O Gre-Nal mais legal de todos os tempos

27/08/2008 at 22:41 129 comentários

Olha, o jogo foi uma porcaria. Mas a briga… Deixa eu contar para vocês. Era a manhã do dia 20 de abril de 1969. Eu tinha 11 anos e aquele já seria meu quarto jogo no Beira-Rio, pois tinha visto Inter 2 x 1 Benfica (inauguração do estádio em 6 de abril), Brasil 2 x 1 Peru (inauguração dos refletores em 7 de abril) e Inter 4 x 0 Peñarol, todos jogos do Festival de Inauguração do novo estádio. É importante é começar dizendo que AQUELE ERA OUTRO MUNDO.

Imaginem o seguinte. Sempre que Grêmio ou Inter construíam um estádio, a glória acompanhava o crescimento do patrimônio. Não sei o motivo, mas o time de maior estádio vencia mais. O Grêmio era grande nos anos 20 com a Baixada. A partir dos anos 30, com a construção dos Eucaliptos, formamos o Rolo Compressor que quase fez o Grêmio – sim, vá estudar! – fechar. Então veio o Olímpico em 1954 e, poucos anos depois, o Grêmio passou a ganhar tudo. Em 1969, amargávamos o seguinte retrospecto: dos últimos 13 Campeonatos Gaúchos, eles tinham ganhado 12.

Ou seja, havia a certeza de que o estádio era um fator fundamental. Hoje sabemos que a mística do estádio voltaria a funcionar a pleno naquele 1969 e nos anos 70. Estão atentos? Então: todo o esforço do Grêmio era para que o Inter não conseguisse o crescimento aguardado e nós tínhamos certeza que, com o Beira-Rio, já éramos os melhores. Para piorar, o Inter, em 1954, fora inaugurar o Olímpico. E como inaugurou! Fizemos 6 x 2 e meu pai contava e recontava dando gargalhadas um dos gols de Larry marcara em tabela com Bodinho. Porém, para piorar ainda mais, o goleiro que levara os seis gols em 1954 era o técnico do Grêmio em 1969, Sérgio Moacir Torres Nunes, aquele mesmo que quisera retirar seu time de campo a fim de evitar um fiasco na inauguração de 1954. Não deu certo. Sentiram as possibilidades de violência? Pois é. Mas há mais: o futebol naquela época era infinitamente mais violento do que o atual. Ah, duvidam? Então vejam, por exemplo, a carnificina que foi aquele Grêmio x Peñarol que tornou o tricolor campeão da Libertadores pela primeira vez. E já eram os anos 80. E era tudo normal. Um cara era quase assassinado, o juiz marcava a falta e o jogo seguia.

Pois então fomos para o estádio. Dia chuvoso, horrível, estádio hiperlotado como não se faz mais. A torcida do Grêmio ocupava metade da geral e da arquibancada. É claro que não lembro de nada que não seja a briga. Tinha 11 anos. Aquilo foi demais! O jogo foi truncado e cheio de faltas; só sei que Hélio Pires — um rápido ponta-direita e centroavante que o Grêmio buscara no Novo Hamburgo –, já tinha sido expulso. Menos um para a briga final.

Então, aos 37 do segundo tempo, a bola foi mansamente em direção a Alberto, grande goleiro do Grêmio. Espinosa – ele mesmo – foi à trote proteger seu goleiro e Urruzmendi, um uruguaio ruim pra burro, correu em direção a Alberto como se fosse tirar-lhe a bola sabe-se lá como, talvez atentando contra a vida do calmo arqueiro, pois ela estava em suas mãos. Espinosa, que na época usava cabelos muito compridos e um bigode que envergonharia Olívio Dutra, fez a proteção. Foi bem na minha frente. Dizer que Urruzmendi atropelou Espinosa é uma redução. Se minha memória funciona um pouquinho, o uruguaio não apenas não travou a corrida como estranhamente ergueu os dois cotovelos, atingindo a cabeça de Espinosa por trás. O ex-técnico da Portuguesa decolou, mas só por uns 4 metros, muito menos do que a Maurren Maggi é capaz, sem auxílio de nenhum homem. Claro, eu achei bacana. Afinal, os gremistas estavam lá ou para perder ou para apanhar, e já que não perdiam… Era o espírito da época! A reação veio por Tupãzinho, um excelente atacante comprado ao Palmeiras. Ele conjeturou se aquilo não ultrapassava o aceitável e por fim concluiu que Urruzmendi já vivera o suficiente.

Bom, o que veio a seguir, hahahahahahaha, só por fotos e por um antológico filminho de 8 segundos. Foi a mais bela batalha campal que vi. Acho que as guerras no passado deviam ser daquele jeito. Talvez algumas guerras napoleônicas tenham terminado no corpo a corpo, quando não havia mais pólvora. Lindo aquilo. Eu pulava de alegria. Todos pulavam de alegria. Estávamos no Coliseu. Olha, o juiz expulsou TODOS os jogadores, exceto Dorinho (Inter) e Alberto (Grêmio). No dia seguinte, torcedores de ambos os times chamavam os dois de bichas. Tinha que brigar, pô!

As fotos são sublimes, vejam abaixo:


Candidamente — notem o sorriso –, Sadi observa seu pé procurar a cabeça (ou o pescoço) de Alcindo no chão.


Gainete sentado com Alcindo no colo. Parece que o Bugre está tomando uns tapinhas na bunda. Baixaria.


Dorinho não foi expulso, mas o que faz no meio da confusão, com a camisa dez colorada? Foge? Não me parece.


Flagrante do tranqüilo Alberto aconselhando a Urruzmendi e Alcindo: “Muita calma nessa hora”… Vejam o detalhe da mão do goleiro, pedindo paz.


Um raro filminho. Espetacular voadora de Gainete. Uma coisa é dar a voadora, outra é planejar onde cair…

A refrega ocorreu aos 37 do segundo tempo e, serenados os ânimos (hahahahaha), o Inter queria seguir jogando. Até hoje, fico pensando se o plano colorado era fazer um enfrentamento individual entre Dorinho e Alberto…

No dia seguinte, TODOS os gremistas diziam que seus pupilos tinham batido a valer nos colorados e TODOS nós dizíamos o mesmo em sentido contrário. Céus, que idiotice! Passamos anos falando e discutindo e brigando sobre aquele jogo.

Ficha técnica da arruaça:

Internacional 0 x 0 Grêmio
Data: 20/04/1969
Local: Estádio Beira-Rio
Arbitragem: Orion Satter de Mello
Internacional: Carlos Gainete Filho; Laurício, Pontes (este era Bibiano, irmão da célebre dupla de zaga João e Daison Pontes, representantes máximos da ultra-violência no interior gaúcho), Valmir Louruz e Sadi Schwertz; Tovar e Dorinho; Valdomiro Vaz Franco, Bráulio, Sérgio e Gilson Porto (Urruzmendi).

Grêmio: Alberto; Valdir Espinosa, Ari Ercílio, Áureo e Everaldo Marques da Silva; Jadir e Sérgio Lopes (Cléo); Hélio Pires, João Severiano, Alcindo Marta de Freitas e Volmir (Tupãzinho).

Observações finais:

1) Saldo: nenhum morto, mas penso que Sadi Schwertz guarda seqüelas até hoje.
2) Em negrito estão as figuras mais famosas das tropas.

Escrito por mim — o homem, o mito, o Milton Ribeiro.
PS: Que pecado, o Tite DEVIA ter participado disso, né? Só para apanhar.

Entry filed under: Contribuições.

Convescote na trincheira El Rey de Copas e Os estádios tristonhos

129 Comentários Add your own

  • 1. Gabriel  |  27/08/2008 às 23:00

    Bah, baita texto, parabens! Sinto inveja pois queria ter partiipado disso!

  • 2. Francisco Luz  |  27/08/2008 às 23:12

    Sensacional, Milton. Meu coração SANGROU só de imaginar a refrega, e tu olhando isso tudo. Invejei demais.

  • 3. douglasceconello  |  27/08/2008 às 23:29

    Excelente demais, Milton. Daria meu APÊNDICE para estar lá. ashdfsudafsd

    Aliás não é deste famoso Gre-Nal esta foto que segue abaixo?

  • 4. Carlos  |  27/08/2008 às 23:39

    Suellen…pela “fachada” esse grenal ae foi no olimpico….

  • 5. mardruck  |  27/08/2008 às 23:51

    Essa briga foi foda demais.

  • 6. Anônimo  |  28/08/2008 às 00:20

    3#

    Essa foto é do Gre-Nal de 77, onde o Grêmio venceu com um gol de André Catimba.

  • 7. mardruck  |  28/08/2008 às 00:31

    Mas o Grêmio não tinha anel superior em 77, tinha?

  • 8. mardruck  |  28/08/2008 às 00:31

    Grêmio, leia-se, Olímpico.

  • 9. Titi  |  28/08/2008 às 00:44

    “Olímpico Monumental: Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico teve sua construção concluída com o fechamento da última parte do anel superior. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. Uma obra grandiosa erguida por uma torcida apaixonada. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído”

    Fonte: Wikipedia

  • 10. Titi  |  28/08/2008 às 00:46

    Em 80 foi CONCLUIDO. Talvez em 77 tivesse uma parte pronta …. nao sei. Nasci em 78.

  • 11. Serramalte Extra  |  28/08/2008 às 01:59

    A parte das cadeiras cativas do Olímpico existe desde 54.

  • 12. Serramalte Extra  |  28/08/2008 às 02:05

    aí dá pra ter uma idéia de como era na inauguração…

  • 13. Francisco Luz  |  28/08/2008 às 07:36

    A social do Olímpico tem dois andares desde a inauguração. O anel superior completo que foi concluído nos anos 80.

  • 14. Carlos  |  28/08/2008 às 07:37

    A superior da social existia há tempos…
    cheguei a pegar uma parte da construção da superior, qdo comecei a ir aos jogos.

    Q merda ser véio.

  • 15. Luiz Filipe  |  28/08/2008 às 07:56

    Enfim, é um remendão.

  • 16. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 08:07

    Douglas e amigos.

    Aquele árbitro baixinho e gordinho é Agonar Martins ou Luiz Torres. Os dois colorados que estão na frente dele são Escurinho — que apareceu lá por 1972 e o preparador físico Gilberto Tim (de branco, à direita na foto).

    Certamente, não é do Grenal da pauleira.

  • 17. Polegar Vermelho  |  28/08/2008 às 08:16

    como gaciba é o árbitro hoje, esperem uma pancadaria. Vai rolar gol de handebol (Ronaldinho), atacante do Inter expulso por se defender, faltas perto da área colorada no final do jogo…ele não descansará enquanto o time dele não sair classificado.

  • 18. Rudi  |  28/08/2008 às 08:23

    Polegar, não se o D’Alessandro fizer com o Gaciba algo semelhante a foto do Cecconnello…

  • 19. Francisco Luz  |  28/08/2008 às 08:31

    Ah, e faltou um detalhe, que li em um dos livros da história do Inter. O Daltro Menezes não gostava nem um pouco de um dirigente tricolor, não lembro o nome dele. Sei que ele avisou os jogadores, na preleção, que a coisa podia descambar pra pauleira, e que era para todos estarem prontos (imagina isso hoje).

    Pois bem, diz o livro que, na hora que todo mundo começou a se ACARICIAR, o Daltro viu o dito dirigente e acertou um belo UPPERCUT no queixo do infeliz, motivo de orgulho até o dia da sua morte.

  • 20. Flávio  |  28/08/2008 às 08:32

    Teve um Gre-Nal pelo Ruralito de 1996 em que se ensaiou uma pauleira. O Ricardo deu umas cotoveladas no Paulo Nunes durante o jogo. No final rolou uma confusão. Acho que os gremistas foram para cima do Ricardo. No meio do bolor, o Danrlei deu um soco ou empurrão nas costas do Goycochea. O gringo foi para o revide, mas aí a turma de deixa disso entrou em ação e a pancadaria não saiu.

  • 21. Rudi  |  28/08/2008 às 08:39

    O Ricardo era um baita cotovelador mesmo… e lembro que na época caras de rádios diziam que ele era uma espécie de “coringa” por jogar em várias funções do meio pra trás, mas pra mim era ruim em todas…

  • 22. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 08:41

    Francisco.

    O inimigo do Daltro era Jairo Cruz, médico do Grêmio. Parece que apanhou, mas não do Daltro.

    Abraço.

  • 23. JB  |  28/08/2008 às 08:48

    A fota é da final de 77. Gremistas em chamas invadem o gramado antes do final do jogo. O juiz acho que é o Agomar, e a esquerda é o Claudião Duarte. Velho sou eu, que conheci o Olímpico ANTES da construção do anel da Geral, aliás, antes mesmo da construção do fosso.

  • 24. Carlos  |  28/08/2008 às 08:51

    Na foto da “voadeira”, aquele cara de abrigo não é o Claudião? Com uma cara de “PQP, levou…”

  • 25. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 08:54

    Exato. Da esquerda para a direita: Claudião, Escurinho e Gilberto Tim.

  • 26. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 08:54

    Aliás, sensacional a foto.

  • 27. dante  |  28/08/2008 às 09:03

    ótimo texto, milton.

  • 28. Atilio  |  28/08/2008 às 09:24

    Bá, muito legal. Parabéns.

  • 29. fino  |  28/08/2008 às 09:26

    que feio… da série conclusões abesórdas

    mas o impedimento, nitidamente, apóia a violência gratuita que afasta as familias e os homens de bom coração dos estádios de futebol…

    gsdufydsgyuhsdfhsd

  • 30. Álisson  |  28/08/2008 às 09:34

    Muito bom o texto.

    Mostrei pro velho. Riu até não aguentar mais e disse que o jogadores do Inter deram uma SOVA nos azuis!

    Mas o velho diria isso mesmo se todos os jogadores do Inter tivessem sido mortos!

  • 31. Battaglin  |  28/08/2008 às 09:56

    Cláudio Duarte faz uma cara ambígua. Ele a) pode estar pensando “com isso, foi-se a mi-minha argume-mentação lo-lógica…”, ao passo que Escurinho e Tim não parecem ter qualquer tipo de reação ao ver um ser humano tomar uma voadora nas costas. Ou b) pode estar fazendo cara de flanelinha “ve-vem, ve-vem…só vem…i-i-isso, pro-prontinho”.

    ***

    Jairo Cruz não foi o médico que nos anos 70, quando estava no comando do Grêmio, disse que os jogadores do Grêmio jogavam dopados pelo Eduardo de Rose, atual rei do anti-doping?

  • 32. K  |  28/08/2008 às 10:13

    Antes remendão que inacabado! Aquela ‘aba de boné’ é uma das coisas mais estranha/ridícula que um estádio pode oferecer.

    Pior só a frase nela escrita.

  • 33. JC  |  28/08/2008 às 10:27

    Massa o texto…belo relato…parabéns…

  • 34. HEITOR ARAÚJO  |  28/08/2008 às 10:40

    Vi o seu blog. bastante legal e interessante.

  • 35. anonimo  |  28/08/2008 às 10:44

    danrlei SEMPRE bateu pelas costas.

  • 36. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 10:48

    excelente texto, MIlton.

  • 37. Carlos  |  28/08/2008 às 11:01

    Tá…e depois da “IMPEDPELADA” vai rolar um jogo de “dominó”?

  • 38. Dario  |  28/08/2008 às 11:08

    Milton, uma pequena correção, o nome é Schwerdt. Por coincidências da vida sou muito amigo dos filhos do Sadi e dos sobrinhos dele e posso te garantir, tá no sangue da família o gosto por confusões. São todos colorados e os maiores brigões que eu conheci. Ainda na semana passada fizemos um joguinho e a coisa quase descambou prá pauleira por causa de um deles. É hilário.

  • 39. mardruck  |  28/08/2008 às 11:09

    Agomar Martins é o juiz que o Oberdan falou “na minha área tu não marca pênalti”, em 77.

    Pelo menos foi o que meu pai me falou ontem hahaha.

  • 40. Emerson  |  28/08/2008 às 11:21

    No Grenal de 77 o juiz era Luiz Torres.

  • 41. Titi  |  28/08/2008 às 11:23

    15. Luiz Filipe | 28/08/2008 at 07:56
    Enfim, é um remendão.

    ————————————————————-

    Tsc Tsc Tsc

    Vai me dizer que vao remodelar o salao!?

    Total remendo … mas vao fazer igual, 40 anos depois.

  • 42. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 11:25

    http://tinyurl.com/5q84q9

  • 43. Tiago Medina  |  28/08/2008 às 12:01

    não se fazem mais gre-nais como antigamente…

  • 44. Rudi  |  28/08/2008 às 12:05

    independente do resultado, que tenhamos um grenal com muita porrada

  • 45. Cassol  |  28/08/2008 às 12:21

    Em relação à negociação de Nilmar, imperdível foi a puteada ao vivo que o Macedo deu no Rafael Antoniuti (?). Troço constrangedor o Macedo exigindo a fonte da informação do repórter e mandando ele “parar com especulação”. Macedo deve ser muito estimado por todos os colegas da rádio Gaúcha.

  • 46. Gabriel  |  28/08/2008 às 12:22

    Bah, eu como colorado nem sei o que é melhor hoje, perder, ganhar… Se passar na sulamericana, cai pro boca la na frente. Se nao passar fica chato, pois perdeu pros reservas do gremio, e se passar tambem nao leva o merito, por ter sido em cima do banguzinho. O melhor mesmo é que feche a porrada….

  • 47. Gabriel  |  28/08/2008 às 12:23

    bah, cassol, ouvi isso tambem. triste….

  • 48. Carlos  |  28/08/2008 às 12:26

    O macedo é um cavalo de gravata…
    E eu não aguento mais ler “nilmar vendido, alex vendido”…e na real nem estão vendidos….vai saber o q q tá acontecendo…

  • 49. Anônimo  |  28/08/2008 às 12:38

    O Olímpico em 1970 parecia o Colosso da Lagoa em Erechim.

  • 50. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 12:52

    eu ouvi, Cassol.

    foi mais ou menos assim:

    Antoniucci diz que o Zaragoza colocaria 12 milhões de euros e a Internazionale, outros 2, pelo empréstimo de Nilmar até o meio do ano que vem.

    Macedo: “estava lendo o jornal Heraldo, de Aragão – http://www.heraldo.es – e eles estão dizendo que o Zaragoza pretendia pagar Nilmar com a venda de outros três jogadores, mas as negociações emperraram e o clube não tem dinheiro (http://tinyurl.com/5q84q9)”

    Antoniucci: “Pois é, mas a informação que eu tenho é que o Zaragoza tem o dinheiro e que estão vindo aqui para acertar a negociação.”

    Macedo: “Mas qual é a fonte dessa informação?”

    Antoniucci desconversa.

    Macedo: “Tá bem, tá bem, mas nós estamos num programa de jornalismo e é importante saber de onde vem essa informação. No domingo, eu ouvi que o presidente do Zaragoza estaria vendo o jogo no Beira-Rio e não tinha ninguém. Essa informação vem de fofocas de bastidores ou tem uma fonte mesmo?”

    Antoniucci: “Olha, os dirigentes do Inter não confirmam oficialmente, mas tem uma fonte mesmo.”

    Macedo: “E qual é essa fonte? Por que eu estou aqui com o jornal de Aragão e está dizendo, o presidente do Zaragoza fala que falta dinheiro. Aqui eu tenho uma fonte. Tu não pode dizer qual é a tua fonte?”

    Antoniucci: “Não, não posso dizer”.

    Macedo: “Bom, então tá”

    aí começam a falar do jogo.

  • 51. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 13:09

    Battaglin, essa eu não sei responder.

  • 52. Titi  |  28/08/2008 às 13:10

    Macedo mala que quer deitar no guri que tem uma informacao que ele nao tem.

  • 53. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 13:11

    A FONTE DA INFORMAÇÃO!

    Essa é a fonte!

  • 54. alemao  |  28/08/2008 às 13:53

    por outro lado, é muito fácil jornalista ficar inventando merda pra vender jornal, aí qndo põe o cara contra a parede, vem com essa de não poder revelar a fonte…

    Aí fica fácil….

    E se eu chegasse agora e dissesse q o Douglas na verdade é um grande gremista?? Comoção geral no Impedimento…pressões absurdas e tal…e eu digo, é verdade, mas não posso contar quem me disse…

  • 55. Álisson  |  28/08/2008 às 13:57

    A especulação e as barrigadas já viraram rotina no jornalismo esportivo!

    Quantos jogos o guiñazú fez de despedida? Uns cinco ou seis no mínimo.

    Lamentável, por mais que o Macedo seja grosso o que ele fez tá correto.

  • 56. Álisson  |  28/08/2008 às 13:58

    PS: Ele devia fazer o mesmo com o WC!

  • 57. Prestes  |  28/08/2008 às 14:04

    Porra! A RBS já vendeu meio time do Inter. Guinazu era certo. Os caras agora querem empurrar o Nilmar e o Alex.

  • 58. Battaglin  |  28/08/2008 às 14:04

    Milton, acho que foi.

    Teve até processo, porque o de Rose era médico antes de um médico, que eu acho que é o Jairo Cruz, e quando esse outro assumiu os jogadores vinham falar para ele que não poderiam cair no anti-doping porque tomavam algumas coisas que o de Rose dava para eles. O médico saiu contando isso na imprensa e o de Rose processou o cara e o cara processou de volta. E não sei no que deu a coisa. Eu tenho a reportagem numa Placar dos anos 70, mas está no meio da coleção e até achar…

  • 59. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 14:06

    Macedo mala que quer deitar no guri que tem uma informacao que ele nao tem.

    nada a ver. Uma coisa é o presidente do Zaragoza dizer que não vai contratar por que não tem dinheiro. Outra coisa é um zé qualquer afirmar que a contratação está saindo.

    eu acredito que a fonte do Antoniucci seja o Delcyr Sonda, ou alguém muito ligado a ele e ao Inter.

  • 60. Titi  |  28/08/2008 às 14:06

    Pode estar certo, mas ele mesmo se vale disso. E se vangloria.

    Ele nao vai se retratar se o guri estiver certo.

    Chute, barrigada e omissao de fonte (qdo convem) todos se utilizam.

  • 61. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 14:07

    por um lado, o Antoniucci tem todo o direito de não revelar sua fonte.

    por outro, ele poderia dar uma pista, pelo menos, para não ficar chato.

  • 62. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 14:09

    Ele nao vai se retratar se o guri estiver certo.

    ele não precisa se retratar. Ele não contestou a informação do Antoniucci. Ele fez questionamentos de qualquer torcedor faria.

  • 63. Titi  |  28/08/2008 às 14:09

    Eu ia escrever no comentario acima mas apaguei ….

    Nilmas: Sonda e Da Hora sao as fontes.

    Alex: Vem de dentro do Inter. Dos dois lados.

    Chega, falei de mais ….

    (Tenho as fontes e nao posso falar = Ze Qualquer. Ta bom.)

  • 64. Titi  |  28/08/2008 às 14:11

    Ele tentou desacreditar a informacao que o reporter passou no programa dele. So isso. Com os puta velha ele nao se mete.

  • 65. tiagón  |  28/08/2008 às 14:13

    baita texto. a voadora do vídeo é sensacional!

  • 66. Luís Felipe  |  28/08/2008 às 14:17

    uma informação que aparece sem fonte confiável, quando contrária a uma informação confiável, será desacreditada por natureza. A info do Antoniucci já está desacreditada.

  • 67. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 14:19

    Titi e amigos.

    Tenho notado uma surpreendente vontade em Fernando Carvalho de livrar-se de Alex. Sabemos que isso não passa pelo futebol do cara.

    Se o time ainda estivesse liderando o campeonato… Ou seja, há outros interesses. Alex parece ser o menos entusiasmado com esse troço de arábia.

    O Inter é um balcão de negócios.

  • 68. Carlos  |  28/08/2008 às 14:54

    não q todos não sejam….

    mas esse Nilmar é pra lá de mercenário…PQP….

    E o suellen é gremista mesmo?????????????

  • 69. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 15:07

    Douglas-Suélen? Bá, é gremistão fundamentalista.

  • 70. alemao  |  28/08/2008 às 15:07

    sim Carlos, o é! Uma fonte fidedigna me contou, mas não posso dizer quem é…

  • 71. Arbo Menna  |  28/08/2008 às 15:09

    olha, Milton, sensacional teu relato. Mítico!

  • 72. Álisson  |  28/08/2008 às 15:13

    Sobre o Alex, o Milton falou tudo…

    O próprio Carvalho já disse que tinha uma proposta alta pelo Alex de lá, que o ALEX recusou por não querer se esconder por dinheiro.

    Mas o Carvalho tá se esforçando horrores pra vender. O Alex gostaria de jogar na europa, não na arábias.

  • 73. Cassol  |  28/08/2008 às 15:13

    Concordo que há muita especulação na imprensa. Nilmar está sendo vendido desde o início do ano, assim como o Grêmio teria contratado uma seleção brasileira inteira se dependessem dos “furos” dos nossos repórteres esportivos.

    Outro dia, num blog da RBS, o comentarista escreve mais ou menos assim: “Tenho uma suspeita sobre a venda de Alex, vou lançá-la aqui e quero ver se os dirigentes desmentem”. Isso, basicamente, é o fim do jornalismo.

    Mas outra coisa é a puxada de tapete ao vivo do Macedo. Absolutamente lamentável cobrar do colega que informe qual é a sua fonte, cujo sigilo é direito do repórter.

    E mudando de assunto: também acho muito curiosa e intrigante a ÂNSIA NEGOCIAL do Inter este ano.

  • 74. alemao  |  28/08/2008 às 15:20

    será q o piffero dará um lance pelas ilhas Caimans? Ou tá por comprar a Suíça mesmo?

  • 75. Álisson  |  28/08/2008 às 15:20

    Vou dar uma de especulador.

    A ânsia, quase turca do Inter em vender, deve ter a ver com o fim da gestão Píffero. Ao término dessa gestão, se o Inter não pegar libertadores é certo que não se reelegem…

    Devem estar fazendo cofrinho pra aposentadoria!

  • 76. Prestes  |  28/08/2008 às 15:27

    Cassol, tudo bem manter o sigilo da fonte, mas se o cara não der nenhuma pista fica sem nenhuma credibilidade. Fica a palavra do próprio presidente do Zaragoza x do Gasparzinho.

  • 77. Cassol  |  28/08/2008 às 15:35

    Sim, Prestes, também tens razão.

    Mas não era a “palavra do presidente do Zaragoza”. O Macedo estava lendo uma matéria de jornal, e ficava gritando “porque EU tenho a informação!” Não era pra tanto.

  • 78. fino  |  28/08/2008 às 15:40

    Bah jornalistas são corporativistas pra caralho, ficando um pouquinho atrás dos taxistas só… jksdfhdsjhdfajh

    Mas é justamente dessa frescura, desse “direito sagrado” do jornalista omitir suas fontes que surgem as informações mais sem sentido do mundo via FONTE SEGURA.

    Aí alguns vão dizer “bom, mas quando um jornalista dá um furo usando uma FONTE SEGURA sobre uma notícia que acaba não se confirmando, ele perde credibilidade e lero lero lero…”

    O problema é que pouquissima gente dá bola para credibilidade hoje em dia… é aquele papo de sempre “brasileiro tem memória curta” etc e etc…

    e 0 x 0 logo mais…

  • 79. Prestes  |  28/08/2008 às 15:40

    Talvez o Macedo tenha exagerado, não ouvi. Até porque os jornais espanhóis costumam especular pra caralho quando algum time de lá quer contratar alguém de fora. Fazem isso até pra desestabilizar o cara no clube.

  • 80. fino  |  28/08/2008 às 15:42

    E outra… será que o jornal de Zaragoza tem toda essa credibilidade?

    Se tivesse um comunicador falando com o PVC, por exemplo, e o PVC dizendo eu tenho uma informação que diz isso isso e isso… e o comunicador “é, mas aqui no O SUL diz outra coisa…”

    Credibilidade por credibilidade, eu ficaria com o testemunho do PVC…

  • 81. Álisson  |  28/08/2008 às 15:59

    Bom o que eu sei sobre o Alex:

    Al Jazira fechou com o Sóbis. Com isso fecha-se a última vaga deles pra estrangeiro….Logo…. Eles não vão contratar o Alex.

    Ao menos que tenha outro clube na jogada, esse fica.

  • 82. Gralha  |  28/08/2008 às 16:05

    Se a informação do Antoniucci se confirmar, ele vai ter credibilidade e sua fonte continuará fornecendo as informações mais sigilosas. Ele vai continuar dando furos e ganhando mais credibilidade.

    Ou, tudo vai pelo caminho inverso.

    Simples assim.

  • 83. Arbo Menna  |  28/08/2008 às 16:29

    no meu caso a coisa nem chega a ser resolvida, porque, antes, nem chega a ser um problema.
    não tô nem aí pra esse tipo de furo. as decisões do clube independem da minha expectativa, conhecer a possibilidade antes do fato não me leva a lugar melhor. quero o fato: veio o jogador, foi o jogador. claro, os alvos de interesses, os possíveis destinos, é interessante saber. mas não o bastante para q eu dê tamanha importância pela primazia da informação. a certeza é a de q esse tipo de “investigação jornalística” é muito papo furado e repetido pra minha cabeça.

  • 84. Gabriel  |  28/08/2008 às 16:32

    O mais correto é ligar o radinho na AM só na hora da jornada esportiva e desligar depois do jogo….

    Dai não precisa ficar ouvindo briguinha de ego de jornalista de AM que ganha umas merreca e se acham pracarai…

  • 85. dante  |  28/08/2008 às 16:34

    “Tenho notado uma surpreendente vontade em Fernando Carvalho de livrar-se de Alex. Sabemos que isso não passa pelo futebol do cara. Se o time ainda estivesse liderando o campeonato… Ou seja, há outros interesses. Alex parece ser o menos entusiasmado com esse troço de arábia. O Inter é um balcão de negócios.”

    muito bom, milton. pegou na VÉIA.

    só quero acrescentar que essa SANHA FINANCEIRA não é exclusividade do inter ou de qualquer outro clube, mas sim uma questão de OPORTUNIDADE.

    parece incrível, mas ter “visibilidade internacional” [ou seja, as maiores conquistas recentes, no caso específico do inter] está se revelando um PÉSSIMO negócio pra quem gosta e torce de verdade pro seu time.

    por isso que eu escrevi em um comentário anterior: o bom mesmo seria ter lugar garantido nas cabeças das divisões inferiores. é mais amador, é financeiramente menos interessante, é mais bagunçado, mas é muitíssimo mais digno [por enquanto, já que as descidas de grêmio e corinthians, nos últimos anos, trazem TAMBÉM a intenção de um aumento dos negócio$ na série B].

    fiquei com a mais sincera INVEJA daquele time inglês cujos torcedores resolveram ABANDONAR o clube e começar tudo de novo a partir da 8a. DIVISÃO.

  • 86. dante  |  28/08/2008 às 16:37

    arbo menna [83] extremamente lúcido.

  • 87. Cassol  |  28/08/2008 às 16:42

    dante, até a Série C vai virar negócio. Não tem pra onde escapar.

  • 88. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 16:47

    Dante escreveu:

    “….parece incrível, mas ter “visibilidade internacional” [ou seja, as maiores conquistas recentes, no caso específico do inter] está se revelando um PÉSSIMO negócio pra quem gosta e torce de verdade pro seu time.”

    ASSINO EMBAIXO E POR TODOS OS LADOS.

    Ah, e aqui também:

    “fiquei com a mais sincera INVEJA daquele time inglês cujos torcedores resolveram ABANDONAR o clube e começar tudo de novo a partir da 8a. DIVISÃO.”

    Abraço.

  • 89. Prestes  |  28/08/2008 às 16:48

    Cara, eu tô com o Arbo. Especulação é um saco.

  • 90. Prestes  |  28/08/2008 às 16:49

    E não é notícia.

  • 91. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 16:54

    Perfeito Arbo (Rômulo), mas é difícil ficar fora da algaravia, assim como é difícil não ficar sabendo que a Madonna fez 50 anos. É manchete. Alguém comenta contigo: “Pô, ela ainda dá um belo caldo”, e tu acabas te envolvendo. Ou batendo uma bronha.

    E voltei à dentista ontem. Não me encha. Aquilo é tortura.

    :¬)))

  • 92. Prestes  |  28/08/2008 às 16:59

    Sóbis desmente acerto com Al-Jazira

    ” Não tem nada assinado, nem fechado. Não sei nada disso. O Machado nem sequer me ligou para falar algo a respeito. Até porque, não pode divulgar que eu sou de um clube se eu não quiser jogar lá.”

    GALO CINZA! VOLTA!

  • 93. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 17:06

    Também, quais são as perspectivas não econômicas ou estritamente profissionais no Al-Jazira?

    Ver TV? Beber com o Abel? Não ver quase mulher nenhuma? Fico imaginando a cara de enfado do Alex ao visitar o Abel pela 53ª vez em dois meses. Bom, OK, o Tite seria pior.

  • 94. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 17:08

    Clicesportes:

    Rafael Sobis acerta com o Al-Jazira
    Clube treinado por Abel Braga teria pago € 10 milhões pelo jogador

    Ex-Inter, o atacante Rafael Sobis autará no Al-Jazira, dos Emirados Árabes. O jogador, que estava no Betis, vai assinar um contrato de cinco anos com o clube do Oriente Médio, cujo treinador é o ex-colorado Abel Braga. As informações são do GloboEsporte.com.

    Sobis, de 23 anos, fez parte da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os valores da negociação não foram revelados, mas especula-se que o Al-Jazira, que já conta com o atacante Fernando Baiano (ex-Corinthians), pagou € 10 milhões (cerca de R$ 24 milhões).

    De acordo com Abel Braga, Sobis ocupa a última vaga de estrangeiro da equipe árabe que, desse modo, desiste de contratar o meia Alex, do Inter.

  • 95. Álisson  |  28/08/2008 às 17:09

    Viu, mais uma merda que desmentem.
    Eu ainda repeti por aqui!

    Confiei no GLOBO ESPORTE.com

    Volta Sóbis!!!!

  • 96. Antoniucci  |  28/08/2008 às 17:20

    Descobri, por fontes seguras, que o Carlos comeu a Juliana Paes e a mina aquela do salto em altura da Rússia, ao mesmo tempo. Tb por essa fonte fiquei sabendo que ele deu 8 bimbadas sem tirar.

  • 97. Carlos  |  28/08/2008 às 17:21

    Foda, desgraçado!

    Cagüeta.

    alkçdjsalkdjasdlkjasljdkasljdljasdljkasdjlj

  • 98. alemao  |  28/08/2008 às 17:22

    pelaipe me contou q o sobis vem pro Grêmio

  • 99. Álisson  |  28/08/2008 às 17:23

    “Mesmo na Espanha, Rafael Sobis garante que vai acompanhar o Gre-Nal desta noite. O jogador disse que acompanha as notícias do Inter todos os dias pela Internet e acredita que, mesmo com o mau momento no Brasileiro, a vaga às oitavas-de-final da Sul-Americana já tem dono:

    — Vai dar Inter na cabeça.

    Sobis comemorou o fato de a partida ser às 19h20min. Se o clássico fosse às 22h pelo horário brasileiro, devido ao fuso horário, a exibição na Europa seria na madrugada.

    — Amanhã (sexta) tenho treino cedo e não poderia assistir. Com esse horário vou estar de olho com certeza.”

    Algum gremista já quis esse cara no gremio???

    Volta Sóbis!!!!

  • 100. alemao  |  28/08/2008 às 17:23

    puts, falei a fonte…merda…

  • 101. Prestes  |  28/08/2008 às 17:24

    Fontes seguras garantem que eu comi a Juliana Paes, haghdsygdsfdasfgdsaf

  • 102. Antoniucci  |  28/08/2008 às 17:30

    Prestes, fontes seguras garantem que tu bateu merengue, pq o Carlos comeu antes.

    asdçkjljsadlksajkdjasldksajldasljkd

  • 103. Prestes  |  28/08/2008 às 17:33

    “bateu merengue” nunca tinha ouvido essa, hsayhusghsdhds

  • 104. Francisco Luz  |  28/08/2008 às 17:33

    O mais legal dessa do Sobis é que hoje, no programa da Bandeirantes das 11h, o Cabral e o Daniel Oliveira falaram que ele “não pareceu muito entusiasmado” em defender o Grêmio.

    Aí os dois, como quaisquer outros jornalistas, se esqueceram completamente que o Odone GARANTIU que o Sobis QUERIA jogar no Grêmio. Nessas horas, ninguém dá uma prensa nesses loucos.

  • 105. alemao  |  28/08/2008 às 17:40

    bateu merengue é o fim! hahahahah

  • 106. Arbo Menna  |  28/08/2008 às 17:42

    Milton, 91: hahahhahaha
    Cara, “li” teu post da Binochi ouvindo, noutro blógue, “Luna Rossa” de uma tal de Pietra Montecorvino, que poderá ser do teu gosto.
    Dentistas não são pessoas malentendidas. Repetidamente malentendidas. O Douglas tem uma história de ciso muito boa, nunca mais achei no blog dele.

  • 107. Arbo Menna  |  28/08/2008 às 17:47

    quis dizer que SÃO, não que NÃO SÃO.

  • 108. Prestes  |  28/08/2008 às 17:55

    Fontes seguras garantem que o Antoniucci e o Carlos são a mesma pessoa.

  • 109. Battaglin  |  28/08/2008 às 18:05

    É o Jornalismo I-Ching.
    Eles escrevem cada parte num papelzinho e colocam sobre a mesa da redação.

    Aí então eles fazem várias combinações e cada dia publicam uma diferente.

    Depois de 4899834 combinações, uma vai ter que dar.

    Al Jazira/
    Sóbis/
    Alex/
    Grêmio/
    Empresário/
    nega mas/
    Bétis/
    Inter/
    ______ acerta com _____/
    _____ vende o ______ para _____/

    Depois de concretizado, eles podem, orgulhosos, dizer: “Como antecipamos em XX/XX/200X, _______”

  • 110. douglasceconello  |  28/08/2008 às 18:08

    Sr Arbo, quem dera fosse apenas uma “história de ciso”. O lance é um pouquinho, digamos, mas COMPLEXO, sem dúvida doloroso, pois TODOS os cirurgiões BUCOMAXILOFACIAIS juram de pés juntos que eu preciso fazer uma cirurgia que consiste em SERRAR O OSSO da mandíbula, pois minha QUEIXADA é desproporcionalmente grande. Em poucas palavras: sou um PROGNATA. usdhusdhud

    Mas o texto a que tu te refere é este: http://ilcarcamano.blogspot.com/2007/04/da-arte-de-ser-um-prognata.html

  • 111. Fábio  |  28/08/2008 às 18:11

    Rafael Sobis desmente acerto com o Al-Jazira

    Caso transação se confirme, Alex não poderá se transferir para o clube árabe

    O ex-atacante do Inter Rafael Sobis teria acertado um contrato de cinco anos com o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, mesmo clube de Abel Braga, e que está tentando a contratação de Alex. Segundo Sobis, durante a Olimpíada, o empresário Jorge Machado teria falado do interesse do clube de Abel, mas, por telefone desde a Espanha, afirmou que não havia sido feita qualquer proposta concreta:

    — Não tem nada assinado, nem fechado. Não sei nada disso. O Machado nem sequer me ligou para falar algo a respeito. Até porque, não pode divulgar que eu sou de um clube se eu não quiser jogar lá.
    (zerohora.com)

    O desfecho vai ser o seguinte: Sóbis vai para o Juventude.

  • 112. Arbo Menna  |  28/08/2008 às 18:19

    hauhauhau, douglas, lembrava q tinha a ver com dentista, mas q – perdão – era uma história hilária, pelo menos do modo q contaste… vou reler qdo tiver tempo, amanhã, mas recomendo a todos aqui aquele link ali do douglas

    e, cara, não fica assim (huahuahuah), minha mina é dentista e descoriu q eu tenho não 4, não cinco, mas seis, eu disse SEIS cisos… todos inclusos

  • 113. Arbo Menna  |  28/08/2008 às 18:19

    ou seja, Rômulo, mas pode me chamar de NEANDERTHAL

  • 114. Lila  |  28/08/2008 às 18:34

    Romulo involuindo, espia…

  • 115. dante  |  28/08/2008 às 18:38

    espero que ele não resolva usar os DENTES no nosso jogo… lfkjkjdfhdkjffsf

    e volta sobis! [327]

  • 116. Rudi  |  28/08/2008 às 18:56

    o desfecho disso é que o Pato voltará

  • 117. André Botelho  |  28/08/2008 às 19:35

    Hhahaha

    Sou do Rio, vascaíno.

    Gosto do Inter. Até já vi um jogo aí. Mas um Grenal deve ser maravilhoso.

    um abraço

  • 118. Anônimo  |  28/08/2008 às 21:02

    Gaciba gosta de dá uma mão pros azuizinhos eim!!!

  • 119. Cassol  |  28/08/2008 às 21:08

    O Tite também.

  • 120. Polegar Vermelho  |  28/08/2008 às 21:13

    JAMAIS
    ELIMINADO
    PELO
    GRÊMIO

  • 121. Milton Ribeiro  |  28/08/2008 às 21:27

    Porra, Rômulo, essa Pietra Montecorvino ainda canta? Nem precisava…

  • 122. Carlos  |  28/08/2008 às 23:48

    Milton:
    Sabe qual a diferença entre dentistas e sádicos?

    Revistas mais novas…

  • 123. Renato K.  |  27/09/2008 às 05:34

    Milton #93:
    “Também, quais são as perspectivas não econômicas ou estritamente profissionais no Al-Jazira?

    Ver TV? Beber com o Abel? Não ver quase mulher nenhuma? Fico imaginando a cara de enfado do Alex ao visitar o Abel pela 53ª vez em dois meses. Bom, OK, o Tite seria pior.”

    Miltão, os EAU são um BAITA de um lugar – especialmente Dubai, mas Abu Dhabi também é massa. Extremamente desenvolvido, seguro e cosmopolita. Há shows e espetáculos para todos os gostos (eu, por exemplo, vi um pusta show do Megadeth lá em 2006, e em 2007 perdi o Iron Maiden por poucos dias). Teatro também, pra quem curte – grandes montagens são apresentadas regularmente. Bares, restaurantes de todos os tipos para todos os gostos, praias LINDAS (sim, muito melhores do que a maioria das praias brasileiras, embora nosso ufanismo insista em afirmar que as nossas praias são as mais bonitas do mundo e coisa e tal).
    O único senão: durante 3 meses por ano, o lugar vira um inferno – 52 graus com 90% de umidade relativa do ar.
    Ah – e tem mulé bagaray por lá. Note-se que em Dubai, de 85 a 90% da população é composta por expatriados; mesmo tirando os indianos, paquistaneses e filipinos que vão lá pro trabalho braçal, ainda sobra bastante gente (leia-se mulé) interessante. Claro que eu não fico olhando porque eu sou muito bem casado. dfsgsdfgsfg
    Em resumo: eu, se fosse o Sóbis, e tivesse que escolher entre voltar pro Brasil e ir pros Emirados, provavelmente eu ia começar a estudar árabe. Ah – que aliás, nem precisa, porque TODO MUNDO fala inglês por lá.
    Falei demais, caraio. Mal aê. 🙂
    Abraço !

  • 124. Renato K.  |  27/09/2008 às 06:13

    Caray, além de falar demais, ainda comentei post antigo. Coisa de RETARDADO.

  • 125. Emir do Catar  |  27/09/2008 às 20:04

    Cara, dizer o que? Espetacular este texto e este registro!

  • 126. Leonardo Lopes  |  04/11/2009 às 23:17

    Bah perdi isso…que pena…
    Não se fazem mais batalhas campais como antigamente…

  • 127. gilmar  |  30/01/2010 às 10:31

    Everaldo do Grêmio também não foi expulso.

  • 128. ALEX COSTA  |  11/09/2010 às 14:53

    Cara,meu pai fez parte disso jogando pelo Gremio os ano 50.Sou colorado, mas joguei duas vezes aí; e isso deveria ser considerado patrimonio do esporte do estado,não ser vendido pra qualauqer porcaria que aparecesse por ai com qualquer meia duzia de real no bolso.
    FUI,SOU E SEREI CONTRA

  • 129. ALEX COSTA  |  11/09/2010 às 14:56

    Estou no Rio Grande do Norte e ao sabe disso me revoltei.Pensei que os menos constituidos de inteligencia estivessem em algum lugar,mas descobri que eles estão ai.Que pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: