A privada metafórica e seus efeitos colaterais

08/05/2009 at 07:00 63 comentários

Às vezes, uma voz feminina me sussurra ao ouvido: “ Faltam seis jogos para o Inter ser campeão da Copa do Brasil. Acho que vai dessa vez”. Mas logo vem outra voz, agora masculina, e responde: “ E sete para o Grêmio ser campeão da Libertadores”. Se eu pudesse ligar os dois fatos, fazendo um consequência do outro, se pudesse assinar um contrato garantindo as duas vitórias… Acho que não o assinaria.

Pois a Copa do Brasil é o meio, a Libertadores é o fim. A conquista de uma Libertadores é algo que marca e muda um clube e meu coloradismo seria cruelmente atacado com um terceiro título tricolor, enquanto que a Copa do Brasil, pfff… Acho que nem deveria dar vaga direto à Libertadores, mas aquela vaguinha que deve ser confirmada contra um sul-americano fraco. Então, já que rasgamos o contrato, separemos Grêmio e Inter. O Inter ganha a Copa do Brasil e o Grêmio perde a Libertadores. Brilhante! Mas quem fará o Grêmio perdê-la?

Oitavas_Libertadores

Ai, jisuis. Vamos combinar que o San Martín é uma piada. E o próximo adversário do Grêmio está entre Caracas e Cuenca. Vi todos jogarem. São zumbis. Todo o mundo sabe que o Grêmio já está nas semifinais e o que me desespera é que, antes das delas, o São Paulo brigará com o Cruzeiro, o Sport com o Palmeiras, o Boca com o Libertad ou Estudiantes; ou seja, o Grêmio chegará sem cansaço e luta para enfrentar apenas dois times. Como não creio que vá me matar, resta esperar que os melhores vençam.

O entusiasmo do São Paulo me parece o daquele cara que come a Scarlett Johansson e ouve que a estagiária gorda e cheia de acne está a fim de “fazer amor” com ele. Além do mais, o time do Morumbi só ganha em Porto Alegre quando traz o Atlético-PR (obrigado, Prestes). Contra o Grêmio, é galinha morta. O Cruzeiro é uma instituição bipolar e, de uma forma que deixaria muitos psiquiatras ruminativos, contratou Kléber, um centroavante com tantos desvios de comportamento que seria o pupilo ideal para o Capitão Nascimento. O Boca Juniors tem fama e resultados, mas a formação atual se esforça, corre, berra, bate e sua um rio para parir algo como uma mosca, das pequenas.

Falam em mudar os cruzamentos. Ah, eu quero, mas não tirem o Cruzeiro do caminho!

Oitavas_C_Brasil

A vida do Inter é parecida com a do Grêmio. Enfrenta o Flamengo, depois, se passar, diverte-se com Ponte Preta ou Coritiba – babas dignas de um San Martín da vida – e pega o Vitória do Franciel ou o Corinthians do Mano Menezes ou o Fluminense do Fred. Eu prefiro enfrentar o Corinthians. Seria muito mais “temático” ganhar um campeonato deles depois que quase roubamos o Brasileiro de 2005, comprado por eles. Eles se tornariam bi-vices da competição. O Vitória é o time do Carpeggiani, não gostaria de torcer contra ele que foi meu ídolo e o Flu seria também legal, pois seria bi-vice para o Inter.

Mas olha, estou preocupado é com quem ganhará do Grêmio. Se apostasse, vocês já sabem, cravaria Cruzeiro. Todo cagado.

Escrito pelo homem, o mito, o Milton Ribeiro.

P.S. importante: o jornalista Jones Lopes da Silva está escrevendo uma biografia de Escurinho. Quem tiver boas histórias e curiosidades que não as usuais, marque um papo com ele pelo e-mail jones.silva@zerohora.com.br. Falei longamente com ele e o livro sairá bonito e bom.

Entry filed under: Contribuições, Copa do Brasil, Libertadores.

E la nave va Dança do maxixe

63 Comentários Add your own

  • 1. Francisco Luz  |  08/05/2009 às 07:31

    Cuenca é minha esperança de tocar um terror só pra depois o Zero fazer o crime.

    Sobre nós, com Tite o medo é de que o inimigo more na trincheira.

  • 2. Rodrigo Nazaro  |  08/05/2009 às 08:02

    Vitória? Viáááááááááfara!

    Pior vai ser aguentar o vizinho gremista gritando.

    Gostei da comparação com Scarlet

  • 3. Fernando Cesarotti  |  08/05/2009 às 08:03

    Chico Light, mais madrugador que eu (acompanhei no GP a partir das 6h), já chega com as cornetas à toda, impressionante.

    Caríssimo Milton, adoraria eu dizer que o Palmeiras vai ser o time que acabará com seu sofrimento, mas evitarei tais prolegômenos com medo de virarem chacota num futuro próximo, tipo terça-feira à noite.

  • 4. gilson  |  08/05/2009 às 08:32

    Acho que o Corinthians já é bi-vice, pelo menos, perdeu pra Grêmio aquela vez e ano passado pro Sport.
    Se o Inter ganhasse essa final contra o Flu, seria pra apagar a péssima impressão da outra vitória né não, sinhô?
    Mas descordo mesmo é da tese de que a Coupe du Brésil é um campeonato chifrim, eu ficaria beeeeeeem feliz em ganhar, ainda mais esse ano, que parece que só vai sobrar cachorro grande no final.

  • 5. Alisson  |  08/05/2009 às 08:53

    O grêmio tem o caminho livre até as semi…
    MEDO. Também não assinaria o tal contrato.

    Mas deixo o questionamento. Algum colorado assinaria abrindo mão da C. do Brasil em troca de que os azuis não faturem La Copa?

  • 6. Fabio  |  08/05/2009 às 09:08

    Assino de olhos fechados um acordo:

    JURO, PROMETO e AFIANÇO solenemente que

    não comerei NUNCA JAMAIS a Scarlett Johansson se o Palmeiras passar pelo Sport na terça.

  • 7. Flávio  |  08/05/2009 às 09:09

    Sem pensar duas vezes! A vaga na Libertadores ainda poderemos conseguir via Brasileirão.

  • 8. Luís Felipe  |  08/05/2009 às 09:32

    Acho essa história maluca, mas se o Diabo chegasse para mim e propusesse isso, eu não toparia.

  • 9. Alisson  |  08/05/2009 às 09:33

    Bah mas deixar escapar a oportunidade de gritar é campeão!!! e tomar uma cachaçada não me parece uma coisa simples de se fazer…

  • 10. Frank  |  08/05/2009 às 09:35

    “Além do mais, o time do Morumbi só ganha em Porto Alegre quando traz o Atlético-PR”

    E nem assim os bambis ganham! Eu fui no Beira Rio naquele dia, e o jogo foi 1 x 1… depois é que o Atlético levou de 4 (ui!) em São Paulo

  • 11. Francisco Luz  |  08/05/2009 às 09:44

    Cesarotti, aquilo lá já era madrugada para mim. Comecei às 3h… viva a F1, ainda me dizem. OK.

    Essa é uma pergunta capciosa. Prefiro gritar “é campeão”, mas acho que a Copa do Brasil não vale toda a incomodação e o biriri imortal que teríamos que ouvir depois – imaginem um time ser campeão sem treinador! Não tem maracugina que aguente outros BRAVOS CAUDILHOS da vida.

    Se fosse Brasileirão, eu não me importaria. Mas CdB, sim.

  • 12. Andreas  |  08/05/2009 às 09:51

    Enfim, alguém que sente o mesmo que eu.

    O que é uma merda, diga-se de passagem.

    Eu adoraria que alguém chegasse e dissesse: “Ah, Andreas, deixa de ser louco, tá na cara que o Grêmio não tem a menor chance de ser campeão. Olha só:…”

    E então o meu interlocutor dissertaria em torno de fatos e argumentações ultraconsistentes mostrando que, de fato, o Grêmio é apenas o coelho nessa corrida de cachorro.

    Mas não, ninguém faz isso. Tudo que me dizer é: “É, pois é”. E agora esse texto do Milton oficializando meus temores. Ah.

  • 13. Fabio  |  08/05/2009 às 10:01

    Caras, morando fora de SP, como moro há milênios, eu aindo me incomodo com os títulos do Coritnhians, então, é ÓBVIO que eu prefiro que meu time não ganhe nada vezes nada a eles comemorarem até qualquer Copinha São Paulo.

    É extremado, pensam os arautos da boa nova, mas isso é fruto de anos de raiva incontida daqueles rojões incessantes quando eles ganhavam do XV de Piracicaba, Inter de Limeira, etc, até pelo TORNEIO INÌCIO.

  • 14. Fabio  |  08/05/2009 às 10:03

    SIm, sou mais anticorintiano que palestrino.

    Não conseguimos administrar melhor o ódio do que o amor, disse certa vez aquele centroavante peruano poeta.

  • 15. Cassol  |  08/05/2009 às 10:06

    Alguém tem que consultar o Dom Afonso. Ano passado, quando o Grêmio ganhava todas no Brasileirão, ele puxou do bolso uma tabela do Correio do Povo e provou por A mais B que o Grêmio não seria campeão.

    Mas, ao contrário do Fábio, não vou me incomodar muito se o Grêmio ganhar a Libertadores, considerando o fato de que estou no PARAGUAI.

  • 16. Frank  |  08/05/2009 às 10:12

    #15

    Cuidado com o LUGO…

    haiahaihaihdihdhi brincadeira…

    E acho que os colorados estão se antecipando muito aos fatos… com o time que tem, é MUITO difícil o Grêmio conseguir ganhar a Liber (sou um realista…), mas que vai incomodar um pouco, isso vai (vide 2007)…

  • 17. Luis H.  |  08/05/2009 às 10:15

    É brincadeira a memória seletiva… Então o SP não ganha no Sul? Mas em 2007 não ganhou os quatro jogos pelo Brasileiro? E o Inter não ganha do São Paulo no Morumbi desde a final. Mas talvez seja melhor assim, menosprezem o clube mais vitorioso do Brasil (3 Libertadores e 3 Mundiais, lembram?), quando a GLÓRIA é menos esperada é também mais apreciada…

  • 18. Francisco Luz  |  08/05/2009 às 10:19

    Como foi no ANO PASSADO, Luis H?

  • 19. m  |  08/05/2009 às 10:24

    que as forças supremas do futebol tenham lido seu texto e gostado da idéia, milton. tô animado com as chances cruzeirenses nesse ano – apesar de saber que tudo pode ir às favas depois que o kléber pegar 2 anos de suspensão por fazer um fio-terra no árbitro no círculo central.

    bora, seus fiadaputa.

  • 20. Ismael  |  08/05/2009 às 10:24

    #17

    Acho que a referência que se faz é a respeito de mata-mata, Luis. Foram duas eliminações seguidas, em 2006 e 2007. É insanidade menosprezar o São Paulo, mas parece (repito, PARECE) que os sao-paulinos já “cansaram” dessa história de ficar jogando Liber a morrer… tipo quando ganha é normal e quando perde é normal!

  • 21. dante  |  08/05/2009 às 10:27

    sei lá.

    achei esse texto do milton meio AGOURENTO – uma espécie de SINAL DO FIM.

    espero estar errado.

  • 22. Franciel  |  08/05/2009 às 10:31

    Como já estou sob o efeito da canjebrina e outras substâncias não recomendadas pela Carta Magna, não tenho condições de pensar algo novo. Assim repito o comentário que fiz no blog de Milton. Ouçam.

    “Milton, creia. Vai dar Vitória na final. O Rubro-Negro, pela primeira vez, está fazendo tudo errado – e já está nas quartas.
    Tomara que seja contra o Inter, pois irei aí me divertir um pouco aí, já que da última vez que estive em POA ocorreu isto aqui, ó

    http://ingresia.opsblog.org/2008/04/16/os-estranhos-sons-de-porto-alegre/

    Ah, sim. Por falar em privadas, clique em meu nome”.

    De nada.

  • 23. Celão  |  08/05/2009 às 10:32

    Se a Libertadores fosse por pontos corridos, eu até confiaria no SPFC. Muricy amarelão no mata-mata!

  • 24. Alaípio  |  08/05/2009 às 10:57

    Macaco

  • 25. Carlos  |  08/05/2009 às 10:59

    Vcs “tão tudo louco” de novo….

    Primeiro falam dessa porra de Scarlet Johansson, levando em conta q existem 1 trilhão de mulheres mais bouas na Silva Jardim as 18 hs. É só conferir, padaria esquina do pão, na frente da lavagem.

    Depois com esse papo q o grêmio vai ganhar a Liber….mas como????????? Com fabio santos e aquele alemão louco de ruim no meio campo? Com jonas, o cara mais inoperante do Mundo.

    E outra…o inter vai ganhar essa C. Brasil com os pés nas costas, infelizmente. Não tem nenhum time, talvez o Corinthians, q possa fazer frente……pooooooooode ser q o Flamengo, com maracanã lotado e a lila decotada cantando pingos de amor possa fazer algo, mas acho brabo…

  • 26. Luís Felipe  |  08/05/2009 às 11:07

    a melhor atuação que eu vi nessa Libertadores foi do Estudiantes ontem (aguardem post que entra em campo daqui a 12 minutos). O mesmo Estudiantes que demonstrou sua fragilidade em La Plata, quando o Inter botou a defesa bem recuada saindo no contra-ataque, pois seus atacantes são bons mas não têm muita força física, nem habilidade para jogar de costas.

    em torneios como esses, eu sempre acho que raramente os melhores times ganham.

  • 27. Daniel Cassol  |  08/05/2009 às 11:09

    Para reforçar: SETENTA pessoas no Bolão até agora. Podemos mais.

    http://espnbolao.terra.com.br/bolaobrasileiro/home.jsp

  • 28. Guilherme  |  08/05/2009 às 11:32

    Eu tô com um sentimento bom em relação ao Grêmio. Tamos ganhando daquele jeito murrinha de marcar, marcar, cruzar, fazer.

    O jogo contra o San Martin é o jogo o meus sonhos. Não espero nada mais do que isso do Grêmio.

    E acho que só o Ronaldo em dia muito enfurecido TALVEZ tire o título do Inter.

    Vai ser um semestre engraçado se os dois ganharem…

  • 29. Guilherme  |  08/05/2009 às 11:35

    E tem mais, se o Grêmio perder a Liber, não sobra nada no ano. Vai ter sido uma merda.

    Se o Inter não ganhar a copa do brasil, ainda tem as maiores chances de todos em ganhar o brasileiro.

  • 30. Deluca  |  08/05/2009 às 11:35

    Os textos do Milton sempre me fazer ter esperança que é possível, sim, chegar ao Tri.

    E concordo com o Carlos, a Copa do Brasil vai ser ganha com um pé nas costas…

  • 31. Prestes  |  08/05/2009 às 11:53

    Não entendi a referência a mim, Milton, mas valeu pelo merchandising! suhduhsduh

  • 32. Prestes  |  08/05/2009 às 11:53

    “pooooooooode ser q o Flamengo, com maracanã lotado e a lila decotada cantando pingos de amor possa fazer algo, mas acho brabo…”

    uhsdsuhdauhasdasuhdasuhduhuhuhasuhsuhduh, fui pro saco

  • 33. Gabriel R.  |  08/05/2009 às 12:12

    Considerando-se que a gente está em Maio e o Gremio já está indo pro seu terceiro treinador (nunca vi interino ficar 40 dias) é no minimo uma falta de planejamento, o que pode acarretar um problema lá na frente. OU NÃO, o Roth tai pra provar, fez o melhor jogo do ano do atletico-mg na estréia. Mas acho que o cruziero vai fazer o crime.

    Sobre o inter na Copa BR e Brasileirao, ta todo mundo dando como certo os canecos. Acho que se nao sair ninguem tem uns 70% de chances de levar o brasileirao. Sobre a Copa Br, só perderemos nas falhas individuais, pois acho que o grupo nao vai subir no salto em nenhum jogo.

  • 34. Jones Rossi  |  08/05/2009 às 12:31

    Existe OUTRO JONES! Estou perplexo.

  • 35. Prestes  |  08/05/2009 às 12:33

    Segundo o companheiro Godo, o cara que entrou no lugar do Fabio Luciano, um tal de Wellington, é muito ruim.

    Dito isso, penso em Nilmar e Taison e sorrio. Mas temos que ir devagar com o andor. O Flamengo tem um histórico de eliminar o Inter.

  • 36. dante  |  08/05/2009 às 12:54

    PRESTES É MENGO

    eu sempre disse, ninguém ouviu.

  • 37. Ismael  |  08/05/2009 às 13:03

    dante, o devendra é, segundo ele mesmo, inter, bahia, flamengo e qquer outra coisa que jogue contra o gremio

  • 38. dante  |  08/05/2009 às 13:06

    ou seja: prestes não tem um time, tem um DESAFETO?

  • 39. Alisson  |  08/05/2009 às 13:13

    Sim Jones, tem um que é jornalista e colobora na Corja, outro que foi processado pelo Felipe Vieira (Gênio eterno hsuahsuahsuah).

    Só não sei qual deles tu és! Talvez um terceiro mais isso é pouco provável.

  • 40. Godo  |  08/05/2009 às 13:18

    “enquanto que a Copa do Brasil, pfff… Acho que nem deveria dar vaga direto à Libertadores, mas aquela vaguinha que deve ser confirmada contra um sul-americano fraco.”

    FERPEITO! Copa do Brasil, nesses moldes, é uma competição ridícula!

  • 41. Guilherme  |  08/05/2009 às 13:28

    Como assim??

    A Copa do Brasil é a melhor competição do país!

    O Brasileiro é a competição de quem tem mais dinheiro. Copa do Brasil é que é futebol de verdade.

  • 42. Francisco Luz  |  08/05/2009 às 13:36

    Era, quando os principais times do país jogaram. Desde que se tornou um dos poucos torneios do mundo que tu não pode defender o título, ficou meio bizarra.

  • 43. arbo  |  08/05/2009 às 13:40

    concordo com o chico. mas sempre é válido ganhar, é claro.
    carlos, concordo sobre os nossos laterais, mas discordo sobre o adilson. claro q tem errado, mas tem mais acertos e qualidades, me parece. falta pegar a manha.

  • 44. Luís Felipe  |  08/05/2009 às 13:52

    Eu era muito favorável à Copa do Brasil dar vaga apenas à Sul-Americana.

    Mas vendo o valor que é dado à Sul-Americana, tenho certeza que isso contribuiria para a morte definitiva do torneio.

    O que falta para a Copa, a meu ver, é ser maior, com maior representatividade – e ter todos os times, inclusive os da Libertadores.

    Poderia acabar em setembro ou outubro, meses mortos para o futebol.

  • 45. Guilherme  |  08/05/2009 às 13:52

    Ah, entendi. O problema tá nos principais times não participarem. Concordo e não entendo como não arrumam isso.

  • 46. dante  |  08/05/2009 às 14:01

    eu discuti isso com alguns amigos esta semana.

    meu ponto de vista é o seguinte: se alguns times, com apenas duas competições em andamento [libertadores e estadual, por exemplo], não conseguem dar conta da AGENDA de jogos, como arcar com a necessidade de TRÊS competições simultâneas?

    além disso, HÃO datas para isso?

  • 47. Guilherme  |  08/05/2009 às 14:03

    Olha, se mudar a copa do brasil pro segundo semestre e quem participa da sulamericana fica proibido de jogar já é um começo.

  • 48. Guilherme  |  08/05/2009 às 14:05

    Mas o certo mesmo seria a sula no primeiro semestre, com os times que não participam da libertadores e a copa do brasil e brasileiro no segundo.

  • 49. J Petry  |  08/05/2009 às 14:08

    A Copa do Brasil podia durar o ano inteiro, com as fases iniciais jogadas só pelos pequenos.

  • 50. Luís Felipe  |  08/05/2009 às 14:08

    quem participa da sulamericana fica proibido de jogar

    sim, aí ao invés de tirar 4 times, tu tira 12. Grande idéia.

    dante: geralmente entre os meses de maio e setembro, a maior parte dos times não têm mais que uma competição. Por isso, eu reservaria essas datas para a Copa BR.

  • 51. Luís Felipe  |  08/05/2009 às 14:09

    mas no meu mundo ideal, os estaduais não seriam disputados pelos times das séries A, B e C, então…

  • 52. dante  |  08/05/2009 às 14:16

    “geralmente entre os meses de maio e setembro, a maior parte dos times não têm mais que uma competição”

    não entendi a colocação.

    estamos em maio, onde os estaduais [1] estão terminando [ok, já terminaram – em maio mesmo, dia 03], onde está começando a “fase quente” da libertadores [2] e do campeonato brasileiro [3].

    cruzeiro, grêmio, são paulo, sport e palmeiras [vá lá, imaginando que todos estivessem na final do seu estadual] estariam em QUATRO competições neste mês de maio, por exemplo?

    sou da LETRAS, devagar com os números, LF.

  • 53. Fabio  |  08/05/2009 às 14:23

    Copa Sul-Americana < lixo

    Copa do Brasil sem times na Libertadores < lixo

    Copa Sul-Americana = Copa do Brasil sem times na Libertadores

    logo,

    Inter buscando o TRI da Copa do Brasil esse ano

  • 54. Gabriel R.  |  08/05/2009 às 14:27

    Dante pra organizador de campeonatos na CBF djá!!

    lasdhasjkdhaslkfj

  • 55. Luís Felipe  |  08/05/2009 às 14:30

    dante,

    quatro times estariam envolvidos em três competições.

    os outros, em duas.

    maio compreende o início do final da Libertadores. Setembro, o início da sul-americana.

    é mais fácil “priorizar” agora. Digamos que o Palmeiras leve ferro na Liber. Jogou o primeiro jogo da Copa BR com os reservas. Vai com os titulares, agora. Volta a ter chance.

  • 56. dante  |  08/05/2009 às 14:35

    bá, mas considerar que OS RESERVAS DO PALMEIRAS [pode ser os reservas do meu time, sem problemas, é apenas um exemplo] tenham “mais chances” na copa do brasil em detrimento da equipe principal de um time menor, digamos, o CRICIÚMA, é muita sacanagem.

    eu sou um romântico. na tal discussão com os amigos, cheguei a apelar para o DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE NO BRASIL. uhuahuhsuhu

    perdi.

  • 57. fino, amigo do dante  |  08/05/2009 às 14:41

    obvio que perdeu, dante.

    desiste.

    sdfaj80jjiopsdfafkopsdfakosdf

  • 58. dante  |  08/05/2009 às 14:59

    fino, imagina a choradeira do celso roth no grêmio disputando 3 competições e tendo que priorizar uma só.

    huhuhuhuhuuh

  • 59. Prestes  |  08/05/2009 às 15:06

    “Futebol é assim”, diria o MESTRE.

  • 60. Prestes  |  08/05/2009 às 15:10

    Acho que para a Copa do Brasil ganhar nova vida tem que reduzir o tamanho dos estaduais.

    Ao menos para os times grandes.

    Mesmo assim, com o crescimento de importância e de número de clubes participantes nos principais torneios continentais a tendência é mesmo uma queda na importância dada às copas nacionais. Na Europa tb vem acontecendo isso.

    O que acontece com a Sulamericana (desvalorização) também se aplica a Copa da UEFA – sem falar na Recopa Europeia, que acabou.

    Ocorre que incharam a Libertadores e a Champions, e essas competições ficam cada vez mais atraentes em detrimento das outras.

  • 61. Lucian  |  08/05/2009 às 15:17

    Eu tenho muito receio dessa bola cheia toda que estão dando ao Inter. É a mesma coisa do ano passado até o Sport fazer o crime: o Inter é o melhor time antes dos campeonatos começarem.

    Acho que essa badalação cria um efeito psicológico para os dois lados que atrapalha o grupo. Só vou me sentir seguro se o Inter passar bem por Corinthivans (FANTÁSTICO, Vidente do, 1996), Flamengo e Palmeiras.

  • 62. fino  |  08/05/2009 às 15:25

    concordo com o lucian.

    na medida que um time é apontado como favorito e ficam de muita badalação em cima, automaticamente ele vira o time a ser batido… o que faz os adversários fazerem uma guerra a cada jogo.

  • 63. Jones Rossi  |  08/05/2009 às 17:42

    Não posso revelar minha identidade, Alisson. Só posso te dizer que durante o dia sou um playboy bilionário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: