Notícias desde Asunción

27/02/2008 at 13:49 11 comentários

Pois é, gurizada. Neste momento, estou em Asunción, aproveitando um resto de férias para fazer umas reportagens sobre as eleições presidenciais que se aproximam e que podem sacar o Partido Colorado do poder, depois de 60 anos de autoritarismo e corrupção. No segundo dia da viagem, já dá para tirar algumas impressões do futebol paraguaio.
Eu teria fotos para postar, mas vejo agora que esqueci o cabo USB da câmera. Conhecendo como me conheço, tinha certeza de que faria alguma cagada neste estilo. Mas vamos ver se, outra hora, arranjo o equipamento no comércio local por alguns poucos guaranis.

Infelizmente, nao haverá jogos da Libertadores durante o período em que fico por aqui. Encaminharei ofício à Conmebol para reclamar de tamanha indelicadeza. Mas pelo Apertura, o Sportivo Luqueño joga a sua primeira partida do ano em casa, contra o Tacuary, nesta sexta. O time de Luque é a sensação paraguaia neste momento, líder do Apertura e com uma vitória fora de casa pela Libertadores. No camelô da rodoviária, a camiseta sai por 45 mil guaranis, ou dez dólares, mais barata que a dos dois grandes do Paraguai, que ficam em torno dos 55 mil.

Também na sexta, o Libertad joga em casa contra o 3 de Febrero. No domingo, o Olímpia vai pegar o 2 de Mayo no Defensores del Chaco. A orientação geral das pessoas com quem conversei é a mesma: vá tranqüilo ao estádio, mas evite as barras. Vamos ver se sobra tempo para conferir alguma partida.

O pessoal em geral não parece muito entusiasmado com o futebol. Talvez seja porque até agora só encontrei torcedores do Cerro Porteño e do Olímpia, que andam mal das pernas. Um taxista torcedor do Olímpia regojizou-se em lembrar da semi-final da Libertadores de 1989, assim que me apresentei como hincha de Internacional. Mas foi ele, o taxista, quem me sugeriu a melhor pauta que poderia existir: Enciso vive tranqüilamente na cidade de San Lorenzo, na região metropolitana, onde mantém um afamado LAVA-CARROS.

“Ele está sempre por lá e vai te receber tranqüilo. Se ele não estiver, o pai dele vai te passar o número do celular do Enciso”, anunciou o taxista, com seguranca no falar. Certamente, na sobra de tempo, vou visitar o Enciso e deixarei de lado as partidas.

Há uma outra pauta legal, que é conversar com Gamarra e Arce, que são respectivamente gerente e técnico do Rubio Ñu, uma tradicional porém pequena equipe local que está meio que virando clube-empresa por aqui. Se souberem de algo interessante para fazer por aqui, agradeço as dicas.

Ainda não pude participar de nenhum baile, para ver as paraguaias sorridentes a bailar. Mas é fato que existe muita mulher bonita por aqui, o que se torna um problema para elas, que são acintosamente trovadas pelos cidadãos. Na rodoviária, vi um funcionário de uma loja abordar uma jovem com uma dose de descaramento que me deixou meio constrangido.

Mas é isso. Aguardem novidades.

Um abraco,
Daniel Cassol

Entry filed under: Colunas, Pela América.

Noite sofrível na Copa Professor é quem leciona

11 Comentários Add your own

  • 1. Rômulo Arbo Menna  |  27/02/2008 às 14:10

    minha esposa é paraguaia, estive por aí no Natal, calor desgraçado. minha sogra é de Luque, mas esqueceu de trazer a camisa do Luqueño que pedi… se tu pudesse me trazer te pagava os dez dólares assim que tu pusesse os pés em Porto. Mas é a oficial? Queria a oficial… pago até 20 dólares.

    Vale dar uma passada no centro, perto do Rio, onde as coisas são bemmm baratinhas.

    E se quiser ter uma boa conversa com o meu sogro, que é engenheiro e bem inteligente, te dou o contato aí. Ele é, me parece, o mais socialista que pode ser um paraguaio.

    Ah, e onde postará sobre a política de lá? estou interessado!

  • 2. Gabriel Teixeira  |  27/02/2008 às 14:50

    OMG. Lava rápido de Enciso e Clube-empresa de Arce e Gamarra.

    Rivarola provavelmente abriu uma sapataria. E Chilavert uma boca de fumo.

  • 3. Aurelius  |  27/02/2008 às 15:00

    Em 1995 estive no Paraguai com meu pai.

    Na época era um piá no auge da fase bronheira, e me enlouqueci com a quantidade de morenas lindas que existem por lá. Imaginava que só deveria ter mocréia, pois me baseava nos paraguaios jogadores de futebol.

    Interessante que agora no carnaval estive em Montevideo, e foi justamente o oposto. Imaginava ver uruguaias lindas e no fim, só vi bagulho.

  • 4. Marcos SL  |  27/02/2008 às 15:05

    Estive em Montevideo em agosto passado e não sei era pelo fato de ser inverno, mas vi muitas uruguaias bonitas e charmosas.
    Que vida esta de reporter internacional, hein Cassol? Que momento!!

  • 5. fino  |  27/02/2008 às 15:06

    usahgsuauhdhiadfgadfg

    boa, gabriel

  • 6. Beto Borracho  |  27/02/2008 às 15:27

    Rivarola tem uma empresa de ônibus, pelo menos foi a ultima noticia que li sobre ele.

    Paraguai é uma bosta!

  • 7. Francisco Luz  |  27/02/2008 às 15:32

    Assunção, do pouco que consegui ver, é uma das cidades mais bonitas da América do Sul. Mas não achei as paraguaias tudo isso, não.

  • 8. Cassol  |  27/02/2008 às 19:51

    Romulo, se eu encontrar uma oficial, compro pra ti. Só que a que eu vi era falsifics.

  • 9. Anônimo  |  27/02/2008 às 20:47

    tá, pode ser até 25 dólares
    valeu!

  • 10. Gabriel Teixeira  |  27/02/2008 às 22:22

    Viu como acertei. Sabia que Rivarola tinha uma empresa de auxílio a locomoção humana.

  • 11. FERN  |  28/02/2008 às 12:05

    FIQUEI SABENDO QUE AS ELEIÇÕES NO PARAGUAY, ROLAM SOBRE O SEGUINTE DILEMA, “EL BRASIL ES O NO ES UNO IMPÉRIO EN SUDAMERICA?”

    E AINDA SE PERGUNTAM, ESSES GUARANYS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: