Peru se agita para ajeitar a situação
19/11/2008 at 15:30 Daniel Cassol 25 comentários
Anunciado como o Dia D para a situação do futebol peruano, a próxima sexta (21) tem tudo para se enquadrar entre aqueles momentos históricos como a Batalha de Itararé: aquela que não houve. Pelo menos é o que se DEPREENDE da movimentação das peças do xadrez da cartolagem no Peru.
A Fifa estipulou o dia 21 como prazo final para que o governo de Alan García reconheça a Manuel Burga como presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF). Tanto o governo quanto a federação, no entanto, já solicitaram prorrogação deste prazo.
Ontem, a Agência Andina noticiou que a FPF enviou carta ao comitê executivo da Fifa, solicitando um prazo maior para solucionar a querela com o Instituto Peruano de Desportos. Na sexta passada, o IPD já havia enviado pedido semelhante, solicitando 30 dias “para que se permita la elaboración de un programa de acciones viables que contribuyan a dar solución a los inconvenientes legales que afronta actualmente la FPF, tal como fueron informados el 5 de noviembre del presente año (2008)”.
Não encontrei informações sobre que seria este “programa de ações viáveis”, mas uma das medidas que propõe Arturo Woodman, presidente do IPD, é que os clubes profissionais tenham mais peso na eleição do presidente da Federação Peruana. Hoje, são as Ligas Departamentais que possuem mais poder de fogo, informa o site Peru.com.
Woodman, presidente do IPD (Foto: Peru.com)
O IPD não reconhece Burga como presidente da FPF por considerá-lo inabilitado, até 2013, por não ajustar os estatutos da entidade à Lei do Esporte. Burga também já foi acusado de MAUS TRATOS com o dinheiro da Federação. A Conmebol e a Fifa dizem que há ingerência governamental sobre o futebol. Woodman rechaça a tese, uma vez que o problema de Burga é com a Justiça e com a Superintendência Nacional de Registros Públicos (Sunarp), que ainda não havia entrado na história.
Aliás, um outro ATOR neste processo é a Associação Desportiva do Futebol Profissional (ADFP), que congrega os clubes peruanos, que seriam logicamente os mais prejudicados caso a FPF fosse desfiliada da Fifa, impedidos que seriam de participarem das competições internacionais. Foi por pedido da ADFP que o governo peruano, pelo IDP, enviou a cartinha para a Fifa.
Enquanto isso, apesar de solicitar prazo para a Fifa e anunciar um programa de ações para ajeitar a situação, Arturo Woodman vem afirmando que “no ha dado un paso al costado”, segundo o Peru.com.
“El tema es que la Federación tiene problemas con el Poder Judicial y con la Sunarp, que no lo registra. Con nosotros no tiene ningún tema pendiente, porque no lo hemos castigado. Él doctor (Manuel) Burga a apelado ese castigo y eso ya lo ve el Poder Judicial”, acotó.
Hoje, no Correio do Povo, Hiltor Mombach traz um jornalista peruano acreditando na possibilidade de a Fifa conceder tal prazo. É bem possível. Por outro lado, pelo que ouvi nas rádios de Porto Alegre, os dirigentes do Internacional estariam confiantes na mudança na Sul-Americana ainda este ano, dando vaga na Libertadores para o campeão.
Minha conclusão? Continuar fuçando.
Um abraço,
Daniel Cassol
Entry filed under: Libertadores, Pela América, Sul-Americana.
1. Rudi | 19/11/2008 às 15:34
n]ão vai dar em nada
2. Prestes | 19/11/2008 às 15:40
Vale ressaltar a dignidade do poder público peruano em mexer neste vespeiro que são as federações esportivas.
3. Bruno | 19/11/2008 às 16:06
Totalmente off-topic, mas o título do post gera um duplo sentido (vulgo TROCADALHO DO CARILHO) que vou te dizer… :o)
4. Arbo | 19/11/2008 às 16:08
intenção, se chama, Bruno.
5. Menezes | 19/11/2008 às 16:08
ai dorinho
6. Tiago Medina | 19/11/2008 às 16:12
imbróglio
7. charly garcia (puerto madero) | 19/11/2008 às 16:16
“Hoje, no Correio do Povo, Hiltor Mombach traz um jornalista peruano acreditando na possibilidade de a Fifa conceder tal prazo.”
cassol, como é o nome desse jornalista peruano? LUCHO alguma coisa?
8. Menezes | 19/11/2008 às 16:25
http://www.twitter.com/impedimento
9. Menezes | 19/11/2008 às 16:27
ME NEGO e dar atenção a Monbach
10. izabel | 19/11/2008 às 16:43
ahhahahahaha
que TÍTULO É ESSE?
nem vou ler o artigo.
11. Arbo | 19/11/2008 às 16:44
meu conhecimento sobre twitter não vai mto além do q deu na zh esses dias, mais intuo do q sei… pode dar uma rápida explicadinha, menezes, usando como exemplo esse do impedimento, antes q eu tenha mais uma login na vida (se bem q acho q nem precisa-precisa)
12. Junior | 19/11/2008 às 16:47
Na Olimbosco (Olimpíada do col. Dom Bosco, o nome é ridículo, eu sei) a minha turma foi sorteada para representar o Peru. Foram feitos todos os trocadilhos possíveis e imaginários, rsrsrs.
13. Arbo | 19/11/2008 às 16:51
em off…
“Léo tem pena reduzida e Réver e Morales são absolvidos no STJD”
14. guihoch | 19/11/2008 às 16:54
alguem viu isto, dia 7 a coisa vai descambar?
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL867525-9868,00-O+GREMIO+SE+OMITE+DE+TUDO+O+QUE+ACONTECE+DIZ+MAE+DE+TORCEDOR+BALEADO.html
15. fino | 19/11/2008 às 16:55
2minutos pra falarem que a teoria da conspiração não existe e o AK mandar 3 HECTARES de links contrariando o padre.
16. guihoch | 19/11/2008 às 17:08
puta chororô, caralho!, a tres dias é isto
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Vitoria/0,,10072,00.html
17. guihoch | 19/11/2008 às 18:02
Os erros do homen são seus portais para a descoberta
http://www.googlwe.com.br/handcrafted2.asp
bahbahbahbahbahbahbahbahbahbahbah
18. dante | 19/11/2008 às 18:31
“Muitos companheiros de torcida visitam o filho no HPS. As conversas entre eles deixam claro: há uma guerra de torcidas atrás do espetáculo das avalanches. Ana alerta que a Máfia buscará vingança, com data marcada: 7 de dezembro, no último jogo do ano, contra o Atlético-MG.”
então tá, né.
continuem.
19. Gralha | 20/11/2008 às 07:40
Minha conclusão: não vai dar em nada.
ô Menezes, explica pra mim também esse Twitter…
20. Tiago | 20/11/2008 às 08:15
Monbach: Maior falastrão e cachaceiro que existe no jornalismo esportivo! Gremista corno…
21. Gustavo | 20/11/2008 às 09:36
O Mombach não é gremista nem em Porto Alegre nem em Garibaldi…
22. Paulo Sanchotene, RS | 20/11/2008 às 10:00
Briga de torcidas vem de longa data
Falei com alguns amigos que estão desde o começo na Geral e são influentes lá. O caso é tão cabeludo que me pediram pra mantê-los no anonimato. Segundo eles, essa rixa vem de longa data. ANTES do surgimento da Geral. Mas vamos por partes.
Aqueles que frenquentam o Olímpico a mais tempo lembram que tínhamos diversas torcidas organizadas que eram afilhadas das diretorias do Grêmio: Torcida Jovem, Super Raça Gremista, Garra, Máfia, Máquina Tricolor, e por aí vai. Naquele tempo eu já sabia que a Máfia era boca-braba pra caraio e que só tinha integrantes expulsos das outras torcidas. Tanto que eles eram só uns 40, mas nenhuma outra organizada se metia com eles.
No final dos 90 e início dessa década, as duas que ainda tinham um bom número de associados eram a Jovem e a Super Raça e elas adoravam brigar entre si. Tanto que tinham músicas que provocavam a outra e invariavelmente quebravam o pau.
Nessa época, a Jovem tinha acordos de parceria com torcidas de outros times e uma delas é a IMPÉRIO, do Coritiba, que estava presente no último domingo.
Incomodados com as constantes brigas, forma profissional de administração da Jovem, e porque queriam somente torcer pelo Grêmio, alguns membros saíram e criaram a Geral, no início chamada de Alma Castelhana.
A Geral cresceu e ganhou força enquanto as organizadas perderam integrantes e até os subsídios das diretorias. As torcidas organizadas ficaram tão isoladas que foram se extinguindo, só que as rixas continuaram.
Não lembro quando a SRG deixou de funcionar, mas em 2006 a Torcida Jovem fechou. E os integrantes remanescentes da TJ entraram na Geral de olho no dinheiro que poderiam ganhar com os ingressos e ônibus disponibilizados pela diretoria Tricolor. Afinal, era isso que os mantinha na Jovem. Como a Geral tem uma hierarquia informal e não é uma organizada, foi fácil se infiltrar na “diretoria” e começar a dar pitaco nas decisões.
Lembram quando o Roger comemorava gols com os punhos cruzados e os dedos médios estendidos? Influência dos ex-TJ, porque – repito – a Geral surgiu querendo torcer única e exclusivamente pro Grêmio, sem qualquer tipo de característica de uma organizada, principalmente no que se refere a fazer parcerias com torcidas de outros times.
E não pensem que o tão citado “presidente” da Geral, o Alemão, tem algo a ver com isso. É que, devido ao tamanho e a falta de organização (vejam a ironia), a coisa saiu do controle. Tanto que teve o episódio da Geral tomar partido na eleição e essa história de “torcedores profissionais”, contratados para estar 24h por dia à disposição da torcida.
Foi tudo isso que incomodou alguns geraldinos, que resolveram criar a Geral Independente, tentando recuperar o espírito inicial da Alma Castelhana. Mas esses poucos foram logo se juntar com o pessoal da Máfia! E, não sei se vocês repararam, mas já faz alguns jogos que a TJ voltou a ocupar um espaço das arquibancadas e isso deve ter incomodado os ex-SRG.
No domingo alguns torcedores da Império vieram de avião, chegando antes dos ônibus que tinham saído de Curitiba e se encontraram com integrantes da Geral (ex-TJ), na sala que eles mantém no Olímpico. Tudo na paz. Esses coxa-brancas e alguns torcedores da Geral (ex-TJ) foram receber os ônibus dos visitantes e aí começou o problema do dia.
A Máfia, junto com alguns dissidentes da Geral e outros ex-Super Raça nunca se deram com o pessoal da Império e partiu pra briga com os geraldinos (ex-TJ) e pessoal da Império. A briga terminou assim que a Brigada deu um jeito nos ânimos.
Durante o jogo, esses elementos truculentos ficaram convocando todos da Geral para depois do jogo acertar as contas com o pessoal da Máfia. E foi o que fizeram, mesmo sem o consentimento dos fundadores e antigos líderes.
O resto eles não souberam me contar porque foram embora ao final do jogo. Mas me garantiram que a Polícia sabe quem está envolvido e não faz nada porque não pode ou não quer (o que é pior ainda).
É uma pena que uma das melhores coisas que surgiram no cenário nacional do futebol possa estar com os dias contados por culpa de um bando de imbecis.
Postado por Minwer (Grêmio Libertador)
23. Prestes | 20/11/2008 às 13:30
Não tem jeito, cara. Pros caras poderem continuar dizendo que não sabem de nada, que não tem nada a ver com a Geral, tem que registrar todo mundo na torcida e não registrar os que fazem rolo, expulsando depois os que fizerem. Aí ninguém mais vai cometer esse “erro” de acusar “injustamente” a Geral.
O que não pode é ter sala, subsídios, vender artigos, e não ter qualquer registro.
24. Sanchotene | 20/11/2008 às 15:21
Também sou contra qualquer apoio formal e/ou material do clube. Já querer se organizar é do direito de a cada um…
25. Cassol | 20/11/2008 às 19:42
Se alguém ainda se interessar sobre o assunto:
Conmebol decidirá el 24 de noviembre si deja fuera de la Libertadores a clubes peruanos
http://www.andina.com.pe/Espanol/Noticia.aspx?id=4O7579P9kcM=
Universitario responsabilizaría a Burga si Conmebol los deja fuera de la Libertadores
http://www.andina.com.pe/Espanol/Noticia.aspx?id=zYveBejaKgM=