O árbitro e a paradinha

29/07/2008 at 00:32 53 comentários

Aconteceu no jogo entre Portuguesa e Flamengo, no dia 23. A partida teve vários momentos polêmicos, mas me refiro a um específico. O curioso, e que me chamou atenção, é o ocorrido logo após a marcação do primeiro pênalti para a Portuguesa (no total foram três, o que não é muito, se levarmos em consideração que o juiz era o Sr. Evandro Rogério Roman).

Pênalti marcado, bola na cal, apito do juiz. Tudo pronto e o Sr. Diogo, bom atacante da Portuguesa, correu para confirmar o gol iminente. No meio de sua corrida resolveu dar a famosa paradinha. Aquela imortalizada por Pelé e alvo de polêmica recente sobre uma suposta covardia para com o arqueiro adversário.

Pois lá foi o Sr. Diogo. E, antes de chegar na bola, parou. Parou com a esperança de que o goleiro tentasse adivinhar o canto. De fato, foi o que ocorreu! O Sr. Bruno tombou para o lado direito antes mesmo do Sr. Diogo cobrar a penalidade.

Era só confirmar o gol. O clássico “bola prum lado, goleiro pro outro”. Se o Sr. Paulo Brito estivesse narrando o jogo, nesse momento já seria ouvido o surrado chavão “Feitooooo!”.

Mas o Sr. Diogo, ao invés de empurrar a bola com categoria para o canto esquerdo do goleiro, bateu ali mesmo, no canto direito. Em cima do goleiro. E o Sr. Bruno, claro, defendeu.

Até aí tudo bem. O Sr. Diogo talvez não seja um atacante tão bom assim e dizem que bater pênalti com paradinha é pra quem sabe das coisas.

O intrigante é o que aconteceu depois.

O bandeirinha, atento, notou que o goleiro havia “se adiantado”. E, como bom observador das regras, alertou o árbitro. O árbitro, confiante que nem modelo em desfile de moda, ordenou: repita-se a cobrança.

Mas como?! Repetir a cobrança porque o goleiro se adiantou?!? E a paradinha?! Esqueceram-se da paradinha?! Queriam que o goleiro fizesse o quê?!

Olha, se isso está certo dentro dos atuais modismos de “interpretação da regra” (vide a “versão oficial” de que o gol do São Paulo contra o Inter foi um “erro clássico” do juiz), então não precisa mais cobrar o pênalti. Dê-se logo o gol.

E o pior é que é bem capaz de ouvirmos os doutos e renomados comentaristas de arbitragem pronunciarem uma daquelas suas frases definitivas, com as quais todos os “leigos em arbitragem” são obrigados a concordar:

– Está certo o árbitro. A regra é clara e há uma recomendação da FIFA nesse sentido. O goleiro não pode avançar a linha antes de o jogador tocar na bola. Perfeita a interpretação do árbitro.

Era só o que faltava.

Colaboração de Fernando, o Barbosa, diretamente de Santa Maria.

Entry filed under: Contribuições.

Para Sempre Destaques do Clausura Oriental ’08

53 Comentários Add your own

  • 1. savastano  |  29/07/2008 às 00:43

    Foi deprimente. O Bruno caiu quase em cima da linha.

    Tinha que falar pro Diogo dar uma paradinha com o futebol e arranjar outra profissão.

    Como errar um gol sendo que o goleiro já está no chão?

  • 3. dante  |  29/07/2008 às 09:05

    nenhum sentido o texto.

    isso “O goleiro não pode avançar a linha antes de o jogador tocar na bola” não está certo?

    então que se proíba a paradinha.

  • 4. Gustavo  |  29/07/2008 às 09:12

    Bah, tá louco. Deus só pode ser colorado.

  • 5. Lila  |  29/07/2008 às 09:37

    Pois que se proiba a paradinha, então. Já que goleiro ainda não é adivinho e não sabe se o bonião da bala chita cobrando a penalidade vai fazer a paradinha ou não. Na boa, já um tiro direto, você e goleiro, precisa mesmo?

    Se eu fosse dona do mundo, paradinha seria punida com tiro na rótula…

  • 6. Francisco Luz  |  29/07/2008 às 09:39

    Barbarica. Que se confirme logo isso. Edinho é de fé, mas já passou. Está virando um CLAYTON com menos balaca.

  • 7. Cassol  |  29/07/2008 às 09:39

    Deus não sei se é colorado. Mas Alá tá com jeito de ser.

  • 8. Gabriel  |  29/07/2008 às 09:50

    o inter poderia fazer uma promoção, comora o Edinho e leva o Maycon de grátis! E se for um dos cinco primeiros a ligar ainda concorre a um lateral direito exímio cobrador de faltas da seleção colombiana.
    Ligue Djá!

  • 9. izabel  |  29/07/2008 às 10:07

    não entendi ainda qual o problema com a paradinha. será que um dia vão cogitar proibir o cara de driblar o goleiro quando tiver no mano a mano?
    time que não quer levar gol, em geral, evita faltas dentro da área.

  • 10. Lila  |  29/07/2008 às 10:21

    O MEU problema com a paradinha é que isso é coisa de firuleiro covarde. Já não tem ninguém mais ali. E penalidade é treino. Treina. Mete uma bomba. Adeos. Agora parar em cobrança de penalidade é coisa de babaquinha que tá se achando espertão. E merece, evidentemente, cair do cavalo.

    Driblar gloeiro no mano a mano tem NADA a ver com paradinha, Bel. Não no meu meundo, claro.

  • 11. Lila  |  29/07/2008 às 10:21

    *mundo

  • 12. dante  |  29/07/2008 às 10:30

    eu, particularmente, não tenho nada contra a paradinha. EU NÃO FARIA afslkjçasflkdfslkç, acho meio besta, mas, enfim, se pode, pode, pronto.

    eu só achei o texto do fernando, o barbosa, sem nenhum sentido. tipo, não entendi qual o problema do juiz voltar o penal se o goleiro se adiantou. quer dizer que, só porque houve a paradinha, o goleiro pode se adiantar? aí é que está: nenhum sentido. se adiantou, adiantou, volta o penal, pronto. é a regra, afinal.

    por isso que eu escrevi arriba: ENTÃO que se proíba a paradinha. ou, vá lá, eliminem essa regra do goleiro não poder sair da linha antes do batedor cobrar o penal.

    na real, discordei totalmente do texto.

    próximo. aslçkfslçsd

  • 13. Luís Felipe  |  29/07/2008 às 10:30

    sou a favor da paradinha, mas concordo com o texto.

    e na boa, acho que em 90% dos casos é palhaçada não permitir o goleiro se adiantar na hora do pênalti. Acredito que um passo, pelo menos, deveria ser permitido, em casos de finta.

  • 14. Cassiano Menezes  |  29/07/2008 às 10:31

    uma coisa eh certa: O penalti é pra fuder o time adversario. Ta certo mesmo! QUem mandou fazer penalti? O penalti eh pra beneficiar o cobrador e nao o time adversario.

  • 15. izabel  |  29/07/2008 às 10:35

    concordo totalmente com o dante e o Cassiano.
    a idéia de ‘penalidade máxima’ é justamente PUNIR o idiota que fez falta dentro da área.

  • 16. Lila  |  29/07/2008 às 10:36

    Gente, um tiro direto a 7m JÁ É UMA TREMENDA VANTAGEM.

    O cara ganhar um negócio desses, fazer a paradinha, chutar em cima do goleiro adversário e ganhar outra chance deixou de ser vantagem e entrou no campo do paternalismo (aaaah, mas o goleiro bobo, feio e chato adiantou quando você fez paradinha? cobra de novo bonitinho!). O goleiro faz o que? Espera pra ver se o ‘malandrão’ vai bater ou fazer firula? Ah, mas vá.

    Ah sim, e não tou falando isso porque o exemplo foi o Flamengo. Essa é a minha opinião.

  • 17. Cesar  |  29/07/2008 às 10:41

    Dante, como o goleiro não vai se adiantar com a paradinha?

    Se for assim, o árbitro deveria voltar o lance até sair o gol, pois é impossível o ARQUEIRO não se mexer com a finta do atacante.

  • 18. Francisco Luz  |  29/07/2008 às 10:43

    Concordo com a Lila. O goleiro já está fudido (desculpa, mas é o termo) na situação, quase sempre por erros de outros do seu time.

    E outra: em cobranças de pênalti, no fim do jogo, ninguém fez falta. E o goleiro continua sendo tratado como o bandido, que tem que facilitar tudo. Por isso acho que jogador bom marca até mesmo quando o cara se adianta.

    Por fim, faziam tipo velho oeste. Os dois de costas pra bola, o juiz apita e quem chegar primeiro (e afastar, ou chutar pro gol), ganha. Com o goleiro na linha e o cobrador onde quiser.

  • 19. Cassiano Menezes  |  29/07/2008 às 10:48

    o penalti foi feito pra beneficiar o batedor. azar é do goleiro (célebre frase)

  • 20. fino  |  29/07/2008 às 10:50

    Tem que valer se adiantar e paradinha também… sempre pôde!
    Agora ficam com essa putice…

    DO CARALHO é quando o batedor quer meter a paradinha e o golerio fica ESTAQUIADO no meio do gol… o cara perde todo o SUINGUE (ns) e manda UM PEIDINHO… tal qual Cristiano “me estuprem” Ronaldo na final da Champions…

  • 21. izabel  |  29/07/2008 às 10:52

    “Gente, um tiro direto a 7m JÁ É UMA TREMENDA VANTAGEM”
    poderiam ser dois.

    Dante, como o goleiro não vai se adiantar com a paradinha?
    a idéia é ele pular para um lado ou outro, SEM ANDAR PRA FRENTE.

    <I?em cobranças de pênalti, no fim do jogo
    Francisco, essa parte é sem resposta, eu acho. Eu avalio que a disputa de pênaltis é a forma “mais futebol possível” de se bater par ou impar. já foi o jogo, a prorrogação e continua empate. mas sua forma do velho oeste também cabe… pode-se propor à FIFA.

  • 22. douglasceconello  |  29/07/2008 às 10:53

    Sou da posição de que se deve liberar GERAU. O atacante corre, pára, vira cambalhota, faz o diabo. O goleiro se mexe, dança, corre, caso QUEIRA. Imaginem que coisa linda o atacante e o goleiro correndo para dividir a bola depois do apito do juiz.

  • 23. dante  |  29/07/2008 às 10:54

    “Dante, como o goleiro não vai se adiantar com a paradinha?”

    cesar, pela última vez, que eu sou chato, mas não tanto: o goleiro NÃO PODE se adiantar até o jogador encostar na bola. com paradinha ou sem paradinha, não interessa, ESSA É A REGRA. é por isso que eu repeti: então que se proíba a paradinha. ou que se elimine a regra que impede o goleiro de se adiantar. ou uma, ou outra.

    assim como está, o juiz não fez nada de errado, ao meu ver.

    parece simples.

  • 24. fino  |  29/07/2008 às 10:54

    isso aí, suellen sabe.

  • 25. Cevallos  |  29/07/2008 às 10:56

    uma boa forma de matar a paradinha é correr em direção ao juiz dizendo que não ouviu o apito.

  • 26. dante  |  29/07/2008 às 10:57

    fino, quanto ao “sempre pôde”, concordo.

    o que acontece é que, nos últimos anos, rolou uma pressão da FIFA pra ser mais severo com a regra.

  • 27. Lila  |  29/07/2008 às 10:58

    Podiam ser 15 mil, Bel, e ainda assim eu acharia igualmente babaca que se fizesse paradinha em 1, 2, 10 ou nos 15 mil. Questão de opinião. E a minha é que paradinha deveria ser punida com tiro na rótula. Ou taco de baseball no rabo, ainda estou em dúvida.

  • 28. dante  |  29/07/2008 às 10:58

    e essa idéia do ceconello é a melhor.

    apitou, VALE-TUDO. asdkjsakjsa

  • 29. dante  |  29/07/2008 às 10:59

    “Ou taco de baseball no rabo”

    : |

  • 30. joão carlos  |  29/07/2008 às 11:17

    “Os dois de costas pra bola, o juiz apita e quem chegar primeiro (e afastar, ou chutar pro gol), ganha.”

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    a questão é que até tempos atrás haviam PROIBIDO a paradinha. aí, não me lembro quando, liberaram a ‘finta na hora do pênalti’ em nome do GOL, o momento maior do ESPETÁCULO DO FUTEBOL. ou seja, tudo culpa do futebol MULÉKI do robinho…

    sahkjdfhpawoef.

  • 31. Gabriel  |  29/07/2008 às 11:38

    “uma coisa eh certa: O penalti é pra fuder o time adversario. Ta certo mesmo! QUem mandou fazer penalti? O penalti eh pra beneficiar o cobrador e nao o time adversario.”

    O problema é que normalmente o penalti é “cavado” e mal marcado pelos árbitros.
    Outro problema que vejo são as regras que a fifa cria que não são feitas para um ser humano, ou vai me dizer que juiz sabe se a fração de segundo que a chuteira encosta na bola na marca do penalti coincide com a saida do goleiro do gol? Claro que não, juizes deveriam usar um bom censo, se o goleiro estiver um passo pra frente durante a corrida do batedor, não vai “fechar o gol”, ou seja não vai fazer grande diferença. Até porque a ideia dessa regra é que o goleiro não siga as ideias do douglas de sair correndo desesperado até a bola.

    Cada vez mais o penal ta virando aquele chutão do futebol americano, no qual o cara só erra se chutar pra fora…

    E certamente depois do gol o momento mais emocionante do futebol é a defesa de penalti do teu goleiro.

  • 32. Franciel  |  29/07/2008 às 12:59

    Alguém aí sabe informar se o referido assoprador de apito, que validou dois gols irregulares dos urubus, vai dar uma paradinha obrigatória também em consequência dos erros?

    A Bahia, penhoradamente, agradece (mas, não recompensa financeiramente) a quem souber responder a tão fundamental indagação.

    Deus lhe pague.

  • 33. JC  |  29/07/2008 às 13:31

    Paradinha é coisa de jogador CAGÃO e PROVALECIDO!!! Se o cara se garante, mete direto uma bucha e não fica esperando o goleiro desabar pra um canto…

    Também é sacanagem a cobrança de pênalti em dois tempos, como os jogadores do América-MG fizeram (mas que foi massa, isso foi)…

  • 34. Gabriel  |  29/07/2008 às 13:47

    No winning eleven não tem paradinha…

  • 35. gilson  |  29/07/2008 às 13:55

    Lembro que o Dida, nos áureos tempos, NUNCA saía antes da bola (no pênalti, é claro). Nessa fase ele foi um dos maiores pegadores de pênalti em atividade. Ou seja, na minha opinião mais vale o cara esperar pra pegar o pênalti mal batido (a maioria) que sair adivinhando o canto. A paradinha se vale desse comportamento mediúnico-premonitório-adivinhatório dos goleiros.

  • 36. Gustavo  |  29/07/2008 às 13:58

    O Mazaropi dizia isso também, que ele só ia pra bola depois do chute, pra pegar o pênalti mal batido. Faz bastante sentido.

  • 37. Boçal  |  29/07/2008 às 14:30

    34. Gabriel | 29/07/2008 at 13:47
    No winning eleven não tem paradinha…

    Também acho que deveria ter! hahahahahahaha
    Mas no Fifa ’08 tem firula, sim!

  • 38. Boçal  |  29/07/2008 às 15:40

    16. Lila | 29/07/2008 at 10:36
    Gente, um tiro direto a 7m JÁ É UMA TREMENDA VANTAGEM.

    No handebol e no futsal a penalidade é mesmo cobrada a 7m da linha do gol, querida Lila. Aliás, chama-se tiro de 7m no handebol. Segundo análise criteriosa e detalhada, nas normas da ABNT, no futebol de várzea e POFICIONAU é cobrado a 11m da linha de fundo, segundo redação das normas do esporte em questão.

    Registre-se e publique-se.

  • 39. Rômulo Arbo Menna  |  29/07/2008 às 16:02

    Concordo com o texto e Gabriel, versículo 31. Acho que a paradinha deve vale, mas o juiz tbm deve ter o bom senso. O cara parou o goleiro vai se mexer, provavelmente pra frente e para um dos lados, que é como se costuma proceder na ânsia de defender o pênalti. A regra é clara, não pode adiantar antes que o jogador bata. Mas mais claro deve ser o bom senso. O goleiro calcula que o jogador vai bater (é um cálculo bem sensato e na imensa maioria dos pênaltis de fato isso ocorre). É direito dos goleiros, me parece, pular pra pegar o pênalti 0,55454 segundos antes de o cara chutar, ou seja, tentar adivinhar o canto. E ele pode, nesse pequeno instante antes, pular pra frente. Pelo bom senso, sabe… ou não?
    É pelo bom senso (no caso, mau) que creio que o bandeira agiu mal.

  • 40. Rômulo Arbo Menna  |  29/07/2008 às 16:03

    [… deve valeR…]

  • 41. douglasceconello  |  29/07/2008 às 16:42

    Bah, quando os mangolão dão a paradinha e o goleiro não se mexe é um troço ASSOMBROSO, aquela TENSÃO no ar. Geralmente o cara se BORRA todo e ou chuta todo fiadasputa ou ENFARTA. Lembro de um pênalti do Alex, acho que contra o Pachuca, que ele parou e o goleiro DIABÓLICO não caiu. Então ele ficou com a perna no ar, AMEAÇANDO, até o arqueiro ir para um lado.

    E teve aquele DEMENTE do Botafogo que uma vez foi rolar a bola DEGAVARINHO no meio do gol, mas chutou tão fraco que deu tempo do goleiro LEVANTAR E VOLTAR para pegar. Pior cobrança da história.

    O problema de dar porrada no penal é se o teu time tem o GAVILÁN como cobrador.

    Se tem o CELIÃO SILVA já é outro esquema. hdsufhsdf

  • 42. Titi  |  29/07/2008 às 16:47

    Pra um arbitro tu pode admitir no maximo a regra!

    Se der o “bom senso” eles vao fazer chover!

    Vide a atual regra do jogo … onde se admite a ‘interpretacao’ eh justamente onde ocorrem os maiores erros.

    Penalti o goleiro nao pode se adiantar e pronto! Concordo com o Dante, la em cima, entao que se proiba a ‘paradinha’!

  • 43. dante  |  29/07/2008 às 17:30

    afinal, a paradinha serve justamente pra isso, enganar o goleiro – de todas as formas possíveis, seja fazendo ele pular pra frente [penal anulado se ele pegar] ou pros lados [pra decidir onde bater].

  • 44. Luís Felipe  |  29/07/2008 às 17:31

    O problema de dar porrada no penal é se o teu time tem o GAVILÁN como cobrador.

    baaaaaaaahhhhhhhhhhhh

    como errava pênalti aquele paraguaio!

  • 45. Rudi  |  29/07/2008 às 18:01

    cara, antigamente era legal o penal, o juiz apitava e o goleiro ia correndo em direção a bola, pra dividir com o atacante… era a época de ouro dos goleiros gordos… que FECHAVAM o gol

  • 46. dante  |  29/07/2008 às 18:36

    mas é justamente ESSA a proposta do ceconello, rudi.

  • 47. Wallace  |  29/07/2008 às 19:18

    seguir a regra agora está errado?
    era só mandar repetir, e alertar o cobrador a não fazer a paradinha novamente…

  • 48. Diogo  |  29/07/2008 às 19:38

    Cobrei mal. Admito.

  • 49. Gralha  |  29/07/2008 às 22:22

    Peraí, acho que o foco da discussão tá errado!!!

    O cara faz paradinha

    O goleiro cai pra um canto

    E o imbecil chuta….. no CANTO ONDE ESTÁ O GOLEIRO!

    Me desculpem… foda-se a regra, não devia mandar voltar só pra esse animal aprender….

  • 50. Bruno Ramires  |  29/07/2008 às 23:22

    E eu achava que a regra da paradinha servia pra beneficiar o time que foi CEIFADO da possibilidade do gol pela falta, e justamente para punir o time que a cometeu…
    PElo visto, o pessoal daqui acha que é uma conspiração contra os goleiros.

  • 51. douglasceconello  |  29/07/2008 às 23:25

    Não, Bruno. É uma conspiração contra o SENSO DE JUSTIÇA DA HUMANIDADE.

  • 52. sidnei dalagnelo junior  |  16/08/2009 às 07:45

    eu adoro a paradinha mas pena q essPORRA só da com goleiros burros como o dida.eu tentei com o idiota do bufon mais naum deu certo esse caralho do demonho…

  • 53. sidnei dalagnelo junior  |  16/08/2009 às 07:47

    porra divia de enfiar a bola no rabo dele essporra…
    eu vo enfia abola no cu dele…fillho da mãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: