Nobreza e galhardia no areião do Ramiro Souto

20/12/2007 at 14:13 13 comentários

Estava eu a tratar de meus negócios escusos nas quadras de basquete da Redenção*, quando me deparo com um exemplar raro – futebol de verdade.

Era o Torneio de Verão 2008 – futebol amador vintage style. Como não sei organizar um texto, vou começar pelo serviço: segundas, terças, quartas e quintas, às sete e meia, com tolerância de início até oito da noite – e é dia ainda, sensacional – é jogado, no areião do Ramiro Souto, o único futebol que importa. O Torneio avança fevereiro a dentro, e não consigo pensar em opção melhor de happy-hour do que encher um isopor de heinekens e ir assistir gente que recém saiu do trabalho correndo que nem loucos e se xingando mutuamente.

Como este evento – e todos outros torneios amadores de Porto Alegre – não recebe nenhuma divulgação, apenas os amigos dos dois times assistiam a peleja, mas a agenda amadora da cidade é cheia. Nem sabia que a Redenção tinha seu próprio campeonato – Liga de Futebol Ramiro Souto, um lindo nome. Ao jogo, então.

Academia do Morro 3 X 1 Supremo, até onde eu vi. Nada surpreendente, pois a Academia detém o título municipal, e tem o Fernando Baiano com a nove. Fui embora no intervalo, mas aposto meu braço esquerdo que a Academia amassou o Supremo, que até que se esforçou, mas parecia velho e cansado demais para reagir. (update: acabou 4 a 1, mostrando que o futebol é óbvio e quem não tem meio de campo sempre perde horrendamente. Aposto que o 4º gol foi de falta.)

Sempre primando pelo bom posicionamento, fui para trás do gol do Supremo, e assisti com privilégios de um paxá ao gol de falta (que claramente foi marcada no grito, o magrinho da oito se atirou por cima da bola, gritando aiaiais e agarrando ela com as mãos enquanto pedia falta, à la Branco) da Academia. Cobrança sensacional, no canto do goleiro, raspando na trave. O primeiro tempo acabou logo depois e o goleiro ainda se lamentava para mim – eu estava a cinco metros, comentei que não tinha sido falta – que “não tinha como pegar”. Até tinha, manão**.

O segundo gol da cad´mia (dane-se a cronologia) eu assisti da linha divisória do campo, após uma explicação pormenorizada da agenda de torneios amadores de Porto Alegre pelo prestativo homem da mesa. Também de falta, após o goleiro sair sensacionalmente numa bola cabeluda que havia sobrado nos pés do mesmo magrinho da camisa oito. Saiu bem, mas acabou dando uma braçada na bola, fora da área. E fora da área é friquiqui. Batata. 2 X 1. Academia se impondo, no meio das nuvens de areião (ventava forte, amigos).

Não vi o primeiro gol dos alvicelestes do morro. Deve ter sido de falta. Em compensação, vi o empate do Supremo, que vergava lindo uniforme laranja e preto, e tinha um zagueiro igual ou melhor que o Roque Junior e um buraco no meio-de-campo.

Estava na linha de fundo oposta ao gol, quando saiu o efêmero empate do time local (não entendi, mas me parece que as ligas citadinas se sub-dividem em regiões, e o Supremo é “da Redenção”). Só percebi um cruzamento da direita e uma confusão. Gol. O treinador, mascando carltons, ao meu lado, incentiva a equipe com um “eles não são isso tudo”. Aparentemente o Supremo não acredita muito em sua capacidade. Mas brigavam bastante entre si, o que sempre é bom sinal. Até um amarelo, saiu, para um dos branquelos carecas do meio campo, que não corria muito, mas falava bastante.***

E fui-me embora no intervalo, que tenho o fm2008 e o gato, faminto, em casa, me esperando. Graças a Filippin fechar as 6 da tarde, não tenho filme na minha Holga 120CFN, e não pude bater as mais lindas chapas, mas posso provar o que digo:

http://www.mariofraga.com.br/verao/index.htm

O esperto vereador, num ousado stunt(ai de mim, se aprovam o projeto de lei) publicitário, hospeda de graça os sites dos torneios da liga amadora de Porto Alegre.

Vão lá. Está atualizado, e a Palestina tacou 3 no Barãozinho ontem, jogo que infelizmente perdi (augh, perdi), mas que sem dúvida alguma foi sensacional, pois se bem me lembro, choveu por volta das nove e pouco. E, como todos sabem, futebol + chuva = mistura divina.

Redenção, até sexta-feira. (ah, mais confusão: esta semana, a prefeitura requisitou o areião do Bonfim, logo o jogo de hoje foi transferido para o final da semana. Em janeiro, tudo se normaliza. Ou não. Talvez por isso este torneio nunca consiga projeção internacional e ricos contratos de televisão, permitindo que o verdadeiro futebol sobreviva mais um pouco. Assim espero, ao menos)

* Praticando arremessos na quadra vazia e bem-conservada do Ramiro Souto. Ao contrário da quadra do Parcão, estuprada em alguma madrugada quente dessas pela SME, que abaixou os dois aros 15 centímetros, arruinando com a minha vida. but I digress.

** Estava atrás do gol. Centroavante do Academia (o 9, obviamente, bem colocado pelas bandas do segundo pau) me olha – sou o único atrás daquele gol, a 10 metros da linha de fundo – e solta um “aí, meu bruxo”. 2 segundos depois a bola passa rente a trave e morre no areião de dentro do gol, pra tristeza do treinador adversário, que passou o primeiro tempo inteiro ali, à esquerda do gol, atrás da linha de fundo. O goleiro, aparentemente, sentiu a pressão. Mas não foi falta, repito.

*** “É com a cabeça que se ganha esse jogo. Tem que ter calma”, disse, após ser cobrado pelo lateral esquerdo, que trabalhava por dois para conter os avanços sacanas pela direita da Academia do Morro. Ouviu um “é, mas eu não vou correr por ti”. Risadas generalizadas no aglomerado de reservas e simpatizantes dos homens de laranja. Claro que o diálogo não foi tão polido, mas esse é o espírito da coisa, pelo que eu peguei.

Texto enviado pelo leitor Mateus d´Almeida.

“Me vi, completamente por acaso, no meio da abertura do torneio municipal de verão, ou cousa que o valha. Por sorte, tinha um bloquinho na mochila. Por azar, não tinha filme na câmera”, comemora e lamenta, ao mesmo tempo o Michael Jordan do Bonfim.

Como todos sabem, colaborações podem ser enviadas para impedimento@gmail.com

Entry filed under: Contribuições.

O continente está pensando sobre a Copa Notas sobre um filme

13 Comentários Add your own

  • 1. Gabriel Marcondes  |  20/12/2007 às 14:24

    “E fui-me embora no intervalo, que tenho o fm2008 e o gato, faminto, em casa(…)”

    Prefiro o CM0102

  • 2. mardruck  |  20/12/2007 às 14:36

    Que bacana, uma Holga. Até aqui tem pessoal que curte Lomo!

  • 3. dante  |  20/12/2007 às 14:41

    já vi algumas peleias da PRÉ-TEMPORADA desse campeonato, aos domingos, ali na redenção.

    liga de futebol ramiro souto > copa libertadores da américa

  • 4. m  |  20/12/2007 às 16:07

    mestre, o rapaz do “aí, meu bruxo”.

  • 5. Beto Borracho  |  20/12/2007 às 16:13

    Porra, o brasil-pl lança uma camisa para goleiros lilás, depois não quer escutar as piadinhas!
    O fornecedor mudou de Placar para Wilson. Se antes um xavante comprava toda a coleção do brasil com R$ 12,90 agora precisa de uma onça.

  • 6. Luiz Filipe  |  20/12/2007 às 16:15

    Liga Ramiro Souto = Libertadores sem grife

  • 7. Evandro Freitas  |  20/12/2007 às 16:34

    “E fui-me embora no intervalo, que tenho o fm2008 e o gato, faminto, em casa, me esperando.”

    Conheço o tal rapaz e, de fato, se chega atrasado em casa, o gato arranha.

    Belo texto amigo Mateus.

  • 8. mardruck  |  20/12/2007 às 17:13

    Liga Ramiro Souto = Libertadores COM grife.

  • 9. Carlos  |  20/12/2007 às 17:15

    Onde tem esse uniforme, Beto?

  • 10. dante  |  20/12/2007 às 17:23

    ACADEMIA DO MORRO YOKOHAMA 2018!

  • 11. Marcelo Brazil  |  20/12/2007 às 17:23

    Acedemia do Morro não foi campeã da Copa Paquetá há algum tempo?

    Também recomendo os campeonatos nas colonias nos fins de semana.

  • 12. bruno  |  21/12/2007 às 13:57

    ótimo texto Mateus

  • 13. Mir  |  21/02/2008 às 00:27

    Gostei do texto! E não precisa entender de futebol pra gostar… 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Especial – Libertadores 2011

A bola da ImpedCopa

Toco e me voy

Feeds

web tracker

%d blogueiros gostam disto: