A dois jogos do paraíso

07/08/2009 at 07:00 34 comentários

Escândalo do Sarney. CPI da Petrobras. Gripe A/suína/H1N1. Esqueça tudo isso no fim de semana, pois apenas um assunto vai dominar todos os noticiários e rodas de conversa nos quatro cantos do País. São as quartas-de-final da Série C que vêm aí – e o bicho vai pegar.

Também conhecida como inferno, fim do mundo ou fundo do poço, a Série C sofreu uma profunda (ui!) transformação em 2009. De 64 times passou para 20. Primeiro prometeram (CBF) que esses 20 se enfrentariam em turno e returno. Não deu. Depois, que seriam divididos em dois grupos de 10 e se enfrentariam em turno e returno dentro dos grupos. Não deu.

Por fim, foi definido que seriam quatro grupos de cinco e com meia dúzia de jogos disputados já tem gente que desde o domingo passado tá contando os dias para o próximo réveillon. E gente de torcida e tradição, como CRB e Criciúma, por exemplo.

Pois bem. Diz o regulamento que os dois primeiros de cada grupo passam para a fase seguinte, as quartas-de-final. Sobem quatro times para a Série B, ou seja, quem ganhar o próximo mata-mata já estará em uma nova divisão em 2010.

E como é possível – talvez bem provável, dependendo do caso – que quatro dessas oito equipes poderão estar enfrentando (um abraço a todos os operadores de telemarketing do meu Brasil varonil) o TEU TIME na próxima temporada, fica ligado na análise dos confrontos que faço abaixo.

Confronto 1 – ASA (AL) x Rio Branco (AC)

Os nomes dos clubes nos fazem lembrar do saudoso Luiz Gonzaga e sua Asa Branca. Segundo o Gúgou Méps, cerca de 4,5 mil quilômetros de chão separam as cidades de Arapiraca (AL), sede do ASA, e Rio Branco (AC), terra do time homônimo. Dá pra ir e voltar de Florianópolis a Porto Alegre cinco vezes enquanto os dois times percorrem o País no sentido Leste-Oeste para disputar os seus 90 minutos mais importantes do ano.

Os jogadores do ASA prometem voar em campo e, já que Arapiraca é a capital nacional do fumo, fazer aquela fumaça pra cima do Rio Branco. O time acriano (reforma ortográfica detected) começou a viagem para Alagoas no domingo, de barco: subiu o Rio Purus, pegou o Amazonas, entrou no quarto afluente à direita e atingiu o Rio São Francisco hoje pela manhã. A chegada a Arapiraca está prevista para as 6h de sábado. Impossível fazer esse trajeto? Bom, o Acre também não existe e tem até time de lá disputando vaga na Série B.

Quem merece ganhar: ambos são tradicionais – o Rio Branco tem 90 anos, e o ASA, 58 – e simpáticos. Fico com o ASA por ser um time do interior e por causa do Zé da Galera, torcedor-símbolo da equipe. A propósito, Chico Buarque, sei que tu lês o Impedimento e te informo que o ASA já foi, sim, campeão. Seis vezes, sendo cinco delas nesta década e a última neste ano. Portanto, espero que o senhor, parlapatão que é, engula suas palavras (“E se o Arapiraca for campeão…”) e as digira como quiser.

zé-da-galera
Zé da Galera tá confiante na chegada do ASA
à Série A em 2011. Te cuida, Palmeiras!

Confronto 2 – Icasa (CE) x Paysandu (PA)

Essa é uma batalha de Davi contra Golias, afinal o Paysandu é o maior dos 20 clubes que iniciaram a Série C e o Icasa não passa de uma pequena equipe do interior cearense que inclusive foi REBAIXADA no estadual deste ano. Mas depois de surpreenderem os adversários na primeira fase e ficarem em primeiro no seu grupo, os devotos de Padim Ciço prometem pagar qualquer promessa se conseguirem o milagre de derrotar o bicho Papão.

E essa verdadeira guerra santa começa em Belém, a terra em que Jesus nasceu, onde o Paysandu, time de melhor média de púbico da Terceirona, deve mostrar aos cearenses todo o poder do Mangueirão (ui!).

Quem merece passar: que me perdoe o simpático Icasa, mas o último time brasileiro a derrotar o Boca na Bombonera pela Libertadores tem a preferência. Papão é tradição, não é humilhação. Volta logo pra Série B, Paysandu!

mangueirao
Torcida do Papão faz o Mangueirão tremer, sacudir,
balançar e tudo mais

Confronto 3: América (MG) x Brasil (RS)

Já ao Sul da maior zona de meretrício nacional, um duelo de proporções geográficas. O Brasil mostra que tem huevos ao se dispor a enfrentar toda a América. Mas enquanto o treinador Lula tem que lidar com problemas sérios de relacionamento no elenco – Sarney não fala mais com Simon, que brigou publicamente com Renan e Fernandinho -, o time do treinador Chávez vem embalado e aposta no veterano meia Fidel, conhecido por fuzilar os goleiros com seus tiros de longa distância.

Novo queridinho da torcida, Obama deve compor a meia-cancha no lugar de Zelaya, que teve uns probleminhas com a direção do clube e foi expulso da concentração na calada da noite. Pego no antidoping no início do campeonato – ele diz que era apenas um chá de coca -, o goleiro Evo retorna para esse mata-mata e prega respeito ao Brasil, mas fontes seguras me disseram que ele está louco é pra derrubar o gigante tupiniquim. O mesmo pensamento tem o zagueirão Lugo, que já avisou por meio da imprensa: “podemos até perder, mas vamos VENDER CARO essa derrota para o Brasil”.

Quem merece passar: difícil dizer. Tradição não falta aos dois clubes e seria legal se ambos subissem no lugar de Caxias e Guaratinguetá. Pela tragédia que sofreu no início do ano, o acesso à Série B e a chance de jogar a Série A no ano do centenário (2011) seriam belos presentes para o Brasil.

chavez
Treinador Chávez mostra o mapa da mina para
derrotar o Brasil

brasil
Último treino da semana serviu para o Brasil
conferir o desempenho de sua defesa. Time tem
uma retaguarda de primeira linha

Confronto 4: Caxias (RS) x Guaratinguetá (SP)

Tem tudo pra ser o confronto mais sem graça das quartas-de-final. Tanto que não consegui pensar em nenhuma piadinha sobre os dois times. Ajudaê nos comentários.

Quem merece passar: o Guaratinguetá. O maledetto Cai-cai-xias não passa de um timequinho que em 2001 ficou com paura de levar uma SURRA na Ressacada num jogo do quadragular final da Série B e começou a fazer cai-cai quando ainda tava 1-0 pra nós. Depois me fez o favor de perder na última rodada para o Figueirense e deixar o nosso rival chegar à Série A. Merece ficar na Série C forever.

Gauch‹o
Cai-cai-xiense executando a jogada ensaiada durante
a semana nos treinamentos: queda livre no gramado

E assino com o singelo pseudônimo de…

Felipe “Catarina”

Anúncios

Entry filed under: Brasileiro, Contribuições.

O dono de todas as posições – Parte II Scarlett

34 Comentários Add your own

  • 1. Guilherme  |  07/08/2009 às 08:12

    Haha Foto genial aquela da bunda.

    Deixa eu adivinhar: tu procurou por “Bunda Brasil” no Google Images?

  • 2. Cesarotti  |  07/08/2009 às 08:32

    “O time do treinador Chávez vem embalado e aposta no veterano meia Fidel, conhecido por fuzilar os goleiros com seus tiros de longa distância”
    Quase tomei uma JUSTA CAUSA agora de tanto rir.

    E tinha que fazer uma gracinha com o Palmeiras, né? Mais uma pra conta do LuxBurger.

  • 3. joão carlos  |  07/08/2009 às 08:40

    pqp, genial.

    só pra constar, a culpa do brasil ter que enfrentar o américa é do marcílio dias, que não foi capaz de perder só de 2-1 pro ‘cai-caixias….

    aheuehuaehua

  • 4. Felipe  |  07/08/2009 às 08:47

    #1

    pior que não, Guilherme. Eu simplesmente coloquei “Brasil” e uma das primeiras imagens que apareceu foi aquela. uauahaha.

    e ali onde eu falo “os 90 minutos mais importantes”, entendam (ou alguém da ImpedCorp pode trocar por) “180 minutos”. Afinal, os deuses do futebol nos deram a chance de nos regozijarmos com não apenas um, mas dois embates históricos entre ASA e Rio Branco.

  • 5. Xavante  |  07/08/2009 às 09:33

    Nem sei o que vai acontecer comigo se passarmos desse mata-mata. É provável que eu morra-morra.

  • 6. André K.  |  07/08/2009 às 09:40

    Façam um favor para vocês mesmos. Entrem no site do Paysandu e ouçam a paródia de “vamos fugir”

  • 7. amaral  |  07/08/2009 às 09:55

    O que você chama de inferno, eu chamo de lar.

  • 8. Mari  |  07/08/2009 às 10:07

    Dáááá-lhe Xavante! Que não inventem de cantar o EU ACREDITO dessa vez, se convençam, sempre dá azar!!!

  • 9. Júlio Brauner  |  07/08/2009 às 10:20

    E aí vamos nós, com ingressos a R$15,00. E o time ajustado com a massa ao lado. Dá-lhe Xavantaço!

  • 10. Renato K.  |  07/08/2009 às 10:23

    Guaratinguetá é uma cidade tão chata, mas tão chata, que o pessoal de lá vai pra Mogi das Cruzes todo final de semana fazer arruaça – e ninguém nota (Veríssimo, LF, sei lá).
    Pronto, taí a sua piadinha sobre Guará (cretina, eu sei, mas foi o que deu pra inventar agora).

  • 11. Francisco Luz  |  07/08/2009 às 10:27

    VAMOS SUBIR

    PRA SÉRIE B

    VAMOS SUBIR

    É PAPÃO

    Genial.

  • 12. Guilherme  |  07/08/2009 às 10:30

    .4

    jhsdkjahkafhdjdfhdhoshd

    Brasil = Bunda.

    Se o Google tá dizendo, então é verdade.

  • 13. Serramalte Extra  |  07/08/2009 às 11:05

    nossa…
    mas o Acre é tão longe, mas tão longe, que é mais perto do RS que do Alagoas!!!

  • 14. André K.  |  07/08/2009 às 11:14

    Zero Hora anunciou o jogo da Caxias na UCS TV.

    Alguem sabe mais alguma coisa sobre demais transmissões?

  • 15. zobaran  |  07/08/2009 às 11:18

    Catarina, PARALAPATÃO QUE É (MERDA, Fernando Collor de), mandou bembagarai no textin.

  • 16. Felipe  |  07/08/2009 às 11:29

    #7

    amaral, essa de chamar Série C de “inferno” é a visão do brasileiro médio, por isso a citação no texto. Jamás eu qualificaria assim tão distinta competição, vencida com muito orgulho pelo meu time em 1998, depois de confrontos épicos e inolvidáveis contra Pelotas, Chapecoense, Tubarão, Santo André, Brasil de Pelotas, Itabaiana, Anapolina e São Caetano. Mesmo quando estivermos dando a nossa terceira volta olímpica em Dubai, daqui a uns cinco anos, a Série C continuará tendo cateira cativa em nossos corações, pois foi lá que tudo começou.

  • 17. saulo  |  07/08/2009 às 11:56

    O legal é a forma de disputa da Série C. Gostei mesmo.

    visitem: saulobotafogo.blogspot.com

  • 18. Prestes  |  07/08/2009 às 12:18

    Bah, absolutamente genial a parte sobre Brasil x América!!!

  • 19. Frank  |  07/08/2009 às 13:09

    Muito bom!
    E aquela morena ali do paysandu hein… Coisa boa!
    PAPÃO FOREVER!!

  • 20. col  |  07/08/2009 às 13:09

    Show de bola!

  • 21. Lucas Cavalheiro  |  07/08/2009 às 13:11

    Só pra dar uma força pro Catarina aeauheae

    Mentira, baita texto. América x Brasil, melhor parte, melhor confronto.

    Quais os confrontos das semis? Vencedor 1 x Vencedor 2?

  • 22. Frank  |  07/08/2009 às 13:12

    fui entrar no site do Paysandu, seguindo dica do André K., e me deparo com a seguinte frase:

    O MEU SOBE, E O SEU??

    Absolutamente genial. Alguém contrate esse cara do marketing deles pro Grêmio…

    adhkadsfjkasdfjkasdfkjasdfjkasdfjlkasdflkjasdjlkasdfjkl

  • 23. Franciel  |  07/08/2009 às 13:28

    Putaquepariu futebol e regatas.

    SENSACIONAL, Catarina, parabéns. Melhor análise sobre os confrontos da briosa série B de todos os tempos. Coisa de quem conhece do riscado. DE quem já esteve lá per secula seculorum.

    Agora, não entendo como o senhor ainda quer reclamar de alguma coisa. Sete partidas sem perder, seis vitórias e apenas uma derrota e ainda vai lá em meu maltratado texto reclamar de Scarlett?

    Francamente.

  • 24. Lourenço  |  07/08/2009 às 13:54

    #17 Eu achei muito ruim a forma de disputa da Série C.
    Embora todas as edições comecem com uma fase regionalizada, a segunda fase deste ano faz com que as vagas sejam regionalizadas, porque nunca há uma disputa de todos juntos, nacionalmente.
    Nada justifica não ter um octogonal final, como ano passado. Sem contar que subir com apenas 10 jogos é torneio, não é campeonato.

  • 25. Victor  |  07/08/2009 às 15:32

    O formato do ano passado da série C ainda tá presente na D, com octagonal, muito mais aguerrido que esses mata-mata aí

  • 26. col  |  07/08/2009 às 15:43

    “Torcedores do Liverpool pagariam para Lucas voltar ao Brasil”.

    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol,2609507,Torcedores-do-Liverpool-pagariam-para-Lucas-voltar-ao-Brasil.html

    hauhauhuhsuahsuahsdssdfs

  • 27. Junior  |  07/08/2009 às 15:48

    Ótimo texto, Felipe, principalmente a parte sobre Brasil x América. No entanto, contudo, porém, todavia, tenho uma reclamação. Quem merece subir para a série B é o Caxias, nunca o Guaratinguetá. O Guaratinguetá é um time de empresários, um símbolo do odiável “futebol moderno”. O Caxias é um time de tradição, com torcida, mesmo que pequena. Aliás, a torcida do Caxias tem/tinha uma bandeira com uma ótima frase: “Por amor às causas perdidas.”
    Qual torcedor nunca sentiu isso em relação ao seu próprio time? Já no estádio do Guaratinguetá, os empresários donos do time devem ter mandado pintar a seguinte frase: “por amor aos dólares recebidos”.

  • 28. Sanchotene  |  07/08/2009 às 15:52

    Re 25

    Não tem octogonal na “D”, é mata-mata até o final…

  • 29. Sanchotene  |  07/08/2009 às 15:53

    Torcida para: ASA, Paysandu, Brasil e Caxias. O Coelho pode aguardar mais uma temporada…

  • 30. Arbo  |  07/08/2009 às 16:22

    Pois é, não gostei da fórmula.
    até pq tira aquela vontade ímpar pelo título, já q todos os 4 jogarão com as vagas garantidas.

    ótemo texto, catarina. estaremos com o brasilsilsilsil.

  • 31. Frank  |  07/08/2009 às 16:23

    Mas aí é que tá Lourenço…
    Eu, pessoalmente, sou a favor de uma maior descentralização do futebol do país, saindo um pouco do Centro Sul. Se isso acontecer apenas na série C, não resolve muita coisa, mas vá lá, tudo bem…
    Imagina só, ASA e Icasa do Nordeste contra Rio Branco e Paysandu, do Norte… podia ser que, contra clubes-empresa como o Guaratinguetá (pelo jeito, é tipo esses Barueris da vida, que não fedem nem cheiram), esses clubes pudessem sair atrás. Pelo menos a série B terá mais 2 representantes dessas regiões.

    Ah sim, também sou a favor das cotas raciais também (ns).

  • 32. Frank  |  07/08/2009 às 16:25

    Lembro que no ano passado, subiu o odioso Duque de Caxias (de um testa-de-ferro do Eurico Miranda) no lugar de outros clubes menores, mas representativos em suas regiões, como o Águia de Marabá e o próprio Rio Branco.

  • 33. Felipe  |  07/08/2009 às 16:31

    Junior, é que avaiano é um ser RANCOROSO.

  • 34. Arbo  |  07/08/2009 às 16:42

    Frank, o duque ta pra voltar pra C. to de olho nele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: