Pelotas merece a Copa
28/11/2007 at 22:28 Daniel Cassol 17 comentários
Terminou há pouco a partida entre Caxias e Brasil de Pelotas, a primeira das finais da Copa Paulo Rogério Amoretty. Assisti apenas aos vinte minutos finais do embate no Centenário, alternando saídas da sala nos comentários do Maurício Saraiva, mas o suficiente para perceber que se tratava de um bom jogo de futebol.
O Caxias venceu a partida por 1 a 0, gol feito aos 45 segundos do primeiro tempo. O Brasil de Pelotas ainda conseguiu um pênalti, mas a bola de Cláudio Milar foi parar na trave. O uruguaio acabou expulso no final da partida, desfalcando o xavante para o jogo de volta, domingo, em Pelotas.
Na minha opinião, mesmo sem Milar e precisando fazer dois gols para ser campeão, o favorito é o Brasil. Minha torcida, pelo menos, é para os xavantes, em cujas fileiras tenho amigos, e porque parte da minha família vem da Zona Sul do Estado, tendo eu me acostumado a viver e a invejar esta que é a melhor cidade do Rio Grande do Sul, deixando Porto Alegre, Caxias e Santa Maria na alpargata.
Séria candidata a capital de um eventual Estado do Piratini, Pelotas combina a camaradagem de rua típica do interior com uma vida cultural interessante e uma penca de mulheres bonitas por suas ruas planas. A pujança do futebol local – com Brasil, Pelotas e Farroupilha – é a prova cabal dessa minha tese de bolicho.
Eu escutava rádio hoje e um repórter dizia que, além dos ônibus que saíam de Pelotas, a torcida do Brasil seria reforçada por sua seção serrana, a XaSerra. O blog do Eduardo Cecconi, que só fala dos times de Pelotas, é um dos mais acessados e movimentados no portal da Zero Hora, e isso que não recebe o devido destaque. Só alguns detalhes da beleza que é o futebol na cidade, foco de resistência à grenalização do futebol gaúcho.
De volta à vaca fria, mais uma vez o Bento Freitas vai feder. A opinião geral é que a partida foi parelha, com o Brasil dominando o jogo em alguns momentos, e a vitória por apenas um gol não garante o título ao Caxias.
A conquista da Copa Amoretty dá direito ao time disputar a Série C em 2008, além de jogar, na semana que vem, a primeira edição da Recopa Sul-Brasileira, que vai reunir os campeões das copas realizadas no segundo semestre pelas federações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Daniel Cassol
Entry filed under: Pelo Interior.
1. Eduardo | 28/11/2007 às 22:44
É isso a!, Sexta-feira os ingressos já vão estar a venda para o jogo aqui em Pelotas, os primeiros mil ingressos vão custar R$ 5,00. Foi o primeiro tempo da final, não tem nada decidido, o amor da massa xavante a esse time, leva milhares de pessoas, humildes e trabalhadoras a se doar por inteiro e se entregar a uma paixão, o Grêmio Esportivo Brasil, time das massas, de histórias e façanhas belíssimas no futebol gaúcho e nacional. Várias histórias e vidas passaram e passam por aqui e a maior lição é que o Brasil de Pelotas, não tem apenas a maior torcida do interior do estado ou talvez do interior do Brasil, o nosso Xavante tem as mais apaixonadas e sinceras histórias de amor por um clube de futebol, que nos faz encher o peito de orgulho para dizer somos XAVANTES e só XAVANTES, respeitamos todos os times do Rio Grande do Sul, mas temos um time, temos uma história, temos muitas metas e objetivos e apenas um clube para torcer e uma entrega para fazer e é por esse time e por esse amor que domingo o caldeirão da baixada vai mais uma vez ser palco de muita emoção… domingo é na baixada!! Que venha o caxias…
2. Robson | 28/11/2007 às 22:50
Belo post, e ótimo comentário do Eduardo.
Seria um tanto interessante o Brasil de Pelotas disputando a série C e acredito que logo estariam na série B…
3. Gralha | 29/11/2007 às 09:33
Na semi…
Ypiranga 2×0 em Erechim
Brasil 3×0 em Pelotas
O Xavante tem força
4. Xavante | 29/11/2007 às 10:49
Mobilização total via forum xavante e nas rus da cidade. O bafo na nuca vai ser INTENSO, com direito a muita cusparada nos jogadores próximos a lateral.
5. mauricio | 29/11/2007 às 10:55
Não somos grandes por títulos. Nossa grandeza vem do amor, da paixão da devoção pelo Xavante. Nunca duvide da força do Bento Freitas, do Caldeirão.
Eu sou exemplo. Como rubro-negro, nunca ganhei nada de expressão e mesmo assim tive muitas alegrias. Como é bom ser Xavante!
Nem me rendo as estrelas da dupla Grenal. Um dia, terei minha própria constelação.
6. CONRADO | 29/11/2007 às 11:07
“NUNCA DUVIDEM DA FORÇA DO CLADEIRÃO”
7. Gilberto Xavante | 29/11/2007 às 11:12
Estaremos la… a ONDAXAVANTE ja lotou um onibus e sai de Porto Alegre na tarde de domingo !!! Da capiltal para o interior !!! Ja viu outro time do interior que faça excursoens assim !!
8. Lila | 29/11/2007 às 11:36
O único problema do Xavante é que só vendem camisa G. Cara, G! Por que isso? =(
9. Carlos | 29/11/2007 às 12:07
Da-lhe Xavante!
10. Ivan | 29/11/2007 às 12:17
Teremos um jogo parelho, não duvidem disto. Um jogo difícil para os dois lados. Assim como no primeiro, um vacilo colocará tudo a perder. Em Caxias o GEB errou duas vezes, no gol sofrido e no pênalti perdido. Acho que temos tudo para igualar e até reverter este resultado. O Caldeirão irá se transformar em uma panela de pressão. Confio nos atletas Xavantes e na estratégia do Suca.
11. Anônimo | 29/11/2007 às 14:09
so nao comentam que o penalti foi roubado…..
confio muito mais no CAXIAS…..pq o Brasilzinho perdeu ate pro gremio b em casa
12. Lucio | 29/11/2007 às 15:06
Serei o unico a torcer pelo Caxias?
13. Daniel Cassol | 29/11/2007 às 15:18
O lance do pênalti foi esquisito, porque a bola acabou sobrando para um jogador do Brasil, que fez o gol, mas o juiz marcou a penalidade.
No mais, acho que vai ser um baita de um jogo em Pelotas.
14. FERN | 29/11/2007 às 17:09
esta deveria ser a final do camp. Gaúcho
15. roger | 29/11/2007 às 22:11
Bem, é muito bom ter um time , mesmo que não seja cheios de títulos, que não vá a Toquio, que não tenha jogadores convocados. Mas ele tá ali , na baixada , e tem uma linda história , como diz um amigo: muito digna. Então , todos no domingo na baixada, vai ser um grande jogo.
16. Antenor | 30/11/2007 às 00:52
Ypiranga, campeão moral.
17. Eduardo | 30/11/2007 às 12:07
Brasil, Brasil, Brasil. As tuas cores são nosso sangue nossa raça.
Brasil, Brasil, Brasil, FORÇA e VONTADE cheio de graça
Brasil, Brasil, Brasil. Nós este ano, vamos vencer, Salve o Brasil. O campeão do bem-querer
Avante com todo esquadrão,t orcida do nosso campeão. Ele tem seu passado de glória, tem o seu nome gravado na história
Lá no estrangeiro, mostraste ser bem brasileiro, com os louros da vitória, trouxeste para nós mais outra glória!!!!!!!!!!!
Domingo a cidade de Pelotas se vestirá com as cores rubro negras, vermelho, preto e branco. Para muitos é só a final de uma copinha do interior, que dá vaga na série C do brasileiro, para nós XAVANTES, é a decisão de um novo começo, é o momento de voltarmos a lutar pelo espaço que é nosso por história e por direito no cenário do futebol gaúcho e nacional.
Não tem desculpa de não ir ao estádio no domingo, o caldeirão vai ferver, o coração já bate acelerado, o rubro negro vem aí, e vem para mostrar para todo o estado e para a imprensa gaúcha que não temos medo de cara feia nem de comentários medíocres e preconceituosos, temos amor e sangue vermelho e preto pulsando nas veias, é o meu Xavante, segura que eu quero ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!