A vitória moral dos ponteiros

26/06/2008 at 13:00 58 comentários

Quem falou que os pontas morreram? Na Europa, com o perdão da citação herética, Cristiano Ronaldo é o melhor jogador. Na América do Sul, o melhor jogador da final da Libertadores foi o ponteiro Guerrón, que barbarizou a defesa do San Lorenzo e, especialmente, a do Fluminense.

Aqui no Brasil insistimos em chamar jogadores como o equatoriano de alas. Baseado nessa idéia, o São Paulo contratou Reasco, o Grêmio contratou Bustos e o Atlético Paranaense contratou Marín, em momentos diferentes. Nenhum deles vingou, pois foram obrigados a desempenhar tarefas de marcação às quais nunca estavam preparados. Os treinadores brasileiros, via de regra, aboliram os pontas e nunca pensaram em utilizar esses jogadores como tais, pois se trata de um conceito muito “desatualizado” de futebol. Aliás, treinador brasileiro implica com pontas desde a época de Zagallo, o primeiro atacante de flanco obrigado a recuar para marcar.

Não quero aqui comparar Guerrón, Reasco, Bustos e Marín. Guerrón provou ontem que além de ser melhor que todos eles, é muito mais decisivo. A questão é que se ele fosse contratado por qualquer time do Brasil, o treinador iria obrigá-lo a marcar o lateral e cobrir o avanço do volante. Assim, ele inevitavelmente seria um fracasso. Ontem, Guerrón provou que não só existem pontas, como a função do lateral é marcá-los, não o contrário. Não interessa se Guerrón é grande, forte e sabe fazer um cerca-lourenço nos avanços dos adversários. Ele é ponta. O retranquismo que se dane.

Joffre David Guerrón Mendez nasceu em 28 de abril de 1985, em Quito. Com 16 anos, estreou como profissional no Aucas, que até pouco tempo atrás era o time mais popular de Quito. Depois de 20 partidas e 4 gols, foi comprado pelo Boca Juniors, onde só jogou nos times reservas. Em 2006, voltou ao Equador para atuar na Liga e chegou a jogar na Libertadores, entrando no segundo tempo na partida contra o Internacional em Quito.

Começou a ser titular em 2007, com o atual treinador, Edgardo Bauza. Na primeira fase, levou um baile de Júnior César, a ponto de Bauza perguntar por quê o camisa 6 do Fluminense não estava na Seleção Brasileira. Ontem, foi a hora da vingança. Guerrón tem 1,80, peso médio de 74 quilos e está vendido para o Getafe, da Espanha, por 4 milhões de euros.

Foto: Fernando Galarraga/AP

Já foi um lateral ruim e sabe como é,
Luís Felipe dos Santos.

Entry filed under: Libertadores.

Fíjate donde estamos ahora, papa Sobre as origens do universo Gre-Nal

58 Comentários Add your own

  • 1. FERN  |  26/06/2008 às 13:28

    aliás para os que gozam ao ver “jogo bonito” devem estar adorando a euro, né?

    DEUTSCHLAND!!!!!!!!!!DEUTSCHLAND!!!!!!!!!DEUTSCHLAND!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 2. Boçal  |  26/06/2008 às 13:40

    Gurizada do Impedimento… Ontem o Alisson comentou sobre a possibilidade de uma maratona etílica durante a próxima partida final da Liber. Ou seja, reunir a galera em qualquer boteco com ceva gelada para comentar o jogo na hora.. Bora?

  • 3. Diogo  |  26/06/2008 às 14:06

    Guerrón arrebentou. Gostei também da atuação de Bolaños, que estava visivelmente dopado.

  • 4. douglasceconello  |  26/06/2008 às 14:19

    Maurício Renner fura o Impedimento. Bolívar no Inter.

    http://www.baguete.com.br/blogs/post.php?id=8,275

  • 5. Anônimo  |  26/06/2008 às 14:32

    Mas o F.Eller foi pro santos. entao nao resolve muito

  • 6. dante  |  26/06/2008 às 16:27

    eu jogo exatamente igual ao guerrón*.

    ME COMPREM. asfçlksaflk

    [*na teoria, é ÓBVIO]

  • 7. fino  |  26/06/2008 às 16:29

    BAH

    mas se é assim eu jogo MELHOR que o FRANCESCOLI

    jiosdajiofsdauhsdfauhsdfuhasdfa

  • 8. Cassol  |  26/06/2008 às 16:39

    Boa análise, outra vez.

    Meu estilo de jogo é igual ao do Riquelme. O problema é colocá-lo em prática.

    “reunir a galera em qualquer boteco com ceva gelada para comentar o jogo na hora”. Boçal: o que é teu tá guardado.

  • 9. Lila  |  26/06/2008 às 16:40

    Obina melhor que Eto’o? Alguém? hahahhahhahahha

  • 10. dante  |  26/06/2008 às 16:48

    bom, eu quis dizer NA TEORIA. sou ponteiro direito CLÁSSICO, só isso.

    na real, GUERRÓN + TINGA é meu estilo de jogo. asçlkdsaklas

  • 11. Felipe catarina  |  26/06/2008 às 17:10

    foda da nossa realidade é que o destaque da final do nosso maior torneio já está vendido para o GETAFE! vtnc!

  • 12. Caue  |  26/06/2008 às 17:42

    Não pode falar em futebol europeu, eu sei, mas foda-se, preciso compartilhar isso com alguém:

    Milly Lacombe:

    “Marcos Senna é um PONTO GRAVITACIONAL do meio-campo espanhol. Marca e aparece de surpresa no ataque.”

    “A Rússia não conseguiu aplicar ainda o seu característico CAOS CRIATIVO CONTROLADO.”

    “Como TOCA BONITA essa MÚSICA ESPANHOLA.”

    “O time espanhol atua na sua ZONA DE RISCO.”

    “Fabregas é um jogador ALTAMENTE MODERNO.”

  • 13. izabel  |  26/06/2008 às 17:42

    ótima análise.

    meu ex namorado dizia que jogava igual ao Giovane (do Santos). em 3 anos de namoro, nunca jogou uma pelada sequer.
    tou imaginando agora o estilo Guerron do Dante…

  • 14. Caue  |  26/06/2008 às 17:45

    Meu estilo de jogo: um Nunes sem grife. No futsal, correndo na ala direita, tenho LAMPEJOS de Patrício.

  • 15. Francisco Luz  |  26/06/2008 às 17:57

    izabel | 26/06/2008 at 17:42
    tou imaginando agora o estilo Guerron do Dante…

    GANHOU, EIN

  • 16. Lila  |  26/06/2008 às 18:00

    Francisco Luz = fiscal do bailinho ahhahahhahahhaah

  • 17. fino  |  26/06/2008 às 18:07

    bah mas que vadia pestilenta essa lakombi….

  • 18. Robson  |  26/06/2008 às 18:29

    [off]
    Mas que tunda levou a Russia.
    O trago domingo começa na eurocopa e termina no GreNal !!

  • 19. izabel  |  26/06/2008 às 18:37

    “Francisco Luz = fiscal do bailinho ahhahahhahahhaah”
    AHAHAHHAHAHA

  • 20. Lugo  |  26/06/2008 às 18:38

    Russia? Alemanha? Eurocopa?

    Cadê os colorados do blog pra passar o sarrafo?

  • 21. joão carlos  |  26/06/2008 às 18:45

    hm
    estilos de jogo? não que tenham me perguntado, mas imaginem o nunes. no gol.

    rá!

  • 22. Robson  |  26/06/2008 às 18:57

    O pessoal está se convertendo!!!

  • 23. Carlos  |  26/06/2008 às 19:03

    To com medo desse grenal, to com medo desse grenal…PQP.

  • 24. Branco  |  26/06/2008 às 19:11

    Bustos não vingaria nem se fose escalado de ponteiro. Cara que não acerta um passe não deveria nem ser jogador de futebol.

    Sobre o estilo de jogo, meu estilo ultimamente tem sido o mesmo do Granja: passo a maior parte do tempo machucado

  • 25. Gabriel  |  26/06/2008 às 20:38

    Bah o bustos é muito incompetente mesmo.
    Concordo com o anônimo (o qual sempre discora do LF) sobre a contratação do Bolívar, acho que sem um bom zagueiro na esquerda e um meio campo arrumado é só mais um zagueiro.

  • 26. Ernesto  |  26/06/2008 às 21:34

    Se o Bustos é um ponteiro, então é mais um equívoco da direção e dos treinadores que pelo Colorado passaram recentemente queimá-lo dessa maneira.

    Uma zaga com Bolívar, Sorondo e um outro magro na esquerda não é ruim.

    Aliás, Bolívar é outra constatação da sorte que a gestão Carvalho teve.

    Ele era lateral em 2004. Atuações apagadas. Foi improvisado na zaga contra “los canallas” em Rosario. Colorado jogou muito e ganhou lá, coisa que nunca é fácil.

    MEsmo assim, seguiu desprestigiado. Foi preterido por Herbellas da vida, Sangalettis, Wilsons, e outros mais.

    Em 2005 continuou sua saga, até que entrava na zaga e dava conta do recado.

    Contra o Coritiba, umtima rodada do Brasileiro de 2005, jogou muito também.

    MAs só se firmou porque o Indio se machucou, e o Abel “improvisou” ele ali.

    Essa trupe que é considerada o “maior mandatário e o maior treinador do colorado”.

    Bah, depois nao sabem pq nosso clube fica de jejum durante 25 anos.

  • 27. Boçal  |  26/06/2008 às 21:43

    Cassol, me explica o porquê da frase “o que é teu tá guardado”.
    comment #8
    Abraço

  • 28. Daniel Cassol  |  26/06/2008 às 21:48

    Porque está tudo confirmado, meu amigo Boçal. Teremos Impedfest nesta quarta, como tu – e o mundo – pediram.

  • 29. Flávio  |  26/06/2008 às 23:47

    Peraí, Luis Felipe. Reasco era lateral no Equador-06, que jogava num 4-4-2. O mesmo vale para Bustos no Cúcuta-07. Guerrón é ala-meia-ponta num time que varia do 3-5-2 para o 4-4-2. Podemos compará-lo a Sorín, Serginho, Cicinho, Mancini, Leonardo – estes dois últimos, de fato, viraram “ponteiros”. Mas não dá para chamar todo lateral apoiador de ponta. Senão, Branco, Cafu e até o Rubens Cardoso do Grêmio-01 seriam ponteiros.
    Na Europa, meias ou atacantes como Beckham, Figo, C. Ronaldo, Giggs e Robben, que atuam pelas extremas do campo, ainda são chamados de pontas. Aqui no RS, por motivos ideológicos, a imprensa prefere chamar mesmo um ponteiro nato como o Fabiano Cachaça de 2º atacante ou “atacante de lado”…

  • 30. Gustavo  |  26/06/2008 às 23:57

    Putz Cassol… na quarta?
    Fico feliz por vocês, uma Impedfest na final da Libertadores… no momento sublime do futêbol sudamericano. Parabéns!

    Eu, colono que mora na colônia, não poderei estar. Espero estar EM ESPÍRITO, mas sem ter que morrer pra fazer isso. hglsghsg

    E, se rolar uma transmissão, quem sabe eu participe dessa vez.

    Por sinal, me desculpa por não ter podido te atender ontem 😉

  • 31. Gustavo  |  26/06/2008 às 23:58

    carinha podre

  • 32. douglasceconello  |  27/06/2008 às 00:14

    Não me vem com essa de CARINHA PODRE, Gustavo. Eu sei que tu quis dar uma RISADINHA para o Luís Felipe. sdfaisdfsdfas

  • 33. Gustavo  |  27/06/2008 às 01:05

    Douglas, as carinhas do WordPress são as mais podres possíveis. Tenho certeza de que a MASSA concorda comigo. ghlsgsgh

  • 34. Prestes  |  27/06/2008 às 03:41

    Bah, o Ernesto conseguiu inventar uma estória sobre o Bolívar. O jogo contra o Rosário foi em 2005, após a boa atuação ele ganhou prestígio e logo no começo de 2006 virou titular.

  • 35. Rudi  |  27/06/2008 às 08:04

    Estilo de jogo por estilo de jogo, eu sou praticamente um Cabañas…
    (o excesso de massa pelo menos é semelhante)

  • 36. Beto Borracho  |  27/06/2008 às 08:55

    Nos torneios da Geral a gurizada me chama de Herrera! Na minha opinião, estou mais para Sebástian ‘Loco’ Abreu.

    Quem sabe um dia ‘os cabeças’ daqui marcam uma peleia. Ai vamos ver quem é quem.
    O nome deixo para vocês (mais criativos) Impedgame – Impelada….

  • 37. dante  |  27/06/2008 às 09:02

    sonho com o dia em que ernesto for treinador [ou DIRIGENTE] do inter.

    :~~~

  • 38. Francisco Luz  |  27/06/2008 às 09:03

    Jogo mais que o Robinho.

  • 39. Gustavo  |  27/06/2008 às 09:10

    No futsal, eu sou praticamente um Tuta. Um pivô lento, eventualmente consigo fazer algumas assistências de qualidade, mas erro gols como RESPIRO.

  • 40. Boçal  |  27/06/2008 às 09:58

    Cassol… Vai rolar um escambo com as camisetas do Impedimento tb?

  • 41. FERN  |  27/06/2008 às 10:02

    o Beto definitivamente entrou no espírito do blog…
    e eu sou um quase Patrício…
    logo me estimem, gremistas.RÁ!

    huahuahuahuahuahua

  • 42. Luís Felipe  |  27/06/2008 às 10:05

    eu sou um Argel que não tem altura nem força física.

    Flávio,
    Concordo em parte, talvez eu tenha exagerado ao falar especialmente do Reasco, que foi lateral na copa do mundo. Porém, acho que ele e Bustos poderiam ser testados nas pontas, liberados para avançar pelo flanco sem a marcação como primeira necessidade. Seria um teste, a ser feito.

  • 43. Lila  |  27/06/2008 às 11:00

    Assim, fisicamente Herrera? *se abana*

  • 44. Gustavo  |  27/06/2008 às 11:09

    Bah, Lila, tu tá te oferecendo ultimamente, hein?

  • 45. Titi  |  27/06/2008 às 11:12

    Douglas leva minha encomenda da Impedfest I na Impedifest II?

    Diz que sim, vaiiiiiiiiiiiiiiii?

    Vou estar la onde quer que seja!

    Abra$$o

  • 46. dante  |  27/06/2008 às 11:21

    gustavo acaba de tomar a posição do chico luz como fiscal do bailinho.

    lçkdsçlkfsdlf

  • 47. Lila  |  27/06/2008 às 11:29

    AHHAHAHAHHAHA
    Todo mundo fiscalizando, credo?

    Gustavo, não tou me oferecendo porra nenhuma. Tou aqui, só fazendo uma pergunta inocente, ok?

  • 48. douglasceconello  |  27/06/2008 às 12:15

    Levo, sim, Titi. Inclusive ela está no meu carro há DÉCADAS. Já desisti de marcar contigo para entregar na Cidad Baixa. Geralmente ambos estamos bêbados demais para marcar um local e horário para a NEGOCIATA. uhdfiudsg

    No tempo em que RESPIRAR era uma tarefa fácil, eu fui um bom segundo volante. Estilo de jogar parecido com o do MAGRÃO, pois eu até conseguia fazer uns BIRIRIS e chutava bem a gol.

    Meu 1,75m abreviou minha carreira de zagueiro, posição em que comecei atuando no CANARINHO e onde até hoje jogo quando o assunto é FUTEBOL DE SALÃO (chamar de futsal = gay). ahdiuasds

  • 49. Flávio  |  27/06/2008 às 12:24

    “acho que ele e Bustos poderiam ser testados nas pontas, liberados para avançar pelo flanco sem a marcação como primeira necessidade. Seria um teste, a ser feito.”

    Para fazer esse teste, o Inter teria que jogar naquele 4-4-2 à moda inglesa, com as famigeradas “duas linhas de quatro”, um esquema raro no futebol brasileiro. Ou num 3-5-2 mesmo, esquema do qual o Tite gosta, ou gostava, muito.
    A última vez que fizeram essa experiência foi com o Luiz Carlos Winck (!) no início dos anos 90. Não lembro se funcionou, já que em seguida ele voltou a ser lateral.

  • 50. Gustavo  |  27/06/2008 às 12:37

    Bah Douglas, me chamou de gay. Te cuida, vou TE CAGAR A PAU!
    ghsl

  • 51. douglasceconello  |  27/06/2008 às 13:05

    Bah, nem percebi. Mas aconselho parar de usar “futsal”. rhshs

  • 52. Alisson Coelho  |  27/06/2008 às 13:43

    No salãozito sou um SALVADOR Cabañas, inclusive na forma e nos gols de bico!

    Começo o jogo a milhão, infernizo, volto e ajudo a marcar. Dez minutos depois, acabou-se o sopro de vida!

    Imped Fest II confirmada???

  • 53. Jabba  |  27/06/2008 às 14:01

    Meu estilo de jogo mistura a técnica apurada do Grotto com a visão de jogo do Nunes. Mas baixo um sarrafo legal.

  • 54. Rômulo Arbo Menna  |  27/06/2008 às 14:55

    bom, o meu estilo de jogo é de um Deco sem grife com pneumonia.

  • 55. Rômulo Arbo Menna  |  27/06/2008 às 14:55

    e nunca cansarei de pedir: pelada do Impedimento djá!

  • 56. dante  |  27/06/2008 às 16:12

    sou totalmente parceiro.

  • 57. Anônimo  |  27/06/2008 às 21:42

    Prestes n. 34

    Realmente foi em 2005. Ato falho. Nao me dei conta do erro.

    MAs ele continuou no banco após aquela atuação.

    Tanto que o Indio jogou o jogo da volta e ficou lesionado pq o castilhano quebrou a paleta dele.

    Contra o Boca lá era Edinho, Vinicius e mais um, acho que o Ediglê.

    Mesmo Ediglê que jogou aquele jogo do Tinga, contra o Corinthians, com o Edinho na zaga.

    Pq o meio de campo tinha Gavilan, Perdigao, Tinga e Ricardinho. NA frente Sobis e Fernandao. Nas laterais Granja (Ceara) e Alex.

    To loco entao. Vou inventar “estórias” sobre o colorado. Só o que faltava.

  • 58. gerson sicca  |  28/06/2008 às 14:27

    Como sempre falou o meu pai, ponta-direita famoso por meter o terror em estaduais amadores nos seus tempos, “eles é que tem que me marcar”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: