Quem conta os dias para o fim do espetáculo

02/03/2009

Nos últimos tempos, estamos assistindo a uma série de transformações no futebol, que teriam como objetivo o fim da violência nos estádios. Todas as medidas, de uma maneira ou de outra, tentam afastar o torcedor dos estádios, ainda que o discurso oficial seja o de extrair as poucas maçãs podres que subsistiriam em meio aos “cidadãos de bem”. O resultado está aí: nenhum. Ou pior: tenho a nítida impressão de que o nível de violência nos estádios está se tornando um tanto mais grave, com uma seqüência macabra de mortes nos recentes clássicos brasileiros. O dado curioso é que são poucos os que questionam se as medidas restritivas e os métodos repressivos não seriam componentes para o aumento da violência no futebol.

Eu digo isso porque passei por uma situação relativamente complicada na volta do Gre-Nal deste domingo, que mostra despreparo da Polícia Militar. E isso que foi num Gre-Nal aparentemente tranqüilo, sem maiores ocorrências e com relativo clima de paz relatado por alguns amigos. Meu relato não tem a gravidade do que aconteceu com o Fino no Gre-Nal do Brasileirão 2008, mas da mesma forma mostra como a repressão ostensiva não vem funcionando.

Como de costume, volto do Beira-Rio pela linha T5 da Carris. Para quem não é de Porto Alegre, o T5 é um ônibus que sai das imediações do Beira-Rio até o aeroporto, passando por bairros centrais e andando por toda a avenida Azenha, endereço do Estádio Olímpico.

No Gre-Nal de ontem, como a torcida gremista havia saído primeiro do estádio, a Polícia Militar montou uma enorme barreira na esquina da José de Alencar com a Praia de Belas, segurando os colorados até que os tricolores se dispersassem.

Até aí, tudo bem.

O que impressionava, no entanto, era o aparato policial para conter algumas centenas de torcedores cansados, alegres com a vitória no clássico e formados por um bom número de casais, famílias e pais com seus filhos. Havia lá cavalos, motos, vários policiais com a arma na mão, inclusive um deles ostentando um RIFLE (ou coisa que o valha).

Na José de Alencar, uma situação absurda demonstrava que não havia necessidade de tamanho contingente. Um policial elegeu um trecho da calçada para impedir que as pessoas passassem, desviando-as para a rua. Era tão sem sentido a atitude da autoridade policial, já que não havia nada a proteger naquele trecho da calçada, que as pessoas simplesmente contornavam o brigadiano, seguindo a caminhada pela calçada proibida.

Entrei no T5, mesmo sabendo que tal atitude é temerária em volta de Gre-Nal. O ônibus passa bem em frente ao Olímpico, onde há sempre concentração de tricolores nos bares da Azenha. A combinação de torcedores revoltados, pedras soltas no chão, com um ônibus cheio de rivais gritando edificantes cantos de guerra, não é das melhores.

A questão é que todo aquele contingente policial usado para amedrontar mães de família simplesmente desapareceu ao longo da José de Alencar e da Azenha. No Largo dos Campeões, no Olímpico, vi pelo menos uma viatura da PM com alguns policiais, mas nenhum deles posicionado junto às concentrações de torcedores que fariam o que todos sabíamos que iriam fazer.

t51
No infográfico, a ilustração de uma pedra cantada. Crédito: ImpedArte.

Não interessa saber quem tem razão, se os gremistas foram provocados antes, se uma torcida é mais violenta que a outra ou se é preciso um bom nível de demência para atirar um tijolo contra um ônibus. Fato é que uma cena repetida inúmeras vezes aconteceu de novo. O ônibus em que eu estava teve um ou dois vidros quebrados. Pedras e paus foram jogados. Ninguém se machucou, mas andamos boa parte da Azenha sentados no chão, com a cabeça baixa. No outro T5, que vinha logo atrás, mesma situação.

Passado o susto, a pergunta que todos os passageiros faziam era por que diabos todo aquele aparato policial utilizado no início da José de Alencar não havia sido deslocado, pelo menos uma parte, para os arredores do Olímpico, onde sempre, historicamente, acontece este tipo de situação. Até o monumento ao Papa na rótula da Érico Veríssimo sabe que, desde que o mundo é mundo, esta cena se repete.

O relato do Fino tinha como título “Um espetáculo com os dias contados”. Infelizmente, vem crescendo a idéia de clássico com uma torcida só, como se os culpados pela violência no futebol fossem os “alguns poucos” torcedores violentos. Mas tanto o relato dele, que foi escoltado como gado no último Gre-Nal, como este meu relato, menos dramático, levantam a questão que, de repente, o método utilizado para a contenção da violência não estaria surtindo efeito e, mais do que isso, estaria tendo efeito contrário.

Um abraço,
Daniel Cassol

Entry Filed under: Colunas. .

138 Comments Add your own

  • 1. Sanchotene  |  02/03/2009 at 12:35

    Tchê, ler o teu texto e o do Fino me embrulhou o estômago.

    Há incompetência, descaso, impunidade, falta de valores, drogas, etc. E quem paga é o cidadão de bem. SEMPRE!

    Impressionante.

  • 2. Sanchotene  |  02/03/2009 at 12:37

    Já acho que a melhor maneira de comemorar o Centenário do Gre-Nal é com um clássico de portões fechados e sem imprensa. Ficaríamos sabendo do resultado com a publicação da súmula no saite da CBF dois dias depois…

  • 3. Sanchotene  |  02/03/2009 at 12:55

    A idéia não pode ser acabar com a violência. Isso é ridículo. Ela está impregnada na sociedade, sendo o futebol mero reflexo. O que se pede, só o que se pede, é que ela seja afastada dos estádios de futebol.

    Os hooligans não acabaram na Inglaterra, na Holanda, na Alemanha. Continuam se matando, mas não há qualquer conflito nos estádios. A questão é que lá esses baderneiros sabem que se forem pegos próximos a um estádio estão f*did*s. Não vão acompanhar mais jogos dos seus clubes, terão seus passaportes cassados, não poderão se ausentar do país. Aí, organizam briga noutra freguesia.

    Custa repetir algumas experiências bem sucedidas?!

  • 4. beretta  |  02/03/2009 at 13:18

    Sancho, se fossem fazer isso aqui, não existiria mais torcida do Grêmio e do Corinthians.

    Infelizmente, é a real: as duas torcidas mais marginais do país.

    E tem gente que acha bonito.

  • 5. Álisson  |  02/03/2009 at 13:37

    Poxa beretta, essa generalização de torcida A ou B não ajuda em nada na discussão.

    Existem marginais em todas as torcidas. Minha noiva é gremista e nunca bateu em ninguém (mentira, domingo tomei uns sopapos pela comemoração transtornada).

    Generalizar nunca dá bom resultado. Vide as ações já tomadas pelo poder público.

  • 6. Juca  |  02/03/2009 at 13:40

    Meu colega de trampo acabou de chegar dizendo que a BM escoltou a galera até o início da José de Alencar e depois largou pras cobras.

    Imagino a cena: “Ó gurizada, daqui pra frente é com vocês. Juízo hein?”

  • 7. beretta  |  02/03/2009 at 13:43

    #5

    É, ta certo. Mas não quis dizer que todos gremistas são. Óbvio que não.

    Só disse que são as MAIS marginais. As outras são também.

  • 8. JC  |  02/03/2009 at 13:43

    Lamentável que isso SEMPRE aconteça. E não tenho esperanças que um dia isso vá melhorar. Infelizmente…

  • 9. Juca  |  02/03/2009 at 13:44

    Aí é aquilo mano… Tem nego que reclama da vida e dá pedrada em bus. Isso que em todo T5 que peguei na vida quando trampava no Bom Fim tinha ar condicionado e um mínimo de civilidade. Claro que isso não se aplica em se tratando de futebol, rivalidade e essa coisa toda. E nem adiantaria porque não dá pra entender qual é ideia de quem taca um tijolo num bus.

  • 10. Juca  |  02/03/2009 at 13:47

    E concordo com a política xiita do Sancho (#2).
    Queria que não tivesse torcida no clássico do século.
    Se ia adiantar? Claro que não. Mas também ninguém brigaria no estádio.

  • 11. dante  |  02/03/2009 at 13:48

    e já imaginou enviar esse texto a alguma OTORIDADE?

    é capaz de o cassol ser preso por desacato.

  • 12. Godo  |  02/03/2009 at 14:15

    Fino, conforme revelei em comentário anterior, tenho bastante interesse em colocar minhas façanhas ludopédicas a serviço da impedNua! Como faço? Abraço!

  • 13. Gustavo  |  02/03/2009 at 14:15

    Isso aí é puro CRACK NO OLHO
    o furo é BEEEM mais embaixo

  • 14. fino  |  02/03/2009 at 14:17

    envia um email pra receber as info dos jogos…

    peladadoimpedimento@gmail.com

    feito isso tu vai receber um email pedindo pra tu efetivar teu cadastro no peladeiro.com.br

  • 15. izabel  |  02/03/2009 at 14:21

    beretta, tenho tentado ficar calada com suas observações, mas você extrapola, cara.
    ridículo demais.
    com perdão dos admnistradores do blog, vou sair um pouco do meu normal e te dizer: você é um completo babaca. esse seu preconceito não vai te levar a lugar nenhum.
    cresça um pouco.

    tente sair dessa, veja que a briga mais emblemática dos problemas entre torcidas no estado de são paulo ocorreu entre palmeiras e são paulo, na final de uma taça são paulo de futebol junior.
    e as maiores brigas DENTRO do estádio ocorrem na vila belmiro, do santos.

    SOBRE O POST, e sobre a atuação da PM:
    muito bom o relato, Cassol.
    e é realmente que os blogs tenham se tornado um lugar legal pra se expor esse lado, ainda mais um blog como este, que já se mostrou lido pelos jornalistas que atuam na grande mídia.
    sobre o fato recente ocorrido no jogo são paulo x corinthians: procurei não falar aqui, justamente pra evitar os comentários como o do beretta, mas que são frequentes demais por aqui, eu acho impressionante que nenhum veículo da grande mídia mostrou o simples fato de que TODAS as vítimas foram vítimas por serem PISOTEADAS. não houve nenhum ferimento por briga ou por fragmentos de bombas. e isso por que? 1- a polícia agiu pessimamente, atirando bombas ‘de efeito moral’ (nome mais sádico, impossível) contra a torcida que tinha pressa em sair por causa da chuva… os que fugiram das bombas passaram por cima dos que tava se enfileirando, na arquibancada (e quem vai em estádio aqui sabe o que significa se esquilibrar na multidão em degraus de arquibancada) e 2 – o dono do estádio tinha recem construido um muro que diminuia o corredor em 4 metros, afunilando completamente a via de saída (ressaltando que esse muro/toda a reforma ainda não havia sido vistoriado e autorizado pelo órgão competente aqui no Município (o Contru).
    ….
    mas corintiano é tudo marginal, que se fodam eles, né, beretta?

  • 16. Godo  |  02/03/2009 at 14:21

    É menos assunto esportivo e mais assunto de polícia. Por que diabos um time de futebol poderia justificar o cidadão sair armado de casa num domingo qualquer?

  • 17. Titi  |  02/03/2009 at 14:22

    Que mundo tu vive Beretta?

    Marginal nao escolhe time … ou tu es ou tu nao es. Nao vem com essa de rotular. (#$)

    Tu lembra que ja atiraram um gremista de cima de um viaduto? Isso qdo ainda se tinha o minimo de paz.

    Bane o cara do estadio. Aplica a medida que deve ser aplicada a cada um, pelo seu ato, na sua indivudualidade.

    Ve no saite do TJ/RS. Pessoas sendo punidas DENTRO dos estadios, que se aplique esse rigor para os atos fora. E repare que as penas sao diversas para delitos iguais. NUNCA generalize.

    http://www.tj.rs.gov.br/site_php/noticias/mostranoticia.php?assunto=1&categoria=1&item=76841

  • 18. Gustavo  |  02/03/2009 at 14:23

    #4
    Fala o que quer, ouve o que não quer, né?
    Agora vai pro quarto ficar de castigo pra pensar no que tu fez!

  • 19. fino  |  02/03/2009 at 14:25

    Desde o grenal dos 4×1, quando deu a confusão toda que me motivou a escrever o texto aquele, falei que jamais voltaria ao beira-rio em grenais…

    mas sabe como é: o time de futebol do cara é o único casamento para toda vida, então um “nunca mais”, “me esquece”, “está tudo acabado” não pode ser levado tããão ao pé da letra…

    domingo me deu uma baita vontade de ir atras de um ingresso e ir no jogo… no fim não fui. E não foi nem por ser no beira-rio, não estava era com saco de ficar O DIA INTEIRO na função, com escolta da brigada e etc…

    Acho bem arriscado, pra não dizer irresponsável, projetar o grenal dos 100 anos, como foi feito em Erechim…

    Sei lá, não vejo solução. :S

  • 20. Titi  |  02/03/2009 at 14:33

    Fino,

    Ontem foi tudo bem tranquilo.

    Sempre tem um ou dois que se passam e acabam sendo presos. A multidao tb ajuda para alguns ficarem mais “homens”. Ontem tinham policiais a paisana (civil) e efetuando prisoes na volta.

    A escolta da BM, na volta, acompanhou todo mundo ate o Olimpico. Quem ja foi sabe como eh. Tem gente que mora pelos arredores e vai saindo, pra casa. Tem aqueles, os mesmos de sempre, ja conhecidos pela policia que saem com o objetivo de fazer confusao.

    Mas ontem foi tranquilo.

    P.S.: Medidas que nao colaboram:

    Na inferior – Espaco menor para quantidade maior de ingressos.

    Isso nao ajuda, em nada!!!!

  • 21. beretta  |  02/03/2009 at 14:34

    Cara, eu só dei minha opinião, pra começo de conversa. Cada um tem a sua, e não faltei com o respeito com ninguém!

    Se fui infeliz no meu comentário, beleza, chega aí e discorda, como fez o Alisson no #5. Foi apenas um comentário. Tanto que no #7 eu concordei com ele.

    Mas, se querem rebaixar o nível, paciência. Não vou ficar discutindo e ofendendo ninguém, não faz meu estilo.

    E vale relembrar: tenho amigos corinthianos e gremistas e disse a mesma coisa pra eles. Alguns não concordaram, mas, felizmente, nenhum partiu pra ignorância.

    Acho ridículo essas PICUINHA via internet.

  • 22. Luís Felipe  |  02/03/2009 at 14:35

    cara, fiquei aterrorizado com a história que saiu no sala de redação, de um portão que teria sido TRANCADO A CADEADO por um funcionário do Inter na parte do Grêmio.

    eu sei que falaram tudo a respeito dos carinhas que chegaram atrasados. Tudo bem. Mas um portão trancado a cadeado é RISCO DE MORTE. Os exemplos ingleses dos anos 80 mostram isso!

    e se dá confusão? e se a polícia resolve espancar todo mundo? e se a torcida do Inter invade o espaço da torcida gremista? o pessoal vai tentar fugir e acontece uma tragédia de grandes proporções!

    porra, o Beira-Rio tem GRADES NA FRENTE COM ARAME FARPADO. Tem uma CORÉIA e um FOSSO. Só isso já é um absurdo sem tamanho. Aí tu tem grades dos lados, um tapume e UM PORTÃO TRANCADO NA SAÍDA!

    Che, o Décio Hartmann não sabe NADA sobre Hillsborough? Sobre a Puerta 12? É INACREDITÁVEL!

  • 23. douglasceconello  |  02/03/2009 at 14:36

    Cara, isso é um troço lamentável. A Brigada tem umas atitudes difíceis de entender. Ontem, passando pelo viaduto da José de Alencar, tinha dois brigadianos com RIFLES. Nada AGRADÁVEL de se ver.

    Aliás, ontem foi um dia HISTÓRICO, e não por bons motivos. Foi a primeira vez que fui ao Beira-Rio sem camisa do Inter. Tive uma mau PRESSENTIMENTO e achei que não seria uma boa ficar andando sozinho pelo CENTRO com camisa do Inter. Talvez seja um pouco de paranóia, fiquei até meio ENVERGONHADO, mas temi que alguns doentes passassem numa BELINA e me largasse uma AZEITONA na orelha.

    Triste. Muito triste.

    MAS PELO MENOS DEU SORTE. ahuhsa

  • 24. Godo  |  02/03/2009 at 14:41

    Bah, li o teu relato e o do Fino, eu fui nesse GreNal do Fino e senti muita pena dos tricolores que se propuseram a comparecer ao Beira Rio. O pior é que eu fui com mais 3 amigas e estávamos a uns 50 metros, se tanto, do curralzinho destinado aos torcedores do Grêmio e durante todo o jogo tinha aquela tensão e expectativa de que iria dar uma merda. Tenho muita vontade de levar minha noiva pra ver um jogo no Gigante – e não tem lugar melhor pra curtir um jogo de futebol do que o próprio estádio – mas, sinceramente, só faria isso em jogos de uma torcida só com pouquíssima chance de risco e estádio cheio, tipo “Inter x Veranópolis” ou “Inter x Avaí”, em rodadas de meio do Gauchão ou Brasileirão… ir num “Inter x Fla”, por exemplo, que eu adoraria, eu já não arrisco levar ela comigo, não. Não sei nem se eu me arrisco.

  • 25. Iron World  |  02/03/2009 at 14:44

    Daniel, geralmente quando utilizo o T5 na volta dos jogos do colorado, sempre rola este tipo de confusão. Não foram uma ou duas vezes que vi o ônibus ser apedrejado por pessoas durante o percurso na Av. Azenha. O que me deixa revoltado, é que a Brigada Militar, já sabe que existe esse problema e não faz absolutamente nada para resolver.
    No GreNal em que os torcedores do Grêmio queimaram os banheiros no Beira-Rio também passei por uma “ruim”. Estava atravessando a ponte da Azenha quando um bando de torcedores do Grêmio (em torno de 50 pessoas, naipe calça larga e boné na cabeça) atacaram o ônibus São José. Com pedradas, atingiram duas crianças que estavam sentadas próximas a porta traseira.
    Por este motivo, sou a favor de um policiamento com tolerância zero em dias de jogos.

  • 26. Daniel Cassol  |  02/03/2009 at 14:48

    Pois é, Iron, mas a minha opinião é que o “policiamento com tolerância zero” é justamente um dos fatores que está tornando o futebol um programa não recomendado.

  • 27. fino  |  02/03/2009 at 14:52

    Bom senso é uma expressão que tu não encontra no dicionário da Brigada bovina…

  • 28. izabel  |  02/03/2009 at 14:55

    “policiamento com tolerância zero” é justamente um dos fatores que está tornando o futebol um programa não recomendado.
    com isso eu concordo. e, sem ironia aqui, acho que um bom exemplo é o tipo de policiamento que ocorre nas ruas no carnaval da bahia. pelo número de pessoas na rua, pelo alto grau de embriagues e entorpecimento, pela convivência lado a lado de gente de todas as classes sociais, o carnaval em salvador pode ser considerado quase como que com ‘zero violência’. são pouquíssimas as ocorrências (de violência. furto é toda hora). e isso aconteceu com um esforço grande das autoridades envolvidas, de treinamento da polícia pra saber agir no meio da confusão.
    e já ouvi palestra de quem teve a iniciativa: o principal foi tirar da mente dos policiais que eles estão lá pra matar, bater, foder com o cidadão. a idéia é de manter a paz. simples, né?

    por outro lado, acho que cabe no futebol a tolerância zero do jeito que ocorre na grã-bretanha: o cara envolvido com a confusão tem que se apresentar todo dia de jogo do seu time à policia, e ficar lá em custódia durante o jogo… assim, não bebe, não se mete em confusão nem dentro, nem fora dos estádios. pra mim, essa é a única solução.

    eu não vou em jogos no morumbi, por exemplo, não com medo do estádio, pois é relativamente fácil ficar longe da confusão. mas tenho medo do trajeto da volta.

  • 29. Lila  |  02/03/2009 at 14:57

    ir num “Inter x Fla”, por exemplo, que eu adoraria, eu já não arrisco levar ela comigo, não. Não sei nem se eu me arrisco.

    MAS EIN?

  • 30. fino  |  02/03/2009 at 15:00

    a lila é a torcedora mais peligrosa do país… já deve ter uns 5 homicidios na comanda…

    Jogo do mengo = ROUBADA TOTAL

  • 31. beretta  |  02/03/2009 at 15:04

    Agora os torcedores são anjos e os brigadianos os culpados.

    Ta.

  • 32. Francisco Luz  |  02/03/2009 at 15:06

    Nunca vi confusões em estádio (confusões de grande parte, não só briguinha de um punhado de idiotas) a não ser em Gre-Nais e naquele Inter x Flu, além dum perrengue um pouco maior em um Inter x Goiás.

    Claro que o fato de deixar o estádio pela Beira-Rio pode me favorecer, mas também conta e muito o clima que a brigada arma para clássicos. Em outros jogos, as coisas geralmente acontecem normalmente, sem tantos ânimos alterados.

  • 33. Iron World  |  02/03/2009 at 15:13

    Eu sei que a brigada de vez enquando desce o PR24 na paleta da galera… Mas também acredito que para controlar multidões essa ainda é a maneira mais eficaz…
    Em relação ao comentário da Izabel, eu acho que não funciona o esquema do boneco pintar numa delegacia no horário do jogo. Justiça infelizmente é uma coisa que não funciona no Brasil, e com certeza ele não será penalizado senão comparecer ao “distrito” durante a partida.
    No Brasil, já era o tempo que as partidas de futebol eram decididas dentro do campo. Agora, tem meia dúzia de marginais que vão para estádio apenas para a baderna. Depois, tem mais duas dúzias que acham o máximo jogar pedras e bater no adversário. A sociedade precisa rever os seus valores.

  • 34. izabel  |  02/03/2009 at 15:16

    acho que ele só quis dizer que jogo do mengo, mesmo aí no sul, não é jogo de uma torcida só. portanto, ele tem medo de levar a namorada.

    o que eu acho engraçado é que em confusão de estádios, shows ou festas, em geral só os marmanjos se machucam. mulher prefere ficar fora de briga, por isso caem fora muito antes da violência comer solta.
    exceção ocorre quando há tulmuto e pisoteamento, como ocorreu no jogo corinthians x spfc. aí, sim, as mulheres se dão pior. mas esses são eventos mais raros.

  • 35. Fabio  |  02/03/2009 at 15:20

    MArginal tem em qualquer torcida.

    Mas não vou deixar de fazer alguma coisa por causa de uma súcia. Não admito AINDA de deixar de fazer coisas que me deixam em polvorosa (ui) pq posso correr o risco de levar uns pipocos de um fdp descornado.

    E marginal tem, e muito, na polícia. Ou nunca viram os milicos espancando caras CAÌDOS, sem chance alguma de defesa? Ou seja, quem poderia nos defender também tem elementos sem condições psicológicas para agir em tais situações

  • 36. douglasceconello  |  02/03/2009 at 15:21

    Cara, confirmei apenas AGORA a minha presença na PELADITA e aquele esquema MAFIOSO do Peladeiro acabou me colocando no TIME e excluindo o MARIMOM. Mas quero deixar-te tranqüilo, AMIGO. Apesar de ser FILHO DE DIRIGENTE (ns), não vou entrar sem MÉRITOS.

    Nosso objetivo agora é juntar mais uns MALOQUEIROS e chegarmos a um total de 21 para fazer aquele triangular DENGOSO.

  • 37. douglasceconello  |  02/03/2009 at 15:22

    Ou seja, aguante grande nação impedimentense, rumo aos vinte e poucos para ninguém salir triste.

  • 38. Lila  |  02/03/2009 at 15:27

    Bel, que seja: não faz qualquer sentido falar isso exatamente do Flamengo. Que é amiguinhos das torcidas do Inter. Inclusive, no Inter x Fla que vi no Beira-Rio, depois do jogo tinha um cara VIRADO NO MANTO, no meio de uns 15 colorados, conversando e bebendo, tranquilamente.

    Quer dizer: NENHUM. SENTIDO.

  • 39. fino  |  02/03/2009 at 15:28

    Isso tava visto, chefinho…

    Com 500 nego cadastrado, só joga quem for rapido no gatilho da confirmação. jksdfajksdfjkasdf

  • 40. beretta  |  02/03/2009 at 15:28

    Marquem perto da PUC QUE PARIU e eu consigo uma maloquerada.
    auhauhauhuahuhauhaha

    Vila Rica de Gravataí, é nóis!!

  • 41. Godo  |  02/03/2009 at 15:28

    A torcida do Flamengo briga consigo própria. Cansei de ver a Raça e a Jovem promoverem pequenas guerrilhas urbanas dentro do Maracanã enquanto o Mengo jogava e vencia o jogo. O episódio do “Bandeirão” é bastante didático, qualquer rubro-negro com um mínimo de intimidade com sua torcida já aprendeu que a chapa esquenta sem o menor motivo.

  • 42. Anderson Fraga  |  02/03/2009 at 15:29

    Todo o torcedor é baderneiro até que se prove o contrário [Autor desconhecido, 2003]

    Estou na correria aqui no escritório. Leio mais tarde a redação (ns) ;)

  • 43. Fabiano Bidese  |  02/03/2009 at 15:30

    Gurizada,

    Primeiro queria parabenizar esse blog, atualmente único meio em que me mantenho informado sobre o esporte bretão.

    Segundo que ontem passei por situação semelhante. Estava voltando da praia, me atrasei an volta, e tive que vir escutando pelo rádio na estrada o gre-nal.

    Estava eu e dois amigos gremistas no carro. Eu sou colorado. Ninguem identificado com camisas. todos sob o “manto da neutralidade”. Meus dois amigos, apesar de gremistas, moram em um daqueles prédios da Padre Cacique em frente ao Marinha.
    Pois bem, chegamos em Porto Alegre, o jogo havia terminado.

    Quando passei pela Borges, nas alturas do Praia de Belas, estranhei a falta de movimentação. Meus amigos inclusive brincaram que só eu estava comemorando esse título, heheeh. Qual foi minha surpresa, quando pego embaixo do viaduto do Mãe de Deus, e entro na José de Alencar, dou de cara com a horda tricolor, vindo quase que sem escolta. Pego o inicio da torcida gremista.

    De repente, tumulto, pressão, correria, eu e eles no carro, o transito parado, e a “linha de frente” da gremistada” começa a trocar sopapos com alguns individuos na frente do MÃE DE DEUS, UM HOSPITAL.

    Tinah um cara com arma velho.

    Na hora vi um retorno à esquerda e joguei o carro e saí fora. Sou muito novo pra morrer com uma bala perdida.

    Mas a questão é que por mais que tente se falar que são marginais infiltrados, isto é passar a mão na cabeça.

    Não cola mais esse papo. Há um sentimento disseminado na torcida do Gremio de superioridade. A juventude Hitlerista, como o Prestes falou uma vez aqui. E as vezes pessoas pacatas, quando se metem ali ficam marginais.

    Não adianta, o Beretta tá certo. É questão de mentalidade. A torcida do Inter tem a marginália, mas os fatos concretos sempre acontecem com a do Gremio.

    E ficar com essa história de que “e se a torcida do inter invade a parte gremista”. Isso não vai acontecer. Isso acontece só pela do Gremio. E já é reincidente esse tipo de conduta.

    Ps: Muitos dos que vi na confusão em frente ao Mãe de Deus com camisetas retro da Puma aquela. Não era qualquer pé de chinelo. Bom, se até um conselheiro teve prisão preventiva decretada naquele episódio dos tiros depois do jogo contra o Coritiba, é praticamente insustentável qualquer argumento de defesa.

    Abraço.

  • 44. Lila  |  02/03/2009 at 15:33

    é, TODA A RAÇA e TODA A JOVEM viajam para TODOS OS JOGOS.

    Perigosíssimo mesmo.

    Desculpa a minha falta de intimidade ae.

  • 45. Godo  |  02/03/2009 at 15:33

    Falei do Flamengo porque é meu time de coração, Lila, só isso. Sei que falar do Rubro-Negro é monopólio seu aqui no Impedimento mas como adotei o Colorado aqui nos pampas, tenho vontade de ir ver ambos se pegarem no gramado, mas, confesso, não me arriscaria num jogo “valendo campeonato”, não.

  • 46. Arbo  |  02/03/2009 at 15:36

    pois é, talvez o Godo não tenha ido num Inter X Fla ainda… estranhei isso… no olímpico só não levo a bi em grenal (e mtas vezes nem eu vou)

  • 47. Lila  |  02/03/2009 at 15:39

    Não é monopólio, é só que eu já fui. E foi um dos jogos MAIS TRANQÜILOS da minha vida.

    Mais tranqüilo do Botafogo x Fluminense, até.

  • 48. Luís Felipe  |  02/03/2009 at 15:42

    #43

    cara, eu falei no caso específico do portão trancado. Tu sempre tem que contar com o pior, para saber que, se ocorrer o pior, ninguém vai morrer por incompetência tua.

    a direção do Inter dá bolinho de fubá para o azar com essa política de recepção aos visitantes. Quanto mais tu aglomera, tranca, cerca, mais chance há de uma tragédia desproporcional. Trancar portão de saída deveria ser CRIME! Se ocorre QUALQUER MERDA, sei lá, se PAPÉIS PEGAM FOGO na arquibancada, dá uma correria e vai ter gente pisoteada e asfixiada até o retardado do funcionário destrancar o cadeado.

    de cada 10 tragédias em estádios de futebol, nove têm a ver com saídas trancadas. Estamos em 2009 e continuam com o mesmo erro!

  • 49. Godo  |  02/03/2009 at 15:43

    Que beleza. Fico mais aliviado, Lila. Lembro que já acompanhei meu primo num Botafogo x Fluminense na torcida tricolor e pude morrer de rir ao ver a torcida multicor clamar por BARATA.

    Quanto ao “monopólio”, foi uma piada infeliz. Nada mais triste que uma piada infeliz.

  • 50. Fabio  |  02/03/2009 at 15:44

    SOu muito partidário do KERB da CARNIFICINA

    Junta toda essa gurizada que curte uma briga e os confina em um Coliseu da vida, 3 dias de pancadaria, batalha cruenta, sem pressões externas, gente querendo dialogar e tal.

    Acredito que haveria falta de quorum, pois essa IMUNDÌCIA gosta de uma covardia, atacar quando maioria, pelas costas.

    Outra soulação que me apraz é deixar entrar no estádio somente quem for com criança, ou com a esposa (marido), ou uma PEGADA CONSOLIDADA, ao menos (ns) por um ano.

  • 51. Fabio  |  02/03/2009 at 15:46

    enSOULAÇÃO devo estar eu..solução, claro

  • 52. Lila  |  02/03/2009 at 15:48

    Outra soulação que me apraz é deixar entrar no estádio somente quem for com criança, ou com a esposa (marido), ou uma PEGADA CONSOLIDADA, ao menos (ns) por um ano.

    Perdi de todas as formas…

  • 53. Anônimo  |  02/03/2009 at 15:49

    É, gremista é tudo marginal, racista, se acha superior. Até parecem os hutus em Ruanda. Quem sabe o Fabiano Bidese não propõe a mesma “solução”? Babaca.

  • 54. Arbo  |  02/03/2009 at 15:53

    lila, espera o próximo carnaval
    ushuaialilapegoufoliãoestrangeiro

  • 55. Fabio  |  02/03/2009 at 15:58

    Também não entraria no estádio com esses requisitos, Lila. O que quis dizer é que ALGUMA ALTERNATIVA, por mais que seja estapafúrdia, deve ser tentada. Retirar essa galera da arruaça é premente.

  • 56. Sanchotene  |  02/03/2009 at 15:58

    Essa que a torcida do Grêmio é diferente da do Inter é sensacional. A ÚNICA diferença é que o Grêmio está PERDENDO. Vira a gangorra, e a marginália colorada vai querer compensar na porrada…

  • 57. izabel  |  02/03/2009 at 16:00

    “a direção do Inter dá bolinho de fubá para o azar com essa política de recepção aos visitantes. Quanto mais tu aglomera, tranca, cerca, mais chance há de uma tragédia desproporcional. ”
    sem dúvidas, LF.
    é uma insanidade e uma irresponsabilidade se as coisas tão acontecendo assim no beira-rio.

    e É crime. saídas de emergências devem estar previstas, sinalizadas, bem localizadas.
    repetindo aqui: foi esse o grande problema do jogo entre corinthians x spfc, em todas os torcedores corintianos que foram feridos, foram feridos por serem pisoteados, já que o único corredor de escape tinha sido diminuído à metade, pela construção de um muro. teve gente que perdeu o BAÇO. simples assim. (e Chico, lembra daquela historia de ‘martires’… eu não levei a conversa adiante, mas foi se referindo a esse fato que o sanchez falou. quem se machucou, não se machucou por briga ou bomba. foram pisoteados).

  • 58. Prestes  |  02/03/2009 at 16:03

    “dá uma correria e vai ter gente pisoteada e asfixiada até o retardado do funcionário destrancar o cadeado.”

    A essa altura, o funcionário jamais alcançaria o cadeado.

  • 59. Alexsander  |  02/03/2009 at 16:07

    # 24
    “Tenho muita vontade de levar minha noiva pra ver um jogo no Gigante – e não tem lugar melhor pra curtir um jogo de futebol do que o próprio estádio – mas, sinceramente, só faria isso em jogos de uma torcida só com pouquíssima chance de risco”

    Eu levo minha noiva em 99% dos jogos, ela já foi comigo a três grenais e até na Final da Sulamericana. Ela é pé-quente, ainda por cima. Não é difícil se manter afastado da confusão — é claro que não sento com ela ao lado da divisória das torcidas, por exemplo.

  • 60. Prestes  |  02/03/2009 at 16:09

    “A juventude Hitlerista, como o Prestes falou uma vez aqui.”

    Me arrependo amargamente desta declaração.

  • 61. Franciel  |  02/03/2009 at 16:10

    Parem com isso.

    Desde sempre sacaneei com os gremistas aqui porque são tricolores agora é uma DEMÊNCIA esta história de que a torcida do Grêmio tem mais marginais.

    A idiotice está bem distruída entre todas as equipes. Aqui mesmo em Salvador não é possível mensurar em qual lado tem mais marginais travestidos de torcedores.

    A questão é que as próprias diretorias dos clubes incentivam estes bandos, dando-lhes ingressos e outros confortos em troca de apoio político.

    E tem mais. Aliás, não. Estou numa ressaca dos seiscentos e não vou fazer tratado nenhum sobre. Apesar ressaltar que a segregação das torcidas não é um bom caminho.

    Abraços.

  • 62. Franciel  |  02/03/2009 at 16:11

    Puta que pariu. saiu tudo truncando.

    Quando a ressaca passar, retorno para maiores e mlehores explicações.

  • 63. Álisson  |  02/03/2009 at 16:17

    Boa Prestes!

  • 64. Ismael  |  02/03/2009 at 16:22

    Não é difícil se manter afastado da confusão — é claro que não sento com ela ao lado da divisória das torcidas, por exemplo.

    Cara, vou ao estádio com regularidade há 12 anos e NUNCA cheguei perto de uma confusão! Ultimamente tenho achado essa questão muito complexa pra debater… só compra briga quem quer mesmo e tenho a sensação de que não será possível tirar esses caras de perto dos jogos!

    Ah, eu estava no grenal… Cassol, lamento o que aconteceu contigo, mas não concordo que a repressão policial colabore pra aumentar a violência. Cara que quer dar tijolada em buzão, dá com ou sem repressão, assim como torcedor brigão vai às vias de fato com ou sem brigada!

  • 65. Mike  |  02/03/2009 at 16:27

    Just passing by.Btw, you website have great content!

    ______________________________
    Don’t pay for your electricity any longer…
    Instead, the power company will pay YOU!

  • 66. dante  |  02/03/2009 at 16:27

    mas vamos com calma:

    ASSIM como não se pode simplesmente generalizar e dizer que a torcida gremista é mais violenta do que a colorada [porque NÃO É - e leiam de novo: NÃO É], TAMBÉM não se pode ficar MELINDRADO porque a sua torcida [no caso, os gremistas] se envolve em confusões UM POUQUINHO MAIS do que a outra.

    PERALÁ.

    ninguém aqui tá dizendo que gremista = diabo / colorado = santo. e também não acho que seja um caminho arranjar uma solução pra apenas uma das torcidas.

    não faz sentido algum.

    essa constatação de que a torcida gremista é “mais violenta” [alô, você, gremista ressentido: NÃO É] é CIRCUNSTANCIAL: pelo fato do grêmio ter perdido os últimos grenais, como citou o sancho, pelo fato de haver um grande número de adolescentes na atual torcida ATUANTE do grêmio, etc. – uma série de fatores que eu estou apenas chutando e não têm confirmação alguma. mas basta ver os fatos, que apontam ALGUM envolvimento maior da torcida do grêmio nos últimos tempos. [queima dos banheiros, o fulano baleado em frente ao beira-rio, a confusão em grêmio x coritiba, etc.].

    discordo da afirmação do fabiano de que “isso nunca vai acontecer com a do inter”, a respeito de uma suposta invasão da parte gremista. porque VAI, basta apenas que se crie alguma SITUAÇÃ. e vai feder tanto quanto.

    mas também não dá pra ficar indiferente quando um ANONIMOZINHO se exalta e se compara aos hutus de ruanda.

    calma, QUIRIDO.

    o grande problema desses assuntos é que lá pelas tantas as pessoas perdem a cabeça justamente em momentos cruciais da discussão – e aí começamos tudo de novo…

    por isso, vamos com calma, gurizada, que a linguiça não é curta [ns].

  • 67. dante  |  02/03/2009 at 16:30

    bá, o comentário do MIKE [#65] OFUSCOU o meu.

    perdi.

  • 68. guihoch  |  02/03/2009 at 16:35

    FICA ROTH

    ACREDITEM GREMISTAS, DESTA VEZ É SÉRIO!

    GUIHOCH

    CAPSLOCK DA SORTE

  • 69. Francisco Luz  |  02/03/2009 at 16:36

    Desculpa estragar a conversa, mas não entendi o que a Izabel quis me dizer com mártires.

    Não era com outro alguém (lulu santos)?

  • 70. izabel  |  02/03/2009 at 16:37

    Não é difícil se manter afastado da confusão — é claro que não sento com ela ao lado da divisória das torcidas, por exemplo.
    Cara, vou ao estádio com regularidade há 12 anos e NUNCA cheguei perto de uma confusão!

    concordo também. nunca nem ao menos me senti com medo dentro do estádio.

  • 71. Arbo  |  02/03/2009 at 16:38

    o dante veio diferente das férias.
    encontrou o seu eu.
    ou despediu-se dele.
    ushuaiaparabénsdante

  • 72. izabel  |  02/03/2009 at 16:39

    não, chico.
    foi debatido no eterno. o junior colocou a declaração do sanches. você falou algo como “essa de mártires não tinha visto, que ridículo”. eu não quis comentar na hora mas, pelo que eu entendi, ‘mártires’ foi uma forma dele responsabilizar os responsáveis pelo estádio, que afunilaram a saída dos torcedores.
    entendeu?

  • 73. dante  |  02/03/2009 at 16:40

    arbo, acho que eu ainda NÃO VOLTEI das férias.

    heh

  • 74. Gustavo  |  02/03/2009 at 16:46

    Todas essas coisas que dizem da torcida do Grêmio agora diziam do Inter nos anos 90. O Sancho tá certo.

  • 75. Francisco Luz  |  02/03/2009 at 16:47

    Ahhh, saquei. É que eu tinha tentado evitar falar disso tudo, por isso não lembrava.

  • 76. Junior  |  02/03/2009 at 16:49

    O Franciel está absolutamente certo nesse ponto:
    “A questão é que as próprias diretorias dos clubes incentivam estes bandos, dando-lhes ingressos e outros confortos em troca de apoio político.”

    Izabel, por mais despreparo que exista da PM paulista ou do SPFC, não dá para negar que toda aquela confusão teve como ponto alto o lançamento de uma bomba no estacionamento do Morumbi. Bomba essa que foi feita do mesmo material encontrado nas outras duas bombas localizadas junto ao espaço onde a Gaviões da Fiel estava. ões chegou ao estádio “cantando”: a violência voltou, ôôô! Há vídeos no Youtube que comprovam isso.
    Mas não quero particularzar essa questão na Gaviões, TODAS as organizadas (ou desorganizadas como aqui no RS) vão ao estádio predipostas à violência. Para ficar num exemplo caseiro, um dos líderes da Popular do Inter disse em uma entrevista que respeita a Máfia do Grêmio porque eles também brigam de mão limpa. Repararam no absurdo! E o pior é que quando o Ronaldo é apresentado no Pq. São Jorge veste a camisa da Gaviões, o Daniel Carvalho chega no aeroporto e coloca o boné da Camisa 12, etc. Por isso, mesmo sendo colorado, estou aplaudindo de pé a recusa do presidente do Grêmio em continuar dando privilégios à Geral. Gostaria que o presidente do meu clube tivesse a mesma postura.

  • 77. Battaglin  |  02/03/2009 at 16:49

    Pela violência, pelo número de sócios, pelo fato de ambos terem estádio próprio etc., já passou em muito a hora de ter clássico MONOTORCÍDICO. Geralmente quem mais se ofende com a possibilidade de uma situação monotorcídica são aqueles que não vão aos jogos e/ou são jornalistas que olham tudo da redação e/ou cabines e/ou atrás dos gols.

    Não é só a briga perto do estádio, mas as brigas pelo DOMÍNIO dos ônibus. Já vi gremistas serem arrastados para fora do T2 Colorado, e já tive meu DIREITO a subir num ônibus negado pelo fato dele já ter sido encampado pelos gremistas. Isso era na época em que eu ia aos grenais de T2.

  • 78. Sanchotene  |  02/03/2009 at 16:50

    Olha, não posso falar como a direção do Grêmio trata a torcida colorada visitante, mas no Beira-Rio é um m… A gente se sente literalmente embretado. E olha que eu gostava de ir lá.

    Sim, é verdade que alguns torcedores destroem patrimônio alheio; sem o menor respeito. Mas ficaria muito melhor para puni-los quando o comportamento do clube é diferente do torcedor idiota. Os clubes não podem se esforçar para tratar bem os seus torcedores, mas também os visitantes.

  • 79. Junior  |  02/03/2009 at 16:51

    *A Gaviões chegou no estádio…

  • 80. Gustavo  |  02/03/2009 at 16:52

    #76: o problema é que o cachorrinho já virou um urso. Como a diretoria anterior alimentou a Geral, ela cresceu e ficou fora de controle. Pro Odone, não foi mau negócio (MUITOS VOTOS)

  • 81. Sanchotene  |  02/03/2009 at 16:54

    Re 77

    Eu tenho uma idéia muito melhor: acabar com o Gre-Nal. Com torcida única, ainda assim, pode haver violência em bares ou nas ruas.

    Ou quem sabe, acabar de vez com o futebol, e Porto Alegre viverá em paz para todo o sempre…

  • 82. Francisco Luz  |  02/03/2009 at 17:00

    Sim, é verdade que alguns torcedores destroem patrimônio alheio; sem o menor respeito. Mas ficaria muito melhor para puni-los quando o comportamento do clube é diferente do torcedor idiota. Os clubes não podem se esforçar para tratar bem os seus torcedores, mas também os visitantes.

    Ass: Francisco Schuler Bonzanini da Luz

  • 83. Junior  |  02/03/2009 at 17:09

    O problema é que as direções da dupla Gre-Nal tiveram/tem seus estádios depredados em todos os clássicos pelas torcidas adversárias. É mais fácil falar de longe, sem ser o diretor de patrimônio que toda segunda-feira pós clássico necessita arranjar dinheiro para consertar os danos provocados pelos adversários. Uma hora os caras cansam e agem errado também. Mas nesse ponto, não culpo as direções (exceção feita a absurdos como o que foi relatado pelo LF), mas os torcedores que não souberam se comportar.

  • 84. douglasceconello  |  02/03/2009 at 17:10

    “Just passing by.Btw, you website have great content!

    ______________________________
    Don’t pay for your electricity any longer…
    Instead, the power company will pay YOU!”

    Thanks, Mike.

    Now hold my JEBA and LET GO OUTSIDE*.

    *larga fora

  • 85. beretta  |  02/03/2009 at 17:11

    #84

    Não seria GET OUT?

    [/trichatobagarai]

  • 86. Rodrigo Cardia  |  02/03/2009 at 17:12

    Em 2006, eu fui ao Gre-Nal do Brasileirão no Olímpico, que o Inter venceu por 1 a 0, gol do Iarley.
    O Gre-Nal anterior tinha sido o da queima dos banheiros, havia muito temor quanto a um revide dos colorados. Por isso, decidi não ir com a camisa do Grêmio, assim como o meu amigo que foi comigo no jogo, para escapar de qualquer confusão na ida ao estádio.
    Chegando lá, ainda tinha sol (no fim do jogo começou a chover), e na social só tinha sombra mais pra perto da torcida do Inter. Fomos sentar lá.
    Pouco depois do gol do Inter, levei uma pedrada no pescoço. Só ficou uma marca vermelha, a pedra não me pegou “de jeito”, não cortou nem nada. Pelo que vi, era o pedaço de alguma louça de banheiro (imagino como devem ter ficado os banheiros do Olímpico depois do jogo).
    Depois dessa, Gre-Nal eu só vou se puder sair cedo e encontrar um lugar bom para sentar longe da torcida do Inter. Pois, como eu disse, a pedrada não me machucou feio, mas poderia ter sido bem pior. E eu não acho que valha a pena ver como seria uma “pedrada pior”.
    E não digo isso para acusar os colorados de serem “marginais”, os dois lados têm, e está ficando cada vez pior.

  • 87. mardruck  |  02/03/2009 at 17:14

    Esse LETS GO OUTSIDE do Douglas foi muito quinta série chamando pra briga hahahaha

  • 88. douglasceconello  |  02/03/2009 at 17:15

    sduhfusdfsd

    Não brinco mais de tradutor automático (ns).

  • 89. Sanchotene  |  02/03/2009 at 17:18

    O estádio único seria um belo caminho para solucionar parte do problema…

  • 90. douglasceconello  |  02/03/2009 at 17:21

    Tem é que voltar a dividir o estádio e treinar milícias populares para pegar os baderneiros e os brigadianos que se exaltarem.

  • 91. douglasceconello  |  02/03/2009 at 17:24

    > os brigadianos que se exaltarem.

    Nunca se esqueçam de Inter e Fluminense, em 2006. ESPINGARDA APONTADA NA CARA DE UM PAI COM UM BEBÊ NO COLO.

  • 92. Junior  |  02/03/2009 at 17:30

    Douglas, as confusões nos estádios brasileiros tem um roteiro pré-programado: violência envolvendo torcidas organizadas (naquele dia foi com a Camisa 12) e policiais amplamente despreparados. E o cara que foi ao estádio apenas para assistir o jogo é que precisa se virar para não se machucar.

  • 93. Luiz  |  02/03/2009 at 17:36

    “Todas essas coisas que dizem da torcida do Grêmio agora diziam do Inter nos anos 90. O Sancho tá certo.”

    Discordo. Naquela época NUNCA tive medo de ir em jogos. Com direito a pernada até o Centro…
    Hoje é MUITO diferente. De ambos os lados.

  • 94. André  |  02/03/2009 at 17:37

    Eu defendo que as torcidas tem de ficar juntas nos estádios. Não separa, deixa junto. Nem no México tem divisão de torcidas. É só nos paises do Conesul que tem essa frescura. Dentro do estádio a responsabilidade tem de ser dos times. Torcedor agitou, pune o time com rigor. Tocou fogo em banheiro quimico, multa o Gremio em 500 mil. Coisa do genero. Sou gremista e sei que a geral sempre foi subsidiada pela direção do Gremio. Pagam pra ter bagaceiro no estádio. Não tem como.
    Fora do estádio a policia tem de fazer a segurança de maneira normal. Essa histeria de mega aparatos policiais só coloca mais lenha na fogueira. Se são tipo bicho, deixa que se matem. A seleção natural atua e logo essa merda para.

  • 95. Pedro Junior  |  02/03/2009 at 17:42

    Na verdade a torcida do Gremio tem dois ou tres marginais, menos que os demais times. O problema é que são marginais dos bons.

    Marginais do Gremio >>> Outros marginais.

  • 96. Pedro Junior  |  02/03/2009 at 17:42

    To brincaaaando.

  • 97. Franciel  |  02/03/2009 at 17:52

    Battaglin,
    sou completamente contra asegregação das torcidas e não me incluo nestas categorias ditas por você, pois sempre estou nos estádios.
    Agora, veja que engraçado. Li Monotorcídio.
    Realmente, esta proposta poede levar ao morticínio dos clássicos.

    Como disse Sancho, que tal acabal logo com o grenal, bavi e o futebol?

    P.S Aqui na Bahia esta proposta foi derrotada – pelo menos por enquanto. Rabisquei algumas bobagens aqui, ó

    http://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2009/02/10/

  • 98. matheus  |  02/03/2009 at 18:37

    #4
    a torcida da ponte é reconhecidamente a mais arruaceira do brasil. uma vez vi num perfil no orkut por acaso de um torcedor da ponte, um álbum formado somente com recortes de jornal falando sobre arruaças e brigas e quebradeiras dos torcedores da macaca por onde quer que passem.

  • 99. Titi  |  02/03/2009 at 18:57

    # 43

    O cara de arma em punho era policial civil a paisana e estava efetuando uma prisao.

    A escolta era a que tinha! Eu achei que era bastante, se comparada com as anteriores.

    #66

    Foram tiros no beira, nao “fulano baleado”. No mais, correto.

  • 100. Battaglin  |  02/03/2009 at 19:05

    Contra por contra eu sou contra até que dividam as torcidas.

    A questão é que eu sei que eu, tremendamente sofisticado e incrivelmente espirituoso, conseguiria ver, como tantas vezes vi, um clássico ao lado de gremistas. Assim como eu poderia ouvir uma provocação de um muçulmano sobre a minha VIDA PECAMINOSA QUE ME LEVARÁ AO FOGO DO INFERNO, mas será que ele reagiria bem ao meu comentário de que ele é LOUCO PRA CARALHO?

    Parodiando o slogan americano do “Guns don’t kill people, people kill people”, eu acho realmente que “Grenal doesn’t kill people, people kill people”, porém você tem um enfrentamento contínuo entre esses grupos, e evitando que um deles vá ao jogo, evita-se temporariamente os confrontos. Eu jamais disse que isso resolveria o problema. A coisa é mais complexa e passa por identificação de torcedores, legislação, punição etc. Até lá eu sou favorável ao Derby Monotorcídico.

    E também acho que existe um certo fetiche em relação ao bitorcidismo e seu direito sagrado de existir. Como princípio é legal, mas como prática ele envolve certos comportamentos de risco que devem ser evitados.

    ===

    E embora eu seja parte de esmagada minoria, queria que os dois clubes tivessem um estádio partilhado, que seria mais barato para manter e seriam muito mais atraente para investidores, patrocinadores, essas coisas…

  • 101. Camilo  |  02/03/2009 at 19:10

    #22 – o cacalo SEMPRE desvia o assunto quando o inter ganha. por isso não acredito em nada que ele diz.

  • 102. Serramalte Extra  |  02/03/2009 at 19:11

    Ih… li o post e os QUATRO primeiros comentários e nem vou ler mais nada: no próximo Gre-nal eu vou sair do Olímpico e vou de Juca Batista pra casa com a minha camisa do Grêmio, passando pelo Beira-Rio, já que a torcida do inter é tão ordeira… puta merda hein…

    na boa Cassol… se SEMPRE acontece, que diabos tu foi fazer ali?

  • 103. Camilo  |  02/03/2009 at 19:11

    #28 – carnaval da bahia sem violência? Só o que passa ao vivo na band

  • 104. Anônimo  |  02/03/2009 at 19:44

    101. Camilo | 02/03/2009 at 19:10

    #22 – o cacalo SEMPRE desvia o assunto quando o inter ganha. por isso não acredito em nada que ele diz.

    POIS É… MAS A TORCIDA VOTOU NO CANDIDATO DO CACALO, O MAIOR CÂNCER DA NAÇÃO TRICOLOR.

    99. Titi | 02/03/2009 at 18:57

    # 43

    O cara de arma em punho era policial civil a paisana e estava efetuando uma prisao.

    A escolta era a que tinha! Eu achei que era bastante, se comparada com as anteriores.

    #66

    Foram tiros no beira, nao “fulano baleado”. No mais, correto.

    ISSO MUDA TODO O QUADRO.

  • 105. Rodrigo Cardia  |  02/03/2009 at 20:08

    Sobre as torcidas misturadas, lembro que no meio do jogo da Seleção no Olímpico, em 2001, começou uma “guerra” de gritos no estádio: os gremistas gritavam “Grêmio! Grêmio!” e os colorados respondiam “Inter! Inter!”.
    Tá certo que era outro contexto, todos estavam lá por causa da Seleção e não por causa de Grêmio ou Inter – e o valor de 20 reais o ingresso mais barato era considerado muito caro, bem diferente de hoje, quando se paga isso (ou mais) em jogo de Gauchão. Mas não deixa de ser um bom exemplo, pois eu não soube de nenhuma confusão naquele jogo (não fui ao jogo, justamente por achar muito caro o ingresso, hehe).

  • 106. Luís Felipe  |  02/03/2009 at 22:15

    cara, eu sou um dos últimos a levar a sério o Cacalo.

    o que estava falando não é nem a base da colocação dele. A base disso era dos gremistas que não conseguiram entrar por causa do portão trancado.

    eu estou indo por outro lado. Portão trancado com cadeado sem ninguém para abrir é risco de morte, é crime, tem que ser investigado. E o Hartmann admitiu que tinha um portão trancado mesmo! E ninguém se ligou nisso. Ninguém conhece, ninguém sabe do relatório Taylor!

    e outra coisa, essa história de que “sabe que vai dar confusão, por que foi lá?” não justifica o que foi mostrado no post do Cassol. Se a BM é paga por nós para nos proteger, deveria saber onde pode ocorrer confusão e onde não pode!

  • 107. Felipe catarina  |  02/03/2009 at 22:26

    Eu discordo dessa de uma torcida só e dessa de não ter separação de torcida também. O que me indigna é ver que não fazem nada contra essas gangues organizadas (todas, pra mim, são gangues).

    Freqüento estádios há 15 anos, sempre na arquibancada, e o máximo que eu vi de briga entre torcedores “comuns” aqui em SC foi um xingamento, um copo de cerveja jogado no outro, um pedala Robinho, etc. Não acho que seja pouco, mas quando tem canivete, bomba, tiro, pedrada, etc., quem tá no meio são sempre os marginais organizados. E nem adianta dizer que tem gente “do bem” nessas torcidas que eles são muito minoria. A maioria vai pra fazer arruaça mesmo.

    Acho que falta é punir esses caras. Os caras quebram tudo, arrumam briga, matam, mutilam, e continuam soltos por aí e, pior!, recebendo ingresso de graça, enquanto o tolo aqui que só quer ir ao estádio tomar uma gelada e gritar uns palavrões paga 40 pau de mensalidade.

    E a polícia, então, é uma loucura. Os marginais organizados do Avaí vão em ônibus especial ao Scarpelli (assim como os do Figueirense vão à Ressacada) escoltados por dezenas de PMs, com toda a segurança, enquanto eu tenho que pegar latão comum e ficar MOCOSADO no meio dos rivais quando somos visitantes no clássico, senão levo uns petelecos na orelha.

  • 108. Serramalte Extra  |  02/03/2009 at 22:26

    bom… então inventa o “personal brigadiano” em dia de Grenal que todo mundo volta feliz para seu doce lar…

    Enquanto isso, na vida real, moramos no estado da intolerância, no país da estupidez. Quem não se previne, se fode.

  • 109. Prestes  |  02/03/2009 at 22:33

    “na boa Cassol… se SEMPRE acontece, que diabos tu foi fazer ali?”

    Comentário lamentável. Tu quer que o cara MOLDE sua vida a bel prazer de uns tocadores de tijolos??

  • 110. Serramalte Extra  |  02/03/2009 at 22:37

    não cara… só não quero que ele ESTRAGUE a vida dele a bel prazer de uns tocadores de tijolos…

  • 111. Jeferson Thomas  |  02/03/2009 at 22:43

    http://www.foraroth.com.br

  • 112. Prestes  |  02/03/2009 at 22:47

    Ah, bom. Do jeito que tu falou parecia que tu estava culpando o Cassol e todos mais que pegam um T5 depois do jogo.

  • 113. Serramalte Extra  |  02/03/2009 at 22:52

    Não cara… desenvolvendo um pouco mais: eu moro a menos de 1 km do Beira-Rio, ao sul. Domingo voltei do Olímpico pela Vila Cruzeiro, fazendo um trajeto que é quase o dobro da distância do que o normal, pela Padre Cacique. Eu teria razão de reclamar se eu passasse na frente do Beira-Rio com meu carro azul e minha camisa do Grêmio e fosse (e provavelmente seria) apedrejado/espancado/etc? Sim… mas eu não quero ser apedrejado/espancado/etc, com razão ou sem.

    Preferi evitar. MOLDEI minha vida pra não arriscar uma confusão………………

  • 114. Anônimo  |  03/03/2009 at 00:54

    Só fora Roth?

    Acrescento:

    Fora Duda – Rainha da Inglaterra, incapaz de se indignar.

    Fora Cacalo – o auto-proclamado dono do Tricolor, notório ‘loser’ com aparência de mendigo.

    Fora Krieger – quase rebaixado em 2000, pavão, não entende nada de futibas.

    Fora Krebs – principal assessor de Duda, montou o “esquadrão segundona”, o inesquecível time de 2004.

    Fora Preis, fora Meira, fora Obino, etc.

  • 115. Gustavo  |  03/03/2009 at 08:36

    #109
    Aqui no Brasil, TODOS moldam as suas vidas por causa de atiradores de tijolos. Ou porque será que todos têm grades em suas casas/prédios, passam pela sinaleira fechada e têm medo de andar nas ruas à noite?

  • 116. Prestes  |  03/03/2009 at 10:00

    Não, cara. Torcedores brigões são bem diferentes de quem assalta. Às vezes tem uns que roubam ali nas torcidas tb. Mas são fenômenos diferentes. Um é oriundo da desigualdade social e do tráfico indiscriminado de armas no Brasil, corrupção das polícias, exército, etc.

    Outro é fruto da benevolência do Estado com filhinhos de papai.

    Mas eu não quis dizer que o cara deva se arriscar, só achei que o cara tava querendo inverter a culpa. Embora ainda LOUVE que as pessoas mantenham seus hábitos independentemente de bandidos.

    O dia em que um T5 passar vazio em frente a um estádio em dia de jogo será a derrota moral definitiva do clássico grenal.

  • 117. Eduardo  |  03/03/2009 at 11:32

    Sou colorado e minha ultima vez no olimpico foi no primeiro jogo da final do gauchão d 2006, só q é muita função, tem q ir de cantinho até o estádio, lá dentro tem q ficar todo tempo cuidando as pedras q voam o tempo inteiro, depois na saída tem q fugir dos gremistas e da truculência da polícia, é tudo muito perigoso. Assistir na tv quietinho em casa, tomando uma ceva e tirando onda com o vizinho é mais seguro.

  • 118. Sanchotene  |  03/03/2009 at 11:43

    Um é oriundo da desigualdade social…

    Só eu acho isso um tremendo preconceito com a grande maioria de pobres que lutam contra as adversidades da vida sem abrir de fazer o que é certo, sem botar a culpa em ninguém, sem ameaçar a integridade física e moral dos outros?

  • 119. FGF  |  03/03/2009 at 11:50

    sancho, EU ACHO que a afirmação do prestes de que ASSALTAR [em referência ao #115 - "grades em suas casas/prédios, passam pela sinaleira fechada e têm medo de andar nas ruas à noite"] é fruto “da desigualdade social e do tráfico indiscriminado de armas no Brasil, corrupção das polícias, exército, etc.” não é um PRECONCEITO e não tem NADA a ver com essa MASSA SOFRIDA a que tu te referiu.

    OU

    eu não entendi teu comentário. lkajsdkasljdkalsjdklas

  • 120. FGF  |  03/03/2009 at 11:50

    obviamente, acabo de perder.

  • 121. Luís Felipe  |  03/03/2009 at 11:54

    Serramalte,

    Lê de novo o que o Cassol escreveu. Ele não tá falando em personal porra nenhuma. Tá falando uma coisa ÓBVIA: a polícia TEM QUE ESTAR ONDE PODE HAVER CONFUSÃO.

    aí tem 200 BMs na esquina da José de Alencar com Praia de Belas e NINGUÉM no entorno do Olímpico onde passa o ônibus.

    se tu acha certo isso, parabéns pra ti.

  • 122. Serramalte Extra  |  03/03/2009 at 12:03

    Lê de novo o que eu escrevi: eu não acho isso certo.

    Só que nós vivemos no Brasil. Se ele SABE que vai dar merda, como afirmou, procure evitar…

  • 123. Luís Felipe  |  03/03/2009 at 12:07

    eu também iria pra casa de t5. Especialmente pq vi os 200 BMs na esquina e me senti SEGURO.

    desisti pq a rua já estava trancada há muito tempo e eu cansei de esperar.

  • 124. Prestes  |  03/03/2009 at 12:25

    Sancho, meu raciocínio não vai na linha “todo pobre é bandido”. Se tu ler o blog clicando no meu nome verás.

    É o seguinte: nenhuma, ou raríssima, pessoa com boas condições materiais se arriscaria a ser baleado pela polícia. Simples.

  • 125. Junior  |  03/03/2009 at 15:14

    “Não, cara. Torcedores brigões são bem diferentes de quem assalta.”

    Prestes, cada vez mais os marginais estão se aproveitando das organizadas. Hoje pela manhã foi preso um assaltante em SP. Ele confessou que atirou a bomba que gerou toda aquela confusão no clássico Corinthians x SP. A polícia diz que ele tem ligações com a Gaviões, no entanto, a Gaviões nega. Não importa se ele faz parte ou não da torcida, mas ele encontrou “abrigo” ali. As torcidas organizadas brasileiras (de qualquer time) estão se tornando quadrilhas. É preciso que isso seja extinto já, antes que aconteça aqui o que ocorreu na Argentina ou em países da Europa. Para quem não sabe, as pessoas que faziam o trabalho sujo “da limpeza étnica” do governo sérvio foram recrutadas em torcidas organizadas.

  • 126. Prestes  |  03/03/2009 at 15:33

    Marginais são todos, os assaltantes e os vândalos.

    Óbvio que os caras aproveitam a conivência para cometer outros crimes. Só diferencio pela origem, o lance das torcidas só vai parar com punição de verdade. Os assaltos jamais acabarão por que roubo tem em todos os países do mundo e sempre teve. Só que no Brasil tem mais desses crimes, devido à miséria, que na grande maioria dos países, e com o agravante de serem à mão armada, devido à corrupção das otoridades.

  • 127. Junior  |  03/03/2009 at 15:49

    Corrigindo: o cara foi preso na sexta-feira, eu li a notícia sem reparar na data.

  • 128. Prestes  |  03/03/2009 at 15:58

    Ah, pois é, e sobre a notícia Junior. Não acredito que esse tipo de confissão seja espontânea, o que não apaga em nada o fato de que, sim, tem gente afim de dar uma roubadinha no meio das torcidas. Eu particularmente prefiro que me levem uns pilas que apanhar.

  • 129. Sanchotene  |  03/03/2009 at 17:20

    Segundo um amigo meu, em BH, as TO estão substituindo as gangues de bairro. Os caras montam a “Galoucura Vila XX” e prontamente outra parte vira a “Máfia Azul Vila XX”, e aproveitam o futebol para trocar porrada e tiro…

    Seria diferente por aqui?!

  • 130. Sanchotene  |  03/03/2009 at 17:21

    Re 126:

    Prestes,
    Não te entendi. Rico não se mete em confusão? Não briga? Não faz arruaça? E isso por que teme levar tiro da polícia?!

  • 131. Prestes  |  03/03/2009 at 17:42

    Tu já viu alguém que fez arruaça levar tiro da polícia?? Coisa rara.

    Existe ladrão rico e ladrão pobre.

    O rico não entra tiroteio com a polícia. Rouba de outro jeito, mata de outro jeito, manda pobre matar, manda pobre traficar.

    Tu te colocou em uma conversa que era a seguinte. O Gustavo falou que tem pessoas que têm medo de andar de carro à noite, de sair de casa. Tu sabe que essas pessoas têm medo dos ladrões pobres, não dos ricos.

    Ou tu ainda não entendeu??

  • 132. Prestes  |  03/03/2009 at 17:43

    Tu acha que a pessoa sai de casa com medo que a Yeda lhe aponte uma arma e roube R$ 40 milhões??

    Aí eu não entendi.

  • 133. Sanchotene  |  03/03/2009 at 17:51

    Prestes,

    Estatisticamente, os maiores encrenqueiros – daqueles que fazem baderna por baderna, como, sei lá, torcedor organizado – estão na classe média. Desde quando pobre vai a campo de futebol? Com mensalidade e ingressos a R$30,00?! Impossível…

  • 134. Prestes  |  03/03/2009 at 17:55

    Cara, tu não pegou o início da conversa.

  • 135. Prestes  |  03/03/2009 at 17:59

    Eu falava com Serramalte sobre brigas de torcidas. Aí o Gustavo falou de medo de assaltos.

    E eu falei a mesma coisa que tu tá dizendo agora.

    Brigas de torcida são filhinhos de papai. Assaltos à mão armada – não com canetas – é gente pobre.

  • 136. Junior  |  03/03/2009 at 18:06

    Sanchotene, dizem que em São Leopoldo, a situação é bem parecida com a que tu relataste.

    Prestes, aqui no RS, a Geral e a Popular são coisas de classe média. As torcidas organizadas de RJ, SP e MG tem um nível financeiro mais baixo, porque eles ganham ingressos ou compram ingressos subsidiados pelos clubes. Domingo, uma torcida organizada do Botafogo estava vendendo ingressos a preço de bilheteria na frente do Maracanã. Logicamente, ganharam esses ingressos que estavam revendendo de graça da direção do Botafogo.

  • 137. Sanchotene  |  04/03/2009 at 11:21

    Prestes,
    Eu já fui assaltado duas vezes à mão armada (situação nada agradável). Ambas por gente aparentemente de classe média…

  • 138. Prestes  |  04/03/2009 at 14:57

    Se tu tivesse ao menos lido meus comentários tu ia ver que eu disse que roubo tem em tudo que é lugar.

    A desigualdade social agrava. A corrupção tb agrava e faz com que sejam à mão armada, em lugares com menor corrupção ocorrem furto, e em locais com menores contradições sociais ocorrem em menor escala.

    126. “Os assaltos jamais acabarão por que roubo tem em todos os países do mundo e sempre teve. Só que no Brasil tem mais desses crimes, devido à miséria, que na grande maioria dos países, e com o agravante de serem à mão armada, devido à corrupção das otoridades.”

    Da próxima vez leia os comentários antes de discutir, ok??

Leave a Comment

hidden

Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subscribe to the comments via RSS Feed


I ImpedCopa Invasores do Bolicho

Impedimento carimba

Séries do Impedimento

Bolão do Brasileirão

Use

c

Toco e me voy

Arquivos

Feeds

web tracker