O novo Tratado de Tordesilhas vem aí

10/09/2009 at 09:30 72 comentários

Um dos maiores jogos de futebol da história da Humanidade está em vias de se concretizar. O Uruguai ganhou ontem da Colômbia e manteve viva a esperança de ir pra Copa. A Argentina perdeu de novo.

Um ponto separa as duas seleções. A Argentina ocupa a quinta vaga neste momento, a da repescagem, e o Uruguai está em sexto. Tem mais duas rodadas. Argentina pega Peru em casa (BABA) e o Uruguai joga a vida contra o Equador fora, em disputa direta por vaga. É difícil, mas….

MAS…

MMMMMAAAAAASSSSSSS….

Se o Uruguai ganhar do Equador, Argentina e Uruguai vão disputar a quarta vaga NO TAPA, dentro do Centenário, em Montevidéu, no dia 14 de outubro. Melhor: se os dois países empatarem seus próximos jogos, eles vão disputar A VAGA DA REPESCAGEM neste 14 de outubro.

Existem outras possibilidades, empate de um ou derrota de outro, além das interferências marotas de colombianos e equatorianos, seleções habituadas às travessuras e irresponsabilidades, que orbitam as posições de Uruguai e Argentina, mas não vou chateá-los com matemática osvaldiana. Consultem aqui e tirem suas conclusões.

Havendo esse Uruguai e Argentina decisivo, e as chances são boas neste momento, não consigo imaginar nada mais sensacional. Uruguai e Argentina disputando uma vaga para a Copa do Mundo. Vida ou morte. Tudo ou nada. Chorizo ou Entrecot. Quilmes ou Patrícia. Conaprole ou Sancor.

Cogito comprar um ingresso e ir pra lá.


Mercosul está em perigo. Foto daqui.

Se o Uruguai perder, poderemos anexá-los sem qualquer resistência porque não sobrará auto-estima entre os uruguaios, aquele simpático povo perdedor.

Por isso, acho que os dois times vão com o que tem de melhor. Imagino escalações assim:

Goleiro – Presidente da Suprema Corte

Zaga – Presidente, Vice e Presidente do Congresso

Meio – Representantes da Federação das Indústrias, Comércio e Agricultura

Ataque – Tevez e Messi (Argentina), Forlán e Loco Abreu (Uruguai).

Qualquer coisa diferente será uma irresponsabilidade tremenda. O futuro da geopolítica sulamericana está em jogo.

Alexandre de Santi


Classificação:

Brasil 33
Paraguai 30
Chile 27
Equador 23
Argentina 22
Uruguai 21
Venezuela 21
Colômbia 20
Bolívia 12
Peru 10

Próximos jogos:

17ª rodada, 10 de Outubro
Venezuela x Paraguai
Colômbia x Chile
Bolívia x Brasil
Argentina x Peru
Equador x Uruguai

18ª rodada, 14 de Outubro
Peru x Bolívia
Chile x Equador
Uruguai x Argentina
Brasil x Venezuela
Paraguai x Colômbia

Anúncios

Entry filed under: Contribuições, Eliminatórias.

Aula de futebol em guarani Quimera ou O ocaso de um mito

72 Comentários Add your own

  • 1. Sanchotene  |  10/09/2009 às 09:46

    O Uruguai não precisa vencer, basta empatar com o Equador; a não ser que a Argentina ganhe por OITO gols de diferença. O primeiro critério de desempate é saldo de gols, e os orientais têm o SEGUNDO melhor destas Eliminatórias.

    Com um empate e uma vitória sobre a Argentina, o Uruguai terminaria com 25 pontos; mesma quantidade dos platinos após uma provável vitória sobre o Peru.

  • 2. Lucas Cavalheiro  |  10/09/2009 às 09:49

    Vida ou morte. Tudo ou nada. Chorizo ou Entrecot. Quilmes ou Patrícia. Conaprole ou Sancor.

    AUHEAHEUHAEUHAUEAUEHAUEHAUE SENSACIONAL!

  • 3. Guilherme  |  10/09/2009 às 10:08

    Nó tático do Dunga no Bielsa hein…

  • 4. Frank  |  10/09/2009 às 10:13

    Pela explicação do Sancho, então são grandes as chances de voltar a se repetir o que houve 79 anos atrás…
    O Uruguai pode voltar a tripudiar sobre a Argentina… seria a glória da Celeste nesses dias tristes…
    VAMOS CELESTE!

  • 5. emulando dante  |  10/09/2009 às 10:23

    um ponto separam?

  • 6. dante  |  10/09/2009 às 10:28

    tenho um fã.

  • 7. Sanchotene  |  10/09/2009 às 10:31

    Como eu disse em comentário noutro artigo, eis como pode ficar a classificação para a última rodada:

    3. Chile, 27
    4. Argentina, 25

    5. Equador, 24

    6. Venezuela, 24
    7. Colômbia, 23
    8. Uruguai, 22

    Seriam seis equipes por 2 vagas e meia. É, de longe, o melhor cenário possível:

    a) ao Chile bastaria um empate;

    b) os argentinos não teriam segurança NENHUMA de que um empate no Centenário lhes serviria;

    c) o Uruguai poderia saltar do oitavo para o QUARTO lugar; e

    d) a Argentina, perdendo em Montevidéu, poderia tanto ir a Repescagem quanto terminar em OITAVO lugar.

  • 8. Sanchotene  |  10/09/2009 às 10:48

    Com um timaço destes, não é à toa que o Paraguai se classificou com duas rodadas de antecedência:

    http://www.servicios.teledeportes.com.py/notas/jsp/ole_py/v4/galeria/galeria.jsp?notaId=10059&mtmTipo=Imagen&useThumb=true

    P.S.: Diablitas para quê?

  • 9. Santi  |  10/09/2009 às 10:48

    Dante COVER: valeu pelo alerta. Já foi corrigido.

    Sancho: como disse, existem muitas possibilidades desse jogo ocorrer valendo tudo pros dois países, mas não tinha me ligado nesse lance do empate em Quito. De qualquer forma, é só alegrias.

    Já estou procurando hotéis em Montevidéu.

  • 10. Carlos  |  10/09/2009 às 10:56

    O primeiro critério é saldo de gols???? não é vitórias?
    Vcs tem certeza?

    Tb to procurando hotel….ME LANCEM O GRAVADOR DO DEVENDRA Q EU FAÇO A REPORTAGIIIIIIIII…

  • 11. Rafael  |  10/09/2009 às 11:03

    Desculpem, mas não acredito.
    Argentina derruba o Peru com as calças na mão.
    E o Uruguai, em jogo dramático como sói ocorrer com a celeste, perde pro Equador e chega desclassificado no último jogo.
    Contudo, tem o cenário B, do qual ninguém falou:
    Paraguai e o Brasil, já classificados, entregam a rapadura.
    A Venezuela vai pra Copa.
    E vamos ver o Chavez com VUVUZELAS na cabeça no ano que vem.

  • 12. Anônimo  |  10/09/2009 às 11:04

    Re 10

    Eu li o regulamento. Está no artigo 17.

    Sanchotene

  • 13. Carlos  |  10/09/2009 às 11:08

    Bah, então SI SE PUEDE.

    Eu, particularmente, torço pra Arg. e Uru irem pra copa….mas entre um e outro, uruguai com toda a certeza.

    Alguem mais mete essa IMPEDTUR!!?!?!!?!?!?!?

  • 14. Luís Felipe  |  10/09/2009 às 11:10

    é na quarta? impossível pra mim.

    fim de semana até dá.

  • 15. Santi  |  10/09/2009 às 11:11

    Carlos: tenho contatos quentes em uma operadora de turismo que saca tudo de Uruguai (os donos são uruguaios e moram em POA, amigos de infância). Havendo PLANTEL, negocio descontos pra tchuma.

  • 16. mardruck  |  10/09/2009 às 11:12

    é na quarta? impossível pra mim.

    fim de semana até dá. [2]

  • 17. Santi  |  10/09/2009 às 11:14

    Bah, e acabo de me ligar que dia 12, segunda-feira anterior à GUERRA DO PRATA, é feriado no Brasil.

  • 18. Anônimo  |  10/09/2009 às 11:16

    Artigo 17 do Regulamento da Copa do Mundo

    Critérios de classificação:

    In the league format, the ranking in each group is determined as
    follows:
    a) greatest number of points obtained in all group matches; (pontos)
    b) goal difference in all group matches; (saldo de gols)
    c) greatest number of goals scored in all group matches. (gols feitos)
    If two or more teams are equal on the basis of the above three criteria,
    their rankings will be determined as follows:
    d) greatest number of points obtained in the group matches between
    the teams concerned;
    e) goal difference resulting from the group matches between the
    teams concerned;
    f) greater number of goals scored in all group matches between the
    teams concerned;
    g) drawing of lots by the FIFA Organising Committee.

  • 19. rafael botafoguense  |  10/09/2009 às 11:19

    foda-se uruguai ,foda-se argentina,o que importa eh o classico vovo!

    EU SOOUUU BO-TA-FOGOOOOOOO

  • 20. Carlos  |  10/09/2009 às 11:29

    #15
    OPA…manda valores ae…coisa e tal…por avião de repentelho…E AE JÁ ERA…
    ingressos inclusos????

  • 21. Anônimo  |  10/09/2009 às 11:32

    Re 19

    Você quis dizer: clássico Gagá

  • 23. Anônimo  |  10/09/2009 às 11:35

    21 e 22 = Sanchotene

  • 24. Yuri  |  10/09/2009 às 11:37

    Eliminatórias Sul-Americanas são muito foda!! Ainda mais com o crescimento da Venezuela, não tem moleza e a maioria dos países disputam tudo no tapa, olho no olho, como deve ser.

    Cara, os deuses do futebol TEM QUE fazer o Ecuador perder ou ao menos o Peru endurecer contra a Argentina!!!

  • 25. col  |  10/09/2009 às 11:38

    Isso prova a decadencia do futebol argentino e confirma a longa fase de tristes resultados para os uruguaios.

    Tenhos varios amigos portenhos e parece que soh agora caiu a ficha que eles nao sao o centro do universo.

  • 26. Yuri  |  10/09/2009 às 11:39

    Os argentinos estão tão assolados que o Douglas linkou o LaRedó e ninguém apareceu… hahahaha.

  • 27. vicente  |  10/09/2009 às 11:41

    rafael, esse clássico vovô me lembra o sérgio mallandro na porta dos desesperados:
    “- QUEM É QUE TÁ DESEEESPERAAAADOOOO???”

  • 28. Matias Pinto  |  10/09/2009 às 11:41

    Entrecot, Norteña e Conaprole, definitivamente!

  • 29. Carlos  |  10/09/2009 às 11:47

    #27
    UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • 30. Gustavo  |  10/09/2009 às 11:59

    Eu ia mesmo dizer: todas as opções uruguaias são melhores.

  • 31. rafael botafoguense  |  10/09/2009 às 13:09

    independente do momento botafogo e florminense tem uma tradiçao do caralho,classico mais antigo do brasil e terceiro da america.

  • 32. Rudi  |  10/09/2009 às 13:09

    mas quem falou ontem que o d. alves não pode jogar no meio hein? hehehe

  • 33. dante  |  10/09/2009 às 13:10

    #32: deve ter sido o mesmo que não consegue ver que nilmar > robinho…

  • 34. arbo  |  10/09/2009 às 13:11

    bá, Sancor vence.
    no QUEIJO RALADO, então…

    mas na bola, URUGUAY!
    #20, TBM FIQUEI INTERESSADO

  • 35. arbo  |  10/09/2009 às 13:13

    bá. ninguém pode ver qq possibilidade de comparação de nilmar com robinho.
    JONAS>tobinho

  • 36. arbo  |  10/09/2009 às 13:16

    E digo mais, os sinais estão aí.
    Brasil e Paraguay venceram e confirmaram classificação contra a Argentina. Aguante MIERCOSUL

  • 37. dante  |  10/09/2009 às 13:22

    off-topic:

    cara, o blog “onde a coruja dorme” é do felipe catarina?

    nunca tinha lido… é SENSACIONAL!

    tem o link ali do lado, no “impedimento carimba”. um longo post, mas essencial. eis um trecho da SÚMULA entre o CFZ IMBITUBA [um ANEXO CATARINENSE do time do zico] e o hercílio luz, o LEÃO DO SUL [achei muito massa o distintivo]:

    “Em razão do banheiro do vestiário da arbitragem não possuir porta, e uma dos integrantes da arbitragem ser do sexo feminino, este árbitro procurou outro lugar para usar, encontrando um local vazio. Durante o uso, atletas da equipe do Imbituba, liberados por um dirigente de alcunha ‘Maguila’, adentraram ao local. Quando viram que um dos boxes estava sendo utilizado, começaram a hostilizar dando batidas nas portas, jogando copos plásticos para dentro do box onde me encontrava. Gritavam também: ‘TRANCA O CU! Sai daqui, pois é nosso’. E em tom de ameaças diziam que iriam fechar a porta de saída, para ver como eu iria sair. Ao terminar o uso do bacio, saí do box e todos perceberam que se tratava deste árbitro, onde lhes disse que não esperava esse tipo de educação, que nos veríamos no campo. E pela falta de respeito dos mesmos para comigo, a situação estava um a zero para mim.”

    TRANCA O CU

    morri.

  • 38. Guilherme  |  10/09/2009 às 13:27

    .32

    Eu falei que o Daniel Alves não podia jogar no lugar do KAKÁ. No lugar do Elano ele vai bem.

    33.

    O Nilmar pode até estar jogado mais que o Robinho, mas sou contra ficar acomodar o time toda vez que um jogador joga uma boa partida. Foi isso que o Parreira fez e deu no que deu.

  • 39. Marimon  |  10/09/2009 às 13:32

    Vou dar uma de cri-cri então.

    Não vi nada de mais na bola do Daniel Alves ontem, fora o fato dele estar com todo gás por jogar “em casa”, errou várias vezes o último passe, fora no lance do segundo gol, quando o Nilmar roubou a bola.

    Muita vontade, e só.

  • 40. Guilherme  |  10/09/2009 às 13:33

    bah, todo mal escrito esse comentário…

  • 41. dante  |  10/09/2009 às 13:33

    “toda vez que um jogador joga uma boa partida”

    5 gols em 6 jogos.

  • 42. Rudi  |  10/09/2009 às 13:35

    5 gols em 6 jogos, e tirando ontem não lembro de nenhum que tenha sido 90 minutos…

  • 43. Gabriel R.  |  10/09/2009 às 13:38

    #41

    Dante não fala que o Nilmar deve ser titular na seleção… ele jogou no inter já… sabe como é…

  • 44. Guilherme  |  10/09/2009 às 13:40

    Sou contra treinador que se dobra pra imprensa. Hoje o queridinho da mídia é o Nilmar, ontem era outro. O Dunga tá fazendo como o Felipão e é isso que dá certo.

    De mais a mais, mudar time que tá ganhando é burrice.

  • 45. Lourenço  |  10/09/2009 às 13:50

    O Nilmar pode até vir a se justificar (ontem, mesmo o jogo não valendo muito e sendo o melhor dia de sua carreira, pode-se dizer que começou muito bem), mas ainda entendo que está muito longe de ser titular da seleção para a Copa do Mundo.

    Quanto ao Robinho, tanta aversão ao Galvão Bueno e seu exagero faz alguns acharem que ele é pior do que é. Aconteceu a mesma coisa com o Beckham, em virtude de sua exposição como galáctico..

  • 46. Lourenço  |  10/09/2009 às 13:52

    Olhando a situação da Argentina na tabela, em combinação com os jogos de seus adversários mais próximos, parece bastante simples. Se vencer o Peru, assegura uma vaga (ainda que de repescagem). Se empatar ou perder, vai ter que segurar o Uruguai.

  • 47. Rudi  |  10/09/2009 às 13:54

    mas será que o peru vai endurecer contra a argentina? (se ainda fosse a sabatini…)

  • 48. Francisco Luz  |  10/09/2009 às 14:01

    Morri doze vezes com a súmula que o Dante postou.

    E bah, como vocês dão importância para a seleção. Se é para eu ser feito de trouxa no futebol, prefiro que o Inter faça isso comigo do que a CBmáFia.

  • 49. arbo  |  10/09/2009 às 14:05

    bá, mas ainda tem gente q não vê q o robinho não tem lugar em qq seleção DIGNA?!

    nilmar, com uma perna (aka SACI, pro gabriel r. ficar feliz), joga mto mais q o tobinho

    e não é por ontem.
    prefiro o tardelli ao chupador de dedo. pato. adriano…

  • 50. arbo  |  10/09/2009 às 14:08

    eu particularmente estou sendo muito bem LUDIBRIADO, vendo uma seleção diferente. não tenho visto aqueles jogos chatos, pelo contrário. os caras tão com vontade, coisa q era rara. se tirarem o tobinho (gostaria tbm q esquecessem do josué, quiçá um banco pra gilberto silva – estou tentando não pedir demais), eu UFANO.

  • 51. almilano  |  10/09/2009 às 14:10

    masaaaaaaaaaaaaaaa De Santi, tá em local nobre hein doutor huehuehuehueh

    Dá-lhe Uruguai, adios hermanitos argentinos…

    ah,

    NILMAR>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>robinho

  • 52. col  |  10/09/2009 às 14:11

    Contra a Argentina o Robinho jogou em muitos momentos como meia, recuando para cobrir o avanco pelo lados da Argentina num 451. Outras vezes, em outras partidas, o Robinho reveza com o Kaka na posicao de segundo atacante.

    Tudo isso pra dizer que o Nilmar nao tem a caracteristica para executar as estrategias acima.

  • 53. col  |  10/09/2009 às 14:12

    Mas obviamente, como atacante, nao tem discussao entre Nilmar(>>>>) e Robinho.

  • 54. Rudi  |  10/09/2009 às 14:13

    col, ok, mas pra mim o Kaká tem essa característica, então poderia substituir o Robinho por um meia-atacante, tipo o Tcheco (só pra sacanear com o Carlos, não me levem a sério)

  • 55. col  |  10/09/2009 às 14:15

    Sim, Rudi. Concordo plenamente.

  • 56. col  |  10/09/2009 às 14:17

    Uma boa opcao seria o Andrezinho(ou o Alex ex-Inter) no lugar do Kaka, deslocando esse para o ataque.

    ahauhau

  • 57. Rudi  |  10/09/2009 às 14:19

    PERAÊ!!!!

    col DEFENDENDO Alex na seleção?

    FUJAM PARA AS MONTANHAS!!!

  • 58. Felipe (o catarina)  |  10/09/2009 às 14:22

    #37

    aquele humilde blog é mantido por essa criatura que vos escreve sim, Dante. É aquela coisa, quando a história é boa, o texto vai junto. TRANCA O CU foi foda! hehehehe

    bicho, e SC ainda tem uma TERCEIRA DIVISÃO. Tô procurando mais informações pra fazer outro textículo.

    sobre o jogo, concordo que será fodástico se tivermos o clássico platino valendo vaga pro mundial, mas acho que seria extremamente prejudicial pra nosotros se a Argentina ficasse de fora da Copa. Por mais que eles tenham problemas, somente nós e eles temos condições de bater os europeus, com todo respeito que os guaranis merecem.

    #24

    Yuri, se a Venezuela estivesse na Europa, garantiria vaga na Copa com umas 10 rodadas de antecedências. Lá até a ESLOVÁQUIA tá conseguindo vaga. Claro que tem Alemanha, Itália, Espanha, França, etc. e tal, mas tá cheio de babas fenomenais também. Aqui na Sudamérica o troço é mais equilibrado. Mesmo o Peru consegue endurecer em vários jogos.

  • 59. col  |  10/09/2009 às 14:27

    Rudi, a ideia eh tao nonsense que fica obvia a piada.

  • 60. Gabriel R.  |  10/09/2009 às 14:28

    #44

    Qualquer um que fizesse 3 gols seria queridinho da midia hoje. O fato novo é que uma apresentacao como a do nilmar ontem coloca uma nova situaçao sobre o lugar cativo do robinho no ataque do brasil.

    Nao acho que o Nilmar deva ser titular pelo que a midia ta falando hoje, até porque nem li, mas pelo fato de ele ter mostrado muito mais que o robinho em um jogo que se colocou tão ou mais complicado do que o da argentina. Atacante tem que entrar e fazer gol…

  • 61. Rudi  |  10/09/2009 às 14:37

    sim col, mas eu não podia perder a chance de te sacanear em função disso

  • 62. Victor  |  10/09/2009 às 14:58

    aparte pra Venezuela mostrando a difusão da escola Jonas de finalização no seu último gol ontem

  • 63. dante  |  10/09/2009 às 15:38

    saio do meu BACANAL diário apenas pra dizer que não acho que nilmar deva ser TITULAR, e sim fazer parte do grupo, pra dar opções ao treinador.

    joga muito, é brigador [eu diria até que é PELEADOR, apesar de ser colorado lkjdflkdsuglksdfujg] e faz gols.

    adeus.

  • 64. el conventillero de durazno y convencion  |  10/09/2009 às 16:45

    los muchachos del comandante Hugo Chaves pegam as duas seleções ja classificadas… pode complicar..
    a celeste tem que voltar de quito com uma vitoria, nem que tenha que mandar uma seleção de tupamaros… depois, que vengan los porteños…
    Fuerza la celeste!!

  • 65. Menezes  |  10/09/2009 às 16:57

    VOU CONTIGO, DE SANTI!!!!

  • 66. Guilherme  |  10/09/2009 às 18:19

    .60

    Contra o Chile em casa é mais complicado do que contra a Argentina em Rosário???

  • 67. Mauhaas  |  10/09/2009 às 18:57

    PELEIA DA GROSSA, solamente!

  • 68. Roger  |  10/09/2009 às 21:11

    Tbem atiro meu emprego e vou junto ver esse embate aí.
    É só dar tudo certo na próxima mega-sena…

  • 69. Ernesto  |  10/09/2009 às 21:44

    Luis Felipe, comentario do tópico abaixo:

    Muslera tem realmente 1,90 ? confere ? a mim me parecia anao também.

    Se for a valer esse jogo Uruguai x Argentina, não aceito nada menos que isso aqui, ocorrido no futebol de areia, mundial da categoria, ano 2006, Rio de Janeiro:

  • 70. Ernesto  |  10/09/2009 às 21:47

    Sobre Montevideo:

    Fui pra lá semana retrasada.

    PRa quem não tá muito pelo luxo, há albergue (hostel). O que eu fiquei, se localiza na Plaza independencia. tem um café da manhã bom. De repente ainda encontram umas argentinas, ou européias.

    Che lagarto é o nome do hostel. E a passagem tb tá tranquila. De avião dá 240 reais, se não me engano foi o que eu paguei. Ida e volta. Pela Gol.

    Vale a pena, em uma horinha tá lá, não tem erro. O táxi e o onibus são absurdos de tão baratos.

    DEvia ter adiado essa minha viagem pra outubro

  • 71. Felipe (o canoense)  |  11/09/2009 às 01:56

    Tudo menos EQUADOR!

    Futebolisticamente falando é o país mais BÉLGICA da Sulamérica…

    Dá-lhe CHAVEZ BOYS e CASTILLO e Banda!

  • 72. Luís Felipe  |  11/09/2009 às 11:52

    Muslera tem 1,90 sim, é o que está no site da Lazio.

    Jogou uma barbaridade no Beira-Rio em 2007, aliás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: