MOMO NA BANHEIRA: Manguita Fenômeno

05/02/2008 at 10:00 8 comentários

Desde quando jogou no Botafogo, antes mesmo de participar da malograda Copa de 1966, Manga já protagonizava histórias engraçadas. Quando chegou ao Internacional em 1974, vindo do Nacional de Montevidéu, seu aspecto envelhecido impressionou. Na primeira vez que foi se fardar, o roupeiro Gentil disse, cerimonioso: “O senhor usar que número?” Manga rebateu na hora:

– Ô jovem, que história é essa de senhor? Eu sou o Manguita Fenômeno.

Apesar da descontração em certos momentos, ninguém brincava muito com Manga, pois nunca se sabia como ele iria interpretar a brincadeira. Mas Lula, que também era pernanbucano, não deixava o velho em paz. De vez em quando ele agarrava os dois polegares do goleiro, aleijados por sucessivas fraturas, e dizia que ia consertá-los. Nos treinos recreativos, porém, ele e Valdomiro se divertiam chutando forte na cara do Manguita. A defesa falhava de propósito, só para eles terem a chance de chutar. Até que um dia Manga se deu conta da sacanagem e passou a treinar no ataque, sempre de pés descalços – e virou goleador nas brincadeiras.

Manga era sempre o primeiro a tomar banho e se vestir depois dos jogos. Um dia Lula descobriu um rato morto e colocou dentro do seu sapato. Os jogadores ficaram espiando do chuveiro e viram quando ele botou o pé, sentiu que tinha alguma coisa e levou a mão para conferir. No susto, jogou o rato na parede e gritou naquele seu portubhol característico:

– Hijos de la madre!

Na preleção, antes de uma partida, Minelli explicava como o meio-campo devia segurar a bola, quando Lula piscou o olho e interrompeu: “A gente tem que prender lá na frente mesmo, chefe, pois se a bola vier o Manguinha deixa passar”. Sensível, Manga explodiu de novo:

– Hay traíra acá, jo sabia.

*****

Histórias da Bola, livro de depoimentos de Paulo Roberto Falcão ao jornalista Nilson Souza

Entry filed under: Literatura.

MOMO NA BANHEIRA: Nelson Rodrigues A Guerra do Futebol

8 Comentários Add your own

  • 1. RAMiRO  |  06/02/2008 às 02:36

    HAHAHAHA… Esses Lulas sao hilarios…

  • 2. Renato K.  |  06/02/2008 às 05:33

    Grande Manga, um dos maiores goleiros que tive o prazer de ver jogar … Vi o Manga no Morumbi em 1977, quando ele já estava em final de carreira e jogava pelo Operário-MT. Eram as semifinais do Brasileirão daquele ano, que o meu SPFC acabaria por conquistar, e ganhamos por 4 x 0 – na partida de volta, se bem me lembro, perdemos por 1 x 0 mas fomos para a final contra o Atlético-MG pelo saldo de gols nas 2 partidas. Quem vê o resultado pensa que foi moleza – mas até quase o final do 2.o tempo o Manga tava pegando tudo, e os gols só saíram lá pelo finzinho do jogo.
    Aliás, ele + os dez craques do Inter de 75 (os gremistas que me perdoem) me fizeram desenvolver uma simpatia pelo Colorado que dura até hoje. Bem, exceto pela final da Libertadores/2006 …

  • 3. Renato K.  |  06/02/2008 às 05:37

    Correção – o jogo no Morumbi foi 3 x 0, com gols de Serginho, Neca e Serginho novamente, respectivamente aos 32, 42 e 48 do 2.o tempo (podia ter verificado antes e evitado a vergonha 🙂 ). O jogo de volta foi mesmo 1 x 0 para o Operário, gol de Tadeu aos 34 do 2.o tempo.

  • 4. Celão  |  06/02/2008 às 08:32

    Já li esse livro umas duas vezes. Outro muito bom era do João Bosco Vaz, se não me engano, várias histórias do Renato, Falcão, Manga e cia. Ah, o Manguita também era chegado num carteado, chegava a se esconder no armário pro Minelli não pegar ele, hehe

  • 5. FERN  |  06/02/2008 às 15:23

    RK, fique tranquilo quanto a sua simpatia colorada, pois a gremistada ta nem ahi!

  • 6. FERN  |  06/02/2008 às 15:24

    e seria o manga o primeira a usar do esFERNanto?

  • 7. mardruck  |  07/09/2008 às 23:31

    Hahahahaa muito bom, não tinha lido ainda.

  • 8. JO  |  08/09/2008 às 16:51

    todos sabem:o maior time de futebol que o rio grande viu foi o colorado de 1975 -1976 .Tem um amigo meu , gremista , que me disse isto e guardo até hoje como uma recordação por ter vindo dele…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: