Exclusivo: Sul-Americana deve levar à Libertadores ainda em 2008
09/11/2008 at 23:24 Daniel Cassol 261 comentários
Não será surpresa se a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciar, antes de quarta-feira, a destinação de vagas na Copa Libertadores de 2009 para o campeão da atual edição da Copa Sul-Americana – ou até mesmo para os dois finalistas. A entidade estaria sendo pressionada pela patrocinadora para esquentar a competição na reta final. Falando ao Impedimento, o dirigente do Internacional Fernando Carvalho afirmou: “A gente está contando que vá acontecer”.
A história desta matéria começa com uma dica que nos foi passada pelo Milton Ribeiro, nosso colaborador. A origem da fonte e os detalhes da informação nos levaram a acreditar que tudo tinha um certo fundamento.
Em resumo, esta fonte, ligada a importante dirigente do futebol brasileiro, disse que a Nissan estaria extremamente descontente com o desprezo de alguns clubes para com a competição patrocinada pela empresa. Por isso, estaria pressionando a Conmebol para esquentar a Sul-Americana nesta reta final. A entidade, de acordo com a mesma fonte, estaria por anunciar, antes do início da disputa das semifinais, que a competição levaria à Libertadores já nesta edição de 2008.
Fomos averiguar.
Telefonamos para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto. Ele estava em São Paulo, no Palestra Itália, pronto para assistir a Palmeiras x Grêmio. Falamos da informação que tínhamos e ele respondeu: “Existe um projeto lá dentro, para tentar salvar o torneio, mas isso seria para o ano que vem”. Ele negou que a vaga na Libertadores seria garantida já nesta edição. “Eu seria o primeiro a saber”, afirmou.
Avançando na conversa, falei da informação de que os patrocinadores estariam pressionando para que a mudança ocorresse agora. Noveletto passou a falar com um colega ao seu lado que, depois saberíamos, era Marco Pólo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e membro do Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
De volta ao telefone, Noveletto confirma que haveria uma pressão para que a mudança ocorresse já nesta edição: “As pessoas estão pedindo, mas isso não foi discutido. Ele [Del Nero] te dá certeza que não”.
Para confirmar de novo, perguntei se eram os patrocinadores que estavam pressionando, ao que Noveletto respondeu: “Os patrocinadores, mas até o momento não foi discutido isso. É um projeto para tentar salvar. Mas para essa edição, não vai acontecer.”
Com a negativa de Noveletto e de Del Nero, que é da comissão executiva da Conmebol, procuramos o ex-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, atual assessor de futebol do clube.
Telefonamos para ele após a vitória do Internacional sobre o Ipatinga, neste domingo. Resumimos a informação e perguntamos se ele sabia da possibilidade de a Conmebol anunciar a novidade já nesta semana.
“Eu não tenho informação, mas há 60 dias nós fizemos uma postulação para que isso acontecesse”, respondeu.
No dia 30 de agosto, o Correio do Povo noticiou que a Conmebol estava “estudando a inclusão dos dois finalistas da Copa Sul-Americana na Libertadores 2009”. A matéria do jornal ainda dizia que a entidade estava sofrendo “pressão dos patrocinadores” da competição, que estaria sendo “depreciada principalmente pelos clubes brasileiros, que estão, em sua maioria, usando equipes reservas no torneio”. Ou seja, nada diferente do que a fonte informou.
Nosso diálogo com Fernando Carvalho seguiu. Perguntamos se a decisão da Conmebol ao pleito do Internacional já havia saído.
“Eles ficaram de decidir. Não decidiram ainda. Estão por decidir”, respondeu Carvalho.
Retrucamos dizendo que, então, a decisão deveria sair por agora, já que as semifinais começam na quarta-feira. A resposta: “Exatamente, agora.”
Se Fernando Carvalho confiava na decisão positiva da Conmebol?
“Eu acho que pode acontecer.”
Questionamos se, caso isso acontecesse, não seria uma mudança de regra no meio do jogo, ao que Carvalho respondeu com uma tese que ainda não nos havia ocorrido.
“O time pode ser convidado, não é mudança de regra.” Ou seja: de acordo com o dirigente, a Conmebol poderia optar por convidar o(s) time(s) para a disputa da Libertadores do ano que vem, como faz com os clubes mexicanos.
Se Carvalho acha que isso pode ocorrer?
“Eu acho que há essa possibilidade e a gente está contando que vá acontecer.”
Pois bem.
Nossa apuração contou até com telefonema para a sede da Conmebol, no Paraguai, que foi atendido por um segurança do prédio que não sabia informar o telefone de ninguém. “Soy de la área de seguridad, señor”, desculpou-se.
A informação parece muito quente e, inclusive, já foi aventada pela grande imprensa. Só que as informações surgidas em agosto nunca tiveram desfecho. Francisco Noveletto e Marco Pólo Del Nero negam veementemente, mas o que fariam juntos em São Paulo neste domingo? Apenas acompanhando o jogo decisivo?
Por outro lado, Fernando Carvalho poderia simplesmente estar lançando mão de um artifício político, sugerindo a possibilidade de decisão positiva da Conmebol como forma de pressionar a entidade, mas usaria logo o Impedimento para isso? Experiente, bem informado e influente, não gastaria seu otimismo se tal possibilidade não fosse, de fato, quente.
A conferir.
Daniel Cassol
Entry filed under: Libertadores, Sul-Americana.











1. Marco Paniagua | 09/11/2008 às 23:31
Tá né?
2. Anonimo | 09/11/2008 às 23:41
Qua qua qua qua…q ridiculo…papel ridiculo do F. Carvalho. Tentando apagar um ano que é um FIASCO com essa pseudo informação…e mesmo entrando, é o fim da várzea…um “torneio” onde Boca e River entraram na terceira fase, é o fim total e completo da várzea.
3. Monllor | 10/11/2008 às 00:17
O Impedimento sempre dando o furo (piada pronta, fracassei).
Excelente texto, inclusive, poderiam mostrá-lo texto nas aulas dos cursos de comunicologia (UNGARETTI, 2007). Ctrl.c Ctrl.v virou demode.
4. cassiano | 10/11/2008 às 00:33
bah, lemantavel…
vao ficar entre os 4 primeiros do brasileirao e tomar vergonha na cara!
um time milhonário e nem pra ficar entra os 4 primeiros!
5. Juninho Inter | 10/11/2008 às 00:34
Mais que justo, CHUPA GAYMIO.. CONMEBOL AGIRIA BEM COM CERTAS EQUIPES QUE NAO VALORIZAM O TORNEIO. SHUAHUASHUHUS
6. Ernesto | 10/11/2008 às 00:56
Primeiro de Abril ?
7. Ernesto | 10/11/2008 às 00:59
se bem que ia ser estileira
8. Francisco Luz | 10/11/2008 às 01:15
No mundo ideal, ganhamos a Sul-Americana, isso se concretiza (que me parece certo, pelo que se conhece de Del Neros e afins) e o Grêmio é quinto no Brasileiro.
Mas como não vivemos em um mundo ideal e Marcos tenta fazer gols de cabeça aos 29 do segundo tempo, o Inter é capaz de perder pro Chivas e o São Paulo botafoguear.
Usuhuaia partindo logo. A gasolina já está estocada.
9. Caue | 10/11/2008 às 01:43
Acho justo, mas, Inter à parte, só foderia ainda mais a credibilidade deste torneio mudar as regras do jogo com a carruagem pra lá de andando…
PS: “Mais que justo, CHUPA GAYMIO.. CONMEBOL AGIRIA BEM COM CERTAS EQUIPES QUE NAO VALORIZAM O TORNEIO. SHUAHUASHUHUS”
Esse é o tipo de comentário que se vê em todo blog de futebol sem filtro de comentários, exceto (miraculosamente) no impedimento. sugiro um pito ou uma democrática exclusão sumária
10. Cristian | 10/11/2008 às 02:29
Justíssimo. Veja que comentários contrários são de torcedores que já viram seus times eliminados e que caso ainda estivessem participando adorariam tal vaga. Valoriza a competição e não muda regulamento nenhum. Embora eu ache que isso só irá acontecer na próxima edição.
11. Vitor VEC | 10/11/2008 às 02:52
Bueno, em nome da justeza da disputa, todas as regras devem ser conhecidas antes das competições. Mas exemplos históricos desmentem este fato.
Afora isso, não vejo maior problema com a Suda. É o segundo torneio da América, qual o problema? Todo mundo precisa obrigatoriamente lutar pela Liber? Acho que não.
Taí a UEFA e o Milan que não me deixam mentir.
Ademais, o pessoal do San Lorenzo venera a taça conquistada. Perguntem pro D’Alessandro, pro Saja e pro Herrera. Todos eles colocam no seu currículo que são campeões da Suda.
12. Alessansdro Martinelli | 10/11/2008 às 04:11
Gremistas , ficam de boca calada porque o time de vcs é podre, não vai ganhar nada! está mostrando o valor que tem a SUl american , bem feito para os burros que não quiseram levar a sério um campeonato tão importante como a libertadores!
e vcs vão ficar fora do g4 ainda ! esperem só e verão
13. Sanchotene | 10/11/2008 às 06:47
Se acontecer com o co-irmão, eu o parabenizaria. E torceria por um Gre-Nal na TLA09. Se nunca os desclassificamos em mata-mata fora do Gauchão, o Centenário seria uma belíssima oportunidade…
14. Sanchotene | 10/11/2008 às 06:50
E Juninho e Martinelli completamente TRANSTORNADOS.
Também pudera, eliminam o Boquita na quinta, enquanto o Grêmio seguia ladeira abaixo. Eram só alegria.
Depois de ontem, sentiram a água bater DE NOVO na bunda…
15. moe | 10/11/2008 às 07:22
Últimas informações dão conta que Fernando Carvalho jantou com Joseph Blatter ontem. Semi-finalistas da SUDA iriam direto pra tóquio…
Mais um post pra não terem que falar da rodada do Brasileirão?
Ou é um post-motivacional patrocinado pelo pastor Tite?
16. Rudi | 10/11/2008 às 07:37
Por ser torcedor acho bom
Mas pela clareza das coisas, acho que deveria valer só a partir do ano que vem
Aguardemos
17. Monllor | 10/11/2008 às 07:42
#15 “Ou é um post-motivacional patrocinado pelo pastor Tite?”
Denuncia.
18. joão carlos | 10/11/2008 às 07:49
boa idéia, pena q só cogitaram essa possibilidade agora, bem na finaleira… imaginem o BOTAFOGO tendo a chance de jogar a libertadores sendo VICE de uma competição…
no mais, se for jogo político pro inter, que tem time pra levar essa taça, poder jogar a liber no ano do centenário – e der certo, isso só mostra quão RIDÍCULA é a capacidade “lobbística” da direção tricolor…
sério, é bom a gente GANHAR esse campeonato…
19. joão carlos | 10/11/2008 às 07:51
bah, moe pegou pesado com a ImpedCorp™
20. meneghetti | 10/11/2008 às 07:59
O gremio não gostaria dessa decisão, pois se desclassificaria de novo tendo o Inter neste campeonato, pois se tornaram fregueses do Colorado, ainda mas se tiver grenal logo no inicio…
21. Álisson | 10/11/2008 às 07:59
Esse post será uma choradeira sem fim, de parte a parte.
No mais, concordo com o Rudi. Como colorado acho do caraleo. Mas, pelo certo, deveria valer para o ano que vem.
22. dante | 10/11/2008 às 08:00
VEC lúcido, como sempre.
23. Luís Felipe | 10/11/2008 às 08:03
#6,
também fiquei esperando o primeiro de abril.
#11,
falou tudo. Eu particularmente sou contra qualquer virada de mesa, inclusive esta.
parabéns pela apuração, Cassol – mas acho brabo que venha a ocorrer, sinceramente.
24. Otávio Niewinski | 10/11/2008 às 08:08
Minha dúvida é: se houvesse mesmo essa possibilidade, o Palmeiras iria com reservas contra o Argentinos Juniors?
25. Vitor VEC | 10/11/2008 às 08:09
Afora a citação de Herrera e D’Alessandro como campeões da Suda, talvez.
Mas esta poderá ter sido uma PREVISÃO!
Até dezembro saberemos sobre o colorado; o corinthiano terá de aguardar sua vez.
No mais, pra mim, PRA MIM!, como sempre:
O Estudiantes DEVERÁ ser o campeão.
Verón PRECISA levantar uma taça. E será fora de casa obrigatoriamente.
Pena que se a decisão for no Beira-Rio, não poderei estar presente ao JOGO DO ANO em Porto Alegre.
26. valter | 10/11/2008 às 08:14
QUE VERGONHA A MACACADA ESTA A MENDIGAR UMA VAGA NA LIBERTA VÃO CRIA VERGONHA MACACADA E JOGAR FUTEBOL
27. valter | 10/11/2008 às 08:16
QUE PALHAÇADA PAREÇE QUE A COMEBOL VAI DAR 2 VAGAS PARA A LIBERTA ATRAVES DA COPA LUPI MARTINS DALHE CERAMICA
28. valter | 10/11/2008 às 08:16
EI INTER VAI TOMA NO CU
29. valter | 10/11/2008 às 08:17
COPA DO BR PRA VCS E GAUCHAO
30. Luís Felipe | 10/11/2008 às 08:19
Caue, reclama agora dos comentários…
31. Álisson | 10/11/2008 às 08:23
Gremista quando ganha é um horror. É macacada pra lá, timinho pra cá, imortalidade, copero e peleador, sem falar no CAPS LOCKISMO SEM FIM.
32. Serramalte Extra | 10/11/2008 às 08:27
Post lunático atraiu comentários lunáticos…
33. Maurício | 10/11/2008 às 08:34
antes do jogo, a conversa dos gresmistas é sempre humildade, raça, superação, coitadinho de mim, times milhonários do eixo, bla bla bla bla.
depois, é essa loucura aí, hshshshssshs.
34. fino | 10/11/2008 às 08:34
esse Fernando Carvalho é o capeta
35. Andre | 10/11/2008 às 08:38
o maior medo do gremio é o inter na libertadores de 2009.
…. 4 4 4 4 4 4 4…. esse numero lembra algo as gazelinhas??
36. Serramalte Gazelinha | 10/11/2008 às 08:42
Lembra, andré… é o número de times que se classificam para a Libertadores pelo Brasileirão…
37. Sanchotene | 10/11/2008 às 08:44
E as discussões TERCEIRA SÉRIE começaram!
38. Francisco Luz | 10/11/2008 às 08:44
Sugiro fechar os comentários.
39. Anônimo | 10/11/2008 às 08:46
Post lunático atraiu comentários lunáticos…[2]
40. Cassol | 10/11/2008 às 08:47
Algumas pessoas estão afirmando, nas comunidades do Orkut que linkaram essa história: “não dá para acreditar em blog”.
Apenas percebam que o blog, apesar de anunciar a possibilidade de que tal fato venha ocorrer, na verdade, apenas seguiu os passos de uma pista, falando com três importantes dirigentes do futebol brasileiro – e com o segurança do prédio da Conmebol, claro.
Eu não sei, mas aquela notícia de agosto ainda não teve desfecho. Penso nisso, apenas.
Os comentários mais ofensivos serão apagados, como a gente faz por aqui. Evitemos nomes como “gaymista”, “gazela” e “macaco”, para a melhor convivência entre os co-ermãos.
41. Patrick | 10/11/2008 às 08:48
Post lunático atraiu comentários lunáticos…[2]
42. fino | 10/11/2008 às 08:49
N-E-G-O-C-I-A-T-A
43. Serramalte Extra | 10/11/2008 às 08:50
Agora tou imaginando: imagina se essa vaga “cai do céu” mesmo, e o Inter ganha a Copa. O Adenor se consagra e renova até 12/2009, dupla Gre-Nal joga o ruralito com os reservas e todos teríamos que ouvir um monte de baboseiras sobre a Recopa, única possibilidade real de título do Inter no centenário nesse cenário…
44. Rudi | 10/11/2008 às 08:50
#39
voto com o relator
45. Rudi | 10/11/2008 às 08:53
38, desculpem
46. Maurício | 10/11/2008 às 08:54
aliás, tanto essa sulamericana não vale nada que tinha gremista secando o jogo no radinho DURANTE O SHOW DO REM!
47. André K | 10/11/2008 às 08:58
Cassol, quem primeiro noticiou essa possibilidade foi a Folha de São Paulo, na coluna Painel FC, do dia 29/08/2008:
“Quem mandou?
Patrocinadores da Conmebol fazem lobby para que a confederação brinde o campeão da Copa Sul-Americana com vaga na Libertadores-2009. Retaliação aos clubes que desprezam a competição e usam times reservas, alguns eliminados já na fase nacional do torneio. A tese é que dar um prêmio extra ao vencedor não fere o regulamento do campeonato. Além disso, as regras da próxima Libertadores não estão definidas. Pressionada, a entidade dá sinais de irritação com os brasileiros, que protagonizam duelos de reservas.”
A mesma coluna, semanas mais tarde (11/09/2008) deu outra notícia sobre o futuro da sul-americana:
“Dias contados
A Conmebol informou aos clubes campeões da Libertadores que existe projeto para ressuscitar a extinta Supercopa dos Campeões, que teve sua última edição em 1997. A idéia é que o torneio substitua a Copa Sul-Americana, que ainda não emplacou e tem gerado críticas dos clubes grandes, que consideram baixas as cotas, de US$ 100 mil por jogo. Um dos problemas para extinguir a competição é o que fazer com as equipes de menor expressão. A Traffic, que comercializa o torneio, é contra a idéia de alterar o formato atual.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1109200801.htm
48. Luís Felipe | 10/11/2008 às 09:03
a volta da Supercopa depende muito do lobby de Paco Casal na entidade. É dele a idéia e seria dele a maior parte dos direitos de transmissão. O problema é que Paco está com problemas sérios com a receita federal por conta de evasão de divisas, então ele não terá grana para seduzir a Traffic ou os dirigentes das federações tão cedo…
49. Vitor VEC | 10/11/2008 às 09:09
Inda bem que a 5a. série foi embora; não precisarei lançar mão da minha arma secreta. http://www.gardenal.org/balipodo/2005/02/divagacoes_futebolisticas_em_m.html
50. douglasceconello | 10/11/2008 às 09:10
“Mais um post pra não terem que falar da rodada do Brasileirão?”
É, Moe. E por não querermos falar da rodada do Brasileirão foi que fizemos um MINUTO A MINUTO do principal jogo.
É foda.
O post entrou ontem porque notícia não ESPERA.
E a apuração do Cassol nada tem de lunática. Soubemos da possibilidade, fomos atrás e a prova maior de que procede é que todos os dirigentes sabiam muito bem do que estávamos falando.
Não gostar da notícia é uma coisa – eu próprio sou contra esta virada – mas criticar a sua apuração é coisa que não dá pra entender.
51. Denis | 10/11/2008 às 09:20
Não sou favorável a mudar a regra agora, e acho que só seria válido fazer isso no ano que vem se ao mesmo tempo tirassem os privilégios de Boca e River, que atualmente entram direto no meio do campeonato.
52. Eduardo | 10/11/2008 às 09:20
Peraí, aumentar o prêmio ao vencedor não é mudança de regra da competição. Mudar a regra seria se alterassem os critérios de gol fora, perdoassem cartões amarelos e vermelhos, mas não é nada disso, só estão dando uma melhorada no prêmio.
Seria virada de mesa se a globo achasse q teria q dar mais um milhão de dolares pro vencedor do brasileiro, além daquele informado no início?
53. Ismael | 10/11/2008 às 09:20
Putz… quanto rancor! Li os coments até o 15 e larguei…
Sobre a notícia, algumas considerações:
– Comentava com amigos essa idéia antes do INÍCIO da Sula. O torneio tem tudo pra ser bom: Fórmula, critério para os cruzamentos, Equipes tradicionais que não foram pra La Copa, etc. Já que esse título AINDA não tem tanto prestígio, acho interessante aumentar a porção de BATATAS do vencedor.
– Entre dar vaga em La Copa para times mexicanos e os vencedores da Sula, fico com a segunda, mesmo que o gremio estivesse entre os finalistas. Os mexicanos que dominem a concacaf…
– Também acho que não vai ser este ano, embora torça por isso (por pura conveniência). Fica estranho definir um “bônus” assim na reta final da competição… a gritaria seria muito grande (gostaria de ouvir gemidos vindos da banda da AZENHA)
No mais, oremos!
54. fino | 10/11/2008 às 09:25
#52
Eduardo, seria virada de mesa decidir que não seriam mais 4 os rebaixados e sim 2? Beneficiando sei lá, O VASCO?
Na Sula, essa idéia de GIRICO é a mesma coisa, só que na ponta inversa da tabela…
55. Burro sou eu | 10/11/2008 às 09:33
Mas o medo faz o ladrão né elitistas??? Em vez de um timeco ruim e inexpressivo ir para a Libertadores, coloque-se como convidado o atual campeão Mundial Brasileiro…E não o time do desespero e do anti-jogo…
56. Robson | 10/11/2008 às 09:36
Pegadinha do malandro? Que ridiculo isso de mudar a regra no fina do campeonatol, isso depois que todos os times jogarem com reservas, claro, menos o Inter que valorizou MUITO a competição porque não conseguiu merda nenhuma no brasileiro.
57. Luís Felipe | 10/11/2008 às 09:42
é virada de mesa sim, por que uma notícia dessas no início do certame mudaria totalmente as relações dos times com o campeonato.
58. Sanchotene | 10/11/2008 às 09:45
Não é virada-de-mesa. A alteração seria no regulamento da Libertadores (que sequer começou); não, no da Sul-Americana. Seria como modificar os critérios para participação na Copa do Brasil do ano que vem; critério que já se alterou diversas vezes na história desse campeonato e a única reclamação é que ele teria perdido o charme, nada além.
Só há reclamação pela notícia em função de que o beneficiado seria o Internacional. Bobagem. Até porque, mesmo que se considere esse motivo relevante, o Inter não ganhou nada ainda.
59. Sanchotene | 10/11/2008 às 09:47
Azar de quem não deu bola, LF. O ano que vem é só no ano que vem. Não se há certeza de nada. Não confundir “direito adquirido” com “expectativa de direito”; que diga o Palmeiras e o Mundial FIFA 2001…
60. Sanchotene | 10/11/2008 às 09:48
Outro exemplo, o Guarani de Venâncio e a Sul-Minas de 2003.
61. Vitor VEC | 10/11/2008 às 09:54
Mas olha só:
Alguns dos meros participantes da edição deste ano doariam a MEDULA se a competição tivesse este atrativo.
Inclusive o Inter.
62. Gabriel | 10/11/2008 às 09:56
– Parece claro que não haveria mudança de regulamento. A Sulamericana credenciaria seus melhores times a um convite, como é feito aos times mexicanos, por exemplo. Acredito que isto entrará NA REGRA a partir da próxima edição.
– Acho que, independentemente disso, vai ser uma chiadeira geral. É interessante que se saiba de tudo desde o início, fica cheirando nauseantemente a lobby (e certamente o é).
– Lobby por lobby, lembremos que também o Grêmio, o Flu, foram beneficiados, assim como outros times, em questões de rebaixamento no Brasileiro, ascenções relâmpago e afins. O torcedor tem o direito de ficar feliz e torcer pela possibilidade.
– O mérito do assunto (campeão e vice da Sula terem vagas na Libertadores) me parece bastante justo e lógico. O problema, portanto, é o sentimento de virada de mesa. Mas há brechas, certamente, para que isso aconteça sem “ferir” o regulamento.
63. Titi | 10/11/2008 às 09:58
Feito
(bebado ate agora)
64. Prestes | 10/11/2008 às 09:58
Sou totalmente contra. Acho importantíssimo ganhar a segunda competição da América do Sul. E não precisa levar pra mais porra nenhuma. Aí sim desvaloriza, vira SELETIVA.
Um torneio se meu time ganhar eliminando Grêmio, Católica, Boca, Chivas e Estudiantes de forma alguma pode ser desprezado dessa maneira, ser relegado a ter o mesmo valor que um quarto lugar no campeonato nacional.
65. Milton Ribeiro | 10/11/2008 às 10:03
ATENÇÃO CASSOL.
O SOBRINHO voltou a falar com o FILHO e ele CONFIRMOU novamente.
— Só não sai se o véio endoidou.
Só que CADÊ A PORRA DO ANÚNCIO?
Entrariam como convidados? Não seria novidade. Nosso torneios estão assim de convidados.
66. Ismael | 10/11/2008 às 10:06
Milton “on fire”
67. Álisson | 10/11/2008 às 10:07
Oooo Milton, tu andas muito misterioso hein!
68. Ismael | 10/11/2008 às 10:09
#64
Concordo, o problema é que os CLUBES não pensam assim. Priorizam qualquer seletiva pra Libertadores (vide brasileiro) em detrimento da Sula.
Uma pena…
69. André | 10/11/2008 às 10:17
O jeito é dar o rim pela Sula e tirar o Alex da Seleção.
Fico feliz de saber dessa notícia apesar de não ser 100% justo com os outros times, que botaram os reservões sem saber que valia uma vaga pra Liber.
Mas sinceramente acho que não vai passar disso, é muito bom pra ser verdade.
Comentários insanos, até parece o clicrbs.
70. dante | 10/11/2008 às 10:21
ATENÇÃO:
NÃO É “mudança no regulamento”. é uma mudança na PREMIAÇÃO. que faz SIM – e MUITA – diferença pra quem privilegiou o brasileiro colocando reservas pra suda.
sou colorado e NÃO ACHO JUSTO. mas, de novo, NÃO É “mudança no regulamento”.
fora isso, acho MUITO curioso a grande preocupação dos gremistas com o centenário do inter.
é realmente engraçado. e constrangedor.
71. Serramalte Extra | 10/11/2008 às 10:23
Depois vão reclamar se o Chivas ganhar e entrar mais um mexicano na Libertadores…
72. Luís Felipe | 10/11/2008 às 10:26
o argumento de que “muda o regulamento da Libertadores” não me parece muito consistente. Se a Série A resolver convidar o 7º colocado da B e este for o Juventude, é virada de mesa igual. Assim como foi a ascensão do Fluminense da C pra A, etc.
Acho que isso desvaloriza especialmente a Libertadores, pois vai parecer um torneio sem firmeza nos critérios técnicos.
73. D'Alessandro | 10/11/2008 às 10:27
Llore Gazelas!! Nosotros iremos para la Copa y también iremos sacarlos della! hahahaha “Yo soy un Fantasma!”
74. Prestes | 10/11/2008 às 10:28
Bah, esse coment do Serramalte me fez enxergar uma cosa: se vão anunciar isso mesmo, provavelmente estão esperando para ver se o Chivas não ganha, aí anunciam. Se o Chivas ganhar aí não convidam.
75. André | 10/11/2008 às 10:28
Se o Inter conseguir a vaga pela Sula teremos Guerra Civil pelas ruas de Porto Alegre.
Sinto daqui de casa a tensão dos comentaristas.
76. Luís Felipe | 10/11/2008 às 10:28
NÃO É “mudança no regulamento”. é uma mudança na PREMIAÇÃO.
ah, mas não é mesmo. A comparação com dinheiro é totalmente absurda…
se todo mundo soubesse que o título do campeonato brasileiro de 1999 dava vaga no Mundial de Clubes, vocês não acham que a relação dos times com o torneio seria totalmente diferente?
77. dante | 10/11/2008 às 10:32
LF: mas isso não é do REGULAMENTO. é da premiação. releia meu comentário, acho que isso influi SIM na motivação e na “relação dos times com o torneio”, mas não tem nada a ver com o REGULAMENTO.
e eu não falei em dinheiro. “premiação” não é, DIRETAMENTE, dinheiro.
78. Francisco Luz | 10/11/2008 às 10:34
Até falei isso pro Cassol: muito mais do que uma MÁFIA COLORADA, deve estar existindo um lobby argentino forte nessa história. Afinal, se os dois finalistas forem escolhidos, um portenho já está lá.
79. Adir | 10/11/2008 às 10:35
Esqueceram de um detalhe imprtante.
Hoje tem eleição, em primeiro turno, para presidente do Inter.
Não há como negar que uma notícia assim, ajudara e muito a eleição já em primeiro turno do candidato da situação, que tem apoio do Carvalho.
Mas que seria a maneira de alorizar o torneio, isso seria.
80. fino | 10/11/2008 às 10:36
Na minha cabeça PREMIAÇÃO é um item do REGULAMENTO.
81. Felipe catarina | 10/11/2008 às 10:46
eu acho nada a ver, mas é aquela história de que “o que nasce torto nunca se endireita”. A Sul-americana deveria ter menos brasileiros e Boca e River jamais deveriam ser convidados, assim como hondurenhos, costarriquenhos, etc. Se fosse um torneio enxuto com 32 times, nenhum deles disputando a Libertadores, garanto que seria bem interessante. Ou um torneio com Grêmio, Palmeiras, Atlético Mineiro, Independiente, Vélez, Peñarol, Olímpia, etc., não tem nenhum atrativo?
82. Sanchotene | 10/11/2008 às 10:46
LF,
Eis o artigo 14 do Regulamento do Brasileirão 2008:
“Os quatro últimos clubes classificados, ao final da competição, descenderão para a Série B em 2009 e os quatro primeiros clubes classificados na Série B em 2008 ascenderão à Série A em 2009.”
http://www.cbf.com.br/regulamento/regulamento_sa2008.pdf
E o art. 12 do Regulamento da “B” 2008:
“Os quatro últimos clubes classificados ao final da competição descenderão para a Série C em 2009 e os quatro primeiros clubes classificados na Série B em 2008 ascenderão à Série A em 2009.”
http://www.cbf.com.br/regulamento/regulamento_sb2008.pdf
Já o Regulamento da Sul-Americana não prevê absolutamente nada! Nem a Recopa!
http://img.conmebol.com/csf/pub/articulo/2008/reglamento_Sudamericana_08.pdf
Tudo é definido pelo regulamento da Libertadores, que define suas vagas apenas para o próprio ano de disputa.
http://img.conmebol.com/csf/pub/articulo/2008/reglamento_Libertadores_08.pdf
Logo, é possível, sim, sem virar qualquer mesa, conceder vaga para a Libertadores ao campeão, vice, semifinalistas, TODOS OS PARTICIPANTES da Sul-Americana deste ano.
83. Sanchotene | 10/11/2008 às 10:47
Barraram os elos. Reescrevo sem as fontes:
LF,
Eis o artigo 14 do Regulamento do Brasileirão 2008:
“Os quatro últimos clubes classificados, ao final da competição, descenderão para a Série B em 2009 e os quatro primeiros clubes classificados na Série B em 2008 ascenderão à Série A em 2009.”
E o art. 12 do Regulamento da “B” 2008:
“Os quatro últimos clubes classificados ao final da competição descenderão para a Série C em 2009 e os quatro primeiros clubes classificados na Série B em 2008 ascenderão à Série A em 2009.”
Já o Regulamento da Sul-Americana não prevê absolutamente nada! Nem a Recopa!
Tudo é definido pelo regulamento da Libertadores, que define suas vagas apenas para o próprio ano de disputa.
Logo, é possível, sim, sem virar qualquer mesa, conceder vaga para a Libertadores ao campeão, vice, semifinalistas, TODOS OS PARTICIPANTES da Sul-Americana deste ano.
84. dante | 10/11/2008 às 10:52
eu tava esperando exatamente isso pra dar o braço a torcer, mas não foi necessário [dar o braço a torcer]:
“Já o Regulamento da Sul-Americana não prevê absolutamente nada! Nem a Recopa! Tudo é definido pelo regulamento da Libertadores, que define suas vagas apenas para o próprio ano de disputa. Logo, é possível, sim, sem virar qualquer mesa, conceder vaga para a Libertadores ao campeão, vice, semifinalistas, TODOS OS PARTICIPANTES da Sul-Americana deste ano.”
85. Ellwanger | 10/11/2008 às 10:56
Se a noticia vai se confirmar, não sei!!
Até acho que não vai ter essas vagas aos finalistas!
Mas nao entendo esse chilique por parte dos gremistas!!Ficam desesperados com a noticia!! Essa possibilidade deles jogarem a libertadores e o inter nao no centenario parece a salvaçao, como se o centenario gremista tivesse sido um ano memoravel!!
Isso tudo é medo!! Medo sim!!
86. Serramalte Extra | 10/11/2008 às 10:58
hm… quer dizer que se o 5º colocado do brasileirão for um time “influente” (Palmeiras ou Flamengo, por exemplo), eles podem ter esperanças de inchaço na Libertadores 2009?
87. Fábio | 10/11/2008 às 10:58
Mudança das regras no meio/fim da competição?? no problema, é só perguntar ao Fábio Koff com se faz um tapetão para beneficiar um clube que não subiu por méritos próprios (ou vcs esqueçaram do 1º rebaixamento do Grêmio??).
Libertadores 2009, com campeão e vice da Sulamericana, poderia fazer a recopa desaparecer, mas, não me importo mesmo.
88. Sanchotene | 10/11/2008 às 10:58
Ellwanger,
Sou gremista.
Sem mais.
Um abraço.
89. Álisson | 10/11/2008 às 11:00
Aliás, louvavel postura Sanchotene. Eu, colorado, acho meio complicada essa história.
90. André K | 10/11/2008 às 11:02
com se faz um tapetão para beneficiar um clube que não subiu por méritos próprios Reformula a frase.
91. Serramalte Extra | 10/11/2008 às 11:05
fábio, em 92 o regulamento foi alterado ANTES do início da série B, não durante… essa não cola.
92. Fábio | 10/11/2008 às 11:11
ahh, sim, claro, sempre a mesma conversinha…
93. Rudi | 10/11/2008 às 11:15
bem, tão alterando o regulamento antes do inicio da liber (ok… hehehe)
94. Sempre Inter | 10/11/2008 às 11:16
Seria uma possibilidade mais do que justa, e que mudaria totalmente a visão dos times, principalmente brasileiros, em relação ao campeonato. Penso que vale a pena valorizar!
95. Sanchotene | 10/11/2008 às 11:20
Acho que o Grêmio não mudaria seu posicionamento em relação à Sul-Americana, pelo menos, não neste ano. O Grêmio estava disparado na frente no Brasileiro, com possibilidades enormes de se classificar à Libertadores pelo método TRADICIONAL. Escalaria os reservas do mesmo jeito, pelas mesmas razões.
Acho até que o Boca faria o mesmo.
96. andréia | 10/11/2008 às 11:23
mais que justo!
97. Vitor VEC | 10/11/2008 às 11:24
O Sempre Inter tá loco.
Ele que ‘valorizar’ a competição com a concessão de uma vaga ao campeão para o outro torneio.
Acorda, guri!
98. Sanchotene | 10/11/2008 às 11:25
Já que trocaram de assunto…
O argumento do Fábio (n.º 87) é TOTALMENTE furado. Se o Grêmio fosse campeão em 1992, subiriam DOZE do mesmo jeito. Tchê, o jogo do Acesso foi Grêmio 7 x 1 Operário-MT, ainda na Primeira Fase. Assim, mesmo que a alteração tivesse sido feita na VÉPERA desse jogo – e olha que foram definidas as vagas ANTES do campeonato começar – era impossível àquela época saber em que posição o Grêmio terminaria ao final.
Logo, dizer que o havido em 1992 foi “beneficiar um clube que não subiu por méritos próprios” não se sustenta na realidade.
99. Diogo | 10/11/2008 às 11:28
Hlkjdsahflkjs…
Seria ótimo, mais um fasco do inter.
Irá jogar a oportunidade fora nos acréscimos, na seminifinal.
100. Titi | 10/11/2008 às 11:52
O problema/medo (meu, sendo gremista) eh que se eles conseguirem vao vir com “bala na agulha”.
Centenario … vai se endividar ate os tubos, mas vao fazer um timao, ao menos no papel.
Temo por isso. Nao quero por isso.
101. fino | 10/11/2008 às 11:53
E essa do “desespero gremista” com o centenário do Inter me racha a cara…
Eu estaria desesperado se as previsões tivessem dado todas certas, os diamantes, o carrossel, o melhor plantel, o melhor estádio, 8 milhões de sócios…
Estaria desesperado se o Inter tivesse ganho a Copa do Brasil, estivesse liderando o Brasileiro…
Só que desespero mesmo é vibrar com uma manobra política rasteira, querer que a gente ache normal e ainda concorde dizendo “que legal né galera, tomara que dê Grenal na Libertadores então, aí fica todo mundo feliz”…
102. Guilherme | 10/11/2008 às 11:54
Impedimento fazendo sensacionalismo!
ahgiagfagfw
103. Maurício | 10/11/2008 às 11:56
#99
Fiasco tipo o que, tomar cinco na final da Libertadores, ser desclassficado em casa pelo rival e fazer festa, ser eliminado pelo JU no gauchão?
tem uns cara que não se olham no espelho, barbaridade.
104. fino versão vermelha | 10/11/2008 às 11:57
Na verdade eu to desesperado há 2 anos já… Meu time é um exemplo de adminstração, recheado de craques, com tudo pra ganhar o título que quiser… mas nesse meio tempo quem chegou em final de Libertadores, está disputando o título nacional e bem próximo da Libertadores no MEU ANO (2009 é o meu ano!!!) é o meu maior rival.
TO DESESPERADO!!!!!
tomar no cu voces
105. Eduardo | 10/11/2008 às 11:59
Impedimento levantou essa lebre 24 horas antes da eleição do conselho para desestabilizar a candidatura do pai do Mano Changes…
106. Titi | 10/11/2008 às 12:00
Fino,
Eu nao to desesperado.
Fatos.
O FC eh “esperto”. A ultima dele foi essa entregada pro Sao Paulo.
Tu acha que ele nao vai fazer um timao? Ele nao ganhou nada pros caras? Ele nao sabe nada de futebol? Ele nao manda no inter, no momento?
Nao acho certo isso de entrarem na Liber … mas o FC, com sua esperteza, PEDIU … e me parece que vai levar.
E com isso sera COROADO … pois o Vitorio prometeu e nao conseguiu … e eles tao “amarradoes” na SULA.
107. Guilherme | 10/11/2008 às 12:01
qiuwuqhwei
Fino elouquecido.
Pior coisa pra um time é dinheiro no caixa. Sério. Olha o Roth, ficou sem opção e escalou o time certo.
108. Guilherme | 10/11/2008 às 12:02
Quer estragar um treinador, é dar opção pra ele.
109. fino | 10/11/2008 às 12:08
Titi,
eu ADMIRO o Fernando Carvalho e passei TEMER o Inter desde que ele arrumou a casa por lá…
só que às vezes leio umas coisas que me cai o cu da bunda… mas beleza, gremista é que é arrogante, arrota empáfia e tal.
110. Luís Felipe | 10/11/2008 às 12:11
O FC eh “esperto”. A ultima dele foi essa entregada pro Sao Paulo.
bah, quanta bobagem. Ainda esse papinho. É bem fácil ganhar do SPFC no Morumbi, né?
111. guihoch | 10/11/2008 às 12:14
caralho, eu não acredito que teve toda essa loucura nos comnts.
vejo que voltei na hora certa,
cherrihierherhierhriehierhcherracerhcrehcrehreh
AVANTE GREMIO
112. André K | 10/11/2008 às 12:15
Perguntei ao ex-presidente do Inter Arthur Dallegrave se, com ele no comando do clube, o time jogaria completo, amanhã, contra o São Paulo e ele devolveu com outra pergunta: ‘Na guerra, inimigo ajuda inimigo?’. Quis saber se ele torcerá por uma vitória colorada: ‘Olha, uma derrota heróica por 1 a 0 estará de bom tamanho’. Concluiu dizendo que a competição importante é a Sul-Americana.
http://www.cpovo.net/jornal/A114/N32/HTML/default.html
113. Francisco Luz | 10/11/2008 às 12:17
Pior é achar que o Inter tem mais força na Conmebol do que a AFA.
Volto a dizer: dois argentinos disputando uma semifinal: quem TAMBÉM pode ter apoiado essa idéia?
Acordem pra vida, colorados e gremistas. Eu, hein.
114. Luís Felipe | 10/11/2008 às 12:18
AK, as fontes que disseram que a Popular é invenção do Carvalho também disseram que o Dallegrave manda no clube?
Ou tu anda mais bem informado que marido traído?
115. Vitor VEC | 10/11/2008 às 12:19
Caras, não sei se ganhar do SP em SP é muito fácil.
Agora… perder é facinho paca, inda mais com a motivação com que jogou o colorado.
116. fino | 10/11/2008 às 12:20
LINKS glããrnn uhgg LINKS!!!!
SEND ME MORE LINKSSSSSS
blãrbs ãhn ung uarghhhhh
117. mardruck | 10/11/2008 às 12:21
essa teoria de conspiração pro inter ganhar tudo ano que vem tá no ZEITGEIST THE MOVIE?
118. Milton Ribeiro | 10/11/2008 às 12:27
Toda essa histeria por causa da vaga do Chivas, credo!
119. Luís Felipe | 10/11/2008 às 12:33
a mesma motivação com a qual o Inter jogou contra o Ipatinga ontem – 4 a 0.
120. André K | 10/11/2008 às 12:33
a informação de que a popular é criação da atual direção é fato notório. Tanto é que outros colorados que frequentam este blog reconheceram tal fato de pronto.
Dallegrave era vice-presidente até agora pouco. Não foi ele que deu um golpe de mestre com o não-convite do Gabiru?
121. Álisson | 10/11/2008 às 12:37
“Só que desespero mesmo é vibrar com uma manobra política rasteira, querer que a gente ache normal e ainda concorde dizendo “que legal né galera, tomara que dê Grenal na Libertadores então, aí fica todo mundo feliz”…”
Tá bom fino. Nós colorados vamos nos desesperar se ganhar essa vaga e vamos lá protestar no portão 8!
122. Luís Felipe | 10/11/2008 às 12:39
AK,
Se o Inter ganhasse de quem quisesse, não estaria em sexto lugar no campeonato.
o Dallegrave foi quem articulou a festa do ‘eu fui’. Só que no vestiário, ele não apita já faz um bom tempo.
e eu não consigo parar de rir quando tu fala nesse ‘fato notório’. Tu não é capaz de sustentar esse ‘fato notório’. Mas continua argumentando, eu gosto de me divertir.
123. Ellwanger | 10/11/2008 às 12:45
Vejo os gremistas perguntarem:
– “o que voces irao disputar no ano do centenario?”
que asneira isso! como se o gremio fosse maior e o inter menor por disputar a libertadores!!
claro que queremos disputar o maior campeonato daqui! mas nao vai ser o fim do mundo!! tem gauchao, copa do brasil, brasileirao, sulamericana e talvez a recopa!!
tem q montar time bom e tentar ganhar tudo, em todos anos!!
124. Álisson | 10/11/2008 às 12:51
Essa Discussão já aconteceu no ano passado.
E era bem “maior”. A idéia era mandar o campeão direto ao mundial de clubes e automaticamente classificado para Libertadores.
http://www.supervasco.com/noticias/campeao-da-sul-americana-assegura-vaga-na-libertadores-de-2008-16900.html
125. Rudi | 10/11/2008 às 12:52
E uma coisa, quem perderia a vaga ou as vagas pra entrar esses 2 finalistas?
126. dante | 10/11/2008 às 12:54
eu gosto de ver são as teorias conspiratórias.
sério.
“entregada” do inter pro são paulo, o “não-convite” do gabiru, etc.
realmente engraçado.
***
1] em 1992 não houve virada de mesa. mas foi MUITO esquisito que [antes do torneio começar, ok] colocassem DOZE [eu disse DOZE] vagas pra série A JUSTAMENTE NAQUELE ANO. mas, claro, não foi mudança no regulamento, porq
127. Rudi | 10/11/2008 às 12:54
Mas esse link do vasco, apesar de não ter acontecido, foi de antes da sula 2007 começar
128. fino | 10/11/2008 às 12:55
#121
Não precisa se desesperar, pelo contrário, comemore. Eu o faria.
—
Brabo é baixar a mãe maminha e diagnosticar o estado de espírito DOS OUTROS…
129. dante | 10/11/2008 às 12:57
eu gosto de ver são as teorias conspiratórias.
sério.
“entregada” do inter pro são paulo, o “não-convite” do gabiru, etc.
realmente engraçado.
***
1] em 1992 não houve virada de mesa. mas foi MUITO esquisito que [antes do torneio começar, ok] colocassem DOZE [eu disse DOZE] vagas pra série A JUSTAMENTE NAQUELE ANO. mas, claro, não foi mudança no regulamento, porque “foi antes do torneio começar” – e depois do grêmio cair, CLARO.
2] se “o Grêmio não mudaria seu posicionamento em relação à Sul-Americana, pelo menos, não neste ano. O Grêmio estava disparado na frente no Brasileiro, com possibilidades enormes de se classificar à Libertadores”, porque os gremistas estão tão preocupados?
3] fico muito feliz que os gremistas tenham MEDO do inter. está escrito aí em cima.
: ]
130. Rudi | 10/11/2008 às 13:03
Sinceramente, se acontecer isso, beleza, quero ir com tudo e ganhar, mas o que eu quero mesmo é o título dessa sula, pq é oq falta
131. Titi | 10/11/2008 às 13:04
LF,
Quando se joga a nao ganhar … nao ganha.
Zagueirinhoi tirando o corpo. Fica facil.
132. Titi | 10/11/2008 às 13:06
# 123
PROMETERAM uma coisa e vcs tao se contentando com outra. Sem reclamar disso.
133. Francisco Luz | 10/11/2008 às 13:08
De Inter x Cruzeiro e Inter x Palmeiras no ano passado ninguém lembra, né.
Tudo bem. Inter pequeno vendido cagão sempre. Não sei porque continuo torcendo para estes merdas. E ainda vamos tentar ganhar a terrível Sul-Americana.
Tá bom assim, Titi?
134. Serelepe | 10/11/2008 às 13:11
Isso é bem coisa de colorado mesmo.
135. Álisson | 10/11/2008 às 13:12
E vamos fazer o que titi?
Largar o time de mão?
Marcar uma ENTREVISTA com os jogadores?
Temos é que apoiar nos torneios que vamos disputar. É claro que rola uma revolta, mas que se vai fazer? Unica coisa que poderiamos fazer seria votar em outro candidato, mas aí me apresentam o PAI DO MANO MUDANÇAS?
136. Sanchotene | 10/11/2008 às 13:16
Dante,
Estranho?! Por quê? Na história do torneio, isso é absolutamente NORMAL! O que dizer de:
a) o fato da primeira edição ter sido, na verdade, a quinta?
b) de já na primeira edição, ter sido rebaixado o 19º (Sport) e não o 20º (Ceará) e terem subido 7 clubes (Remo, ABC, Náutico, CRB, Sergipe, Vitória e Nacional), sendo que desses o só o Remo ficou entre os NOVE primeiros (e em segundo, o campeão foi o Villa Nova)?!
c) o segundo e o terceiro colocado (Guarani e América, ’86) de um ano terem jogado a segunda divisão no ano seguinte?
d) fazer-se acesso em meio ao campeonato como em vários campeonatos na década de 80?
e) clubes entrarem somente na TERCEIRA FASE (Palmeiras, Guarani, 79)?
etc.?
137. dante | 10/11/2008 às 13:19
pois é, sanchotene.
essa segundona é uma merda, mesmo.
é capaz de ser até pior do que a sulamericana!
: ]
138. Sanchotene | 10/11/2008 às 13:19
Ah! Dante, antes de me citar como prova que os gremistas estão com medo (n.º 129), lê o n.º 13:
“Se acontecer com o co-irmão, eu o parabenizaria. E torceria por um Gre-Nal na TLA09. Se nunca os desclassificamos em mata-mata fora do Gauchão, o Centenário seria uma belíssima oportunidade…“
139. Sanchotene | 10/11/2008 às 13:22
Dante, os exemplos citados no nº 136 são todos de PRIMEIRA DIVISÃO…
140. Luís Felipe | 10/11/2008 às 13:23
#131,
Então o Inter entregou pro Náutico, pq o Bolívar virando de costas para o chute do Vágner só pode demonstrar que ele estava vendido.
141. Arbo Menna | 10/11/2008 às 13:24
bé.
a gente não sabe usar o silêncio. outra gente não sabe silenciar frente a ignorância. e se perde mais silêncio. falo isto sobre grande parte dos comentários, inclusive de gente boa.
olha que pequena regra – uma linha: tenha sua opinião, dê sua opinião, não distorça, não ofenda.
qto ao post, é uma grande surpresa pra mim isso, e considero um absurdo, principalmente pensando em como o RIVER, q está mal das pernas no argentino, poderia chegar na liber, tendo sido convidado pra sula. Vale pro Boca tbm. Só usei o exemplo do River pra ir ao extremo da coisa bizarra q poderia acontecer. Se acontecesse com o Inter tbm acharia nada a ver. Sou gremista, o inter é importante pra mim. Poderia não ser, mesmo eu sendo gremista. No meu caso, é. O fato é q acho uma injustiça independente disto. Como o Inter tá o bolo, GRITAREI, com mais fervor, aos quatro cantos o q penso sobre isso. Não faz sentido? Dante?
142. Titi | 10/11/2008 às 13:25
Nao te faz.
To falando do jogo do Morumbi.
143. Luís Felipe | 10/11/2008 às 13:27
eu já falei, o Inter só não ganhou pq não quis e para prejudicar o pobrezinho do Grêmio.
antes do campeonato, o Inter escolheu que ficaria em sexto lugar…
144. Arbo Menna | 10/11/2008 às 13:29
tá NO bolo
145. Titi | 10/11/2008 às 13:30
Francisco … nao to julgando campanhas.
Elogiei o FC … ele FEZ ISSO … mas de uma maneira nao escancarada. Merito dele … SORTE do ADVERSARIO do Gremio.
Vcs distorcem as paradas. Se nao concordam, pronto.
Nao to aqui pra dar solucoes ao problemas de vcs. So venho aqui dar minha opiniao.
——————————————-
Alisson,
Fica conformado como estas.
Vota no Pifero.
146. fino | 10/11/2008 às 13:31
Parem com essa conversa de que o Inter entregou pro São Paulo. Isso não tem cabimento. Pq eles correriam a morrer naquele jogo?
Cobrar empenho do Inter naquele jogo é o mesmo que dizer que se rolar essa vaga na Liber, o Inter deva recusar. Pela dignidade e para o bem do futebol.
Fala sério.
147. fino | 10/11/2008 às 13:32
Aí ó, finalmente começo a concordar com o LF… #143
asdfksdkafkasdfsdagd
148. Arbo Menna | 10/11/2008 às 13:35
concordo com o fino e o LF
mesmo q tivesse entregado… aliás, acharia mais idiotice ainda reclamar SE o inter tivesse entregado… grêmio depender do inter pra ser campeão? é pra rir?
149. Titi | 10/11/2008 às 13:36
“antes do campeonato, o Inter escolheu que ficaria em sexto lugar…”
Nao, nao … PROMETERAM ficar entre os 4, na Liber.
150. Álisson | 10/11/2008 às 13:38
Já dei a MINHA humilde e deprovida de links opinião, vou reforça-la que é pro post chegar a 500 coments.
Não acho JUSTO com os outros times. Teria que ser no início da competição esse anúncio. No estanto, caso aconteça com o INTER, eu vou comemorar e muito!!!!!!!
Essa história de dizer que o Inter entregou pro SP é de uma idiotice enorme. O Inter jogou com os reservas por causa de uma competição que, momentaneamente, é mais importante pra ele.
Alguém acha que os RESERVAS do Inter ganhariam DO LÍDER do campeonato no MORUMBI?
Os gremistas que acreditam nisso são mais colorados do que eu!
Mesmo que a Sula não dê vaga para nada, eu vou comemorar igual!
151. Francisco Luz | 10/11/2008 às 13:38
Titi, opinião é opinião, cada um que tenha a sua. Mas creditar este PODER MÁGICO ao PÉSSIMO time do Inter — que é treinado pelo TITE, por Javé — e dizer que o Fernando Carvalho influenciou os caras a perderem é demais. Até tu sabe disso.
É meio óbvio que não teve DVD de família chorando antes do jogo, mas também é ÓBVIO que o FC não chegou pros caras e disse “entreguem, fdps”. Quem disse isso foi o meu pai, sentado no sofá de casa e a 1200 km do Morumbi.
152. dante | 10/11/2008 às 13:38
“Dante, antes de me citar como prova que os gremistas estão com medo”.
sancho, nos últimos tempos eu tenho te achado meio paranóico.
primeiro com aquela história estapafúrdia do grêmio estar sendo roubado pelo STJD. mas tudo bem, cada um acredita no que quiser.
mas agora tu me vem com esse comentário. eu falei de quem ESCREVEU, com todas as letras, que estava com medo. tu escreveu isso? não, né? então não era pra ti.
153. Arbo Menna | 10/11/2008 às 13:38
mas o importante é q o grêmio renovou com victor e réver
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2008/interna/0,,OI3319049-EI11421,00-Gremio+renova+com+zagueiro+Rever+por+cinco+anos.html
154. Luís Felipe | 10/11/2008 às 13:39
Nao, nao … PROMETERAM ficar entre os 4, na Liber.
ué, mas o Inter não escolhe os times de quem ganha e de quem perde?!?
155. Prestes | 10/11/2008 às 13:42
Caras, é evidente que seria/será, senão ilegal, ilegítimo o campeão da Sula ir à Libertadores.
A discussão já tá se tornando ridícula: os colorados só estão argumentando que ficariam FELIZES, não que concordam.
E já tem gremista querendo dizer que em 1992 não subiram doze pra ajudar o Grêmio, pelamor.
156. Luís Felipe | 10/11/2008 às 13:43
e outra, sobre a história da virada de mesa…
é meio complicado discutir isso sem saber quais os conceitos que vocês usam. Para mim, virada de mesa é fazer como o que aconteceu no Brasileirão de 96 (não vou falar em 92 para não causar polêmica). Estava previsto o rebaixamento de dois times e não aconteceu, pq um deles era o Fluminense.
Aí, acho que todo mundo concorda.
Só que eu também acho virada de mesa quando no meio do campeonato se muda a motivação do mesmo. Me parece sujo. Como disse o Prestes; é capaz de esperarem o Inter eliminar o Chivas, para evitar que mais um mexicano entre na Liber. Puxa, vocês acham certo isso?
Pode não ser uma ‘virada de mesa’ estrita, mas é antiético, é errado. Todos os clubes que começam uma competição devem saber exatamente o que vão ganhar, para onde essa competição leva.
157. Almir | 10/11/2008 às 13:43
Essa idéia de vaga na Liber09 é como o autor da dia: um MITO.
158. Álisson | 10/11/2008 às 13:43
Titi.
Tá bom titi. Vote no Bier e vamos ver o INTER ganhar tudo igualzinho 99.
Não quero discutir política do clube. Até porque eu não tenho uma atuação direta e não estou fazendo campanha pra ninguém.
159. Almir | 10/11/2008 às 13:44
*o autor da DICA.
160. André K | 10/11/2008 às 13:44
Coerência é coisa rara por aqui.
em 96 o Grêmio entregou para o Goiás. Em 2005 o STJD roubou o Inter.
Em 2008 não existe a menor possibilidade de eventos semelhantes a estes terem ocorrido.
161. Sanchotene | 10/11/2008 às 13:45
Dante, perdão, o termo era “preocupados”! (ver n.º 129). Mas, na boa, tem diferença?!
Quanto ao roubado pelo STJD, por favor, o “roubado” é para ser entendido entre aspas. Esse tribunal é ridículo. Já houve auditor que ao proferir o voto disse: “porque o nosso zag…, o zagueiro do Vasco…”! É brincadeira! Eles não são nem um pouco sérios, não tem qualquer credibilidade. Aí, punem um jogador por um lance que sequer foi falta por OITO jogos, dão um gancho em outro por 120 dias, e não queres que eu ache que querem prejudicar o clube? Quem dá margem para isso são eles…
162. dante | 10/11/2008 às 13:45
arbo,
todo o sentido fazer algum comentário.
mas qual o sentido de coisas como “isso é bem coisa de colorado” e afins? é disso que eu tô falando.
163. Sanchotene | 10/11/2008 às 13:45
Dante (n.º 152),
Perdão, o termo era “preocupados”! (ver n.º 129). Mas, na boa, tem diferença?!
Quanto ao roubado pelo STJD, por favor, o “roubado” é para ser entendido entre aspas. Esse tribunal é ridículo. Já houve auditor que ao proferir o voto disse: “porque o nosso zag…, o zagueiro do Vasco…”! É brincadeira! Eles não são nem um pouco sérios, não tem qualquer credibilidade. Aí, punem um jogador por um lance que sequer foi falta por OITO jogos, dão um gancho em outro por 120 dias, e não queres que eu ache que querem prejudicar o clube? Quem dá margem para isso são eles…
164. Prestes | 10/11/2008 às 13:46
160. André K
Coerência é raro mesmo, o defensor do termo “macaco” ficou todo brabinho quando o Juca Kfouri disse que Paulo Schmitt parece alemão.
165. Álisson | 10/11/2008 às 13:47
Ahhh, a Portuguesa também entregou pro SP ontem neh?
166. Álisson | 10/11/2008 às 13:49
Aliás, Sábado.
167. Sanchotene | 10/11/2008 às 13:50
Pensemos bem,
Em 1996, se o Inter vencesse o lanterna e rebaixado Bragantino, o que era bastante provável, o resultado seria a classificação do Inter; mesmo com o Grêmio tomando uma tunda do Goiás em casa com estádio lotado. Aliás, o Bragantino teve um jogador EXPULSO e o Inter ainda perdeu um pênalti.
Entregar o jogo para o Goiás naquelas condições seria algo ridículo!
168. fino | 10/11/2008 às 13:51
eu sei que era pra mim dante =]
mas eu não respondo mais os teus comentários
tu me diz que “muda a premiação, não o regulamento” então deixa né. larguei. não vou discutir.
afinal, as tuas verdades são mais concretas que as do LF/AK/SANCHO/ALISSON/PRESTES somadas… quem sou eu pra questionar o maior comentador de blogs que eu conheço?
ipajsdka89-ujhiopanhsdafiunhasdkmlfnçml asddf
169. Luís Felipe | 10/11/2008 às 13:52
o AK não exige que eu seja coerente. Exige que eu seja burro.
Exige que eu compare uma derrota em casa com “eles estão fora” no placar com uma derrota fora de casa. Exige que eu acredite que anular 11 partidas por suspeita é a mesma coisa que suspender o Richard Morales.
170. Diogo | 10/11/2008 às 13:53
O duro vai ser aguentar a direção do inter lançar DVD e bancar o marketing Sulamericana 2008 >>> Libertadores 1983.
A geração orkut colorada adora ser alimentada com factóides …
(Tá. Forcei.)
171. Luís Felipe | 10/11/2008 às 13:54
#167,
Tanto que, na época, pouca gente falava nesse jogo do Grêmio. Todo mundo falava que o Inter não poderia perder para um time rebaixado quando disputava uma vaga.
172. dante | 10/11/2008 às 13:55
sim, sancho. “preocupado” e “com medo” tem MUITA diferença. mas tudo bem, não é este o ponto.
o ponto é o seguinte: apesar de todas as minhas manifestações sobre uma possível TRETA em 92, a “preocupação” dos gremistas com a conseqüência dessa nota aí sobre os finalistas da sulamericana, o medo que os gremistas demonstraram ter do inter numa possível presença na liber 2009 [veja bem, não sou eu que estou dizendo, não é flauta alguma, está escrito aí em cima] e FLAUTAS EM GERAL,
EU
NÃO ACHO
JUSTO.
só isso.
quando os ânimos estiverem menos exaltados, volto para falarmos sobre a notícia, e não sobre preferências clubísticas.
173. dante | 10/11/2008 às 13:58
negativo, fino.
tu acha que eu te dou muita importância.
epic fail.
eu tava falando do titi.
um abraço.
174. Arbo Menna | 10/11/2008 às 13:58
“mas qual o sentido de coisas como ‘isso é bem coisa de colorado’ e afins? é disso que eu tô falando.”
pois é isso q eu falo, dante. se não há sentido, p q responder? e por q responder NA MESMA LINHA?
175. Prestes | 10/11/2008 às 13:58
Sobre o texto, achei bacana a matéria, conversarem com o Carvalho. Só uma coisa:
“Francisco Noveletto e Marco Pólo Del Nero negam veementemente, mas o que fariam juntos em São Paulo neste domingo? Apenas acompanhando o jogo decisivo?”
Acho normal presidentes de federações estarem assistindo a partida juntos.
176. André K | 10/11/2008 às 13:59
O problema é o que estava escrito no placar?
Distorcer e tergiversar são as táticas usadas, né?
Ter convicção que houve roubo em 2005, e apenas três anos mais tarde não admitir, sob hipótese alguma, que algo parecido (seja em maior ou menor escala) aconteça é sim INCOERÊNCIA.
177. dante | 10/11/2008 às 14:01
arbo,
sexta-feira tu escreveu que eu estava “estressadinho” porque meu time tinha ganho do boca, o que não faz sentido algum. discordo totalmente.
hoje tu escreveu que eu respondi “na mesma linha”. também discordo totalmente. e agora?
178. douglasceconello | 10/11/2008 às 14:01
Um dia eu publico o “Livro da VIDA – todos os comentários do Impedimento” e ganharei muito dinheiro com o que vocês falam. hsauhsasa
179. Arbo Menna | 10/11/2008 às 14:04
fino, ele NEM LEMBRA daquele churras, tá ligado?
achei bem informativo o post. aí depois o pessoal lê como quer. tipo, hj tô pela confusão, meu time ganhou, q post de colorado; ou, ah, não, eu nem ia falar nada, tava me segurando, mas agora esse gremistinha idiota me avacalhou por tabela, pois eu sou colorado, e, se ele é gremista, eu vou avacalhar TODOS os gremistas, pois se eles adoram as mesmas cores… posso generalizar, bando de medrosos e/ou preocupados…
zzzz
quero uma novela do guihoc, por favor
180. Francisco Luz | 10/11/2008 às 14:05
Ter convicção que houve roubo em 2005
Não foi só o Inter. Se a anulação dos jogos pode ser considerada legal (já que foi o presidente do tribunal que determinou), não dá para esquecer que um juiz da primeira e um da segunda divisão foram pegos pela PF como integrantes de uma quadrilha.
ESSA é a diferença básica entre 2005 e qualquer caso. Depois disso, as decisões tomadas só corroboraram para o ineditismo da bizarria toda.
181. fino | 10/11/2008 às 14:05
Dante, vou explicar passo a passo pra ti então. Senão fica parecendo que eu vejo uma camiseta vermelha e me borro nas calças.
Medo ali naquele contexto = respeito
Quer usar aspas né?
Então, eu passei a “me preocupar” com o Inter quando o time jogou pau a pau com o Corinthians em 2005, quando confirmou minha preocupação em 2006 e em 2007 e 2008 montou times ótimos no papel.
Eu não vou ter mais “preocupação”, ops, MEDO, PAVOR, PÂNICO, do Inter em 2009 do que tive em 2007 e 2008…
Talvez quando tu parar de deturpar as coisas com essas ironiazinha fraca do tipo “eu nao falei nada, ta escrito ali” a gente possa começar a discutir que nem gente civilizada… senão fica fazendo graça aí e achando que eu vou aplaudir.
182. Luís Felipe | 10/11/2008 às 14:05
jamais usaria contigo a tática da distorção. Tu comprova mais uma vez que é insuperável nesse aspecto. Além de dizer que a confirmação do Chico Luz comprovava uma tese que tu havia dito ANTES, agora tu fala isso.
lá atrás (busca o link, estou com preguiça) eu disse que considerava a hipótese de que poderia acontecer uma conspiração para favorecer o Palmeiras.
NÃO ACONTECEU.
assim como num determinado post do campeonato uruguaio eu imaginei que a influência do Casal poderia favorecer o Peñarol no campeonato.
TAMBÉM NÃO ACONTECEU.
agora, se dizer que isso não aconteceu é prova de incoerência, prefiro mil vezes a minha incoerência.
183. Álisson | 10/11/2008 às 14:05
Acho que essa notícia é apenas para dar “ibope” ao impedimento, que daqui a alguns dias terá um banner da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
haushuahsuahsuahsuahsuahsushaushaushauhsaus
184. moe | 10/11/2008 às 14:08
Douglas, a reclamação sobre não-comentar o Brasileiro é a falta daquele post clássico das manhãs de segunda aqui no Impedimento, com o resumo do campeonato, e etc. Parabéns pela cobertura de ontem. Parabéns pelos posts de sempre.
Esse post sobre a vaga da Suda é deveras interessante. Seria mais ainda lá agosto, se todos lêssemos o CP. Mas o trabalho jornalístico dessa equipe aqui merece o respeito, por ter ido fundo pra investigar o assunto. Só me confundi com isso: depois de consultar o presidente da FGF e um membro da comissão da Conmebol, o repórter vai atrás do maior interessado na vaga da Copa do próximo ano: o futuro presidente colorado, Fernando Carvalho, pra ‘avalizar’ a informação que já não estava mais tão certa…
Com a negativa de Noveletto e de Del Nero, que é da comissão executiva da Conmebol, procuramos o ex-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, atual assessor de futebol do clube.
Ora, se já haviam recebido um “não/não sabemos/não deve acontecer” como resposta, seria o FC quem iria dizer “esses velhotes não sabem nada, tem vaga pra gente lá sim…”. Ali -minha opinião- o jornalista passou a ser torcedor. Que me desminta o título do post.
Isso me soou estranho. Só por isso a brincadeira com um ‘post motivacional’.
185. dante | 10/11/2008 às 14:08
e eu vou te explicar de novo, fino [181]:
“173. dante | 10/11/2008 at 13:58
negativo, fino.
tu acha que eu te dou muita importância.
epic fail.
eu tava falando do titi.
um abraço.”
186. Prestes | 10/11/2008 às 14:09
#
116. fino | 10/11/2008 at 12:20
LINKS glããrnn uhgg LINKS!!!!
SEND ME MORE LINKSSSSSS
blãrbs ãhn ung uarghhhhh
187. Arbo Menna | 10/11/2008 às 14:10
“sexta-feira tu escreveu que eu estava “estressadinho” porque meu time tinha ganho do boca, o que não faz sentido algum. discordo totalmente.”
obviamente nunca escrevi ou escreveria isso, né, dante? concordo q não faz sentido algum, e não vou ler os anais. o inter ganhou do boca é um fato. um estar estressado NÃO PODE ter relação com isso. mas é possível um colorado estar estressado no dia posterior por outros motivos.
“hoje tu escreveu que eu respondi “na mesma linha”. também discordo totalmente.”
pode discordar, é minha opinião. eu usaria o silêncio, tu resolveu falar, mas aí generalizou e foi pra mesma linha do não-vamos-a-lugar-algum-topas? (essa linha q to falando)
” e agora?” tomamos uma ceva à sua escolha
188. André K | 10/11/2008 às 14:14
Além de dizer que a confirmação do Chico Luz comprovava uma tese que tu havia dito ANTES, agora tu fala isso.
Ta aí a distorção. Chico Luz comprovava que o fato era notório.
189. Junior | 10/11/2008 às 14:15
“em 96 o Grêmio entregou para o Goiás. Em 2005 o STJD roubou o Inter.”
É difícil acreditar que o Grêmio não tenha entregue aquele jogo quando o placar eletrônico do estádio mostra a seguinte frase: “eles estão fora”. Coincidentemente, um avião também sobrevoa POA com a mesma frase. Talvez sejam só coincidências.
Sobre 2005, eu já escrevi aqui que não houve conspiração, houve apenas um “pavão jurídico”, como tantos outros (uma espécime comanda o STF e quer “pegar” o delegado Protógenes, por exemplo) que não admitia ser contrariado. O STJD é tão conspirador que tirou Diego Souza do jogo de ontem.
190. Francisco Luz | 10/11/2008 às 14:17
Só para dizer para os dois: não sou nenhuma voz da verdade, ok?
Já tinha ouvido a tese de que a Popular foi criada pela direção, assim como conhecia a tese de que foi criada espontaneamente. Qual das duas está certa é algo a ser decidido por alguém que realmente se importe com isso, não comigo.
191. Luís Felipe | 10/11/2008 às 14:18
que coisa espetacular, AK. Tu acaba de inaugurar um novo momento na minha vida.
quer dizer que se eu afirmar uma coisa e o outro disser que sim, essa coisa ocorreu!
que espetáculo. Vou dizer a frase “ganhei um milhão de dólares”. Se no próximo comentário alguém disser que eu sou um milionário, essa pessoa comprova que eu realmente ganhei um milhão de dólares!
aí eu vou passar no banco e lá estará, o milhão na minha conta.
que maravilha!
vou começar isso agora mesmo. Obrigado, AK.
192. Prestes | 10/11/2008 às 14:20
Quem diz que houve roubo em 2005 foi o presidente do Corinthians na época.
193. Sílvio Santos | 10/11/2008 às 14:20
quem quer dinheiroooooooo?
194. Junior | 10/11/2008 às 14:23
Prestes, o Dualib estava se referindo ao famigerado jogo do Márcio Rezende de Freitas, se houve alguma conspiração foi naquele momento, até hoje considero muito estranho um árbitro que nunca mais iria apitar um jogo trabalhar justamente no jogo mais importante do campeonato. Eu escrevi “se houve”, não estou afirmando que houve.
195. Lombardi | 10/11/2008 às 14:23
O vencedor leva:
– uma cafeteira Walitta;
– uma batedeira Arno;
– um toca-disco Gradiente;
e concorre a um milhão de reais em barras de ouro, Sílvio!!!
196. Álisson | 10/11/2008 às 14:24
LF ganhou um milhão de dólares.
hauhsuahsuahushaus, pela galhofa.
AK, o que é notório para alguns não é para outros, só isso.
As generalizações, em matéria de futebol, são burras. Inclusive essa.
197. André K | 10/11/2008 às 14:24
Tu insinuou que eu estava inventando isso. O depoimento do Francisco Luz serve para mostrar que essa informação já circulava antes, que obviamente não é uma invenção minha.
e no mais, tu segue distorcendo o que eu escrevo aqui.
198. Sanchotene | 10/11/2008 às 14:27
Re 189:
O avião surgiu depois. Em 1996, só teve o placar. Se o Inter se classifica, não haveria NADA.
199. Silvio Santos | 10/11/2008 às 14:27
Vem pra K, vem pra K, MA OE
O André respondeu, o André respondeu. Luis Felipe tem a chance ainda, nós vamos acompanhar depois do intervalo comercial…
200. dante | 10/11/2008 às 14:28
arbo, por favor, ME MOSTRA onde eu respondi “na mesma linha”.
reli todos os comentários deste post e não encontrei.
201. Silvio Santos | 10/11/2008 às 14:30
AAEEEEE IIHHHH
Dante e Arrrbo querem entrarrr na brincadeira…ma oe
202. Junior | 10/11/2008 às 14:31
É lógico que o principal culpado foi o Inter, que não venceu o Bragantino, mas aquela frase no placar eletrônico do Olímpico é bem elucidativa.
203. Prestes | 10/11/2008 às 14:36
O Inter tinha mais é que entregar pro SP mesmo. Ou melhor, nem precisava entregar, perderia do mesmo jeito.
Como disse o Fino sei lá em que comentário, porque o Inter correria naquele jogo??
204. Sanchotene | 10/11/2008 às 14:37
Júnior,
O Goiás venceu porque precisava. O Grêmio foi cumprir carnê. A mensagem no placar foi para animar o torcedor frustrado com o resultado. Contingencial, nada mais…
205. Rômulo Arbo | 10/11/2008 às 14:41
dante, esquece. se tu não entendeu com o q eu disse, então tu não te identificou, então provavelmente tu “não entrou na mesma linha”. então, me precipitei. foi mal. não vou buscar pq não é importante. o importante era o sentido do q eu queria dizer, não a quem se referia.
206. Álisson | 10/11/2008 às 15:04
Ué, parou tudo?
207. Gabriel | 10/11/2008 às 15:09
Bah…
voltemos aos cabelos curtos.
208. Paul | 10/11/2008 às 15:12
Milhões de comentários reclamando que o Inter não ganhou do São Paulo no MORUMBI (barbada) e ninguém cita o fato que o Grêmio empatou com o Figueira em casa.
Coerência pessoal.
209. anonimo | 10/11/2008 às 15:12
isso aqui parece blog/cometarios da revista contigo, ou tititi
210. douglasceconello | 10/11/2008 às 15:16
Bah, vocês me enlouquecem. Em 96 o Inter deixou a vaga escapar porque perdeu. Agora o Grêmio perdeu a liderança porque foi não ganhou seu jogo. E vocês querem colocar a culpa no RIVAL?
Só digo uma coisa: Grêmio e Inter, tendo a chance de prejudicar o adversário histórico, devem fazer isto SEMPRE e, se bobear, ainda deixar BEM CLARO que foi falcatrua.
Libertadores, aí vou eu (sim, é injusto, mas sou descarado e sem-vergonha).
sahduashuasd
211. Ismael | 10/11/2008 às 15:16
Post bom é post polêmico!
Aliás, ouvi de fonte quente agora há pouco que estão liberando um LINK do Impedimento no site da Conmebol…. o tio do vizinho da namorada do pai do primo de um mendigo da praça da matriz confirmou tudo!!!
212. Ismael | 10/11/2008 às 15:18
Douglas, seu descarado!!!
euahusahuheauheauheauheu
213. Junior | 10/11/2008 às 15:25
O post sobre o Garrincha é muito bom, recomendo a leitura. E reafirma a minha tese de que o Botafogo deveria ser patrocinado pelo “MARJ” (Lila e/ou Ingrid, qual é o nome do Museu de Artes do RJ?) , fazer excursões pelo exterior, abandonar os campeonatos oficiais para não protagonizar vexames e passar vergonha, preservando sua história. Então, daqui a 30 anos, alguém fará a música “No tempo em que Jorge Henrique jogava no Botafogo”, hghghghg.
214. Prestes | 10/11/2008 às 15:28
Concordo com o Junior, Botafogo excursionando djá!
215. JC | 10/11/2008 às 15:57
Só digo uma coisa: Grêmio e Inter, tendo a chance de prejudicar o adversário histórico, devem fazer isto SEMPRE e, se bobear, ainda deixar BEM CLARO que foi falcatrua. [2]
Sim, sim…a SULA vai dar vaga para a LIBER…ho ho ho…
216. Tiago Medina | 10/11/2008 às 16:19
Inter bicampeão mundial 2009
217. Vinicius Vaz | 10/11/2008 às 16:44
Gostaria da vaga, mas acho meio errado.
218. Maison | 10/11/2008 às 16:56
Eu naum acredito nisso ,mas bem q poderia ser verdade !
Mas para os colorados o ano não foi tão ruim assim .
Se ganhar a SULA vão chegar a 3 titulos este ano e dois internacionais de % campeonatos é um bom numero ,só falto libert .
Já o gremio não ganho nada ,mas vai para libertadores ,….
O Q VCS ACHAM MELHOR ??
219. Sanchotene | 10/11/2008 às 17:44
Repito, não vejo problema nenhum. Assim, como não veria se a Conmebol dissesse que a TLA09 só teria 12 clubes no ano que vem, com cada país com uma vaga, mais a Liga de Quito.
220. Sanchotene | 10/11/2008 às 17:45
Eu ia perguntar “que 3 títulos”, mas lembrei a Dubai! Título?! Tchê, torneio amistoso não conta!
221. Thales Barreto | 10/11/2008 às 18:03
Sul-Americana = Segunda divisão da América.
222. Junior | 10/11/2008 às 18:58
Como é possível perceber pelo post acima, os gremistas são os especialistas quando trata-se de segunda divisão, rsrsrsrs.
223. Ellwanger | 10/11/2008 às 18:59
“Sul-Americana = Segunda divisão da América”
eu adoro qdo eles tentam diminuir tudo o q a gente conquista (nesse caso nem ganhamos nada ainda)
a recopa era um grande titulo, q fazia parte do cartel internacional do gremio. Hje é uma disputa amistosa, as vezes parece que é vergonhoso ganhar!
tem gremista q tenta diminuir nosso mundial, é pra matar tb!!
224. luciano | 10/11/2008 às 21:22
libertadores 2009
225. Jarbas Schier | 10/11/2008 às 21:34
Há dois anos a direção do Inter só se preocupa com perfumaria e blablablás sem fundamento em tentativas de valorizar torneios de segunda linha (Tríplice Coroa, Dubai e agora a Sulamiranda).
O resultado se vê em campo. O time do Inter é igual ao estádio do Atlético PR: é excelente, mas ainda tá pela metade.
Enquanto meio time justifica a fama, o resto é um monte de naba e/ou enganadores.
O INTER É O MELHOR MEIO-TIME DO BRASIL!
226. Luís Felipe | 10/11/2008 às 22:07
torneios de segunda linha (Tríplice Coroa
Libertadores e Mundial são de segunda linha…
227. Vitor VEC | 11/11/2008 às 04:49
Agora que a poeira baixou, digo:
Valorizem a Suda pelo que ela é, não pelo que pode vir através dela, como fizeram S.Lorenzo e Pachuca, por exemplo.
Pensem nisso!
228. Vitor VEC | 11/11/2008 às 04:51
Peraí, acho que assim fica melhor:
Valorizem a Suda pelo que ela é, como fizeram S.Lorenzo e Pachuca, e não pelo que pode vir através dela.
Pensem nisso!
É a insônia destruindo o cérebro e o pensamento linear-cartesiano-ocidental-judaico-cristão.
229. Álisson | 11/11/2008 às 07:55
A real que os colorados já valorizavam a Sula muito antes dessa possibilidades de Libertadores.
Não esqueçam que o Inter, quando do início da competição, ainda tinha chances de chegar a Liber via brasileiro. Mesmo assim, sempre jogamos com os titulares.
Eu já penso nesse título faz um tempo já. Não por vaga, mas pela taça mesmo.
230. André K | 11/11/2008 às 08:24
sempre jogamos com os titulares.
??????
231. Álisson | 11/11/2008 às 08:26
Na Sula, não?
232. Francisco Luz | 11/11/2008 às 08:35
Inter x Católica, antes e depois do Gre-Nal.
233. Ismael | 11/11/2008 às 09:14
Era por um bom motivo… mesmo assim não deixamos de prestigiar o torneio.
É que o time da Católica era muuuito ruim!!!
234. Rudi | 11/11/2008 às 09:17
Jogar contra a PUC com os titulares pra que?
235. lucas mendieta | 11/11/2008 às 10:47
a coloradagem fica espalhando esses links pelo orkut achando que adianta alguma coisa.
jogo duro.
236. dante | 11/11/2008 às 12:12
janela ocupada, amigo.
237. beretta | 11/11/2008 às 12:41
Seria uma boa pedida para os clubes terem um interesse a mais. Mas as datas da sul-americana poderiam ser revisadas, nao?
Tipo, na finaleira do Brasileirão e na finaleira da Sul-Americana, fica complicado.
E quanto às vagas, esse ano acho difícil, mas pra 2009 é bem provável que ocorra.
Abraço
238. Diogo | 11/11/2008 às 17:48
Não sei o que é mais PATÉTICO:
– Os “curralados” sonharem com uma vaga na Libertadores, através do tapetão na Sula;
– Nós, gremistas, sonharmos com o título brasileiro, através do comando do Roth.
239. Fábio | 11/11/2008 às 17:55
Na real, o campeão e o vice da Sul-Americana entrarão direto na terceira fase da Copa Lupi Martins 2009.
240. Luís Felipe | 12/11/2008 às 01:37
meus parabéns.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2290612.xml&template=3898.dwt&edition=11084§ion=1010
241. Filipe Gonçalves | 12/11/2008 às 08:26
Tá na ZH de hoje, 3 dias depois do post do Cassol….
E a turminha do amedoim, ficou chupando dedo?
242. Junior | 12/11/2008 às 08:35
Sou colorado, mas acho injusto o campeão da Libertadores não ter vaga assegurada na competição seguinte. O campeão da Sula deveria enfrentrar um time da Bolívia ou Venezuela, não o campeão da Libertadores, que deveria ter a vaga assegurada sempre.
243. Glória | 12/11/2008 às 08:43
Parabéns IMPEDIMENTO!
que furo de reportagem esta notícia, hem? Até a Zero Hora ficou pra trás.
Sem falar na qualidade dos textos que leio aqui.
Eta gurizada boa essa do Impedimento. Talento & Inteligência.
244. João | 12/11/2008 às 08:51
Prá mim o que está acontecendo na verdade é que o Intrer ESTÁ COMPRANDO a vaga. Vamos observar, se o Inter for campeão, vai ter uma vaga, se for vice, vai ter duas vagas. Se não for nada, não vai ter vaga. Paranóia de gremista? Sei não, voces sabem o poder das verdinhas…..
245. Eduardo | 12/11/2008 às 09:12
Para o magrão ali de cima q acha injusto o campeão da liberta não ter vaga assegurada para a próxima edição, digo que TAMBÉM ACHO, porém nem o campeão do mundo de seleções e nem o de clubes têm vaga nas edições posteriores, ou seja, é uma injustiça, mas não é inédita.
Essa injustiça poderia ser amenizada se o campeão da RECOPA tivesse vaga para a liberta, daí acho q seria o ideal, mas tem o problema de datas pq o campeão da SULA 08 enfrenta na RECOPA 09 o campeão da LIBERTA 09, se fosse o da LIBERTA 08 Conmebol valorizaria a RECOPA e a SULA.
246. milton | 12/11/2008 às 12:14
Parabens Daniel pela grande repercussão da notícia.
Fiquei impressionado com a quantidade de participantes do teu blog, os quais te enviam os mais inusitados diversos comentários.
Continuo aguardando a tua visita à Capela Positivista de Porto Alegre.
Um abraço do Milton
247. Rogério Tomaz Jr. | 12/11/2008 às 12:38
Sempre defendi que a Sulamericana (e suas predecessoras) ocorressem no primeiro semestre, em paralelo à Libertadores… mas essa proposta de valorizar os finalistas pode ser interessante, embora seja algo meio torto…
248. gugala | 12/11/2008 às 13:27
100 anos só se comemoram de 100 em 100 anos.
Com ou 100 time.
249. realista | 12/11/2008 às 23:53
se fosse o gremio nessa situaçao na sulamericana, os gremistas estariam comemorando a situaçao dessa vaga q pode surgir e os colorados reclamando…sempre vai ser assim…agora o inter tem um puta time..o gremio tah acima no campeonato , mas o nivel do plantel nao eh bom…o inter jah tem um plantel bom para o ano q vem o gremio nao…esse eh o medo do gremio …pq o inter eh mais eh mais plantel e sabe q se o inyer jogar bem, ..ganha a sulamericana e se surgir a vaga pra libertadores, o time ficaria melhor ainda em 2009 ( no papel ) …
250. Flávio | 13/11/2008 às 07:54
Como colorado, eu gostaria de ver o Inter na Liber-09, é claro. Mas, por uma questão de coerência, sou contra essa virada de mesa. Se esse prêmio para o campeão (ou os finalistas) da Sul-Americana for anunciado somente às vésperas da final da competição, como ficam os times que jogaram a SulA com reservas? Ok, vão dizer que ninguém mandou tratarem a competição com desprezo. Mas será que o Inter, se ainda lutasse pelo título do Brasileirão, também não faria a mesma coisa? E imaginem a gritaria se o potencial beneficiado fosse o Flamengo ou o Corinthians? Mesmo para o ano que vem sou contra essa alteração. Dar vaga para o campeão ou para os finalistas da SulA na Libertadores seria uma decisão estapafúrdia. Se esses times vencessem a Libertadores, seus títulos sempre seriam contestados, como o Mundial que o Corinthians venceu. A Sul-Americana deve ser relevante por si mesma. Se a Supercopa e a MERCOSUL eram, por que ela não pode ser? Paulistas e cariocas a menosprezam por provincianismo, assim como no passado preferiam seus estaduais a Libertadores. A CONMEBOL e Nissan podem encontrar outras formas de turbinar a competição, talvez aumentando a premiação.
251. youtube | 13/11/2008 às 10:55
TEŞEKKÜRLER
252. Bruno Xupitata | 13/11/2008 às 11:10
Gremistas, como diz um amigo meu: “a língua é o chicote do cu”, hehe. Grande Juneca!!
Parem de falar e ganhem o campeonato, senão, vai ficar feio é pra vcs q não vão comemorar nenhum título em 2008.
253. RICARDO DA SILVA | 13/11/2008 às 11:37
Que tal se o campeao da sul-americana disputasse contra o campeao da copa da uefa uma vaga no mundial de clubes e assim valorizaria os dois torneios.
254. VITORS10 | 13/11/2008 às 19:55
como amante do futebol lamento mudanças em meio as competições(canetaços)me lembro que em um desses canetaços o gremio subiu aà 1ª divisão em 1992, mas o INTER não tem culpa disto, critiquem os cartolas da sul-americana. Ridiculo é dizer que uma conquista não é legitima sem que se tenham expulções invasões de campo e gravação de DVD’s…
Se os mexicaos podem ser ser cconvidados à Libertadores DA AMÉRICA porque não um CAMPEÃO DA COPA SUL-AMERICANA, espero que seja o INTER….
255. maycon | 15/11/2008 às 22:54
o inter vai pra libertadores 2008 sim e vcs gremista sao tudo ums filho da puta
256. Guilherme | 17/11/2008 às 17:42
Vamos aos fatos.
1) A Sul-Americana é tão importante quanto a Copa Conmebol, já extinta. As características são as mesmas. Os times de cada país e que não vão à Libertadores, porém chegam perto, vão a essa competição. Sabe qual a inspiração? A COPA DA UEFA. A coincidência nos nomes originais (o nome da confederação) não é mera coincidência. Chora, colorado.
2) Se o Inter ganhar a Sul-Americana, tem mais é que comemorar. O Grêmio tentou por anos conquistar a Conmebol e a também extinta Supercopa, além de outras competições como a Copa Master e a Copa de Ouro. Título é título. Taça é taça. Faixa é faixa. Choremos nós, gremistas.
3) A Copa Sul-Americana deste ano está esvaziada. Ninguém tá dando bola. Ressuscitou o tal Argentinos Juniors para brilhar nesse torneio. É um torneio menor, tecnicamente falando, que a Copa do Brasil, apesar de sua maior extensão e abrangência geográfica.
4) As funções da Copa Libertadores da América, e que motivaram sua idealização e sua criação nos anos 50/60 sempre foram: a) Indicar o representante da Conmebol para o Campeonato Mundial, e b) Determinar o Campeão Continental.
4.1) Não consta dos objetivos legítimos da Copa Libertadores da América a função de salvar, fortalecer ou promover qualquer outro campeonato. A função da Copa Libertadores da América não pode ser violentada em função da falta de significado da Copa Sul-Americana.
5) Apenas dois tipos de torneios têm vinculação hierárquica e lógica para indicar um participante à participação da Copa Libertadores da América: os campeonatos nacionais realizados nos países filiados à Conmebol e a própria Libertadores da América. É mais legítimo o Fluminense, 2° na Libetadores, postular a vaga, do que qualquer outro clube via Sul-Americana.
6) Grêmio, Boca Juniors e Palmeiras menosprezaram a Sul-Americana? Menosprezaram, de acordo com o que julgaram mais adequado aos seus interesses. Ninguém promovou W.O. A escalação de reservas é um recurso que cabe aos clubes. É subjetivo, aliás. O próprio Inter escalou reservas na primeira fase. Aliás, o Inter está escalando reservas no Campeonato Brasileiro (contra São Paulo, Ipatinga e Santos). Prejudicou o Grêmio com este expediente, porém, é legítimo que o faça. O fato que quero ressaltar é que o S.C.Internacional está “menosprezando” o Campeonato Brasileiro, e pela lógica levantada para enobrecer o possível convite do Inter à Libertadores (castigar times que escalam times B convidando outros para a Libertadores), estando o Inter, hoje, em sétimo, acho que a CBF deveria tentar vagas para o 5° e o 6° no Campeonato Brasileiro na Libertadores de 2009. Esses, sim. O Inter, já que menospreza o C.Brasileiro ao jogar com reservas, não… Não faz sentido?
7) Gauchão 1991 (Grêmio), Copa do Brasil 1992 (Fluminense), Libertadores 2006 (Nacional de Montevidéu)… o episódio Paysandu (2002)… agora esse “mexe” nos bastidores da Conmebol… fico me perguntando… será mesmo que a bola pune, como já se disse?
8) Nem que meu Grêmio vencesse a Sul-Americana eu ia aplaudir sua ascensão à Libertadores. Falo sinceramente. Este é o fórum para se falar sério. Aliás, acho que nem ano que vem, nem em 2010, deveriam fazer isso. A não ser que institucionalizassem a Sul-Americana como Libertadores Série B, com ascenso e descenso. Neste caso, perderíamos as condições de determinar o melhor time do continente, sendo que, ao contrário do que ocorre em nível nacional, seria muito factível que o melhor time do continente estivesse “preso” à segnda divisão da América (veja o Inter, ganhou em 2006 sem ter jogado a Libertadores de 2005).
OU SEJA… POR FIM…PELO BEM DO FUTEBOL E DA INSTITUIÇÃO CONMEBOL, ESQUEÇAM ESTE PROJETO.
257. MATHEUS WILOLIAM FAGUNDES | 19/11/2008 às 12:55
Se caso isso acontecer nós vamos a Tóquio de novo
CHUPA GAYMIO
258. marcio santos | 24/11/2008 às 04:19
quando roubaram do inter o brasileirão em 2005, os falsos gremiomoralistas de plantão não se preocuparam com virada de mesa… agora além de levar mais uma taça internacional, o inter estaria na libertadores 2009, deve doer muito no já neurótico coração imortal ( que morre toda hora ). “más, que hacer se soy loco por ti américa….”
259. TRICOLOR | 27/11/2008 às 18:57
Em 2005, o Edílson roubou o Corinthians e admitiu. Foi por isso que anularam os jogos. Se não tivessem anulado, aí seria a torcida do Corinthians que estaria até hoje chorando a roubalheira.
Mas fiquei com pena dos colorados, sim. Principalmente quando expulsaram o Tinga naquele jogo. Ser roubado “é flórida”.
260. TRICOLOR | 27/11/2008 às 18:59
“Se caso”?
Matheus, o que que é isso?
E fica tranqüilo: o Inter deve ir a Tokyo disputar a Copa Bussunda Bank 2009. Já o Campeonato Mundial vai sair do Japão, sendo transferido para os Emirados Árabes.
261. Sandro Pinheiro Dias | 05/12/2008 às 19:08
O Inter é campeão de tudo meus irmãos…
Só não é da 2ª divisão, que os gremistas são bi e ainda com orgulho (a ponto de chamarem de Batalha dos Aflitos)! Perfeito pra condição deles! Ainda estampam tamanha vergonha em paginas inteiras de jornais, coisas que seriam para serem esquecidas! Ah e tem mais! Um elenco como do Internacional só iria engrandecer a Libertadores. Acho que principalmente os gremistas estao com medo de tomarem de 4 de novo, mas dessa vez para o mundo inteiro ver! Ja pensou esse timeco do grêmio contra o Inter de Milão? Barcelona? Studgart? Será que ganham????????????????