Peru de fora

25/11/2008 at 14:40 66 comentários

A menos que tu seja um torcedor xavante e esteja com a cabeça enfiada numa cumbuca desde domingo, já deve saber que Joseph Blatter colocou o Peru para fora do quadro de afiliados da Fifa, abrindo a Caixa de Pandora dos trocadilhos infames. Mas o comitê executivo da entidade se reúne nos dias 19 e 20 de dezembro, em Tóquio, e poderá revogar a suspensão. Para isso, o mundo do futebol peruano terá de se entender.

O objetivo geral deste post é estabelecer um mapa dos interesses no futebol peruano e ver como estão se comportando os cabeças que podem solucionar a pendenga. Acompanhem na lousa o raciocínio do Prof. Cassol.

Ontem, a Conmebol publicou no seu site a decisão da Fifa, afirmando que suspensão se deve à “grave situación interna que vive el fútbol peruano, el cual sufre evidentes intromisiones de parte de su Gobierno Nacional, lo cual es condenado explícitamente por el estatuto de la FIFA”. O texto também informa que o comitê executivo da Conmebol e os presidentes das associações nacionais de futebol da América do Sul ficaram todos ao lado de Manuel Burga, presidente da federação peruana, “electo democráticamente en octubre de 2007”.

A Fifa, por seu turno, lamentou que “las autoridades gubernamentales peruanas a cargo del deporte no hayan aprovechado en ningún momento las numerosas invitaciones al diálogo (…) desde hace más de dos años”, acrescentando que “el regreso de la FPF al seno del fútbol mundial y sudamericano solamente será posible sobre la base de una negociación con el Presidente y la Junta de la FPF que fueron elegidos en octubre de 2007”.

Se a suspensão for confirmada, o mais provável é que as três vagas restantes na Libertadores 2009 sejam sorteadas entre as federações nacionais. O presidente da FGF, Francisco Noveletto, que há pouco havia descolado uma viagem para Montevidéu para LANÇAR O GAUCHÃO 2009, se encontrava ontem em Assunção e disse ao GloboEsporte.com que tinha o “sentimento” de que a Conmebol tomaria esta decisão.

No Peru, lamentou-se muito. Mas os dois sujeitos que poderiam resolver a situação se mostram irredutíveis.

O blog Pasión Popular qualificou a segunda-feira, 24, como “el día más triste en la historia del fútbol peruano” e apontou dois principais culpados: Woodman e Burga. O primeiro, presidente do Instituto Peruano do Desporto, porque “se ha dejado llevar por el conflicto personal que tiene con Manuel Burga”. Já o segundo, presidente da FPF, por “sostenerse en un cargo en el que ya mucho daño ha hecho”.

O blog ainda defende que seja realizado um acordo entre os dois até a reunião do Comitê Executivo da Fifa. “Buscar una salida, que parece distante en estos momentos”.

Woodman afirmou que estava triste, mas que a culpa era de Burga. E não haveria diálogo. “Si Burga se empecina en seguir en la FPF el dialogo será de sordos. (…) Burga no puede ser dirigente al estar sancionado por el Consejo Superior de Justicia y Honres del Deporte”, indicó.

O presidente do IPD ainda disse que a FPF “no puede ser oficializada porque no ha sido aceptada en el registro (público)”, motivo pelo qual seriam as assembléias de base do futebol peruano “las que tienen que intervenir y tratar de resolver el problema”. E defendeu que se convoquem novas eleições para a federação.

Direto mesmo foi Luis Pizarro, presidente da associação que reúne os clubes peruanos: disse que Manuel Burga deveria renunciar “por dignidad”.

“No tengo idea de qué será lo que piensa hacer Burga, pero creo que la situación ha llegado a un nivel tan delicado que él debería tomar su mediana conciencia y dar un paso al costado por dignidad”, afirmou.

Por sua vez, o congressista Juvenal Silva afirmou que apresentaria hoje um projeto de lei que levaria à convocação imediata de novas eleições na FPF. E pediu que o governo peruano saque Arturor Woodman da presidência do IPD.

“Es urgente y de necesidad que el proyecto sea aprobado para solucionar el problema con Fifa. La propuesta busca que sean los clubes los que convoquen a la asamblea de bases para que no diga la FIFA que acá hay intervención del gobierno. Perú no está para líos de dos personas, si los clubes aceptan la remoción de Burga el gobierno debe hacer lo mismo con Woodman”, disse ao site Ovacion.

Burga, no entanto, não tem dado mostras de que vai pedir o bonéu. Em Assunção ontem, já tratava de lavar as mãos: “Pido disculpas por este trago amargo, que no es mi culpa, que es parte de un problema que se generó hace años, tengan fe que vamos a revocar esto”. Sobre quando pretendia vazar da FPF, disse: “El día que termine el mandato, en octubre del 2010”.

E acrescentou, segundo a Agência Andina: “A pesar del clamor popular no voy a renunciar porque si nos guiaramos de las encuestas, entonces todas las autoridades del Perú dejarían sus cargos”.

E disse que solicitará uma audiência com o presidente Alan García. “He invocado al señor Presidente, que tiene una gran capacidad de diálogo, porque no se puede llegar a estos extremos. Los únicos que pueden destrabar esto es el Presidente y el Ministro de Educación”, completou.

O chefe do gabinete ministerial (tipo “primeiro ministro”) do Peru, Yehude Simon, disse que o governo não irá se meter. “Este es un tema exclusivamente deportivo, nunca nos hemos metido, pero haremos el camino necesario para poder resolverlo”, assinalou, não sem antes declarar que aha que Burga “debe dar un paso al costado”

Por fim, o presidente da Subcomisión de Juventud y Deportes del Congreso, Renzo Reggiardo, também defendeu novas eleições para a FPF, a partir da assembléia dos clubes e federações regionais, e sentenciou: “El único responsable es Burga que quiere entornillarse en el sillón de la FPF y no quiere dejar el cargo pese al clamor popular”.

Eis o quadro.

Aqui pra somar,
Daniel Cassol

Entry filed under: Pela América.

Vagas para oftalmologistas no Uruguai O animal agonizante

66 Comentários Add your own

  • 1. Rudi  |  25/11/2008 às 14:45

    megasena das vagas da libertadores

  • 2. Xavante  |  25/11/2008 às 14:48

    Esqueci que o Lobogay foi campeão do carnaval esse ano. Aqui tem uma foto de um típico torcedor Lobogay comemorando esse título.

    Ah, e só não foi bi-campeão da repescagem porque a federação extinguiu esse torneio. Coloca ano positivo nisso!!! É o ANO DO CENTENADA!!

  • 3. Arbo  |  25/11/2008 às 14:52

    hum, agora sim. diz pra estagiária q já pode apagar o quadro, professor raimundo.

  • 4. Tiago Medina  |  25/11/2008 às 14:54

    Imbróóóglio!!!

  • 5. Flávio  |  25/11/2008 às 15:21

    Caso se confirme a punição da Fifa à Federação Peruana, a saída mais sensata seria fazer a Libertadores-09 com 35 participantes mesmo, com uma fase preliminar mais enxuta, ao invés de redistribuir essas três vagas entre os outros países, seja por que critério for.

  • 6. Renato K.  |  25/11/2008 às 15:26

    Acabou o sorteio !

    Grupo 4:
    Brasil 1 *
    Defensor
    Colômbia 2
    Vencedor de Colômbia 3 x Peñarol

    Grupo 7
    Brasil 2 *
    Aurora (Bolívia)
    Boyacá Chicó
    Vencedor de México 3 x Univ. Chile

    Desculpem, mas só decorei o que me interessava – o resto o Impedimento conta pra vocês em breve ! asdfsdf

    * Notem que estou considerando a possibilidade de o Grêmio ser campeão ainda …

  • 7. Renato K.  |  25/11/2008 às 15:27

    Aliás, se der a lógica (SP campeão, Grêmio vice), o grupo do Grêmio vai ser A baba … E o SP pega dois colombianos e um uruguaio ou vice-versa.

  • 8. Daniel Cassol  |  25/11/2008 às 15:31

    Conmebol apoiando Burga:

    “Apoyar de manera irrestricta e integral lo actuado hasta el presente por el directorio de la Federación Peruana de Fútbol y, en especial, por su Presidente legítimamente electo, Dr. Manuel Burga Seoane, en todo lo relacionado a sus gestiones con las autoridades públicas de su país, con el fin de solucionar la actuación creada por el Instituto Peruano del Deporte.

    Promover todas las gestiones que se consideran pertinentes ante las autoridades gubernamentales del Perú, con el objeto de resolver a la mayor brevedad posible la suspensión dispuesta por la FIFA a nuestra Federación miembro, solicitando de parte de las mismas el cese de toda acción que conspire o impida respecto del normal desarrollo del fútbol peruano en todas sus expresiones o estamentos. ”

    Não à toa, Ricardo Teixeira estava na reunião.

  • 9. Arbo  |  25/11/2008 às 15:32

    primeira fase nunca foi problema pra ninguém…
    ops.
    ushuaia.

  • 10. Luís Felipe  |  25/11/2008 às 15:36

    Grêmio, pra variar, pegou uma papinha na primeira fase.

    É grupo para ser 1º dos 16. Resta saber quem será o 16º.

  • 11. fino  |  25/11/2008 às 15:38

    huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    arbo só na elegância!

  • 12. Arbo  |  25/11/2008 às 15:40

    aê! LF nos garantiu em segundo no brasileiro!

  • 13. Prestes  |  25/11/2008 às 15:41

    Cara, o cara que passar de Brasil 5 x Bolívia 3 pega LDU, Sport e Chile 2.

    Pra primeira fase é fueda.

  • 14. Prestes  |  25/11/2008 às 15:42

    Tenho que dizer q foi boa a flauta do Arbo.

    Mas alguém levou tunda na Colômbia e passou com as calças na mão contra o Cerro.

  • 15. Luís Felipe  |  25/11/2008 às 15:42

    Arbo, contra Ipatinga e Atlético MG são seis pontos garantidos.

  • 16. Junior  |  25/11/2008 às 15:44

    O pior (ou melhor) é que às vezes, a chave pode fazer a diferença. Em 2007, Inter e Grêmio fizeram o mesmo nº de pontos. Porém, o Inter ficou em 3º na sua chave e o Grêmio em 1º na sua chave.

  • 17. Luís Felipe  |  25/11/2008 às 15:44

    Arbo, contra Ipatinga e Atlético MG são seis pontos garantidos.

  • 18. Flávio  |  25/11/2008 às 15:45

    Bah, bailaram na 1ª fase em 1990, quando passavam três num grupo de quatro.
    Façanha que nós igualamos em 93…

  • 19. gilson  |  25/11/2008 às 15:46

    Olhe, num caso desses eu estou intransigente do lado do Estado Nacional. Vai se catar a Fifa querendo mandar no país dos caras. O mundo só pode estar doido. Torço pra que o episódio contribua pra enfraquecer essa máfia dos dirigentes de futebol e sua Federação.

  • 20. fino  |  25/11/2008 às 15:48

    O Pelaipe deve ter cheirado um strogonoff nessa viagem… se apaixonou pelo mamas, digo, bustos, e deixou por lá o blas perez… vacilator

  • 21. Arbo  |  25/11/2008 às 15:49

    pior q levar a tunda, Prestes, foi trazer o bustos

  • 22. Arbo  |  25/11/2008 às 15:50

    ó, o fino falou antes

  • 23. Prestes  |  25/11/2008 às 15:52

    uahsduhdushasuhdasuhd

    Eu ainda acho injustiça com o Bustos. Pode não ser lá muito bom. Mas era melhor que Patrício. E é mais jogador que Angelo e R. Lopes.

  • 24. Rudi  |  25/11/2008 às 15:53

    Prestes, eu – CANHOTO – sou mais lateral direito que o Angelo e o R. Lopes… JUNTOS

  • 25. Carlos  |  25/11/2008 às 15:57

    Sem sacanagem…MESMO, SÉRIO.
    Mas essa história do inter (ou do Fluminense) ir pra Liber-09 é brincadeira…
    A liber virou uma baita palhaçada…antes era o 1º e o Vice…e o campeão da C. Brasil…e deu pra bola…hoje em dia querem botar 34932489 argentinos, 123493240 Brasileiros…Porra…Malditas Toyotas e Santanderes da vida…

    Se querem “esquentar” a SulAmericana…não é assim…acho q o Inter tá fazendo o certo…tá dando a devida atenção a competição q tá disputando, valorizando, coisa e tal…mas querer vaga na Liber ganhando a Sula é forçar a barra…acho até q pra muito colorado isso ficaria meio vergonhoso…

    Pronto, podem espinafrar geral agora…

  • 26. Arbo  |  25/11/2008 às 15:57

    Luís DINAH Felipe, e o que ocorrerá nos dois embates do sp?

  • 27. Carlos  |  25/11/2008 às 15:58

    #22

    Prestes: Desiste…o Bustos NÃO JOGA NADA.

  • 28. Cassol  |  25/11/2008 às 15:59

    Eis os grupos.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Libertadores/0,,MUL875318-9851,00-TACA+LIBERTADORES+DE+DEVERA+TER+DOIS+BRASILEIROS+NO+MESMO+GRUPO.html

    Quem for vice do Brasileirão terá a vida mansíssima.

  • 29. Rudi  |  25/11/2008 às 15:59

    Carlos, penso assim… se quer valorizar a sula… BOTA DINHEIRO

  • 30. Arbo  |  25/11/2008 às 16:04

    cassol, o Renato K. já deu a barbada e o LF confirmou o Grêmio de vice.

  • 31. Luís Felipe  |  25/11/2008 às 16:07

    bah, eu acho muito brabo o SPFC não fazer 2 pontos em 6.

    o improvável eles já fizeram, ficando todo esse tempo sem perder de ninguém.

    se acontecer um desastre com eles, o Grêmio é campeão, pois não poderia ter adversários mais fáceis nesse final de certame.

  • 32. André  |  25/11/2008 às 16:11

    A merda dessa história toda do Peru são as pessoas se matando para discutir os critérios para um time ser CONVIDADO.

  • 33. Carlos  |  25/11/2008 às 16:12

    SP empatará com Flu e perderá pro Goiás…UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • 34. Prestes  |  25/11/2008 às 16:14

    Carlos, é melhor que Paulo Sérgio, Patrício, Angelo e Ricardo Lopes.

    O que não significa que jogue alguma coisa.

  • 35. fino  |  25/11/2008 às 16:19

    Sei não hein Prestes… o Patrishow marca muito mais que o bustos e duas vezes por mes alça umas bolas na pequena área.

    O Bustos só bate falta. Só isso. Nada mais.

  • 36. Rudi  |  25/11/2008 às 16:21

    cara, minha definição futebolíscita (inclusive por posicionamento, estilo de jogo, “dirtyness” e tudo mais)

    sou um Neto sem griffe

  • 37. fino  |  25/11/2008 às 16:22

    ouvi na rádio hoje que o jogo do São Paulo x Goiás poderá ser realizado no ENGENHÃO??????????????????????

  • 38. Rudi  |  25/11/2008 às 16:23

    sim, o SPFW quer economizar estrada pros seus torcedores… ou algo assim

  • 39. Prestes  |  25/11/2008 às 16:23

    “o Patrishow marca muito mais que o bustos”

    Vide La Bombonera 2007?

  • 40. Prestes  |  25/11/2008 às 16:24

    Marcou um golaço de cabeça mesmo.

  • 41. Carlos  |  25/11/2008 às 16:24

    fino: parece q foi vetado…vai ser em Brasilia…mas depende do resultado de domingo…

    Agora…palhaçada…dois jogadores comprados pela Traffic vão jogar contra o Palmeiras (dois do Vitória)..
    E SP e Goiás negociando onde vão jogar a última rodada…antes da penúltima….
    Futebol é o fim da várzea mesmo…

  • 42. Francisco Luz  |  25/11/2008 às 16:25

    Vai ser no bezerrão, em BSB.

  • 43. Carlos  |  25/11/2008 às 16:26

    “Carlos, é melhor que Paulo Sérgio, Patrício, Angelo e Ricardo Lopes”

    Nossa…porra, Prestes…Bota essa turma toda num liquidificador…não sai nem um sabão…

  • 44. fino  |  25/11/2008 às 16:29

    Prestes, seu mau caráter, pra que lembrar esse jogo? Pra que?????

    sdgsghghsgh

  • 45. Prestes  |  25/11/2008 às 16:34

    “Nossa…porra, Prestes…Bota essa turma toda num liquidificador…não sai nem um sabão…”

    Sim, cara, por isso disse que o Bustos foi injustiçado. O Bustos fazia tabelas, dava passes pra gol. E dava umas ratiadas tb, tinha aquela coisa de jogador colombiano de ser muito cabisbaixo, falhava na defesa muitas vezes. Mas jogava. Pouco, mas jogava. E não teve sequência nem no Grêmio nem no Inter. Se fosse por que contrataram o Cicinho tudo bem. Mas pra botar essas merdas não dá. No Grêmio botaram o cara na esquerda. Aí é foda. Traz um cara com mercado e deixa o cara escantiado. Pô deixa o cara jogar uns dois jogos mais ou menos e despacha pra Portugal então.

  • 46. Arbo  |  25/11/2008 às 16:39

    tbm sou mais o Pat.
    já q estamos nesse nível.

  • 47. Francisco Luz  |  25/11/2008 às 16:40

    Então chama de volta o ENCISO e improvisa ali.

  • 48. Cassol  |  25/11/2008 às 16:50

    Enciso está feliz com o seu Lava Rápido em Luque, pauta que pretendo fazer para ganhar o Prêmio Esso para o Impedimento.

  • 49. Arbo  |  25/11/2008 às 16:51

    pô, visitarei. meus sogros moram em luque. passarei o natal/ano novo no parágua.
    onde encontro o arce em asunción, cassol?

  • 50. Prestes  |  25/11/2008 às 17:09

    Enciso na direita deu certo.

    Mas ESPÍNOLA na esquerda foi a radicalização do improviso.

  • 51. joão carlos  |  25/11/2008 às 17:15

    1. sobre os grupos da liber: nossa, COMO EU QUERO SER VICE do brasileirão… asdhlkglkasdnfa sifuder..

    2. por um acaso quem tá dando como CERTO o vice do gremio são os mesmo que davam o titulo como certo? DESCONFIO. capaz até de ficar fora da liber, então…

  • 52. Prestes  |  25/11/2008 às 17:20

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL875461-9865,00-FLA+TAMBEM+SE+MOVIMENTA+EM+BUSCA+DE+VAGA+EXTRA+NA+LIBERTADORES.html

    Comé que vão pedir pros jogadores correrem na preleção???

  • 53. Renato K.  |  25/11/2008 às 17:48

    João Carlos #Umaboaidéia: se não fosse pelo fato de o meu time ter enormes chances de ser campeão [humildade mode on], eu torceria mesmo pra ser vice. Puta grupo baba.
    E o Grêmio fora da Libertadores é virtualmente impossível. Só se chovesse a cântaros em, sei lá, Santa Catarina?
    Ops.

  • 54. Gabriel R.  |  25/11/2008 às 17:50

    O Peru ta fazendo parte da ceia de natal de todo clube brasileiro, só falta o Ipatinga tecer uma tese para que possa ficar com uma das referidas vagas.

    Uma coisa q nao entendo eh o fato de se abrir 3 vagas e existir a pre-libertadores… da a vaga presses caras.

    Daqui a pouco vai ter até time panamenho querendo a vaga do peru.

  • 55. Arbo  |  25/11/2008 às 17:58

    não me deixem rir sozinho
    http://coisasdeidiota.blogspot.com/2008/11/prmio-post-mais-idiota-de-novembro.html

  • 56. Felipe catarina  |  25/11/2008 às 18:16

    é mais do que óbvio que sem os 3 peruanos, 3 times da Pré-Libertadores deveriam se classificar diretamente…

  • 57. mardruck  |  25/11/2008 às 18:37

    Devia se classificar o Bahia, o Bangu e The Strongest.

    Por que? Porque eu quero.

  • 58. André  |  25/11/2008 às 18:39

    Mas tem uns 10 times na pré-libertadores, qual deles vai se classificar diretamente?

  • 59. dante  |  25/11/2008 às 18:48

    pega esses 10, faz um TORNEIO e dá as vagas pros 3 primeiros, pronto.

    aí o campeão já aproveita e faz um DVD pra descolar uns COBRES.

    ushuaia.

  • 60. EGS  |  25/11/2008 às 21:33

    Eu filmo, tu edita e NÓIS FATURA, Dante.

    JÁ ERA.

  • 61. Rudi  |  25/11/2008 às 21:45

    divulgação aqui

  • 62. guihoch  |  26/11/2008 às 08:05

    pode até parecer chorohoch, mas juro que não, nem incoerência, mas mudei de ideia,prefiro libertadores e mundial, em detrimento ao brasileirão, pois esta nova configuração com baruerie são caetano denigre a coisa, gremio vice do brasileirão, perdendo para o seu proprio time na reta final,porem com caminho mais facil para o tri da libertadores e o bi mundial, tenho dito.

  • 63. Felipe catarina  |  26/11/2008 às 08:27

    André, pelos mesmos critérios que fazem o Brasil e a Argentina terem cinco times enquanto os outros têm três: que se classifiquem os times dos países mais bem ranqueados.

  • 64. Paulo Sanchotene, RS  |  26/11/2008 às 09:42

    Tchê, eu tenho uma notícia DESAGRADÁVEL.

    Um dos jogos em comemoração ao centenário do Internacional seria uma partida das Eliminatórias. Justamente Brasil x Peru, em abril! Com a suspensão, o evento está cancelado…

  • 65. Francisco Luz  |  26/11/2008 às 10:08

    Bah, verdade.

    Ainda bem. Não quero CBmáFia no meu aniversário.

  • 66. dante  |  26/11/2008 às 12:41

    chico tem razão: finalmente vamos lucrar com essas vagas perdidas pelo peru.

    mas podia rolar um AMISTOSO inter x seleção peruana pra LIMPAR A CAGADA que o piffero tá fazendo [essa história de PRESSIONAR O PERU kjadjkasd].

    [é piada]

    [mas é sério]

    sfalçkdslçkdskdsf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: