O inimigo

15/10/2009 at 11:38 101 comentários

Em 1919, uma vitória contra os argentinos no Sul-Americano com gol de Friendereich fez com que os argentinos retirassem a bandeira brasileira de um mastro e ateassem fogo a ela. Uma mera vitória no futebol tornou o Brasil inimigo da pátria argentina, para aqueles torcedores. Mais de 90 anos depois, o futebol tornou-se muito mais civilizado e homogêneo, a ponto de diferentes camisas elegerem um inimigo comum entre elas.

O inimigo não perde nunca, só vence, como diria Jorge Valdano, outro treinador argentino como é Maradona. Diego Maradona, o homem que ficou célebre por encarar a imprensa com rifles, armou canhões ainda mais pesados, recheados de palavras, para disparar tudo o que pensava contra os comentaristas e repórteres que lhe desceram a lenha nos últimos meses.

Ao esbanjar a sinceridade que nunca lhe faltou diante dos microfones e câmeras, Diego evidenciou quem é o grande inimigo a ser batido no que se chama de “futebol moderno”. Não há mais inimigos entre os adversários. Argentinos e uruguaios, mesmo com rivalidades seculares, se engalfinham dentro do campo e na semana seguinte estão compartilhando os vestiários do mesmo clube, como Martín Cáceres, zagueiro expulso, e Lionel Messi, atacante caçado, que viajam para a mesma Barcelona em breve. O inimigo agora usa caneta, gravador e câmeras. A imprensa, esse mal necessário, que ajuda a erguer e a demolir ídolos, ela é o grande inimigo dos novos tempos. Ela é que tem que ser combatida. A opinião, a crítica, o deboche, devem ser esmagados pelos resultados.

Não é um privilégio de Diego essa ideologia. Dunga, que nunca perde oportunidade de pisar no calo dos invictos da caneta, deu uma longa entrevista para o Arena Sportv no clube Jangadeiros, em Porto Alegre, há umas três semanas. A cada 10 palavras, em 8 descia o cacete na imprensa. Corneteou comentaristas que nada sabem, narradores que promovem mal os jogos, articulistas que dão opiniões sem conhecer o meio, repórteres que fazem perguntas infames e até os próprios participantes do programa. Em muitas das questões, dificilmente dá para tirar a razão de Dunga. Poucos profissionais são tão violentados pelas opiniões alheias como o treinador de uma seleção, pois todos se acham no direito de opinar como torcedores.

Porém, saindo da seleção, vemos o reserva do Arlindo Sassi Paulo Autuori dizendo coisas semelhantes no vestiário do Grêmio. Autuori que é considerado um educado, um gentleman, um refinado, um estudioso, um professor. Guardou um tempo para os jornalistas que espalham que ele não tem a “cara do Grêmio” e passou uma descompostura nos repórteres. Tudo isso foi para os jornais do dia seguinte. É mais um capítulo de combate.

O jornalista, acima de tudo, é um traíra. É um homem que tem compromisso apenas com a informação; para tanto, muitas vezes pisa em reputações, fere códigos tácitos de ética presentes em vestiários e jantares e cria um distanciamento que lhe impede de ter amigos. O jornalista bom, diria o cínico, não tem amigos. Tem fontes. O meio do futebol, cercado de cobras criadas ganhando dezenas de milhares de dólares por critérios totalmente subjetivos, não tolera isso.

Assim como Dunga, em 1994, que ofereceu a taça Fifa aos ‘filhos da puta’ que tiravam fotos; assim como Zagallo, em 1997, que mandou as câmeras lhe engolirem; Maradona usa da sua tradicional incisividade para ser um pouco mais direto com os inimigos. Chupem, mamem, sigam mamando. Com a irracionalidade de um torcedor que manda torpedos e a sinceridade que nenhum dos homens jamais terá diante de um microfone. O conflito está aberto; vais pegar tua arma?

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Anúncios

Entry filed under: Eliminatórias.

Uruguai x Argentina – minuto a minuto – Eliminatórias Mandela’s Cup 2010ma falt O jogo dos sonhos

101 Comentários Add your own

  • 1. fino  |  15/10/2009 às 11:49

    Ouvi falar de uma matéria na Placar entitulada “Nilmar???”

    Alguém leu? Quem comentou comigo disse que depois de ter lido a matéria ficou com a sensação de que começou a campanha “Robinho na Copa”.

  • 2. Rudi  |  15/10/2009 às 11:50

    a imprensa exagera? sim
    os treinadores erram? sim
    mas eu ainda acho que dieguito exagerou, afinal o respaldo inicial que ele teve pela imprensa argentina foi muito maior do que qualquer técnico que eu já tenha visto…
    fico imaginando sua reação se falassem o que falaram pro dunga (sem entrar no mérito se este mereceu ouvir ou não)…

    no mais, belo texto @lfds

  • 3. Rudi  |  15/10/2009 às 11:54

    amigos que viram o jogo do brasil comentaram que nilmar foi o único lúcido daquela seleção ontem…

  • 4. Cassol  |  15/10/2009 às 11:55

    É a famosa faca de dois LEGUMES.

    Ou questão Tostines, sei lá:

    A imprensa corre atrás dos jogadores e treinadores de futebol porque eles são astros ou treinadores e jogadores são astros porque há imprensa correndo atrás?

  • 5. Cassol  |  15/10/2009 às 11:57

    Texto muito bom, diga-se.

  • 6. fino  |  15/10/2009 às 11:58

    ah sim,

    Texto muito bom, diga-se. [2]

  • 7. Giovani  |  15/10/2009 às 12:07

    Cáceres é da Juventus, porra.

  • 8. guihoch  |  15/10/2009 às 12:16

    o problema de ex-bons jogadores serem tecnico, e eu acho isto, é que eles olham para um jogador e dizem , este cara parece comigo , vai buscar o jogo com raça, e depois desta analise acham que este jogador fara o mesmo que eles fizeram e portanto estão tecnicos apenas porque jogavam bem sozinhos, e não coletivamente, era muito obvio que marrado esperava que messi sozinho conquistasse esta vaga na copa por ele, time confuso demais, este é o problema de bons jogadores que viram tecnicos, apostam em um SALVADOR QUE FARÁ OQUE ELES FAZIAM, OU SEJA JOGAR SOZINHO.

  • 9. guihoch  |  15/10/2009 às 12:19

    mais um LFLABEL (3)

  • 10. Luís Felipe  |  15/10/2009 às 12:25

    bah, o Cáceres é da Juventus?

    Foi mal, achava que ainda estava no Barcelona.

  • 11. Roger  |  15/10/2009 às 12:30

    Jornalismo é a profissão mais fácil do mundo.
    Tu pode simplesmente falar o que quer, dar conotações e fazer interpretações sobre qualquer declaração, sem regras, sem limites, sem dar satisfação a ninguem.

    Jamais eu compraria um carro usado de um jornalista.

  • 12. Guilherme  |  15/10/2009 às 12:43

    De qualquer maneira, chorar e choramingar do jeito que o Maradona fez é muito ridículo.

    Tudo bem xingar a imprensa, mas faça como homem.

  • 13. guihoch  |  15/10/2009 às 12:45

    dhsjhdjsjshjhdjhsdhsjdhsjhdjhd

    passeo mausse em cima das bolinhas com as fotos, autuori com o bone do sam pablo MUITO CHARADA

    http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/10/14/o-dia-do-professor-no-futebol-brasileiro-768061201.asp

  • 14. rafael botafoguense  |  15/10/2009 às 12:48

    tá certo tem que xingar mesmo,só assim as pessoas entendem,se ficar dando recadinho meloso os periodistas continuarão avacalhando com ele do mesmo jeito,então declara guerra mesmo tá certo o boludinho.

  • 15. guihoch  |  15/10/2009 às 12:51

    #13 é o leão com o bone, não o autuori, que por sinal nem esta na brincdeira, PORQUE NÃO DEIXA BRECHA?

  • 16. Guilherme  |  15/10/2009 às 12:52

    Acho que o Muricy é o maior mestre em lidar com a imprensa.

    Taca pedra em jornalista dia sim, dia não e os nego continuam enchendo a bola dele.

  • 17. Anônimo  |  15/10/2009 às 12:55

    ta certissimo,pau no cu desses jornalistas de merda q nunca jogaram bola e se acham os grandes especialistas

  • 18. Rudi  |  15/10/2009 às 12:56

    “11. Roger | 15/10/2009 at 12:30
    Jornalismo é a profissão mais fácil do mundo.
    Tu pode simplesmente falar o que quer, dar conotações e fazer interpretações sobre qualquer declaração, sem regras, sem limites, sem dar satisfação a ninguem.

    Jamais eu compraria um carro usado de um jornalista.”

    e o melhor, agora QUALQUER UM pode ser jornalista

  • 19. Lol  |  15/10/2009 às 12:59

    Sabe das coisas:

    “Como conheço muito de futebol já sei que, ao contrário do que a maioria acha, esse jogo será muito chato, com os 2 times se cagando de medo atrás da linha da bola, aguardando um lampejo de sorte para partir prum contra-ataque. Nesse quesito a Argentina leva vantagem”.

  • 20. alisson  |  15/10/2009 às 12:59

    Não é beeeem assim Roger.
    Tu faz a matéria com o cara, ele é uma boa fonte. Aí tu “resolve” escrever com uma conotação totalmente diversa do sentido da conversa. O que vai acontecer:

    1- Tu perdeu a fonte.
    2- Tu fica conhecido como repórter mal caráter
    3- Ninguém compra carros usados de ti. Aí tu fica encalhado com aquele Uno que já tem 15 anos de uso e tu comprou em 36 prestações.

    As questões éticas, para mim, são as coisas mais delicadas do jornalismo. O cara pode ser péssimo de português, ou ser naturalmente burro. O que ele não pode, de forma alguma, é ser fdp.

  • 21. guihoch  |  15/10/2009 às 12:59

    deixa o Muricy treinar um time fora de são paulo para ti ver oque acontesse com ele, antes uma boa morte.

    futebol em sampa= alienação de massas descontentes

    encher a bola do treinador= dar credibilidade ao guru

    povo feliz= estado mais rico do pais

  • 22. alisson  |  15/10/2009 às 13:04

    Sobre o Dunga.

    Ele é um cara movido a ressentimento. Em uma entrevista, eu vi ele falando que era achincalhado logo que virou profissional, e depois durante todo o início da carreira. Ele mesmo diz que queria vencer para mostrar que era capaz.
    O cara sempre venceu pra esfregar na cara dos outros.
    Hoje, como técnico, segue no mesmo ritmo. Se ele fosse unanimidade, a seleção estaria fodida.

  • 23. Raphael Zarko  |  15/10/2009 às 13:04

    perfeita a observação, luís felipe. a discussão, por sinal, é ampla demais. a imprensa irrita, mas mesmo assim a gente quer saber o q ela anda dizendo. é uma relação curiosa.
    outra coisa, para o fino: nao foi matéria, mas editorialzinho da placar dizendo “nao crer em heróis de 30 dias”, se referindo à bela atuaçao de nilmar contra o chile. um dos editores, autor do texto, fala bem do nilmar, nao me recordo se diz q o robinho é inferior ou superior, mas acho q nao defende nada disso de robinho na copa. e, se ninguem me perguntou eu respondo, acho q deve ir, óbvio! acho até q o gaucho deve ir tb. mas isso é problema psicológico meu… para ter ideia, acho até q o alex, da turquia, é o mais injustiçado dessa porra toda. temos um jogador q é taxado de amarelao e teve poucas chances. sim, foram poucas. basta jogar meio tempo mal q dizem q ele é alexotan etc. sendo q nao temos um jogador com a característica dele nos últimos 15 anos.
    mas, voltando: eles falam bem do nilmar, mas “cobram” regularidade. regularidade é o escambau, com todo respeito…
    vixi…falei demais. abs

  • 24. Lol  |  15/10/2009 às 13:07

    Vejam só. Até 1 ano atrás o Dunga era odiado pela imprensa. Chamado de burro, de ignorante.

    Bastou se classificar para copa e fazer uma série boa de jogos e ele agora é tratado como o cara que recuperou o orgulho de ser brasileiro, a seriedade da seleção, a raça, etc.

    Galvão, por exemplo, passou o jogo enaltcendo essas “virtudes” do treinador brasileiro. Até pouco tempo atrás só atirava pedra.

    A imprensa é a prostituta dos fatos.

  • 25. Titi  |  15/10/2009 às 13:11

    Ele podia ter conquistado o respeito em campo, treinando.

  • 26. Titi  |  15/10/2009 às 13:15

    #22

    “O cara sempre venceu pra esfregar na cara dos outros.”

    Ele sempre venceu pq teve competencia. Estrela.

    O resto eh consequencia. Aqui mesmo vcs falam o que bem entendem do cara … um dia poderao ter o troco, nao acham?

    O Dunga sempre derrubou os criticos com trabalho, trabalho e mais trabalho. Eh facil falar de uma pessoa que nao se conhece. Eu dou tanta risada e ele tb.

  • 27. Lol  |  15/10/2009 às 13:16

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL1340062-15071,00-APOS+SUPERAR+DESCONFIANCA+NOVA+ERA+DUNGA+ATINGE+SEUS+PRINCIPAIS+OBJETIVOS.html

    Em 46 jogos, Robinho fez 15 gos….Nilmar precisou de 7 para fazer 5. acho que já era pro Robinho. Deve esquentar o banco.

  • 28. Titi  |  15/10/2009 às 13:18

    #24

    Pq sera? Sera que o Galvao nao tem interesse em falar bem nesse momento?

  • 29. gilson  |  15/10/2009 às 13:20

    Na Argentina não sei, mas no Brasil imprensa TEM que falar mal do técnico; do da seleção principalmente. Opinião sobre futebol todo mundo tem a sua, mas estar numa posição privilegiada pra xingar, só eles têm.

  • 30. dante  |  15/10/2009 às 13:22

    concordo com o titi.

    como diria o SAUDOSO guilherme pilla, que DEVERIA estar me lendo agora:

    “O CAGAÇO MOTIVA, O RECALQUE CONSTRÓI”.

    e muricy só é “amado” porque levanta taças.

  • 31. Roger  |  15/10/2009 às 13:29

    Sabe por que eu nunca pensei em ser jornalista?
    Primeiro pq tenho uma mania ridícula de tentar ser sensato, equilibrado.
    Além disso escrevo muito mal. Não tenho estilo, não sou criativo sabe. Sem falar da imensa dificuldade com a marvada da gramática; eta linguinha complicada esse tal de portugues!
    Resumindo, eu correria um risco enorme de emplacar e fazer sucesso na profissão… imagina, eu, jornalista famoso! Não dá, é contra os meus princípios.
    Por isso resolvi ser ADVOGADO!
    asdgkjha

  • 32. Rudi  |  15/10/2009 às 13:31

    mas eu também não compro carros usados de advogados… aliás, de advogados nem carro 0km

  • 33. alisson  |  15/10/2009 às 13:35

    Comprar carro usado de advogado = clone

    hsuahsuahsuhaushahs, folguei.

    O trabalho do Dunga é motivado pela gana que ele tem de esfregar a vitória na cara dos outros, mantenho a minha opinião.

  • 34. gilson  |  15/10/2009 às 13:37

    32# ilustro com a estória dum epitáfio em Itajubá no qual se lê: “aqui jaz fulano de tal, homem honesto e advogado”, ao que o pessoal pergunta: uai, mas tão enterrando de dois agora?.

  • 35. Raphael Zarko  |  15/10/2009 às 13:41

    “O trabalho do Dunga é motivado pela gana.”

    falando nisso, amanha tem brasil e gana! com narração do galvão!

  • 36. alisson  |  15/10/2009 às 13:42

    E o futuro atacante colorado no comando!

  • 37. rafael botafoguense  |  15/10/2009 às 13:43

    pois é,o impedimento nem fala da seleção sub-20,podemos ser penta amanhã,welington junior cometerá o crime.

  • 38. Francisco Luz  |  15/10/2009 às 13:44

    Fino, do que é essa matéria do Nilmar? Fui procurar no site da revista e não encontrei.

  • 39. Lourenço  |  15/10/2009 às 13:48

    A imprensa é tão incoerente, volúvel e antiética como nós.
    Os políticos são tão corruptos como a maioria de nós.

    A grande diferença é a visibilidade e a dimensão das coisas. Nós reclamamos tanto da imprensa, é só olhar os comentários daqui (e isso não é crítica a ninguém, posso me incluir no bolo sem problema algum) e ver as opiniões. E quem fura fila e faz gato da televisão fechada reclama do governo.

  • 40. Lourenço  |  15/10/2009 às 13:50

    E porra, advogado tem que escrever melhor que jornalista. Jornalista pelo menos tem revisor, muitas vezes.

  • 41. Franciel  |  15/10/2009 às 13:51

    Alô, LF, Cassol, Douglas e demais velhinhos do Conselho Editorial impedimestístico, seguinte é este.

    Acabo de rabiscar umas bobagens sobre o jogo entre Argentina e Uruguai. Porém, a disgrama de um vírus infectou meu e-mail e estou impossibilitado de enviar para vocês.
    Alguma sugestão?

    Vou almoçar e volto já.

  • 42. Lucas Cavalheiro  |  15/10/2009 às 13:54

    O jornalista, acima de tudo, é um traíra.

    ahueuhaehuae… Melhor frase.

  • 43. Guilherme  |  15/10/2009 às 13:55

    .29

    É o famoso: Se hay govierno, soy contra.

    Eu apoio.

  • 44. Lucian Chaussard  |  15/10/2009 às 14:03

    Nossos próximos jogos são Fluminense, grenal e São Paulo. Depois dessa série o destino do Inter estará praticamente definido (sula, liber ou título).

    Conquistar 7 pontos estaria de ótimo tamanho, mas a coisa tá preta. Conquistar menos de 6 colocará a vaga da liber em perigo, e é o que provavelmente vai acontecer.

    Essa partida contra o Fluminense é mais importante e perigosa do que muita gente deve estar pensando, porque vai ser muito complicado tirar pontos das outras duas.

  • 45. fino  |  15/10/2009 às 14:03

    Chico Luz, vou perguntar pro vivente… também não encontrei

  • 46. Rudi  |  15/10/2009 às 14:04

    acredito em 9 pontos nesses 3 jogos sim, ou no mínimo 7, mas preocupa que o palmeiras deve fazer 9 na sua sequencia de 3 jogos também… ou seja, mesmo ganhando os 3 ficariamos só com a liber

  • 47. Carlos  |  15/10/2009 às 14:06

    Achei a dimensão dada a essa coisa toda muito maior do q o q realmente vale.

    E o jogo foi uma tremenda decepção pra mim. O time do uruguai arde de ruim. Estratégia do uruguai:
    – dá um bago pra frente, tenta desviar na cabeça de alguem no meio campo e vê o q o centroavante pode fazer ou;
    – pega a bola, dá um bico pra frente, baixa a cabeça e sai correndo, qdo chegar no bico da área, outro bago pro meio, e vê no q dá.

    Q coisa horrorosa.

    E a argentina. Bom…aquilo não é um time, é um amontoado.

    A imprensa é chata, os técnicos são uns malas. Mas a gente ouve, lê e opina aqui tb.

  • 48. Lucian Chaussard  |  15/10/2009 às 14:07

    “(sula, liber ou título)”
    Não a conquista, mas chance real de disputa, claro. Só para evitar a flauta.

  • 49. alisson  |  15/10/2009 às 14:11

    O palmeiras não faz 3 pontos domingo contra o Fla. No máximo sai unzinho.

  • 50. Lucian Chaussard  |  15/10/2009 às 14:19

    E acho meio impossível o Inter fazer 3 pontos contra o SPFW no Morumbi.

  • 51. guihoch  |  15/10/2009 às 14:28

    para a torcida do inter acreditar e para o rudi se dar bem eu recomendo:

  • 52. Franciel  |  15/10/2009 às 14:34

    Putaquelospario!

    Será que os editores desta budega não l~eem mais os comentários?

    Já almocei e já voltei e nécaras.

  • 53. gilson  |  15/10/2009 às 14:45

    43. Nem é o caso muito, no futebol a galera trabalha só na base da chibata. Começou a elogiar e a chinelagem se instala.
    Nego devia agora perguntar ao Dunga sobre a melhor campanha das principais seleções nas eliminatórias (acho que foi da Alemanha), se isso não ameaça o favoritismo do Brasil, lançar dúvidas sobre a experiência dele como treinador numa Copa do Mundo, perguntar se o bom momento do Brasil não vai gerar salto alto, etc.. em suma, nada de elogio, deixar aquele clima de desconfiança no ar.

  • 54. izabel.  |  15/10/2009 às 15:04

    O jornalista, acima de tudo, é um traíra. É um homem que tem compromisso apenas com a informação;
    se fosse com a informação, não seria tão ruim.
    mas o compromisso é muito mais com ibope, venda, cliques, jabás, autopromoção, entre outros.

  • 55. alisson  |  15/10/2009 às 15:24

    Se o compromisso fosse só com a informação seria ótimo.

  • 56. Luís Felipe  |  15/10/2009 às 15:28

    Franciel,
    Tu tem conta no gmail?
    Se tiver, coloca no docs e compartilha.
    Sem email, eu não sei outra forma de fazer isso.

    o meu email é luisfelipe@gmail.com. Quando fizer isso, me inclui lá na lista de pessoas com quem tu quer compartilhar o texto.

  • 57. Anônimo  |  15/10/2009 às 15:35

    LF,

    Ressalte-se, apenas, que o maior problema da imprensa são os sedizentes jornalistas, mas que, de fato, são apenas incompetentes, mal-caráteres ou ambas as coisas. Entretanto, parece difícil que jornalistas sérios denunciem esses pseudo-colegas.

    Sanchotene

  • 58. Franciel  |  15/10/2009 às 15:35

    LF,
    lembrei-me agora que possuia uma porra de uma conta no gmail, que nem usava mais.
    Acabei de lhe enviar um e-mail com os tais rabiscos, oquei?

    Até a vitória.

  • 59. Anônimo  |  15/10/2009 às 15:38

    O compromisso com o patrocinador é tão forte, que basta assistir as propagandas nas TVs e entender porque se pisa em ovos para falar mal de governo: só se tem propaganda de estatal, ou da própria administração direta…

    Sanchotene

  • 60. Junior  |  15/10/2009 às 15:44

    Há uma diferença na relação Maradona x imprensa argentina e Dunga x imprensa brasileira. No caso dos hermanos, a relação é bem mais sincera, sem tanta hipocrisia do que aqui. Os caras pegam pesado e o Maradona devolve na mesma moeda. Aqui, fica um joguinho ridículo, os caras não criticam de forma tão direta e o Dunga faz o mesmo, prefere dar indiretas ao invés de responder de forma mais crítica.
    E eu concordo com quem escreveu que o Dunga é um poço de recalque. O Dunga é a personificação do bovinismo, do complexo de inferioridade que assola boa parte dos habitantes dessa província. Ele não tem ódio apenas da imprensa (o que seria normal). No jogo anterior do Brasil, em Salvador, quando o Brasil fez 3 a 2, ele preferiu se virar para a torcida e discutir com alguns torcedores do que comemorar o gol. Nisso, o Maradona é mais esperto, a briga dele é com a imprensa, não com os torcedores.

  • 61. Luís Felipe  |  15/10/2009 às 15:45

    na verdade eu nem entro no mérito sobre qual é ou não o problema da imprensa.

    mas me chama atenção o fato de que no futebol, jogadores e treinadores parecem muito mais interessados em responder às críticas da mídia do que, sei lá, aos torcedores que lhe pagam.

  • 62. alisson  |  15/10/2009 às 15:46

    Cara, pega um caderno segmentado de um jornal de médio porte. Se ele for sobre informática, as fontes das reportagens serão sempre de pessoas, que tem conhecimentos na área logicamente, que trabalham ou gerenciam empresas que… ANUNCIAM.

    O compromisso é esse. Anunciou? apareceu.

  • 63. Junior  |  15/10/2009 às 15:47

    Foi o Alisson, no # 22, quem disse que o Dunga é movido à ressentimento.

  • 64. Hélio Sassen Paz  |  15/10/2009 às 15:53

    Via de regra, costumo ficar ao lado dos boleiros – sejam eles famosos ou não, ricos ou pobres. Mesmo quando estão errados, são vasculhados o tempo todo.

    Aí, vem um “jornalista” FDP e diz “eu tenho o direito de trabalhar” e “tu és uma pessoa pública”.

    A esses, digo: “DADINHO O C… MEU NOME É ZÉ PEQUENO!!!”

    Pobres vítimas… No fundo, o sonho da maioria é o de brincar de deus, pondo nulidades “parceiras” em pedestais e puxando o tapete de gente autêntica.

    []’s,
    Hélio

  • 65. Flávio  |  15/10/2009 às 15:58

    #38

    Ver #23.

  • 66. fino  |  15/10/2009 às 16:06

    Eu to com o Dunga, levou porrada de tudo que é lado, montou o time, promoveu a tal “renovação”, calou tanto a boca dos críticos que a única argumentação contra ele hoje em dia é que ele não é um “cavalheiro”… e ainda assim vai com tudo pra Copa…

    Mas pra botar fogo no circo ia ser lindo o Muriçoca

  • 67. gilson  |  15/10/2009 às 16:08

    61#, complicado é saber quem fala pelos torcedores.

  • 68. Lourenço  |  15/10/2009 às 16:08

    #64 Só um pouquinho, é óbvio que todos tem direito à privacidade, intimidade, mas também é óbvio que, quando se trata de pessoas públicas, esse direito corresponde a uma área muito menor de proteção. E, desculpem-me os desavisados, esse é o outro lado da moeda da fama e do reconhecimento, para os quais todos os jogadores trabalharam. Não quer que saibam da tua vida, vai trabalhar no lava-jato ou no McDonalds.

  • 69. Rudi  |  15/10/2009 às 16:10

    saber da vida ok, desrespeitar é diferente
    parte da imprensa desrespeitou o dunga como pessoa, inclusive, além de como profissional

  • 70. Guillermo  |  15/10/2009 às 16:11

    Jornalista tem compromisso com a NOTÍCIA (seja ela verdadeira, ou não).

  • 71. Lourenço  |  15/10/2009 às 16:15

    #69 Ok, não discordamos!

  • 72. fino  |  15/10/2009 às 16:16

    Reporter: Muricy, o Brasil, por ser favorito, entra com a obrigação de vencer?

    Muricy: CALA A BOCA, SEU ESGOTO.

    Em rede nacional!

    :~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  • 73. Anônimo  |  15/10/2009 às 16:22

    Re 70

    Encerrado o assunto.

  • 74. Prestes  |  15/10/2009 às 16:36

    “A imprensa corre atrás dos jogadores e treinadores de futebol porque eles são astros ou treinadores e jogadores são astros porque há imprensa correndo atrás?”

    Essa pergunta do Cassol é o que é preciso responder.

    E a resposta, na minha opinião, é a seguinte: sem a imprensa existiriam ídolos, mas não ganhariam 500 mil por mês.

    A imprensa, por sua vez, existiria sem o espetáculo esportivo, embora ela fosse perder alguns bons zeros à direita.

    E a real é que é a relação atual é boa para ambos. Até por que eu quando faço um gol só posso mandar à merda o Luis, o Douglas e o Cassol. Não tem graça.

    É claro que, sim, poderíamos ter técnicos e jornalistas mais preparados para se relacionar.

  • 75. Flávio  |  15/10/2009 às 16:47

    A fórmula maluca da Globo
    Fonte: Blog do Juca Kfouri

    “A fórmula que a Globo Esporte quer para o Campeonato Brasileiro é a seguinte:
    Torneio em pontos corridos, em dois turnos, todos contra todos.
    Os três primeiros garantem vagas na Libertadores.
    Para se apurar o campeão, no entanto, um mata-mata entre os oito primeiros.
    Caso um dos três primeiros da fase dos pontos corridos ganhe o título, o quarto fica com a outra vaga da Libertadores.
    Caso o campeão venha a ser o quinto, o sexto, o sétimo ou o oitavo, este fica com a vaga”.

  • 76. Junior  |  15/10/2009 às 16:54

    Eu discordo do Prestes, a imprensa precisa mais dos jogadores que o contrário. Talvez ele não ganhassem 500 mil, mas 400 mil. Há inúmeros jogadores anti-midiáticos, com carisma zero, que não são procurados para entrevistas porque não sabem se comunicar e não dão audiência. No entanto, geram muito dinheiro aos clubes devido à qualidade técnica, com a venda de camisetas, ingressos, etc., e obviamente, títulos. O melhor exemplo disso é o Rivaldo.

  • 77. Sanchotene  |  15/10/2009 às 17:06

    Re 75

    Só colará por muita pressão. Aumentaria o campeonato em mais seis datas, no mínimo. E nem tem espaço para isso…

    Só seria possível com a volta do turno único.

  • 78. Prestes  |  15/10/2009 às 17:11

    Júnior, não me refiro ao carismo dos jogadores.

    Sem o espetáculos esportivo:

    1) Não haveria a grana da tevê

    2) Não haveria a grana dos patrocinadores

    Sem isto, haveria só a renda dos jogos, mais uma que outra ação chocha de marketing.

    Um craque ganharia dez mil por mês.

  • 79. izabel.  |  15/10/2009 às 17:15

    bom ponto, junior. eu vivia na situação sem saída que o prestes colocou, mas acho que você disse bem.

    e eu concordo com o cara lá que falou que tá sempre no lado dos boleiros.
    se tem uma coisa que eu acho ridícula é quando o jogador/técnico não dá entrevista e os jornalistas falam que isso é um desrespeito com o TORCEDOR, que quer saber sobre o seu time. acho o argumento mais hipócrita possível.

  • 80. Junior  |  15/10/2009 às 17:19

    Sim, mas aí voltamos à pergunta do Cassol. Sem os jogos, o faturamento da imprensa cairia assustadoramente. Não haveria a grana dos patrocinadores para as emissoras. A maioria absoluta das pessoas só ouve (ou ouvia) as rádios AM por causa do futebol.

  • 81. fino  |  15/10/2009 às 17:25

    Aí não Junior…

    A emissora líder de audiência em Poa e Gde. Poa com quase 50% de participação, sequer transmite futebol…

  • 82. Junior  |  15/10/2009 às 17:32

    Fino, tens razão. Como não ouço AM, esqueci da Farroupilha e outras rádios populares. Me baseie no meu mundo classe média e pensei na Gaúcha, Guaíba e Band, as rádios AM de um outro perfil.

  • 83. zobaran  |  15/10/2009 às 17:48

    Ótima texto, ótima discussão. É claro que um lado se alimenta do outro. Se não fosse importante para os jogadores uma boa imagem junto à imprensa, eles não contratariam assessores de imprensa e o escambau a quatro.

    O que mais me impressionou, no entanto, foi o e-mail do LF. luisfelipe@gmail.com … Cara, como tu conseguiu isso? Tem uma treta com a galera do Gúgou? O meu sonho é ter um eduardo@gmail.com

  • 84. Ernesto  |  15/10/2009 às 18:07

    MÁRIO SÉRGIO EU ACREDITO.

    A trilha sonora é aquela: I believe in miracles

  • 85. Titi  |  15/10/2009 às 19:18

    #60

    Asneira.

    La em 90 na ERA DUNGA ele era o que? O problema eh que o cara deu a volta por cima e agora ta numa posicao que faz alguns tremerem.

    Ele nao tem “rabo” com ninguem. Isso eh uma merda pros jornalistas. Ele ta fazendo um esquema pra dar igualdade pra todos e ate os beneficiados jogam contra.

    O esquema dele eh dentro do campo … e tudo anda tranquilo!

  • 86. Álisson  |  15/10/2009 às 19:38

    84. Ernesto | 15/10/2009 at 18:07
    MÁRIO SÉRGIO EU ACREDITO.

    A trilha sonora é aquela: I believe in miracles

    *** *** *** *** ****

    Essa música é sensacional!

  • 87. Lourenço  |  15/10/2009 às 20:01

    Na verdade, a comparação Dunga x Maradona é muito limitada, porque eles representaram figuras bem distintas como jogador para seus países. Maradona é o número 1 incontestável; como jogador, é o Deus deles. O Dunga deu a volta por cima, mas longe de ser unânime, ainda há quem não tenha visto nele nada de mais. O próprio Pelé fez uma “brincadeira”, quando o Maradona assumiu, de que poucos bons jogadores tinham sido bons técnicos. Perguntaram “e o Dunga?”, e ele disse “eu falei bons jogadores”. Se o cara fosse incontestável, essa piada não faria o menor sentido.

  • 88. Luís Felipe  |  15/10/2009 às 20:06

    #83
    zobaran, eu entrei no gmail em 2004, quando o acesso era um “beta” só para usuários do blogger, escondidinho num menu de preferências. O endereço http://www.gmail.com nem existia ainda.

    como eu tenho um nome muito simples, era meio obcecado por essas coisas. Sempre que via surgir um serviço de email grátis novo corria atrás para ver se conseguia um com o meu nome. No caso do gmail, dei uma baita sorte.

    só que eu ainda vou escrever um livro com os emails errados que recebo. Já recebi convites de coroinhas da Guatemala, já fui um dos 50 sorteados para concorrer a uma Ducati no México, recebi incontáveis check-in de aeroportos colombianos e fui inclusive consultado para fazer mudanças no código de trânsito de uma cidade do Paraguai.

    sugeri que eles abolissem as bicicletas, mas não recebi resposta.

  • 89. Luís Felipe  |  15/10/2009 às 20:07

    Lourenço, no momento que sentou na cadeira de treinador, acabou a aura de “incontestável” do Maradona.

  • 90. Lourenço  |  15/10/2009 às 23:05

    #89 Tudo bem, digo que a figura dele como jogador lá foi essa, a de Dunga nunca foi.

    Mas eu não vou debater com uma pessoa que consegue colocar o nome próprio no Gmail. Aliás, a pior coisa de ser Lourenço é a maldita cedilha. O trauma que é colocar o próprio nome e o computador dizer “favor não inserir caracteres inválidos”…

  • 91. Diogo  |  16/10/2009 às 00:13

    88.

    Hhlkjhflksadjfhlkadsjfhlasdk.

  • 92. izabel.  |  16/10/2009 às 00:28

    #90 alkjfçlaflajfajfçafja
    mas, sério, lourenço, vc me comoveu. deve ser difícil ter nome com cedilha em tempos de email. como o prefeito (?) de foz do iguaçu que queria mudar o nome da cidade, alegando que facilitaria o turismo e as buscas na internet.
    ____

    Titi: não tem “rabo” com ninguem, mais ou menos, né? que diabos era aquele felipe luis? nunca ouvi falar. e afonso, felipe melo (que deu certo), dentre outros.

  • 93. Chico  |  16/10/2009 às 00:37

    Dudu Nobre sendo entrevistado por Jô Soares agora:

    Dudu:
    -Ah, ,eu sou amigo dos jogadores de futebol, Adriano, Robinho….

    Jô:
    -O Robinho ainda joga?

    Jô Soares apoiando a campanha fora robinho.

  • 94. Diogo  |  16/10/2009 às 02:12

    88.

    Kjfhdsçlauefhaçdhfdsçaj.

  • 95. Diogo  |  16/10/2009 às 02:12

    Teste.

  • 96. Diogo  |  16/10/2009 às 02:19

    Impedimento censurando?! Fui postar:

    “88.

    Hlsakdjhlsjhflsdjfhlsd.”

    E sumiu minha postagem…Hay que enRUDIcerce, pero sin perder la risada jamás!

  • 97. Guilherme  |  16/10/2009 às 06:14

    .91

    O Dunga tá tentando achar jogador pra posição que não tem ninguém.

    O Afonso é da época que não tinha centroavante (hoje tá cheio), Felipe Melo é o único praquela vaga de volante (ele tava tendo que jogar com Josué antes) e o Felipe Luis foi testado porque não tem um lateral esquerdo decente no país hoje em dia.

  • 98. Prestes  |  16/10/2009 às 13:37

    88.

    ADEOS

  • 99. Yuri  |  16/10/2009 às 14:29

    #94:

    Pensaram que vc era eu.

  • 100. CENIRA ESTEVES  |  17/10/2009 às 02:54

    VOCES LEMBRAM DA ULTIMA COPA DO MUNDO QUE A ARGENTINA FOI CAMPEÃ COM O MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA???? NÃO MERECE MAIS A CONFIANÇA DE NINGUEM!!!

  • 101. Juanca py  |  17/10/2009 às 15:46

    errata…martin Caceres juega en la Juve..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • @maatheusper O Delfín ainda não tem a confirmação matemática que venceu a 1ª etapa. É remotíssimo, mas Barcelona ai… twitter.com/i/web/status/8… 4 minutes ago
  • Aconteça o que acontecer, será um campeão inédito pelo 3º ano seguido. Em 2015, Genus foi campeão pela 1ª vez. Em 2016, o Rondoniense. 5 minutes ago
  • crédito ao @jrenato83 pelo ALERTA da confirmação desse jogaço. 7 minutes ago
  • Será pela final do Campeonato Rondoniense. Barcelona tirou o Vilhena hoje, enquanto o Real Desportivo eliminou o Genus na quinta-feira. 8 minutes ago
  • Atenção: confirmado Barcelona x Real no Brasil. 9 minutes ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: