windows. fail dimóis!

    sempre que o d’alessandro comenta aqui é nesse tom, fico até curioso em ler os livros do rapaz.

  • 129. Mateus  |  19/10/2009 às 13:25

    O Andrade e’ o unico treinador negro do campeonato brasileiro. UNICO.
    Nao vale a pena mencionar? Quando tiverem 8 ou 10, ai concordo, FODA-SE a cor do cara. Mas nao e’ o caso, mesmo que os negros, em campo, estejam em igual ou maior quantidade.

    Agora, quanto ao Herrera, na boa, so’ CEGO defendeu a contratacao dele. O cara teve uma passagem mediocre por aqui, e depois foi la fazer gol sendo o centroavante de um time muito melhor que os outros na segundona. Time que, inclusive, nao quis pagar por ele porque sabia que era ruim.

    Na primeira passagem do Herrera pelo Gremio, mesmo com nosso atacante sendo o lamentavel Romulo, ele foi sempre reserva e, quando entrou jogando, recebeu um passe na pequena area, num gre-nal que estava 0 a 0, e chutou de calcanhar a bola pra tras.
    Repito, quem defendeu a contratacao do Herrera e’ CEGO. Eu dizia, quando a duvida era entre ele e o Maxi: prefiro o Maxi, que a gente ACHA que e’ ruim, do que o Herrera, que a gente SABE…

  • 130. Lourenço  |  19/10/2009 às 13:32

    O Andrade está indo muito bem, não acreditava nele. Mas a amostragem dele é muito pequena para dizer “redescobrimos o futebol com esse técnico”. Sei lá, o Jorginho foi tão bem quanto ele, o Ricardo Gomes deu essa mesma arrancada e está caindo, o Roth também deu. E o Petkovic a gente nem sabe quem que está escalando. Ele foi imposto por uma questão de dívida e está dando certo. Ano que vem, eu trago o Cleiton Xavier, quem quiser trazer o Petkovic que traga.
    Enfim, o Andrade está de parabéns, como outros já estiveram, mas é meio cedo para a tônica que vem se dando a ele.

  • 131. Lol  |  19/10/2009 às 13:33

    Na verdade, quando um metalurgico analfabeto e nordestino treinar um time da NBA aí sim será a revolução.

  • 132. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 13:37

    Flamengo, rumo ao PENTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 133. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 13:39

    Quando o PAUL INCE treinou na Inglaterra, também fizeram um fuzuê, pois era o PRIMERO, depois disso ninguém ligou mais.

  • 134. Diogo F  |  19/10/2009 às 13:48

    ANDRADE é o único? CELSO ROTH e HÉLIO DOS ANJOS são o q? brancos?

  • 135. alisson317  |  19/10/2009 às 13:49

    Lewis Hamilton foi campeão de FÓRMULA 1 em 2008.

    O cara é (ou era, sei lá, depois de ontem) um semi-deus na INGLATERRA.
    Ainda por cima pega a PUSSYCAT.

  • 136. Godo  |  19/10/2009 às 13:50

    #129

    Quem está escalando o Pet é o próprio futebol, rapaz. Está resolvendo jogos há algumas rodadas, o gringo.

  • 137. Negão  |  19/10/2009 às 13:54

    Que papo chato esse de “único treinador negro”

  • 138. Lourenço  |  19/10/2009 às 13:55

    #135 Quem o bancou, quem disse “comigo o Pet joga”. Não acho que tenha sido decisão do Andrade, não acho que tenha sido por critérios técnicos. Mas também, se desse errado, o Flamengo é uma bagunça, a direção manda botar o Pet; se dá certo, o Andrade que apostou, porque ele é um ourives, o único que enxerga talento.

  • 139. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 13:58

    Melhor o Flamengo que Palmeiras e SPFW… mas eu acho que vai dar Atlético-MG campeão, e Celso Roth será reconhecido como maior técnico do Brasil que é actualmente.

    Quero ver Andrade treinar o JUVENTUDE… hahahah… lenha na foguera…

  • 140. Mateus  |  19/10/2009 às 14:02

    138.

    Walmir Loruz ganhou uma Copa do Brasil la. E’ idolo…

    E de fato, concordo que o papo e’ chato. Se talvez a citacao no texto nao fosse necessaria, a critica tambem nao e’.

  • 141. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 14:06

    falei brincando.

    é que o brasil não tem um VERONA para exemplificar, então foi de JU mesmo. na europa é que o bicho pega.

  • 142. Rudi  |  19/10/2009 às 14:10

    quando um treinador negro treinar A LÁZIO vocês me chamem pra essa polêmica

  • 143. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 14:19

    Rudi, verona é pior que a Lazio, é que a Lazio é famosa, e seus ultras são famosos.

    Mas pior mesmo é no ZENIT ST. PETERSBURG, onde negro JAMAIS jogou, até HOJE.

  • 144. Negão  |  19/10/2009 às 14:22

    grandes merdas… ficaria surpreso se o brasil fosse um país nórdico e pá..hauehuhea

  • 145. Rudi  |  19/10/2009 às 14:23

    então quando um não-basco treinar o BASKONIA

  • 146. fino  |  19/10/2009 às 14:24

    E o favorito São Paulo?

  • 147. Negão  |  19/10/2009 às 14:26

    DEIXA O GAÚCHO QUIETO…..
    Quatro estudantes universitários estavam num buteco, após as aulas, na frente de uma universidade no Goiás. Os quatro: um paulista, um carioca, aum goiano e um gaúcho. Conversa vai e cerveja vem, os três começam a tirar sarro do gaúcho, com aquelas piadinhas sobre o Rio Grande. E o gaúcho na dele, cara amarrada, olhando só pro copo… Até que o carioca,
    ainda rindo, pergunta:
    ‘O que houve, gaúcho? Perdeste o senso de humor?’
    ‘Não, é que tenho um problema sério’, disse o gaúcho.
    ‘E o que é?’, insistiu o carioca.
    ‘Mas bah, tchê, saibam que minha mulher me meteu um chapéu de boi e ainda embuchou.’
    Risadas dos três, um gole de cerva do gaúcho, e a nova pergunta do carioca:
    ‘E o que fizeste?’
    ‘Fiz o certo. Levei a mulher pro Rio, o piá deixei em São Paulo e vim prá Goiás’. Aí a risada é do gaúcho. Os três ficam imaginado o que aquilo queria dizer, e resolvem perguntar?
    ‘E porque fizeste isso gaúcho?’
    ‘Mas é óbvio, tchê! Levei a mulher pro Rio que é lugar de puta, o piá pra São Paulo que é lugar de filho da puta e vim pra Góiás, que é lugar de corno…’

  • 148. guihoch  |  19/10/2009 às 14:27

    to com o yuri, quero o gremio so na liber na tabela deste ano, QUERO QUE O CELSO FAÇA O CRIME E ELVANTE A TAÇA PARA CALAR A BOCA DO BRASIL.

    VAMO ROTH, TAMO COM TIGO

    AREA2 NA PARADA

  • 149. Lol  |  19/10/2009 às 14:29

    Surpresa mesma seria um padre rezando a missa num terreiro.

  • 150. Franciel  |  19/10/2009 às 14:39

    Lol,
    tem surpresa nenhuma. No sincretismo religioso aqui na Bahia rola coisa que até o satanás duvida.

    Quanto à questão específica de Andrade, acho que LF levantou esta lebre somente para apimentar o Gre-Nal, já que o Grêmio tem uma história braba de racismo e etc e coisa e tals.

  • 151. Franciel  |  19/10/2009 às 14:39

    Ah, sim. E o cabeludo xibungo atrás de Andrade com certeza é Prestes.

  • 152. Juca  |  19/10/2009 às 14:41

    Ah, sim. E o cabeludo xibungo atrás de Andrade com certeza é Prestes. [2]

  • 153. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 14:43

    oi, RAPAZES.
    Vamos de BOTAFOGO no CORAÇÃO!

  • 154. Francisco Luz  |  19/10/2009 às 14:44

    Rudi, o Athletic não tem jogadores não-bascos, mas treinador até brasileiro eles já tiveram.

  • 155. Mateus  |  19/10/2009 às 14:45

    Franciel, não entra nessa de colorado que Grêmio tem história braba de racismo. Nossa história nesse assunto é, além de superada a muito tempo, igual à de 90% dos times do país, inclusive o Inter.
    É que nem acreditar que o Inter é o “Clube do Povo” e “Maior torcida do RS” quando faz 10 anos que as pesquisas mostram que a torcida do Grêmio é maior no RS – e no brasil – em todas as classes sociais…

  • 156. Rudi  |  19/10/2009 às 14:49

    Chico, o Athletic sim, mas o Baskonia (time basco de divisões menores) é mais radical nesse aspecto, não aceita nem SÓCIOS não bascos

  • 157. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 14:51

    O Athletic tem jogadores não-bascos. tem um carinha que nasceu na VENEZUELA mas foi pra País basco com DOIS anos de idade, o que convenhamos, é uma tolerância.

    E tem jogador nas divisões de base sem nada a ver com bascos, também.

  • 158. dante  |  19/10/2009 às 14:57

    entendeu, franciel?

    pois o comentário #154 é muito claro: só se deve acreditar no que lhe convém.

    ok?

  • 159. Godo  |  19/10/2009 às 15:00

    #135

    Tão óbvio quanto sua entrada no time (após contratação nas coxas) ter sido imposta pela diretoria – a saída de Kleber Leite e outros diretores do futebol flamengo se deu exatamente pela contratação do Pet – é notar que a aposta, tenebrosa e arriscada, deu certo.

    O Andrade viu que o gringo se empenhou pra voltar a render em campo e colocou de titular, e méritos a ele, como não? Ele montou esse time, ele treina, ele escala e se o time funciona, ele recebe os louros também.

    Se o futebol do Fla é uma zorra (e é mesmo), não é por culpa dele. A parte dele, treinar o time, ele está fazendo e bem direitinho e – pode apostar – cobrando menos que enganadores feito Caio Jr. e Cuca, só pra ficar em exemplos recentes de técnicos de MERDA que andaram conduzindo o time.

    Ah, só pra constar, Pet entrou no time com Cuca, como alternativa pra ter “posse de bola no ataque” em finais de jogo.

  • 160. Godo  |  19/10/2009 às 15:06

    Comentário #158 era pra dialogar com o #137, confundi.

  • 161. Mateus  |  19/10/2009 às 15:10

    157
    Não seja imbecil.
    Tem racista na torcida do Grêmio, assim como tem na do Inter, do Vitória e em, tenho certeza, qualquer uma do mundo. Acreditem e divulguem essa história de vocês aí, acham bonito, mas é um desserviço ao futebol e ao RS.
    Mas enfim, somos os Malvados nazistas que mataram qualquer negão FDP que se aproximar. CUIDADO!

  • 162. Mateus  |  19/10/2009 às 15:10

    que MATARÃO, por favor…

  • 163. Mateus  |  19/10/2009 às 15:13

    E enfim, acho que acreditar em 10 anos de pesquisas é mais lógico do que na direção do inter…
    Mas tu acredita no que tu quiser…

  • 164. dante  |  19/10/2009 às 15:22

    “160. Mateus | 19/10/2009 at 15:10
    157
    Não seja imbecil.”

    não se esqueça de relinchar da próxima vez – o pessoal pode achar que tu é um ser humano.

  • 165. Professor Rudi  |  19/10/2009 às 15:23

    tá bom turma 5B, terminou o recreio

  • 166. Mateus  |  19/10/2009 às 15:32

    Quando se trata os assuntos com imbecilidade, o adjetivo é merecido. Tu, que vive explicando português a todos, sabe que não seja imbecil significa que teu ponto de vista nesse assunto foi imbecil.
    Se eu tivesse escrito não seja UM imbecil, aí era a pessoa mesmo.

    Mas enfim, foi exagerado igual. Agora, não se perde nada do que foi dito…
    Mas enfim, o Inter é o campeão de tudo, bastião da moralidade, melhor elenco do país, maior torcida do mundo…
    esqueci alguma coisa?

  • 167. Godo  |  19/10/2009 às 15:34

    Olha, diante da constatação de que há nazistas na torcida do Flamengo, só dá pra lamentar o quanto a humanidade consegue perder tempo sendo estúpida.

    Mas é verdade, já tive em mãos um jornal onde noticiava 3 ou 4 meliantes – nenhum branco, tinha foto – presos por serem parte de um braço facistóide de uma das organizadas…

  • 168. Junior  |  19/10/2009 às 15:37

    “O fato de um negro americano (cujos familiares provavelmente foram levados aos EUA à força”

    O pai do Obama era um etíope formado em economia e que foi para os EUA trabalhar no Banco Mundial. Aliás, por ter raízes na Etiópia, que junto com a Libéria são os únicos países onde nunca não houve domínio colonial europeu (a Etiópia era uma monarquia local), o Obama é um raro caso de negro sem escravos como ascendentes. Outra curiosidade em relação ao Obama é que além de ser o primeiro presidente negro, é o primeiro presidente americano cujo ambos os pais possuiam doutorado.

  • 169. Diogo  |  19/10/2009 às 15:39

    Não confundam nazistas, com NEONAZISTAS.

    Os segundos não passam de emos enrustidos.

  • 170. Junior  |  19/10/2009 às 15:40

    Esqueci do link:
    http://www.casadasafricas.org.br/site/page.php?id=mapas&sub=19

  • 171. Francisco Luz  |  19/10/2009 às 15:45

    A Etiópia não foi invadida pela Itália por um tempo? Sei que na época da segunda guerra era a região da ABISSÍNIA, mas estou com preguiça de procurar para saber quando isso começou.

  • 173. Junior  |  19/10/2009 às 15:53

    Sim, Luz. Mas isso foi na 2ª Guerra Mundial, assim como a Polônia, Dinamarca, França, etc. A diferença é que a Etiópia foi invadida pela Itália. O que eu não consegui deixar claro é que Etiópia e Libéria sempre foram independentes, não conquistaram sua independência de alguma potência européia.

  • 174. Francisco Luz  |  19/10/2009 às 16:02

    Saquei, Filho do seu pai.

  • 175. Diogo  |  19/10/2009 às 16:11

    167.

    “Obama é um raro caso de negro sem escravos como ascendentes.”

    Eu não teria tanta certeza, a Etiópia entrou para a Liga das Nações em 1923, somente depois de abolir a ESCRAVATURA.
    A escravidão não é privilégio dos colonizadores europeus.

  • 176. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 16:12

    Quem mais escraviza os africanos são eles mesmos, até hoje isso ocorre. Escravidão não acabou.

  • 177. Professor Rudi  |  19/10/2009 às 16:12

    a maioria dos escravos, inclusive, no periodo colonial, era “escravizada” por outras tribos negras na África mesmo e então vendida aos portugueses…

  • 178. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 16:13

    tá vendo, os portugueses sempre foram GENTE FINA.

    VIVA PORTUGAL.

  • 179. Rudi  |  19/10/2009 às 16:14

    odeio brincar com nomes e depois esquecer de trocar rs

  • 180. dante  |  19/10/2009 às 16:18

    quantos fakes terá o rudi?

    fica a dica.

    çsljkdfalsdfjklsadjf

  • 181. Sanchotene  |  19/10/2009 às 16:18

    Re 156

    O Athletic só utiliza jogadores de sua “cantera”. E na “cantera”, entram apenas jogadores bascos. Se o cidadão recebeu a nacionalidade espanhola ou francesa por ter relação com o país basco, é basco!

    AUPA, ATHLETIC!!

  • 182. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 16:20

    Não entendi.

  • 183. Rudi  |  19/10/2009 às 16:20

    dante, todos os meus são fáceis demais de identificar, porque faço uma brincadeira PONTUAL na hora e depois volto ao normal, não insisto por dias…

  • 184. Sanchotene  |  19/10/2009 às 16:21

    Sobre questão racial, ela, para mim, não faz NENHUM sentido. Eu não consigo dizer se alguém é branco, negro, ou, claro, laranja com bolinhas verdes. Qual é o critério?! Não há!

    É sempre a descricionaridade de alguém.

  • 185. Rudi  |  19/10/2009 às 16:24

    laranja com bolinhas verdes COM CERTEZA dá pra ver…

    mas sim, lembro que aqui na UnB 2 irma~so GÊMEOS se inscreveram no vestibular pra cota… um deles foi considerado negro pela comissão do vestibular e o outro não…

    NO BRASIL é complicado mesmo tu definir a origem etnica da pessoa

  • 186. Sanchotene  |  19/10/2009 às 16:29

    Para informar corrertamente: “El Athletic Club está radicado en Bilbao, provincia de Bizkaia (País Vasco). Nuestra filosofía deportiva se rige por el principio que determina que pueden jugar en sus filas los jugadores que se han hecho en la propia cantera y los formados en clubes de Euskal Herria, que engloba a las siguientes demarcaciones territoriales: Bizkaia, Gipuzkoa, Araba, Nafarroa, Lapurdi, Zuberoa y Nafarroa Behera, así como, por supuesto, los jugadores que hayan nacido en alguna de ellas.

    Fonte: http://www.athletic-club.net/web/main.asp?a=2&b=1&c=1&d=0&idi=1

  • 187. Milton Ribeiro  |  19/10/2009 às 16:29

    Luís Felipe matando a pau.

  • 188. Rudi  |  19/10/2009 às 16:30

    ou seja, um atleta não-basco que se formou em um time basco é aceito

  • 189. Junior  |  19/10/2009 às 16:30

    Rudi, #176, na Europa também havia vassalos e susseranos. Os índios também escravizavam índios de outras tribos. Quando se diz que não houve escravos na Libéria e Etiópia, geralmente está se falando da escravidão mais “recente”, a dos séculos XVIII e XIX.

  • 190. Matemático Racial  |  19/10/2009 às 16:30

    184.

    Pois eu acho que as cotas deveriam privilegiar somente os negros 100% PO.
    Os mestiços são 50% vítimas da escravidão e 50% culpados, então zera-se o direito a privilégios.

  • 191. Sanchotene  |  19/10/2009 às 16:30

    Re 184

    Sempre se pode confundi-los com os “amarelos com bolinhas azuis” ou com os “vermelhos com bolinhas amarelas”.

  • 192. Felipe (o catarina)  |  19/10/2009 às 16:31

    “O Andrade e’ o unico treinador negro do campeonato brasileiro. UNICO.”

    depois que o MULATO foi assassinado, junto com o CAFUZO e o MAMELUCO, e o Brasil passou a se dividir somente em brancos, negros, amarelos e índios, sem variações, dá para considerar que SILAS também é um treinador negro. Eu não considero, mas se ele concorresse a uma vaguinha nas cotas universitárias, levava com facilidade.

    Aliás, aqui no Avaí já tivemos vários treinadores negros. Os mais recentes que eu me lembro foram o Sérgio Ramírez e o Lula Pereira.

    E já que o assunto é esse, concordo com aquela história do Mussum. Pra mim ele e o Zacarias sempre foram os mais engraçadosMas se fosse hoje, tirariam o programa do ar na hora. Tempos difíceis esses nossos.

  • 193. fino  |  19/10/2009 às 16:31

    tinha uma época em que se falava de futebol por aqui

  • 194. Rudi  |  19/10/2009 às 16:31

    júnior, mas o que eu me lembro de aulas de história é que essa escravidão africana nesses séculos que tu citou era feita – na “captura” por assim dizer – por outras tribos africanas, durante guerras, a tribo vencedora escravizava os homens da perdedora, violentava e matava as mulheres, matava as crianças, e vendia os escravos aos portugueses… o seu Joaquim não ia no meio do mato capturar negros, ele comprava de outros negros

    não justifica nada e nem torna menos deplorável

  • 195. André  |  19/10/2009 às 16:33

    Se não me engano, pai do Obama era queniano.

    Não tenho idéia se o Quênia foi colonizado ou não.

  • 196. Franciel  |  19/10/2009 às 16:33

    Realmente,
    existem poucos especialistas que definem de cara a “origem étnica da pessoas”.

    Que eu me lembre, só os puliças fazem isso com exatidão.

  • 197. Yuri - josie is on the vacation, longe pakaray  |  19/10/2009 às 16:34

    o CAPITÃO DO MATO é que era fodão, aprendi na escola.

  • 198. Gustavo  |  19/10/2009 às 16:39

    Quênia foi colônia inglesa.

  • 199. Diogo  |  19/10/2009 às 16:40

    Não podemos esquecer a escravidão de origem européia, que durou até 1830, quando a França conquistou a Argélia, até essa data milhares de cristãos de origem européia, portugueses inclusive, foram escravizados pelos povos NORTE-AFRICANOS.

    Só para constar como é extenso esse assunto.

  • 200. Sanchotene  |  19/10/2009 às 16:41

    Re 195

    É sempre exato porque o critério é o mais objetivo que existe: sempre é o que quero que seja…

  • 201. Junior  |  19/10/2009 às 16:44

    Rudi, um trecho de um texto do Nei Lopes sobre o assunto:

    “É certo que tanto o tráfico europeu, pelo vulto econômico que adquiriu, quanto o tráfico árabe contaram, a partir de um certo momento, com a efetiva colaboração de africanos de vários segmentos sociais, desde monarcas a simples transportadores.
    Havia, sim, mercados de aldeias que dispensavam os traficantes estrangeiros das perigosas incursões continente adentro. Mas a participação africana no tráfico de escravos não diminui a responsabilidade dos europeus. Foram eles que corromperam soberanos e súditos, inclusive fornecendo armamentos, para tornar esse tipo de comércio altamente rentável e tentador.
    Entre 1580 e 1680, período em que duraram as chamadas guerras angolanas, envolvendo, principalmente, Portugal, Holanda e os ambundos da rainha Nzinga Mbandi, estima-se que cerca de um milhão de cativos foram vendidos de Angola para as Américas.
    Da mesma forma, nas guerras entre axantis e fantis, na atual Gana, no início do século 19, com participação inglesa; e também nas refregas entre iorubanos e daomeanos, a partir do século anterior. Todos esses acontecimentos foram motivadores de migrações forçadas de grandes contingentes de africanos para as Américas.
    Mas a aceitação passiva do tráfico de escravos e a participação nele não foi, como quis o sr. Narloch mostrar, regra geral entre os governantes africanos. Na década de 1730, por exemplo, o rei daomeano Agajá Trudô, entendendo que o tráfico era um obstáculo ao desenvolvimento de seu país, saqueou e queimou os fortes e armazéns de escravos e bloqueou o acesso às fontes do interior.
    Esse fato deu ensejo a uma retaliação por parte dos europeus, concretizada por uma espécie de bloqueio econômico, o que fez com que a atividade se restabelecesse.
    Mas, felizmente, está aí, em vigor a lei nº 10.639, instituindo o ensino obrigatório de história da África e das populações afro-brasileiras nos currículos de base no Brasil. Com ela, certamente, teremos, daqui a alguns carnavais, enredos mais verdadeiros. E comentários também.”
    O texto completo está aqui:
    http://www.casadasafricas.org.br/site/index.php?id=banco_de_textos&sub=01&id_texto=165

    “NO BRASIL é complicado mesmo tu definir a origem etnica da pessoa”
    Essa função deve ser deixada para os policiais e seguranças. Eles são especialistas nisso.

    Ps: O Nei Lopes tem um excelente livro de ficção que eu recomendo, “20 contos e uns trocados.”

  • 202. Felipe (o catarina)  |  19/10/2009 às 16:45

    ah, comecei a falar de mamelucos e cafuzo e esqueci de comentar: de fato, Andrade é o melhor treinador do campeonato.

  • 203. Junior  |  19/10/2009 às 16:46

    Sem saber, postei algo muito parecido com o Franciel sobre a frase do Rudi.

  • 204. Franciel  |  19/10/2009 às 16:47

    Re 199

    Não entendi o enredo desta samba!!!

  • 205. Rudi  |  19/10/2009 às 16:48

    Junior, eu sei que a participação africana não tira a responsabilidade européia, até pela premissa básica de qualquer mercado, só se produz aquilo que tem clientes, isso por si já bastaria…

    e sobre definição étnica, li esses tempos que Daiane dos Santos (a.k.a. pintcher ginasta) teria em seu DNA 95% de genes descendentes europeus…

    provavelmente se eu fizer esse exame (conhecendo minha familia) terei bem menos…

    ou seja… isso DEVERIA ser algo que simplesmente não importasse em campo nenhum na vida, e inclusive nem deveria existir… como dizem us mano da periferia, é tudo junto…

    mas sim, isso é uma utopia

    e sim, eu preciso de utopias

  • 206. Junior  |  19/10/2009 às 16:58

    Rudi, biologicamente não existem raças, todos pertencemos à raça humana. O problema é que socialmente isso está longe de ser verdade, por isso a brincadeira quase simultânea do Franciel e minha sobre os policiais.

  • 207. Rudi  |  19/10/2009 às 17:01

    nem usei o termo raça, usei o etnia que é mais próximo da realidade, mas ainda assim acho idiota essas diferenciações…

    mas um dia quem sabe minha utopia (entre tantas outras que tenho) vire realidade

  • 208. Sanchotene  |  19/10/2009 às 17:11

    Sobre o racismo, vale sempre citar, no entanto, quem é autoridade no assunto. Confesso que ele destrói a minha postura diante da questão:

    A symbolic idea like the race idea is not a theory in the strict sense of the word. And it is beside the mark to criticize a symbol, or a set of dogmas, because they are not empirically verifiable. While such criticism is correct, it is with- out meaning, because it is not the function of an idea to describe social reality, but to assist in its constitution.

    Uma idéia simbólica, como a idéia de raça, não é uma teoria no sentido estrito da palavra. E passa dos limites criticar um símbolo, ou um conjunto de dogmas, porque eles não são empricamente verificáveis. Mesmo que tal criticismo seja correto, ele não significa nada, porque não é função de uma idéia descrever uma realidade social, mas auxiliá-la em sua constituição.

    [VOEGELIN, Eric. The Growth of the Race Idea. In: The Review of Politics, Vol. 2, No. 3, (Jul., 1940), p. 284.]

  • 209. Lol  |  19/10/2009 às 17:17

    Coitado do Andrade.

  • 210. rafael botafoguense  |  19/10/2009 às 17:20

    #152

    fake escroto.

  • 211. Mateus  |  19/10/2009 às 17:24

    191
    Pois é, não consigo aceitar o assassinato das misturas.
    Trata-se como se ser branco fosse um estado de pureza que, “sujada” por qualquer 1 negro (ou índio) ascendente em 300, ou qualquer tom ligeiramente moreno na pele, não permitisse ao cara ser branco. Vira negro na hora…
    Pra ser branco, tem que ser 100% branco. Negro, basta 0,1%.
    Baita idiotice! É cópia de americano, que define assim.
    Por isso disse que o Andrade é o único negro.
    Mas enfim, isso na real tanto faz…

  • 212. Prestes  |  19/10/2009 às 19:50

    Tchê, mas esse Lol é o paulista mais gaúcho que eu conheço, reparem só no jeito de escrever do rapaz, meio estranho, hein??

    Ou é colorado corneteiro ou é gremista…

  • 213. Mateus  |  19/10/2009 às 19:51

    #211
    Nenhum dos dois. O Lol é só uma coisa: CHATO

  • 214. Gil Duarte  |  19/10/2009 às 23:53

    Esse time tá maravilhoso!
    Nunca tive tanta esperança, no Brasileirão como tenho agora!!!
    Não estávamos nem perto do G4 e agora estamos bem alí, cafundango o São Paulo!

    E…
    Minhas sinceras desculpas ao Cuca!
    Mas, tomando as palavras de Toró: “Graças a Deus que o Cuca saiu”

  • 215. Titi  |  20/10/2009 às 00:26

    #102

    A afirmacao foi minha.

    Eu nao me enquadro em nenhuma das tuas afirmacoes!

    Eu tiro a conclusao pelo campo. Nao poderia julgar o M. Paraiba pela passagem pelo Flamengo, de boa.

    Te abraca no Meira!

  • 216. cristo  |  20/10/2009 às 02:05

    “Que Galo ou o Mengo levem esse título.” (N)

  • 217. Topolski  |  20/10/2009 às 03:54

    Que o galo leve esse título.

    Mas o Dejan ta gastando a bola.

    E a passagem do Paraíba pelo Flamengo tava tumultuada por um só motivo. Ele tava seguindo a lógica Vampetiana.

    Só o cego do Meira não entendeu.

  • 218. Felipe (o catarina)  |  20/10/2009 às 07:37

    #211

    Lol escreveu PATROLAR certa vez. Isso é coisa de gaúcho.

    E pior que a RBS tem uma versão catarinense do Patrola cujo nome é… Patrola! Mas pergunte pra qualquer mané da Ilha, qualquer alemão de Blumenau ou qualquer papa-siri de Itajaí o que é “patrola”. Ninguém sabe dizer.

  • 219. Roger  |  20/10/2009 às 08:43

    O LOl é o Suruba.
    Aquele que escrevia no Nova Corja.

  • 220. Lol  |  20/10/2009 às 08:53

    gaucho quer ser dono de tudo….até do jeito de escrever….Catarina, não lever a mal, mas a descendência lusitana (açoriana) dos manézinhos te limita um pouco no raciocínio…..patrolar, sério, é um termo bastante comum em vários lugares.

    Bah, só vc para achar isso.

  • 221. Diogo  |  20/10/2009 às 09:22

    214.

    Mas vai querer levar pro lado pessoal? Vou é me abraçar na sua…

  • 222. izabel.  |  20/10/2009 às 09:23

    nem patrolar se fala aqui em são paulo, e muito menos o ‘bah’ da interjeição na última frase.
    mas o dante já disse tudo aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/On_the_Internet,_nobody_knows_you%27re_a_dog

    ah, sim. e é a ASCENDÊNCIA do catarina que é portuguesa, lol. assim como a minha e da maioria de todos nós.

  • 223. Diogo  |  20/10/2009 às 09:34

    Sabia que iam corrigir o Lol, mas, como gaúcho, não me arrisquei a começar uma nova Revolução Constitucionalista.

    Já a minha ascêndência é austro-húngara e vêneta, o que não quer dizer nada, pois posso ser descendente de algum escravo beduíno comprado pelos mercadores de Veneza.

  • 224. Sanchotene  |  20/10/2009 às 09:52

    re 199

    Simples. É “negro” quem for perseguido pela polícia…

  • 225. Lol  |  20/10/2009 às 10:33

    aquele foi o “bah” mais irônico da história da internet. justamente por essa desconfiança idiota. Chato ter que explicar.

    ok, izabel. Foi outorgado à vc a autoridade plena para representar os 15 milhoes de habitantes da regiao metropolitana de SP, definindo o que cada um pode ou não pode usar em seu vocabulário.

    Em algum lugar mencionei que mrei por quase 3 anos em uruguaiana, 8º RCMEC.

  • 226. alisson  |  20/10/2009 às 10:34

    Aqui em Ivoti, Germânia gaúcha, eu sou considerado negro.

    Em Porto Alegre, eu sou considerado branco.

    Na Europa, disseram que eu tenho cara de ÁRABE.

    Tenho boa parte de sangue europeu, português e italiano (Coelho e Poloniatto)

    Enfim, essa coisa de raça, pra mim, NON ECSISTE.

  • 227. Lol  |  20/10/2009 às 10:36

    e desculpe izabel, nao sou uma ASSUMIDADE em Ascendências e Descendências. Mas que açoriano é o mais luso dos lusos isso é.

  • 228. Diogo  |  20/10/2009 às 10:38

    Só sei que Uruguaiana é a mais carioca das cidades gaúchas.

  • 229. Lol  |  20/10/2009 às 10:44

    ORRA MEU… tá bom. num post em que trouxeram até um relato sobre a escravidão do país, a origem dos pais do barack obama e não sei mais o que, fazer uma menção a lusitanos justamente pq tá todo mundo, de uma forma ou de outra, no mesmo barco (ou navio negreiro), é exigir um senso de ironia muito elevado.

  • 230. Yuri - josie is on the vacation, longearay  |  20/10/2009 às 11:03

    ORRA MEU… tentando corrigir… hahahaha…

    Lol = FAUSTÃO

  • 231. Sanchotene  |  20/10/2009 às 11:18

    re 227

    Blasfêmia!!!

    O Rio que é a mais uruguaianense das cidades fluminenses!

  • 232. Yuri  |  20/10/2009 às 11:28

    Açores o caralho, Ilha da Madeira ruleia o Oceano Pacífico.

  • 233. Lol  |  20/10/2009 às 12:17

    Tentando corrigir? puts….me dou por vencido.

  • 234. Yuri - no retreat no surrender  |  20/10/2009 às 12:24

    venci o Lol… aêêêêêêêê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Foi difícil pessoal, mas ele se rendeu.

  • 235. dante  |  20/10/2009 às 14:24

    beleza, yuri.

    pega pra ti. asldfaklsjfklajflksahjgdkshdjgk

  • 236. guihoch  |  20/10/2009 às 14:38

    LOL, tenho uma jogada boa para ti que tem esta capacidade que eu vi agora lendo uns comnts passados, manda um contato pra este mail, dinheiro na parada.

    guihoch@yahoo.com.br

  • 237. Yuri - no retreat no surrender  |  20/10/2009 às 14:44

    vishhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 238. Felipe (o catarina)  |  20/10/2009 às 17:50

    “patrolar, sério, é um termo bastante comum em vários lugares.”

    aqui na terra dos descendentes de açorianos, não. A propósito, levei a mal sim esse “a descendência lusitana (açoriana) dos manézinhos te limita um pouco no raciocínio”, por isso peço que tu pegues a tua ascendência, seja ela qual for, e enfie no cu.

  • 239. Lol  |  20/10/2009 às 19:56

    Catarina:

    1) aí na terra dos açores patrolar não é comum. Mas tua terra nem sequer foi mencionada.

    2) Se vc levou a mal problema é seu. Vai patrolar uma BRIOI então. Ou então se muda pruma cidade em que quem chega do aeroporto não precisa esperar um jogo de futebol acabar para ir para casa. Ou vá comer uma tainha e relaxa. Tudo é coisa de açoriano mané…zinho.

    3) Eu sou negão qual o problema. Virou racista agora? catarina é tudo racista.

  • 240. Rafael Werneck  |  21/10/2009 às 03:22

    Aê Galera da Nação Rubro-Negra e Admiradores Visitem esse site:
    http://diariofla.blogspot.com
    Vale a Pena.

  • 241. Rogério Tomaz Jr.  |  22/10/2009 às 18:41

    Baita texto!
    Vi o jogo na casa de um flamenguista (o Flávio, Cassol). Enchi o saco dele, mas é justo reconhecer: o Flamengo tá com um belo time! Grata surpresa o Andrade! E os fãs do PVC e os idiotas da objetividade que me desculpem: o craque é fundamental! Desde que o Pet jogava no VICEtória eu já admirava o futebol deste senhor com um pouco de juventude acumulada. Tristeza não ter visto ele na Copa pela Sérvia contra a Argentina em 2006… teriam apanhado de menos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: