Vinotinto e cerveja, uma combinação explosiva

19/01/2009 at 17:16 3 comentários

A cidade de Ibagué, na Colômbia, vive dias de profunda tensão, pois o Tolima, um dos clubes mais tradicionais do país, pode ficar fora da Copa Mustang, o torneio Apertura 2009, que começa em 6 de fevereiro. O motivo é o mesmo que nos faz escolher aquela latinha mais barata no mercado: falta de dinheiro. Neste caso, a cervejaria Bavaria passou uma rasteira no clube, retirando um patrocínio que já durava 12 anos

A empresa alegou que a crise mundial a obriga a rever seus investimentos. Além disso, afirma que o Deportes Tolima não atrai a gente de Ibagué, fato em parte comprovado pela pouca presença de público nos jogos mandados pelos pijaos. Assim, a cervejaria – que desde 2005 pertence ao grupo sul-africano SABMiller e não tem nada a ver com a cerveja de mesmo nome vendida no Brasil – teria preferência por colocar seu dinheiro nas praças de Bogotá e CÚ-CU-TA*, chegando ao DISPARATE de querer levar o clube para se apresentar no departamento de Casanare, alternativa que é encarada como talvez a única saída para mantê-lo na disputa da Primeira Divisão.

O presidente do clube, Gabriel Camargo, que está obviamente desesperado, reuniu-se na última quinta-feira com os governos do departamento de Tolima e da cidade de Ibagué e com diretores da cervejaria Bavaria, procurando apoio financeiro para o quadro vinotinto y oro. Na sexta, a empresa disse que, sim, continuaria a investir dinheiro no clube, mas apenas o equivalente a DOIS MESES. Além disso, exige que a agremiação se apresente em Yopal, departamento de Casanare.

10998359
Torcida do Tolima incendeia a cancha

Segundo o supremo mandatário, que alguns chamam de “PASTORCITO MENTIROSO”, sólo un milagro salvaría al Tolima.  A falta de patrocínio e a pouca presença de torcedores gera um déficit gigantesco para os padrões locais, que de acordo com os números apresentados pela diretoria chega a alcançar 362 milhões mensais. Vale lembrar que cada REAL equivale equivale a cerca de 950 pesos colombianos. A dívida mensal, portanto, seria de cerca de 380 mil reais.

O poder público do departamento, no entanto, dá mostras de que pretende salvar o clube. O secretário geral de governo, Mauricio Pinto Rondón, anunciou na última sexta que estão sendo analisadas as condições financeiras da Fábrica de LICORES para um possível investimento no Tolima. Seriam estabelecidas normas jurídicas e econômicas que assegurassem o aporte financeiro. La meta de la venta del aguardiente Tapa Roja para este años de la Fábrica de Licores, es de un millón 600 mil botellas; en tanto se pueda cumplir la meta o subir su consumo, habría una alternativa óptima para este propósito, afirmou em entrevista disponível no site do clube. Ou seja, a saída é a torcida TOMAR TRAGO para a empresa crescer e poder investir no futebol. É muita ternura.

gremio_tolima3
Equipe vinotinto y oro atuando pela Libertadores 2007

La hinchada de Tolima também está colocando a banda na rua. A emissora RCN e pessoas PÚBLICAS da região recolheram milhares de assinaturas para demonstrar que o nobre representante cafetero possui torcida. Consta que até torcedores de outros clubes colombianos assinaram o documento para tentar salvar o time de Ibagué. A meta era recolher 20 mil nomes. Faltam cerca de duas semanas para iniciar o Apertura e a direção já começou a comunicar os jogadores sobre a periclitante situação. Os próximos dias serão definitivos para o desfecho da via-crúcis vinotinto y oro, mas fica aqui o desejo de que a cervejaria continue abrindo o bolso para los de Ibagué e não atrapalhe a competição. Ou que pelo menos libere uns PACKS aqui para esta tão sofrida equipe de jornalistas.

*****

A Corporación Club Deportes Tolima foi fundada em 1954 e começou a disputar o campeonato colombiano no ano seguinte. Los Pijaos conquistaram um título nacional em 2003 e mais quatro vice-campeonatos, em 1957, 1981, 1982 e 2006. O Tolima manda seus jogos no estádio Manuel Murillo Toro, com capacidade para 31 mil pessoas.

* tradicional grito da torcida do Cúcuta manifestado com entusiasmo quando o time esteve em Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na Libertadores 2007

Saudações,
Douglas Ceconello.

Entry filed under: Clubes, Nacionais, Pela América.

Top 10 humilhações do Botafogo Um post interrompido

3 Comentários Add your own

  • 1. mardruck  |  19/01/2009 às 17:52

    “Vale lembrar que cada peso colombiano equivale a cerca de 950 reais”

    Não é o contrário? Ou tu, CECCO, já começou a beber pra ajudar o time?

  • 2. douglasceconello  |  19/01/2009 às 19:13

    Obrigado, Mardruck. Já arrumei ali.

    Estou sóbrio, este é o problema. Mas já vou ali começar a resolver isto.

  • 3. Juliano  |  20/01/2009 às 08:32

    Copa Mustang? Lembro que tinha um cigarro com esse nome. Uma PATADA nos pulmões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: