Sete coisas que você só verá nos Jogos Olímpicos
05/08/2008
1 – Algum infame dirá na TV que com o dinheiro do turismo as Olimpíadas são, para a China, um negócio da China
2 – A seleção de vôlei masculino perderá a medalha de ouro e o país inteiro entrará numa discussão sem fim sobre se Bernardinho é ou não o novo Hitler. No Fantástico, psicólogos e especialistas em liderança explicarão que o bom comandante é o que delega e compartilha. O povo opinará nas ruas. A CBV, querendo apagar o papelão, anunciará o novo técnico: o carequinha simpático Tande, o que será a oportunidade para todo mundo lembrar que a Lisandra Souto ainda existe.
3 – Não se iluda, não resista: você aprenderá um novo e inusitado esporte. Quase sem perceber. Chegará a madrugada em que, ainda inseguro com as regras enigmáticas, porém não querendo deixar de impressionar os amigos, berrará:
- Foi um frau!
- Um frau?
- É. Olha ali. O Flengord está meio metro fora do lugar.
Todos olharão para você com estranheza.
4 – Como em todas as Olimpíadas da era moderna, o Brasil inteiro se tornará um autêntico botafoguense. Estamos condenados a uma série de decepções de última hora. Quase chegaremos a várias medalhas, mas perderemos pelos motivos mais inacreditáveis. Diante do retrospecto olímpico recente, uma série de eventos incrivelmente desafortunados vai atrapalhar nossos atletas: furacão, enchentes, tombos inesperados, crise de estrelismo do cavalo, etc. Nosso corredor quase vencerá a maratona, mas no meio do caminho será atrapalhado por uma atriz alemã sadomasô vestida a caráter.
5 – Não faltarão matérias mostrando que o consumo de camisinhas explodiu na Vila Olímpica. Comentaristas dirão: “Que surpresa. Atleta também transa, né?” A repórter dará uma risadinha nervosa.
6 – Um favorito fracassará e todos os jornalistas encarregados da cobertura dos Jogos quebrarão o recorde mundial de uso da expressão “drama olímpico”.
7 – Com as Olimpíadas em curso, ninguém mais prestará atenção ao Campeonato Brasileiro. Haverá um clamor nacional quando, encerrada a competição, todos se derem conta de que o novo líder é o Ipatinga.
* Inspirado neste texto de Simon Elegant (trocadilho vivo), correspondente da Time na China, descoberto via blog do Pedro Dória.
Vasco não é Eurico
Milton Ribeiro conheci outro dia pessoalmente, mas já era leitor de seus posts aqui no Impedimento. Neste texto de 24 de julho ele pisa na bola ao confundir o Vasco com Eurico Miranda. O Vasco não é Eurico. Não. É um clube expulso de um campeonato depois de enfrentar e vencer o racismo dos adversários. É o time com mais atacantes fenomenais do que qualquer outro no Brasil e se dá ao luxo de ter os três maiores artilheiros – Roberto, Romário e Edmundo – da história do Campeonato Brasileiro.
Eis o fardo de um clube inteiro e de uma torcida. Eurico Miranda rebaixou vascaínos a Euricos. Dez anos atrás, em Porto Alegre, vendo o Vasco avançar na Libertadores, estava cercado de antagonistas. Assim foi até a final no Japão contra o Real Madrid. Graças a Eurico, em alguns estados quando a TV mostra um jogo do Vasco, a torcida geralmente é contrária. É o pior pecado destes anos todos: ter feito o país inteiro esquecer que o Vasco sempre foi um um clube cordial.
Entry Filed under: Colunas, Contribuições. .
87 Comments Add your own
Leave a Comment
Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



1. Rômulo Arbo Menna | 05/08/2008 at 13:25
excelente!
2. Boçal | 05/08/2008 at 13:28
Concordo com seis das afirmações. Mas acho que o vôlei masculino fica em primeiro.
PUBLIQUE-SE
3. Rômulo Arbo Menna | 05/08/2008 at 13:28
acho q dá ouro pro brasil no vôlei, mas com certeza os clichês terão seus recordes todos batidos, afinal É A MAIOR OLIMPÍADA DE TODOS OS TEMPOS. Esperem só a próxima…
lembrei tbm do Dener no Vasco… ele apareceu foi na Portuguesa, isto?
4. Gustavo | 05/08/2008 at 13:33
Nenhum clichê pode ser maior do que A MAIOR OLIMPÍADA DE TODOS OS TEMPOS.
5. Carlos | 05/08/2008 at 13:36
Recebi a camiseta, Cassol…MUITO BALA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu, grande abraço para a equipe Impedicorp…
Saludos!
6. Branco | 05/08/2008 at 13:42
Discordo das afirmações 2 e 7. O campeonatpo brasileiro só será esquecido pela imprensa. Os torcedores continuarão indo ao estádio e acompanhando os jogos pela TV, se forem transmitidos.
7. gilson | 05/08/2008 at 13:47
Em época de Olimpíada fico na maior nóia do judô…..
8. MarcosVP | 05/08/2008 at 13:53
Perfeita e pertinente a definição sobre o Vasco. Esta rejeição que ainda hoje existe ao clube é obra personalíssima do ex-deputado que o presidiu nos últimos anos. O Vasco nunca teve essa característica e nem seus torcedores.
9. Lila | 05/08/2008 at 13:53
Alexandre, estados com maioria flamenguista certamente detestarão o Vasco. E isso deveria ser uma honra, afinal, a gente sempre sabe quem são os rivais de verdade. =)
10. alexandre rodrigues | 05/08/2008 at 14:00
rômulo, o dener surgiu na portuguesa foi para o grêmio e depois para o vasco.
lila, aqui no RS não há vascaínos e nem flamenguistas fora os vindos de fora ou algum perdido. mas, majoritariamente, quando falo que sou vascaíno sou lembrado do eurico.
11. Beto Borracho | 05/08/2008 at 14:09
Minha contribuição:
- o Galvão Bueno dirá um milhão de vezes: é bom ser brasileiro!
- a globo tocará aquela vinheta ridícula: Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiilllllllllllll, mesmo com o cara chegando em terceiro lugar, comemorando com aviãozinho, depois de ser roubado por um padre irlandês maluco, chorar e achar que Deus que quis assim! Lula o recebera, com pompas de herói nacional e medalha da ordem do Rio Branco
- o vôlei masculino conquista o ouro, emissoras farão reportagens com a ‘geração de prata’ e como tudo começou.
- muitos atletas serão papai’s durante as olimpíadas e o gesto chupando-dedo, embalando-nenê, bola-dentro-da-camisa será repetidos a exaustão
- algum atleta que saiu da periferia, sem ajuda do governo, sem patrocínio e sem família para ajudar ($$$$) terá seus 15 min. de gloria, com méritos, mas isso é a realidade de 90% dos atletas brasileiros.
- toda a noite o JN terá um ‘momento olímpico inesquecível’, e depois fecha a edição com o casal 20 mais fofo da tv brasileira, sorrindo e dando um boa noite acolhedor.
- a globo mostrará um lindo quadro de medalhas em 3D, EUA e China com 120 ouros, na octogésima nona colocação, nosso maravilhoso Brasiiiiiiiiiiiiiillllllllllllllllll, com 3 bronzes atrás de potencias como Tuvalu, Burundi e Vanuatu. Mas tudo isso com muito orgulho no coração!
12. Rômulo Arbo Menna | 05/08/2008 at 14:09
é, alexandre, é a seqüência q imaginei…
e destruiu nos três
aliás, com base no teu último comentário (10)… é vascaíno E carioca, ou “algum perdido”?
13. imenezes | 05/08/2008 at 14:10
Demais!
14. dante | 05/08/2008 at 14:20
VÔLEI?
sinceramente: quem se importa com o vôlei?
15. Francisco Luz | 05/08/2008 at 14:20
- Michael Phelps vai ganhar sete ouros e vai ser considerado um fracasso, por não conseguir os oito que queria
- Brasil vai perder o ouro no vôlei feminino depois de ter VINTE E DOIS match points contra a Rússia na final, e vão chamar as minas de cagonas (o que são, mesmo)
- Os caras vão ganhar o ouro, baseados na tática FRANGOSUL DE 95 [todo sentido]
- Futebol vai perder e vão continuar com a ladainha de que É O ÚNICO TÍTULO QUE FALTA
16. Beto Borracho | 05/08/2008 at 14:25
E as irmãs Hipólito, será que levam alguma coisa? no bom sentido, claro!
17. Gralha | 05/08/2008 at 14:27
Como em todas as Olimpíadas da era moderna, o Brasil inteiro se tornará um autêntico botafoguense.
dlkasjdlsajdlsk
18. JC | 05/08/2008 at 14:30
O Brasil tem 70 e poucas medalhas em Olimpíadas (ouro, prata e bronze)…os EUA tem quase 900…só de ouro…e nessa os CHINA não vão querer fazer feio em casa…então acho que vão sobrar umas 4 medalhas pra nós…se vier, vem no judô, vôlei e ginástica olímpica…e só…na natação, tomaremos um CALDO e no futebol não chegaremos às quartas…
19. JC | 05/08/2008 at 14:32
O Diego Hipólito leva FERRO, com certeza…
20. Lila | 05/08/2008 at 14:36
RS não é um estado de maioria flamenguista, logo o que eu disse não se aplica, né?
Mas, para mim, faz sentido. Afinal, eu ouço o Eurico associado ao Vasco desde mueito tempo. Época do Calçada ainda. Fica ruim dissociar. Daqui uns 10, 15 anos, com outra geração e sem Eurico, isso morre.
21. gilson | 05/08/2008 at 14:39
“E as irmãs Hipólito, será que levam alguma coisa? no bom sentido, claro!”.
Pra “elas” o conceito de “bom sentido” deve ser mais amplo que apenas uma medalha….
22. Carlos | 05/08/2008 at 15:02
RE: #14
Eu me importo! Principalmente com a seleção feminina da Itália e da Holanda.
23. André | 05/08/2008 at 15:08
- Jadel Gregório dará uma de Daiane dos Santos e ficará em quinto, e com isso acaba com a esperança do Brasil de ganhar um ouro.
- Jade Barbosa chorará umas mil vezes.
- Ednanci terá sua sexualidade questionada
24. fino | 05/08/2008 at 15:20
Pq não mostram as provas de tiro?
25. alexandre r. | 05/08/2008 at 15:21
> aliás, com base no teu último comentário (10)… é vascaíno E
> carioca, ou “algum perdido”?
vascaíno e carioca.
26. Francisco Luz | 05/08/2008 at 15:31
Bah. Em Novo Hamburgo, o vôlei fez com que eu pudesse DESVIAR O FOCO do futebol em 95, quando a Ginástica ganhou o Nacional. Foi a salvação da lavoura em anos difíceis.
27. alemao | 05/08/2008 at 15:36
Pergunta:
O nosso amigo Oscar do basquete, cheira, fuma ou teve algum AVC?
Estava eu queimando um 500 mil neuronios vendo o bem, amigos diretamente das Chinas, com uma MARAVILHOSO cenário, q tds não cansavam de aplaudir…e o Oscar, visivelmente transtornado, não parava de falar, cortando tds…quase caiu por cima de uma mesa de vidro, correndo pra sentar numa cadeira…além de uma infinidade de TRAVESSURAS q quase fiquei com pena do Pavão bueno.
Alguém viu isso?
28. alemao | 05/08/2008 at 15:37
concordância, esse mistério da gramática…
29. Beto Borracho | 05/08/2008 at 15:38
não tive essa sorte, prefiro o CQC, mas rapidinho aparece no youtube!
30. Junior | 05/08/2008 at 15:39
“Eu me importo! Principalmente com a seleção feminina da Itália e da Holanda.”
Há muito tempo que peço encarecidamente a transmissão do campeonato de vôlei feminino nórdico com as belíssimas euipes da Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia.
31. Beto Borracho | 05/08/2008 at 15:43
um jogo entre suecas e holandesas deveria durar 15 sets, só com subidas para bloqueios e aquelas comemorações de pulinhos e tapinhas nas bundinhas!
32. Alisson Coelho | 05/08/2008 at 15:49
Maradona diz que Ortega está doente e critica diretoria do River Plate
Eterno ídolo argentino condena atitude da equipe portenha que afastou ‘El Burrito’ por causa de problemas com álcool
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL712674-9842,00.html
Ortega pra garoto propaganda da ImpedCorp djá!!!!!
33. Cassol | 05/08/2008 at 16:03
Também ouviremos muito jornalista dizer que na verdade é “Olimpíada” e não “Olimpíadas”. Eu já ouvi vários.
34. gilson | 05/08/2008 at 16:12
Putz, já escrevi “olimpíada” tb…. assim, deixo a dica dum dicionário “free” http://www.auletedigital.com.br/. Porém só roda no windows, infelizmente.
35. Carol | 05/08/2008 at 16:21
Flashback do meu pai ano passado, na mesa da cozinha, gritando para a televisão: ippon! IPPON!
- Pai, judô? Pelamor…
Era judô e o tal do Balonet não sei de quê, o cavalo do fulaninho namorado da Onassis. Ou algum outro cavalo de outro fulano namorado de uma qualquer.
36. Rômulo Arbo Menna | 05/08/2008 at 16:27
um koká é mais metafísico que qualquer teólogo já tentou ser
37. Gabriel Divan | 05/08/2008 at 16:40
Lembram quando a Lisandra Souto era a “Paquita Erotica” na novela Quatro por Quatro?
38. douglasceconello | 05/08/2008 at 16:44
Cara, nunca torci tanto por uma seleção brasileira de futebol como para aquela das Olimpíadas de 1988.
Lembro que dormia já vestido para ir ao colégio e meu pai me acordava na CALADA DA NOITE (pretaaaaaa, noite preeetaaaa) para assistir aos jogos.
CHOREI quando o Brasil perdeu o OURO para UNIÃO SOVIÉTICA.
A expressão “choque de culturas”, ilustrado por chineses comendo Mc Donald’s e usando tênis da Nike, também será bastante comum.
39. Milton Ribeiro | 05/08/2008 at 16:45
Muito bom, Alexandre.
Mas, olha, estamos dizendo a mesma coisa. Eu escrevi:
“O Vasco era o time carioca com o qual simpatizava. Todas essas décadas de Eurico Miranda acabaram com aquele pouco amor nunca cultivado. Atualmente, com Roberto Dinamite, o Vasco renasceria ético, limpo e teria tudo para recuperar meu afeto, só que acho não vai rolar. Ele entrou definitivamente para o rol dos detestáveis. Sei que não faço nenhuma falta a ele; e sei que este sentimento não deve ser exclusividade deste que ora vos escreve.”
E tu escreves:
“Eis o fardo de um clube inteiro e de uma torcida. Eurico Miranda rebaixou vascaínos a Euricos. Dez anos atrás, em Porto Alegre, vendo o Vasco avançar na Libertadores, estava cercado de antagonistas. Assim foi até a final no Japão contra o Real Madrid. Graças a Eurico, em alguns estados quando a TV mostra um jogo do Vasco, a torcida geralmente é contrária. É o pior pecado destes anos todos: ter feito o país inteiro esquecer que o Vasco sempre foi um um clube cordial.”
Ora, minha família é toda portuguesa e meu pai e avô torciam para o Vasco. Conheço o Vasco e toda a sua glória e tradição e lamento que o sentimento que as pessoas hoje têm em relação ao time estejam misturados com a ojeriza que sentem a Eurico. Estamos quasede acordo, pois. Ambos estamos lamentando a pouca simpatia que o Vasco goza. Onde discordamos é aqui: eu não superei meu ódio a Eurico e, por tabela, a instituição que ele presidia; tu superaste. Não acho que “pisar na bola” seja aplicável a algo, digamos, tão subjetivo.
Veja bem, Alexandre, eu realmente não estou polemizando e talvez tenha escrito muito mal aquele parágrafo, é que acho que nossa discordância é ínfima.
Grande abraço.
40. dante | 05/08/2008 at 17:13
sobre o oscar do basquete: não vi essa cena, mas DESDE JÁ ele ganhou minha simpatia. acho que ele teve o único comportamento possível em tal situação.
sobre a olimpíada EM SI: eu OBVIAMENTE tava falando do vôlei masculino, um esporte que não deveria existir. é simples:
futebol = masculino
vôlei = feminino
por hoje é só.
obrigado.
41. douglasceconello | 05/08/2008 at 17:16
Da Zero Hora de hoje:
“Os temores foram tantos que esvaziaram a festa na capital – a China dificultou de tal maneira a concessão de vistos de entrada que muitos hotéis estão com baixa ocupação. Os trabalhadores imigrantes da construção civil foram mandados de volta para casa, com o duplo propósito da segurança e também para tirar a imagem de pobreza que eles dão à cidade.”
Impedimento não apóia as Olimpíadas.
Areião do Ramiro Souto > Pequim 2008
42. Carlos | 05/08/2008 at 17:36
Pra mim, essa não podia ser a melhor olimpiada de todos os tempos…vai passar na madruga, não vai encher o saco durante o dia e era isso. Se pudesse, pra mim nem tinha essa merda.
Ping-pong, salto com vara, arremesso de martelo = lixo.
43. Lila | 05/08/2008 at 17:42
A MELHOR coisa dessa olimpíada é exatamente o fato de ser de madrugada e não me infernizar a vida…
44. Eduardo | 05/08/2008 at 17:43
jejejeje…se o diego hipólito executa o programa eu não sei, mas que ele tem o software instalado, isso tem…
45. Rômulo Arbo Menna | 05/08/2008 at 17:45
huhauhauha, boa essa eduardo
46. Milton Ribeiro | 05/08/2008 at 17:51
Instaladíssimo. Talvez rode em retaguarda.
47. Francisco Luz | 05/08/2008 at 18:00
É bom para vocês que não vão ter que trabalhar com essa merda.
Apóio MUITO algo no estilo 72. Mas que seja feito rapidamente, e que não permita a continuação. Odeio ficar acordado de madrugada.
48. fino | 05/08/2008 at 18:39
torçam por mim: vou dar uma carona pra mignonzinho do meu trampo :}
49. Anônimo | 05/08/2008 at 18:41
E ninguem fala do tal do Bobinho: fez média, dizendo que ia jogar nas Olimpiadas, depois se fez de coitado, que não ia poder jogar porque tinha se machucado e…. jogou um torneio pelo time dele esse fim de semana.
Tem coisas boas no vole feminino:
Francesca Piccini
http://www.allcelebrity.it/Piccinini/
50. Rômulo Arbo Menna | 05/08/2008 at 18:44
força, fino Ê!
força, fino Ê!
força, fino ê…
51. Mauro | 05/08/2008 at 19:11
Arremesso de martelo?! Quem disputa isso? Carpinteiro?
52. gugala | 05/08/2008 at 19:17
Dener do Vasco?Piada.
Só antes de morrer. Depois ninguém quis saber de nada e deixou a família à míngua.
Este sim levantaria o Vasco das profundezas
abç tricolor-paulistano
53. alexandre r. | 05/08/2008 at 19:26
> Só antes de morrer. Depois ninguém quis saber de nada e deixou > a família à míngua.
gugala, a família do dener receberá 4 milhões pela morte. fez um acordo este ano com o clube
54. Flávio | 05/08/2008 at 22:34
Legal seria ver um jogador (ou jogadora) marcar um gol e levantar a camisa para mostrar outra por baixo com uma frase tipo “Liberdade para o Tibete”, “Lembrem-se de Tiananmen” ou “Mao FDP”.
55. Titi | 05/08/2008 at 22:56
acordo judicial …. o vasco nao queria pagar nada.
56. Guilherme | 06/08/2008 at 06:30
Ganhando o ouro no futebol, o resto é resto!
57. Francisco Luz | 06/08/2008 at 07:51
E aí, Fino. Pegou o corpo ou ficou só na conversa?
58. Gralha | 06/08/2008 at 08:40
Quando é a cerimônia de ENCERRAMENTO???
59. Gustavo | 06/08/2008 at 09:34
“54. Flávio | 05/08/2008 at 22:34
Legal seria ver um jogador (ou jogadora) marcar um gol e levantar a camisa para mostrar outra por baixo com uma frase tipo “Liberdade para o Tibete”, “Lembrem-se de Tiananmen” ou “Mao FDP”.”
É fazer isso e ficar vendado perto do muro.
60. Prestes | 06/08/2008 at 10:06
Tchê, os caras passavem fome na China. O Jornal Nacional todos os dias tá falando mal da China, mas não mostrou nada de fome e de miséria. Desconfio que não deve ter muito mais.
Ademais, a China nunca foi democrática. E a nossa polícia mata mais que todas, podem acreditar. Nosso paredão é forte e hipócrita.
61. fino | 06/08/2008 at 10:16
fracassei miseravelmente… como diria aquela música do TNT: “..com as gostosas me dou mal…”
jfaskashjfg
62. Carlos | 06/08/2008 at 10:26
heheheheh…
Força fino hey, força fino hey, foooooorça fino hey…
lalalalalalalala
lalalalalalalala
Força fino hey, força fino hey, fooooooorça fino hey…
63. dante | 06/08/2008 at 10:29
“Tchê, os caras passavem fome na China. O Jornal Nacional todos os dias tá falando mal da China, mas não mostrou nada de fome e de miséria. Desconfio que não deve ter muito mais.”
prestes… me belisca: isso foi a maior ironia de todas, certo?
64. Pato | 06/08/2008 at 11:30
Oscar é o maior mala da história do basquete, muito embora o Kobe B. tenha elogiado o irmão do Tadeu outro dia.
65. FERN | 06/08/2008 at 11:32
MEO DEOOOOOSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
olimpiada?
esporte??
volei???
futbol feminino????
futbol de salão?????
futbol de praia??????
*futbol olímpico???????
pior momento da história do impedimento…LAMENTÁVEL!!!
só quando não existia copa e com participantes dos dois continentes que pratical o FULBO, LOGO… (1924-1928), quem ganhou? ahhhhhhhhhhhhhhh…
refestelando relevância…
66. Tiago Medina | 06/08/2008 at 13:09
A questão é: Futebol olímpico vai pipocar de novo???
67. Titi | 06/08/2008 at 13:17
o resto so ouvirao falar no proximo CICLO OLIMPICO!
68. Prestes | 06/08/2008 at 14:18
Não foi ironia, Dante. Os caras criaram uma cultura de comer escorpião e o caralho a quatro porque eram um bilhão de esfomeados. Hoje, pode haver fome, mas já não é um continente com fome. Senão todos os jornais do ocidente estariam mostrando pedintes, subnutridos, etc.
A única crítica que se faz à China hoje é pela falta de liberdade de expressão, de ir e vir, o que, pra nós, é um absurdo, mas eles talvez já estejam vivendo um avanço de liberdade. A China sempre foi um Império extremamente autoritário, e abarca diversas etnias e religiões, muitos povos mantém à força, mas o Tibet, por exemplo, era uma sociedade de castas, muito mais autoritária.
Isso quando os “libertários ocidentais” não estiveram dominando os principais portos, sugando todas as riquezas do país e incitando guerras. O Mao acabou com essa palhaçada. Hoje a China é independente, e certamente mata menos gente que o Estado brasileiro. Sempre lembrando que os digníssimos americanos têm cadeira elétrica, e que os europeus certo dia resolveram sair pelo mar matando todo mundo que não se submetesse.
Então, acho que seria bem melhor pra nós se alguém no Campeonato Brasileiro vestisse uma camisa cobrando menos assassinatos por parte das nossas polícias militares do que alguém vestir uma “Mao FDP” nas Olimpíadas como propôs o Flávio.
69. dante | 06/08/2008 at 14:47
prestes, não vou me alongar nesse assunto por aqui. respeito teus argumentos e teu direito de manifestá-los [que boniiiiiiiiiiiiiiiiito, gente!].
mas o FATO é que a china é um dos países com menos liberdades individuais no mundo. eles estarem “vivendo um avanço” significa mais ou menos que eles ainda estão no fundo do poço. perceba: o acesso à internet é restrito. não é preciso dizer muito mais.
sobre os jornais não noticiarem nada – como lembrou alguém em relação à copa sudamericana: eles precisam anunciar, afinal. e a olimpíada é um bom CHAMARIZ, muito mais do que a repressão.
de resto, não entendi “a China é independente, e certamente mata menos gente que o Estado brasileiro”.
70. Junior | 06/08/2008 at 15:02
Há um clichê que certamente acontecerá. Quando um(a) atleta brasileiro(a) pobre ganhar uma medalha, um jornal ou revista publicará a seguinte manchete: “Fulano de Tal, um verdadeiro brasileiro!
71. Prestes | 06/08/2008 at 15:08
A Polícia de SP mata quase um por dia, soma todos os estados dá certamente mais de mil assassinatos por ano.
Cada um tem o seu modo de organização – o da China bem mais autoritário, como é parte da cultura oriental. Os japoneses descansam um dia por mês e são totalmente subservientes, se estão descontentes, o máximo que fazem é se matar. Na China não é muito diferente. Isso não vai mudar, e se tiver que mudar, vão ser os chineses que vão mudar. Nós não somos ninguém para cobrar isso.
E os jornais estão noticiando tudo de ruim que vêem na China. Em uma edição do Jornal Nacional semana passada – não lembro o dia – eles enfileiraram cinco, seis matérias longas metendo pau na China. Uma sobre como as criançinhas começam cedo demais no esporte, uma sobre a poluição de Pequim, uma sobre como os chineses são impelidos culturalmente pelo comunismo a se intrometer e espionar a vida dos vizinhos, uma sobre pessoas que são obrigadas a ficar no campo até certa idade, depois se mandam para a cidade.
E não falaram nada sobre saúde e educação falidas, favelas, fome. Mas eu realmente não sei qual país é melhor nem teria cabimento essa discussão, nem elementos pra discutir. Não sei o quanto o Governo chinês também não é capaz de esconder as coisas, mas acho que não é muito. Só acho que tínhamos que parar de nos preocupar com o Chavez, com a China, com a Bolívia e olhar para os problemas do Brasil.
Espero que também uma matéria um dia na Globo mostre o problemas da violência nos guetos nas grandes cidades americanas, mostre que as zonas rurais do sul dos EUA são tão deficitárias quanto a maior parte do Brasil. Ou que atores ridículos preguem o boicote aos EUA por destruírem o Iraque. Espero que se cobre explicação dos ingleses por matar um brasileiro inocente. Espero que digam que brasileiro não é tratado abaixo do cú do cachorro na China como é na Europa.
72. Francisco Luz | 06/08/2008 at 15:50
Prestes,
Pequim é uma cidade desenvolvida, e lá realmente fome não é problema. Mas te digo que nunca vi, em toda minha vida, concentração maior de mendigos do que nas regiões de Dongguan e Guangzhou, no sul do país, onde ficam as fábricas de sapato. Sério, é muito mais aterrador do que ver qualquer favela, porque é muito maior e mais miserável.
Além disso, não se pode esquecer que, por mais que 300 milhões de pessoas tenham melhorado suas condições de vida, existem ainda mais 900 milhões de pessoas esperando o desenvolvimento chegar. Ainda tem MUITA gente no Oriente que vive com fome e à margem de qualquer governo, seja uma ditadura comunista ou do mercado.
73. dante | 06/08/2008 at 16:10
ok, prestes, num ponto concordamos: não dá pra levar essa discussão muito adiante. não temos todos os dados e nem este é o FORO adequado.
só quero fazer 3 últimos observações sobre o teu comentário:
1] “Só acho que tínhamos que parar de nos preocupar com o Chavez, com a China, com a Bolívia e olhar para os problemas do Brasil”. perfeito. concordo absolutamente. só quero destacar que quem começou a falar isso de “mao fdp” [flávio?] estava pensando de forma mais GLOBAL, CREIO EU.
2] eu mantenho minha sanidade mental ficando quase que totalmente afastado da televisão. e diria que a globo passar ou não passar tal matéria, seja lá qual for, não faz muita diferença, afinal, a matéria precisa ser de alguma forma conveniente, dependendo dos interesses estritos DELA [a globo].
3] sensacional este trecho [CAPS meu]: “Os japoneses descansam um dia por mês e são totalmente subservientes, se estão descontentes, O MÁXIMO QUE FAZEM É SE MATAR”. sdçlksaldçkasmsdlsdjkglçsdjg, muito bom.
74. Carlos | 06/08/2008 at 16:15
Bom…não costumo me meter nas polêmicas que o Prestes coloca…
Mas…minha patroa trabalha numa multinacional q tem fábrica na China….e é muuuuuuuuito certo o q o Francisco Luz falou…
Lá os caras comem casca de árvore na área rural…exatamente como na época do Mao….q tinha castelos, fortalezas e o escambau, enqto haviam (pelo menos na década de 50-60) casos de canibalismo, tamanha a fome q os caras passavam.
E, na fábrica q eu citei, existem pessoas q vivem muito, mas muiiiiiiiito abaixo da linha de miséria, em estado de escravidão absoluta. Não posso passar fotos, mas vi algumas pavorosas.
Claro q o Brasil é uma merda, mas a China esconde, e muito bem, seus podres.
75. Carlos | 06/08/2008 at 16:17
ah…e só pra terminar…concordando com o Dante…ver o JN não agrega nada.
76. Prestes | 06/08/2008 at 16:44
“por mais que 300 milhões tenham melhorado de vida”
É pouco isso?? Quase dois Brasis.
Também acho que JN não é referência, por isso mesmo é que sou contra os demônios que a Globo pinta, ou os dragões ridículos que a Veja já estampou em capa com as cabeças de Marx, Trotsky e Lênin no maior desespero com a eminente eleição do Lula.
Um amigo meu foi espancado na Irlanda por dez caras pelo simples fato de não ser europeu. Isso não é civilizado. É só isso que quero mostrar. A China, os países muçulmanos e os latino-americanos não-capachos não são demônios. E violência, atentado às liberdades não são “privilégios” desses países, é algo inerente a própria vida animal, faz parte da natureza. Não acho a China melhor. Só não acho pior. Acho que a Europa é uma bosta, tem uma série de problemas étnicos e um passado recente de atrocidades em todo o mundo. Os EUA nem se fala, basta dizer que mantém pessoas encarceiradas à revelia da lei e que saem bombardeando países por aí, além de semear guerras entre outros países.
Porque não usar uma camiseta Bush FDP? Porque num Grenal não mostrar uma Germano FDP?
77. Prestes | 06/08/2008 at 16:45
Ah, não acho a China melhor que os outros, mas acho a China comunista bem melhor que a dominada pelos ingleses.
78. Rômulo Arbo Menna | 06/08/2008 at 16:53
uma verdade é q os ingleses humilharam até não mais poder os chineses… o ópio botava o trabalho escravo no chinelo
79. Francisco Luz | 06/08/2008 at 17:02
Não é pouco, mas é um terço do país. Para eles, é pouco.
E, bom. É uma opinião, a minha, e outra, a tua. Enfim, era só para dar um panorama.
80. Rômulo Arbo Menna | 06/08/2008 at 17:16
Concordo com o Prestes naquele ponto em que ele coloca no mesmo plano europeus, latinos, norte-americanos, chineses… uma vez pisaram em cima da Alemanha… anos depois tínhamos os campos de concentração… lembrem aonde, Europa. E faz sesenta e poucos anos apenas. HOJE os EUA barbariza no Iraque. A ignorância e a selvageria não propriedade de um povo em particular.
81. douglasceconello | 06/08/2008 at 17:20
Bom mesmo é Cachoeirinha.
Desde o ADVENTO do LOLÓ a fome acabou.
asudhaushdausd
82. dante | 06/08/2008 at 17:27
“Porque não usar uma camiseta Bush FDP? Porque num Grenal não mostrar uma Germano FDP?”
porque, no caso específico, a olimpíada é na china…
enfim, “CESSOOOOOOOOU”, como dizia minha professora de educação física. çlaksdlçsak
83. fino | 06/08/2008 at 17:45
Gentes, que bobagem ficar discutindo isso aí…
o mundo já acabou e só restaram as bundas e o futebol
nem beber o cara não pode mais.
84. André | 06/08/2008 at 19:00
Oi Alexandre!
Gostei do texto, mas acho que o Vasco nunca foi cordial.
Sempre brigou por causas nobres: contra o racismo e elitismo, para construir São Januário e por títulos no futebol, remo, basquete, atletismo etc.
O clube do “jeitinho” é o Flamengo.
abraço
85. Flávio | 06/08/2008 at 20:49
A graça do meu protesto imaginário seria justamente por as Olimpíadas serem na China, uma ditadura. E porque o COB orientou os atletas brasileiros a não darem declarações sobre problemas políticos chineses. Mas seria um gesto bacana, como foi o dos atletas negros que, nas Olimpíadas de 1968, protestaram contra a situação racial nos EUA fazendo a saudação dos Panteras Negras no pódio. Mas é claro que isso não vai rolar, se não me engano a Fifa proíbe manifestações desse tipo e jogadores de futebol, com raras exceções, não são exatamente conhecidos por seu engajamento. Sei que aqui não é o local mais apropriado para discussões políticas, mas algumas observações são necessárias.
A China é uma ditadura, hoje com muito mais liberdade individual e de expressão do que na época de Mao, mas ainda assim é um regime autoritário. Só para efeito de comparação, O Brasil de, digamos, 1982, Governo Figueiredo, já não tinha mais censura prévia para imprensa e o Estado não torturava mais seus opositores, mas nem por isso deixava de ser um regime de exceção, embora muito mais brando do que na época de Médici. Outra coisa, o modelo americano tem zilhões de defeitos, a democracia liberal é um sistema imperfeito, mas ainda assim é preferível a qualquer ditadura. Nos EUA, Bush é diariamente avacalhado, Guantánamo é questionada. Agora, vai um cidadão chinês protestar contra a repressão no Tibete ou criticar Mao para ver o acontece.
86. FERN | 07/08/2008 at 15:59
CONCORDO por vez primeira com o Prestes, parabéns meu caro, pelo respeito a auto-determinação dos povos, MESMO
87. Marcelo | 12/08/2008 at 20:28
7 – Com as Olimpíadas em curso, ninguém mais prestará atenção ao Campeonato Brasileiro. Haverá um clamor nacional quando, encerrada a competição, todos se derem conta de que o novo líder é o Ipatinga.
hauhauhauhauhauhaua
brilhante.