Manifesto formulista

15/09/2009 at 11:45 304 comentários

Um espectro ronda o campeonato Brasileiro – o espectro da mesmice. Tudo isso porque é bem possível que o São Paulo Futebol Clube conquiste seu quarto Brasileirão consecutivo, transformando nossa competição nacional da mais difícil para a mais previsível do mundo.

Lembro que numa certa altura do campeonato, lá no início, os jogadores do São Paulo tinham de responder sobre a possibilidade de a equipe ser rebaixada. A pergunta era absurda em se tratando do matreiro time do Morumbi, justificável apenas pelo fato de a equipe ter feito um mal começo de Brasileirão. Mas uma rápida olhada na tabela revela o quão é avassalador o crescimento do time de Ricardo Gomes.

Tomemos o empate em 2 a 2 contra o Internacional no Beira-Rio como divisor de águas na campanha são-paulina. O calendário marcava o dia 22 de julho. Antes deste jogo, o São Paulo tinha quatro derrotas, cinco empates e só três vitórias. Tomemos este jogo porque um amigo colorado me alertou naquela época:

– Time desgraçado esse Inter, deixou o São Paulo empatar agora eles vão ganhar tudo daqui pra frente.

Pois. Depois do empate no dia 22 de julho, o São Paulo teve apenas uma derrota, um empate e estrondosas nove vitórias, contando com a de sábado diante do Avaí. Quatro destes triunfos foram fora de casa.

Que o São Paulo é um time de chegada, está aí o campeonato do ano passado para nos refrescar a memória. A questão é que seus principais concorrentes não estão mostrando o mesmo ímpeto desde o dia 22 de julho.

No mesmo período histórico, o Palmeiras teve muito mais tropeços: foram quatro empates e três derrotas dos verdes. Já o Internacional perdeu quatro e empatou uma.

E a vitória sobre o Avaí mostrou o que parece ser uma tendência até o final da competição. O São Paulo chega a ser sonolento e demasiadamente mecânico ao longo da partida, mas parece chegar ao gol simplesmente quando quer.

No sábado, o Avaí teve chances claras de abrir o placar – teve inclusive um gol mal anulado. O primeiro tempo do São Paulo foi ruim, mas nos 30 segundos da etapa final Dagoberto já fazia um gol. No final do jogo Hugo ainda fez o segundo, sendo que o São Paulo também teve um gol mal anulado pelo mesmo auxiliar Marcelo Bertanha Barison (RS). Ou seja, vitória tranqüila, sem maiores sobressaltos nem emoções.

E a campanha do São Paulo tem tudo para continuar assim, sem emoções mas sem muitas derrotas também, a menos que os adversários abaixo resolvam se unir para salvar o campeonato de pontos corridos.

Santo André x São Paulo
São Paulo x Corinthians
Náutico x São Paulo
São Paulo x Coritiba
Flamengo x São Paulo
São Paulo x Atlético-MG
Santos x São Paulo
São Paulo x Internacional
São Paulo x Barueri
Grêmio x São Paulo
São Paulo x Vitória
Botafogo x São Paulo
Goiás x São Paulo
São Paulo x Sport

É claro que os analistas sérios vão dizer que a fórmula dos pontos corridos é coisa de primeiro mundo, que os clubes brasileiros precisam de planejamento, estrutura e outras MUMUNHAS que servem para preencher o tempo dos debates esportivos. Mas estou escrevendo no Impedimento e aqui tenho liberdade para dizer: volta, mata-mata! Queremos turno e returno, cruzamento olímpico, índice técnico, gol qualificado, repescagem, desempate no palitinho e todas as emoções que o formulismo nos dá.

Formulistas do mundo, uni-vos.

Venceremos,
Daniel Cassol

Anúncios

Entry filed under: Brasileiro, Colunas.

Guardiã de glórias Pequenos brincalhões, grandes bobalhões

304 Comentários Add your own

  • 1. Guilherme  |  15/09/2009 às 11:50

    Apoiado!!

  • 2. Cesar  |  15/09/2009 às 11:51

    Ainda prefiro pontos corridos. E das tantas besteiras que comentaristas esportivos falam, uma é verdade: quem quer ganhar deve investir em infra-estrutura e planejamento….ter uma máfia russa por trás e um amigo no STJD também pode ajudar.

  • 3. beretta  |  15/09/2009 às 11:52

    Mata-mata DJÁ!!

  • 4. Lourenço  |  15/09/2009 às 11:52

    Eu acho que o formulismo tem as suas vantagens, todas bens explicadas por ti, por sinal.

    Mas daí eu penso que o Grêmio poderia, sem nenhuma vitória fora de casa, sem nunca ter engrenado, pegar o Palmeiras, empatar em 0 a 0 e 1 a 1 e sair com a vaga. Daí não dá.

    Por outro lado, o Santos de 2002 passou em oitavo. Pegou o São Paulo que fez uma campanha maravilhosa na primeira fase. E ninguém vai dizer que o Santos não mereceu, ele apenas demonstrou, na hora da decisão, o grande time que era.

    Não sei.

  • 5. Fino  |  15/09/2009 às 11:53

    pontos corridos

  • 6. Sanchotene  |  15/09/2009 às 11:53

    Faltou classificação por média de publico!

  • 7. Patrick  |  15/09/2009 às 11:55

    Pontos corridos, classificam os quatro primeiros, semi-final, final e era isso.

  • 8. Sanchotene  |  15/09/2009 às 11:55

    Eu sopu contra “formulismo”. Prefiro torneios simples, só que mixtos: com uma fase em pontos corridos; e outra em mata-mata.

    A fase de pontos-corridos elimina as babas. E aí, os melhores se engalfinham em confrontos épicos para determinar o campeão.

    Nada mais simples, nada mais justo, nada mais emocionante.

  • 9. fino  |  15/09/2009 às 11:56

    sai daí, fakezão…

    fino maravilha®, o original, recuse imitações.

  • 10. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 11:59

    morte à linha editorial!

    FORA MATA-MATA!

    FORA FORMULISMO!

    FORA CAMPEONATOS DE NOVE MESES!

    FORA FÉRIAS DE TRÊS MESES PARA TIMES ELIMINADOS!

    MORTE AO TEMPO EM QUE NUNCA SABÍAMOS QUANTOS JOGOS PODERÍAMOS VER POR ANO!

    VIVA OS PONTOS CORRIDOS!

  • 11. Guilherme  |  15/09/2009 às 12:00

    Se for pra deixar essa CHATICE de pontos corridos,
    pelo menos poderiam liberar a Copa do Brasil pra todos.

    Deixa o brasileiro pro São Paulo ganhar todo ano e o resto disputa a Copa do Brasil, que além de tudo é muito mais afudê.

  • 12. Paulo Torres  |  15/09/2009 às 12:04

    Campeonato que se preze tem que ter grupos com quantidade diferente de times. Tipo, Série A com 20 times, formam-se dois grupos de 6 e um de 8. Classificam os quatro primeiros dos grupos de 6 e os cinco melhores do grupos de 8 para dois quadrangulares e um pentagonal. Os sete eliminados na primeira fase jogam o Torneio da Morte em turno único, classificando o campeão para as quartas-de-finals e rebaixando os dois últimos – os dois anteriores jogam uma promoción com 3o e 4o da segundona. Estariam assim aseguradas emoções a cada rodada, e aumentaria o mercados de trabalho para matemáticos, estatísticos e cartomantes.

  • 13. Sanchotene  |  15/09/2009 às 12:05

    Compl.: 8

    Disse aquilo por ser o factível, já externei minha opinião.

    Sou a favor de estaduais de ano inteiro em pontos corridos classificatórios para uma Liga dos Campeões do Brasil.

    Ver em: http://cruzeiro.org/blog/champions-league-a-brasileira/

    Res.: 10

    Não exageres. As finais duravam, no máximo, mês e meio.

    E, hoje, as férias dos pequenos que estão fora do calendário nacional é de NOVE MESES.

  • 14. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 12:07

    ah, e,

    FORA COMPLEXO DE VIRA-LATA!

    em nenhum lugar está escrito que o São Paulo já é campeão ou que só o São Paulo pode ganhar o título.

    É CLARO QUE DÁ.

    a campanha do Grêmio no ano passado prova isso. Não era esperada por ninguém e chegou muito perto.

    repito: É CLARO QUE DÁ PARA GANHAR.

    FORA COMPLEXO DE VIRA-LATA!

  • 15. Guilherme  |  15/09/2009 às 12:09

    Acho que dá pra ser um pouco mais ortodoxo do que os comentários 12 e 13 e ainda sim ser mais emocionante.

    O que TEM que ter é final. A final do Brasileirão era o jogo mais massa do ano todo. A gente valorizava mais do que a final da Libertadores.

  • 16. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 12:09

    Sancho,

    As férias dos pequenos que estão fora de um calendário nacional com quatro divisões.

    Na época do formulismo, a pau e corda as divisões eram DUAS, com férias de três ou quatro meses para mais da metade do campeonato composta por times eliminados.

    Melhorou uma enormidade!

  • 17. Guilherme  |  15/09/2009 às 12:11

    .14

    A campanha do Gremio do ano passado só prova que NÃO DÁ.

    Por melhor que seja o time que tu monte, é impossível se manter na ponta sem MUITA grana pra um elenco como o do São Paulo.

  • 18. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 12:11

    Ora, complexo de vira-lata. Que dá pra outro time ganhar, é meio óbvio.

    Fiz uma análise a luz dos fatos: é só comparar o número de vitórias e tropeços do SP contra os demais postulantes ao título.

  • 19. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 12:11

    toma no cu da cbf,mata-mata eh foda,botafogo de 2007 e 2008 clasificaria e seria campeao,mas com essa porra de pontos corridos o time nao aguenta,igual o gremio ano passado o atletico esse ano os times que merecem de verdade sao esses nao essa porra de sao paulo.

  • 20. fino  |  15/09/2009 às 12:14

    isso aí esgoto!

    se a vida não é justa, por que a formula do campeonato tem que ser????

  • 21. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 12:14

    Que dá pra outro time ganhar, é meio óbvio.

    óbvio mas todo mundo esquece. E é só o SPFC ganhar uma que já começa o pavor.

    Outro motivo para preferir os pontos corridos: o time que bater o SPFC agora será considerado uma equipe HISTÓRICA no futebol brasileiro.

    FORA MATA-MATA!
    FORA COMPLEXO DE VIRA-LATAS!

    (já discuti tanto esse assunto aqui que parti para o panfleto de uma vez)

  • 22. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 12:14

    #12
    Jesus, não entendi nada. Mas também achava mais emocionante quando rolava os mata-mata no brasileirao.

    E tirando os classicos com santos e corinthians e os jogos fora contra goias e gremio o resto é jogo ganhavel pro sao paulo.

    Esse retrospecto de 9v 1e 1d é muito alto, acredito(ESPERO) que ele não mantenha até o final da bagaça.

  • 23. fino  |  15/09/2009 às 12:16

    não precisa mata-mata…

    só final com jogo de ida e volta!!!!

    campeão do turno contra campeão do returno e deu.

  • 24. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 12:17

    O SP não ganhou uma, mas NOVE quase seguidas, enquanto Palmeiras e Inter tropeçaram aos montes.

    No mais, viaje na brincadeira. É claro que quando a gente precisa explicar a piada, é sinal que ela não foi boa.

  • 25. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 12:18

    não sei onde aparece que eu não entrei na brincadeira.

    no mais, fino #23 deu a morta.

    FORA CASSOL!
    FORA ARGUMENTO!
    FINO PRESIDENTE DO IMPEDIMENTO!

  • 26. Mauhaas  |  15/09/2009 às 12:18

    Mumunhas adácumpau… Brasileiro deveria ter, no mínimo, final ida e volta com o 1º e o 2º. No mínimo!

  • 27. fino  |  15/09/2009 às 12:19

    LF concordando comigo?

    Fechem o blog. sdjklasfdjkasfdjklasdkasdf

  • 28. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 12:20

    Pra mim, campeão e vice do primeiro turno e campeão e vice do segundo turno fazem uma semifinal, naquele famoso CRUZAMENTO OLÍMPICO.

    Adoro cruzamento olímpico. Imagino estar transando com a Yelena Isinbayeva [ns]

  • 29. Gabriel  |  15/09/2009 às 12:20

    A solução é:

    Campeão do 1º turno X Campeão do 2º turno.
    Dois jogos finais, ida e volta.

  • 30. fino  |  15/09/2009 às 12:22

    pô cassol, mas aí dá muita margem pra arbitragem foder com tudo

    jsfdasfdjklasfdjklsfdajklsdf

  • 31. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 12:23

    Fecho com o fino no 20 e 23!
    E com o LF, o Sao Paulo não é imbativel, mas ao que me parece todos os times que estao na ponta tiveram uma arrancada com vitorias consecutivas e depois deram uma caida, vide inter, palmeiras, atletico mineiro e goias. No entanto o que me parece que essa “caida” do SP aconteceu lá no inicio, acho dificil o time degringolar e passar por uma ma fase como o inter passou em junho/julho no brasileirao. Mas tambem não acho que eles passarao o resto do retunro ganhando.

    “botafogo de 2007 e 2008 clasificaria e seria campeao”
    hahahahahahahah

    Muito bom!

  • 32. Diogo  |  15/09/2009 às 12:25

    A fórmula não interessa, desde que não seja de pontos corridos, já basta!

    E não me venham com história de complexo de vira-latas…

    FORA COMPLEXO DE CACHORRO-DE-MADAME!

    Kkkkkkkkkkkk.

  • 33. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 12:26

    ridiculo isso jogar uma eternidade pra depois uma finalzinha tinha que ser o fino viado pela-saco haahahaha

  • 34. Michel  |  15/09/2009 às 12:26

    Regularidade my ass. O melhor time é aquele que tem colhões pra suportar a pressão de um partida de mata-mata na casa do adversário. O São Paulo foi eliminado quatro vezes seguidas por times brasileiros na Libertadores. Isso pra mim é time bunda mole.

  • 35. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 12:27

    E mais, os jogos finais dos campeoes dos turnos deveriam ser apitados por juizes de fora.
    Acredito que com isso seria mais fácil de um time de menor expressao ganhar.

  • 36. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 12:27

    #31 seria campeao nao seu esgoto escroto,botafogo jogava bola de verdade nao era igual esse timeco retranqueiro cagão

  • 37. Alexsander  |  15/09/2009 às 12:29

    Ainda prefiro pontos corridos. [2]

  • 38. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 12:30

    #36

    lkdjsahfalsdkfjhalskghalgskjgfla

    Obrigado pelo esgoto!!! Mesmo!! Melhor xingamento! Usarei e não pagarei royalies!!!

    lahfsjgdfghdfghhas

  • 39. douglasceconello  |  15/09/2009 às 12:30

    Bah, temos que fazer uma camisa URGENTE com a frase “CALA A BOCA, SEU ESGOTO”.

    husdhudshuhuds

    Rafael Botafoguense só LANÇANDO TENDÊNCIAS (ns).

  • 40. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 12:33

    esgoto=melhor xingamento

    usaremos!

  • 41. Gabriel  |  15/09/2009 às 12:35

    Pior é que, se mudarem a fórmula, o primeiro time a ganhar será o… SÃO PAULO.

  • 42. fino  |  15/09/2009 às 12:37

    pô esgoto, não fica brabo comigo… olhaí, to ajudando a te elevar à condição de ídolo…

    viu só guihoch, saiu do ar, perdeu o lugar (ns)kafasfdjklçasfd

  • 43. Frank  |  15/09/2009 às 12:40

    Eu já declarei por aqui antes: o que eu não gosto nos pontos corridos é a tendência à concentração de títulos para aqueles clubes que têm mais grana e estrutura à disposição: os ricos e os novos-ricos…
    Não é qualquer libelo socialista ou algo do tipo, mas é foda saber todo ano que clubes como o São Paulo no mínimo entrarão com uma vaga praticamente garantida na Libertadores, enquanto teu clube terá que formar um time fora de série e parir uma BIGORNA pra conseguir pelo menos chegar entre os 10 primeiros…
    No mata-mata, havia espaços para surpresas, fatores não esperados que poderiam decidir os jogos a partir das oitavas-de-final (talento, sorte, ou seja lá o que fosse)…
    Hoje, não há surpresa nenhuma, sempre os mesmos disputando as mesmas posições… Caras, é maçante, para dizer o mínimo…
    O que o #17 disse ali é uma verdade inegável: clubes fodidos como o Grêmio, o Atlético-MG ou os cariocas muito dificilmente conseguirão um título novamente… os títulos tendem a ficar se alternando entre os paulistas, com vantagens (óbvias) para o SPFW. Se antes a ditadura do capital no futebol já mandava, mas podia ser surpreendida por um time de garotos talentosos (vide 2002), hoje essa chance é mínima, para não dizer improvável…
    Sim, minha opinião pode ser panfletária, mas é fruto de um posicionamento

  • 44. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 12:46

    http://img30.imageshack.us/i/esgoto.jpg/

  • 45. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 12:49

    haaahahahahaahhaha

  • 46. Rodrigo  |  15/09/2009 às 12:57

    pontos corridos = atentado lesa futebol

  • 47. mr.fucker  |  15/09/2009 às 12:59

    Uma das lendas mais divertidas em relação ao São Paulo é que o time “amarela” em momentos decisivos nos mata-matas.

    Realmente, só vencemos as Libertadores de 92/93 e 2005 porque elas foram disputadas nos pontos corridos, caso contrário seriam um fracasso.

    E obviamente os tricampeonatos Brasileiros obtidos nas décadas de 70, 80 e 90 também eram pontos corridos, assim como as finais dos Mundiais contra Barcelona, Milan e Liverpool. Tsc, tsc, tsc…

  • 48. muzell  |  15/09/2009 às 13:00

    Todos os campeonatos dos esportes mais populares nos Estados Unidos tem mata-mata e formulismo – o beisebol chega a ter um CURINGA pra ir pros playoffs. E nenhum cronista fa dos pontos corridos os acusa de serem subdesenvolvidos.
    (Pode colaborar para isso o fato de beisebol ser o ESPORTE MAIS IDIOTA DO MUNDO tambem, nao sei.)

  • 49. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 13:03

    #46 bambi fucker hhaahahhaahsusahdipahudaudhaaasd

  • 50. Lucas  |  15/09/2009 às 13:08

    O futebol brasileiro eh mais parecido com o da inglaterra. La tem manchester, arsenal, chelsea e liverpool que estao sempre nas quartas e semis da champions e so um – manchester – que ganha nacional.
    Aqui gremio/cruzeiro/palmeiras/sao paulo sempre aparecem na libertadores, mas o titulo brasileiro mesmo so ta ficando com o sao paulo.
    Pontos corridos acabarao com essa historia de “12 grandes clubes no brasil” pra ficar na mesmice que eh a liga inglesa.

  • 51. Guilherme  |  15/09/2009 às 13:08

    .46

    Se fala isso dos últimos times do São Paulo, depois da era pontos corridos que o clube montou grandes elencos, mas times (os 11 titulares) não tão fortes a ponto de ganhar uma libertadores de novo.

    Ao contrário do time do Raí, por exemplo…

  • 52. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:09

    E mudar as regras do campeonato para “impedir” mais títulos do São Paulo ou dos times paulistas é assinar atestado de coitadice. É incentivar a desorganização e incompetência dos dirigentes, que montam times meia-boca, mantém uma estrutura escrota e rezam pro time ficar entre os oito e, quem sabe, numa cagada, ele chega ao título.

    É essa mentalidade que arrastou o futebol carioca pra merda.

    Ironicamente, o Internacional, cujos torcedores ficam aí se fazendo de coitados diante do poderio paulista, tinha no ano passado uma folha de pagamento mensal MAIOR que do São Paulo. E não era um pouco maior não, era tipo uns 700 mil reais maior, daí pra mais.

    Então também não é só gastar, mas saber onde gasta, como gasta. A partir do momento que, em tese, pagam pro Magrão um salário maior que pro Miranda, você percebe porque as coisas acontecem do jeito que acontece.

  • 53. Fernando Cesarotti  |  15/09/2009 às 13:14

    Voto com o relator Luís Felipe. E pau no cu do São Paulo, que não vai ser campeão. Porra.

  • 54. Lucas  |  15/09/2009 às 13:15

    51, A questao nao eh voltar a tal de “desorganizacao”, mas sim de deixar um torneio mais competitivo e emocionante.
    Ou foi emocionante ganhar o brasileirao contra o goias no meio do brasil?
    Sao paulo e guarani na decada de 70 ( o jogo do 3×3 com empate no ultimo minuto) eh prova disso. O mais emocionante final de campeonato nacional da historia.

  • 55. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 13:17

    foi em 86 esse jogo.

  • 56. Guilherme  |  15/09/2009 às 13:20

    Eu sou plenamente a favor de mudar as regras pra deixar mais competitivo e emocionante.

    Vários outros esportes fazem isso.

  • 57. Lucas  |  15/09/2009 às 13:21

    Nao sou torcedor do guarani ou sao paulo, por isso nao lembrava a data.
    E se o primeiro ao final dos pontos corridos esperasse o vencedor de um confronto olimpico entre o 2 e o 3?

  • 58. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:21

    Emoção esse campeonato tem sim. A própria fórmula dos pontos corridos faz você acompanhar o seu time e mais todos os outros. Você se informa mais até. Eu comemorei a contusão do Pierre, ouvi Paimeiras x Inter no rádio enquanto torcia por um empate, etc.

    E para quem gosta de finais tem Copa do Brasil, estaduais, Libertadores… Opções não faltam. Agora acabar com os pontos corridos com a justificativa de que time X ou Y é forte demais me parece um equívoco.

    Fora que os times do Sul do país são muito compententes, estão chegando todos os anos, se estruturando. Não tenho dúvida que é questão de tempo pra Internacional e Grêmio ganharem um Brasileiro nesses moldes e quem sabe até polarizar a disputa numa eventual temporada.

    E não acho que essa fórmula vai dminiuir o numero de times grandes não. O q

  • 59. Rudi  |  15/09/2009 às 13:21

    final entre campeão do primeiro turno e do segundo, SIMPLES

  • 60. gilson  |  15/09/2009 às 13:25

    Esse lance final entre campeões de turno não rola, qq um que for amigo do “organizador” da tabela sai com um caminhão de vantagem em um turno. É muito casuísmo.
    E apesar do apelido ESGOTO, to concordando com o sr. fucker (eita complexo de vira-lata, vontade de ser gringo).

  • 61. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:25

    E não acho que essa fórmula vai dminiuir o numero de times grandes não. O que ela faz é escancarar o que esta errado faz tempo e que acabava sendo encoberto pela fórmula anterior, genial, onde passavam-se meses fazendo jogos inuteis pra definir a porra toda num jogo só, sujeito à injustiças, erros de arbitragem, algum jogador importante de fora…

    E nem sou contra mata-mata, porra, todos os formatos são legais. Agora que haja espaço pra ambos. Pra premiar regularidade e pra premiar “o sangue-frio”.

    Aliás é irônico achar que um time que não ganha do infeliz do Cruzeiro todo remendado dentro de casa vai transformar-se num MONSTRO caso houvessem finais. Igual na Copa do Brasil?! Sei, sei… rs

  • 62. Guilherme  |  15/09/2009 às 13:25

    .57

    Emoção NENHUMA.

    Ano passado, o Grêmio tava ponteando e eu nem vontade pra ir no estádio tinha.

    É MUITO chato.

  • 63. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 13:27

    “E mudar as regras do campeonato para “impedir” mais títulos do São Paulo ou dos times paulistas é assinar atestado de coitadice. É incentivar a desorganização e incompetência dos dirigentes, que montam times meia-boca, mantém uma estrutura escrota e rezam pro time ficar entre os oito e, quem sabe, numa cagada, ele chega ao título.”

    Tá então vamos fazer assim, o SP, Palmeiras Corintians vão DIVIDIR suas cotas de tv e patrocinios com todo os outros clubes da primeira divisao, para que todos tenham as mesmas POSSIBILIDADES de montar grupos competitivos.

    A ideia de mudar as regras do campeonato e passar para o mata-mata é para que times como o Bota.. Coritiba, por exemplo, tenham as mesmas chances de ganhar do que um que recebe 10x mais do que ele por colocar uma propaganda de desodorante no suvaco da camisa…

  • 64. Rudi  |  15/09/2009 às 13:28

    gilson, se todos jogarão contra todos em cada um dos turnos, como pode haver favorecimento? tanto faz se o cruzamento for espelhado ou direto

  • 65. Guilherme  |  15/09/2009 às 13:32

    Justiça nos pontos corridos??

    Com pontos corridos, somente os times com mais dinheiro tem condições de ganhar.

    Não vejo justiça nenhuma nisso.

  • 66. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:35

    62

    Ok, esses clubes dividem a cota desde que os times ai que você citou comecem a ter tantos torcedores e audiência quanto estes. Serve assim?!

    Aliás o Inter esta mostrando que não preciso ficar refém da TV, pode ganhar grana com sócios, por exemplo. Porra, cada clube que dê seus pulos pra ganhar sua grana, que explore o potencial da torcida, que venda bem seus jogadores, que explore comercialmente o estádio.

    Clube algum, até mesmo os que ganham uma grana com TV, podem viver apenas disso. Os que pensavam assim eventualmente se foderam – vide times do Rio.

  • 67. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:36

    64

    Sério? O campeonato gaucho é assim todo ano e nunca vi nenhum de vocês reclamando… rs

  • 68. gilson  |  15/09/2009 às 13:36

    Faz não Rudi, se um time do RS, por exemplo, pegar Vitória, Náutico, Goiás e Sport em casa em um turno, viaja muito menos. Se isso for divido entre dois turnos a coisa muda de figura. Jogar com times como Santos e Flamengo (ou o Grêmio, se mantiver a regularidade) na casa deles é diferente de jogar fora. Assim como acontece com Palmeiras e Cruzeiro (só que ao contrário). Com essas informações um cara consegue montar uma tabela mais “amiga”. Ano passado no campeonato mineiro a tabela favoreceu o Cruzeiro, que viajou bem menos que o galo, por ex. Me parece que tem margem demais pra esses casuísmos.

  • 69. alisson  |  15/09/2009 às 13:37

    Pontos corridos + mata-mata.

  • 70. dante  |  15/09/2009 às 13:39

    discordo totalmente do texto, e isso que não é do milton. “O São Paulo chega a ser sonolento e demasiadamente mecânico ao longo da partida, mas parece chegar ao gol simplesmente quando quer” é piada, né? por favor…

    pontos corridos e final entre os campeões de cada turno, NO MÁXIMO.

    ***

    olha, frank [#42], não é perseguição não, mas querer uma mudança pra esperar que A SORTE [“fatores não esperados que poderiam decidir os jogos a partir das oitavas-de-final (talento, sorte, ou seja lá o que fosse)”] é dose…

    ***

    o engraçado é que aqueles que preferem mata-mata ficam se arriando quando um once caldas é campeão da américa.

    ***

    mr. fucker [#51]: “Ironicamente, o Internacional, cujos torcedores ficam aí se fazendo de coitados diante do poderio paulista”

    poderio paulista = atitude mau caráter de ficar se atravessando nas negociações dos outros clubes?

    ***

    por último, são paulo [ainda] não é o campeão brasileiro de 2009.

    parem de choramingar e joguem futebol.

  • 71. Ismael  |  15/09/2009 às 13:39

    Aliás é irônico achar que um time que não ganha do infeliz do Cruzeiro todo remendado dentro de casa vai transformar-se num MONSTRO caso houvessem finais. Igual na Copa do Brasil?! Sei, sei… rs

    Na real ninguém falou isso, mas é o principal motivo que tenho pra acreditar que o Inter não fará frente de novo…

  • 72. Guilherme  |  15/09/2009 às 13:40

    66.

    Os estaduais são confrontos de times com grandesas totalmente diferentes.

    O Brasileirão costumava ser equilibrado, mas, como disse o Cassol no texto, transformaram “nossa competição nacional da mais difícil para a mais previsível do mundo”.

  • 73. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 13:42

    #65

    A maior parte da grana que o inter recebe vem da tv, que é menos que os times citados, depoois vem a renda dos socios. Ai já se nota que é impossivel viver sem a renda da tv e que ela continua sendo a fatia mais carnuda do bolo…

    Audiência? É estranho pensar nisso, tendo em vista que FAZ 3 SEMANAS SEGUIDAS que o corinthians joga na quarta pra que possamos ver futebol no meio de semana… Já pensou quanta gente não “tem a chance” de escolher seu time por só passar jogo do corinthians na tv????

  • 74. Lourenço  |  15/09/2009 às 13:43

    O ruim nos pontos corridos é, realmente, criar uma aristocracia no futebol. É só olhar o número de campeões desde 2003 e o local de onde vieram.

  • 75. Lourenço  |  15/09/2009 às 13:45

    E vamos combinar, melhor o SPFC de novo que a Traffic campeã. Não fosse gremista, torceria para o Inter, com certeza.

  • 76. fino  |  15/09/2009 às 13:45

    #43

    huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • 77. gilson  |  15/09/2009 às 13:47

    #72, acho que aí são duas discussões: a primeira o formato do campeonato, a segunda a divisão das cotas de TV. Num outro post no fim do ano passado alguém mostrou aqui (provavelmente Sancho Barsa) que em alguns países da Europa há mecanismos para se atacar a concentração dessa renda. Mas cada coisa uma coisa.

  • 78. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:48

    poderio paulista = atitude mau caráter de ficar se atravessando nas negociações dos outros clubes?

    O São Paulo fez isso quando tirou do Inter o Miranda e eu não tenho do que reclamar. rs

    Faz parte do jogo, o São Paulo cedeu o REFFIS pro Zé Roberto ficar um tempo se recuperando e na hora de fazer uma proposta pelo jogador ele foi pro Santos onde ia ganhar mais.

    Direito do cara.

    Esse lance de atravessar negociação pra mim não existe, se você quer reforçar um time com um cara FODA você tem que ir lá e fazer de tudo pra conseguir. É capitalismo, porra.

    “Ah mas ele estava apalavrado…”

    Sim, com certeza, o infeliz do jogador vai deixar de trocar de clube e ganhar 50 mil a mais por mês porque ele deu a palavra dele pro clube rival que não vai pensar duas vezes antes de lhe der um pé na bunda quando julgar conveniente.

    Sejamos realistas, o cara só faz isso se for burro.

  • 79. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 13:48

    mas isso nao tem nada a ver porra o botafogo tem uma bo estrutura,paga em dia tem um bom patrocinio e o mlhor estadio desse pais(embora nao seja bem explorado) e olha onde ta,a difernça eh a arbitragem filha da puta que nos tirou 9 pontos segundo o mauro betting.

  • 80. dante  |  15/09/2009 às 13:48

    ah, sim:

    o “infeliz do Cruzeiro” é o vice campeão da américa, freguês.

  • 81. dante  |  15/09/2009 às 13:50

    “se você quer reforçar um time com um cara FODA você tem que ir lá e fazer de tudo pra conseguir. É capitalismo, porra.”

    captei a mensagem, freguês.

    não precisa dizer mais nada.

  • 82. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 13:51

    meu pitaco sobre grana de TV:

    o Inter não tem uma das maiores folhas salariais do Brasil por acaso. Com a folha do Inter, deveria ser pelo menos vice do campeonato – o que não ocorre desde 2006.

    dinheiro não é problema coisa nenhuma.

  • 83. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 13:51

    quem ganha mais grana da TV, Botafogo e Fluminense ou Avaí e Goiás?

  • 84. Rudi  |  15/09/2009 às 13:53

    Gilson, mas o benefício em um turno seria exatamente contrário ao ônus no outro turno… seria justo então se o rebaixamento fosse os 2 piores de cada turno…

  • 85. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 13:53

    Gilson, acho que a questão da justiça nos pontos corridos passa pelas cotas de TV invariavelmente.

    #78

    Concordo com o Rafael! O Botafogo tem estrutura, tem um lindo estádio(o mais moderno do Brasil) e só se encontra na atual situação por causa da arbitragem!

  • 86. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 13:54

    o Bota.. Coritiba, por exemplo, tenham as mesmas chances de ganhar do que um que recebe 10x mais do que ele por colocar uma propaganda de desodorante no suvaco da camisa…

    botafogo recebe mais que e inter e gremio juntos porra!

  • 87. mr.fucker  |  15/09/2009 às 13:57

    65

    O que eu havia lido é que o Inter faturava por ano 30 milhões de reais com o programa sócio-torcedor. É uma bela grana, especialmente pra uma fonte de renda que surgiu recentemente e pode ser incrementada.

    Quanto aos jogos do Corinthians, acredite, não gosto mais do que você. rs

    E pior que isso ainda pode causar uma distorção na tabela, já que o time vem ganhando dias extra pra recuperar atletas lesionados, entrosar reforços e tudo mais.

    Pode acreditar que a Globo (e os travestis da Rua Augusta) ficaria emocionada em ver a hegemonia do São Paulo sendo quebrada pelo Corinthians do Ronaldo.

  • 88. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 13:57

    I – Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama;

    II – Santos;

    III – Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense, Botafogo;

    IV – Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás, Sport, Vitória

    V – Portuguesa;

    VI – Bahia, Guarani;

    VII – Convidados: Náutico, Avaí, Santo André, Barueri.

  • 89. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 13:58

    Bah LF a questão da grana é importante sim, obvio que passa pela administração. A que a do inter foi muito ruim em 07,08.

    Mas faz um comparativo entre Nautico e Corinthains, por exemplo. A diferença é muito gritante.

  • 90. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 14:00

    pois é. Mas o Corinthians e o Vasco, que estão no topo da pirâmide, caíram para a segunda divisão recentemente. Taí o Avaí peleando pela Libertadores e o Vasco remando na segundona.

  • 91. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 14:00

    “botafogo recebe mais que e inter e gremio juntos porra!”

    E tá lá na rabeira… Mas é um ESGOTO esse teu time hein?!?!

  • 92. mr.fucker  |  15/09/2009 às 14:01

    79/80

    Amigo, ser vice-campeão da América a gente foi em 2006 e em 94. E é uma MERDA. rs

  • 93. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 14:01

    cara tem q saber dosar,senao perde a graça

    fikdik.

  • 94. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 14:02

    eu gosto de pontos corridos para a Série A. Mas acho também que seria legal se tivesse uma final entre o campeão do Apertura e o do Clausura. Assim, aquelas primeiras 19 rodadas fariam algum sentido. Qualquer coisa fora disso já não me agrada. Quanto à Série B, jamais deveria ser disputada por pontos corridos. Deveriam ser dois grupos, sul e norte, os dois primeiros de cada sobem e fazem a semifinal e final pra decidir o campeão.

    mas (vejam só minha incoerência) também acho massa a ideia do Sanchonete, da “liga dos campeões do Brasil”. Essa poderia dar 4 vagas pra Libertadores e a Copa do Brasil (equivalente à Copa Sul-Americana nacional) mais uma. Nesse caso, óbvio, divisões inferiores (Séries B, C, D, etc.) não existiriam.

  • 95. gilson  |  15/09/2009 às 14:04

    #83, mas o time precisa ir bem só em um turno, no outro pode só jogar pro gasto. Essa que é a idéia. Num último caso é mais justo classificarem as quatro melhores campanhas ao FINAL do campeonato, com vantagem pra quem chegou na frente, como no ano do Robinho campeão (jesus!!). Separar cada turno dá margem pra arranjos .

    # 84, concordo em parte contigo sô (a questão da TV é importante em qq campeonato), só não sei o que que o pessoal das diretorias “prejudicadas” está esperando pra iniciar esse debate. E não me parece lógico voltar aos mata-matas pra começar a conversar.

  • 96. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 14:05

    LF mas acredito que é mais fácil um GRANDE cair do que um PEQUENO ser campeão… É só administrar mal, e isso os times do rio fazem de uma forma exemplar, menos o botafogo, que tem um ótima administração, mas sempre é roubado….

  • 97. Rudi  |  15/09/2009 às 14:06

    94
    ou então semifinais com campeao 1t, campeao 2t e 2 melhores campanhas

  • 98. Lourenço  |  15/09/2009 às 14:07

    Não dá para ordenar a tabela pelo superávit, Luís. Tu estás tentando demonstrar que a regra geral “quem tem dinheiro sempre fica melhor” é falsa. Mas a história não é matemática. Os casos criam a regra, e não a regra define todos os casos.
    O São Caetano ter feito o que fez não significa que não importa ser um clube de tradição. Quando caiu, não voltou, ao contrário de Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Corinthians e Atlético MG, para se ater aos últimos anos.

    Tu vai ver que, com dinheiro, é mais fácil ser administrado. Com boa administração e dinheiro para investir, é mais fácil montar bons times. Com bons times, é mais fácil ganhar campeonatos. Essa lógica fica mais forte ainda em um campeonato que preza pela regularidade, pelo grupo, do que em um que se define em dois jogos. Em dois jogos, o Avaí ganha muito mais fácil do São Paulo do que em 38.

  • 99. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 14:08

    #97
    Isso ai.

  • 100. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 14:09

    patrocinios:

    1º Corinthians – R$ 18 milhões (Batavo) + R$ 6,5 milhões (Bozzano) + R$ 4,5 milhões (Banco PanAmericano)

    2º São Paulo – R$ 16 milhões (LG) + R$ 4,5 milhões (LG Display In-Plane Switching (IPS))

    3º Palmeiras – R$ 15 milhões (Samsung) + Sem valor (Fast Shop

    4º Vasco – R$ 14 milhões (Eletrobrás) + R$ 330 mil (Habib’s

    5º Santos – R$ 8,5 milhões (Sem Toshiba) + Valor não divulgado (Universo Tintas)

    6º Cruzeiro – Não-divulgado (Banco Bonsucesso)
    mas especula-se que o Cruzeiro receberá algo em torno de R$ 8 milhões por ser o maior patrocínio da história do clube.

    7º Flamengo – R$ 3,5 milhões (Ale) + R$ 2,5 milhões (Bozzano

    8º Botafogo – R$ 7,2 milhões (Liquigás)

    9º Grêmio – R$ 7 milhões (Banrisul) + (Tramontina) + (Unimed

    10º Inter – R$ 7 milhões (Banrisul) + (Tramontina) + (Unimed

  • 101. Guilherme  |  15/09/2009 às 14:11

    Mas tchê, tem que ser campeonato de FUTEBOL, não compeonato de organização.

  • 102. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 14:13

    Bah, de novo essa discussão?

    Prefiro acabar com o futebol de uma vez.

    Pontos corridos é melhor e pronto, tanto que quase que só os gremistas reclamam disso.

  • 103. fino  |  15/09/2009 às 14:13

    BotaFOGO + LiquiGÁS

    BUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

    seu esgoto

  • 104. catarina cristo  |  15/09/2009 às 14:14

    # 6

    bota média de público como critério de classificação que o meu Santinha vai direto pra ELITCHE.

    bota tamanho do estádio e qualidade do gramado tbm. Vaga garantida na Libertadores.

  • 105. gilson  |  15/09/2009 às 14:14

    #96, Rudi, continuo discordando de você, com todo respeito, mas meu chefe está de cara feia pra mim já. Falous.

  • 106. fino  |  15/09/2009 às 14:15

    [dante mode ON]

    “…tanto que quase que só os gremistas reclamam disso.”

    tá bom Chico Luz.

    obs: já passamos de 100! laksdklasdl

  • 107. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 14:16

    #102

    haaahahahahahaha

  • 108. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 14:19

    É brincadeira, né, Finote. Mas os comentários do Guilherme, por exemplo: “não tem que ser campeonato de organização”.

    Aí é pra fuder.

    Antes a fórmula do Brasileirão era tão boa, mas tão boa, que mudava a cada dois anos. Agora é tão ruim que é a mesma desde 2003, e com o mesmo número de times desde 2006.

    Realmente péssima.

  • 109. Lourenço  |  15/09/2009 às 14:19

    Nenhum campeonato de turno e returno tem mata-mata depois. 38 rodadas para depois decidir em 2 ou 4 times no mata-mata é fazer uma maratona, pegar os primeiros e decidir tudo nos 100m rasos.

  • 110. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 14:26

    #108

    alguém mostra aquele texto sobre o Campeonato Peruano pro Lourenço. Eram 30 jogos pra decidir quem ia pro octogonal, era isso?

  • 111. Lucas  |  15/09/2009 às 14:28

    108, Falou tudo.
    Se entao pontos corridos eh melhor, pra se ter um campeonato realmente nacional tem que se ter clubes de todos os estados do brasil. Se nao o campeao no fim do ano eh somente campeao interestadual.

  • 112. Rudi  |  15/09/2009 às 14:30

    110

    AGUANTE BARÉ-RR

  • 113. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 14:31

    fino e gabriel R,meus inimigos

  • 114. Guilherme  |  15/09/2009 às 14:31

    107.

    Mas olha a NBA então. Tem playoff. Ninguém por lá tá preocupado em “premiar a melhor administração” do país.

    Eles estão preocupados em tornar o campeonato o mais emocionante e competitivo possível.

  • 115. Rudi  |  15/09/2009 às 14:34

    Guilherme, acontece que o basquete, assim como o baseball são esportes onde não há zebra, onde 99,99999% das vezes o melhor time ganha… apenas o futebol tem isso…

  • 116. catarina cristo  |  15/09/2009 às 14:35

    # 113

    Mas basquete não é futebol, criatura. é u mjogo ,muito mais previspivel, em que as melhores equipes ganham em 99% dos casos. Por isso que um campeonato mega competitivo é justo.

    Não é o caso do futebol, em que nem sempre os melhores ganham quando o campeonato é mata-mata.

  • 117. Gustavo  |  15/09/2009 às 14:36

    #28:
    ELA TÁ BEIJANDO A VARA!!

  • 118. Guilherme  |  15/09/2009 às 14:37

    O futebol americano é parecido com o futebol nesse sentido. Zebras acontecem bastante, e na final inclusive.

    Por sinal, a final do campeonato futebol americano é um dos maiores eventos esportivos do mundo.

  • 119. marlon  |  15/09/2009 às 14:38

    pra mim qualquer fórmula tá buena, só quero não ter de ver jogo na JUSTINTV, aquele esgoto, e poder ir no BEIRA, encher a cara antes e depois ir pra GOÊTE.

    [isso por duas semanas, depois já me mando de porto. odeio terceiro mundo. hdfasjkhdjahsda]

    ***

    jesus, e aquela foto do link do cassol?? a Yelena beijando a VARA.

    fechem a internet.

  • 120. Gustavo  |  15/09/2009 às 14:43

    Próximo que comparar esportes EEUUdenses com futebol vira COCÔ.

    Apertura/Clausura: compre essa ideia.

    Se a ideia do Sancho de fazer estaduais eternos (INTERMINÁAAAVEIS) fosse levada a sério, seria a chave de ouro para eu me DESINTERESSAR do futebol.

  • 121. dante  |  15/09/2009 às 14:44

    pelo que eu entendi, vocês querem um campeonato cujo campeão seja um time que NÃO FOI O MELHOR?

    ok.

    ***

    fino, para de me amar.

    mas descola aquela MASSA pra nós.

    gracias. sjdaasjkdha

  • 122. Guilherme  |  15/09/2009 às 14:46

    121.

    O campeonato não deveria estar aí pra “premiar o melhor”, mas sim para entreter o público.

  • 123. Guilherme  |  15/09/2009 às 14:52

    E é isso que os campeonatos americanos tem de bom. E que o Brasileirão CONSTUMAVA ter.

  • 124. Lucas  |  15/09/2009 às 14:54

    O unico erro da formula de pontos corridos + mata-mata era a falta de criterio pra classificacao pra libertadores. Se nao me engano em 2002 o sao paulo nao se classificou pra lib03 pq o gremio foi pra semifinal e o sp nao, mesmo q tivesse feito mais pontos.
    Dava vaga pro campeao nacional e pro primeiro a terceiro lugar na classificacao geral.

  • 125. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 14:58

    vocês imaginem como seria se nosso principal campeonato ainda fosse daqueles que podem premiar um clube fudido e mal pago, todo desorganizado, com salários atrasados, contratando 100 jogadores e 20 técnicos por ano, etc. (ou seja, se desse chance pra um CARIOCA ser campeão). Aí sim que estaríamos perdidos.

  • 126. Diogo  |  15/09/2009 às 14:59

    70.

    “o engraçado é que aqueles que preferem mata-mata ficam se arriando quando um once caldas é campeão da américa.”

    Melhor argumento CONTRA os pontos corridos!

  • 127. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 15:00

    Aí é considerar a parte entretenimento mais importante do que a parte esportiva. e não esporte por si só.

    Tanto que é os esportes nos EUA só vingam por lá, à exceção do basquete.

    E se for pra copiar os EUA, que se copie na venda de ceva no estádio. O resto é puro cinema.

  • 128. dante  |  15/09/2009 às 15:03

    “O campeonato não deveria estar aí pra ‘premiar o melhor’, mas sim para entreter o público”

    é sério esse comentário?

    bá, cara, se tu quer ENTRETENIMENTO, vai pro TIATRO, como o arbo.

    huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, folguei.

  • 129. Rafael Evangelista  |  15/09/2009 às 15:03

    é, lourenço, melhor o figger campeão q a traffic, né?

  • 130. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 15:04

    Pelo comentário do Guilherme, Telecatch é melhor do boxe.

  • 131. Guilherme  |  15/09/2009 às 15:05

    Por que vocês assistem futebol então?

    Pra saber qual o clube mais organizado do país??

  • 132. Diogo  |  15/09/2009 às 15:05

    Querem premiar o melhor?
    Adotem a pontuação da Fórmula 1 em cada RODADA:

    1° Lugar: 10 pts
    2° Lugar: 08 pts
    3° Lugar: 06 pts
    4° Lugar: 05 pts
    5° Lugar: 04 pts
    6° Lugar: 03 pts
    7° Lugar: 02 pts
    8° Lugar: 01 pts

    Os critérios e desempates seriam os mesmos que os atuais.

  • 133. Sanchotene  |  15/09/2009 às 15:07

    Re 16

    Peguemos entre 1995 e 2002, onde houve relativa estabilidade (fase classificatória -FC- em turno único, mais fase final -FF):

    1995:
    Final FC – 30.11
    Final FF – 17.12 (17 dias)

    1996:
    Final FC – 24.11
    Final FF – 15.12 (21 dias)

    1997:
    Final FC – 9.11
    Final FF – 21.12 (42 dias)

    1998:
    Final FC – 12.11
    Final FF – 23.12 (42 dias)

    1999:
    Final FC – 10.11
    Final FF – 22.12 (43 dias)

    2000:
    Final FC – 19.11
    Final FF – 30.12 (49 dias)

    2001:
    Final FC – 2.12
    Final FF – 23.12 (21 dias)

    2002:
    Final FC – 17.11
    Final FF – 15.12 (28 dias)

    MÉDIA: 36,6 DIAS

    No máximo, 43 dias. Ou seja, mês e meio.

    Deixa de exagero, LF!

  • 134. Guilherme  |  15/09/2009 às 15:08

    Pra ver qual o time mais efeiciente e organizado é melhor contratar uma auditoria do que jogar futebol.

  • 135. fino  |  15/09/2009 às 15:08

    não estou te amando miguxo, só que quando plagio alguem dou os creditos…

    diferente de outros aí.

    sfdklsfdlsdaf

  • 136. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 15:09

    O único problema que vejo de ter um matamata no campeonato brasileiro é que as arbitragens seriam o maior motivo pra discordia nos jogos finais. Enquanto nos pontos corridos os erros e acertos dos arbitros vao sendo diluidos em varios jogos. Ou seja quem vence ganhou e perdeu pontos nesse criterio, até mesmo o corinthians passa por isso, nesse ponto o campeonato de posntos corridos se torna mais justo.

  • 137. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 15:09

    131: tu assiste só pra se entreter? Não quer saber quem é melhor?

    Da maneira que falam, parece que todos os campeonatos pré-2003 foram emocionantes e todos foram decididos por zebra. Ou que antes só os ruins e desorganizados ganhavam.

    Eu não devia ter entrado nessa discussão, segue sem nenhum sentido. AGUANTE MATA MATA e pronto, em 2080 ainda vamos estar ouvindo isso.

  • 138. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 15:13

    quem prefere pontos corridos eh retardado e da o cu.

    FIM DE PAPO!

  • 139. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 15:14

    #132
    Cara nunca tinha pensado nisso, mas seria interessante. Tipo, nos jogos em casa os times se armariam de uma forma tamanha pra golear e ficar na ponta. Só que seria legal somar a isso o fato do time que ganhar fora ter mais credito na pontuação. sei lá. Achei legal a ideia.

  • 140. Guilherme  |  15/09/2009 às 15:14

    .137

    Eu quero entretenimento. Põe os melhores frente a frente e deixem se matar, mostrar culhão, ver quem é melhor cara a cara no momento decisivo.

    Não quero ficar analisando tabela e estatística pra saber quem foi o melhor…

  • 141. Diogo  |  15/09/2009 às 15:14

    Me respondam uma dúvida, burro que sou:

    Qual o time mais eficiente e organizado em 2006?
    Qual o time mais eficiente e organizado em 2007?
    Qual o time mais eficiente e organizado em 2008?
    Qual o time mais eficiente e organizado em 2009?

    CUIDADO, conforme a resposta, melhor devolver as Taças da Libertadores para Inter, Boca,LDU e Estudiantes.

    Entreguem tudo para o São Paulo, o campeão MOBRAL e CÍVICO.

  • 142. math  |  15/09/2009 às 15:15

    o gremio vai dar uma ajudinha entao no final

  • 143. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 15:17

    #138

    Obrigado por animar as minhas tardes!!!!

  • 144. Yuri  |  15/09/2009 às 15:19

    Antes de ler o texto, digo: SÃO PAULO, VAI PARA A PUTAQUEOPARIU

    Agora vou ler.

  • 145. Franciel  |  15/09/2009 às 15:19

    A única fórmula que eu respeito é a do Baianão/2008, quando o Vitória sagrou-se Bi-Campeão pelo saldo de gols.

    Não teve final e o troféu ficou no helicóptero, que ora tomava o caminho de Camaçari, ora voltava para o Barradão.

    No final, vibrei igual a um condenado, em cima do alambrado e as porra

    Confiram.

  • 146. Diogo  |  15/09/2009 às 15:20

    Complementando, só porque um time não vai bem nos pontos corridos pode ser considerado incompetente e desorganizado.

    Pegue o exemplo da Copa do brasil, onde a maioria dos times médios que ganharam não teriam fôlego para os PC, mas se organizaram de uma forma impressionante para a competição.

  • 147. Franciel  |  15/09/2009 às 15:20

    Aos incréus, que acham que brinco, veja uma matéria sobre o tema.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/05/04/ult59u155628.jhtm

  • 148. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 15:20

    Porra, che.

    Quem propôs acabar com copas? Quem falou em acabar com mata-mata?

    A única coisa que eu e outros retardados aqui defendemos é que haja UM ÚNICO CAMPEONATO dos seis que um time pode jogar por ano que seja em pontos corridos. TODOS OS OUTROS são definidos em final.

    Não achei que fosse tão difícil constatar isso. Tenho que ler mais.

  • 149. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 15:23

    isso leia mais

  • 150. Guilherme  |  15/09/2009 às 15:25

    .148

    Mas pra quê ter esse campeonato? Por que é obrigado ter um campeonato chato por ano?

  • 151. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 15:26

    a única coisa que eu concordo com os mata-matistas é que deveria haver uma divisão mais igualitária do dinheiro da TV.

  • 152. Guilherme  |  15/09/2009 às 15:26

    Já falei, se é tão importante assim premiar o time mais rico e mais organizado do país, é mais fácil contratar a Delloitte e fazer uma auditoria.

  • 153. Diogo  |  15/09/2009 às 15:27

    [Ler também é cultura. Leia mais. Um projeto da Fundação Roberto Marinho.]

    Kkkk…

    Se é para continuar os pontos corridos, que se faça um confronto final entre o melhor visitante e o melhor time da casa.

    Hjdhlhdlsjfhljs.

  • 154. Felipe (o canoense)  |  15/09/2009 às 15:32

    Mata-Mata JÁ! É o que clama uma nação desorganizada!
    Quem quer organização que vá conferir o INTRICADO campeonato BELGA, ou a emocionante LIGA HOLANDESA.

    Aqui é BRAZIL truta, não pokemón (BROWN, Mano)!

    Ps.: O Felipe Catarina sabe tudo de fórmulas, perguntem pra ele quais são as mais DIVERTIDAS e quais as mais MODORRENTAS! E quem gosta de JUSTIÇA também gosta de ficar NA VARA o dia inteiro… A Praça é Nossa!

  • 155. dante  |  15/09/2009 às 15:33

    “quem prefere pontos corridos eh retardado e da o cu.”

    MELHOR ARGUMENTO!

    só faltou o clássico argumento do rob rocker: “e eu tô certo. e se tu discordar de mim, apanha”.

    civilidade é isso aí.

    AGUANTE RAFAEL!

  • 156. Yuri  |  15/09/2009 às 15:33

    A FÓRMULA SUPREMA PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO

    AA FÓRMULA FODA MESMO, PORÉM IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADA (PARA 20 CLUBES COMO É HOJE) SERIA FAZER 38 JOGOS, ONDE OS OITO PRIMEIROS CLASSIFICAM-SE, VÃO PARA UM OCTOGONAL, ONDE ENFRENTAM-SE TODOS CONTRA TODOS, E DEPOIS DE MAIS 14 JOGOS, OS DOIS PRIMEIROS FAZEM A FINAL.
    ESTA, SERÁ REALIZADA EM 3 JOGOS, A NÃO SER QUE UM CLUBE JÁ VENÇA OS DOIS PRIMEIROS… O JOGO-EXTRA SERÁ REALIZADO NA CASA DO CLUBE DE MELHOR CAMPANHA ATÉ ENTÃO, SOMANDO-SE OS 38 +14 JOGOS DAS FASES CLASSIFICATÓRIAS. CASO O JOGO-EXTRA TERMINE EMPATADO, O TÍTULO FICA COM QUEM TIVER MAIS PONTOS NA FINAL. SE ISSO TAMBÉM FOR EMPATE, É REALIZADA UMA PRORROGAÇÃO DE 30 MINUTOS, E CASO PERSISTA O EMPATE, O JOGO ENCERRA-SE ALI, SEM DISPUTA DE PÊNALTIS E O TÍTULO FICA COM QUEM ESTIVER JOGANDO EM CASA.

    SIMPLES E EFICIENTE. 54 OU 55 JOGOS PARA SER CAMPEÃO, NÃO SEM ANTES PASSAR PELA CARNIFICINA QUE SÓ UMA FINAL DE 3 JOGOS PODE PROPORCIONAR.

    APRENDAM, INFIÉIS.

  • 157. Rudi  |  15/09/2009 às 15:33

    o legal é que maluquinho acha q vai mudar a opinião do outro…

  • 158. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 15:35

    ISSO PORRA…CAOS,ANARQUIA,LOUCURA,SANGUE,DROGAS ROCKNROLL,PUTAS …MATA-MATA AMO VC MAIS QUE CERVEJA COCAINA LSD…

  • 159. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 15:37

    #156 ISSO PORRAAAAAA……SE FODAM PONTOCORRIDENSES

  • 160. Junior  |  15/09/2009 às 15:38

    Teve alguém que citou a NBA. A NBA não é mata-mata, DE JEITO NENHUM.
    Eles adotam o “playoff”, que é bem diferente do mata-mata. Para passar de fase uma equipe precisa vencer no mínimo 4 partidas. Não há chance de surpresa, ninguém vence 4 jogos na sorte, só vai passar de fase quem for melhor o suficiente para vencer 4 vezes o adversário. É a melhor fórmula, porque há a emoção dos jogos eliminatórios e a justiça dos pontos corridos, mas é impraticável no futebol, por causa da falta de datas e porque no futebol há algo chamado empate.

  • 161. Felipe (o canoense)  |  15/09/2009 às 15:38

    Yuri, essa é uma bela mistura da fórmula atual, com a fórmula antiga e com os playoffs da NBA…

    Só que “PRECISAMOS DOS ESTADUAAAAAAISSS”, clamam os times que não conseguem ganhar nada além de seus quintais…

    E aí faltam datas…

  • 162. arbo  |  15/09/2009 às 15:38

    hehe, dante, pior q eu sou a favor do mata-mata, mas “O campeonato não deveria estar aí pra “premiar o melhor”, mas sim para entreter o público.” foi foda. acho até q o Guilherme se expressou mal, pois já manifestou nesse tópico mesmo melhores argumentos.

    a discussão está muito boa, vejo bons argumentos de ambos os lados. o catarina repetiu o q tem dito, e é bem aquilo, MÃS: não acho q devemos atrelar indefinidamente times-não-falidos (o menos times falidos) a campeonato de pontos corridos.
    uma fórmula pode até favorecer isso. mas a questão é: é realmente inviável um campeonato q comporte os mata-matas e q seja sério (e com times sérios)?
    um time-comédia pode, com alguma dificuldade, chegar entre os 8. mas qdo ganhou?
    mto a falar ainda

  • 163. Franciel  |  15/09/2009 às 15:39

    Douglas e Cassol,
    acho que toda semana deveria existir um texto sobre pontos corridos. Quando nada, rafael incorpora conselheiro acácio e larga algumas sensacionais.

    “cara tem q saber dosar,senao perde a graça”

    “isso leia mais”.

    Cençasional!

  • 164. arbo  |  15/09/2009 às 15:43


    pontos corridos ñ são o exemplo máximo da “BOA-MOCICE” tbm. pq diabos o são paulo foi jogar em brasília contra o goiás ano passado?
    é possível colocar regras e pensar em maneiras de proporcionar aos torcedores brasileiros PELO MENOS uma final de brasileiro por ano (e digo mesmo q reabilitassem a boa mas VELHA copa do brasil).
    lembro de um fluXsantos sensacional. se não foi numas oitavas, foi numa quarta de final. para o meu nível de memória é espantoso q eu lembre de um jogo assim. pq era matar ou morrer.

  • 165. dante  |  15/09/2009 às 15:47

    bá, aquela foto do franciel EM CHAMAS NAS GRADE tá sensacional.

    recomendo.

    [inspira]

    FORA THALLES GOMES!

    [expira]

  • 166. Felipe (o canoense)  |  15/09/2009 às 15:47

    # 164

    Semifinais de 95? Giovani e Marcelo Passos vs Wellerson e Super Ézio.

  • 167. Junior  |  15/09/2009 às 15:48

    “um time-comédia pode, com alguma dificuldade, chegar entre os 8. mas qdo ganhou?”

    Arbo, em 1985 o Coritiba foi campeão com um aproveitamento geral próximo a 50%. E enfrentou o Bangu na final. Por coincidência, a outra final ridícula envolvia outro time paranaense, o Atlético-Pr (que chegou com justiça, era o melhor) e o São Caetano.

  • 168. Guilherme  |  15/09/2009 às 15:48

    .162

    O que eu quis dizer é que acho errada essa noção de que o campeonato é um PRÊMIO aos melhores.

    Campeonato brasileiro não é Oscar. É uma disputa, que tem que ser mantida de maneira mais emocionante possível.

    E nada impede que o time mais organizado ganhe. É provável que ele ganhe mais que os outros, mas tem que ter o elemento do inesperado, das superação, da noite inspirada de um cara, sei lá…

  • 169. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 15:50

    Se é assim, então, proponho novas regras:

    – Time que está na frente só pode jogar com dez jogadores a cada ponto de vantagem que tiver para o segundo colocado.

    – Se tiver mais de cinco pontos, é obrigado a jogar fora de casa.

    – A cada gol marcado pelo time que está na frente no campeonato em uma partida, o autor do gol fica dez minutos fora.

    Tudo pelo entretenimento.

  • 170. dante  |  15/09/2009 às 15:53

    guilherme, dizer que algo é “mais emocionante” é extremamente subjetivo.

    eu tenho achado muitos jogos deste campeonato emocionantes, por exemplo.

    sinceramente, não acho um argumento válido, na boa.

    tem gente que se emociona com, sei lá, VÔLEI! lkdjfsdlkjfds

  • 171. Sanchotene  |  15/09/2009 às 15:54

    Re 48

    “Wild Card” não é coringa. Trata-se de vaga por indíce técnico para equipes que não ganharam suas divisões. Atualmente, a NFL tem 4 vagas para WC; a NBA, 10; e a MLB, dois. Sendo que a MLB foi a última a adotar esse tipo de vaga.

    Só para esnobar, a MLB foi a pioneira em torneios por pontos corridos. A NFL durante anos foi por pontos-corridos. O mata-mata é, na verdade, invenção inglesa (a FA Cup).

  • 172. mr.fucker  |  15/09/2009 às 15:57

    Esporte é competição. Competição é uma disputa pra descobrir quem é o MELHOR. Achei que todos já estavam familiarizados com esse conceito.

    Porra, quer se ENTRETER solta uma cobra no meio do futebol de cegos nas paraolimpíadas.

  • 173. Cesar  |  15/09/2009 às 15:58

    Mr. Fuck é o mais coerente, seguido de perto pelo fino.

    O campeão tem mesmo é que ser o time com mais estrutura. Se o time é uma bagunça, com altas comissões à dirigentes, roubalheira e etc…tem mais é que cair para segundona…e não ser campeão num golpe de sorte.

    E, sendo colorado, acho certo que a política de distribuição de cotas da TV. Quem tem um nicho maior para ser exploirado tem que ganhar mais. Eu não quero que o Inter ganhe a mesma coisa que o Barueri por exemplo.

    Cada time tem sim que achar seus meios para rentabilizar.

    A maioria aqui é muito coitadinha e ingênua. O Mr. Fucker lembrou bem….quer final, já tem copa do brasil, liberyadores, estaduais….

  • 174. Sanchotene  |  15/09/2009 às 15:58

    Re 104

    Tu ris, Catarina, mas bilheteria já foi critério. Não me lembro o ano…

  • 175. fino  |  15/09/2009 às 15:58

    ah quer saber

    se o são paulo for campeão

    nem me importo de perder o proximo grenal

    lçasfdko0pasdfkasdfklçasdklçasdf

  • 176. Gustavo  |  15/09/2009 às 15:58

    Se 2009 fosse Abertura/Fechamento o Inter teria disputado uma final com o Palmeiras, ambos empatados em pontos.
    Abertura/Fechamento DJÁ!

    Melhor discussão. A mais inútil, também.

  • 177. Cesar  |  15/09/2009 às 16:00

    o campeonato no meio e já tem gente chorando que o SP será campeão. Que viadice…como alguém falou aí….chorem menos e joguem mais.

  • 178. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 16:01

    Falando sério agora, pessoal: o concurso da Musa do Brasileirão tinha que valer três pontos.

  • 179. Sanchotene  |  15/09/2009 às 16:01

    Re 109

    Que eu saiba, só a MLS. Mas lá, a NBA, a NHL e a MLB fazem exatamente isso: “trocentos” jogos na Fase Regula; mais mata-mata.

  • 180. Guilherme  |  15/09/2009 às 16:01

    .170

    Pois é. Pra mim o chato é saber que o São Paulo vai ganhar a maioria dos campeonatos, e se não for ele vai ser uma as outras 3 figurinhas carimbadas.

    Mas tem gente que gosta de ficar acompanhando futebol por tabela e estatística. Acha legal brigar por vaga na libertadores e tal.

    Eu curto ver o circo pegar fogo heh. Mas quem sabe seja só eu.

  • 181. Cesar  |  15/09/2009 às 16:02

    “É provável que ele ganhe mais que os outros, mas tem que ter o elemento do inesperado, das superação, da noite inspirada de um cara, sei lá…”

    putaqueospariu

  • 182. Guilherme  |  15/09/2009 às 16:03

    .172

    E já falei, se o que vocês estão interessados é descobrir qual é a MELHOR administração do brasil, contratem uma auditoria.

  • 183. Sanchotene  |  15/09/2009 às 16:05

    Re 115

    Beisebol tem zebra; MUITA zebra. Mas como os times jogam mais de CENTO E SESSENTA jogos na temporada, esses tropeços se diluem no campeonato. É normalíssimo um time perder por 17-1 e, no dia seguinte, vencer o mesmo adversário também de lavada.

  • 184. Guilherme  |  15/09/2009 às 16:05

    .181

    É porra, que graça tem começar o campeonato já sabendo quem vai ser o campeão?

  • 185. Coiote  |  15/09/2009 às 16:06

    182.

    E se vc quer ver um elemento inesperado ou a noite inspirada de um cara, chegue em casa mais cedo.

  • 186. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 16:07

    classificação por média de público foi em 1974. Nacional (AM) e Fluminense passaram de fase por esse critério.

  • 187. Cesar  |  15/09/2009 às 16:07

    É muito coitadismo achar que o campeonato já tem um campeão.

  • 188. catarina cristo  |  15/09/2009 às 16:07

    #174

    não tou rindo, tou pendindo PELAMORDEDEUS

    campeonato de torcida DJÁ!

  • 189. Logan  |  15/09/2009 às 16:07

    chorem menos e joguem mais [475]

  • 190. Yuri  |  15/09/2009 às 16:08

    FUTEBOL NÃO É ESPORTE.

    FUTEBOL É JOGO, E COMO TAL, É GUERRA!!

    TREINO É JOGO E JOGO É GUERRA. É a verdade absoluta.

  • 191. Sanchotene  |  15/09/2009 às 16:11

    Re 167

    Mas o campeonato de 1985 tinha um regulamento para lá de complicado. Não era mero mata-mata…

  • 192. Guilherme  |  15/09/2009 às 16:11

    .187

    Elabore, por favor.

  • 193. Sanchotene  |  15/09/2009 às 16:13

    Re 161

    O Avaí seria um clube MINÚSCULO não fossem os estaduais.

    Só é grande por ser o maior campeão de SC!

  • 194. dante  |  15/09/2009 às 16:14

    “Pra mim o chato é saber que o São Paulo vai ganhar a maioria dos campeonatos”

    tá, meu, diz logo aí os números da próxima megasena que tu convence todo mundo.

  • 195. mr.fucker  |  15/09/2009 às 16:16

    Guilherme, o problema é que todos os outros campeonatos são disputados com mata-mata. Só existe UM por pontos corridos.

    Agora acho que podam satisfazer a sanha do povo que sente saudades de uma FINAL em dezembro colocando os times da Libertadores na Copa do Brasil e prolongando o campeonato até o fim do ano. Seria bacana com toda certeza.

    E voltar ao mata-mata no Brasileiro seria um retrocesso ao futebol gaucho. Porque Grêmio e Internacional estão cada vez mais organizados e tem tudo pra continuar brigando pelo título e por vaga na Libertadores todos os anos.

    Voltar ao mata-mata no Brasileiro é correr o risco do Inter vencer o primeiro turno quinze pontos na frente do Flamengo, oitavo colocado, e perder tudo nas oitavas de final porque o Adriano resolveu jogar pra caralho naquele dia.

    Meses de esforço enfiados no cu, o time parado, sem ter como lucrar com bilheteria aé janeiro e tudo porque baixou um exu no cachaceiro. Pensem nisso, amigos.

  • 196. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 16:18

    #195

    o 3º ao 5º parágrafos do Mr. Fucker resumem minha opinião.

  • 197. Junior  |  15/09/2009 às 16:19

    “não tou rindo, tou pendindo PELAMORDEDEUS
    campeonato de torcida DJÁ!”

    Os colorados te entendem, Catarina. Já passamos por isso.

    Felipe, o pior da distribuição da verba de TV não é Corinthians, São Paulo, Vasco e Palmeiras ganharem mais que Inter, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG, pois realmente tem mais torcedores e obviamente, dão mais audiência. O pior é o Santos ganhar mais, com uma torcida muito menor, da mesma forma que Fluminense e Botafogo ganham o mesmo que os 4 grandes de “fora do eixo”, também com uma torcida muito menor.

  • 198. Guilherme  |  15/09/2009 às 16:19

    Eu te digo 70% dos próximos resultados do São Paulo se tu quiser.

  • 199. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 16:20

    Cesar: “É muito coitadismo achar que o campeonato já tem um campeão.”
    Dante: “tá, meu, diz logo aí os números da próxima megasena que tu convence todo mundo.”

    Não é nenhuma futurologia ver que o SP tem 9 vitórias, um empate e uma derrota desde o dia 22 de julho. Enquanto isso, Palmeiras e Inter perderam e empataram várias.

    Por isso, o SP já é o favorito ao título. Aliás, creio que foi mais ou menos nessa mesma época do ano que o SP apareceu pro campeonato em 2008. Deu no que deu.

    Agora, claro que pode acontecer de Palmeiras, Inter, Corinthians, Grêmio, Galo, Goiás ou BOTAFOGO, sei lá, acordar e conquistar esse campeonato. Mas não será assim se essa regularidade na tabela for mantida.

  • 200. dante  |  15/09/2009 às 16:21

    “da mesma forma que Fluminense e Botafogo ganham o mesmo que os 4 grandes de “fora do eixo”, também com uma torcida muito menor.”

    JUNIOR CALA A BOCA SEU ESGOTO

    de nada, rafael.

  • 201. Junior  |  15/09/2009 às 16:23

    *Esqueci de citar o Flamengo no grupo dos times com mais verba de TV no #197.

  • 202. Sanchotene  |  15/09/2009 às 16:23

    Re 120

    Ué! Mas eles não seriam intermináveis! Afinal, seriam classificatórios para competições nacionais. Estariam intercalados por competições nacionais e internacionais. Seriam nosso programa de final-de-semana.

    Seria a TOTAL ADEQUAÇÃO do calendário nacional ao europeu: teríamos facilidade de acompanhar o time em jogos como visitante; os clubes teriam gastos de deslocamento reduzidos; receberiam mais $ pelos estaduais valorizados; e dificilmente receberiam menos pela valorizadíssima Liga dos Campeões do Brasil.

    Os grandes disputariam o título rodada a rodada. E os médios e pequenos lutariam por vaga nas competições nacionais, e uma chance de conseguir disputar competições internacionais.

  • 203. fino  |  15/09/2009 às 16:24

    esses dias o esgoto largou outra boa: “…BLA BLA BLA, PÁRA DE DEFECAR PELOS DEDOS”

  • 204. catarina cristo  |  15/09/2009 às 16:24

    #197

    não quero ficar aqui CONTANDO MISÉRIA, mas criatura, BATE NA BOCA depois de dizer um negócio desses. PEDE PERDÃO A DEUS, fi duma égua.

    teu time briga pelo título, meu time tá desclassificado da série D.

    TEM VERGONHA de dizer uma coisa dessas.

  • 205. Alexsander  |  15/09/2009 às 16:24

    “Não é nenhuma futurologia ver que o SP tem 9 vitórias, um empate e uma derrota desde o dia 22 de julho. Enquanto isso, Palmeiras e Inter perderam e empataram várias.”

    Isso é escolher a amostra, é pegar um período arbitrário que prova uma tese. Porque não usar outra data? Por exemplo, as casas de apostas britânicas costumam calcular a “força de momento” pelas últimas CINCO rodadas. Como seria a tabela pelas últimas 5 rodadas?

  • 206. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 16:25

    Pode ser, Alex. Só quero dizer que é inegável que o SP vem crescendo, com muita regularidade, enquanto os outros vêm rateando.

  • 207. Daniel Cassol  |  15/09/2009 às 16:26

    Pra encerrar minha participação (mentira, eu acho), uma constatação:

    Fern se foi, veio o Guihoch.
    O poeta das ruas sumiu, temos o Rafael Botafoguense.

    Ou seja, nunca ficamos sem um guru por aqui.

  • 208. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 16:30

    #202

    esqueçam Série A com ou sem mata-mata, playoffs, o escambau. Cada vez mais me convenço que a fórmula do Sanchonete é a solução. Sério mesmo, seria o bicho e até os times dos cafundós do Judas teriam calendário o ano todo.

  • 209. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 16:31

    ah, e nesse caso os ESTADUAIS poderiam ser em PONTOS CORRIDOS. ahdfjshdjhfjhfhwjhfhfhfjk

  • 210. Guilherme  |  15/09/2009 às 16:32

    205.

    Nas Últimas 5 rodadas:

    SP: V D E V V = 10pts
    Pal: D V E V D = 7pts
    Int: D D V V D = 6pts

  • 211. arbo  |  15/09/2009 às 16:33

    duas coisas: é possível separar pessoas q dão como jogado esse campeonato (eu fora – acredito até no grêmio, v se pode) das pessoas q curtiriam mais um mata-mata mais à frente (eu dentro).
    o são paulo poderia ganhar 8 desses campeonatos de pontos corridos SEGUIDOS q não seria POR ISSO q eu preferiria outra fórmula. nenhum sentido. prefiro uma q comporte um mata-mata e q o grêmio vença SEMPRE.

  • 212. gustavo scherbaty  |  15/09/2009 às 16:41

    #167

    Por coincidência, a outra final ridícula envolvia outro time paranaense, o Atlético-Pr (que chegou com justiça, era o melhor) e o São Caetano.

    Se o Atlético Paranaense era mesmo o melhor time, conforme o que você disse aí, por que a final foi ridícula? Só porque o clube é paranaense?

    E nem me venha dizer que era ridícula pela presença do São Caetano, clube que, na época, era vice-campeão “quase-brasileiro” e vice-campeão da Libertadores.

  • 213. Sanchotene  |  15/09/2009 às 16:44

    Re 211

    o Sanca foi o melhor time da Fase Classificatória…

  • 214. gustavo scherbaty  |  15/09/2009 às 16:53

    # 212

    Pois é, Sancho. Os dois clubes com as duas melhores campanhas fazem a decisão e, mesmo assim, aparece gente pra chamar a final de ridícula.

    Mas é muito HISTORICISMO.

  • 215. Junior  |  15/09/2009 às 16:55

    Catarina, eu escrevi o # 197 pelo passado, não pelo atual momento do Inter. De 1993 até 2006, sempre acontecia alguma coisa quando o Inter iria ser campeão. Um gol a menos de saldo, pênalti perdido contra o “poderoso” Bragantino, entre outras coisas, até o ápice com Zveiter e Márcio R. de Freitas. Depois de 2005, eu sinceramente acreditei que o Inter nunca mais iria ganhar algo importante. E para complentar nossa desgraça, o Grêmio ganhava tudo, até quando parecia que iria perder. As “alegrias” daquela época foram os jogos contra Palmeiras e Paysandu, quando nos livramos do rebaixamento. A situação do Inter era tão ruim que o Beira-Rio era o único estádio do Brasil (talvez do mundo) em que um portão, o famigerado PORTÃO 8 (onde os jogadores saíam, geralmente com confusão e brigas) era mais famoso que alguns jogadores. Havia colorados que não sabiam quem jogava pelo Inter, mas todos sabiam da fama do portão 8. E como tragédia pouca era bobagem, além do Grêmio, surgiu o Juventude para infernizar nossa vida. Quando tiveres um tempinho, leia nos arquivos do Impedimento os textos seguintes à 16/08/06. Toda a frustração e dor de uma geração de colorados foi expurgada, aqueles textos demonstram perfeitamente isso.

  • 216. Diogo  |  15/09/2009 às 16:56

    “O campeão tem mesmo é que ser o time com mais estrutura. Se o time é uma bagunça, com altas comissões à dirigentes, roubalheira e etc…tem mais é que cair para segundona…e não ser campeão num golpe de sorte.”

    Hhuahsauhasu. Sério, eu não li isso.

    Acabem a série A de uma vez, então. Aliás, acabem com a Seleção Brasileira, acabem com o Futebol, acabem com a Fórmula 1, acabem com o TotoBola…

  • 217. arbo  |  15/09/2009 às 16:59

    bá, tinha perdido o #167 do junior. mas o gustavo já respondeu. atlético-pr não fez final ridícula, tinha um bom time. além disso, veja q ironia, o q tbm se falava do clube é de sua MODERNIDADE.

    e o são caetano já mereceu mais q estar na final. merecia até o título em cima do vasco. belo time aquele.

  • 218. Diogo  |  15/09/2009 às 17:00

    “Voltar ao mata-mata no Brasileiro é correr o risco do Inter vencer o primeiro turno quinze pontos na frente do Flamengo, oitavo colocado, e perder tudo nas oitavas de final porque o Adriano resolveu jogar pra caralho naquele dia.”

    Meo Deos, só eu acho que o gosto pelo futebol passa pelo fato de existirem os GABIRUS na vida???

  • 219. Junior  |  15/09/2009 às 17:07

    # 212, não tem a nada a ver com o fato do Atlético ser paranaense. Usando uma frase citada aqui, isso é “complexo de vira-lata”. Claro que a final era ridícula pela presença do S. Caetano. Qualquer final com a presença de um time ridículo como S. Caetano, S. André e Barueri é ridícula. Um dos pressupostos para a existência de um time de futebol é ter torcida, torcedores apaixonados, etc. O S. Caetano foi vice de tudo o que citaste por causa disso, os deuses do futebol JAMAIS permitiriam a um clube como esse ser campeão da Libertadores. E antes que eu seja mal interpretado, uma coisa é ter torcida pequena, como América-MG, Juventus-SP e Caxias, mas ter uma tradição, ser um clube tradicional, com torcedores apaixonados e outra coisa é ser um time SEM torcida e tradição, como os S. Caetanos e Barueris da vida.

  • 220. arbo  |  15/09/2009 às 17:08

    #217: “ERA de sua modernidade”

  • 221. Jader Anderson  |  15/09/2009 às 17:08

    Tem um cara de CAPACETE no alambrado!

    UMBORA VITORIA

    heaheahaehaehae

  • 222. arbo  |  15/09/2009 às 17:12

    sancho, #193. não sei, mas a mim pareceu q tu confundiu o catarina com o canoense. senão, desculpe.

  • 223. Felipe (o canoense)  |  15/09/2009 às 17:14

    #216

    acabem com o TotoBola…

    AMÉM!

  • 224. catarina cristo  |  15/09/2009 às 17:15

    #215

    Minha Nossa Senhora do Bom Parto!

    todo seu sofrimento foi na SERIE A. SERIE A.

    vou repetir: SERIE A.

    agora me diz: tu sabe onde fica a série d?

    Então, pq tu quer dizer que sofre, criatura? Pra que esse complexo de inferioridade? Pra que só olhar pro seu umbigo?

    Essa conversa tá parecendo a PATROA reclamando pra EMPREGADA que tá sem dinheiro ou que a geladeira tá velha ou que a casa precisa de reforma.

    Ora, tenha dó!

  • 225. Felipe (o canoense)  |  15/09/2009 às 17:16

    RE 193

    Acho que tu disse isso pro Catarina tchê!!!

    Na minha opinião, no lugar dos estaduais aquelas COPAS regionalizadas eram bem melhores…

    Mas aí os clubes pequenos ficam desativados e bla bla bla…

  • 226. Diogo  |  15/09/2009 às 17:19

    Bom, me retiro da discussão com a campanha PONTUAÇÃO DE FÓRMULA 1 NO BRASILEIRÃO, DJÁ!

    [Saio para imprimir os panfletos.]

  • 227. Sanchotene  |  15/09/2009 às 17:25

    Re 222

    É bem possível, Arbo. Eles são muito parecidos…

  • 228. Prestes  |  15/09/2009 às 17:46

    Concordo com o Luis!!!

    Pontos corridos é muito melhor e abaixo o complexo de vira-lata.

    E outra coisa, o Inter só não ganhou o Brasileiro em 2006 por que era MELHOR que o São Paulo.

    Inter e SP vinham ponteando o campeonato frouxo com os times reservas, quem ganhasse a Libertadores ficaria de ressaca, depos se prepararia para o Mundial e perderia o Brasileiro. Foi o que aconteceu.

  • 229. Alexsander  |  15/09/2009 às 17:49

    #210

    “Nas Últimas 5 rodadas:

    SP: V D E V V = 10pts
    Pal: D V E V D = 7pts
    Int: D D V V D = 6pts”

    Isso mostra que a situação não é tão favorável ao SPFW quanto alguns querem fazer parecer. Se o São Paulo PERDER a próxima, fica com apenas 7 pontos nas últimas 5 rodadas (porque vai trocar uma vitória por uma derrota, ficando com D-E-V-V-D). Enquanto isso, Palmeiras e Inter passam o SP nesse “campeonato de 5 rodadas” com um simples empate, porque ambos vão descartar uma derrota na próxima rodada.

  • 230. Guilherme  |  15/09/2009 às 17:52

    .229

    Vamos ver se o São Paulo não ganha no fim então. E se é complexo de vira-lata ou simplesmente uma constatação dos fatos.

  • 231. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 17:55

    Eu fico imaginando o que teria sido a internet nos anos 60, 70 e 80.

    Em 1960:

    “Esse Santos ganha sempre, cinco vezes seguidas! Qual a graça? Futebol sem emoção não dá.”

    A partir de 75:

    “Temos que dar um jeito de descobrir uma fórmula melhor do que a que tem hoje, que premie a regularidade. Não dá pra jogar sempre e um time ser campeão invicto! Qual a graça?”

    Em 1980:

    “Bah, por que não dão um jeito de fazer alguma mudança na regra para o Flamengo parar de ser campeão?”

  • 232. Felipe (o catarina)  |  15/09/2009 às 18:01

    e pior é quando escreveram “Os colorados te entendem, Catarina”. Eu fiquei pensando, “tá, mas o que eu falei que eles entendem?”. huahhhjkhdhdjkhdfjkewh

    já não basta ter outro Felipe, tem a Catarina também. Vai ter xará assim lá na pqp!

  • 233. Guilherme  |  15/09/2009 às 18:11

    .231

    hauuhsauhhaisdhaushdad

    Nenhum sentido.

  • 234. Junior  |  15/09/2009 às 18:19

    Faço um adendo ao #228, do Prestes. Ano passado, não foi o SPFC que ganhou o título, Grêmio e Palmeiras que entregaram. Quando o Grêmio ganhou do SPFC no Olímpico, já na 1ª rodada do returno, o SPFC estava ONZE pontos atrás do Grêmio e se eu não me engano, OITO pontos atrás do Palmeiras. É muita incompetência.

  • 235. Lourenço  |  15/09/2009 às 18:23

    #234
    O SPFC fez 42 pontos no returno, maior percentagem na história de um turno dos pontos corridos. O Grêmio fez 31 pontos no returno, sendo o quarto colocado da segunda fase do campeonato. O SPFC é que ganhou sim, tanto é que o Grêmio manteve a distância para todos os demais adversários no returno.

  • 236. Cesar  |  15/09/2009 às 18:27

    Se o SP ganhar no fim é pq foi o melhor…se a discussão fosse favorecimento, máfia do apito ou o caralho A4, tudo bem. MAS QUAL É O PECADO NO FATO DE O TIME COM MELHOR CAMPANHA SER CAMPEÃO???

  • 237. Cesar  |  15/09/2009 às 18:28

    231 = MELHOR COMENTÁRIO

  • 238. Junior  |  15/09/2009 às 18:29

    Lourenço, tu reforçou meu argumento. O Grêmio foi o quarto do 2. turno. Um time que quer ser campeão não pode ser o quarto se o principal adversário é o primeiro do returno. Bastava fazer dois pontos a mais e o Grêmio seria o campeão de 2008.

  • 239. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 18:29

    #200

    hahahahahah

    to passando mal de tanto rir!!!!!!!
    Espetacular!

  • 240. Sanchotene  |  15/09/2009 às 18:32

    Re 238

    Foi o 3º:

    a) manteve a diferença de pontos sobre Cruzeiro e Palmeiras; e

    b) o Flamengo tirou míseros 2 da vantagem.

    O São Paulo ficou sei lá em que posição no Primeiro Turno. Não queria ser campeão?! Foi incompetente?!

  • 241. Lourenço  |  15/09/2009 às 18:32

    Bom, o mesmo vale para o SPFC: um time que quer ser campeão não pode ficar na posição que o SPFC ficou no primeiro turno. Grêmio e São Paulo fizeram campeonatos praticamente iguais.

    Quantos pontos o SPFC chegou a ficar atrás do Inter e Palmeiras agora em 2009? Inter e Palmeiras são cavalos paraguaios se o SPFC continuar ganhando quase tudo?

    E se o Grêmio ganha 12 dos 14 jogos e é campeão? O resto é que entregou?

  • 242. Cesar  |  15/09/2009 às 18:34

    quer elemento inesperado:

  • 243. Gabriel R.  |  15/09/2009 às 18:35

    Dos esportes praticados na obamalandia o unico que eu acrescentaria alguma coisa ao futebol seria a porradaria que rola no hockey. Podendo dois ou mais jogadores podendo se socar durante o jogo com penalização de 15 muntos no banco de reservas. E que isso não tivesse intervenção do STJ. Dai o pão e circo tava pronto!!!

  • 244. Junior  |  15/09/2009 às 18:45

    #240 e 241, vocês estão comparando coisas diferentes. No 1º turno, o SPFC não tinha a ambição de ser campeão. Após o jogo contra o Grêmio, o próprio Muricy disse que não havia mais esperança de título. Ao contrário do Grêmio, que possuía uma excelente vantagem e a desperdiçou. Acho difícil que tão cedo um time consiga reverter uma vantagem de 11 pontos em 17 jogos, como fez o SPFC.

    “Quantos pontos o SPFC chegou a ficar atrás do Inter e Palmeiras agora em 2009? Inter e Palmeiras são cavalos paraguaios se o SPFC continuar ganhando quase tudo?”

    Se repetirem o desempenho do último fim de semana, não há dúvidas quanto a isso.

  • 245. Diogo  |  15/09/2009 às 18:49

    236.

    Nenhum problema!

    Estamos discutindo a fórmula, em qualquer campeonato o time com melhor campanha ganha, isso não muda nunca.

    Se o time perdeu para o regulamento do mata-mata, não teve competência de usá-lo ao seu favor. Logo, não fez a melhor campanha, apesar de ter feito a maior pontuação.[ns]

    Vejo que muitos aqui estão com o complexo de cachorro da Guiana: vivem na América do Sul e lquerem latir em francês das Gema’s Elysées.

  • 246. Diogo  |  15/09/2009 às 18:51

    231.

    Em 1980:

    “Bah, por que não dão um jeito de fazer alguma mudança na regra para o Flamengo parar de ser campeão?”

    Foi o que fizeram com o Grêmio na Copa do Brasil.

    Hhdlsjdhlkjhljkh.[Choreeeei largado]

  • 247. Francisco Luz  |  15/09/2009 às 18:59

    Sim, Diogo, e hoje todo mundo reclama. Para vez como vocês CHORAM A TOA, ashhdas.

  • 248. Lourenço  |  15/09/2009 às 19:21

    Na 11ª rodada de 2009, o Inter tinha 12 pontos a mais que o SPFC. O Palmeiras, 11.

    Podem brigar até o final, até a última rodada mas, se der SPFC, independentemente da campanha de Palmeiras e Inter, esses é que entregaram. Time que quer ser campeão não pode ter 12 pontos de vantagem e agora entregar.

    Não concordo com isso, é uma análise muito simplista.

  • 249. fino  |  15/09/2009 às 19:34

    Esqueçam a MERITOCRACIA dos pontos corridos, esqueçam também:

    a justiça
    a regularidade
    os patrocínios
    as cotas de tv
    os juizes
    o STJD
    os planteis
    o peso da camisa
    o entretenimento
    a raça
    as médias de público
    o certo
    e o errado

    mas que faz falta UMA FINAL, ah isso faz… (MESMO, Eu. 2008)

  • 250. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 19:34

    #199

    Cassol, com todo o respeito, nessa mesma época o São Paulo emendava sequências de vitórias e muita gente dizia que o Grêmio já era campeão, pela quantidade de pontos na frente.

    Não ganhou e protagonizou um final de campeonato emocionante, por entregar pontos bobos dentro e fora de casa.

    Aliás, para mim, a campanha do Grêmio ano passado mostra que essa história de “clube mais organizado” é LENDA.

  • 251. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 19:38

    concordo com o luis felipe organizado é meu pau,o negocio e ter sorte

  • 252. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 19:58

    CARALHO O BOTAFOGO CONTRATOU RODRIGO FUSKAAA…PORRA NAMORAL VAI SE FUDER VIDA,PORQUE?? … PORQUE MEU CLUBE NÃO É ORGANIZADO…

  • 253. Sanchotene  |  15/09/2009 às 20:08

    Re 244

    Se o time arranca bem e cai de produção, ou arranca mal e sobe de produção, isso não tem diferença NENHUMA!

  • 254. mr.fucker  |  15/09/2009 às 20:26

    Sempre falam que o Grêmio foi incompetente ano passado, mas porra, a reação do São Paulo é que foi sobrenatural. Tirando a derrota contra o Grêmio o time passou o segundo turno invicto, empilhando vitória em cima de vitória, algo que não acontecia desde sempre. Mas sob condições normais o Grêmio teria sido campeão, manteve esperança até o fim. O que fodeu foi ser goleado pelo Vitória, o time morreu naquele jogo.

    E o diferencial do São Paulo é o elenco. Eu estava encanadíssimo com a ausência do Hernanes quando soube que ele havia se machucado e agora nem lembrava mais que ele estava fora do time.

    Ter elenco bom é determinante pra brigar pelo Brasileiro. O Palmeiras eu acho que deve ficar pelo caminho mais cedo ou mais tarde por isso. Até o Atlético Mineiro, com as recentes contratações esta com elenco melhor.

  • 255. catarina cristo  |  15/09/2009 às 20:28

    #234

    Oxe, isso já existe. É Rugby . E é ótimo de ver na TV.

  • 256. catarina cristo  |  15/09/2009 às 20:29

    #243, quis dizer

  • 257. Junior  |  15/09/2009 às 20:30

    Como não, Sanchotene? Se um time começa bem e termina mal, é um “coelho”, para usar um termo da maratona. O time que começa mal e termina bem, é um “time de chegada” (não achei termo melhor). É totalmente diferente ter 11 pontos de diferença no começo de um campeonato, onde há tempo de recuperação para os adversários do que ter 11 pontos de liderança faltando só 17 jogos, já no 2º turno do campeonato. E isso não tem nada a ver com o Grêmio, SPFC ou Palmeiras, vale para qualquer time.

  • 258. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 20:31

    rugby é lecal

  • 259. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 20:32

    começa bem e termina mal é o cavalo paraguaio oras,e a lebre que é de chegada concorda?

  • 260. Prestes  |  15/09/2009 às 20:38

    Junior, aí eu tenho que discordar de ti.

    Aquela reação do São Paulo foi SOBRE HUMANA.

  • 261. rafael botafoguense  |  15/09/2009 às 20:46

    porra fiquei no vacuo vao a merda entao hhaahahahaha

  • 262. Sanchotene  |  15/09/2009 às 20:51

    Re 257

    Não, Júnior. Isso é só impressão porque no fim é que se sabe a posição final. Se o time vai ser campeão largando bem ou arracando nas últimas rodadas, não faz diferença. Se for vice, não faz diferença. Se for 3º, 4º, 5º, etc, tampouco importa como chegou lá.

    Entendido?

  • 263. dante  |  15/09/2009 às 20:54

    pode defec, quer dizer, escrever, rafael, estou te lendo.

    AGUANTE

  • 264. gilson  |  15/09/2009 às 21:04

    Que texto mais populista!

  • 265. JO  |  15/09/2009 às 22:42

    time ruim não ganha pontos corridos – o que é o caso do gremio que mesmo com uma abismal vantagem perdeu rapidamente pro são paulo.mata mata dá chance ,pontos corridos não!!INTER 2005 FOI O ÚNICO DA REGIÃO SUL A GANHAR POR PONTOS CORRIDOS(OBSERVE-SE QUE O FATO DO CANECO ESTAR NA CASA DO LADRÃO NÃO FAZ DESTE DONO)

  • 266. JO  |  15/09/2009 às 22:44

    JUNIOR O GREMIO GANHAVA TUDO NA DECADA DE 90 ,INCLUSIVE O DIREITO A JOGAR A SEGUNDONA E AINDA TAPETEAR PRA SUBIR NO ANO SEGUINTE…

  • 267. Marco  |  15/09/2009 às 23:01

    Jo, perguntinha: como que o inter foi o legitimo campeao se foi o corinthians quem fez mais pontos no final do campeonato?

  • 268. Flávio  |  15/09/2009 às 23:23

    Com a volta do formulismo, talvez terminasse a hegemonia são-paulina, mas não a paulista. Gaúcho (quase) nunca ganha Brasileirão. Nos últimos 20 anos da era pré-pontos corridos, o RS só ganhou um título (96), com um dos melhores times da história do Grêmio. Com a volta do formulismo, o Inter, que foi vice em 2006, não iria além das quartas-de-final, como ocorria nos anos 90. O Grêmio, vice em 2008, no máximo seria semifinalista. Vasco e Botafogo, que ainda conseguiram conquistar o Nacional na década passada, hoje não teriam como repetir a façanha, mesmo com mata-mata na reta final. Enfim, ao invés da supremacia do São Paulo, o domínio seria dividido entre os três grandes rivais paulistanos.

  • 269. Bruno L  |  15/09/2009 às 23:26

    No que tu baseia essas afirmações, Flávio?

    Mata-mata é caótico demais pra prever dessa maneira.

  • 270. almilano  |  15/09/2009 às 23:32

    cara, vocês se puxam nos comentários, tá loco.

    o texto ficou bala, como de costume, bem como a foto do Franciel no alambrado e o cara com um capacete ao lado hahahaha

    eu acho que um campeonato tem que ser por pontos corridos. Não sei porque tanta discussão sobre isso, é fato que futebol hoje é negócio, e como negócio ele tem melhorado desde 2003 quando começou a era dos pontos corridos.

    Muitos clubes estão se reorganizando, principalmente aqueles que caíram para a segunda divisão. Estes se viram obrigados a reagir e retomar o rumo após a queda.

    Os outros todos estão vendo maneiras de melhorar sua gestão e, consequentemente, o futebol, produto fim de todos.

    Se o SP levar mais essa, paciência, que se aplauda ele e que se tente de novo em 2010.

  • 271. Flávio  |  15/09/2009 às 23:38

    R 269
    Os paulistas dominam o Brasileiro desde 1990. Considerando somente os campeonatos pré-pontos corridos, de 90 a 02, a divisão de títulos entre os estados foi:
    SP – 7
    RJ – 4
    RS e PR – 1
    E, nos anos em um paulista não foi campeão, pelo menos o vice foi de SP, com exceção de 92. Minha “previsão” se baseia no desempenho nos Brasileiros dos anos 90 e nas últimas edições da Copa do Brasil. Depois de 2001, o máximo que um clube gaúcho conseguiu foi um vice (2009) da CB. No Brasileirão nos anos 90 e no início desta década, o Grêmio, tirando 96, foi no máximo semifinalista. O Inter chegou entre os oito em 97 (num ano em que não houve semifinais) e 2000. Quem mais fez frente aos paulistas na década passada ainda foram os cariocas. Mas hoje seria uma utopia o Botafogo ou o Vasco vencerem o Brasileiro. Talvez o Flamengo num mata-mata, embalado pela torcida (e pelo apito amigo), tivesse alguma chance.

  • 272. gustavo scherbaty  |  16/09/2009 às 00:47

    #219

    Mas se você diz que a final foi ridícula pela participação do São Caetano e defende a ideia (pega na minha reforma ortográfica) da disputa do Brasileiro pelo sistema de pontos corridos, a tua argumentação se junta aos discursos do SARNEY e engrossa o significado da expressão “NENHUM SENTIDO”.

    Afinal, qual clube, senão o próprio São Caetano, classificou-se na primeira colocação para a disputa das oitavas-de-final após obter uma pontuação de 59 pontos em 27 jogos, fazendo uma vantagem de 8 pontos para o segundo colocado?

    Pois bem, seguindo esse ritmo, não seria tendência natural o São Caetano sagrar-se CAMPEÃO do torneio caso este já fosse disputado por pontos corridos?

    E aí, o que seria mais ridículo: a presença do São Caetano, clube dito por ti como ODIÁVEL dada a não-existência de torcida, em uma final de Campeonato Brasileiro vencida pelo Atlético Paranaense ou ver os azuizinhos levantando o CANECO?

    Por fim, gostaria de fazer uma última colocação: não teria justamente sido a torcida fator de desequílibrio nas partidas finais que fizeram com que a taça fosse pra Curitiba?

  • 273. Anônimo  |  16/09/2009 às 01:30

    JO = filósofo brasileiro

    isso não existe

  • 274. Luís Felipe  |  16/09/2009 às 03:06

    273 comentários num dia morto.

  • 275. Gustavo  |  16/09/2009 às 08:56

    Nada como discutir o sexo dos anjos.

    LF, no teu comentário #250, tu sugeres que o Grêmio não é organizado. Pode até ter dívida, mas é organizado sim. Não é o MAIS organizado, mas está entre os 5 melhores do Brasil.

    Inclusive, tirando IRREGULARIDADE, tem um dos melhores times do Brasil também.

  • 276. Luís Felipe  |  16/09/2009 às 09:12

    me expressei mal.

    onde falei em ORGANIZAÇÃO, queria falar em DINHEIRO.

  • 277. Guilherme  |  16/09/2009 às 09:45

    .254

    Concordo totalmente com o mr.fucker ali (pior nome). Elenco é a palavra-chave pros campeonatos do São Paulo e do Manchester United também. É assim que se ganha em pontos corridos.

    O que eu tô batalhando é que é CARO demais manter elenco no Brasil. Às vezes um time barato pode ser tão ajeitado que fica bom, mas não se sustenta num campeonato de pontos corridos.

    Claro que às vezes times com bastante dinheiro tem elencos mal feitos, mas isso é outra história.

    Talvez seja ainda cedo pra falar, mas todos os sinais indicam que o Brasileirão se torne uma Premier League, onde o Manchester United ganhou 11 de 17. O Chealse ganhou dois quando um bilionário russo comprou o time e agora o Manchester City, com dinheiro árabe, tá liderando.

    Eu não gostaria que o Brasileirão virasse nisso e acho que vai se continuar assim.

  • 278. Flávio  |  16/09/2009 às 10:41

    Não acho que o atual domínio do São Paulo seja definitivo. Na Alemanha, onde até bem pouco tempo atrás o Bayern de Munique era hegemônico, atualmente há cinco ou seis outros times em condições de conquistar o título. O mesmo ocorre na Holanda, país em que a disputa ficava sempre entre Ajax e PSV, mas cuja temporada passada foi dominada por AZ e Twente. Idem a França, onde o Bordeaux se tornou um rival à altura para o Lyon.

  • 279. Sanchotene  |  16/09/2009 às 11:45

    Re 278

    Flávio,

    O Bayern está sempre na briga. Os outros se revezam; sendo que há tenporadas em que não parece ninguém. O mesmo vale para o campeonato holandês; e para o francês.

    O atual calendário nacional vai tranformar o Brasileirão no maior ESTADUAL do mundo: poucos grandes; alguns médios; e uma cacetada de pequenos…

    Um abraço.

  • 280. Rudi  |  16/09/2009 às 11:48

    é simples

    fórmula que o inter é campeão = melhor

    outas = lixo

    huahuahua

    #1979feelings
    #autocornetamodeon

  • 281. Flávio  |  16/09/2009 às 12:05

    Digamos que o campeonato ainda fosse decidido em mata-mata. Vocês acreditam que algum carioca, com exceção talvez do Flamengo, teria como desafiar a hegemonia paulista? Ou que o Cruzeiro (campeão somente com pontos corridos), Galo (q não ganha nada desde 71) e Inter (na fila desde 79) seriam campeões? Ou o Grêmio, que na época do formulismo só chegou três vezes na final, sendo somente uma nos últimos 20 campeonatos pré-pontos corridos? Ou nordestinos e paranaenses? O domínio talvez não fosse são-paulino, mas certamente continuaria sendo paulista, como é desde a década passada. Um clube tradicional decadente e avacalhado como o Botafogo se apequenaria com qualquer fórmula ou calendário. Ele, Flu e Galo já deixaram de ser grandes a muito tempo.

  • 282. rafael botafoguense  |  16/09/2009 às 12:14

    decadente e avacalhado é vc seu esterco

  • 283. marlon  |  16/09/2009 às 12:35

    “decadente e avacalhado é vc seu esterco”

    jkdbvsdjkvsjkdbvlsdvhbsdlv

    rafael botafoguense >> Marçal Aquino

  • 284. Sanchotene  |  16/09/2009 às 12:43

    Flavio,

    Eu estou além da mera discussão sobre “mata-mata x pontos-corridos”; falo também da redução dos estaduais, das rendas de TV, etc. Os pontos-corridos fazem parte de um projeto, do qual eu sou contra da letra maíuscula inicial ao ponto final.

  • 285. Daniel Cassol  |  16/09/2009 às 12:56

    “decadente e avacalhado é vc seu esterco”

    é muito POLIVALENTE.

  • 286. Flávio  |  16/09/2009 às 13:05

    R282
    Sucessor de Fern e guihoch?

  • 287. Diogo  |  16/09/2009 às 13:24

    Mas que bela porcaria virou a discussão. Não tem nada a ver se os paulistas ganham, ganhavam, ou irão continuar ganhando o Campeonato.

    Estamos falando de FÓRMULA.

    Por mim o São Paulo que seja zilhões de vezes campeão, desde que se elimine a atual forma de pontos corridos.

  • 288. Prestes  |  16/09/2009 às 13:39

    Parece até que antes dos pontos corridos a Desportiva Ferroviária brigava de igual pra igual.

    Os gaúchos ganharam cinco em trinta antes dos pontos corridos, alguém acha que não vamos ganhar cinco até 2033??

    O que realmente não vai haver é um Coritiba ganhar como em 85, tendo uma campanha pífia, porque só vence quem faz mais pontos.

    Agora, um Atlético-PR como o de 2004, que só perdeu pq deixou um time rebaixado igualar um jogo que ganhava por 3 a 0, vai acontecer de novo e, se não falhar, vai sair campeão.

  • 290. Milton Ribeiro  |  16/09/2009 às 15:23

    Sou totalmente contra os formulismos.

  • 291. dante  |  16/09/2009 às 15:59

    não desiste, rafael!

    RETROCEDER NUNCA

    RENDER-SE JAMAIS

    AGUANTE

  • 292. dante  |  16/09/2009 às 16:01

    e não consigo imaginar xingamento pior do que ser comparado ao david coimbra.

    nem mesmo “SEU ESGOTO”.

  • 293. Daniel Cassol  |  16/09/2009 às 16:05

    sai do meu colo, seu esgoto.

  • 294. Francisco Luz  |  16/09/2009 às 16:28

    É a lógica simples. Se o DC da ZH é a favor do formulismo e faz um texto UM DIA depois do DC do I ter feito, só posso concluir que são a mesma pessoa.

    Dois esgotos, asjkhsahjhsa.

  • 295. Leonardo  |  16/09/2009 às 16:37

    santa tartaruga!

  • 296. Jader Anderson  |  16/09/2009 às 17:24

    #294

    LOL

    DC da ZH é um esgoto… O DC do imped eh levemente melhor… tipo um CÓRREGO

    haehehaehehaehaehae

  • 297. Yuri  |  16/09/2009 às 18:17

    #291:

    Melhor título de filme da história.

  • 298. nonovox  |  16/09/2009 às 19:51

    Pra começar,o campeonato brasileiro na fórmula pontos corridos é uma chatice. Pra terminar, mata-mata é coisa de time raçudo,coisa de hombre,comprendes?

  • 299. FERN  |  16/09/2009 às 21:57

    VIVO…

  • 300. donatello  |  16/09/2009 às 23:55

    COWABUNGA!

  • 301. Júnior CRF  |  17/09/2009 às 11:46

    Viva pontos corridos!

    No mata-mata, nem sempre quem vence é o melhor, é muita sorte, e sorte demais não presta, vamos colocar um pouco de LÓGICA no futebol, e na lógica, quem vence é sempre o melhor!

    Se em 4 temporadas não conseguiram copiar o segredo do São Paulo, é incompetência dos dirigentes, não da fórmula, que é boa demais!

  • 302. dante  |  17/09/2009 às 13:04

    pronto, mais 200 milhões de comentários.

    certo que é um fake do cassol pra bombar a caixinha. çlksjdfskldf

  • 303. Karl Marx  |  17/09/2009 às 18:08

    Vou processá-los por me parodiarem em vão.

    Um time não jogar nada, ficar em oitavo, e depois ganhar do primeiro é MAIS VALIA.

  • 304. Rafael Chat  |  18/09/2009 às 11:47

    Apoiado!
    Contra o burguês e plutocrático SPFC!!!
    Poder ao povo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Alguns dias após o Barcelona 5x0 Chapecoense, hoje veio a consagração: Real Madrid 0x2 Chapecoense. 2 hours ago
  • Semifinais da Série D, jogos de ida: Juazeirense-BA 3x1 Globo-RN (volta 27/8) Atlético-AC 0x0 Operário-PR (volta 28/8) 2 hours ago
  • Corinthians finalmente perde e o que o resto do G4 faz? O resto do G4 não ganha nem três pontos contando os três times juntos. 2 hours ago
  • O Palmeiras não ficou só na promessa de ajudar. twitter.com/IPEonline/stat… 2 hours ago
  • O consolo palmeirense é que o São Paulo entrou no Z4 após essa apresentação pífia. 2 hours ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: