A covardia do treinador gaúcho
31/07/2009 at 09:31 Luís Felipe 128 comentários
Dos grandes times paulistas, o Palmeiras é o único que ainda não levou taça nos campeonatos de pontos corridos. Agora, com Muricy no banco, o glorioso alviverde imponente tem a maior chance da sua história. Pelo simples fato de concorrer com dois times treinados por Celso Roth e Adenor Bacchi, treinadores nascidos no Rio Grande do Sul – adeptos de um estilo COVARDE.
O treinador gaúcho é um covarde. Por isso, faz sucesso. O treinador gaúcho vai para o banco de reservas de fraldas, antes de ir a campo sempre com uma infinidade de volantes e/ou atacantes marcando atrás da linha da bola. De certa forma, isso encanta alguns dirigentes. O dirigente é um torcedor com poder de decisão – às vezes, portanto, ele imagina vestir um manto de autoridade que lhe faz superior aos reles mortais que torcem, simplesmente. Por isso, o mesmo dirigente que na arquibancada gritava “VAI PRA CIMA! SOBE! PASSA POR CIMA!” hoje acha que o certo é ter alguém na casamata gritando “FICA! MARCA! GUARDA POSIÇÃO!”. Como ele não pode, paga salários de seis dígitos para alguém que o faça.
Não vou aqui falar de Oswaldo Brandão, João Saldanha ou Sylvio Pirillo. Não era nascido quando treinaram – além do mais, são de uma época na qual quatro atacantes era pouco. Começo falando de Ênio Andrade. Era pequeno, certo, mas lembro que morria abraçado com volantes casca grossa como Ademir Kaefer. Quando comecei a acompanhar futebol, o papo era sempre o mesmo: o time está perdendo porque a defesa não vai bem. Então vamos chamar alguém que resolve isso. Então apareciam Otacílio Gonçalves, Chiquinho, Cláudio Duarte, Cassiá Carpes, Zeca Rodrigues…todos recuando os pontas, escalando dois quebradores no meio campo e dando preferência para laterais que não avançam.
A essa hora, tu já estás abraçado na bandeira da Revolução (derrotada) Farroupilha e vociferando diante do monitor: “E o Felipão? O Felipão?”. Pois bem: Felipão era igualmente um covarde. Muitos torcedores palmeirenses dizem que a queixa com Scolari nada tinha a ver com a “volta da academia”, como bradava Ugo Giorgetti. “O Felipão era aquela coisa: deixava todo mundo com o coração na mão, botava todo mundo atrás com um gol de vantagem. Ganhava, mas quase nos matava de enfarte”, disse um famoso jornalista esportivo que nunca negou torcer para o alviverde.
Mesmo assim, Felipão foi campeão da Libertadores com Palmeiras e Grêmio. Como? Com dois meias, um lateral-ponteiro (Arce) e colocando atacantes em momentos decisivos (Euller e Evair entraram nos dois jogos finais da Libertadores de 99, p.ex.). Como explicar que um treinador nascido no berço dos treinadores covardes tenha tomado tal atitude? Talvez a explicação esteja na Guerra da Coréia. Vi certa vez um documentário sobre a referida guerra. Falava sobre um dos seus heróis, um cara que teria o nome de Audie Miller.
(Nota: não sei se é esse o nome do cara mesmo, porque a minha memória dessa época é meio turva. Eu posso estar confundindo, por exemplo, com a famosa atriz Aldine Muller. Esses dias, achei que a atriz principal de “Clube dos Cinco” era a MATILDE MASTRANGI, mas era a MOLLY RINGWALD. Então, perdoem.)
Pois o tal Miller foi considerado um dos principais heróis da referida guerra porque teria derrubado três trincheiras de soviéticos com apenas um fuzil. Um dia, perguntaram-lhe de onde tinha tirado tanta CORAGEM. Miller respondeu com sinceridade: “Do MEDO. O meu medo de morrer era insuportável. Não agüentava mais esperar por uma bomba na cabeça. Então, resolvi tomar uma atitude”. O caso do Felipão era o mesmo. Provavelmente com tanto medo de ser acossado pelos COLOMBIANOS, que todos sabemos que têm um ímpeto SUICIDA de atacar, ele resolveu entrar trincheira adentro com um fuzil, dois meias e dois atacantes. Já na época do advento de CELSO ROTH e seus três meias defensivos.
Aliás, falando em Celso Roth. Poderia assumir a liderança do campeonato com uma vitória sobre o Flamengo. Saiu ganhando. Começou a retranca logo aos três minutos de jogo. Permitiu a pressão rubro-negra por todo o primeiro tempo, até levar o empate. Quando pensou em atacar, já levava 3×1. Tite, no Inter, não é diferente. Com vantagens confortáveis, coloca o time inteiro para marcar atrás da linha da bola. Não por acaso, toma dois gols por jogo. A retranca que vaza é a pior retranca.
Muricy Ramalho, treinador do Palmeiras, é um adepto da retranca e contra-ataque. Só que nunca mantém todo o time atrás da linha da bola. Fecha a defesa, mas não se encolhe. É da escola de Telê, não da escola da covardia. Por isso, é favorito ao título.
Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos
Entry filed under: Brasileiro.
1. Gabriel R. | 31/07/2009 às 09:57
Acho que vai faltar grupo para o Palmeiras ali na frente, não acredito como um time pode ser campeao com OBINA no ataque.
2. dante | 31/07/2009 às 10:00
texto sensacional.
na parte da MATILDE MASTRANGI, achei que o texto era do ceconello ou de algum desses cronistas que BEBEM*.
[*isso foi um elogio]
3. beretta | 31/07/2009 às 10:00
Bah eu acho o esquema do Muricy o mais PALHÃO (abraço, 5ª série) do Brasil.
Se é pra ganhar de 1×0 com BICO pra área e perder TODOS mata-mata, prefiro outro treinador.
Nenhum jogo do São Paulo nos anos que ele treinou teve emoção.
Só a final da Liber, mas só porque foi contra o Inter do Abel…
4. saulo | 31/07/2009 às 10:14
Com o Muricy agora no Verdão, o Palmeiras se torna um sério candidato ao título. Para melhorar, ele pegou um Palmeiras em ótima fase.
O Galo já mostra um pouco de fraqueza e o Palmeiras tem tudo para subir mais ainda.
Mas, ainda é cedo falar em campeão e tudo pode acontecer.
Visitem: saulobotafogo.blogspot.com
5. Carlos | 31/07/2009 às 10:17
Bom texto. Por essas e por outras quero Tite ad eternum na casamata colorada. É garantia de perder o Brasileirão mais de barbada dos ultimos anos…
Ah, Matilde Mastrangi…
Essa mulher era demais…bons filmes no canal brasil…q beleza…
6. Zé Carlos | 31/07/2009 às 10:29
Não tem Walmir Louruz na lista dos treinadores ? Mano Menezes ? Frones, Minelli ?
7. Zé Carlos | 31/07/2009 às 10:29
Desculpem….Froner !!!
8. Felipe | 31/07/2009 às 10:34
acho que o Minelli é paulista, não?
9. Lucas Cavalheiro | 31/07/2009 às 10:37
“A retranca que vaza é a pior retranca.”
Aí que está. Até junho, o Inter tinha uma das melhores defesas do Brasil. Já nos últimos 13 jogos, levou 26 gols. Será que deve se colocar tudo na conta do Pastor?
Eu começo a ter minhas dúvidas… Mas, concordo, nada pior que esquema chama-derrota. ABELÃO NELES!
10. dante | 31/07/2009 às 10:37
carlos, falando sério: por que tu acha que este brasileirão é o mais de barbada dos últimos anos?
qual o EMBASAMENTO pra essa opinião?
11. Alexsander | 31/07/2009 às 10:48
#10
O mais barbada dos últimos anos foi o do ano passado, onde um time era líder com TROCENTOS pontos de vantagem mas mesmo assim conseguiu entregar a rapadura.
12. LEONARDO ST. | 31/07/2009 às 10:57
Muricy é o mais retranqueiro de todos. Concordo que os técnicos gaúchos sejam covardes, mas se o Palmeiras for campeão, a covardia será vencedora mais uma vez (é tricampeã brasileira).
13. Chuí | 31/07/2009 às 11:04
O que mais me revolta é a falta de coerência dos treinadores. Jogam dois jogos num esquema, aí perdem, fazem terra arrasada, alteram tudo pro próximo jogo. Aí surte efeito e o sistema perdura até a primeira sequência de derrotas.
E o MUricy é isso aí: o cara gosta de chamar o adversário pra cima, mas nunca se acovarda, sempre há a alfinetada, seja no contra-ataque, seja por jogadas mais do manjadas que sempre dão certo.
E o Inter era o favorito destacado no início do certame, mesmo com o Pastor. Agora, sem o NIlmar, e com o nariz nervoso e o nego Taison jogando beeeem mais ou menos, terceirta posição é LUXO.
Fernandão não servia mais há dois anos, por que agora voltaria a servir, mais velho, menos goleador? Se é pra arrumar o vestiário, contratem o Richarlysson, que é do ramo da decoração de ambientes.
14. Serramalte Extra | 31/07/2009 às 11:08
11, o ano passado foi o ano que teve o vice-campeão com maior aproveitamento da história dos pontos corridos, o campeão teve que fazer 42 pontos nos últimos 18 jogos (12v e 6e), longe de ser barbada.
Não sou botafoguense, então não me orgulho disso.
15. fino | 31/07/2009 às 11:08
Meira dizendo que o Grêmio trabalha para buscar um lateral direito, um meia armador e um atacante. Todos em nível de titularidade. Se for pra grupo, vão usar os jogadores da base.
Opa, mas peraí, o 1º de abril já passou…
16. Serramalte Extra | 31/07/2009 às 11:16
Pior que o primeiro de abril, o primeiro TURNO já tá indo embora…
17. Carlos | 31/07/2009 às 11:19
#11
Bah, mas sempre tem um IDIOTA achando q tudo nessa vida é quinta série.
É o mais barbada pra todos. Pro gremio, pro inter, pro flamengo e pro Corinthians.
Dante, EU acho o mais barbada, pq todos os times são fracos, nenhum está jogando o fino (abraffo) e qquer perna de pau está indo pra Europa. SÓ por isso.
Agora, se tem um carinha q já acha q tem coloradismo ou gremismo nisso….ae, meu, só largando.
18. Jader Anderson | 31/07/2009 às 11:20
BOLACHA ETERNO!
AGUANTE CERÂMICA.
19. Chuí | 31/07/2009 às 11:22
Carlos, mas se TODOS os times são fracos, o campeonato não é barbada, é simplesmente FRACO, mas equilibrado.
20. Guilherme | 31/07/2009 às 11:24
Eu vou discordar veementemente.
Em termos de treinadores gaúchos o certo é generalizar pelo outro lado.
Roth e Tite são covardes sim, mas eles são a exceção e a desgraça da escola gaúcha que começou com Foguinho e tem Felipão, Mano Menezes e recentemente o Dunga pra confirmar a não-covardia dessa vencedora escola de treinadores.
Jogar pelo regulamento é diferente de ser covarde. Felipão e Mano Menezes botavam o time do Grêmio pra massacrar quando precisava.
E o Roth é o treinador mais covarde da história do futebol, mas não é representante em maneira nenhuma da tal “escola gaúcha”.
21. Luís Felipe | 31/07/2009 às 11:26
Mano Menezes ganhou o quê com o Grêmio?
22. jorge sobbé | 31/07/2009 às 11:27
faz sentido
23. Guilherme | 31/07/2009 às 11:27
Série B e dois gaúchos, não?
24. beretta | 31/07/2009 às 11:29
Jogar pelo regulamento é diferente de ser covarde. Felipão e Mano Menezes botavam o time do Grêmio pra massacrar quando precisava.
PARA O MUNDO!
O Mano botou o Grêmio pra massacrar?
haUHEUOEAOUEHOUAouaUOHUAOUHAouHOAUE
(flautinha 5ª série, não me xinga, DON CARLOS)
Cara, eu acho que a CAGONICE dos treinadores EM GERAL é triste. A esmagadora maioria vai pro jogo com MEDO DE PERDER ao invés de VONTADE DE GANHAR.
Dai arranjam um empate contra um time da OITAVA divisão e vem os papo de que “é sempre valioso um empate fora de casa contra o time bem organizado do BOTAFOGO”.
Dae não da pra ser felixxxx…
25. Luís Felipe | 31/07/2009 às 11:29
Série B e dois campeonatos gaúchos. Tá certo.
26. dante | 31/07/2009 às 11:30
no meu caso, só fiz uma pergunta, carlos.
é que eu discordo, e MUITO, mas põe MUITO nisso. vamos aos FATOS:
– inter montou um bom time pro centenário [não é o melhor time do brasil, mas é um bom time].
– corinthians foi campeão da copa do brasil.
– os times brasileiros [grêmio, são paulo, palmeiras – que eliminou o sport, outro brasileiro] foram bem longe na libertadores [e o cruzeiro foi vice].
– avaí, subindo da B, fazendo uma boa campanha.
– BARUERI e SANTO ANDRÉ se fazendo de mortos e faturando uns pontinhos.
– HOJE, no pelotão de cima: além dos já citados palmeiras e inter, tem ainda atlético-MGX e goiás. logo após, em 5o. o vitória e, em 7o., o flamengo.
só aí já temos 13 times dos 20 participantes.
não me parece tão barbada assim MESMO.
27. Guilherme | 31/07/2009 às 11:33
Pô… O Grêmio teve jogos memoráveis sob o comando do Mano em 2007.
Contra o santos na libertadores no olímpico foi um jogaço.
E ele ganhou o paulista e a copa do brasil esse ano com o corinthians.
28. Serramalte Extra | 31/07/2009 às 11:35
28, daí lá na Vila Belmiro fez 1×0 e tocou todo o time pra dentro da área, deu sorte de tomar só 3, o massacre foi muito maior! Aí que tá o problema do treinador gaúcho.
29. Luís Felipe | 31/07/2009 às 11:35
eu lembro desse jogo contra o Santos.
fez um gol com o Diego Souza e quase liquidou a fatura.
botou todo o time atrás e conseguiu, em 40 minutos, passar uma sequência compacta de todos os filmes Sexta-Feira 13. Levou três gols.
30. Lucas Cavalheiro | 31/07/2009 às 11:35
http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2601327,Tcheco-e-Fabio-Santos-agradam-dirigente-do-Milan.html
Depois dizem que não tem mais bobo no futebol (ad eternum)
31. Luís Felipe | 31/07/2009 às 11:36
1/07/2009 | 03h27min
Tcheco e Fábio Santos agradam dirigente do Milan
Ariedo Braida ficou impressionado com atuação de gremistas
Não fosse sua idade – 33 anos –, Tcheco poderia ser alvo de uma investida do Milan. Ariedo Braida, diretor de esportes do clube italiano, ficou impressionado com sua atuação na partida entre Grêmio e Corinthians, dia 10 de julho. Braida, que tinha vindo a Porto Alegre observar o lateral-esquerdo André Santos, do Corinthians, gostou mais do gremista Fábio Santos.
—–
MORRI
32. izabel. | 31/07/2009 às 11:36
ah, nem consegui terminar de ler o post.
logo no primeiro parágrafo, já vou pensando em comentar que não faz o mínimo sentido colocar a disputa do título apenas entre palmeiras, galo e inter. menos da metade do campeonato se passou, e tem times muito fortes que estão na luta (aposto no meu e no spfc, por exemplo).
sigo lendo e, logicamente, oswaldo brandão não me sai da cabeça. vejo que você o disconsiderou, provavelmente pra não perder o mote. mas tem outro gaúcho, que não fez retranca alguma esse ano, e ganhou o estadual invicto e o título nacional em disputa. não sei se você falou do mano no final do texto, espero que sim.
#10: dante, a mesma pergunta que você fez ao carlos, eu faço à colocação (que já li em posts e comentários anteriores) que o título está entre o inter e o galo.
assim como ninguem tirava a copa br do inter este ano e também no ano passado.
33. beretta | 31/07/2009 às 11:37
#30
Ok, ok.
Fechem a internet pelo bem da humanidade.
34. Luís Felipe | 31/07/2009 às 11:37
Izabel, lembra para mim como o Mano perdeu a Copa do Brasil do ano passado.
35. Jader Anderson | 31/07/2009 às 11:38
Acho que o mano meneses já aprendeu… ele ainda tem aqueles lampejos de retranca…
mas o curintia joga no 4 3 3… haja coragem pro coração gaúcho hauehuaeuhaeuheauheu
36. Lucian Chaussard | 31/07/2009 às 11:38
Acho que com ou sem pastor a coisa tá fodida mesmo. Vendemos 3 jogadores nesse ano e tudo que a direção fala é em comprar Fernandão. Mesmo se tivesse um bonecão de posto na casamata o FC ia exigir a linha de 4 atrás com Bolívar na lateral. O Tite é um cagalhão e merece sair do Beira-rio, mas acho que o chama-derrota tem paternidade dupla e um dos papais dela ainda vai continuar a mandar e desmandar por aqui.
(Aliás, Fernandão vai disputar posição com Andrezinho e D’ale, ou com Taison e Bolaños, enquanto Bolívar e Danilo Silva cometem vandalismo na LD.)
37. izabel. | 31/07/2009 às 11:39
(desconsiderou. desculpe, prof. dante)
38. Guilherme | 31/07/2009 às 11:40
Mas aí que ficam os conceitos:
Ganhar na retranca é estratégia.
Perder na retranca é covardia.
39. dante | 31/07/2009 às 11:40
izabel, eu acho que o avaí é o maior candidato ao título.
: ]
40. fino | 31/07/2009 às 11:41
pra mim a melhor fase do mano no gremio foi em 2006…
com tcheco e hugo jogando muito… até o leo lima teve uma fase boa nessa epoca, teve umas 4 rodadas seguidas que o gremio não fazia menos que 3 gols por jogo… até o herrera entrava no segundo tempo e sempre deixava o dele…
esse time “jogava bonito”… pra mim foi o que mais se aproximou daquele de 2001, que ganhou a copa do brasil (esse sim era uma maquina)
41. André K. | 31/07/2009 às 11:42
O que que Muricy ganhou pelo Inter?
42. dante | 31/07/2009 às 11:42
iza, sou BACHAREL, não professor.
43. André K. | 31/07/2009 às 11:42
Tcheco e Fábio Santos jogaram mal contra o Corinthians?
44. fino | 31/07/2009 às 11:42
e quem era o tecnico????
o pastorinho
45. Carlos | 31/07/2009 às 11:46
#26
Dante, o corinthians desmanchou.
O grêmio foi longe na Liber, mas é um time fraco. SP é mediano, nada mais q isso.
O unico que digamos pode dar um calor é o Palmeiras. (isso se não venderem o Diego Souza).
Acho q ninguém discorda q o inter, com o material q tem, se tivesse técnico, faria um time muito bom. Não digo imbatível e nem q seria campeão com 30 pontos de distância, mas com amplas possibilidades de ser campeão.
Só que tb é fato q vcs tem um técnico incompetente q é mantido por uma diretoria q está “obinizando-se”.
Agora, se o carinha ali acha q isso é flauta ou coisa do tipo, e vem me falar em campeonato do ano passado…ae é tiro na cabeça.
46. Paulo Torres | 31/07/2009 às 11:46
Ademir Kaefer, que era considerado volante casca-grossa nos anos 80, acho que hoje, em tempos de “Pierre seleção” cantado nas arquibancadas, seria escalado como terceiro homem de meio-de-campo…
47. Guilherme | 31/07/2009 às 11:52
.40
Mas o de 2007 era mais empolgante.
Tinha o famigerado “lado esquerdo mais temido da américa” com Lucio, Diego Souza e Carlos Eduardo.
Como sempre, faltava ataque…
48. izabel. | 31/07/2009 às 11:53
LF, prefiro lembrar como ele GANHOU a deste ano. aliás, o jader ali já lembrou com detalhes.
dante, li depois seu #26, e concordo. inclusive, faço a ressalva ao meu comentário: não citei o cruzeiro, que tá com um time muito bom.
49. dante | 31/07/2009 às 11:56
ah, na real, tão sempre com essa de “campeonato fácil, blablabla”.
a libertadores deste ano era fácil, a copa do brasil era fácil, o brasileirão é fácil.
tá bom, então.
não sei como TODO MUNDO não empata em pontos em 1o. lugar.
50. Lucas Cavalheiro | 31/07/2009 às 11:59
O Brasileiro desse ano é facil sim. De ganhar talvez não, mas de ficar nas cabeças com certeza.
Fato é que o Inter faz quase 2 meses que só engana e ainda está no G4.
51. Carlos | 31/07/2009 às 12:00
Foi tão fácil q o grêmio, com esse time muquirana, quase chega a final. E um time muito do mais ou menos, como o Estudiantes (ou tu vai me dizer q é uma puta máquina?) foi campeão.
52. fino | 31/07/2009 às 12:01
adeus inter
53. Daniel Cassol | 31/07/2009 às 12:02
“O pior cego é o gremista que não quer ver a crise no seu time”
– Antonio Gramsci
54. beretta | 31/07/2009 às 12:02
Todos os campeonatos desse ano são fáceis, pra todos os times que disputam.
Ou seja, nunca foi tão DIFÍCIL ganhar um Brasileiro.
55. Serramalte Extra | 31/07/2009 às 12:03
Acho que a maioria aqui é jornalista. Só pode. Me parece que ninguém acredita em matemática.
Tem que fazer pelo menos 73 pontos para ser campeão.
Só disputa o título quem virar o turno com mais de 30 pontos, de preferência uns 35.
O São Paulo ano passado foi campeão com 33 pontos no turno e 42 no returno, por exemplo. Ficou 18 jogos invicto!
Resumindo: o título está entre Palmeiras e Inter.
56. Luís Felipe | 31/07/2009 às 12:09
prefiro lembrar como ele GANHOU a deste ano.
claro, pq em 2008, foi todo retrancado para a ilha do retiro e perdeu.
Mano não deixou de ser Mano só pq entrou no “bando de louco”.
ele aprendeu com os próprios erros.
57. Juliano | 31/07/2009 às 12:09
Bah, o Fábio Santos podia ser vendido agora pro Milan. Jogador cagalhão não me serve.
58. beretta | 31/07/2009 às 12:10
Não vejo o Palmeiras como favorito. Na real eu não vejo NENHUM favorito.
Achava o Corinthians, mas depois da saída do André Santos e do Cristian virou um time mais parelho com o resto.
SE (e bota SE nisso) o Inter conseguir acertar essa zaga DESGRANIDA, dai sim eu considero favorito.
No momento ta tudo junto e misturado.
59. Lucas Cavalheiro | 31/07/2009 às 12:12
Qualquer time que emplaca uns 5 jogos invicto, ou umas 4 vitórias, se candidata ao título.
Vide Palmeiras, Barueri e até o AVAÍ!
Mas ainda há tempo para surpresas. SP e Flamengo tem bons times, mas inconstantes. Cruzeiro deve fechar no G4… Corinthians, se não tivesse feito o desmanche, seria fortíssimo candidato.
60. Juliano | 31/07/2009 às 12:15
Parem de se enganar. O campeão todo mundo já sabe quem vai ser. Vai Avaí!
61. Diego Nakata Giuliano | 31/07/2009 às 12:17
LAMNETÁVEL o que alguns bloggeiros – que se dizem bloggeiros – escrevam IMBECILIDADES do futebol. Futebol leia-se ante-contemporâneo, que não há propriedade nenhuma em falar mal de ums dos maiores técnicos de futebol da atualiadade. REALMENTE LAMENTÁVEL.
62. Marimon | 31/07/2009 às 12:22
Eu acho fácil esse campeonato. Não fácil no sentido de que nosso time das NUAS levaria.
Fácil pq não tem nenhum time muito despontando, estão todos na média. E nessas, qlq um que tiver o mínimo diferencial, leva.
Como disse o Lucas,
“Fato é que o Inter faz quase 2 meses que só engana e ainda está no G4.”
Aí que eu aposto no Palmeiras do Muricy, jogando um futebolzinho meia boca, mas eficiente. Pontinho aqui, pontinho ali, e quando o cara percebe ele já tem 8, 10 pontos de gordura e ninguém busca mais.
E por favor, não vendam o Tcheco. Caso não ouçam meus apelos, que, por favor, a venda SEJE para o futebol espanhol, ele pode pedir naturalização e vestir a 10 da Fúria tranquilamente.
É a cara dele.
63. izabel. | 31/07/2009 às 12:22
#56: perfeita conclusão, LF.
vendo que aprendeu com o próprio erro, vejo que o mano é bem inteligente e isso me deixa tranquila.
mas ele continua sendo GAÚCHO e NÃO RETRANQUEIRO.
64. beretta | 31/07/2009 às 12:24
Não fácil no sentido de que nosso time das NUAS levaria.
PÉRALÁ champs!
Dai tu ta DESDENHANDO da nossa capacidade futebolística!
Sei lá, uma SELEÇÃOZINHA nossa fazia frente com o Botafogo tranquilamente…
hheahuohAhHAOhaeooahHAEOEHEheohaeaehaouae
65. Daniel Cassol | 31/07/2009 às 12:24
Caro Nakata,
não somos bloggeiros, somos COZINHEIROS (abraço, Gilmar Mendes).
66. Yuri | 31/07/2009 às 12:25
Uma coisa é certa: Grêmio e Flamengo não serão campeões.
Estou esperando algumas rodadas, aí eu enterro SPFC e Corinthians.
É mais ou menos a lógica do Serramalte, é uma questã matemática… NÃO DÁ para virar um turno com menos de 30 pontos, NÃO DÁ para chegar na décima-terceira rodada na décima posição.
Um time que chega na décima-terceira rodada (aproximadamente um terço) abaixo da décima posição tem menos de 5% de chance de ser campeão. Detalhe: 5% considerando que o time faça uma campanha mágica!!!!
Vou dar uma olhada nuns cálculo aqui e arrumar/consertar/enriquecer alguma coisa…
67. André K. | 31/07/2009 às 12:32
A matemática do Campeão é 4 pontos a cada 6 disputados.
essa calculo (ainda) não deu erro.
68. Marimon | 31/07/2009 às 12:36
“muito despontando” = muito na frente + despontando.
iauhaiuhia
69. Lucas Cavalheiro | 31/07/2009 às 12:42
Tava olhando o bolão agora, fiz 102 pontos, ZULIVRE! Saltei umas 432 posições…
E há como não palpitar um 9×8 no jogo Atletico-PR x Fluminense? Vai ser o maio espetáculo da Terra, aguardem.
70. Lucas Cavalheiro | 31/07/2009 às 12:44
Ah, e já anotei 2 gols pro Santos… 3 pontos eu garanto nesse jogo já.
71. Luís Felipe | 31/07/2009 às 12:45
http://www.insanus.org/impedimento/arquivos/2005/07/serie_b_demissa.html#more
Mano escala o time da pior maneira possível, fazendo com que qualquer eventual substituição melhore a equipe. No último jogo, contra o União Barbarense (sim, União Barbarense), estreiou o 4-6-0, arruinando a promissora carreira do jovem Anderson e trazendo um prejuízo milionário aos cofres do Grêmio em menos de 45 minutos. Mesmo assim, não conseguiu perder o jogo e o “olha como eu mexo bem” foi novamente utilizado.
—
Mano treinou outras vezes antes de 2009.
72. Lourenço | 31/07/2009 às 12:50
Não chego a discordar, mas a questão nunca é tão simples.
O Grêmio do Celso teve o melhor ataque durante quase toda a competição ano passado, assim como Mano em 2006.
Abel “faceiro” Braga escalou o Inter no Mundial com dois “volantes-volantes” e dois laterais que mais defendiam do que qualquer coisa.
O Grêmio do Tite em 2001 era tudo, menos retrancado.
São rótulos, na verdade.
73. Luís Felipe | 31/07/2009 às 12:53
claro que não é simples.
mas em nenhum outro lugar a retranca é tão bem aceita como no Rio Grande do Sul. Talvez só na Itália.
74. dante | 31/07/2009 às 13:08
“E um time muito do mais ou menos, como o Estudiantes (ou tu vai me dizer q é uma puta máquina?) foi campeão.”
tá, então QUEM era pra ser campeão da libertadores?
o SAN MARTIN? os mexicanos? o XPÓ?
por favor.
fecho com o beretta: “Todos os campeonatos desse ano são fáceis, pra todos os times que disputam. Ou seja, nunca foi tão DIFÍCIL ganhar um Brasileiro.”
75. André K. | 31/07/2009 às 13:14
Mas desde quando retranca é algo ruim para não ser bem aceito?
76. beretta | 31/07/2009 às 13:17
Bom, ME DESCULPEM mas esse futebol com 26 volantes, 37 zagueiros e 3 goleiros é tão bonito quanto uma gorda de biquini.
77. Yuri | 31/07/2009 às 13:20
Só não enterro o SPFC por 2008… mas é impossível acreditar que será campeão.
E isso pq o Brasileirão ainda é imprevisível comparado com outros.
78. Jader Anderson | 31/07/2009 às 13:23
ahhhh, mas uma gordinha de biquini eras
haehuehehauuhuhaeu
79. Carlos | 31/07/2009 às 13:28
#74
Só disse q acho todos os times umas merdas.
E o time q tiver diferencial tem muita chance de ser campeão. Acho q o inter tem isso, e tem grana.
Só não tem técnico e a diretoria tá “burra”.
Bota um time desses do inter na mão dum Autuori ou um Mano…ganhava esse campeonato com o pé nas costas.
80. Lourenço | 31/07/2009 às 13:42
#76
Justamente por isso que técnico geralmente é considerado retranqueiro. Por que ele não recebe para fazer futebol “bonito” (que, via de regra, é associado com mais ousadia do que cautela, para ficar no eufemismo), mas sim para vencer, o que obviamente passa por criar um time consistente. É mais fácil organizar um time para o 1 a 0 do que para o 5 a 4.
Sinceramente, não vejo o momento do futebol brasileiro como com a tendência de retranca, como foi depois da Copa de 2006.
81. Lourenço | 31/07/2009 às 13:44
Dizer que o futebol de antigamente (mais aberto) era melhor é tão distorcido quanto eu dizer que antigamente os times todos eram uma merda, pois tomavam muito mais gol.
A evolução do futebol sempre é uma luta para o óbvio: fazer mais gols do que tomar (abraço, Píffero). Só que, como eu disse, é mais fácil organizar para o 1 a 0 do que para o 5 a 4. Logo, o movimento mostra os times jogando mais recuados ao longo do tempo.
82. Ênio Andrade | 31/07/2009 às 14:01
– O Ademir entrou para marcar e não dar de trivela. Se ele tentar dar um passe assim, o dedo mingo dele vem parar do meu lado no banco de resevas.
Mestre!!!
83. beretta | 31/07/2009 às 14:04
Lourenço, olha o Corinthians do Mano Menezes e tu ve um time que, se perde, pelo menos não perde por ser CAGÃO e sim porque não conseguiu ganhar mesmo. O time vai pra cima, tenta jogar, distribui bem as jogadas.
Dai tu pega um arigó chamado Muricy que faz um time com 5 zagueiros, 4 volantes e um centroavante, ganha jogo de XIRIPA, sai com o título e dizem ser o melhor técnico do mundo.
Eu ainda prefiro o futebol de verdade e não esse emaranhado de DOENTE com 2 metros de altura e o tal de “porte físico”. Futebol ta virando atletismo: força e velocidade.
Tomanocu! (ns)
ahahohoaehouahe
84. dante | 31/07/2009 às 14:09
olha, um arigó que levanta taças como o muricy me serve muito.
esse negócio de RECLAMAR de gol de xiripa é um absurdo.
gol é gol, taça é taça, e vice-versa. [ns]
vocês estão todos loucos.
85. Marimon | 31/07/2009 às 14:12
assino embaixo do comentário do Dante, principalmente de 30 anos na fila do nacional.
Se levantarmos esse caneco com gols do Leandrão, de orelha, joelho e tico (vó, minha), ele vira Deus.
86. Lourenço | 31/07/2009 às 14:12
É que eu acho que dá no mesmo perder por ser cagão e perder por descuidar atrás. Acho que dá no mesmo ser campeão com gols de xiripa e com 1 a 0 do que ganhar fazendo e tomando muitos gols.
87. joão carlos | 31/07/2009 às 14:13
1. o que é essa tal LINHA DA BOLA? ‘atrás da linha da bola’?? alguém me explica, por favor, perdi eternamente….
2. o mano NÃO É RETRANQUEIRO? aff…
3. o que vale mais: um gauchão contra o juventude ou uma libertadores contra o boca? ah, ok…
88. izabel. | 31/07/2009 às 14:17
eu assino com o beretta.
89. beretta | 31/07/2009 às 14:23
Lourenço
Tu acha MESMO que é a mesma coisa perder por ser CAGÃO e perder porque o outro time jogou melhor??
Então eu vo ali me suicidar e já volto!
Eu falo do Corinthians porque NO MOMENTO é o ÚNICO time que tem um treinador colocando a cara a tapa e não sendo COVARDE.
Porra, custa tentar ganhar o jogo? Tu acha certo um técnico ir com três volantes contra o Barueri, por exemplo? Olha o Tite e tu vê o MAIOR EXEMPLO de treinador ROSCÃO em atividade.
E Dante, se o arigó te serve, leva pra casa e dorme de CONCHINHA (ns)
hAEUHUOHOHAOUhoeuaHOUHUOAHOHAHaehuoAHOUEA
90. beretta | 31/07/2009 às 14:24
3. o que vale mais: um gauchão contra o juventude ou uma libertadores contra o boca? ah, ok…
A Copa Paquetá
Próximo.
91. joão carlos | 31/07/2009 às 14:31
#90
nossa, QUE ENGRAÇADO. ¬¬
92. dante | 31/07/2009 às 14:53
conchinha eu vou dar na tua orelha por essas piadinhas infames. alçsdfjk
93. beretta | 31/07/2009 às 14:56
Perdi.
aehauehauoeaoeaouehouae
94. Prestes | 31/07/2009 às 15:06
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Atletico_PR/0,,MUL1250029-9860,00-CLAITON+ROMPE+O+TENDAO+DE+AQUILES+E+ESTA+PRATICAMENTE+FORA+DO+BRASILEIRAO.html
95. Prestes | 31/07/2009 às 15:07
Tragicômico.
96. Neves | 31/07/2009 às 15:33
O time de Carpegiani não é nem um pouco covarde.
97. Jader Anderson | 31/07/2009 às 15:38
Beretta claramente secando o gremistão mano menezes heuhauehauehuehua
98. Fred | 31/07/2009 às 15:38
# 6/7
ERNESTO GUEDES!
99. Lourenço | 31/07/2009 às 15:38
#89 Não, não e não.
Por que jogar defensivamente, tomando poucos gols e fazendo alguns é jogar pior que o adversário?
O São Paulo do Muricy (teu exemplo) não foi tricampeão jogando pior que o adversário.
Agora, se atirar à frente e acabar levando mais gols do que fazendo é jogar melhor que o adversário.
O erro está em:
se defendeu e ganhou no contra-ataque = jogou mal e venceu
atacou e perdeu = putz, que pena, mas tá jogando bem
Defender e atacar não tem relação com ruim e bom. Só isso.
100. Junior | 31/07/2009 às 15:49
O Manoimelhorou muito, mas ainda tem “recaídas” de técnico gaúcho. No jogo contra o Atlético-Pr ele estava perdendo por 3×0 e se salvou no finalzinho, muito mais pela ruindade do Atlético. No jogo contra o Vasco em SP, o Corinthians jogou pior, o Felipe precisou fazer milagres e o Gaciba não viu um pênalti claro do Chicão. Em ambos os jogos jogou para não perder, que é a forma elegante de dizer que jogou retrancado.
101. beretta | 31/07/2009 às 16:16
#99
Bah mas tu SÓ PODE ta te fazendo de SALAME.
ahuaheoheoaehouaheoaua
O Muricy tem um bom time em mãos, faz jogar um futebolzinho FEIO, TOSCO e VENCE. O time joga de uma maneira irritante, é trancado, futebol FEIO e o Diego Souza vai sempre ter que se matar em campo pra criar algo.
O Mano tem um bom time em mãos, faz jogar um futebol ROOTS, que não depende apenas de UM jogador, que é OFENSIVO e menos CAGALHÃO que o do Muricy.
Não disse que “fulano ganha mais que cicrano”.
So disse que um é menos CAGÃO que o outro.
Compreendeu?
Pq se não vai a merda que já gastei todos CAPS LOCK.
hahaouheaouhouahouahaaohouhohaouhaheoaoe
102. Lourenço | 31/07/2009 às 16:26
#102
Acho que tu que não compreendeu. Ou é só mais um com conceitos de futebol estilo “comentarista do Arena Sportv” heuahue
Podemos comparar treinadores. Mano x Muricy. Isso aí são todas análises em concreto. Mas não é isso que estamos discutindo, pensava eu.
Se o não ser cagão te ajuda a ganhar mais do que perder, beleza, é uma virtude. Só tô dizendo que se os resultados vêm ou não vêm (veja bem, não é a vitória por acaso em um jogo lá, tu deste exemplo de um time tricampeão em 38 rodadas) é o que importa. Na boa, se ser ofensivo dá mais resultado, ótimo. Só que não vejo uma relação direta entre o estilo de jogo (ofensivo ou defensivo) e os resultados em campo, nem entre ser ofensivo ou defensivo e jogar bem ou mal.
Se não compreendeu, não vou te mandar à merda, pois ainda tenho muitos CAPS LOCK para usar hueahu
103. beretta | 31/07/2009 às 16:31
Eu só tava falando de quem joga e quem pratica “anti-jogo”.
Tipo, eu acho ridículo um tecnico ficar 38 rodadas se defendendo e jogando no contra-ataque. Pra mim isso é ser covarde.
104. dante | 31/07/2009 às 16:44
covarde campeão = win
VALENTÃO LOSER = fail
te vejo na zaga, beretta! ksldfjksldjhgklsjdg
105. Polemico | 31/07/2009 às 16:48
parece que o autor gosta de polêmica, não deve acreditar nessa bobagem realmente, ou, é botafoguense
106. beretta | 31/07/2009 às 16:49
Já sei quem acertar uma VOADERA na próxima ImpedNua…
auaehaUOHAUAHAHAoahouaHOuAHOAHahAHa
107. beretta | 31/07/2009 às 16:57
Pra ENCERRAR discussões:
Ontem, na NUA realizada, o time dos “ofensivistas” PERDEU pro time dos “retranqueiros”.
Perdi, literalmente.
aheouahuhehuoaheo
108. valdomiro | 31/07/2009 às 16:58
Depois de consultar uma definição de “covarde” (sim, eu fui consultar a definição completa – abaixo) eu tenho que concordar.
1. covarde (definição): Pessoa que não assume suas intenções e atitudes, agride quem não se defende ou não pode se defender. Usa sua força ou influência para prejudicar outros injustamente.Quem demontra espirito de covardia. Age em bando, sabendo que sua atitude não vai ser repreendida. Não diz diretamente o que pensa, faz insinuação maldosa.Pessoa sem força moral, fraca, sem personalidade ou senso de justiça. Pessoa covarde também costuma ser manipuladora.
(Essa parte da manipulação é interessante, valeria mais alguns comments)
109. Lourenço | 31/07/2009 às 17:00
Tá, procura “temerário” agora heuahue
110. Steffen | 31/07/2009 às 18:14
* esse teclado nao tem cecedilha e acento
Cara, eu so venho comentar aqui, porque normalmente nao perco meu tempo, pois a vossa senhoria se refere a treinadores que nasceram no mesmo berco que eu.
Como pode tu ser tao ignorante??
Falar mal da melhor escola de treinadores desse pais???
Falar mal de felipao? que tem reconhecimento internacional e ainda deu o quinto titulo ao seu pais? Ou tu vai me dizer que nao saiu na rua cantarolando empunhando uma ceveja na mao e dizendo: Eh penta, Eh penta…
Faca me o favor seu escritorzinho de quinta categoria, que obviamente e leigo no que escreve, deleta essa merda de texto e VAI PRA PUTA QUE TE O PARIU TCHE.
111. J Petry | 31/07/2009 às 18:20
Rudi, traz o manual! 🙂
112. beretta | 31/07/2009 às 18:26
#110
AEUEAEUOAHEEOUEHAOHOUEHOUEHAOUEHAOUEUEOUAE
113. igor | 31/07/2009 às 19:49
bah, dale 110
bem feito
114. Prestes | 31/07/2009 às 20:40
A Cultura de SP tá fazendo 40 anos então tá repetindo vários programas, inclusive na TVE-RS. Agora tá dando uma entrevista com Feola, Bellini e Gilmar sobre a copa de 58.
O Feola disse que a única preocupação dele foi guarnecer a defesa, o resto ele dava lliberdade para os jogadores. Uma de suas medidas foi tirar Mauro e Zózimo do time por que enfeitavam demais na defesa.
Já naquela época o treinador queria era defender.
115. zobaran | 31/07/2009 às 22:23
O Ney Franco deve ter nascido em São Gabriel…sei lá, parece.
116. Serramalte Extra | 31/07/2009 às 23:46
87:
desenhei a definição de atrás da linha da bola
117. Guilherme | 01/08/2009 às 09:03
Acho que toda polêmica tá no fato de muita gente aqui estar confundindo RETRANCA com COVARDIA.
São conceitos diferentes, embora eu até ache que são parecidos.
118. Gelso Job | 02/08/2009 às 17:38
A tá! Então os treinadores gaúchos são covardes? Será por isso que treinam a maioria das equipes do Brasil? Nunca li tanta besteira.
119. Luís Felipe | 02/08/2009 às 20:44
sim, justamente por isso.
Autuori, agora há pouco: aproveitou uma desvantagem do adversário e colocou um atacante veloz em campo. Goleou o Cruzeiro.
Quero ver quantos treinadores nascidos aqui nessa praça fariam o mesmo.
120. Gelso Job | 03/08/2009 às 22:34
Quantos campeonatos brasileiros ganhou o Autuori mesmo?
121. Max Augusto | 05/08/2009 às 17:03
Por que mencionar a Revolução Farroupilha? Por que não falaste da “Constitucionalista” de 32, quando a gaúchada “covarde” subiu até aí e de uma sumanta de pau em vocês? Tu deverias agradecer por ter os “covardes” gaúchos protegendo teus garrões. Nós SEMPRE fomos a ponta-de-lança das forças brasileiras além da fronteira. Porém tu não deves saber nada sobre isso, pois quem tem a cara-dura de mencionar SOVIÉTICO na Guerra da Coréia só pode ser MUITO IGNORANTE. É patético quando um babaca insignificante quer falar bonito e fica evidente que não possui a mínima capacidade para isso.
122. Pedro | 07/08/2009 às 02:01
esse idiota
123. Pedro | 07/08/2009 às 02:01
É isso ae dale RS.
124. Pedro | 07/08/2009 às 02:02
a mulher desse imbecil deve te sido comida por um treinador gaucho, é por isso.
125. Anônimo | 11/08/2009 às 18:30
Prêmio “Mauricio Saraiva/Alberto Helena Jr.” pro LF. Péssimo texto.
126. Logan | 11/08/2009 às 18:46
Esqueceram o Carpegiane, Covardíssimo, pegue um elenco com o do Vitória, escala três zagueiros, e só leva de 4.
E depois ainda reclama do elenco, ele que é ruim mesmo.
A primeira coisa que Ricardo Silva fez foi escalar o time no 4-4-2.
127. André | 24/02/2010 às 14:09
Max augusto falou :”Por que mencionar a Revolução Farroupilha? Por que não falaste da “Constitucionalista” de 32, quando a gaúchada “covarde” subiu até aí e de uma sumanta de pau em vocês” vai estudar historia gaucho, ou sera que o que ensinam ai no rio grande é a versao de voces dos fatos ? bando de bunda mole faladores mas na hora do vamos ver cagam ans calças, na revoluçao de 32 sao paulo foi corajoso e quem deveria agradecer sao voces, pois se nao fosse dita revoluçao esse país demoraria anos para ter uma constituiçao, quem ve pensa que deram uma surra em alguem, quer falar de guerra ? va estudar a atuação do 3º ri na segunda guerra mundial onde os paulsitas foram os unicos brasileiros a participar de todas as batalhas da feb e sempre na linah de frente, enquanto voce gauchos saem por ai contando vantagem, gaucho usa lenço no pescoço para esconder o papo.
128. Evandro Davis | 02/07/2010 às 01:04
Nunca ouvi tanta besteira, incoerência, inconsistência. Qundo tu não tens propriedade para falar de algo, cria um blog. Quando não sabes o que vais falr, fala idiotices, tolices.