Rodada da revelação

14/09/2009 at 06:00 163 comentários


Dagoberto espera a abdução.

Não sei se todo mundo teve a dimensão da importância desta rodada para o destino do Brasileirão. Não apenas tivemos uma atuação magistral de Adriano no Maracanã, talvez selando seu lugar na seleção como reserva de Luís Fabuloso, o Fabiano. Não só assistimos a um medonho clássico entre Fluminense em Botafogo, definido por alguns cronistas como uma das piores partidas do campeonato – agravando ainda mais a situação das duas equipes que habitam a zona do rebaixamento. Tivemos possivelmente uma definição dos rumos da competição.

A importância da 24ª rodada reside no seu poder HERMENÊUTICO: mostrou que alguns times considerados candidatos não têm capacidade de vencer na hora fatal e revelou que, quando os outros perdem, o São Paulo vence.

É verdade que o Palmeiras jogava fora de casa, contra o poderoso Vitória, mas a equipe treinada por Zacarias vem perdendo muitos pontos nas últimas rodadas. Enquanto isso o São Paulo vem vencendo PAULATINAMENTE seus compromissos, sem chamar muita atenção. Da mesma forma como conquistou os últimos TRÊS campeonatos.

Também tivemos outros eventos menos importantes nesta rodada, a saber:

A volta do ressuscitador


Danilo Silva se prepara para dormir.

Quando a gente pensa que a coisa vai embalar, o Inter resolve perder em casa, revivendo sua vocação histórica para ressuscitar os mortos. No caso, um morto muito vivo: o Cruzeiro flertava com a zona do agrião mas tem um time capcioso, tanto é que esteve por abrir o placar logo nos primeiros minutos de jogo no Beira-Rio, se não fosse uma boa defesa de Lauro.

Com umas baitas atuações de Gilberto e Thiago Ribeiro, o Cruzeiro teve considerável facilidade sobre a zaga do Internacional – que parece ter sentido a falta, vejam só, de BOLÍVAR como líbero. Fora isso, um time inteiro capenga: Taison vagaroso, Guiñazu entregando bola pra gol do Cruzeiro e Danilo Silva perdendo em agilidade para uma múmia com cãibra. Até o selecionado Sandro esteve mal: foi chamado pelo Dunga e voltou jogando como um Soneca. Guiñazu fez pênalti no primeiro gol cruzeirense, mas a origem do lance foi uma comida de mosca de Sandro no ataque do Inter. D’Alessandro foi um dos poucos a jogar bem.

Mas não me venham dizer que o Internacional perdeu porque o Impedimento “elogiou” Tite. O post da semana passada problematizava justamente a impossibilidade histórica de uma mente pastoril conquistar o Brasileirão.

Perdendo a virgindade aos 40 anos


De mãos dadas, o flerte antes do amor.

Pois então o Grêmio venceu a primeira fora de casa, passadas nada menos que 24 rodadas. A noite de núpcias aconteceu no Motel Afflitu’s, onde os tricolores já fizeram suas festinhas, inclusive com vídeo que VAZOU NA NET.

Sem ver o primeiro tempo, por estar trancado nas redondezas do Acampamento Farroupilha na saída do Beira-Rio (obrigado, EPTC), fico com a opinião da Gaúcha, que falou em primeira etapa “sofrível tecnicamente”. Interessante que os gols surgiram em duas afirmações necessárias: o primeiro, numa jogada de Tcheco para Souza; o segundo, com Jonas reafirmando o bom momento que o coloca na artilharia do campeonato, ao lado do Imperador.

No segundo tempo, Paulo Autuori, treinador e crooner, fez seu time esperar o Náutico em sua defesa, até porque do outro lado o máximo de perigo era de um estiramento muscular de Kuki no alto dos seus 38 anos. A impressão que ficou foi de uma boa sintonia no meio campo tricolor, prejudicado com a expulsão de Máxi Lopez, o ausente: depois de semanas de molho, vai pegar mais um jogo de gancho.

É como um homem perder a virgindade aos 40 anos. Deixou passar muito tempo, mas ainda dá pra aproveitar bastante, afinal a vida começa aos 40. A quatro pontos do Atlético-MG, não é feio pensar em vaga na Libertadores.

Um abraço,
Daniel Cassol
Fotos: Terra

Anúncios

Entry filed under: Brasileiro.

Gaia Estádio Olímpico dos Aflitos

163 Comentários Add your own

  • 1. Diogo  |  14/09/2009 às 06:40

    Vamos dar o troco no São Paulo, só estamos esperando eles abrirem 11 pontos de vantagem. [ Cúmulo da feiúra]

  • 2. Guilherme  |  14/09/2009 às 06:59

    Caras, larguem de mão e dêem logo essa taça pro São Paulo de uma vez. Vamos acabar com esse fingimento de que o campeonato “está em aberto”.

    No mais, mais uma máscara cai de uma direção que além de dar CALOTE (coisa que o Odone não fez e contratou bem melhor), usa o dinheiro do calote pra contratar Herrera, Souza, Cajá e Rockembach, e escantear Gilberto e Marcelinho.

    Rockembach e Souza até são bons jogadores, mas nenhum chega aos pés de Marcelinho e Gilberto que QUERIAM vir pro Grêmio.

    E vamos lembrar que o time não tem NENHUM lateral direito. E que o Celso Roth ficou mais de ano no clube.

    Acho que temos que tratar o Koff como se trata o Pelé. Reverenciar o que ele já vez, mas ignorar as opiniões dele sobre fatos recentes.

  • 3. Guilherme  |  14/09/2009 às 07:01

    *já fez

  • 4. Neves  |  14/09/2009 às 07:47

    “Dagoberto espera a abdução.”

    NOÇA MORRI

  • 5. Milton Ribeiro  |  14/09/2009 às 08:43

    Guiñazu esteve lamentável. Além de seu já tradicional e desnecessário pênalti-viamão, resolveu sair borboleteando em vez de passar a bola a D`Alessandro.

    Entregamos um ponto, no míinimo.

  • 6. Fernando Cesarotti  |  14/09/2009 às 08:44

    Ontem eu juro que queria saber o preço que Edmilson, Danilo e o inefável MARCÃO pagaram pelo ingresso ontem em setor tão bem localizado do Barradão, a grande área. Marcos mostrando que jogar contra o Bitória não é o forte dele. Enfim, um dia pra esquecer
    Quem deu a real foi o Arnaldo Branco, cartunista, flamenguista, ontem mesmo, no Twitter: “O Brasileirão parece jogo de curling, todo mundo varrendo o caminho pro SP passar.”
    Registre-se a não coincidência pelo fato de a revelação ter se dado na 24ª rodada. (momento piadinha de 5ª série)

  • 7. Milton Ribeiro  |  14/09/2009 às 08:48

    Ah, e o esquema com três volantes que não marcam e só querem amar e sonhar não funciona mesmo.

  • 8. Fred  |  14/09/2009 às 08:55

    Eu acho que o São Paulo deve ser considerado “hours concours”. Tem que disputar o campeonato sem o direito de ser campeão ou rebaixado e com vaga assegurada na Libertadores. Perdeu a graça.

    Já o Grêmio, do gênio da tática Autuori, é café-com-leite. Tem que ficar eternamente em 15º pra disputar e tentar ganhar a única coisa que pode conseguir na vida: a Copa do Brasil.

  • 9. Sanchotene  |  14/09/2009 às 08:59

    O Grêmio poderia ter Bayer, Tcheco, Gilberto e Marcelinho. Tcheco, totalmente sem peso…

  • 10. Sanchotene  |  14/09/2009 às 09:01

    re 7

    não marcar, amar e sonhar: é o Autuori!

  • 11. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 09:10

    O Grêmio poderia ter Bayer, Tcheco, Gilberto e Marcelinho.

    O loco, e iriamos disputar o torneio de showbol?

  • 12. gilson  |  14/09/2009 às 09:13

    #8, por essas e outras que o Flusão está indo pro campeonado mais bacana do país, a segundona. Primeira divisão é só protocolo, parece campeonato inglês.

    çlasklfdçklfkalkdfalçsfdkçla

  • 13. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 09:19

    vacina rolando solta…

  • 14. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 09:20

    #11

    jhhdkahsdajgsdjagsdjahgdjhagdjhagsdjhgasdjgasdjga

  • 15. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 09:24

    ninguém comentou que Gilberto fez um gol impedido.

    pelo simples fato de que NINGUÉM VIU.

    26 CENTÍMETROS de impedimento. impossível para o olho humano.

  • 16. Guilherme  |  14/09/2009 às 09:27

    Menos de 30cm não é considerado mesma linha?

  • 17. Vinicius  |  14/09/2009 às 09:27

    gremio = libertadores 2010. Uma questão de tempo.

  • 18. Maurício  |  14/09/2009 às 09:29

    Campeonato em que Tite e Muricy disputam a ponta e que o Jonas é artilheiro só pode acabar com o SPFC campeão.

    No mais, pra que o Tite chamou o Gladyston ontem? Pra ver a cara feia dele?

    Se é pro técnico decidir o que fazer pelas vaias da torcida, não precisamos de treinador, mas de um animador de auditório.

    Chama o Faustão!

  • 19. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 09:30

    16, nao existe essa regra…

  • 20. valdomiro  |  14/09/2009 às 09:33

    gostei da proposta do Grêmio showball united…

  • 21. Guilherme  |  14/09/2009 às 09:34

    Mas é que com menos de 30cm à frente, sempre uma boa parte do corpo vai estar na mesma linha…

  • 22. Milton Ribeiro  |  14/09/2009 às 09:41

    Fiz este comentário no Humilde Avaliação ( http://humildeavaliacao.blogspot.com/ ). Não é importante, mas é o que acho:

    Sabe que eu acho que, para este jogo, é meio inútil avaliar jogador a jogador?

    Explico: está mais do que provado de que o tal losango com 3 volantes e um meia não funciona. Ele isola o meia (D`Alessandro) e torna os volantes muitas vezes armadores. Resultado: Sandro, Guiñazu e Magrão borboleteiam pelo campo e acabam não fazendo sua especialidade, a marcação. O Guiñazu estava apenas perdido, Sandro nem se fala. A meu ver, a escalação correta é Sandro ou Magrão, com Guina ao lado e dois meias de armação. Os 3 volantes são um convite ao adversário para atacar, além da marcação ficar apenas confusa, pois Tite os manda criar, amar e sonhar.

    Acontece que TIte é político e quer encher o time de figurões. Além do mais, voltando à tática e à qualificação de um dos rejeitados, poucos times no mundo podem prescindir da bola parada de um Andrezinho, mas parece que o Inter pode…

    Temos três opções para duas vagas de volantes: S, G e M. E três para duas de meias: D`A, G e A. O resto é chama-derrota.

    Abraço.

  • 23. Daniel Cassol  |  14/09/2009 às 09:46

    Concordo, Milton.

    Não quis escrever no texto, porque tal afirmação mereceria um certo RIGOR METODOLÓGICO, mas aqui nos comentários tá liberado.

    De que adianta ter um bruta de um elenco se o treinador é o Tite? Se tava dando certo o 3-5-2, pra quê voltar o esquema com Guinazu, Sandro e Magrão?

    “Temos três opções para duas vagas de volantes: S, G e M. E três para duas de meias: D`A, G e A. O resto é chama-derrota.”

    É isso.

  • 24. Guilherme  |  14/09/2009 às 09:47

    Milton, eu assisti poucos jogos do Inter, então me corrijam se eu estiver errado, mas assim como o Tinga, não acha que o Guinazu não serve pra volante? Ele fica borboleteand por tudo, obrigando alguém a cobrir ele, o que é, justamente, a função que um volante deve fazer…

  • 25. Prestes  |  14/09/2009 às 09:48

    O bandeira acertou no lance do Gilberto. Se tá em dúvida tem que deixar correr!

  • 26. Guilherme  |  14/09/2009 às 09:49

    Eu nunca vi o que vocês colorados tanto vêem no futebol desse cara…

  • 27. Prestes  |  14/09/2009 às 09:51

    Cara, uma coisa que é foda é a gente achar que o Inter tem o melhor elenco disparado e que é um absurdo não ganhar o campeonato.

    O que eu vi ontem no Beira-Rio foi um meio-campo VIOLENTO do Cruzeiro: Marquinhos Paraná, Henrique, Fabrício e Gilberto é um PUTA de um meio-campo.

    O empatezito seria comemorado. O Cruzeiro tem um baita time e GRUPO, já que ainda tava todo desfalcado.

  • 28. beretta  |  14/09/2009 às 09:51

    De que adianta ter um bruta de um elenco se o treinador é o Tite? Se tava dando certo o 3-5-2, pra quê voltar o esquema com Guinazu, Sandro e Magrão?

    Passemos para a próxima discussão. Essa já se encerrou nesse comentário.

    Nenhum sentido a mudança de esquema, e muito menos o “faço o esquema conforme o adversário”. Entrosamento? Não trabalhamos.

  • 29. Daniel Cassol  |  14/09/2009 às 09:54

    Um comentarista da SporTV tava sustentando isso aí que o Guilherme falou, que o Guiñazu não ajuda o time, só joga pra torcida, que só dá passe curto, não lança e não chuta em gol.

    Discordo, mas acho que vale o DEBATE. Só não dá pra julgar o argentino pela partida de ontem (na qual, aliás, salvou algumas bolas fatais na área).

  • 30. Gabriel R.  |  14/09/2009 às 09:54

    Ontem fui ao estádio e quando saiu a escalação já previ a merda…

    O magrao destruiu contra o Avai, mentendo gol no fim do segundo tempo e tudo, ontem saiu aos 15 do segundo com a lingua nos pés. Por que? Porque o imbecil do treinador joga nessa merda desse losango e faz com que um volante tenha que estar nas uas areas, criando e defendendo ao mesmo tempo.

    O kleber nao apareceu no jogo por que? Por causa do esquema desse tecnico de merda, que deixou ele trancado la atras.

    O danilo tomou baile o jogo todo por que? porque é ruim e faltava um volante pra dar um apoio pra ele ali atras, ainda mais com o sorondo totalmente perdido na direita.

    Guinazu e Sandro irreconheciveis!

    E mesmo assim a gente consegue empatar o jogo, parimos um burro pra empatar a merda, e 30 segundos depois estamos perdendo novamente.

    Ontem era um jogo pra ganhar, o cruzeiro tava com um time quase todo reserva. Mas o Tite preferiu usar seu esquema imbecil e tomou um nó tático do Adilson, nao que seja merito do treinador cruzeirense, pois jogando nesse esquema o inter se autoenosa.

    Espero muito que esse jogo sirva pra acabar com esse sistema de merda! Vai prum 3-5-2 ou 4-4-2 com dois volantes que tem chances de libertadores pelo menos.

    O problema do inter é que é muita CONVICÇÃO pra pouca ANÁLISE PRÁTICA.

  • 31. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 09:56

    acho, Milton, que André não é opção pra jogar com D’Alessandro. André e D’Alessandro jogam melhor no mesmo lugar.

    Bolaños sim, pode jogar de segundo meia. Mas para todo mundo ele é atacante, então…

  • 32. dante  |  14/09/2009 às 09:58

    “Eu nunca vi o que vocês colorados tanto vêem no futebol desse cara…”

    o fato de tu escrever “os colorados” explica tudo.

  • 33. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 10:00

    tem um filme chamado “Separados pelo Casamento” que explica uma coisa que aconteceu ontem.

    nesse filme, a Jennifer Aniston pergunta pro Vince Vaughn se ele não vai ajudar ela na cozinha. Ele está jogando videogame.

    ele diz que não tá a fim e lava a louça amanhã.

    ela briga. Ele reclama e fala algo como “tá bom, eu lavo a louça agora”.

    Aí ela consegue resumir a lógica feminina em um par de frases. “Não, não é isso. Não é que você lave a louça. É que você tem que QUERER lavar a louça, estar DISPOSTO a fazer isso, entende?”

    tava comentando com o Paco Luz agora. Não bastava o Tite não ter colocado o Filho de Glayd. Ele tinha que NÃO COGITAR a entrada do filho de Glayd. Só o fato de COGITAR fez todo mundo ficar FURIOSO.

    lógica feminina total.

  • 34. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 10:02

    Eu resumo a importância do Guiñazú em uma frase: se ele vai disputar uma bola com um adversário, vai ganhar 8 em 10. E uma delas vai ser falta.

  • 35. Guilherme  |  14/09/2009 às 10:05

    Se ele é tão bom assim tem que arrumar uma solução pra escalação dele.

    Porque se ele sai muito do lugar pra ser segundo volante e é tosco pra ser meia, muda o esquema ou tira ele do time…

  • 36. Flávio  |  14/09/2009 às 10:06

    O Inter vem fracassando com esse esquema desde 2007. Magrão já foi um bom volante-armador. Mas isso no Palmeiras de 2003-2004. Hoje, não tem mais pique para fazer a dupla função. Guiñazú tem em comum com Tinga o jogo dinâmico, mas sua contribuição ofensiva é bem mais modesta. Não gosto de um esquema com três volantes quando nenhum deles tem desenvoltura de meia (como Ramires, por exemplo). O 4-2-2-2 com Andrezinho e D’Alessandro também é um esquema que quando foi testado não funcionou, mas, na ausência de Giuliano, parece ser a melhor alternativa. Talvez também seja o caso de Taison ceder seu lugar para Edu ou Marquinhos.

  • 37. Gabriel R.  |  14/09/2009 às 10:09

    O guinazu é muito bom jogador, ontem ele deu um carrinho dentro da area num chute do atacante cruzeirense e pegou só a bola. Joga muito.

    O guina tem que ficar de segundo volante, com o sandro atras e o dalessandro na frente. Concordo com o LF, quanto ao andrezinho e dalessandro em campo, eles batem cabeça, não funciona.
    O melhor nessas condições é um 3-5-2 com o danilo na ala direita com a possibilidade de por num segundo tempo o andrezinho ou bolanos nessa ala direita jogando numa mistura de 4-4-2 com 3-5-2. Comofoi contra o Avai.

  • 38. tiago  |  14/09/2009 às 10:10

    Ontem fez um ano que o Grêmio não perde no Olímpico. E hoje faz um dia que não perdemos fora.

    Só alegrias.

  • 39. Gabriel R.  |  14/09/2009 às 10:13

    Ahh, outra sittuação que penso agora é testar dalessandro e edu na meia, deixando alecsandro e taison(marquinhos no ataque).

    Mas nem adianta ficar pensando mil formas de montar o time, o animal do tecnico vai manter a convicçao nesse sistema de merda.

    “Porque se ele sai muito do lugar pra ser segundo volante e é tosco pra ser meia, muda o esquema ou tira ele do time…”

    skdhgflkasjhfas

    Sim é o que estamos falando, mudança de esquema, deixar ele na segunda função, saindo pra jogar sem precisar estar quase na ponta esquerda como esse sistema em losango exige.

  • 40. Negrotcho  |  14/09/2009 às 10:22

    Logo veremos o Guilherme comparar o Guina com o Adílson…

    Aí, gurizada, o Impedimento pode ficar um dia sem comentários!

  • 41. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 10:25

    Luis Felipe em chamas… fazia tempo q nao via essa hehaehehaehaehe

    No mais, sou infeliz e forçadamente obrigado a concordar com o wianey no que ele diz “Perdeu porque o adversário foi melhor e ponto”

    Vao tomar no cú, a 1 ponto do lider e reclamando cmo se tivesse em 8º… colorados mal agradecidos a 10 anos atrás vcs rezavam pelo gol do dunga ingratos!

  • 42. Francisco Luz  |  14/09/2009 às 10:28

    Se tu nunca vê jogos do Inter, Guilherme, não tem mesmo como saber o que vemos no Guiñazu.

  • 43. Flávio  |  14/09/2009 às 10:29

    Wianey na coluna de ontem enaltecendo Tite e sacaneando Autuori. Baita mau presságio…

  • 44. Carlos  |  14/09/2009 às 10:30

    Não vi o jogo do inter, portanto não posso falar nada. Fiquei muito surpreso com a derrota, na real. Mas lendo os comentários, deu pra ver q o Tite não se emenda…sempre fazendo merda, graças a deus. Pra colocar os “bruxo” dele, fode tudo.

    Qto ao grêmio, que joguinho muquirana. E o maxi é muito burro. MUITO burro.
    Deu pro gasto pq o Nautico não ecziste. E acho q o Rock and beck tá começando a (ui!) se soltar. Beleza.

    E o gilberto joga pra caralho, sempre jogou.

  • 45. Rudi  |  14/09/2009 às 10:30

    Lauro

    Bolivar
    Sorondo
    Eller

    Sandro
    Guina
    D’ale (bem aberto na direita)
    Kléber
    10zinho

    Marquinhos
    Rick’s Brother

    É TÃO DIFÍCIL???

  • 46. Carlos  |  14/09/2009 às 10:31

    Ah, e o Guiñazu…

    Impossivel discussão. Os colorados amam ele de paixão (com razões, claro) e os gremistas não acham ele tudo isso. Eu, particularmente, gostaria dele no meu time, mas existem jogadores da mesma posição muito melhores. Mas ídolo é ídolo, e fica dificil discutir.

  • 47. Guilherme  |  14/09/2009 às 10:34

    Enquanto isso o Tcheco foi o autor das assistências para os últimos três gols do Grêmio…

  • 48. Gabriel R.  |  14/09/2009 às 10:34

    #45
    Nao entendi, o Dalessandro de ala direita?

    Prefiro o Danilo Silva na ala direita, com a possiblidade de por um cara mais agudo num segundo tempo. É possivel até que bolanos funcione como um ala direito mais agudo se tiver um boa proteção do volante da direita(magrao ou sandro) e do zagueiro da diretia(bolivar), mas isso acho que mais pra segundo tempo.

  • 49. Rudi  |  14/09/2009 às 10:39

    Gabriel, o d’ale quase como um ponteiro, com o bolívar saindo um pouco mais, num falso 433/343
    é ofensivo demais? é
    pode dar errado? pode
    mas pelo menos é uma maneira de EQUILIBRAR o time (pega na minha efetividade, TITE)

  • 50. Francisco Luz  |  14/09/2009 às 10:44

    O Rudi é mais inventor que o Tite quando tem opções.

    Põe o mesmo time do jogo contra o Avaí, só com o Sorondo no lugar do Índio e descobre alguém pra vaga do Giuliano. LF lembrou bem do Bolaños, só que os ignóbeis daqui acham que ele é atacante.

  • 51. dante  |  14/09/2009 às 10:45

    concordo com tudo.

    mas, no meu esquema, a função do danilo silva seria ficar assando o churrasco pro final do jogo.

  • 52. Rudi  |  14/09/2009 às 10:48

    Chico, a idéia da posição do d’ale é pra resolver um problema de posicionamento dele mesmo, na maioria das partidas ele passa o jogo todo caído pela direita, então mesmo que tente-se centraliza-lo, ele ficará ali, esse esquema apenas resguarda esse lado e aproveitra sua posição para uma jogada aguda
    ou então vai lesionando os goleiros adversários que também funciona

  • 53. Flávio  |  14/09/2009 às 10:52

    Bolaños é “winger”, ou seja, o meia externo no 4-4-2 à moda inglesa ou no 4-2-3-1. Mas aqui no Bovinão “winger” (ponta) ainda é atacante…

  • 54. Diogo  |  14/09/2009 às 10:57

    2.

    Bem nessa: larguem de mão, o São Paulo vai levar mais essa.

    É impossível GEOGRAFICAMENTE, Grêmio e Inter, tentar competir com o elenco e o preparo físico deles. Os caras sempre estão na melhor forma física na reta final do REPRISÃO, enquanto o resto dos times tem a equipe em frangalhos, seja por causa da janela, de lesões, excesso de viagens, etc, etc…

    É muita barbada jogar em Santo André, Barueri, Santos, Curitiba, Rio de Janeiro, BH, Goiânia, fora Corinthians e Palmeiras. A maioria dos jogos a uma hora de avião.

    Some a isso estrutura, GRANA, distribuição de convites para shows da Madonna e técnicos inteligentes… Bye bye Brasil

  • 55. Carlos  |  14/09/2009 às 11:07

    #47
    É que ele é craque.

    abraço!

  • 56. Rudi  |  14/09/2009 às 11:32

    e o fato do SPFW aparecer para o título na 24ª rodada não é mera coincidência

  • 57. Sanchotene  |  14/09/2009 às 11:36

    re 11

    E SEIS BRUCUTUS, para compensar a showbolice…

  • 58. Sanchotene  |  14/09/2009 às 11:37

    Re 53

    Winger é ALA!

  • 59. Serramalte Extra  |  14/09/2009 às 11:48

    Winger é ponta, wingback é ala, fullback é lateral.

  • 60. Sanchotene  |  14/09/2009 às 12:07

    Serra, mas aí, o Bolaños é atacante e não o meio-campista aberto inglês…

  • 61. rafael botafoguense  |  14/09/2009 às 12:07

    porra eh botafogo X fluminense nao fluminense X botafogo escreve direito cara.

  • 62. Frank  |  14/09/2009 às 12:08

    #54

    Bem, concordo EM PARTE contigo… o São Paulo sempre estar na ponta também é um reflexo do sistema de pontos corridos adotados. No período dos mata-matas, nunca houve uma final de Brasileirão repetida… agora, todos os anos apenas dois ou três clubes ficam disputando o título, abrindo uma diferença enorme para os do bloco de trás…
    São Paulo, Palmeiras, Inter, Cruzeiro… de vez em quando um time sem grana e sem estrutura resolve tentar alguma coisa, mas sempre é fulminado no longo caminho até o título, por uma série de fatores (Botafogo em 2007, Grêmio e Flamengo ano passado, Galo e Goiás esse ano)…
    Os pontos corridos são assim, concentradores de títulos, em todos os países onde são adotados (principalmente os da Europa, nos quais dois ou três clubes disputam os títulos ano a ano). Talvez no Brasil, apenas o São Paulo esteja mais preparado para esse tipo de competição, e esses motivos que tu citou contribuem bastante. De certa forma, o São Paulo parece estar repetindo, em escala diferente, o Lyon (sem concorrência no campeonato doméstico, eliminado seguidamente das competições continentais)…
    Acredito que no sistema de mata-mata, apesar de tudo, havia mais equilíbrio, o que simplesmente desapareceu nessa fórmula (e assim continuará nos próximos anos, ou alguém ainda acredita que haverá modificações na fórmula de disputa?)…
    Fora isso, RODADA PRATICAMENTE PERFEITA! Diminuímos a distância em relação aos líderes, não perdemos pela milésima vez fora de casa e acho que o Galo e o Goiás não conseguirão se manter nessa disputa pelo G4. Tenho mais medo do Santos do Vandeca…

  • 63. Marcio Choco  |  14/09/2009 às 12:20

    guiñazu é um peladeiro brioso..nada mais

  • 64. Diogo  |  14/09/2009 às 12:45

    Mas o pior Frank é ter que ler esse tipo de coisa:

    “Em uma das primeiras colunas aqui Jornal da Placar, escrevi que o Brasileirão era um campeonato especial por ter muito mais cavalos que zebras. Diferentemente dos principais campeonatos europeus, que têm, no máximo 3 ou 4 postulantes ao título, não seria um absurdo dizer que na versão brasileira estão (quase) todos aptos a concorrer ao topo da tabela.”

    http://jornalplacar.abril.com.br/blogs/james-scavone/file-borboleta-sou-eu-187623_p.shtml

  • 65. fino  |  14/09/2009 às 13:08

    não consigo mais comentar como antigamente… to ficando velho ou trabalhando demais… ou as duas coisas.

    fica jonas!

    jkjkladjasfdi8asfjduisfdijasfd

  • 66. Vicente  |  14/09/2009 às 13:08

    1]
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1288065-9827,00.html

    pra quem ficar com preguiça de seguir o link: Guiñazu é o jogador que mais acertou passes de todo o campeonato [até 01/09] e um dos que mais desarmou. Além de correr os 90 minutos do jogo como aquele neguinho do Os Deuses Devem Estar Loucos. O que mais ele precisa fazer?

    tb já cheguei a pensar que o Guiñazu serviria apenas para ser terceiro, e não segundo, do meio-campo. Mas na última sequência de vitórias ele foi segundo, e em todos os jogos foi muito bem [sem subir].

    O ponto é: temos um lateral-base, dois zagueiros e um volante que fica [Sandro] e mesmo assim precisamos de OUTRO volante que guarde posição?

    Pq o resto do time não pode girar?

    2]
    O Wianey é uma piada, um retardado, o exemplo máximo de que todo o jornalismo esportivo gaúcho “tradicional” é simplesmente errado. Quando não jogam três volantes, o time perde pq o meio campo é “faceiro”. Quando jogam, é pq o outro time foi melhor.

  • 67. Gabriel  |  14/09/2009 às 13:10

    Inter vencerá este campeonato.
    São Paulo em segundo, Palmeiras terceiro, Atlético quarto.
    Tenho certeza.

  • 68. Gabriel  |  14/09/2009 às 13:10

    Ou: Corinthians quarto, Atlético quinto.

  • 69. Guilherme  |  14/09/2009 às 13:16

    59.

    Winger não é Ponta. Winger é meia que joga aberto.

  • 70. arbo  |  14/09/2009 às 13:18

    muito bom teu resumo da rodada, cassol

  • 71. Gabriel R.  |  14/09/2009 às 13:25

    #66

    Fecho com tudo, principalmente com a parte do WC, dizer que um time ganhou porque o outro foi melhor é muito simplista para um cara que recebe dinheiro por mês só para analisar futebol.

    Guinazu é segundo volante, ele não tem poder ofensivo para estar mais na frente. No entanto, jogar com andrezinho e dalessandro ja se mostrou que nao funciona, eles batem cabeça e não conseguem produzir muito. É muito penso pra pouca disposição fisica, coisa que o Giuliano somou quando jogou.

    #67, 67 O SP pega o nautico e o sto andre fora e mais corinthians e coritiba em casa. Esses são os próximos 4 jogos deles(nao nessa ordem), se fizerem 12 pontos entrega a taça já. Se fizerem menos de 9 abre espaços pros outros times.

  • 72. Yuri  |  14/09/2009 às 13:31

    #62:

    Comentário muito bom, mas o medo do Santos do Vandeca é altamente INJUSTIFICÁVEL. Aquilo ali ainda vai piorar, é ver prá crer. Clima ruim entre os jogadores, técnico e etc.

  • 73. Yuri  |  14/09/2009 às 13:37

    Vamo parar de dar moral pro SPFC??? Time comum, só assusta porque todo ano aparece um BANDO DE BADERNISTA INCOMPETENTE que não segura a ponta.

    Esses FDP criados a leite com pera vão se fuder dessa vez, alguém aposta aí. Não fosse a ressaca do Corinthians pós-título e debandada completa, não ia ter prá ninguém, ainda mais que o Timão está dando sorte com a arbitragem.

    Se por uma desgraça der SPFW outra vez, fecha essa merda de campeonato, porque é muita chinelagem. Reinicia tudo com outro formato.

  • 74. Guilherme  |  14/09/2009 às 13:38

    62.

    Onde eu assino?

  • 75. Guilherme  |  14/09/2009 às 13:41

    73.

    O São Paulo nem tem o melhor time, mas tem o tal de “melhor elenco”. Quase todos os jogadores do São Paulo são de bom nível e isso faz muita diferença.

    É o caso do Manchester United ano passado, quando perdeu pra todos os concorrentes ao título e ainda sim foi campeão porque sempre tinha time, toda rodada, mesmo com lesões e cartões, daí sempre ganha dos mais fracos e não tropeça quase nunca.

  • 76. Gabriel R.  |  14/09/2009 às 13:41

    #73

    Bah, falou tudo. Sempre tem um time que a imprensa põe lá em cima.

    A única diferença é que quando é com meu time, ele lota o estádio e perde….

  • 77. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 13:42

    no mata-mata o Flamengo conquistou quatro campeonatos em 10 anos. Cinco em 12.

  • 78. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 13:42

    e o Inter conquistou três em cinco (75/79)

  • 79. Guilherme  |  14/09/2009 às 13:44

    77.

    Se o SP ganhar esse ano vão ser 4 em 4.

    É MUITO diferente de 5 em 12.

  • 80. Rudi  |  14/09/2009 às 13:46

    Sorte com arbitragem? foste um pouco condescendente…

  • 81. Lucas Cavalheiro  |  14/09/2009 às 13:49

    Estive no estádio ontem pra ver o jogo e vou discordar dos colorados daqui.

    O problema, pra mim, não foi o esquema em si. Quer dizer, foi e não foi. Explico-me.

    Devido às chuvas, o Inter praticamente não treinou essa semana, apenas trabalhos para manter a preparação física. Não que esse esquema com o losango de 3 volantes não funcione, mas ontem era impossível de funcionar, já que não jogava junto desde a Copa do Brasil.

    O mesmo vale para a zaga, que não treinou junta. E não adianta em nada ter dois bons zagueiros mal posicionados e desprotegidos.

    O Tite apostou no 4-4-2 porque é mais fácil de ser acertado em campo. O 3-5-2, se não está bem treinado, é desastre na certa.

    Mas ontem era jogo para o 3-5-2. Era só recuar o Danilo Silva pra zaga, tira o Sandro, que estava muito mal, e colocar alguém de ala direito, como o Edu (o ideal seria o Giuliano) e o Magrão de 1 volante. Tira o Taison e poe o Marquinhos. Duvido que o Inter perdesse o jogo ontem.

  • 82. Yuri  |  14/09/2009 às 13:55

    #75:

    Fora que os pontos corridos fazem um bando de pernas-de-pau sairem campeões.

    No mata-mata, dá até gosto de lembrar as escalações do título, mesmo em Estadual, pois foram os caras que tiveram sangue no olho na hora, que decidiram tudo.

    Agora vai lembrar de escalação em campeonato de pontos corridos? nem tem graça, no máximo lembra dos craques, mas não dos jogadores zoados que tiveram faca na bota no momento certo (aliás, para vencer assim, nem precisa de faca na bota, só regularidade).

  • 83. vicente v.  |  14/09/2009 às 13:56

    “Winger é ponta, wingback é ala, fullback é lateral.”

    serramalte extra dando uma lição de CM.

  • 84. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 13:58

    “Devido às chuvas, o Inter praticamente não treinou essa semana, apenas trabalhos para manter a preparação física.”

    bah, Lucas, tu acaba de me informar que os jogadores do Inter são de AÇÚCAR.

  • 85. Felipe (o catarina)  |  14/09/2009 às 14:17

    “É muita barbada jogar em Santo André, Barueri, Santos, Curitiba, Rio de Janeiro, BH, Goiânia, fora Corinthians e Palmeiras. A maioria dos jogos a uma hora de avião.”

    camarada, se fosse alguém de BOA VISTA ou MACAPÁ reclamando eu aceitaria, mas peraí, né? De Porto Alegre ao Rio de Janeiro também é um pulo de avião. E ninguém sai do avião direto pro jogo. A não ser em Florianópolis, já que a Ressacada é o único estádio com estacionamento pra avião que existe. ahajhsjhsajkhsahas

    #

    Yuri, se não fosse os pontos corridos nossos grandes clubes seriam 12 Fluminenses, pode apostar.

  • 86. Lucas Cavalheiro  |  14/09/2009 às 14:18

    #84

    1) CHOVEU BAGARAI
    2) Não se treina no gramado do Beira-Rio em dias de chuva para não estragar a grama para o jogo.
    3) Os gramados suplementares não tem uma boa drenagem, ou seja, se houvesse coletivo, seria de polo-aquático.

  • 87. Sanchotene  |  14/09/2009 às 14:21

    re 77

    Mata-mata, LF? Só porque havia final, não transfoma a competição em “mata-mata”. Os regulamentos eram os mais diversos, como qualquer análise dos dados do RSSSF podem demonstrar…

  • 88. Sanchotene  |  14/09/2009 às 14:23

    O recorde ainda é do Santos: 5 em 5 (1961-1965).

  • 89. Luís Felipe  |  14/09/2009 às 14:28

    bom, no caso do Santos era mata-mata MESMO.

    mas eu falei só por simplificação barata. Campeonato é campeonato, copa é copa.

  • 90. Francisco Luz  |  14/09/2009 às 14:38

    Vocês estão discutindo PICUINHAS.

    O que é importa é isso aqui: https://tickets.acdc.com/index.php?location=rw

    AC/DC Tickets and Tour Dates

    – November 27, 2009: Sao Paulo, Brazil – Morumbi Stadium (Fan Club Sale starts Thursday, October 1 @ TIME TBA)

  • 91. Fernando Cesarotti  |  14/09/2009 às 14:41

    Acho engraçado o bando de trintões reclamar dos pontos corridos, lamentar a invasão europeia eesquecer que o futebol brasileiro viveu de pontos corridos até 1970, à exceção da Taça Brasil.
    Eu sou a favor dos pontos corridos até o fim, mesmo que meu time em geral leve na cabeça. Um dia se aprende, sem contar que nossa maior fila foi de 76 a 93, já em tempos de finais.
    E o mata-mata ficaria reservado à Copa do Brasil, que melhoraria muito se contasse com todos os times, inclusive os que estão na Libertadores.
    E eu só gostaria de lembrar, especialmente aos são-paulinos que já puseram os cascos de fora, que ainda somos líderes.

  • 92. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 14:41

    #90

    Certamente,

    Tinham confirmado aqui em poa tambem, cancelaram?

  • 93. Sanchotene  |  14/09/2009 às 14:45

    re 89

    http://campeoesbrasileiros.blogspot.com/

  • 94. Francisco Luz  |  14/09/2009 às 14:46

    Jader, ainda não confirmaram. Mas estava vendo outras datas, e há um puta espaço vago no final de novembro. Então, devem estar programando uma tour pela Sudamérica – e aí resta torcer para que a HIGHWAY TO HELL passe pelo pasto.

  • 95. Sanchotene  |  14/09/2009 às 14:49

    re 94

    Só precisa encontrar alguém disposto a financiar o espetáculo.

  • 96. Frank  |  14/09/2009 às 14:57

    #64

    Pior, Diogo… tratam os 12 clubes considerados “grandes” no Brasil como se fossem indistintamente candidatos ao título… essa é a maior falácia que se afirma por aí… hoje, sem contar os 3 paulistas (com o Palmeiras e o Corinthians um degrau abaixo do SPFW), talvez Inter e Cruzeiro sejam os únicos que, a curto prazo, poderiam ameaçar esse “reinado bambi”…

    #77, 78

    Eu acho que aí há muita diferença… Flamengo e Inter ganharam tantos campeonatos nesse curto período por terem reconhecidamente os MELHORES times de suas histórias, que dificilmente eram batidos (no caso do Fla, houve também muita MARACUTAIA ajudando a melhorar esse retrospecto). O mesmo vale para o Santos na década de 70. Porém, nem o mais fanático são-paulino colocaria algum dos times desses últimos 4 anos como os melhores de sua história… Para mim, aí há MUITA diferença… Só para relembrar, nenhum desses times bambis nesse período conseguiu sucesso na Libertadores. Muito pouco para um tricampeão brasileiro consecutivo…

  • 97. Guilherme  |  14/09/2009 às 15:00

    ACDC, vocês tão velho hein 😀

  • 98. Frank  |  14/09/2009 às 15:00

    OPS… O mesmo vale para o Santos na DÉCADA DE 60…

    #91,

    Cesarotti, eu ainda não sou trintão, o que piora e muito a minha percepção sobre esse assunto..

    haoiafhoadfsihasdfoiadsfohasdf =D

  • 99. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 15:01

    #95

    Financiamento tem, a questão é se vão querer vim por um preço X.

    Considerando o fiasco que foi o show do Iron por ex não me admiro que poa tenha se queimado violentamente como hospede… ou talvez somente a opinião produtora.

  • 100. Prestes  |  14/09/2009 às 15:02

    Cara, vocês ficam especulando mil invenções, quando o negócio é só REPETIR o esquema.

    O problema do Inter é que tem muito cacique pra pouco índio. Tu vê agora o Sandro já se auto-escala. Um guri recém saído das fraldas já é titular no nome. Tinha que jogar dois meias e ponto final.

    Mas não foi por isso q o Inter perdeu. O Inter perdeu por que o Cruzeiro fez uma linha de quatro no meio-campo no segundo tempo, na qual os dois volantes do Inter ficavam de um lado e os meias do outro. Assim, o Inter não conseguia criar e o Cruzeiro com a bola se aproveitava desse BURACO pra jogar com total liberdade e com um baita de um meio-campo.

  • 101. Felipe (o catarina)  |  14/09/2009 às 15:07

    “Só para relembrar, nenhum desses times bambis nesse período conseguiu sucesso na Libertadores.”

    os bambis ganharam a Liber em 2005 e foram vice em 2006.

    vou repetir o que já escrevi aqui: pra mim, o SPFW não tem culpa da incompetência alheia.

  • 102. Francisco Luz  |  14/09/2009 às 15:08

    Bah, Guilherme é um DJOVEM de espírito pelo jeito.

    Eu sou um coroa de 23 anos e muitos meses.

  • 103. Sanchotene  |  14/09/2009 às 15:09

    re 99

    O prejuízo é todo da produtora, no caso. Esse tipo de show já chega pago. Se tem participação nos ingressos é verba secundária.

    Com a venda dos bilhetes, o organizador tem que cobrir o cachê, estadia, transporte, estrutura, montagem, etc., e realizar o lucro.

    A questão é se isso é viável em Porto Alegre.

  • 104. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 15:15

    #103

    Acredito que sim, vai derreter os ingressos assim como no show do Iron…

    The cult não lotou por que eh underground… mas acho perfeitamente fáctivel em poa (sem a LOCOMOTIVA obviamente) hehehehehehe

  • 105. Diogo  |  14/09/2009 às 15:15

    85.

    Meu amigo da Terra da Chuva, em tempos de maiô aeroespacial, chuteira aerodinâmica e fretamento de vôos para Ijuí, qualquer detalhe pode fazer a diferença.

  • 106. dante  |  14/09/2009 às 15:25

    the cult não deixou de lotar porque é “underground”, mas porque veio na hora errada [uns 15 anos atrasado] E porque foi no PÉPIS on stage, vulgo LIXO IMUNDO.

    sobre fórmulas de campeonato, concordo com o catarina sobre a incompetência alheia [inclusive do inter, este ano, do grêmio, ano passado, e do avaí, no final de semana].

    mas

    MÃS

    o campeonato ainda não acabou, não se esqueçam.

    BROCAREMOS.

  • 107. Rudi  |  14/09/2009 às 15:27

    me tranquiliza saber que com 43 pontos MESMO COM O PASTOR não cairemos

  • 108. Prestes  |  14/09/2009 às 15:30

    “the cult não deixou de lotar porque é “underground”, mas porque veio na hora errada [uns 15 anos atrasado]”

    uhuhasduhsfduhsduhsdsuhsduhsduhsuhasduhasduha

  • 109. Frank  |  14/09/2009 às 15:35

    Essa historinha de incompetência dos demais para justificar o reinado bambi não me convence…
    Não se ganha um campeonato como o Brasileiro só por causa da incompetência dos outros…
    Ano passado, o Grêmio foi (e ainda continua sendo, infelizmente) bastante incompetente, mas perdeu um campeonato para um time que passou o segundo turno INTEIRO sem perder…
    Se houvesse umas oitavas-de-final no caminho bambi, duvido muito que eles tinham conseguido levar esse tri… é só lembrar do Costelão de 2002…

  • 110. Sanchotene  |  14/09/2009 às 15:56

    Atenção! Calculadoras a postos!

    Eis as projeções 2009, após 24 rodadas:

    Título: 70 pontos;
    Libertadores: 64 pontos;
    Sul-Americana: 51 pontos;
    Permanência: 40 pontos.

  • 111. dante  |  14/09/2009 às 15:56

    “um time que passou o segundo turno INTEIRO sem perder”

    +

    “Se houvesse umas oitavas-de-final no caminho bambi, duvido muito que eles tinham conseguido levar esse tri”

    frank, perceba tua contradição e TRANSPONHA teu raciocínio pra um mata-mata: se o são paulo passasse um semestre inteiro sem perder num mata-mata, eles levantariam a taça.

  • 112. Sanchotene  |  14/09/2009 às 15:58

    Quanto faltaria para o Grêmio:

    Título: 34 pontos;
    Libertadores: 28 pontos;
    Sul-Americana: 15 pontos;
    Permanência: 4 pontos.

  • 113. Sanchotene  |  14/09/2009 às 15:58

    re 111

    São jogos de postura diferentes.

  • 114. Felipe (o catarina)  |  14/09/2009 às 16:01

    #109

    não te convence mas é verdade, Frank. Se o SPFW tá longe de ser brilhante, o que dizer dos outros? O Grêmio mesmo conseguiu jogar uma diferença de 11 pontos fora em 18 rodadas. Tem que ser muito ruim pra fazer isso.

    Mas não é só o Grêmio. O Inter tem uma caralhada de sócios, o Santos e o Cruzeiro têm grana a dar com pau, o Flamengo tem uma nação de torcedores, o Palmeiras tem os milhões da Traffic, mas nenhum deles consegue fazer frente ao SPFW. É muita incompetência junta.

    Veja o caso do fim de semana. O Palmeiras, líder, perdeu pro 12º colocado. O Inter perdeu em casa pra um time em posição intermediária na tabela que havia perdido pro SPFW na semana anterior em casa. É por essas e outras que os bambis sempre ganham no final.

  • 115. Flávio  |  14/09/2009 às 16:02

    Re (atrasada) 59: Para os ingleses, wingers são os meias que atuam pelos flancos no 4-4-2. Ex.: Beckham, Cristiano Ronaldo, Robben, Ginola, Zenden. Já os pontas antigos, eles chamam de “outside forward”.
    Fonte: Wikipedia.

  • 116. Rudi  |  14/09/2009 às 16:07

    o foda é que o SPFW MAIS UMA VEZ ligou o game shark

  • 117. Sanchotene  |  14/09/2009 às 16:08

    re 115

    Eu tinha impressão que “fullback” é o lateral que apenas marca, e que “wingback” é o lateral à brasileira…

  • 118. Sanchotene  |  14/09/2009 às 16:10

    re 116

    Tu olhas os jogos do São Paulo e não entendes como um time que não joga nada NUNCA ganha SEMPRE…

  • 119. Rudi  |  14/09/2009 às 16:12

    fullback = lateral
    wingback = ala
    winger = meia extrema
    outsider forward = ponteiro

    é mais ou menos isso?

  • 120. Prestes  |  14/09/2009 às 16:15

    Bah, contra o Cruzeiro deu raiva do São Paulo. Os caras foram bombardeados e acharam dois gols.

  • 121. Diogo  |  14/09/2009 às 16:18

    Pois eu acho que o Campeonato Paulista, digo Brasileiro, deveria ser decidido entre o campeão e o vice de cada turno, em duas semi e uma final.

    Seria mais interessante, pois daria chance para times limitados financeiramente darem um gás total no início, enquanto outros disputam campeonatos concomitantemente, e antes da janela de transferência.

    No final tudo pode acontecer, até o São Paulo perder mata-mata para time brasileiro [jura?], afinal esse santo também é oco, sim.

  • 122. Flávio  |  14/09/2009 às 16:19

    R 119

    É isso!

  • 123. Rudi  |  14/09/2009 às 16:19

    a fórmula argentina, tirando o promedio, de resto é boa sim
    estariamos na boa, apenas esperando quem ganhasse o segundo turno pra fazer a final

  • 124. Diogo  |  14/09/2009 às 16:20

    119.

    Na dúvida peça uma ajudinha para o Joel Santana.

  • 125. Frank  |  14/09/2009 às 16:22

    #111
    dante, a contradição move o mundo (Hegel)…

    haoiuadfhafohasdfosadhf =D

    Tá bom, deixando de lado essa minha filosofia barata de manual, acho que, em jogos de oitavas-de-final em diante, as coisas são diferentes do que num campeonato de pontos corridos… pra começar, dificilmente o jogo decisivo de um campeonato será frente ao GOIÁS… depois, dois jogos no sistema ida e volta joga uma emoção extra nas partidas, e o talento (ou a sorte) que pode não ter aparecido durante todo o campeonato de repente surge sabe-se lá de onde, e faz a diferença… o Santos, 8º colocado de 2002, frente ao SPFW líder e invicto há não sei quantas rodadas no mesmo ano, corroboram o que eu quero dizer…
    Tá bom, reconheço que esse exemplo pode não ser o melhor, mas o campeonato brasileiro estava repleto de casos desse tipo até 2002…
    Catarina, tentar explicar o sucesso de uns pelo fracasso dos outros não me parece ser a melhor forma de encarar essa questão… para mim, tem mais caroço nesse angu aí… seria muita coincidência passarmos para um campeonato concentrador, estilo europeu, muito pouco tempo depois de ter mudado a fórmula de disputa… mas percebam, não estou querendo dizer que a fórmula não deveria ser aplicada… pelo contrário, só acho que ela TENDE a levar o brasileirão para esse rumo… Ruim? Depende do ponto de vista, mas claro que sabemos que um clube como o São Paulo na maior parte das vezes entrará na briga pelo campeonato, coisa que não acontece com o Grêmio, por exemplo, que depende muito mais da formação de bons times para brigar por alguma coisa…

  • 126. Sanchotene  |  14/09/2009 às 16:26

    re 119

    Exceto que não há diferença entre um “ala” e um “meia extrema”, tanto em função quanto em posicionamento…

  • 127. Diogo  |  14/09/2009 às 16:27

    Eu acho um sacrilégio alguém defender qualquer coisa que o valha em relação ao campeonato europeu aqui no Impedimento.

    Kkkkkkkk.

  • 128. Flávio  |  14/09/2009 às 16:27

    Independentemente da fórmula, os times paulistas dominam o Brasileirão há quase 20 anos. Mesmo no formulismo, com mata-mata e tal, o desempenho dos gaúchos “copeiros” era pífio. Nos últimos 20 campeonatos pré-pontos corridos, o RS só ganhou um título (1996).

  • 129. Frank  |  14/09/2009 às 16:28

    #111

    “frank, perceba tua contradição e TRANSPONHA teu raciocínio pra um mata-mata: se o são paulo passasse um semestre inteiro sem perder num mata-mata, eles levantariam a taça”.

    Nem sempre dante… o Vasco saiu INVICTO da copa do Brasil esse ano… foi eliminado por causa do gol que levou do Corinthians em casa…

  • 130. Rudi  |  14/09/2009 às 16:28

    Sancho, eu penso que o meia-extremo seria algo como Beckham ou, sei lá, Denílson (o velho) – mais ofensivos que um ala

  • 131. Rudi  |  14/09/2009 às 16:29

    mas, como no CM eu jogo no 433, eu sempre posso estar enganado

  • 132. Daniel Cassol  |  14/09/2009 às 16:30

    Parem de discutir o São Paulo, ele é objeto de um post que entrará AMANHÃ.

    Segurem-se nas calças, pois.

  • 133. Flávio  |  14/09/2009 às 16:31

    O ala geralmente é um lateral que apoiador. O “winger” é um meia ou um atacante que joga pelos flancos.

  • 134. Yuri  |  14/09/2009 às 16:32

    Desde 1993 um paulista é campeão ou vice.

    #132:

    Espero que seja falando mal.

  • 135. dante  |  14/09/2009 às 16:34

    #130: bá, o denilson era TOTALMENTE ponteiro.

    mais precisamente,

    ponteiro + foca + BEIJO AFRICANO

    dflkçsdçfklçsklko

  • 136. Rudi  |  14/09/2009 às 16:36

    posso estar enganado mas pra mim o ponteiro entra EM DIAGONAL na área pra finalizações, o denilson não fazia isso, pegava a bola, ia pra bandeirinha, se livrava de uns 8 e passava pra trás ou cruzava

  • 137. dante  |  14/09/2009 às 16:38

    acho que não, rudi.

    ponteiro clássico não finaliza: vai ao fundo e cruza. [A/C EXPOINTER]

  • 138. Flávio  |  14/09/2009 às 16:38

    Na cultura tática brasileira os esquemas em que existe a posição de winger (4-4-2 à moda inglesa e 4-2-3-1) não são muito comuns.

  • 139. Frank  |  14/09/2009 às 16:38

    #134

    Isso só mostra que, depois da decadência SEM FIM dos cariocas, nem mineiros e nem gaúchos conseguiram contrabalançar o poderio dos clubes paulistas…
    E isso tá ficando cada vez pior (infelizmente, para quem gostaria de uma descentralização no futebol brasileiro)…

  • 140. Sanchotene  |  14/09/2009 às 16:38

    re 130, 133

    Isso é impressão causada pela função dos laterais no 4-2-2-2 brasileiro. Tanto que eles deixaram de ser zagueiros, a exceção do Grêmio (e do Bolívar), para serem uma posição completamente diferente.

  • 141. Rudi  |  14/09/2009 às 16:39

    bem, não sei e não me interessa muito saber se o Denilson sabe cruzar…

  • 142. Sanchotene  |  14/09/2009 às 16:39

    re 138

    Só o sir Mano Menezes é adepto…

  • 143. Sanchotene  |  14/09/2009 às 16:41

    re 138

    O 3-5-2 tem “wingers”!

  • 144. Rudi  |  14/09/2009 às 16:41

    Sancho, acho que tem wingbacks

  • 145. Flávio  |  14/09/2009 às 16:43

    R 140.
    Sim, aqui os laterais normalmente são apoiadores, mesmo quando não são alas. Na Europa, o lateral é defensor e as jogadas pelos flancos são feitas principalmente por meias ou atacantes.

  • 146. Rudi  |  14/09/2009 às 16:43

    foda-se wingers ou wingbacks, eu quero é comer onion rings

  • 147. Flávio  |  14/09/2009 às 16:46

    Sobre a terminologia em inglês para as posições no futebol:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Association_football_positions

  • 148. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 16:47

    Ribs on the barbie! (NS)

  • 149. Junior  |  14/09/2009 às 17:00

    Ninguém comentou a zaga do Inter. Sorondo e Eller não podem jogar juntos, os dois jogam pelo lado esquerdo e são mais lentos que o Índio ou o Bolivar. O Sorondo fica perdido jogando pelo lado direito da zaga. Algumas pessoas erroneamente culparam o D. Silva pelo 2º gol do Cruzeiro. Eu estava sentado próximo à goleira do Gigantinho e pressenti que o Cruzeiro faria o gol na hora do cruzamento. O D. Silva estava marcando um jogador do Cruzeiro e o Sorondo estava perdido no meio da área. Quando o D. Silva percebeu que o Sorondo deixou o Gilberto livre, ainda tentou se antecipar a ele, mas já era tarde. O Sorondo tem que ser o reserva do Eller (a não ser que o Inter jogue no 3-5-2), o outro zagueiro tem que ser o Índio ou o Bolivar, o pastor que escolha quem estiver em um momento melhor.

    “Tu olhas os jogos do São Paulo e não entendes como um time que não joga nada NUNCA ganha SEMPRE…”
    Sanchotene, comentei isso com o meu pai assistindo SPFC X Avaí.

  • 150. arbo  |  14/09/2009 às 17:17

    do são paulo X avaí (perdón, cassol), só vi alguns lances.
    impressão minha ou o avaí teve um gol mau anulado?
    mc cata?

  • 151. Daniel Cassol  |  14/09/2009 às 17:20

    Teve gol mal anulado, quando tava 0 a 0. Mas o SP tb teve gol mal anulado depois.

  • 152. Mateus  |  14/09/2009 às 17:27

    Quem falou que wingback é o lateral que apóia, tava certo. Talvez não no sentido literal do termo, mas o Daniel Alves, por exemplo, já vi muitas vezes ser tratado como wingback no barcelona.
    E ala, na europa, não existe faz tempo.
    Fullback é o Mário e o Bolívar…
    Pra ser bem claro, o artigo na wikipedia do Evra, por exemplo (que seria considerado defensivo no Brasil) trata ele assim:

    “Patrice Latyr Evra (born 15 May 1981) is a French international footballer, who plays for English Premiership side Manchester United and the French national team. He is a left wingback who can also operate on the left wing.”

    E o Winger é o JH do Corinthians. Diferente, bem diferente, do ala.

  • 153. Mateus  |  14/09/2009 às 17:29

    E, ao que eu saiba, Winger é o cara tipo C. Ronaldo, quase um ponta mesmo. O Beckham, mais defensivo, já é um “Right Midfielder”.
    Mas nisso posso estar enganado.

  • 154. Mateus  |  14/09/2009 às 17:30

    pra acabar com qualquer discussão:

  • 155. Anônimo  |  14/09/2009 às 17:34

    Avaí e São Paulo tiveram um gol anulado, pelo mesmo bandeirinha, inclusive.

    Ambos mal anulados, se bem me lembro.

  • 156. Jader Anderson  |  14/09/2009 às 17:52

    Eu fiz uma piada infame do dunga e ninguem falou nada… haehaehaehe

    a vida eh foda (Hoch,2009)

  • 157. Ernesto  |  14/09/2009 às 18:21

    Não tem o que problematizar. Cruzeiro é vice da América, esses dias entregou um jogo que tava ganho contra o SP. Tem um time bom e cancheiro. Não é time bobo, logo, não era jogo jogado. E nunca será.

    E vendo os melhores momentos do jogo de ontem, pô, colorado pôs bola na trave, cabeçada do Alecsandro com milagre do Goleiro cruzeirense. Várias chances de gol perdidas, ambos os lados.

    Jogo disputado. penalidade em cima do taison sonegada. Não tem do que reclamar. O time se comportou bem. querer ganhar de balaio, sempre, tem que acertar antes com o adversário, caso contrário é DEVERAS IMPOSSÍVEL.

  • 158. arbo  |  14/09/2009 às 18:28

    não vi esse, cassol.
    mas meu MAU foi foda.
    a vi da é.

    volta, guihoch, ALIÁS.

  • 159. Prestes  |  14/09/2009 às 19:14

    157. onde eu assino??

  • 160. Cassol  |  14/09/2009 às 19:27

    Não é bem assim, Prestes e Ernesto. Justamente por ter um time cancheiro pela frente o Inter não podia ter falhado tanto na defesa.

  • 161. Prestes  |  14/09/2009 às 20:20

    Claro, Cassol. Na real, o Tite não conseguiu corrigir o buraco entre os dois volantes e os dois meias no segundo tempo. Perdeu para o Adilson.

    Se o Inter continuar ganhando dos ruins temos grandes chances. O problema é o SP não perder nunca mais, aí não tem jeito. Agora, vamos ter a chance de um novo MORUMBAZZO.

  • 162. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 00:46

    cara, o ERNESTO ESTÁ COLOCANDO PANOS QUENTES NA DERROTA.

    PAREM O MUNDO.

  • 163. Luís Felipe  |  15/09/2009 às 01:05

    #118

    Nossa, eu achei que essa discussão havia acabado com a seleção alemã dos anos 90…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: