Por uma reforma agrária no futebol

22/07/2009 at 12:39 120 comentários

No final da avenida Sacramento, em Asunción, há uma loja de artigos esportivos de propriedade de um dirigente do Rubio Ñu. A loja vende, logicamente, camisetas do Rubio Ñu. Eu já comprei três, duas pra regalar e um para estufar os barbantes das canchas assucenas (hoje tem ImpedNuda). Outro dia um gurizote saiu de lá com um terno completo, certamente para vestir de verde e branco o time da sua rua ou escola.

O lugar sempre tem movimento. Nas ruas do bairro Trinidad, berço do Rubio Ñu, é possível ver casas e carros com algum adereço alviverde. Nos comércios, cartazes convidam para festas no clube, que acaba de ampliar uma das arquibancadas de La Arboleda. Sabem qual foi um dos resultados dessa movimentação? O rival se calçou. Agora, o Sportivo Trinidense é um dos favoritos na Intermedia para subir à primeira divisão este ano.

Mas não vamos muito longe.

As canchas embarradas da Província andam grávidas de torcedores que parecem ter saído de um outro tempo: não torcem nem para Inter nem para Grêmio. Ou, se torcem, com prazer gastam dez reais para enfrentar o frio e a chuva, e em vez de babar em frente de uma televisão para ver um craque de plástico, comprado por 94 milhões de euros, depositam suas esperanças em mais um gol de Sandro Sottilli.

Na Segundona Gaúcha, times de tradição como Pelotas, Riograndense e Glória lutam pela classificação às finais e vão acolherando aficionados nos estádios, revivendo rivalidades locais contra Brasil e Inter-SM. Embalados pela vitória fora de casa contra o Riograndense, os torcedores do Pelotas se organizam para viajar a Farroupilha nesta quinta. Quarenta reais por pessoa, uma boa grana para o dono da empresa de ônibus.

Em Rio Grande, onde milita o clube mais antigo do Brasil, um simples torneio municipal levou bom público aos jogos, sedentos de tocar uma flauta mais real do que essa coisa artificial e construída sobre um estado dividido em azul e vermelho. Os jalde-negros de Bagé ficaram em chamas por terem vencido o Municipal contra o Guarany, depois de anos sem ocorrer a disputa.

Em Pelotas, os rubronegros fazem rifa, reformam o estádio, o clube recebe patrocinadores. O dinheiro circulado deve ser ridículo perto dos cem mil sócios do Internacional, mas para um torcedor xavante não deve existir nada mais importante neste momento que a liderança num dos grupos da Série C.

xavante-025

xavante-017

Mudando de saco pra mala, o Paraguai é um dos maiores exportadores de soja do mundo. A área plantada com o grão cresce mais de cem mil hectares por ano. Porém, sua população é extremamente pobre.

Uma reforma agrária não faz nenhuma revolução. Origem do desenvolvimento de muitos países e regiões, a distribuição da terra não faz mais que distribuir a renda, permitindo que mais pessoas tenham condições de uma vida não nababesca, mas confortável e digna.

Mas Muricy Ramalho assinou com o Palmeiras por um salário de 450 mil reais por mês. A média salarial de um clube considerado rico na Série D é de três mil. Na Segundona Gaúcha, me diz um jornalista especializado no assunto, se um jogador ganhar mil reais, é porque é craque.

Se a reforma agrária é condição de desenvolvimento econômico de um país ou região, uma reforma agrária no futebol brasileiro nos transformaria numa potência muito maior no esporte-rei. Além disso, nossos 739 clubes disputando competições oficiais se tornariam fontes de emprego e de geração de renda e desenvolvimento local.

É por isso que eu digo. Paulo Autuori é biotecnologia. Tite é soja transgênica (faz mal à saúde). Morumbi é lavoura de exportação. Mineirão é latifúndio.

Quero teto salarial para astros do futebol e da casamata. Quero ver Sharlei, Sottilli, Ronaldo Capixaba e outros centroavantes do interior estudando as redes e ganhando bem por isso. Quero que o Seu Marcolino, dono de um supermercado em Santana do Livramento, apóie o seu Grêmio Santanense do coração. Quero ver Eucaliptos, Baixadas e outras canchas acanhadas atopetadas de torcedores, a bola pesada da chuva correndo onde só o vento jogava outrora.

Francisco, Serafim, vamos embora,
Daniel Cassol

Hoje, o Rio-Grandense está licenciado, mas tenta se organizar para disputar ao menos uma das competições organizadas pela federação no segundo semestre, informa o leitor Mário Jorge.

A direção do clube negocia apoio de empresários ligados ao futebol. Se não conseguir patrocínio e não tiver condições de recuperar o Estádio Colosso do Trevo, a ideia é disputar o campeonato utilizando o estádio do Rio Grande ou do São Paulo.
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=202494&blog=538&coldir=1&topo=3951.dwt

Anúncios

Entry filed under: Clubes, Pelo Interior.

O tango não pode parar, gritava o velho na esquina Resultados de bandeja para o Galo

120 Comentários Add your own

  • 1. col  |  22/07/2009 às 12:57

    Como tema utópico, tá muito bom! No Brasil, a reforma agrária deu uma transferência de RIQUEZA (não renda) para muitos daqueles que receberam a terra e venderam logo após.

  • 2. Chuí  |  22/07/2009 às 13:10

    Utópico, mas bom texto, com duas imperfeições:

    são pouquíssimas comunidades que ainda demonstram afeto pelo clube local. O rival do 14 de Julho tá há uns 7, 8 anos parado e ninguém se atreve a botar o bedelho e tentar revitalizar o futebol. O gurizinho hoje torce pro Chelsea e não pro Juventude (tá, ninguém torce pro Juventude, mas é por ai).

    Outra, é aficionado; não afiCcionado.

    PS. reforma agrária no Brasil: distribuição de riqueza, como dito acima. Os safados desses caras presentes nesses Movimentos (há, e como há) só querem mamar nas tetas da sociedade. Muitos ganham terras e as revendem, ou inventam algo ILÍCITO para ganhar algo em cima. COmplicado o tema. E outra, posso ir ao baile e dançar com a mocinha feia mas honesta do bairro, mas tô louco de vontade pra que chegue a menina do centro que foi morar na capital, bem vestida, cheirosa e gostosa, nem que seja só pra olhar.

  • 3. Branco  |  22/07/2009 às 13:39

    Belo texto, ainda mais depois de assistir a Santos e PAMTA pela 1° divisão de futebol de campo de São Sepé.

  • 4. Prestes  |  22/07/2009 às 13:45

    GALO VELHO!

    Assentamento = Melhor música da história

  • 5. Júnior Martins  |  22/07/2009 às 14:02

    Aonde assino?

  • 6. .  |  22/07/2009 às 14:10

    Acho que uma reforma teria um efeito ainda melhor do que uma reforma agrária nesses moldes. A vida rural é muito dura, pois o produtor depende totalmente de algo que lhe foge totalmente o controle: o tempo. E se essa é a única ou principal fonte de renda do vivente e sua família, em anos ruins, o resultado é fome.

    Ainda, há regiões em que a pequena produção gera largo valor agregado e a produção reponde melhor a perdas; nesses, a pequena propriedade é bem-vinda; noutros, só se faz dinheiro com campo com vasta extensão de terra, e a pequena propriedade joga contra.

    A urbanização, através de políticas de geração de empreendores no ramo de pequena indústria e no ramo se serviços é muito mais producente. Note-se que o princípio segue o mesmo, mas se muda o foco.

    Um abraço,
    Sanchotene

  • 7. Rudi  |  22/07/2009 às 14:15

    Sancho, só que se urbanizar demais, quem vai plantar a comida?

  • 8. Jabba  |  22/07/2009 às 14:40

    Tá Cassol, vamos ao que interessa: como é que eu faço para encomendar uma camisa do Rublo Ñu e uma do Nacional Querido?

  • 9. dante  |  22/07/2009 às 14:58

    DUAS DE CADA.

    também quero.

  • 10. dante  |  22/07/2009 às 14:59

    ah, gostei do texto, cassol.

    [isso deve me ajudar na OBTENÇÃO das camisetas, né? çlflçsakflç]

  • 11. martina  |  22/07/2009 às 15:29

    muito bom. quando eu li o texto dos 739 clubes, pensei na segundona gaúcha…. quando volto, taí.

    pensa que maxi lopez ganha 5 reais por minuto. de vida, não de trabalho. se ele tira uma pestana depois do almoço, de meia horinha, a conta dele engorda em 150 reais. isso fora o que ele leva em patrocíno pessoal, uso de imagem, bicho…

  • 12. Junior  |  22/07/2009 às 15:30

    O João Goulart iria fazer uma grande reforma agrária no Brasil, mas os militares ( e a classe média e/ou alta da TFP) impediram.
    O argumento do Col no #1 é uma das coisas mais “made in brazil” que existe, pegar as exceções e transformá-las em regra geral. É a mesma coisa que ocorre no mercado de trabalho, citam-se as poucas mulheres e negros em cargos de comando como exemplos da “democracia e cordialidade” brasileiras.

    O Teto Salarial nunca existirá no futebol. Sempre haverá algum dirigente que vai pagar mais que o teto estipulado. E sinceramente, sou contra o teto salarial na atividade privada. Sou a favor do teto salarial apenas para o serviço público. Me ofende muito mais um funcionário do Tribunal de Contas do Estado receber 35 mil reais do que o Muricy receber 450 mil. Quem paga o salário do Muricy é o Palmeiras e o azar é dele por pagar esse salário absurdo. Quando alguém recebe 35 mil reais no serviço público isso significa que vai faltar dinheiro para pagar um salário digno aos professores, policiais militares, enfermeiros, etc.

  • 13. col  |  22/07/2009 às 15:35

    Junior, tenho preguiça para procurar (se é que os números são públicos), mas muito neguinho MST pegou terra e revendeu. Não sei se são 15%, 35% ou 55%. Mas o número é expressivo.

    De qualquer maneira, esse papo de reforma agrária tá fora de moda. Redistribuição de renda (E VOTOS) é com o bolsa-família.

  • 14. mardruck  |  22/07/2009 às 15:39

    Martina, depois do gol que o Maxi fez no Grenal, ele merece.

    Aliás, dizem que a multa dele é de 4 milhões de reais. Vale a pena.

  • 15. Alexsander  |  22/07/2009 às 15:52

    O Brasil perdeu o bonde da história no assunto “Reforma Agrária”, ainda no século 19. No Império promulgou a “Lei da Terra” em 1850 que tornava as terras desocupadas propriedade do Estado, para evitar que escravos e imigrantes obtivessem terras por ocupação (como ocorria até então).

    Enquanto isso, nos EUA, o presidente Lincoln criava o “Homestead Act” de 1862 que permitia que uma ocupação produtiva por meros cinco anos desse posse definitiva ao colono mediande um pagamento simbólico. Essa Lei privatizou 10% das terras da União entre 1862 e 1986, quando foi revogada.

  • 16. Junior  |  22/07/2009 às 15:59

    Sim, teve gente que recebeu terra e vendeu. Como existiram banqueiros que receberam dinheiro público e embolsaram (Cacciola, o dono do banco Santos, etc). É muito fácil repetir ad eternum as besteiras da Veja.

    “De qualquer maneira, esse papo de reforma agrária tá fora de moda.”
    Percebe-se na “rica e desenvolvida” metade Sul do Bovinão que esse papo de reforma agrária não tem nada a ver.

    “Redistribuição de renda (E VOTOS) é com o bolsa-família.”
    Apesar das minhas discordâncias com o Lula, é por coisas como essa do Col que a aprovação dele bate recordes. Algumas pessoas partem do princípio que os eleitores mais pobres “vendem” os seus votos APENAS pelo Bolsa-Família. O dinheiro do Bolsa-Família permite que esses eleitores mais humildes tenham dignidade. Permite que eles comam carne mais de uma vez por semana, permite que os filhos deles vão à escola alimentados, não dependendo exclusivamente da merenda. No entanto, o pensamento ridículo da classe média brasileira associa pobres à massa de manobra. É muito mais fácil manipular a classe média do que os pobres. Quem é pobre já está calejado de apanhar (às vezes literalmente), não se engana fácil. Porém, um certo alagoano encantou a classe média brasileira alguns anos atrás quando essa mesma classe média acreditou no que via na TV e nas grandes revistas nacionais e o elegeu Presidente da República.

  • 17. col  |  22/07/2009 às 16:04

    Junior, é simplesmente inegável a entre relação bolsa-família (forte no norte/nordeste) e as localidades/estados onde o Lula recebeu o maior número de votos.

  • 18. col  |  22/07/2009 às 16:05

    Um jeito fácil de eleger a Dilma é anunciar um aumento considerável no assistencialismo.

  • 19. martina  |  22/07/2009 às 16:06

    hehe. cada centavo, mardruck.

  • 20. Prestes  |  22/07/2009 às 16:10

    O negócio então é só fazer merda e não se eleger de novo.

  • 21. mardruck  |  22/07/2009 às 16:11

    Vamo voltar pra discussão Grenal, política é chato pra caralho.

  • 22. Junior  |  22/07/2009 às 16:31

    Col, se tu ler o que eu escrevi no #16, tu perceberá que eu não neguei a relação bolsa-família com a popularidade do Lula, bem pelo contrário. O que tu e muita gente não percebeu ainda é que isso não tem a ver com assistencialismo, mas com dignidade e propiciar coisas que não eram possíveis àquelas pessoas.

  • 23. Rudi  |  22/07/2009 às 16:36

    Junior, independente de ser de um partido ou de outro, não acredito em boa vontade, honestidade e atitudes legais de políticos…
    de político NENHUM
    de ideologia NENHUMA
    enfim, é tudo puto! hwheheaeh

  • 24. dante  |  22/07/2009 às 16:37

    junior, entrando rapidamente no assunto, concordo contigo EM PARTE – ou seja, se houvesse uma espécie de “continuidade” no desenvolvimento dessa gente.

    não adianta dar bolsa-escola [existe? tô só dando um exemplo] se as escolas sempre foram, são e serão um LIXO, com salários, estruturas e didáticas miseráveis.

    e pronto, já saí do assunto.

    cassol, e as camisetas? VAMU INVADÍ [ns].

  • 25. Prestes  |  22/07/2009 às 16:41

    Ninguém é louco de achar que dar 80 pila para um miserável é o SUFICIENTE, Dante.

  • 26. Rudi  |  22/07/2009 às 16:43

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1238658-5601,00-LULA+PEDE+A+NOVO+PROCURADOR+QUE+TOME+CUIDADO+COM+BIOGRAFIA+DE+INVESTIGADOS.html

    e enquanto isso o presidente pede que o novo PGR pegue legue nas investigações, alivie as pessoas pra não sujar suas biografias (ou não chegar perto dele a investigação?)

  • 27. Prestes  |  22/07/2009 às 16:50

    PVC no Tuiter:

    “No meu blog: Atlético Mineiro passa a perna no Cruzeiro e fecha contrato com Rentería. O Cruzeiro negociou com o atacante até terça-feira.”

  • 28. Junior  |  22/07/2009 às 16:52

    Dante, como o Prestes escreveu bolsa-família não pode e não deve sustentar ninguém. Mas para uma criança ter condições de estudar, ela precisa estar alimentada. Ninguém aprende nada com fome. O bolsa-familía deveria ser apenas o 1º passo. Essa criança deveria estudar em uma escola decente, com professores bem pagos e com um ensino de bom nível. Mas isso político nenhum faz, pois investir em educação não rende votos.

  • 29. col  |  22/07/2009 às 16:55

    Bah, Rudi. Me assustei com algumas frases do Lula, principalmente no que se refere a ameaças de mudanças no Congresso Nacional.

  • 30. dante  |  22/07/2009 às 16:58

    é exatamente isso que eu queria dizer, junior.

    mas perceba: “O bolsa-familía deveria ser apenas o 1º passo”.

    em 35 anos, jamais vi os passos seguintes, independentemente dos partidos.

  • 31. Junior  |  22/07/2009 às 17:07

    Dante, acho que nem os nossos bisnetos verão os passos seguintes, infelizmente. Mas voltei a escrever porque lembrei de um político (a exceção que confirma a regra) que investiu em educação: Darcy Ribeiro. Alguns meses atrás eu vi o documentário sobre a vida dele, em que ele falava com entusiasmo dos Ciep’s (acho que é isso), os colégios em tempo integral que ele criou quando foi secretário de Educação do Brizola, no governo do RJ. Depois, procurando no Google, li que a então oposição criticou os tais colégios em tempo integral pois eles seriam muito caros. Não esqueci da resposta dele e com a qual concordo plenamente:
    “construir presídios é sempre muito mais caro do que construir escolas.”

  • 32. Francisco Luz  |  22/07/2009 às 17:09

    Bah, Rentería no galo… Vai ser ídolo em dois minutos por lá.

    Boa sorte, saci, e que não dance o ruke-rake contra a gente.

  • 33. Arbo  |  22/07/2009 às 17:10

    o texto faz pensar numa coisa simples mas absurda:
    quatro
    centos
    e
    cinqüenta
    mil
    por
    mês

  • 34. Ismael  |  22/07/2009 às 17:13

    Voltando ao assunto futebol:

    Compartilho o desejo do Cassol EXPRIMIDO no último parágrafo, mas vejo a coisa toda como uma relação entre o que os torcedores querem comprar e o que a mídia quer vender! Clubes de divisões menores não dão retorno justamente porque o BRASIL (grandão, capslockado e generalizado) prefere ver a cor da chuteira do Ronaldo fenomeno!

    Só não me peçam pra relacionar com bolsa-família ou educação! ahuhsauhas

  • 35. dante  |  22/07/2009 às 17:20

    grandes questões da humanidade:

    rentería esconderá uma CRISTA e um COCKTAIL [rabo-de-galo] na SUNGA e se FANTASIARÁ DE GALO?

  • 36. col  |  22/07/2009 às 17:24

    dante, para o colorado mediano, esse tipo de questão é totalmente irrelevante após o muricy fechar com o Palmeiras. O futebol perdeu a graça.

  • 37. mardruck  |  22/07/2009 às 17:33

    35

    Um BICO, talvez.

  • 38. m  |  22/07/2009 às 17:34

    é, essa do rentería foi foda. ô mês MERDA tá sendo esse julho, viu?

  • 39. m  |  22/07/2009 às 17:35

    daqui a pouco o guerrón assina com o ipatinga.

  • 40. Alexsander  |  22/07/2009 às 18:15

    No mundo inteiro a Reforma Agrária foi feita com terras devolutas, que não tinham dono. A reforma proposta pelo MST consiste no ROUBO de propriedade — de preferência com benfeitorias. Até o próprio MST admite que o objetivo deles não é fazer Reforma Agrária, mas implantar uma ditadura comunista no Brasil.

  • 41. fino  |  22/07/2009 às 18:20

    Lugano no Grêmio

  • 42. Daniel Cassol  |  22/07/2009 às 18:21

    Col e Chuí, o argumento da venda de lotes é pretensamente fatal, mas não se sustenta por muito tempo.

    Primeiro, que o índice não é alto. A última vez que me lembro de o Incra se manifestar sobre isso no RS, era menos de 10% do total de lotes. Em outros estados pode ser maior, como na região Norte, mas aí é porque a própria política do governo acaba beneficiando grileiros.

    Agora, se acontece venda de lotes de RA, e acontece mesmo, eu me pergunto de quem é a culpa.

    Imagina um sujeito “safado”, pra usar a expressão do Chuí. Pra vender os 20 ha de terra que ele ganha, primeiro fica uns cinco anos acampado, tem que invadir terra, apanhar da polícia, participar de marcha, etc. Ilegalidade por ilegalidade, eu escolheria uma com retorno de mais curto prazo, como o sequestro relâmpago.

    Outra coisa é o cara que conquista a terra, fica uns anos morando em barraca ainda, sem estrada, sem escola pros filhos, sem energia, aí demora pra virem os créditos, quando vem ele aplica mal, ou enfrenta uma seca, essas coisas que acontecem na agricultura. Aí tem um agricultor médio que está sendo bem com a soja e comprando terra pra ampliar a lavoura. Eu, devendo no banco, sem estrutura às vezes nem pra morar direito, venderia meu lote na hora.

    Não quero fazer sociologia barata, mas já fiz duas viagens pro interior do Paraguai. E com o avanço da soja tem comunidades diminuindo no número de moradores, porque o camponês local é obrigado a vender sua terra pro médio/grande produtor. E assim muitas terras de reforma agrária viram lavoura de soja transgênica.

    ———

    Mas, falando de futebol: as federações e a CBF são terríveis, mas o cara tem que aplaudir o lance das séries C e D e a criação das copas no segundo semestre. É um começo pelo menos.

    ———

    Já levei uma remessa de camisetas do Nacional e do Rubio Ñu. Foi uma mão. Tendo a não querer repetir o feito. Mas, pedindo com educação… shushushus

  • 43. Daniel Cassol  |  22/07/2009 às 18:23

    “mas implantar uma ditadura comunista no Brasil.”

    E foi o Alexsander que um dia relacionou a Carta Maior com a TFP.

  • 44. mardruck  |  22/07/2009 às 18:23

    41

    COMO ASSIM?

  • 45. fino  |  22/07/2009 às 18:25

    sei lá, eu queria…

    HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • 46. fino  |  22/07/2009 às 18:26

    PEGANDINHA DO MALANDRO

  • 47. Daniel Cassol  |  22/07/2009 às 18:26

    Fino só na pescaria.

    Queria o Rentería fazendo dupla com o Alecsandro. Três gols por jogo garantidos.

  • 48. mardruck  |  22/07/2009 às 18:27

    46

    fiadasputa

  • 49. Lugano  |  22/07/2009 às 18:31

    GLU GLU

  • 50. Titi  |  22/07/2009 às 18:38

    RUDI

    Estarei em Brasilia para o II Encontro Nacional sobre Legislação Esportivo-Trabalhista‏, em agosto … dias 20 e 21.

    O encontro sera no TST, SAFS, Qd. 08, Lote 1. Isso eh proximo do aeroporto? Tem hotel proximo? Tem dicas de hospedagem?

    Desde ja agradeco. Titi.

  • 51. fino  |  22/07/2009 às 18:47

    O Brasil não é um país sério.

  • 52. Anônimo  |  22/07/2009 às 19:57

    O William do Avai era do Corinthians?

  • 53. Titi  |  22/07/2009 às 20:05

    2 amarelos desnecessarios.

    era eu ali no #52

  • 54. Titi  |  22/07/2009 às 21:10

    Gremio nao finalizou depois de estar com 1 a mais em campo.

  • 55. Titi  |  22/07/2009 às 21:21

    Com aproveitamento de 5,6% em jogos fora de casa, fica dificil, muito dificil.

  • 56. Anônimo  |  22/07/2009 às 21:26

    bem vindos de volta à realidade.

  • 57. Daniel Cassol  |  22/07/2009 às 21:28

    Me arrisquei. Fui ligar o rádio pra dar uma secada final e o Grêmio quase empata.

  • 58. Carlos  |  22/07/2009 às 22:06

    Esse Tcheco náo vale um saco de bosta.

  • 59. beretta  |  22/07/2009 às 22:08

    Como não vou mais no estádio enquanto o Tite não sair, falo por aqui:

    Magrão organizando o time!! O fim do mundo se aproxima!!

  • 60. beretta  |  22/07/2009 às 22:08

    Esse Tcheco náo vale um saco de bosta.

    AHHAUUOEHAUOeheohauEhaouEHAOUAOEHOAU

  • 61. André K  |  22/07/2009 às 22:15

    # 52

    Era do Santos.

    Maior credencial dele era ser amigo do Robinho e do Diego

  • 62. col  |  22/07/2009 às 22:17

    Andrelittle Gabiru não acerta uma…sem novidades.

  • 63. col  |  22/07/2009 às 22:18

    Magrones tá bem, resta saber quanto tempo vai durar.

  • 64. beretta  |  22/07/2009 às 22:21

    Chupa Taison!

  • 65. beretta  |  22/07/2009 às 22:24

    Magrão melhor em campo.

    Só depois do apito final eu acredito.

  • 66. beretta  |  22/07/2009 às 22:28

    CHUPA TAISON! [2]

  • 67. col  |  22/07/2009 às 22:29

    Até que enfim achei uma defesa pior que a do Inter na bola alta.

  • 68. Smith & Wesson  |  22/07/2009 às 22:30

    CHUPA BANDEIRINHA

  • 69. col  |  22/07/2009 às 22:32

    Narrador do PFC1 é gremista.

  • 70. beretta  |  22/07/2009 às 22:33

    COL PARA DE CORNETEAR E ME TRAZ OUTRA POLAR!!

    HUUUUUAAAAAA!!!

  • 71. col  |  22/07/2009 às 22:38

    O quê o Inter fez contra o Batista???

  • 72. beretta  |  22/07/2009 às 22:39

    HUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    LAUROOOOOOOOOOOO!!

  • 73. col  |  22/07/2009 às 22:40

    L-AU-R-O!!!!!

  • 74. col  |  22/07/2009 às 22:43

    Alguém entendeu o quê o juiz marcou depois do pênalti?

  • 75. beretta  |  22/07/2009 às 22:45

    O time do São Paulo invadiu, portanto, tiro indireto em favor do Inter.

    Se é gol, anula o gol; se o goleiro pega, tiro indireto.

  • 76. beretta  |  22/07/2009 às 22:50

    O cara do Botafogo tomou uma cotovelada coisa mais linda!

    Isso sim é futebol!

  • 77. Smith & Wesson  |  22/07/2009 às 22:56

    O quê o Inter fez a favor do Chico Garcia???

  • 78. Titi  |  22/07/2009 às 23:18

    Prevejo DVD do SPFC.

    _________________

    #56 A realidade do anonimato? Nada mudou. A campanha fora de casa ja era a pior.

    Ferida ainda nao curada. Efeito Grenal.

  • 79. beretta  |  22/07/2009 às 23:22

    fódel!

    Esse é o Tite!

  • 80. beretta  |  22/07/2009 às 23:23

    “buggy buggy bye bye, buggy buggy bye…” (QUEM, Sei la – XXXX)

    TITE FIADASPUTA! VAI EMBORA FIO DUMA EGUA!!

  • 81. douglasceconello  |  22/07/2009 às 23:23

    Cara, o Inter fez DOIS gols impedidos no primeiro tempo. No intervalo, os jogadores do São Paulo meteram uma pressão e agora o juiz já deu uns QUARENTA E DOIS cartões amarelos para o Inter. São uns ordinários, esses juízes.

    E, no exato momento em que estou escrevendo, o São Paulo empata com um gol ESPÍRITA.

    FORA, TITE!

  • 82. beretta  |  22/07/2009 às 23:25

    Peloamordedels!!

    Se o Tite não for demitido hoje eu desisto de vez, vou torcer pro 14 DE JULHO numa divisão qualquer desses brasileiros de meldéls!!

  • 83. col  |  22/07/2009 às 23:26

    FC, pega o chapéu e VAZA!

  • 84. col  |  22/07/2009 às 23:28

    FORA FC, pois entende nada.

    FC teve o seu momento GABIRU.

  • 85. Titi  |  22/07/2009 às 23:28

    #56

    Anonimo, qual realidade?

    Ja tinhamos a PIOR campanha fora de casa.

    Ferida ainda aberta.

  • 86. beretta  |  22/07/2009 às 23:29

    Tem que ESTUPRAR com um CABO DE VASSOURA um maldito que me tira o Sandro e deixa o Magrão!!

  • 87. Aurelius  |  22/07/2009 às 23:30

    Sai o Sandro e fica o Magrão????????

  • 88. Felipe  |  22/07/2009 às 23:30

    “se torcem, com prazer gastam dez reais para enfrentar o frio e a chuva, e em vez de babar em frente de uma televisão para ver um craque de plástico, comprado por 94 milhões de euros, depositam suas esperanças em mais um gol de Sandro Sottilli.”

    frase definitiva pra mim. Posso colocar como meu epitáfio? Fico puto porque não tem mais que 10 fiasdaputa capazes de vir de Itajaí pra Florianópolis (90km) pra ver o Marcílio Dias (time de 90 anos de história) jogar, mas se vem o Flamengo os caras vendem até a mãe pra pagar a viagem, O mesmo acontece quando vêm pra cá Criciúma, Joinville, Chapecoense, etc. Dá sempre uma meia-dúzia. Mas enche de gente de Criciúma, Joinville e Chapecó quando vêm São Paulo, Vasco, Grêmio e assemelhados.

    falando em Grêmio, saudações avaianas a todos os gremistas do Impedimento.

    e boa noite.

  • 89. Titi  |  22/07/2009 às 23:31

    #61

    Verdade. Era do Santos. Valeu. Me confundi. Acho que com o Bobo (?)

  • 90. col  |  22/07/2009 às 23:32

    Magrão come o FC e o Tite, só pode.

  • 91. Titi  |  22/07/2009 às 23:32

    Beretta … isso seria EMPALAR. Cabo de vassoura nao se enquadra no art. 213, CP.

  • 92. Álisson  |  22/07/2009 às 23:34

    O Tite deve comer todo mundo então!

    Erro do Magrão, de novo.

  • 93. beretta  |  22/07/2009 às 23:35

    ELE TIROU O ANDREZINHO!!

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    O que esse sem vergonha tem em mente?

    Agora o Nilmar foi confirmada a venda!
    Fudeu de vez!!

  • 94. Lucian Chaussard  |  22/07/2009 às 23:46

    F O R A T I T E

  • 95. col  |  22/07/2009 às 23:47

    Pelo amor de deus, abram os olhos….o FC teve o seu momento Gabiru!!!

    Fora com os três JEGUES FC, Luiggi e Pífio!!!!

  • 96. beretta  |  22/07/2009 às 23:48

    Taison diz:

    “nao tenho palavras pra explicar”

    VAI VIRA UMA MASSA E PEGA NUMA OBRA ENTAO FDP!!

  • 97. Juca  |  22/07/2009 às 23:50

    Fica TITEEEE.
    FICA NEI FRANCOOOO. Eu assisti a Globo. Terrível. Vou dormir.

  • 98. Lucian Chaussard  |  22/07/2009 às 23:55

    Até quando?
    Perdemos a chance de pegar o Muricy, vamos perder Nilmar. Fodeu total. Quem mandou segurar essa bomba por tanto tempo. O que nos resta, Abel?

  • 99. fino  |  23/07/2009 às 00:04

    que hora pra travar o site do bolão…

    deve ter mais 1 milhão de vagabundo querendo checar os resultados.

    perdi.

    jkasfdkasdkljafdsjklsfd

  • 100. Luís Felipe  |  23/07/2009 às 00:04

    sei que vocês vão me bater e eu não vou ter chance de responder, mas foi uma tremenda injustiça o Inter empatar o jogo na ÚNICA PARTIDA DO ANO em que o Tite teve coragem de atacar um time equivalente.

  • 101. Titi  |  23/07/2009 às 00:10

    ja chequei. hehehe

  • 102. Serramalte Extra  |  23/07/2009 às 00:47

    75: invasão de área NÃO É TIRO INDIRETO. A infração ocorre antes da cobrança, não pode marcar falta sem a bola estar rolando. Ou dá vantagem, ou volta a cobrança. O certo ali era deixar a bola rolar, já que o cara errou o penal. Isso sem contar que o cara não invadiu a área por vontade própria, ele foi EMPURRADO por um jogador do inter.

    E os dois gols impedidos estarão no DVD “Fernando Carvalho 2”?

  • 103. Serramalte Extra  |  23/07/2009 às 00:56

    Ah, o Grêmio vai perder TODOS os jogos fora de casa. De repente até empata com o Náutico, não mais que isso. Chutar uma bola em gol contra 10 do Avaí é o fim do mundo.

    Resumindo: se o Grêmo não fizer 75% de aproveitamento em casa será rebaixado, porque fora vai ser menos de 10%!

  • 104. Ref.  |  23/07/2009 às 00:57

    “quando o Grêmio ganha o juiz nunca erra. Quando o Inter faz gol é roubado” = Serramalte Extra

  • 105. Serramalte Extra  |  23/07/2009 às 01:00

    O Tcheco e o Souza estavam nitidamente de sacanagem hoje. Até mesmo o pessoal aqui que odeia o Tcheco sabe que ele nunca passou um jogo inteiro errando TODOS os passes. Será que aconteceu algo, tipo não pagarem algum prêmio (Gre-nal, de repente)?

  • 106. Serramalte Extra  |  23/07/2009 às 01:01

    “Quando o inter faz dois gols impedidos não é roubado”
    103

  • 107. Francisco Luz  |  23/07/2009 às 01:01

    Sim, mas a bola rolando o Inter tirou, logo não daria em nada aquela jogada.

    Com o juiz a favor e tudo, temos um time e um treinador que joga contra. Não sei mais o que fazer, não sei mais o que pensar. Hoje já fui sem rádio pro jogo, o próximo passo é ir com um lança-chamas no CAPUZ para tentar mudar essa situação.

    Fora, Tite, seu grandessíssemo filho da puta.

  • 108. Serramalte Extra  |  23/07/2009 às 01:04

    ah, 103… o último gol impedido que o Grêmio fez no Brasileiro foi ano passado na 20 rodada, ªcontra o São Paulo.

    TRINTA E UMA RODADAS atrás.

    Mas eles erram pros dois lados…

  • 109. Lucas Cavalheiro  |  23/07/2009 às 01:17

    E segue a MARAVILHOSA média colorada:

    Últimos 11 jogos, 21 gol sofridos.

    Começou o jogo, Inter jogando bem (como começou o grenal). Fez 2×0 e até pegar PENAL o Lauro pegou. Pensei comigo: tá, agora pronto, é HOJE!

    Sentei-me na cadeira enquanto tomava meu CAFÉ no estádio e fiquei matutando. Não, não pode, é o Tite. Vai retrancar e ficar dando bico pro Nilmar se virar (e o Nilmar não vai ganhar uma, porque o Miranda joga MUITA bola, VSF!!).

    Dito e feito. Inter completamente perdido em campo depois da entrada do JW (mercenário dos infernos). SP jogou num 3-6-1 que parecia que o Inter tinha 9 em campo e o SP 12. Em parte é verdade, porque o Magrão jogou de branco hoje. (PS: Tite na coletiva ainda me diz que o JW entrou e fez a mesma função do Marlos. Aí não tem quem resolva: se o cara não sabe ler o jogo, não ganhará nunca)

    Inter tomou o gol e eu pensei: jogando assim, vamos levar outro. E SÓ DEPOIS é que o pastor vai mudar. BINGO.

    Ai não adianta né meu filho, trocar aos 36 e 43 minutos de jogo (!!!!!). Quem faz milagre em 5 minutos, quem?

    Só pra completar, guiñazu MONSTRO, acho que roubou hoje umas 257 bolas só no 1o tempo, impressionante. E ainda tinha um VÉIOFIADAPUTACORNETEIRO dizendo que ele é peladeiro.

  • 110. col - [mode Nostradamus on]  |  23/07/2009 às 01:20

    Esse pontinho de hoje vai nos garantir na Sulamericana de 2010.

  • 111. Lucas Cavalheiro  |  23/07/2009 às 01:29

    A merda toda é a direção. Fosse menos cagona como o treinador, teria mandado embora esse enganador e trazido o Muricy.

    Não sou de fazer isso, mas hoje torci pra sair um gol do São Paulo. Porque merecia! E torcerei contra também no jogo do Botafogo. Não aguento mais esse pastor!

  • 112. Daniel Cassol  |  23/07/2009 às 01:30

    Bah, que afudê, dois golos iguais do Alecsandro.

    Eu posso queimar minha língua, mas esse cara aí é fazedor de gol. Tem que deixar ele jogar.

    No mais, centésima terceira partida no ano que o Inter deixa o adversário empatar ou virar.

  • 113. col  |  23/07/2009 às 01:33

    Cassol,

    Segundo palavras do FC de hoje, isso são “problemas normais da vida”.

  • 114. Lucas Cavalheiro  |  23/07/2009 às 01:39

    FC que vá tomar no meio também, cara ARROGANTE!

    Vai morrer abraçado com o Tite, como fez com o Joel. E se vai o brasileiro pelo ralo.

    Há times que tu sabe que mudar o treinador não adiantará nada, porque não tem plantel. Esse não é OBVIAMENTE o caso do Inter.

  • 115. Lucas Cavalheiro  |  23/07/2009 às 01:43

    Eu me pergunto:

    Porque só hoje eu descobri como o Alecsandro cabeceia bem e o Kleber cruza como o Arce?

    Não dá pra entender, realmente não dá.

  • 116. marlon  |  23/07/2009 às 05:29

    não vi o jogo – ficar acordado até as 5 da matina dando F5 na justin.tv a cada 10 segundos é difudê o bigote do Olivio [ns].

    porra, não é possível que não tenha um jogo, dentro os vários que o Inter sai ganhando no primeiro tempo e mantém o domínio, que o maldito Pastor Malevolento diga no intervalo, “vão pra cima deles! massacrem! agora é o momento de matar o jogo e fazer uns 4! e foda-se a lei de sancho!”

    tem que importar o Abelão, 20 litros de Chivas e um CAMELO pra que isso aconteça?

    FUERA ADENOR

  • 117. marlon  |  23/07/2009 às 05:31

    esqueci de comentar: o segundo gol do alecsandro tava impedido? vi e revi e achei mesma linha. de qualquer forma, era falta, tava um bolo de nego na linha da grande área… bem nessas, Kleber tá cruzando que nem o Chiquinho e Alecsandro cabeceando como Fernandão.

    [que mané Arce o quê!]

  • 118. marlon  |  23/07/2009 às 05:33

    POR UMA REFORMA AGRARIA NOS CAMPOS PASTORIS

  • 119. fino  |  23/07/2009 às 09:07

    faz tempo que o Cassol fala isso: “esse alecssandro é fazedor de gol”

    dsklfklasfdkaf

  • 120. Sanchotene  |  26/07/2009 às 20:04

    Re 7

    Rudi, lê tudo o que escrevi no 6. Não é que vai ficar ninguém no campo, mas quantidade suficiente para a economia agrária ser auto-sustentável.

    E não é para ficar todo mundo nos grandes centros urbanos, mas nos pequenos e médios.

    Um abraço do pai do Henrique!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: