Culpa rubro-negra

24/07/2008

Ontem à noite fui tocado pelo Cristianismo. De forma inapelável. Não sei se foi o cansaço advindo das quase duas horas de caminhada para ir e voltar ao Beira-Rio (o que fiz só de birra) ou uma certa louca necessidade de sentir empatia pelo que é antipático, mas quando percebi estava profundamente solidário aos torcedores do Flamengo. Um daqueles sentimentos que nos toma por completo, não deixa espaço para dúvidas.

Percebi que há um tipo de flamenguista que sofre mais que todos os outros torcedores brasileiros. E o principal motivo é que qualquer conquista ou vitória sua está sempre cercada por uma cortina de suspeitas. O Rubro-Negro da Gávea, historicamente, é o time querido da opinião pública, que conta com patrocínio estatal, perdão de dívidas e algumas conivências da arbitragem. Todos os não-flamenguistas não têm dúvidas sobre isto.

Mas agora imaginem os flamenguistas sensatos e moralmente sensíveis – caso existam. Como eles devem sentir-se. Lá estão, bem belos, sentados nas arquibancadas, acochambrados em sofás ou sorvendo birinights em bares. No campo e na tela desfila o seu time, seus olhos miúdos de brasileiro espreitam as ações. Em certo momento, um rubro-negro marca um gol de mão. E o juiz valida o tento ilegal.

Entre os flamenguistas machucados pelas críticas, o ato equivocado da arbitragem transforma-se num martírio. Novamente desce sobre todos a névoa da suspeita cruel, do sentimento alheio de que o Flamengo só vence com um empurrãozinho das autoridades futeboleiras. Eles então LAMENTAM que o gol tenha sido validado. Mesmo que comemorem por fugazes momentos, algumas braçadas no ar, o que eles queriam realmente era que o juiz anulasse o gol. Mais que isto, eles queriam ser prejudicados. Queriam levantar no outro dia, com a derrota soterrando a cabeça, e dizerem, solenes: “Fomos prejudicados!”.

Trazendo para o nosso PASTO QUERIDO, imagino que me sentiria assim se Carlos Simon marcasse um pênalti para o Inter num Gre-Nal. Talvez alguns corintianos racionais tenham lamentado quando Márcio Rezende não marcou pênalti em Tinga, em 2005. Mas tudo isto é café pequeno. Porque ninguém sofre mais com o favorecimento do que os flamenguistas sensatos. Eles só querem ser iguais aos outros.

Hoje, mesmo que a Portuguesa tenha empatado com dois penais, todas as galáxias cochicham em bares e padarias que o campeonato está ajeitado para a Gávea – e talvez até esteja mesmo, falando aqui com o cruel despojamento do não-flamenguista.  Nem tanto pelo empate ou pelo crescimento dos adversários, mas hoje o flamenguista sensato acordou aflito, como em tantas outras oportunidades em sua vida. O que lhe machuca o espírito é que outros o considerem integrante de uma elite espúria, sempre beneficiada. Isto é o que realmente castiga o flamenguista sensato.

Isto, é claro, se existirem flamenguistas sensatos.

Saudações,
Douglas Ceconello.

Entry Filed under: Colunas. .

120 Comments Add your own

  • 1. izabel  |  24/07/2008 at 12:48

    discordo do ‘café pequeno’ para os corintianos. digo-lhe que é SUPER CHATO
    patrocínio estatal

  • 2. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 12:49

    Talvez alguns corintianos racionais tenham lamentado quando Márcio Rezende não marcou pênalti em Tinga, em 2005.

    Juca Kfouri, quando aconteceu o fato, ficou profundamente triste. Lembro dele comentando na ESPN que o Corinthians não precisava disso para ser campeão, não bastassem todas as suspeitas acerca de Zveiter e Kia.

  • 3. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 12:50

    Izabel, aqui na província ninguém lembra o patrocínio estatal. O que está escrito na fronte das camisetas grenais deve ter algo a ver com isso.

  • 4. Zé Carlos  |  24/07/2008 at 12:54

    Talvez alguns colorados racionais lembram quando o Inter fora mais beneficiado em 2005, ano passado com penalti marcado em falta feita uns 3 metros antes da área, bem como os gremistas quando na virada de mesa feita pelo Sr. Fábio Koff.

  • 5. izabel  |  24/07/2008 at 12:54

    ERREI AÍ ACIMA
    discordo do ‘café pequeno’ para os corintianos. digo-lhe que é SUPER CHATO ficar vendo aqui como todos acham que tá tudo sempre ajeitado pro corinthians. lembro de um comentário do Rudi, já devia ser janeiro deste ano, e ele ainda tava com um ’sei não, acho que o corinthians não vai cair, vai acontecer alguma coisa’.
    e, tipo, ninguém comenta que foram 3 (três) penais claríssimos e não marcados para nós, nesse jogo do empate com o sto. andré, que o cassol citou abaixo.
    a única diferença nossa, em relação aos flamenguistas, é que, dentro do estado, fica claro que há o queridinho intocável (pq se veste bem, come bem, todos sempre de cabelos curtinhos e camisa pra dentro do shorts. e, agora, o presidente quer que sejam todos BILINGUES – falo sério). e esse queridinho não faz parte da dupla com mais tradição de rivalidade, então fica tudo OK.

    mas gostei bastante de seu texto. eu faço parte dos que lamentaram (um pouco) que o pênalti no tinga não tenha sido marcado. e, obviamente, não acredito que o campeonato tenha sido comprado.

    sobre “patrocínio estatal”, só posso dizer que tá pra lá de anacrônico o termo. é uma empresa, uma das maiores do país. inclusive, na intenção de expandir o mercado no mercosul, tá estampado em outras camisas também: http://www.argentina4export.com/imagenes2/adidas/camiseta_river.jpg

  • 6. izabel  |  24/07/2008 at 12:55

    zé carlos: teve também um gol impedido e validado, nos minutos finais contra o brasiliense, o que resultou numa vitória decisiva pra manter o inter brigando até o final.

  • 7. Zé Carlos  |  24/07/2008 at 12:56

    Ah, e ontem os colorados racionais deviam ter vergonha do juiz, anular aquele gol legitimo do Dagoberto…..

  • 8. Lila  |  24/07/2008 at 12:57

    Mas agora imaginem os flamenguistas sensatos e moralmente sensíveis – caso existam.

    Questionando minha existêcia, Suellen? Que feio =P

    ghklhkdhhfdsg

  • 9. Titi  |  24/07/2008 at 13:02

    o Roman se complicou ontem … errou feio …. e sera PROMOVIDO.

    esse eh o AJUDAO 2008.

  • 10. mauricio  |  24/07/2008 at 13:08

    não dá pra comparar um penalti irregular num jogo não decisivo com um penalti não marcado no JOGO DECISIVO do campeonato, pelo qual o juiz se DESCULPA imediatamente depois do jogo, que foi o ULTIMO DA SUA CARREIRA.

    fala sério dotor.

  • 11. couto pereira  |  24/07/2008 at 13:37

    existe torcedor de algum time sensato? talvez isso explique as discussoes de terceira série que rolam por aqui.

  • 12. gilson  |  24/07/2008 at 13:38

    O jogo estava sendo comentado (na Globo) por dois flamenguistas insensatos: José Roberto RATO e Caio cambalhota, que faziam de tudo pra justificar as “gafes” da arbitragem.

    As minhas mais remotas lembranças sobre futebol são do Zico correndo com a camisa “lubrax”, só fico me perguntando qual a justificativa duma situação dessas do ponto de vista “empresarial”, por que seria tão bom dar dinheiro prum time durante tanto tempo….

  • 13. Branco  |  24/07/2008 at 13:40

    Não sei se o Flamengo foi beneficiado ontem. Sei que os 2 gols do Flamengo foram com as mãos, mas os pênaltis marcados para a Portuguesa foram ambos duvidosos. O juiz ainda expulsou Diego Tardelli, justamente, e não mandou voltar o segunda pênalti cobrado por Ibson, quando Sérgio se adiantou de novo.

  • 14. izabel  |  24/07/2008 at 13:42

    minhas mais remotas lembranças sobre futebol + “lubrax”.

    e vc ainda fica se perguntando sobre a justificativa? ou foi só ironia?
    eu diria: marketing perfeito.

    corinthians rebaixado = sansung tenta renovar o contrato. o clube prefere outro que paga mais. e paga um dos maiores patrocínios do país.

  • 15. izabel  |  24/07/2008 at 13:43

    (primeira sentença minha, tira o + e põe o = )

  • 16. Diogo  |  24/07/2008 at 13:51

    Flamenguista sensato??

    Fala sério, não conheço um flamenguista que não tenha engrossado o coro (aliás não conheço nenhum flamenguista, mesmo) daquela cópia do time do beira-lago:

    “Tu és time de tradição,RAÇA, amor e paixão, ao meu Mengoôôô”

    Por favor: está para nascer alguém que apresente a RAÇA aos AMARELÕES da Gávea…

    Será que não existe um flamenguista sensato que não se sinta constrangido ao cantar essa balela?

  • 17. Junior  |  24/07/2008 at 13:55

    A Petrobras é uma sociedade anônima, há particulares que investem nela, assim como o Banrisul. Por isso, não vejo problemas que uma S/A patrocine equipes de ponta como Inter, Grêmio e Flamengo, elas regem-se pela Lei de Mercado. Me preocupa muito mais ver órgãos públicos do RS patrocinar blogs que ninguém lê, como demonstrou a Nova Corja.
    *Izabel, tu tens razão em me corrigir naquele post, eu cometi o erro da generalização. Inclusive, acredito que assim como no RS há muita gente que não concorda com as idéias do tradicionalismo, na Bahia, muita gente deve detestar a cultura da axé music.

  • 18. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 13:57

    está para nascer alguém que apresente a RAÇA aos AMARELÕES da Gávea

    teve um episódio, em 1981, de um jogador (Anselmo) que entrou apenas e tão somente para socar outro (Mario Soto) na final da Libertadores.

    em outro clube do sul do Brasil, tal atitude mereceria estátua, bandeira e quem sabe, DVD.

  • 19. Diogo  |  24/07/2008 at 14:07

    Luís Felipe

    Violência é uma coisa, raça é outra.

    Não seria raça, por exemplo, alguém entrar somente para socar o Cabañas…

  • 20. Daniel  |  24/07/2008 at 14:08

    pô, sacanagem. já é a terceira vez no mês que algo me lembra da final do brasileiro de 82, quando o fdp do adílio/andrade tirou a bola com a mão, embaixo dos paus.

    e mais uma vez comprovado que o inter sempre tenta se beneficiar da arbitragem. ediglê estava no lance, pendurado no jogador de vôlei do flamengo.

  • 21. Prestes  |  24/07/2008 at 14:09

    Izabel, o campeonato foi comprado. Não há dúvidas quanto a isso.

    Existe um princípio do direito que foi criado em Roma, há dois milênios = NA DÚVIDA, PRÓ RÉU.

    Ou seja: não se pode voltar jogos sobre os quais não se sabe se houve uma irregularidade.

    Aí a imprensa nacional inventa um termo jurídico “jogos contaminados” e rasga o direito romano, chuta o direito, acaba com o direito, e o STJD toma uma decisão nunca ocorrida antes na história do futebol mundial.

    Aí jogam líder e vice-líder, segundo tempo, o goleiro do Timão dá uma VOADORA no Tinga, e o Tinga É EXPULSO POR SIMULAÇÃO.

    O juiz, sem rever o lance, pede desculpas e faz seu último jogo, tendo certeza de que nunca mais voltará a Porto Alegre. E ainda ganha um emprego na Globo. Foi a maior roubalheira da história do futebol brasileiro junto com as viradas de mesa.

  • 22. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 14:09

    obviamente a torcida do flamengo não é a maior do brasil à toa… e com À TOA quero me referir a justificativas não muito louváveis, como “ah, não tenho nem um time, vou com a boiada”, ou porque é o q mais ganha espaço na mídia…
    obviamente há MUITOS torcedores respeitáveis do lado rubro-negro, em quantidade maior provavelmente q do nosso lado aqui, e iguais em qualidade.
    havendo, portanto, estes “sensatos”, concordo com o texto. deve ser foda agüentar isso. mas, pior, convenhamos, muito pior, (pelo menos historicamente), deve ser SER BOTAFOGUENSE

  • 23. Kleiton  |  24/07/2008 at 14:11

    “(..) dois flamenguistas insensatos: José Roberto RATO e (…)”

    Por falar nesse, ontem o comentário recalcado dele pro Leandro Vuaden foi algo:

    “Esperamos que o árbitro de hoje não entre nessa onda de alguns juízes que não dão faltas claras pra ter mais tempo de bola rolando”

    Tipo de comentário de quem dá falta em Robinhos e Denílsons da vida a cada escorregada ou pisada em falso.

  • 24. Serramalte Extra  |  24/07/2008 at 14:12

    Pô, só eu achei uma falta de critério absurda a expulsão do Tardelli? No primeiro tempo mão na bola era gol, no segundo é cartão vermelho?? Garfaram o Flamengo…

  • 25. Sanchotene  |  24/07/2008 at 14:12

    Anselmo > Zico?!

  • 26. Prestes  |  24/07/2008 at 14:13

    E digo mais: não é impossível que daqui um tempo se reconheça dois campeões brasileiros em 2005. O Botafogo, por exemplo, virou campeão carioca de 1907 faz pouco tempo. Se alguém resolver entrar com uma ação daqui algum tempo, quando a CBF não ameaçar o Inter com sanções, obviamente o Inter ganha, aqueles jogos não poderiam voltar, não faz sentido nenhum.

  • 27. Milton Ribeiro  |  24/07/2008 at 14:16

    Muito bom, Douglas. Escuta, tu ainda vais na inferior ou subiste?

  • 28. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 14:17

    Wright é Fluminense.

  • 29. gilson  |  24/07/2008 at 14:19

    Se a Petrobrás é uma sociedade anônima não sei, mas seu controle é estatal, no anúncio do famigerado PAC, grande parte dos investimentos tidos como “do governo” eram de empresas como a Petrobrás.
    izabel: toda vez que vejo um posto BR penso em não abastecer lá só por causa do flamengo, logo, marketing contrário à imagem da empresa. E mais, uma coisa é o Zico, de lá pra cá tivemos alguns grandes jogadores em outros clubes além do flamengo, né não?

  • 30. Alisson Coelho  |  24/07/2008 at 14:20

    Douglas visivelmente quer colocar fogo no universo com esse texto.

    Sinceramente: ontem no beira-rio quando anularam o gol do São Paulo, legítimo, na hora eu fiquei feliz. Segundos depois achei uma merda!

    Se eu fosse flamenguista, ficaria chateado sim, com os dois gols de mão.

  • 31. fino  |  24/07/2008 at 14:21

    #18. Luís Felipe

    Não começa tchê…

  • 32. Serramalte Extra  |  24/07/2008 at 14:24

    Bah, Prestes… o Márcio Rezende é ídolo de 60% do RS, não vem querer compaixão de gremista.

    “E digo mais: não é impossível que daqui um tempo se reconheça dois campeões brasileiros em 2005.”

    Se é assim eu quero os títulos brasileiros de 82 e 90, o da Copa do brasil de 96 e o da Libertadores de 2002 também.

  • 33. Milton Ribeiro  |  24/07/2008 at 14:25

    Eu não gosto de ganhar gol de graça, assim roubado. Só se o adversário for o Grêmio.

  • 34. Serramalte Extra  |  24/07/2008 at 14:27

    Ah, e vocês têm que devolver a taça da Copa de 92 que roubaram do Fluminense.

  • 35. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 14:28

    vem cá, se alguém dizer que a atuação do JÚNIOR em Flamengo 3×0 Botafogo, final do campeonato de 1992, não foi PURA RAÇA, tem gelo nas veias, só pode.

  • 36. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 14:28

    Tipo o gol de graça que o Renan nos deu, né, Milton? djhajhgadg

  • 37. Matheus  |  24/07/2008 at 14:37

    Caraio, grande texto DC, Nelsonrodriguiano style.

    Mas flamenguista ou colorado sensato é especie em extincao.

  • 38. silent  |  24/07/2008 at 14:45

    #18

    Quanta amargura, pra que isto? aisheghasieg
    Tem uma seleção começando e não se contentam.

  • 39. Milton Ribeiro  |  24/07/2008 at 14:46

    Exato, Rômulo.

    A propósito, vai à merda.

    (no sentido metafórico, claro…)

    :¬))))

  • 40. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 14:51

    Silent, Fino,

    É evidente que estava falando do Grêmio Bagé, o jaldenegro da fronteira. Que, infelizmente, nunca chegou nem perto de uma final de Libertadores.

  • 41. izabel  |  24/07/2008 at 14:57

    Prestes: se você afirma que não há dúvidas, então concordo. óbvio. mudei já de opinião.
    só me explica depois quem seria o RÉU nesse teu cenário.

    gilson: vc é minoria, sorry. se não desse certo o marketing, a empresa que cresceu muito desde a época das remotas lembranças do outro, já teria mudado de estratégia.

  • 42. Francisco Luz  |  24/07/2008 at 14:59

    Eu acho uma merda ganhar com gol roubado. a não ser em Gre-Nal. E ontem, o Dagoberto não estava impedido, mas a rateada do bandeira foi não ter esperado o lance terminar para levantar o instrumento. Mas, por este ponto de vista, ele sentiu que os dois impedidos participaram do lance. EU não daria, mas é aquilo, localismo existe sempre.

    E o gol do Mossoró contra o Brasiliense em 2005 não foi impedido. Falaram isso na época para tentar diminuir o tamanho do pênalti no Tinga, mas ninguém NUNCA MAIS viu aquele lance. É só procurar e confirmar.

    Pênalti contra o Atlético-PR: foi pago com juros neste ano. Se alguém reclamar, é frescura.

  • 43. André K.  |  24/07/2008 at 15:02

    eu diria: marketing perfeito

    Essa marketing perfeito não encontra precedentos ou semelhanças em lugar nenhum do mundo. mais de 20 anos de patrocínio. Em outros lugares, o clube ou a empresa decidiam, em certo momento, que não era mais bom negócio.

    Existe um princípio do direito que foi criado em Roma, há dois milênios = NA DÚVIDA, PRÓ RÉU.

    Ou seja: não se pode voltar jogos sobre os quais não se sabe se houve uma irregularidade.

    quem é que é réu nessa história? o Inter?

    Sabe sim que houve irregularidades. As escutas telefonicas mostraram isso. Depois o próprio Edilson confessou.

  • 44.  |  24/07/2008 at 15:08

    ô LF…q feio…

    O cara faz um comentário sobre uma música q a torcida do Flamengo copiou da torcida de voces…Ela fica famosa pq o Flamengo canta, não o inter….aí diz q é um time de amarelão, coisa e tal…outro vem, diz q um cara entrou num jogo só pra dar uma porrada, e q isso é raça, bla bla bla…

    Ae tu vem com uma flautinha q não tem nada a ver com nada….

    Provocam…ae qdo alguém xinga, vem a velha patrulha…deuzolivre…

    Como disse um ae, vcs tão com uma seleção, vão ser campeões do brasileirão e fica nessa…

  • 45. Gabriel Teixeira  |  24/07/2008 at 15:17

    Texto muito legal, Douglas.

  • 46. Alisson Coelho  |  24/07/2008 at 15:19

    Descobri quem é o anônimo…

    Tchraaaaam…: PAULO SANT’ANNA!!!!!!

    Gremista dizendo que o Inter vai ser campeão? Só pode ser o Sant’Anna…

    Sou um gênio mesmo!!!!!!!!!!!!!

  • 47. Alisson Coelho  |  24/07/2008 at 15:19

    Chico, só pra constar: VIADO é tu!

    hahahahhahahahahahahahahaha

  • 48. Gabriel  |  24/07/2008 at 15:36

    rodrigo mesdes vazou tendo como maior lance na sua passagem pelo gremio ter sido chutado pleo renan…

  • 49. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 15:41

    hehehehe, poderia vir o MENDES do ju agora

  • 50. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 15:44

    Anônimo,
    Não entendi. Desenha e me manda por email.

  • 51. dante  |  24/07/2008 at 16:02

    não caio nessa de “o inter tá montando uma seleção”.

    barcelona campeão do mundo 2006 NO PAPEL.

    papo furadíssimo pra flautear depois.

  • 52. douglasceconello  |  24/07/2008 at 16:09

    Rá. Torcer para o Botafogo deve ser uma BENÇÃO. Imaginem que delícia entregar-se ao pranto desvairado a todo momento, sem culpa ou temor, apenas porque, sem dúvidas, o Botafogo é um time com o qual acontecem coisas muito peculiares, desgraças mínimas e tragédias máximas.

    Agora pensem no flamenguista sensato. Nunca pode comemorar incondicionalmente uma vitória porque seu triunfo sempre está sob suspeita.

  • 53. Gabriel Teixeira  |  24/07/2008 at 16:12

    Sim, porque todos adoram um chorão.

  • 54. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 16:13

    ah, este seria um flamenguista sensato e MORALISTA demais. que os há, os há… mas qq Amoral, onde possivelmente incluiremos a lila, saberá desfrutar SEM CULPA
    tô certo, lila?

  • 55. Lila  |  24/07/2008 at 16:27

    MEU DEUS. Exijo indenização do Impedimento e do Rômulo.

    Eu ODEIO ganhar roubado. Odeio mesmo. E odeio que a arbitragem atual esteja boa pra INCINERAR NA FOGUEIRA SANTA DAS POCHETES. Ontem mesmo foi tudo tão surreal, mas tão surreal que não sei nem como classificar.

    Vocês não tem idéia de quanto eu sofro. Até em vitória. Aliás, têm sim, porque vocês aqui SEMPRE são os primeiros a começar o chororoô da arbitragem. Até quando o jogo em questão é campeonato carioca e não afeta em nada a vida dos senhores. Porque se tem 2 coisas que gaucho faz bem no mundo elas são : chimarrão e chorar de arbitragem.

    kghkhhfhdfslhldh

  • 56. silent  |  24/07/2008 at 16:39

    bah lila, se fosse jogo de adivinhação
    tinha errado as 2 asiuehgiuashegiuhaseighase

    Que nada, ontem deitado no sofá-cama da sala quase vazia
    assisti atentamente ao primeiro e o segundo SET
    aí quando vi que havia terminado o GAME a globo avisaria segundos depois de forma envergonhada que não teria TIE-BREAK, na hora SAQUEI que não era VOLEY!

    asiuhgiuashegiuahseighaseg

  • 57. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 16:54

    lila, se quer pedir indenização ao impedimento pelo o q o douglas acabou de escrever, eu acho estranho, pq segundo tua declaração, ele não só concorda contigo, como ANTEVIU tua manifestação

    qto ao q eu disse, próximo comentário

  • 58. Lila  |  24/07/2008 at 16:58

    ai, entenda a brincadeira, vai.

    aliás, dificilmente eu falo sério… a unica coisa séria do meu comentário é: odeio ganhar com “lances duvidosos”. o resto é GASTAÇÃO, ok///

  • 59. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:04

    lila, meu comentário referiu-se mais precisamente a esta frase sintética q o douglas pôs nos comentários, referindo-se ao torcedor flamenguista: “Nunca pode comemorar incondicionalmente uma vitória porque seu triunfo sempre está sob suspeita.”
    a frase vale GENERALIZADA, para uma crônica… mas, pelo menos penso eu até este momento (se me disser o contrário, mudarei de opinião quem sabe), isto não condiz com a verdade, ou seja, muitos torcedores flamenguistas não estão nem aí pra se fulanos ou beltranos de outros times vão lhes falar q o flamengo mais uma vez ganhou roubado. Explico: só acho SENSATO, pra usar a palavra do Douglas, ficar de cara com essas manifestações SE FOR VERDADE que o flamengo é sempre beneficiado. Acredita nisto, lila? Eu não creio, acredito q tu tbm. Então, não é a VERDADEIRA atitude sensata dar a mínima para isso?
    Bueno, é o q eu faria…

  • 60. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:06

    sim, não te levei a sério ao ponto q tu tá pensando… mas achei bom explicitar minha opinião

  • 61. Gabriel  |  24/07/2008 at 17:08

    Romulo para de trovar a Lila…

  • 62. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:11

    ah, lila, pudemos conferir ontem a atual fase do SOUZA. Ex-petacular.

  • 63. Lila  |  24/07/2008 at 17:11

    romulo, vc não é flamenguista, não sabe o quão chato é não poder falar nada que nego diz “foi roubado, nada teu é válido. cala a boca”. isso é incômodo.

    é que nem a parada de 81, porra, olha AQUELE TIME. mas não se pode falar nada, o flamengo roubou o galo. reinaldo expulso, se ele tivesse em campo não tinha pra NINGUÉM, AH NÃO MESMO. Sim, porque o reinaldo deveria jogar nas 11. e aquele que é o MELHOR TIME DE TODOS OS TEMPOS do flamengo era uma merda, claro. esse tipo de coisa incomoda pra caralho. afinal, se sapo tivesse embreagem, não pulava. (ns)

    eu estava apenas gastando o teu AMORAL. achei engraçado e válido replicar. só isso.

    outra coisa: a parte da arbitragem também era séria. gjkhdklhadshlshdgkh

  • 64. Lila  |  24/07/2008 at 17:12

    AÍ, O ROMULO TÁ ME OFENDENDO SÉRIO AGORA.

    Quala a próxima, Romulo? FALAR DO JAILTON? É ISSO? ksgflsdglçsdghçashdgkhsdhgksahdkh

  • 65. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:15

    Gabriel… deixem eu lhes apresentar este meu amigo Gabriel.
    Apresentei, aliás, o impedimento pra ele.
    a primeira semana q comentou por aqui (não sei se faz um ano) coincidiu com o peiperfrio q cortaram na casa dele.
    acho q tinha relação. MORRI SEMANAS.

  • 66. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:15

    achoU q tinha relação…

  • 67. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:17

    é, de fato, NÃO NOS ENTENDEMOS.

  • 68. Lila  |  24/07/2008 at 17:20

    rlx d boua

  • 69. izabel  |  24/07/2008 at 17:22

    “Porque se tem 2 coisas que gaucho faz bem no mundo elas são : chimarrão e chorar de arbitragem.”
    hahahhahahaah

    Rômulo: teus comentários são bem SENSATOS (sempre). eu não DARIA a mínima também.
    mas a Lila tá certa: é chato pacas. HAJA BOM HUMOR E JOGO DE CINTURA pra ser corintiana ou flamenguista e ler isso aqui todo dia. né não, Lila?

  • 70. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:25

    pois é, admiro vcs por isso, eu NUNCA conseguiria… sei lá, ia sair uma coisa no estômago, no PÂNCREAS, qq efeito colateral desses…

    (”sensato”, ainda mais capslockado, pode ser bem ruim, mas ainda assim vou arriscar – intuição – levar como elogio)

  • 71. Prestes  |  24/07/2008 at 17:28

    O réu Edilson, o crime ter vendido jogos e, por conseqüência, acarretaria refazer os jogos. Só se provou em dois ou três jogos que houve suborno, nos demais nada deveria ser feito. Suspeição não leva a nada, tem que ter provas, na dúvida não se faz nada. Princípio básico do direito.

  • 72. izabel  |  24/07/2008 at 17:29

    vai na intuição, então, que fica tudo certo.

    só capslockei pra seguir a idéia do douglas e a sua também.

  • 73. Prestes  |  24/07/2008 at 17:30

    Na verdade, mesmo se provando que vendeu todos os jogos, o mais correto, dentro do que já ocorreu no futebol mundial, seria apenas punir o juiz.

  • 74. izabel  |  24/07/2008 at 17:31

    prestes, certeza que você não é bacharel em direito.
    dica: pode seguir adiante pensando que 2005 foi comprado. nenhum problema nisso. mas não cita de novo o argumento do réu e bla bla bla. não fez nenhum sentido e enfraquece sua argumentação.

  • 75. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 17:32

    verdade. obrigado.

  • 76. Prestes  |  24/07/2008 at 17:33

    André K, as escutas mostram que houve tentativa de manipular resultados em duas ou três partidas. Nas outras não havia qualquer registro.

  • 77. Lila  |  24/07/2008 at 17:37

    HAJA BOM HUMOR E JOGO DE CINTURA pra ser corintiana ou flamenguista e ler isso aqui todo dia. né não, Lila?

    Pode adicionar carioca na parada também. Flamenguista, carioca e leitora do Impedimento. Essa frase SOZINHA já deveria mostrar ao povo que eu não levo a vida tão a sério. hghdlhdlksghdsglhasjçk

  • 78. Prestes  |  24/07/2008 at 17:37

    Faz todo o sentido, Izabel. A Justiça não pode anular algo sobre o qual não se provou irregularidade.

    Do contrário, prendam todos os suspeitos de crimes no Brasil. Anulem todos os pleitos, licitações, concursos sobre os quais há suspeita.

  • 79. Prestes  |  24/07/2008 at 17:42

    Tanto foi roubalheira que não anularam os jogos apitados por Paulo Danelon na série B do mesmo ano, exatamente no mesmo caso, com as mesmas circunstâncias. Simplesmente, a imprensa não fez o mesmo coro de repetir os jogos, porque isso seria extremamente danoso pro produto futebol no Brasil. Isso porque a série B já estava na segunda fase e seria necessário que se repetisse jogos da primeira fase, ou seja, talvez paralisasse a competição. Vários jogos da segunda fase também teriam que ser anulados.

    Já mandei este comentário pro Blog do Juca e ele não publicou.

  • 80. joão carlos  |  24/07/2008 at 17:58

    momento THE JOKER no impedimento:

    não foi pênalti no tinga.

    pronto, parei. foi só pra descontrair…

  • 81. André K.  |  24/07/2008 at 18:11

    Prestes, novamente: as escutas e a CONFISSÃO do edílson são as provas.

    “não cita de novo o argumento do réu e bla bla bla. não fez nenhum sentido e enfraquece sua argumentação.” [2}

  • 82. Michel  |  24/07/2008 at 18:18

    Qual é o problema com patrocínio estatal? A Petrobrás está pagando pra anunciar no clube mais popular do país. Se o povo brasileiro se sentir prejudicado, que tirem o patrocínio. Na semana seguinte a Esso oferece 800 milhões de euros por semana pra estampar o nome dela no manto.

  • 83. Polegar Vermelho  |  24/07/2008 at 18:27

    O argumento do réu faz todo o sentido.

    Os jogos foram considerados culpados por suspeita. Foi anulado até o jogo em que Edílson declarou que não havia manipulado. Foi uma decisão política da CBF, que favoreceu o time mais rico e poderoso na época. A Série B não seria anulada nunca, pra quê, se o Grêmio era favorito? Estava tudo de acordo com as conveniências.

    O presidente do Corinthians confessou o roubo. Nunca mais alguém poderá defender 2005.

  • 84. Prestes  |  24/07/2008 at 18:28

    Edilson confessou partidas que não envolviam nem Inter nem Corinthians. Apenas os jogos em que foi constatada a fraude poderiam ser anulados. Mais o mais correto seria não anular nenhum. Já houve inúmeros casos de suborno no futebol mundial e nunca antes haviam tomado a decisão de repetir as partidas.

  • 85. Prestes  |  24/07/2008 at 18:32

    Este Polegar Vermelho não sou eu, apesar da coincidência. Sobre este assunto, não me apetece falar mal do Grêmio porque vários gremistas foram solidários com os colorados na situação. É uma situação em que todos fora do eixo RJ-SP sentem.

    Aliás, uma das grandes roubalheiras da história foi levarem a final do Brasileiro de 74 para o RJ. Inverter mando de campo em final foi foi roubalheira de luxo.

  • 86. Diogo  |  24/07/2008 at 18:37

    Sinceramente, não sei qual a finalidade da Petrobrás anunciar na camisa do Flamengo.

    Alguma outra empresa do setor faz isso?

    A única explicação é que a diretoria é toda flamenguista.

  • 87. Branco  |  24/07/2008 at 18:45

    O regulamento geral de competições da FIFA estabelece que os jogos devem ser jogados de novo caso o resultado final favoreça o time que supostamente seria favorecido pelo árbitro, e não fala nada sobre o que fazer nos casos em que o resultado não é o combinado.

    Ou seja, o ocorrido no Brasil se encaixa nos famosos casos omissos que devem ser resolvidos por sei lá quem. Logo, a anulação dos jogos não é nenhum absurdo. O absurdo foi o mesmo juiz anular os jogos da série A, com a alegação de que havia SUSPEITAS de “contaminação”, e não anular os da B por que não havia provas, apenas ÍNDICIOS.

  • 88. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 18:47

    Douglas. Rio aqui sozinho agora ao reler a primeira frase do post. Não poderia ser melhor. Abraço! Ah! e minha camiseta? esquecida?

  • 89. douglasceconello  |  24/07/2008 at 18:48

    Como assim “ser corintiana e flamenguista e ler isto aqui todo dia”, Izabel? Este post é a prova cabal de que Impedimento está atento a todas as causas.

    Até com o Flamengo eu consigo me solidarizar, viu, Lila?

    Sou praticamente um BEATO. E este é um lugar SAGRADO, onde JORRAM das paredes o senso de EMPATIA e COMPAIXÃO. hrhsh

  • 90. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 18:49

    finalidade da petrobrás?
    marketing?
    porra, a camisa com maior potencial de vendas no brasil!
    falta alguma coisa?

  • 91. douglasceconello  |  24/07/2008 at 18:51

    Rômulo, aproveito teu comentário para esclarecer que as camisas estão prontas, mas ainda não tive tempo de RESGATÁ-LAS. Também os prêmios do concurso dos estádios estão comigo, mas a função da mudança me transformou num PEÃO DE OBRA. Em breve tudo se resolverá. Talvez já na próxima semana.

    Perguntem ao Silent se não é verdade. Na última ImpedFest ele recebeu a camisa referente ao bolão da COPA de 2006.

  • 92. André K  |  24/07/2008 at 18:57

    o ocorrido no Brasil se encaixa nos famosos casos omissos que devem ser resolvidos por sei lá quem

    Art. 275 Proceder de forma atentatória à dignidade do desporto, com o fim de alterar resultado de competição.
    PENA: eliminação.

    Parágrafo único. Se do procedimento resultar a alteração pretendida, o órgão judicante anulará a partida, prova ou equivalente.

    http://justicadesportiva.uol.com.br/secao.asp?id=3

  • 93. Rômulo Arbo Menna  |  24/07/2008 at 18:58

    hehehe, blz, e daí, lá por 2013, queremos as fotos tbm!

  • 94. Diogo  |  24/07/2008 at 19:02

    Rômulo

    A Petrobrás não precisa de marketing, ou alguém vai abastecer o carro porque viu o jogo do Flamengo?

    Auditoria no marketing da Petrobras, já!

  • 95. Branco  |  24/07/2008 at 19:06

    Parágrafo único. Se do procedimento resultar a alteração pretendida, o órgão judicante anulará a partida, prova ou equivalente.

    Exatamente André K, o procedimento não resultou na alteração pretendida. Segundo o acordo com o juiz, o Corinthians deveria ganhar o jogo e perdeu.

  • 96. Ernesto  |  24/07/2008 at 19:06

    3. Luís Felipe  |  24/07/2008 at 12:50

    Izabel, aqui na província ninguém lembra o patrocínio estatal. O que está escrito na fronte das camisetas grenais deve ter algo a ver com isso”.

    MAs é estatal enquanto do estado do Rio Grande do Sul.

    La plata que vem daqui é que vai pra dupla gre-nal.

    Outra coisa é a Petrobrás, que envolve dinheiro NACIONAL. Aí me parece que a situaçào é distinta e mais grave.

  • 97. Prestes  |  24/07/2008 at 19:08

    Deu no contrapé, André K.

    “Se do procedimento resultar a alteração pretendida, o órgão judicante anulará a partida, prova ou equivalente”.

    Teve um jogo que o resultado não deu certo e mesmo assim anularam.

    Fora os outros sobre os quais não há prova alguma. E os jogos contaminados por que não valem para o Danelon??

  • 98. André K  |  24/07/2008 at 19:15

    Deveria valer sim por Danelon.

    A questão é saber qual era a alteração pretendida pelo Edilson em cada jogo. Cogitou-se da hipotese de ele fazer jogo duplo com os apostadores.

  • 99. Prestes  |  24/07/2008 at 19:23

    Sim, hipóteses não provam nada.

  • 100. André K  |  24/07/2008 at 19:25

    Soninha, folha de são paulo 04 de outubro de 2005:
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0410200525.htm

    A discussão sobre a “máfia do apito” provoca reflexões sobre ganância, burrice, hipocrisia, desonestidade e responsabilidade. Ouvi dizerem: “Que vergonha, a corrupção sai de Brasília e chega até aqui!”. A corrupção não sai de Brasília… Sai daqui -do posto com gasolina adulterada, do taxímetro turbinado, do serviço sem nota fiscal, da cervejinha para o guarda- e chega a todo lugar.
    Assim como no caso da morte do Serginho, não havia solução “boa” para os problemas. Disputar novos jogos com times modificados, técnicos trocados, o desgaste e as despesas de viagens e concentrações a mais causam danos incontornáveis. Anular gols, vitórias (e cartões) legítimos e justos, também. Mas há regra a ser cumprida, e o STJD tentou fazê-lo.
    “Tentou”? Sim, porque como em todo o Direito, cabe interpretação… O Código Disciplinar diz: “Se do procedimento [fraudulento] resultar a alteração pretendida, o órgão judicante anulará a partida”. Como afirmar, com certeza, qual era “a alteração pretendida”? Justamente por não poder confiar na palavra do réu sobre suas intenções e procedimentos em campo, o tribunal anulou os 11 jogos. Mas poderia alegar a mesma incerteza, isto é, a impossibilidade de provar o dolo, para manter o resultado de alguns. Seria decisão mais complexa, delicada, mas que teria o apoio de muitos – provavelmente, o meu (já mudei de idéia várias vezes).”

  • 101. Branco  |  24/07/2008 at 19:34

    Por isso que eu falei que a anulação dos jogos não foi errada. O que levantou mais suspeitas foram as decisões contraditórias nas séries A e B.

  • 102. Lila  |  24/07/2008 at 19:41

    Como assim “ser corintiana e flamenguista e ler isto aqui todo dia”, Izabel? Este post é a prova cabal de que Impedimento está atento a todas as causas.

    O Impedimento sim. O mesmo não se estende à maioria dos comentaristas que já chegaram, inclusive, a afirmar que uma pessoa pode ter postos seu caráter e sua competêcia à prova apenas porque não ter nascido no Rio Grande do Sul…

  • 103. Polegar Vermelho  |  24/07/2008 at 20:04

    Confiaram na palavra do réu na hora que ele confessou mas pararam de confiar quando ele disse que só alguns tavam na gaveta. Só um cego, burro e descompensado para não ver que foi uma decisão conforme as conveniências.

  • 104. André K  |  24/07/2008 at 20:13

    Minha última tentativa de argumentação minimamente racional:

    Edilson não é reu no julgamento que decidiu pela anulação dos 11 jogos.

    Existem dois “processos”.

    Processo “A” – com base no Art. 275 do CBJD, onde determinou-se a anulação dos jogos.

    Processo “B”- com base no art 242 do cbjd, onde Edilson foi banido do futebol.

    somente no processo “B” edilson foi réu

  • 105. Mauro  |  24/07/2008 at 20:36

    Atlético x Flamengo em Goiânia – Libertadores 81
    http://br.youtube.com/watch?v=PwwXKwHm6BI
    Quatro jogadores expulsos em meia-hora. Roubo.

  • 106. Michel  |  24/07/2008 at 22:00

    Campeonato Brasileiro de 87
    http://youtube.com/watch?v=ek7RWukKlXM
    Título confiscado. R.O.U.B.O.

  • 107. izabel  |  24/07/2008 at 22:23

    André K: pior que isso. o cara citou acima que o RÉU foram OS JOGOS.

  • 108. Polegar Vermelho  |  24/07/2008 at 23:21

    O esforço de vocês é notório, um está cego pelo fanatismo e a outra, bem, é corintiana, coitada.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/09/24/ult59u131531.jhtm

    Dualib diz que título do Corinthians em 2005 foi “roubado”

    O ex-presidente do Corinthians, Alberto Dualib, que renunciou ao cargo na última sexta-feira por conta das acusações que sofre de lavagem de dinheiro, insinuou que o título brasileiro, conquistado pelo time alvinegro em 2005, foi “roubado” e que deveria ter ficado com o Internacional.

    Não tem mais o que argumentar, o chefe do esquema confessou. Inter e Grêmio despacharam este clube de safados para a segunda divisão na maior prova de moralidade dada pelo RS desde 1930.

  • 109. douglasceconello  |  25/07/2008 at 11:12

    Sei que é uma CELEUMA SEM FIM, mas que é muito forte o presidente confessar que foi “roubado”, ah, isto é.

    Acho que o Inter é o campeão de direito de 2005, mas hoje já sem muito fanatismo (da mesma forma que acho comprada a Copa de 78 da Argentina e injusta a subida do Figueira contra o Caxias, por exemplo).

    E também não duvido de que daqui alguns anos consagrem dois campeões para 2005.

  • 110. izabel  |  25/07/2008 at 11:45

    “campeão de direito de 2005″
    ahhahahhaha, Suellen. isso vale, é?

    douglas: também sei que é uma celeuma sem fim. em geral, não discuto o assunto, assim como vc já se prometeu (li aqui) não discuti-lo também.
    só tava brincando com a argumentação sem sentido e com ares de bom embasamento no código civil, penal ou algo assim.

    sobre a declaração do dualib, a mídia noticiou e colocou em manchete de forma manipulada, como é sua função. mas nós dois já somos grandinhos e inteligentes pra entender isso.
    o que ele admitiu é que o lance do tinga foi pênalti (quem discute isso?) e que, portanto, o resultado do jogo deveria ter sido outro. o ‘roubado’ foi em relação a isso, não à manipulação de resultados ou a anulação dos jogos.
    e essa declaração ele fez num último respiro, tava atirando pra todos os lados numa disputa política e tentando salvar a própria pele. ele tá respondendo a vários processos na justiça, a torcida exige que ele seja expulso do clube e etc. aquele movimento ‘fora dualib’ ainda persiste aqui.
    uma vez li aqui a comparação do eurico miranda ao vicente mateus, mas deveria ser ao dualib. este foi o presidente que mais títulos ganhou no corinthians, mas é um verme, ladrão. até o comportamento da torcida (quebra-quebra e protestos, diferente da ‘força da fiel’ que ficou famosa no jejum) mudou com ele.
    dualib tá no mesmo nível que eurico, daniel dantas, renato duprat e tantos outros.
    acho até chato que a mídia e o público – principalmente os não corintianos – fiquem disparando contra a “máfia RUSSA” ao invés de atacar o grande ladrão, verme e mafioso BRASILEIRO, dito corintiano, que ficou 14 anos como déspota e enriquecendo ilicitamente no clube, que é esse Dualib.
    é meio ridículo isso. a ‘máfia russa’ soa como ‘o zagueiro mal caráter argentino’, entendeu? e tira o foco do ladrão que tá solto aqui em sampa. quero que morra, o desgraçado.

  • 111. Prestes  |  25/07/2008 at 15:53

    Não se façam de desentendidos, vocês sabem muito bem que não falei que jogos são réus. Só usei a palavra porque a expressão romana diz “In dubio pro reu” (não sei se é assim que se escreve).

    O fato é: SE HÁ INCERTEZA NADA DEVE SER FEITO. Fez-se exatamente o contrário. Pela incerteza anulou-se os jogos. Se o direito fosse assim então seria necessário anular todas as sentenças do juiz Nicolau dos Santos Neto, todas as licitações do Maluf quando prefeito de São Paulo, todas as votações do Congresso no Governo Lula devido ao Mensalão, prender o Dexheimer e todos os outros suspeitos de crimes, mandar sortear de novo todos os Toto Bola, etc.

    E ninguém teve resposta para a incoerência entre Edilson e Danelon. Ela por si só mostra que houve falcatrua e não tentativa de fazer justiça.

  • 112. André K  |  25/07/2008 at 19:06

    E ninguém teve resposta para a incoerência entre Edilson e Danelon

    Folha de São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2005
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk2609200537.htm

    Esquema não afetou Série B, diz promotor

    DA REPORTAGEM LOCAL

    O Ministério Público acredita que esquema de fraude de resultados não irá promover alterações no Brasileiro da Série B.
    Apesar da implicação -comprovada através de gravações de conversas telefônicas- do árbitro Paulo José Danelon no esquema, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado não crê que tenham ocorrido resultados arranjados na segunda divisão. “Na Série B não houve atuação desse grupo porque ela não tem aposta. A segunda divisão não tem cotação nos sites. Não houve adulteração de resultados”, declarou Roberto Porto, promotor do Gaeco.
    Danelon apitou apenas quatro partidas ainda durante a primeira fase do Brasileiro da Série B.
    O árbitro apitou em favor do esquema de fraude de resultados somente em jogos do Paulista, ainda no primeiro semestre, de acordo com as investigações.
    Na Série B, Danelon atuou nas vitórias do Ituano sobre Portuguesa (4 a 0) e Marília (2 a 1), no triunfo do Paulista sobre o Guarani (4 a 0) e na derrota do Santo André para o mesmo clube de Campinas (2 a 1).
    Esses jogos, ainda que poucos, foram cruciais para o torneio. Se anulados, a classificação sofreria alterações significativas.
    Entre os oito clubes que disputariam a segunda fase -que encerrou sua segunda rodada no último sábado-, o Guarani cederia seu lugar ao Vila Nova.
    O clube goiano, pelos critérios de classificação, integraria o Grupo A, junto com Santa Cruz, Santo André e Portuguesa. A chave B contaria a presença de Marília, Grêmio, Náutico e Avaí.
    Os dois melhores de cada grupo jogam entre si a terceira fase, que terá dois turnos. O campeão e o vice da Série B serão alçados à divisão principal no ano que vem.
    Se não desperta grandes controvérsias no topo da tabela, é entre os clubes rebaixados que pode haver batalhas jurídicas.
    A anulação das partidas de Danelon colocaria em xeque a queda à Série C de alguns dos clubes mais tradicionais do país.
    O Vitória seria poupado do descenso. Nesse caso, o Paulista, de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil, é quem despencaria para a terceira divisão do Brasileiro.
    A diretoria do time baiano já avisou que deve entrar em breve com ação no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedindo a anulação das partidas que tiveram a presença de Danelon.
    Já o Bahia, campeão brasileiro em 1988, também deve questionar seu rebaixamento. O clube também estuda a possibilidade de tentar se salvar da queda.

  • 113. dante  |  25/07/2008 at 21:10

    andré k., não sou um colorado que se importe mais com isso porque o UNIVERSO tratou de justiçar mais tarde mas, de todo esse texto, o principal é esta parte:

    “Na Série B não houve atuação desse grupo porque ela não tem aposta. A segunda divisão não tem cotação nos sites. Não houve adulteração de resultados”.

    ok, é realmente um bom argumento.

    mas isto “Esses jogos, ainda que poucos, foram cruciais para o torneio. Se anulados, a classificação sofreria alterações significativas” e isto “A anulação das partidas de Danelon colocaria em xeque a queda à Série C de alguns dos clubes mais tradicionais do país” soa meio curioso.

    sem falar que ele já tinha feito isso anteriormente, e que as gravações mostravam ele envolvido.

    enfim.

    mas foi pênalti no tinga. sdjksajksa

  • 114. dante  |  25/07/2008 at 21:12

    HA

    NÃO FOI*

  • 115. dante  |  25/07/2008 at 21:13

    bêbado maldito

  • 116. Polegar Vermelho  |  25/07/2008 at 21:38

    esse cara é uma piada, como ele foi humilhado na sua argumentação, agora tenta desviar o foco.

  • 117. André K  |  26/07/2008 at 12:37

    Dante eu concordo contigo. Só coloquei a reportagem que explicaria a diferença no tratamento dos casos.

    Polegar, não vou responder provocação de quem aprendeu direito com o Guerrinha no Sala de Redação

  • 118. POA-RS  |  27/07/2008 at 08:31

    Nenhum sofrimento do mundo (sofrimento futebolístico, é claro), é suficiente para a torcida do Flamengo.

    São boçais que nasceram com uma câmera da Grobo virada pra eles. Tudo o que falam, cantam, dizem, vira modinha. Pensam que são o centro do mundo, mas são o símbolo da ignorância e massificação nacional.

    Quero ver essa urubuzada sem a taça, aí vamos ver que musiquinha vão cantar no Globo Esporte.

  • 119. TRICOLOR  |  27/07/2008 at 08:34

    Os campeonatos brasileiros de 1982 (Flamengo) e 1990 (São Paulo, na semifinal) também foram roubados. O Grêmio merecia o título, ou ao menos a chance de disputá-lo (90). Outros roubos gritantes: a Copa do Brasil de 92 (Inter x Fluminense), e Libertadores 1981 (Flamengo e Atlético-MG no mata-mata foi escandaloso).

  • 120. Prestes  |  27/07/2008 at 10:43

    Quem vende jogos pra aposta, pode vender por outro motivo, Danelon não entrou nos tais “jogos contaminados” por conveniência.

Leave a Comment

hidden

Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Subscribe to the comments via RSS Feed


Ouvido da História

Top 10 Humilhações

Impedimento carimba

Bolão do Brasileirão

Use

c

Feeds

web tracker

Toco e me voy

Arquivos