Chuva e bafo quente na nuca

08/08/2009 at 14:07 58 comentários

time web
O árduo e molhado caminho rumo à Série B

Daniel Cassol comanda com mão-de-ferro a Impedcorp. “Quero, no mínimo, Prêmio Esso”, foram suas últimas palavras antes que eu embarcasse para Pelotas.

Porém, nem bem eu desembarquei na rodoviária e já foi notável que meu faro de repórter era pouco aguçado. Dias antes, acreditei no que dizia o site da CBF, que o jogo decisivo entre Brasil e América-MG estava marcado para hoje (8). “Mas o senhor acreditou na CBF, caro locutor?”. Pois é. E bastou passar o olho no Diário Popular, de Pelotas, para descobrir que o jogo é no domingo (9).

O mesmo jornal me deu as primeiras impressões do otimismo da torcida Xavante. Ontem (7), mil ingressos vendidos de forma antecipada a dez mangos se esgotaram em pouco mais de duas horas. O taxista xavante também demonstrou confiança. “Aqui a gente ganha. Eles podem ter mais técnica, mas vão sentir o bafo quente na nuca”.

Contudo, quem apenas observa o movimento nas ruas não percebe que amanhã vai acontecer o grande jogo. O céu é de um cinza desgraçado, cai uma garoa fina intermitente, deveras broxante. Deixo uns badulaques no hotel e me dirijo com galhardia ao Bento Freitas, lá as coisas deviam estar acontecendo.

Pergunto a direção do templo sagrado a Cláudio, que tem uma banquinha de cachorro-quente num calçadão no centro da cidade e vai estar na cancha. “Tu nunca veio antes? Amanhã tu vai sentir o que é o Bento Freitas”. Sobre o jogo, acredita na vitória do Brasil, embora sentencie: “O jogo é jogado, o lambari é pescado”.

Caminho só algumas quadras e chego ao Bento Freitas. Há uma procura baixa, mas constante, por ingressos. Na bilheteria, Volmir esbraveja contra o fato de que as entradas com desconto para idosos e estudantes só serão vendidas amanhã.

volmir web
A quem tu pretende enganar, Volmir?

“Não vou mais no jogo”, diz enquanto entrega o dinheiro à moça do guichê. “Os caras são muito burros, não vou mais”, repete, pegando o ingresso. “Não vou”, diz, de novo, guardando o ingresso na carteira. “Como assim, não vai? Não me trova”, eu digo, ao que o velho responde com um sorriso matreiro.

“Todo jogo decisivo do Brasil teve chuva”, profetiza Brizolara, segurança do clube. “Contra o Flamengo, em 85, foi assim”. Naquela partida, o então policial militar da ativa teve sua prisão decretada em pleno campo. “Eu trabalhava dentro do campo. Quando saiu o gol do Júnior Brasil, atirei o rádio pra cima e gritei feito um louco. O coronel tava do meu lado e disse: teje preso”.

brizolara web
Preso por amor ao Xavante

Foi Brizolara quem me informou que possivelmente o lateral-esquerdo Galego – que teve passagem nula pelo Internacional, mas que atravessa boa fase no Brasil – não joga. A mãe do jogador faleceu hoje pela manhã, e ele foi liberado pelo presidente para ir a São Paulo.

Conversei demoradamente sobre futebol com Brizolara e Cristiano. Este último é um fanático xavante, que segue o clube nos mais diversos rincões. “Dizem que o jogo de amanhã é o principal desde 85, mas onze anos atrás eu estava na Ressacada, num empate em 2 a 2 com o Avaí. Perdemos nos pênaltis”. Foi na Série C de 1998, mesma situação que a atual, último mata-mata antes da glória. Felipe Catarina com certeza pode contar melhor para a gente.

Brizolara e Cristiano acreditam que o importante é a vitória e ressaltam o saldo qualificado e a necessidade de não levar gols. Chegam à conclusão de que vitória por um a zero é um grande resultado. E para fazer esse golito apostam em Marcelo Régis, atacante que veio do Mogi-Mirim.

Conversei com o goleador, quando o elenco saía de treino no ginásio. O jogador, que estampa o pôster da última edição do Jornal Rubro-Negro, esbaldou confiança. “Joguei contra uns cinco, seis jogadores do time deles em São Paulo. Não tem segredo”. Ressaltou, porém, a experiência da equipe adversária.

De fato, o Coelho conta com nomes como o goleiro Flávio, campeão brasileiro pelo Atlético-PR, em 2001, e de Evanilson, lateral-direito que jogou mo Cruzeiro, Borussia Dortmund e Seleção Brasileira. Além, é claro, da maior estrela, o atacante Euller. O atual bisavô do vento, contudo, ficou em Minas, recuperando-se de lesão.

Os mineiros, temendo o foguetório noturno, se hospedaram na saída da cidade. Amanhã vai ter bafo na nuca. Imbuído deste espírito, nem mesmo as cinco ou seis bergamotinhas que Douglas Cecconello me OBRIGOU (mentira) a tomar ontem, aliadas a duas formaturas, serão capazes de me parar.

O repórter Felipe Prestes é o enviado especial da ImpedCorp a Pelotas, onde vai acompanhar o grande embate envolvendo Brasil e Amércia-MG, amanhã, no Bento Freitas, pelas quartas-de-final da Série C. Trata-se de um projeto-piloto envolvendo alguns leitores, que por meio de doações ratearam os custos e permitiram a cobertura in loco. Impedimento, teu nome é mobilização.

Anúncios

Entry filed under: Brasileiro, Clubes, Contribuições.

Scarlett Desmanche na oficina de Mano Menezes

58 Comentários Add your own

  • 1. Lucas Cavalheiro  |  08/08/2009 às 14:29

    Bah, Prestes, teus textos tão DUCARAIO! Cada vez melhores!
    Imagina a cena do brigadiano atirando o rádio pra cima? Que momento.

    Só uma correção:
    …com Brizolara e Cristiano. Este último é um fanático xavante,…

    Xavante fantático é redundância.

  • 2. Yuri  |  08/08/2009 às 14:37

    Daniel Cassol comanda com mão-de-ferro a Impedcorp. “Quero, no mínimo, Prêmio Esso”…

    Rachei logo na primeira frase.

    “O jogo é jogado, o lambari é pescado”.

    Quem sou prá discordar?? Quem sabe, sabe.

  • 3. douglasceconello  |  08/08/2009 às 14:40

    Excelente, cara. Toca o horror aí.

    AGUANTE, PRESTES!

  • 4. Logan  |  08/08/2009 às 14:43

    Sou mais assitir a aquela épica partida entre Grécia e Alemanha.

  • 5. Cassol  |  08/08/2009 às 15:01

    Lembranças aos amigos Ordinário e Três Cu.

  • 6. juanca py  |  08/08/2009 às 15:15

    Texto fantastico!…
    Hasta me dio ganas de comentar (aunque no sea muy fanatico del futbol brasilero), hasta me dio ganas de ver un partido de esa calaña…
    IOjala un dia exista un periodismo sano como este en mi pais, para asi dejar de visitar este SITE.
    Felicitaciones.
    vale un Pulitzer!…

  • 7. Cassol  |  08/08/2009 às 15:20

    Pra que deixar de visitar o Impedimento, Juanca?

    Amanhã nossa equipe estará no Defensores, para ver Rubio Ñu x Olimpia.

    Aguante, albiverdes de Trinidad!

  • 8. Mauro  |  08/08/2009 às 16:03

    E da-lhe Xavante, pra dentro deles, só um adendo, o nosso segurança se equivicou, quem fez o 2° gol do Brasil contra o flamengo foi o junior brazilia e não Brasil, mas azar….
    Parabens pelo texto.

  • 9. thalles gomes  |  08/08/2009 às 16:15

    cambada, cuidado com as palavras…

    mandar um “enVIADO especial para PELOTAS” definitivamente não pega bem. e ainda com esse título “Chuva e BAFO QUENTE NA NUCA”!?

    troca enVIADO por, sei lá, CORRESPONDENTE, pra fita do Prestes não ficar tão queimada.

  • 10. Milton Ribeiro  |  08/08/2009 às 16:16

    1/4 do Prêmio Esso, por enquanto.

  • 11. branco  |  08/08/2009 às 16:27

    Nada a ver com o baita texto do Prestes, mas é uma notícia interessante do furebol peruano:
    http://depor.pe/noticia/321782/partido-total-chalaco-bolognesi-se-suspendio

  • 12. Fabio Zurchimitten  |  08/08/2009 às 16:39

    E eu estarei lá, saio as 6 horas de Santa Cruz do Sul junto com um grupo de amigos, e estaremos aí torcendo por mais um dia histórico deste gigante Rubro-Negro. Abraços, Fabricio/Pelotense desgarrado em Santa Cruz do Sul

  • 13. Júlio Brauner  |  08/08/2009 às 16:42

    Um dos maiores goleadores Xavantes do salonismo, atendia por Prestes. Temos sorte com esta alcunha. Dá-lhe Xavantaço!

  • 14. Tiago Bücker  |  08/08/2009 às 16:58

    Alguém sabe dizer se esse jogo vai passar em alguma TVCom da vida?

  • 15. Sanchotene  |  08/08/2009 às 17:10

    Re 11

    Não me lembro o ano, mas o Coxa veio ao Jaconi com um uniforme IGUAL ao do Papo, e o árbitro deixou jogar.

    Série A, Brasil…

  • 16. Paulo Torres  |  08/08/2009 às 17:22

    Estão uns 40 torcedores do América indo a Pelotas para ver a peleja. Aqui em BH, acreditamos que a experiência de Flávio, Wellington Paulo e do camisa 10 Irênio possa fazer a diferença em favor do Coelhão.

    E o Evanílson é banco, começa jogando amanhã porque o titular Danilo está suspenso.

  • 17. Prestes  |  08/08/2009 às 17:50

    Valeu, cambada! Genial saber que Prestes dá sorte ao Xavante, muito embora este confronto seja uma PENA.

    Os dois mereciam a B.

  • 18. Felipe  |  08/08/2009 às 18:08

    esse jogo de 1998 é uma das partidas mais inesquecíveis pra mim. Tínhamos empatado lá em Pelotas pelo mesmo placar e vencíamos na Ressacada até o finalzinho do jogo. Aí um cara do Brasil cruzou da direita e tinha um zagueiro nosso, o Rogério Prateat, que tava sozinho no primeiro pau. Em vez de cabecear pra fora da área, ele cabeceou contra o próprio gol, no cantinho, sem chance para o goleiro (César Silva, “o pior goleiro da história do Inter”, segundo Ceconello). Deu 2×2 e pênaltis.

    Aí, nos pênaltis, o César Silva pegou 2 e vencemos por 4×2. O estádio tava socado de gente e a torcida do Brasil veio em peso também. Não sei dizer exaamente quantos eram, mas pelas minhas lembranças acho que eram uns 500 ou 600. E pra quem não sabe, nos fundos da Ressacada fica o Aeroporto de Florianópolis. Lá pelas tantas, antes do jogo, um avião pousou e os pelotenses ao ouvir o barulho do avião se aproximando do chão correram em peso para o último degrau da arquibancada pra ver o que era – imagino que eles devam ter achado que o avião ia cair. Contando aqui pode não parecer, mas foi uma das cenas mais engraçadas que já vi na Ressacada.

  • 19. Felipe  |  08/08/2009 às 18:14

    ah, e sobre o jogo em Pelotas, foi tenso bagarai. Pressão fudida da torcida, mas o time do Avaí era cheio de jogador cancheiro também e conseguimos sair com um empate no final. Lembro que foi a primeira vez que vi um jogo de Série C na TV – a RBS passou pra cá.

    a propósito, foi uma pena Avaí e Brasil se enfrentarem nas quartas de final aquele ano. Se o Brasil tivesse ido pro quadrangular, acredito que os dois teriam subido – e vale lembrar que além do Avaí subiu pra Série B o lazarento São Caetano. Ah, e antes de pegar o Avaí o Brasil tinha eliminado o Figueirense. Até por isso e pelos dois jogaços que fizemos, tenho o mais profundo respeito pelo Xavante.

  • 20. Prestes  |  08/08/2009 às 18:34

    Falei que o Catarina ia complementar a matéria!

  • 21. Daniel Cassol  |  08/08/2009 às 18:34

    9. thalles gomes | 08/08/2009 at 16:15

    mandar um “enVIADO especial para PELOTAS” definitivamente não pega bem. e ainda com esse título “Chuva e BAFO QUENTE NA NUCA”!?

    Não é à toa, Thalles, que o Prestes anda sendo chamado de GAY Talese dos pampas.

  • 22. Prestes  |  08/08/2009 às 18:43

    Devo dizer que ingenuamente eu fiz essa piada, me arriando em mim mesmo, e o Cassol plagiou! Depois reclama do Wianey, uhsduhsduhdsuhsduhsuhsuhu

  • 23. Lobo  |  08/08/2009 às 18:51

    Não lembro de chuva em 85, estava em sã conciência, também tive um amigo que foi preso após a partida (processo que durou uns dois anos…). SEQUEI, mas não deu!!!

  • 24. Eduardo Lorea  |  08/08/2009 às 20:25

    Avante, Xavante. Prestes, bem-vindo a Pelotas e à murrinha do tempo. Estou aqui na Princesa Isabel, aquela que os xavantes descem e dão de cara no portão do Bento Freitas. Amanhã vou seguir esse caminho, com a esperança dos idiotas e o ceticismo de quem foi ao Acre em 2008.
    Se a cidade te está sendo em algo hostil, por favor, call (51) oito quatro quatro oito zero zero quatro quatro e conta comigo, mais um dos fãs do Daniel Cassol.
    Abraços!

  • 25. Aguante Xavante  |  08/08/2009 às 20:31

    #24.

    Cassol PEGARÁ.

  • 26. Luciano V.  |  08/08/2009 às 20:31

    Com certeza o Prestes vai se descobrir essa noite em Pelotas. Vai voltar um baaaita enVIADO!

  • 27. Aguante Xavante  |  08/08/2009 às 20:31

    Nas BRINCA, claro.

  • 28. Camilo  |  08/08/2009 às 20:56

    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/default,2611331,Briga-entre-jogadores-suspende-amistoso-entre-Penarol-e-Newell-s.html

    briga entre jogadores do peñarol e newells em um amistoso.

    fuerza hinchada!

  • 29. Frank  |  08/08/2009 às 21:44

    AGUANTE XAVANTE…

    Imagino a chegada do Prestes na rodoviária… um amigo meu (ui!) a definiu como sendo pintada em SALMÃO COM TONS PASTÉIS!!!
    Mais ENVIADO impossível né…
    Prestes, os ônibus ainda chegam de ré na rodoviária???

    adfsjdafsjkçsdafjkasfdjkjaksdf

  • 30. zobaran  |  08/08/2009 às 22:16

    É até redudância falar que a reportagem do Gay Talese dos Pampas tá foda bagai.

    O ImpedCorp tinha que ter um enVIADO lá em Recife no jogo do Santinha, essa sim a partida mais importante do ano.

  • 31. Vicente Fonseca  |  08/08/2009 às 23:10

    Orgulho de dividir mesa e ser amigo deste repórter MONSTRUOSO.

  • 32. fino  |  08/08/2009 às 23:10

    massa, prestobarba!!!!!!

    se rolar faz uns videos tambem!!!

    abráá

  • 33. baseado  |  09/08/2009 às 03:08

    ae vcs sao uns filho da puta
    vao ve se vao leva bafo ou uma pedra nuca

  • 34. marlon  |  09/08/2009 às 05:01

    tava prestes a folgar no “enviado a pelotas”.

    perdi.

    AGUANTE BRIZOLARA

    SÓ O FUTEBOL TEM CONTCHUDO [ns]

  • 35. Cassio Brauner  |  09/08/2009 às 09:32

    Parabéns pela cobertuta inicial. Quero ver o restante e se possível com uma vitória maiúscula xavante!
    Abraços

  • 36. pulmão  |  09/08/2009 às 09:59

    #33

    Baixa tua bola! Mané.

  • 37. RicardoSache  |  09/08/2009 às 10:41

    Parabéns Prestes, tu serás um dos poucos (milhares) iluminados que terão a permissão dos Deuses do futebol em presenciar uma apresentação dos guapos guerreiros xavantes na taba da baixada, que é o portal para uma nova dimensão, dimensão essa que só os xavantes podem explicar, ou não. Não percas a oportunidade de estar junto a tela (nova) sentindo a vibração da nação xavante empurrando seus guerreiros para mais uma decisão, AVANTE COM TODO O ESQUADRÃO, TORCIDA DO NOSSO CAMPEÃO…

  • 38. Samuel Mancni  |  09/08/2009 às 11:38

    Chuva?
    Bah, coisa boa, me lembra aquele jogo da Série C do ano passado, contra o Marcilio Dias na Baixada!!!

    Chuva, barro, frio, canhha e aditivos!

    DÁ-LHE XAVANTE!

  • 39. Lorenz  |  09/08/2009 às 15:58

    Que hora é o jogo?

  • 40. mardruck  |  09/08/2009 às 16:15

    39

    Agora.

  • 41. Daniel Cassol  |  09/08/2009 às 16:16

    16h, já começou.

  • 42. mardruck  |  09/08/2009 às 16:50

    Guaratinguetá 1×0 Cassias.

  • 43. André K  |  09/08/2009 às 17:52

    Guaratingueta 2 x 0 Caxias

    E o Brasil errando pênalti

  • 44. thalles gomes  |  09/08/2009 às 18:19

    CSA 2 X 2 SANTINHA

    Jogo rolando até os 57 do segundo tempo, refletores apagados no meios do segundo tempo e os dois times morrendo afogados na série D! O pior é que quem ganhasse passava para a segunda fase…

    que jogo!

    Catarina, vocês está intimada a escrever um post sobre esse jogo!

  • 45. Eduardo coalha  |  09/08/2009 às 20:45

    excelente tio nino, baita burro, errou o dia do jogo. meu deus!!!

  • 46. Xavante  |  09/08/2009 às 21:14

    Impossível jogar futebol com aquela chuva. Até o cara que errou o pênati está perdoado. O que é preciso para que se transfira a data de um jogo nesse país? Que um asteróide caia no meio do campo?

  • 47. Fernando Cesarotti  |  09/08/2009 às 21:14

    Sensacional, e olha que é só o couvert. Aguardamos o relato do jogo, os vestiários, os vídeos e todo o resto.
    Ah sim, as notas fiscais também…

    AGUANTE PRESTES!

  • 48. Fernando Cesarotti  |  09/08/2009 às 21:15

    Xavante, é que a ImpedCorp não tinha verba para manter o Prestes por mais um dia em Pelotas, por isso Cassol & Cecconello fizeram AMPLA PRESSÃO sobre os cartolas para que a partida fosse jogada.

  • 49. Carlos  |  09/08/2009 às 21:16

    Valeu cada centavo investido.

    Aguante Chinelo safado!

  • 50. Felipe  |  09/08/2009 às 21:27

    a quem interessar possa:

    ASA 1×1 Rio Branco
    Paysandu 1×1 Icasa
    Guaratinguetá 2×0 Caxias

  • 51. Daniel Cassol  |  09/08/2009 às 21:29

    Te liga, Felipe Catarina.

    Isto tudo já foi dito no Tatuíter do Impedimento.

    http://www.twitter.com/impedimento

  • 52. Felipe  |  09/08/2009 às 21:36

    ok, foi mal. Agora, as “décimas-de-final” da Série D. Vale lembrar que nessa fase são 20 times e 10 passam. Depois, esses 10 jogam também no mata-mata e passam os 5 vencedores e os 3 “melhores perdedores”. É inacreditável.

    Aí os confrontos:

    Nacional (AM) x Cristal (AP)
    São Raimundo (PA) x Genus (RO)
    Ferroviário (CE) x Sergipe (SE)
    Central (PE) x Alecrim (RN)
    Macaé (RJ) x Paulista (SP)
    Tupi (MG) x Fluminense (BA)
    Uberaba (MG) x Brasília (DF)
    Araguaia (MT) x Uberlândia (MG)
    Chapecoense (SC) x Corinthians (PR)
    São José (RS) x Londrina (PR)

    fiquem de olho nesse time da Chapecoense. Acho que tem grandes chances até de título da QUARTONA.

  • 53. m  |  09/08/2009 às 22:02

    aposto que rolou uma consultoria da federação alagoana de futebol pra desenvolver esse regulamento da série D.

  • 54. Raphael Zarko  |  10/08/2009 às 00:26

    boa, garoto! mas cuidado aí em pelotas. já dizia o lula http://www.youtube.com/watch?v=B-ya8Xk7oEU

  • 55. col  |  10/08/2009 às 11:31

    Candidato ao prêmio citado.

  • 56. Samuel Mancni  |  10/08/2009 às 11:50

    Cjeio de mulher em pelotas e os caras me falam em viadagem….ta certo,..cada um procura o que é do seu interesse;

  • 57. Anônimo  |  10/08/2009 às 18:58

    bisavo do vento muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 58. Lauro Mesquita  |  16/08/2009 às 19:37

    O Coelho voltou a Segundona!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

  • Tradição será interrompida abruptamente ano que vem porque na Série C os grupos são regionalizados e, se o Santa ca… twitter.com/i/web/status/9… 7 hours ago
  • Santa Cruz criando uma tradição anual de golear um time gaúcho depois de ser rebaixado. Ano passado, 5x1 no Grêmio. Agora, 5x1 no Juventude. 7 hours ago
  • @Kiromba No caso, o Ipatinga era o lanterna e foi o primeiro rebaixado. 1 day ago
  • @Kiromba 2008. Naquele ano, o Ipatinga só confirmou matematicamente a queda na 37ª rodada. 1 day ago
  • Vence o Avaí e a disputa mais quente contra o Z4 agora tem quatro times COLADOS na luta por um lugar fora do buraco… twitter.com/i/web/status/9… 1 day ago

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: