Peñarol e River Plate, antes da orgia de decisões

06/06/2008 at 10:59 38 comentários

De um lado, cinco Libertadores, três títulos mundiais, 47 títulos nacionais (11 deles invictos), dois pentacampeonatos (quinquênios) e o primeiro lugar no ranking histórico da maior competição sul-americana. Do outro, o time mais ofensivo e ousado do campeonato, com um treinador que fala sobre sexo com seus atletas e uma camisa mais leve do que pluma. Peñarol e River Plate jogam a final do Clausura uruguaio neste domingo, às 15h, no estádio Centenário.

Os mais atentos podem observar que as duas últimas rodadas do Nortenão 2008 não tiveram comentários meus. Peço desculpas aos leitores, aos detratores e aos demais FAMILIARES do Impedimento por tal falha, ainda que só escreva esse texto depois de acordar com uma cabeça de cavalo ao meu lado na cama. Ficou bem chato de explicar. Nas duas últimas rondas, o Nacional espatifou suas chances de ganhar o torneio levando 3-1 do Progreso em CASA, sendo que o time de Tabaré Vazquez já estava rebaixado. Peñarol e River Plate, os favoritos à taça, ganharam suas partidas contra Tacuarembó e Wanderers, respectivamente. O Peñarol conseguiu um gol a sete minutos do fim, vencendo por 2-1; o River levou um susto com o gol do Wanderers quando vencia por 2-0, mas não levou o empate. Na tensa última rodada, os aurinegros esmagaram o Rampla Juniors por 5-0; o River conseguiu uma vitória tranqüila sobre o Juventud de Las Piedras.

Assim, Peñarol e River Plate empataram com 37 pontos no topo. O regulamento prevê uma final nesse caso, para definir o campeão do Clausura; depois disso, o campeão enfrenta o campeão anual e do Apertura, Defensor Sporting, para definir o melhor time do ano. A final deste domingo prevê prorrogação e penais em caso de empate.

Juan Ramón Carrasco diz para o site do River Plate que não se preocupa muito com o Peñarol. O assunto que mais lhe preocupa, segundo o El Observador de ontem, é a vida sexual dos seus atletas. Durante o treino de terça-feira, perguntou a Jorge Zambrana: “Que tu achas de transar antes dos jogos?” Zambrana não se michou: “Olha, cada um conhece o seu próprio físico, mas eu posso dizer que me garanto, professor”. Diante da proposta indecente, JR explicou aos jornalistas:

– Aqui não é um tabu transar antes das partidas. Agora, uma coisa é transar, outra é a LUXÚRIA. Aí as coisas mudam – afirmou Carrasco, recomendando o papai-e-mamãe até domingo, de preferência sem chicotes ou algemas.

No Peñarol, sabendo que dentro do campo seriam discutidos temas proibidos para menores, Mario Saralegui decidiu fechar os treinos até sexta-feira. O craque do time, Ruben Olivera, correu sozinho em Los Aromos esperando a recuperação física necessária para jogar no domingo. Omar Pérez e Darío Rodriguez estão fora. É possível que Saralegui surpreenda ao escalar três atacantes, para pegar os zagueiros do River Plate na marcação individual. Seriam Carlos Bueno, Fabián Estoyanoff e José María Franco, este último escalado como centroavante. Larrionda será o árbitro.

O River já tem time anunciado: García; Tiscornia, Dario Flores, Sosa (Prieto); Montelongo, Curbelo, Japo Rodríguez e Robert Flores; Souza, Giménez e Urretaviscaya – esse último renovou contrato por cinco anos. No Peñarol, a equipe só será anunciada na véspera da partida. O Centenário provavelmente terá lotação completa, ainda que toda a tribuna Colombes tenha sido reservada para a pequena torcida darsenera.

O JOGO

Peñarol – River Plate

Estádio Centenário

Domingo, 8 de junho, 15h

O QUE VALE

O título do Clausura uruguaio. No caso do River Plate, uma decisão inédita e histórica. No caso do Peñarol, uma rara oportunidade de flautear o rival Nacional.

O CAMPEÃO DO CLAUSURA É CAMPEÃO URUGUAIO?

Não. O campeão do Clausura enfrentará o Defensor Sporting na semifinal do campeonato uruguaio. Se acontecer um empate em pontos entre Defensor e o campeão do Clausura (uma vitória para cada um, ou dois empates), se disputará um terceiro jogo com prorrogação e pênaltis. Não importa se o campeão vencer por 8×0 e o Defensor, no jogo de volta, vencer por 1×0.

Se o Defensor vencer este play-off, é campeão uruguaio, pois foi o melhor time na tabela anual. Se o outro time (campeão do Clausura) vencer, ele joga a GRANDE FINAL do campeonato uruguaio. E o seu adversário será…o Defensor Sporting. O critério é o mesmo: vence aquele que fizer mais pontos. Se der empate em pontos, acontece um terceiro jogo. O vencedor, aí sim, é o campeão uruguaio 2007/2008.

E A LIBERTADORES?

O campeão uruguaio tem vaga direta à Libertadores. As outras duas vagas serão disputadas na LIGUILLA, que será jogada por Defensor, River Plate, Nacional, Peñarol, Rampla Juniors e Danubio.

O QUE É A LIGUILLA?

É um torneio em pontos corridos, turno único, jogado no Estádio Centenário sempre em rodada dupla. O campeão leva a segunda vaga para a Libertadores; o vice (ou o terceiro colocado, no caso de um dos dois primeiros ser o campeão uruguaio) leva a terceira vaga. Se dois times empatam em pontos na liderança da Liguilla, jogam uma final.

E A SUL-AMERICANA?

Será disputada pelo terceiro e pelo quarto colocados na Liguilla. Se o campeão uruguaio estiver entre os 4 primeiros, joga a Sul-Americana também.

QUEM CAIU?

Fênix, Miramar Misiones e Progreso, os três últimos na tabela do descenso.

QUEM SUBIU?

Apenas o Racing, campeão anual, está confirmado. Cerrito (campeão do Clausura) e Cerro Largo (vice do Apertura, atrás do Racing) estão jogando a segunda vaga. Cerro Largo venceu por 2-0 e está quase lá. A terceira vaga é disputada pelos OITO times melhor colocados na tabela anual, que não conseguiram nenhuma das duas primeiras vagas.

COMO É TEU NOME MESMO?

Luís Felipe dos Santos.

Entry filed under: Nacionais.

Ainda que tardia Bira Burro, Centroavante do Internacional

38 Comentários Add your own

  • 1. fino  |  06/06/2008 às 11:04

    Miramar Misiones, melhor nome

  • 2. Daniel Cassol  |  06/06/2008 às 11:07

    Bela cobertura do futebol uruguaio.

    E viva o formulismo.

  • 3. izabel  |  06/06/2008 às 11:14

    “- Aqui não é um tabu transar antes das partidas. Agora, uma coisa é transar, outra é a LUXÚRIA. Aí as coisas mudam – afirmou Carrasco, recomendando o papai-e-mamãe até domingo, de preferência sem chicotes ou algemas.”
    hahaaahha

    apesar do bê-a-bá no final, não entendi uma coisa: como se define o campeão ANUAL? é um somatório de pontos do clausura e apertura?

  • 4. Luís Felipe  |  06/06/2008 às 11:20

    isso, Izabel.

  • 5. Aurelius  |  06/06/2008 às 11:52

    Que zona!

    Alguém sabe explicar por que diabos o Central Español não ter disputado a Libertadores em 1985, já que sagrou-se campeão uruguaio em 1984?

    A fórmula era pontos corridos com turno e returno.

  • 6. Alisson Coelho  |  06/06/2008 às 11:54

    Putz Deus queira que o NOVELETTO não descubra a fómula do camp. uruguaio…

  • 7. Luís Felipe  |  06/06/2008 às 12:04

    Aurelius,
    Se não me engano, tem a ver com o fato do Central ter ficado em último na Liguilla, perdendo a vaga em uma partida contra o Bella Vista (1-0).

    Peñarol e Bella Vista ficaram nas primeiras posições da Liguilla. Empataram em pontos e disputaram uma final, Peñarol venceu. O Bella Vista então jogou com o Central para a segunda vaga na Libertadores, e perdeu.

  • 8. Rômulo ARbo  |  06/06/2008 às 13:19

    boa, LFS. valeu!

  • 9. Leo Ponso  |  06/06/2008 às 13:20

    “No Peñarol, sabendo que dentro do campo seriam discutidos temas proibidos para menores, Mario Saralegui decidiu fechar os treinos até sexta-feira.”

    É a Impediescola de jornalismo esportivo.

  • 10. Cassol  |  06/06/2008 às 13:26

    É isso aí, Leo. Próximo passo é ministrar a Cátedra Impedimento na Fabico.

  • 11. Gabriel  |  06/06/2008 às 13:28

    valeu abel!!!!!!!!!

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL591619-9869,00-ABEL+BRAGA+QUER+LEVAR+VOLANTE+EDINHO+PARA+JOGAR+NOS+EMIRADOS+ARABES.html

  • 12. Alisson Coelho  |  06/06/2008 às 14:04

    Bah, fazia tempo que o Abel não fazia nada que prestasse!

    Até que enfim…

  • 13. douglasceconello  |  06/06/2008 às 14:20

    Abel corno. Deveria levar o MAYCON.

    E vocês são todos INGRATOS. Depois ninguém venha reclamar quando o meio-campo estiver cheio de borboletas. hshsghs

  • 14. Francisco Luz  |  06/06/2008 às 15:04

    Danny Moraes é melhor do que o Edinho. E o Maycon, na reserva, vai ser menos prejudicial do que o Edinho lá.

    Além disso, ganhar dinheiro com ele será uma façanha.

  • 15. douglasceconello  |  06/06/2008 às 15:12

    Até tu, FRANCISCUS?

    Quanta AMARGURA. Pobre Edinho, DIFAMADO por aqueles CUJA HONRA ajudou-os a reencontrar.

    É muita injustiça para mim. Portanto, saio da vida para ir fumar um cigarro.

    Adeos.

  • 16. Paulo Torres  |  06/06/2008 às 15:13

    Durante o treino de terça-feira, perguntou a Jorge Zambrana: “Que tu achas de transar antes dos jogos?” “Acho meio estranho, professor. Lá no vestiário, com todo mundo olhando…”

  • 17. Junior  |  06/06/2008 às 15:57

    “Putz Deus queira que o NOVELETTO não descubra a fómula do camp. uruguaio…”
    Ao tentar entender a fórmula do campeonato uruguaio também pensei no valoroso campeonato gaúcho. Mas, ao contrário, pois pensei que os charruas fizeram um curso de regulamentos estapafúrdios aqui na FGF (atualmente, além de modelos maravilhosas, os regulamentos das competições da FGF são a única coisa que podemos exportar).

  • 18. Francisco Luz  |  06/06/2008 às 16:04

    Nada, CECONELLUS. Acho o Edinho importante. Mas também acho que, se conseguirem ganhar dinheiro com ele, tem mais é que venderem.

    O Danny é bom jogador e sabe marcar, apesar do nome de BICHA, hjagshjag.

  • 19. Prestes  |  06/06/2008 às 16:18

    O Edinho não vai fazer falta. Ou melhor, vai fazer muita falta…nos atacantes árabes.

  • 20. Cassol  |  06/06/2008 às 16:20

    Esqueçam o futebol, pelo menos nestes dias em que outro tipo de “impedimento” está na ordem do dia.

  • 21. Luís Felipe  |  06/06/2008 às 16:24

    impeachment? yeda?

  • 22. douglasceconello  |  06/06/2008 às 16:35

    Bando de JUDAS! Almas VIS!

    Quero saber se vocês reclamaram quando ele fez esta falta:

    http://br.youtube.com/watch?v=EZrfDl-qEx0

    Ó, Deus, por que me deixaste vivo para presenciar tamanha injustiça e vilania?

  • 23. Prestes  |  06/06/2008 às 16:42

    Heuhshauheah belo vídeo, lance magistral do Edinho.

    Não sou ingrato com ele, só acho que há jogadores no plantel para jogar na posição dele. Por isso não fará falta.

  • 24. Prestes  |  06/06/2008 às 16:44

    Quanto à Yedinha, acho que ela é de um partido fraco aqui, mas não creio em impeachment. Acho que vai ser um fantoche do PMDB nos próximos dois longos anos.

  • 25. Carlos  |  06/06/2008 às 16:54

    Acabou o (des)governo da mestre Yoda.

    AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE !!!!

    Rio grande do sul – estado que se fode unido!

  • 26. Gabriel  |  06/06/2008 às 17:11

    hahahaha
    espetacular a falta.
    Na verdade ele tem crédito tambem pelo primeiro jogo contra o SP em dois lances capitais, o primeiro foi a pegada a 1 min de jogo que fudeu o tornozelo do mineiro e o segundo o passe pro primeiro gol do sobis,

    De descredito ele tem uma lista infinita de trivelas sem nenhuma noção.

    O danny moraes e o monteiro são bem melhores do que ele…

  • 27. Francisco Luz  |  06/06/2008 às 17:21

    Me rendo. Nem SABIA da existência desta falta, já que naquele momento eu não enxergava mais nada, consumido que estava pelo ESTUPOR.

    Fica, Edinho. NUNCA TE VENDAM, jkasga

  • 28. Aurelius  |  06/06/2008 às 18:23

    Acho que só eu faço côro além do Ceconello pela permanência do Édimo, não só no plantel, mas também no time titular do Inter.

    Concordo em gênero, número e grau com o comentário 13.

    Se o Edinho jogasse no Grêmio, seria tão admirado pela sua torcida, como eram o Dinho e o Sandro Goiano. Já a maioria colorada…

  • 29. Paulo Sanchotene, RS  |  07/06/2008 às 09:18

    Melhor a fórmula do URUGUAIO que a do CARIOCA; contudo será a fórmula do Rio que a FGF adotará no ano que vem.

    No mais, vocês acharam complicado mesmo, o regulamento cisplatino? Eu acho tão simples. É uma fórmula-fraga que não prejudica o melhor time do ano! São 16 clubes, jogam em turno-e-returno. O clube que somar mais pontos se classifica para a final. Os campeões de cada turno, isoladamente, disputam a outra vaga.

    Exprimidos por Brasil e Argentina, eles misturaram os dois campeonatos. Pegaram o nosso “Sonolentão” e os “Torneos Cortos” platinos e fizeram uma mistura.

  • 30. Luís Felipe  |  07/06/2008 às 10:33

    para simplificar o torneio eu faria o seguinte:

    se o campeão do apertura e do clausura são diferentes, não interessa a tabela anual, eles disputam duas finais. A tabela anual define apenas os classificados à Libertadores e Sul-Americana, assim como os rebaixados.

    se o campeão da tabela anual é DIFERENTE dos dois campeões, triangular em turno único, com o campeão anual jogando a última partida em casa.

    acho que a coisa mais complicada no campeonato uruguaio é essa disputa de três campeonatos paralelos – o descenso, o turno e o anual.

  • 31. Ernesto  |  08/06/2008 às 01:30

    Che, alguém sabe se por acaso se encontra essa camisa do River Plate por aqui, ou só na Banda Oriental?

    Abraços.

  • 32. Luís Felipe  |  08/06/2008 às 11:50

    ernesto,
    também estou a fim, mandei até emails para o clube, não me responderam.

  • 33. Aurelius  |  08/06/2008 às 13:43

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74458766-_JM

    Esse cara tinha anunciado a camisa do River. Não sei se vendeu, ou se o anúncio expirou.
    Ele diz que consegue camisas de qualquer equipe uruguaia.
    Ele ficou de ver se consegue a do Central com mangas compridas pra mim.

  • 34. Ernesto  |  08/06/2008 às 14:55

    do Central o Rosário da Argentina, ou o Central Español do uruguai?

    També curti Luis Felipe, principalmente pelo estilo dela, semelhante ao de Estudiantes e Bilbao.

  • 35. Aurelius  |  08/06/2008 às 21:27

    Central Español uruguaio. E o River em questão também é o uruguaio.

  • 36. Aurelius  |  08/06/2008 às 21:28

    E o River uruguaio se quebrou!

    Deu Peñarol 5×3!

  • 37. Luís Felipe  |  08/06/2008 às 23:50

    parece que foi um jogaço. Comecei a caça ao VT.

  • 38. Uruguayo  |  01/07/2008 às 04:56

    Penarol nao tem 47 Campeonatos Uruguaios.

    CURCC: 5 Campeonatos Uruguaios
    Penarol: 40 Campeonatos Uruguaios

    Pode ter 40 (si se aceita que CURCC y Penarol son times diferentes) o 45 (si se pensa que son o mismo time), mais nunca 47.

    Os dois indebidamente agregados son os campeonatos da extinta Federacao Uruguaia de Futebol (FUF), organizacao disdente da Asociaciao Uruguaia de Futebol (AUF) que existiu entre 1922 e 1925 e que os campeonatos que organizou nao son reconocidos pela AUF como Campeonatos Uruguaios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: